Lewandowski obriga Lava Jato a atender Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O ministro do STF Ricardo Lewandowski decidiu que a Lava Jato desobedeceu decisão que obriga a Operação a entregar a Lula documentos contidos em sistemas da Odebrecht. A Lava Jato queria que a empreiteira escolhesse o que iria entregar(?!).

Em setembro, Lewandowski determinou que a defesa de Lula tivesse acesso ao acordo de leniência da Odebrecht nas partes que citam o ex-presitente e deu um prazo de 48 horas para que os advogados do petista recebessem os documentos.

A Segunda Turma do STF já tinha garantido a Lula o direito a acessar as provas. No entanto, a defesa explicou que a 13ª Vara Federal de Curitiba ainda não tinha disponibilizado os documentos porque pediu antes para o Ministério Público e a Odebrecht especificarem quais dados diziam respeito ao ex-presidente.

Além disso, a Lava Jato deverá revelar se houve mesmo colaboração ilegal com os Estados Unidos conforme denúncia do site The Intercept Brasil. Em agosto, a determinação foi feita pelo STJ e, até agora, não foi atendida.

Esse pedido ocorreu após ser entregue um relatório ao parlamento europeu em 18 de junho acusando os Estados Unidos de participação ilegal na condução da Operação Lava Jato no Brasil. O documento afirmou haver comunicação entre procuradores e juízes brasileiros e americanos por vias não autorizadas.

A decisão de Lewandowski é uma bela de uma paulada na Lava Jato. O Ministro diz que não é correto que o Ministério Público e a Odebrecht escolham quais dados a defesa de Lula poderia acessar porque são partes interessadas no processo.

Dessa maneira, vai se aproximando a hora da verdade para a Lava Jato. A operação deve ser encerrada em janeiro, conforme decisão do procurador-geral da República. Logo em seguida, ações de Lula contra a operação colocarão fim em seus abusos

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO