BBC apresenta documentário-denúncia contra Brasil
Foto: Divulgação/BBC
Vai ao ar hoje, às 12h, pelo canal da “BBC News Brasil” (www.bbc.com/brasila) um documentário que mostra o mercado ilegal on-line que alimenta o desmatamento da Floresta Amazônica. Uma equipe de jornalismo da rede inglesa denuncia anúncios de lotes de floresta primária feitos até pelo Facebook. Alguns deles, segundo o documentário, estão em áreas protegidas, como florestas nacionais e reservas indígenas, e há imagens de satélite e coordenadas de GPS claramente exibidas nos anúncios da rede social. Os vendedores, em muitas das postagens on-line, admitem abertamente não ter título de propriedade, o único documento que prova a propriedade da terra de acordo com a legislação brasileira.
Ivaneide Bandeira, chefe da ONG ambiental Kanindé, diz que a cultura da impunidade fortaleceu os invasores: “Eles estão empoderados ao ponto de não ter vergonha de entrar no Facebook para fazer negócios ilegais de terras.”
A “BBC”, com câmera escondida, organizou encontros entre quatro vendedores em Rondônia e um integrante da equipe que se passou por um advogado representante de investidores de São Paulo. Um dos homens tentava vender um terreno dentro da reserva indígena Uru Eu Wau Wau, no estado de Rondônia, por cerca de US$ 23 mil (aproximadamente R$ 125 mil). Para ele, a Floresta Amazônica se tornou uma oportunidade de investimento. Além de uma comunidade de cerca de 209 indígenas Uru Eu Wau Wau, o governo brasileiro afirma que a reserva também abriga pelo menos outros cinco grupos que não têm contato com o mundo exterior.
A “BBC” mostra o anúncio no Facebook para Bitaté Uru Eu Wau Wau, um líder da comunidade Uru Eu Wau Wau. “Isso é falta de respeito”, disse e pediu para que o Facebook tomasse providências.
Um dos vendedores, que faz anúncio na rede social, revelou fazer parte de um grupo de outros grileiros que faz lobby com políticos para legalização de terras invadidas. O vendedor diz acreditar que governo do presidente Jair Bolsonaro está do lado deles: “Vou te falar a verdade. Se isso não for resolvido com o Bolsonaro lá, não vai ser resolvido mais”, declarou.
A BBC diz que entrou em contato com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que disse: “O governo do presidente Jair Bolsonaro sempre deixou claro que tem tolerância zero para qualquer crime, inclusive os ambientais”.
Entre agosto de 2019 e julho de 2020, a Amazônia perdeu 11.088 km² de floresta, a maior taxa desde 2008.
Segundo a BBC, um porta voz do Facebook teria respondido às investigações: “Nossas políticas comerciais exigem que os compradores e vendedores cumpram as leis e regulamentos ao comprar e vender no Marketplace”. A empresa disse ainda que está pronta para trabalhar em parceria com as autoridades locais para dar andamento às descobertas da investigação. Melhor assim.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.