Colunistas de Globo e UOL mandam recado sobre Lula ao STF

Últimas notícias

Os colunistas de O Globo e do UOL (respectivamente) Merval Pereira e Josias de Souza mandaram recados dos respectivos patrões ao Supremo Tribunal Federal, que, na semana que entra, julgará o pedido de habeas corpus impetrado naquela Corte pela defesa do ex-presidente Lula.

A defesa do petistas pediu ao STF a prevalência do artigo 5o da Constituição Federal na parte em que diz que  ninguém será condenado a pena de prisão antes do trânsito em julgado de sua sentença, ou seja, antes que se esgotem os recursos possíveis. à pena restritiva de liberdade a um cidadão brasileiro.

O colunista de O Globo e o do UOL dizem, em resumo, que Lula tem “pouca chance” no STF no que diz respeito à concessão por aquela Corte de um habeas corpus preventivo para que não seja preso antes de que as instâncias superiores da Justiça se pronunciem sobre seu processo.

Os colunistas traçam uma série de considerações sobre normas não escritas do Supremo, dependentes da interpretação de cada ministro, como se fossem regras pétreas, quando se sabe que uma eventual decisão monocrática sobre essa matéria estará seriamente ameaçada pela maioria do Supremo, atualmente desfavorável à prisão após condenação em segunda instância.

Os textos desses dois colunistas carregam o peso dos patrões deles e se amparam no histórico de submissão das Cortes de Justiça brasileiras aos ditames dos grandes grupos de mídia. A aposta dos grandes meios de comunicação é de que serão obedecidos por uma Justiça de cócoras.