
Renan vê confissão de Bolsonaro ao anular compra da vacina
Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo
Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que a suspensão da compra de vacinas da Covaxin é uma espécie de confissão de culpa do governo federal, dadas as denúncias de que o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), teria interesses na negociação. “É comprovação pública de culpa”, avaliou.
Renan fez ainda críticas ao atual ministro, Marcelo Queiroga, dizendo não ver em sua atuação nenhuma diferença do antecessor, General Eduardo Pazuello. Para Renan, apesar do perfil técnico, Queiroga tem protegido o presidente Jair Bolsonaro na investigação sobre omissões do governo federal, tal qual seu antecessor. “Queiroga tem sido espécie de Pazuello de jaleco”, provocou o relator.
Renan afirmou também que não haverá acordo para paralisar trabalhos do colegiado durante eventual recesso parlamentar. Como não há perspectiva da que a Lei de diretrizes Orçamentárias (LDO) seja votada a tempo, o recesso só ocorre de forma “informal” – o chamado recesso branco, que precisa do aval das bancadas. “Não haverá acordo para paralisação dos trabalhos da CPI”, disse.
Apesar disso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que só decidirá em agosto sobre a eventual extensão dos trabalhos da CPI por mais 90 dias. Para o relator, a situação deixa no ar falta de compromisso do presidente para que a CPI continue a apuração de ilícitos cometidos pelo governo federal, em um momento em que surgem denúncias de corrupção na compra de vacinas.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf