Campanha pela libertação de Lula mobiliza Europa

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Após o governante da Espanha, primeiro-ministro Pedro Sánchez, aderir publicamente à campanha pela libertação de Lula, os principais acadêmicos das Universidades Inglesas ganham espaço nobre no maior jornal britânico, o The Guardian, para denunciarem que o líder da oposição brasileira foi preso para não disputar a eleição de 2018. E desmentem a mídia brasileira afirmando que a ONU ACEITOU a petição de Lula denunciando perseguição do Estado brasileiro.

O mais importante jornal da Inglaterra, o The Guardian, publicou na sexta-feira, 8 de junho, reportagem sobre adesão dos mais eminentes professores e intelectuais ingleses à campanha internacional contra prisão do ex-presidente Lula.

O texto é assinado pelo Prof. David Treece, do King’s College de Londres; pelo Prof. Alfredo Saad Soas, de Londres; pela Dra. Fiona Macaulay, da Universidade de Bradford; pelo Dr. Francisco Dominguez, da Universidade de Middlesex, Londres; pela Dra. Yara Evans, do King’s College Londres; e por Sayuri Carbonnier, Consultora de Biocombustíveis das Nações Unidas.

Diz a reportagem:

A Quinta-feira marcou dois meses desde que o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi mandado para a prisão. Há provas contundentes de sua inocência e que ele foi julgado injustamente e preso de modo a negar seu direito legítimo de concorrer às eleições presidenciais de outubro, onde atualmente lidera as pesquisas. Peritos legais no Brasil e em todo o mundo apontaram as irregularidades de seu julgamento e as circunstâncias questionáveis ​​de sua prisão. O comitê de direitos humanos da ONU aceitou a petição dos advogados de Lula para investigar se os seus direitos humanos foram violados – é a primeira vez em que o Brasil é chamado pela ONU a prestar contas [sobre a prisão de um político]. Lula é um prisioneiro político e vítima de “lawfare” – o uso indevido da lei para fins políticos. Ele deve ser libertado e autorizado a concorrer às eleições para que os cidadãos brasileiros possam exercer seus direitos democráticos plenos

Notemos que a matéria do jornal britânico diz, claramente, o que a mídia brasileira nega, que a “ONU ACEITOU A PETIÇÃO DOS ADVOGADOS DE LULA para investigar se os seus direitos humanos foram violados”.

A despeito disso, a imprensa brasileira vem tentando convencer a população de que a ONU “rejeitou” as denúncias de Lula de que está sendo alvo de perseguição política.

Matéria do jornal O Estado de São Paulo, por exemplo, diz que “O Comitê da ONU rejeitou o pedido da defesa de Lula da Silva por entender que a prisão do ex-presidente, tal como se deu, não representa risco de “dano irreparável” à luz dos direitos humanos”.

Como se vê, é mentira. A matéria do The Guardian cita, inclusive, fonte da ONU que afirma que a petição do ex-presidente foi ACEITA pela Organização multilateral: Sayuri Carbonnier, Consultora de Biocombustíveis das Nações Unidas.

Como o Blog da Cidadania avisou incontáveis vezes, conforme o processo de Lula for sendo esmiuçado pela comunidade internacional, mais ficará claro que se tratou de uma farsa destinada a tirá-lo da eleição de 2018 de modo a que o Brasil seja governado por gente de partidos como PSDB e PMDB, que tratam de tirar dos pobres e dar aos ricos industriais brasileiros.

O fato é que toda essa campanha dos países mais importantes do mundo contra a prisão ilegal de Lula vai constrangendo os golpistas e impedindo que cometam atos de arbítrio ainda mais criminosos contra a democracia brasileira. Sobretudo contra Lula. Cedo ou tarde, serão derrotados. Quem viver, verá.

Assista a reportagem em vídeo