MPF tenta barrar projeto contra abusos de procuradores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Coelho/Agência O Globo

A tentativa do Congresso de aprovar a proposta que prevê mudanças no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é apontada pelo subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia como a “maior crise” já vivida pela órgão desde a promulgação da Constituição, em 1988.

Membro do Ministério Público Federal desde 1991, ele afirma que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 5 vai representar “uma verdadeira intervenção do Legislativo” no CNMP e terá consequências diretas na atuação de procuradores e promotores de todo o país, que, para ele, serão “lançados às feras”, devido à politização do órgão de controle externo.

Em entrevista ao Valor, Bonsaglia também cobra uma atuação mais ativa do procurador-geral da República, Augusto Aras, para barrar o texto. “Esta é a maior crise pela qual passa o Ministério Público desde que foi reinventado em 1988 e estamos sentindo falta de uma presença efetiva e assertiva do PGR nos debates.”

De perfil discreto, Bonsaglia tem se empenhado pessoalmente para evitar que o texto seja aprovado. A PEC deve voltar à pauta da Câmara nesta semana. Atualmente, o subprocurador é um dos integrantes do Conselho Superior do MPF, que também entrou na mira do Legislativo.

Nos últimos anos, ele sempre figurou entre os mais votados na lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para a vaga de PGR. Em 2019, foi o primeiro colocado, mas acabou preterido pelo presidente Jair Bolsonaro, que indicou Aras.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf