Estudo mostra que algoritmos intensificam racismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Victor Moriyama/Getty Images

Uma pesquisa realizada pela Ação Educativa e a REDE Negra em Tecnologias e Sociedade, com o apoio da Fundação Mozilla, aponta que tecnologias digitais que usam procedimentos algorítimicos, automatização e inteligência artificial podem promover a manutenção e até mesmo a intensificação do racismo estrutural no Brasil.

Segundo as informações do estudo, por serem baseadas em dados de larga escala, sem mecanismos de representação adequados que possam atender as complexidades sociais, essas tecnologias podem contribuir para a sustentação do racismo.

O levantamento realizado entre maio e setembro deste ano contou com a colaboração de 113 especialistas no tema, com atuação em diversas áreas, das cinco regiões do país. O estudo mostra que a invisibilidade de pessoas negras e suas ideias sobre tecnologia devem ser consideradas como as principais prioridades antirracistas no meio digital e na sociedade.

Cada entrevistado indicou até cinco respostas para a pergunta “Quais são suas prioridades sobre antirracismo na tecnologia?”. Ao analisar o conteúdo das respostas, os pesquisadores identificaram 18 preocupações em comum – no topo da lista, com 10,8%, aparece a invisibilidade das contribuições negras, afrocentradas e antirracistas na tecnologia. Problemas como falta de diversidade e inclusão; inteligência artificial e algoritimização; vigilância e violência estatal vêm empatados com 9,7% das respostas na sequência.

Quanto ao apagamento da colaboração de pessoas negras, os participantes afirmaram que as tecnologias não são neutras, mas a invisibilidade de suas relações de poder, histórias e controvérsias penalizam a justiça racial. Por consequência, afetam negativamente a superação dos impactos de séculos de racismo

Ao responder sobre a falta de diversidade e de inclusão, seja na produção, desenvolvimento, ideias, análise e/ou controle das tecnologias, os entrevistados apontaram que essa realidade traz enorme prejuízo individual e coletivo para toda a sociedade brasileira.

“Nessa resposta os participantes também ressaltaram que a presença das pessoas negras nesse meio, além de ser escassa, é desproporcional ao tamanho da população no país”, segundo a pesquisa “Prioridades Antirracistas sobre Tecnologia e Sociedade”.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf