Lula denuncia Moro por ligação com doleiro

denúncia, Destaque, Reportagem, Todos os posts

A juíza que substituiu Sergio Moro no processo contra Lula sobre o sítio de Atibaia ficou exasperada e tratou, na hora, de tentar calar o ex-presidente – ele denunciou que Sergio Moro tinha relações pessoais com o doleiro Alberto Yousseff e que a Lava Jato o monitorou durante muito tempo e, assim, poderia ter impedido que cometesse novos crimes. Mas não impediu.

O doleiro Alberto Youssef é um velho conhecido de Sergio Moro. Nos anos 1990, Moro o prendeu no curso da investigação do escândalo do Banestado – o mega esquema de lavagem de dinheiro que funcionou nos anos de Fernando Henrique Cardoso na presidência.

 

Personagem comum tanto no escândalo do Banestado quanto na Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef conseguiu firmar acordo de delação premiada nas duas ocasiões, ambas autorizadas pelo juiz Sérgio Moro.

Antes de ser solto por Moro pela segunda vez, porém, Yousseff foi monitorado ainda mais de perto. Doleiro localizou dispositivo escondido na carceragem da Polícia Federal. Advogados pediram a abertura de investigação para apurar se doleiro estava sendo monitorado ilegalmente, mas tudo terminou em pizza.

Eis a razão pela qual o ex-presidente Lula fez uma acusação ao depor à juíza substituta de Moro que está passando batida, mas que, agora que o Moro não é mais juiz, tem chance de vir a ser apurada, sobretudo quando o governo Bolsonaro começar a se desfazer.

já no final do depoimento, Lula fez uma referência ao titular da Vara em que Gabriela Hardt dá expediente. Ao explicar como era o processo de nomeação para cargos no governo ou no Poder Judiciário e Ministério Público, disse:

“Não sei por que cargas d’água, no caso da Petrobras, houve essa questão de jogar suspeita na indicação de pessoas. É triste, mas é assim, possivelmente por conta de que o delator principal é o Youssef, que era amigo do Moro desde o caso do Banestado.”

A juíza interrompeu para defender Moro. “Doutor, doutor — diz, dirigindo-se ao advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins – ele não vai fazer acusações ao meu colega aqui.” Lula respondeu: “Eu não estou acusando. Eu estou constatando um fato, doutora.”

Lula lembrou que Youssef ficou sob vigilância de Moro durante oito anos. E Moro não notou nada, ou seja, que ele estava armando, de novo, um mega esquema de corrupção. E quando tudo veio à tona, Moro o soltou. De novo. Lula, portanto, estava coberto de razão ao falar da amizade entre o ex-juiz e o doleiro, não é mesmo?

Confira a reportagem em vídeo.