‘Tenha a humildade de pedir demissão’, diz Humberto a Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa usou o seu tempo de fala na audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para cobrar a demissão do ex-juiz da Lava Jato. Para o parlamentar, o ministro deveria ainda “pedir desculpas ao povo brasileiro” por ter, segundo ele, ter impedido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de disputar a eleição presidencial do ano passado.

No começo da sessão, Humberto apresentou uma questão de ordem para a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), questionando se o ministro estava “na condição de investigado” e se teria assim o direito de ficar calado e de mentir em sua defesa. Simone Tebet respondeu que Moro “não se encontra na função de nem na condição de testemunha e nem de investigado”. Se a vossa excelência vier a mentir, pode servir de base para que outras ações sejam realizadas”, disse a senadora sobre o questionamento.

“Tenha a humildade de pedir demissão e segundo pedir desculpas ao povo brasileiro, inclusive, por ter cassado o voto de milhões de barreleiros para eleger outro presidente da República que não esse”, disse o petista na sua fala na audiência.

Segundo o senador, Moro cometeu uma “série de equívocos” e “intencionalmente ou não enganou milhões de brasileiros”. Vossa excelência ficou embebecido com o estrelismo e com o protagonismo que vossa excelência assumiu”, disparou.

O parlamentar disse ainda que o ministro “não deveria desafiar o jornalista” Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil que foi responsável pela divulgação das mensagens vazadas entre o ex-magistrado e membros da força-tarefa da Lava Jato. “Ainda vem muita coisa por aí”, afirmou o líder do PT na Casa Alta.

Do UOL