Bolsonaro faz Brasil ser humilhado na ONU

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Todo ano o presidente do Brasil abre a Assembleia Geral da ONU. Este ano, a agenda de Bolsonaro em Nova York melou; reuniões não acontecerão; no evento, haverá um protesto humilhante quando ele começar a falar. Do lado de fora, muitos protestos

Não se sabe por que o Brasil é sempre o primeiro a abrir o evento mais importante da ONU, sua Assembleia Geral. Tudo começou em 1945. Há muitas versões, mas o fato é o de que, seja quem for o presidente brasileiro de plantão, é ele quem abre o evento discursando.

Este ano, porém, a honraria seria de Bolsonaro, eleito pela insensatez no ano passado. O discurso ainda vai acontecer, mas a honraria foi esvaziada, assim como a agenda bolsonariana em Nova Iork entre os dias 23 e 24. A viagem dele foi encurtada porque ninguém quer receber o presidente-palhaço do Brasil

Na terça-feira, 24, Bolsonaro se encontra com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Em seguida, faz o discurso de abertura da Assembleia Geral.

Nada de almoço com algum líder global neste dia ou mesmo encontros bilaterais. Na agenda, consta apenas um “almoço privado” e, depois, ele acompanha sua mulher, Michelle, num evento. À noite, novamente, participa de um “jantar privado”.

Na quarta-feira, 25, o avião presidencial decola de manhã de Nova York para o Texas. Inicialmente, o Itamaraty previa que Bolsonaro passasse o dia 25 em Nova York.  Mas nem isso vai acontecer mais.

Na verdade, segundo o jornal O Estado de São Paulo, a situação tende a ficar ainda mais feia para Bolsonaro. Ele pode pagar o maior mico que um presidente da República brasileiro já pagou em solo norte-americano, na mesma Nova Iorque da qual o prefeito já chutou o traseiro dele antes.

Segundo o jornal, “representantes de vários países podem se levantar e sair do plenário da assembleia, no momento do seu discurso [de Bolsonaro]. A atitude representaria um desgaste muito grande para a imagem do País

Além disso, uma infinidade de organizações do mundo inteiro se preparam para uma bela recepção ao extremista de direita que governa (?) o Brasil.

Tudo isso deve  render ao Brasil uma das  maiores humilhações de  nossa história em solo estrangeiro. O Brasil sempre foi respeitado por sua diplomacia, do que é prova a primazia na abertura da Assembleia Geral da ONU. Até com isso Bolsonaro está acabando.

Parabéns aos envolvidos na eleição dessa besta quadrada

CONFIRA A REPORTAGEM EM VÍDEO