Use vermelho na posse, presidenta Dilma

Opinião do blog

Atribui-se ao arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe o aforismo de que “Deus está nos detalhes”. Outros o atribuem a Le Corbusier, Friedrich Nietzsche, Albert Einstein ou até Michelangelo, bem como o reverso da medalha desse aforismo, o de que os detalhes, em vez de Deus, abrigariam o diabo.

Independentemente da autoria do pensamento, acho que Deus e o diabo se escondem nos detalhes, de onde é possível extrair o bem e o mal, a verdade e a mentira, o ódio e o amor, a inveja e a generosidade etc.

Quando vi, na home do UOL, matéria dizendo que “Vestido que Dilma usará na posse” seria “segredo de Estado”, fiquei com a pulga atrás da orelha e fui conferir a matéria da repórter Daniela Paixão, que trabalhava para o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, quando ele estava no IG.

Aliás, não sei se vale comentar que Daniela me entrevistou em dois dos primeiros atos públicos do Movimento dos Sem Mídia – em 2007, diante da Folha de São Paulo, em setembro, e diante da Globo, em novembro do mesmo ano. Mas, enfim, comentei…

Nos primeiros segundos do vídeo que vocês verão a seguir, quando percebi que uma “estilista” opinaria sobre o que a presidente eleita deve vestir no dia da posse, logo disse a mim mesmo: dirão que ela só não pode usar vermelho – foi batata.

Assistam ao vídeo, logo abaixo, que volto em seguida.

Para mim, a mídia quer despolitizar até a roupa que Dilma usará na posse porque não lhe interessa tal politização. O Derrotado e seus Amigos não querem ouvir discursos como os de Lula em 2002, tripudiando sobre o preconceito que sempre o vitimou, ou em 2006, sobre a tentativa de golpe no âmbito da lenda do mensalão.

Não é por outra razão que o noticiário vem sendo despolitizado desde 31 de outubro último, com as análises dos colunistas corporativos lambendo e assoprando Lula e Dilma.

Dilma deve politizar a posse, sim. A tucanada do UOL, da Folha e do resto do que se convencionou chamar de Partido da Imprensa Golpista (PIG) pode não querer, mas a vitória da presidenta foi política. Foi todo um ideário que venceu a eleição. Ela deveria ir de vermelho, portanto.