Notícias de Victoria

Crônica

O tempo passou rápido desde a última vez em que dei notícias sobre a minha Victoria, apesar de que, a cada vez que encontro um amigo da internet, sou perguntado sobre a menina que tanto apoio recebeu daqui. Devo, pois, informações aos amigos leitores.

Há um par de meses, acorri à navegação na rede em busca daquilo que até hoje nem sei bem o que era. Foi, como em tantas outras vezes, para desaguar a mágoa, a revolta e a ignorância que me cercavam diante da possibilidade de perder minha filha.

Naquela tarde de sábado, após receber as piores notícias sobre o estado de saúde de Victoria enquanto ela era internada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital a que tanto vem acorrendo desde o final de 2009, elevei ao Altíssimo um brado de revolta.

Meu anjo fora submetido a uma cirurgia programada e inadiável, apesar de relativamente simples, e sofreu complicações. Mais uma vez, como em um pesadelo recorrente, via aquela criança sofrendo e perdendo sinais vitais.

A pele sedosa e os delicados lábios, lívidos. A expressão de dor e um sono profundo e perturbador alternando-se e jogando seus pais em um carrossel de emoções esgotantes levaram aquele pai desesperado a escrever frases desconexas no Twitter, levantando a solidariedade de centenas de pessoas que se uniram em uma prece pela menina.

A foto que tios e tias virtuais de minha filha vêem acima foi tirada pouco antes de começar a escrever. É outra criança, a que estão vendo. Mais gorda, mais sorridente, mais cognitiva, mais feliz.

A cirurgia de gastrostomia (alimentação enteral), foi um sucesso. O início da Terapia Ocupacional reduziu drasticamente as crises de ausência e fez sumirem as convulsões, em minha opinião. Aplicações de botox em várias partes do corpo estão combatendo as atrofias.

Victoria luta contra a doença que lhe faz ameaças tão inclementes na literatura médica. Luta com galhardia, com destemor, com alegria, blindada pelas doses constantes e incessantes de amor e de bons pensamentos que desperta em todos ao redor.

Deus seja louvado. Minha filha vive, resiste e luta. E nós ao lado dela.

122 comments

  • Grande notícia Dudú.
    É com muita alegria que nós todos por aqui recebemos as novidades e buscamos dar uma pequena forcinha pra vc e sua família.
    Vá em frente e sempre lutando, pois é isso que nos move.

  • Grande notícia Dudú.
    É com muita alegria que nós todos por aqui recebemos as novidades e buscamos dar uma pequena forcinha pra vc e sua família.
    Vá em frente e sempre lutando, pois é isso que nos move.
    P A R A B É N S !!!!!!!!!!!

  • Victória, a cada dia mais linda! E quanto mais linda, tanto mais forte! Parabéns, querida! Deus a abençoe sempre com cada vez mais galhardia, cada vez mais alegria, cada vez mais destemor e muuuuuuuuiiiito amor. Bjs

  • Olha só, a princesinha está uma mocinha!!! Que bonita ela está!
    Vocês passaram por momentos terríveis e ela a tudo superou, graças a Deus. Êeeita família guerreira!
    Dê um beijinho nela por mim.

  • Depois que temos filhos nossa vida se transforma… deixamos de viver uma vida menos pobre… cada filho nos faz viver uma história diferente, um amor mais intenso… Vitória!

  • Edú, perguntei por ela para ti em Brasília na frente do local do evento.
    A Victória foi de certa forma adotada por toda esta comunidade que se reúne na net.
    A aparência dela tá ótima. Dá um beijo meu neste anjo.

  • Sabem o que diz o sorriso desta menina? “Nada é mais forte do que a vontade de viver!”

    Victoria é guerreira, e a vida gosta dos guerreiros.

  • Fico feliz por saber que Victoria está mais forte e mais guerreira do que nunca.
    Aqui, do meu canto, continuo na torcida por ela.
    Tenho certeza que Nossa Senhora Aparecida cobre a menina Victoria e toda a sua família com seu manto de glória.

  • A Família Guimarães ama a Victoria que por por sua vez retribui com essa gigantesca força para amar e viver. Que Deus continue a abençoando!

  • Ainda ontem me perguntei: e a Vitória?E vc respondeu.Acredite.E eu,um materialista quase(até agora)convicto.
    Parabéns,por mais essa,Vitória.Caso queira pode tirar a vírgula.

  • daqui de Minas, mandamos um beijo muito especial para sua princesinha !!

    que Deus abençoe sua família e a ti, guerreiro !

    do seu fiel escudeiro…

  • São ótimas essas notícias, Eduardo. De fato, vê-se na foto que a Victoria recuperou a luz e vivacidade; o amargor dos tempos negros já vai longe, graças a Deus. O momento é de comemorar e agradecer Àquele que atendeu aos muitos clamores pela Victoria. E esteja certo que essa corrente de orações teve papel importante nesse processo todo. Saúde, Victoria!

  • Caro Eduardo,

    Comparando sua foto a de Victória achei a menina muito parecida com você. Abraços a toda a família e conte sempre com o nosso apoio e solidariedade.

  • Considero-me um privilegiado em ter te conhecido virtualmente na grande rede, na blogosfera.
    (É lógico que às vezes não concordo 100% com alguns de seus textos, mas você e o Brizola Neto estão muito próximos disto)
    Não sei se teria esta força, esta garra, para enfrentar este tipo de adversidade. E por isso minha admiração.
    Além de ser fã de suas opiniões, sou também fã do homem Eduardo.
    E que sua princesinha continue forte e firme, como o seu valoroso pai.
    Um cordial abraço.

  • Caro Eduardo,
    Fiquei feliz com essa agradável notícia. Parabéns à família Guimarães e que o Espírito Santo lhes dê, especialmente, os dons da Fortaleza e da Sabedoria para superarem toda e qualdquer dificuldade. Paz e Bem!

  • Edu
    Deus sabe onde plantar seus filhos amados para cumprir suas missões.
    Victória está tendo tudo o que ela precisava para cumprir a dela.
    Parabéns a ela por mais este ano de lutas vencidas, assim como para você e sua companheira amada, responsáveis diretos por este olhar saudável que ela nos mostra.
    Fico feliz em ver que existem famílias como a sua.

  • Há dias que penso em pedir noticias dela para vc e aqui está a Victória, cada dia melhor.
    Embelezou o meu dia ao ver a carinha alegre da menininha. Beijinho estalado para ela.

  • Querido Edu,

    Tenho dois filhos do coração, e o sentimento que tu sentiste deve ser inimaginável, porém, seu anjo se recupera como anunciaste com galhardia. Um beijo carinhoso na tua Vitória a qui do sul do Brasil.

  • É, foi um bom tempo sem notícias, e sempre me lembro dela. A alegria que ela estampa nesta foto é contagiante, Edu.

    Estamos torcendo por vocês.

    Felicidades.

  • Vitória está linda, Edu. Parabéns! Ela é um espírito de luz na sua vida e da sua família. Conviver com um espírito de luz é uma bênção divina.

  • Estava pra te cobrar foto e notícias da nossa musinha, Edu.
    Inocência associada à valentia: como faz bem essa imagem!
    Especialmente na hora em que acabo de ler na Uol de que gaúcho bateu na mulher com o poodle até matar o cão. Óbvio, não tive coragem de ir além do título.

  • Meu caro amigo Eduardo, sinta-se abraçado, e transmita meu desejo de saúde crescente e alegria constate. Victoria, em determinado momento me deu uma grande lição. Estava – como ainda estou – passando por um momento complicado na vida. Quando você começou a compartilhar seus sentimentos e suas aflições, percebi que minha aflição, embora grande, em comparação com a sua, significava bem pouco. E a cada foto que você postava de Victoria, sentia-me motivado em perceber na figura daquela criança um grande apego a vida.

    Conta-se que o grande poeta italiano Giacomo Leopardi, pouco antes de morrer balbuciou as seguintes palavras: “Deixe ver a luz….” E isso mostra o grande apego que ele tinha pela vida. Da mesma forma, tenho grande apego a vida, e te agradeço por você nesse momento, me permitir olhar para a luz Victoria. Agora, diferente de Leopardi, não me sinto perto da morte, muito pelo contrário.

    Grande abraço amigo.

    Joubert Barbosa

  • Edu, minha tem 80 anos já sofreu dois AVCS , o segundo trouxe sequelas irreversíves, nos rins,coração, paralisação do tronco , perna e braço esquerdos.Há dois anos quando não está na cadeira de rodas, desc ansa na cama hospitalar que aluagamos.Depois da alta médica do segundo AVC, já esteve internada em períodos de mais de um mês por 4 vezes.No dia 6 de maio último foi internada pela quarta vez as pressas com problemas cardiacos, desde então continua internada. No dia 2 e 9 de junho fez cateterismo e angioplastia, após este ultimos procedimento voltou para UTI, no dia 15 voltou para o quatro.Vinha se recuperando, ontem quando fui visitá-la o médico disse que ela voltaria para a UTI porque acusara num exame água no pulmão, além de compliocações nos rins.Ás 19hs de ontem ela seguiu pela terceira vez para a UTI.A família vem sofrendo muito, mas acreditamos em Deus .Desculpe o desabafo Edu, mas toda vez que vc mostra a foto de sua filha emociona. .Nunca perca a fé em Deus, cara. Valeu?

  • Sou pai e avô, por isto sei o quanto o blogueiro ama sua filha. Sua crônica mexeu com meus sentimentos. Emocionei-me!

    Vitória para Victória!

    É o que desejo.

  • Belas notícias para um início de dia, como disse outro visitante. São estas situações que nos mostram a importância de cultivar sentimentos positivos, como os melhores afetos pelos próximos e pelos distantes, pelos conhecidos e pelos anônimos. O presente é o nosso melhor presente e tem que ser vivido com a maior intensidade, mesmo reconhecendo que tudo é transitório e que a experiência humana é cheia de limites. Ou exatamente por isso. Desejo que as melhores energias cósmicas se articulem assim, em rede, e que reforcem e protejam a ti, Victoria e toda a tua família.

  • Que depoimento lindo!Cercada de tanto amor assim,só pode estar se recuperando bem.Tu e tua família merecem só coisas boas.Que essa menina bonita continue melhorando.Cada vez que leio algo positivo sobre essa criança me emociono.Certamente todos desejamos sucesso a vocês!

  • Que tenhas sempre muita força e persistência na fé, Eduardo. Quem sabe um dia compreenderemos os enigmas da nossa existência. Abraço fraterno.

  • Edu,

    sempre aprendemos e nos fortalecemos qdo convivemos, interagimos.

    o q já entendemos, chegamos lá!
    o q não entendemos (ou não queremos perceber), é onde (ainda) precisamos chegar…

    cuide-se bem (em todas instâncias) para q tbém possa cuidar bem dos outros (em todas instâncias)!

    muita fé e aquela força!!!

  • Fico muito, muito feliz de ver novamente o rostinho da Victória.
    Jesus abençoe toda sua família e você Edu, que continuo acompanhando e seguindo sua luta. Em todos as fronteiras. Tanto familiar quanto de cidadania. Dia a dia.
    Repito o que digo sempre:
    Se querem saber de uma forma lúcida sobre os acontecimentos, vejam o que diz o Eduardo Guimarães no blog Cidadania. Parem de se pautar em mídia manipuladora, parcial e inescrupulosa.
    Se podes olhar, vê; se podes ver, enxerga.
    Você é iluminado, bem intencionado e veio ao mundo para fazer a diferença.

  • Dá para imaginar o sofrimento que você sentiu naqueles momentos terríveis de 2009, apenas “imaginar” já que só os conhece verdadeiramente aqueles que os vivenciaram. Mas agora é passado, e, Victoria se fortalece, está linda, e prosseguirá em sua trajetória “victoriosa” na luta contra a doença. Parabéns, saiba que me atrevo a também considerar-me um dos tios virtuais de sua filhinha, e envio para ela e para todos vocês os desejos mais sinceros de saúde e felicidade!

  • Parabéns pela filhota, guerreira que luta pela vida e não entrega os pontos assim não. E que é uma lição de vida para todos nós. Ter Fé, Esperança, sempre. Que Deus os abençôe.

  • Caro Edu,
    Solidarizo-me com seus momentos dificeis, pois já senti isso na carne. O impotante é nunca esquecer-mos o que Jesus disse: ” Eu sou o caminho…” Pois é, não há outro caminho. Basta confiar. Jesus abençoe sua familia, em especial a Vitória.

  • Pode parecer uma bobagem insignificante, prezadíssimo Edu, mas ao ver o texto escrito na parte de baixo da foto, notei que ontem foi o aniversário da Victoria.

    Pois o meu aniversário foi anteontem… De algum modo, essa proximidade de datas (entre pessoas de idades tão distantes!) me fez aumentar mais ainda o carinho e a simpatia que sinto por sua filha.

    Feliz aniversário a ela e um grande abraço!

  • Bela, linda e muito amada, parabéns Victoria você é uma guerreira maravilhosa e ainda vai dar muitas alegrias para a sua linda família, que os anjos e Deus te abençoe sempre. Um abraço Edu e parabéns pela linda princesinha.

  • Muito boas as notícias Edu…

    Que o Deus Todo Poderoso continue a fortalecer você e sua família para que possam dar a ela toda a sustentação, amor e carinho necessários em sua luta!!!

    Um Abraço Enorme pra ti!!!

  • Como sempre, está linda a Victória! Parabéns, Eduardo. Gostei de ser chamada de Tia virtual. Então, a Tia manda um beijo carinhoso para o nosso anjinho. Q gente continua torcendo por ela e por vocês, familiares. Ela é uma demonstração de que a fé remove montanhas, né? Qdo os médicos desanimaram tanto vcs, todos nós que acompanhamos a sua história, nos unimos por ela, em oração e, como vc disse, aí está o resultado: linda, sorridente e esbanjando alegria. Fico realmente muito feliz! Que Deus continue a abençoar-lhes.

  • Silvio,jamais havia me deparado com alguém tão raivoso,tão sem argumentos e pior,descontando sua deficiência humana,contra uma menina que jamais fez mal algum a ti. Mal amado,apenas dás aquilo que tens.NADA. Ofendes a raça humana.Sórdido e perdido na sua essência,que é corrompida e mesquinha,mostra que de demônios, pareces entender bem .Os semelhantes se reconhecem. E para finalizar,espero do fundo mais profundo do meu ser,que monstruosidades como tu,jamais se aproximem de pessoinhas como Vistória…. Poderias te queimar com a LUZ DELA!!!

  • Eduardo e família, que bom ver esta foto da Victoria com um sorriso tão lindo. Certamente todos que acessaram seu blog estão felizes com o progresso da nossa querida “sobrinha”. Abraço.

  • Estou feliz pela vitória da Victória. Eduardo, somos feitos da única substância universal: a substância de Deus. O seu poder é ilimitado e como somos feito à sua imagem, nós também temos a força necessária para superar todos os obstáculos. (Quem nos lembra disso foi o santo indiano, Paramahansa Yogananda).

  • Parabéns, Edu. Esse sorriso inocente derrete qualquer coração e com certeza vale mais que uma fortuna. Por si só, já é uma bela duma fortuna!!!

  • Muito bom ver este sorriso novamente.
    Boa sorte procês todos. Muita saúde e alegria pra você, pra Victória e pra toda a família !
    Abração.

  • Eduardo,
    Imagino o quanto vocês em casa estão aproveitando esse sorriso iluminado. Eu também no lugar de vocês me aproveitaria.
    Beijos na bonequinha lutadora.

  • Eita Edu, esse seu anjinho é alvo de minhas preces, mesmo quando não tenho dele notícias. Sou muito grato a você, ao Blog Cidadania e aos comentaristas. Posso dizer que vocês me ajudam a ser uma pessoa melhor, a cada dia. Sua filhota é parte de uma família muito digna e exemplo de humanidade e civismo. Às vezes sinto que ela é como se fosse um link nosso com Deus. Obrigado cara! Esse exercício de cidadania me faz refletir sobre a vida, o valor das pessoas e da família. Meus melhores votos de saúde e paz à sua família.

  • Que belo semblante o da Victoria, nesta foto. Parabéns Eduardo pela recuperação da sua filha, um quase milagre. Compartilho a alegria de todos vocês. Que esta boa condição se prolongue por muito e muito tempo.

  • Edu,
    Que bela notícia para começar este dia 24, dia de São João, especial para celebrarmos mais uma conquista da pequena Victoria !!!!O amor de vc e de sua família, a fé de vcs e a enorme bondade de deus a fizeram superar etapa tão difícil !!!!!! Beijos muito carinhosos para Victoria, vc e sua família.

  • Edu, desde que eu soube do seu drama familiar, visitar o blog da cidadania é também a procura por notícias da Victória. A presença de sua filha entre nós representa a humanização dos leitores no trato da agenda política do país. Ela é a pausa para respirar, de que todos precisamos.

    Fico feliz com a evolução da menina, e não deixe de mandar notícias.

    Abçs

  • Brigamos por aqui algumas Edu. Pequenas rusgas diante da imensa solidariedade que lhe dedico. Andei inclusive perguntando pela Vitória e vc não respondia. Imaginei que fosse a natural preocupação. Bom saber que ela luta : saiu aos pais. E que melhora (ao contrário do pai, cada vez mais fechado em sua opiniões….rs, para relaxar.). Grande e fraterno abraço.

  • Saber que Victoria continua firme na luta e com um belo sorriso é bom demais!
    Edu, sugiro-lhe manter seus leitores informados das vitórias da Victoria.
    Deus está e sempre estará com você e todos da sua familia.
    Abraço

  • Eduardo isso não é exclusividade da esquerda ou da direita, vc não deixou claro no texto, mas creio que fica subentendido.

    Militontos tem dos dois lados e esta coisa de bonzinhos e malvadinhos (os inimigos) que usam na política tem este resultado. (esperavam o que flores?).

    Aos que sempre questionam pq não uso meu nome esta ai a resposta.

    Sobre “ menina.. tenho pena da pessoa que escreve isso.

  • Henrique, enquanto lia o texto do Eduardo Gui pensava em Santo Antônio e fiquei emocionada quando desci o mouse encontrei sua sugestão de doar a menina a este Santo bom que a ninguém deixa só. Eu tenho muita fé nele. Peçamos pela Vitória e quiçá o Eduardo atenda sua sugestão.

  • Cara como estou feliz!!!

    Parabens a voce a familia e a grande VITORIOSA Victoria!!!

    Sei bem o que é conquistar cada evolução em um filho, pois minha filha tambem é especial, e até hoje vibramos com cada boa nova que ela nos traz.

    Nunca deixe de acreditar em Deus, nos momentos dificeis ele que nos ampara e consola.

Deixe uma resposta