Não subestime a imprensa golpista

Crônica

Você pode estar com raiva de mim pelo que tenho escrito sobre o governo Dilma. Ou pode estar achando o máximo. Dirijo-me, pois, aos que não gostam de ver críticas a este governo, até por razões compreensíveis.

De qualquer forma, se você for leitor desta página há algum tempo sabe que lutei muito pelo governo Lula e para ajudar a eleger este governo. E não pense que desisti. Não desisti, não sou oposição, não quero sabotá-lo, mas estou vendo coisas e julgo que tenho o dever de dizer o que vejo.

Estou errado? Ok, posso estar. Sou só um ser humano, afinal. Mas se erro, é com boa intenção. E se estou errado, nada se perderá. Sou apenas uma voz no deserto. Ninguém atribuirá a mim problemas que surjam para este governo. Isto é só um blog.

Agora, e se eu estiver certo? Acompanhe a minha linha de raciocínio e me diga onde ela é falha. Em vez de se revoltar comigo, responda as minhas dúvidas e contraponha argumentos à minha linha de pensamento. E vamos pesar tudo de novo.

Então vejamos:

Começam a surgir na imprensa denúncias contra ministros do novo governo. Nada demais, apenas o que sempre ocorreu com Lula por oito anos e que era previsível que continuaria ocorrendo.

Sistematicamente essas notícias se sucedem. Dia após dia, mês após mês, até chegarmos à sexta parte dos 48 meses do governo Dilma Rousseff.

Após prestigiar a imprensa que tanto a insultou (poste, terrorista etc), Dilma começa a demitir ministros ou a deixar que sejam fritos. Expurga nomeados pelos partidos aliados. Corrobora o noticiário.

Ok. Em seguida, o sujeito pensa: mas, espere aí… Quem nomeou essa gente toda? Faxina? Mas quem mobiliou essa casa? Ah, diz a imprensa, mas é só o que Lula impôs a Dilma. É o lixo do Lula.

Do outro lado, dizem que a imprensa não tem credibilidade para acusar…

Não tem mesmo? Bem, quando os três Poderes da República – inclusive o Poder Executivo – vão prestigiar a festa de aniversário de um órgão de imprensa, penso que dão a ele boa dose de credibilidade. Ou não?

Prosseguindo: Dilma está combatendo a corrupção, dizem. Mas que corrupção ela está combatendo? Também a do governo de São Paulo, que mantêm engavetadas mais de uma centena de CPIs? Não. É a “corrupção do próprio PT”.

As pesquisas corroboram que parte crescente da população está entendendo assim. Estão todas aí. Já escrevi sobre elas neste blog, exaustivamente. Até a própria Dilma admitiu que caiu nas pesquisas e disse que iria “ver o que aconteceu”.

Ok, ok, você não quer se pautar por pesquisas. Compreendo… Vá lá, não creia. Mas não me diga que não há embasamento para a minha tese. Ela tem até amparo estatístico, enquanto que a teoria contrária à minha nem isso tem.

Detalhe: o instituto Sensus apurou que 62% julgam que a tal “faxina” é prejudicial à imagem de Dilma e de seu governo.

O fato é que Dilma poderia fazer a tal faxina, mas teria que ir deixando muito claro em que contexto isso está sendo feito – por que aquelas pessoas foram nomeadas e ela aceitou, e que critérios há para deixar aliados indicarem pessoas para lidar com dinheiro público, por exemplo.

Enfim, as pessoas não são trouxas. Querem explicações. A tal faxina que Dilma promoveria é naquilo que ela mesma construiu.

E tem explicação. Há que explicar como é a administração pública. Há que explicar que não é lixo nenhum herdado do Lula. Tem que explicar, sim, porque é grave. Esse governo foi montado por Dilma Rousseff e ela pode explicar. Pelo menos é o que ainda penso.

Não subestime a estratégia da imprensa golpista. É só isso o que peço. Pode não acreditar em mim, afinal sou apenas um comerciante que inventou de ser blogueiro. Não sou um politólogo, confesso. Mas já andei acertando, uma ou outra vez.

É disso que tenho medo. Quando me vejo convencido como estou, fico preocupado. Não pode me culpar por isso…

185 comments

  • Concordo com vc, e outro problema que eu vejo é que como vc já comentou outras vezes, o Lula falava diariamente e de certo modo a imprensa tinha que falar da pauta dele, bem ou mal, mas tinha que falar. Já a Dilma como não tem a mesma facilidade de fazer discursos como Lula, acaba que a população só vê o lado que a imprensa quer.
    Outra coisa muito importante a qual vc tem se referido, e que preocupa, é a credibilidade que essa tal “faxina”(que sabemos ser seletiva) está dando a órgãos de imprensa que para mim e muitos outros não têm moral nenhuma para falar em corrupção. Grato.
    Obs.: vale a pena assistir à entrevista de Eduardo Campos(futuro presidente) no Canal Livre, quem quizer é só ir ao site http://www.conversaafiada.com.br

    • Caro Eduardo. Eu não me coloco em nenhum dos grupos que você citou. Por um lado não estou nem um pouco contrariado e muito menos sinto raiva de suas críticas ao goveno Dilma. Criticas são importantes porque ajudam a corrigir rumos e todo mundo tem o direito de criticar. Claro que estou falando de críticas feitas de boa-fé como as suas, muito diferente das críticas feitas de má-fé e quase sempre mentirosas que a mídia propaga. Aliás essas nem são críticas, são trollagens midiáticas.

      Por outro lado não concordo com a totalidade de suas críticas, o que é normal. Concordamos em muitas coisas e divergimos em algumas. Porém não consigo ver esse clima pesado que você anda descrevendo em seu blog.

      Você chegou a dizer que o governo Dilma está se “liquefazendo” e a usar outras frases impactantes, que denotam uma situação que sinceramente, não consigo observar no mundo real.

      Claro, se criarmos uma imagem do Brasil baseado no que a imprensa diz, estamos em fase de pré-sublevação popular contra um governo totalitário e tirânico. Mas a imprensa está fazendo esses exageros não é de hoje e por mais poderosa que seja, não consegue impor essa fantasia distrópica sobre a realidade dos fatos. O povo brasileiro é influenciável, mas não é esquisofrênico.

      Desde as eleições de 2002 até a mais recente pesquisa de opinião esse fato se confirma. O povo simplesmente não cai no canto da sereia da imprensa. Pode ser que venha a cair? Sim, sempre é possível, mas o fato é que não existem indícios de que isso esteja mudando.

      A última pesquisa apontou queda de popularidade de Dilma? Sim, porém é normal um governo ter uma queda de popularidade após os primeiros meses, chamam esses primeiros meses inclusive de “lua-de-mel”, pois é um período em que a popularidade está inflada por conta do fim das eleições, da posse, etc. A queda de popularidade de Dilma é compatível com a de todos os demais presidentes, não se trata portanto de um “ponto fora da curva”. Se você pesquisar nos detalhes da pesquisa pode indentificar pontos de alerta como a questão da “faxina” ser boa ou má para a imagem do governo. Mas isso está muito, muito longe de ser uma reprovação generalizada ao governo Dilma ou de estar em níveis preocupantes.

      É certo dizer que a mídia é golpista e precisamos ficar alertas contra as artimanhas , mentiras e manipulações de que ela se vale para tentar desestabilizar o governo e aplicar o golpe. Mas não está certa a avaliação de que a mídia esteja conseguindo isso. o governo segue estável atuante, pode até estar longe do ideal, mas está muito mais longe ainda de um governo em liquefação.

      • Ruy, optei por não responder diretamente aos comentaristas. O ponto de vista deles acaba ficando escondido nos comentários e a minha resposta também. Pretendo começar a fazer posts respondendo a argumentações contrárias dos comentaristas de boa fé.

          • Declarar a intenção que realmente tem.

            Diferente de má-fé que é agir com uma intenção diferente da declarada e frequentemente escondendo a verdadeira intenção.

            Como exemplo eu posso citar este seu comentário.

            Ao solicitar “defina boa-fé”, aparentemente está querendo apenas entender um conceito. Porém como boa-fé e má-fé são termos claramente definidos no dicionário e de conhecimento geral, a intenção subjacente é enfraquecer os meus argumentos insinuando que boa-fé seria um conceito obscuro ou relativo.

            Então é assim, você entendeu muito bem o que foi dito, mas fez-se de desentendido para insinuar uma crítica, em vez de declarar claramente o que queria dizer.

            Obrigado por me ajudar a exemplificar o modo de ação das pessoas de má-fé, mesmo que tenha feito inadvertidamente.

          • Huuummm, essa foi no fígado. O Troll ficou até calado.
            Força edu, pelo menos aqui no Blog a pauta tem de ser progressita.

      • Concordo com o Ruy. Também não tenho conseguido ver tantos riscos como os que o Eduardo vem anunciando aqui. Não descarto a possibilidade de que ele esteja certo, mas eu seria capaz de apostar que não há razões para tanto alarde. Insisto que acho importantíssimo que o governo mantenha a guarda, mas daí a pensar que toda essa sanha conspiratória do PIG possa ser tão destrutiva assim como o Eduardo vem pintando, pra mim, é de um exagero inexplicável. Não posso concordar com essa tese de que o PIG é capaz de arruinar com esse governo. Se é esta a proposta dele, isso não é nenhuma novidade. Afinal, vem cabendo ao PIG, nos últimos anos o papel de principal partido de oposição. Mas dispomos de dados concretos bastante consistentes que nos permitem constatar que o poder dessa Imprensa Golpista não é absoluto como, ao que parece, o Eduardo está querendo acreditar. Se fosse assim, Lula não teria sido eleito em 2002, ou teria caído na época do golpe do mensalão. Nem uma coisa nem outra. Além disso, se reelegeu em 2006 e, com todo o massacre tucano-midiático fez sua sucessora. Ou seja, os fatos estão aí: o PIG tenta obstinadamente perpetrar seu golpe, mas seu poder é limitado, e, embora ainda seja muito grande, é cada vez mais decadente. Só queria entender por que motivo o Eduardo entrou nessa onda de pessimismo tão agudo. Alertar para os ricos é muito positivo, mas começar a apostar no pior não contribui com nada.

        DILMA É LULA!!!! (A tentativa de negar isso é do PIG, Eduardo, e não dos gestos da Dilma. Mas isso não será conseguido. Da mesma forma que, sem nenhum sucesso, o PIG quis contribuir na tentativa de fazer com que o povo se esquecesse de que José Serra e FHC são farinha do mesmo saco, também não há margem para que consiga descolar Dilma de Lula, nem para conseguir a dissolução do atual governo).

        O GOVERNO E POVO PODEM MAIS QUE O PIG!!!!! (Entender que o PIG é o PIG é importante, mas começar a acreditar que o PIG é mais do que o PIG já está soando doentio).

        • Olha, Rafael, você pode até considerar exagero, mas considerar “exagero inexplicável”, aí você já forçou a barra. A minha teoria não tem nada de inexplicável. Está tudo muito bem explicadinho. E há até pesquisas de opinião mostrando a plausibilidade, pelo menos, da minha teoria. Quem é, afinal, que exagera?

          • Inexplicável no tom, Eduardo, que tem me parecido algo fatalista. Mas reiteradamente venho modalizando minhas discordâncias em relação à sua opinião quando reconheço à possibilidade de que você esteja certo. Embora eu considere que as chances de o futuro justificar todo esse seu medo presente sejam mínimas. Abraços.

          • Rafael, o tom “fatalista” não existe. Disse, reiteradas vezes, que ainda há tempo para reagir – fatalismo seria se dissesse que está tudo perdido

          • Prezado Eduardo,

            Hoje, ao ler as páginas A2 e A3 da fsp, é possível vislumbrar claramente uma conspiração, algo muito bem orquestrado, eivado de maldades etc que, de certa forma, lastreia seu post…
            É sim para preocuparmos … p.ex., o Sr Heitor Cony, canalhamente – pois sabe a que propósito serve, sugere um paralelo entre o momento Collor e o momento atual… o cara tem de ser muito covarde e vendido para participar desses tipos de insinuações… até o título do artigo dele – A Hora é essa – expõe com nitidez a intenção golpista de suas – dele – palavras.
            Só que, que alento, sujeitos como o Cony e veículos como a fsp, estão literalmente enquadrados nos limites de classe a que pertencem – os tão famosos 4%… eles babam entre sí …
            Blogs que têm a capacidade de contracenar e fazer o contra-ponto com essas intenções golpistas que estamos analisando, p.ex. o seu Cidadania, são um verdadeiro estuário, altamente reprodutivos, da honestidade intelectual, do humanismo, do debate inteligente e transparente sobre os movimentos políticos que nos mobilizam…
            O alerta que vc faz, quando chama nossa atenção ao que estamos assistindo na mídia, às tão evidentes más intenções dos jornalistas e integrantes do jornalismo de esgoto, é muito adequado e necessário…
            Sugiro, se não for inconveniente, que, além de denunciar as mentiras e as interdiçõès à verdade, veículos como o seu Cidadania divulgue, também, a realidade que estamos construindo em nosso Brasil…
            Abç,
            Rogério Rais

  • Boa noite Edu. Espero que alguma reação aconteça, por exemplo, a Presidenta se pronunciar sobre o que está acontecendo. O bombardeio sobre o seu governo e sobre o Lula são injustiças que ela tem o dever de eliminar. Eu também quero que este governo dê certo. Ele tem na sua essência aquilo que entendo necessário a uma boa administração pública. Que Deus dê serenidade e luz para ela e para nós que torcemos e esperaramos que tudo dê certo, apesar de tantos torcerem contra. Paz e saúde para você e os seus.

  • Até hoje não entendo como Dilma foi entrar nesta história de ajudar a dar credibilidade a esses jornais de m.! Esses jornais de m. saíram derrotados nas eleições, completamente sem credibilidade alguma, até mesmo entre os babacas da classe média que os leem. No entanto, em vez de acentuar a sua distância, Dilma resolveu ajudá-los a levantar.

    Essa história de faxineira só vai prejudicar a imagem de Dilma. E mais, numa eventual disputa eleitoral, Dilma vai ser cobrada sobre a tal faxina. Os adversários dirão: Dilma fez faxina na sua própria sujeira. Esse argumento vai ser usado já na disputa de 2012. Que viver verá. Sinceramente, isso é uma coisa de louco, de suicida, de maluco mesmo. Até o Nassif, que é um cara extremamente moderado, já notou a estupidez dessa nova estratégia (se é que é estratégia mesmo – para mim não é).

    E os próximos ministros a cair já foram marcados: Turismo (Novais) e Comunicações (Bernardo).

    • Como não dar credibilidade aos jornais quando o que eles dizem é pura verdade?
      Ou será que alguém acredita que o PR e PMDB querem cargos e ministros a qualquer preço para fazer o país mais próspero e o povo feliz?
      Dilma não é boba e só mostrou as unhas, agora é ver como se comportam seus “aliados” antes de novas providências, quando precisará mostrar as todas as armas.

    • Concordo plenamente com você, Augusto. Ando com preguiça de fazer comentários. Também não há o que acrescentar, você foi sucinto, porém completo na observação.

  • Você está certíssimo! Dilma não deveria ter embarcado jamais nessa palhaçada de “faxina”! Demitir Ministros baseando-se em denúncias, muitas vezes sequer comprovadas e até desprovidas de lógica, fabricadas pelos barões da comunicação e seus “jornalistas” amestrados, propiciou à criação de uma uma ameaça perigosa em torno de seu Governo, não apenas por dar credibilidade àqueles que detrataram o Governo Lula durante oito anos, e posteriormente ela, desde que ficou evidente que seria a sucessora indicada pelo Presidente, mas por ajudar a que essa pseudopauta escondesse os projetos importantes que sua administração começa a levar a cabo, facilitando os conservadores em seu trabalho de “nivelar por baixo”, ou seja, utilizar o moralismo para impedir a comparação de projetos, a qual os esmagaria. Ainda quando apresentassem algum resquício de prova, Dilma jamais poderia permitir que o denuncismo midiático chegasse ao tamanho que atingiu na rotina de sua administração : para investigar possíveis irregularidades, existem os órgãos de fiscalização e controle(a quem são entregues as suspeitas de corrupção). Além do que, para todo cidadão(Ministro, aliado, adversário)vigora o princípio da presunção de inocência, ou seja, qualquer um que receba acusações é inocente até que seja provado o contrário, após o trâmite do devido processo legal ou, no mínimo(no que refere-se às punições administrativas)de um procedimento administrativo. Demitir Pallocci(quando ele refutou as acusações recebidas apresentando os comprovantes das tarefas realizadas por sua consultoria; valores pagos pelos clientes e tributos recolhidos); Nascimento(quando as principais acusações dirigiam-se a seu filho)ou Rossi(devido às acusações sem provas de um funcionário que responde a um processo administrativo por envolvimento em irregularidades)levou Dilma a uma armadilha política gravíssima, desgastando-a com a opinião pública(essa história de “herança” não cola. O governo é dela, foi ela quem manteve essas pessoas no cargo. Além do que, por ter sido a 2ª pessoa da administração anterior, evidentemente os conhecia bem), a qual é por demais despolitizada para ir além da superfície, ou seja, compreender o golpismo que está por trás dessas ações; fragilizou sua relação com os aliados, que viram-se entregues “às feras” após o primeiro ataque midiático e deu credibilidade a uma mídia enfraquecida pelos acusações infundadas desferidas contra Lula, que não conseguiram abalar a imagem do presidente, que acabou sendo anabolizada por Dilma para golpes bem piores no futuro, esses sem dúvida direcionados à própria Presidenta. Torçamos para que Dilma tenha começado a enxergar o suicídio político em que encontrava-se(suas declarações destinadas a diminuir o tamanho que a mídia deu à palhaçada da “faxina”, relegando-a a um plano menor e pondo em evidência as realizações do Governo são um bom sinal), como também o são a habilidade com que conseguiu impedir que a demissão de Rossi rachasse a aliança com o PMDB, como também a resistência que parece oferecer à ocorrência de mais um expurgo, dessa vez no Ministério do Turismo. E também para que essa concientização leve-a a libertar-se definitivamente da espiral de autodestruição que os barões midiáticos impuseram à sua administração(com a colaboração dela mesma e de alguns “aliados” da mídia alternativa, que mostraram-se de uma cegueira abissal ao corroborar a sandice da “faxina”), podendo assim impor concretamente à Nação não a imbecilidade do moralismo hipócrita e seletivo dos coronéis eletrônicos, mas a agenda de reformas estruturais constituintes do projeto político progressita que a elegeu.

  • Felizmente, entendo que desta vez você está errado. É só meia hora de tv por dia em 2014 para que a imprensa seja subestimada! Quem acredita nela, no canto da sereia que é a imprensa brasileira, sempre acreditou, desde os anos 50. Tenho observado que, as mesmas pessoas que corneteiam a imprensa, são os mesmos que sempre votaram contra o Lula e repetem o CANTOCHÃO da mídia. portanto continuo achando que se Dilma manter o pais num vôo calmo e um aterrisar sereno, o que valerá será o que o Clinton disse: É economia estúpido! Pois te digo, não tem mídia que tira a sensação de bem estar do povão, se ele realmente o tiver. As 3 últimas eleições, me gabaritam a afirmar isto.

    Ruy Barbosa Maciel- Governador Valadares MG

  • O fato novo, Edu, é que o pig dessa fez parece estar poupando o governo. Não o governo como um todo, mais precisamente a figura da Dilma. Inclusive, pasmem, dando destaque a figuras da oposição que estão pedindo que a opinião pública apóie a presidenta no combate a corrupção, FHC é o mais notório deles.
    Mas é bom que os petistas que acham que a Dilma está “saneando” a administração pública, vejam com clareza que o pig sempre frisa que o lixo é coisa do Lula.
    E atenção!: O Cristovão Buarque declarou que se deve dar um crédito a Dilma, e não instalar a tal CPI da Corrupção. Só que o cara de pau acrescentou: Não é para retirar a assinatura, é para deixá-la em “stand by” e caso ela fraqueje na faxina, pimba, partir para cima. Tenha a santa paciência, governo nenhum pode aceitar isso, é chantagem, chantagem da grossa

  • Só para firmar minha diferença em relação a sua posição, Edu. Você essiste a tudo isso com pessimismo. Eu confesso, que estou boiando.
    Para mim o jogo está muito confuso, parece que os dois jogadores estão blefando. Não vejo o pig com esse cacife todo, não. E a Dilma por outro lado, tem muitas cartas na manga ainda, para sair da armadilha do pig

    • Caro, Edu

      Desculpe-me se não compreendi como deveria o seu post, mas me parece que há um certo exagero. Digo isso, pois a dança das cadeiras nos ministérios, pautada ou não pelo Pig, parece ser uma constante também no governo Lula. Senão, vejamos a título de exemplo alguns ministérios do Lula:

      Ministério da Defesa: José Viegas Filho (2003-2004), José de Alencar (2004-2006), Waldir Pires (2006-2007) e Nelson Jobim (2007-2010);

      Ministério das Comunicações: Miro Teixeira (2003-2004), Eunício Oliveira (2004-2005), Hélio Costa (2005-2010) e José Artur Filardi (2010);

      Ministério da Saúde: Humberto Costa (2003-2005), José Saraiva Felipe (2005-2006), Agenor Álvares (2006-2007) e José Gomes Temporão (2007-2010);

      Ministério das Minas e Energias: Dilma Roussef (2003-2005), Maurício Tolmasquim (2005), Silas Rondeau (2005-2007), Márcio Zimmerman (2007), Nelson J. Hubner Moreira (2007-2008) e Edison Lobão (2008-2010);

      Ministério da Previdência Social: Ricardo Berzoini (2003-2004), Amir Lando (2004-2005), Romero Jucá (2005), Nelson Machado (2005-2007), Luiz Marinho (2007-2008), José Barroso Pimentel (2008-2010) e Carlos Eduardo Gabas (2010).

  • “quando a pilhagem se torna um meio de vida para um grupo de homens, eles criam para si no decorrer do tempo um sistema legal que a autoriza e um código moral que a glorifica” Frédéric Bastiat.

    • Engraçado. O senhor não dá nenhuma palavra sobre Anastasia e Aécio os maiores corruptos deste país. Aécio que durante todo o seu governo de oito anos não aplicou em Educação e Saúde os percentuais que a Constituição manda aplicar. Aécio que aumentou os impostos, fazendo com que o ICMS de Minas seja o mais alto do Brasil e provocou a desindustrialização do Estado, que agora depende da exportação de minérios em estado bruto. Aécio que com o dinheiro dos professores enviado pelo Governo Federal construiu a Cidade Administrativa, que aliás, está afundando no solo. Anastasia que desvia o nosso dinheiro para privilégios de deputados, desembargadores do Tribunal de Justiça, ministros do Tribunal de Contas MG e futuramente talvez, para salvar o Atlético de cair para a 2ª divisão.
      Eu prefiro mil vezes Lula e Dilma do que essa quadrilha do PSDB e do DEM.
      Pronto, falei.

      • João Paulo
        Os “grupinhos” aliancaliberal e Campineiro NUNCA virão aqui para fazer outra coisa que não seja o que vemos em todos os posts que o Eduardo escrever. Eles NÃO PODEM elogiar nada que Lula ou Dilma façam, porque são regiamente pagos para fazerem isto através do que o povo gasta com impostos em alguns estados e dos jornais e revistas que são editados para manipular o povo.

      • No caso a frase de bastiat não é critica contra o PT ou qualquer partido e sim contra o sistema como um todo desde o próprio PIG,empresários,banqueiros que dorme na mesma cama que o governo.

        Quanto a denuncias contra o PSDB, o PT tem a maquina publica na sua mão e a policia federal, teve nove anos para investigar, não investiga pq:

        1- Não tem interesse em investigar, o que duvido.
        2- Não pode investigar a fundo pq esta envolvido direta ou indiretamente.
        3- Não investiga pq esta amarrado e chantageado pelo PSDB que tem apurado e produzido um dossiê contra o PT.(telhado de vidro)
        4- Ambos estão junto nos golpes e tem um acordo de um não entregar o outro, apenas fazem cena para a militância e mídia.
        5- O PSDB rouba tão bem que não há provas consistentes.
        6- O PSDB não cometeu qualquer crime eo PT apenas insinua e nunca investiga a fundo a ponto de inocentá-los para justificar os seus crimes.(todo mundo faz)
        7- Alguém manda em ambos o PSDB e PT e não quer que se investigue a fundo nem um nem outro.

        Estas são as possibilidades lógicas do pq o PT e o PSDB não investiga um ao outro.Se tem outra coloca.

        • Polícia Federal contra um governo Estadual? E as instituições locais? Claro, cheias de engavetadores tucanos. E a mídia não pressiona. Simples assim.

          • Discordo Edu o governo federal tem muitos instrumentos para investigar qualquer estado, receita federal, policia federal, Abin, a arrapongagem dos funcionários publicos estaduais, tem os sindicatos.

          • Aliança Liberal, o que tu propões é a quebra do estado de direito? Veja bem, existe em nossa CF uma coisa chamada competência (salvo engano, do art. 19 ao 32, corrijam-me se estiver errado) e nele está implícito o Pacto Federativo, que podemos não gostar, ser falho, mas está lá e deve ser respeitado. Nada de ditaduras, quem deve tomar as rédeas do jogo é o ELEITOR, certo ou errado são decisões soberanas e ponto.

          • É engraçado ver o troll tucano dizer:

            “Quando tivermos secretários do governo paulista caindo as pencas por denuncias do PIG[…]”

            Pois em nos primeiros seis meses de governo cairam quatro secretários do Alckmin, sem que a imprensa desse o menor destaque.

            Ou seja, corrupção no governo estadual paulista tem de monte. Só não tem imprensa para noticiar. E essa proteção da imprensa não é de graça não.

            ——————————————————————————————-

            Em menos de seis meses, Alckmin troca 4 secretários envolvidos em corrupção

            Às vésperas de completar seis meses no cargo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mais uma vez terá de buscar novos nomes para a composição de seu governo. Só no secretariado, quatro trocas de comando já ocorreram. Na mais recente, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Jorge Pagura (PTB), pediu demissão depois de ver seu nome citado em investigação do Ministério Público e da Polícia Federal sobre um suposto esquema de fraude em plantões nos hospitais públicos do Estado.

            Ontem, foi a vez do coordenador de Serviços de Saúde, Ricardo Tardelli, deixar o cargo. Ambos foram citados em escutas telefônicas captadas pela operação.

            Alckmin não havia completado nem três meses de sua volta ao governo de São Paulo quando teve a primeira baixa em seu secretariado. Terminado o prazo acordado com o titular da Agricultura, João Sampaio – que lá estava desde o governo de José Serra (PSDB) -, para nomear um substituto, Alckmin não havia encontrado no PMDB, que pleiteava o cargo, um nome que lhe agradasse para o posto, pois queria alguém com perfil técnico.

            Um mês depois, em resposta à articulação do prefeito da capital, Gilberto Kassab, para formar o PSD, demitiu seu vice-governador, Guilherme Afif Domingos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para a vaga de Afif, fiel escudeiro do prefeito, deslocou Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que comandava a Secretaria de Desenvolvimento Social, abrindo este espaço para realocar o DEM, com o deputado federal – e antigo aliado de Kassab – Rodrigo Garcia. Ao PP, ofereceu a presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em negociação mediada pelo deputado federal Paulo Maluf. O economista Antonio Carlos do Amaral Filho foi o escolhido. O imbróglio na Agricultura só viria a ser resolvido em maio, quando Alckmin nomeou para o posto a engenheira agrônoma Mônika Bergamaschi, sem ligação partidária.

            Na Assembleia Legislativa, o governador, apesar de gozar de ampla maioria, está sempre às voltas com eventuais deserções rumo à oposição. Esta, com 28 cadeiras, busca angariar mais quatro parlamentares, o que lhe daria assinaturas suficientes para protocolar comissões parlamentares de inquérito (CPIs). PDT, PMDB, PR e PRB já ameaçaram debandar caso Alckmin não lhes cedesse espaço em postos na máquina burocrática.

            Por conta da investigação de fraude, a Secretaria da Saúde do Estado determinou a implantação obrigatória de sistemas de ponto eletrônico nos hospitais ligados à Pasta. Foi determinado prazo de 90 dias para que os hospitais se adaptem ao meio eletrônico do controle de expediente de seus funcionários. Mas a medida não é considerada suficiente nem entre aliados. O deputado estadual Carlos Bezerra (PSDB), que integra a Comissão de Saúde na Assembleia, acredita que só com a aprovação de lei que exija dedicação exclusiva dos profissionais ao serviço público e fortalecimento dos conselhos de gerenciamento se pode resolver a questão: “Não é cartão de ponto que resolve o problema. É ser bem pago onde você está. O salário dos profissionais de saúde pública está abaixo do mercado.”

            http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/06/em-menos-de-seis-meses-alckmin-troca-4.html

          • Sim, Haroldo entendo seu ponto, mas a união tem poder de ate interditar o estado para que se cumpra a lei.
            Se vc não lembra para variar ja houve ate prisão de governadores, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias, o governador do DF, Arruda.

          • Aliança, a UNIÃO TEM, o governo federal NÃO, ou você esquece que o executivo é um dos TRÊS PODERES? Para haver intervenção há que se ter autorização do Congresso, se não onde estaria o princípio da separação dos poderes, dos freios e contra-pesos? Cara, você confundir União com o poder executivo é de doer!

      • Não fala,não falará e jamais teve intenção de nos ajudar nas reformas necessárias.Sabem por que? Esse que se esconde atrás de um pseudônimo,É VELHO CONHECIDO PELOS SEUS COMENTÁRIOS CONTRA DILMA E LULA,NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES.Ele,ou ela é brucutu,assim como o Brasileiro,ex Campineiro.O site do Terra deve ter registro desses incansáveis trolls.E só entram e postam aqui,porque os blogueiros progressistas são democráticos.Tentem postar no blog do Rei Azedo,vejam se passa…. alguns ainda se vangloriam de entrar aqui e falar o que bem entendem. Nem isso os fazem perceber as diferenças.Uma lástima. Quanto ao post,estamos atentos,Edu.Não damos a mínima para o que dizem os de sempre.Por exemplo:Quem a Folha de SP pensa que é,para querer outro juiz,diferente do seu sempre glorificado Gilmar? NÓS É QUE QUEREMOS um juiz imparcial,um estado justo e avanços sociais.Que nos importa se a rede enGodo de manipulação descarada quer a faxina,tão decantada,apenas para atribuir ao Lula a sujeira…Estamos atentos,sabemos a quem e ao que servem.Quiça sirvam de adubo,pois penso que nem para isso serviriam.Faltam substâncias.Quanto aos caras pintadas,quem eles colocarão nas ruas?Os do Cansei de tanto fazer nada? A UNE? Irá meia dúzia da burra classe média,os da marcha pela família?Haverá panelaço?Quem bancará o golpe? Sim,porque esses terão que responder ao povo,que irá sim para as ruas,atrás dos golpistas,que sempre tiveram seus nomes preservados,escondidos debaixo do tapete,como covardes que são.Os tempos são outros e nós NÃO SUBSTIMAMOS A IMPRENSA GOLPISTA… E ela que NÃO NOS SUBSTIME IGUALMENTE… acabarão por acordar os leões adormecidos e pagarão o preço,até pelo passado recente.

    • “quando a pilhagem se torna um meio de vida para um grupo de homens, eles criam para si no decorrer do tempo um sistema legal que a autoriza e um código moral que a glorifica” Frédéric Bastiat.

      Está falando dos tucanos e suas privatizações. Pilhagem ao patrimônio público.

        • Privatização não, comprade. Concessão de uso por tempo determinado. Ademais, o controle de vôo, a inteligencia da coisa, fica em mãos estatais. Se necessário, por razões etrategicas de segurança nacional, o aeroporto operacionalmente será mantido pelo governo federal e suas forças. Talvez vc seja mal-informado, ou cinico mesmo, para, num arremate de “colonista” oficial da imprensa insenta brazuca, só dar 1/3 da notícia. Que tal dizer que ouve um ágio colossal no leilão, mais de 90 lances até o ganhador final? Que o aeroporto é, do ponto de vista logístico, um alavancador potencial de desenvolvimento de toda a região, pela localização privilegiada de Natal; que as obras serão aceleradas, mas que o que realmente é concessionado é o terminal, não a pista e o centro de controle de vôo…. bem, pra meio entendedor um Houaiss inteiro não basta!!

        • Nem todas as privatizações são pilhagens.

          Mas as privatizações dos tucanos foram.

          As empresas públicas foram sucateadas e depois vendidas por valores subavaliados e com financiamentos do BNDES.

          O apagão foi provocado por esse sucateamento feito no sistema elétrico. A CESP, que já foi a maior empresa de energia do Brasil hoje está sucateada para ser privatizada. Só que agora ninguém quer e um grande patrimônio do estado de São PAulo foi perdido.

          Portanto privatização não é sempre ruim ou sempre boa, assim como estatização também não é sempre ruim nem sempre boa. A forma de fazer, a necessidade e a lisura com que a coisa é feita, são o mais importante.

          Privatizar a Vale do rio Doce foi errado porque o País perdeu capacidade de gerir um setor estratégico, que poderia gerar muito mais desenvolvimento se administrado tendo em conta os interesses da nação. Assim como se faz hoje com a Petrobras, que os tucanos queriam privatizar com o nome Petrobrax.

          Além de estratégicamente errada, a forma da privatização da Vale foi absurda, gerando uma subavaliação criminosa, porque lesou o erário.

          Essas privatizações que foram contra o interesse público e feitas de forma lesivas ao patrimônio público foram sim pilhagens.

        • CONCESSÃO = Ato de conceder, permissão, condescendência. Privilégio, direito que se obtém do Estado, para exploração de riquezas minerais do subsolo, de serviços públicos etc.

          PRIVATIZAÇÃO = sf (privatizar+ção) Ato ou efeito de privatizar. Vender.

          DOAÇÃO = O que os tucanos fizeram com o nosso patrimônio publico e que deve ser punido com o fuzilamento

  • caro Eduardo,
    o pig está desesperado, só retumba a corrupção no governo federal, que sempre houve e sempre haverá

    não sobrou mais nada para ele
    a economia vai bem
    os programas sociais estão a pleno vapor
    empregos continuam a ser criados
    os pac aceleram
    os grãos-tukanos são fotografados ao lado da Dilma, sorridentes, lampeiros e felizes

    o bolinha de papel desmilinguiu como um pobre vampiro à luz do dia
    o aecim desmoralizou-se com o bafômetro e a queda do cavalo em dia que deveria estar trabalhando
    o pig não tem mais candidato a presidente, nem ninguém com grandes chances de ganhar sequer a prefeitura de são paulo

    o pig radical está perdendo audiência, leitores e anunciantes
    vai quebrar a curto ou médio prazo
    ainda mais quando a banda larga barata (que evoluirá para gratuita) for ganhando espaço

    a PF tem toda a liberdade para prender ladrões de colarinho branco – desde o governo Lula, pela primeira vez na história do Brasil
    a PF pode, a qualquer momento, entrar nos escândalos da Alstom, da despoluição do Tietê, no rouboanel, onde há dinheiro federal envolvido e en otras cositas más das administrações demotukanas

    o stf está derretendo também, saiu do palco depois de derrubar a ficha suja; desmoralizou-se e agora está na encolha

    a Petrobrás está exagerando, descobrindo petróleo todo dia
    toda a UNASUL está preparando-se contra um novo saqueio dos usa e seus lacaios
    o Brasil está acelerando a produção de energia limpa

    Lula e Dilma são como os grandes pescadores que trabalham juntos e harmonia: se o peixe é grande, tem que dar linha até ele engolir todo o anzol e ir puxando devagarinho, quando ele cansar
    isso demora tempo e exige muita paciência e experiência

    não sei se sou otimista demais, porém acho que o pig não é páreo para Dilma e Lula

    • Caro Kalango, eu confio no presidente Lula. Na Dilma confio AINDA. Acho que o Lula plantou um pé de “Cá Te Espera” e tá chamando a Dilma para regar. O troco vem depois. Por enquanto já anularam a oposição…vamos esperar para ver o que acontece. Por enquanto a Dilma deveria tomar um chá de simancol e observar que o jogo do pig é pesado…taí o Paulo Bernardo tendo que dar explicações à revista Época/Globo.

  • Certíssimo, Edu, como sempre.
    A mídia enche o noticiário com denúncias de corrupção em vários ministérios e ainda há os paus mandados “comuns” que querem e inflam as redes sociais por uma CPI da Corrupção (só no governo federal).
    Com Lula não deu certo o movimento “cansei”. E desta vez?
    Como o governo não abre a boca para defender o que montou nem mexe nas colunas putrefadas de alguns setores da manutenção da democracia (comunicação, por exemplo), fica difícil até para nós, os mortais que conhecem as artimanhas e arapucas da direita, defendê-la. Até o próprio partido da presidenta porta-se como fez com Lula: calado e aguardando no que vai dar, pois estão todos bem empregados e ocupam cargos importantes.
    A onda começa a ganhar substância e pode gerar um maremoto de ondas e ventos devastáveis para a democracia no Brasil.
    É preciso que o governo reaja. Sem isso fica difícil que alguém o acompanhe.
    Um abraço, meu amigo.
    Beijo na linda menina Victoria

    • Marcos.
      Já que você tocou no “Cansei”, que tentou desestabilizar o Governo Lula, Dilma cogita levar para o ministério a dona do Magazine Luiza. Pelo que vi em um dos blogs “sujos” D.Luiza participou diretamente do Cansei, orientando seus funcionários a se vestirem de preto em apoio ao movimento.
      Se isso é verdade, é mais um endosso de Dilma às críticas ao Governo Lula.
      Aí, ficamos totalmente perdidos: em um momento nomeia Amorim, em outro D.Luiza (se é que vai nomear).
      Concordo totalmente com as dúvidas e críticas do Edu quanto ao Governo Dilma. E torço para que, pela primeira vez, estejamos errados.

  • Nada a acrescentar ou retirar. É isso. Só pode criticar e falar DURAMENTE, quem AJUDOU, a duras penas(quantos milhares fizeram isso, os que aqui comparecem por exemplo, só por PATRIOTISMO) e continua AJUDANDO por, insisto, PURO PATRIOTISMO. É isso. Forte abraço.

  • Desculpa Eduardo.

    Esta frase eu reescreveria

    “E tem explicação. Há que explicar como é a administração pública. Há que explicar que não é lixo nenhum herdado do Lula. Tem que explicar, sim, porque é grave. Esse governo foi montado por Dilma Rousseff e ela pode explicar. Pelo menos é o que ainda penso.”

    1) Como é a administração pública?? Baseada em corrupção??
    2) Esta governo não foi montado pela Dilma,e sim pelo Lula ou por ambos, nos últimos 8 anos e meio de poder dos dois?
    3) Pq não é lixo do Lula?? É lixo do Lula e da Dilma?? Ja que ambos exercem o poder há mais de 8 anos.
    4) Quem nomeou esta horda de corruptos?? Não foi o Lula e a Dilma ou vice versa??
    5) O Brasil não tem serviço de inteligência que possa advertir a Dilma/Lula deste tipo de pessoas.
    6) Pq Lula mantem as rédeas do governo? Inclusive com o Procurador geral da Republica indo no instituto Lula,para dar satisfação do andamento dos processos na esfera Federal??
    7) Quais as acusações que não se sustentaram??
    8) Pq todo ministro acusado no domingo pela Veja ou outro PIG, pede demissão na segunda e sai correndo??
    9) O que a Dilma pode explicar? que quase todo membro do governo dela esteja enfiado em alguma falcatrua??
    10) As acusações são tão graves, que agora ministro cai as pencas, ou até em grupos familiares, como a família Bernardes, aonde ambos são pilhados usando benesses de empreiteiras.
    11) Tudo é válido para se manter no poder??

    O único que não cai é o Sarney. Este sabe demais. é bom não mexer mesmo.

    • Campineiro
      Porque você não fala nos governos do PSDB? São Paulo está nas mãos deles há muitos anos e a corrupção só não aparece porque a mídia venal, gol´pista e marginal não divulga porque se sustenta através deles.

        • Muito seletivoo seu senso de honestidade. É exatamente isto que voces, também, não querem ver. Ladrões há, aqui, acolá, hoje, ontem, nós, voces. Sentar-se sobre o próprio rabo e falar do rabo alheio… definitivamente não lhe cai bem.

        • Que dados você tem do Governo Federal? O que sai na imprensa? Ah, tenha santa paciência, você jamais pôs os olhos em nada oficial a não ser os dados que a “dona imprensa” lança no ar. Em relação aos governos do psdb/dem, diga-me o que sua imprensa “esclarece”? Nadica de nada. Vai te catar!

          • Em outras palavras,esse ex campineiro usa de extrema má fé que mostra muito bem o carater de que é possuidor.Sem mais.

        • A capa da revista “Isto É’ (nº 353, de Jun/2004) onde ela destacou o elogio: “Quando Serra era ministro [da Saúde], foi o melhor período para nós”; feito pelos Vendoim, da “máfia das ambulâncias”:

          pode começar a pesquisar o teu mantenedor.

  • “O fato é que Dilma poderia fazer a tal faxina, mas teria que ir deixando muito claro em que contexto isso está sendo feito – por que aquelas pessoas foram nomeadas e ela aceitou, e que critérios há para deixar aliados indicarem pessoas para lidar com dinheiro público, por exemplo.”

    Aqui neste parágrafo, FINALMENTE, o blogueiro deixou mais claro o que pensa que a presidente deveria fazer. Por que até agora, o que estava transparecendo era que o senhor julgava um absurdo que a presidente expugnasse da administração patriotas como Wagner Rossi.

    Ainda que eu concordasse com a sua avaliação sobre a imprensa, oposição, etc, eu seguiria perguntando: que opção teria Dilma a não ser demitir essa gente? O problema é que as suspeitas que surgem são muito fortes, não é fogo de palha. Como eu disse, me parece que o problema não está na imprensa, mas em certas quadrilhas que se formaram após anos de governo. Infelizmente, em qualquer longo governo essas quadrilhas surgem, não acho aqui que caiba maiores culpas a Lula. Mas seria um absurdo de Dilma, ao descobrir, não combatesse.

  • sr. eduardo,
    NÃO estou com raiva.
    apesar de não concordar em alguns pontos, acho que a sua opinião é importante.
    urge fazer banda larga barata para todos os brasileiros, para que todos a conheçam e sirva de contraponto ao “pig”.
    visto que os jornais perderam importância,
    acho que o perigo reside na rede globo de televisão.
    que, cada vez menos, “faz a cabeça” do povão.
    mas ainda é a “imagem do cão”.
    e já demonstrou que não tem escrupulo.
    o dificil de compreender é porque a advocacia da república, os integrantes da base governista, a dona cureal, o seu chefe gurgel entre outros, deixam passar em branco baixarias e crimes como o da bolinha de papel.
    parece que todos tem medo do grande irmão plim plim.
    não apreenderam a lição do brizola!

  • Edu, que nossa presidenta tenha aulas de auto-estima e auto-respeito ao posto que ocupa, com a presidenta da Argentina, e peite de vêz (com os dois que tem) essa imprensa golpista, antesque seja tarde demais…

  • O Importante é o presente e o que vai ficar no futuro. Que a presidenta fez a faxina porque surgiram irregularidades e não colocou a sujeira para debaixo do tapete. Quando mostrar números de CPIs engavetadas e o número de aditivos nas obras de São Paulo ou outros estados, o povo vai compreender e aprovar as atitudes da Dilma. Agora o povo só é informado do que acontece lá no planalto, também sinto falta de explicações, mas acho que na hora certa elas virão. Dilma está agindo como na campanha, às vezes a gente queria que ela fosse mais dura com a imprensa e com a oposição, porém ela deixava quieto e talvez por isso tenha ido para o segundo turno… Sabemos que a oposição é composta por políticos que querem o poder a qualquer preço e tem ao seu lado o maior aliado de todos: a imprensa. Lidar com esses tubarões não é fácil… O passado já foi e as denúncias vieram agora no governo dela. A única pessoa que poderia sair manchada desta história caso a faxina não fosse feita seria a própria e não o presidente anterior.

    • Dilma deveria ter vencido no 1o turno. Só venceu a eleição porque no debate da Band, no 2o turno, foi pra cima do vampiro. Seu comentário, porém, foi útil. É a tal (falta) de memória popular… É um bom tema para um post: como Dilma quase perde a eleição por não lutar.

  • Eu chamaria isto dePIG Parlamentar.

    Alias quem tem maioria folgada e ampla, com governabilidade total do Brasil??

    Hoje, no Senado, quatro ministros do governo petista vão dar explicações, desde má gestão até corrupção. A TV Senado passa a ser um programa imperdível às terças, melhor do que Vale a Pena Ver de Novo.

    A sequência de audiências públicas com autoridades do governo Dilma Rousseff começa às 8h30, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que ouve o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, sobre suspeitas de negociação ilegal de terras destinadas à reforma agrária no Mato Grosso e na Bahia. O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa Lacerda, também participa da reunião.

    Às 9h30, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) recebe o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que faz uma avaliação da crise econômica e o conjunto de medidas adotadas pelo governo para uma nova política industrial e de comércio exterior. Já à tarde, às 14h, a CAE e a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) ouvem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a repartição dos royalties do petróleo entre os entes da federação.

    O ministro do Turismo, Pedro Novais, deve ser ouvido às 15h pelos senadores que integram a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A expectativa é de que o ministro fale a respeito dos resultados da Operação Voucher, da Polícia Federal, que resultou na prisão de 36 pessoas suspeitas de envolvimento em desvio de dinheiro de convênios do ministério. Entre os presos no dia 9 de agosto estava o então secretário-executivo do órgão, Frederico da Silva Costa. (Com informações da Agência Senado)
    Extraído do Coturno Noturno.

    Tem algum erro nesta informação??

    • Como é bom ver que a nossa democracia chegou neste estágio, funcionários públicos são chamados para darem explicações públicas sobre o que fizeram ou deixaram de fazer em beneficio da população que representam e que pagam seus salários. Que sejam ouvidos, inocentados ou se tiverem feito alguma coisa de errado responsabilizados. Pra mim essa é a notícia boa, a ruim é que isso ainda não é feito,não sei porque, no resto do país, como em SP só pra dar um ex.

  • Vale a pena prestar atenção no que está acontecendo com a Líbia,as notícias fazem parte das armas de guerra da OTAN.O que mudou de ontem para hoje?Nada ,apenas as mentiras foram desveladas mais rápido do que o esperado.Mais um exemplo do seu alerta .Não subestime a estratégia da imprensa golpista.

    • Andrea Serpa
      Apesar da nossa mídia não revelar os reais motivos da invasão pela Otan na Líbia, já sabemos que o que motivou esta invasão é o petróleo e as 143 toneladas de ouro que eles têm armazenados. Pra quem está na banca rota é um forte motivo.

      • Pensei que foi o povo, clamando por democracia, que derrubou mais este sanguinário Ditador.

        O povo então não tem nada a ver com a coisa.

        Eu não sabia que foi a OTAN.

        Nos outros países naquela área, que recentemente derrubaram seus ditadores, tb foi a OTAN?

          • Acho que só na Líbia que estava tendo massacre de seu povo.

            E realmente a OTAN só interviu na Líbia, acho que era mais para tentar parar o genocídio.

            Vc tem razão.

            Mas a vontade do povo era a mesma dos outros países, porém a resposta do governo Líbio foi dura.

            Por isto teve a intervenção da OTAN.

            Pelo menos é isto que o PIG nos ensina

          • Quer me arrumar um emprego marcamos para a entrevista.
            a primeira discussão sera o salário.
            Lembrando emprego e não serviço.
            E não quero café requentado.

          • Campineiro, concordo que a ONU deveria intervir na Líbia, mas e no Egito? No Sudão? Na Somália? Enfim, nos países com ditadores amigos, como fica? O genocídio nessas nações são diários e não vejo nada, nenhuma ação contundente, para resolvê-los. É como acontece a séculos: para meu amigo tudo, aos inimigos os rigores da lei!

          • Realmente Eduardo

            Preciso me informar mais sobre a Libia.

            Ontem vi um comentarista na televisão esclarecendo que na Líbia não existe Constituição nem Parlamento.

            Vc sabe qual o sistema político que era vigente na era Kaddafi??

      • É isso mesmo Izabel .A ONU ,deu permissão para OTAN proteger os civis,mas aí resolveram bombardiar tudo pra ver se acelera logo a queda do governo,e iniciar o saque das riquezas.Depois abandonam o povo em guerra civil,afinal os rebeldes estão desorganizados .Quem assumirá o governo?Eles não estão nem aí para o povo.

  • Edú,sempre considerei suas opiniões, você e eu comungamos de um espirito crítico,mas respeitoso e democrático,governante algum por melhor que seja não pode ser imunizado contra críticas,ela boa no sentido de corrigir rumos.Mas me veio uma dúvida nestes últimos dias,apos leituras de seus posts que a principio concordei.Mas me lembrei,coisa que você mesmo já disse,o Lula é na atualidade uma das maiores raposas politica do planeta,na s Américas então é numero um.Fico cá pensando com meus botões,que ele conviveu anos com a presidente,ele a escolheu,pois tem uma ascendência muito forte dentro do partido,até em outros,não é possível que ele não tenha visto que “SE” seria um lobo em pele de cordeiro.Se estivesse havendo desvios,defecções,nos bastidores estaria havendo um embate,e nisto o Lula é peso pesadíssimo,e ainda tem a vantagem de de ser imbatível na indicação par ser candidato novamente.Então estou com algumas dúvidas,nunca vi uma situação assim,realmente tá muito difícil analisar a situação atual,eu vou aguardar mais um tempo,e ver o que Lula anda fazendo e falando,os atos da presidente,apesar da força que ainda tem a velha mídia,mas estes 2 é que comandam realmente o destino do país.Como voçe diz,todos nos seres humanos podemos errar,espero como voçe estar errado em minhas desconfianças,então meu bom senso agora me pede para esperar.

  • Concordo. O diabo é que também me sinto aborrecido com a situação. Não consigo atinar se essa senhora é de argúcia tal que nos desnorteia ou apenas uma boçal deslumbrada. E assim vamos vivendo apreensivos, vendo dia a dia a subserviência de quem lutou contra a ditadura (começo a ter dúvidas) e a destruição da pessoa que mudou estruturalmente o País. Não é fácil, a tigrada está ativa e sem dar tréguas a já mais de oito anos. O arrependimento vem por ter discutido tanto e me empenhado a ponto de terminar amizades de mais de quarenta anos para isso.

  • Prezado Eduardo: De que lado está a grande imprensa? para mim ela está subordinada a interesses estrangeiros , sempre conspirando contra o Brasil. Foi assim no governo de Getúlio Vargas. O jornal Correio da Manhã (na época o ministro da guerra General Gois Monteiro e o General Eurico Dutra disseram que o Correio da Manhã deveria ser fechado e que o Diário da Manhã deveri ser suspenso temporariamente) desejando a todo custo empurrar o Brasil para a Guerra, pois segunda alguns historiadores, este jornal recebia dinheiro da embaixada americana – o embaixador do tio Sam era o senhor Jefferso Caffery. E olha que Getúlio Vargas queria manter-se neutro, para que o Brasil não fosse à guerra.Em função dessa neutralidade o governo americano tinha um plano para invadir e ocupar 10(dez) estados brasileiros, sendo que Belem, Natal, Recife e Salvador deveriam ser invadidos de forma rápida, violenta e simultânea, devido à sua posição estratégica .Em 1964 sabemos que O Golpe Começou em Washington. aA operação Brother SAM era o código contra o Brasil A imprensa recebeu dinheiro e muito da CIA .Depois deste golpe Rockeffel e sua gang de brasileiros fez a festa, inclusive matando indios, roubando suas terras e derrubando a floresta. Com a descoberta e exploração do pré-sal, o senhor Bush reativou a IV frota naval.A grande imprensa dizendo mentiras sobre a compra de caças para a FAB. Como as indústria precisam de energia e o petróleo é a principal fonte, o que vemos: a Europa e os EEUU sem energia. Então vamos invadir e tomar de quem tem,Iraque, Líbia, Venezuela(olhe o golpe contra H.Chaves),Brasil e outros.Agora foi a Líbia, depois invadimos a Siria para abrir caminho para o assalto final ao Irã.Os EEUU têm bases em treze paises vizinhos ao Irã e mais tres porta-aviões para o assalto final a esse pais.Com isto sufoca a indústria chinesa e o ocidente continua a sua luta pela “democracia”

  • Só sei que Dilma esta esquecendo de um grande detalhe, falar com o povo. Não que eu espere dela o mesmo carisma do Lula… uma tentativa já seria alguma luz no fim do túnel, pelos comentários por ai a fora, esta funcionando o golpe “Dilma esta faxinando a sujeira deixada por Lula”. Foi essa mulher “corajosa” que elegemos?

  • Infelizmente, não teremos sempre na presidencia sempre o carisma de um Lula para enfrentar a corja na tentativa diuturna de golpear os governos eleitos pelo povo, mas que a elite não aprova. E se Lula tivesse tentado um terceiro mandato a corja diria que era tentativa de golpe. Chamaria Lula de ditador e convocaria os marines e a OTAN para apea-lo do poder usurpado. O que vão fazer com Chaves se não o matarem antes. Lula que se cuide pois eles são capazes de tentar elimina-lo fisicamente se virem a possibilidade de ele voltar.Ou se faz a lei dos médios ou vamos viver na iminencia do golpe. No minimo eles estão conseguindo paralizar o governo. A ditadura midiatica no Brasil não acabou. Os paus mandados da elite se recolheram aos quarteis mas os idealizadores continuam na ativa conspirando contra a democracia. A historia do Brasil é repleta de exemplos de golpe da midia. A luta é do povo brasileiro, que deve ir as ruas exigir a Lei do medios. Não adianta tentar repassar uma luta que é do povo para Dilma, que não tem forças e nem carisma para tal empreitada de hercules.

  • Caro Eduardo. Quanto à sua linha de raciocínio, ela é muito coerente e não me parece falhar em nenhuma altura de seu desenvolvimento. A falha, para mim, está no ponto de partida. Se pressupusermos mesmo que a imprensa golpista pode tudo, aí sim, seu raciocínio está corretíssimo, e sua preocupação se justifica. Entretanto, é precisamente esta premissa de que a imprensa “é toda poderosa” que me soa exagerada, e esse exagero, inevitavelmente, contamina todo o desenrolar do seu raciocínio. Chego a me assustar com o fato de que você aparenta estar tão temente a ponto de supor que, em alguma medida, o atual momento de nossa história política proponha algum paralelo com o ambiente que o Brasil vivia às vésperas do Golpe de 64. Pelo o amor de Deus! Não. Não teremos as manchetes dos periódicos de amanhã, ou da próxima semana, ou do ano que vem, dando conta de que “Dilma Rousseff foi defenestrada do Planalto”. Sabemos perfeitamente que hoje no Brasil, em virtude da desorientação do PSDB, o único partido de oposição ao governo Dilma é a Imprensa Golpista. Sabemos também que ela tem algum poder, mas não o suficiente para justificar todo esse alarmismo que você anda aspergindo neste blog. Considero que toda essa discussão seja válida para que não nos esqueçamos de que o governo deve saber se comportar diante das tentativas rasteiras de golpe permanente que seu principal partido opositor, a Imprensa Golpista, infligirá sem trégua durante esses quatro anos. Mas é importante também não exagerarmos na dose, não vamos perder a medida das coisas. E, para mim, a medida das coisas não é dada nem pelo olhar arrogante de quem desdenha o potencial ofensivo do inimigo, tampouco pelo olhar sobressaltado de quem enaltece o poder do opositor. Não me parece que o governo esteja apresentando comportamento arrogante e descuidado em relação ao PIG. Já quanto a você, lamento dizer que você vem exaltando muito essa pretensa capacidade da Imprensa Golpista de desarticular o governo Dilma. Acredite mais nesse governo que você apóia, e não superestime a imprensa golpista!

  • Se a corrupção existe, ela deve ser expurgada, é simples assim. Salvo o Jobim, os ministros que caíram tinham o rabo preso, isto é fato. Não dá pra segurar, o desgaste seria muito maior. Na minha opinião, os próximos a cair serão o tiozinho do turismo, o Paulo Bernardo e a Gleisy, os dois últimos por ligações impróprias com a empreteira que construiu o anel rodoviário do Paraná (nitroglicerina pura). Eu apóio a faxina!

  • Como funciona a administração pública?

    Assim???

    “O cumprimento da lei inviabilizaria o funcionamento dos serviços públicos do Senado Federal”.

    Olindo Menezes, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, depois de suspender uma liminar que proibia o pagamento de salários no Senado acima do teto de R$ 26.700 estabelecido para o funcionalismo público, explicando que, se as leis forem cumpridas, o Brasil não funciona.

  • Edu ainda me lembro da crise de 2008, todos os blogs diziam que o mundo ia acabar e vc ficou sozinho dizendo que o Brasil resistiria. Vc sabe o que afala e estou com vc

  • Comentei lá no Vi o Mundo:

    “E o PIG está com uma estratégia interessante:

    1) Afaga o ego da presidenta com elogios à sua práxis asséptica.
    2) Ataca Lula por tabela.
    3) Destrói a base aliada levantando históricos mecanismos de corrupção (que eles já conhecem pois foi largamente praticado nos 8 anos FHC) e atribuindo-os ao governo Lula.
    4) Aos poucos vai deixando Dilma com parca base parlamentar.
    5) Isolando Dilma poderá, a seu tempo, dar o golpe fatal.
    6) Destruindo a base de Dilma, empurra-os, por consequencia (vide PR) para a oposição.
    7) Fortalece a oposição.
    8) Passa para a opinião pública que os agentes públicos escolhidos pela presidenta, da base aliada e do PT, não servem para servir ao Brasil, enquanto os dos tempos de FHC…
    9) Tem pauta para muito tempo e porcalistas dispostos a assinarem qualquer coisa que a editoria determine assinem.”

  • Edu,

    Precisamos de cada vez mais sites de notícias independentes, que disputem espaço com o PIG.

    Aqui está a minha contribuição:

    http://www.cloudnews.com.br/

    O cloudnews é um agregador de notícias com ênfase em fontes progressistas.

    O maior diferencial do site é que o leitor, e não o editor, decide quais notícias receberão destaque, através do voto.

  • Valdir, meu chará, que bom que vc tem tanto conhecimento a respeito doTio San, e seus tentáculos na nossa ditadura, caramba vc me deu uma aula de história gratuita, aqui na minha cidade há um Libanês que é comerciante e escuta as rádios Árabe, e faz a tradução para seus amigos, vc tem razão quando diz que o cerco está se fechando contra o Irã, é apenas questão de tempo para que os EUA e ISRAEL ataquem o IRÃ, com a desculpa de que precisavam destruir as suas usinas nucleares em prol do bem estar da humanidade, más quem foram os canalhas e covardes que usaram armas nucleares na história da humanidade??e hoje ainda possuem um arsenal invejável em seu domínio, a ONU não deveria tomar providências e destruir este arsenal, ante que estes loucos voltem a usá-las???

  • Eduardo,

    Não dá para entender a leniência da Dilma com o PIG. É a mesma que o Lula tinha, e que só veio corrigir, timidamente, ao final do seu mandato. Nossos governantes, em todas as esferas, são covardes. Acabam se deixando, sim, pautar pelo PIG. Por mais que a Dilma diga que não. Este energúmeno deste ministro das comunicações, Paulo Bernardo (que quer ser mais real do que o rei), agora se sentiu magoadinho com a Globo. A mesma que ele defendeu no congresso de vocês, né?!

    E no congresso que vocês fizeram? Vocês deveriam ter batido mais forte neles. Vocês chegaram a um ponto impensável de “poder”. Usem-no com veemência, e tentem fazer com que nossos governantes abandonem, de uma vez por todas, este comportamento subserviente e pusilânime. Queria que a Dilma tivesse metade da disposição contestatória da Cristina. Mas, infelizmente, vai se delineando, em Dilma, a mesma lenidade indesejada que pautou Lula ao longo dos seus 8 anos.

    Por fim, pode ser que você esteja exagerando em seu artigo, mas seu raciocínio é muito correto.

  • “Pode não acreditar em mim, afinal sou apenas um comerciante que inventou de ser blogueiro. Não sou um politólogo, confesso. Mas já andei acertando, uma ou outra vez.”. Falsa modéstia, hein?

    Dias atrás, em uma resposta dirigida a mim, foi diferente. Disse conhecer “poucas pessoas tão bem informadas quanto eu [você] sobre política e, de alguns anos para cá, comunicação.Estudei e me informei sobre tudo que pude. Participei ativamente da Conferência Nacional de Comunicação. Conheço experiências de muitos outros países. Como de outras vezes, portanto, todos os que divergem terão que me dar razão mais adiante. Você fala como se eu fosse um ingênuo romântico. Esse é o seu erro. Sou cobra criada, meu caro.”.

    São formas bem diferentes de se posicionar, e digo isso apenas para constar.

    Quanto ao que vc diz sobre não subestimar a mídia, está coberto de razão. Tenho amigos que já compraram a tese de que a Dilma tá fazendo a faxina da sujeira do Lula. E é gente até que bem informada, jornalistas, por exemplo. Com viés de direita, mas jornalistas, que só lêem a velha mídia.

    Passou da hora de a Dilma fazer alguma coisa a respeito.

    • Dilma faz faxina porque Lula deixou a casa suja
      de Blog Fábio Campana

      Ora, pois, quem diria. Apesar de escândalo atrás de escândalo, os eleitores brasileiros estão surpreendidos positivamente com o governo Dilma Rousseff. Um instituto de pesquisas de Brasília, chamado O&P Brasil entrevistou mil eleitores no Distrito Federal entre os últimos dias 13 e 17. Em maio passado, 15% dos entrevistados achavam que Dilma estava se saindo melhor do que esperavam. O índice agora subiu para 23,4%.

      A pergunta do instituto foi a seguinte: “Os casos de corrupção no governo federal, recentemente divulgados pela imprensa, são frutos do que Lula deixou de herança para Dilma ou são frutos somente do próprio governo de Dilma?”. Para 51% dos entrevistados, os casos são frutos da herança deixada por Lula. Para 24,7% são frutos do governo Dilma. Ora, o povo não é bobo não. Se há faxina para fazer é porque a casa estava suja.

      http://www.fabiocampana.com.br/2011/08/dilma-faz-faxina-porque-lula-deixou-a-casa-suja

  • Não podemos subestimá-la mesmo.
    Desde o primeiro dia do governo Lula o PIG vem tentando derrubar a democracia.
    Estão desesperados vendo o poder mudar de lado e sem chance de voltar às suas mãos.
    Não abriram os olhos para a nova era da comunicação e tentam de qualquer mod um golpe de estado, quem sabe, para evitar a derrocada final. Talvez numa ditadura a Internet e os blogs sejam proibidos e assim a velha UDN possa continuar mentindo.
    Acho importante buscarmos empre a conciliação, mas quando as duas partes estão dispostas a abrir mão de seus rancores e trabalhar pelo bem comum do País, mesmo sendo inimigos.
    Mas a nossa velha mídia udenista e PIG não quer conciliação. Ela quer poder mandar e mentir, colocar na presidência seus lacaios e ser o 4º e único poder.
    O PIG está em fase de liquefação, mas não podemos vacilar com eles.
    A Dilma tem que entender que o PIG é seu grande e desleal inimigo. Eles querem a morte de qualquer um ligado ao PT e aos movimentos sociais e não vão vacilar em usar de todos os métodos ilegais e ilegítimos para manter o que lhe resta de poder.
    Quem sabe até usar as mesmas forças “libertadoras” que agora caçam Kadafi para entregar nosso País ao Império do Mal , não a URSS , mas os EUA.

  • Raiva? Não mesmo. As vezes alguma irritação passageira, pois ninguém gosta de ser contrariado em seu castelinho seguro das verdades absolutas. Sou uma pessoa bastante autoritária e a desculpa esfarrapada que uso é de ter nascido uma semana antes dos milicos covardes tomarem o poder no Brasil. É esfarrapada (a desculpa) porque o fato de ter consciência disso (de fazer parte de uma geração destruída por eles que jamais aprendeu a pensar) já desautoriza esse tipo de postura…. A minha sorte e “salvação”, talvez, seja a de ter frequentado um cursinho de jornalismo no século passado. Ajudou muito, apesar de nunca ter exercido a profissão… E o que mais ajuda é estar sempre em boa companhia: aqui, Azenha, Carta Maior, PHA (sim, até ele rs) Rodrigo Vianna; enfim, a maioria dos blogs que você indica aí do ladinho dessa página. E até o Miguel do Rosário que anda fazendo uma “grevinha” ou promessa de não falar a respeito de política por uns tempos. Não entendi direito.

    O mais recente exemplo de estar quase curada do autoritarismo (não se iludam) foi o primeiro caso de denuncismo do governo Dilma, onde nossa Blogosfera ficou dividida. Não me importava, lia todos com muita atenção e torcia para que o Palocci ficasse, porque estava claro, ele seria o primeiro de uma lista, conforme você destacou desde o princípio. Edu, tem uma tese desse encontro com a imprensa e parece bem sustentável: a imprensa aqui no Brasil é livre (o recado que Dilma teria passado), apesar deles quererem libertinagem; e jamais vai poder acusar este governo de tentar censurá-los. Ah, tudo bem, não precisa comparecer à festa, mas conforme já comentei aqui, a vergonha é toda deles.

    Não acredito que esta tese da faxina vá se virar contra Lula. O povo, em geral, está pouco se lixando para escândalos de corrupção. A imprensa, com a onda de denuncismo de um lado e blindagem de outro, pode sim, levar eleições para o segundo turno, imaginem o Lula ir para um segundo turno com o Alckimin e o blefe Serra conseguir 40 milhões de votos. Até hoje escuto pessoas comentando: ah, o Lula foi bom, mas aquele pessoal ladrão do partido dele, aquele filho… principalmente aqui em São Paulo, onde estou agora, há 4 meses, conseguiram demonizar o partido de uma forma, que só vendo e conversando para acreditar.

    Por outro lado, a tal faxina, quantos mesmo desses que caíram, foram demitidos?

    Sua preocupação procede, mas enquanto o povo tiver um dinheirinho sobrando e a percepção for “graças ao governo que minha vida melhorou”, não tem editorial que cause tanta indignação e muito menos golpe, já conseguimos superar 3, que traga esses incompetentes de volta ao poder central!

  • A Dilma tem um grande dilema, tolerar os corruptos no poder para não fazer o jogo da imprensa e da oposição e manter a base sob controle, ou continuar a faxina.
    A tolerância aos corruptos pode tornar o governo muito caro, criando ainda mais dificuldades nestes tempos de crise. Por outro lado a continuidade da faxina poderá fazê-la perder apoio no congresso, fazendo com que ela não consiga passar os projetos tão necessárias para manter o país nos trilhos.
    Diante deste dilema, principios éticos ficam no segundo plano.

  • Contesto mundial Brasil não é uma ilha cercado pelos mesmo de 64.
    hoje quem deu a força para o golpe de 64 não tem mais os mesmos argumentos.ou seja o comunismo.
    Direita não tem um lider aglutina dor,o exercito não tem a mesma unidade para um golpe,pois sabemos que mesmo em 64 o golpe não foi unanimidade entre eles.
    Quem financiou 64 não esta disposto ao mesmo hoje.
    Os países da américa do Sul tem mais independência,para não apoiar qualquer golpe.
    Direita não tem nome ou liderança em todos os estados para bancar um golpe.
    Brasil tem comércio com todos os países do mundo,assim a fatia é muito grande para que venham a parar um pais como o Brasil em tempos de crise.
    Movimentos sociais,Centrais e estudantes estão mais articulados para não aceitar um golpe.
    Maior credor dos EUA é a China e Brasil é um dos maiores parceiros da China.
    Política se articula longe dos faróis e Lula esta fazendo isto e pode não parecer mais o fato de Lula poder fazer isto longe da mídia so aumenta seu poder,afinal oque esta em disputa e mídia sabe disto é o apoio de PMDB,nas eleições municipais.
    Veja o DEM morreu,o partido do Kassab ainda não existe e não tem a força que eles esperavam.o PPS do Freire e um partido nanico.
    PSB quer ser protagonista e sabemos oque Ciro acha do PSDB,partido do Brisola,PCdoB do Aldo,PV quer vir para base,PR sabe que se não voltar estara morto afinal é partido de igreja e quem vota neles é quem mais ganhou com Lula.
    Enfim que sobrou para imprensa e PSDB.partidos encostados so encosta em quem esta por cima.
    Edu a jogada é so para ver se a mídia ou o PIG arruma aliados para o PSDB que sem projeto discurso ou sobra de grana afinal poucos querem bancar a volta dos neoliberais em tempos de crise.
    Edu vc nunca esta errado afinal tem opinião e goste ou não democracia é para isto.
    Mas nesta hora o bom é o cara cara,uma boa reunião pode ser regada a cerveja tudo bem,mas com muitas opiniões,ver cada partido no jogo,contesto mundial posição de todos os movimentos,analisar cada estado.
    Edu o Lula leva um milhão para praça da sé quando quiser e para isto bastaria o PT de todo o estado.e com este sinal muitos iriam pensar.
    Edu em um golpe iríamos todos visitar cordialmente a Globo A abril estado e folha e abraçar todos bem apertado se é que me entende.

  • Eduardo , este post foi esclarecedor.

    Que você não mudou de lado, nem precisa dizer. Eu por exemplo nem estaria por aqui. Como nunca vou em Veja, por exemplo. Não sei o que se escreve por lá. Ainda leio a Folha , o Globo. Decisão minha, cada um lê o que quer, claro.

    O que ocorria nos posts anteriores é a impressão que você passava de alarmismo, tbm como se fosse um lava mãos.
    Na minha opiniao o governo só começou e precisa de todos na defesa dele, simplesmente por fomos nos que o elegemos, não é verdade?Defesa as vezes podem ser via críticas construtivas sim. Por que não?

    Porém, para todos nós que apoiamos Dilma imagino que esteja claro a importancia de Lula, tenho certeza que para ela muito mais.
    Mas há um jogo da grande mídia em andamento que desde o principio foi percebido pelos apoiadores de Lula e Dilma, que é o jogo do divisionismo , para manter Lula fora de 2014 , isso está claro desde o inicio. Se melhorar para eles e conseguirem mais tudo bem , mas o objetivo é não enfrentar Lula em em 2014.
    Portanto não podemos cair no erro de nos dividirmos agora. Que o governo tem erros , tem , mas nada que não possa ser corrigido.
    Ademais, não podemos dar o luxo de perder guerreiros com você.

    Abraços

    Valquer

  • Nunca subestimo nada, nem ninguém. A véspera dos acontecimentos é só um dia, mais um dia. Também tento – sem conseguir – não superestimar; é mais difícil.

    Não subestimar a imprensa marrom-glacê (p. favor, se alguém gostar, use, mas os royaltes morais são meus … rs), não aconselho também.

    Todavia, e aqui não se trata de subestimação, golpes têm de ser financiados. E com bastante dinheiro e favores. Externos, quase que necessariamente. Quem costuma fazer isso, o país (empresas, leia-se), não está exatamente em situação confortável para tanto.

    Contudo, em concordância com o Eduardo, gato escaldado tem medo de água fria. E não é à toa.

  • Sr. Eduardo,

    Mais uma vez vou ousar discordar do pano de fundo que inspirou o post.

    O sr. em insistindo sempre no argumento de que os Ministros de Dilma vêm caindo como moscas por pressão do PIG.

    Ora, o PIG inventou o enriquecimento do Palocci após ´ter saído do Mnistério da Fazenda? O PIG inventou que seu patrimônio cresceu exponencialmente no ano da eleição passada? Me parece que não, pois tais fatos não foram contestados.

    O PIG inventou os desvios no Ministério dos Transportes e da Agricultura? Também me perece que não.

    E essas viagens de jatinho do Paulo Bernardo? Também ninguém inventou nada.

    O sr. está parecendo o marido traído que culpa o sofá da sala pela traição da esposa…

    Posso até concordar com o sr. quando afirma “ah, mas quando se trata de corrupção nos governos do PSDB a cobertura do PIG é menor, ou inexistente”. Mas isso não afasta os fatos que derrubaram os Ministros da Dilma.

    Antes ter alguém (no caso o tal PIG) que denuncie alguma coisa do que não ter nenhuma denúncia, certo?

    • Mais ou menos. Com todo o respeito, Sr. Botelho. Ao restringir (dirigir) o alvo das denúncias, ainda que todas tenham fundamento (baixa probabilidade, dado o histórico do denuncismo no Brasil), a “grande imprensa” se comporta como um dos poderes da república, já que eminentemente discricionária. Tal comportamento, evidentíssimo (exceções, raras, confirmam a regra), pode ter um efeito mais grave até do que não noticiar os desmandos e equívocos do governo atual (todos os governos do mundo equivocam-se, etc.): o de beneficiar, por (deliberada) omissão, agrupamentos políticos com performance tão ou mais problemática da que exibida pelo governo Dilma. Criar, sem uma assembléia constituinte que lhe desse suporte, um “quarto poder” (valho-me do absurdo apenas para efeito de raciocínio), é grave, gravíssimo. A moralidade tão evocada nos dias de hoje (moralismo) é bandeira quase histórica (verdade que o PT também a usou durante um certo tempo, que por rigor histórico, não coincide com o período em que ganhou a eleição presidencial) da direita. Um movimento em grande parte hipócrita. Enfim, a discussão vai bem longe. Mas é isso. Saudações.

  • Quem não abriu os olhos para a nova era da comunicação foi o governo, Lula já não fez com 80% de aprovação, Dilma é que não fará necas de pitibiriba mesmo. A democratização tem que partir de entidades civis e de todo o povo exigindo isso do congresso, pk. MAS cadê a comunicação do gov Dilma? Não usam tv nem radio nem internet nem bosta nenhuma. Comunicação PODRE do gov Dilma faz tanta raiva que estou torcendo para que levem uma cacetada gigante na cabeça pra deixarem de ser otários! O pt está merecendo uma boa surra pra aprender a lutar e não ficar posando de poder eterno que só eles acreditam que tem, vão se ferrar nas eleições de 2012 e eu vou rir da incompetencia p se comunicar que adotaram desde que são poder federal, vão se refestelando na roupinha nova de grife que vcs vão ver o que é bom p tosse já ja, e eu vou achar ÓTIMO!!!! Que se lasquem o pt e todo o setor de comunicação do governo merece BOMBA!!!Bando de incompetentes!

  • Prezado Eduardo: desculpe se volto a ocupar mais uma vez este blog, mas cometí outro erro, só que na mensagem das 13:56. Onde se lê carrinho, leia-se carinho. obrigado.

  • Dilma, logo no primeiro mês de governo, caiu no conto “Boa Noite Cinderela” aplicado pelo Otavinho Frias.

    O mais preocupante é que o próprio Governo Federal não se interessa em regulamentar a ação da mídia golpista. Não obstante estar assistindo o que acontece na Inglaterra.

    Fica difícil defender , ou lutar por, um governo que não demonstra vontade alguma em resolver definitivamente essa questão. Qual é o problema? O que mantém esse Governo Federal tão acuado, tão refém da velha mídia golpista e parcial?

    Observem o Paulo Bernardo, tão cheio de cuidados ao tratar desse assunto quando cobrado publicamente. Em que pese seu jeito cuidadoso para com a velha mídia golpista, não demorou a virar o próximo alvo. Portanto, esse Governo colhe o que planta.

    • Certíssimo Gerson, nao estou nem um pouco afim de lutar por quem está de boa, nem uma ruga de preocupacao em se comunicar com o povo e ainda fazendo bilu bilu no pig? Que se entendam e arranquem os olhos uns dos outros, eu que nao dou murro em ponta e faca assistirei de camarote…te vira PT te vira SECOM, te vira Dilma.

      • Chega uma hora que cansa. Né Pedrão?
        Quanta vezes vieram conversar conosco (no witter, nos blogs…)?
        O Lula é o Lula porque sempre deu ouvidos a nós. Não é por nada não mas todo fim de ano o Lula estava lá embaixo da ponte conversando com os catadores de papel… definitivamente, É O CARA. Igual não há.
        Fizemos nossa parte: votamos em quem acreditamos.

  • Edu, penso que voce poderia abordar a tal limpeza pelo princípio da sujeira, o que não começou agora nem há oito anos atrás. A propósito da imprensa golpista, voce leu o artigo do Coni, hoje, na folha, aludindo a volta dos caras pintadas às ruas?

  • • “De qualquer forma, se você for leitor desta página há algum tempo sabe que lutei muito pelo governo Lula e para ajudar a eleger este governo”. Sou testemunha disso, mas, as pessoas mudam. Vários blogs que acompanho empenharam-se na campanha de Dilma e depois se tornaram críticos do governo. É como se tivessem sido melindrados por alguém, ou alguma coisa, ou perdido o elã. Você, como os outros, têm todo direito de divergir de quem apoiaram, mas, nós também temos razão para ficarmos perplexos. A Dilma não iniciou nenhuma faxina. Quem está fazendo as denúncias, para variar, é o PIG. A Presidenta, porém, não pode varrer a sujeira para baixo do tapete. No Estado Democrático de Direito é assim: todas as denúncias têm de ser investigadas e os culpados punidos. Ou será que alguém queria que a Presidenta partisse em defesa dos acusados? Não adianta sofismar: seja aliado ou adversário, todos têm de agir dentro da lei. O governo não pode ser cúmplice de corruptos – esse tempo já passou. Hoje postei o comentário seguinte no Viomundo e não foi publicado: “O PIG deflagrou a temporada de caça aos corruptos no governo federal. Só no federal, porque aqui em Sampa, terra da Folha e do Estadão, a corrupção campeia e ninguém se preocupa. Lembram-se do Barros Munhoz, acusado de desvio de dinheiro público quando era prefeito de Itapira? Não se falou mais no caso e ele continua presidindo a Assembléia Legislativa paulista. Já se esqueceram do Eduardo Bittencourt Carvalho, aquele presidente do TCE que contratou cinco filhos para trabalharem no gabinete, entre outras mutretas? Não é mais presidente, mas, ainda é um dos membros do Tribunal Pleno. Já notaram que os “corruptos” do PT, como o Palocci, cujo único crime foi ter trabalhado como consultor são obrigados a renunciar por pressão do PIG? E notaram que os corruptos do PSDB continuam no cargo? A blogosfera progressista poderia fazer um contraponto, mostrando os dois lados da corrupção. Prefere, porém, repercutir as denúncias do PIG, levantando a bola para a moçada a ultra-esquerda chutar”.

    • Não vejo que o autor esteja falando para enviar a sujeira para debaixo do tapete. Ele diz claramente:”teria que ir deixando muito claro em que contexto isso está sendo feito ”

      O blogueiro quer que Dilma assuma, no mínimo:
      – que ela é a Presidente e que as escolhas de ministros e primeiro escalão nos ministérios são escolhas de governo;
      – que ela venha a público dizer porque entrega os ministérios com porteira fechada aos partidos aliados.

    • Então, é justamente isso que o EDU está afirmando.
      O PIG protege os CORRUPTOS do PSDB/DEM/PPS de São Paulo e ataca os políticos dos demais partidos.
      Agora, o blog que acusar um corrupto de São Paulo, tem que dispor de bastante dinheiro para pagar um bom advogado, Paulo Henrique Amorim que o diga.

    • Gostaria de lembra-lo da presunção de inocência… punir quem é acusado não faz o menor sentido, muito menos quando quem acusa é o PIG com toda a sua credibilidade!! Quando a justiça disser que alguém é culpado de algum ato ilícito aí sim cabem punições, antes disso jamais! Afinal ela confia na equipe dela ou não? Que liderança é essa? Quer manter a ordem pelo medo e deixar possíveis inocentes serem injustiçados? Como no filme do homem de ferro… “É melhor ser temido ou respeitado?” Acho que qualquer um que já liderou ou foi liderado sabe a resposta… O problema é que a presidenta não nomeou pessoas de confiança… Já começou errado deixando a política prevalecer sobre a boa administração. Usou cargos no governo como moeda de troca pelo apoio nas eleições. Agora com essas atitudes vai pouco a pouco perder o apoio. E nem sequer soube fazer bom proveito dele enquanto o teve. A Dilma me decepcionou já no dia da escolha dos ministros e desde então só vem caindo cada vez mais no meu conceito. Temos que mudar essa mania de condenarmos qualquer acusado antes mesmo do processo judicial ocorrer. Para que serve a justiça então??

  • Voce leu o Coni, na folha de hoje, aludindo a Associação Brasileira de Imprensa convocar o povo às ruas, como os caras pintadas na era Collor? Penso que voce poderia tratar a faxina pela lógica do inicio da sujeira, que não começou agora e nem nos últimos oito anos.

  • Consulta Pública nº 45 da Anatel: Modifica regulamento da prestação do Serviço de Comunicação Multimídia (é o serviço que permite prover acesso à internet em Banda Larga).

    Para contribuir basta acessar o endereço:

    http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C1514&Tipo=1&Opcao=andamento

    Entre os artigos do novo regulamento proposto está este:

    “Art. 65. A Prestadora deve manter os dados cadastrais e os registros de conexão de seus Assinantes pelo prazo mínimo de três anos.”

    Não era justamente este um dos pontos criticados do projeto da Lei Azeredo, que é chamado por alguns como sendo o “AI-5 Digital”?

    Se este artigo for incluído no regulamento, todos os provedores de Banda Larga serão obrigados a cumpri-lo.

  • Caro Eduardo
    Mas o PIG não é para ser substimado,nem seus aliados, que postam em vários blogues, entre os quais neste.
    Aqui eles são os rebeldes da Libia, que na realidade, não passam de traidores.
    Há os que são pagos e os que trabalham gratuitamente para o PIG e o que o PIG representa.
    Caro Eduardo, a sua pauta está sendo o mesmo do PIG, por isso o desânimo.
    Saudações

  • Sr. Eduardo, eu não esqueço…
    ________________________________________________________________________________

    Comprovado o retumbante fracasso da elite brasileira em governar com o mínimo de decência e competência, restou uma pergunta pueril: Quem poderia nos salvar?

    Onde achar o “homem” capaz de fazer o País andar para frente e não de lá, como sempre?
    Onde encontrar o “elemento” que juntasse vontade, conhecimento do País e de sua gente com uma abnegação incomuns?
    Onde estaria o “ser” que faria a nação expressar toda a sua potencialidade?
    Onde procurar este “super homem” que salvaria o País da, até então, mediocridade e desimportância?
    Em qual altar dobraríamos os joelhos em orações por essa “divina criatura”?

    E a resposta veio improvável, inacreditável, impossível mesmo que seja assemelhar-se às histórias e estórias bíblicas.
    Quem imaginaria que do fundo do fundo, bem fundo do lugar mais esquecido, humilhado, roubado e escravizado do Brasil viria a resposta…?
    De tão humilde, ele carrega o nome de tantos e tornou-se único.
    Sem heranças, mostrou que a riqueza de um País, são seus filhos, seus agregados e até seus aparentados.
    Quem afirmaria que em míseros, minimíssimos, O I T O anos ele abriria essa “clareira” na “floresta” de prepotentes, preguiçosos, incapazes e até traidores que, quase sempre, governaram o Brasil…
    Quem apostaria um centavo nisso?

    Ficou para trás o tempo que o País era motivo de deboche, riso e até pena.
    Aquela piadinha… “Do Deus e o povinho que Ele poria aqui”… Já não se ouve mais.
    Libertos da sina de “nação do futuro”, lutamos agora para nos livrar dessa laia que insiste em nos vampirizar. Desses ladrões do dinheiro do povo e dos sonegadores contumazes (quase sempre são os dois).
    Eles rosnam e babam em desepero por verem o fim próximo dos seus malfeitos.
    Nessa nova etapa de civilização do Brasil apareceu outra pessoa que, fruto da união típica de nosso País de um nativo e um agregado, reúne em si idealismo e realismo.
    Ela se mostra perfeita para continuar os trabalhos hercúlios do Presidente Lula… Sra. Dilma Vana Rousseff!

    _________________________________________________________________________________________

  • sabe o que me revolta? onde estão os cabeças pensantes do PT para enfrentar o PIG? A internet e os fóruns de discussões estão infestados de reacionários, conservadores e golpistas.
    Petista ou não acessa internet ou só fica em foruns que não tenha disputa ideológica

  • Calma Pessoal!
    Não insulfrem o golpismo

    Devemos compreender os piguentos…
    Imaginem, como é ver tudo que você defendeu cair, ruir?
    Como é constatar que o quê dizia era mentira ou engano?
    Como é saber-se manipulado e ser “mais um” subalterno?
    Como é relembrar opiniões e ver que pouca coisa sobrou?
    Deve ser humilhante saber que aquele sucesso não era tanto assim. Que foi a adesão ao “grupo” que garantiu seu salário, não a verdade dos fatos.
    Deve ser doloroso saber que muito do que se tem e financiou ( escola dos filhos) foi ganho às custas da servidão aos donos de um dinheiro quase sempre surrupiado dos mais fracos.

    Eles estão “descontrolados” com perda do poder.

    Vamos em frente pessoal!

    • Valeu, Rogério.
      É claro que vamos em frente.
      Mas, sem subestimar.
      A guerra recém começou. O EduGuim tem razão em alertar, pois o pau vai pegar pra valer. Estamos vivendo algo muito parecido com o início da década de 1960.
      Estejamos alerta, preparados e em comunicação.
      abraços aos brasileiros.

  • Caro Eduardo
    O povo brasileiro não é tão panaca assim que não saiba entender porque tanto Lula como Dilma tiveram que colocar ministros e dar cargos de confiança para pessoas dos partidos das coalizões que foram feitas para que ambos pudessem ser eleitos.
    Também sabe perfeitamente que o tempo passa, alguns nomeados se atrapalham nas próprias patranhas ou são acusados injustamente mas que mudanças sempre acontecem em qualquer governo do mundo.
    Não vejo ninguém de minhas relações estar fazendo qualquer drama das demissões ocorridas. Pelo contrário, só vejo elogios à Presidenta, que tem agido com prudência e elegancia.
    Por outro lado, discordo de vc quando diz que o Blog Cidadania é apenas um blog e que se errar nas críticas não causará danos políticos ao país.
    Isso não é fato. O seu blog conquistou respeito e admiração e vc é responsável por ter cativado um grande público leitor.
    Daí que não pode eximir-se de estar sempre se questionando e verificando se não está extrapolando um pouco ao cair de críticas ferrenhas – a maioria delas, a meu ver, injustas – em cima da nossa Presidenta. E pior, não vejo vc apoiar ou elogiar nada que Dilma faz.
    Sinceramente? Não estou entendendo onde vc quer chegar,qual é o seu objetivo real com tanta má vontade contra a cidadã Presidenta, Dilma Vana Rousseff. Se vc tivesse para com ela a décima parte da compreensão que tem para com o Lula, até que daria para entender. Mas…é só paulada!

  • Prezado Eduardo,

    Nós sabemos que para se eleger, Dilma teve que aceitar certas nomeações.

    Quanto aos que gostam do PIG ( pois o PIG escreve as mentiras de que necessitam para viver ) o que se pode fazer?

    Prestigiar festa de aniversário do PIG significa credibilidade na imprensa? Não pode significar ” tapa de luva”?

    Quem é o PIG para imaginar que pode ousar pautar uma ex-guerrilheira torturada? Uma pessoa escolhida a dedo pelo mais inteligente e melhor presidente da nossa História?

    Corrupção: Como é que a Dilma poderia entrar no mérito das CPIs engavetadas no governo de S.P.?

    Quanto ao combate à corrupção no PT acho ótimo, melhor até que nos outros partidos. É uma vergonha haver corrupção no PT!

    Sim, diminuiu o apoio do povo à Dlma, após as primeiras faxinas. É a parte do povo que o PIG consegue confundir.

    Concordo com você: Dilma tem que explicar. E penso que ela o fará.

    O governo preocupou-se num primeiro momento em controlar a inflação, isso era o mais importante. E conseguiu.

    Agora priorizará a política.

    Dilma não é tão trouxa ao ponto de não perceber o poder do PIG.

    Ela sabe o timing certo para intervir.

    Um abraço em você e na Vitória.

  • Do blog do Rovai.
    A análise de um amigo que tem de ser discreto
    22 de agosto de 2011 às 14:34 6 Comentários

    É dura a vida de assessores de políticos importantes. Principalmente quando jornalistas. As pessoas têm que ficar pianinho no seu canto, mesmo com vontade de dizer um monte de coisas. Um dos amigos que hoje atua nesse papel me enviou um email com um conjunto de reflexões interessantes que ajudam a pensar o debate político atual. Autorizado por ele, publico alguns trechos.
    “A mídia tem tentado retratar como crise do governo, algo que, se é crise, imagina o que estar bem.”

    “A grande história atual é a falência total da oposição.”

    “Diante da crise econômica mundial, a oposição não tem proposta alguma. Só fazem reconhecer que o Brasil, que em 2002 era insolvente, hoje está forte e bem. Ou seja, saiu de 2008 ainda mais fortalecido.”

    “As eleições de 2010 e o PSD tornaram o DEM nanico. E o FHC, preocupado em como vai entrar para a história, decidiu virar papagaio de pirata da Dilma, do PT.”

    “Se o PSDB, depois de 16 anos, admite que tem que enfrentar a miséria em São Paulo e que o PT tem bons programas para isso, ótimo, para a população brasileira e a maturidade política.”

    “O PSDB, por medo até da sombra de Lula, está pensando em dar 8 anos para Dilma de bandeja.”

    “Serra que defendia oposição feroz, está isolado.”

    “Fruet, abriu um espaço de enfrentar o PSDB no Paraná, com ele em Curitiba em 2012, e Gleise, para o governo do Estado, em 2014.”

    “Marina perdeu o PV, que deve ir para a base do governo.”

    “No cenário internacional a esquerda venceu no Peru e a Colômbia se aproxima da América do Sul e se afasta dos EUA/Uribe. Na Argentina, Cristina Kirchner deve ter uma eleição consagradora.”

  • Oi, Edu !
    Hoje pela manhã a Band Campinas estava falando sobre a posse do vice-prefeito e não falou o partido. A locutora aqui de São Paulo o interrompeu e perguntou de que partido ele era. O de Campinas continuou reltando que ele também estava sob suspeita e ela toda nervosa, mas de que partido ele é, qual o partido dele? Até que conseguiu a resposta e ficou falando, então ele é do PT, o ex-vice-prefeito do PT que também está envolvido nas fraudes da Sanasa. O locutor de Campinas se despediu e a de São Paulo continuou repetindo que o novo prefeito de Campinas, que é do PT, também é suspeito das fraudes e já estão pedindo sua cassação.

  • Em princípio, é melhor dizer que, de boas intenções, o inferno está cheio. Pouco há que possa justificar tamanha paura, tudo fora de foco, como se estivéssemos em convulsão social. Que razão maior dá certeza do exagero quase paranóico que vem se manisfestando. A meu ver é a economia estúpido. Nossa economia vai bem por qualquer ângulo que se avalie, e isto é consenso no Brasil e no exterior. Apesar de todos os problemas internacionais, e das análises da maioria, na base do eu acho, porque leu na imprensa internacional, que reflete os movimentos da luta política que se desenvolve, exatamente para corrigir os rumos da economia, muitas indicando que tudo irá se complicar nos EUA e Europa, e até agora o mais que se vê são os movimentos especulativos das bolsas de valores e do preço das commodities, num sobe e desce frenético, que não aconteceria se o ambiente fosse mesmo de cáos total e iminente. Agora, quer que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) faça o quê? São oposição declarada, tem perdido poder e influência, as três últimas eleições mostram, nessa descenso sem controle, e até em maior grau se encontram seus aliados, os partidos de oposição – PSDB, PPS e PFL (Demos). Ninguém também se engana de que são golpistas. Seria o caminho que lhes restaria, fosse possível dar um golpe de estado. Está difícil há quase duas décadas recorrer a este recurso espúrio de atuação política, e a dificuldade se acentua a cada ano. Exige um longo preparo, apoios internos e internacionais, e num país com as dimensões do Brasil, uma logística que exigiria recursos difíceis de serem reunidos na atualidade. Isso não quer dizer que desistirão tão cedo. Com a possibilidade de a economia neoliberal ir sendo abandonada nos EUA e Europa, restará para condução dos negócios nesses países ricos, ações que muito se aproximam das que os países emergentes já adotam. Caso ocorra esse provável movimento, os golpistas brasileiros começarão a minguar mais ainda , e a se reciclarem para legitimamente tentarem meios de participação demócratica. Até lá, saúde e paciência, denunciando e fazendo de tudo que a lei permite para impedir o caminho do golpe. No momento, a balança de poder, intena e internacionalmente, pende para o lado da democracia. Não passarão.

  • Eduardo, gostei muito do seu trecho “Acompanhe a minha linha de raciocínio e me diga onde ela é falha. Em vez de se revoltar comigo, responda as minhas dúvidas e contraponha argumentos à minha linha de pensamento”. É assim mesmo que tem de ser: debate democrático e respeitoso. Pena que um ou outro prefira acusações e xingamentos. Isso não leva a nada…

    Partindo para os argumentos, então. Primeiramente, comento sobre o PIG estar elogiando a “faxina” da Dilma para atingir o Lula. Estou convicto de que o PIG iria para cima do Lula qualquer que fosse a postura da Dilma. A “formatação” da porrada do PIG é dada pelas circunstâncias, claro, mas se as circunstâncias fossem quaisquer outras o PIG só faria o “ajuste fino” do discurso, mas com certeza seria porrada no Lula. Achar que a Dilma tem alguma forma de agir para evitar que o PIG bata no Lula é, para mim, acreditar no impossível! O PIG tem ódio do Lula, quer bater nele e isso não vai mudar… Assim como o respeito que a maioria da população tem pelo Lula também não vai mudar.. Assim como a alta rejeição do FHC não vai mudar…

    Sobre a questão da corrupção, está faltando, para mim, uma coisa que já pude dizer em nota anterior: parte deste governo precisa se concentrar em buscar as denúncias concretas de corrupção nos governos tucanos e demistas para jogar pesado no contra-ataque. A cada ataque que a Dilma levar, tem que ter um contra-ataque firme e convincente. Assim, pouco a pouco as pessoas vão vendo que a Dilma é séria, que a corrupção é antiga, que os malfeitores existem em todas as áreas, E, EM ESPECIAL, QUE TEM MUITA ROUBALHEIRA NOS GOVERNOS DO PSDB E DO DEM.

    Abs, Fábio Faiad.

  • Eduardo e blogonautas (comentaristas),

    Não sei se este texto representa algo que se aproxime de um “mea culpa”, ou não. Mas o fato de postar esse comentário como outros em “post’s” anteriores seus, não está ligado ao fato de se criticar o governo Dilma – qualquer critica que fosse!

    “Dirijo-me, pois, aos que não gostam de ver críticas a este governo, até por razões compreensíveis.”(eduguim)

    Reafirmo, acho que o problema não é a crítica, o problema é a reverberação – eco! – que fazemos talvez, de forma não-intencional, ao que a grande mídia escreve e constrói – ou fábrica –, um senso-comum pernicioso que acaba por enfraquecer não sei se só o governo Dilma, mas talvez, a força de contraposição e outro olhar sobre o governo, que os blog’s progressistas – e/ou independentes – tão bem construíram durante o governo Lula!

    Escrever, dizer, reafirmar insistentemente que o governo Dilma está um caos, que não tem articulação política, que é um governo com estratégia suicida… com bem escreveu Azenha, já colocaram rótulos dos mais variados – poste, não-política, até garota de programa! – em Dilma e na estratégia de Lula de elegê-la – “será um fiasco, loucura, acha que sozinho elegerá uma desconhecida!”, no fim, ta lá a primeira mulher Presidente da República…

    Mas eleita, a mídia saca o arsenal de infâmias e nós vamos atrás, “a base está destruída!”, nós, “a base está destruída!”, “falta articulação política!”, nós “falta articulação…!”, “a política está um caos!”, nós, “a política está um caos!”, caos, caos, crise, crise, crise!

    Tenhamos senso-crítico, a quem interessa essa reverberação de “caos eterno na política!” ou no fazer político de Dilma? Esse discurso de fim de mundo, a quem interessa?

    E quando não inventamos nós mesmos futricas e que esse governo não defende o legado de LULA, porra, o legado de Lula será defendido com ações do governo Dilma para o povo brasileiro, com a continuidade das mudanças começadas por LULA, e não, me desculpe, apesar de concordar com que foi escrito, com manifestos em memória do governo Lula – apesar de tê-lo achado meio fúnebre, já que Lula não morreu e nem seu governo, pois fez sucessora!?

    Então, quem eles querem enfraquecer?

    E nós, quem queremos enfraquecer? Criar intrigas, suposições, acusações de que Dilma não defende o legado de Lula, que está indo na contramão, segura onda meu irmão, vamos ser menos peremptórios nas avaliações e menos apocalípticos nos julgamentos – prognósticos!? – e não pegar parte pelo todo, não sei se isso que acontece, mas tenho sentido que, pelo fato de a bendita “ley de medios” ter sido supostamente engavetada no governo Dilma, isso está sendo fator de contaminação para toda sorte de acusações de traição do legado de Lula, ou seja, estamos pegando parte – legítima de luta e uma demanda real de da sociedade, a democratização dos meios! – pelo todo que são a continuidade dos projetos já iniciados na ERA LULA.

    Vi no Azenha, por exemplo, a resposta do Paulo Bernardo a Época, e o P.S.: do Vi o Mundo, mas os comentários lá estão insuportáveis e desqualificam a todo o momento o ministro, a Dilma, por fraquejarem na “LEI” é por aí que vamos conseguir a tal lei? A quem interessa, pergunto novamente, esse discurso de crise permanente, e não colaboramos mais e mais para sedimentar e perpetuar essa pauta do PUJ?

    “Estou errado? Ok, posso estar. Sou só um ser humano, afinal. Mas se erro, é com boa intenção. E se estou errado, nada se perderá. Sou apenas uma voz no deserto. Ninguém atribuirá a mim problemas que surjam para este governo. Isto é só um blog.” (eduguim)

    Engano seu ser “apenas uma voz no deserto”, e você sabe muito melhor do que eu, que a blogsfera tem um poder de disseminação de informação e versões sobre os mesmo fatos incalculável, e aqui, retomo o que disse lá pras banda de cima do comentário, e a consolidação do pernicioso senso-comum de que o governo Dilma e um governo que está traindo do legado de Lula, que é quase anti-Lula, e vi aqui, no seu blog, como em outros, que isso começa a reverberar nos comentaristas, o sentimento de iludidos, traídos, de “não foi para isso que votei em Dilma!” e por aí vai…

    Engano meu caro, achar isso de que estás sozinho, que seus juízos não alterem em nada as coisas. Talvez não altere o bloco de poder, talvez não mude uma determinada política, mas pode influenciar pessoas que estavam em guarda, defendendo e ajudando a desconstruir falsos-consensos da midiona… e isso ocorre quando começamos a dotar nossa avaliações, prognósticos em premissas apocalípticas, de fim, de caos e de distanciamento do projeto original!

    E ainda é muito cedo para isso ou algo assim!

    Flw

    Paulo Eduardo

    P.s.: Dilma e Lula, Lula é Dilma!

    Sem cisão e sem futricas… Abaixo a Midiona de nossas mentes, JÁ!

    Mas como alertou o Eduardo, não a substime!

  • A ministra Gleisi, mulher do Bernardo, foi quem soltou o Palocci aos leões, dizendo que ela não estava ali para defender negócios pessoais. O que mais me deixa “estupefacto” é ver que não precisa nem de cara pintada: começou tudo com os próprios “aliados”. Dali contaminou uma parte da “militância” e parece que não tem noção dos propósitos. A imprensa nem persegue: eles se jogam no alçapão. A Marta Suplicy foi dar entrevista ao ES-TA-DÃO dizendo que se o Lula quer perder que aposte em Haddad.
    Com gente desse tipo, tá difícil trabalhar.

  • Edu, como você se dirige aos “que não gostam de ver críticas a este governo”, nada tenho a acrescentar.
    Suas análises estão, há tempos, corretas, meu amigo.
    Forte abraço.

  • Marcelo

    Faço minhas as suas palavras. Não teria escrito melhor. Quando você vê Alvaro Dias, Sergio Guerra, José Anibal (por favor, pausa para eu vomitar) bradando pela moralidade, eu vejo que nossa luta para acabar com essa corja não vai ser fácil. Mas continuemos…
    Abraços

    Octavio

  • Concordo com o que você disse Eduardo, mas acredito que os “blogs sujos” deveriam tentar mudar a pauta. Acabamos, sem querer, discutindo sempre o que o pig propõe, infelizmente!

  • Não ignoro o que pode estar ocorrendo, ou que algo possa estar sendo “tramado”. E respeito sua leitura dos fatos, Edu. Ainda acredito, no entanto, na presidenta Dilma. Discordaria da atitude dela apenas quanto ao uso do termo “faxina”, que a ela tem sido atribuído no que diz respeito ao combate à corrupção. Digo “atribuído porque não me lembro de tê-la ouvido falar em faxina senão quando disse que a verdadeira faxina que esse país tem que fazer é contra a miséria. A própria fala da presidenta me dá a impressão de que ela se apresenta como alguém que não está de acordo com o termo empregado pela imprensa. Peço desculpas por minha desinformação e concluo: a atitude dela talvez fosse melhor se seguisse o exemplo de Lula, que sempre dizia – se não me falha a memória – que os órgãos competentes investigariam o caso (quando surgia alguma denúncia). E ponto final. Um abraço!

  • Edu, qdo leio o seu blog sinto aquela presença de temor, coisa que não vejo no PHA, por exemplo. Vc não confia que podemos, sim, enfrentar o PiG mas sempre com positivismo, caso contrário fica complicado. A mídia pula de estratégia em estratégia pq não tem outra saída para fazer oposição ( qtas ele já tentou?, essa, de complicar ministros é mais uma, apenas isso). Não estamos subestimando o PiG, apenas confio que o povo não é assim tão trouxa a ponto de ser pautado sem mais nem menos, convocado a “ir pras ruas” como se Deus estivesse mandando, não é assim. Lula não vai ser expurgado pelo PiG de forma alguma pois todos o conhecem e só 4% não aprovaram seu governo. O PHA enfrenta o PiG e é assim que temos de fazer, vamos mostrar que não temos medo e se preciso for sairemos às ruas pra defender o governo. Só falta mais positivismo a vc, seu blog é excelente, sempre o leio, é visto e elogiado, um dos melhores da blogosfera esquerdista mas um lutador não pode ter medo. Coloquemos o PiG no degrau que ele merece, não o subestimemos mas não o endeusemos, e vamos em frente.

  • Finalmente uma posição na blogosfera que eu concordo sobre a faxina! Ela é necessária, não se pode passar a mão em corrupto, em base aliada safada só por ser “aliada”. Mas dilma tem que dar explicações… Mas não as dá. E como fica?

    O fato da imprensa ser realmente golpista e se calar frente à corrupção do PSDB/DEM e cia, não tira o mérito das denúncias reais contra o governo federal.

    • Você é apenas um bate-pau da imprensa, como todo o PSOL. Cobra combate a corrupção só no governo ao qual se opõe. Por isso ninguém lê o que você e os outros como você dizem, porque para ler vocês é melhor ler o PIG, que é igual

  • Recebi um e-mail que trata de um assunto instigante e polêmico, não sei se é verídico, mas não tenho dúvidas que é verossímil. a parte final é reveladora, pois se for verdade fere os ditos princípios da Vênus Platinada.

    Dada a importância e relevância da matéria, para que todos possam tomar conhecimento do assunto e formar o devido juízo de valor ouso transcrever o dito e-mail a seguir:

    “Carta aberta ao Didi da Rede Globo
    Dentro de poucos dias teremos novamente o “CRIANÇA ESPERANÇA”, ENTÃO LEIA COM ATENÇÃO E SE ENTENDER QUE DEVE, REPASSE AOS SEUS CONTATOS. ..

    CARTA ABERTA DE ELIANE SINHASIQUE (jornalista e publicitária) PARA RENATO ARAGÃO (o Didi da REDE GLOBO DE TELEVISÃO) . . . . . !!!
    Nota DEZ para essa mulher ! Parabéns !
    R E P A S S E M . . . . . .

    Querido Didi,
    Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências) ……….
    Achei que as cartas não deveriam ser endereçadas a mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido às suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e escrever uma resposta.
    Não foi por ” algum motivo ” que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos).
    Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação !
    Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Êsse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não.
    Eu não sou ministra da educação. Não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula.
    A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos de idade, quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família. Trabalhei muito e, te garanto, TRABALHO NÃO MATA NINGUEM ! Muito pelo contrário, faz bem !
    Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro- empresária.
    Didi, talvez você não tenha noção do quanto o GOVERNO FEDERAL tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa.
    Os impostos são muito altos ! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento e em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.
    Eu pago pela educação duas vezes : pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, PORQUE SOMENTE A ESCOLA PÚBLICA NÃO ATENDE COM ENSINO DE QUALIDADE QUE, ACREDITO, MEUS DOIS FILHOS MERECEM !!!
    Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir, pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais !
    O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores dessa dinheirama toda não veêm a educação como prioridade !
    PARA ÊLES, A EDUCAÇÃO LHES RETIRA A SUBSERVIÊNCIA E ÊSSE FATO, POR SI SÓ, NÃO INTERESSA AOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER. POR ISSO, O DINHEIRO ESTÁ SAINDO PELO RALO; ESTÃO JOGANDO FORA , OU APLICANDO MUITO MAL !!!
    Para você ter uma idéia, na minha cidade cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 8,82 (oito reais e oitenta e dois centavos), enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos) !!! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda ? Você pode ajudar a mudar isso ! Não acha ?
    Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você ! É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria ser endereçada a Presidente da República !!!
    Ela é ” a cara ” !!! Ela é quem tem a chave do cofre e a vontade política para aplicar os recursos !
    Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que eles façam o que for correto e necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. MAS, NÃO É O QUE ACONTECE !!!
    No último parágrafo da sua carta, você joga, mais uma vez, a responsabilidade para cima de mim, dizendo que as crianças precisam da “minha doação” e que a “minha doação” faz toda a diferença…
    Lamento discordar de você, Didi !!! Com o valor da doação mínima de R$ 15,00(quinze reais) eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês, ou posso comprar pão para o café da manhã para 10 dias….. !!!
    Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas, R$ 15,00(quinze reais) eu não vou doar ! Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho !!!
    Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família !
    Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer NÃO para quase tudo que meus filhos querem ou precisam ? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo ? Acredito que não. Você é um homem de bom-senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.
    Outra coisa Didi, MANDE UMA CARTA PARA A PRESIDENTE “DILMA” pedindo para ela selecionar melhor os ministros e também os professores das escolas públicas ! Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino.
    Melhorar os salários daqueles profissionais também funciona para que êles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação ! Peça para Ela, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam, além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso está sobrando sim ! Diga para Ela priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.
    Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando… Eliane Sinhasique – Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari !!!
    P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.
    PS2* Aos otários que doaram para o criança esperança, fiquem sabendo : AS ORGANIZAÇÕES GLOBO ENTREGAM TODO O DINHEIRO ARRECADADO À UNICEF E RECEBEM UM RECIBO DO VALOR PARA DEDUÇÃO DO SEU IMPOSTO DE RENDA !!!
    Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda !
    PORQUE É ELA QUEM O FAZ !!!
    PS3* E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS?
    MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS?
    BRASILEIROS PATRIOTAS (e feitos de idiotas) !!! DIVULGUEM ESSA REVOLTA….
    TENHAM PACIÊNCIA , VALE A PENA LER E REFLETIR…”

    • No blog da Sra. Eliane Sinhasique (http://sinhasique.zip.net/) ela informa que nos emails divulgados por aí acrescentaram muita coisa que ela não escreveu em seu original de 2007. Deixei em seu blog um comentário solicitando que informasse melhor sobre “quem arrecada quanto” e “quem é responsável pelo ensino”:
      “Sra. Eliane, parabéns pela sua manifestação pública em prol da boa aplicação dos nossos impostos arrecadados, no presente caso, relativo à educação das crianças. Sua história de vida no aspecto da superação das dificuldades e formação intelectual e profissional é bastante exemplar. Entretanto como “jornalista” e “publicitária”, poderia, para melhor informar o mal-informado público brasileiro, no qual me incluo, esclarecer QUANTO DE IMPOSTO ARRECADADO é federal (ipi, ir, etc) estadual (icms, ipva, etc) e municipal (iptu, iss, etc.). Também poderia esclarecer quais são os RESPONSÁVEIS PELO ENSINO PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E UNIVERSITÁRIO, para podermos melhor avaliar onde está o problema, pois está parecendo que tudo é federal, a arrecadação e as responsabilidades. Por exemplo, poderíamos acionar TAMBÉM e mais facilmente os governantes municipais e estaduais, mais próximos de nós, para que todos os governantes assumam suas responsabilidades.”

    • Eu nunca vi qualquer BALANÇO do “criança espertança” com contas simples do que foi arrecadado e do que e onde foi investido. Quem tiver endereço de algum site que publique isso, por favor diga-me.

  • Ingredientes indicativos do golpe.:
    O lançamento dos “princípios editoriais” da Globo, o que a emissora sempre repetiu quando resolveu partir para o jogo sujo. Foi assim em 64, em 84(quando o golpe dava os últimos suspiros a Globo repetiu o tal editorial “em defesa da democracia”, em 89 para melar a eleição de Lula, em 2006 com ao esconder a queda do avião da Gol, em 2010 com o bolinha de papel, em todas estas ocasiões a Globo, antes de fazer sujeira, veio com o tal “princípios editorias”
    A Globo não dá somente a notícia agora ocupa um bloco inteiro para mostrar sua versão a respeito de algum fato que possa atingir Dilma. Nesta noite foi sobre a usina de Belo Monte, com direito a sugestão indireta para que os indios partam para a guerra, mostrou cenas de indios atacando membros do governo com facões, praticamente disse “ataquem!”
    Hoje o JN no Ar estará em Belém
    Pauta: saúde
    Golpe: o pig acabou com a cpmf e agora virou defensor da saude
    Imagina só se o pig em Belém vai tratar de qualquer assunto sobre a corrupção no governo tucano
    Do outro lado do campo a Epoca entra com o factóide do avião particular que teria sido usado pelo ministro Paulo Bernardo. Tudo agora é motivo de escandalização.
    Para completar o pig festeja a chegada da crise econômica mundial

    Enfim, há sim um caldo de cultura para o golpe, no entanto cabe a nós afastarmos para bem longe estas tentativas dando todo o apoio a presidenta Dilma. Não nos esqueçamos de que os próprios militantes erraram ao fazer coro com o pig no caso Palocci. Não podemos continuar por este caminho.

  • Caro Eduardo,
    sou um dos que discorda de vc nestas ultimas , manifestações.
    Espero que, com o tempo os fatos não te deem razão.
    As opiniôes de vários leitores já esgotaram meus argumentos.
    Continuo admirando e seguindo seu blog, com orgulho e acho,
    que todas as questões colocadas por vc, são de extrema impor-
    tância.
    Continue usando a sua inteligencia, pois o nível deste debate é
    muito alto.
    Obrigado.

    PS. O pavor de FHC é de que Lula o deixe eclipsado perante a história,
    não importando à ele, rifar o sorte do psdb ao abraçar a querida Dilma.
    Ele não tem inteligencia para conspirar !

  • Claro que a “faxína” é prejudicial à imagem do governo Dilma no curto prazo … mas antes agora do que 4 meses antes da eleição de 2014!
    http://www.youtube.com/
    Nomear o primeiro ministério é pagar dívidas de campanha … me digam quanta decepção não foi vero o Amorim sair, o Jobim ficar e o Palocci voltar …

    Dívida paga ( na forma de chance), cobra-se postura. Mandou mal, dançou!

    Vai esperar o que acontecer pra brigar contra as estruturas de corrupção? Que 2014 bata na porta? A hora é agora mesmo … pois até 2014 têm tempo pra agenda progressista continuar fazendo efeito, e o bem-estar da população deixar claro que a Presidenta fez o certo em combater a corrupção!

    Hoje o Brasil é um país de classe média … e classe média gosta de combate a corrupção!

    Se o governo de SP não combate a sua … eles é que estão dormindo no ponto, pois estão entregando a bandeira do combate à corrupção sem nem ao menos brigar por ela ( ou pelo rabo estar por demais preso ).

    É engraçado … qdo a Dilma nomeou o ministério a blogosfera chorou por que era ruim … agora que vêm mandando o entulho embora vocês choram por que ela está sendo “pautada” pela imprensa golpista. Vocês já pensaram na hipótese de ela estar usando o escandalismo da imprensa pra deixar queimar quem ela queria que fosse queimado? Alguém vai sentir saudade do Jobim, do Palloci ou da turma do Dnit? Deixa a Veja se sentir poderosa mechendo com o ministro do PP ou do estorvo do Jobim… o importante é não haver brecha pra atacar o Mantega ou a Miriam Belchior (de quem nem se fala, graças a Deus).

    Espeto é o guerreiro que deixa os inimigos se matarem uns aos outros sem botam a mão na espada … no final ela enfrenta um só … capenga e machucado pelas batalhas anteriores.

  • Edu compartilho com a sua opinião,não na íntrega,que também agora não vem ao caso,mas sobre o carinho todo expecial que o governo trata o PIG,é substimar uma imprensa que nunca ficou do lado do Brasil e do seu povo,eu me sinto como se fossemos um monte de gado em um corredor a caminho do matadouro já prevendo o que irá acontecer.

  • Para quem deseja explicações da presidenta,aí vai!!!

    “se combate o malfeito sem se fazer disso meta de governo”,o comentário da presidenta foi feito a jornalistas após cerimônia de anúncio da expansão do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), no Palácio do Planalto, em Brasília.A presidente afirmou que se combate o malfeito sem se fazer disso meta de governo .Dilma frisou que “a lei é igual para todos”, destacando o respeito aos direitos individuais e às liberdades. “É importantíssimo respeitar a dignidade das pessoas, não submetê-las a condições ultrajantes e eu sei disso porque já passei por isso”.A Presidenta disse não concordar com o termo “faxina” utilizado pela imprensa para tratar de questões ligadas à troca de integrantes do governo e ponderou que faxina, em seu governo, é contra a pobreza e a miséria. “ O resto – eu já disse para vocês – são ossos do ofício da Presidência”,

    Por isso acho que ao invés de replicar o pensamento do PIG,é muito melhor replicarmos o pensamento da presidenta,mesmo que seja em um simples Blog,que infelizmente apoiaram nas eleições e,agora, só atacam,sem destacar nada de positivo do govêrno,isso que é ser pautado pelo PIG,reproduzir suas preocupações e,omitir as coisa boas.

    Hoje a revista Forbes considerou a presidenta Dilma Roussef a 3ª mulher mais poderosa do mundo.

  • Eu, sinceramente, não acredito que o povo seja “besta”. Longe de mim sustentar a tese da incapacidade mental coletiva tão acalentada pelo PIG. Ao contrário, a dupla eleição de Lula e a de Dilma provam que a população sabe pensar de forma paralela à agenda de nossa imprensa.

    Do mesmo modo, não acredito que a população esteja muito preocupada com quem sujou, desde que, finalmente, a casa seja limpa. Veja bem, vivemos em um estado de saturação (ainda que apática, já que a maioria de nós continua a viver sem tomar as ruas, como exigiria qualquer manual de democracia). A queixa mais comum que se ouve nas conversas do dia a dia trata justamente desta corrupção entranhada no corpo político brasileiro, a drenar os recursos estatais. Torna-se, portanto, causa primeira de todos os outros males. Pois, diz-se, dinheiro para todas as coisas há, mas esse dinheiro é desviado do seu leito original antes que alcance o mar.

    Ainda sob a premissa da inteligência e da capacidade de reflexão da sociedade, penso que, à revelia da pouca memória de nossa gente, todos, ou a maioria, conseguem exergar que os problemas de corrupção sempre estiveram presentes em nossa rotina. Lula não os desfez, mas tampouco os criou ou solidificou, pois que até senhores iletrados, mas observadores costumases da vida, sabem, com convicção na crença, que políticos, neste país, sempre “se deram bem”.

    Nossa população quer, à semelhança dos revoltosos franceses, as cabeças daqueles que constituem o que mais abominam em política. A queda de popularidade nas pesquisas deve-se, creio, a outros fatores, talvez pulverizados em um amplo espectro de possibilidades, sem ser possível, portanto, identificar causa única.

  • MOBILIZAÇÃO CAPIXABA NESTA QUARTA FEIRA – 28 DE SETEMBRO
    VAMOS MOBILIZAR A SOCIEDADE CAPIXABA NESTA QUARTA-FEIRA PARA A AUDIÊNCIA NO 1º JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DE VITÓRIA, ONDE O ADVOGADO MARCOS VERVLOET DESSAUNE PROCESSA O JORNALISTA MARCO AURÉLIO VALADÃO PEREIRA POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO. VAMOS DAR UM BASTA À CORRUPÇÃO. LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO JÁ!

  • MEMBROS DE CLÃ MOULIN SE BENEFICIAM EM AÇÃO NOS JUIZADOS DE PEQUENAS CAUSAS

    Da Redação – 24/11/2011

    O jornal Século Diário foi surpreendido, na manhã desta quinta-feira (24), com o bloqueio de R$ 23.140,46 nas contas do jornal em função de uma ação movida pelos juízes Carlos Magno Moulin Lima e Flávio Jabour Moulin. A dupla foi agraciada com a sentença do colega Marcos Horácio Miranda, que havia censurado reportagens do jornal em que surgem os “primos Moulin” no centro de denúncias de perseguição a advogados. Uma situação que não é nova, já que o Judiciário capixaba foi utilizado como forma de enriquecimento dos membros do clã Moulin.

    Mesmo com a aposentadoria do patriarca da família, o ex-desembargador Alemer Ferraz Moulin, que presidiu o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) entre os anos de 2001 a 2003, no início deste ano, o clã segue presente na estrutura do Judiciário. Seja na forma de empregos – sob o peso de suspeitas de nepotismo e beneficiamentos em fraudes nos concursos expostas durante a “Operação Naufrágio” – ou da utilização da Justiça para manutenção da influência do clã.

    Exemplo disso é a permanência do juiz Carlos Magno Moulin Lima (sobrinho de Alemer) na direção do Fórum de Vila Velha, cargo já ocupado pelo primo Flávio Jabour Moulin – filho do ex-desembargador. Posições de destaque que garantiram à dupla que um colega da vara, Marcos Miranda, fosse o julgador da ação indenizatória, ajuizada pelos “primos Moulin” em represália à revelação das denúncias que pesavam contra a dupla – inclusive relatadas durante audiência pública do Conselho Nacional de Justiça na sede do TJES, realizada em junho de 2009.

    As arbitrariedades teriam ocorrido durante a passagem da dupla nos Juizados Especiais, instância que serve hoje como o foro ideal para promover ataques contra a liberdade de imprensa e intimidar advogados. Os alvos dos primos eram causídicos que militavam no âmbito das pequenas causas. Mesmo foro que foi utilizado pelos juízes Carlos Magno e Flávio Moulin. Na ação, eles pleiteavam, além do pedido de censura, uma indenização “por danos morais” no valor equivalente a 20 salários mínimos.

    Tanto a retirada do material do ar como o pagamento de “indenização” foram determinadas pelo juiz Marcos Horácio Miranda, do 2º Juizado Especial Cível Adjunto-Ufes. Coincidentemente, colega de juizado de um dos autores da ação, Flávio Moulin, que também faz parte do colegiado recursal – instância única para o recurso, segundo legislação para este tipo de processo. A decisão repercutiu na mídia de todo o País, na época, julho de 2009.

    Em março deste ano, a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais da Capital manteve sentença do juiz Marcos Horácio Miranda. Além da proibição na veiculação dos textos, a relatora do caso, juíza Inês Vello Côrrea, manteve o pagamento de indenização por danos morais, acompanhada pelo colegiado sem nenhum voto contra.

    Nepotismo

    Nas denúncias de nepotismo, o clã Moulin surge como o mais bem aquinhoado dentro deste expediente, um dos flagrados durante as investigações da “Operação Naufrágio”. Consta na relação divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) um total de 16 membros do Judiciário – entre servidores e magistrados – ligados à família de Alemer Moulin. A manutenção do clã custava aos cofres públicos um total de R$ 98,5 mil mensais até a deflagração da operação policial, em dezembro de 2008.

    Os “primos Moulin” são exemplos de togados no clã, mas há membros espalhados por toda a estrutura do Judiciário capixaba. Aparecem na listagem de nepotismo os nomes da mulher de Alemer, Suely Fernandes Jabour Moulin – servidora do TJES –, um filho (Flávio Jabour Moulin) além de sete sobrinhos (entre eles o juiz Carlos Magno), nora e até mesmo o sobrinho da mulher.

    Apesar desse contingente de parentes que foram abrigados pelo TJ capixaba, o ex-desembargador não vai ter problemas com isso. No início da “Operação Resgate”, que tentou restaurar a imagem do tribunal após o Naufrágio, Alemer disse à imprensa: “Não existe mais nepotismo no TJES. Já houve isso. Mas hoje posso dizer que talvez seja o Poder onde as coisas estão mais limpas. Essas situações deixaram de existir, com a exoneração de parentes que estavam aqui. Isso não tem a mínima procedência”.

    Todos os 16 parentes continuam a exercer suas atividades no tribunal, já que foram aprovados em concurso – inclusive aqueles que foram beneficiadas pelas fraudes comprovadas no certame para cargos no tribunal de 2004. De acordo com relatório preliminar do Ministério Público Estadual (MPES), que faz parte dos autos da ação que tramitou no CNJ, a lista de parentes aprovadas no polêmico certame chega a nove nomes.

    Milionário de toga

    O enriquecimento dos membros da família Moulin à custa do Judiciário resultou em um patrimônio invejável. Na lista de bens da família aparecem apartamentos de alto padrão, mansões de verão e salas comerciais nas áreas mais valorizadas da Capital.

    Alemer Moulin é o proprietário de uma cobertura de 447, 255 m², no edifício Long Beach, localizado na Avenida Rio Branco, em Vitória. O registro no Cartório Castelo, de Registro Imóveis de Vitória, é datado de 5 de agosto de 1999. O apartamento tem valor de mercado na faixa de R$ 1,3 milhão.

    No cartório do 1° Ofício de Vila Velha está registrado no nome do próprio desembargador um apartamento de frente para o mar, na Praia da Costa, medindo 103 m², avaliado em mais de R$ 400 mil, mas que tem o preço na escritura, lavrada em 10 de agosto de 2006, de módicos R$ 140 mil.

    Também em nome de Alemer Moulin está registrada uma mansão no condomínio turístico de Guarapari. O lugar, conhecido como Aldeia, é habitado por milionários capixabas. A casa foi construída em uma área de 887 m² e só o terreno custa mais de R$ 1 milhão. Segundo o registro do Cartório de Registro Geral de Imóveis de Guarapari, em 11 de maio de 2006, a área foi adquirida por R$ 200 mil.

    Entretanto, os bens da família não se restringem ao patriarca. Na verdade, a maior parte do patrimônio do clã está registrada no nome do outro filho do ex-desembargador, o advogado Alemer Jabour Moulin. Aleminho – como é mais conhecido –também tem residência na Aldeia. Trata-se de uma mansão de dois pavimentos, construída em uma área de 945 mil m². O que chama atenção é o valor colocado na escritura, datada de 28 de abril de 1995: R$ 10 mil.

    Ele ainda é proprietário de um apartamento de 296,390 m², no Edíficio Siena na Mata da Praia, em Vitória. O contrato registrado no Cartório de Registro Geral de Imóveis de Vitória mostra que o contrato particular foi assinado no valor de 186.175,00 mil divididos em 22 parcelas de R$ 8,4 mil. Mas no mercado o apartamento está sendo cotado a 1,2 milhão.

    No Centro Empresarial Blokos, na Enseada do Suá, o advogado tem seis apartamentos, cada um medindo 83 m². A estimativa de que cada um deles custe R$ 400 mil, mas o valor pago oficialmente foi de apenas R$ 190 mil. O advogado possui ainda um conjunto de salas no Palácio do Café, também na Enseada do Suá, onde é sócio do advogado Artênio Merçon, filho de Lúcio Merçon. Juntas, as salas da dupla são avaliadas em mais de R$ 1 milhão.

    Tráfico de influência

    O advogado Alemer Jabour Moulin aparece como um dos “consultores” da defesa do também advogado Osias Gonçalves Lima, que reivindica o pagamento de honorários que chegam, atualmente, a mais de R$ 30 milhões do Sindicato dos Estivadores. O processo entre os anos de 2001 e 2003, o mesmo período da gestão de seu pai na presidência do TJES. A participação de Aleminho chegou a ser contestada pela defesa do sindicato, mas o flagrante impedimento sequer foi considerado nos recursos. Hoje a decisão sobre o caso está nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

    Na ação inicial, o advogado Osias tenta receber os honorários de uma ação que pretendia garantir o trabalho de estivadores avulsos no terminal de cargas da Vale. Após o fracasso da ação, o contrato entre ele e o sindicato acabou rescindido. Mas, mesmo assim, o advogado cobra uma multa rescisória, estipulada em R$ 12 milhões (valores da época que, atualizados, chegariam perto de R$ 30 milhões). Para executar essa suposta dívida, Osias Gonçalves convocou os serviços do escritório Merçon e Moulin Advogados, que tem como um dos sócios o advogado Alemer Jabour Moulin.

    Atuando na figura de “consultor da ação”, o advogado Alemer Jabour garantiu a veloz tramitação do feito. Em pouco mais de três meses, a sentença do processo foi proferida. O juiz designado como responsável por conceder o mandado de execução foi o atual desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, na época titular da 3ª Vara Cível de Vitória. A tramitação recorde veio acompanhada de uma sentença cujo mérito não chegou a ocupar uma página.

    Aleminho também aparece como “consultor” em outra operação, desta vez envolvendo a compra de terreno pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, ainda na gestão de Roberto Valadão (PMDB), acusada de irregularidades pelo Ministério Público Estadual (MPES). Por conta disso, Aleminho foi alvo de uma ação de improbidade administrativa junto com o ex-prefeito e empresários envolvidos no negócio. O advogado chegou a ter os bens bloqueados pela Justiça.

    A apuração do MPES constatou que houve irregularidades na aquisição, por preço superfaturado, de um terreno de 166 mil m², localizado no bairro União, destinado à construção de uma vila olímpica. A área foi adquirida com recursos do Ministério da Educação. O pagamento, num valor total de R$ 3.499.986,00, foi feito com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Segundo a ação, quase R$ 3 milhões do total da compra foi repartido entre os envolvidos.

    http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=30632

Deixe uma resposta