A suspeita de montagem da foto de Dirceu no Congresso do PT
publicado, originalmente, em 5 de setembro de 2011 às 14:06 hs.
Logo após os discursos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de abertura do 4º Congresso Nacional do PT, na última sexta-feira, o país começou a ser surpreendido por uma foto que, dali em diante, seria usada largamente por praticamente todos os grandes meios de comunicação que se opõem ao partido.
A foto de José Dirceu com uma aparência literalmente “demoníaca” (vide acima) tornou-se, inclusive, parte da manchete principal de primeira página do Estadão do último sábado e espalhou-se por vários grandes portais de internet, como o do Grupo Estado, o UOL e o Globo.com, além de uma infinidade de blogs e sites e nas redes sociais, tais como Twitter e Facebook.
Sobretudo nas redes sociais eclodiram suspeitas de que a foto, tal a expressão impressionante com que Dirceu aparece nela, teria sido montada de forma a “dar o troco” pelos revezes que o ex-ministro impôs à mídia tucana após ter denunciado ao país tentativa da revista Veja de invadir e grampear seus aposentos em um hotel de Brasília.
Um leitor deste blog, o José Honório, envia-me, por e-mail, uma suspeita mais bem elaborada que divido com as senhoras e os senhores a seguir:
—–
Eduardo,
Isto é só uma opinião sobre a foto de Dirceu.
Primeiro, as pessoas junto a ele estavam todas sérias, não havendo, então, qualquer motivo para uma gargalhada com requinte de língua de fora.
Segundo, nunca vi o Dirceu se exceder em uma risada.
Terceiro, aquela careta parece muito com uns dos demônios do Miguelângelo que aprecem na capela sistina.
Quarto, a sombra no rosto de Dirceu que não aparece em outras fotos do grupo no mesmo local.
Quinto, manchas no rosto de Dirceu que comparadas a outras fotos no mesmo local não aparecem.
Sexto, pergunta-se, por que a cor de Dirceu está saturada nesta foto e das outras pessoas não?
Para mim, houve uma sobreposição computadorizada para dar um aspecto demoníaco ao Dirceu.
Lembro-me de que ví uma careta idêntica nos afrescos do Vaticano. Por outro lado, a Globo é useira e vezeira em fazer esses tipos de montagem. Na época de Brizola, era quase todo dia.
Há pouco tempo, fizeram uma montagem para livrar a cara do Serra no caso da bolinha de papel. Não podemos nos esquecer.
Bem, como não tenho o negativo, a certeza por enquanto está só comigo.
Cordialmente,
José Honório
—–
Particularmente, não vi alguns dos fatores apontados pelo leitor. Mas encimando este post figura a comparação da foto polêmica com outra muito similar, captada, provavelmente, segundos antes ou depois daquela que a mídia escolheu para, obviamente, atacar aquele que lhe impôs um dos golpes mais duros que sofreu nos últimos tempos.
E vocês, o que acham?