Ecos da festa de 10 anos da revista Fórum

Crônica

No último sábado, em um casarão do bairro do Cambuci, em São Paulo, a revista Fórum promoveu evento comemorativo aos seus dez anos de vida. O evento, como se verá, acabou se convertendo em um amplo fórum de discussões políticas que, conforme a transmissão pela internet avançava, foi atraindo figuras políticas como o ex-ministro José Dirceu.

Corte para a chegada deste blogueiro ao local, por volta das 14 horas de uma típica tarde paulistana de fim de inverno – gelada e molhada pela boa e velha garoa de minha cidade, tão celebrada em verso e prosa. Surpreendeu-me a recepção: parecia que tinha vencido uma corrida de Fórmula 1, apesar de apenas ter sido atacado pelas hordas da mídia golpista.

Do alto de quase dois metros de altura, a voz tonitruante de Luiz Carlos Azenha troveja: “Agora que a Veja atacou o Eduardo ele está todo sorridente”. Pelo quintal que divide o casarão da frente do galpão dos fundos, onde foi montado auditório e palco para um show de música, grupos se voltam, várias pessoas me cumprimentam, vou parando aqui e ali…

Na parte da frente da propriedade, na sala de estar do casarão, foi montado o estúdio para debates por onde passariam políticos, jornalistas, advogados, professores, filósofos, politólogos, estudantes, ativistas políticos e, claro, muitos blogueiros. A diversidade do público era sua característica. Jovens e maduros, alternativos e caretas misturavam-se em grupos heterogeneamente homogeneizados por pautas políticas, culturais e tantas outras.

Citar nomes obrigaria a fugir do foco deste post, que é o que emergiu daquele evento (na visão deste blogueiro). Os detalhes da festa de dez anos da revista Fórum você poderá conferir no blog do Renato Rovai, editor da publicação – veja link do blog na coluna de sites que indico no lado direito desta página.

O que “emergiu” partiu da “mesa redonda” que esquentou o debate político no evento. Participaram dela eu mesmo, Azenha, Conceição Oliveira, Denis Oliveira (Eca-USP), Luis Nassif, Renato Rovai, Rodrigo Vianna e o ex-ministro José Dirceu, que apareceu ao fim do primeiro bloco do programa “na condição de blogueiro”, segundo disse.

Até hoje, estive duas vezes com José Dirceu e uma delas foi ontem – a primeira foi no II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que teve lugar este ano em Brasília e que contou, inclusive, com a presença do ex-presidente Lula. À diferença da vez anterior, porém, desta vez tive tempo de fazer perguntas ao ex-ministro.

Dirceu sentou-se ao meu lado, como se pode ver na foto acima, e, a certa altura do bate-papo, quando surgiu o assunto regulação da mídia eu o interrompi e lhe perguntei se realmente a presidente Dilma era contra a “ley de médios”.

Dirceu me respondeu que não importaria se, em tese, a presidente fosse contra, porque, segundo deixou ver, haveria um forte sentimento no Congresso pela regulamentação da mídia e, assim, bastaria que essa discussão se instalasse de verdade no país para se poder provar que é mentirosa a versão midiática sobre ser tentativa de censura.

Naquele momento, da platéia que acompanhava a “mesa redonda” o deputado paulista Paulo Teixeira se levanta para negar que a presidente seja contra a regulação da mídia. Dali em diante, surgem versões de que até o fim do ano o Congresso receberá o projeto de lei de regulamentação dos meios de comunicação.

Esse, a meu ver, foi o ponto alto dos debates, no aspecto político.

O legítimo obituário do tipo de jornalismo que se faz na grande imprensa e que foi descrito pelo repórter Caco Barcelos em pleno canal a cabo de notícias da Globo, quando o repórter disse a Eliane Cantanhêde, em resposta a defesa dela do atual estilo de jornalismo na mídia, que faz jornalismo e não “militância política”, foi um dos temas.

Falou-se de como a blogosfera desconstruiu várias armações políticas da mídia, nos anos recentes, mas não se subestimou o fato de que a mídia ainda é um poder que consegue respostas poderosas no curto prazo, ainda que acabem se desfazendo no médio e no longo prazos.

Propostas para a comunicação foram a tônica do evento, a meu ver. Apesar de ser tema por certo restrito aos setores mais politizados, sucedem-se propostas sobre como levar a discussão ao resto da sociedade. Na opinião deste observador, ninguém, ali, pareceu achar que a mídia subestima a luta pela democratização da comunicação… Como tenta fazer parecer.

Assista, abaixo, ao vídeo da mesa de que participou este blogueiro com os supracitados.


Video streaming by Ustream

77 comments

  • Alo Eduardo : A direita realmente acusou o golpe . Veja o post do Altamiro Borges.

    Opus Dei quer “faxina verde-amarela”
    Por Altamiro Borges

    A indignação contra o desvio de recursos públicos é justa e necessária. Afinal, é dinheiro do povo extraviado para servir a corruptos e corruptores. Mas é preciso ficar esperto diante dos espertalhões, que usam causas nobres para fins ilícitos. É sempre bom lembrar que o golpe militar de 1964 teve como mote o “combate à corrupção e ao comunismo”. Pura manobra para enganar os ingênuos!

    Nas recentes “marchas contra a corrupção”, políticos e partidos que não tem qualquer moral para falar em ética fizeram escarcéu sobre o tema. O senador tucano Álvaro Dias, o neto-demo de ACM, a juventude do PSDB e a mídia demotucana foram os maiores incentivadores dos protestos “espontâneos”. Agora, é o Opus Dei, uma seita de fascistóide, de extrema-direita, que dá seu apoio às “marchas”.

    “Mudar a cara do Brasil”

    Em artigo publicado no jornal Estadão, o jornalista Carlos Alberto Di Franco, um dos fundadores e chefões do Opus Dei no país, defende a urgência de uma “faxina verde-amarela”. Ele se diz encantado com os protestos do Dia da Independência. “Assistiu-se ao primeiro lance de um movimento de cidadania que tem tudo para mudar a cara do Brasil”. O Opus Dei apoiou o golpe de 1964 com o mesmo objetivo.

    Nas entrelinhas, Di Franco não esconde que seu objetivo é fustigar as forças de esquerda e o governo Dilma. “O movimento cobrou a punição dos envolvidos no mensalão do PT, aquele que o ex-presidente Lula diz que nunca existiu… A passeata ocorreu uma semana após o congresso nacional do PT deixar claro que não apóia nenhum tipo de faxina anticorrupção no governo”, mentiu.

    Massa de manobra da direita

    No artigo, ele lamenta a derrota do investida golpista de 2006, que pregou o impeachment de Lula. “O mensalão do PT parecia que podia terminar em punição. Acabou em pizza. Infelizmente”. Mas o líder do Opus Dei diz que, agora, está otimista com as marchas. Elas contam, entre outros, com o apoio de “meus colegas da mídia, depositários da esperança de uma sociedade traída por suas autoridades”. E concluí: “Vislumbro nas passeatas da faxina verde-amarela o reencontro do Brasil com a dignidade e esperança”.

    O artigo-panfleto de Di Franco deve servir de alerta aos que ficam indignados contra a corrupção – não para arrefecer esta justa demanda, mas sim para que não sejam massa de manobra da direita. Esta mesma direita que se mascara de moralista para servir aos interesses dos poderosos – dos sonegadores, dos exploradores de trabalho escravo, dos rentistas, do capital.

    Para conhecer melhor o Opus Dei e Carlos Alberto Di Franco, sugiro as seguintes leituras:

    – Alckmin e a conspiração do Opus Dei

    – Padre Marcelo S.A. e o Opus Dei

    – Casoy e Gandra: CCC e Opus Dei unidos
    Postado por Miro às 22:08

  • Eu não sabia do evento, à primeira impressão acho que a foto contrasta com o título do post…parece aquelas cenas de fim de festa…Eduardo, não tem uma foto um pouco mais festiva?

    • amigo,
      reunir o eduardo, nassif, rovai, r. vianna, zé dirceu, azenha, conceição, no mesmo evento discutindo a regulamentação dos meios de comunicação, NÃO é fim de festa.
      é o início dela!
      pig, tremei !

      • O momento exige seriedade. Não subestimem o PiG. Getulio, Juscelino, Jango, Brizola foram vitimas dessa midia. Vitimas maiores foram o Brasil e o povo brasileiro lesados pela corja.

        http://altamiroborges.blogspot.com/2011/09/quem-sao-os-eticos-do-opus-dei.html
        O Opus Dei (do latim, Obra de Deus) foi fundado em outubro de 1928, na Espanha, pelo padre Josemaría Escrivá. O jovem sacerdote de 26 anos diz ter recebido a “iluminação divina” durante a sua clausura num mosteiro de Madri. Preocupado com o avanço das esquerdas no país, este excêntrico religioso, visto pelos amigos de batina como um “fanático e doente mental”, decidiu montar uma organização ultra-secreta para interferir nos rumos da Espanha. Segundo as suas palavras, ela seria “uma injeção intravenosa na corrente sanguínea da sociedade”, infiltrando-se em todos os poros de poder. Deveria reunir bispos e padres, mas, principalmente, membros laicos, que não usassem hábitos monásticos ou qualquer tipo de identificação.

  • Caso o governo não encaminhe o Projeto para Congresso, penso que deveria multiplicar os atos, tipo do MSN, pela democratização e regulamentação da mídia, culminando com um projeto de lei de iniciativa popular.

  • Caro Eduardo, na minha modesta opinião está mais que claro que a “mídia NÃO subestima a luta pela democratização da comunicação… Como tenta fazer parecer.” Prova de que a mídia anda preocupada, e muito, com o advento de uma possível versão brasileira da “Ley de Medios” argentina, sãos os ataques que você mesmo, meu caro, vem sofrendo por parte de órgãos como a desprezível Veja… Me parece bastante claro que este espaço, o “Blog da Cidadania”, tornou-se um centro de referência quando se fala em ‘democratização da mídia’, e com muita justiça… Por absurdo que pareça, meu desejo é que os ataques por parte da mídia a espaços como este se multipliquem; isto por uma única e simples razão: como um certo ente da mitologia grega (se bem me lembro), quanto mais atacados forem os espaços como o “Blog da Cidadania”, mais eles se fortalecerão! Será que estou errado? Nossa luta é justa e o que precisamos é, exatamente, maior visibilidade! Acho que, com um certo esforço e um bocado de pensamento possitivo, já é possível vislumbrar a “Ley de Medios” tupiniquim no horizonte… Chegaremos lá!

  • “Como tenta fazer parecer”, esse é o nosso trunfo, é o que temos. E é por aí.
    Pulgas em nuca de leão, “mordemo e incomodemo”.
    he, he, he….

  • Será que o MPE, o Gaeco e a Imprensa, vão agir em relação às denúncias do dep. Barbieri da mesma forma que agiram com o Dr. Hélio, de Campinas, que na minha opinião foi cassado dentro de um espetáculo midiático circense, sem chance de defesa?
    Por enquanto, vejo os vereadores que votaram pela cassação do Prefeito Hélio, uns como oportunistas, outros como covardes, e ambos as duas coisas.

  • Eduardo, e-mail mal educado que enviei ao Heródoto Barbeiro, após assistir intervenção da Crhistina Lemos, de Brasília, que faz o estilo PIG Kameliano, Heródoto é um excelente e corajoso jornalista (Pedágios do Serra na Cultura), mas vai levar um tempo para deixar o cacoete da CBN).

    “E no Bandeirantes e na Alesp nada?

    De:
    roberto.ribeiro13
    Para:
    [email protected]
    Assunto:
    E no Bandeirantes e na Alesp nada?
    Data:
    14/09/2011 21:13

    Heródoto, quando vocês da mídia nazista vão bisbilhotar os secretários do Picolé e os deputados da Alesp?
    São todos honestos?
    Bem que vocês poderiam mandar a Christina Leitão fazer uma reportagemzinha de lá?
    Roberto Ribeiro
    Que largou a JN prá lá e encontrou o da Record igualzinho”.

  • Tem que ter este clima de afetividade, foi muito bom o formato, havia um espaço para a festa e a sala para o momento sério, isto ocorreu pela primeira vez aqui, talvez no mundo, gostei muito, acompanhei tudo, isto gera conhecimento e de uma forma bacana

  • Edu
    Infelizmente não tive como acompanhar a festa e as discussões dos participantes. Uma pena. Mas peço a vocês que se for possível coloquem vídeos e textos para que possamos tomar ciencia de tudo o que foi comentado.
    Tenho certeza que muitas pessoas adorariam esta oportunidade.
    Abraços

    • Edu
      Apagar o que foi escrito e mostrar o IP dos provocadores vai fazer com que eles não venham tanto.
      Ilha só como o IP se repete: Apolínário e Marcos são a mesma pessoa.

  • Caro Eduardo
    Como disse o emerson57 “é início de festa”.Uma festa que espero ,seja muito animada ,com milhôes de convidados.Por todos os motivos que vem sendo debatido pelos blogs progressistas.Vou me ater a um que há muito vem me incomodando ,e que parece piorar na medida que se sentem ameaçados.
    Infelizmente somos obrigados a ler blogs e colunas da grande mídia ,para termos noção de como anda o debate.Acredito que como eu,muitos fazem com um tremendo esforço.Não só pelo conteúdo ,mas também pela forma.Acho incrível como essa mídia clama por melhora da educação ,critica os erros de português do Lula e outros,e não se envergonha do baixo nível que os seus ditos analistas,colunistas e blogueiros encamparam desde que a esquerda assumiu o poder.O debate político assumiu um tom para lá de absurdo.,um nível de agressividade onde o xingamento se tornou lugar comum.
    Essa é uma forma de despolitizar o debate, levando para a sociedade o mesmo nível de discurso.Não raro vermos pessoas repetindo chavões criados pela mídia,repletos de agressões e desqualificações pessoais.
    Acredito ser muito importante marcarmos nosso discurso com essa diferenciação,Quanto mais agressivos e superfíciais se tornam ,mais lúcidos ,firmes e responsáveis devemos nos mostrar. Sei que não é fácil resistir as provocações ,claro que as vezes entramos na pilha ,o que é natural .O que não pode é deixar essa banalização do baixo nível se naturalizar.Abraço.

    ps:escrevo depois de ler os blogueiros da Veja e me sentir péssima ,inclusive com vontade de revidar no mesmo nível,o que não é aceitável.

  • Távola redonda,de grandes cavalheiros,discutindo o santo graal da blogosfera,a regulação da mídia.Sou admirador da maioria dos presentes.

  • Edu, parabéns pela participação, por ter nos representado, sabemos da importância do seu blog e do MSM, lhes somos gratos por isso por fazer cada um de nós co-participante desse processo na poítica brasileira.Sinto-me gratificada por tê-lo não só como amigo, mas por ter sido o meu norte nessa luta contra os que não querem que a democracia no Brasil fique estabelecida . Um grande abraço

  • Eduardo. Estamos deixando os fantasmas presidirem o debate da regulação. E com isso a coisa não anda. Alguns por ingenuidade, a maioria (a grande mídia) por esperteza,trazem os fantasmas pro debate ,especialmente o fantasma da censura, e com isso interditam o avanço. Qdo falo com amigos ingênuos, eles falam em censura mas qdo explico alguns tópicos eles logo entendem a coisa. Só um,que o promovi a ex-amigo pois me chamou de déspota, no auge da raiva falou assim:”mas dessa forma o PT vai ganhar todas” . Ou seja, a nação que se explora! Minha sugestão: projeto urgente de regulação na rua ” pra mídia apontar onde está a censura” . Acho que só com o caso concreto ganharemos este debate na sociedade.

  • Que maravilha é chegar a 60 e poucos anos, ainda acreditar em justiça para este país, ainda acreditar na humanidade que cada brasileiro possa carregar e, nada vendo em nossa mídia algo que conduza neste sentido, verificar em um post como este que ainda existem opções por outras vias.

    Independente de Lulas e Dilmas e também de PIGs lambendo as partes baixas de seus amados modelos, alegro-me em ver que a luta ainda esta viva e que, a promessa é até melhor do que imaginei.

    Parabéns a todos os presentes; o Brasil tem solução e não será por ações de canalhas mil das redações do PIG.

  • Acho que os blogueiros sujos deveria dar mais atenção a entrevista do Azenha na quinta feira e as suas intervenções no debate da Forum10 o Nassif foi pelo mesmo caminho.
    Esta na hora de pautar mais ou invés de ser pautado,podemos chegar a mais pessoas com debates mensais afinal temos pontos em comum que poderia ser trabalhado sem ego de ninguém.
    A tempo falo em um DVD onde neste os blogueiros,intelectuais,artistas,sindicalistas,políticos e todos que tenham algo a acrescentar de seu depoimento explicando oque é o marco regulatorio da comunicação e como se encontra a comunicação hoje no Brasil com seus barões e familias mediaticas.
    Este DVD seria destribuido pela UNE,Centrais sindicais,MST.Classe media,brinde da Carta Capital,Forum,Caros Amigos.
    O nome do DVD seria um convite ao livre pensar,pesquisar,comparar , mostrando as evidencias de manipulação como fixa falsa de Dilma e outras.mostrar que nunca é cobrado o corruptor afinal com os exemplares que o governo de SP compra mostra que o PIG se enquadra neste campo.
    Bem com tantas cabeças pensantes e vontade poderíamos chegar a muitos sem que tenhamos que reunir os 100 da paulista.
    Quanto ao financiamento não faltaria pessoas dispostas a colaborar.
    Assim mostraríamos via DVD o caminho para acessar os blogues sujos e portais como da Forum,Carta Capital.mais o conteudo que nos pouparia de muito BLA BLA BLA com os treinados pelo PIG.
    Pautar,fazer,para mudar afinal quem sabe faz a hora não espera acontecer.
    Lembrando que nesta empreitada so aceitamos uma estrela brilhando e esta estrela é o BRASIL,e para isto contamos com os que se predispõe a não colocar o ego a as vaidades acima do ideal.

  • Assisti os 40 minutos disponibilizados aqui e reforcei em muito a admiração por vocês, blogueiros progressistas. As intervenções de cada um foram objetivas e valorosas. Que continuem esse importantíssimo trabalho de esclarecimento que veem desenvolvendo de uma consciência democrática, crítica e progressista na comunidade interessada pelos destinos do País e do povo brasileiro.
    Aproveito para cumprimentá-lo, Eduardo, mais uma vez, pelo excelente trabalho de informação e conscientização que vem realizando. Certamente esse trabalho gerará efeitos positivos e multiplicadores na reflexão e nas ações da cidadania brasileira.

  • Oi Edu, tudo bem ?
    Logo quando estorou a bombástica tentativa de meliantes da revista lixo invadirem o quarto do Ze Dirceu eu comentei aqui neste espaço e nos demais blog’s progressistas sobre a possível intenção da máfia midiática em “plantar” drogas ou dólares (poderia ser cédulas falsas) no quarto do dirigente Petista .

    Posto isto, acredito que o Ze Dirceu tenha lido meus comentários sobre a hipótese do meliante “plantar” algum flagrante ilícito para a destruição do político Petista .

    Abração, Edu !

  • muito legal esse debate, é precido ter mais desse tipo de debate e transmitido pela net para que mais pessoas possam assistir.
    Desmascarar as mentiras do PIG e suas sucessivas tentativas de golpe e as mentiras que inventa para lideres politicos de esquerda e tb a perseguição aos movimentos sociais…..tudo isso é importante, pois se não for feito voltaremos a uma ditadura de extrema direita!!!

  • Já havia dito em uma outra oportunidade que ser atacado por aqueles que combatemos tem o mesmo significado de receber um trofeu ou uma medalha.Seria preocupante se um panfleto reconhecidamente grotesco como veja, elogiasse o trabalho do Eduardo em seu Blog da Cidadania.É sinal tambem de que o trabalho aqui realizado tem uma visibilidade que não se sabia,o que é ótimo,porque com base nisso podemos radicalizar os ataques contra o PIG,tornar o incomodo deles maior ainda.É otimo tambem saber que aquilo que fazemos causa desconforto em gente que se acha poderosa,isso mostra que apesar de pequenos tambem somos poderosos.O Davi não é tão pequeno como se imaginava e mais do que isso o Davi tem uma força equivalente a ponto de fazer com que o Golias,apesar de parecer gigante,se sinta acuado a ponto de partir para o ataque.Isso mostra tambem,que apesar de seu poder de fogo,o PIG pode ser combatido e pode ser derrotado.A historia caminha para a frente e isso é importante para todos nós que participamos com os nossos comentarios desse blog,porque nós estamos do lado da historia e a favor do futuro.E o futuro vencerá e não se trata de otimismo,mas de um fato concreto baseado na razão.

  • “No último sábado, em um casarão do bairro do Cambuci, em São Paulo, a revista Fórum promoveu evento comemorativo aos seus dez anos de vida.”

    “( …) a chegada deste blogueiro ao local, por volta das 14 horas de uma típica tarde paulistana de fim de inverno – gelada e molhada pela boa e velha garoa de minha cidade, tão celebrada em verso e prosa. Surpreendeu-me a recepção: parecia que tinha vencido uma corrida de Fórmula 1, apesar de apenas ter sido atacado pelas hordas da mídia golpista.”

    “Do alto de quase dois metros de altura, a voz tonitruante de Luiz Carlos Azenha troveja: “Agora que a Veja atacou o Eduardo ele está todo sorridente”. Pelo quintal que divide o casarão da frente do galpão dos fundos, onde foi montado auditório e palco para um show de música, grupos se voltam, várias pessoas me cumprimentam, vou parando aqui e ali…”

    Permita-me dizer, caro Eduardo, que não é só desta vez que você me faz lembrar grandes escritores. Nasci no bairro do Brás e Oswald de Andrade é para mim um dos maiores. Você tem muito a ver com Oswald. O jornalismo para Oswald era sua ponta-de-lança. Ele lançou a revista O Pirralho e o jornal O Homem do Povo. E você tem o seu Blog da Cidadania. Aguardo sua inserção no meio literário. Tenho certeza que muitos comentaristas aqui já pensaram nisso.

  • Edu,

    q reunião d feras! (e q inveja boa! rsrs)

    meu reino por um debate com esse povo!

    agora, só falta sair da boa intenção à ação… acho tbém q ao lado do trabalho individualizado nos blogs, falta um trabalho conjunto, nos moldes do esforço colaborativo dos jornalistas progressistas, tipow… http://www.huffingtonpost.com, mas sem ter um “dono”, sem ter o site em nome de um de vcs… poderia estar no nome do barão de itararé, por ex., ou outra alternativa, em q o site e o nome registrado não fique na mão de uma só pessoa.

    não tenho um modelo fixo em mente, mas acho q vcs poderiam pensar nisso,
    SERIA O COMEÇO DE UMA GRANDE IMPRENSA PROGRESSISTA EM CONTRASTE COM A GRANDE IMPRENSA COMPROMETIDA.

    de resto, td d bom a vc e à família!!!

    ¡hasta la próxima!

  • Que essa reunião seja a primeira de muitas outras e que vcs -blogueiros do bem – passem a pautar a mídia progressista. Poderiam pensar inclusive numa tv via internet,com muitos telejornais e debates esclarecedores sobre as notícias veiculadas pela mídia conservadora. Tenho certeza que seria um sucesso e que surgiria um esquema para financiamento da empreitada,entre pequenos empresários, sindicatos, grupos profissionais etc
    Quanto à “banalização do mal” que a mídia conservadora vai se esmerando em desenvolver, cumpre ressaltar o tratamento absurdamente ofensivo que programas como o Zorra Total, da Globo e um tal humorista Kibeloco, de uma tv paulista estão dando a nossa Presidenta Dilma Rousseff.
    A quem interessa ofender e desprezar a imagem de uma brasileira tão valorosa e dedicada ao bem do povo brasileiro, que tem uma biografia tão honrada e meritória? Que mensagem se passa para a juventude através desses programas? Como ficam os valores éticos emorais que defendem a cidadania? Como isso pode ser tolerado e considerado “liberdade de expressão” quando na verdade é um claro crime contra a honra?
    Não é hora de pressionarmos o Congresso a definir claramente,diante da lei,o que é “liberdade de expressão”? Quais são os seus limites?
    O que vemos são pretensos humoristas usando a tv para cobrir de infâmias a imagem de uma servidora pública que sempre honrou suas funções e que hoje representa o nosso povo e o nosso país,diante do mundo.
    Aproveito o espaço honrado do seu blog, Eduardo, para declarar meus veementes protestos contra esse deprimente abuso.

  • Assisti a esse memorável encontro de blogueiros”sujos”.Foi altamente instrutivo.Imagina Nassif,Rodrigo viana,Eduardo,zé Dirceu,Rovai,Azenha,todos juntos,Maravilha.

  • Lula-Dilma e o atoleiro em que a direita-político-midiática se meteu.
    Aos Civita, Marinho, Frias, Mesquita, etc só resta o golpe, quem vai sujar as mãos de sangue em nome deles, como em 64?

    • Roberto,não existe,no horizonte proximo,clima para golpe.Podem tentar,o que seria algo recorrente no arsenal da Direita,para tentar manter os dedos,já que os aneis,lançando mão de uma expressão bastante popular e não menos chula,mas no entanto bem adequada à situação do PIG,foram ¨para o saco¨.Se bem que a tal da ¨Marcha contra a corrupção¨foi um fiasco,isso não quer dizer ,evidente,que não houve uma torpe tentativa de se criar o clima existente em 64,com a ¨Marcha da Familia com Deus pela Liberdade¨e isso prova às mil maravilhas a minha tese de que o PIG defende o passado,representa o passado,é a propria encarnação do passado,que trava o caminho de nosso pais em direção ao futuro.A historia caminha para frente,não ha a minima possibilidade de se recriar o passado,a não ser como uma farsa,o que alias,é bem o espirito do PIG.Porque o PIG se transformou numa farsa,tenta enganar,mas não consegue esconder todo o jogo sujo que está por tras de sua defesa da ¨liberdade de expressão¨ que não passa de liberdade para fabricar crises,assassinar reputações e cometer uma serie de outros crimes.

      • Dimas, você diz com razão que não existe, no horizonte proximo, clima para golpe, já que o pretexto de combater a “corrupção endêmica” não colou. Em 1964 eles usaram o medo do “comunismo”. E agora? Bem, eles podem simular uns ataques “terrosistas” contra a “imprensa livre”. Imagine a repercussão de uma bomba detonada nas dependências de algum órgão de imprensa. Ora, quem já plantou malas de dinheiro sujo em escritórios e apartamentos de adversários (caso dos aloprados, por exemplo), o acionamento remoto de uma bomba seria fichinha. E advinhe quem seriam apontados como autores. Isso já foi feito na Venezuela, lembra?

        • Mas é evidente que eles podem fazer isso,porem,são tão primarios como aqueles dois militares que tentaram explodir uma Bomba no Riocentro,durante o primeiro de maio em pleno regime militar na decada de 80 no intuito de barrar a redemocratização,que acabou ganhando as ruas e finalmente se concretizou com a eleição de Tancredo Neves no Colegio Eleitoral e que marcou o fim da participação direta dos militares na politica até mesmo porque eles continuaram a exercer uma tutela discreta sobre o poder civil então empossado,ate,pelo menos a eleição presidencial de 1989.Eles podem tentar um golpe como tentaram os reacionarios venezuelanos contra Chavez em 2002,com o apoio da midia corrupta e golpista de lá.Podem e a farsa pode acabar como acabou lá na Venezuela com a oposição politica praticamente esmagada,a midia completamente desmoralizada e destruida e Chavez voltando mais forte nos braços do povo.A elite decrepita e corrupta que temos igualmente golpista não teria ousadia que teve a elite venezuelana porque tem medo e porque sabe que uma parcela consideravel de militares(que na sua grande maioria são legalistas)não embarcariam numa aventura de resultado imprevisivel,pois grande parte dos militares de hoje não foram formados na esteira da guerra fria e a imagem das Forças Armadas,durante muito tempo,ficou bastante comprometida e manchada em virtude dos 21 anos de autoritarismo.A elite brasileira considerada,entre os especialistas em historia social e politica,uma das mais violentas,perversas,depravadas, predatorias e reacionarias do mundo,é capaz de tudo para tentar manter o poder ou os restos de poder que ainda tem e todo mundo já sabe qual o jogo dela.O PIG pode tentar o que bem entender,meu amigo,porem como ja tem a ficha suja,todo mundo já sabe qual é a tatica desonesta dele.Já que vc levantou a lebre,de ora em diante,qualquer coisa que ocorrer(explosão de redação de jornal,por exemplo)será atribuido às ações do PIG ou de lacaios,de esbirros a serviço dele.

  • Quando eu disse no meu post publicado logo acima,que o futuro,nesse embate que se aproxima e ele é inevitavel,vencerá,e que nós aqui nesse blog somos o futuro(o mesmo sendo extensivo aos demais blogs progressistas pois representam tambem o futuro) eu disse que não se trata de uma afirmação fruto de um excesso de otimismo,mas de um fato concreto baseado na razão alem do que algo que beira a obviedade.Mas não se trata so disso evidentemente,pois todas as asserçoes necessitam de bases racionais para serem melhor compreendidas.Oras a midia defende o passado e se não defende o passado defende o congelamento do movimento que é pertinente ao processo historico.Todos que conhecem referido processo ou possui a minima consciencia de sua existencia,sabe que ele caminha para a frente e nesse caminhar para a frente não são apenas as instituições ou as sociedades que são aperfeiçoadas mas tambem os homens.Oras,a midia golpista e corrupta,ao defender uma elite decrepita e igualmente corrupta funda sua praxis em comportamentos absolutamente extemporaneos e com essa atitude,parece-me à primeira vista q ela(a midia golpista e corrupta)acaba por se deslegitimar,por não mais expressar,como um todo,os anseios de uma parcela expressiva da população.Para mim e essa afirmação pode estar equivocada,embora esteja convencido de que não esteja,o PIG assinou o seu atestado de óbito.O que parecia ser um gigante,em termos de força,ao fazer um discurso descolado da realidade,aparece como um gigante ainda,mas um tanto quanto abalado,fragilizado.

  • Caro Eduardo
    Muito bom o trecho do debate postado. Animador mesmo.
    Vc está no caminho certo ao focar na questão da Regulamentação da Mídia. Creio que é preciso mesmo esquentar esse debate, ao mesmo tempo que se pressiona para que o Governo Dilma mande um projeto a respeito para o Congresso.
    Restam ainda as alternativas levantadas pelo Zé Dirceu: a apresentação de um projeto popular ao Congresso ou que um congressista, ou um grupo de congressistas, apresentem um projeto ao Congresso.
    Penso que o mais rápido e prático seria que o Governo enviasse o Projeto,até aproveitando o momento em que a Presidenta Dilma está com grande aceitação popular. A pesquisa encomendada pelo PSDB , cujos resultados acabam de sair, apurou que ela ganharia hoje a eleição no primeiro turno, com 59% dos votos contra 25% para o cerra. Não é pouca coisa não, em nove meses de governo ter saído de 46% para 59%, apesar de todo o bombardeio midiático.
    É importante que a opinião pública brasileira seja informada que a maioria dos países têm leis que regulamentam suas mídias. E que saiba que a nossa Constituição já prevê, em linhas gerais, essa regulamentação, que já deveria ter sido feita mas é sempre postergada,pelos interesses dos congressistas de direita. Pelo que venho constatando a maioria dos brasileiros ignora esses fatos.
    E a grande mídia vai fazendo um estadalhaço a respeito, tentando convencer que a finalidade de uma “ley de médios” é CENSURAR.
    Uma forma de esclarecer a todos seria gravar um debate como esse dos 10 anos da Forum, mas específico sobre a regulamentação, e divulgar amplamente pelo you tube e postando os vídeos nos blogs sujos. Nós nos encarregaríamos de espalhar pelos quatro cantos.

  • Foi uma delícia curtir essa festa. Fiquei no aconchego de casa, curtindo pela internet, enviando algumas mensagens lidas pelo Rovai. É uma maravilha curtir esse ambiente da blogosfera suja e ver todas essas feras reunidas falando sério de forma descontraída.

    Por mim a revista Fórum completaria 10 anos pelo menos uma vez a cada mês.

    Valeu Eduardo, você sempre brilhante.

    • Ja disse que eles podem tentar,não digo que não,pois são bandidos,mas isso não quer dizer que logrem exito,no que ha uma grande diferença.Pois não tentaram dar um golpe em Lula em 2005,na esteira do episodio do mensalão?Pois é,tentaram e cairam do cavalo,isso deixou Lula muito mais forte fazendo com que no ano seguinte ele viesse a ganhar um segundo mandato.Claro,a elite ou aquilo que ela representa sempre será contra uma politica cujo escopo é a emancipação do povo brasileiro,a retomada de sua historia pelas proprias mãos.O golpe do momento ou aquilo que poderiamos chamar de golpe do momento tem um nome:voto distrital,pois o voto distrital retira força dos partidos politicos.

  • “(…..). Dali em diante, surgem versões de que até o fim do ano o Congresso receberá o projeto de lei de regulamentação dos meios de comunicação.”. Isso seria sensacional, hein?! Vamos ficar de olho…

  • Parabéns Eduardo, por levar adiante as suas idéias e ideais sem esmorecer!
    Lembro que comecei a admirar o seu blog, logo depois que vc o iniciou, quando sempre vc relatava suas viagens por países da América do Sul e nos passava informações bem diferentes das que saíam aqui na mídia. Passei a acompanhar melhor o que se passava em Nuestra América e daí me veio o interesse de conhecer melhor a região.
    Há três meses fiz uma viagem de um mê e meio à Argentina, Uruguai e Chile. Foi muita emoção entrar em contato com os hermanos e perceber que tudo nos une,nada nos separa. Percebi que temos muito a aprender com eles, em termos políticos e que adoram o Lula e estão botando muita fé na Dilma.
    Mas o que mais gostei foi de perceber como os argentinos vibram com a Ley de Médios. Eles ficam vigiando para ver se ela vai mesmo ser aplicada, já que o Judiciário lá está criando umas dificuldades. Mas eles partem para cima e não deixam barato. Admirável também o que conseguiram em termos de apurar e punir os crimes da ditadura. Em grande parte,acho que conseguem esses avanços porque são muito conscientes politicamente e lutam organizadamente. Admirei isso especialmente entre a juventude. Vc vê jovens de 18 anos debatendo questões políticas com grande profundidade,coisa difícil de se observar entre nós. Como fiquei na casa de colegas professores argentinos pude ter contato com muitos professores e estudantes universitários. E com eles visitei bairros populares e duas pequenas cidades perto de Mendoza. Conclui que a educação pública lá vai bem melhor do que a nossa. E talvez tenha muito a ver com o bom nível de politização dos jovens. Eles têm muita informação sobre a história política recente do país e discutem política com muito entusiasmo.
    Agradeço a vc que fez nascer esse meu interesse em conhecer melhor nossos vizinhos.
    Agora vc esteve no Peru, não foi? Que tal nos contar suas impressões sobre o Ollanta Humala, em seu início de governo? SE não for pedir muito.
    Um abraço de uma fiel admiradora.

  • Assisti quase tudo também no acochego do meu lar, como o Gerson. Execlente programa, ainda mais para um sábado frio e chuvoso no Rio.
    Vi você do lado do Dirceu com uma tremenda cara de “doido para perguntar para ele a posição do PT em relação à lei de medios”.
    O encontro foi sensacional, como não poderia deixar de ser dado ao dream team da blogosfera suja presente ao ato.
    além disso duas coisas me chamaram atenção. Uma, o pig é burro. Como pode abrir mão de jornalistas do porte de um Nassif, de um Azenha e de um Rodrigo Viana? Para ficar com o imortal mais burro da Academia, o Merdal?
    Outra, o Dirceu é uma cabeça polítca brilhante. Não é atoa que o pig quer matá-lo e enterrá-lo

  • Puxa vida, eu me comovo ao ver você do lado do “grande” Dirceuzão e ver seus colegas dando “parabéns”, “vivas”, etc e chamando o homem de “uma cabeça política brilhante”…
    Por acaso não é esse o homem indiciado no STF como chefe de quadrilha?

    • Pergunto-lhe o seguinte: você está querendo dizer que por ter sido indiciado, deixá-lo participar de uma mesa redonda seria, assim, algum tipo de ilegalidade? Você viu a pergunta que lhe fiz? Eu o entrevistei e tirei dele a informação de que até o fim do ano a lei da mídia vai ao Congresso. Ele dá entrevistas seguidamente à grande imprensa. Será que deu para perceber que eu nunca tinha estado com ele e que, por isso, ele me disse que poderia chamá-lo de “Zé” e não de “ex-ministro”? Quer dizer, então, que estar ao lado de Dirceu em uma “mesa redonda” macula a honra da pessoa? Bem, logo, logo ele será julgado. Ninguém acredita que venha a ser condenado. Sua absolvição já é dada como certa até pela mídia. Se eu fosse ele, depois de absolvido passaria o resto dos meus dias processando cada um que o tratou como culpado antes de ser julgado.

      • Se o proprio autor da denuncia,Roberto Jefferson,afirmou categoricamente em sua defesa perante o plenario do STF que o mensalão não existiu,é evidente,em razão disso,que Zé Dirceu,será absolvido,por absoluta ausencia de fato punivel,senhor Sebastião.O mensalão foi um episodio urdido pela midia golpista e vagabunda e proceres demotucanos com auxilio de dissidentes da base aliada ao governo à epoca,no caso em tela,RobertoJefferson,do PTB,para derrubar Lula e isso Ciro Gomes deixou bem claro à epoca em uma entrevista dada,se não me engano,à TV Carta Maior.

      • Edu, o cara que é apenas mais um da horda de linchadores amestrados do pig. Como pedir a ele que entenda conceitos “complexos” como presunção de inocência, julgamento político, assassinato de reputação e acusação sob pressão da opinião pública (publicada)?
        Não dá, né?

    • Sebastião
      Escreva aí: dentro de um ano quem disser que acredita nas denúncias do Roberto Jefferson, que ele mesmo desmentiu, de que houve um mensalão, vai ser considerado retardado mental.
      É óbvio que o Zé Dirceu jamais se envolveu em atos de corrupção. Ele é realmente uma cabeça política,um cidadão íntegro e, por isso , tem uma grande liderança e, por isso, a direita o teme e arma incessantemente contra ele.
      Mas quem tem um mínimo de conhecimento da História Política e Econômica do Brasil,pelo menos desde 1930, sabe compreender porque o Zé Dirceu é tão odiado e perseguido pelas forças conservadoras.
      Só espero que Zé Dirceu seja absolvido e que possa falar e escrever bastante para nos ensinar a fazer política e a vencer os obstáculos. Por hora, muitos ainda temem demonstrar o que pensam acerca da injustiça flagrante contra esse admirável político brasileiro. Infelizmente muitos brasileiros parece que não conseguem refletir e chegar a conclusões simplesmente raciocinando com lógica.
      Sugiro a todos a leitura de um espetacular artigo do Jornalista Mauro Santayana:
      http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/09/26/dilma-e-abbas-sepultam-tempo-moralmente-morto/
      Uma análise da situação política mundial pra ninguém botar defeito.

    • A folha esta no desespero,porque tem perdido assinantes como água,sua circulação diaria caiu muito principalmente nas edições de domingo.Depois da ficha falsa da Dilma,ninguem mais(pelo menos aqueles que são mais bem informados)acredita na folha.Se essa informação que vc posta tem fundamento(até pode ser um factoide da folha para ver a reação do público)vai ser mais um tiro no pé.

  • Para quem acha que a elite depravada,decrepita,golpista e corrupta associada à midia vagabunda que lhe dá suporte pensa em dar um golpe,fique atento na campanha midiatica relativa ao voto distrital.O voto distrital que tira a força dos partidos é o unico golpe que resta a essa elite putrefata para manter o poder e portanto é por essa razão que a midia golpista está dando tanta visibilidade à questão do voto distrital.Olho vivo,eles(elite +PIG) vendem agua sanitaria como se fosse elixir da juventude,portanto todo cuidado é pouco.

  • Edu,

    Desculpe-me o fora de pauta.

    Em dois computadores diferentes, ao acessar o Cloaca News, aparece a mensagem:

    “Página avaliada como foco de ataques!”

    Não tenho certeza se é uma questão de configuração desses computadores (embora um não tenha absolutamente a ver com o outro), ou se está ocorrendo um problema de fato.

    Alguém sabe alguma coisa?

  • Gostei muito do debate Edu, mas gostaria de colocar alguns receios. Sei, como vc disse acima, que não é crime, nem é proibido debater ou estar ao lado do José Dirceu, acho até que ele merece ser ouvido – apurando e comparando todas as coisas que se falam desse homem. Porém, do ponto de vista da batalha pela democratização da mídia e do papel exercito pelos blogueiros progressistas nessa batalha penso que talvez seja temerário colocá-lo em um debate como esse sob pena de que a imagem dos blogueiros progressistas seja colada à de um partido e de um governo, no caso, é claro, do PT. Veja bem, não estou dizendo que os cidadãos blogueiros não tenham o direito de se posicionar com relação a um partido e a um governo. Meu medo é da força de propaganda e desmoralização que a velha mídia possui. Essa propaganda irá colocar os blogueiros progressistas como reféms do PT. Isso impediria, por exemplo, que o discurso dos blogueiros chegasse a sensibilizar aquelas pessoas de boa vontade que participaram desses movimentos “contra a corrupção”. Acho que os blogueiros e todas as pessoas que tenham uma visão política esquerdo/progressista ganhariam mais mantendo certo “afastamento” de uma máquina partidária. É mais ou menos isso que queria dizer. Sei que parece confuso, mas falo de meus receios com franquesa, não gostaria que vc entendesse mal o que digo. Um abraço.

    • Menos,Ilanovic,menos.A maquina de desmoralização da midia vagabunda e golpista continua funcionando,mas com menos poder do que vc possa imaginar.É dificil acreditar,mas a verdade é que o PIG não esta com essa bola toda.A blogosfera tem desempenhado um papel fundamental na desconstrução do PIG.O bicho é feio mas não tão feio o quanto se possa imaginar.Tanto que pode ser combatido e pode ser derrotado.Como ja disse acima,o episodio do mensalão foi uma armação da midia corrupta em associação com os demotucanos mais alguns descontentes da então base aliada,no caso Roberto Jefferson,do PTB,para tentar derrubar Lula.E segundo Roberto Jefferson em sua defesa previa perante o plenario do STF,o mensalão não existiu.Logo Zé Dirceu é inocente,até mesmo porque ele não pode ser condenado por um crime que comprovadamente jamais existiu.

  • Depois do novo tour europeu e americano do baiano/paraiba Luiz Inacio, no qual é recebido por sarkozy, vai aos Usa, profere palestras e ainda lhe dao o honoris causa da Sciences Politiques de Paris. ainda por cima uma pesquisa tupiniquim revela que sua popularidade AUMENTOU! com evidentes reflexos politico eleitorais.
    Alias as palestras são tao bem remuneradas que o pau-de-arara poderia até fazer uma oferta ao FHC
    pelo seu (de FHC) apto na avenida Foch na propria paris, e saldar em modicas prestaçoes.
    Ja tem gente pedindo uma chapa Lula-Dilma em 2014.
    Ou vice versa, porque o pt nao tem esse preconceito.
    o futuro das oposiçoes estaria garantido -como tais- por longos anos.
    saludos.

    • O futuro das oposições não está tão garantido assim,porque do jeito que as coisas estão indo,mais algum tempo e as oposições vão deixar de existir simplesmente e por incompetencia delas mesmas,porque ficou claro para uma parcela da população(notadamente aquela parcela que foi beneficiada pelas politicas públicas implementadas pelo governo Lula desde o seu primeiro mandato)que tal oposição,principalmente a oposição midiatica,faz um discurso não contra Lula ou Dilma ou o PT,mas contra as melhorias substanciais dessa parcela que só foram viabilizadas atraves do governo Lula,continuando atraves do governo Dilma,sendo que os dois pertencem ao PT.Daí os ataques sistematicos,as acusações sem provas,a fabricação de crises,daí tambem a tentativa de desconstrução da imagem de Lula,de sabotagem ao governo Dilma,de associação do PT a episodios de corrupção.Na verdade as oposições,tendo à frente a oposição midiatica,são contra o povo brasileiro,por conseguinte,contra um Brasil soberano.A mascara deles(dos membros da oposição)já caiu,eles não conseguem enganar mais ninguem,daí porque Ricardo Kotscho teria dito que¨cada vez mais eles latem para menos pessoas¨.

    • augusto:

      Não bastasse o preconceito, seu post contém ignorância.
      Baiano-paraíba está incorreto, Luiz Inácio Lula da Silva é de Garanhuns, Pernambuco.
      Pra vc, nordestino é tudo a mesma coisa, e sem direitos às vantagens que caracterizam a elite, não é?
      Se pretendia diminuí-lo, o elevou.
      Tudo que Lula conquistou, desde que veio para a “civilização” no pau-de-arara, foi por mérito, pela excepcionalidade.
      O Brasil não é só São Paulo, sul ou sudeste.

  • Adoraria saber de onde partiu a história de que a Presidenta Dilma é contra a regulamentação da mídia. Deve ser puro trololó.
    Também achei estranho o Zé Dirceu responder que “se ela, em tese, for contra, não importa…”.
    Acredito que a Presidenta não esteja empenhada porque seu tempo é consumido com o festival de denúncias sobre seus ministros e compromissos inadiáveis, como sua histórica participação na ONU. Talvez não seja a melhor hora para cutucar as feras.
    Ponto para a intervenção do deputado Paulo Teixeira, mostrou que está com a Presidenta e não abre!
    Não vamos exigir de Dilma, em tempo recorde, o que nem Lula conseguiu.

  • Parabéns à Forum pelo aniversário! Quanto ao debate, assiti a uma parte das discussões, e, antes de adentrar-me nas impressões que tive, gostaria de comentar sobre alguns aspectos do seu texto : Duvido que haja disposição no Congresso para regular-se as comunicações. Ao menos na maior parte do Congresso(evidentemente não me refiro a parlamentares que lutam, historicamente contra a oligarquia que controla a opinião e a informação neste país, como Fernando Ferro, Luiza Erundina, Wálter Pinheiro, Roberto Requião, Humberto Costa e outros), refiro-me à “outra parte” do Congresso, que não é pequena, formada por parlamentares donos de meios de comunicação ou que possuem ligações “orgânicas” com empresas de mídia. Essa parte tem até hoje impedido o avanço das dicussões sobre a democratização das comunicações e ajudado na disseminação das mentiras e deturpações que a ditadura midiática tenta colar no tema, procurando obter o repúdio da Sociedade a uma luta que visa justamente garantir que ela, Sociedade, possa expressar-se livremente, em toda a diversidade e pluralidade de ideias que a caracterizam, em meios de comunicação que a ela pertencem e que sustentam-se com seu dinheiro. Contudo, concordo que, se conseguirmos levar o tema aos brasileiros, o Congresso terá que coadunar-se com o sentimento que eclodir das ruas(e o repúdio às “passeatas” enlatadas da mídia mostra que os brasileiros começam a despertar para as reais intenções dos barões da comunicação, o que os torna receptivos a compreender o absurdo em que consiste o controle das comunicações por uma oligarquia e como esse controle sustenta a censura a todas as pessoas e ideias que não sejam simpáticas àqueles que se tornaram “donos” da informação no Brasil). Se Dilma é contra ou a favor ninguém pode afirmar(por sua formação, podemos supor que seja a favor; contudo sua postura demonstra que tem medo de levar essa luta adiante, mesmo correndo o risco de ser derrubada pela oligarquia que não quer enfrentar), mas também poderemos “despertar” a simpatia do Governo e do PT(cuja mudança de postura, após o absurdo da Veja contra Dirceu ainda não se traduziu em ações efetivas)desde que consigamos levar esse debate para a Sociedade brasileira, de forma clara e objetiva. Excelente as discussões quanto ao “jornalismo” golpista e partidário que se faz hoje no Brasil, mais um tema que deve chegar às ruas. Também importantes as declarações de Dirceu, outra figura que precisa ser desmistificada para os brasileiros, e as sóbrias colocações do Professor da USP, ao desnudar a natureza golpista, escravocrata e truculenta de nossa direita, que vem-se revelando, ainda que de forma não totralmente clara, para a população, a qual evidenciou seu repúdio ao golpismo conservador ao boicotar as “manifestações” enlatadas de Globo e sua turma. Todas as discussões, e é importante que continuem ocorrendo, parecem-me caminhar para uma mesma conclusão : SÓ FAREMOS A DEMOCRACTIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO(E TODAS AS OUTRAS REFORMAS QUE ESTE PAÍS PRECISA, COMO A AGRÁRIA)SE CONSEGUIRMOS ENGAJAR OS BRASILEIROS NESSA LUTA, DESPERTANDO-LHES PARA A NECESSIDADE DE POSSUÍREM UMA ESTRURA DE COMUNICAÇÃO PLURAL, DEMOCRÁTICA, QUE REFLITA A DIVERSIDADE DE OPINIÕES E VISÕES DE MUNDO EXISTENTES EM NOSSA SOCIEDADE, QUE EXISTA PARA INCLUIR OS BRASILEIROS E QUE TRABALHE PARA A MELHORA DE NOSSA SOCIEDADE E NÃO PARA SERVIR ÀS PRETENSÕES MESQUINHAS DE PODER DE UMA MINORIA, DOS SEUS PATRÕES ESTRANGEIROS E DE SEUS “JORNALISTAS” CAPACHOS

  • LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ej de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ej venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

Deixe uma resposta