O único país governado pela mídia

Opinião do blog

Em agosto de 2007, pouco após o Supremo Tribunal Federal ter aceitado abrir o inquérito do “mensalão”, o ministro Ricardo Lewandowsky foi alvo de monitoramento pelo jornal Folha de São Paulo enquanto almoçava em um restaurante de Brasília. Ele conversava ao celular e, a poucos metros de si, uma repórter ouvia e anotava a conversa sem que o espionado percebesse.

Antes de prosseguir, há que ler, abaixo, a matéria publicada por esse jornal no penúltimo dia de agosto de 2007.

—–

FOLHA DE SÃO PAULO

30 de agosto de 2007

Lewandowski afirma que “imprensa acuou o Supremo” no julgamento do mensalão

“Todo mundo votou com a faca no pescoço”, declara o autor do único voto contra a imputação do crime de quadrilha ao petista

VERA MAGALHÃES

DO PAINEL, EM BRASÍLIA

Em conversa telefônica na noite de anteontem, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), reclamou de suposta interferência da imprensa no resultado do julgamento que decidiu pela abertura de ação penal contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão. “A imprensa acuou o Supremo”, avaliou Lewandowski para um interlocutor de nome “Marcelo”. “Todo mundo votou com a faca no pescoço.” Ainda segundo ele, “a tendência era amaciar para o Dirceu”.

Lewandowski foi o único a divergir do relator, Joaquim Barbosa, quanto à imputação do crime de formação de quadrilha para o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu, descrito na denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, como o “chefe da organização criminosa” de 40 pessoas envolvidas de alguma forma no escândalo.

O telefonema de cerca de dez minutos, inteiramente testemunhado pela Folha, ocorreu por volta das 21h35. Lewandowski jantava, acompanhado, no recém-inaugurado Expand Wine Store by Piantella, na Asa Sul, em Brasília.

Apesar de ocupar uma mesa na parte interna do restaurante, o ministro preferiu falar ao celular caminhando pelo jardim externo, que fica na parte de trás do estabelecimento, onde existem algumas mesas -entre elas a ocupada pela repórter da Folha, a menos de cinco metros de Lewandowski.

A menção à imprensa se deve à divulgação na semana passada, pelo jornal “O Globo”, do conteúdo de trocas de mensagens instantâneas pelo computador entre ministros do STF, sobretudo de uma conversa entre o próprio Lewandowski e a colega Cármen Lúcia.

Nos diálogos, os dois partilhavam dúvidas e opiniões a respeito do julgamento, especulavam sobre o voto de colegas e aludiam a um suposto acordo envolvendo a aposentadoria do ex-ministro Sepúlveda Pertence e a nomeação -que veio a se confirmar- de Carlos Alberto Direito para seu lugar. Lewandowski chegou a relacionar o suposto acordo ao resultado do julgamento.

Ontem, na conversa de cerca de dez minutos com Marcelo, opinou que a decisão da Corte poderia ter sido diferente, não fosse a exposição dos diálogos. “Você não tenha dúvida”, repetiu em seguidas ocasiões ao longo da conversa.

O fato de os 40 denunciados pelo procurador-geral terem virado réus da ação penal e o dilatado placar a favor do recebimento da denúncia em casos como o de Dirceu e de integrantes da cúpula do PT surpreenderam advogados de defesa e o governo. Na véspera do início dos trabalhos, os ministros tinham feito uma reunião para “trocar impressões” sobre o julgamento, inédito pelo número de denunciados e pela importância política do caso.

Em seu voto divergente no caso de Dirceu, Lewandowski disse que “não ficou suficientemente comprovada” a formação de quadrilha no que diz respeito ao ex-ministro. “Está se potencializando o cargo ocupado [por Dirceu] exatamente para se imputar a ele a formação de quadrilha”, afirmou.

Enrique Ricardo Lewandowski, 58, foi o quinto ministro do STF nomeado por Lula, em fevereiro do ano passado, para o lugar de Carlos Velloso. Antes, era desembargador do Tribunal de Justiça de SP.

No geral, o ministro foi o que mais divergiu do voto de Barbosa: 12 ocasiões. Além de não acolher a denúncia contra Dirceu por formação de quadrilha, também se opôs ao enquadramento do deputado José Genoino nesse crime, no que foi acompanhado por Eros Grau.

No telefonema com Marcelo, ele deu a entender que poderia ter contrariado o relator em mais questões, não fosse a suposta pressão da mídia. Ao analisar o efeito da divulgação das conversas sobre o tribunal, disse que, para ele, não haveria maiores conseqüências: “Para mim não ficou tão mal, todo mundo sabe que eu sou independente”. Ainda assim, logo em seguida deu a entender que, não fosse a divulgação dos diálogos, poderia ter divergido do relator em outros pontos: “Não tenha dúvida. Eu estava tinindo nos cascos”.

Lewandowski fez ainda referência à nomeação de Carlos Alberto Direito, oficializada naquela manhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Negou ao interlocutor que fizesse parte de um grupo do STF contrário à escolha do ministro do Superior Tribunal de Justiça para a vaga de Pertence, como se depreende da conversa eletrônica entre ele e Cármen Lúcia. “Sou amigo do Direito. Todo mundo sabia que ele era o próximo. Tinha uma campanha aberta para ele.”

Ainda em tom queixoso, gesticulando muito e passando várias vezes a mão livre pela vasta cabeleira branca enquanto falava ao celular, Lewandowski disse que a prática de trocar mensagens pelos computadores é corriqueira entre os ministros durante as sessões. “Todo mundo faz isso. Todo mundo brinca.”

Já prestes a encerrar a conversa, o ministro, que ainda trajava o terno azul acinzentado e a gravata amarela usados horas antes, no último dia de sessão do mensalão, procurou resignar-se com a exposição inesperada e com o resultado do julgamento. “Paciência”, disse, várias vezes. E ainda filosofou: “Acidentes acontecem. Eu poderia estar naquele avião da TAM”.

Além dos trechos claramente identificados pela reportagem, a conversa teve outras considerações sobre o julgamento, cuja íntegra não pôde ser depreendida, uma vez que Lewandowski caminhou para um lado e para outro durante o telefonema.

Logo após desligar, ao voltar para o salão principal do restaurante, Lewandowski se deteve para cumprimentar um dos proprietários, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, figura muito conhecida em Brasília e amigo de vários advogados e políticos -entre eles o próprio Dirceu, citado na conversa.

Lewandowski ficou pouco mais de uma hora no restaurante. A Expand Wine Store by Piantella é um misto de loja de vinhos, restaurante e bar localizada na quadra 403 Sul, no Plano Piloto. Pertence ao mesmo grupo de proprietários do Piantella, o mais tradicional restaurante da capital federal, ponto de encontro de políticos.

Só depois da conversa com Marcelo é que Lewandowski sentou-se e fez os pedidos: uma garrafa de vinho argentino Santa Júlia, R$ 49 segundo o cardápio, uma porção mista de queijos e outra de presunto, cada uma ao preço de R$ 35. No telão localizado às costas do ministro, eram exibidos DVDs musicais -um show do grupo Simply Red e uma apresentação da cantora Ana Carolina.

—–

Como se vê, não é de hoje que se enxerga o poder único no mundo que tem a mídia brasileira. Um poder que não existe igual em nenhum outro país que se consiga lembrar e que mantenha sob seu tacão o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Claro que a mídia é poderosa em toda parte, mas, no Brasil, ninguém ousa desafiá-la de frente.

Ontem, por exemplo, o portal do jornal O Estado de São Paulo publicou matéria em que relata que “O governo ficou surpreso com a rapidez com a qual o STF abriu inquérito para investigar denúncias de envolvimento do ministro [do Esporte, Orlando Silva] em esquemas de corrupção no Esporte”, apesar de que quem instou o procurador-geral da República a provocar o Supremo foi o próprio ministro, de quem a mídia anunciou a demissão ao fim da manhã desta quarta-feira.

Faca e pescoço voltam a se encontrar.

Olhemos ao redor de nós, aqui nas Américas. Em que país a mídia demite ministros por capricho ou “hierarquiza” o debate público, por exemplo, sem qualquer oposição? Há tantas agendas que é impossível inserir no debate público por a mídia não querer que sejam discutidas que mal dá para contar. A mais cara aos leitores desta página, aliás, é a do marco regulatório das comunicações, que jamais foi discutido com seriedade e profundidade.

O procurador-geral da República e o Supremo Tribunal Federal trataram de investir contra o ministro Orlando Silva com uma rapidez incompatível com os indícios contra si. Mesmo que seja absolvido, materializou-se uma situação de absoluta inviabilidade para qualquer ministro deste governo exercer o cargo, pois qualquer irregularidade em sua pasta provocará o processo a que, como em 2007, o país está assistindo outra vez.

Claro que dirão que o ministro só caiu porque há fortes suspeitas de irregularidades em sua pasta, mas o que não será dito é que nenhuma administração pública, no Brasil, pode dizer que não tem contra si ao menos denúncias e indícios iguais e, no entanto, só o que vem à baila com intensidade são denúncias e escândalos contra governos do PT. Apesar disso, ainda há vida no lado “errado”.

Na próxima quinta-feira, por exemplo, em um esforço desesperado de setores da sociedade para evitar que o país sucumba de vez diante da censura e da ditadura midiáticas haverá um ato público diante da Assembléia Legislativa de São Paulo para exigir que aquela Casa instaure Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncia de venda de emendas que afeta diretamente o governo Geraldo Alckmin e o PSDB.

Abaixo, o anúncio de manifestação à qual este blogueiro comparecerá.

Apesar de a esquerda mostrar que parte dela não se rende à seletividade ética da mídia, que passou a minimizar ou a esconder como pode escândalos envolvendo seus aliados enquanto carnavaliza as acusações destes em relação aos seus adversários, o horizonte parece sombrio. Dilma não conseguirá governar, assim. País nenhum funciona com ministros caindo a cada dois meses, se tanto. É administrativamente inviável.

A situação sociopolítica do Brasil é inédita. Não se conhece experiência igual em qualquer outra parte. Não há um só país de relevo nas três Américas em que a mídia faça e desfaça como aqui. E não é porque não tem obtido vitórias eleitorais que isso significa que ela não governa. O voto popular já foi massacrado bem mais de uma vez, neste país. O momento, pois, é de profunda reflexão. Jogar a toalha, porém, não resolverá nada.

251 comments

    • Acredito que a orientação para essa postura débil e vacilante do governo Dilma em sua estratégia (?) de tentar conviver com o PIG, tem dois responsáveis no governo federal e seus respectivos titulares :

      – SECOM – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

      – MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.

  • A Presidenta Dilma enviará à revista veja uma lista de possíveis substitutos de Orlando Silva, a fim de que a revista decida qual deles deverá assumir o Ministério dos Esportes.

    • Se eles conseguem tirar ministros, por que não a presidenta? Governo incompetente, não pelos casos de corrupção (as estruturas corruptas no Brasil são as mesmas de sempre), mas por ser cada um por si. Parece a casa da mãe joana. Fofocas, desafetos, não mexe no meu queijo… quanta vergonha.

      • A história de lutas do PCdoB e sua defesa dos princípios populares não pode ser manchada por eata açã do PIG contra um homem que vei de baixo e cosntruiu sua vida com suor e dedicação. Toda esta onda fascista contra o minsitro Orlando Silva tem por trás um incontido racismo, fruto de uma doutrinação tucana que jamais aceitou que um operário sentasse na cadeira de presidente no Palácio do Planalto. O PT precisa se rebelar contra mais este golpe, abbandonar a candidatura de Fenando Haddad e demonstrar total apoio ao companheiro Netinho de Paula pela candidatura à Prefeitura de São Paulo, a únic aopção genuinamente popular para combater a direita raivosa em nossa cidade.

    • Vamos todos em romaria pedir a bencão do nosso amado Presidente, sua excelencia, sr Civita? Podemos pedir àquela servical do nosso amado Presidente Civita, a dona dilma que aumente a verba de publicidade do nosso diário oficial a Veja, aí pode ser que nosso amado Presidente deixe a servical dilma continuar brincando de governar o Brasil, ele é muito cavalheiro e vai dar essa colher de chá pra ela, vamos amigos?

  • Edu, com todo respeito:
    – por que insistir em colocar o mensalão entre aspas em
    Todos seus posts?
    – você acha que ministros são demitidos por capricho? A presidenta Dilma demitiria todos estes apenas por capricho?
    Abraços,
    André

    • Nosso amado Presidente Civita te perdoa por esse muchocho e receberá magnanimamente a nós os tolinhos para prestarmos juramento de devocão e lealdade à ele, nosso Comandante em Chefe, vamos lá todos com um sorriso no rosto porque nosso amado Presidente não gosta de birras nem de cara fechada, ele não tem medo nenhum disso.

  • Edu, se a Dilma demitir o ministro serei o primeiro a ir as ruas, quando o pig pedir a cabeça dela. Estou arrependido de ter votado nela. Pensei que fosse uma pessoa de pulso forte. Aposto que ela gostou quando o Lula a segurou no cargo quando da denuncia da planilha dos cartões corporativos,

  • do tijolaço
    26
    Oct E este escândalo, a mídia não quer?
    Escrevi, agora há pouco, um post para o blog Projeto Nacional para o qual peço a atenção dos leitores.

    Chama-se “O homem da P-36 quer as sondas da Petrobras” e é baseado numa matéria de hoje, do jornal Valor Econômico, o único que vem dando algumas informações sobre a maior licitação já realizada neste país, a contratação de 21 sondas de águas ultraprofundas pela Petrobras. Um negócio de dezenas de bilhões de dólares.

    Vários grupos brasileiros se uniram para fazer aqui estas sondas, que fazxem parte de um total de 40 necessárias à exploração do pré-sal. Doze, por prazo, foram contratadas lá fora. Das 28 restantes, o primeiro lote, de sete, ficou aqui e vai ser construído em Pernambuco. Faltavam estas 21 e tudo parecia indicar que o mesmo grupo as faria.

    Mas surgiu uma figura chamada Guerman Efromovich e entrou na disputa, oferecendo um preço um pouco menor, com uma empresa recém-criada, a Ocena Rig do Brasil, associado a uma empresa norueguesa controlada por armadores gregos.

    Efromovich tem uma penca de processos judiciais contra a Petrobras. Todos depois que deixou a diretoria o ex-presidente Joel Rennó, tempo em que ganhava, sem licitação, contratos para comprar e reformar plataformas.

    Inclusive a P-36.

    O pior é que Efromovich ainda foi a Justiça inglesa pedindo 240 milhões de dólares como indenização pelo caixão que fez. Foi buscar lã e saiu tosquiado, porque a corte inglesa, em lugar de receber, mando foi ele pagar à Petrobras. Este ano, em abril, o STJ recusou a pretensão de Efromovich de não cumprir a sentença que confirmava sua responsabilidade no caso.

    Quase ninguém publicou. Que eu achasse, apenas uma nota de dez linhas no G1, reproduzindo texto da Agência Estado.

    Agora ele quer as sondas do nosso pré-sal.

    E a mídia, que é doida por qualquer coisa que possa ser problema na Petrobras – onde Efromovich, segundo o repórter Chico Santos conta, anos atrás, então no Valor Econômico, tentou reentrar usando desde flores para secretárias até ordens de prisão contra diretores que o abominavam – não dá a menor bola para isso?

    Ou as suspeitas aqui são seletivas e nunca envolvem os nomes que se tornaram notórios da era tucana?

    Se os jornais quiserem ajuda, está tudo contado no Projeto Nacional, com os links devidos para todas as informações sobre o passado de Efromovich. Nem era preciso, porque está no Google, que o pessoal das editorias parece ter dificuldades em usar.

    Não dá muito trabalho conhecer o passado dele, que já foi mastigado, anos atrás, pelo excelente repórter Chico Santos, um dos que mais entende de indústria naval no Brasil.

    E que, sem nem mesmo falar com ele, sou capaz de apostar que não compra uma bóia de pneu do Efromovich.

  • Todos os países do mundo capitalista são governados pela mídia que é a porta-voz dos interesses do poder econômico e financeiro. Qualquer candidato à prova do ENEM já sabe explicar isso direitinho.
    Com a Presidenta Dilma está acontecendo exatamente a mesma coisa que ocorreu com o Presidente Lula. E a culpa não é deles. É a realidade econômica,social e política do país que assim o determina.
    Ficar tendo chiliques contra a Dilma é pura imaturidade e falta de entendimento sobre qual é o quadro político real no país. Ou seja, onde está o poder real, de fato.
    Nessa crise atual, gerada pelas denúncias relativas ao Ministério dos Esportes, Dilma agiu com equilíbrio e decência. O Ministro Orlando Silva está tendo todas as chances de se defender. Porém surgiu uma situação de fato. Por artes do Judiciário, o processo que ele ministro iniciou foi parar no STF. Como pode o Ministro exercer suas funções sob investigação no STF? A rigor teria que se afastar. Criou-se então uma situação política inédita e que provavelmente levará o PC do B e o ministro a decisões políticas.
    No meio desse difícil quadro, devo confessar que fiquei maravilhado com uma decisão da nossa Presidenta.
    Agora a nossa Presidenta deu uma de mestra!
    O governo Dilma Rousseff prepara decreto para suspender por um mês todos os repasses de recursos federais para convênios com organizações não governamentais, informa reportagem de Ana Flor e Valdo Cruz, publicada na Folha desta quarta-feira.
    Nesses 30 dias os ministros terão de rever todos os atos assinados pelas pastas e ratificar os convênios em curso.
    As ONGS são filhas diletas do neoliberalismo, com sua pregação pelo Estado Mínimo. Infestaram o país nos últimos trina anos em todas as áreas: saúde, educação,esportes, promoção social e por aí vai.
    O que tem de parentes e amigos, empregados e que tais , de políticos famosos “inventando” Ongs não é fácil.
    Dilma fechou a porteira para contar os bois. Junto com os bois vai encontrar cobras e lagartos.
    Agora sim,Dilma mostrou ao que veio e vai atacar o ovo da serpente da corrupção.Tomou a dianteira e deve ter deixado a direita de orelha em pé.
    Acabou-se a diversão. Dilma mandou parar!

  • É difíil não desistir Edu, pois a meu ver o golpe sobre o qual você nos alertou foi dado, foi aceito e dolorosamente eu tenho a sensação de que a Dilma não governa mais o país, se é que governou algum dia..A faixa já foi mandada via Federal Express para a Veja….

  • Um dos aspectos desse paradigma, o da imprensa pautar as questões nacionais, é o fato de todo mundo – ou os que acham que pensam mais que os demais – se importar com o que a imprensa diz.
    Desculpe, mas enquanto dermos poder a esse monstro, ele o terá.
    Repercutir o tempo todo o que sai nesses jornais, contra ou a favor, não importa, é fortalecê-lo.
    Ou você, Eduardo, acha que influencia o que as dezenas de brasileiros que não têm internet, ou não a utilizam politicamente, pensam sobre o governo Dilma?
    Com essa sua postura, quase de desespero e aflição, você só fortalece o monstro.
    Ele adora afligi-lo.
    Mas acho que você conquistou essa importância.
    E adora, sinto dizê-lo.
    Penso até, se você seria capaz de viver sem isso.

  • Será que esses comentários são mesmo desse blog? Ou seria “trollagem em massa”? Mais parece sabotagem ver tantos eleitores desistindo do “seu” governo. Se Dilma vai demitir ou se o partido entregou o cargo, é óbvio que prá tudo tem limite. Como disse o José de Abreu, “Dilma nai vai se f…. por causa de quem quer que seja”. Até porque se isso ocorrer, o Brasil sifu também.

        • Estou desistindo deste PT que aí está. Um bando de COVARDES. Não vi nenhum ir a TV e defender o Ministro Orlando Silva. A presidentE Dilma está frustrando a todos que nela acreditou.
          Lula nunca sentou, como ele costuma dizer, numa mesa, para almoçar com algum desses donos dessa imprensa de merda. Ao passo que a atual presidentE (agora será assim, com E), adora uma badalação.
          Imagine, ir ao Fantástico, fazer omelete com aquela perua que se vestiu de luto no dia que Lula foi reeleito. Depois, o jornal, que publica uma ficha falsa do seu passado, é prestigiado com sua presença, no aniversário de sessenta anos. Sinceramente não dá para acreditar mais nessa mulher.
          E isto não trollagem.
          Só votarei no PT novamente se for no LULA.
          ET C’EST FINI>

          • Prezado, compreendo seu ponto de vista. Só não vejo como combinar uma derrocada da Dilma com a continuidade dos avanços sociais e, portanto, democráticos obtidos nos últimos anos. Entendo que as conquistas maiores, sobretudo dos mais frágeis e excluídos, justificam decisões que as vezes ferem quem transita em patamar mais elevado de consciência e aspirações. Ao final, acredito que caminharemos para o atendimento das grandes demandas da sociedade.

    • Desculpe-me, amigo, mas meu compromisso é com um negócio chamado Democracia, que é mil vezes maior e mais importante do que o mandato da Dilma. Não há Democracia quando meia-dúzia de famiglias domina um povo usando a mentira, a calúnia, a chantagem, o terrorismo midiático (só não faz terrorismo armado por circunstâncias de momento, mas fará quando puder – vide os golpes na Venezuela, e as tentativas na Bolívia e Argentina, por exemplo).
      Não há Democracia quando só uma corrente de opinião e de interesses pode expor suas idéias à uma sociedade despolitizada, alienada, ignorante, como a nossa.
      O governo Dilma deveria servir à Democracia, nunca o contrário. Ela é passageira, o PT é passageiro. A Democracia tem que ser tão forte que resista a uma eventual vitória da oposição, pelo voto. Para tanto, todo golpismo tem que ser coibido, desmoralizado e punido.
      Permitir, sem reação, que as seis ou sete famiglias anunciem um golpe, cometam o golpe, festejem abertamente o golpe em etapas em andamento, é trair as esperanças do povo e o destino do Brasil.
      De seu mandato, faça Dilma o proveito que quiser. Divida o poder com os milionários, afague os direitistas. Só não ponha em risco a Democracia, como parece fazer. Ela pensa que o mandato é o importante, ela “não vai se f… por quem quer que seja”. E nós? E o Brasil democrático? Podemos nos “f…”?

  • Um povo que deixa as coisas chegarem ao ponto em que as coisas chegaram no Brasil,é um povo que não merece ser livre e muito menos respeitado.Um povo que deixa uma corja livre para manipula lo a seu bel prazer,sendo mero joguete de interesses de uma elite indecente,não merece sequer ser chamado de povo.Somos ratos e não seres humanos.Somos covardes,nem escravos merecemos ser.Somos indignos de fazer parte do concerto das nações.Somos todos corruptos.Somos todos coniventes com a bandalheira.É assim que se constitui um povo de escravos,com moral de escravos,com ideal de escravos.Temos a imprensa canalha que temos,porque nos tornamos canalhas.Temos politicos canalhas,porque somos canalhas como os politicos que elegemos.Nós,brasileiros,somos covardes e omissos,alienados e felizes em nossa mediocridade.Apenas nos incomodamos com a mãe solteira,com o menor abandonado,com o jovem desempregado,quado eles batem nas janelas de nossos confortaveis carros com ar condicionado ou para pedir esmola ou para nos assaltar.Aí sim tomamos contato com a realidade tragica de nosso pais,aí nos damos conta de que nada fizemos para mudar completamente o destino desse pais e que temos muito,se sairmos de nosso comodismo,que lutar.Eu não desisto,não irão me calar jamais.Não nasceu ainda pessoa capaz de me intimidar.

      • Esta na hora do povo reagir então.Está na hora do confronto.O sangue vai correr.Ser de direita para mim,é dizer que o povo é pacifico.Vamos pro pau.Vamos fazer a direita engolir cada desfeita que ela fez para o povo.AGORA É GUERRA.

  • Como é que pode uma pessoa que enfrentou com galhardia o pau-de-arara capitular deste jeito. Não votei numa covarde para governar o pais. Nem no PIG! Será que eles foram contaminados pelo PIG, achando que nós, eleitores do PT somos um bando de cretinos e idiotas? Estou desolado e sem esperança, com este governo. Apenas uma certeza, Sra. Presidenta, em 2014 acertaremos nossas contas.

  • È lamentável que Orlando Silva vá deixar o ministério, sem que tenha sido comprovado nada contra ele. Não vejo muita saída para esse governo que está de joelhos para a mídia golpista. Não sei como vai poder governar daque para frente. Mas nesse episódio todo o que mais me entristece é ter perdido totalmente a confiança naqueles que diziam lutar contra o PiG e no entanto com ele fizeram coro para derrubar o ministro, como por exemplo, Paulo Henrique Amorim, que deve estar “orgulhoso” de ter vencido as apostas que fez em seu blog. È verdade que ele venceu, mas e sua credibilidade perante os seus “amigos internautas” não terá sido afetada?
    CAF=PiG2

  • Ao longo dos 8 anos do governo Lula, ESSA QUADRILHA FASCISTA E GOLPISTA DISFARÇADA DE IMPRENSA NÃO FEZ OUTRA COISA A NÃO SER AGREDIR O LULA E A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO. REPITO: AGRDIR O LULA E A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO. Durante a campanha ESSA MESMA QUADRILHA tentou verder uma imagem diabólica da Dilma. Agora Presidenta, a Dilma resolveu se curvar perante ESSA QUADRILHA FASCISTA E GOLPISTA QUE É A GRANDE MÍDIA. Olha, ninguém está pedindo pra Dilma colocar o dela na reta e livrar a cara de malfeitores. Há ausencias de provas consistente contra o Orlando. Não importa, PARA A QUADRILHA FASCISTA E GOLPISTA DISFARÇADA DE IMPRENSA ELE É CULPADO. Agora, se a Dilma não se dá o devido respeito diante DESSA QUADRILHA FASCISTA E GOLPISTA DISFARÇADA DE IMPRENSA, então que Ela respeite A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO QUE VOTO NELA E FOI e É DURAMENTE MASSACRADO PELO PIG.

  • Em que planeta ou realidade paralela vocês vivem? 40 milhões de reais foram desviados de UNIFORME E MERENDA DE CRIANÇAS por integrantes do partido do ministro — e isso é investigado pela PF e não por jornal ou revista.

    Alguém que leia esses comentários delirantes vai achar que a Dilma é louca por demitir o cara.

    • Foi o Orlando Silva que desviou?

      Não? Então o que tem a ver uma coisa com a outra?

      A Dilma está louca, sim, pq demitiu – ou pediu pra pedir demissão, que é a mesma coisa – sem que houvesse provas. Pior, depois de ter exigido essas provas e dito que não apoiará linchamento nem julgará sem provas.

      Aí está, toda a covardia. Enfrentar, jamais. Foi tudo bravata, e agora é arrego.

  • O “único país governado pela mídia”?
    Usando sua lógica Dilma não governa e sim a mídia.
    Eu acho que o Brasil está indo bem demais para se dizer que quem está governando é a mídia.
    Eu acredito que ministros caem principalmente por seus atos. Agora, que a mídia dá o empurrão final, isso dá.

  • Edu,

    Acho que para mim e para muitos outros que compartilhamos este mesmo sentimento de impotência e angústia com o desenrolar dos fatos políticos dos últimos meses chegamos a um ponto que não dá mais para aguentar. A se confirmar a saída do ministro Orlando Silva, eu já me decidi : Não defenderei mais este governo ! Sou um feroz defensor do governo Lula/Dilma aqui em minha cidade conservadora desde 2003. Trabalho e lido diariamente com centenas de pessoas dos diversos níveis sociais e desde 2003 faço este “trabalho” voluntário. Mas não dá mais! Se o próprio governo se deixa levar pelas chantagens da mídia, quem somos nós para defendê-lo? Chega! Estou de saco cheio desta covardia. Acho que devemos fazer um abaixo-assinado e enviá-lo a algum interlocutor de Brasília protestando contra esta covardia e declarando que estamos saindo fora.

  • Eu acho que Dilma deveria consultar o atual prefeito de Vitória da Conquista, Bahia, sobre como foi que ele conseguiu administrar uma prefeitura endividada até a medula, contra tudo e contra todos os meios possíveis.
    Em 1996 Guilherme Menezes recebeu a prefeitura de Vitória da Conquista com uma dívida impagável, a cidade afogada no lixo, garis, professoras e todo o funcionalismo público com sete meses sem ver a cor do dinheiro do salário.
    Com uma câmara de vereadores composta por 19 vereadores o prefeito só tinha apoio de 4. Toda a imprensa hostil e controlada pelas malvadezas de ACM, tanto no âmbito do município quanto do estado, já que a Bahia ainda era curral dos malvados.
    Pois Guilherme conseguiu fazer uma das melhores administrações que este município já conheceu e se reelegeu com uma vitória esmagadora.
    Atualmente Guilherme Meneses está no terceiro mandato à frente de uma administração exemplar. A expectativa de sua candidatura à reeleição é um fato que vem tirando o sono de seus adversários políticos.
    Dilma atualmente enfrenta uma situação parecida. Guilherme pode lhe ser um exemplo a seguir.

  • No Brasil a liberdade de imprensa é a ditadura da informação, concordaria Roque Barbieri, certamente.

    O que Dona Dilma espera para convidar a jantar e agradar assim ainda mais, a turma da Dona Judith, aquela que declarou ser a imprensa a verdadeira oposição no Brasil.

    Se abaixar mais um pouco…sei não?

  • O Policial denunciante desistiu de depor ,hoje, na Câmara federal. Por que ? Não fez as denuncias embasado em provas ? Era ´so mostra´-las.Por que não as mostra ? Lá não dava para fazer teatro ? Não tinha respostas para tudo ? Só prefere falar com pasquins vagabundos ? O acusador não tem o dever de mostrar as provas ? Se não as tem , quem mentiu, ele ou o pasquim ?Ou ambos ?Mostra as provas ,se as tem, ou isso não interessa mais aos seus propósitos ?

  • O ministro da educação é o próximo! Também pudera! gastou 3 bilhoes de reais com o `ProJovem, principal iniciativa do ministerio para a juventude, torrou grana e nao formou nem metade dos inscritos! e agora o enem vazando de novo! nesse governo tudo é nas coxas! tem q derrubar todos estes corruptos e incompetentes mesmo!

  • Já perdemos muitas batalhas, mas vencemos três guerras.

    Atualmente não há uma liderança política, Dilma é ótima administradora, mas não uma líder política.

    Se Dilma não é uma líder política e Lula não tem como assumir isto, a coisa fica deste jeito dispersa. Esta dispersão que está sendo uma das causas das derrotas.

    Há mal que vem para bem, o que eu acho que seja o caso atual. Alguma coisa boa vai surgir disto tudo, digo do lado da esquerda, pq pela direita o intenção é um golpe.

    Como vimos durante o governo Lula, o PIG comemorou várias vitórias, mas perdeu as guerras. E muitas vezes os vimos comemorarem tiros nos pés.

  • É como diz o ditado: ajoelhou tem que rezar. Creio que essa foi gota d’água para o governo Dilma. Deixou- se pautar, rendeu- se. O título do post não poderia ser mais esclarecedor. Nós eleitores somos simples idiotas que nos dispomos a escolher nossos representantes só de brincadeirinha, mas quem manda é a casa grande.

  • Ordem e progresso. Como nos tempos da ditadura. O país vai ganhar muito tirando o Orlando Silva e pondo o cara que defende a derrubada de mata nativa de área de preservação para construir estádios. Vai ser uma maravilha daqui até a copa e olimpíadas. Vamos derrubar matas, desalojar moradores, encher os cofres dos corruptos ativos e passivos. Viva o país do futebol!!! O Brasil é um país que vai pra frente!!

  • O problema é que a midia vagabunda grita: “pega ladrão!” e os caras saem correndo. Assim fica difícil defender…
    A culpa não é da Dilma, mas de um sistema que esta tão podre como o próprio sistema capitalista… Tempos sombrios se avizinham não só para o governo, mas para toda a humanidade (onde esta a minha clava que eu havia deixado aqui?).

  • É PIADA!!!!!!!! KKKKKKKKKKK

    A Suprema Corte de Justiça se deixar acuar pela mídia brasileira. O Congresso Nacional vive lambendo a mídia. O Palácio do Planalto, se não lambe, peca por omissão.

    O Brasil não merece esse tipo de representantes.

  • Eduardo! se o ministro dos esportes renunciar hoje, para mim acabou hoje a minha militância em favor da nossa presidente…e pelo PT, chega!! cansei de me indispor com amigos, parentes em discussões partidarias..a partir de hoje passo a ser um cidadão comum…o PT e Nossa presidente se mostraram muito fracos com essa midia que esta ae…..nunca me senti tão decepcionado com um presidente, como esta que esta ai!!….O PT SE BORRA REALMENTE DE MEDO DESSA MIDIA GOLPISTA..,ESSA MIDIA GOLPISTA SÓ NÃO DÁ O TIRO DE MISERICORDIA NA PRESIDENTA E NO PT, PORQUE PRA ELES NÃO INTERESSA NESTE MOMENTO, DO CONTRARIO JÁ TERIAM DERRUBADO TODO MUNDO, ACABO DE COMPROVAR ISSO COM MAIS UM MINISTRO SENDO DERRUBADOS POR ELES…………FUii boa sorte para quem fica….

  • 15 de Novembro: Marcha pela regulamentação da mídia e em defesa da República

    Prezado Eduardo,

    Sou uma das pessoa que acompanha regularmente o seu blog, o qual considero um dos que debatem os desafios do povo brasileiro de forma mais aprofundada e ponderada, o que muito admiro.

    Venho acompanhado seu esforço herculeo em denunciar o papel que o PIG, que há muito atenta contra o próprio sentido de República, que é muito mais amplo que Democracia, conceito desconhecido pelo PIG, que defende que a única liberdade deve ser a de Empresa.

    Depois da última sequência de acontecimento que visam derrubar o Ministro dos Esportes, e deixam claro que o objetivo é chegar à derrubada da Presidenta da República, legitimamente eleita, penso que hora de pensarmos formas de mobilização dos setores que veem nestas ações um ataque as próprias instituições representativas da sociedade.

    Os golpitas articulam, com amplo apoio do PIG, atos nanicos (esqualidos, se fosse dito por Chaves), onde muitos defendem abertamente que se rasgue a Constituição.

    Diante de toda essa situação, que coloca em risco as próprias instutuições democráticas e republicanas, penso que é hora dos setores populares mostrarem a sua força, e por que não no Dia 15 de Novembro, Dia da República? Sei que a direita deve buscar realizar manifestações neste dia, disfarçando-se com bandeiras da ética, mas com o real objetivo golpista. Não podemos deixar nas mão deles esta data tão significativa da República Brasileira, esta data deve pertencer ao povo e não aos que querem golpea-lo e sub-juga-lo.

    Por ser o PIG uma ameaça real, que já causou tantos atentados e pretende derrubar um Governo legitimamente eleito, penso que uma mobilização em Defesa da República e da Democracia e pela Regulamentação da mídia no dia 15 de Novembro deveria ser discutida, isso em conjunto com a blogosfera progressita, os Movimentos Sociais, Centrais Sindicais, MST, Movimento Estudantil, etc.

    Concluo afirmando que é possível que caso não reajamos rapidamente e de forma clara poderá ser tarde, e mesmo admirando muito a Argentina eu não gostaria de ser obrigado a mudar para lá num futuro próximo, lembrando ainda que um dos motivos para a América Latina viver um período de avanços em muito foi devido ao Brasil ter adotado um rumo progressista, e caso o Brasil “caia” a tendência é um efeito dominó em nossa região, á exemplo do que se seguiu ao Golpe de 64.

    Despeço-me desejando sorte par todos nós.

  • Nessa toada, vou acabar pedindo a devolução de meu voto. Não votei na Dilma para ela sucumbir a qualquer tentaiva de golpe dos inSetti da Veja. Ao contrário: votei para derrotar essa cambada de golpistas.

  • Gente, tudo o que precisamos é nos unir. Acredito, sim, na nossa Presidenta! Lula sabe o que faz e se ele acreditou nela quem somos nós para não acreditar? TÔ COM A DILMA!!!!!! E também estou cansada dessas ONGs!!! Se ONG fosse bom para o país a gente votava nela, ora!

  • Adaptando o que já comentaram. AgorA acho que se o Lula tivesse demitido a Ministra da Casa Civil no caso dos cartões corporativos. O Brasil hj estaria melhor. Volta Lula. Dilma vai ficar com seu amigo FHC.

  • Serra perdeu a eleição mas não se conforma, quer derrubar Dilma para assumir, com a ajuda da direita midiática, Silas Malafaia, o Bispo de Guarulhos, enfim, a nata da “honestidade”

  • No discurso de Dilma após o resultado das eleições, o ator José de Abreu estava ao lado da presidenta. Há 9 dias, José de Abreu disse no Twitter: “2 meses atrás raposa felpuda do PT conversou com o italo-argentino Civita, dono da Veja. Ouviu dele: não tem arrego, vou derrubar Dilma!”

    Eu li no seu blog, Eduardo.

    Aí vem Veja, acusa, o Jornal Nacional/Fantástico repercute, a Folha liga o ventilador…

    Será que é isso mesmo que vai acontecer?

    Será que o fascismo midiático tem força para derrubar uma presidenta eleita com 55 milhões de votos?

    Estou pasmo com esse efeito dominó de ministros de uma presidenta que ajudei a eleger.

    PS: Continuo com ela.

  • Estou aqui para provocar indignação.Oras,enquanto povo,nós formos uma piada,vamos continuar sendo uma piada nas mãos do PIG.Afinal o Congresso lambe as bolas do PIG,porque afinal o congresso,que é o nosso retrato, faz o mesmo que nós que lambemos as bolas do PIG.Pelo menos as prostitutas tem muito mais dignidade do que os manipulados que participam das¨marchas dos cansados contra a corrupção¨.Se cometermos uma infração de transito,se tivermos escapatoria,vamos molhar a mão do guarda para não nos multar.Nós somos contra a corrupção igualmente,desde que não façamos parte dela.Quem estiver isento de culpas que atire a primeira pedra.Somos duzentos milhões de idiotas,sem sangue nas ventas,sem culhões,porque so assim para entender o fato de sermos comandados por uma quadrilha.Somos feitos a imagem e semelhança dessa quadrilha cinica que se esconde por tras do termo pomposo e vazio de IMPRENSA LIVRE.Um povo que não sabe zelar pela sua soberania,pela sua liberdade e pelo seu futuro,não merece ser soberano,livre ou ter qualquer futuro,a não ser o futuro proprio de um escravo,de um lambe botas.

  • Se a mídia não GOVERNAR, quem vai governar?
    A Presidenta está deixando os bandidos roubarem descaradamente.

    Agora, é claro que a mídia só vão denunciar o governo.
    Eles não são bobos….

    Mas que a corrupção nos ministérios está fora de controle, isso está.

    O GOVERNO PT NÃO PODE SER IGUAL AOS OUTROS, TEM DE DAR O EXEMPLO.
    O GOVERNO DO PT TEM DE DEFENDER O POVO E NÃO TIRAR PROVEITO DO POVO.

    O PT é de esquerda e tem de DENUNCIAR a corrupção e não se corromper.
    Porém, a verdade é que o PT não tem mais moral para denunciar ninguém.

    Se é pra ser igual, votem no original.

  • Vejamos pelo lado positivo. Aos poucos, a Pres. Dilma vai fazendo a reforma ministerial que seria feita de uma maneira ou de outra. E com a ajuda dessa imprensa vagabunda. Eles decidem quem sai, mas ela decide quem entra. Bem, essa é uma maneira que uso para não me deixar levar pelo desânimo. Mas que está difícil, ah…

    • E pensar que esses gangsters conhecidos como Civita, um dia, na Argentina receberam a visita de um dirigente peronista que lhes disse:”Vocês têm 48 horas para deixar a Argentina”. E deixaram o país. É ou não é p/ ter inveja da Argentina?

      • De que adianta regulamentar a mídia e deixar os ministros ROUBANDO descaradamente o dinheiro dos pobres?
        Governo tem que se dar ao respeito. Quem se dá ao respeito não se dá ao DESFRUTE de “jantares”.

        Político tem que ter lado. Não dá pra agradar a Deus e ao Diabo. Ou a presidenta está com o povo ou está contra ele. De minha parte não admito tergiversação nesse sentido (como diz a presidenta).

        Depois de mais essa não temos mais moral para exigir a LEI DE MÍDIA e muito menos o governo.
        Eles estão fazendo o serviço do governo e até agora estão com a “razão”.
        Lamentável.

        • Au contraire, my friend. A mídia é como o mau policial, planta as provas para depois dar voz de prisão. A mídia defende apenas seus próprios interesses e daqueles que a sustentam. Regulamentação da mídia já! Vai semear em outra seara, Discórdia.

          • Relevo suas ofensas e sua cegueira.
            O momento é trágico, desolador.

            O erro de Dilma não está em DEMITIR ministros corruptos ou incompetente e cínicos.
            Seu erro foi nomeá-los mesmo sabendo do histórico negativo e terceirizar a FISCALIZAÇÃO.

            Não se pode dar munição aos bandidos, eles sabem bem o que fazer com ela.

  • Eu já disse em outro comentário. A Dilma não vai propor Lei dos Meios de Comunicação coisíssima nenhuma. Nós é que deveríamos propô-la por iniciativa popular de projeto de lei. Aconselho o MSM a fazer um projeto e submetê-lo a sindicatos, associações de bairro, partidos governistas e blogueiros amigos. Se nós não agirmos, ela não agirá.

  • Só votei na Dilma porque o nosso querido PRESIDENTE LULA havia pedido.
    Nesses últimos meses venho me desgastando muito para defender este governo.
    A presidentE Dilma só tem me frustrado.
    NUNCA ANTES NA HISTÓRIA desse País, um presidente foi tão pautado pela imprensa.
    Que saudades eu tenho do JK e do LULA!!!
    Dilma NUNCA mais!

    • Se o Lula não tivesse pedido para votar na Dilma, você votaria no Serra? Eu votei na Dilma porque ela era a melhor opção. Mesmo com o PMDB na cauda.

  • Comentei ouro dia, que eu estava estranhando esse repentino amor dos que odeiam Lula, por Dilma.Todos esses, dizem gostar muito dela. Meus parafusos devem estar desregulados! Será uma estratégia da Dilma, ou elegemos alguém que pensa não necessitar do apoio de quem a elegeu? Estou pasmada com mais essa demissão de ministros sem que provas sejam apresentadas. Enquanto isso, o pmdb, já está se articulando com o partido do kassab. Nossa, é muito doido! Tenho prova de bioquimica, mas não consigo me concetrar!To pasmada com os atuais aconteceimentos!!!!!!

    • A SECOM é boa! Boa de enterrar o governo, é a secretaria MAIS INCOMPETENTE deste governo, sem duvida é o calcanhar de aquiles. O hibernardo é péssimo mas a SECOM consegue ser pior, muito pior. E de mãozinhas dadas com a SECOM em incompetencia a TV Brasil que devia ser o canal de comunicacao do governo e é aquele nada que nao nos serve nao nos ajuda, nao orienta nao informa o povo, é uma tv em estado vegetativo.
      O que tem a ver a tv publica com a crise de hoje? Tudo. A derrocada comecou com a inexistencia de canal de comunicacao do governo com o povo. O pig fala por Dilma.

  • Só posso dizer que o Governo continuará na “berlinda” a toda e qualquer menção de “irregularidades” em pastas ministeriais. Estão ensaiando pra cima do Ministério do Trabalho e do PDT. Mais um ex-integrante do Governo Lula está na “alça de mira”. Já está parecendo que há uma certa “conveniência” por parte do Planalto. Um “modus operandi” encampado pelo Governo em aceitar e se livrar de alguns “lastros”. Jogo arriscado. Uma hora vai ter de peitar pra valer, e aí haverá “estofo” pra isso? Exceto se não houver condenação no caso do emblemático do “mensalão” acima descrito. “Com a faca no pescoço” fica quem quer ficar dessa forma, ainda mais a classe política da qual faz parte também os integrantes do STF. E o STF tirou o “freio” que existia, a ultrapassada Lei de Imprensa. Enfim, é esperar “bovinamente” uma reação do Governo Federal aos ataques seletivos. O melhor seria o PC do B resistir, e o Orlando também, mas pra tudo tem um limite humano.

  • Caro Eduardo, sugiro que voce retire o link para o blog do Ricardo Kotscho, pois prefiro ler os noblats e mervais da vida que são assumidos, do que o travestido de amigo do Lula como é o RK

    • Concordo com o josé marcos. Lembra, Eduardo, quando você cantou a bola e até retirou o Kotsho dos links? Então, o cara virou quinta-coluna de vez.

    • Arquivo:

      Sem radicalismo, tem algo que cai bem para o Ricardo Kotscho: “Se você me engana uma vez, você perde minha estima. Se me engana duas vezes, eu perco minha estima”. RK não me engana mais. E faz tempo. (Blog Cidadania – 21/07/2011 – 01:30)

    • Pode ser implicância minha, mas depois daquela do Montenegro, nunca mais levei a sério o que o sr. Kotscho diz.
      O texto que ele escreveu dando crédito ao Montenegro me deixou estupefato.
      Agora pouco ele disse que as demissões de Orlando Silva e dos outros ministros foram levadas pelos fatos. Foi a Presidenta Dilma, sr. Kotscho, a mando do PIG.

  • Escrevam:nada como um dia depois de outro.Hoje é dia da caça.Amanhã pode ser do caçador.A midia vagabunda não perde por esperar.Pensam que mandam.Deixem pensar.Serão os primeiros a cair.Para bom entendedor poucas palavras bastam.Se o marco regulatorio não sai de um jeito.sai de outro.Mas que sai,sai.Não depende do governo,depende de nós.Como disse um comentarista acima,o Movimento dos Sem Midia,poderia apresentar um projeto de lei de iniciativa popular que envolvesse em sua discussão o maior numero possivel de pessoas.Houve uma reunião de tubarões da midia cujo objetivo foi tramar a derrota de Dilma em 2014 e apoiar candidato da vez e todos sabem quem é esse candidato.A maior jogada é nos antecipar ao inimigo.Estamos em guerra(quem pode duvidar?)e não podemos vacilar,o inimigo tem poder de fogo e não tem escrupulos.Nós tambem não devemos ter,escrupulos.

    • Sai nada….esse negócio de marco regulatório da mídia é coisa de autoritário enrustido querendo se fazer passar por democrata.
      O Brasil que pensa e preza pela liberdade é muito maior do que você pensa.
      Vai sonhando com marco regulatório, vai….

  • É meu caro Edu, triste isso, muito triste.

    Óbvia constatação: a mídia não é o quarto poder. Ante é o primeiro.

    Essa ordem foi invertida no governo Lula por um único motivo: sua proximidade com o proletariado. A força de Lula veio dos sindicatos e das massas porque das massas Lula veio. Dilma tem uma personalidade mais acadêmica, mais voltada às elites. A imprensa já percebeu isso e sabe que pode explorar isso pois sabe que Dilma tem uma história de equidistância das massas.

    É lamentável dizer isso, mas não há outro meio de enfrentar essas oligarquias senão por meio dos sindicatos. Sem isso, a mídia deita e rola, porque ela também é oligarquia e sempre vai degfender sua natureza.

    Abraços

  • Vítima do Bullying midiático, ministro dos esportes tem sua honra fatalmente atingida e cai indefeso diante da artilharia pesada de uma imprensa golpista.

  • A esperança é eleger um blogueiro progressista para Presidente. Voto no @eduguim.

    Que governo é esse que a mídia, reiteradamente, atira o sabonete no chão e ele abaixa para pegar.

    Vou passar a fazer oposição, definitivamente não é esse governo que eu quero.

  • O que mais me irrita é a pulsilaminidade e falta de aguerrividade dos políticos da base, principalmente os do PT. Me parece que quem realmente importa, quem se indigna,quem realmente sofre somos nós, pobres mortais, corajosos, guereiros, mas sem poder efetivo. E, se denunciassemos em algum canal da ONU essa distorção? e outra coisa, eu comparo esse domínio da mídia com a praga dos carteis de drogas no México, que tornou refém toda uma sociedade. Creio que com o tempo, se nada for feito, o mesmo acontecera com o Brasil, só com o sujeito trocado, de cartel de drogas para cartel de mídia.

  • Meu Caro Edu, você ja percebeu que de toda essa canalhise da midia com o Ministro e o PCdo B o unico que a midia não contesta é exatamente o que ficou rico o Soldado João.

    • Todos nós somos tratados pelo governo, pelos politicos, pelos jornalistas do pig ou fora dele, pela midia em geral, pelos blogueiros, como verdadeiros IDIOTAS que necessitam de filtros para a verdadeira informacão, eles nao podem nos contar a verdade sobre essa demissao porque tem muita MERDA debaixo desse angu que nós nao estamos preparados para conhecer, igual àquela estorinha de extraterrestres que nao se apresentam a nós porque nao temos capacidade para enfrentar essa realidade entende? Por isso nossos tutores que sabem o que é MELHOR pra nós nos contam uma lorotinha nebulosa e ficamos assim com nossas caras de tacho sem rumo e sem prumo `mercê do ‘sigilo eterno’ dessas demissoes, quem sabe nossos tataranetos saberão do que se trata não é?

  • Mas…..e as tramóias no Ministério do Esporte?
    Também foram inventadas pela mídia?
    E essas tramóias, às quais o próprio TCU já havia apontado, não denotam, no mínimo, a falta de competência do ex-minisitro no gerenciamento da pasta do Esporte?

    A mídia pode fazer escarcéu, pode notiviar o que quiser,mas os fatos estão lá dentro do Ministério do Esporte,ssim como estava no do Turismo, no dos Transportes, no da Agricultura e na própria Casa Civil, tanto na gestão Erenice, como na gestão Palocci…..a mídia não os inventou. Foi a falta de ética no trato da coisa pública, o favorecimento de apaniguados e as negociatas escusas que propiciaram os desfechos em cada um desses casos.
    E ainda digo uma outra coisa: até agora só apareceu peixe miúdo…..na hora que os jornalistas forem investigar o Ministério da Saúde e o da Educação, aí sim a coisa vai feder…..anotem aí!

    • Você “esqueceu” um detalhe interessante: quem inventou esse negócio de ONG? Sim, ONG, esses organismos do “3º setor”, quem foi que inventou e alimentou? Uma dica: as ONGs (cada vez menos presentes nos governos do PT) integram a imensa “herança bendita” do guro da cambada neoliberal. Lembrou agora?

      • É verdade, esse negócio de incentivar ongs foi muito incentivado à época de FHC. É mania de neoliberal, que quer privatizar tudo.
        E por isso fiquei feliz em saber aqui, pelo comentário do Rogério, que a Dilma vai baixar um decreto administrativo mandando suspender todos os convênios com ongs, em todos os ministérios, para que sejam todos investigados e reavaliados.
        Acho que é por aí mesmo que vai se começar a fechar a porta para a corrupção na administração federal.
        E, ao mesmo tempo, seria bom que o Governo Dilma cuidasse de reunir a base de apoio , os tais partidos da coalizão, para articular a aprovação da Lei Anti-Corrupção, que o Lula enviou para o Congresso no final do seu governo. Parece que até a presente data não foi sequer debatida.

    • Veja só como é fácil iludir quem QUER ser iludido. TUDO o que está no TCU sobre o Ministério dos Esportes foi pra lá por iniciativa do próprio Ministério. O próprio Ministério já explicitou isso em seu site, esmiuçando como é o procedimento que eles seguem.

      Mas a imprensa finge que são denúncias, acusações contra o ME, enquanto são medidas tomadas pelo próprio Ministério para reaver dinheiro público, depois de constatados problemas com as parcerias.

      E vc engole a isca, o anzol e a linha, repetindo a pilantragem da imprensa (que sabe muito bem que está omitindo a verdade e mentindo descaradamente), e cobrando os que estão melhor informados do que vc.

      Vc acredita piamente na imprensa? Lamento, mas vc é um manipulado. Um Homer Simpson. A imprensa até já te nomeou um Homer e vc continua a acreditar nela, o que me faz crer que vc QUER acreditar. Não vejo outra explicação.

      • OK, então o iludido sou eu….
        Os ministros do governo que perderam ou renunciaram a seus cargos eram pessoas honestíssimas, ilibadas, competentes e exemplos de homens públicos.
        A investigação determinada pela ministra do STF é fruto da pressão da Veja e o objetivo final é derrubar a Dilma e implantar um regime totalitário de direita no Brasil.
        Ah! Para, ô!

        Ao comentarista que fez referência às ONGs, concordo com sua análise….a maioria das chamadas ONGs não passam de instituições de fachada para encher os cofres de partidos políticos e seus “medalhões”.
        Já pssou da hora de se fazer uma CPI sobre as ONGs no Brasil.
        De imediato o governo poderia suspender a autorização de funcionamento p/ qualquer novo tipo de ONG no país e suspender repasses de dinheiro público a todas aquelas que tenham o governo como principal fonte de recebimento de recurso.
        Garanto que as instituições sérias e honestas conseguiriam continuar funcionando.

        • “OK, então o iludido sou eu….”

          Se vc acreditou no que a imprensa te disse, e continua a fazê-lo mesmo depois de ter lhe sido apontado e demonstrado que eram mentiras, então vc não é apenas um iludido, mas alguém que se delicia com a ilusão.

          “Os ministros do governo que perderam ou renunciaram a seus cargos eram pessoas honestíssimas, ilibadas, competentes e exemplos de homens públicos.”

          Quem disse isso?

          Ah, é apenas outro homem de palha. Divirta-se com ele a vontade e, quando terminar, que tal lidar com o que foi efetivamente argumentado, em vez de inventar essas bobagens infantis pra ver se alguém cai?

          Se vc chama isso de “argumento”, não é a toa que a imprensa te manipula tão facilmente…

        • “Garanto que as instituições sérias e honestas conseguiriam continuar funcionando.”

          Garante mesmo?

          Vc, que acredita piamente no conto do vigário da imprensa marrom, GARANTE isso?

          Poxa, estou mais tranquilo. Com tal caução, não tenho dúvidas de que é a mais pura verdade.

          Agora, como é que faz mesmo pra ter instituições sérias e honestas? Só com tucano, né não?

          E onde é que elas existem? Elas continuam funcionando por lá?

          E as daqui que, segundo vc, não são nem sérias nem honestas, não estão funcionando?

          Ah, meu chega dessas platitudes baratas. Aprenda a pensar por vc mesmo e não terceirize seu senso crítico pra imprensa marrom.

      • pois é. É infame tudo isso. E pior a pusilanimidade da presidente. Tentei explicar a alguns colegas vejistas essa questão da ‘denuncia do MPF’… mas qual. No maximo concedem que todos os politicos são iguais, são todos ladrões, que o pior de todos é o Lula que não fez NADA e tem trouxas como eu que o apoiam de forma ‘radical’.

        Aff. Isso está me cansando sobremaneira. Se é pra voltar pra merda da falta de trabalho, de dinheiro, de ESPERANÇA da época da demotucanalhada no poder, que seja. A gente passou mesmo a maior parte da vida produtiva na merda, esses ultimos seis anos foram bons, mas…

        Realmente. Parece que Lula se enganou e nos enganou. Não temos uma presidente que compartilha ideias conosco – o básico proposto de acabar com a pobreza nem é tão dificil, depois de tudo o que Lula fez. No resto, muitos retrocessos. No comportamental e muito nesta questão midiatica, privatizações… infelizmente a presidente está muito mais para o PIG, para os conservadores em geral que Lula.

        A presidente está destruindo com seu rabo preso com o PIG os nossos sonhos. Nós, que tanto lutamos para elege-la. Ela é só afagos aos que a denegriram, aos que a queriam fora da disputa, aos que a desprezaram. Tá dificil continuar acreditando neste governo quase tucano de Dilma.

        Cadê a altivez de Lula, do Franklin…?

        Volta, LULA!!!

        • Pobrezinha da Obilma … está sendo ludibriada pelos malvados que a tutelam, puxa vida, menina moca ingenua nas mãos repugnantes dos lobos malfeitores, quem poderá defendê-la? Chamem o Civita Colorado!

  • Não foi Lula quem disse que se Paloci caísse pelas mãos da mídia o governo Dilma correria o risco de se arrastar por 4 anos? A previsão vai se desenhando…

  • Ave Civita! os que vão morrer te saúdam!
    A Camorra assumiu o fato de fato. Vou-me embora prá Nápoles, onde respiro o mesmo ar fétido.
    Foi breve o governo Dilma, foi breve a esperança que havia vencido o medo.
    Basta!
    A fraca presidenta Dilma logo demitirá o ministro do Trabalho, próxima cabeça na lista de decapitação do PIG. Depois, será ela própria.
    Venezuelanos, argentinos, bolivianos, preparem-se para dar asilo a milhares de brasileiros, pois a ditadura virá mais feroz no país que tentou levantar a cabeça, mas foi derrotado pela quinta-coluna fascista. Tomara que vocês tenham mais capacidade de resistência à contra-revolução em marcha, com a cumplicidade de pseudo-socialistas e esquerdistas.
    Nós, brasileiros, não sabemos viver em Democracia. Precisamos de tutela, de operssão, de Casa Grande e Senzala. É nossa formação, nosso phatos, nossa tradição bananeira-cristã.

  • Gente, vocês acreditam no PIG é a 11a vez que eles demitem o Ministro. Até agora não sabemos de nada! A reunião com a Presidente está acontecendo neste instante, aqui em Brasilia. Só depois do término dessa reunião e o Ministro vir a público ou existir uma nota oficial do Planalto eu acreditarei na sua demissão, do contrário, não darei o gostinho ao PIG, porque eles devem está rindo do desespero de vocês, não se engane eles leêm os blogs progressistas.

  • O Rogério comenta que a Dilma vai baixar um decreto para investigar todas as ONGS de todos os Ministérios,suspendendo todos os pagamentos durante um mês.
    Isso vai deixar a mídia e os políticos corruptos doidinhos! Na verdade, ela vai reverter as expectativas e aí sim, começar, para valer, a travar a verdadeira luta contra a corrupção política.
    Trabalhei trinta anos na administração pública e pude observar que muitas dessas ongs – há honrosas exceções -ou são escritórios eleitorais de políticos, disfarçados sob o manto de algum tipo de prestação de serviços à população ou são meras fachadas para captar recursos que são desviados. Há mil modos de burlar a fiscalização e fazer química na hora da prestação de contas.
    Também acho que fica muito difícil entender porque estão todos acusando a Presidenta pelo presumido fato de pedido de demissão pelo Ministro Orlando Silva.
    Especulou a imprensa hoje pela manhã que o Ministro vai apresentar o seu pedido de demissão, porque o fato do processo que ele iniciou por iniciativa pessoal,pedindo investigação dos fatos, ter ido parar no STF,teria levado o PC do B a se reunir e que estaria sendo cogitado, em virtude do fato dele estar sendo investigado pelo STF, o seu afastamento. Essa seria uma questão política que caberia ao PC do B e ao Ministro analisar. Mas tudo isso são meras especulações. Eis o que encontro nesse momento na uol:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/996975-vou-fazer-o-que-a-dilma-mandar-diz-ministro-do-esporte.shtml

    Portanto,muita calma nessa hora,pois tudo indica que o processo decisório ainda está em curso. E dele participam o PC do B, o Ministro e o Governo Dilma. Aguardemos. É óbvio que se o PC do B e o Ministro decidirem que é mais conveniente que o Ministro se afaste para que as investigações se concluam sem situações constrangedoras, para o PC do B, para o Ministro e até para o desenvolvimento das atividades normais do Ministério ,não restará à Presidenta outra alternativa se não a de aceitar o pedido. Isso é de praxe no serviço público.
    Mas convenhamos que ela deu todo o apoio tanto ao Ministro como ao PC do B. Agiu com lisura, decência e equilíbrio.
    Não vejo como acusar a Presidenta Dilma e o PT de qualquer erro ou covardia diante do que se passa envolvendo o bom nome e a honra do Ministro Orlando Silva.

  • Votei nesse governo e o defendo com muito fervor, assim como foi com o governo Lula, mas me espanta a subserviência que demostra com a mídia tradicional, o PIG. O que é isso? É medo? De que? Nós aqui temos o direito de saber o que se passa em off. Tem o rabo preso? Esse episódio ficou demostrado claramente isso. Foi só a mídia pedir a cabeça e pronto, só faltava contar os dias de quando ia ser. Qual a explicação pra esse epíódio de demonstração clara de submissão. E quando a mídia pedir a cabeça da Dilma, como vai ser? Pois ficou claro pra todos, que quem manda de fato nesse pais são as famílias poderosas donas da mídia. Estou com raiva, triste e decepcionada com esse espetáculo de fraqueza da presidente Dilma. Com todo mundo que eu converso o que se esperava era que a Dilma ia entrentar a fúria saguinária dessa quadrilha, mas ela e uma ala do PT e do governo se renderam, só nos resta a desilusão.

  • Confirmando o prognostico da midia, com a saida do Ministro dos Esportes, a indignaçao que tomou conta da militancia e desanimo é notorio, o Governo a partir de agora transformou-se em um cadaver insepulto cujas exéquias serão entregues no proximo pleito.O que era temeroso, uma mulher na Presidencia demonstrando fraqueza e sem rumo, vai aos poucos tornando realidade, para sanha dos machistas, lamentavel.

  • Lamentavelmente os nossos políticos brigam por cargos, não porque desejam trabalhar pelo bem do povo brasileiro, mas pelas vantagens que os mesmos oferecem na manipulação do dinheiro público.
    A Dilma sobreviverá! Ela é honesta!

  • Pelo que estou lendo aqui parece que está surgindo uma nova oposição à Dilma.
    Que isso companheiros??!!!!
    Porque quando Lula fez alianças com badidos como Collor, Sarney, Renan Calheiros, Maluf e outros, poucos se indignaram?
    Eu me indignei, até cheguei a pensar em não mais defender o governo Lula. Depois vi que essa atitude era necessária para manter o governo funcionando. Não estamos num governo de partido único, precisamos de outros, mesmo que ideologicamente distantes de nós, assim como o governo precisa de apoio da opinião pública. e agora a opinião pública não quer mais o ministro dos esportes, seja ou não por culpa de invencionices da imprensa.
    Por isso continuo acreditando e apoiando a Dilma. E acho que ela precisa desse apoio nosso como nunca, pois ela também precisa que continuemos a denunciar as injustiças da imprensa.

    • Junior:: Vc só pode estar de brincadeira, como apoiar um Governo pusilânime, que até a presente data nada fez, senao cumprir religiosamente a cartilha do PIG, paciencia tem limite, estou fora, tchau Governo mediocre, se nao podemos vencer o inimigo melhor aliar a ele, infelizmente muita gente esta sendo induzido nessa tese, que é plausivel. O governo nao tem a coragem da Cristina na Argentina que nao só enfrentou como venceu com maioria ESMAGADORA as eleiçoes no pleito do domingo;

    • Concordo contigo, Júnior! Comigo aconteceu de forma semelhante, com relação ao governo Lula. E, apesar da inquietação, continuo acreditando, apoiando e defendendo o governo Dilma.

  • Prezado Eduardo: É, a coisa tá feia. Parece que realmente não existe pessoas honestas nos cargos públicos do Brasil.Pelo menos é isso que o PIG está mostrando ou querendo que a gente pense assim.Mas, vamos lembrar o livro de Gênesis. 18: 26, 27, 28, 29, 30, 31 e 32. Quem será o próximo? o do trabalho? Quem são os anjos do senhor que estão dizendo que Brasilia transformou-se numa Sodoma política? Aqueles que querem acabar com o ENEM porque uma das empresas do PIG está entrando no negócio de educação. 1° adquiriu editoras e agora colégios. 2°- porque entraram e estão entrando no negório de banda larga? 3° – por que estão perdendo verbas publicitárias do governo federal ? Está mais do que provado que Sodoma e Gomorra foram destruidas por armas nucleares isto no ano de 2024 A.C.A história registra que Marduk marcha sobre a Suméria(Iraque atual) e assume o trono da Babilônia.A luta se espalha por toda a mesopotâmia central.Enlil exige punição para Marduk e Nabu.Enki se opõe à idéia, mas seu filho Nergal apoia o tio Enlil.Os grandes Annunaki (os nefelins da bíblia)aprovam o uso de armas nucleares. No ano 2023 A.C. os ventos levam as nuvens radioativas para a suméria.Sua população tem uma morte terrivel.Animais perecem, a água fica envenenada e o solo estéril.A suméria e sua grande civilização estão liquidadas.(As guerras de Deuses e Homens-Zecharia Sitchin(ed. Best Seller)Quem é o Nergal e o Ninurta e os grandes annunakis atualmente que querem destruir o governo Dilma e impedir o avanço econômico e social do povo Brasileiro. ? Será que em Brasilia não tem 10 pessoas justas para impedir que os Porcos, Imundos e Gananciosos continuem triturando o governo? realmente a classe política não vale nada nem merece nossa considera~ção.

  • Um Governo acima do Governo
    Presidente da República Federativa do Brasil: Roberto Civita

    Ministros: Revista Veja, Folha.com, oglobo.com, estadao.com.br

    Tropa de Choque: Eliane Catanhede, Arnaldo Jabor, Lucia Hippolito e Alguns Blogueiros.

    Cães de Guarda: Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes

    O Brasil passa a ter a partir de 26 de Outubro de 2011 um novo governo de fato, que não foi eleito pelo voto popular, mas que desmoraliza, pauta, subjuga e decide quem deve ser, quem deve deixar de ser, Ministro, Presidente do Senado, ou até interlocutor do segundo governo que é presidido pela Dilma Roussef.

    Civita, que se mantém na inicitiva de atacar sem ser atacado está moldando o governo de acordo com seu estado de espírito. Civita derrubará todos os ministros do governo secundário com o apoio de seus Ministros e blogueiros e imporá a sua vontade ao povo brasileiro de forma linear no estilo cachorro louco.

    Claro que derrubará. Se com uma única matéria ele incendeia o ministério do governo de fato (a imprensa) e tira do segundo governo um aliado histórico, que se defendeu de forma exemplar, imaginem os senhores o que será feito dos demais ministros que pertencem a partidos comprometidos até a alma e sem posições ideológicas claras.

    A presidente do segundo governo nacional e todos os ministros que restaram estão de joelhos porque não reagem, só se defendem. Quem será o próximo ? Quem Civita enxotará ?

    Seria mais honroso para a Presidenta que não governa mais defender e cair junto com Orlando Silva ficando do seu lado até o fim, peitar Civita, mas o segundo governo está em estado de choque, a violência das atitudes de Civita ao estilo mafioso italiano de matar a pau deixa os políticos em estado de banana vegetativo.

    A revista VEJA/Civita em 26 de Outubro de 2011 se alçou acima do Governo, a Revista Veja/Civita derrubou Orlando Silva, tem todos os méritos e de fato tem mais poder neste país do que a própria Dilma.

    O segundo governo não tem mais alternativa, ou cai resignadamente e assistirá a partir de agora todos os seus ministros serem triturados ou parte para a aprovação da lei de imprensa. Não sendo assim, é mais simples retirar Dilma do Planalto e instalar Civita, pois quem manda de fato é ele.

    Visite o novo blog: http://livreumpensamento.blogspot.com/

  • Caro Edu,estou decepcionado com este governo,é muito medo do pig,já está na hora do marco regulatorio sair.Essa imprensa nojenta continua mandando e desmandando neste governo.Onde estão nossos deputados e senadores dessa base aliada,para enfrenta-los?

  • Vi agora na Rede que o ministro é soteropolitano.
    Aí entendi a rixa pessoal, o desprezo, a humilhação de ACM Neto contra ele: Casa Grande e Senzala.

    Aqui no Nordeste o povo antigo dizia que não havia ninguém mais preconceituoso do que baiano branco.

  • Vou rir quando o PIG subir ao cadafalso.Deixem a Dilma dar corda pro PIG se enforcar.Porque ele vai se enforcar.Eles podem pensar que tem a faca e o queijo na mão.Uma coisa é pensar e outra bem diferente é ter.Por enquanto eles pensam que tem.Deixem pensar,quanto mais alto subirem,maior vai ser a queda.Vão se arrebentar.

  • Dimas Antonio Granado de Pádua, estou indignada com tudo, por favor desde 2.003 aguardo este seu prenuncio até presente data nao aconteceu nada! espero que vc acerte e tenha visto em bola de cristal, rs.

    • Bola de cristal eu não tenho,minha cara,porem uma coisa é certa:podem tentar atrasar o relogio da historia,mas não podem paralisa-lo completamente.Ja disse isso em outras oportunidades e continuo acreditando nisso.No inicio da decada de oitenta ninguem imaginava que o regime militar chegasse ao fim em 1985,como de fato chegou.Se houve tutela ou não por parte do dispositivo militar sobre o poder civil depois dessa data não importa,posto que a intervenção militar direta na politica terminou em 15 de março de 1985,mesmo com tancredo não tomando posse no cargo de presidente como estava previsto.Poder real tem que ter legitimidade,qual a legitimidade da Midia?A Midia é fonte de soberania?Isso tem ocorrido porque no Brasil o povo é alienado,covarde e acomodado.E muito desunido.

  • É caiu mesmo, o Ministro.
    Bem, para quem ainda não entendeu Brasil.
    O ministro caiu ràpidamente por ser negro e este é um país governado pelos cidadãos de Higienópolis, todos nobres de sangue azul, assim como a FIESP, o FHC, os Marinho, os Civita, os Frias, etc.
    O Governo da Tia Dilma fechou o caixão; é acabou sem ter começado.
    Somos governados pelo PIG e pelos representantes do Tea Party instalados em Higienópolis.
    Agora é só esperar 3 anos e votar no Lula em 2014.
    Tchau. senhores.

  • Agora é greve na PETROBRAS! Durante 8 anos os petroleiros seguraram as pontas e não faziam greve pq sabíamos que a greve iria facilitar os argumentos a favor do golpe. Não mais! Não defendemos mais este governo! Greve a partir do dia 16/11. Abaixo o governo medroso do PT e Dilma!

  • No momento só vislumbro uma saída: angariarmos assinaturas para uma iniciativa popular, propondo a regulação da mídia neo-udeno-golpista. Não vejo outro jeito.

  • Segundo Reinaldo Azevedo a VEJA, como imprensa que se preza, faz o seu trabalho. Conta ao leitor aquilo que sabe desde que diga respeito ao interesse público. Ué ela conta ou inventa?? E as provas com fornece? O ônus da prova é de quem acusa, não é? Chega de picaretagem do PIG gente. Já estou ficando chateado com o governo da Presidente Dilma. ou o Brasil implanta logo do marco regulatório das mídias ou iremos sofrer muito com isso.

  • Pois é, votei na Dilma mas quem está governado é a mídia, a Dilma me decepciona a cada dia, assim fica difícil lutar diariamente por ela, ta parendo que ela já se esqueceu de quem a colocou na Presidência da Répública.
    Agora me pergunto se ela, Dilma, também pedirá “demissão” do cargo quando surgirem as denúncias contra ela? Porque diante do sucesso que a mídia tem alcansado certamente elas virão.
    Será que ela vai ficar satisfeita se todos os atuais aliados lhe virarem as costas diante de acusações sem provas, tal qual ela tem feito? Será que ela ficará satisfeita se deixarmos que ela tenha o mesmo fim que o Collor?
    Minha paciência com a Dilma acabou, quero Lula em 2014!

  • Dilma tem uns “gorbachevismos” (o pior governante da história) que me deixam estupefato! O Lula deve ter explicado milhões de vezes em Manaus que a imprensa trabalha com o “efeito dominó” (derrubar ministros até chegar ao Presidente) desde o seu período na Presidência). Será que é preciso desenhar? Ainda mais, com o panfleto Veja “levantando bolas” para a Presidência marcar “golaços sem goleiro” contra a editora dos Civitas, e por tabela, em toda a mídia corporativa, como os crimes cometidos na desastrada tentativa de invasão do quarto de Dirceu e o probabilíssimo “jabá” que devem ter recebido na caso do “emagrecedor”. Que lástima!

  • Parabéns à presidente Dilma pela coragem de fazer essa faxina mais que necessária. Aos poucos, ela vai se livrando dos encostos que o Lula deixou pra ela, ess sim uma verdadeira herança maldita. Acho que ela pode sim ser uma boa presidente, apesar de não ter votado nela. Quanto ao escândalo na Assembléia paulista, a pressão tem que ser a mesma feita sobre escândalos petistas, esse país precisa ser passado a limpo. quanto mais o governo insistir na faxina, mais bem avaliado ele será, qualquer um com cérebro percebe isso. PAREM COM ESSA FIXAÇÃO COM A IMPRENSA E APOIEM A DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Troll apoiando Dilma. É o prego que faltava no caixão dela. Prova incontestável de que ela está prostrada, que passou a ser marionete da imprensa marrom e daqueles a quem ela serve.

      Pra trolls como esse, crescimento econômico, redução da desigualdade social, redução da miséria, etc são “heranças malditas”. Boa mesmo, pra ele, foi a herança de FHC, com o país quebrado, endividado, desempregado, arrendado e vassalo.

      Daí se vê como as atitudes da Dilma são censuráveis e irracionais.

      Era a oportunidade perfeita pra peitar a imprensa e terminar de desmoralizá-la. E o que ela fez foi trazê-la de volta do Hades.

      Lamentável.

  • Qual será o próximo??? Na minha cidade, conversei com um jornalista(Moacir de Almeida) e o bolão já aponta para o Ministro Mário Negromonte, das Cidades. Segundo o que contou-me, a caixapreta dos Detrans serão a próxima bola da vez.
    Douglas QuinaMogi Guacu – SP

  • Realmente governo não é só o poder executivo, dele fazendo parte o judiciário e legislativo.
    Por incrível que pareça, todos dança conforme a música tocada pelo pig
    O que é isso senão ditadura
    Democracia é que não é

  • A situação já beira as raias do absurdo. Mais um ministro cair porque a mídia quer ultrapassa qualquer coisa que se possa imaginar.
    Daqui a pouco será a própria Dilma. Não dá, isso é golpe mesmo. E o governo federal, assim…, parado!

  • A atual Presidente não merece mais a minha confiança e nem meu voto .

    Não convalido Covardes .

    Entretanto não me unirei á Golpistas Corruptos ou a Bandidos travestidos de Mídia .
    que deveriam estar sendo julgados por seus crimes .

    Defendo o meu País , acima de Governantes temerosos e frageis que se curvam facilmente á extorsão e a
    calúnia , para tentar manter sua suposta credibilidade em alta , jogando ás feras pessoas inocentes .

    Da mesma forma que em nenhum momento a atual presidente sequer esboçou uma palavra de apoio á todos os seus ministros acuados e acusados pela Máfia Midiática , numa demonstração clara que não se importa com o assassinato de reputação á qual seus subordinados foram submetidos e tampouco com a desonra pública do qual foram alvo .

    O objetivo principal da Imprensa Corrupta e seus Agregados Fecais da Tucanalha é absolutamente claro :

    O golpe !

    A cada demissão ministerial provada pelas calúnias midiáticas , fortalece-se ainda mais a Imprensa e seus baronetes junto á populaça no q

  • A atual Presidente não merece mais a minha confiança e nem meu voto .

    Não convalido Covardes .

    Entretanto não me unirei á Golpistas Corruptos ou a Bandidos travestidos de Mídia .
    que deveriam estar sendo julgados por seus crimes .

    Defendo o meu País , acima de Governantes temerosos e frageis que se curvam facilmente á extorsão e a
    calúnia , para tentar manter sua suposta credibilidade em alta , jogando ás feras pessoas inocentes .

    Da mesma forma que em nenhum momento a atual presidente sequer esboçou uma palavra de apoio á todos os seus ministros acuados e acusados pela Máfia Midiática , numa demonstração clara que não se importa com o assassinato de reputação á qual seus subordinados foram submetidos e tampouco com a desonra pública do qual foram alvo .

    O objetivo principal da Imprensa Corrupta e seus Agregados Fecais da Tucanalha é absolutamente claro :

    O Golpe !

    A cada demissão ministerial provacada pelas calúnias midiáticas , fortalece-se ainda mais a Imprensa e seus baronetes junto á populaça no quesito credibilidade , e na hora exata , isto será utilizado para quando da acusação contra a própria presidente , que então não poderá constestar a legitimidade das denuncias , uma vez que , por todas as vezes ele aquiesceu e concordou com a mesmas , quando eram feitas contra seus auxiliares diretos , sem NUNCA ter proferido um monossilábico se querer na defesa de quem quer que seja.

    O Plantio é livre , mas a colheita é obrigatória !!

  • A imprensa marrom é a Gestapo brasileira. Espiona, viola direitos humanos a torto e a direito, é o verdadeiro poder por trás do poder.

    E se a gente se conforma com isso, merecemos a Gestapo. A Dilma está merecendo.

  • Governo Dilma nunca existiu, votamos porque nao tinha alternativa, fraco, natimorto, transmite a sensaçao que nunca ou jamais enfrentou desafios, governo pifio, mediocre, medroso, sem palavras, como disse anteriormente : um cadaver insepulto, aguardaremos mais 03 anos tentando defender o indefensavel, por demais que a militancia seja aguerrida tenho certeza que ja estao agora abandonando o barco, sempre fui defensora do governo cansei, sei que jamais ficarei arrependida com este Governo, nao espero mais nada.

  • Estou perplexo. Qual leitura fazer se eu contava que desta vez a simples calunia estaria derrotada. A calunia levantada pela oposição, que dá prioridade para tudo que abomino; neoliberalismo=concorrência, egoísmo exacerbado. Meios de comunicação como partido político não disputam voto, adversário da esquerda que reputo a cooperação, a educação a diminuição da desigualdade de renda das famílias.

    Assim numa visão simplificada, nesta hora em que os detalhes da demissão, pedido de demissão pouco importa, ainda não são conhecidos ou jamais o serão; o campo da esquerda ficou dividido.

    O caso do PHA que sabe não haver provas em conluio com Mino Carta chega ao desplante de revisar seu post “1 x 10 são as chances de Orlando Silva continuar” para um outro “não tem nenhuma chance” cujo objetivo alguém comentou lá em um outro das 19,00 hs de 26/10 http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/10/26/a-faxina-continuou-no-esporte-malfeitou-dancou/
    “Resumindo, a presidenta usou a Veja para prejudicar a Globo por tabela com o Mr. Teixeira? Isso deixa esta bagunça um pouco mais interessante. Mas ainda queria as provas…”
    E esse outro
    “Engraçado voce achar que está certo a pessoa ser julgada e condenada somente com as divulgações do PIG. Estou esperando o dia que a Dilma vai estar na capa da Veja… afinal se é a Veja que determina os Ministros… deve também determinar a Presidência.

    De outra forma entretanto o CAf tem uma enquete “Orlando Silva deve sair, sim não” que apresentava as 20,06 hs – Não 1210 e Sim 188!!! Quero ver como ele vai responder a isto.
    E aquele emblemático post do Cidadania.com http://www.blogcidadania.com.br/2011/10/jose-de-abreu-%e2%80%9ccivita-avisou-ao-pt-que-derrubara-dilma%e2%80%9d/

    E agora as 20,23 hs no twitter ele declara;
    Reafirmei com a Presidenta minha inocência e compromisso com seu Governo, que passo a defender de outra trincheira. A verdade vencera’!

  • Decepcionado com a Presidente Dilma e frustrado comigo mesmo pelas inúmeras tentativas de mostrar aos outros que existe vida inteligente fora da grande mídia e nem tudo no jn, veja, folha é a verdade absoluta. Hoje tive oportunidade de um diálogo sereno com colegas de trabalho,ainda cegados pelo pig, indicando a eles blogs sujos. Estou em dúvida se amanhã lanço mão do saco de papel na cabeça. Boa noite se possível.

  • A briga pelo poder no Brasil, virou um joguinho eletrônico…E os controles ora estão nas mãos da mídia podre, ora estão na mão de meliantes acusadores…

  • A “limpeza ética” propalada pelo oligopólio midiático transformou-se em “limpeza étnica”. Os “diferenciados” não podem votar. Democracia nunca foi compatível com neoliberalismo predatório. No VOTO eles não nos ganham, então querem promover o impeachment de Dilma. A única coisa que me conforta é saber que se eles detém o poder midiático, não podem impedir que neste espaço revelemos que não “capturaram’ nosso espírito de luta! Eles não passarão!

  • Se a Dilma se candidatar a reeleição nao conte com o meu voto.Perdi totalmente a confiança nela.Se for derrubada nao conte com meu protesto.To fora.

  • Não se deve desistir, porém, é muito frustrante ver a presidenta Dilma queimar um capital político e uma popularidade enorme, para um primeiro mandato, em poucos meses de governo. Este capital político foi quase que inteiramente queimado sem sequer ter sido posto à prova, por menor que fosse esta prova. E foi queimado numa tremenda tibieza da presidenta em relação à mídia, que lhe impingiu derrotas que poderiam ter sido evitadas, com uma atitude firme contra os ataques sofridos. Em vez disso, a presidenta, mostrando submissão, freqüentou o PIG toda vez que este exigiu sua presença. Foi ao aniversário a Folha, deu entrevista exclusiva para Globo e também foi a um de seus programas fazer comida e falar abobrinhas e finalmente seguiu servilmente para um simpósio patrocinado pela Veja. Bastaria ela dar um telefonema para Cristina Kirchner e esta, com certeza, lhe diria como se enfrenta uma mídia corrupta, que não faz outra coisa, senão tentar derrubar governos democraticamente eleitos. Hoje, a presidenta está com sua autoridade bastante arranhada.

      • só se for a de seguidora ‘de presépio’ das ordens da poderosa mafia midiatica… alias o post com o comentarete do Fernando Rodrigues e sua fácies de arrogância mostra que D Dilma é REFÉM da canalha midiatica. O porque, só deus sabe.

        Eu me calo daqui pra frente. Se D Dilma não respeita seus eleitores e prefere se aliar aos bandidos midiaticos, que seja.

        É uma escolha dela. O que faremos depois disto, não sei. Me sinto atropelado pela podridão da midia bandida e pela canalha que a segue. Tenho escutado que o minitro tinha que cair porque a Veja o acusou. Mesmo sem provas. Provas, para eles, não são necessárias numa acusação…

        Pode-se chamar a isto de civilização? De democracia?

        Não mesmo.

        Talvez seja apenas a hora de irmos pras ruas… “Occupy the World”!

  • Tristeza, muita tristaza. Fiz tanta campanha para a Dilma e o que resta? Agora, apesar do suecesso do ENEM já começam a pedir a sua anulação.
    Não vai sobrar ninguém. Vou embora para Passarga porque lá sou amiga do Rei.

  • Muita gente aí está reclamando da postura de RK e PHA nesse imbróglio mas já saquei qual é a desses dois. Então pergunto: Qual a semelhança entre esses dois? respondo: ambos trabalham na RECORD.

    Quem não sabe, a TV RECORD sempre foi contra o ministro porque atribui a ele algumas manobras em conjunto com Ricardo Teixeira que favoreceram a GLOBO.

  • Para a mídia mandar e desmandar na presidente Dilma só pode ter coisa feia escondida debaixo do tapete. Será que os amigos que perdi quando defendia a candidata Dilma, com unhas e dentes, estavam certos?
    Se assim for, acabou! Como acabou o Paulo Bernado, outro que treme quando ouve falar em poder da mídia.

    • Então temos que chamar o Franklim Martins, este conhece bem essa corja de snguessugas.
      Medroso o marido da dona Gilce, ninguém tem dúvida.

      • Apenas não se esqueça que a chefe do Bernardo será a mesma do Franklin.
        O Franklin de mãos atadas pela chefe dele será a mesma coisa que o Bernardo. Mais p(*) da vida, claro, mas o resultado final será o mesmo.
        Não acredito que o problema maior seja o ministro.

  • Caro Eduardo
    O Brasil não é o único país governado pela midia, todos são, se não, teriamos revoluções em todos países, ela serve de escudo para as burguesias.
    Só que me muitos países elas estão também no governo, como acontece em SP, por exemplo.
    Saudações

  • Eduardo e amigos, estou estupefato.

    conseguimos derrotar os tucanos nas urnas, mas não conseguimos nem arranhar sua maior aliada.

    A “imprensa” , a suprema mandatária deste país.

    E esta mesma vai conseguir acabar com qualquer sentimento positivo quando a Copa do Mundo Olimpiadas, e logo todas as conquistas do governo Lula serão comparadas a feitos de Paulo Maluf.

    Para que lutar por um partido que não se dá ao trabalho de lutar junto dos seus militantes.

  • Sinceramente falando, Edu, estou muito frustrado, mas não se pode ganhar todas. Nós que lutamos pela democracia, pela diretas, pelo fora Collor, fora FHC, ficamos um pouquinho menores.
    Mas como diz o velho ditado de quem fez passeatas e mais passeatas: ” O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. Depois de muitas quedas de companheiros, vamos prosseguindo a nossa luta, sendo que todos sabemos que a cada dia representa uma batalha, e perdemos algumas e ganhamos outras.
    No final das contas tiramos a poeira dos pés e vamos pra cima, essa é nossa eterna luta e morreremos por ela!!

  • Fosse Serra tivesse sido o eleito por mais que maior fosse o escândalo a midia se manteria cega, surda e muda, como na Era FHC e nos atuais governos tucanos
    Mundo cão

  • Eduardo,
    Alguns pontos me chamam a atenção: 1) Como pode uma mídia que age de uma forma tão descarada, tão corrupta e tão sem-vergonha como a grande mídia deste país, uma tal que faria o Murdoch corar de vergonha por não ter tanta liberdade para proceder como estes bandidos da imagem e das rotativas, denunciar corrupção de quem quer que seja? 2) O site Amigos do Presidente Lula afirma que o ministro Orlando Silva (a quem não conheço e não julgo) foi derrubado exatamente por ser honesto e tornou-se vítima de um conflito de interesses entre Record, Globo, Teixeira, CBF, FIFA e esta maldição contra a pátria denominada Veja, uma revista que trabalha dia e noite a serviço de interesses de fora e também a favor dos bolsos de bandidos de colarinho branco de dentro do pais. Caso realmente este ex-ministro for íntegro, como diz o site acima, então a Dilma cometeu um erro fatal em não apoiar o seu ministro e você estaria coberto de razão, ela pagará um preço por isto. Se a verdade for outra e esta mídia canalha fez acordo com um bandido para derrubar mais um ministro de um governo popular e progressista, governo que em 9 anos reergueu o país que a camarilha neoliberal lançou na pocilga e, além disto, a presidenta se permitiu induzir por esta mídia canalha, então o efeito não tardará a se impor e poderá ser desastroso para todos, menos para os privatas que esfregam as mãos na esperança de logo tomar de assalto o poder.
    Enquanto isto o assalto ao patrimônio público em São Paulo promovida pelos demos-tucanos aliados da mídia atinge alturas estratosféricas. E nenhuma linha se vê nos meios de comunicação dos Marinhos, Civitas, Mesquitas e Frias contra tanta safadeza.
    O Brasil não poderia em hipótese alguma ser governado por uma junta de ditadores (tiranos que não foram eleitos e usurparam os meios de comunicação) enrustidos e atrás das cortinas, sem terem jamais que prestarem contas ao povo por toda a corrupção que praticam e mal que fazem a todos os brasileiros.

  • NÃO SE PODE ADMITIR QUE ESSE ABSURDO CONTINUE! VAMOS AOS FATOS CONCRETOS : ESTAMOS VENDO UM MINISTRO DE ESTADO SER DERRUBADO, POR SINAL, MAIS UMA VEZ(PARECE-ME QUE A QUINTA, SEM CONTAR OS AUXILIARES “MENORES”); SEM QUE HAJA CONTRA SI QUALQUER PROVA DE CULPA(LEMBRANDO QUE, MESMO COM PROVAS, ELE TERIA DIREITO A DEFENDER-SE EM UM PROCESSO; JURÍDICO E ATÉ MESMO ADMINISTRATIVO, ONDE PODERIA DEFENDER-SE AMPLAMENTE E SÓ DEPOIS TERIA SUA CONDENAÇÃO OU ABSOLVIÇÃO DEFINIDAS); CONTUDO SEQUER EXISTEM PROVAS CONTRA ELE, ESTANDO TODAS AS “DENÚNCIAS” BASEADAS NAS PALAVRAS DE UM BANDIDO, QUE JÁ FOI PRESO E RESPONDE A PROCESSO, O QUAL É PROCESSADO EXATAMENTE POR CAUSA DE UMA DENÚNCIA QUE O MINISTRO ORLANDO SILVA REALIZOU CONTRA ELE REFERENTE ÀS IRREGULARIDADES QUE PRATICOU CONTRA O MINISTÉRIO DOS ESPORTES(O “DENUNCIANTE”, JOÃO DIAS, É PRESIDENTE DE UMA ONG QUE COMETEU IRREGULARIDADES NA EXECUÇÃO DO CONVÊNIO FIRMADO COM O MINISTÉRIO DOS ESPORTES E POR ISSO FOI DENUNCIADA, JUNTO COM SEU PRESIDENTE, POR ORLANDO SILVA, QUE ASSIM PROCURAVA TAMBÉM ROMPER O CONTRATO COM A ENTIDADE). O QUE SE PODERIA ESPERAR QUE ESSE SUJEITO DISSESSE SOBRE ORLANDO SILVA? QUE O ELOGIASSE? ENFIM, A “DENÚNCIA” É MAIS DO QUE UMA PIADA, É UM CRIME GOLPISTA, INICIADA POR UMA REVISTA IRRESPONSÁVEL, QUE JÁ DEVERIA ESTAR FECHADA, A QUAL PRATICA REITERADA E ARROGANTEMENTE CRIMES “JORNALÍSTICOS” DIVERSOS(MENTIRA, DIFAMAÇÃO, OFENSA)E RECENTEMENTE ENVEREDOU NA SEARA DOS CRIMES COMUNS, CHEGANDO AO PONTO DE INVADIR O DOMICÍLIO DE UM EX-MINISTRO E ESPIONAR INDEVIDAMENTE CIDADÃOS. ONDE VOCÊS ACHAM QUE ISSO VAI PARAR? É ÓBVIO QUE NA DERRUBADA DE DILMA(JÁ QUE ESSES CANALHAS SABEM QUE NO VOTO, NA COMPARAÇÃO DE PROJETOS, ELES NÃO CONSEGUIRÃO ELEGER NEM MAIS UM SÍNDICO). BASTA A CANALHA VEJA PEGAR AS “DECLARAÇÕES” DO PRIMEIRO PERVERTIDO, DO PRIMEIRO BANDIDO, DO PRIMEIRO SAFADO QUE SE VENDA A TROCO DE DOIS TOSTÕES, E ACEITE AFIRMAR QUALQUER DESPAUTÉRIO CONTRA A PRESIDENTA, TRANSFORMÁ-LAS EM VERDADE INDISCUTÍVEL, REVERBERÁ-LAS ATRAVÉS DAS MÚMIAS QUE APRESENTAM O JORNAL NACIONAL E PRONTO : O STF, O MESMO “PRESSIONADO” PARA ACEITAR O “INQUÉRITO ROMANESCO” DO MENSALÃO(A PRIMEIRA ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO QUE APONTOU OS SUPOSTOS CORRUPTOS, MAS “ESQUECEU-SE” DOS CORRUPTORES, ENTRE OS QUAIS TODAS AS EVIDÊNCIAS APONTAM PARA DANIEL DANTAS); POIS BEM, O STF “ACEITA” QUALQUER FANTASIA(QUEM ENFRENTARIA A “FACA NO PESCOÇO DA MÍDIA, TÃO PODEROSA QUE PRATICOU ESPIONAGEM ILEGAL CONTRA UM MINISTRO DA CORTE, FOI O QUE A REPÓRTER DA FOLHA FEZ AO ESPIONAR A COVERSA PRIVADA DELE NO TELEFONE, E FICOU POR ISSO MESMO)E PRONTO : DILMA CAI, IMPLANTA-SE O “GOLPE BRANCO”; NO MELHOR ESTILO HONDURENHO; E NOSSA “DEMOCRACIA CONSENTIDA” CONTINUA AINDA MAIS CONSENTIDA. NÃO DÁ, VOLTO A REPETIR, NÃO DÁ PARA CONTINUAR DESSE JEITO! NÃO ESTAREMOS REAGINDO A ISSO POR DILMA ROUSSEFF, POR ORLANDO SILVA, PELO PT, POR PALLOCCI OU PELO PC DO B : ESTAREMOS REAGINDO EM NOME DO BRASIL, DO NOSSO FUTURO, DE NOSSAS VIDAS, DA DEMOCRACIA, DO PAÍS QUE QUEREMOS TER. NÃO DÁ MAIS PARA ACEITAR QUE UM BANDO DE SAFADOS NÃO ELEITOS FAÇAM O QUE QUEREM. NÃO DÁ PARA ACEITAR QUE OS DEGENERADOS QUE OS SERVEM FIQUEM RELINCHANDO MENTIRAS, PRECONCEITOS E SIMPLIFICAÇÕES NA MENTE DA POPULAÇÃO. OFENDENDO, CALUNIANDO E AINDA PREGANDO A CENSURA DOS QUE NÃO ACEITAM SUA HIPOCRISIA. NÃO DÁ PARA ADMITIR QUE UM CIDADÃO, POR SER DE UM GOVERNO TRABALHISTA, SEJA ACUSADO SEM PROVAS E ESSES SAFADOS FINJAM ESQUECER DESSA “CIRCUNSTÂNCIA”(QUE É A ESSÊNCIA A SEPARAR A ACUSAÇÃO JUSTA DO DELÍRIO AUTORITÁRIO). NÃO DÁ PARA ACEITAR A SITUAÇÃO DE UM GOVERNO, NÃO APENAS DO STF, QUE FUNCIONA COM A “FACA NO PESCOÇO” : NÃO PODERÁ AVANÇAR; SEQUER INCOMODAR OU MESMO IRRITAR; A OLIGARQUIA MIDIÁTICA, COMPOSTA POR 13 FAMÍLAIS E OS 0,5% DA POPULAÇÃO QUE COMPÕEM A CLASSE DOMINANTE, POIS SE O FIZER SERÁ “CHICOTEADO” POR NOSSOS SENHORES DE ENGENHO, QUE O DERRUBARÃO COM A PRIMEITRA MENTIRA, RELINCHADA PELO PRIMEIRO VERME QUE PASSAR PELA FRENTE(LEMBRANDO QUE QUALQUER UM TEM UM DESAFETO, UM EX-EMPREGADO OU SIMPLESMENTE ALGUÉM QUE NÃO VÁ COM A SUA CARA QUE ADORARIA FERRÁ-LO); A QUAL VIRARÁ VERDADE INDUISCUTÍVEL IMEDIATAMENTE(DISPENSANDO PROVAS, PROCESSO LEGAL, PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA)E CONDENARÁ SUMARIAMENTE UM GOVERNO ELEITO PELA MAIORIA ESMAGADORA DOS BRASILEIROS. CHEGA DISSO! CHEGA DE VER UM LADO CONDENADO, CULPADO DESDE SEMPRE PELA MÍDIA, ENQUANTO OS CRIMES COMETIDOS PELOS CONSERVADORES SEQUER SÃO DIVULGADOS. CHEGA DE VER MINISTROS DERRUBADOS PELOS DELÍRIOS SEM FUNDAMENTAÇÃO DE QUALQUER PILANTRA, REVERBERADOS PELOS CRIMINOSOS MIDIÁTICOS, ENQUANTO OS ROUBOS DOS GOVERNOS DE SÃO PAULO, MINAS GERAIS, ALAGOAS, PARANÁ E AS PRIVATIZAÇÕES DE FHC(CHEIAS DE PROVAS SOBRE SUAS IRREGULARIDADES)SEQUER SÃO COMENTADAS! SEM CONTAR OS CRIMES MONSTRUOSOS DA DITADURA, QUE CONTINUAM PROTEGIDOS POR UMA “LEI” ILEGAL, QUE CONTRARIA OS PRINCÍPIO DE DIREITOS HUMANOS AOS QUAIS O BARSIL ADERIU! CHEGA DE VER UM PRESIDENTA ACUADA, FRACA, CONCILIADORA, COVARDE, FRAGILIZADA, RESPALDAR ABSURDOS QUE ELA SABE MUITO BEM QUE SÃO ABSURDOS : NÃO INTERESSA SE EXISTEM IRREGULARIDADES EM CONVÊNIOS DO MINISTÉRIO(TODO ÓRGÃO PÚBLICO TERÁ PROBLEMAS SEMELHANTES, BASTA PROCURAR, É IMPOSSÍVEL NÃO TÊ-LOS). O QUE INTERESSA É QUE ESSES PROBLEMAS SEJAM SEMPRE INVESTIGADOS E SÓ DEPOIS DA INVESTIGAÇÃO APONTE-SE OS CULPADOS. UM MINISTRO NÃO É APRIORISTICAMENTE RESPONSÁVEL POR SUPOSTAS IRREGULARIDADES ENCONTRADAS EM SEU MINISTÉRIO : TEM-SE QUE ENCONTRAR PROVAS CONTRA ELE, OU CONTRA QUALQUER UM QUE VENHA A SER RESPONSABILIZADO. A GIGANTESCA MÁQUINA DE UM MINISTÉRIO, DE UMA EMPRESA OU ENTIDADE TORNA IMPOSSÍVEL QUE SEU ADMINISTRADOR PRINCIPAL CONTROLE TUDO, ELE DELEGA PODERES, PORTANTO PRECISA-SE ENCONTRAR PROVAS ANTES DE APONTAR CULPADOS. CONDENAR ORLANDO SILVA POR EXISTIREM SUPOSTAS , POSSÍVEIS IRREGULARIDADES EM SEU MINISTÉRIO, CULPANDO-O PREVIAMENTE, É COMO DEMITIR O PRESIDENTE DO ÓRGÃO DE TRÂNSITO DE UMA CIDADE POR CAUSA DA PROPINA QUE UMA GUARDA RECEBEU DE UM MOTORISTA. SERIA PATÉTICO, SE NÃO FÔSSE CRIMINOSO! TEMOS QUE AGIR AGORA(NÃO AMANHÃ : AGORA!) ESSA PASSEATA QUE VOCÊ RELATA SERÁ UM BOM COMEÇO, MAS NÃO DEVE ATER-SE APENAS À IMPORTANTÍSSIMA DENÚNCIA DO MENSALÃO TUCANO NA ASSEMBLEIA DE SÃO PAULO, DEVE GRITAR PARA TODOS SOBRE O PARTIDARISMO DA MÍDIA; QUE CENSURA DENÚNCIAS CONTRA O PSDB E CONDENA PREVIAMENTE O PT BASEANDO-SE EM QUALQUER FANTSIA LEVANTADA CONTRA O PARTIDO). DEVE TAMBÉM AFIRMAR CATEGORICAMENTE QUE ESSA PRÁTICA ESTÁ INSERIDA NUMA ESTRATÉGIA GOLPISTA MAIOR, QUE PRETENDE DERRUBAR A PRESIDENTA DILMA E REIMPLANTAR, VIA “GOLPE BRANCO”, UM GOVERNO CONSERVADOR, JÁ QUE A DIREITA SABE QUE PELAS URNAS NÃO VOLTARÁ NUNCA AO PODER. E FINALMENTE DEVE APELAR PARA OS BRASILEIROS REAGIREM IMEDIATAMENTE CONTRA ESSE PLANO GOLPISTA, ANTES QUE SEJA TARDE, REAÇÃO QUE PASSA PELA MAIS QUE IMPRESCINDÍVEL DEMOCRATIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES.

  • Gostaria de entender o porquê de um partido (Lula/Dilma), que venceu as últimas 3 eleições CONTRA A GRANDE MÍDIA, detém a MAIORIA NO CONGRESSO e GRANDE APROVAÇÃO POPULAR, precisa se ajoelhar a essa gang. Decepção!

    Ley de Medios não basta. Tem é que acionar a polícia.

  • A Dilma esta no governo desde 2002 e conhecia todo esse pessoal. A responsabilidade pelas nomeacoes so podem ser atribuidas a ela. O governo ja inicia o seu ocaso. Azar o nosso!!!!!! Viva o PIG!!!!!!!

  • Eu to atônito. A Dilma , ou quem a está assessorando, não enfrenta nada, só se preserva. E faz mesuras pra elementos da oposição, tipo jantar pro FH. Acho que devemos virar as costas pra essa senhora. Na hora da eleição, os seguidores do FH votarão nela!!!!! Mas temos tb que acertar outras contas: Carta Capital(não assino mais), bombardear o Ricardo kotscho, PHA, e, caso o Aldo seja premiado( já que não se elegeu pro TCU), bater pesado.

    • Viaja não meu filho, é por ser dividida que a esquerda sempre perde.
      Somos intolerantes , não aceitamos divergencias , e isso só nos desune e nos mantem fraco..
      Não vamos seguir o exemplo do PSOL, temos que marchar unidos…

  • Caro Eduardo
    Acho muito importante ouvir e divulgar o que o ex-Ministro Orlando Silva falou em entrevista coletiva à imprensa logo após deixar a reunião com a Presidenta Dilma Rousseff, onde foi entegar seu pedido de demissão:
    http://www.youtube.com/watch?v=9CdsUaeXEJI
    Como fica claro a decisão de afastar-se do Governo, foi uma decisão pessoal do Ministro que considera que dessa forma poderá defender melhor a sua honra e colaborar com o Governo, defendendo o que foi feito nos cinco anos em que esteve à frente do Ministério.
    Belíssima entrevista do Ministro, que mostra bem que para ele nada acabou. A vida continua e ele quer defender a sua honra.
    Não vamos nos esquecer que ele é considerado um brilhante advogado, e sendo de origem pobre, negro e comunista desde muito jovem já deve ter sofrido inúmeras injustiças e estar bem preparado para enfrentar e superar esse momento difícil.
    Há pouco tempo ouvi uma entrevista dele no Roda Viva que muito me agradou. Aqui vai o vídeo do primeiro bloco. O interessante é que nesse bloco, Orlando Silva responde a perguntas dos jornalistas entrevistadores sobre a demissão de ministros no Governo Dilma. Mostra posição madura e equilibrada. Tudo indica que estamos diante de um experiente quadro político,com muita competência na área que coordenava:
    http://www.youtube.com/watch?v=ykO3G5OMn20
    Desejo muito boa sorte ao ex-Ministro.

  • Eduardo, estou profundamente chateada com o governo federal. Até agora, o que percebi foi uma grande covardia. Esse governo morre de medo do PIG, morre de medo. Simples assim. O ponto nem são as demissões dos ministros, mas a falta de ação contra o poderio dessa mídia corrupta que temos no Brasil. Vou resumir o que penso:

    a) Até agora, o governo Dilma Roussef foi pautado pelo PIG.
    b) Começou com os salamaleques na festa da Folha, um jornal que emprestou carros para a ditadura militar ajudar a matar gente. Que a presidenta enviasse um representante, vá lá, mas prestigiar o Otavinho em pessoa, é demais. Quem é Folha de SP para merecer isso tudo? Um jornal com circulação cadente, isso sim.
    c) Depois, são mais salamaleques com FHC, um sujeito arrogante, que mais parece um pavão. Tratamento cordial é uma coisa, salamaleques, outra.
    d) A comunicação do governo com a sociedade é péssima, horripilante. Quem por aqui é capaz de dizer o que o governo está fazendo pelo povo? Quem são as pessoas da comunicação desse governo?
    e) O governo não fez nada, absolutamente nada, para mudar o jogo com o PIG.
    f) A banda larga… que banda larga? Cadê a banda larga?

    Resumindo, estou chateada e entendo que o governo precisa fazer algo para nos deixar melhor. Afinal de contas, estamos aqui, na blogosfera, dando duro, apoiando criticamente, mas apoiando esse governo e para quê? Não votei na presidenta para ver o PIG deitar e rolar. Estou muito insatisfeita.

  • Caros.
    Passo mais de um mês ausente deste blog chego e vejo a fogueira ardendo. Quem acreditou na Dilma (como eu AINDA) e quem contra ela sempre esteve, estão quase se abraçando num festival macabro.
    Acho que vou voltar ao mutismo amigo em que estava.
    Antes porem dizer ao Eduardo que invejo sua postura, sua grandeza de caráter. Seus últimos posts são para grande reflexão. Parabéns Eduardo.

  • Prezado Edu
    No momento a única coisa que sinto é imensa vergonha por termos eleito alguém tão fraco de caráter que não consiga sequer rebater um panfleto vagabundo como a VEJA…
    Somos governados por gente sem qualquer respeito aos votos que recebeu. Nós, aqui na redecastorphoto, a partir de hoje, deixamos de defender um governo que não nos defende. Um governo que nos deprime e nos desconsidera.
    Abraço
    Castor
    PS Continuamos na luta contra a nossa imprensa, é claro, mas quanto aos políticos que estão no poder (TODOS) seremos muito seletivos…

    • Panfleto, Castor, pra você, pra mim e colegas, mas não para o grande público.
      A Veja não é sozinha, tem um pool considerável, admitamos.
      Desculpe, mas em vez de lançar sua ira contra a Dilma, vamos pensar no que podemos fazer contra essa ditadura?

    • Orlando:
      É isso.
      Aqui nesta região, dominada por king kongs como Aloysio Nunes e Vaz de Lima, tá coalhado de leitores elogiando a Dilma na imprensa.
      Cabe a quem é Lula, PT ou coligados, mandar petardos na carcomídia tão intensos quanto os que ela manda pra cima dos ministros.
      Tô vendo uma enormidade de progressistas jogando energia fora contra o governo Dilma, em vez de mirar o alvo adversário, que é a oposição (nela está incluída a mídia, of course).

  • Além de derrubar ministros, manchar reputações, o que mais me deixar surpreso é o cinismo de alguns baluartes da nossa imprensa partidarizada.
    Ontem antes de ir dormir tive a péssima idéia de assistir o Observatório de Imprensa, que desta vez esteva sem nenhum representante progressista.
    Lá estiveram Juca Kfuri e Eliane Catenhede gastando seus chavões favoritos como aparelhamento do estado etc e tal, lá pelas tantas a Cantahede encara a câmera e diz:

    “A imprensa esta cumprindo seu papel…”

    Eu aqui, recém formado em jornalismo e desempregado pensei:

    “Papel de oposição partidária”

    Incrível Edu, nossa imprensa além de persistir nos seus erros, demonstra um orgulho maquiavélico ao contabilizar as crises que consegue gerar, os ministros que consegue derrubar, o Brasil que ela consegue forjar com suas verdades seletivas.

  • Olha, que a mídia é sórdida é uma constatação histórica no Brasil. Basta ler o livro do Fernando Moraes, Chatô – o rei do Brasil. Ou seja, não é de hoje que temos PIG. O que parece ser novo é o PT não ter vergonha na cara e a presidenta, eleita pelo partido, entrar no joguinho sujo que sempre disseram combater. Isso sim é a grande novidade. Novidade que traz desesperança, desânimo. Não sou militante “orgânico” do PT, tenho muitas críticas ao partido, mas a crítica fundamental é que a militância do PT grita e estrebucha, enquanto a cúpula se distancia cada vez mais deste que é o maior patrimônio do partido: seus militantes. Foi assim na campanha do ano passado: gritava-se muito para que a Dilma reagisse. Ela não reagiu e a conseqüência foi o segundo turno. Tanto é assim que quando ela resolveu atender, mesmo que de forma tímida, a militância, o jogo virou e ela ganhou a eleição. Agora a militância está gritando novamente, só que agora não é mais campanha, é manutenção de governo e, quanto a isso, pode vir muito tarde a reação. Mas sem dúvida não terá sido por falta de aviso.

    • Brasília tem esta caracteristica: torna os que lá chegam para exercer cargos públicos, pelo voto ou nomeados, surdos. Além de capital dos divórcios e separações (um dos negócios mais prósperos da bela capital são os motéis), há esta epidemia de surdez coletiva.
      Militância? É aquilo que se mobiliza seis meses antes da eleição e depois se esquece.
      Milhares de militantes envolveram-se nas conferências municipais, estaduais e nacional de Comunicação. Prá quê? Prá encher uma gaveta do governo de papel inútil. Um dia serão doados ao Arquivo Nacional para pesquisa histórica sobre mais um breve período democrático no Brasil…

  • Ao ler tantos comentários irados ou decepcionados em relação a nossa Presidenta, fico muito espantada, sinceramente.
    Parece que todos ignoram o que é a mídia conservadora em todo o mundo, como ela age.
    O Lula foi obrigado a aceitar o pedido de demissão de ministros que ele tinha a absoluta convicção que eram leais e honestos como foi o caso do Zé Dirceu. Mas esse não foi o único caso, como todos nos lembramos. Ele foi até o fim tendo que demitir ministros, como foi o caso da Erenice. Foi espezinhado pela mídia ao extremo e se limitava a ignorar. Mesmo depois de deixar a presidência continuaram sem cessar a campanha para desqualificá-lo. Ele continua a iignorar. Simplesmente porque não há como contrapor esse poderoso império midiático, no momento. Vai fazer o que? Sair processando meio mundo, sair atirando, surrando? Isso faz algum sentido? Pelo exemplo dele, não.
    O Lula poderia ter feito a Reforma Política, a Lei da Mídia ? Poderia ter ativado a TV Brasil e a NBR? Poderia ter feito a Reforma Agrária? Estavam presentes as condições e ele não fez porque não quís? Acho que não fez porque não pode.O mesmo acontece com a Dilma nesses dez meses de governo.
    O campo progressista, nacionalista ou de esquerda não possui órgãos de imprensa próprios de grande circulação, que atinjam todo o pais. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada. É absurdo que não se tenha pelo menos um jornal ou uma televisora que represente as pessoas que estão nesse campo político.Mas é a realidade atual.
    Também sabemos muito bem que tipo de Legislativo e de Judiciário temos e qual o nível de politização da maioria do povo. Conhecemos as dificuldades de organização e mobilização política e a fragilidade dos nossos partidos de esquerda. Os maiores estão infiltrados pela direita. Os menores caem no radicalismo estéril. Na verdade não temos partidos vivos e atuantes.
    Então pergunto: de que acusam a Presidenta Dilma nesse episódio de agora ? A conduta dela foi simplesmente exemplar,digna,solidária. É só ler a nota que ela escreveu no Blog do Planalto e ver a única entrevista que deu a respeito. O resto foi só especulação da imprensa pitbull.
    Isso de quando acontece uma desgraça a gente querer achar um culpado de qualquer jeito , não resolve nada. A Dilma não tem nenhuma culpa do que ocorreu. não estava nas possibilidades dela deter os acontecimentos. Não sejam injustos. A Presidenta precisa do nosso apoio e da nossa confiança. Porque ela não fez nada para desmerecê-la. Ouçam o próprio ex-Ministro Orlando na entrevista que ele concedeu e vão compreender o sucedido.Leiam o que o presidente do Pc do B declarou. Tá todo mundo querendo condenar a Dilma quando o Ministro que sai e o presidente do Partido dele só têm palavras de apreço por Dilma.
    É completamente fora de propósito culpar e responsabilizar a Dilma pelas demissões de ministros. Foram decorrentes de fatos e situações que não foram criadas por ela e que corresponderam ao desejo dos ministros de sairem de seus cargos diante de situações concretas que surgiram. Em todos os governos de todas as épocas em todos os países, ministros entram e ministros saem.
    Os poderes do presidente da república em nosso país são muito específicos e limitados, essa é uma realidade. No que estava ao alcance dela fazer para que as coisas se acalmassem,ela fez. Ou então ninguém acompanhou de fato o que aconteceu , passo a passo.
    O engraçado é que o povão está entendendo tudo. E não culpa ninguém. Sabem como a mídia e o sistema funcionam direitinho.Apenas analisam os fatos.

  • O primeiro poder é a imprensa, querendo ou não, nada acontece ou tudo acontece se assim ela desejar.
    Só um fenomeno como Lula mudou esta regra.

  • Caro, Eduardo.

    Eu estou muito chateado com tudo que está acontecendo. Desta maneira a Presidenta Dilma não vai durar os quatros anos. O governo não entende que está se enfraquecendo, que a imagem do Presidente Lula é o alvo desta imprensa. Este povo que tá atacando o governo tem como objetivo acertar o Presidente Lula, ele pra mim é o alvo da imprensa.
    Um Abraço.

  • Pessoal para min não adianta discutir em como mudar a mídia, nós já sabemos como ela age, seus métodos, sua seletividade, seu lado, o que me assusta é a postura de Dilma, a esquerda tem poder de combater a mídia, mas falta um líder, não se pode depender de uma pessoa, mas quando eu votei em Dilma, eu esperava que ela fosse a primeira a tomar as atitudes, tomar a frente, mas cadê Dilma? Nem uma simples declaração eu vi, Lei dos Médios nem pensar, nada, o governo está de joelhos, só é refletir um pouco: qual a marca desse primeiro ano de Dilma? Corrupção e uma faxina que quando se analisa não é do governo que combate a corrupção, ela é da mídia. Não consigo prever o futuro desse governo, mas eu sinto que perdi meu voto e agora só voto em Lula.

  • Caro Edu, ainda não Morri desta vez. Fui para no IPSEMG, Hospital dos Servidores Públicos de Minas, Pressão :28X16, os médicos ficaram arrepiados! Agora virei COBAIA, pra ajudar a Humanidade. Pra os Médicos, isso não existe. Todos Morreram……..,disseram que meu caso é único de AVC. Sabe! Acredito que a Justiça é cega para os PLEBEUS. O PODER JUDICIÁRIO do BRASIL, tem demonstrasdo que está CAGANDO e ANDANDO para os PLEBEUS. Parece, andar de braços dados com o PIG, até quando? O Sr.Peluso, Ministro atual do STF, é Paulista, com Visões reacionárias e Retrògradas em relação ao País VIVO, em que VIVEMOS. Parece um Judiciário sem LEI. Sinto-me agredido por esses Senhores de justiça SETA. Trabalham pouco e resultado ÍNFIMO. Se sentem DEUS Humano na Terra. É uma Máfia? É a miséria do SUL da Itália esse JUDICIÁRIO? O Judiciário, tem que ser questionado, afinal, são PAGOS, por nós. de Belo Horizonte.

  • Edu, depois dos 28X 16, acredito mais ainda que Deus está dentro de cada homem, e não de um SÓ. Acordei num paraiso, onde não existe igrejas……………, era flores……, agora acordo, o PIG brasileiro por Natureza é GOLPISTA……não tem LIMITES……se acham dono de mim e você e outros….o Concluio do PIG é Internacional….contra o PIG, leia: Mãe, e os Pequenos Burgueses de Máximo Gorki, Os Miserávieis de Victor Hugo, A Peste, a Fome..de Albert Camus….., e AS VINHAS DA IRA de John Steniberg………………..Ainda não MORRI. de Belo Horizonte.

  • Eduardo, outro dia vi um debate antigo sobre a mídia na TV Cultura do Paraná, com o Leandro Fortes, o Azenha e um outro jornalista muito bom por sinal, mas que infelizmente,não lembro do nome. Quem comandava o programa era o Beto de Almeida. Num dado momento, o terceiro jornalista lembrou que hoje é mais difícil atingir a mídia porque ela não mais uma simples indústria jornalística, ela já é uma corporação com braços em vários negócios nacionais e internacionais. Anos atrás, o Raimundo Pereira, aquele que já fez parte de uma bela história da imprensa brasileira, mas que na última eleição ficou do lado do Serra, fez uma radiografia do poder na revista Atenção. Não me recordo se ali tinha referências sobre o poder midiático no mundo.Aliás, o futebol mundial era um dos maiores negócios. Quem, entre os nossos blogueiros, poderia fazer um levantamento mais atualizado das estruturas de nossas corporações? Que eu saiba, nunca mais isso foi feito. Se encontrar alguma dessas revistas antigas tentarei colocar aqui uma cópia da matéria. Abraço
    Maria Rita

  • A Presidenta vai tentar fazer uma transição sem traumas,renuncia ao cargo,assume o vice, e o vice nomeia o Civita para ministro das comunicações e sendo assim pedirei asilo politico na venezuela.

  • Concordo com a opinião da Maria Lucia (26/10-23:15) e deixo uma observação; todos os substitutos foram melhores que os substituidos. Apesar do denuncismo, o PIG não levou vantagem nenhuma e a faxina foi explorada com exito pela presidenta. Estou esperando que a Veja denuncie pelo menos os ministros Bernardo e Mercadante. O governo ganharia muito com a substituição dos dois.

  • A saída do ministro foi o atestado de culpa. Como podemos ver, a diferença da esquerda para direta é só a cor da camisa. E quem tá no poder não quer largar o osso pois o único interesse dos 2 grupos é mamar às nossas custas. Não é de graça que facilitaram os meios do povão comprar celulares TVs mas nada fizeram de concreto na educação, na saúde e na segurança!!!!

  • Vamos traduzir a lei de imprensa dos EUA e aprová-la no congresso nacional. Ninguém há de dizer que é uma lei ditatorial, porque ele está em vigor no país tido como exemplo de democracia! As penas normais não são muto radicais, mas as que trata das indenizações, farão a Veja, a Globo e seus seguidores ir à falência, no quesito calúnia, difamação, injúria e etc!

Deixe uma resposta