Mataram os cães das crianças diante delas e foram elogiados

Crônica

Praticaram todo tipo de violência contra aquele povo. Foram violências físicas e materiais, mas não só. Tanto violências físicas quanto materiais podem ser curadas, se não causam morte. Todavia, há um tipo de violência que a medicina não cura e que o dinheiro não indeniza: a violência que deixa marcas na alma, a violência psicológica.

Não é preciso ser psicólogo para entender os danos que presenciar cenas de guerra pode gerar para o desenvolvimento moral e intelectual de uma criança. Quando aquele pequeno cidadão participa delas, então, a possibilidade de ocorrerem danos irreparáveis em sua personalidade vira quase uma certeza.

Como crescerá aquela criança que viu pai e mãe sendo escorraçados, muitas vezes agredidos, enquanto bombas ensurdecedoras explodiam ao redor? E se a isso acrescentarmos a visão de seu animal de estimação sendo morto a tiros por um suposto representante da lei?

Será que essa criança crescerá com uma ojeriza intrínseca ao conceito de autoridade e com profunda descrença na lei?

E a revolta? O que causará em seu caráter, quando crescer? Poderá crescer com raiva da sociedade? Será que alguma dessas pessoas que adoraram o que fizeram com o povo do Pinheirinho não poderá encontrar uma daquelas crianças já crescida, algum dia no futuro? E será que não poderá, então, conhecer os efeitos que os traumas na infância causam?

Talvez, apenas talvez, passando por tratamento psicológico essa criança traumatizada poderá não vir a desenvolver alguma sociopatia no futuro. Tal possibilidade de eliminar os traumas naquele pequeno cidadão, porém, inexiste quando se trata de uma família muito pobre e de um Estado ausente.

A polícia matar a tiros o cãozinho de uma criança diante dela, obrigá-la a recitar, junto a seus pais e amigos, um refrão humilhante como o de que “O Pinheirinho é da PM”, são algumas das práticas que, segundo relatos que obtive ao entrevistar flagelados, alguns poucos membros da Polícia Militar paulista, em lágrimas, recusaram-se a cometer.

Menos mal para quem ainda quer manter um mínimo de fé na humanidade.

No depósito de gente que visitei na segunda-feira lá em São José dos Campos, enquanto fazia pausa entre uma entrevista e outra alguma coisa me agarrou a perna da calça. Era um garotinho de menos de um metro de altura.

Segundo dedinhos do tamanho de uma tampa de caneta informaram, quando lhe perguntei a idade, tem dois anos. Fala com aquele jeito característico dos bebês, até por ser pouco mais do que um bebê.

A profusão de crianças, segundo mães me disseram, é a principal razão para as famílias terem levado cães e outros animais de estimação para lá. Os laços das crianças com os animais as ajudam a suportar a situação.

De volta ao menininho. A diferença abissal de altura me impedia de ouvir o que balbuciava, de forma que o tomei nos braços, fui até uma mesa, coloquei-o sentadinho sobre ela e me sentei no banco.

Busquei primeiro acarinhá-lo para lhe ganhar a confiança. Cutuquei de leve, com o indicador, a sua barriguinha talvez mais proeminente do que deveria ser – avaliei naquele instante. Um sorriso, então, começou a se formar, deixando ver os dentinhos.

— Sabe que você é muito bonito?

Novo sorriso.

— Você gosta daqui?

O olhar se perde por um instante, mas o sorriso ressurge.

— Como é seu nome?

Não responde, apenas sorri. Então o bracinho se ergue e o dedinho aponta em direção ao muro que nos separa da rua:

— Ó, ó, ó…

— O que é?

— Ó lá…

— O que tem lá?

Ele não responde, o sorriso se desfaz e o olhar volta a se perder. Abaixa os olhos. Tento recuperar o sorriso, mas não volta.

Alguém me quebra o transe perguntando se não quero ir almoçar. Emito um suspiro involuntário, seguro a cabeça do menino com as mãos e lhe beijo a fronte. Depois o abraço. Ficamos assim alguns segundos. Sua cabeça recostada no meu ombro, ele silente e inerte.

Novo suspiro e o ponho no chão, tomando cuidado para não fazê-lo deixar cair a caixinha de papelão que manteve o tempo todo na mão, na qual se lê, em letras vermelhas e estilizadas,  “Toddynho”.

Mal o garotinho toca o chão, ele vira as costas e sai correndo.

Especulei sobre o que quis dizer quando apontou para fora do “abrigo”, mas não farei ilações. O leitor que reflita sobre o que poderia ser ou se não era nada, ainda que não tenha sido o que me pareceu…

Durante a incursão no “abrigo”, testemunhei fatos como os que foram parar no documento que o governo federal divulgou ontem, quais sejam, de que nesses locais faltam condições de higiene, alimentação adequada e atendimento médico.

Um dos problemas identificados pela força-tarefa que foi àquela cidade levantar denúncias de violações de direitos humanos é o de que a presença de animais domésticos junto às famílias pode estar gerando a disseminação de doenças de pele, o que pode explicar as feridas nos braços daquele garotinho.

Também parece relevante relatar que percebi os animais prostrados. Poucos caminham, nenhum late. Nem com a presença de estranhos ou com as crianças mexendo com eles.

Também percebi, em vários pontos do abrigo, diferentes crianças rondando e tentando brincar com um mesmo animal. Lembrei-me disso ao ler, no documento de denúncia do governo federal, relatos como os que eu mesmo fiz em mais de uma das fichas de denúncia que preenchi, de que a polícia teria matado animais domésticos das crianças diante delas.

Hoje, leio artigo do senador tucano por São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira, na Folha de São Paulo. Trata-se de um texto primário, protocolar, que só pode fazer sentido para quem não viu cena alguma do que aconteceu e continua acontecendo em São José dos Campos.

Na verdade, só quem não foi até lá, não conversou com aquele povo, não viu as condições em que está, tanto do ponto de vista psicológico quanto fisicamente, pode escrever uma coisa como aquela. Ou, então, só quem não tem um pingo de caráter.

Posso garantir que já há provas materiais de que muito do que se diz ali é mentira, e há indícios fortes – muitos dos quais ainda virão a luz – de que a outra parte do texto que ainda não pode ser desmascarada com facilidade, é mentira ou desinformação.

Haverá tempo para desmascarar as mentiras. E serão desmascaradas. Percebo que há um sentimento forte na sociedade de que aquilo não pode ficar impune justamente para que não se cumpra a profecia que fizeram as autoridades de São José dos Campos, de que o ataque ao Pinheirinho servirá de “exemplo”.

Enquanto as mentiras não forem totalmente desmascaradas, a sociedade terá que lidar com a indignação que dá ver soldados que mataram animais de estimação diante de crianças sendo elogiados pelas autoridades paulistas. Por isso voltarei a São José dos Campos, para ajudar a desmascarar essa farsa.

—–

Assista a matéria da TV do PT sobre o que a força-tarefa do Condepe apurou em São José dos Campos

100 comments

  • Esses animais aí não pertencem à massa cheirosa certamente.Mas vejam isto aqui:

    Remessa de lucros sangra o Brasil
    Por Altamiro Borges

    No ano passado, as multinacionais enviaram US$ 38,1 bilhões de dólares para suas matrizes, 25% a mais do que 2010. Essa situação é decorrente da crise econômica que sacode a Europa e os EUA e ,também, da pujança da economia Brasileira a partir de 2003.segundo depoimentos de brasileiros que estão voltando, a Europa que compensava,NÃO EXISTE MAIS.Cidadãos Espanhois envergonhados em virtude da miséria a que foram lançados pelo neoliberalismo financeiro, assim como Portugueses carregando marmitas ,em virtude de não terem mais recursos para utilizar restaurantes.Moradores de rua são crescentes, assim como a desestruturação de inúmeras familias pelo desemprego alarmante e da incapacidade dos estados de reverterem tal estado de coisas.Familias inteiras desempregadas recorrendo a igrejas e instituições de caridade. O pessoal do psdb pensa ,exatamente, aplicar essa receita para o Brasil,.Alguém duvida disso ?obvio que ,nessa lógica perversa alguns poucos ganham…..O psdb nunca se importou com o povo mesmo….

    :

    • José, ou melhor dizendo, os animais não fariam parte da massa falida do Nahi Nahas que, agora se sabe, é o próprio credor, ou seja: Tudo isso aconteceu para beneficar o Nahas

    • É boa diplomacia o Edu não usar muito “será que” e outras sugestões pois como o governador tem os profetas bíblicos como heróis poderá até imitá-los e na próxima vez mandar matar todos, gente e animais.

  • Olá Edu….

    Lendo seu artigo, fico aqui pensando…

    Como conseguem esses senhores detentores do poder e em especial, os policiais, que constitucionalmente devem garantir a segurança dos cidadãos, dormirem ao colocar a cabeça no travesseiro????

    Saudações!!!

    • Fábio Nogaroto,

      Einstein definiu bem estes, digamos, estereótipos que vestem fardas e derramam sangue inocente – “NASCERAM COM CÉREBRO POR ENGANO, BASTAVÁ-LHES A MEDULA ESPINHAL.”

      E tipos que juram contra a honra da PRÓPRIA MÃE, vai lá ter consciencia, dignidade, honra, caráter, decencia, postura, etc., etc., etc.??? São uns isolados social, por isso adoram a segregação social e racial tucana…me diga – PRA QUE SERVE ESTA CASTA? TEM COMO INIMIGO O CIDADÃO…TEM COMO ALVO A SEGREGAÇÃO SOCIAL, RACIAL E MORAL..AGRIDEM, DERRAMAM SANGUE DE PAIS DE FAMÍLIA E TRABALHADORES EM GERAL…SÃO ALIADOS DA BANDIDAGEM (TANTO DE COLARINHO BRANCO QUANTO DE COLARINHO DE JUTA)…PRA QUESERVE ESTA CASTA, ALÉM DE FOMENTAR E AUMENTAR A VIOLENCIA???

  • CONVITE:

    Convidamos o Sr Prefeito de São Jose dos Campos a Sra Juiza Marcia Mathey e o Sr Governador Geraldo Alckmin para um debate em praca publica.
    Corajosos e intrepidos que foram atras de 2000 policiais, gostaria que usassem a mesma coragem para encarar a população. Por gentileza não deixem a COVARDIA invadir vossas mentes covardes.

  • Enfermeira que matou cachorro vai depor na próxima semana

    Mulher espanca, chuta, joga o pobre cão contra a parede e dá golpes com balde na cabeça do cachorrinho

    A enfermeira, de 22 anos, que espancou e matou um cãozinho yorkshire em frente a filha de três anos de idade na cidade de Formosa (GO) vai prestar depoimento na semana que vem. Ela é investigada por cometer crime ambiental e por expor uma criança ao constrangimento. A enfermeira pode pegar até três anos de prisão e perder a guarda da filha.

    Porém, se depender dos internautas, a pena da mulher será bem maior. Mais de 300 mil pessoas assinaram uma petição on-line exigindo uma punição mais rigorosa para a agressora. Na petição pede-se pena máxima de crime por maus-tratos, pena para os familiares que omitiram socorro e cassação do registro do Conselho Regional de Enfermagem.

    No momento, a enfermeira está em um local isolado por medida de segurança, devido à repercussão do caso.

    Entenda o caso:

    Mulher asfixia o cachorro dentro de um balde

    Um vídeo, contendo imagens gravadas por Claudemir Maciel, que estava passando uns dias no apartamento da vizinha do segundo andar, caiu na internet na semana passada mostrando cenas de violência praticadas pela enfermeira. No vídeo, a mulher espanca, chuta, joga o cão contra a parede e dá golpes com balde na cabeça do cachorrinho.

    O vídeo foi filmado com o objetivo de denunciar o crime, visto que a violência contra o animal aconteceu mais de uma vez.

    O assunto desde então é um dos mais comentados no Twitter, Facebook e Orkut. Os internautas, indignados com a violência, compartilham e pedem justiça para mais este caso de maus-tratos e crueldade contra um inocente animal.

    Enfermeira se defende

    Cão yorkshire não resistiu aos ferimentos e morreu depois de ser agredido

    Pelo Twitter a enfermeira se defendeu antes de excluir a conta. “Estou dizendo por aí que sou uma monstra? Vocês não sabem o que eu passei com aquela peste” disse.

    “Sou tranquila, casada, amo meu marido, meu filho, meus cachorrinhos. Enfermeira por amor. Muuuito feliz”, diz o texto que a definiria.

    No Facebook a enfermeira escreveu em seu perfil: ao contrário do que estão falando sobre mim, eu amo os animais, cometi um erro, eu sei, admito, só que ninguém parou pra analisar o porque de eu ter feito aquilo, eu sei que errei, porém tive meus motivos, não devo desculpa à niguém, somento a minha cachorra que morreu, e lamento não poder me desculpar com ela.

    Comoção

    Em matéria publicada no dia 16 de dezembro pelo CORREIO, os internautas mostraram comoção pelo caso e expressaram seus comentários. Confira alguns:

    Neusa
    “Como um ser com tamanha crueldade, brutalidade e coração de pedra poder ser chamado de pessoa, pode sim ser chamada de MONSTRO. Que exemplo esta pessoa dá pra seu filho, torturar e matar um bichinho inocente e indefeso. Tem que existir LEIS mais severas pra monstros vestidos de gente, que fazem isto”.

    Yolaine kelly
    “Seja qual motivo que ela teve, mas isto não justifica tamanha crueldade! é um ser vivo assim como seu filho também é! Sente dor, respira, sente amor, carinho, sabe agradecer com ações. Imagine o que ela faz com o seu filho de 3 anos… não quero nem pensar. Ela não tem equilíbrio e respeito com os seres vivos quanto mais com nós seres humanos! ela merece estar presa, e, todos que fazem o mesmo também”.

    Eliziane Ribeiro
    “Quais os valores que essa pessoa está passando para o filho??? Ela não deveria mais assumir sua profissão, pois essa exige amor e paciência com os pacientes. E ela não tem nada disso. É uma pessoa vazia”.

    Paula Seara
    “A desprezível criatura acredita não dever desculpas a ninguém, realmente, ninguém espera um pedido de desculpas, afinal isso seria muito pouco, o que a sociedade, em sua maioria, formada por pessoas de bem, busca é que ela pague pelo erro que cometeu, afinal esse é o nome que ela dá para tamanha brutalidade… ERRO! acredito que ela não saiba definição de erro, aconselho a consulta à um dicionário. Esse monstro deveria perder a guarda de seu filho, pois uma pessoa, que comete uma atrocidade desse grau não possui nenhum controle emocional…essa criança, certamente será a próxima vítima em suas mãos”.

    Isso teve até passeata em Sum Paulo. Cadê os direitos dos animais, Será que vai ter passeata de novo em sum Paulo por causa desta outra matéria? Será que eles serão punidos??? Ou Isso mostra que o povo de Sum Paulo a maioria são hipocrítas.

    • Caro Jorge Portugal, graças ao bom Deus que as pessoas se sensibilizaram e se indignaram com a covardia, brutalidade e crueldade cometidas por essa mulher que matou o seu cãozinho. Isso significa claramente que há amor e compaixão no coração de muitas pessoas, o que nos faz manter a fé na humanidade.
      Os animais são seres vivos e tão merecedores do nosso amor e compaixão quanto o ser humano.
      Tenho cachorros, gatos, e realmente os amo. Também fiquei profundamente chocado e indignado com a covardia, brutalidade e crueldade cometidas contra aquele pobre cãozinho. Assim como fiquei profundamente chocado e indignado com a covardia, brutalidade, crueldade e insensibilidade por parte das autoridades paulistas contra os moradores do Pinheirinho. O maravilhoso é podermos sentir amor e compaixão tanto pelos seres humanos quanto pelos animais. Os animais na nossa sociedade ainda são mais indefesos do que essas pobres pessoas que foram expulsas de modo tão desumano de suas casas no Pinheirinho. Veja você que mesmo no caso do Pinheirinho muitos animais domésticos foram mortos arbitrariamente pela polícia paulista, apenas como demonstração de poder, porque os policiais sabem que matar animais não lhes acarretá qualquer tipo de punição legal, nem a mais leve. Quando a humanidade avançar mais alguns degraus na sua consciência, as indústrias da morte, os matadouros, os frigoríficos, também chegarão ao fim. Como disse Leonardo da Vinci, há quinhentos anos atrás, chegará o dia em que a humanidade compreenderá o íntimo dos animais, e nesse dia, os crimes cometidos contra os animais serão considerados crimes contra a humanidade. Se considerável parte das pessoas
      hoje infelizmente – sobretudo, provavelmente, devido à influência nefasta, manipuladora e mórbida da mídia criminosa que temos, mas também por receberem uma educação que não estimula a solidariedade, a cooperação, a generosidade, a bondade, mas sim a competição egoística, o individualismo exacerbado, o egoísmo – não se sensibiliza e não se solidariza com as pessoas mais humildes, carentes, que sofrem injustiças, brutalidades, muitas vezes perpetradas pelos próprios governantes e autoridades que deveriam zelar pelo bem-estar, pela integridade (em todos os níveis) e pela proteção de todos os cidadãos, que não se descarregue a indignação e a revolta que sentimos com essa postura de indiferença, insensibilidade e até de desumanidade de considerável parte de nossa sociedade com as pessoas mais humildes, carentes, em cima dos animais, que são igualmente dignos de nosso amor e compaixão e são os mais indefesos e e mais desprotegidos na nossa sociedade.

  • Você diz muitas verdades, Eduardo. Mas o estilo apelativo e demagogo as joga por terra. Causa desconfiança. Precisamos encontrar alguém com estilo e competência para rivalizar com Reinaldo Azevedo. E não é você. Suas tentativas são constrangedoras. Pena… Pinheirinho é uma tragédia tucana e a utilização política da tragédia é tragicamente vergonhosa. Cada lado buscando seus próprios interesses. E você, em particular, plantando sua candidatura, sonha com um cargo público. Com essa demagogia toda é até capaz de conseguir.

    E essa gente aí, héin, como é que faz?

    • O Caruruparece ser o proprio Reinaldo, como se pode concluir facilmente.Pobre coitado mas dai a mandar o gajo tomar no …..é muito pouco alem possivelmente estarmos a contribuir com seu proprio prazer!
      Caruru, vai procurar um jegue donzelo!!!

    • Rivalizar com Reinaldo Azevedo???

      Não, ninguém consegue ir tão baixo quanto aquela criatura.

      E você, cururu, com certeza deve ser uma daquelas cabecinhas que seguem o cabeção, e o reputam por intelectual.

      Em um país onde gente como Arnaldo Jabor e Ferreira Gular é alçada a esse status, não me surpreende.

      Fazer o que…

    • Realmente,faltava apenas isso.Matar os animais já é em si,um crime contra incapaz.Matar em frente as crianças,que por certo os amavam,é repugnante.Tão repugnante quanto a cara do governador facínora.Eu junto os animais que encontro perdidos.Não é uma tarefa fácil e não ganho um centavo por isso.Inclusive gasto.E muito.Mas faço por saber que se não o fizer,não terão chance alguma nesse mundo podre,que não respeita seres humanos,que dirá animais.Se atiram em um rapaz que se colocou na frente da mulher e do seu bebê.E não contentes,atiraram mais uma vez,quando já estava no chão,pensar o que?Que esse despóta transvestido de governador,em nome do capital e para favorecer um delinquente,perdeu totalmente a noção de respeito e de civilidade.Minha avó sempre disse que os animais aqui estão para nos guardar e nos servir.Para que serve o MandaOtário de SP e suas hienas armadas?

    • Meu senhor, gentilmente, sugiro-lhe buscar um amor em sua vida. Isso o tornará mais feliz e contribuirá para que “viaje menos na maionese”, dizendo sandices.

  • Os paulistas peesedebistas que defendem a deplorável e covarde atuação do Estado de SP contra os moradores do Pinheirinho devem achar que as imagens das pessoas sendo entrevistadas pela TV do PT são armações, assim como devem considerar que não são armações as entrevistas de paulistas nos supermercados satisfeitos por terem que carregar e comprar sacolas nos supermercados, que agora são os baluartes da defesa do Planeta Terra.

  • não entendieduardo,

    você diz que a pm se recusou a matar o cão na frente da criança.
    depois fala tyer prenchido denúnicas nesse sentido,
    a mim ficou confuso.
    houve ou não (mais) esa violência?!

  • Se o PT ganhar as eleições deste ano em São Paulo, a grande maioria dos guardas municipais deverá ser substituída, pois já se transformou numa horda de bandidos uniformizados.

    Se o PT ganhar as eleições estaduais de 2014 para o governo de SP, a grande maioria dos policiais militares deverá ser substituída, pois já se tornou corrupta, cínica e sádica.

    Não é para menos que agem como soldados nazistas na USP, na repressão aos dependentes químicos e na repressão a professores em greve.

    Um sujeito que mata um animal a tiros diante de uma criança já perdeu sua humanidade faz tempo, e duvido que a recupere. Não há mais volta.

    • Eu concordo com o que escreveu, mas lembre-se que são concursados. Exceto nos casos onde haja provas de violação de direitos, etc.,não se pode exonerar.

      Eu gostaria mesmo – hoje em dia nem sei se é possível – que houvesse ,de cima para baixo , um governo que tivesse outra orientação à PM. A básica : POLICIAL JAMAIS PODE SER CONTRA(agir contra de forma violenta, etc) TRABALHADOR ou INDEFESOS. Quanto aos outros : A LEI. Infelizmente nesse país a lei é distorcida sempre a favor de poderosos e não necessariamente idôneos. Basta ter poder e pronto. Não se analisa mais nada.

      O que temos visto é que a PM é usada ainda – e cuidado, nào só por tucanos – para reprimir violentamente até manifestações pacíficas. Típico da ditadura que nunca nos deixou de fato.

      Ora , ninguém é contra a ORDEM. Só contra excessos que cometem sob esse pretexto.

      Falta outra mentalidade, outra orientação. Falta tudo. Falta consciência política,social; falta o que sempre todos os que tinham e tem essa consciência pregaram -alguns poucos ainda pregam- mas não se vê como prioridade dos governos,incluindo o federal.Este, se quiser pode muito mas faz pouco nesse sentido.

      A lamentar é que em pleno 2012 , depois de anos de governo que “se diz” preocupado com ” o povo” Pinheirinhos ainda existam.

  • Percebem que esse tipo de assédio moral é feito pelos soldados do exército israelense contra a população da Palestina? Como digo, Poliícia Militar: exército com a artilharia voltada para dentro. Me lembro agora que os militares paulistas são meio loucos. Se acham que exagero, dêem uma lida no achei no site http://pt.scribd.com/doc/4002598/Historia-CEESVO-apostila3 de uma história que me lembrei. Coisa de gente piradassa:

    1924: LEVANTES TENENTISTAS AGITAM O PAÍS

    A repressão ao movimento tenentista de 1922 criou muitosressentimentos. Temendo novas revoltas, o governo mandou oficiais tenentistaspara quartéis bem longe da capital.Em 1923, a justiça condenou à prisão 50 militares envolvidos nosacontecimentos de 1922. Uma parte do Exército se sentiu ofendida com taismedidas e começou a preparar uma nova revolta
    .
    O Levante de 1924 estouraria primeiro em São Paulo, pois já contava como apoio de Miguel Costa, comandante da Polícia Militar. No dia 5 de julho,iniciou a revolta. Beneficiados pela surpresa, os revoltosos controlaram a capitalpaulista. Entretanto, a resposta do governo veio rápida e sob forma de pesados bombardeios. Vários bairros da capital foram quase totalmente destruídos, 500paulistanos morreram e quase 5.000 ficaram feridos.Outros levantes também aconteceram em vários estados do Brasil. EmMato Grosso, Sergipe, no Amazonas. No início conseguiram algumas vitórias,entretanto as tropas governamentais derrotaram os tenentistas.

  • Doe meu coração.
    Bom além de assinar nos estamos ajudando as famílias a sair desse deposito.
    Assim com uma amiga de SJC temos nos exigido pelo menos ajudar a uma família com tres filhos pequenos e estamos tentando conseguir emprego e vamos ajudar a pagar um aluguel até conseguir emprego para eles. Já marcamos varias entrevistas e estamos confiantes.
    Eu sei que é pouco, e me sinto mal por isso, mas faço o que posso.

  • muito obrigado pelo que voçes estão fazendo , moro muito distante de são paulo , mas faz dias que não durmo direito indignado com o que ocorreu no pinheirinho , os responsáveis devem sofrer as consequencias de seus atos, inclusive investigar os rumores de mortes , pois são factíveis ,duas coisas me deixaram desconfiado , na história deste terreno , uma familia de alemães foi assassinada sem deixar herdeiros , um pouco antes do crime , um comprador enviou carta aos alemães foçando a barra para comprar o terreno ,está no inquérito aberto na época , (será que o comprador era o naja nahas , pois foi quando ele chegou ao brasil? e qual é a história da familia dele no egito , a quem ele era cligado no egito , qual a conjuntura da sociedade do egito na época e por que ele fugiu de lá ) isto pode esvlarecer muita coisa e explicar os atos nefastos dessa pessoa no brasil.

  • S. Eduardo,

    concordo com o sr. que as crianças que vivenciarm a confusão toda podem, eventualmente, vir a manifestar alguma sequela em decorrência de tão desgradável experiência.

    Contudo, acho um pouco de exagero o sr. afirmar que “não é preciso ser psicólogo para entender os danos que presenciar cenas de guerra pode gerar para o desenvolvimento moral e intelectual de uma criança. Quando aquele pequeno cidadão participa delas, então, a possibilidade de ocorrerem danos irreparáveis em sua personalidade vira quase uma certeza”.

    Bem como qe “como crescerá aquela criança que viu pai e mãe sendo escorraçados, muitas vezes agredidos, enquanto bombas ensurdecedoras explodiam ao redor? E se a isso acrescentarmos a visão de seu animal de estimação sendo morto a tiros por um suposto representante da lei?. Será que essa criança crescerá com uma ojeriza intrínseca ao conceito de autoridade e com profunda descrença na lei?”

    E, principalmente, “e a revolta? O que causará em seu caráter, quando crescer? Poderá crescer com raiva da sociedade? Será que alguma dessas pessoas que adoraram o que fizeram com o povo do Pinheirinho não poderá encontrar uma daquelas crianças já crescida, algum dia no futuro? E será que não poderá, então, conhecer os efeitos que os traumas na infância causam?”.

    Se assim fosse, os judeus que sobreviveram ao holocausto (principalmente as crianças que presenciaram as mortes bárbaras de sus pais) seriam todos malucos, psicopatas e violentos, não acha?

    • Infelizmente, Abel, os judeus estão fazendo com os palestinos o mesmo que os alemães fizeram com eles…
      Não estou generalizando, porque sei que muitos judeus são totalmente contra estes atos. Mas, os que estão no poder fizeram da Palestina um gueto idêntico ao de Varsóvia.

      Muito triste!!

      • Não concordo, Jairo, pois a maioria absoluta dos judeus (e o Estado de Israel) nunca pregou a extinção dos árabes/palestinos, ao contrário destes.

        • Abel
          Basta ler esse documento da Comissão de Justiça e Paz para que você entenda as razões profundas do conflito entre judeus e árabes,tudo tendo tido início com a invasão da Palestina,para que sobre o seu território fosse criado o Estado de Israel,uma excelente jogada do imperialismo para colocar um Estado que servisse de base para o controle do petróleo no Oriente Médio e Norte da África.
          http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/palestina.html

          Quem vem,há cerca de 70 anos paulatinamente invadindo as terras de países árabes,pretextando fundamentar-se em textos bíblicos e na bíblia do Sionismo,o livro O Estado Judeu,que prega a invasão da Palestina? O Estado Judeu.
          A Bíblia é apenas um dos livros sagrados de uma das religiões existentes. Não podem usá-la para fundamentar extermínio do povo palestino e roubo de quase todo o território palestino.E o Sionismo é apenas mais uma ideologia fascista, de direita,desaprovada por grande parte dos judeus, que rejeitam contundentemente o sionismo.
          E os sionistas,que sempre dirigiram o Estado de Israel, ainda entraram pelo Egito e pelo Líbano adentro,fortemente armados como convem ao país que se presta a ser o baluarte do imperialismo na região,anexando ou tentando anexar territórios desses países.
          O que não se pode é confundir o povo judeu,unido por uma cultura e religiosidade específica, que merece todo respeito e que está espalhado por todos os continentes com os sionistas expansionistas a serviço de interesses econômicos das grandes potências e das grandes corporações.

      • É importante separar a atuação do Estado de Israel e de grupos radicais (de direita… são sempre eles), que é racista, truculenta, genocida e tudo mais que presenciamos em todos os depoimenos sobre a questão palestina e o povo daquele país.

        Existem interesses econômicos monumentis incitando o ódio e promovendo as atrocidades cometidas naquela região. Sem a atuação desses interesses políticos e econômicos eu tenho certeza que o povo daquela região, Judeus, Palestinos, Cristãos, enfim TODOS, viveriam em paz.

        Isso não é chute, é um fato histórico.

        Essa região foi palco de muitas guerras e do conflito de muitos interesses, mas nos períodos que foi deixada de lado porque saiu do foco de interesses econômicos específicos, o povo sozinho sempre viveu em paz e harmonia.

        A questãopalestina não tem a ver com religião nem com etnia, tem a ver com os interesses políticos e econômicos de grupos que lucram muito com essa violência toda e os interesses estratégicos das potências ocidentais, principalmente os EUA.

    • Ué, e não tem um monte de judeu maluco, não?

      Vc sabia (duvido) que antes de 47 (criação do Estado de Israel), quem atirava bombas em inocentes eram exatamente os judeus, exigindo a criação desse Estado?

      Eram tão terroristas quanto os árabes de hoje (que vc parece considerar, racista que é, como um todo homogêneo que deseja exterminar os judeus). E essa violência foi aprendida como?

      Depois disso foi um sem parar de atentados contra árabes (que vc parece achar bastante normal, já que “os árabes” são genocidas, e “nem todos os judeus”, querem exterminar os árabes). Massacre após massacre, violação após violação.

      Eles não eram assim antes da segunda guerra. Passaram a ser depois. Pq será?

      Mais, as duas situações são diferentes em um aspecto crucial. Os judeus (assim como os comunistas – que fora ainda mais perseguidos e mortos -, os ciganos, os homossexuais, etc) foram massacrados por um Estado que se declarava, abertamente, como autoritário e racista, enquanto os flagelados de Pinheirinhos foram atacados por um Estado que se diz de Direito e democrático.

      O trauma pode ser comparável e similar, mas a razão, que ajuda a entender e enfrentar os traumas, consegue fazer uma distinção bem clara, aí. Os judeus entenderam que, num Estado racista, eles não têm direitos por não serem da “raça escolhida” (coisa que, aliás, caracteriza a própria religião judaica que se auto-denomina como os escolhidos de Deus, a despeito e acima de todas as demais…)

      E os de Pinheirinho entendem que, num Estado Democrático de Direito (e de direita), eles não tem direitos por serem pobres.

      Nos dois casos, as vítimas entendem que suas vidas não tem valor nenhum para aquele Estado, e não se sentem obrigadas a respeitar e dar valor à vida dos cidadãos daquele Estado.

      Os cidadãos do Estado nazista eram nazistas. Mas os do Estado Democrático de Direito somos todos nós.

      Não é difícil entender que a reação (que sempre se segue a uma ação), no caso de Pinheirinho, será muito, mas muito mais ampla.

  • E PARA MÍDIA CORRUPTA, O PIG, APENAS CUBA DESRESPEITA OS DIREITOS HUMANOS.

    SERÁ QUE O PIG SABE O QUE É DIREITOS HUMANOS? ACHO QUE NÃO, JÁ QUE ELES NÃO NEM CAPACIDADE MENTAL PRA TANTO.

  • CURURU!! VEJA SÓ! SE VOCÊ ESTÁ INTERESSADO EM PARTICIPAR DE ALGUMA DISCUSSÃO SÉRIA,USANDO ARGUMENTOS SÉRIOS PODE ATÉ CONTRIBUIR! PRIMEIRO VOCÊ PRECISA DE UM NOME PRÓPRIO, “CURURU” PODE SER TUDO,MENOS NOME PRÓPRIO, SE FOSSE COM “K” MENOS MAL! USANDO ESSE NOMEVOCÊ COMEÇA MUITO POR BAIXO E, O PIOR, COMEÇA “GRUDADO NO SACO DO REINALDO AZEVEDO” ASSIM NÃO DÁ,ASSIM NÃO PODE! EM TEMPO 1:O EDUARDO NÃO SÓ FALA COMO TAMBÉM MOSTRA A VERDADE, ARREGAÇA AS MANGAS E VAI A LUTA, É UM HOMEM CORAJOSO,TRABALHADOR E DE CARÁTER, ACHO QUE NÃO É O SEU CASO E DO SEU AMIGO AZEVEDO! EM TEMPO 2: NAZISTAS,QUE HORROR, MATAR CÃES DE CRIANÇAS !QUEM MATA CÃES TAMBÉM MATA CRIANÇAS!

    • Com greve de fome na porta da Globo, JN fugiu para Cuba.

      O ativista Pedro Rios Leão, desde domingo, se algemou na calçada em frente à TV Globo, e está fazendo greve de fome.

      O motivo, segundo suas próprias palavras:
      – Minha maior arma é o constrangimento porque passa a TV Globo, que simboliza a mídia conservadora e maniqueísta que escondeu o massacre cometido pela polícia e por agentes da guarda municipal de São José dos Campos. Houve mortes em Pinheirinho e ninguém denunciou isso. Minha greve de fome tem o objetivo de denunciar os atos de barbárie cometidos contra uma população desarmada. Meu protesto é para que o governador Geraldo Alckmin seja preso. Que os desembargadores que assinaram a ordem para que a violência ocorresse sejam presos. Que o proprietário daquelas terras, o especulador Naji Nahas seja preso. – Pedro Rios esteve no Pinheirinho e gravou vários vídeos com as atrocidades e depoimentos de moradores.

      está literalmente na porta da TV Globo. Basta a produção da emissora chegar na janela e filmar. É só sair na rua e gravar.

      E o fato é um ativista faz greve de fome contra a violação dos direitos humanos de crianças, idosos, trabalhadoras e trabalhadores do Pinheirinho.

      Mas a emissora não dá uma palavra a respeito da notícia que bate na porta da emissora.

  • Parafraseando o grande Euclides da Cunha:

    “(…) Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo.”

    Ele escrevia sobre o massacre de Canudos, mas vale também (guardando-se as devidas proporções) para a atrocidade cometida no Pinheirinho.

  • Mais uma da Veja!

    Estava em uma estação do metrô de São Paulo e ouvi a seguinte história: “Não, o Paulo Garcia (Filho do Dono da Kalunga) comprou uma matéria na Revista Veja, para prejudicar a eleição de Mário Gobbi no Corinthians, e sairá na edição deste Domingo dia 8 de fevereiro.

    Então é assim, se compra uma matéria contra alguém e é só pagar a Revista Veja que eles publicam?

    Vamos ver isso no próximo Domingo!

  • Juro que não entendo o Eduardo. Aceita trolls que só faltam mandá-lo tomar .. fanta e um eleitor do PT que está decepcionado com seu chará Suplicy é censurado.
    Não entendo mais nada!

    • Luiz, eu não censurei leitor chateado com Suplicy. Não sei do que se trata. Quanto aos que me insultam, só provam o que digo sobre eles. Quando tentam inverter as coisas, provam mais ainda. Você precisa entender que a direita radical está minguando, no Brasil, justamente porque subestima a capacidade das pessoas de pensar. Li hoje aquele artigo do Aloysio Nunes Ferreira na Foilha e outro do José Neumanne Pinto no Estadão. Textos absurdos, que parecem ter sido escritos por alguém que ainda não descobriu a internet, com todos esses vídeos e notícias que mostram que não tem ninguém está exagerando nada e que ninguém conseguiria manipular mulheres e crianças, pois quem está pedindo ajuda é aquela população, que resistiria de qualquer jeito. Você acha que alguém que esteja formando opinião e entra no blog do Reinaldo Azevedo não vê que ele censura qualquer divergência apenas porque não é capaz de enfrentar o contraditório? O sujeito criminaliza, simplesmente, o maior partido político do Brasil. Diz que é uma organização criminosa com mais de um milhão de membros. E faz isso porque se são todos criminosos não há por que lhe dar espaço, pois criminoso não merece debate, merece cadeia. Só que ele pode censurar no blog dele, a mídia em seus portais e sites, mas a internet é muito maior e está cada vez mais presente na vida das pessoas. Dar o outro lado, hoje, é moleza. Então é por isso que eu deixo essa gente expor sua bestialidade, pra mostrar quem é que está do outro lado.

        • É que aqui é um blog de política e cidadania. Palhaçada é no circo. Aqui publico ideias, ainda que divergentes. Vá fazer palhaçada no antro em que vive. Aqui só escreve se for como gente.

        • ESSE TIÃO NÃO APRENDE MESMO! ACREDITO ATÉ QUE ELE NÃO TEM VOCAÇÃO PARA A CRIATIVIDADE, PROCURA RACIOCINAR UM POUCO, RACIOCINAR FAZ BEM PARA A SAUDE,VOCE VAI ACABAR ADQUIRINDO AQUELA DOENÇA ” MAL DE ALTZHEIMER”, SE CUIDA CARA!

      • Edu, deve estar tendo um problema com o blog, ou alguém hackeou sua senha e está eliminando comentários.

        Eu mesmo já escrevi uns oito que não apareceram, enquanto outros foram postados sem problemas.

        Esta é a terceira vez que comento que há esse problema, e vc provavelmente não recebeu nenhuma das outras duas. Dá uma olhada pra ver o que tá rolando, por favor.

        []s
        Pierri

  • “O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vai doar um terreno na região da cracolândia, no centro da capital paulista, para o instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

    Agora vai!! quero ver alguém aqui ainda falar mal da descupação da cracolândia…

    • É a isso que vc se presta Abel?Com base em que informações?Do PIG?Que vc é um sujeito sordido eu ja sabia,agora alem de sordido vc é papagaio de pirata da midia vagabunda?

    • Abel Botelho, essa pergunto tambem faco. Tenho muita simpatia pelo Lula, embora näo sou filiada ao PT.
      Votei e trabalhei muito na eleicäo passada para trazer votos para Dilma. Espalhei pela internet o que o Kassab/Alckmin fizeram com os drogados na cracolandia. Fiquei envergonhada de ver a foto estampada na folha do Lula com Alckmin, e se ele aceitar este terreno, näo me resta mais nada. Pois no caso do Pinheirinho, eu postei no face, no orkut e enviei para vários amigos via email o video sobre o terreno que a Globo recebeu do Serra em Säo Paulo. E agora ? as pessoas väo se rir de mim. Só me resta cruzar os bracos e näo falar mais nada do Lula, nem de Dilma. Que vergonha !

    • E pq haveríamos de não falar?

      Só pq o Kassab resolveu tentar desviar o fogo de cima dele pra cima do Lula?

      E o que tem a ver uma coisa com a outra? Ou vc está sugerindo, desonestamente, que o Lula tem alguma coisa a ver com a higienização da crackolândia?

      Duvido que aqui alguém caia nessa palhaçada. Vc, por outro lado, vai engolir a isca, o anzol e a linha, como dizem os estadunidenses. E com muita vontade.

      • Não sugeri nada. Estou AFIRMANDO que, apesar do ex, em princípio, não ter qualquer relação com a revitalização daquela região, se receber imóvel para criar sua fundadação estará APOIANDO SIM aquilo que vc chama de higienização (que eu chamo de revitalização)

        • Por mim, Lula não aceitaria nem bom dia desse infeliz do Kassab. E tenho certeza de que Lula, no seu íntimo, tbm não gosta nem um pouco disso.

          Mas dizer que se Kassab doar – que é um ato DELE – o terreno a uma fundação (que sequer é comandada por Lula), então Lula é cúmplice, não passa de apelação. Falta-lhe argumentos.

          Se vc tiver qualquer informação de que Lula pediu esse terreno, e que tomou parte na higienização (SIM, revitalização signica “vida nova” e descer o cacete em viciados pobres – pq nos ricos ninguém toca – não é “revitalização” de nada, exceto do nazismo), aí sim a gente conversa. Até lá, é um non-sequitur dos mais fraquinhos.

          O fato é: Kassab “limpou” a área dos “indesejados” (com a sua anuência e aplauso, diga-se) na porrada pra valorizar os imóveis da região e meia dúzia ganhar dinheiro com isso. Se Kassab quer colocar Lula no meio da controvérsia, pra que gente sem escrúpulos como vc possam fazer uma ligação facciosa e falaciosa entre a higienização e Lula, isso é coisa do Kassab.

          Eu espero que Lula diga não a essa doação. Não por haver qualquer ligação entre ele e a higienização como vc gostaria desesperadamente que houvesse, mas por um princípio: não se aceita nada de nazistas.

  • “Troque seu cachorro por uma criança pobre
    Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre
    Deixe na história de sua vida uma notícia nobre

    Troque seu cachorro
    Troque seu cachorro
    Troque seu cachorro
    Troque seu cachorro
    Troque seu cachorro por uma criança pobre

    Tem muita gente por aí que está querendo levar uma vida de cão
    Eu conheço um garotinho que queria ter nascido pastor-alemão
    Esse é o rock de despedida pra minha cachorrinha chamada “sua-mãe”

    É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
    É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
    É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
    É pra Sua-mãe

    Esse é o rock de despedida pra cachorra “Sua-mãe)

    Seja mais humano, seja menos canino
    Dê güarita pro cachorro, mas também dê pro menino
    Se não um dia desse você vai amanhecer latindo, uau, uau, uau

    Troque seu cachorro por uma criança pobre (Baptuba, uap baptuba)
    Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre (Baptuba, uap baptuba)
    Deixe na história de sua vida uma notícia nobre

    Troque seu cachorro por uma criança pobre (Baptuba, uap baptuba)
    Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre (Baptuba, uap baptuba)
    Deixe na história de sua vida uma notícia nobre”

    (Eduardo Dusek – Rock das Cachorra)

  • O olhar triste do cachorro denuncia que êle também foi muito maltratado pelas autoridades de São Paulo. Como se vê, os tucanos não respeitam sequer os seus semelhantes.

  • Cinco estudantes de medicina brasileiros estiveram com a presidente Dilma Rousseff em Cuba, nesta segunda-feira (31). Os jovens entusiasmados, do Ceará, da Bahia e do Amazonas, conversaram com a presidente e posaram para fotografias ao seu lado.

    O estudante cearense Tiago Ponciano, 27 anos, natural de Fortaleza, descreveu o momento como “um encontro muito afetivo”. Ele disse que Dilma soube do desejo do grupo de trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) e em cidades com deficiência de médicos. “Vamos colocar em prática o que aprendemos aqui, no Nordeste e no norte do Amazonas. Chegaremos ao Brasil prontos para trabalhar e ajudar nosso povo”, promete.

    De acordo com a amazonense, Augenir dos Santos Guedes, 29 anos, a presidente foi bastante receptiva. “Foi mais ou menos uns dois minutos. Ela disse que estava feliz por ver brasileiros estudando aqui em Cuba”, disse.

    Já se passaram quatro anos desde que a amazonense chegou à ilha. De acordo com ela, “Cuba cede bolsas a jovens pobres, de famílias com menos condições e que não tiveram oportunidade de estudar medicina no Brasil”.

    Na manhã dessa terça-feira (31), a presidente assinou com Raúl Castro a atualização de acordos de cooperação técnica para o fortalecimento da pesquisa química contra o câncer e para o controle de qualidade de medicamentos.

  • Mais INVESTIMENTOS,empregos,renda para o Nordeste.Menos bicudos,demonios e assemelhados:

    Porto do Pecém-CE passará por nova ampliação
    Publicado: 1 de fevereiro de 2012 às 9:05 | Autor: Eliomar de Lima

    O Porto do Pecém, situado em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza), vai passar por mais uma ampliação. Será a segunda na administração do governador Cid Gomes, segundo informa o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele. Todo o processo licitatório já foi concluído e falta apenas a liberação da licença ambiental para que as obras possam ter início.

    Nesse pacote de R$ 600 milhões, verba do Tesouro Estadual, virão: uma nova PONTE de 1.500 metros de comprimento por 32 metros de largura – esse tamanho é para acomodar futuras tubovias da Petrobras de olho na refinaria; dois BERÇOS DE ATRACAÇAO de navios para exportação de placas de aço a serem produzidas pela futura siderúrgica; e uma adaptação do atual quebra-mar para que ele se transforme, na parte interna do porto, em rodovia.

    “A gente espera para estes próximos dias a liberação da licença ambiental. Toda a burocracia foi tratada nesse aspecto. Depois disso, o governador dará a ordem de serviço”, adianta Fontenele. As obras ocorrerão ao longo deste e do próximo ano.”

  • CURURU
    é uma farsa gente …
    não percamos tempo com esta coisa …
    não foi ele quem escreveu, entenderam?
    CURURU é um “coiso” ou uma “coisa” a serviço
    abs

    Em tempo
    Edu: muito legal vc ter colocado o comentário do faccioso.
    É bom mostrar como tem miseráveis nesta blogosfera

  • Comparar o Eduardo com o tio rei ? Os textos do Cidadania são sobre FATOS CONCRETOS,baseados na realidade e tentam analisá-la.Os textos daquele sujeito lá são recheados de preconceitos,e a mais pura defesa pessoal de nomes políticos(facilmente identificáveis).Os textos daqui são SUBSTANTIVOS, palpáveis,mensuráveis, enquanto que os de lá são ADJETIVOS, é só comparar prá ver.O CIDADANIA faz jus ao nomes, quanto ao outro…..

  • DESPEJO NA FAVELA

    Adoniran Barbosa

    Quando o oficial de justiça chegou
    Lá na favela

    E contra seu desejo entregou pra seu Narciso um aviso pra uma ordem de despejo

    Assinada seu doutor , assim dizia a petição dentro de dez dias quero a favela vazia e os
    barracos todos no chão
    É uma ordem superior,
    Ôôôôôôôô Ô meu senhor, é uma ordem superior { 2x
    Não tem nada não seu doutor, não tem nada não

    Amanhã mesmo vou deixar meu barracão

    Não tem nada não seu doutor vou sair daqui pra não ouvir o ronco do trator
    Pra mim não tem problema em qualquer canto me arrumo de qualquer jeito me ajeito
    Depois o que eu tenho é tão pouco minha mudança é tão pequena que cabe no bolso de trás

    Mas essa gente ai hein como é que faz????

  • EG, parabéns pela matéria.

    Infelizmente até a esquerda ignora os animais, árvores, águas e o verde.
    Pior ainda qdo se trata do afeto do homem em relação aos animais e
    do afeto dos animais em relação ao homem…

    Veja, o Brasil é conhecido como a terra do verde, da Natureza, da Amazônia,
    mas qdo andamos pelas ruas das grandes capitais, percebemos a
    gravíssima contradição relacionada a esse mito.

    Nesse caso de Pinheirinho, o grau de violência lembra diretamente ao dos antigos
    vândalos na História da Humanidade…

    Enfim, esse cachorrinho como vítima auxilia muito bem a perceber o ódio dos latifundiários e das minorias concentradoras de renda e de poder, contra a vida dos animais, crianças e famílias humildes.

    SP não merece isso.
    A Humanidade não merece isso.
    SP e a Humanidade estão em luto.

  • Últimos defensores do Arraial de Canudos/BA – Em 1897

    “Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.”
    Euclides da Cunha, Os Sertões.

    Sabem quem era o presidente na época? Era Prudente de Moraes, autêntico representante da aristrocracia cafeeira paulista.

    Qualquer semelhança com Pinheirinho não é mera coincidência.

  • Li o artigo do Aloisio e concluo;
    É verdade que o governo federal nunca se manifestou sobre Pinheirinho, Só agora o Ministério das Cidades
    remeteu ao MP um documento (bastante incompleto e apócrifo) sobre uma posição, muito vaga, do governo com relação à reintegração. É de se supor que Gilberto Carvalho ligou para Negromonte e ordenou; “prepare qualquer coisa combatendo a reintegração em São José dos Campos, não podemos passar a idéia de que ignorávamos esse negócio”.
    Você diz que o artigo é um arrazoado de absurdos e eu não concordo. Absurdo é os progressistas afirmarem que a ação da polícia foi um massacre, barbárie, praça de guerra e o que é pior; insinuar que houve mortes sem jamais provarem. Elementos do PSTU insuflaram os mais exaltados a reagirem violentamente contra a entrada da polícia e a reação foi a esperada pelos agitadores; duas dezenas de pessoas feridas, filmadas e fotografadas devidamente para servir à estratégia leninista conhecida para demonizar adversários.
    Em post anterior você colocou uma foto dos abrigados e colocou na legenda que tratava-se de um “amontoado” de gente quando a própria foto desmentia isso. Foram colocados oito abrigos ( se achar que é mentira é só acessar o site da prefeitura de SJC), os quais foram sabotados por gente que estava dentro dos abrigos (depredavam banheiros e sabotavam a energia).
    Você foi lá e constatou que o governo realmente ofereceu R$ 500 para aluguel. Digo isso porque se conseguisse que algum desabrigado desmentisse a oferta, um post enorme já estaria editado. Você voltou falando da falta de bolsa familia e de cachorrinhos sendo mortos, algo um pouco distante da barbárie, do massacre, da praça de guerra que você ajudou a repercutir, não é mesmo ?

    • Isso é ridículo. Os tucanos querem empurrar cada problema de suas administrações para os adversários. O governo federal não tinha nada com o assunto, entrou porque viu que governo do Estado e município iam ferrar a população e tentou contornar. Já imaginou se o governo federal tiver que resolver problemas desse tipo em cada município? É um total absurdo. Só alguém muito burro para ler essa batatada que você escreveu e não perceber que você tenta fazer os outros de idiotas.

    • Tucanos sempre tentam negar a realidade. Todos nós vimos as filmagens, não foram relatos verbais.

      Vimos a tropa de choque soltando bombas e disparando em direção às pessoas e as casas, com crianças, idosos e doentes dentro. Vimos casas sendo destruídas com os pertences dos moradores dentro (eles falam de direito de propriedade para os ricos, os pobres não tem direito à propriedade de seus poucos pertences), vimos a polícia impedindo o acesso de jornalistas, vimos bombas sendo jogadas dentro do campo de concentração que eles chamaram de centro de triagem, vimos policiais espancando pessoas sem motivo algum, vimos as condições inaceitáveis nas quais aquelas famílias foram jogadas…

      E agora os tucanos querem entrar nos foruns da internet e negar esses fatos, dizendo que nós não vimos o que vimos…

      Será que eles acham mesmo que vão enganar alguém, ou estão tomando essa atitude pelo desespero de ver que a máscara caiu de vez?

  • Quando
    sábado
    Hora
    07:00 até 20:00

    Onde

    SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
    Descrição

    MUTIRÃO PARA REGISTRAR AS VIOLAÇÕES NO PINHEIRINHO CONTINUARÁ NO PRÓXIMO SÁBADO:

    Sábado (04/02), o mutirão em São José dos Campos para formalização de denúncias de inúmeras violações de direitos humanos no Pinheirinho terá seguimento.

    Os Advogados Progressistas estiveram no último domingo e na última segunda-feira no local deixando doações aos desabrigados e registrando os depoimentos dos mesmos e retornaremos. Pedimos o apoio para mais essa empreitada.

    – Precisamos de voluntários para a realização de oitivas de depoimentos. Ainda existem centenas de desabrigados que tem muito a dizer sobre o que viram na invasão da PM.

    – Precisamos de voluntários para contribuir com a condução das pessoas que participarão do mutirão saindo de São Paulo até São José dos Campos. O ponto de encontro para a saída será em frente à UNINOVE (saída da Estação Barra Funda do Metrô para o Memorial da América Latina) na Av. Auro Soares de Moura Andrade, às 7h do sábado.

    – Estamos recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene pessoal no endereço: Lgo Pólvora, 141 – Liberdade – São Paulo aos cuidados de Ellen.

    Para se cadastrar no mutirão e/ou enviar alguma denúncia, foto, vídeo, documentos sobre o massacre ocorrido em Pinheirinho envie um e-mail para [email protected] ou [email protected]. Além disso você pode deixar um recado no meu perfil do Facebook: http://www.facebook.com/rodrigoservulo?ref=tn_tnmn

    Agradecemos o apoio!

    Somos Todos Pinheirinho!

    http://www.blogdosadvogadosprogressistas.blogspot.com

  • O DEDINHO ASSUSTADO DA CRIANÇA APONTAVA PARA O MAL QUE ESTAVA LÁ FORA, OU SEJA APONTAVA PARA A PM, PARA OS MONSTROS ASSASSINOS QUE COLOCARAM ELE E SUA FAMÍLIA PARA FORA DE CASA, AFINAL, NA MENTEZINHA DAQUELE INOCENTE ELES ESTAVA ATRÁS DO PORTÃO, PRONTOS PARA ATACÁ-LOS NOVAMENTE, COMO MONSTROS SAÍDOS DO MAIS HORRENDO DOS PESADELOS, SÓ QUE OCORRIDO NA VIDA REAL. POR MAIS QUE SAIBAMOS O QUE SÃO AS POLÍCIAS MILITARES, UM AMONTOADO DE JAGUNÇOS DE FARDA, E TAMBÉM QUE A PM PAULISTA “DESTACA-SE” NESSE BANDITISMO(ESSA É O ÚNICO CAMPO EM QUE SÃO PAULO MANTÉM UMA LIDERANÇA NACIONAL INDISCUTÍVEL)NÃO PODEMOS DEIXAR DE NOS CHOCAR AO OUVIR OS RELATOS DO VÍDEO OU LER SEU TEXTO : MATAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DIANTE DAS CRIANÇAS A QUEM PERTENCEM!!!!!!!!!!!!????????? O QUE MAIS PODEMOS ESPERAR DESSE EXÉRCITO NAZISTA A SERVIÇO DO PSDB E DA MÍDIA!!!!????????? COMO GERALDO ALCKMIN E O RESTO DA CORJA TUCANA PODEM RESPONDER A TAMANHA ATROCIDADE!!!!!!!!!?????????? OS ANIMAIS QUE AINDA TÊM A DESFAÇATEZ DE DEFENDER A PM, COMO BEM DITO EM SEU TEXTO, PODEM DEPARAR-SE NO FUTURO COM UMA DESSAS CRIANÇAS, FEITA HOMEM COM UMA MENTE PERTUBADA PELOS HORRORES QUE O CAPITALISMO, A CONCENTRAÇÃO DE RENDA E O PARTIDO DA CLASSE DOMINANTE IMPUSERAM-LHE NA MAIS TENRA INFÂNCIA. E O PIOR É QUE O IMBECIL AINDA ACREDITARÁ QUE AQUELA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA, QUE NO FUTURO PRATICARÁ A VIOLÊNCIA COMO REFLEXO DO ÓDIO QUE FOI-LHE DIRIGIDO, AGE ASSIM POR SER INTRISECAMENTE MAL, OU SEJA, AQUELE ATINGIDO NO FUTURO PELO “PRODUTO” DA VIOLÊNCIA QUE ELE MESMO APOIOU NÃO CONSEGUIRÁ PERCEBER AS CAUSAS DO QUE O ATINGE, MANTER-SE-Á CEGO EM SUA SUPERFICIALIDADE E NA VISÃO DE MUNDO QUE OS DONOS DE PODER INCRUSTARAM EM SUA MENTE VAZIA E NÃO PERCEBERÁ O CICLO VICIOSO QUE OS EXPLORADORES CONSTROEM : AS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA; FÍSICA, ECONÔMICA E SOCIAL; REVIDAM À VIOLÊNCIA QUE FOI-LHES DIRIGDA TAMBÉM COM VIOLÊNCIA(O QUE MAIS PODERIAM FAZER? É ESSA A LINGUAGEM E OPÇÃO QUE TÊM)ESTABELECENDO UM PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DO TECIDO SOCIAL QUE SE AUTOALIMENTA E CAMINHA PARA UM ROMPIMENTO COMPLETO NAS RELAÇÕES DE CLASSE. aSSIM, AS VÍTIMAS DOS PINHEIRINHOS QUE OCORREM EM TODO O BRASIL(E EM ESPECIAL NO SEU ESTADO REACIONÁRIO), OS MARGINALIZADOS PELO LATIFÚNDIO, OS DESUMANIZADOS PELA CONCENTRAÇÃO DE RENDA; OS ATINGIDO PELA EXCLUSÃO DE MORADIA; OS DESTRUÍDOS PELO CAPITALISMO IRÃO MAIS CEDO OU MAIS TARDE REIVINDICAR O INALIENÁVEL DIREITO QUE TÊM À SOBREVIVÊNCIA E O ENGODO QUE FOI-LHES DADO POR UM SISTEMA QUE SOUBE DELES USAR QUANDO PRECISOU, DESCARTANDO-OS COMO UM FRUTO INDESEJÁVEL. DEFENDER ESSAS PESSOAS E DESMASCARAR CANALHAS COMO ALOÍSIO NUNES FERRREIRA E OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO(CAPAZES DE TEREM O DISPLANTE DE CONSTRUIR FALÁCIAS PARA ESCONDER BARBARIDADES), RESPONSABILIZANDO-OS POR SEUS CRIMES E/OU CUMPLICIDADE É TAMBÉM LUTAR PARA CONSTRUIR-SE UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, AFINAL, FERREIRA E OS OLIGARCAS(MIDIÁTICOS E ECONÔMICOS)AMANHÃ PAGARÃO DE MANEIRA BEM MAIS BRUTA DO QUE NA CADEIA SE CONTINUAREM TENTANDO MANTER
    UM MODELO ECONÔMICO-SOCIAL INVIÁVEL E GENOCIDA, UMA VEZ QUE SUAS VÍTIMAS NÃO ACEITARÃO PARA SEMPRE O AÇOITE, A HUMILHAÇÃO E A ANIQUILAÇÃO QUE LHES SÃO IMPOSTAS. ALÉM DISSO, LUTAR POR PINHEIRINHO É TAMBÉM LUTAR POR UMA SOCIEDADE QUE PENSE, LIBERTANDO-A DO CONTROLE DA OPINIÃO E DA INFORMAÇÃO NAS MÃOS DE UMA OLIGARQUIA, PERMITINDO QUE AS PESSOAS DESENVOLVAM SUA LIBERDADE E HUMANIDADE FORA DO CONTROLE DOS CONCEITOS SUPERFICIAIS E CHEIOS DE ÓDIO QUE LHES SÃO IMPOSTOS POR ESSA TRUPE DE CANLHAS E SEUS SERVIÇAIS. MAS PARA ALÉM DE TUDO ISSO, LUTAR POR PINHEIRINHO(E DENUNCIAR AS BARBARIDADES IMEDIATAMENTE À ONU E À OEA)É PRINCIPALMENTE LUTAR POR UMA OPÇÃO MORAL QUE ESTABELEÇA QUE A DESUMANIDADE, A VIOLÊNCIA E A ATROCIDADE DEIXEM DE SER “NATURAIS” PARA NOSSO SENHORES DE ENGENHO, PARA QUE PAGUEM POR SUA ARROGÂNCIA, PARA QUE OS MENTIROSOS SEJAM DESMASCARADOS, PARA QUE POSSAMOS FAZER JUSTIÇA DE VERDADE, E PARA QUE AINDA SAIBAMOS SENTIR E RECONHECER O QUE É SER HUMANO.

  • caro amigo eduardo cada dia que se passa almenta mais o odio do povo brasileiro com esta atidude deste bichos chifrudos que governam sao paulo o judiciario a juiza e a prefeitura de sao jose dos campos este pessoal para eles quando morerem vao direto para o imferno acredito eu que ate o satanas esta com raiva deles que vergonha esta passando o brasil la fora brasil la fora por culta unica culpa destas bestas feras matar cachoros na frente de crianças voce sabe edu que cachorro sofre muito quando ver o seu dono triste porque eles estavam acostumado ali naquele baracosinho mais tinham o seu cantinho e hoje nao tem e eles vem seus donos tristes sem sem um apego com eles os animais tambem sentem quando seus donos estao triste e muitos animais chegam ate morer de tristeza quando ele se sente despresados gostaria de conclamar todo povo de sao paulo que virem as costas para estas autoridades passarem por voces e melhor dar as contas duque riscutir pos com inimigo nao se discuti se da o despreso pos e isto que eles merecem nao adianta se esconder do povo pos um dia teras que sair do esconderijo pos deus esta te vendo estejas no buraco que estiveres poorque voces nao vao para a praça publica e tentar pedir perdao ao povo de sao paulo como fez o papa que foi atraves da imprensa pedir perdao aos judeus pelos males que a gestapo de hitle cometeu cotra a humanidade voces precisam pedir perdao a deus e aos homens e senhoras que estao sofrendo com tantas maldades que voces fizeram contra estas pessoas pobres nossos irmaos e semelhantes voces nao passam de assasinos de caes indefesos a indignaçao do povo brasileiro e grande devolva ao povo pobre do pinheirinho a sua dignidade que voces comfiscaram se e que voces sabem o que e dignidade voces nao servem para viver e quem nao serve para viver nao merecem ser servido tems que serem espulsos da politica definitivamente e para sempre.jose pinto por amor aos irmaos de pinheirinho paulista pe

  • O Alckimn vai as missas todos os domingos como membro da opus-dei, será que ele reza o pai-nosso de tras para frenta? e a juíza que determinou esse desocupação desumana, será que consegue dormir o sono dos justos?

    É lamentável depois deste descalabro promovido pela justiça, a mesma justiça, Márcia Loureiro e rodrigo Capêz, organizar até cerimônia de entrega da área ao especulador Naji Nahas, que justiça servil hein?

    Lamentável também é o fato de policiais militares que também não são ricos fazerem este tipo de ação contra seus iguais? Será que eles não lembram que o governo do PSDB de São Paulo queria penhorar a casa de um policial para que fosse ressarcido aos cofres “públicos” o valor de uma viatura que foi batida numa operação da policia?

    Será que acham que este estado e esta elite está se importando com eles? quando não servirem mais, serão jogados na sarjeta como estes moradores de pinheirinho.

  • Prezado Eduardo

    No Viomundo há a postagem de uma entrevista com David,um rapaz que foi baleado e embora a bala tenha sido retirada permanece hospitalizado.
    Há um vídeo no You Tube onde aos 4m11seg, a esposa de David dá uma entrevista sobre o que ocorreu com seu marido David,o rapaz baleado. A entrevista foi dada no dia do massacre,ao que parece:
    http://www.youtube.com/watch?v=NBjjtc9BXXY
    Nesse outro vídeo a mãe de David dá o seu depoimento,aos 2min e 4seg do vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=_ANqPpWsYBY
    Em ambos vídeos há várias referências a espancamentos,ferimentos e desaparecimentos.São documentos de grande importância para a apuração dos fatos e comprovação dos danos e prejuízos causados pelas irresponsáveis e perversas autoridades que armaram toda essa barbaridade.
    Certamente a CONDEPE está arquivando esses vídeos.
    Como já vi vídeos “sumirem” do You Tube penso que seria prudente arquivar esses vídeos e todos os outros que estão na internet.
    Um abraço e cumprimentos pela sua seriedade e dedicação à causa dos moradores de Pinheirinho.
    Li que hoje, dia 2 de fevereiro haverá uma manifestação em SJC. Seria bom se fossem feitos vídeos a respeito para maior divulgação. Se pararmos de focar na questão cairá no olvido e os criminosos não serão processados. Os moradores têm que processar a Prefeitura e todas as instâncias e autoridades que participaram da organização desse horror. Pedir indenizações por danos materiais e morais.

  • As “irmandades” que sempre subjulgaram o Brasil nunca permitirão que o povo tenha uma vida digna.
    A covardia, a submissão ao estrangeiro, a subordinação ao estético, a ganância e a falsidade compõe o quadro de uma elite psicopata.
    A classe média segue o que os “endinheirados” mandam, especialmente em São Paulo.

  • Edu,

    a polícia e o governo mentiram descaradamente o tempo todo em relação a vários fatos no caso Pinheirinho… mas é facilmente provar a mentira deles, quando disseram que não derrubaram as casas com os pertences dos moradores dentro, há inúmeros vídeos (inclusive um da Record News) que mostram os entulhos dos imóveis junto a sofás, bicicletas, roupas, etc. Não é possível fazer algo na justiça (não a de São Paulo) com essas provas evidentes de mentira e destruição do patrimônio material dos moradores do Pinheirinho?

    P.S. Com certeza que nesse momento a prioridade é relatar sobre o massacre do Pinheirinho, porém os blogueiros progressistas não podem esquecer da ‘Privataria Tucana’, e nesse momento, EM ESPECIAL O JULGAMENTO DO CNJ PELO STF, é preciso pressionar… apesar que o Cesar Peluzo não gosta desse termo, segundo ele, o STF não vai se render a ‘pressão’ (a ‘pressão’, no caso, é o fato de 99,9% dos brasileiros estarem a favor do CNJ e da Ministra Eliana Calmon).

  • DIVUILGUE:
    “Greve de fome em frente à TV Globo completa 48 horas e segue adiante por vítimas do Pinheirinho

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=b-i6hqIQkIg

    O jornalista Pedro Rios Leão está em greve de fome, acampado em frente a sede da Rede Globo, no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Seu protesto é contra o pacto de silêncio entre a mídia e o governo(SP) quando o governo e os empresários agem juntos e ilegalmente em interesse próprio e contra a população, seja utilizando o judiciário ou polícia militar. Ele esteve em São José dos Campos em São Paulo e acompanhou o processo de desocupação do bairro do Pinheirinho. Pedro, que além de documentar os fatos, foi testemunha da barabárie, seu protesto é trazer a barbárie para perto de todos os brasileiros. Este é o seu depoimento.”

  • Apagando provas dos crimes.

    “Incêndio de grandes proporções atinge área do acampamento Pinheirinho

    Estrada velha foi interditada no sentido Jacareí. Bombeiros tiveram dificuldade em controlar as chamas, que se espalharam rapidamente por uma área de 1.000 metros quadrados por causa da grande quantidade de material de fácil combustão

    Um incêndio de grandes proporções na área em que existia o acampamento sem-teto do Pinheirinho se espalhou por pelo menos 1.000 metros quadrados, atingindo várias árvores.

    Ninguém ficou ferido. A causa do incêndio ainda é desconhecida. Para prevenir acidentes com a possível queda das árvores queimadas, o trânsito ficou interrompido na Estrada Velha Rio-SP no sentido Jacareí-São José.
    As duas pistas da Estrada do Imperador também foram fechadas ao tráfego por pelo menos uma hora.

    As chamas puderam ser vistas de várias regiões da cidade. Viaturas da Polícia Militar e agentes de trânsito também foram chamados para monitorar os arredores do Pinheirinho, que ficaram repletos de curiosos.
    até às 20h30 desta quarta-feira, ainda haviam focos do incêndio no terreno.

    O principal foco das chamas se concentrou onde havia um depósito de produtos reciclados. O fogo se alastrou rapidamente e chegou às árvores que existem no local.

    Três caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados e os homens tiveram dificuldades de apagar o fogo, que começou por volta das 17h30. Os Bombeiros informaram que foi um trabalho difícil por conta da grande quantidade de entulho, madeira e restos de móveis –material de fácil combustão.

    Ainda não se sabe como o fogo teria começado.”

    Esse incêndio deve ter sido provocado pelos mesmos que tacam fogo em favela. Têm know-how.

    Fonte: http://www.ovale.com.br/incendio-de-grandes-proporc-es-atinge-area-do-acampamento-pinheirinho-1.214219

  • Por isso que continuo admirando o PT, o Presidente Lula a Presidenta Dilma porque por mais defeitos que tenham nunca mancharam sua história com barbárie feito essa e outras que os TUCANALHAS são mestres em fazer.

  • Emocionante seu artigo, Eduardo! A gente lê com os olhos marejados e que depois ficam vermelhos, de tanta indignação e raiva contra esses fascistas que comandaram esse ato horripilante! E nossa midia também fascista, vira as costas prá todo esse drama!

  • Caro Eduardo,

    Matar os cães na frente dos donos e fazê-los recitar uma bobagem qualquer, é enquadrado como crime de tortura.

    Matosalém

  • Este é o jeito PSDB-DEM de governar, querem que a presidenta Dilma use de mesma estatura (baixa) contra Cuba, indo atras de ambições Norte Americanas, impondo sanções de alimentos que também é um crime contra a humanidade e contra a vida, como disse nosso querido Presidente lula, eles falam grosso com Cuba, Venezuela, Irã e Argentina, e falam fininho com os EUA e a Europa! Eles falam grosso com moradores do Pinheirinho, usuários de crack , e fininho com Naji Nahas e Daniel Dantas!
    Quanta hipocrisia nestes parlamentares (salvo raras exceções) do PSDB-DEM

  • Cara, é tão gritante, até para “surdos”, que qualquer governo funciona sem as mazelas de PSDB E DEM, tanto no social quanto no econômico, que é impossível que São Paulo, Paraná, Goias(hoje os três com problemas parecido de contratos as escuras, fascismo e outros males) não façam uma revolução em suas eleições municipais, sei que em todos os estados e municípios de todos os partidos tem desvios de conduta, mas a conivência e até participação destes partidos citados são estarrecedoras, o acobertamento de grandes Figurões em falcatruas (Daniel Dantas, “Naji-a Nadhas”) e até certa aproximação que se não criminosas, no minimo suspeitas, e todas elas sugerem favorecimentos de duas mãos, vai mais volta! Apesar do acobertamento da mídia em vários casos envolvendo estes demô-cratas que em qualquer democracia do mundo, não daria só cassação, mas cadeia, está latente para grande maioria o posicionamento franco-direito destes emplumados e de nariz empinado: Sociedade é só no papel, para os pobres, deveres, para a elite direitos. Ora, o próprio nome afirma, “sociedade” deveres e direitos a todos que fazem parte desta sociedade, tanto no ônus quanto no bônus,com uma sutil diferença, perante a lei todos são iguais sem a proporcionalidade que rege uma sociedade privada, todos com os mesmos direitos e deveres. Mas nesses governos demo-tucanos, democracia é demagogia, pobre não tem direito a saúde, a educação, a moradia e tantos direitos que lhes são subtraídos que se fosse mencionar aqui, teríamos que rasgar a constituição,pobre tem apenas que pagar impostos, e se chiar a policia bate e os jornalões assinam que são vagabundos! Chega desse linchamento de nossa constituição, que nos custou tão caro,o empenho a luta e até mesmo a vida de muitas pessoas, para que ela fosse escrita! Vamos lutar para se fazer valer nosso direito, nosso patrimônio que é nossa dignidade e de nossos irmãos menos favorecidos e desassistidos tanto pelo estado quanto pela justiça! Chega da hipocrisia dos discursos demagógicos apenas para angariar votos, eles nos representam, tem o dever de zelar pelo interesse da população, e não de alguns banqueiros, empreiteiros e colaboradores de campanha! Vamos mostrar a todos (independente de partido)que o BRASIl REALMENTE É NOSSO, que eles estão a nosso serviço, que são nossos assalariados, e se as nossas assembleias legislativas, por incompetência ou conivência, não cassam os mau políticos, vamos demiti-los nas urnas, nos tribunais sempre há recursos até a prescrição dos crimes, nas urnas a demissão é sumaria ! Vamos dar nosso recado, vamos impor nossa vontades através do voto. Pegue todos os nomes de políticos envolvidos em ilícitos, e não vote neles, independentemente de partido e dai sim eles vão ver que tem um eleitor critico, atento que não da Habeas Corpus a corrupção, e que tenhamos num futuro próximo uma democracia de verdade!

    Ps. E olha que o telhado de vidro destes Tucanos já se quebrou faz tempo. Ver Privataria Tucana!

  • Este foi sem dúvida a melhor matéria que li a respeito do Pinheirinho. Sou gaúcha e vivo em Porto Alegre, é difícil imaginar tal situação. Se esta barbárie acontecesse aqui, nosso prefeito teria que recolocar em outras casas estas famílias, cobrando prestações condizente com suas rendas. Temos vários conjuntos residenciais com toda infraestrutura de comércio, creche e saúde, administrados pelos próprios moradores, com cargos eletivos. Há regras: ninguém pode vender suas casas, tb não pode mudar sua fachada. A diferença entre nós gaúchos é que nunca elegemos o PSDB na prefeitura, por 16 anos fizemos escola com o PT e nosso Governador é Tarso Genro, PT. Aliás, nossa presidente saiu do PT daqui!

Deixe uma resposta