Na mídia, Lula e PT perdem até quando ganham de lavada

Opinião do blog

O PT saiu das eleições municipais de 2012 como o grande vencedor. Menos na mídia. Tudo bem que o PSB – que, não nos esqueçamos, integra a base do governo Dilma – cresceu bastante, mas o grande vencedor é o PT. Se não, vejamos: governará o maior número de munícipes – não confundir com municípios – e as cidades mais importantes.

Aliás, o PT, além de passar a governar mais pessoas nos municípios e de ter conquistado a dita “jóia da coroa” (São Paulo), teve forte aumento do número de prefeituras, saindo-se muito melhor neste ano do que em 2008.

Apesar disso, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e o senador Aécio Neves afirmaram há poucos meses, com a conivência do colunismo midiático, que o PT iria se transformar, neste ano, no “partido dos grotões”.

O que engrandece ainda mais a vitória impressionante do PT em 2012, então, por contraditório que pareça é o julgamento do mensalão. Quantas “análises” você leu na mídia, leitor, no sentido de que o partido sofreria um forte baque eleitoral por estar sendo julgado pelo STF?

Dessa forma, o que a mídia e os “petistas arrependidos” fazem é fatiar o processo eleitoral de 2012. Lula e o PT ganham, mas perdem. As derrotas ganham muito mais peso do que as vitórias. É como se o partido e seu grande líder fossem os únicos que não venceram em toda parte. Cobram deles o que não existe em democracia alguma.

Pode contar, leitor: manchetes, artigos e colunas que associam o PT a derrotas superam largamente os textos que o associam a vitórias.

Enquanto isso, nenhum grande veículo discute a fundo o partido que mais perdeu – não por ter sido de fato o que mais perdeu, mas por conta das expectativas, pois se esperava que o PSDB tivesse vitória folgada em São Paulo e que no resto do país lucrasse com o julgamento.

Assim mesmo, quantas manchetes você viu aludindo à derrota estrondosa do PSDB em 2012? Sim, porque, além de encolher em número de governados e prefeituras, o partido perdeu o maior orçamento municipal do país. Isso sem falar que seu político com mais votos – os quais deve muito mais à mídia do que a si mesmo – ficou sem qualquer expectativa de relevo.

A mídia e a oposição demo-tucana diziam que o PT viraria um “partido dos grotões” porque só conseguiria vencer no Norte e Nordeste. De repente, as cidades nortistas e nordestinas em que esses partidos de oposição venceram passaram de grotões a grandes metrópoles. Manaus, por exemplo, virou “importante conquista”.

Nada contra Manaus – muito pelo contrário. Mas daí a considerar que vencer uma eleição lá é uma “grande vitória”, vai uma distância imensa.

A direita midiática e os “petistas arrependidos” também fatiam o PT e separam Dilma e Lula do partido. Na Band, no domingo, os “analistas” disseram que Dilma foi a grande derrotada porque “perdeu em todos os lugares em que apoiou alguém”, como se, tanto quanto Lula, não tivesse apoiado Fernando Haddad.

O Globo chegou a fazer até uma manchete principal de primeira página falando da “derrota” de Lula – no Nordeste. Em 2008, porém, quando o PT venceu mais no Nordeste, este, no PIG, não significava nada diante de São Paulo e outras cidades do Sul “Maravilha”.

A pergunta que se deve fazer para saber que partido teve o melhor desempenho em 2012 é uma só: qual partido atraiu o maior número de eleitores e qual administrará o maior volume de dinheiro dos orçamentos municipais? Ponto.

Essa história sobre “derrota” de Lula e do PT, porém, não visa convencer a sociedade de que os vencedores, na verdade, perderam. A discussão visa apenas não discutir a derrota da oposição, pois uma análise séria mostra que PSDB e DEM colheram muito mais resultados negativos do que positivos.

Sim, na mídia Lula e o PT não vencem nem quando suas vitórias são estrondosas como a deste ano. Mas de que vale vencer na mídia se o que ela diz sobre política a expressiva maioria não leva a sério? Perder na mídia, aliás, vai se tornando sinônimo de vencer nas urnas. Daqui a pouco vai ter político brigando com ela pra ver se ganha popularidade.

142 comments

  • Bom, pelo que eu entendo, o PT (Lula) esmagou a oposição. Mas segundo os ANAListas (parece que eles pensam não com a cabeça, e sim com o c# – desculpe) só seria considerado vitória se ele pulverizasse a oposição, reduzisse a oposição a subnitrato de poeira. Tá igual aquele baixinho que escapa de levar uma sova de um grandão e depois fica fobando dizendo que o grandão escapou de uma surra. Eles são patéticos…

  • Nossa Edu: Você acabou de construir, talvez ciente disso, uma frase antológica que certamente vai entrar para os anais da avaliação política do país.

    “Daqui a pouco vai ter político brigando com ela pra ver se ganha popularidade.”

    Nessa você matou a pau. Realmente acho que não vai demorar muito tempo para isso começar a acontecer não, viu. Pouco a pouco o povo vai percebendo que o grande vilão que “atravanca” o progresso e os avanços do Brasil é essa grande imprensa vil, venal e partidarizada! As pessoas mais lúcidas já notaram que não adianta o que o Lula e, agora, a Dilma faça de bom, que sempre eles vão dar um jeito de colocar um “mas…”, um “no entanto”, etc. Se o Lula/Dilma fizeram o fazem algo, criticam porque eles fizeram, se não fazem, criticam mais ainda porque não fizeram. Essa postura esquizofrênica da grande mídia vai levá-la ao suicídio!!! E acho é bom!!!

    • Matou a pau mesmo. Se o PIG fala mal é porque é bom e se fala bem é porque não presta. Só um adendo: tem que chamar de PIG. Não é mídia, não. Eles ficam furibundos com o termo PIG. Vamos cutucar.

      • Tudo isso me faz lembrar uma piada:
        Certa vez o Papa vem ao Brasil e resolve visitar o rio Amazonas. No barco que cruzava o maior rio em volume de água do mundo, estavam além de toda comitiva do Papa, o presidente Lula.
        De repente, uma onda mais agitada balança o barco, o Papa perdendo o equilíbrio cai nas águas do rio.
        Lula, mais rápido que qualquer um, salta do barco e andando sobre as águas resgata o Papo que devido suas roupas já estava a se afogar. A machete de O Globo na manhã seguinte: “Lula não sabe Nadar”.

  • Edu,

    nÃo adianta a conversinha dele, o PT ganhou! O Pref. ,Foi eleito, o trabalho compensou, a luta sô está começando. Bola pra frente . O Haddad tem um trabalhão tem um trablhão pela frente…. Não vai resolver nada . Do dia da posse até a primeira chuva, o Governador que até hoje não fez m nada nada fará.. Enfim Haddad tem fazer milagre!!!

  • O PT teve apenas 4% de votos a mais que 2008. Nesse tempo o eleitorado cresceu cinco vezes isso. Atualmente tem seis capitais mas perdeu duas. O norte e o nordeste já demonstra ojeriza ao PT, é só olhar o mapa.
    Se tem algo que me deixa muito curioso é ler como você irá justificar o ministério que Dilma dará ao Kassab.

  • gente no brasil que quer se manter no poder
    de ser do contra
    junto com o vigário do conto
    parece estar perdendo voto
    pra MAIORIA
    a favor de pelo menos um
    P on T o

    p.s. aí edu abração
    essa vitória também é alegremente nossa

  • Fato importantíssimo: pela primeira vez o PT superou o (até então) imbatível PMDB em número de votos numa eleição municipal. E, em São Paulo, onde o PMDB arriscou-se a voar sozinho, seu voo não alcançou as alturas que seu líderes estavam imaginando. No Rio, como se esperava, o PMDB foi reeleito, com o apoio de Lula e Dilma.

    Quanto ao Aébrio chamar o PT de “partido dos grotões”, bem… “Grotões” como São Paulo, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo, Osasco, Guarulhos, entre outros, fazem toda a diferença.

    Em Minas, o PT foi o partido mais votado também. Perdeu em BH, mas desalojou tucanos em várias cidades.

    O PIG se auto-ilude e ilude os que acreditam nele, inclusive alguns líderes da direita.

    No mesmo dia em que o Jornal da Tarde deixou de existir, certamente vários blogs nasceram. O PIG encolhe, a Blogosfera se expande.

    • Locatelli,
      “No mesmo dia em que o Jornal da Tarde deixou de existir, certamente vários blogs nasceram. O PIG encolhe, a Blogosfera se expande.”
      Que os novos blogs não sejam dos “jornalistas investigativos” desligados dos jornalões que se encerram e encerrarão. Seria a profanação da blogosfera.

      • Você não faz ideia de quanto aumentou a audiência deste blog, o que deve ter acontecido com outros. Os blogs corporativos, como o do Reinaldo Azevedo ou do Noblat, não têm mérito, pois se valem de estarem hospedados em portais de verdadeiros impérios de comunicação. Se eu tivesse espaço em um portal da Globo ou da Veja junto com esses caras, teria dez vezes mais audiência que eles. Essa blogosfera de que você fala, que não é a “suja”, nem blogosfera é. Os “blogs” das corporações midiáticas nem blogs são. Apenas são seções dos grandes portais. O que está crescendo e influindo na política – e se contrapondo a impérios – é a blogosfera “suja”. E isso é espantoso. Veja que uma página sem dinheiro, sem equipe e sem nada, como esta, espalha contra-informação que, ao fim, acaba atrapalhando os conglomerados. Por isso eles falam mal de nós, dos “sujos”. Ou você acha que viveriam nos acusando se não tivéssemos audiência? Seria mais fácil ignorar, certo?

        • Prezado Eduardo,
          Isso mesmo. A legítima blogosfera cresce exponencialmente. Esta suja que lava nossa alma.
          Espero que os ex-funcionários dos jornalões não se tornem trolls profissionais ou blogueiros sabotadores.

        • Legal, Edu, que os acessos tenham aumentado.
          Informação é tudo.
          E não interessa a quem isso beneficia, afinal, não foi a informação que derrubou o comunismo?

          Mas, é preciso ter em mente, que, se a visibilidade aumentou, aumentou, também, na razão direta, a responsabilidade de quem “toca” o meio, no caso, aqui, a sua.

          Nesse sentido, quero te perguntar: como vê as últimas notícias, que estão rolando na mídia, sobre duas das promessas de campanha do Haddad, quais sejam, o fim da cobrança da taxa de inspeção veicular, e o bilhete único?
          As notícias ressaltam a necessidade da aprovação dos vereadores, sugerindo que ele, o novo prefeito, de certa maneira, mentiu, quando prometeu.

          • O Haddad nem assumiu e estão cobrando dele a implantação de promessas de campanha. É tão absurda a postura de vocês que não dá nem pra comentar. Não cobram Serra e Alckmin, que governam SP há vinte anos, e cobram Haddad que nem assumiu. Assim dá muito na vista

  • “O Globo chegou a fazer até uma manchete principal de primeira página falando da “derrota” de Lula – no Nordeste.”

    Lula não perdeu no Nordeste coisa nenhuma. Não há possibilidade do Lula perder no Nordeste. No caso de duas grandes capitais: Salvador e Fortaleza, o problema maior foi com o PT local dessas duas cidades, não com o Lula, que na realidade, foi o grande responsável pela candidatura dessas cidades terem ido tão longe, embora não tenham ganhado.

    Especificamente sobre Fortaleza, onde moro, o segundo mandato da ex-prefeita, que é do PT, teve rejeição altíssima, assim mesmo, por muito pouco, o LULA não elegeu o candidato do PT, Elmano de Freitas.

    É preciso comentar ainda, e é importantíssimo fazer essa denúncia, principalmente por ser um blog com muita visibilidade em todo o país, das GRAVÍSSIMAS denúncias de crimes eleitorais que ocorreram em Fortaleza no último domingo pela coligação do candidato do PSB. Além das propagandas irregulares na televisão, que são o de menos, perto do COMENTÁRIO GERAL na cidade sobre ‘compra de votos’ que ocorreram no dia da eleição.

    Não estou aqui dizendo que o candidato do PT perdeu somente por causa da compra de votos do PSB, foram 74 mil votos de diferença, mas isso também influenciou muito. Sem falar que é inadmíssivel que na quinta maior capital do país, tenha ocorrido um MÉTODO TÃO RASTEIRO de fazer política, uma grande covardia, e um derramamento absurdo de dinheiro criminoso, pois estamos falando de compra de votos geral e descarada numa cidade com mais de 1 milhão de eleitores, nem pensava que isso fosse possível. Me preocupa a forma que eles vão encontrar para repor todo esse dinheiro…

  • Estão desesperados Eduardo. E logo vão começar a atacar o Lula, na tentativa de colocá-lo no centro do mensalão.Já começaram os recadinhos, com o pedido de delação premiada do Valério. Estão com medo que o PT, reforçado, comece a tomar medidas que complicariam a vida desses golpistas.E tome paciência para ouvir/ler tanta asneira desses “calunistas”.

  • ♫ Francamente não sei até hoje se os colonistas políticos são as movidos pelas convicções ou pelo jabaculê. Como essa gente burra não é – com exceção do Nêumane Pinto, que é muito burro – inclino-me pela segunda hipótese. Mas há alguns convictos, como o Sr. B. Casoy (remember CCC!) e o Reynaldo Azevedo, que parou na fase de desenvolvimento anal e resolveu ser “analista”. Destino – e patético.
    O mais curioso é que essa gente não muda e, quando muda, é para pior. Deixa estar; com o fim dos jornalões, vão virar todos “assessores de imprensa” da canalha fascista, enquanto esta ainda durar. Acabarão todos no aterro sanitário da História, porque a ABL não terá cadeiras para tantos Merdais.

  • Osasco, O PT continuou pois o oponente foi barrado por ficha suja(PSDB-Celso Gíglio). São José dos Campos, o povo deu o troco ao caso Pinheirinho. São Paulo elegeu um poste bem escolhido por Lula. E por aí vão.
    Só esses 3 exemplos, se analisados imparcialmente, dão calafrios no PIG, pois a força que o PT adquiriu, não deixa dúvidas: O governo de São Paulo será o próximo alvo.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • Fiz uma pesquisa no RS e SC e enviei um email aos meus amigos de longa data.
    Semprte gostei de saber onde meus amigos nasceram, e descobri que na maioria absoluta das cidades natais dos meu amigos do RS e SC deu PT na cabeça ou junto na chapa.
    Será que em todas estas cidades ao mesmo tempo cansaram dos políticos tradicionais(coronéis)?
    Será que o eleitor considera justo este julgamento do mensalão, marcado junto com a eleição e só contra o PT?
    Ou o povo sabe julgar e fazer a política à seu modo?
    Lógico que alguns reagiram, mas estes são os fatos.

    JAGUARÃO

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 22.826 (100,00%)Não Apurados: 0 (0,00%)Última atualização: 07/10/12 às 18h49
    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    CLAUDIO MARTINS 13 PT PDT / PT 9.343 54,82%
    RENATO JAGUARÃO 45 PSDB PP / PTB / PMDB / PSDB 6.097 35,77%
    FRED 40 PSB 1.603 9,41%

    SÃO LOURENÇO DO SUL

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 35.660 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h20

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    DANIEL RAUPP 13 PT PT / PR / PC do B 14.910 52,56%
    RUDINEI HARTER 12 PDT PP / PDT / PTB / PMDB / PSC / DEM / PSB / PSDB 13.460 47,44%
    BAGÉ

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 88.793 (100,00%)Não Apurados: 0 (0,00%)Última atualização: 07/10/12 às 19h20

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    DUDU COLOMBO 13 PT PRB / PT / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PSDC / PRTB / PTC / PSB / PV / PPL / PC do B / PT do B 40.339 59,23%
    ADRIANA LARA 14 PTB PP / PDT / PTB / PPS / DEM / PHS / PMN / PSD 23.409 34,37%
    MANOEL MACHADO 45 PSDB 4.361 6,40%

    ALEGRETE

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 61.752 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h48

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    ERASMO GUTERRES SILVA 15 PMDB/PT PDT / PT / PTB / PMDB / PSB / PV / PC do B 23.075 52,59%
    LUCIO DO PRADO 11 PP PP / PSC / PR / PPS / DEM / PSDB 15.458 35,23%
    NICANOR SOBROSA 10 PRB 4.624 10,54%
    DJALMO SANTOS 50 PSOL 716 1,63%

    PEDRO OSÓRIO

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 6.647 (100,00%)Não Apurados: 0 (0,00%)Última atualização: 07/10/12 às 18h00
    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    CEBINHO 13 PT PP / PT / PSD 3.052 55,21%
    CHOLA 15 PMDB PTB / PMDB / DEM / PSB / PSDB 2.148 38,86%
    CLAUDIO CALDAS 12 PDT 328 5,93%

    SANTANA DO LIVRAMENTO

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 70.311 (100,00%)Não Apurados: 0 (0,00%)Última atualização: 07/10/12 às 21h19
    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    GLAUBER LIMA 13 PT PT / PSD / PC do B 14.883 30,02%
    ICO CHAROPEN 14 PTB PTB / PSC / PR 13.681 27,59%
    CLAUDIO CORONEL 15 PMDB PMDB / PRB / PPS / PRTB / PV / PT do B 8.270 16,68%
    NELMO OLIVEIRA 40 PSB PDT / PSB / PSDB 6.362 12,83%
    SERGIO OLIVEIRA 11 PP 5.434 10,96%
    CESAR MACIEL 25 DEM 949 1,91%
    RIO GRANDE

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 147.322 (100,00%)Não Apurados: 0 (0,00%)Última atualização: 07/10/12 às 18h58
    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    ALEXANDRE LINDENMEYER 13 PT PT / PSC / PSB / PPL 59.543 51,05%
    FABIO BRANCO 15 PMDB PRB / PP / PDT / PTB / PMDB / PSL / PR / PPS / DEM / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PSD 49.919 42,80%
    JULIO MARTINS 65 PC DO B PV / PC do B 6.259 5,37%
    ROBERTO 70 PT DO B 607 0,52%
    PÚBLIO FERRARI 50 PSOL 316 0,27%
    HULHA NEGRA

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 4.705 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h25

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    ERONE 13 PT PT / PTB / PSC / PPL 2.452 58,59%
    RENATO 11 PP PP / PDT 1.733 41,41%
    CANDIOTA

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 7.730 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 20h04

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    FOLADOR 13 PT PDT / PT / PTB / PSB / PSDB / PC do B 4.750 73,96%
    ODILO 15 PMDB 1.672 26,04%
    CANGUÇU

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 44.513 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 21h13

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    GERSON NUNES 13 PT PRB / PDT / PT / PSB 15.273 42,11%
    PAPANÇA – JOAQUIM PAULO NUNES 11 PP PP / PTB / PPS / DEM 11.226 30,96%
    CARLOS PEGORARO 15 PMDB PMDB / PSDB 9.766 26,93%
    ERECHIM

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 73.912 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 18h18

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    POLIS 13 PT PRB / PDT / PT / PMDB / PSC / PSB / PC do B 36.542 64,83%
    MANTOVANI 11 PP PP / PTB / DEM / PHS / PV / PSDB / PSD 19.823 35,17%
    ALVORADA

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 138.507 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 18h55

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    PROFESSOR SERGINHO 13 PT PT / PSB / PP / PSD / PPL / PTC 48.831 49,72%
    PROFESSOR BORBA 14 PTB PRB / PDT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PR / PPS / DEM / PRTB / PHS / PMN / PV / PSDB / PC do B / PT do B 46.293 47,13%
    MARIO DO METRO 20 PSC 3.097 3,15%
    SÃO PEDRO DO SUL

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 13.646 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h26

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    MARCOS SENGER 13 PT PDT / PT / PMDB / PSDB 7.152 66,78%
    CLAUDIO BAYER 14 PTB PP / PTB / DEM 1.863 17,40%
    VIEIRA 55 PSD PRB / PSD 1.694 15,82%
    CACHOEIRA DO SUL

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 68.890 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 20h04

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    NEIRON VIEGAS 13 PT PT / PSC / PHS 15.485 31,55%
    TROJAHN 40 PSB PRB / PDT / PTB / PSB 12.985 26,45%
    OSCAR SARTORIO 22 PR PC do B / PP / PR / DEM / PPS 11.744 23,93%
    BALARDIN 45 PSDB PV / PSDB 5.188 10,57%
    LUCIANO FIGUEIRÓ 15 PMDB 3.683 7,50%
    LAGES

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 118.496 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h41
    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    ELIZEU 15 PMDB/PT PT / PTB / PMDB / PPS / DEM / PSDC / PHS / PSDB / PC do B / PT do B 46.583 50,71%
    CERON 55 PSD PRB / PP / PDT / PSL / PTN / PSC / PR / PMN / PTC / PSB / PV / PRP / PSD 45.281 49,29%
    CORONEL DELLAJUSTINA 12 PDT 0 0,00%
    LEOBERTO LEAL

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 3.000 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h16

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    TATIANE 15 PMDB/PT PT / PMDB / DEM / PSD 1.486 53,63%
    NILSON 45 PSDB PP / PSDB 1.285 46,37%

    CONCÓRDIA

    PrefeitoVereador?ENTENDA O STATUS
    Apurados: 53.541 (100,00%) Não Apurados: 0 (0,00%) Última atualização: 07/10/12 às 19h37

    CANDIDATO N° PARTIDO COLIGAÇÃO VOTOS % VÁLIDOS STATUS
    JOÃO GIRARDI 13 PT PRB / PP / PDT / PT / PSC / PR / PPS / PC do B 24.022 54,46%
    CÉZAR LUIZ 55 PSD PTB / PMDB / DEM / PSB / PV / PSDB / PSD 19.289 43,73%
    PAULO AFONSO 50 PSOL PHS / PSOL 799 1,81%

    Abraços

    Giovani Ávila

  • Já que a vitória foi estrondosa e a OPOSIÇÃO aniquilada, que tal agora falarmos dos REAIS problemas da cidade e debatermos as possíveis propostas ?

    ..que tal deixarmos um pouco de sermos torcida, de esquecermos um pouco da mídia, pra falarmos de cidadania e da participação do indivíduo para que haja um maior debate e engajamento no enfrentamento de nossos maiores problemas ?

    Vamos lá ??!! já que em campanha os marqueteiros não deixam, que tal começarmos agora ? ..ou isso ou, penso, corrermos o risco de nos defrontarmos com erros homéricos de administração como os COQUEIROS da Erundina e o Belezura da Martha.

    em tempo, com uma chuvinha SP na segunda feira enfrentou o CAOS, foram 400 km de congestionamento pela manhã, isso com quase uma centena de faróis apagados

    e ontem, terça, a cidade PELADA (que tem muito poucas praças e árvores) encarou o 4o maior dia de calor da história ..e isso na primavera

    Ahh sim, e que tal debatermos os espaços públicos tomados por particulares ..eu sei de um perto do museu do Ipiranga, não sabe ?

    • Não vi você querendo discutir os “reais” problemas da cidade antes das eleições. Parece que o Romanelli, assim como a mídia, não aguenta de ansiedade de poder criticar logo Haddad pelos problemas da cidade, que aliás sempre foram escondidos pela imprensa, foi assim que fizeram com a Erundina, logo que assumiu. Ainda me lembro de em Janeiro esse pessoal começar a criticar a prefeita por qualquer buraco na cidade, chamados “carinhosamente” de “buraco da Erundina”.

      • Sem contar que a Erundina governou SAMPA contra o governador, o governo federal, o PIG e ate defenestrado por outros partidos políticos. Considero uma injustiça criticar a prefeita Luiza Erundina sem considerar esses fatos.

        • Bem, sobre a Erundina, sempre achei que ela não foi a pior coisa que pode ter acontecido, pra São Paulo.
          Até pela reputação.
          Ou, na política atual, não dá pra dizer que, quem é honesto, tem um tremendo currículo?

          Mas, devemos nos lembrar, sempre, que ela abandonou o PT, à época, e, mais recentemente, deixou o Lula falando sozinho, quando este apertou a mão do Maluf.

          E, faz algum tempo que quero dizer: ela tinha um programa de construção de moradias populares, pelo sistema de mutirão, que eu aprovava, e aprovo, totalmente.
          Eu nunca entendi, e continuo não entendendo, o porque das administrações municipais fazerem vistas grossas para as invasões?

          • sem duvida que Erundina figura dentre os nossos políticos como sendo dos mais coerente ..mas aqui falei de corredor de ônibus

            NÃO falei por exemplo da reforma do Anhangabau e dos piscinões que, de fato, foi um acerto nota DEZ ..e nem falei dos coqueiros como forma de paisagismo que deveriam receber nota abaixo da crítica

            Sobre os mutirões discordo ..moro perto de FAVELAS eternizadas por ela ..e doutras por JANIO

            E aqui, tirando o padrinho, pra mim o melhor projeto habitacional que Sp já viu foi o CINGAPURA ..claro, principalmente se livre de corrupção e com mais área verde por exemplo ..com REGRAS claras que impedissem a venda e/ou locação;sublocação dos aptos ..com regras claras que OBRIGASSEM a quem o recebeu que, no mínimo, pagasse uma quantia simbólica pelo bem ..com regras claras que dessem a prefeitura poder de despejo e/ou de cuidados em seus entornos que vivem cheios de comercio clandestino e trafico de drogas por exemplo

            agora, sobre os tais mutirões (dos que conheço), desculpe, eles ferraram a maioria dos bairros aonde se instalaram ..premiaram a invasão e o descaso, o vale tudo (penso que acima de tudo faltou uma visão de urbanidade, de projeto integrado)

          • Roma, a defesa do meu ponto de vista é simples.
            Antes de se permitir o nascimento de favelas como Paraisópolis, ou Heliópolis, quando a solução dos problemas fica infinitamente mais difícil e custosa, qual seria a dificuldade para uma prefeitura, como a de São Paulo, disponibilizar projetos de implantação de bairros populares, com as casas construídas no sistema de mutirão, com acompanhamento das obras realizado por profissionais da prefeitura, e financiamento de materiais a taxas sociais?

            Tá, você vai me dizer que a demanda por saneamento básico seria mais cara, do que os prédios do Cingapura, por causa da extensão territorial, e tal, mas, eu pergunto, se isso seria mais caro do que correr atrás de resolver todos os problemas gerados, a partir de uma favela, inclusive, tráfico de drogas, e o escambau?

            E eu acho da maior importância, o envolvimento dos interessados, na construção daquilo que será sua futura propriedade particular.
            Seria a aplicação prática, do dito chinês, de ensinar a pescar, ao invés de dar o peixe.
            Quer algo melhor que isso?

            E, quanto aos corredores de ônibus, porque eles não podem ser mais um equipamento que visa melhorar o trânsito de São Paulo?

          • Oi DECIO ..em termos de urbanidade vc matou ..os CINGAPURA não expulsavam as pessoas pra PQP, deixavam-nas CIVILIZADAMENTE inseridas aonde já há uma mínima assistência e INFRA ..fora claro, do que tb já abordou, a boa ocupação do espaço ..e olha, tem projetos LINDOS em prédios populares viu ?! ..basta querer, DIVERSIFICAR, pois todos ganhariam ..e metro por metro sairia MUITO mais barato ..imagine vc que a um custo de R$ 25 mil por unidade (se tanto), com o subsídio dado por Mantega pra carro, só neste ano, daria pra se construir 200 mil delas

            E sobre corredores ..a maioria dos corredores TOMOU espaço do que já era insuficiente ..espremeu os carros e o transito que JÁ EXISTIA ..não trouxe solução ..PROVA MAIOR é que a população continua a preferir o conforto dos carros

            Verdade é que o transporte publico é CARO pro que oferece (precisa BARATEAR, visto que encarecer a gasolina não parece ser solução inteligente devido a carestia) ..e SP é muito horizontal, capilar .. de TOPOGRAFIA difícil, aqui não é NY nem o RIO, é pior ..estamos mais pro HIMALAIA

            . aqui as pessoas tem que andar CENTENAS de metros, KMs em ruas e calçadas esburacadas pra conseguir chegar a algum tipo de transporte público, coletivo ..daí que se não houver locais de “coleta”, como estacionamentos em pontos estratégicos (estações e terminais, longe do centro), daí que esta batalha entre transporte individual e coletivo irá continuar

            FALTAM metros, monotrilhos (baratos, que cortem por sobre o canteiro central de corredores JÁ existentes e de uso amplo) ..falta o tal anel rodo-ferroviário que faz com que boa parte do transito que cruza o BRASIL ainda entre em parte (ou reflita) no transito da cidade ..faltam pontes e viadutos de retorno nas marginais

            resumindo, CORREDOR pode sim fazer parte da solução, mas o modelo esta esgotado e OUTRAS prioridades já deveriam ter sido colocadas em pratica ..ele em si é MAQUIAGEM

            ps – a estação Sta Cruz do metro saiu na 1a leva, em 1974 ..ali havia um estacionamento que prometiam seria GRÁTIS ..passados anos o local deu lugar a um shopping e hoje, as vagas, reduzidíssimas, são CARAS, R$ 11 a 1a hora ..e este é apenas um caso deste DESCASO que atravessa sucessivas gerações

            ..e os terrenos pra que tais estacionamentos aconteçam estão se acabando ..e os melhores, maiores, datam da década de 50, no centro

            ahhh sim, e como não, SP é refém de uma QUADRILHA que insiste em por farol (semáforo, sinaleiro) em todo cruzamento, isso mais do que para o transito, inviabiliza mesmo ..fora as tartarugas e outros obstáculos pitorescos como lombada, pinos, cones, muralhas d´agua

            E olha, recentemente os técnicos de KASSAB, pra poder MULTAR e diminuir os acidentes com AS MOTOS, resolveram reduzir a velocidade dos carros pra 60km ..isso em vias que comportavam até 90 ..e isso eu OUVI na CBN dito por técnicos da própria CET ..pra pegar moto, pararam os carros ..e aqui eu pergunto, cadê o projeto que exigia JALECO do motorista de moto hein ?

            ..bem, por esta pauta que já rola a dias acho que debatemos bastante ..quem sabe num futuro próximo este tema possa fazer parte duma pauta do Eduardo ..tenho certeza que inúmeros outros colegas tem muito a acrescentar sobre o tema tb

            abrá

    • Votou em alguém?
      Não?
      E agora vem falar em “cidadania”, “participação do indivíduo”, “maior debate e engajamento”.
      Não fez sequer o mínimo que se esperava dele e vem agora botar banca?

      Este covardezinho de merda acha que ainda engana alguém.
      Nem vou pedir pra tomar vergonha na cara porque já é muito velho pra isso. Nunca teve, nunca terá.

      • Meus caros

        NÃO votei em ninguém e exerci um direito que a democracia me assegura, ou não ? ..embora esta nossa rastaquera me obrigue a ter que me deslocar pra ratificar tal posição

        Não votei e já disse o pq … FUI transparente e LEAL ..a grande maioria daqui sabe que NÃO é de hoje que reprovo um homem público do calibre de José Serra Bolinha ..Russomano e seu bispado então, nem pensar ..e quanto ao Haddad já disse:

        Muito antes do que a maioria daqui eu ajudava a lançar a ideia de que o PT precisava renovar (e acreditem, levei muita critica por isso) ..inclusive fiz campanha pra MARTHA não disputar, lembra ? lembra qdo eu dizia que votei nela pra ela ficar 8 anos em Brasília ? e por isso levei outras tantas cusparadas também

        ..mas aí veio o coroné LULA e disse que pra emplacar Haddad ele via como condição ter que dar as mãos a BANDIDOS, mesmo que sacrificando amigos de longa data, dar as mãos a delinquentes procurados que DESVIARAM dinheiro do município de SP dos quais há mais de 30 anos eu peço ALGEMAS, e por isso, por esta associação com criminosos é que eu não admiti e resolvi protestar (fato aliás do qual nem eu nem meu travesseiro nos arrependemos)

        Agora outra verdade, se não apoiei, NINGUÉM daqui terá coragem de dizer que eu critiquei e/ou sabotei, que fiz oposição ..simplesmente me mantive fora da campanha

        ..simplesmente me retirei como eleitor dum pleito que penso, as forças que se compuseram não se coadunavam e nem me queriam por perto

        ..agora, do que lembro tb, muito antes de ser eleitor eu sou morador, nascido, criado e crescido nesta cidade, inclusive nos bairros que LULA já morou e aonde hoje mesmo monta tenda com seu Instituto

        ..e deste direito e/ou condição, o de se ser um cidadão com direito a VOTAR em quem eu queira, ou não, escolher, deste eu não abri mão, nem mesmo a agentes que ainda celebram o PT, ame-nos ou deixe-nos

        http://www.youtube.com/watch?v=huox9B30uN0

        • a propósito, DESDE o tempo da Erundina eu me coloquei RADICALMENTE contra a disseminação indiscriminada dos corredores de ônibus pela cidade

          e HADDAD voltou com esta ideia tirada da cartola, prometendo mais 150 km deles

          Verdade é que passados 20 anos a cidade já provou que isso, isoladamente, NUNCA foi e NUNCA será solução adequada ..queremos e precisamos de dignidade, de METRÔ, monotrilhos em vias suspensas, de agilidade c/dignidade

          Nossas vias são as mesmas desde os anos 60 ..mas desde então são partilhadas por uma frota multi-multiplicada (ainda mais com incetivos partidos do governo Federal), com corredores pra moto, ciclovias, corredores de ônibus e táxis ..só falta agora pra 3a idade ..e depois não querem ver TRANSITO ? como ?

          São BILHÕES que perdemos em congestionamentos infindáveis, BILHÕES anuais ..em tartarugas e compra de faróis dados em negociata, em excesso de cruzamentos, na falta de ESTACIONAMENTOS prometidos e nunca entregues, estacionamentos conveniados a preços justos, eles que deveriam ajudar a integrar os carros que chegassem da periferia com os transportes multi modais que cortam mais o centro da cidade

          HOJE ainda convivemos com ruas e avenidas estreitas, destas que passam ônibus, que ainda tem direito a estacionamento no meio fio ;;resultado, o ônibus para pra pegar a velhinha e o transito PARA atrás ..aqui é o mesmo que termos hospitais que funcionam em meio período e só em dias úteis ..subutilizados quero dizer

          OU SEJA, nossas ruas servem pra tudo, menos pros carros ..carros que já deveriam estar recebendo incentivos se fossem compactos e não poluentes por exemplo

          Fora que falta ligação com outros municípios como Cotia, ABCD, Guarulhos e Osasco ..e isso não pode vir a ser feito só com corredores ..fora que faltam retornos nos principais corredores (vide marginais e eixo norte-sul)

          Enfim, há outras e inúmeras medidas que deveriam anteceder a esta política de apaga fogo, de PUXADINHO ..e dentre elas eu NÃO falo, NÃO falo de pedágio urbano e/ou de aumento dos dias de rodízio

          falo sim do barateamento do transporte coletivo pra estimular o povo a deixar seus carros com combustível subsidiado nas garagens (embora que com a privataria de MALUF – CMTC – e dos tucanos _ Metrô – hoje a equação conta com inúmeras outras variáveis e interesses)

          enfim, digo isso pra iniciar um debate, pra depois não virem me dizer que eu e/ou outros somos críticos de obra feita.

          ps – verdade, ao contrário do centro e de grandes corredores, no meu bairro o transito só anda livre quando acaba a luz ..daí pra vocês terem uma ideia da quantidade ABSURDA de faróis dados a FANTASMAS (ou que perdem validade fora de horário de pico) e que tomam um tempo incrível entre retirada e retomada de velocidade pelos veículos (fato comprovado cientificamente).

          • O problema, Roma, é que SÓ AGORA que um candidato do PT foi eleito vc resolve apontar os erros de SP. Antes, ao que parece, estava tudo bem, não é mesmo? Antes, sua preocupação era o mensalão, o governo federal e por aí vai. Agora, a SUA São Paulo ganhou importância para você. Você quer discutir os problemas da cidade só agora que o prefeito é do PT. É por isso que o pessoal sempre vai discordar do que você comenta. Dá muito na cara o seu partidarismo.

          • Poxa Roma, você só agora “ACORDOU” e percebeu que São Paulo foi MUITO MAL administrada pelos seu candidatos pelo qual você Votou (nao me venha dizer que nao votou!!!) e por um passe de MÁGICA antes da atual eleição São Paulo ERA uma MARAVILHA.
            Muito engraçado seu OPORTUNISMO em querer discutir e DEBATER problemas de São Paulo. FIco imaginando quando o Prefeito Eleito Fernando Haddad tomar posse em seguida no dia seguinte já vão vcs da extrema direita pedir o IMPEACHMENT por causa dos alagamentos (janeiro e fevereiro chove muito em sao paulo) e dos engarrafamentos monstros, só que nestes anos todos de governo TUCANO, São Paulo, NAO “TINHA” estes problemas..
            seja sincero vc nao quer discutir e nem debater coisa alguma. simplesmente quer negar que o povo cansou dos demotucanos que apenas ROUBAM e nao FAZEM nada por São Paulo.

    • Isso aí, tucano!! E tá na cara que a culpa dos 400km de engarrafamento é do Hadadd!!

      E um pouco da Dilma, que permitiu que pobre comprasse carro. Que horror!!!!

      • Tá bom, entendi

        Agora vocês vão começar a ensaiar e a inventar desculpas pra dizer que a coisa não deu certo e nem dará por culpa dos militares, da ditadura, de décadas perdidas e da falta de investimentos ou da constituição de 88 quem sabe ? ..que os problemas não são de hoje e que levarão UM SÉCULO pra terem solução ..isso quando todos nós formos PÓ

        aliás, abaixo, algumas desculpas que poderão ser usadas

        -o orçamento não comporta, fica pro ano seguinte

        -o município esta com uma divida impagável, e se não a alongarmos NÃO dá pra fazer nada

        – só discutiremos depois de revermos os contratos (renegociarmos por nossos termos, diga-se, fórmula manjada e batida)

        -a cidade é muito grande e precisa primeiro ser subdividida

        -a cidade não conta com o apoio do governo do Estado que é tucano, e se assim, só depois de ganharmos a eleição no Estado é que poderemos ver mesmo “la rebolucion”

        -o problema pro transito passa pelo pedágio urbano e/ou aumento dos dias sem carro

        -foram anos, décadas perdidas que não se curam numa, 2 ou 3 gestões

        -há a necessidade da cidade parar, ou mudarmos a capital pro interior

        -seria fácil se TODAS as cidades vizinhas fossem de coligados e pensassem igual e/ou dividissem o sacrifício

        -com este modelo político é impossível aprovarmos qq coisa que mude de fato a vida das pessoas

        ..o Romanelli é tucano, dizemos que ele culpa é do PT e que votou em Serra, que suas críticas não tem fundamento, propostas muito menos pq não reservam 30% pros partidos, e ele deveria ter dito isso antes aí nós o escutaríamos

        OLHA gente, isso é pior que diagnóstico de câncer, NUNCA foi em tempo, não ?

        Lembro a vocês que em nenhum momento disse que petista e/ou Haddad seriam culpados e responsabilizados pelos problemas ..ao contrário, o que tento aqui é inverter a ordem das coisas ..é propor antes mesmo do assunto ser dado como acabado e a nova administração assumir

        ..lembro do início do governo de Marta dizendo pra que propuséssemos idéias pra cidade e a enviássemos pro Instituo Florestan Fernandes ..gente, acreditando, caprichei, principalmente no transito e na FALTA DE VERDE que são minhas maiores preocupações para com o futuro desta cidade ..e sabe o que eu recebi de respostas ..nem um valeu, obrigado, apenas o silêncio da arrogância

        Verdade, espero mesmo que a mentalidade tenha mudado e os camaradas passem a ter um pouco mais de humildade pra escutar, debater de forma HONESTA, a exercermos de fato a cidadania que, pra dar certo, tem que começar pelas cidades ..e sobre debater, vocês sabem que a coisa é impossível de se fazer com esta campanha CANIBAL que ficou, por culpa dos marqueteiros, discutindo questões nacionais e/ou fora do foco de nossas vidas diárias ..ou quando não, falando de pesquisa política e do papel da mídia mais a influência do mensalão

        ps – enigma da esfinge – se o governo for progressista vc não pode debater pq é golpista ..se pró esquerda, criticando governos de direita, você é amigo e pode até mentir ..se dentro da campanha, agora não é hora ..se depois, quando ganham, agora não vale, tu é tucano ..se depois, quando perdem, é isso aí, a cidade se merece e é formada por gente aética, preconceituosa e IGNORANTE

        ..e de desculpa em desculpa nossa vida vai se esvaindo e a cidadania passa a ser confundida com TORCIDA, isso com os problemas vão se avolumando, ou sendo toureados pra explodirem mais lá pra frente, no colo do seu oponente ..

        asi, la nave vá

        http://www.youtube.com/watch?v=WOkFHV20qGk

  • Na verdade concordo com as análises do PIG e do Professor Hariovaldo Almeida Prado (rs..), o Serra realmente venceu, pois os votos que ele recebeu “são de qualidade”, são os votos dos ” homens de benz” habitantes de higienópolis e da parte mais rica da cidade, ao contrário dos votos que o PT recebeu da maioria esmagadora do povão da periferia. Na ótica piguiana esses votos valem menos, pois são da parte pobre da cidade.

    Portanto, como disse o Professor Hariovaldo, Dom José Chirico 1º é o verdadeiro vencedor das eleições na capital e deve ser empossado em cerimônia privada no dia 1º de janeiro de 2013 como novo alcaide do bairro de Higienópolis, o próprio nome se entrega sobre seus habitantes.

    Eduardo, o PIG insiste em brigar com a realidade, não vamos contrariar eles, os caras estão iguais aqueles loucos do pinel que acreditam ser napoleão bonaparte e mergulhando em piscina sem água.

    Na dura realidade tenho que concordar com muitos, de que a grande mídia está com credibiliade zero junto ao povão em matéria de política, o povão está ” cag.. e andando ” como se diz no popular para o que a mídia fala, faz ou deixa de fazer.

    O PIG vive numa realidade paralela onde seus planos infalíveis sempre dão certo, perdem eleições desde 2002, mas dizem que ganharam, parece aquele desenho animado infantil daquela dupla do ” pink e cérebro ” com seus planos diários e infalíveis de dominar o mundo e que sempre dão errado.

    Dá para levar mais a sério o blog do Professor Hariovaldo do que as análises ridículas, de pura torcida dos jornalistas piguianos.

    • Acho que eu sou de um tempo mais antigo. Me lembram o Coiote, no desenho do Papa-léguas. Faz planos mirabolantes e ridículos, e se espanta muito quando não dão certo. É especialista em tiro no pé.

      • Realmente, também dá para aplicar as armações do desenho do papa-léguas nesses jornalistas ridículos do PIG.

        Outro programa de tv adequado para essa mídia são os episódios do seriado Chaves, aquele que falava: ” eles ( do PT) não contavam com minha astúcia.” Mas esse bordão está na verdade mais adequado a genial estrategista político Luis Inácio Lula da Silva.

        Como se diz no interior ” enquanto o PIG está indo com o milho, o Lula já está voltando com a farinha pronta”.

        Hoje só para dar uma boas risadas dei uma passada no blog do reinaldo azevedo da Veja, o cara tá surtado, não está falando coisa com coisa, acho que é melhor internar o sujeito no pinel.

        E o Serra hein, o cara sumiu, ninguém sabe, ninguem viu. Deve estar bolando seu próximo plano mirabolante e infalível para acabar com o PT e o Lula.

  • Acredito que o ataque do PIG, via mensalão teve efeito sim. A lavada seria bem maior.
    Agora é a hora de multiplicar para 2014. O PT tem a faca e o queijo na mão, Esta oposição que esta aí é muito fraquinha mesmo ….

  • Não dá para deixar de perceber também a força que fazem para implantar uma “crise” entre o PSB e o PT que são aliados. Dizem as bocas piguentas que pelo fato de o PSB ter crescido, até mais do que o PT seria um aliado incômodo. É mole! Sem contar com a tentativa de comparar as vitórias de Lula e Aécio “Never”.

  • Gente!é demais, assistindo “Entre Aspa” vi a agonia da repórter para não deixar o entrevistado citar a compra de voto na votação da emenda da reeleição,eles estava falando sobre o mensalão e a influência no resultado do segundo turno.É ridícula a atuação da midia.

  • Vamos aos fatos concretos : O PT foi o partido mais votado no Brasil(mais de 17 milhões de pessoas votaram no partido, lembrando que o que elege o Presidente da República são os votos do Brasil inteiro). Além disso foi o partido que venceu no maior número de cidades com mais de 200 mil eleitores, ganhou em 25(para quem não raciocinou ainda, são nessas cidades que vivem a maior parte dos eleitores do país, aquela maioria que elege o Presidente). Se não bastasse, teve um desempenho melhor do que em 2008(ou seja, ganhou em mais cidades agora do que naquele ano). Se ainda não satisfazem essas informações, cabe relembrar a vitória em São Paulo(o antro do reacionarismo nacional, onde o partido nunca venceu durante os dois Governos de Lula), além dos triunfos nas cidades da região metropolitana paulista, numa quantidade nunca antes obtida, o que abre o caminho para um triunfo na disputal estadual de 2014. Para deixar a direita ainda mais assombrada, cabe lembrar que no Nordeste(cujas cidades não tem nada de “grotões” : grotões são São Paulo e as demais cidades do estado, transformadas em verdadeiro caos urbanos, lotados de miséria, drogas, desemprego, discriminação e violência num momento em que o Brasil inteiro, e mais ainda o Nordeste, crescem a passos largos. Tudo isso graças à alienação política de vocês que mantiveram o PSDB e o PFL no poder durante vinte anos, do que finalmente parecem estar despertando com a vitória de Haddad); pois bem, no Nordeste, embora tenbha perdido em Recife e Fortaleza(duas cidades que administrava)-perdendo para a esquerda, o PSB- em duas capitais governadas pelos Socialistas e no qual os dois mandat[ário estaduais são muito bem avaliados; ou seja, o PSB fez o dever de casa ao triunfar; o PT triunfou em capitais onde nunca vencera, como João Pessoa(quem conhece a cidade sabe o quanto era difícil imaginar-se um triunfo petista lá e ainda por cima de forma esmagadora), além de também vencer em cidades muito importantes(como Vitória da conquista, a segunda maior cidade da Bahia. Portanto, mesmo levando-se em conta a derrota em Salvador(resultado da combinação de uma prefeitura – controlada pelo PDT – mal avaliada e do apoio de um Governador também impopular : ou seja, o PT perdeu por questões locais em nada relacionadas à sabotagem midiática ou a uma inexistente impopularidade de Lula e Dilma), o desempenho petista no Nordeste e mesmo no Norte(onde conquistou a Prefeitura de Rio Branco), continua muito bom sendo agora somado aos triunfos no Sudeste e no Centro-Oeste(manteve a Prefeitura de Goiânia, o antro do reacionarismo latifundiário). Ou seja, os números falam por si mesmo e são indiscutíveis(fora disso, o que há é esquisofrenia e tentativa de manter acesa a chama golpista que, se não refreoou por inteiro(já que a direita é geneticamente golpista)sofreu um grande abalo com o sucesso do PT nessas eleições.

  • Eu até achava que o PT e seus aliados mais diretos, como o PSB de Arraes, Campos e Ciro, não cresciam mais a cada eleição que se passava por causa da grande ofensiva do PIG/PSDB/DEM/PPS, e agora, do seu órgão STF que mostrou a cara. Mas eu me enganei, quanto mais o PIG/PSDB/DEM/PPS/STF investem contra o PT e seus aliados, mais o PT e seus aliados crescem. Então, se for assim, que continue assim.

  • o pig jamais vai admitir a vitoria do PT……é o povo oriundo da imprensa que bombardeava Getulio e não admitia a vitoria do antigo ptb getulista,contra a udn lacerdista!!!!a historia se repete>Agora precisa ter muita coragem como tiveram o presidente lula a presidenta dilma para enfrentar comicios e palanques.vamos ver em 2014 como lula jogara no xadrez politico para governador de sampa: outro poste para iluminar ou ele proprio…..com a palavra o maior estrategista pólitico do brasil???????!!!!!!!!!!!!!!!

  • O PSB e o Eduardo Campos tiveram êxitos nestas eleições, porque surfaram na onda dos investimentos nas políticas públicas que o governo Lula implementou, de modo especial, no estado de Pernambuco.

  • Estrondosa nas circunstancia foi mesmo, romanelli.
    quanto a falar dos problemas da cidade, o turco haddad falou o tempo todo, Interrompido é claro, pelos
    sonhos FEDERAIS e delirios midiatico-judiciarias do Serrágio.

  • Vejam o que achei sobre a vitória do KAssab, em 2008: comentários a respeito da grande vitória, crescimento do DEM, etc… mas em 2012, quanta diferença!

    Sexta, 24 de outubro de 2008, 17h45 Atualizada às 19h13 Provável vitória de Kassab dá impulso ao DEM para 2010Notícias

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2008/interna/0,,OI3281784-EI11879,00-Provavel+vitoria+de+Kassab+da+impulso+ao+DEM+para.html

    A quase certa vitória do candidato à prefeitura de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) na eleição de domingo terá um significado especial para o DEM. Enfraquecido em todo o País, inclusive em redutos históricos do nordeste, o partido ganhará um novo impulso e um novo líder.

    Longe de se caracterizar como projeto unilateral, o DEM divide o sucesso com o PSDB, tendo no horizonte a sucessão presidencial de 2010. Tradicional aliado dos tucanos, o DEM quer manter seu peso político na chapa de oposição que disputará a eleição de 2010.

    Administrar a principal cidade do Brasil deve se transformar no cartão de visitas do Democratas e o prefeito, tido até agora como articulador de bastidores, ganhará protagonismo dentro e fora da legenda.

    A aliança histórica do DEM com o PSDB passará, a partir da eleição, necessariamente pela apreciação de Kassab, que soube costurar o acerto com o governador José Serra, de quem foi vice na eleição de 2004, e levar a gestão nos moldes determinados pelo parceiro partidário.

    “Kassab vai se tornar um líder nacional, mas diferente. É gente nova, não é produto do ciclo militar. Será líder de um novo ciclo”, disse à Reuters o ex-governador Cláudio Lembo, tradicional integrante do PFL (antigo nome do DEM).

    Lembo acredita que uma das principais características de Kassab, que conquistou Serra, é sua a lealdade não apenas ao governador como a seus projetos na prefeitura. “Tanto que aceitou e manteve os secretários do PSDB”, analisou Lembo.

    Rodrigo Maia, deputado e presidente nacional do DEM, vê na possível eleição a aprovação do gestor da capital. “A população reconhece o líder administrativo, o que deu musculatura a ele”, afirmou.

    Faz parte da estratégia dos apoiadores de Kassab o cumprimento do mandato de quatro anos na prefeitura, sem a opção da candidatura ao governo do Estado em 2010. A medida também é uma das etapas para o projeto de Serra rumo à Presidência da República.

    “Não é uma vitória do partido. A vitória é da aliança comandada pelo Serra”, declarou Guilherme Afif, articulador da candidatura Kassab junto com o presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen. Foi por intermédio de Afif, secretário do Trabalho do governo estadual, que Kassab, hoje com 48 anos, entrou para a política, em 1985.

    O PSDB aderiu formalmente à eleição de Kassab no segundo turno, depois da derrota do candidato da legenda, Geraldo Alckmin. A ala da sigla liderada por Serra, no entanto, esteve todo o primeiro turno ao lado do prefeito.

    O Democratas, novo nome do PFL a partir de 2007, elegeu apenas um governador nas eleições de dois anos atrás, no Distrito Federal. Também viu reduzida sua base no Congresso, de onde exerce seu principal papel, o de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido elegeu 65 deputados em 2006, número que caiu para 54 hoje, com as trocas de legenda. Eram 84 em 2002 e 105 quatro anos antes.

    Para dirigentes do partido, a situação levou à renovação realizada no ano passado, com troca de nome e de presidente. A mudança, no entanto, ainda não se fez sentir fora de São Paulo.

    Nas eleições municipais deste ano, o DEM não conseguiu levar ao segundo turno em Salvador o candidato Antonio Carlos Magalhães Neto, depois de ter perdido o governo do Estado para Jaques Wagner, do PT. A Bahia era o principal reduto da legenda. No Rio de Janeiro, a candidata do partido não atingiu 4 por cento dos votos, depois que Cesar Maia e aliados ocuparam a prefeitura por quatro gestões.

    “O partido perde 4 milhões de eleitores no Rio e ganha 8 milhões em São Paulo”, comemora Rodrigo Maia, filho de Cesar.

  • Edu: Mas não era essa mesma mídia que dizia que o PT vencia no Nordeste por causa da bolsa família? E com a mídia atacando diariamente durante o ano todo, principalmente com o tal ‘ mensalão”não conseguiu diminuir a força do PT. Pesquisas feitas dão conta que 68% das notícias sobre o PT são negativas e o partido continua crescendo.

  • Acabamos de saber por morador de lá que em Sapopemba, grande bairro da ZL, hoje ”nao tem aulas”. Ontem
    uma grande empresa de onibus a Viasul, as 19:00 hs dava ordens via fiscais-da-linha de q seus carros nem entrassem no terminal central que leva trabalhadores de volta para alguns bairros onde ontem os
    delinquentes locais incendiavam ônibus em vinganças pontuais.
    PMs masculina e feminina andam com a mao no coldre o tempo todo.
    PS.
    sr geraldinho e ze cardoso: estamos acordamos em Fallujah?

  • No plano nacional, o grande diferencial do PT é o Nordeste. Nessa região Lula e Dilma massacraram os tucanos. Com a derrrota do PT em Salvador, Recife e Fortaleza isso pode está preocupando os líderes petistas. Em Salvador principalmente, pois Jaques Wagner não deve fazer seu sucessor e o PMDB Bahiano deve apoiar o Aécio, para que esse apoie o Geddel para governador. Em Recife e em Fortaleza, o impacto pode ser menor, pois não sabemos ainda qual o rumo do PSB para 2014.

  • Uma pergunta direta o objetiva ao Cidadão e Blogueiro Eduardo Guimarães:

    E o Julgamento da Ação Penal 470? Curioso, que a GloboNews e os demais membros do PIG, já há pelo menos a dois dias não falam mais do julgamento do STF. Por acaso nossos majistrados entraram em férias forences?; cuirosamente e coincidentemente no dia seguinte às eleições do 2º turno? Cadê a pressa no julgamento do processo? Onde está o Batman J.B?., A GloboNews ficou sem assunto?

    AH! é claro agora o assunto é difundir a idéia que o Lula e o PT foram drasticamente derrotados…….

    Resumindo: Que papel ridículo prestou nossa Suprema Corte, perderam muito da sua credibilidade e por que não, o mais importante e valioso, sua Autoridade. é outra coisa que ficará para a história de 2012.

    Vale a pena uma análise sobre este assunto..

    PS. Mande um fraternal abraça a Grande VITÓRIA!!!!!!!!!.

    Saudações.

    Marco Antonio.

  • Não adianta, não, caro Eduardo.
    Essa mídia partidarizada vai sempre procurar uma brecha para tentar diminuir o PT. Não diziam que ele estava acabado com a história do mensalão?
    Num país com a pulverização partidária como o Brasil é humanamente impossível que uma só sigla tenha uma vitória esmagadora em eleiçõs municipais, onde os fatores locais pesam e muito.
    Mas vai explicar isso a eles. Eles não estão nem um pouco interessados em explicações. Eles querem é atacar sempre qualquer governo de centro-esquerda que queira diminuir as desigualdades sociais, que se preocupe em manter as riquezas naturais nas mãos do estado, ou seja, do povo como um todo, que pratique uma política externa que não seja submissa às potências ocidentais e seu capitalismo predador. É só isso.
    O resto é malhar em ferro frio.

    • E tem mais.
      Essa derrotas do PT tão “alardeadas” não o foram para partidos de conformação ideológica oposta, como o PSDB (com uma ou outra exceção), mas sim para partidos da base aliada (PSB).
      Como é sempre desonesta em suas análises, a mídia golpista não entra nesse tipo de considerações.

  • O PIG está desorientado. O Brasil está caminhando na direção certa e em compasso com a América LATINA.
    Como diria o PHA O FHC, os Marinhos, Frias, Civitas cortam os pulsos.

  • Edu,

    Quanto mais falam mais me divirto.
    Só ver o comandante da nau pigueana afundar no Tietê River me provoca frouxos de risos.
    Oba, oba isso sim que é SENSACIONAL

  • Em toda eleição tem sido assim. Eles enfiaram a cabeça num buraco, mas enxergam os resultados claramente, só que tem que deturpar para manter o moral da direita alta e também manter a parcela manipulada da população acreditando que a direita venceu e seus adversários perderam. Mas eles sabem que não é verdade. Enfim, a cada dois anos o que temos visto é o encolhimento da direita política, capitaneada pelo psdb, mas a direita midiática continua fazendo seu papel no jogo da desinformação. Por isso estão apelando descardamente aos poderes sem votos (judiciário e mp) na tentativa de conquitar o poder no tapetão.

  • Agora que passou a Eleição só os blogueiros sujos insistem em falar sobre Política. Pô, pára gente! A onda agora é falar sobre o furacão Sandy. Se liga!

  • No título ou no texto, só não concordo com o uso do termo “mídia”. A minha sugestão é que tanto no título quanto no corpo do texto usar-se-ía “a velha mídia”, quando estamos nos referindo ao PiG, como no caso em tela.

    • Rapá, é verdade mesmo. Temos a mania de dizer “mídia” quando nos referimos à velha mídia (veículos em papel, emissoras de rádio e TV). O melhor é usar o termo velha mídia ou, como às vezes digo, carcomídia.

      Quando formos usar o termo PIG é melhor sempre colocar, entre parênteses, o que quer dizer (Partido da Imprensa Golpista), pois a cada dia novos leitores procuram se informar na Blogosfera. Esses novatos não estão acostumados ao nosso jargão.

  • Sim, o PT agora conseguiu ser o partido vencedor no grotão São Paulo.

    E é vencedor no grotão Brasil há 3 eleições.

    Venceu no grotão SP com um candidato que tinha 3% de ibope quando faltavam 4 meses para a eleição, com a mídia toda contra, com a ópera bufa mensalão tocando o dia todo na TV, nas rádios e nos jornais e revistas e com o Lula sem a saúde total para participar, pois está se recuperando de um câncer.

    Torço do fundo do coração para que a oposição continue achando que o povo é débil mental, isso acelera a pavimentação da democracia.

  • Graças a internet, muitas pessoas estão deixando de ser manipuladas, só a globo ainda não percebeu isso. Chega uma hora que a mesma ladainha cansa( sei que tem muito que defendem esses métodos do PIG e acreditam neles) mas o cenário está mudando. O PIG tem que parar com esse mundo de faz de conta…A realidade é bem diferente.
    HADDAD fazendo um ótimo trabalho até 2014, creio eu que o Palácio dos Bandeirantes terá novos habitantes, chega da mesmice que não funciona há quase 30 anos. Poder para o povo paulista, pois todos que aqui moram o são…..

    • Você tem toda a razão. O abuso do mensalão por parte da mídia, principalmente da Globo teve efeito contraproducente. Aliás, o abuso de qualquer assunto. Isto me fez lembrar as cerimônias do enterro do Tancredo Neves, que na quarta-feira a minha mãe me disse já estar cansada com tanta exploração da tv em torno da morte do Tancredo.

  • O PIG é o PIG e sempre será o PIG, isso vem desde a época de Getúlio, passando por Jango, Juscelino, Lula, etc e tal, e vão continuar sendo PIG, não queira esperar outra coisa a não ser falar mal dos partidos progressistas, dos partidos dos trabalhadores, pois como vão ganhar milhões de reais se não for dos PSDB/DEM , eles tem que manter a boquinha e não fazem isso tudo porque detestam o PT e sim porque os outros dão lhes grana, é só isso e nada mais, e como possuem o oligopólio das comunicações e os partidos progressistas não tem coragem de mudar esse quadro (ley de medios), vão continuar fazendo o que sempre fizeram, enquanto não houver outras mídias mais independentes, como a internet, nada muda.

  • Eu só espero que o MEGALOPINICO dos Civita, o Reinaldo Azevedo, continue a dar conselhos como estes – . “Kit gay – O pastor Malafaia diz o óbvio: é preciso, sim, combater a homofobia” (RA-121012 às 6:09h). “Refaço a sugestão para que a campanha tucana coloque no ar aquele vídeo, no horário eleitoral, sim!” (RA em 18/10/12 às 7:09h) “Cadê o kit gay na campanha eleitoral?”, “Aliás, se eu pudesse apontar um erro na campanha tucana, diria que está justamente em não ter mostrado aos eleitores o que Haddad pretendia com o tal kit gay.” – nas campanhas do PSDB.

    • ♫ O pobre Reynaldo nunca reuniu coragem para sair do armário; aí fica colecionado revistas de musculação e juntando-as à sua coleção de “G”. Por falar em “G”, ainda existe?

  • Presidência da República: Dilma Rousseff
    Assunto: Alerta e poema para salvar vidas

    Prezada Presidenta Dilma Rousseff gostaria que vossa assessoria desse esse alerta para todos os prefeitos e governadores.

    ALERTA TOTAL (Cláudio José)

    Vem chegado o verão e o maldito mosquito da Dengue tá voando
    Vem chegando o perigo de morte eminente
    Em casa faço a minha parte e cobro das autoridades
    Não tenho bola de cristal para mapear os focos
    Mas tenho certeza, que se nada fizerem o pior pode acontecer
    Alerta total! Campanhas, mutirões e participação de todos, contra o maldito perigoso
    No terreno grande e sujo da Supervia, coloquem o Expresso-Fumacê, que criei
    Autoridades com essa saúde doente que tá, muita gente pode passar, para o lado de lá
    Autoridades constituídas nada de desculpas esfarrapadas, há hora é agora
    Não brinquem com a vida, a dor e o sofrimento de inúmeras famílias
    Alerta total! Contra o mosquito da Dengue
    Alerta total! Contra o maldito mosquito do mal!

  • A eleição acabou e o STF não tem mais pressa com o julgamento da AP 470. Cumpriu quase todo o escript. Ficou faltando a dosimetria das penas em relação ao José Dirceu, que deveria ser divulgada até sexta-feira última, até às 18 hs., a tempo de ser bradada no jornal nacional. Não deu. Não se sabe o que aconteceu.
    De qualquer forma, o eleitorado votou com o revisor.

    • Estranhamento, o que se mais via nas redes sociais era que o PT ganhava sempre no Nordeste por causa do Bolsa família e nestas eleições o PT avermelhou o Estado de São Paulo, e agora? A Região Norte deixou de receber Bolsa Família? Os eleitores da Região Sudeste passaram a receber o Bolsa Família em maior volume que no Nordeste? Esses calunistas!!!!!!

    • Carlos J. Ribeiro
      Na sexta-feira o “tuiuiú mestre” soube do que vinha de São Paulo.
      Informaram para o “bobpig” que São Paulo ia ser o que já sabemos.
      Botou o rabinho entre as pernas e foi cuidar das hemorroidas.

  • enquanto essa imprensa de merda der ouvidos ao bêbado de minas e ao idiota de pernambuco, o pt. vai faturando todos os grandes municipios do país. que venha 2014, aí sim, poderemos dizer que o povo destruiu de vez esse coluio psdb/limpabostas.
    reinaldo carletti

  • 31/10/2012 às 7:33 (BLOG DO ESGOTO).Tampem o nariz e leiam:

    “Mais de 4 milhões de visitas neste mês
    Caras e caros, quando eu voltar ao trabalho, depois de um breve descanso, certamente o blog terá ultrapassado quatro milhões de visitas neste mês de outubro. Dizer o quê? Muito obrigado por tudo o que vocês me desafiam a escrever.
    Por Reinaldo Azevedo”

    Kkkkkkkkkkk, Reinaldinho Cabeção tira as calças pela cabeça, a camisa pelas pernas abaixo e sapateia em cima do chapéu. Então, sai de férias para lamber as feridas.
    Depois ele volta fazendo aquele conhecido papel de coadjuvante na passagem da caravava: rrr… au, au, au, rrrr… au, au, au.

    • O Rei do Esgoto nos dá sorte. A cada eleição ele lança um livro xingando o Lula, com amplo patrocínio da veja. E, a cada vez que faz isso, Lula, Dilma e o PT crescem e vencem! Ele jogou todas as fichas, as mais terroristas como sempre, na vitória do seu ídolo Zé Serra. Mais uma vez, errou completamente. Credilidade em queda é isso…

  • A ex esposa do Dirceu está falando pelos cotovelos e o Estadão está se aproveitando.

    Parece que é mais um capítulo do golpe tramado pela Veja, Valério, e os tuiuius da Justiça, a fim de destruir o governo trabalhista

    • DE REPENTE!!!OPS!!!!ME dá uma vergonha danada da minha especie!!! tipo assim: quando sou esposa ele é tudo prá mim e “presta” depois sou ex : dai começo a vomitar tudo de dor no cutuvelo que me aflige? antes ele prestava? agora não? dai certas ex, não são todas é claro. colocam sua familia , filhos ao ridiculo? Q ue acordem essas jumentas , que se acham inteligentes!!! Mulher que é m,ulher fecha sua boca na hora certa, pois o silencio as vezes é melhor q

    • DE REPENTE!!!OPS!!!!ME dá uma vergonha danada da minha especie!!! tipo assim: quando sou esposa ele é tudo prá mim e “presta” depois sou ex : dai começo a vomitar tudo de dor no cutuvelo que me aflige? antes ele prestava? agora não? dai certas ex, não são todas é claro. colocam sua familia , filhos ao ridiculo? Q ue acordem essas jumentas , que se acham inteligentes!!! Mulher que é m,ulher fecha sua boca na hora certa, pois o silencio as vezes é melhor que palavras fabricadas com merda pura!
      por isso que é ex!!! e o pig que a delicie em tudo…. que a sugue o quanto puder, que faça dela uma verdadeira palhaça , logo…logo… o tempo passa e essa ex é A SEMELHANÇA DA CANA DE AÇUCAR, VC A SUGA E SUGA…E O RESULTADO : BAGAÇO!!”!!! TÁ CERTO O PIG FAZ DAS EX MAL RESOLVIDAS SÓ O BAGAÇO!!!!

  • Quando PT ganhava no meu nordeste era um partido de segunda que elegia analfabetos entre analfabetos!
    Agora que ganhou Rio e Sao Paulo (base aliada eh base!) e muitas das grandes cidades(mais de 200 mil eleitores) isto nao eh mais importante o que vale eh Manaus e minha querida Salvador.
    Nao estou menosprezando minha cidade (baiano eh muito bairrista para admitir que eh menos importante que qualquer coisa)!
    Mas, parem com a hipocrisia o PT ganhou e saudacoes PT. !!!!!!

    • Fique tranquilo, Rodrigo! Todos nós sabemos que perdemos e os tucanos venceram. Principalmente em Tarraqueta. Têm todo o direito de comemorar e ficar muito felizes pois mereceram ganhar na Tarraqueta…

      • Paul Stano.
        Não sabia o que era realmente “tarraqueta”.
        Fui o “Dr.” Google e digitei: -o que é tarraqueta?.
        Cara, dei muitas risadas. Quem não sabe, vá até lá.

      • Paul Stano
        Não sabia na realidade o que era “Tarraqueta”. Fui ao “Dr.” Google e
        digitei: o que é tarraqueta?
        Caro, tem respostas de todo jeito. Dá pra rir.

      • Paul Stano.

        Não sabia, na realidade o que era “Tarraqueta”
        Fui ao “Dr.” Google e digitei: -o que é tarraqueta?
        Caro, a resposta múltipla dá para rir

      • Paul Stano.

        Eu não conhecia, na realidade o que é “Tarraqueta”.
        Fui ao “Dr.” Google e digitei: -o que é tarraqueta?
        Caro… Dei muitas gargalhadas.
        (Quem não sabe, confira)
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Após as eleições de 2005, revistas e jornais estamparam nas capas e páginas internas mapas do Brasil onde sul, sudeste e parte do centro oeste era azul. O “resto”, norte e nordeste era vermelho. Em apenas 6 anos onde foi parar a cor azul?

  • Fonte: The Byrne Partnership Ltd. (2010)
    Média de exemplares para cada mil habitantes:

    Japão 612
    Reino Unido 307
    EUA 200
    India 142
    Brasil 42

    A culpa disso, segundo a “quatrilha”, é do povo brasileiro. É elementar em marketing que a culpa nunca é do consumidor, é de quem fabrica o produto. Quando esse produto não satisfaz as necessidades do consumidor, não presta serviços confiáveis, não merece credibilidade, esperar o que?

    Plantaram batatinha, estão colhendo batatinha, ora bolas!

  • Eduardo.
    Recebi via e-mail a foto que ilustra o blog, com a seguinte legenda:

    Kassabe: Acabou Serra. Não chore. Você é muito burro, só fez acusar, acusar, acusar.
    E as propostas de governo? Você apresentou propostas de peso político?
    Você “bateu” demais no Lula. Você não sabia que Lula é um líder?

    Zé Serra: Merda de povinho… só sabe votar em ladrões, corruptos, mensaleiros. Esse
    Lula, só no tiro de escopeta, esse filho da p… Nordestino de merda. Nem
    sabe falar inglês. Depois que aquele fdp negão americano disse que ele era
    “O CARA”, ficou metido a besta… Ele não perde por esperar. Pego ele na
    Próxima.

    Kassabe: Hummm. Então tá. Tô fora. Vou cuidar do meu partido e aproximar do Lula.
    Se o inimigo é forte, junto-me a ele.
    E vê se não “meleca” minha camisa que é nova, pô!

  • Pergunta a cada idéia: Serves a quem? ( Bertolt Brechet)
    Paulo Moreira Leite: O mito das abstenções foi desfeito
    clip_image001Paulo Moreira Leite em seu blog Vamos Combinar
    O mais novo mito das eleições municipais de 2012 informa que tivemos um alto número de brancos, nulos e abstenções. Até Cármen Lúcia, presidente do TSE, se disse preocupada com isso.
    Como também tivemos um alto número de votos a favor dos candidatos do PT – partido que mais cresceu entre os grandes, tornou-se líder nacional de votos, além de levar o troféu maior que é São Paulo – é fácil imaginar que há muita gente associando uma coisa a outra. Assim: baixa participação popular, alta votação para o partido de Lula. Nós sabemos aonde essa turma quer chegar, certo?
    Querem dizer que a população está se cansando de votar.
    Ainda bem que existem repórteres interessados em descobrir a verdade por baixo das aparências e do senso comum. Roldão Arruda revela, em O Estado de S.Paulo de terça-feira, dia 30, que o problema não está na vontade de votar – mas no registro eleitoral. Em cidades em que o cadastro eleitoral não é atualizado, a contabilidade das ausências produz números maiores.
    Uma consulta à votação nas capitais mostra isso. Em cidades como São Paulo e São Luiz, onde o cadastro não é atualizado há mais de 20 anos, a abstenção bateu em 20% entre os paulistanos e chegou a 22% entre os moradores da capital do Maranhão. Já em Curitiba, onde o cadastro foi feito há um ano, a abstenção fica em 10%. Os cadastros velhos mantêm como eleitores aqueles cidadãos que já morreram, que se mudaram, que já não tem obrigação de votar. “Se todos os eleitores forem recadastrados, a abstenção tende a cair para 10%, soma razoável de pessoas doentes, que viajaram ou que tem mais de 70 anos e não querem mais votar”, afirma Jairo Nicolau, um dos mais respeitados estudiosos do comportamento do eleitor.
    A má interpretação das abstenções animou a turma que combate o voto obrigatório e pretende instituir o voto facultativo. Há bons argumentos a favor de uma coisa ou de outra, mas é bom lembrar que a distribuição renda favorece o voto facultativo. Ou seja: nos países em que o voto é facultativo, há uma proporção maior de ricos que comparecem às urnas, por motivos fáceis de explicar. A pessoa tem mais recursos, mais tempo livre, mais facilidades de locomoção, mais facilidade para deixar o trabalho e exercer o direito de escolher o governante. Imagine o voto facultativo no interior de um estado pobre, dominado por nossos coronéis. Bastaria suspender o transporte nos bairros adversários para se ganhar uma eleição, não é mesmo?
    http://novobloglimpinhoecheiroso.wordpress.com/2012/10/30/paulo-moreira-leite-o-mito-das-abstencoes-foi-desfeito/

  • Agora o PIG tá dizendo que a Dilma vai dar um ministério pro Kassab, dizendo que o antes um dos piores prefeitos que São Paulo já teve, é hoje bem cotado pra ser ministro, mostrando o quanto custou o prometido apoio dos vereadores do PSD ao Haddad.
    Porque plantar tal absurdo?

  • O Grande vencedor das eleições foi o PT, Lula e Dilma.

    O grande derrotado nestas eleições foram a coligação udenista (PSDB-PFL-PPS) e as famiglias do PIG.

    Agora que venha a Ley de Medios!!!!!!

  • Eduardo, um “off tópic”: Temos que denunciar a manipulação grosseira que foi a “coincidência” do julgamento da AP470, com as eleições, para prejudicar o PT. Hoje, abrindo os sites do UOL e terra, percebi algo que comprova definitivamente, que o julgamento do “século” só interessava a mídia antes das eleições. Curiosamente desapareceram da “capa” desses dois portais, guias de menu, com o link para o mensalão. Eu já esperava por isso, daí hoje, procurei prestar atenção e, salvo algum engano, eles retiraram essas guias dos das capas dos aludidos portais. Você poderia escrever algo sobre isso. Uma forma de desmascarar e jogar na cara dessa imprensa maldita que eles têm sim, partido!

  • “O que engrandece ainda mais a vitória impressionante do PT em 2012, então, por contraditório que pareça é o julgamento do mensalão”.
    Edu
    Você expressou a sensação geral, tanto nossa (de alma leve e lavada) quanto deles (kkk).

  • Embora seja um assunto que aparentemente esteja fora de pauta,trata se de um assunto que tem muita relação com as eleições recem findas e principalmente com relação às eleições de 2014 e que é a divisão do PSDB.Bem,tendo introduzido o tema,vamos ao assunto:O PSDB é um partido profudamente dividido,participou nas eleições nessas condições e conclusão logica ,perdeu em seu principal reduto,que era São Paulo.Existem claramente duas correntes principais dentro do partido que se digladiam violentamente:de um lado a corrente capitaneada pelos que insistem em ficar ao lado de José Serra mesmo sabendo que podem ser conduzido a um verdadeiro holocausto eleitoral em 2014,caso essa corrente predomine nas convenções que serão realizadas até o inicio de 2014 para o a escolha do nome do partido para disputa da sucessão de Dilma Rousseff e caso o nome escolhido seja o de José Serra.De outro lado uma corrente dos que querem uma renovação do discurso eleitoral,que estão ao lado de Aecio Neves e que se for a corrente predominante no momento das disputas das previas,dará uma sobrevida ao partido.Qualquer que seja o resultado dessa disputa interna,a situação do PSDB,é uma situação-limite.Caso queira ser um partido competitivo,com possibilidades de ser uma real alternativa ao que está posto,terá que apresentar uma proposta muito melhor à do partido que se encontra no poder hoje,deixando de lado um discurso de moral duvidosa que como já se provou nas ultimas eleições,não tem efeito algum sobre a massa do eleitorado e apresentar propostas concretas.Caso contrario em 2014 o PSDB,com todo o seu moralismo de fancaria,amargará mais uma derrota,que ai sim será um tiro de misericordia num partido que hoje respira com a ajuda de aparelhos.

Deixe uma resposta