O Blog deve vetar provocadores?

Enquete

 

Os leitores desta página bem sabem que sempre tentei garantir pluralidade de opiniões aqui ao dar espaço à discordância em uma proporção que muito poucos blogs e sites dão, inclusive contrariando a opinião de boa parte dos concordantes sobre liberar discordâncias. Todavia, estão ocorrendo abusos, de forma que recorro a vocês para me ajudarem a decidir.

No último post, adotei critério de liberação de comentários que nunca fora adotado: vetei todos os que divergiram da linha editorial do blog. Foram 83 comentários vetados.  Um dos leitores vetados, para que se tenha uma idéia, colocou 32 comentários (!).

Chamo esse sujeito de “KKKK” porque ele termina todos os seus comentários – vejam bem, TODOS – com uma longa sequência de letras K, prática que parece achar extremamente apropriada, dado que, muitas vezes, não argumenta nada, limitando-se ao que pretende que seja uma gargalhada.

Outro exemplo de comentário inútil vem de um leitor que postou várias vezes sob o pseudônimo “A casa caiu”. Ele vem aqui acusar todos os leitores que concordam com meus pontos de vista de serem “bandidos”, “mensaleiros” etc., e afirma que “todos serão presos”.

Esse tipo de leitor não interessa nem a espaços que tenham linha editorial oposta à deste blog, pois, obviamente, padece de problemas psicológicos. Para que se tenha uma idéia, o “KKKK” comenta aqui de manhã, de tarde, de noite e até de madrugada – há dias em que posta 60, 80 comentários.

Esses leitores são fáceis de vetar, pois o sistema de comentários desenvolvido para esta página permite marcar o IP (endereço do computador de onde sai o comentário) do comentarista de forma que o que escreve vai direto para a caixa de spam, que pode ser esvaziada com um simples clique do mouse.

Algumas operadoras de internet, porém, têm IPs rotativos (cada vez que o usuário liga o computador o IP muda) e, aí, tenho o trabalho de deletar um a um. Mas, de qualquer forma, até por ter muitos comentários a ler, nem leio os daqueles que já sei que não têm nada a dizer além de insultos e manifestações bizarras da própria psicopatia.

Há também o leitor antagonista que elabora melhor a discordância, mas sempre acaba enfiando algum insulto, deboche ou provocação no que escreve. Há um que começa seus textos assim: “Prezados petistas patéticos”. O sujeito produz textos longos, com poucos xingamentos, mas cheios de provocações. E zero de argumentos.

E há, finalmente, o leitor que discorda sem insultar e provocar, mas que distorce fatos, causando irritação a outros leitores e obrigando-me a retrucar para repor a verdade.

Todos sabem que não vivo de escrever este Blog, que tenho outra atividade (comércio). Ora, se for ficar me metendo em debates intermináveis, com a quantidade de comentaristas que esta página tem, vou me prejudicar profissionalmente.

Além disso, os provocadores fazem com que os leitores que apóiam a linha editorial do Blog se irritem e, assim, muitas vezes partam para xingamentos também, o que termina carimbando-os de uma forma injusta.

Imagine aquele torcedor do Palmeiras que entra no meio da torcida do Corinthians para xingar e, depois, reclama de ser agredido. Por último, a publicação de provocadores estimula outros, que vão postando dezenas de comentários com o óbvio objetivo de tumultuar o fórum de debates que aqui se construiu.

A solução mais óbvia é simplesmente vetar discordâncias, o que não é democrático e faz com que me sinta mal. Dessa maneira, quero pedir aos leitores que analisem a proposta que apresentarei a seguir, que visa impedir que este espaço vire alguma coisa como o blog de Reinaldo Azevedo, por exemplo, que só dá espaço a comentaristas que concordam com ele.

Acho importante que bons argumentos contrários sejam expostos, até para que, os que concordamos, possamos aperfeiçoar os nossos. Dessa maneira, proponho continuar dando espaço aos discordantes desde que não façam provocações e distorções de fatos.

Não vou mais, porém, meter-me em longos debates com leitores discordantes. Quando a manipulação de fatos for óbvia, quando houver falta de respeito, deboches, insultos, enfim, quando o comentarista discordante tentar desencadear debates infindáveis contando com a dificuldade que tenho de forma que fique com a última palavra, esse será vetado.

Sobre psicopatas como o “KKKK”, sugiro que procurem ajuda. Mostrei alguns desses comentários a um amigo psicanalista e ele garante que alguém que coloca dezenas de textos insultantes em uma página da internet sabendo que não serão publicados, está mentalmente enfermo. Imaginem como deve ser a vida familiar e social de alguém assim…

De resto, quero garantir aos comentaristas sérios, que são maioria esmagadora, um ambiente mais sadio. O momento político que o Brasil atravessa é muito tenso e reduzir a radicalização deve ser objetivo de todos os que pilotam espaços como este. Contudo, antes de adotar essas medidas, submeto-as à aprovação de vocês. Opinem, por favor.