O retorno de Gabriela Guimarães

Crônica

 

Espero que me perdoem por interromper as análises, reportagens e o ativismo políticos para tratar de assunto que, em tese, só interessa a mim e aos meus, mas que, por originar-se no que me sustenta, também interessa àqueles que se dão ao trabalho de acompanhar meu trabalho nesta página, pois, sem a família, não teria onde buscar forças em momentos em que cresce a vontade de desistir de tudo, de me render ao dizer de tantos sobre o fato de que não passo de um homem comum, mas que deixa transparecer “quixotismo” ao pensar que pode contrariar e desafiar imensos impérios empresariais e seus braços político-institucionais.

Dessa maneira, este texto versa sobre um sopro de vitalidade que, em exatos 30 dias, contemplará este que escreve. Após três anos sem ver e ouvir pessoalmente, abraçar e beijar a segunda filha, Gabriela – quem, há quatro anos, reside em Sydney, na Austrália, onde estuda e trabalha –, ela retorna ao Brasil para passar as festas com a família. A partir de 18 de dezembro, portanto, poderei me considerar um homem completo de novo, pois sem um só de meus quatro filhos ou minha neta e, acima de tudo, a mulher que me fez ser quem sou, essa companheira que esposei a trinta anos, eu não passaria de um arremedo do que me tornei.

A aventura de Gabriela no outro lado do planeta começa em 11 de janeiro de 2009, um dia antes de embarcar para a Austrália, quando, pensando em aliviar o coração da família, essa garota admirável por sua beleza, inteligência e coragem exibiu vídeo que fizera para resumir os 22 anos durante os quais convivera diariamente com pais e irmãos. As fotos de família que selecionou remontam à infância dos meus três primeiros filhos (Carla, Gabriela e André Luiz), ao nascimento de Victoria, 10 anos após o nascimento do terceiro filho, e, finalmente, à chegada de Letícia, filha de Carla, a neta que, aos 11 anos, já tem quase 1, 70 m de altura.

Assista, abaixo, à saga da família Guimarães. Prossigo em seguida.

No dia da partida da Gabi, gravei este vídeo, do qual o título aludia à volta de quem estava nos deixando. O texto continua em seguida.

Em dezembro de 2009, menos de um ano após deixar o Brasil, Gabriela retornou ao país para passar as festas. Abaixo, vídeo do último almoço de Natal em que a família Guimarães esteve toda reunida. Continuo em seguida.

 

 

Gabriela chegou à Sydney em janeiro de 2009 com alguns milhares de dólares no bolso, a mala de roupas e um Sonho. Tudo o que levou de dinheiro poupou ao longo de três anos de trabalho árduo aqui no Brasil – e sem me pedir um único centavo. Já passa de uma centena de milhares de dólares o que investiu em educação na Austrália ao longo dos últimos quatro anos. Começou com o inglês, obtendo o diploma de proficiência no idioma outorgado pelo sistema de Cambridge. Em seguida, foi aceita em uma das mais conceituadas universidades australianas. E para investir tanto suou, lá na Austrália, como garçonete, babá e auxiliar de contabilidade.

Ainda assim, não deixou de extrair da vida o máximo que pudesse. Gabriela é uma usina de juventude e vitalidade. Essa garota de 26 anos detém um espírito aventureiro que já a levou a praticar esportes radicais como surf, paraquedismo e bungy-jump e a incursionar por países longínquos como Indonésia, Malásia ou Nova Zelândia. Abaixo, vídeo de uma das aventuras dessa filha amada, quem, em um mês, devolverá a este pai uma parte da energia que partiu com ela para o outro lado do mundo há quatro anos. Termino por aqui, desejando um bom domingo a todos. Volto nesta segunda com os temas que de fato interessam ao país.

96 comments

  • Espero que passem ótimas festas, com a família toda reunida. Apesar de que, com as comunicações de hoje, as distâncias serem menores do que no tempo das cartas que vinham de navio, não há como comparar o telefone ou o skype com a presença, física e real, das pessoas que amamos.

  • Não resisto a um comentário. Afinal, venho de uma família de 15 irmãos (seriam 17, se dois não tivessem ido tão cedo). Considero toda família como um ato de coragem e de aprendizado duro, mas recheado de momentos muito bons. Daí, ser tão fácil considerá-lo pela sua história pessoal, íntegra no maior sentido que essa palavra possui. Daí, essa grande credibilidade que você nos passa. E mesmo que você não nos contasse, todos nós pressentiríamos uma grande história de vida. Parabéns.

  • Passo todo dia para ler teus comentários, que admiro muito…você é uma figuar humana fantástica, exemplar sobre todos aspectos. Passo teu blog para todos que conheço. Parabéns pela linda família.

  • Este seu jeito de ser, em família e como cidadão exemplar, nos mantem conectados e desejosos da continuidade de suas análises e cooperação com os fatos que o país está a exigir. Quando a família está serena, a grande família brasileira sai beneficiada, sem dúvida.
    Aqui, uma avó, mãe, cidadã que tem por vc grande admiração. Abs

  • Edú

    Interessante como as coisas são.

    Aqui na blogosfera os “blogueiros sujos” apresentam/expõem suas famílias com muito orgulho.

    Na imprensa oficial os colunistas escondem suas esposas, que roubam os cofres públicos.

    Um grande e fraterno abraço em todos aqueles que vc ama.

  • Queria dizer outras palavras, mas de coração, Desejo que Deus continue a abençoar a sua família, que todos os caminhos permaneçam abertos e que a união, o amor e a fraternidade seja a ‘Armadura de Deus’ que os protegerá e os guiará pelo futuro!
    Obrigado!

  • Dá-lhe Edu, curta mesmo a presença de sua amada filha !.. Meu filho mais velho está na Alemanha a trabalho há < de 1 mês e eu não vejo a hora dele voltar , o que graças a Deus será dia 24 próximo. Posso bem me colocar no seu lugar e entender como vc se sente, mas vamos firmes, pois desde o começo sabemos aquela frase surrada , mas não menos verdadeira : criamos nossos filhos para o mundo, e é com um indisfarçável orgulho que olhamos para as belas pessoas que eles se tornaram, em todos os sentidos. O mérito é deles , mas na base, nas coxias estamos nós, sorrindo felizes..
    Grande abraço

  • .Carissimo Eduardo, pessoa a que aprendi a admirar ao longo das leituras diárias por meio de su blog. Parabéns, você é um grande homem, um grande cidadão e um Maravilhoso Pai!!!!!!’m

    Meu grande abraço a você e a sua família.

    José Magalhaes

  • Olá Edu.
    Conhecendo suas idéias através de seu blog ( leitora assídua) e sua família através destes vídeos, só posso dizer que este mundo vale a pena.
    Boas Festas.

  • Com certeza esse é seu maior tesouro: sua família. Que beleza de palavras! Que orgulho de um filho seu, ouvir essas palavras , e , imagino , o orgulho maior seu e de sua esposa ver esses meninos tornando-se cidadãos de direito e de fato. Parabéns caro Eduardo e que Deus continue abraçando sua família como só Ele sabe fazer.

  • Querido Edu.

    Família linda, filhos que buscam a vida por si precisam ter muito caráter e personalidade sópode ser obra dos pais. A boa educação, os bons principios, o respeito ao outro e à dignidade que todos deveriam desfrutar são fruto da sua industria e da sua esposa. São e serão seres humanos admiráveis,que deverão substituir no futuro a quem os criou.

    Bom domingo. Abraços à Victória. Hora de por a mesa com os meus.

  • Diga à Gabriela que me comovi com o vídeo sobre a família. A música então, traduziu muito bem junto às imagens! Foi uma declaração de amor linda e apaixonante, transformando o ordinário do dia-a-dia em algo extraordinário! E a sua Victória então, realmente é uma vencedora! Também, com tanto amor dessa família! Feliz dela e de vocês!

  • Caro Eduardo, o fato de você valorizar suas relações familiares e expor os seus sentimentos em seu blog, não por acaso chamado Cidadania, talvez sejam os fatores que mais qualifiquem sua luta. Todas estas coisas te dão o direito de lutar por justiça social, a partir de um patamar superior ao de determinadas pessoas nossas conhecidas, que militam sem ter a mínima noção do significado da palavra coerência.
    Um abraço, e uma enorme admiração.

  • Passei aqui para “lhe ver” e fico muito feliz:a família é a nossa fortaleza…. é a base. A Gabriela é linda, e Victoria tambem…parabens Eduardo! Que Oxalá lhe abençoe. Um abraço em toda a familia!

  • So fiquei chateado que ela nao visitou minha irma (“Gabriela sera muito bem vinda”, ela me escreveu), uma pena mas eh meio longe, ne?

    BOM DESCANSO, GABRIELA!!!!!!

    Congratulacoes aa familia inteira, Edu!!!!!!!!!

  • Linda família EduGuim….Você merece, após uma longa batalha durante este ano de 2012…
    Em 2013, outras batalhas virão e vamos à luta, com a sua inabalável coragem, que nos fortalece !!!

  • Eduardo, você é “foda”! Abraço, tenho uma família muito parecida com a sua. Três filhas, 28, 25 e 21; 2 netos, vindo um terceiro de minha filha que mora na Alemanha, onde estive há 30 dias. Abraço, JS

  • Quem dera Edu, todos os teus textos fossem tão alegres quanto este! Sempre me perguntei, de onde vem tanta força? Hoje, tive a resposta. Parabéns Edu, pela família maravilhosa que você tem!

  • Edu, certamente passa batido todo o meu envolvimento com o teu cotidiano. Desde 2008 quando coincidentemente nossos filhos partiram para a Austrália ,tenho acompanhado diariamente sua batalha. Por considerar tão justa, tão obvia., e para evitar o fla x flu inevitável de um blog democrático, me abstenho muitas vezes de comentar. Comento e participo de todas as campanhas. Acho justa todas as suas posições. Talvez o cansaço, o mais do mesmo, a decepção de ver gente miserável , com vidinha consentida pela elite, postar comentários mesquinhos e reacionários, me desestimulem cada vez mais. Confesso que estou cansado.
    No entanto, cada postagem me permite um sopro da vitalidade que tenho perdido diariamente. Tento prosseguir… Este na verdade é o legado de sua luta, não me deixar sucumbir ao desanimo. Questiono as vezes sua determinação. Diferente dos teus, os meus questionam minhas opiniões. Ainda mais depois de vivenciar experiências no primeiro mundo.Me sinto um Genuíno nas mãos dos articulistas do PIG. No entanto nós sabemos que tudo que fazemos com amor e convicção será reconhecido.
    Não se preocupe em responder, a hora é de curtir a família. Um abraço. Desclupe o desabafo. Vamo que vamo.

  • Querido Eduardo,
    Que família mais linda e abençoada!
    Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, agradeço o compartilhamento de momentos tão íntimos e tão maravilhosos. Com isso, você nos proporciona o que há de mais sagrado em nossas vidas – a família! E com isso também, sentimos que a cada dia estamos mais perto de nos tornarmos amigos do coração, amigos que compartilham alegrias e dores, mas, sempre amigos mais que nunca!
    Obrigada por compartilhar, obrigada por ser quem você é e, obrigada pela sua família que se tornou “nossa”.
    Bem vinda, Gabriela!
    Um beijo carinhoso para toda esta família maravilhosa!

  • Eduardo, uma boa hora para reabastecer as baterias. Paz e amor. Feliz Natal em família, com a família completa. E essa grande família que você conquistou compartilha com você esse momento.

  • Edu,

    Parabéns pela linda família que vocês construiram.
    É tão bom perceber nos” blogs sujos” esse amor a família. Pha, Nassif, Azenha, Marco Aurélio, Rodrigo Viana,
    dividem sempre com seus leitores esse exercício do amor familiar. É maravilhoso. Belo exemplo.
    Saudações a sua Gabriela.

  • “…de me render ao dizer de tantos sobre o fato de que não passo de um homem comum, mas que deixa transparecer “quixotismo” ao pensar que pode contrariar e desafiar imensos impérios empresariais e seus braços político-institucionais.”

    Caro Edu Guimarães, a verdade a coerência e a lógica, bastam que um homem ou poucos homens a defendam para que faça um significativo estrago na turma das mentiras, enganações… Eles, que necessitam de todo um aparato midiático e milhões de reais para manter a credibilidade e tampar o sol com a peneira, enquanto fazem lavagens cerebrais. Se a realidade fosse o oposto, como eles com certeza apregoam, seu blog seria simplesmente inviável, o nosso poder maior, a busca da verdade, da verdadeira cidadania é o que impera. A você e a sua família, vai aqui o meu muito obrigado. Abraço.

  • Emocionante, Edu! Família é mesmo o que sustenta todas as nossas experiências na vida!! A sua é bela demais e gostei muito de conhecê-la! É muito bom ficarmos mais próximos daqueles a quem admiramos! Desejo que vocês sejam sempre mais unidos e felizes e que eles continuem te alimentando, para que nossas lutas sejam sempre vividas com coragem e que suas contribuições sejam sempre de amor ao nosso país, sentimento que compartilho com você.

  • Parabéns Edu, isso é que podemos chamar de felicidade: estarmos em paz, juntos a nossos entes queridos!!!
    Penso que neste momento tu és um homem feliz, e por tudo que fazes é merecido!

  • Parabéns a Gabriela e a toda família Guimarães por tantos êxitos alcançados.Que o bom Deus continue abençoando esta linda família.O Brasil tem orgulho de vc,Eduardo, pela luta e coragem de enfrentar os poderosos.A nossa mídia faz o jogo dos poderosos e procura destruir quem estar ao lado da verdade da justiça.É preciso ter muita convicção,força de caráter e pureza de alma pra sobreviver as investidas de inimigos poderosos e vc tem sido um exemplo e guerreiro nesta luta. Vc nos orgulha muito e espero que este seu trabalho continue rendendo muitos frutos pra desespero dos enganadores e cínicos.

  • É, Seu Eduardo…
    A minha também está pra lá. E acho que vou revê-la (pessoalmente, lógico) depois de quatro anos, pois estive lá em 2009 e espero ir pra lá de volta ano que vem. Quatro anos é muita coisa…
    Boa sorte para todos!

  • Simplesmente lindo, nada como o LAR e ter a família unida.
    Esta família é a grande força que você tem, pois é efeito e causa, que desperta o anseio de um país mais justo e humano, e comungando com estes valores que nos unimos as causas tão nobre que você defende. Valores estes que procuramos mostrar para nossos filhos.

  • Caramba, a tempos não me dava conta de que te leio antes do blog (ou mais ou menos ao mesmo tempo), nos tempos do Observatório de Imprensa entre outros, inclusive Gabriela ainda estava no Brasil… Tempo que vai… Curta a sua família, pois ela é base de tudo.
    Um abração companheiro!

  • Gabriela e Eduardo Guimarães…o que dizer dessa dupla?

    A filha que qualquer pai queria ter…

    Um pai que é motivo de orgulho para qualquer filho…

    Parabéns a toda a família Guimarães!

  • Pois é, Edu, tudo isto confirma a minha teoria de que a família é o nosso porto seguro, onde encontramos energia para a luta diária e o apoio necessário para evoluirmos. Parabéns a todos do clã Guimarães.

  • Eduardo, o carinho que voc~e tem por sua família transborda em seus textos…Comoventes é o termo que melhor os expressa. Parabéns, a você e a todos os seus.

  • Edu, eu sei muito bem o que é isso! Tenho 3 meninas e a do meio Bruna, partiu também para a Austrália um pouco depois da Gabriela, em junho de 2009. Não foi para Sydney que é uma cidade maravilhosa, más em Gold Coast que também é deslumbrante. Aliás, a Austrália como o Brasil é linda! Ela também, assim como a Gabriela, veio uma vez aqui em junho de 2011. Diferentemente de você, eu já estive lá duas vezes. Na última fomos todos e lá permanecemos momentos inesquecíveis. Não sei como seria se não tivéssemos ido lá.

    Toda a felicidade para esta família que novamente de reuni.
    É de nosso interesse sim que o melhor aconteça para você, afinal de contas, não podemos deixar de contar com este espaço importante na luta por um país mais justo, solidário. E você estando bem, mais condições terá de nos brindar com seus interessantes e consequentes comentários, opiniões e proposições.

    Felicidade a toda a sua família.

    Bem vinda de retorno ao Brasil cara Gabriela!

  • Muito Bom Eduardo Guimarães!
    Ninguém é de ferro!
    Você tem razão, família é a primeira célula da sociedade civilizada!
    Curta muito sua família! E’isto que lhe dará forças para os debates políticos que faz tão bem feitos!
    Sou seu leitor assíduo!
    Bom resto de domingo!
    Fico no aguardo de suas matérias, por sinal muito, muito, muito boas!!!!!!!!!!!!
    José Aparecido dos Santos-Assis-SP

  • Ah!… Adorei, meu caro. Mto bem. Parabéns!…
    Q Deus esteja presente, assim, em cada dia de sua Família, tornando-o feliz, tranquilo, o bastante; de forma a nos proporcionar momentos, nesse espaço preenchido por suas palavras, sempre bem postas.

  • Parabéns, Eduardo, por tão boa família.

    Em particular, parabéns à sua dinâmica filha.
    .
    Além de seu trabalho e dedicação, penso que seu exemplo está sendo fundamental na criação dos seus filhos.
    .
    Parabéns a vocês e, aproveitando, um alô para a Victoria, esperamos que ela esteja bem.

  • Quem disse que a volta da Gabriela não interessa ao país? O blogueiro feliz trabalhará com mais vigor ainda no seu ativismo cidadão, importantíssimo para o país.
    Gabriela, faça seu paizão feliz, para ele ter cada fêz mais força para enfrentar o pig. Seus soldados virtuais contam com isso. Bem vinda

  • Muito bom, Edu, a família é essa graça de DEUS nos dá. Quando juntos estão a alegria é geral. É nesses momentos que muitos o invejam por não sentir o coração bater mais forte abraçando toda à família. Parabéns por mais essa dádiva que JESUS te oportuniza. Prá cima com seus familiares.

  • Parabéns Edu, pela grande figura humana que vc é, pelo pai amoroso que vc sabe ser. Que Deus lhe dê forças para preservar esta felicidade e para continuar nesta missão tão importante. Desejo a Gabriela um estadia de muito aconchego e sucesso na vida. Abraços!

  • familia é a base de tudo!!! moro distante da minha familia também. e não vejo a hora de viajar e passar as festas de fim de ano ao lado das pessoas que amo e que amarei pela eternidade.

    Edu, saúde a toda sua familia. saudações..

  • A cada postagem pessoal tua, tenho reforçada a certeza de que ainda que a luta seja dura, e dela não pretendamos nos esquivar, ela só tem sentido para ti/para nós, teus leitores, porque não perdeste/ perdemos a ternura….

  • Eduardo, desculpe a intimidade, mas voce e voces especialmente a Vitoria faz parte de nossa familia, temos um carinho e uma admiraçao ai como homem que com muita transparencia, coragem mostra sua familia com tanto orgulho. Voce nos desperta sentimentos que brotam em uma grande familia: carinho, uniao,fraternidade,orgulho,alegria, e muito mais… e ai que se produz a carga de energia para encontrar força e enfrentar com coragem a luta para restabelecer a saude da vitoria, alem disso, encontra energia para seus trabalhos como jornalista. parabens pela admiravel familia. Tenho tambem uma familia maravilhosa, sou o segundo de nove irmao, tenho duas filhas lindas e uma delas ja me deu um lindo netinho que se chama Heitor com oito meses, estou radiante. Vendo a sua familia, nao acredito que nos tempos modernos “familia” deixara de ser a “celula da sociedade” Agora deixo uma pergunta no ar: O que nos faz ser assim, que força nos leva a esta uniao, atraçao domiciliar ? Eu sei…

Deixe uma resposta