Pizza na CPI foi a gota d’água

Aviso

 

A CPI do Cachoeira terminou em pizza, segundo os petistas e seus aliados membros da Comissão. E eles estão mais do que certos. PMDB e PSDB fizeram uma negociata que gerou a revoltante impunidade daquele que pode ser considerado o sócio oculto do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Seria ocioso repisar, detalhadamente, o envolvimento escandaloso de um governador de Estado com um criminoso como Cachoeira. A profusão de fatos que comprovam a sociedade entre o tucano e o bicheiro é por todos conhecida, mas, para não passar em branco, vamos a alguns desses fatos.

  • A Polícia Federal captou conversas entre o governador e o bicheiro em que marcavam reuniões e confraternizavam.
  • Perillo e Cachoeira transacionaram um imóvel de alto valor com pagamento adicional “por fora”.
  • A Polícia Federal captou conversas de membros da quadrilha afirmando que Perillo nomearia pessoas para cargos no governo de Goiás e essas nomeações aconteceram.
  • Comprovou-se entrega de altas somas por emissários de Cachoeira no Palácio do governador tucano.

Isso não é tudo, mas deveria ser o suficiente para qualquer cidadão decente se indignar com a união entre PSDB e PMDB na CPI para proteger o quadrilheiro que governa Goiás e o empreiteiro Fernando Cavendish, da cota peemedebista. Contudo, os que trabalham pela impunidade do governador e do empreiteiro perderam qualquer traço de vergonha na cara.

Pode-se dizer, portanto, que o esquema criminoso em Goiás sobreviveu, pois um dos seus dois chefes não só não terá que responder por seus crimes como continua no comando de uma administração pública infestada de corruptos.

Enquanto isso, o Ministério Público não apresenta conclusão alguma sobre o inquérito que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, só abriu contra Perillo porque este pediu (!?), apesar de tudo que foi enumerado acima.

A isso, soma-se o engavetamento, pelo mesmo Gurgel, de investigação da Polícia Federal que terminou com a prisão de Cachoeira e o desmonte parcial de seu esquema criminoso, sem que, até hoje, o procurador-geral tenha dado qualquer explicação para sua omissão em instalar a investigação.

E nem vamos falar da Privataria Tucana, da lista de Furnas, do envolvimento de Policarpo Jr., da Veja, com o esquema Cachoeira e outros escândalos recheados de provas que o Ministério Público e o Legislativo acobertam.

Vai muito mal, o Brasil. Enquanto uns são acobertados e ainda tripudiam sobre as leis e o Direito, outros são condenados à prisão sem provas, com base em suposições. O Judiciário afronta o Legislativo usurpando sua competência, o Ministério Público atua de forma nitidamente partidária, poupando uns e acusando outros.

O governo Dilma, por sua vez, age como se não fosse com ele. Não trabalha pela regulação da comunicação e não exerce o seu direito de protestar contra a impunidade dos adversários políticos e a politização do Ministério Público e do Judiciário, gerando, assim, ao menos um fato político.

Isso sem falar na nomeação de procuradores-gerais e juízes do STF tendenciosos pela presidente da República, o que gera temor de que ela pode continuar nomeando de olhos fechados.

Os resultados políticos desse “pragmatismo” da presidente e do seu partido está sendo a destruição do Estado de Direito e a solidificação da corrupção no Brasil, com a solidificação de uma classe de inimputáveis que pode roubar à vontade com o beneplácito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Enquanto cidadãos como este que escreve se expõem à sanha de pistoleiros das quadrilhas que aprisionaram parte do Estado ao promoverem ações na Justiça, manifestações etc., o governo fica de quatro, com a língua de fora, esperando um chamado da imprensa aliada ao crime organizado para lhe dar gostosas e sorridentes entrevistas.

O Brasil, pois, precisa de um líder político corajoso. Sem reação, a direita midiática retomará o poder e dele não sairá nunca mais, pois, nessa batida, todo aquele que se opõe frontalmente será acusado e condenado sem provas.

Não se esqueça, leitor, de que venho anunciando há anos o golpismo que poucos governistas negam hoje. Diziam que “não havia clima” para golpe. Quando eu dizia que havia outras formas de golpear a democracia, esgrimiam com as pesquisas. Ora, de que adianta pesquisa e voto se o político não puder disputar eleição ou se, eleito, for apeado do cargo?

Era para o PT estar levando sua militância às ruas, a presidente estar discursando contra a impunidade dos adversários e condenação sem provas de seus aliados, mas não. O partido se limita a declarações soltas, alguns comunicados que não geram consequências pela timidez e a presidente nem abre a boca.

O que é que estamos fazendo aqui, então? De que adianta nos expormos dessa forma se o governo e o partido do governo não ecoam a indignação de milhares de pessoas que todos já viram nesta página clamando por reação?

Este blogueiro gasta dinheiro que não tem para manter um blog e um movimento social, fazer intermináveis ligações telefônicas, viagens para participar de seminários, lidera ações concretas, interrompe sua atividade profissional remunerada, expõe-se até a ameaças de violência física… E tudo isso para quê?

O PT e seus aliados entre movimentos sociais, sindicatos etc., bem como o governo, teriam meios de reagir. Com o concurso das principais lideranças petistas, sobretudo Lula e Dilma, poderíamos denunciar que está surgindo no Brasil um grupo político inimputável, que pode roubar descaradamente, à vista de todos, e nada acontece.

O que está acontecendo é a ponta do iceberg. Em 2014, a direita midiática completará 12 anos fora do poder e não aceitará que sejam 16. Que Dilma e Lula não se enganem: serão impedidos de disputar a próxima eleição. E se o PT e o governo não se mexerem a partir de agora, que não contem comigo quando o circo pegar fogo.

*

Veja, abaixo, como votaram os senadores e deputados federais sobre o relatório final da CPI do Cachoeira.

Senadores

A favor

Jorge Viana (PT-AC)

Lídice da Mata (PSB-BA)

Pedro Taques (PDT-MT)

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Aníbal Diniz (PT-AC)

João Costa (PPL-TO)

Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

Contra:

Sérgio Petecão (PSD-AC)

Sérgio Souza (PMDB-PR)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Ivo Cassol (PP-RO)

Jayme Campos (DEM-MT)

Alvaro Dias (PSDB-PR)

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP)

Marco Antonio Costa (PSD-TO)

—–

Deputados

A favor

Cândido Vacarezza (PT-SP)

Odair Cunha (PT-MG)

Paulo Teixeira (PT-MG)

Íris de Araújo (PMDB-GO)

Ônix Lorenzini (DEM-RS)

Glauber Braga (PSB-RJ)

Miro Teixeira (PDT-RJ)

Rubens Bueno (PPS-PR)

Jô Moraes (PCdoB-MG)

Contra

Luiz Pitiman (PMDB-DF)

Carlos Sampaio (PSDB-SP)

Domingos Sávio (PSDB-MG)

Gladson Cameli (PP-AC)

Maurício Quintela Lessa (PR-AL)

Sílvio Costa (PTB-PE)

Filipe Pereira (PSC-RJ)

Armando Vergílio (PSD-GO)

César Halum (PSD-TO)

235 comments

  • Concordo contigo. O PT tem medo de alguma coisa que precida ser esclarecido. O Governo tem ampla maioria e não faz nada. Por que não promovem abertura de inquérito contra Gurgel, Fux e outros?
    Sabidamente fizeram coisas erradas e deveriam ser imprensados na parede ou mesmo afastados.
    E ainda aparece o palhaço do Ministro da Justiça para falar na TV defendendo o Supremo. Por que não ficou calado? Só fala asneira. A PF está saindo do controle e esse idiota ainda fica dando entrevista para jornais.
    Realmente, está enchendo o saco.

  • Aprofunde-se nas cobranças ao governo Eduardo e sinta o que é ser enquadrado como irresponsável, inimigo, tolo, fã da direita fascista, não entendedor do projeto nacional e militonto. Ate o Ônix se sentiu a vontade para ir contra o relatório (que já era ruim) e viu tudo ser resumido a 70 linhas (1 pagina e meia).

    Foi o maior teatro já visto na vida pois ate mesmo vários que votaram a favor do relatório trabalharam muito contra as investigações.

    Não é por falta de aviso mas vamos lá: enquanto o povo não abraçar a esquerda em seus corações ( não digo partidos pois o PT é a prova de que meros partidos não funcionam) podem eleger quem for que o capital continuará dominando.

  • A gente que vota no PT a vida inteira vai ficando cheio da falta de reação do mesmo.Não sei se eles tem acordo com os golpistas, que a gente não sabe, ou sei lá o que será? A gente do lado de cá ficar esquentando a cabeça não dá mais não.Os que estão com a faca na mão que reajam!

  • Tô sem saber o que dizer, única esperança que tenho que a Dilma esteja agindo como “Mineira” e que a qualquer momento apereça. To embabacado.. mas com muita esperança de que o PT vai REAGIR.

  • Mas o relatório original só foi mudado porque o PT recuou. Provavelmente com aval do Lula. Por que? Por incrível que pareça apenas o Collor está lutando. E outra. Sarney está sacaneando e desmoralizando o Supremo com a votação relâmpago dos vetos. O PT, que é a grande força, fica calado. Retraído. A melhor defesa é o ataque.

  • Então caro Eduardo, entendo sua angustia que tambem é minha, e entendo tambem que ontem voce postou comentário dos mais otimistas sobre o futuro , e hoje é tomado de angustia e pessimismo sobre este mesmol futuro. Tambem sou assim como voce Eduardo, acredito hoje, que tudo vai ser diferente amanhã, mas quando este chega vejo que tudo será como antes: o golpe está a caminho e pelo andar da carruagem logo estará batendo à nossa porta. Concordo, há que haver ação já do governo, do PT e partidos aliados HOJE, porque amanhã será tarde demais….. Abraço.

  • Eduardo quando você sempre foi otimista e lutador
    eu não tinha esperança. Agora gostaria de poder
    retribuir mas realmente é esse o sentimento, em parte,
    geral… Mas me recuso a aceitar o sorriso e a felicidade
    desses grupos…
    Abraço…e boas festas pra você e sua família.

  • Paz e bem!
    .
    Tanto se agacharam
    que apareceu a bunda.
    Agora não venham dizer
    que foram ludibriados.
    .
    Tivessem tido culhões para,
    no relatório, denunciar Policarpo, Veja etc.
    poderiam ir pra cima dos Deputados (Miro Teixeira etc.)
    que protegessem a “imaculada” imprensa,
    agora fiquem a lamber as feridas.

  • Blogueiro honesto,com a devida hombridade de reconhecer q ñ podemos nem devemos suportar essa ”sacanagem” feita com nossa militância.

    Eu ñ ganho nd para defender o PT,mt pelo contrário já ganhei mts inimigos,pela tão e simples divergência.Uma hora cansa né guerreiro?

  • Infelizmente o PT se colocou de 4, subserviente e sem reação perante seus eleitores que clamam por atitudes, afinal foram eleitos para isso! Estou espumando de raiva…

  • Eduardo, cansei de na minha cidade reacionaria, apanhar por defender o PT, e os canalhas FDP, covardes, hipocritas deste partido não fazem por.. nenhuma, pelo contrario ainda tentam por panos quentes como o cretino do senador petista da bahia que lavou roupa suja em publico ao defender o safado do FHC, no minimo é burro… E o cretino do ze cardoso dantas ainda defende o STF, e o pior de tudo é que a dilminha finge que não é com ela, não tem desculpa em manter o zé cardoso como ministro, a helena chagas como secretaria da comunicação e o paulo bernardo como ministro. Ja estou acreditando que esta todo mundo de rabo preso.

    É como alguem ja disse o PT vendeu a alma para conquistar apenas governos, abriu mão de conquistar o poder e se continuar assim vai perder tudo e quem vai pagar é o povo brasileiro quando ver este país voltar para os braços da elite mais perversa do planeta, com o apoio da classe media mais otaria e hipocrita que ja vi no mundo.. Para mim tambem chega enchi meu saco, vou viver minha vida e o PT que se f….

  • Se o PT e seus aliados continuarem de braços cruzados sem fazer absolutamente nada para impedir o golpe da direita, contando apenas com a popularidade do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, irão se ferrar em 2014. EU MESMA SAIO DO PARTIDO E AINDA DEIXO DE VOTAR NO PT. ESTOU SENTIDO VERGONHA DO PT, PRINCIPALMENTE DO PT PAULISTA, DE ONDE SAIU O SR. ZÉ “BANANA” CARDOSO.

  • Concordo plenamente. Além de tudo isso, temos que assistir o “fogo amigo” de Cardozo e Walter Pinheiro. Quando é o momento de se unir em torno de uma reação, agem de forma irresponsável, quando algum membro do partido inicia uma luta de frente, como o deputado Marco Maia. Parece que o PT cansou de ser governo. Não aguentou a pressão. A estrela ficou amarela. A não ser que exista um plano externo que Dilma não saiba como sair dele. Alguma ameaça vinda do Norte que o público ainda não saiba. Sem teoria da conspiração, pois não acredito nessas teorias, acredito na política e suas fórmulas com forte cheiro de enxofre vindas do submundo do inferno.
    Publiquei no post anterior uma pergunta e quero repetí-la. Sobre os ministros do SFT serem sabatinados e aprovados pelo Senado, gostaria de saber se o próprio Senado possuia prerrogativa de retirá-los também. Afinal, a Argentina retirou ministros de lá indicados por Menem. Podemos fazer o mesmo aqui? É constitucional?
    No mais, vamos ver a reforma ministerial de Dilma em 2013 e como ela tratará o Dantesco ministro Cardozo. Ou Dilma enfrenta a fera como enfrentou Jobim ou 2013 será o ano de maior lucro dos cardiologistas em todo país.

  • Edu, também to fora, se o Governo e o PT não se mexer também to fora. No meu caso apenas com o voto, coisa que nunca cogitei.
    Bando de lesao esse povo q está no poder, parece que não ver o que está aconteceno, ou o rabo está muito preso viu. Não aguento mais essa palhaçada
    Abç.

  • O procurador geral da república vem a público cheio de si e com a boca cheia de glória diz que vai investigar as denúncias de MV sobre Lula com profundidade. Sabemos a “qualidade” dessas denúncias.
    Esse mesmo procurador aproveita para também, com sua empáfia de senhor feudal, dizer que vai requerer a prisão imediata aos condenados da AP470.
    Os ministros JB, Gilmar Mendes, Celso de Melo, Luiz Fux e Marco A. de Mello tripudiam sobre o povo brasileiro como se fossem deuses no Olimpo, com sarcasmo direto a esquerda e predileção explícita a direita corruptora.
    A mídia ataca incessantemente a todo e qualquer ação ou inação, decisão ou análise, projeto ou obra pronta que parte do governo federal ou de qualquer governo de esquerda (desde o âmbito internacional indo até os governos estaduais e prefeituras), colocam seus adestrados cães hidrofóbicos para escrever/falar agressões diretas a honra, a reputação e até a integridade da pessoa humana de Ptistas e simpatizantes (vide por exemplo, como o senhor Marco Antonio Vila se refere ao ex-Presidente Lula e a Presidenta Dilma no Jornal da Cultura da última sexta-feira – 14/12),
    Tudo isso ocorre e continuará a ocorrer com maior intensidade e frequência a cada dia até 2014, sem trégua, sem pudor, sem regras, sem qualquer traço de civilidade, honestidade ou outra coisa que signifique dignidade.
    O PT enquanto partido e governo (em várias instâncias) não faz nada de efetivo.
    Apanha de manhã de tarde e de noite. É caluniado sem parar.
    Para continuar desse estado de letargia, ou é um bando de mortos (para não falar outra coisa), ou é Kármico da esquerda (apanhar e levar chibatadas desde sempre), ou é culpado pela acuações que lhes são proferidas. O que não dá é para nós, militantes de algum tipo, ficarmos no meio dessa confusão sem repostas e perplexos. Chega, basta.

  • Caro Eduardo
    Não aconteceu e nem irá acontecer nada aos representanes dos 1%, eles não se articuçam somente no momento, mas sim, de forma duradoura, eles sabem, a esquerda é que não sabe, que os tres poderes são muitos amarrados na defesa deles, é só dar um tempo. O PMDB, como base do PT é muito melhor como agentes do PSDB e dos 1%, de quem eles também são representantes e membros.
    Por enquanto, os beneficios do PT ao povo, são as migalhas, o grosso do dinheiro ainda fica com eles, basta ver no orçamento o dinheiro para pagar as dividas.
    O PT tem o governo e a minoria na camara.
    Saudações

  • Eduardo, você expressou a indignação que todos nós sentimos. O PT, Dilma e Lula estão brincando com fogo, achando que são semi-deuses. Pois não são! Está mais que na hora dessas pessoas, às quais o povo deu poderes para gerirem este país, agirem com mais cautela e responsabilidade. Não basta se preocupar com índices econômicos e de popularidade. A prova disso é o que está acontecendo e que você já explanou. A aliança golpista formada entre a oposição partidária, mídia, PGR e STF é poderosa. A mão que acaricia é a mão que apedreja. O povo que apoia esse governo pode não gostar de covardes e mandar ele se ferrar, que é exatamente o que sentimos nessas horas.

  • era para a militância e movimentos sociais estarem Nas ruas..mais do que isso ocupar as instalações do PIG…e tirar de circulação seus jornais e revistas e seu sinal de tv do ar!!!!!….na venezuela, equador e argentina a esquerda deles é combativa, corajosa….só aqui no brasil que tinha que acontecer isso, principalmente com os deputados, senadores e ministros de esquerda….tele comunicões e justiça são um exemplo……temos que colocar um chavez no ministério um primeiro ministro….um ptista com coragem de bater na direita e fazer com que a Dilma perca o medo deles e tb parta para o confronto direto com esses golpistas….ai toda a esquerda iria se animar de novo e sair para as ruas para o confronto…..mais do jeito que está é golpe mesmo em 2014 um mês antes das eleiçõe se não antes!!!

  • O problema, Eduardo, é que enquanto uma parte da militância, nas redes e no partido, instâncias internas, cobra e pede uma postura mais pró-ativa das lideranças petistas, de certa forma você mesmo referenda o comportamento passivo que ora critica.
    Posso exemplificar com seus próprios posts:

    “Golpe do STF: trunfo jurídico da direita midiática é precário” – http://www.blogdacidadania.com.br/2012/12/golpe-do-stf-trunfo-juridico-da-direita-midiatica-e-precario-2/
    Não é! Precária é esta avaliação! Se fosse precário, não teríamos o Mensalão como o circo que foi. On line durante 5 meses, atropelando Leis e regras e com o país inteiro assistindo perplexo! O trunfo é forte e consolidado em 500 anos de dominação. E o golpe está aí, em pleno curso da história. Sua postagem de hoje constradiz esta passada.

    ” A fragilidade da base aliada” – http://www.blogdacidadania.com.br/2012/11/a-fragilidade-da-base-aliada/
    “Você, eleitor ou simpatizante do PT, pode ficar contrariado com o partido. Pode dizer que é covarde, pode xingá-lo quanto quiser. Mas uma coisa é certa: o PSDB só não está no poder porque o PT aceitou essas regras do jogo. O que há para decidir, portanto, é se queremos o PT no poder, mas sem poder falar grosso, ou falando grosso, mas na oposição.”
    Discordo veementemente! É de um simplismo assustador esta frase. Que houveram erros e capitluações do PT, sem dúvida. Mas que existem sim, caminhos alternativos para um PT forte, uma base aliada de fato “aliada” e para o prosseguimento de avanços tão necessários, existem! E foram inclusive propostos e debatidos! Mas estas teses derrotadas internamente pela maioria, democrática, no voto, dentro do PT, talvez agora voltem a ser discutidas, e com a seriedade que o momento assim o exige. Não é possível permanecer em erros evidentes!
    O que houve, isto sim, foi muito comodismo, principalmente com a vitória de Dilma. Muita gente no PT, na cúpula, na liderança, achou que podia ir “tocando o barco”, que a coisa andava. Devagar, mas sempre. Afastando-se dos verdadeiros movimentos e atores sociais que restaram. Inseridos num burocratismo partidário mais preocupado cada um com seus próprios triunfos eleitoriais do que com o povo, de uma forma geral.
    Agora a cobra fumou.
    E o preço desta “coexistência pacífica” furada com a Direita, que vários aceitaram, será cobrado!
    Àqueles que não tiveram clareza de que a velha e batida “Luta de Classes” jamais deixou de ser o centro, o cerne do debate! Por mais batida que a expressão esteja!

  • Eduardo, faço minhas as suas palavras. Em meu círculo de amizade, predominam os conservadores, que aceitam sem questionar as “verdades” da grande mídia. Está cada vez mais difícil conversar sobre política ou responder àquelas correntes de e-mail que infestam a caixa de entrada, pois fico sem argumentos convincentes quando me rebatem com o velho argumento de que “quem cala, consente”.

  • Quando terminou 2011 e o PT traiu os servidores públicos federais já tava na cara o que vinha por aí. Interessante é que pessoas tão esclarecidas como vocês, tão politizados, não conseguem enxergar as contradições dos Vaccareza, Puty, Chinaglia , Jilmar, Odair e outros menos votados nessa constelação de enganadores que colocamos no congresso e demos maioria total, para o PT fazer as reformas que não fez.
    O PT traiu. O PT está se desmoronando nas suas contradições internas . No apetite insaciável dessa nova burguesia. Cadê as bandeiras de outrora? Cadê a esperança pra vencer o medo?

  • Esses caras do PR já são oposição há muito tempo, só o governo que não vê !! Botas essas pragas que estão com cargos no governo para o olho da rua!!

  • Catarata

    Quando levantei suspeitas acerca da recém-criada CPI do Cachoeira, algumas críticas me acusaram de fazer o jogo da imprensa corporativa, tentando gorar antecipadamente os trabalhos. Ao longo dos seis conturbados meses que eles tomaram, de fato houve momentos alvissareiros, recebidos com desmedida euforia por setores da blogosfera. Agora que é possível fazer um balanço dos resultados, porém, lamento a confirmação das minhas expectativas.

    O fracasso parecia inevitável desde que a Delta ganhou destaque na CPI. A idéia de que o relatório pudesse partir das vastas conexões políticas da empresa para envolver ao mesmo tempo a revista de maior circulação no país e o Procurador-Geral da República, sem que as audiências lhes dedicassem um mínimo rigor investigativo, ultrapassava qualquer juízo sensato. A tentativa inicial do relator Odair Cunha de citá-los só pode ser entendida, portanto, como esforço para salvaguardar sua reputação junto à militância mais crédula.

    O episódio evidencia a inabilidade estratégica do PT na condução da base parlamentar federal. Buscando criar um legítimo e necessário contraponto à tendenciosa cobertura midiática do julgamento no STF, o partido investiu esforços na pior alternativa possível. Atraiu inimigos fortes e numerosos demais, misturou polêmicas de abrangência descabida, forneceu pretextos para a desmoralização seletiva do noticiário e criou uma esperança irreal na platéia progressista. Com o devido respeito, parece até de propósito.
    É curioso perceber que o equívoco praticamente sepultou as chances de uma CPI sobre as privatizações dos governos FHC. Esta constrangeria o Ministério Público a debruçar-se sobre um tema explosivo, que no futuro colocaria à prova o espírito saneador do STF. Mesmo que a decepção fosse previsível (ninguém imagina que Roberto Gurgel pediria a prisão de Verônica Serra ou que Joaquim Barbosa condenaria um ministro de FHC baseado no “domínio do fato”), os tiroteios resultantes ajudariam a divulgar as estranhas coincidências registradas no livro “A Privataria Tucana”.

    A questão de combater os abusos do poder midiático passa por caminho diverso. A tão sonhada “murdochização” da imprensa antidemocrática exige que a esquerda parlamentar assuma essa bandeira com a necessária coragem, propondo CPI específica, mobilizando grupos de trabalho, utilizando seus laços com o Judiciário e pressionando governos a suspenderem a publicidade estatal em certos veículos. Se não há condições políticas para tanto, cabe à intelectualidade progressista redimensionar suas esperanças, adotando propostas menos irrealizáveis e frustrantes.

  • Concordo Edu ,além de muito triste, ando revoltada com tudo isso…..O silêncio do governo ,a postura de Cardozo( para mim um tucano à paisana) …..não entendo mais nada…abs

    • Não entende ? Eu explico. O que o ministro falou espelha a realidade daquilo que muitos petistas desconhecem; a legalidade. O STF julgou e condenou. Cumpra-se colocando os condenados na cadeia. Daqui a pouco os tucanos serão julgados e, se condenados, cadeia tambem para eles. Esse negócio de demonizar instituições porque condenaram gente de partido é coisa de quem é venal.

      • Condenar sem provas é legal?
        Desrespeitar tratados internacionais de direitos humanos é legal?
        Cometer vícios como não desmembrar (só para o PT) e colocar como relator alguém que participou da acusação é legal?
        Outorgar uma decisão que dá prerrogativas ditatoriais de cassação é legal?
        Não aceitar e nem querer ouvir prova da inexistencia do mensalão, documentada e auditada até a exaustão é legal?

        Vcs são ditatoriais até a alma. E não venha com esta conversinha de dizer que se o PSDB tiver que ser condenado que seja, pois é justamente o que vc não quer e que vc sabe que nem ocorrerá e que nem será julgado. Seus amados prevaricados e ministros estão aí para isto. Isto é vc querendo dar uma de santinho.

  • Enquanto isso, o PGR vai abrir investigação contra Lula baseado no depoimento de Valério.
    Algumas cabeças dentro do PT, estão contribuindo para que o golpe aconteça e que não demore.

  • Prezado Edu,
    Pelo trabalho que você vem desenvolvendo ao longo desses anos, primeiramente, muito obrigado.
    O momento é de descrédito. É difícil.
    Mas por tudo que você representa ser, pela sua retidão de caráter, pleas convicções que você manifesta, me reservo a crer que mesmo quando o circo estver pegando fogo, você não vai abandonar a boa luta.
    A linha de frente contra a volta da obscuridão está nos blogs sujos. Confiamos em você e nos blogueiros que entrarão para a história como a resistência nessa guerra que etamos travando.
    Força companheiro. Força gente que acredita num mundo melhor. Dias melhores virão. A luta continúa.
    Abraços
    Gilson

  • Sr Eduardo:

    Posso sugerir que se faça um abaixo assinado para a Presidenta?
    Não sei se o sr. considera isso válido, mas eu tento mandar mensagem pelo site da Presidencia e sempre me diz que o site não é seguro. É complicado isso.
    Que seja uma ultima tentativa, que acha?

    Obrigada!

  • Eduardo, estou muito puto com o PT! Desculpe o palavreado, mas a única expressão que justifica como estou me sentindo é esta.
    Fazer acordo com essa corja de salafrários, para mim, é se tornar um deles! Me poupe!

  • Discordo de você, Eduguim, quanto as lideranças do PT não estarem reagindo. Estão reagindo sim e muito veementemente.

    Ontem, o líder no senado Walter Pinheiro, saiu categóricamente em defesa de FHC, pelo fato de ter sido convidado, pelo líder do PT na câmara, Jilmar Tatto, para falar sobre a privataria tucana. Onde já se viu tamanha ofensa a um ex-presidente tão querido pelo povo, nem um pouco cínico e grande protetor do patrimônio nacional.

    Ontem também, nosso atuante e eficiente ministro da justiça, Zé Cardoso, saiu em defesa do STF, dizendo sem meias palavras ao presidente da câmara, deputado eleito pelo PT, Marco Maia, que decisão do supremo é para ser cumprida.

    Ontem ainda, houve um ato suprapartidário, organizado pelo governador Cid Gomes, de governadores em apoio ao ex-presidente Lula. Oito governadores compareceram, inclusive do PSDB, para prestar-lhe apoio, face aos ataques que anda sofrendo, mas quem justamente não comparece ao desagravo, senão ele, o governador eleito pelo PT no Rio Grande do Sul, Tarso “Refundação” Genro.

    Como assim não estão reagindo, Eduguim?
    Sem ironias, a coisa esta pior do que você pintou.
    Só resta a militância passar a ser de direito o poder no partido.

  • Caro Eduardo,

    Este resultado era o esperado, o PT assim como PSDB,PMDB,DEM,PCdoB,PP, e outros são apenas quadrilhas que se organizaram e fundaram partidos políticos ou seja todos tem rabo preso, então não é patente nem recomendável, falar de corda em casa de enforcado.
    Na CPI tinha Marconi enrolado,o Agnello também, sérgio cabral pior ainda, então a solução encontrada pelas quadrilhas foi um “abafa”…
    Depois reclamam quando o judiciário manda pra cadeia os mensaleiros…

    Ademais, o PT não precisa do senhor com certeza, o que o partido precisa é de advogados pois me insto a dizer que logo, logo a sigla será cassada pela justiça eleitoral, o que para a maioria do partido pouco importará pois apenas migrarão para outra quadrilha…
    Assim é a politica ou seja, não serve para nada por isso deve ser extinta no brasil, pois falta a estes a “lição da carpintaria”.

    • Se alguém esta enrolado de verdade era o Perillo e o demóstenes. Agora estão aliviados. Agnelo não tem sequer um A contra o cara, Cabral também não tem algo comprometedor, os contratos que existem com a delta são normais. Vc só esqueceu de mencionar o seu amado serra, que tem contratos com a delta.

  • Edu, tou cansado também de discutir aqui, com familiares, com amigos e com outras pessoas. Ver um PT acoado, calado, inerte e fraco, sem a mínima reação, tá difícil. A direita recomeça a demarcar e mostrar que pode fazer o que quer, desde roubar e ficar por isto mesmo até prender quem está contra. Vivemos numa ditadura, uma PIGOCRACIA, como diz PHA.

    Este relatório da CPMI já tinha sido alterado, retirando o prevaricador e o poli, mesmo assim, não passou. Que PMDB aliado é este?

    O pior disto tudo, é estes legisladores aliados se diziam ao lado de Lula e de Dilma para poderem ganhar votos.

    Taí mais uma prova de que nunca existiu o mensalão do PT, se existisse, desde antes, tudo o que o PT quisesse seria votado, mas nunca vi o PT ganhar algo. Na época do mensalão era assim também.

    Tou jogando a toalha.

  • Dois fatos políticos ocorreram quase que ao mesmo tempo:

    1) a CPI acabou em pizza porque o PT foi medroso e o governo se omitiu totalmente.

    2) Gurgel já avisou que vai “investigar Lula”.

    Ou seja, quando a esquerda dá um passo atrás, a direita dá dois passos à frente.

  • O que me preocupa é o seguinte: se a direita retomar o governo, tudo o que o Brasil conquistou no período Lula/Dilma será revertido. A saber:

    1) a taxa Selic voltará a subir, assim como os juros bancários. Do jeito que banqueiro gosta.

    2) as estatais serão postas a venda a preço de banana. Com isso, o preço dos combustíveis irá disparar, assim como a tarifa de energia elétrica. A gasolina tem sido mantida com preço congelado porque a Petrobras pensa no Brasil primeiro, e não nos acionistas.

    3) o desemprego irá disparar.

    4) a distribuição de renda será totalmente revertida.

    Resumindo, voltará a vigorar aquela expressão que ouvíamos muito no passado: “Brasil, país do futuro”.

    • Roberto se isso acontecer, pode acreditar, haverá reação nas ruas e não se espante se nao virarmos tipo a Grécia, com protestos e muita confusão em todos os lugares do Brasil, em havendo isso no futuro, nao descarto nem mesmo uma Guerra Civil, claro que durante este processo todos os meios de comunicação e o mais importante a INTERNET será severamente CENSURADA e muitos representantes politicos de esquerda, especialmente seus líderes serão expulsos do país, presos e ate mesmo fuzilados com pena de morte seja oficialmente ou extraoficialmente. claro quem ler isto que estou escrevendo me chamaram de louco, agora pergunto a alguns anos atrás quando ainda a Grécia era considerada um belo pais pra se viver, será que eles imaginavam o que ia ocorrer o que esta acontecendo lá nestes ultimos tempos?

      • Verdade, Marcos, pode haver um levante popular.

        Infelizmente, o PT e a esquerda não priorizaram a organização popular. Havendo consciência política na população, esse tipo de golpe que está ocorrendo gera imediata mobilização. Foi o que ocorreu na Venezuela quando da tentativa de golpe, há alguns anos. Por outro lado, no Paraguai, não houve NENHUMA reação, pois trata-se de um país com baixíssimo nível de consciência política.

        Por isso, no Brasil e no Paraguai a reação virá só quando a direita trouxer, para nossos países, a crise da Europa. Quem sabe aí poderemos forjar um partido de lutas, mais firme, saído de dentro do próprio PT, mas sem o oportunismo e o rancor do psol.

  • Eu acho que o PIG só está esperando a desculpa para o golpe. Qualquer reação mal calculada vai virar motivo para o golpe. Daí a cautela em agir do PT. Se não for isso, não há mais o que fazer. Devolve o poder para a direita e pede desculpas pelos 10 anos. Estou, também, perplexo.

  • Provado mais uma vez. Temos no congresso como representantes do povo um bando de bandidos ao invés de homens probos. No STF e na PGR temos juizes aliados dos quadrilheiros tipo Cachoeira.
    TÁ NA HORA DO POVO BRASILEIRO REPENSAR SEUS 3 PODERES.

  • O governo Dilma devia adotar o sistema que a Igreja Católica Romana escolheu para manter por mais de 2000 anos o supremo pensamento conservador da Santa Sé.
    O alinhamento total aos dogmas do Vaticano são fatores basilares e fundamentais para a escolha de um Bispo, de um Cardeal entre tantos outros cargos de direção na estrutura da organização.
    O alinhamento chega a ser mais importante que a capacidade intelectual do candidato. Os eventuais membros dissidentes não chegam a abalar as estruturas uma vez que, pela profunda pesquisa e investigação sobre o histórico daqueles que constam na lista tríplice, são minorias.
    Historicamente, a monarquia, a direita conservadora, os ditadores e também os governos progressistas, seguindo o exemplo da Santa Sé, usaram, e usam, desses critérios para nomeações políticas.
    Depreende-se que, a forma de preenchimento dos cargos públicos, políticos, estratégicos foram, sim, não por acaso, copiados da Igreja Romana e por isso, poucas vezes na história política mundial, Governos, independente da ideologia, sofreram oposições dentro das próprias instituições.
    Os dois mandatos de FHC servem como exemplos incontestes e próximos da nossa realidade.
    Aqui não pretendo discutir o quão ruim ou bom venha a ser este “modus operandi”.
    Pois bem, minha opinião, o maior erro do governo progressista de Lula, e a Presidenta Dilma, desta vez, não pode ter repetido com a nomeação de Teori Zavascki, foi não se preocupar com o alinhamento ideológico progressista dos nomeados para cargos chaves na PF, na PGR, nas Agências Reguladoras e…. no STF.
    Os eventuais postulantes desses cargos, devem, necessariamente, estarem afinados com as políticas propostas e implementadas pelo Governo popular desde 2003. Não devem ser omissos com os mal feitos. Isso não! Entretanto, também não podem, nem devem, ser adversários políticos ideológicos do governo de momento.
    As liberdades de ação e a independência funcional dessas importantes instituições públicas são inquestionáveis e nem podem, mesmo, serem diminuídas.
    Mas daí o Governo, democraticamente eleito e aprovado por quase 80% da população, sofrer desses órgãos, através de seus dirigentes e membros nomeados, oposição, sabotagem e retaliação por puro partidarismo e preconceito, alinhado com uma mídia reacionária e golpista, é inaceitável.

    • VERDADE. LULA pecou nesse sentido. Dilma também.
      FHC colocou seus homens de confianca em todos cargos do governo inclusive no STF e PGR, e só por isso passou ileso com tantos males que fez ao país, quase nos levando ä bancarrota. Nenhum dos ˜seus homens~fez absolutamente nada contra toda corrupcao que correu solta e desenfreada em todos níveis do
      governo. Privataria Tucana, Mensalao Tucano de MG, Compra de Votos para Reeleicao, e dezenas de outros escabrosos caso, passaram batido sem que a mídia precisasse acobertar porque também participava dos lucros ilegais.

  • É gente pelo visto vamos ter que radicalizar em 2014.
    Tem que ser alguem que conheça a fundo a corja.
    Tem que ser alguem que já tenha convivido com a corja.
    Tem que ser alguem que está vacinado contra a corja.
    Tem que ser alguem que nutra odio e sede de vingança contra a corja.
    Tem que ser alguem que tenha coragem suficiente para sem meias palavras enfrentar a corja.
    Tem que ser alguem que não tenha medo de radicalizar quando preciso.
    Tem que ser alguem que tenha sangue nos olhos e aquilo roxo….
    Jamais pensei em dizer isso: Collor, presidente em 2014.

  • Eduardo, boa tarde.

    Dói constatar que a única voz dissonante que está peitando o Prevaricador Gurgel seja justamente o Collor.

    E o único que tenha partido em defesa veemente de Lula no Congresso seja o Senador Requião. Esse tem o meu respeito.

    E que a Presidenta Dilma tenha nomeado Ministro da Justiça justamente o Cardozo, ex-advogado do Daniel Dantas.

    Desanimado com a atual situação.

  • Soltem o Cachoeira e o Dantas! Prendam Lula! E todo mundo assistindo feliz… venceu o “pragmatismo” econômico, com mais consumidores fazendo a festa do patronado… não adianta reclamar, o sistema adora quando há esse hiato pretensamente progressista: ajuda a organizar as coisas, a população dá uma respirada feliz, eles ganham mais dinheiro… e não se mexe naquilo que é estrutural, conceitual, nada! Edu, sinceramente, eu já havia desistido a algum tempo, lutando desacreditado contra alguns nos fóruns dos quais participo em minha vida profissional, mas você sempre foi para mim um exemplo de resistência, mas entendo que há limites para defender quem parece não querer, e aí desconfio que todos nós fomos enganados, infelizmente, eles, TODOS, escolheram um lado… e não é o do confronto, não é o da evolução, da proposta de um país com instrumentos de defesa contra a corrupção privada (a estatal já tem), enfim… prevaricaram. Tentarei fazer minha pequena parte no que me é possível, mas sem qualquer indicação partidária, chega!

  • Devemos lutar pelos nossos direitos, independente das posições do PT.

    O Brasil ficou melhor para nós, e não podemos perder essas conquistas. As organizações sindicais e populares têm que ir pra rua. Se o PT preferir ficar encolhido, que fique.

    O que temos que lembrar é que os mandatos de Dilma, dos deputados e dos senadores de todos os partidos não pertencem a eles, mas a nós, e nós temos que defendê-los.

    Caso o deputado Marco Maia mantenha sua posição de não se submeter à “decisão” da trupe do Joaquim, é provável que o Joaquim mande fechar o Congresso. A dúvida é: como se posicionarão as Forças Armadas?

    • Concordo com você, Locatelli. Votei no PT, mas a democracia não é exclusividade de um partido. Queremos direitos e Justiça? Lutemos por tudo em que acreditamos e que conquistamos até agora. Isso ainda não acabou.

    • Tenho pensado bastante nisso, também. E vejo uma atitude inteligente da Dilma, talvez aconselhada por Lula, de colocar lá o grande brasileiro Celso Amorim. Se alguém vai segurar a barra mais pesada, ou até já está segurando, será ele.
      De resto, socorro!!
      Tenho parado de acompanhar notícias, tenho minha vida pra tocar e às vezes deixo o mundo passar sem mim.

      Abs

    • Locatelli, quando o relator da CPMI colocou Policarpo e Gurgel no relatório, o presidente de PT Rui Falcão (desculpe mas para mim esse sr não tem nada de falcão, é um pardal), obrigou o deputado Odair Cunha a retirar o nome dessas figuras, e segundo noticias, deu-lhe uma bronca.
      O deputado Gilmar Tato participou do convite a FHC para depor sobre a Lista de Furnas e lider, o governo veio a público (baiano nao me lembra o nome) deu-lhe uma descompostura, o que esperar dessas figuras.
      No momento de defender Lula, quem veio a público foi o senador Requião, não vejo nenhuma dessas figuras defenderem o governo e Lula, é isso que revolta o Eduardo e a maioria dos petistas.
      Estou de saco cheio com esses representantes que ajudei a eleger.

    • “O que temos que lembrar é que os mandatos de Dilma, dos deputados e dos senadores de todos os partidos não pertencem a eles, mas a nós, e nós temos que defendê-los.”

      blá blá blá blá…

      q discurso liiiiiiiiiiindo e faaaaaaaaaaaaaaalso!

      os cabelos brancos não te ensinaram nada não cidadão?

  • Eduardo, concordo com tudo o que escreveu, realmente é lamentável o que está acontecendo.. pizza de um lado e condenaçao sem provas de outro. e mais todos nós que defendemos a Constituição Federal na sua plenitude somos chamados de cegos e muitos também nos chamam (pelo famoso dominio de fato) bandidos e corruptos; enquanto isto a direita midiática se acha inimputável e achando-se a guardiã da democracia, liberdade de expressão e liberdade de imprensa, estamos quase no dia 21/12/2012, parece que com tudo isto acontecendo estamos no “FIM DO MUNDO”
    Abraços!

  • A gente nem sabe mais o que pensar. Eles atacam por todas as vias, o tempo todo. Eles tem as TVs e o bolo publicitário, dinheiro daqui e de fora também. . Mas querem mais, muito mais. A gente queria uma saída institucional, mas pelo visto, não será assim. Aliás, vamos raciocinar mais além do Brasil. Quando a crise começou a ficar feia lá nos estêites e nas Oropa, a guerra contra o nomeado terrorismo e fundamentalismo muçulmano ficou mais dura e mais cruel. Antes, já foi guerra fria, guerra contra as guerrilhas etc. Nós, da geração dos anos de 1940, já vimos esse filme. Nos países árabes, depois de tanta devastação e tantas mortes deram o nome de uma de Primavera Árabe. Que não era bem uma primavera. Já houve o da Líbia. Agora, a Síria. O apoio ao genocídio dos palestinos desencadeado por Israel. Querem agora ter mais um foco de revolta na AL, já que esta está em ampla recuperação. Não sei que nome vão dar ao enfrentamento aqui. Vai saber, talvez aqui no Brasil, para não fugir ao tom passadista vigente no Instituto Millenium e ao teor conspiratório gurgeliano será algo como “Ouviram no Ipiranga” (atenção, é ‘no’ e não ‘do Ipiranga’).
    Em resumo, o que eu quero dizer que deve ter alguma coisa correndo por fora. Só pode. Em Brasília, todos devem saber. Nós, os traídos, seremos os últimos.
    PS: Para implantar mais terror, a prisão vai ser no dia 21 /12 ( idéia do guru esotérico do Ayres de Britto), dia do golpe paraguaio de Gurgel e seus estafetas jurídicos.

  • Concordo com seu desabafo. Edu. Mas, por favor, não desista. Perdemos uma batalha mas a guerra não. Vamos ter muitas batalhas pela frente ainda. É claro que bateu o desânimo em todos nós mas não vamos deixar o Sr. Álvaro “Botox” Dias, Perillo, Cachoeira livres, leves e soltos. Eles podem estar festejando agora mas amanhã podem não estar. O mundo dá muitas voltas e, uma vitória hoje, não quer dizer que ficarão impunes eternamente. Portanto, à luta, com esperança e sem medo e, principalmente, sem desânimo.

    • Você pede que o Edu não desista, e o que você fez até hoje para que este fato não aconteça? Ficou de bunda no sofá, enquanto o Edu fazia passeata contra a Folha, contra a mídia no vão do Masp, etc. E as petições públicas, inúmeras, você assinou? Duvido!. Saiba de uma coisa, os primeiros a serem presos serão o Edu, Paulo Henrique, Sakamoto, . Mino Carta e sua Carta Capital, etc., etc. TODOS OS BLOGS SUJOS SERÃO FECHADOS E SEUS INTEGRANTES JULGADOS. pensa que é exagero? Eu já vi isso antes, e vamos, de novo, repetir a mesma história, pois os brasileiros não tem meória.

  • Eduardo volto uma vez mais para deixar este artigo do colunista Juremir Machado da Silva do Correio do Povo, de Porto Alegre, achei excelente o texto e gostaria de repassar a quem nao tem acesso ou ainda nao acessou blog dele:

    A pizza e oportunismo dos ministros do STF

    Postado por Juremir em 19 de dezembro de 2012 – Política, Uncategorized
    A situação, que não queria condenar mensaleiros, apresentou um relatório na CPI do Cachoeira pedindo vários indiciamentos.

    A oposição, que rugia moralmente indignada pedindo severas condenações a mensaleiros, derrubou o relatório e assou a maior pizza do ano em Brasília.

    Nem situação nem oposição estão preocupadas com a corrupção.

    A pizza tem nome: luta política.

    O resto é tempero.

    Vai ketchup?

    *

    Os ministros do STF que votaram pela cassação dos mandatos dos deputados mensaleiros rasgaram a Constituição e cuspiram em cima dela.

    Qualquer pessoa alfabetizada e sem obsessões ideológicas vê isso.

    Alguns ministros rasgaram seus próprios votos de alguns anos antes.

    Mudaram de convicção ou, ao contrário, adaptaram suas convicções jurídicas às suas convêniências ideológicas e aos anseios da mídia lacerdinha?

    Ou finalmente passaram a entender de Direito?

    *

    Todo mundo sabe como certos desastres terminam, por Paulo Moreira Leite

    A descoberta de que em 1995 o ministro Celso de Mello proferiu um longo voto no qual defendia que apenas o Congresso tinha poderes para cassar o mandato de um parlamentar ilumina vários aspectos do julgamento do mensalão.

    Decano do STF, em 1995 o ministro sustentou, com base no artigo 55 da Constituição, que:

    “A norma inscrita no art. 55, § 2o, da Carta Federal, enquanto preceito de direito singular, encerra uma importante garantia constitucional destinada a preservar, salvo deliberação em contrário da própria instituição parlamentar, a intangibilidade do mandato titularizado pelo membro do Congresso Nacional, impedindo, desse modo, que uma decisão emanada de outro poder (o Poder Judiciário) implique, como conseqüência virtual dela emergente, a suspensão dos direitos políticos e a própria perda do mandato parlamentar.”

    “(…) É que o congressista, enquanto perdurar o seu mandato, só poderá ser deste excepcionalmente privado, em ocorrendo condenação penal transitada em julgado, por efeito exclusivo de deliberação tomada pelo voto secreto e pela maioria absoluta dos membros de sua própria Casa Legislativa.”

    “Não se pode perder de perspectiva, na análise da norma inscrita no art. 55, § 2o, da Constituição Federal, que esse preceito acha-se vocacionado a dispensar efetiva tutela ao exercício do mandato parlamentar, inviabilizando qualquer ensaio de ingerência de outro poder na esfera de atuação institucional do Legislativo.”

    Vamos prestar atenção: Celso de Mello está dizendo com todas as letras que, “salvo deliberação em contrário da própria instituição parlamentar,” o mandato possui a garantia constitucional da intangibilidade, impedindo que “uma decisão emanada de outro poder (o Poder Judiciário), implique a suspensão dos direitos políticos e a própria perda do mandato.” Diz ainda o ministro que o mandato só pode ser cassado “por efeito exclusivo” de uma deliberação “tomada pelo voto secreto e pela maioria absoluta dos membros de sua própria Casa Legislativa.”

    Precisa mais?

    Precisa. Em outra passagem daquele voto, Celso Mello faz questão de estabelecer diferenças entre a Carta em vigor, a de 1988, e a Emenda Constitucional anterior, de 1969, que procurava formatar as leis da ditadura nascida com o AI-5. Era um cuidado importante. A carta da ditadura, que autorizava o funcionamento de um Congresso controlado, onde o presidente da República divulgava lista de cassados sem o menor pudor, dizia em seu artigo 149 que o “Presidente” e o “Poder Judiciário” poderiam cassar mandatos.

    Os próprios parlamentares estavam excluídos dessa decisão. Compreende-se. Mesmo num regime sem liberdade partidária, e imensa repressão sobre as organizações populares, em especial dos trabalhadores, eles poderiam causar dores de cabeça.

    Neste aspecto, a ditadura era coerente. Subtraia dos representantes do povo – mesmo eleitos naquelas circunstâncias difíceis de um regime militar – o direito de deliberar sobre a cassação de um mandato. Examinando as duas cartas, Celso Mello conclui que uma decisão de outro poder – fala explicitamente do Poder Judiciário – poderia representar uma “tutela” ao “exercício do mandato parlamentar” e que a finalidade do artigo 55 era inviabilizar “qualquer ensaio de ingerência” sobre o Legislativo.

    Precisa mais?

    Precisa. O voto de Celso Mello em 1995 está longe de ser um caso isolado. Até muito recentemente, era um ponto pacífico para vários ministros da casa. Vários votaram no mensalão – para sustentar que o Supremo tem o direito de cassar mandatos.

    Em 2011, no julgamento de um deputado condenado pelo STF por esterilização ilegal de mulheres no interior do Pará, os ministros também votaram sobre a cassação de mandatos. Alguns votos são significativos, conforme levantamento feito pelo repórter Erick Decat, divulgado dias atrás por Fernando Rodrigues:

    Luiz Fux, revisor – página 173 do acórdão: “Com o trânsito em julgado, lance-se o nome do réu no rol dos culpados e oficie-se a Câmara dos Deputados para os fins do art. 55, § 2º, da Constituição Federal.

    Marco Aurélio – página 177 do acórdão: “Também, Presidente, ainda no âmbito da eventualidade, penso que não cabe ao Supremo a iniciativa visando compelir a Mesa diretiva da Câmara dos Deputados a deliberar quanto à perda do mandato, presente o artigo 55, inciso VI do § 2º, da Constituição Federal. Por quê? Porque, se formos a esse dispositivo, veremos que o Supremo não tem a iniciativa para chegar-se à perda de mandato por deliberação da Câmara”.

    Gilmar Mendes – página 241 do acórdão: “No que diz respeito à questão suscitada pelo Ministro Ayres Britto, fico com a posição do Relator, que faz a comunicação para que a Câmara aplique tal como seja de seu entendimento

    Ayres Britto (já aposentado) – página 226 do acórdão: “Só que a Constituição atual não habilita o Judiciário a decretar a perda, nunca, dos direitos políticos, só a suspensão”.

    Cezar Peluso (já aposentado) – página 243 do acórdão: “A mera condenação criminal em si não implica, ainda durante a pendência dos seus efeitos, perda automática do mandato. Por que que não implica? Porque se implicasse, o disposto no artigo 55, VI, c/c § 2º, seria norma inócua ou destituída de qualquer senso; não restaria matéria sobre a qual o Congresso pudesse decidir. Se fosse sempre consequência automática de condenação criminal, em entendimento diverso do artigo 15, III, o Congresso não teria nada por deliberar, e essa norma perderia qualquer sentido”.

    Vamos ler de novo?

    Fux não manda cassar. Pelo contrário: manda oficiar a mesa para “os fins do artigo 55”, que exige deliberação por voto secreto e maioria absoluta – da cassação. Para Marco Aurélio, “não cabe ao Supremo a iniciativa visando compelir a Mesa diretiva da Câmara dos Deputados a deliberar quanto à perda do mandato, presente o artigo 55, inciso VI do § 2º, da Constituição Federal.” Gilmar Mendes pede que se comunique a decisão à Câmara para que a “aplique tal como seja de seu entendimento.”

    Claro que ninguém está impedido de mudar de opinião ao longo da vida. Muitas vezes, essa mudança é indispensável e positiva. Quem pode julgar?

    O voto de Celso de Mello em 1994 está longe de ser uma analise conjuntural. Aponta para traços permanentes que distinguem a Constituição cidadã de 1988, sem “ingerência de outro poder”, daquela de 1969, que previa cassação de mandatos pelo poder judiciário, como o Supremo fez com Chico Pinto em 1976.

    Parece óbvio que ele – e outros colegas do STF – mudaram de opinião com o passar do tempo. Ao julgar o mensalão do PT, concluíram que o artigo 55 está errado.

    Passaram a ter receio de que os parlamentares não cassem o mandato dos deputados condenados à pena de prisão.

    Concordo que pode ser absurdo, mas está na lei e é um direito deles. E se os parlamentares concluírem, após ampla defesa, que o mandato não deve ser cassado? É feio? Escandaloso? Imoral?

    Repito: feio, escandaloso e imoral é romper a Constituição, desastre que todos sabem como começam e, para evitar reações em contrário, fingem não saber como terminam. (Todos sabem como terminam, não é?)

    Em 2012, pelo menos quatro ministros do STF dizem que essa prerrogativa está errada. Dizem que ela pode criar o inconveniente de ter um político na cadeia – com o mandato no bolso.

    Embora os juízes tenham mudado de opinião, a Constituição permanece a mesma. Passou por várias reformas, recebeu emendas, mas o artigo 55 permanece lá, em seu formato original. O texto é o mesmo, com todos os seus parágrafos e vírgulas. Temos então, um debate político — e não jurídico. A discussão é de outra natureza.

    Quem quer mudar a Lei Maior, só precisa respeitar o artigo primeiro, que diz que todo poder emana do povo e será exercido por seus representantes eleitos – e aprovar uma emenda constitucional.

    Não vale dizer que a Constituição é aquilo que o Supremo diz que ela é.

    Sabe por que? Isso pode ser válido nos Estados Unidos, país que criou uma democracia aristocrática, com voto indireto, sem uma Assembléia Constituinte, colocando acertos de cúpula acima da manifestação popular. Não custa lembrar que George W. Bush foi empossado por decisão da Suprema Corte.

    No caso do Brasil, essa visão ignora a história do país. Os brasileiros conquistaram sua soberania no fim da ditadura ao eleger uma Constituinte pelo voto direto e secreto, rejeitando emendões, remendos e monstrengos variados que se queria impor a partir do alto. A Constituinte foi a resposta democrática contra as tentativas de fazer uma recauchutagem na ditadura.

    Traumatizados por mandatos cassados conforme as conveniências dos generais, os constituintes fizeram questão de reforçar suas prerrogativas.

    Todo mundo adora Raul Seixas mas ninguém precisa cair no rock da metamorfose ambulante nessa matéria. E a tal segurança jurídica?

    A Carta pode ser modificada, sim. Mas a palavra final está no artigo primeiro, aquele que diz que todo poder emana do povo, que o exerce através de seus representantes eleitos.

    Esta é a questão.

    Por fim, uma observação. É curioso que uma descoberta relevante sobre um dos ministros mais influentes e respeitados do STF tenha sido obra de um tuiteiro anônimo. Não foi assim uma revelação bombástica. O voto estava lá, nos arquivos do STF.

    O tuiteiro se apresenta com o pseudônimo de Stanley Burburinho, e deve ter lá seus motivos para não revelar a identidade.

    O Brasil do início dos séculos XVII e XIX possuía vários personagens dessa natureza, que se escondiam atrás de nomes falsos e apelidos estranhos. O mais conhecido era um padre do Recife, chamado de O Carapuceiro, que publicava um panfleto com notícias políticas e denúncias.

    Mas vivíamos sob o absolutismo, da Coroa portuguesa e depois sob a Constituição promulgada sob a espada de Pedro I. A Censura era vista como um dado normal da vida pública, assim como o trabalho escravo.

    Nada a ver com os tempos da Constituição de 1988, concorda?

    FONTE: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/

  • Acho que não é só o PT que está acovardado, é a esquerda em geral. Cadê o PCdoB, cadê a CUT e outras centrais? Cadê o MST? Cadê até a “ultra” esquerda? Cadê os intelectuais? Cadê as pessoas de bem? O problema é de todos nós. Uma ditadura sobra pra todo mundo. Ou esse pessoal acha que vai sobrar só para o PT? Temos é que calar a boca de gente tipo o senador Walter Pinheiro do PT da Bahia, pra não falar besteira. Ele representa os votos de seus eleitores e tenho certeza que esses que votaram nele não pensanram que estariam votando em um senador covarde.

  • Eduardo o momento é de mudança estrutural. A mídia é só uma parte. Vamos esboçar um novo modelo onde os três poderes sejam subordinados a um quarto poder, o da Sociedade Civil. Se lutarmos e espalharmos esta ideia ela será aceita, pois, o atual modelo (onde nós não detemos o poder de fato) faliu. Esgotou-se. O PSC vai chamar a responsabilidade pra nós, Sociedade Civil. Inverter. Tomar posse de verdade dos rumos que queremos seguir. Já temos vários exemplos de falhas ocorridas, onde as consequências são nossas, desde que somos “democracia” novamente. Vamos pensar nisso, todos nós.

    • antonio borges, acima dos 3 poderes apenas deve existir a carta magna, a CONSTITUIÇAO FEDERAL DE 1988, reforço constituição de 1988 e nao a da CF de 1969- Ditadura, o resto é tentar se esquivar de responsabilidades..

    • Essa conversa de “poder da sociedade civil subordinando os demais poderes” eh coisa de autoritario travestido de democrata.
      E quem seriam os tais representantes da sociedade civil a controlarem os 3 Poderes da Republica?
      Quer transformar o Brasil numa China fala logo….

  • É o desabafo de todos nós Edu… Estamos cansando. O que pretendo fazer é cair fora das mídias, pois se o golpe vier, com este judiciário que temos aí, vamos parar todos no pau-de-arara.
    Quer um exemplo Edu. Desde as eleições, meu candidato a vereador pelo PT, que não foi eleito, não deu as caras para falar algo em defesa do PT… E nós aqui nos esgoelando todos os dias.

  • O PT morreu faz tempo.Aqui em BH entregaram a prefeitura para o Márcio Lacerda fazendo um acordo com Aécio Neves.O partido não pode depender apenas do Presidente Lula.É preciso reagir.

  • Realmente é espantoso como o governo e o PT não reagem. Parecem que estão contando com as pesquisas do Datafolha, ahahahah. Até quando? Quando acordarem estarão de pijamas se encaminhando para o aeroporto – lembram disto?
    Já está mais do que na hora de colocar o povo nas ruas. O roteiro do golpe está sendo cumprindo milimetricamente e não fazem nada. Acorda gente……………… .

  • Sua indignação é pertinente, é correta. Mas não podemos abrir mão de um companheiro valoroso e atuante como você, Edu. Precisamos passar o País a limpo. Não é jogo fácil. Sabemos disso. O PIG é forte, as empreiteiras são fotes. É preciso a aglutinação de forças populares, dos movimentos sociais, de partidos políticos, de sindicatos que desejam o bem do Brasil, atuando na conscientização do povo e excluindo da cena política esses políticos, por exemplo, que votaram a favor da CPI do Cachoeira. É preciso expugarmos do setor público determinados servidores que estão a serviço daqueles que falam da Casa-Grande. É preciso, acima de tudo, estarmos unidos e buscando forças para defendermos os interesses dos trabalhadores, das donas de casa, dos jovens, das crianças, enfim daqueles que precisam continuar melhorando de vida. Um abraço, amigo Eduardo, e não desista nunca. Força, Fé e Luta!

    • Vanilton, você abrirá mão quando o Edu e outros dos blogs sujos forem presos. Já vi esta história, e podes crer, como a história está se repetindo, acho que você só terá os limpinhos e cheirosos para ler, porque a sua opinião nos blogs não valerá nada.

  • Olá, Eduardo!

    Seu ótimo texto é uma das qualidades do blog. Importante, importantíssima qualidade. Clareza, argumentação sólida e original e senso de oportunidade são características que saltam aos olhos de quem o lê com – e mesmo sem – a assiduidade com que o faço.

    Porém o respeito que nutro por ti não se dá apenas na importante camada da forma. A paixão à causa dos oprimidos é ainda mais admirável.

    Em suas linhas, por suas linhas, os incômodos afins de outros vêm à tona. Sua dedicação e empenho transparecem nas articulações reduzidas a texto e, até onde saiba, tanto quanto em sua atitudes, honestas, densas.

    Por tudo isso, agradeço-lhe.

    Longe de mim pretender demovê-lo de seu mais do que justificável inconformismo com a reação do governo a tudo que tem acontecido, e que mais do que provavelmente, continuará a acontecer.

    É nesse momento, que invoco um comentário recente meu, merecedor aliás de uma honrosa mensagem sua. Nele me vali do termo “estômago” para dizer da necessidade de o possuirmos em ótimas condições para que o acompanhamento do dia-a-dia da política se produza em compasso com os mais do que desagradáveis recuos, e de quem esperamos o contrário; avanços, portanto.

    Como disse na ocasião, nós “pobres mortais” podemos nos dar a esse luxo. Em alguns casos, até mais do que podemos, devemos fazê-lo.

    Se chegou a sua hora, saiba que abriu um caminho importante. E ajudou muito. Não foi em vão, de jeito nenhum.

    Se mudar de ideia, ou operar o estômago, conte comigo também.

    Um abraço a ti e a toda a família. Victoria, em particular.

  • Essa CPI acabou em pizza porque no congresso a maioria tem rabo preso, da oposição à governistas.
    Era a CPI que deveria desmascarar o PIG, a oposição e a PGU. Mas sob o risco de pegar muito mais gente do que o previsto, teve que acabar sem pegar ninguém.

  • O blogueiro preferiu lembrar os detalhes ligações do bicheiro com o governador tucano de Goias mas esqueceu de lembrar das coisas que foram enterradas nessa cpi, como por exemplo a investigação dos 10 bilhões de reais movimentados por mais de 20 empresas fantasmas, e pelo menos 7 bilhões de reais recebidos pela Delta, uma das principais empresas das obras do PAC. As investigações indicam que a construtora pode ter alimentado caixas de campanhas em todo o país (vários partidos incluso do PT), além de ter usado laranjas para pagamento de propina em troca de favores no governo federal e nos estados.
    Os petistas da CPI posaram de “santos” pra ficarem bem na foto deixando o serviço sujo para os amigos da base aliada do PMDB que obviamente não queriam de jeito nenhum que fossem investigadas as ligações da Delta do Cavenbdish com o governador do RJ.
    O blogueiro esqueceu também de lembrar das relações do Governador petista do DF Agnelo queiros com a Delta, bem das relações entre o prefeito petista de Palmas, Raul Filho com o nobre bicheiro Cachoeira…
    A verdade é que essa grande pizza ficou bem pra ambas as partes, não é mesmo?

    • Errado Sebastião. Contra agnelo não há algo relevante, só uma tentativa de acordo não efetuada. Contra Cabral, contratos com a empreiteira feitos no âmbito normal. O prefeito de Palmas é algo ínfimo para o PT. O PT já tinha retirado o seu amado prevaricador e o seu amado poli. Não foi para sair de santo, mas sim para tentar punir sua turma uma vez, já que os maiores ladrões da república estão e ficarão soltos. Vc deve estar muito feliz com isto, parabéns, vcs venceram outra. Infelizmente, o povo e o estado democrático de direito perderam novamente.

  • Não sei, mas parece que os petistas votaram a favor da cpi, né não? Mas, querido Eduardo, que dá vontade de chutar o balde vendo tanto bandido do judiciário, da mídia, do congresso, da agroindústria se dando bem enquanto a culpa é jogada pra cima do PT, sem dó nem piedade,.. O momento é esse para destruirem o partido dos trabalhaldores, e ele, PT, só se manterá vivo se nó,s simpatizantes, também entregarmos a guerra para os reais corruptos brasileiros. Sei, como eu, que não há como desistir, porque lutar está na nossa essência de esquerda. Bjo. Feliz Natal para ti e tua família linda, companheiros e lutadores do blog.

  • Edu, se vc já está desanimado convém dar uma olhada no texto do Marcus Vinicius no blog 247: “Na trilha de Hitler, PSDB aposta na mentira dos sábios de Sião”. Vem chumbo grosso por aí. PSDB já embarcou num verdadeiro terrorismo apocalíptico para ganhar as eleições em 2014. A guerra, pelo visto, vai ser sangrenta. Trata-se de um plano diabólico para ganhar na raça as eleições de 2014 e precisamos nos armar até os dentes para enfrentá-lo. Portanto, à luta companheiro!

  • Nunca considerei o PT um partido dos trabalhadores, e sim um partido dos metalúrgicos do ABC. O meu trabalhismo é o de Vargas, Goulart, Brizola, Fernando Ferrari, Alberto Pasqualini, Roberto Silveira e outros. Li, não sei onde, que a criação do PT teve o apoio do general Golbery, “O Brujo” para que o PT fosse uma barreira contra as pretensões de Brizola. A sigla PTB lhe foi tirada e hoje está entregue a figuras como Roberto Jefferson e outros. Se non é vero è bene trovato. Mas o mundo girou, a Lusitana rodou, os golpes vieram, Vargas, Goulart e Brizola não estão mais por aqui e a realidade é outra. Continuo defendendo Lula pois ele atacou de frente a vergonhosa desigualdade social de nosso país mas a mochila do PT já arriei há muito. O PT é um partido como outro qualquer. Para mim, não existe. O que existe é Luiz Inácio. Brizola dizia que “o PT é a UDN de macacão e tamancos”. O engenheiro enxergava longe…

  • O relatório depois da retirada de dois “capítulos” chamados Jô Gurgel e Policarpo (poli, popó, júnior ou cacá) passou a ser conhecido como o Relatório Amarelo. Agora, o relatório final, em papel absorvente, de página e meia tem uma grande mancha marron e fétida impregnada como conteúdo indestacável. Seu destino já está definido: uma cesta com um pedal que abre e fecha sua tampa para alívio de nossas vistas e nossos narizes.

  • Prezado Eduardo,

    “PMDB e PSDB fizeram uma negociata”
    Qual a novidade?
    “Isso sem falar na nomeação de procuradores-gerais e juízes do STF tendenciosos pela presidente da República, o que gera temor de que ela pode continuar nomeando de olhos fechados.”
    Ao contrário, tenho certeza de que as nomeações serão muito mais criteriosas.
    “Os resultados políticos desse “pragmatismo” da presidente e do seu partido está sendo a destruição do Estado de Direito e a solidificação da corrupção no Brasil, com a solidificação de uma classe de inimputáveis que pode roubar à vontade com o beneplácito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.”
    Não está sendo solidificada a corrupção, apesar do que temos visto ultimamente. A coisa era pior antes.
    “o governo fica de quatro, com a língua de fora, esperando um chamado da imprensa aliada ao crime organizado para lhe dar gostosas e sorridentes entrevistas.”
    Dilma e Lula jamais ficarão de quatro, nem na prisão, nem sob tortura.
    “ O Brasil, pois, precisa de um líder político corajoso.”
    O Brasil tem no mínimo dois líderes corajosos, Dilma e Lula. Coragem forjada em muito sofrimento. Coragem de sangue frio, sem deixar a coisa desandar. A direita está com o garrote mais que engatilhado para pegá-los se eles perderem a mão da coisa. Convenhamos, fazer política para diminuir a desigualdade social precisando de apoio de Sarney e Temer é para mágicos.
    “Era para o PT estar levando sua militância às ruas, a presidente estar discursando contra a impunidade dos adversários e condenação sem provas de seus aliados”
    Vamos chegar lá, agora é fim de ano e as coisas não prosperam.
    “O PT e seus aliados entre movimentos sociais, sindicatos etc., bem como o governo, teriam meios de reagir”
    Vamos chegar lá.
    “Em 2014, a direita midiática completará 12 anos fora do poder”
    Fora do poder é força de expressão, ela tem poder e muito, ainda.
    “E se o PT e o governo não se mexerem a partir de agora, que não contem comigo quando o circo pegar fogo “
    Como acreditar que Lula usou dinheiro do mensalão para pagar despesas pessoais? Isso é ridículo, o presidente não precisa disso, isso é mais do que ridículo. Estão fazendo marola sem parar, não tem votos, vão perder todas. Não precisamos ficar preocupados demais, como disse o próprio Lula. Será a hodienda direita mais poderosa que o câncer, que a tortura? São uns covardes e o fim dos covardes é a lata de lixo da história, depois de muitos latidos e uivos.
    Ontem você mandou bem, mas hoje se deixou cair no pessimismo.
    Calma, Edu, entendemos sua revolta, você se dá por inteiro na luta pela democracia, gasta do seu próprio bolso, recebe ameaças, enfrenta até a discordância de sua família, que deve temer por você.
    Em 2014 enterraremos mais um pedaço do ano de 1964, que está custando a terminar, se Deus quiser. Hoje muita gente está mais consciente, o STF e a PGR estão nus como nunca, o povo está forte como a torcida do Corinthians.
    Estamos saindo da 2ª divisão para conquistarmos o título de campeões mundiais. A luta é sangrenta, são 500 anos de capitanias hereditárias e nomeações feitas pelos reis.
    SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIREMOS JAMAIS.

  • O problema é que o Brasil tem um número muito pequeno de cidadãos, e muito povo. A história do mundo, sempre está nos contando que todas as grandes revoluções, as grandes mudanças que aconteceram, foram iniciadas por poucas pessoas. Exigir dos deputados e senadores – esta casta que faz parte da elite – honra, dignidade, é ser muito otário. Como disse NELSON MANDELA: NÃO HÁ CAMINHO FÁCIL PARA A LIBERDADE. Eu sou testemunha ocular da história, como dizia o Reporter Esso, e o brasileiro repete, repete, repete, sempre com covardia, a mesma história. Desta vez, vamos perder a PETROBRÁS – JUNTO COM O PRÉ-SAL, CAIXA ECONÔMICA, BANCO DO BRASIL, etc., etc. Haverá nova Privataria, e os mesmos aparecerão, sorrindo, chamando aposentado de vagabundo e enchendo suas burras.

  • Edu onde vc diz: “com o beneplácito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário”, faltou completar a lista com a participação da mídia golpista.
    Acho que além das nomeações para o STF temos também eleições para presidente da Câmara e do Senado no início de 2013 como questões fundamentais para tentar colocar a casa em ordem. Pois o Gurgel ao que parece está recebendo cobertura do Sarney. A hora de fazermos barulho pra estas eleições é agora. Se o Gurgel fosse pressionado pelo Senado como um todo e não apenas pelo Collor poderíamos estar melhor na foto.
    Sds,

    Marcelo

  • Caro Edu ,não adianta se revoltar, um jornalista , se eu não to enganado da revista carta capital já avia comentado sobre uma reunião da globo com o vice presidente Michel Temer, a respeito dessa CPI, ta todo mundo envolvido,o governo do RJ , DF e GOIAS, ai eu lhe pergunto, o que a DILMA E O LULA podem fazer, para governar o BRASIL, eles precisam de aliado, se eles, se dispor com esses aliados, não ganha eleição, simples assim, o PT em São Paulo é prova disso,cabe a nos, se mobilizar pela internet mesmo, formando uma corrente de informação,denunciando maus feitos de deputado,senador e qualquer um, transformar essa rede como uma fonte de confiança do povão,como o senhor ta fazendo sozinho cansa desanima, tenta reunir com mais blogueiro, como Nassif, Paulo Henrique Amorim ,Rodrigo Viana, MIRO etc, pra todos nadar na mesma direção, ai, quando for pra atacar, atacar todos juntos ,defender idem, agora ,a causadora de tudo que acontece no BRASIL, chama-se, REDE GLOBO, se derrubar ela, o resto vai no tapa, esqueça o PSDB,DEM,PPS e PTB, esses são como chá de hortelã, não faz mau a ninguém, o bicho é a GLOBO.

  • A inocência (ou a cara de pau) de vocês é de amargar. Em nenhum momento o blogueiro comenta sobre a Delta e Cavendish. O problema é a Veja e o Procurador. O PT trabalhou para que isto acontecesse. Ele era o maior interessado que tudo ficasse como ficou.

  • Triste fim de uma democracia que tao caro nos custou.Caro Eduardo, sinto tambem a dor que atinge seu ego.
    Eh trite ver nossas conquista serem atiradas numa lixeira.
    Que Natal desagradavel para quem acreditou haver honorabilidade entre os “nossos representantes”
    Viva a Republica Argentina. Terei vergonha de torcer ateh contra o futebol dos hermanos.
    LAMENTAVEL E VERGONHOSO fim de ano.

  • Caro Edu, ando meio anestesiada porque de tanta revolta adoeci.Não consigo mais elaborar um comentário.Tantas esperanças demolidas com grandes decepções…Essa CPI de fato foi a gota d’água.A turma da Veja nem de leve foi ameaçada.Com certeza não vou desistir como creio você também não, mas entendo demais seus argumentos.Minha esperança é o Lula voltar a fazer caravanas pelo país, e sacudir essa turna de inertes.A oposição e a mídia estão deitando e rolando, obrigando a todos nós ver e viver nesse clima absurdo.

  • Desculpe-me Eduardo, mas nesse caso, não é o governo! Felizmente!
    O culpado é o sr Odair que recuou vergonhosamente.
    Se tivesse mantido o primeiro relatório, poderia até ser derrotado (como foi), mas sairia maior da CPMI. Sai hoje, carimbado como covarde.
    No dia em que o agrediram, chamado-o de “Tutuquinha” e ele não teve culhão para encarar de frente o deputado agressor, e ainda recuou nos indiciamentos. Eu cantei a pedra!
    Estava claro que esse relatório ia para o vinagre.
    Tem que ser macho para enfrentar vigaristas como Sílvio Costa e Álvaro Dias.
    Tenho críticas severas a presidente Dilma, principalmente nas questões políticas.
    Mas, não há como criticar a presidente nesse caso! O que o governo poderia fazer numa situação como essa?
    Quem vai pagar é caro politicamente (já está pagando em Minas) é o sr. Odair Cunha.
    Disseram-me que é pré-candidato a presidência do PT Estadual. Quero saber como?
    Ele e seu grupo se desmoralizaram totalmente!

    • E aí, se o relatório inicial fosse vetado, como seria inevitavelmente qualquer relatório, o ODAIR seria condenado por não ter sido maleável… É o fim da picada!! O fato concreto, é que a direita está se reunindo contra o inimigo comum, O POVO BRASILEIRO, e o PT, seu representante maior, está dando a partida por ganha antes do apito final. Os bibelôs estão se achando inexpugnáveis nas urnas e estão jogando de salto alto. O povo não gosta de covardes e acomodados. Esse jogo do PT e das esquerdas de ficar nas cordas esperando a comiseração da população é muito perigoso. Remember Augusto dos Anjos: “O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Daqui a pouco o povo “garra” nojo do acoelhamento (ou atucanamento) do PT e dá-lhe um belo de um passa fora.

      NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF, MÍDIA E SEUS LACAIOS & ASSECLAS!! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Eduardo,

    O PT não é o fim, não é o meio, tampouco o começo da boa política. Faz tempo que ele se vendeu ao sistema. O Lula se vendeu. A Dilma, idem. Lula nos traiu ainda em seu primeiro mandato. Tinha todo o clamor da população para efetivar todas as reformas necessárias, mas optou por fazer uma única, que tirava mais direitos dos cidadãos (previdência). Lula, Dilma, PT não merecem sua dedicação, enfim. Mas o país, sim! Sua Victoria, sim! O Lewandovski, sim. Nós, sim! Você nos mostra que há cidadãos do bem, que pensam a política além do status quo. Não esmoreça, pois. O fato de você enxergar a vexaminosa covardia (ou locupletação) dos acima citados, só lhe dá mais autonomia em se indignar e exigir um Brasil diferente. Parabéns por abrir os olhos para estes pusilânimes traidores do Brasil. O Brasil que pode ser, e que ainda não é. Mas a depender de nós, será! Não com os Collor, mas com alguém que ainda virá, e esta, creio, é a nossa difícil missão: encontrá-lo. Esqueçamos Lula, nos lembremos do querido Darcy, do saudoso Brizola, do fantástico Niemeyer. Saudações…

  • VIDEO. Lá no APOSENTADO INVOCADO. Parece que o imobilismo dos politicos está sendo deixado de lado. É um começo: “VIVA O PRESIDENTE LULA! ATÉ QUE ENFIM ABRIRAM OS OLHOS PARA SUSTAR O GOLPE DOS CANALHAS DA IMPRENSA CORRUPTA, GOLPISTA, ULTRA RACISTA E LADRA BRASILEIRA…”.

  • Vergonha!

    Provas escancaradas desse PSDB criminoso, e isso! E o PT não faz nada, não leva ao conhecimento das ruas, essa apunhalada vergonhosa na democracia e na ética e não mostra a hedionda partidarização de instituições como o MPF e o STF.

    Agora é o seguinte: pela vergonha que é esse PMDB mercenário e pela inércia do PT, para o legislativo voto e faço militância para o voto NULO!

  • Para o dia 31 a Globo já preparou sua programação de Reveillon: quatro horas de retrospectiva “mensalão 2012″ antes das 12 badaladas, com direito a arco-íris, aurora-boreal, fogos de artifício, chuva de estrelas cadentes e tudo o que a competente equipe de videografismo possa conceber e desenvolver de mais charmoso e elegante para o fim-de-ano da grande aldeia global. Afinal… hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou…

  • Prezado Eduardo, aproveitando o seu gancho, vou colar aqui o que disse GILBERTO MARINGONI, que vai ao encontro de tudo aquilo que estamos assistindo com relação aos posicionamentos de um tal PARTIDO DOS TRABALHADORES. Aproveito pra assinar embaixo do que voce disse e também do Maringoni.
    Abraços.

    Maringoni: “Não se mexe em time que está apanhando”
    publicado em 17 de dezembro de 2012 às 23:33
    Colunistas| 17/12/2012 | Copyleft

    DEBATE ABERTO

    Não se mexe em time que está apanhando

    Por que o PT fica passivo diante dos ataques que sofre da mídia? Por que o partido não reage diante de óbvios vícios no chamado processo do mensalão? Por que não colocou em pauta a CPI da Privataria? Essa passividade foi meticulosamente construída para fazer da sigla uma máquina eleitoral eficiente, mas desfibrada para disputar a hegemonia na sociedade

    por Gilberto Maringoni, na Carta Maior, via Facebook

    A passividade quase letárgica que o PT exibe nesses dias de ataques da mídia não é obra do acaso. É construção de mais de duas décadas, desde pelo menos o início dos anos 1990. Naquela ocasião, a direção do então Campo Majoritário decidiu que o partido precisaria se apresentar de forma mais moderada para ganhar o eleitorado de classe média e facções do empresariado em sua jornada para fazer de Lula presidente do Brasil.

    Começou ali um processo de duas vias. De um lado, isolava-se a esquerda interna, tirando-a de postos de direção. De outro, tinha início uma paulatina moderação nas propostas programáticas. Não foi uma rota tranqüila. Houve expulsões de correntes – como a Convergência Socialista, em 1992 – e o episódio traumático da cassação da candidatura de Wladimir Palmeira a governador do Rio, em 1998.

    A postulação do então deputado federal pela sigla jogava areia numa articulação maior, que visava fazer de Leonel Brizola vice na chapa de Lula. Para tanto, o PDT reivindicava Antony Garotinho na cabeça de chapa estadual.

    No terreno programático, temas como renegociação da dívida externa ou estatização do sistema financeiro deram lugar à Carta aos Brasileiros, em 2002, que advogava o cumprimento estrito dos contratos firmados pelos governos tucanos.

    Como tática eleitoral, a moderação e o transformismo foram um sucesso. O PT cresceu em número de votos pelo país. Mas começou a ficar perigosamente parecido com os demais.

    Rebeldia como problema

    A expansão da máquina partidária e a profissionalização de parte da militância como funcionários de prefeituras e governos de estado, ao longo desses anos, acentuaram uma diluição tática. A rebeldia deixava de ser vista como fenômeno positivo e passara a ser encarada como ruído a ser removido do comportamento político coletivo.

    A partir da eleição de Lula, em 2002, a passividade ganhou ares de grande sabedoria. “Agora somos governo e temos de ir com calma” e “olhem a correlação de forças” passaram a ser o fraseado corrente, a justificar a defesa e aprovação de propostas impensáveis à agremiação de anos antes, como a reforma da previdência, a lei de falências ou a entrada de capital externo nas empresas de mídia.

    O partido paulatinamente deixou de disputar hegemonia na sociedade; passou a disputar apenas votos. Abandonou um projeto de poder – entendido aqui como projeto para dirigir o país – e tornou a conquista de pedaços do aparelho de Estado em sua atividade-fim. Nessa lógica de eleição a qualquer custo, o centro da atividade partidária passou a ser a constituição de governos de coalizão.

    Coalizões amplas são necessárias para se potencializar a luta política e isolar adversários. Para o PT real, as coalizões tornaram-se úteis para a obtenção de maiorias parlamentares, mesmo que inimigos de outros tempos estejam abrigados sob o guarda-chuva da máquina pública.

    O ambiente de pragmatismo a toda prova pauta a montagem do governo federal. Como a militância poderia investir contra a direita, se vários de seus membros mais ilustres, como Jorge Gerdau, Paulo Maluf, José Sarney, Michel Temer e outros estão abrigados sob as asas do condomínio governista?

    

Ambigüidades nas críticas


    Os petistas não podem se rebelar contra o STF, por um motivo simples: quem nomeou oito dos 11 membros daquela corte foram os presidentes Lula e Dilma. Assim, atacar a cúpula do Judiciário — se a crítica for sincera — significa investir contra os responsáveis últimos por sua composição.

    Tampouco os petistas podem ir muito fundo em suas investidas contra a imprensa, uma vez que o ministro Paulo Bernardo cuida zelosamente, na administração federal, para que nenhuma iniciativa sobre regulação dos meios de comunicação prospere no âmbito oficial. A ministra Helena Chagas, Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, por sua vez, atua para que a presidenta conceda entrevistas exclusivas para a TV Globo e a revista Veja, entre outros, além de manter alentados contratos de publicidade governamental com esses e outros órgãos da grande mídia.

    Para a mídia alternativa, o regime é na base do pão é água, em geral sem um e outro.

    Os membros do Partido dos Trabalhadores, alem disso, não podem ir muito além da superfície na crítica à mola mestra dos governos FHC, as privatizações. O PT no governo vendeu estradas, aeroportos, bancos estaduais, empresas de telefonia (na gestão Antonio Palocci, em Ribeirão Preto) e se esmera nas parcerias com as Organizações Sociais (OSs), modalidade de privatização disfarçada, criada nas gestões tucanas.

    Por isso, o partido – na figura do presidente da Câmara, Marco Maia – engavetou a CPI da Privataria, no início de 2012. Atacar os adversários equivaleria a se voltarem para as próprias responsabilidades na questão.

    Indignação burocrática


    Como tem agido a direção partidária? Não formula e não se defende. Justifica. Tenta explicar, num grande contorcionismo verbal, todas as ações do governo.

    Isso não mobiliza e não incentiva a saudável rebeldia de outros tempos.

    Assim, a cúpula petista construiu o partido que queria. Os vídeos com falas monocórdias, mas pretensamente indignadas, de Rui Falcão, presidente da sigla, nas últimas semanas, veiculados pelo site do partido, são o melhor retrato da inércia dirigente.

    Não é de se estranhar, depois disso tudo, que nem a popularidade recorde do governo – motivada por políticas positivas de aumentos do salário mínimo e expansão do crédito — incentive as lideranças a mudarem de posição e irem à luta. Tais iniciativas são positivas, mas parecem estar batendo no teto. Os serviços públicos seguem deficientes e não há no horizonte propostas de mudanças na estrutura do Estado.

    O raciocínio que se vê entre petistas é algo como “com todos os ataques, Lula e Dilma seguem em alta”. Ou seja, “não se mexe em time que está apanhando”…

(Apesar de tudo, a mídia de direita deve ser frontalmente combatida, o sistema financeiro tem de ser enquadrado e o STF deve ser denunciado. Que presidentes da república tenham mais responsabilidade na hora de compor o órgão máximo da Justiça brasileira).

    Gilberto Maringoni, jornalista e cartunista, é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de “A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez” (Editora Fundação Perseu Abramo).

  • Enquanto isso, o Lula, com aquele sorrisinho maroto de quem sabe tudo e é muito amado, diz que não é para se preocupar, não. Que “eles” têm muita inveja. Que o ano que vem ele volta à política e aí “eles” vão ver só! A Dilma é uma catatônica política e o Lula um cego de vaidade que ainda não se tocou que o golpe é mais embaixo, estão se lixando para a popularidade dele, para os votos do PT (que nem é tanto assim, convenhamos). Entendo perfeitamente a sua indignação, Eduardo. Sinto o mesmo. Começo a perceber que a saída, se houver (creio que não há) é deixar o PT com toda essa tralha de Dilma, Lula, Bernardo, zé da justiça, Helena Chagas e outras preciosidade da geléia geral, e partir pro pau diretamente, povo na rua, que é aquilo que as elites e a direita mais tem mêdo.

  • Confesso que tambem para mim este fim de ano ficou meio nublado. Até lembrei de uma música antiga que dizia “eles venceram e o sinal está fechado pra nós”. Mas é preciso lembrar ainda que, mesmo que essa importante batalha tenha sido perdida, a guerra ainda não acabou. A luta continua…. Espero que em 2013 as coisas sejam bem diferentes com o retorno do Lula à ação política direta, o que, creio, trará um grande incentivo à participação da militância.

  • Prezado Edu,
    Minha linha de pensamento é muito semelhante a sua. Ao não reagir o PT está desrespeitando todos nós, seus eleitores e simpatizantes. Acho que chegou a hora de tomarmos alguma providência. Não é possível que os cinco por cento da população que estão dispostos a qualquer coisa pra tumultuar a vida do país continuem a ditar as regras do jogo.
    Penso em algumas formas de reação, se possível em massa:
    1- Vigília nas portas das moradias dos deputados do PT ameaçados de prisão antes do natal.
    2- Panfletagem nestes locais reproduzindo jurisprudência do STF em contrário ao que está sendo decidido agora. Em particular relacionada à determinação de prisão somente após o “trânsito em julgado”.
    3- Se possível um plantão jurídico nestes locais para esclarecimentos e providências urgentes.
    4- Uma “central”, que pode ser na sede de um sindicato para uma assembleia permanente, permeada por palestras, debates com juristas de nome.
    5- Carta de repudio a manifestação do ministro da justiça, se possível endereçada a presidente Dilma. Se o ministro falou em nome dela, incentivado por ela, deve ficar claro que consideramos seu pronunciamento um desserviço ao estado de direito. Se abriu a boca por conta própria deve ser defenestrado!
    Se não temos mídia vamos panfletar!
    O que estamos vendo é patético. Encarcerar prematuramente os deputados, assumindo que suas liberdades colocam em risco a paz social é um escárnio. De que paz eles estão falando? A que o estado de São Paulo está infelizmente vivendo. Talvez seja a dos aeroportos vazios, sem fila pra embarque, porque só uns poucos têm dinheiro pra viajar.
    O mais importante: não é a voz do PT que está sendo calada, é a nossa voz, a voz dos que acreditam que a paz social depende de distribuição de renda, de acesso universal à saúde e à educação e de emprego.
    Se o cenário não melhorar no futuro muito próximo acho que vamos ter que pleitear a fundação do PT do B.
    Um abraço,
    Otavio Porto

  • EU ACREDITO QUE LULA E A EADILMA,SABEM QUE TUDO O QUE ELES FIZERAM ATÉ AGORA VAI SE PERDER, LOGO A DILMA QUE LUTOU CONTRA O GOLPE DA DITADURA, VAI DEIXAR DE LEGADO AO POVO O GOLPE DO PIG. TEM QUE CORTAR O MAL PELA RAIZ DE UMA CACETADA SÓ. FORÇA EDU.

  • 1 – quem escreveu, à época da instalação da CPI, que a comissão ia desembocar numa grade pizza, foi chamado, pra variar, de golpista, fascista, etc. Antever que uma CPI “do fim do mundo” não interessava a NINGUÉM, muito menos ao Governo (nenhum governo gosta desse tipo de CPI) não era torcer contra, mas prever o inevitável dentro do nosso contexto político.

    2 – Entendam:

    a) Dilma não é a Presidente do PT. É do Brasil, inclusive, gostem vcs ou não, dos 44 milhões de brasileiros que NÃO votaram nela, e isso, admitam, é gente pra caramba.

    b) A oposição considerou Dilma um poste antes das eleições, e os petistas (grande parte), a consideram um poste HOJE. Acham, no fundo, que Dilma é apenas uma continuação do Governo Lula e, portanto, deve defendê-lo a todo custo.

    c) Dilma não é um poste. Tem seu plano de Governo e quer, obviamente, deixar sua marca na história do País. Se ficar mobiizando o Governo cada vez que estourar um escandalo da era Lula, não fará outra coisa da vida.

    d) Dilma teve que engolir os “honestíssimos” Carlos Luppi, Orlando “tapioca” Silva, o insuportável Jobim, etc, a pedido de Lula. Isso não se faz. O Governo é dela, não dele. Por isso demitiu-os ao menor sinal de problema.

    e) Dilma tem aprovação maior que Lula justamente porque, ao contrário de seu antecessor, não é conivente com a corrpução no Governo. Não trata tudo como PT x os outros, de forma que, para ela, mandar um petista ladrão para o chuveiro é uma forma de boa governança.

    f) Coloquem-se no lugar dela. Vocês acham que Dilma ficou feliz ao saber que a sei-lá-o-que do Lula montou uma quadrilha DENTRO de escritório presidencial??????? Sejam realistas. Acham que ela xingou a imprensa por ter divulgado o ocorrido ou o Lula por tê-la feito passar essa vergonha??

    g) Lula e Dilma não são e provavelmente nunca serão inimigos. Mas a imprenssão que tenho dos leitores desse blog, é que pensam que os dois são “companheiros de luta”, “amigos até o fim” ou outras coisas próprias de escoteiros. A disputa pelo Poder não é assim. Cresçam.

    h) Vai se formando claramente do PT uma distinção entre os políticos/dirigentes da “velha guarda” (do Lula) e os “novos” da Dilma. Vocês acham que se hoje, o LUla disser que vai ser candidato em 2014, Dilma e seu grupo aceitarão na boa??? Não. Porque, repito, ela não é o poste que vcs pensam.

    i) Quando o MInistro da Justiça vem dizer que decisão do STF deve ser cumprida (oh ! que novidade), ele está dando um recado da Presidência ao PT: não esperem ruptura das instituiçoes neste Governo para defender mensaleiros.

    j) a AGU está estudando como reaver o dinheiro desviado do mensalão. Sabem o que é a AGU e a quem ela está subordinada? Pesquisem.

    3) DILMA NÃO TEVE NADA A VER COM O MENSALÃO. É injusto esperar que ela se mete nesse lixo que José Dirceu e cia criaram. “Quem pariu mateus que o embale”…

    4) O que mantém um Governo com altos índices de aprovação é a situação econômica do País. No caso Dilma (como no de Lula), economia forte significa mais dinheiro no bolso do povo.

    – Aí o pobre come melhor e viaja para a praia;

    – A classe média, que vê “suas” praias invadidas pelos pobres, passa a viajar a Cancun (e cogita votar na Dilma, até porque ela reflete seus valores morais).

    – Os ricos continuam ricos como sempre.

    5) Agora, com uma inflação em alta (eu pago aluguel e sei o que isso significa), crescimento zero e apagões semanais no País todo, vcs acham que:

    a) Dilma está preocupada em melhorar a economia

    b) defender os mensaleiros.

    Fica a reflexão.

  • Eduardo, nós não estamos resistindo pelos belos olhos do Lula ou da Dilma, mas por reconhecer que o projeto de governo do PT é indiscutivelmente o melhor para o Brasil, portanto, discordo da sua posição. Desistir de fazer resistência ao golpismo midiático é exatamente o que os golpistas querem, e não podemos dar-lhes esse gosto…

    • Melhor como? Meu Deus! Que absurdo! O modelo desse governo é comunizante. O Brasil praticamente já é um país socialista. Um absurdo total e completo! O nosso modelo deve ser a América! Basta de educação pública, de saúde pública, de estatais e o diabo! O Estado tem de se resumir ao sistema de justiça, segurança pública e defesa nacional. Todo o resto deve ser privatizado! Basta de governo imiscuindo na economia e no mercado brasileiro. O Brasil não precisa de dirigismo! O Brasil não precisa de Estado paquiderme, parasitário e portador de elefantismo. Basta de comunismo!

      • Mas como vc é idiota, vc acredita que somos um socialismo ou comunismo. O comunismo prega que o estado não deve intervir na economia quando este tem como para a produção realizada de forma que a propriedade dos meios de produção seja coletiva. Nem mesmo um estado keynesiano temos por completo, e Keynes acredita que a propriedade dos meios de produção devam ser privadas, para ele o comunismo e o liberalismo exarcebado sem o estado intervencionista são ideologias dogmáticas. Vc é um cego pelo neoliberalismo. A falta de controle e regulamentação econômico financeira deu no que deu, a maior crise de todos os tempos no planeta inteiro, com desemprego em alta nos países de primeiro mundo. Seu neoliberalismo só é bom para quem detém o poder econômico, que fica satisfeito com uma pequena parcela que possa consumir, e o resto que se dane e morra de fome.

  • INVESTIMENTOS
    Após encontro com Dilma e Mantega, presidente da Fiat anuncia investimento de R$ 500 milhões
    O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, anunciou nesta quarta-feira (19), após reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio do Planalto, que a montadora investirá R$ 500 milhões em uma fábrica de motores em Pernambuco. Segundo Belini, a produção de motores deve ter início em 2015, seguindo os parâmetros do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto).

    “Já temos um plano de investimentos para uma fábrica em Pernambuco, onde vamos produzir cerca de 200 mil veículos a partir de 2014 e agora nós decidimos ampliar o investimento para construir lá também uma fábrica de motores (…) com mais 550 funcionários e um investimento adicional de R$ 500 milhões”, disse Belini.

    O ministro da Fazenda disse que em 2013 o Brasil precisa ter uma taxa de investimento maior e que por isso o anúncio da fábrica de motores da Fiat é importante para o país alcançar este objetivo.

    “Para nós é muito importante que no próximo ano o Brasil tenha um alto nível de investimento, nós temos que alcançar um crescimento de investimento da ordem de 8% em relação a este ano e os vários setores produtivos tem que colaborar e mostrar como nós vamos alcançar esta marca. Então é importante que a Fiat, que é uma das maiores empresas aqui no Brasil, está crescendo bastante e está cumprindo um plano de investimentos importante”, disse Mantega.

  • Muito bem, Eduardo. Vivemos tempos estranhos! O partido que ganhou três eleições presidenciais seguidas não chegou ao poder. Está acuado, nas cordas, sendo socado de forma impiedosa. Nossa presidente que, na juventude, mostrou-se guerreira e sem medo, hoje só usa sua espada para cortar cabeças de petistas e aliados sempre que a mídia golpista aponta seu dedo sujo para alguém. Aí ela julga, condena e executa, sem provas, exatamente como está fazendo o STF. Que o diga o ex-ministro Orlando Silva!

    Não bastasse isso, os parlamentares petistas parecem seres alienígenas lançados na terra de repente. Enquanto o pau quebra, lá estão eles nas redes sociais falando de futebol e discutindo o sexo dos anjos. Fazem cara de paisagem enquanto o circo pega fogo. E nós dilacerando nossas almas em defesa deles!

    Veja só: Collor e Tatto esboçaram uma tênue reação convidando FHC e Gurgel para tagarelarem no Congresso. No dia seguinte, Walter Pinheiro, o senador líder do PT, desautorizou os dois e fez uma apaixonada defesa de FHC, coisa que ele não mereceu nem de seus aliados demo-tucanos.

    E Dilma continua a recitar seu mantra como uma kamikase “prefiro o barulho de uma imprensa livre ao silêncio da ditadura”, uma retórica suicida e autista. O que ganhará com isso será um exemplar da Veja a enfeitar seu caixão político, quem sabe aquela edição em que Lula, na capa, aparece com a marca de um pé nos fundilhos.

    Por fim, a CPMI criada para incomodar Cachoeira, Perillo e o Caneta por pouco não termina com, pelo menos, dois indiciados: Lula e Dilma!

  • Eduardo, de algum tempo para cá, tenho acompanhado sua luta e admirado seu empenho em se manifestar contra os recentes absurdos em nosso país. Apesar de nunca ter sido do PT, vinha dividido entre a fraca crença neste partido e em seus líderes versus uma convicção de fundo, de que o PT era mais do mesmo, ou pior, “a esquerda que a direita gosta”, como disse certa vez o Brizola. Acho que o PT autêntico morreu, para tristeza de homens dignos como Leonardo Boff e outros milhões que nele acreditaram. Parece que Mino Carta está certo ao afirmar que “O PT não é o que prometia ser. Foi envolvido antes por oportunistas audaciosos, depois por incompetentes covardes.”. Agora, desistir do partido (o que cada dia mais me parece sensato) não implica desistir da luta por uma sociedade mais justa, igualitária. Significa somente rever a forma de lutar, em quem acreditar e em como produzir a sociedade que milhões de nós desejamos. Acreditar na vontade quando a razão se desencanta (isso é próximo a uma frase atribuída a Gramsci). Se desistirmos, eles nos mudaram. Abraços.

  • Eduardo, quando vi que a CPI do Cachoeira acabou em pizza, fiquei perplexa. Por que o Marconi Perillo não foi indiciado? O presidente da CPI tem que se explicar. O PT não pode ser conivente com a corrupção. Aproveito este espaço para perguntar ao presidente da CPI: meu senhor, por que vocês fizeram dessa forma? Expliquem-se, por gentileza.

  • Eduardo, e o Cachoeira ri de nós! as você disse que voltaria do encontro dos blogueiroa para fazer a regulamentação da mídia, de baixo para cima. Já não esperava mais nada do governo. Nem Lula nem Dilma.
    Qual é a senha? Você não pode desanimar, porque a nossa força VEM DE VOCÊ!

    • Haveria tantos candidatos, meu prezado, que seria necessário quadruplicar o prêmio, senão, com tanta concorrência, haveria caixa 2 para comprar os juízes que escolheriam o maior dos bundas moles… k k k k

      • Sérgio, a coisa tá feia mesmo… Nem sei mais o que dizer… Poderíamos também fazer o contraponto, o Troféu Geraldo Brindeiro, para se agraciar os (diversoso) membros do (des)governo FHC que deveriam ser punidos e não foram… mas para esse troféu a impren$$$a e a oligarquia nacional nem daria bola… Abraços

  • O PT não tem maioria legislativa e a culpa é dele????

    O Lula permanece intocável, como alguém que não tem defeitos, lembrem-se que foi o Lula que montou esse lixo de base aliada.

    A Dilma é mais corajosa que ele, pois enfrenta os problemas do país, o Lula teve medo do Banco Central e dos políticos tradicionais, pois não quis fortalecer uma base aliada majoritamente de esquerda

  • Eduardo, um pouco de humor.

    Fiz uma enquete:

    “PRÊMIO 2012 “CAUSA-ME ESPÉCIE!” – TOP 10 – QUEM VOCÊ ACHA QUE DEVE RECEBÊ-LO? (PODE ELEGER MAIS DE UM!) ”

    CAROLINA DIECKMANN (INSPIROU A LEI – DOS CRIMES CIBERNÉTICOS)

    JOSÉ SERRA (PELA GARRA, PERSISTÊNCIA, SIMPATIA, CARISMA, LEALDADE…)

    MANO MENEZES (CONQUISTOU O “SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS”)

    JOAQUIM BARBOSA (DISPENSA PALAVRAS…POPULARIZOU O VERNÁCULO, AS LEIS. COMO “CAUSA-ME ESPÉCIE” E O “DOMÍNIO DO FATO”…)

    MARCO ANTONIO VILLA (PREVIU O FIM DE LULA E DO PT, UM VISIONÁRIO, HISTORIADOR, PROFESSOR, DOUTOR, JORNALISTA…)

    MARCONI PERILLO/PSDB (INJUSTIÇADO, VÍTIMA DE REVANCHISMO POLÍTICO DO PT, PERDOOU OS QUE TENTARAM INCRIMINÁ-LO…)

    MERVAL PEREIRA (IMORTAL CONTRIBUIÇÃO AOS MINISTROS DO STF, QUIÇÁ O 12º MINISTRO…)

    FÁTIMA BERNARDES (EMPREENDEDORA, INOVOU OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DA TV BRASILEIRA…)

    AÉCIO NEVES (SENADOR PSDB/RJ, DIVULGAÇÃO DA “LEI SECA”, DEFENSOR DAS EMPRESAS DE ENERGIA, LUTOU PELO CONGELAMENTO DO PREÇO DA LUZ ELÉTRICA…)

    LUCIANO HUCK (DIVULGAÇÃO DA “LEI SECA”, PELA CAMPANHA “SE BEBER, VÁ DE TAXI”, LATA VELHA E SOLETRANDO…)

  • Caro Eduardo,

    o seu compromisso me impressiona. Poucos brasileiros tem a sua ousadia. O momento é negro, mas não desanime, mesmo quando tudo indica declinação. Ainda resta uma esperança e se chama Lula. Se s acovardados do Partido e seus aliados =tem rabo preso, creio que Lula não tem. A caravana vai começar e isso vai ter efeitos. Grande abraço e que Deus lhe dê sabedoria para não desistir.

  • Gentein… Quanto ódio!! A solução é reescrever a máxima que consta de nosso símbolo maior, a bandeira nacional, que passará a ser: “AMOR, Ordem e Progresso”. E está tudo resolvido. Ironias à parte, cadê o PT, PÔRRA????

    NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF, MÍDIA E SEUS LACAIOS & ASSECLAS!! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Edu meus respeitos,mas, ja deu no saco ver a turma do Tapete vermelho gritar que o PT tem que fazer tudo.
    Vejo blogueiros se reunir com tudo pago boa alimentação, ótimos lugares onde mais parece ferias que reunião e relatório final ser votado por meia duzia .
    Nunca vi esta turma fazer uma reunião na periferia porta de fabrica ou mesmo sindicatos e associações, falamos para os mesmos e gostamos disto.
    Os seguidores é os mesmos e nunca vemos proposta de realmente mudar ou fazer algo, assim sugiro cuidar da casa primeiro . levar o tema comunicação as periferias mesmo que para isto se tenha que usar os diretórios do PT e PCdoB os núcleos, casas.igrejas.
    Agora achar que mudara algo sem organização, CPMI teve os seus indicado pelos partidos e foi tudo no voto.
    Edu veja se o Miro,Azenha,Rovay,Maria Fró ,PHA e outros quer sair do tapete vermelho e vir as periferias fabricas casas e multiplicar o movimento.
    Fazer um filme um, DVD panfleto e revista sobre o tema e percorrer os buracos longe dos tapetes vermelhos .
    Eu acho que vc toparia

    • Oque mata a esquerda é os independentes, para ficar bem na fita a moda é ser independente Hora é Psol ora é PT depois navega por H.H e passa pelas Marinas e quando o bicho pega toma posições bem confortáveis e como exemplo falo da época que todos pediam a cabeça do Sarney para colocar Perilo na presidência do Senado e Lula bancou o Sarney.
      Agora somamos a isto os que só responde a ordens de gabinetes e faca a espera nunca vai a uma reunião que o chefe não o veja como estas sobre o supremo, afinal ele tem que ser visto ou mesmo ser a estrela, tem que estar no palanque, mesmo que este seja uma mesa onde a maioria é de esquerda e deveríamos ser companheiros, mas o ego .
      quero ver uma reunião dos blogueiros em um lugar onde todos não possa sair e que mesmo a noite não venha a se dividir ou curtir fazer turismo Ibiúna por exemplo, onde os estrelas tenha que se misturar, ser igual e que todos tenham que votar o relatório final.
      Temos muitos patrocinadores e estes não querem apenas turismo, afinal fora os blogues pessoais os mesmos seguidores que uni a todos oque saiu do papel.
      Defesa jurídica?
      Atos de rua?
      Massificação do tema comunicação?
      Um siteo coletivo?
      Um DVD sobre o tema um filme uma novela?
      Como chegar no povo.
      PT sabe que entre todos que o defende poucos enfrentaria uma biribinha.
      Afinal tirando vc quem coloca seu nome em um grande ato entre os blogueiros ou independentes.

  • Pois é; a inércia do PT e dos políticos e próceres petistas já deu para mim… Ou esse partido se levanta e parte para a luta agora mesmo, atacando e se defendendo de forma consequente e efetiva; ou então, tudo que o Brasil avançou nos dois mandatos de Lula e neste meio mandato de Dilma estará escoando pelo ralo a partir de 2015, quando, com toda certeza, algum patife da direita e fantoche do conservadorismo estará assumindo o mando do país e levando-o a um inexorável retrocesso. O PT e a base aliada têm os meios para promover uma gigantesca campanha que desmascare a patifaria atualmente em curso no país, conduzida pela direita e pelo conservadorismo; se não o fizerem, na minha opinião, serão os grandes responsáveis por qualquer volta atrás que o país venha a sofrer. E acredito firmemente que, em persistindo o atual curso de coisas, essa volta atrás é líquida e certa. A cada dia que passa, me convenço mais e mais que quem faz revolução é mesmo o povo na rua… Se formos esperar pela iniciativa dos políticos profissionais que elegemos, todos no bem bom em Brasília, desfrutando das benesses de seus cargos, para salvar o que foi obtido com estas últimas administrações populares; então camaradas, anauê para todos, pois a direita estará de volta já, já…

    • O problema é que a base aliada e muitos no PT não querem fazer nada. Se algum direitoso for eleito, mudam de lado. Entendo como o Edu se sente, ultimamente nem tenho vontade de postar e comentar, embora continue lendo os blogs.

  • Por que a investigação parou? Por que parou, parou por quê? Só há uma explicação: o estrago seria muito grande se continuasse. Estive em São Pedro, ali perto de Piracicaba, e conversando com um cidadão de lá disse que se a CPI fosse adiante envolveria muita gente. O cidadão, bem politizado pela TV piguiana, disparou de pronto: chegaria no Lula! Concordei, mas, argumentei: poderia chegar, sim, mas, antes disso faria um tour por Piracicaba, onde havia filial da Delta. Essa construtora, aliás, usou documentos forjados para vencer concorrências em vários municípios brasileiros. Um deles foi Itanhaém, governada pelos tucanos. Essa denúncia dos documentos forjados não é coisa do PT: saiu no informativo jurídico Última Instância. Bob Fernandes, em comentário no Jornal da Gazeta de hoje (cujo vídeo ainda não está no site) citou Paulo Vieira (o Paulo Preto): não confundir com o Paulo Vieira (Paulo Branco), cujos pareceres fajutos poderiam favorecer a construção de novo porto em Santos, que consagraria a gestão Alckmin. O que disse o Paulo Preto? Que se fosse investigado o eixo Rio-São Paulo cairia o país. Como diz o ex-magistrado e blogueiro Fanganiello – Pano rápido! Ainda bem que parou.

  • A Dilma continua achando que esta governando a Suiça e o PT nas mãos da midia golpista.
    O Brasil aos poucos encaminha-se novamente para as mãos sujas da direita podre.

  • Cheguei agora há pouco do trabalho, hoje não vou comentar fiquem com a foto do Cachoeira lá no topo do post., o escárnio que a cara dele estampa é pra você que optou por viver a vida com dignidade e honra.

    • Merda. É isso mesmo. Escárnio, que reresenta todos os que não assinaram pela CPI e ainda teremos que assistir até o fim da vida pregando moralidade na tv. Indecentes.

  • So um lembrete ao Marcos Rocha : o dinheiro do Visanete,considerado fonte da corrupção,por ser dinheiropúblico,foi para,advinha?}: TV GLOBO,O GLOBO,O ESTADÃO.FOLHA DE SÃO PAULO,TV RECORD e outros órgão de publicidade!Nas duas primeiras semanas do julgamento,colonistas da grande imprensa nativa rosnaram,indignados,porque estes dados foram revelados no pleno do SRF numa tensa sessão.TODOS os sigilos dos deputados petistas foram quebrados e nas suas contas não foi encontrado um mísero centavo desse dinhiro.ESTÁ NOS AUTOS. Na sessão referida,o Ministro GUARDIÃO da Constituição perguntou se,ao final do juçlgamento o STFordenaria a devolução desse dinheiro pelos citados veículos de comuicação.Então vai ser maravilha,quando,concluídos oas estudos,a AGU cobrar do Globo e catervas a devolução desse dinheiro,pois PENAS dinheiro público é considerado objeto de corrupção…e o da AP 470 está nas burras dos barões da mídia!. Um artigo do Marcelo Coelho da Folha,daquele período,trz a relação,com os respectivos valores.
    Edu,sei qúe é dificil…ontem foi real mente pesado.Mas sei,também,que não vais desistir.
    Acressento uma,ás sugestões do Otavio Porto ; um encontro com Dirigentes e Parlamentares do PT para uma cobrança dura.Bloguiros,oraganizações e militantes das lutas sociais e democrática podemos e devemos fazer esta cobrança.FORÇA!

    Delta Martins.

  • Que tal fazermos uma campanha pela indicação do brioso juiz Fausto de Sanctis para o Supremo? Pois um juiz indicado pelo povo, que eu saiba, nunca aconteceu na história desse país. Seria algo novo e a elite fajuta ficaria uma arara se a presidenta o nomeasse por força de pressão popular. Que tal? Vamos nessa?

  • Edu, eu também penso como você, porque desde 2005 nós das bases insistiamos para que o PT fortalecesse a sua militância e se aproximassem mais dos movimenros sociais e do povão, nunca nos deram ouvidos, hoje estamos vendo o resultado e tendo a certeza que estávamos corretos. Mas parar a luta de nada vai adiantar, se o PT continua dormindo precisamso buscar outros meios os sindicatos, MST e UNE e até mesmo os lulsitas porque a luta continua e abandoná-la penso que não será o melhor caminho. Entendo perfeitamente o que você disse e concordo em tudo só não consigo aceitar que paremos a luta.

  • pq não teve revolta quando o PT impediu a CPMI de investigar a DELTA e a sua participação no PAC?

    acho muita graça na revolta desses cidadãos “meio” honestos…

  • Mas, Eduardo, eu não estou entendendo mais nada. O que você sugere? Acabar com a democracia? Instituir as comunas como na Venezuela? Calar a imprensa como na Argentina? Meu Deus, o Brasil ainda é uma democracia republicana! E, além do mais, o dito cujo aí da foto, que ilustra o post, é, na verdade, o algoz do PT, não do PSDB, tampouco de Marconi Perillo. Foi ele próprio que disse dias atrás que era o “garganta profunda” do PT. Não estou inventando nada. São fatos que foram noticiados na imprensa livre. O que acontece, na verdade, é que o PT tem medo dele.

    • É, por isso que o PT votou a favor dele, isto é uma ironia, se não vc fica acreditando. Deixa de ser palhaço, vc é um moleque. Fique feliz, pois seus amados que estupram o estado democrático de direito e ficam ricos a nossa custa estão e continuarão soltos para roubar mais, para sua felicidade.

    • Imprensa livre? Livre de que, de responsabilidade com a verdade e com o leitor? É a piada do século. O cara é um gangster, qualquer um que não tenha medo dele é louco. Ou você acha que ele andou interferindo a favor dos acusados de fazer parte de grupo de extermínio só por ser bonzinho? Crime organizado é crime orgnizado. John Gotti podia ter seu glamour de rico, mas os assassinatos nos becos também faziam parte do esquema. Por que aqui seria diferente?

      • Vocês ficam dando atenção a este troll de direita e ele deve ficar rindo do outro lado do computador. Os blogistas questionam o Lula e a Dilma por não ter escolhido juízes sem serem partidarizados ao PT, sendo democráticos e republicanos demais, mas os mesmos blogistas ficam divulgando estas merda de comentários irônicos contra o PT. Deviam fazer ao menos como fazem os blogues de direita, comentários contra a opinião deles são solenemente ignorados, Se vamos jogar duro, para de ser também republicano, deleta estes comentários que todos sabem ser de troll. Assim pelo menos não temos de aguentar estes estúpidos aqui.

  • O que o PT, Dilma e Lula estão pensando??????????!!!!!!!!!!!!!! Estão achando que a direita é boazinha e vai ficar apenas na ameaça????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!! Será que eles não ENXERGAM QUE HÁ UM GOLPE DE ESTADO JÁ ACONTECENDO!!!!!!!????????? ATÉ QUANDO CONTINUARÃO A APANHAR CALADOS??????????!!!!!!!!!!!!!! ELES ESPERAM O QUÊ DESSE JUDICIÁRIO NAZI-FASCISTA QUE TEMOS??????????!!!!!!!!! HÁ MUITO EM JOGO, ESTAMOS FALANDO DAS CONQUISTAS OBTIDAS POR ESTE PAÍS NOS ÚLTIMOS DOZE ANOS E NO QUE PODEREMOS OBTER SE CONTINUARMOS A MODIFICAR, DESSA VEZ PARTINDO PARA AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS, O MODELO SÓCIO-ECONÔMICO EXCLUDENTE QUE NOS FOI IMPOSTO PELA CLASSE DOMINANTE, A MESMA QUE NÃO SUPORTA O FIM DE SEUS PRIVILÉGIOS NABABESCOS E TRABALHA PARA VOLTAR AO PODER POR ACÓRDÃO, DE PREFERÊNCIA LAVRADO PELO HISTRIÔNICO JOAQUIM BARBOSA, INFELIZMENTE UM NEGRO À SERVIÇO DOS SENHORES DE ENGENHO QUE OPRIMIRAM SEU POVO DESDE OS TEMPOS DA COLÔNIA, CONTINUAM A FAZÊ-LO ATÉ HOJE, E DESPREZAM OS NEGROS DO FUNDO DA ALMA. O CLIMA GOLPISTA ESTÁ MAIS DO QUE PREPARADO, AS ARTICULAÇÕES ENTRE O PROCURADOR GERAL(AMIGUINHO E CÚMPLICE DE CACHOEIRA)E O STF NÃO SE RESUMEM AOS DESPAUTÉRIOS DO PATÉTICO MENSALÃO, ONDE PESSOAS FORAM CONDENADAS SEM PROVAS POR CRIMES QUE NÃO EXISTIRAM, MAS PASSAM PELO SHOW MIDIÁTICO DE FIM DE ANO QUE COMEÇA A SER ORGANIZADO COM A PRISÃO DE JOSÉ DIRCEU(FEITA NUM PROCESSO QUE NÃO TRANSITOU EM JULGADO E ATRAVÉS DE LIMINAR DEFERIDA POR BARBOSA NO RECESSO DO STF, LIVRANDO ASSIM A MEDIDA DE PASSAR PELO CRIVO DO PLENÁRIO, QUE TALVEZ SE CONSTRANGESSE A DEFERIR MAIS ESSE ENTRE TANTOS ABSURDOS)E CHEGA À ESCANDALOSA DECISÃO SOBRE A PERDA DE MANDATO DOS PARLAMENTARES CONDENADOS, ESTUPRANDO A CONSTITUIÇÃO, TRATANDO-NOS(ELEITORES QUE DEMOS PODER AOS NOSSOS REPRESENTANTES QUE FIZERAM A CARTA MAGNA)COMO IMBECIS E ESTABELECENDO O MARCO GOLPISTA NO QUAL LULA E DILMA SERÃO CASSADOS E A FAIXA PRESIDENCIAL TRANSMITIDA A SERRA, FHC OU AÉCIO CACHAÇA : O STF, O NOVO QUARTEL DA DIREITA BRASILEIRA QUE, À LA PARAGUAI E HONDURAS E EM SÓLIDA ARTICULAÇÃO COM A CIA E O SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL VITMADO PELO INÍCIO DA LIBERTAÇÃO DO BRASIL DA EXPLORAÇÃO DOS BANCOS ESTRANGEIROS, PASSO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSA SOBERANIA; ESTÁ PRESTES A RETOMAR NA MARRA O PODER PRESIDENCIAL QUE OS BRASILEIROS DERAM E QUEREM CONTINUAR DANDO AO PT. E O PARTIDO NÃO FAZ NADA? POPULARIDADE? JANGO TAMBÉM TINHA APOIO POPULAR, CERCA DE 76%,, QUANDO FOI DERRUBADO PELO GOLPE DE 64, COMO TAMBÉM TODOS SABIAM QUE AS FORÇAS DE ESQUERDA VENCERIAM AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS QUE DEVERIAM OCORRER EM 65. GOULARTH CAIU EXATAMENTE POR CAUSA DE SUA INÉRCIA, OMISSÃO E COVARDIA. POR FICAR CALADO, ACREDITANDO QUE RESOLVERIA TUDO COM CONVERSA, O MESMO ERRO DO PT E DE LULA. APELO PARA QUE VOCÊ FAÇA CHEGAR A LULA, AO PT E A DILMA ESSE POST; COMO TAMBÉM OS COMENTÁRIOS DOS LEITORES; COMO FORMA ÚLTIMA DE PRESSIONÁ-LOS A AGIREM, ALGO QUE EVIDENTEMENTE JÁ SABEM QUE DEVEM FAZÊ-LO, MAS PARA O QUAL MANTÊM-SE PARALISADOS POR SUA COVARDIA E COMPROMISSSOS DE CLASSE. HÁ UMA LEVE ESPERANÇA ORIUNDA DAS DECLARAÇÕES DE LULA, FEITAS ONTEM, DE QUE IRÁ PARA AS RUAS EM 2013 PARA …”AJUDAR A PRESIDENTA DILMA A TRABALHAR COM OS SETORES PROGRESSISTAS DA SOCIEDADE”…; NO QUE FOI ACOMPANHADO POR DECLARAÇÕES DO MAIS NOVO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÕES POLÍTICAS DA CUT, MAIS DIRETAS, DE QUE A DIREITA QUER SABOTAR AS ESOLHAS DEMOCRÁTICAS DE POPULAÇÃO E QUE ERA PRECISO IR ÀS RUAS PARA DEFENDÊ-LAS. SE OCORRERM, E NÃO PASSAREM DE PLATITUDES, SENDO MANIFESTAÇÕES ENFÁTICAS, QUE DÊEM NOME AOS BOIS, E ACUSEM A MÍDIA E O JUDICIÁRIO DE GOLPISTAS, SERÃO A MEDIDA NECESSÁRIA PARA CALAR A DIREITA. POR ISSO MESMO É PRECIOSO ESTIMULÁ-LAS A SAÍREM DA BRAVATA LOGO EM JANEIRO, E ESSE É O MOTIVO QUE JUSTIFICA QUE FAÇAMOS CHEGAR A LULA A INFORMAÇÃO DE QUE MILHÕES DE BRASILEIROS SÓ ESPERAM O COMANDO DELE PARA IR À LUTA.

  • A entrevista de Amaury Jr. no Viomundo é desanimadora. Se for do jeito que ele diz, nem a PF nem o Ministério Público Federal mexerão uma palha nas inúmeras denúncias de corrupção envolvendo tucanos. Se for assim mesmo, chegaremos a 2014 com a oposição só falando na farsa da AP470 e o esquema de Dilma não terá nada para usar como resposta.
    Amaury revela também a possível causa da passividade dos petistas diante da coalização pig-pgr-stf, que seria o fato dos petistas terem herdado e continuarem com os esquemas corruptos dos tucanos.

  • Gurgel pediu, JB já deve decidir: sexta-feira, 21/12, dia do fim do mundo, tem mais um espetáculo circence da Globo suprema golpista. Ou o golpe, presente de Natal da Globo, do Instituto Millenium e do PIG para todos os brasileiros. Os réus devem ser presos. E o povo? Que se….! O Congresso não votou o orçamento e a pauta está trancada até depois do recesso (fevereiro?), quando analisarão os vetos da presidenta Dilma. Será que vai ter Copa do Mundo, Olimpíadas? Creio que não. Quando quiserem circo, eles vão fazer um julgamentozinho de 3a. categoria para alimentar a sede de diversão da elite rude (não é plebe rude). Tá mais russo do que se esperava. Devia ser mudado esse termo, devia ser gringo e não russo.
    Estou querendo ser otimista, mas está difícil. A minha ironia é a única válvula de escape, mas isso não é bom.

  • Notem o estrago que a Marta Suplicy, com sua ganância e irresponsabilidade, ocasionou abandonando o cargo de Senadora para o qual foi eleita por 8 anos, com o meu voto inclusive, e deixando-o para seu suplente no senado o vereador mequetrefe TUCANALHA ANTONIO CARLOS RODRIGUES, que deturpou o voto da petista original e deu seu voto contra o relatório do Odair Cunha. A votação na CPMI poderia ter sido 17 a 17, e os votos dos 8 milhões de paulistas dados à Marta teriam sido respeitados. Nem quero imaginar as demais baixarias que esse tucanalha está fazendo contra a vontade dos eleitores identificados com as posições políticas de Marta.

  • O PT, infelizmente, se transformou num partido de covardes, elitizou e está indo para o lado de lá. Essa CPI do Cachoeira escancarou o lado oculto desse novo PT do discurso das páginas amarelas da Veja.

  • Mesmo antes de ler este texto neste blog que acompanho estava conversando com amigos sobre a inercia do PT e o descontentamento e frustração de sua militância, isto abre um precedente perigoso; o abandono de vozes ativas diante da total desilusão frente aos novos acontecimentos e perder força crucial para o PT que é justamento sua militância, argumentou alguns companheiros; o PMDB é um aliado volúvel, fisiológico, onde tem menos confiabilidade do que uma hiena traiçoeira e traria um peso enorme para o governo se contestado fosse, concordo, é uma triste realidade. mas continuo indagando, porquê o PT não utiliza as armas legítimas e democraticas que tem? porque não escolheu nomes com critério e seriedade compatíveis para os cargos do STF e PGR ao invé desses fanfarrôes? porque tantos nomes importantes do partido como o ministro Cardoso mostra claramente que está do lado de lá? entre outras questões que geram muitas dúvidas e pricipalmente muita decepções

  • “Este blogueiro gasta dinheiro que não tem para manter um blog e um movimento social, fazer intermináveis ligações telefônicas, viagens para participar de seminários, lidera ações concretas, interrompe sua atividade profissional remunerada, expõe-se até a ameaças de violência física… E tudo isso para quê?”
    Eduardo, sei o que é o seu desespero e compartilho com ele porque sofro exatamente do mesmo mal. Sou professor de Odontologia com mestrado e doutorado, com livro e artigos publicados. Vivo num ambiente, a famosa elite, em que poucos se preocupam com questões sócio-políticas (percebe-se isso em praticamente todas as categorias de profissionais liberais).
    Como em outros momentos, neste estou com as minhas atividades profissionais e publicações “meio” paradas. Se voce for no meu site (www.endodontiaclinica.odo.br), que evidentemente é sobre Odontologia, verá que lá existe um espaço para “falar da vida” e que está repleto de textos políticos(http://www.endodontiaclinica.odo.br/pages/falando-da-vida.php), enquanto que no menu existe outro, Conversando com o Clínico, que está quase parado (http://www.endodontiaclinica.odo.br/pages/conversando-com-o-clinico.php), com flagrante prejuízo à minha vida profissional.
    Concordo inteiramente com você quanto a estar com o PT quando o circo pegar fogo.

  • Caro Eduardo, mais uma vez você sabe externar muito bem o que pensamos. Hoje, a indignação e a revolta aumentaram com a manobra sórdida do procurador suino gurgel (perdão aos porcos). Ele e o capitão-do-mato barbosa, com certeza, irão prender, arbitrariamente, os julgados pela infame AP 470, antes do acórdão e os embargos. A cavalaria da supremocracia do PIG está em marcha, passaram rolo compressor na jurisprudência, atropelaram o Congresso. Atenção, Acorda, Alerta… Brasil, a nossa democracia está por um fio!

  • Caro Edu.

    Qdo estourou o caso Cachoeira-Gate, abriu-se a CPI.;

    Qdo. se abre uma CPI seja na Câmara ou Senado, ela segue um determinado ritual, de preparação de informações e dados necessários e relevantes sobre o caso. Ou seja, tipo assim , uma Receita, não de Bolo e sim de PIZZA.

    A podridão é Geral, Edu. Estão todos corrompidos. Independentemente de partidos. todos são quadrilheiros sem exceção, até no STF tem sacanas, como é sabido de todos.

  • Interessante entrevista de Amaury Ribeiro Jr. ao Vi o Mundo: “Vou mostrar como funciona o núcleo de inteligência do PSDB, que domina até hoje setores da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Eles se movimentam para desarticular o ex-presidente Lula e futuramente a presidenta Dilma. Quero mostrar porque o PT não reage. No caso da CPI do Cachoeira, tinha a faca e o queijo na mão para investigar melhor a relação entre o bicheiro e a revista Veja.” Por que o PT não reage? Porque é pragmático? Porque herdou os esquemas tucanos? Porque é cheio de tucanos com o ministro Cardoso? Por que no fundo gostaria de ser aceito pelo establishment e aparecer nas páginas amarelas da Veja? Por cálculo político? Qualquer que seja a resposta é certo que o excesso de pusilanimidade não está agradando em nada os militantes e quem se esforça em defender o partido na rede. É bom o PT botar as barbas de molho, pois ninguém gosta de ficar protegendo bananas indefinidamente.

  • Lamentável. PT de joelhos para a felicidade desses calhordas. Chegou a hora de preparar o povo pra tomar as ruas e denunciar imediatamente que o Brasil tem uma nova ditadura, a ditadura do Supremo Tribunal Federal, apoiada pela mídia golpista : veja, folha, globo, estadão…. Será o fim? Esperamos que não!!!

  • Meu querido Edú…faço minhas as suas palavras.Foi muito,muito ,vexame, a CPI do Cachoeira.Se o PT, não mudar, vai ser dificil continuar fazendo sua defesa.O Partido parece que tucanou…mas gostei do discurso do Lula,agora ,quero ações do Lula.

  • Era mais ou menos esperado. O governo está acéfalo na sua articulação junto a sua base. Esta Ideli Salvati e Gleisi Hofmann são fraquíssimas, sem falar do idiota do Odair Cunha. A presidenta Dilma, no seu pragmatismo burro, somente está preocupada com os resultados econômicos de seu governo, embora bem avaliado pela população. Mas para a esquerda isto não basta. E falo quase diariamente nesta aposta errada do PT de se ancorar somente pelos resultados econômicos de seus governos. O Brasil precisa de politizar o seu povo. Não basta o discurso do gerentão bom de serviço pois isto é o discurso da direita. A utopia e a ideologia é essencial num país carente como o nosso.

  • Mesmo que pese o fato de ser petista…Mas podemos condenar alguns atos (ou a falta deles) sem fazer oposição cerrada…E pela lista apresentada, o PT sozinho não conseguiria aprovar nada…mas deveria ter feito mais!

  • Na segunda-feira, em Ribeirão Preto teve um ato em defesa do PT. Estive presente, pude ouvir bons discursos.

    Mas o que importa saber é que dos 4.000 filiados ao partido, nem cem compareceram; do grupo do Palocci, que controla o partido na cidade, só compareceu o presidente do diretório municipal, não ficava bem se ele não aparecesse para receber um integrante do diretório nacional; o cara que foi candidato a prefeito pelo PT, tirado do bolso do Palocci para perder (em troca do apoio da prefeita reeleita para 2014, supõe-se), mandou uma desculpa qualquer.

    Então, é bem difícil.

    Mas não desisto, morrerei lutando com uma arma imaginária nas mãos.

    Às ruas, cidadãos!

  • E AI PT CADE SUA RESPOSTA . VAMOS DEIXAR A BANCARROTTA DO PAIS ASSUMIR.LAMENTAVEL STA NA HORA DE ATITUDES E CONFORME EDU O SACO ESTA ESVAZIANDO .

    • Você cobra uma resposta do PT. Ok. Agora faltou você indicar em qual veículo de comunicação o PT transmitiria a mensagem contendo a resposta cobrada. Seria num carro de som, que não atinge meio quarteirão? Ou num megafone, em cima de um caixote, que não alcança mais que 15 pessoas, enquanto o PIG fala pra 200 milhõe?. Ah, na Rede Globo… Então você acha que a Globo vai franquear sua imensa rede pro PT transmitir mensagem? Francamente. Oopss…esqueci-me da Record. Ora, a Record está só esperando o momento certo pra desbancar a Globo e assunir o comando do PIG, portanto não vai transmitir mensagem do PT coisa nenhuma.

      Só restam o Youtube e os blogs sujos. Por enquanto.

  • A esquerda no Brasil está começando a fragmentar. A direita, mais uma vez, irá conseguir nos superar.
    Rui Falcão é um covarde: o PT já deveria ter expulsado Odair Cunha, Zé Cardoso, entre outros.
    Aqui no Espírito Santo, o Governador Casagrande, do PSB, e a mídia local batem nos petistas condenados e no governo Dilma sem qualquer manifestação contrária do PT. Detalhe: o vice é do PT.
    É uma graça. Depois nos convocam para as eleições, como se fôssemos retardados.
    Hoje, ainda li nos jornais que Dilma cogita Kátia Abreu para o Ministério da Pesca; seria o fim.
    Me parece que quanto mais a militância grita, mais o PT e o Governo Dilma se voltam para a direita; e quanto mais a mídia golpista ameaça, mais o PT e o Governo Dilma se acovardam. Começo a achar que tudo o que a mídia golpista fala ou escreve é verdade. Antigamente, quem calava consentia…
    Sinceramente, estou começando a desistir também; sou militante desde 1982, quando Lula foi candidato a governador por São Paulo. Todo esse tempo nunca arrefeci: briguei com parentes, namoradas, deixei de falar com amigos, discuti com chefetes, fui prejudicado por não abrir mão das minhas posições políticas. Tudo isso para quê? Para isso? Lutar por um bando de covardes que têm sangue de barata nas veias e que não defendem as suas convicções?

    É isso.

  • Edu, pouco antes de ler seu desabafo nesse texto muito bem escrito, eu postei um comentário no status do Stanley no Facebook, onde tb deixei demonstrado o meu descontentamento e a minha indignação com as atitudes (ou a falta delas!?) que o PT e o governo Dilma vem tendo diante de fatos gravíssimos que vem ocorrendo em nossa república. Vou colar aqui pq penso que faz parte do mesmo assunto. Um abraço.

    “Eu tenho refletido muito de agosto pra cá. Quer dizer, a cada susto que levo desde agosto, tenho parado pra relembrar o que o PT já passou desde o seu nascimento pra mim, há exatos 25 anos, qdo me filiei. Sempre foi muito doce ser PT, claro, até chegar ao governo que, embora continuasse sentindo um gosto prazeroso, por vezes ficava meio amargo, mas engolia como se fosse doce. De agosto pra cá, o gosto amargo não sai da boca e a cada dia fica pior. Não consigo mais sentir prazer de ser PT e olha que eu sempre dizia isso com eco: Sou PTeeeeeeeeeeee. Hoje to sentindo vergonha por ver parlamentares tão omissos, tão covardes, tão frouxos, tão vendidos para um bando de golpistas hipócritas. Parlamentares que deveriam estar honrando a sigla e principalmente uma militância, que não existe igual em nenhum lugar do mundo. Uma militância que sempre deu a cara à tapa, que sempre enfrentou os poderosos locais sem medo e sem nenhum interesse próprio que não fosse o coletivo , o genuinamente partidário. Tudo isso pra quê???? Para ver Cardozos, Paulo Bernardos, Marco Maias se aboletando do poder e falando merda no JN enquanto a casa tá caindo, mandatos populares sendo cassados pelo stf, companheiros sendo presos injustamente, Lula sendo ameaçado e achincalhado publicamente, relatório da CPMI sendo rejeitado(isso depois da promessa que retirando Gurgel e Policarpo, ele seria aprovada) e Odair Cunha pagando o maior mico(bem feito pra ele, otário). Por essas e por muitas outras que decidi, assim que o corvo JB decretar, monocraticamente a prisão imediata dos companheiros, eu me desfilio do PT, com muita tristeza, mas pra mim chega. Vou sim continuar Lulista. Por ele vou às ruas e enfrento o que for preciso pra defender o maior presidente da história do Brasil. E só. Nem Dilma eu defendo, pq essa passividade dela e essa falta de atitude diante de fatos tão graves tá me irritando, principalmente por manter Cardozo na Justiça depois da declaração dada por ele no JN em defesa do golpe. To fora. Mas a luta contra o golpe continua. Pronto, falei.”

  • A verdade nua e crua é que “estamos no mato sem cachorro”.
    E não temos escolha ou continuaremos fazendo o papel que o PT e outros partidos de esquerda deveria fazre e não fazem ou volteremos a conviver com a verocidade da direita que querem extinguir com todos os direitos conquistados pelo povo no governo Lula e “privatar” o restante das empresas públicas e em pouco tempo estaremos com a Grécia.

    Acho que esta é a sina do brasileiro a de nunca poder perder a esperança, pois, só com a esperança poderemos manter nossos ideiais e com um país mais justo, onde ex-moradores das senzalas não fiquem querendo “arrumar” um cantinho na casa grande, nem que seja no pé da cadeira da mesa e que aqueles que nós elegemos tenham a dignidade de cmprirem com as suas promessas.

    A Dilma deve ter informações ou escolhem muito mal seus assessores, porque ela está na lista da casa grande, se não acreditar é só esperar para ver.

    Agora só uma questão, para uma presidenta que foi torturada, conhece as artimanhas do ser humano mais cruel, por quemantém um ministro da justiça tucano, o José Eduardo Cardoso e um representante da Globo no ministério das comunicações, o Paulo Bernardo e para completar mantém sua esposa como chefe da casa civil.

    E aí vem a pergunta falada por o jornalista Gilberto Maringoni: “Prá que mexer em time que está apanhando”?

  • Corrigindo:

    A verdade nua e crua é que “estamos no mato sem cachorro”.
    E não temos escolha ou continuaremos fazendo o papel que o PT e outros partidos de esquerda deveria fazer e não fazem ou volteremos a conviver com a voracidade da direita que querem extinguir com todos os direitos conquistados pelo povo no governo Lula e “privatar” o restante das empresas públicas e em pouco tempo estaremos como a Grécia.

    Acho que esta é a sina do brasileiro a de nunca poder perder a esperança, pois, só com a esperança poderemos manter nossos ideais por um país mais justo, onde ex-moradores das senzalas não fiquem querendo “arrumar” um cantinho na casa grande, nem que seja no pé da cadeira da mesa e que aqueles que nós elegemos tenham a dignidade de cumprirem com as suas promessas.

    A Dilma deve ter informações ou escolhem muito mal seus assessores, porque ela está na lista da casa grande, se não acreditar é só esperar para ver.

    Agora só uma questão, para uma presidenta que foi torturada, conhece as artimanhas do ser humano mais cruel, por que mantém um ministro da justiça tucano, o José Eduardo Cardoso e um representante da Globo no ministério das comunicações, o Paulo Bernardo e para completar mantém sua esposa como chefe da casa civil.

    E aí vem a pergunta dita pelo jornalista Gilberto Maringoni: “Prá que mexer em time que está apanhando”?

  • Eduardo,
    Sabe q acho?
    Vc, ontem, estava pregando a esperança. Falou e disse, maravilhas, dos últimos tempos. Houve um momento, ao meio do texto, q deu vontade de contestar, até…. Mas, vc continuou, sonhando e contemporizando.
    Ao final, vieram as profissionais. Um, ate, discorreu sobre os horrores, da ditadura comunista, na Ásia. Parecia q cursou a Escola de Estado Maior…. Isso! Com aqueles compêndios, moderníssimos, sobre os avanços do comunismo, ateu, e sobre os perigos, reais, q nos cercam. Se não me engano, até estatísticas fluíram. Fiquei impressionado; quase me levantei, pra vestir uma sobre-bermuda… por garantia Mas, vc não deixou pra depois, nenhuma resposta.; Mto louvável.
    Acontece, Eduardo, q já entendi o momento, político, com idêntica boa vontade, paciência. E falava, mesmo, sobre meus motivos, nada particulares… Já desfilei argumentos por vários blogs e, na maioria, era posto no lixo… Verdade, q, aqui, parece não fui censurado, por minha estupidez… Talvez, pq meus entendimentos e temores sejam os mesmos postulados por vc; talvez. .
    Q coisa, heim?… Um dia vc demonstra uma postura; no dia seguinte, como agora, chega indignado, sem querer dar a trégua postulada, anteriormente. Engraçado, tbm, q os participantes se indignaram, ontem, ao sere rotulados de vacas-de-presépio, do blog….. A troca de msg’s indignadas, se estenderam, e se estenderam…. Q coisa?..
    Então, Eduardo, eu sempre apoiei os acordos da cúpula do PT; pq q necessários para o cenário e para as atividades políticas, de governo do Partido. dos Trabalhadores. Sem acordos e sem aberturas, não se sairia do chão. O Pres Lula, bem cercado, e assessorado, partiu mundo afora, pra tomar as primeiras medidas…. Voltou com o nome do Meirelles, na mão; garantindo o pagamento de dívidas e “tudo o mais”. Antes, pra ganhar a eleição, tomou da ajuda do Palocci, com a famosa “carta aos brasileiros”. Sem esses dois movimentos, fundamentais, o ACM, o ROMA, a Av. Paulista, etc…. etc… até a Veja, não lhe teriam dado o apoio, inicial; o ” go on”…. Foi essa ajudinha, aê, q havia feito o Collor presidente, antes. Foi. E o Zé Dirceu fez a maior fé, nisso…. Tanto; q passaram a afirmar q tirando o Zé, da frente, aparecia o Lula…. Mta maldade, heim? Mas, o Zé é figura tão importante, qto a do Lula. Por isso, esse aposta em capar, de vez, o cara, perigoso…. (Passemos ao Lula, agora….)
    Eduardo, o PT não tem maioria, desejada. O PT tem o governo; mas, não tem a força. Essa, está nas mãos da elite, dominante, conservadora. O coração dessa elite, meu querido, está lá nos EEUU. Qto a cabeça, diria, está na mídia, maldita; no Legislativo, em sua maioria; no Poder Judiciário; nas Classes Armadas; e mto mais… O Pres Lula não mandava, lá essas coisas…. Dizia-se q ele iria se esvair, lentamente ( O prof cardoso é tão metido a esperto q usou dessa, máxima,
    cunhada de onde ele vem…. ). Por tanto, eu entendo qual deveria ser o rítmo da política de governo do PT…. na época.
    Acontece, q , devagar, grds progressos foram assegurados por esse governo Lula/Dilma… E o som, aqui, está dissonante, com o orquestrado lá no hemisfério norte. Estamos atrapalhando os planos do Poder Central. Como pode a Pres Dilma abrir o Ano, na ONU, com um discurso, como foi feito; e, em seguida, o Obanana desdizer, linha, por linha?… Não dá. Essa turma está subvertendo a Ordem Política e Econômica do nomeado mundo desenvolvido. Por isso, as organizações, mafiosas, jornalísticas, fazem pesquisas e as anunciam no horário nobre, como se dissessem: “Precisamos ultimar providências, severas. Essa gentinha não pode mostrar tamanha aceitação do povo, como demonstra.”
    Eduardo, de todos os lados exércitos poderosíssimos estão atacando; externa e internamente. Os ataques são, tanto do exterior, como do interior. Eu não vou ficar, aqui, escrevendo laudas, pra provar q nosso País é solapado de todas as maneiras. Só não sucumbiu/ pq riquíssimo e poderoso, igualmente. É povoado por um povo inteligente e trabalhador e carregado de entusiasmo; feliz, por natureza.
    Eu acho q as últimas eleições de outubro apontaram para um novo rítimo a ser tocado pelo Gov Federal. Não dá, mais, pra contemporizar… Urge aproveitar certas oportunidades q se nos aparecem; a nós cidadãos, patriotas, de fato; com vergonha na cara e coragem, o bastante. Qq atitude ao alcance da inteligência e da capacidade física deve ser tomada; precisa. Qto a Presidência, por exemplo, deveria ir de imediato à mídia ( Ela pode dispor da mídia, à qq tempo…. ), pra denunciar o fiasco da CPI fracassada do cachoeira, dando nomes aos bois…. Denunciando tudo e todos; não importa o tempo gasto; se necessário, q se usem dias… ), A Presidência, o Partido dos Trabalhadores não podem ficar assistindo a derrocada do País, sob pena da responsabilidade.
    Eduardo, meu caro, desculpe o mau jeito. Aos companheiros, perdão pelo meu Português….
    Abraço, fraterno

  • Eu quero saber para que diabos o povo paga tão caro pelo salário desses deputados e senadores: para eles serem omissos ? Ficarem assistindo a derrocada do Brasil de camarote? Precisamos sair às ruas urgentemente!

  • Eu quero saber para que diabos o povo paga tão caro pelo salário desses deputados e senadores: para eles serem omissos? Para assistirem a queda da democracia do Brasil de camarote? Temos de sair logo às ruas, pois não temos ninguem para nos defender.

  • Aaaah… mas alguém disse que Valério disse que pagou as contas do Lula. Isso deve ser investigado. Aliás, o Lula já deve entregar o passaporte.

    • “não se preocupem com os ataques”, diz LULA

      Por enquanto, com o fim do 1o tempo, a coisa esta assim, e nada preocupante segundo ele:

      -com LULA o país chegou a 5a economia, com Dilma, ameaça chegar em 7a.

      -com LULA ficamos auto suficientes, com DILMA insuficientes e novamente dependentes em Petróleo, gasolina, álcool e diesel.

      -com LULA superamos o apagão, com DILMA ameaçamos voltar a conta gotas pra escuridão.

      -com LULA tivemos o PAC 1 e 2, já com Dilma descobrimos que a MAIORIA de suas obras estão atrasadas, superavaliadas e/ou contidas, em médios QUATRO anos.

      -com LULA sonhamos com mais navios, submarinos, caças, satélites, plataformas de lançamento e de petróleo, com mais usinas nucleares por exemplo, já com DILMA descobrimos que tudo fazia parte da FANTASIA de se dizer ao “povo parvo” o que ele gostaria de ouvir.

      -com LULA tivemos OITO anos pra acreditar que um código de ética viria, já com DILMA, gerente amante da tecnologia, descobrimos que tudo era coisa de sintonia, pois um controle remoto bastaria.

      ..sei não, de comum mesmo parece que entre o SEGUNDO mandato de Lula e o primeiro da presidenta, é que ambos gostaram de fazer política popular sem cobrança por proficiência, ora com crédito farto em prestação de bolso recheada de juros pra otário, ora com o câmbio, depois com o carro e agora com o combustível SUBSIDIADO.

      Quem sabe, quem sabe se com a barba refeita LULA volte a encontrar, tal qual com Sansão e sua cabeleira, a força que lhe dava sentido à vida, isso se “dali-la de Brasília, Dilma deixar”.

      ditado do dia – quem nasceu pra ser GERENTE não merece se tornar presidente.

      BEM, de bom é quem nem tudo são erros, de DILMA temos por exemplo a queda nos juros (depois de uma subida IRRESPONSÁVEL e intempestiva eu diria – em 2011), a redução no custo da energia, um pouco mais de administração no câmbio, intervenções pontuais de algumas agências, e outras medidas localizadas de estímulo, medidas estas INSUFICIENTES pra nos tornar quem gostaríamos de ser, mas capaz de juntas nos deixarem vivos ao menos pra pensarmos o que poderemos fazer no 2o tempo, momento este em que a oposição ameaça vir a campo com um ETÍLICO adolescente candidato a presidente.

      http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/lula-diz-que-nao-sera-derrotado-por-vagabundo-04020C183560CC914326?types=V&

  • STF CONDENA SEM PROVAS
    STF PASSA POR CIMA DA CONSTITUIÇÃO E CASSA MANDATO DE PARLAMENTARES.
    PARLAMENTARES ENTERRAM UMA CPI SERÍSSIMA, AFIRMANDO FALTA DE PROVAS, A DESPEITO DE UM CAMINHÃO DELAS LEVANTADO PELA PF, ALIMENTANDO A IMAGEM DE ILEGITIMIDADE.

    Cenas dos próximos capítulos:

    ESCÂNDALO LEVA A JULGAMENTO PESSOAS CHAVE DO GOVERNO.
    GOVERNO É DEPOSTO.
    CONGRESSO IMOBILIZADO.
    MILITARES NÃO SE SUJEITAM AO GOLPE E DEFENDEM A SOBERANIA NACIONAL.
    PAÍS VIRA MANCHETE NO MUNDO PELAS FORÇAS MILITARES QUE OPRIMEM O POVO TENTANDO RECUPERAR O PODER PARA O GOVERNO DEPOSTO.
    VIOLÊNCIA SE ESPALHA.
    LUTADORES DA LIBERDADE RECEBEM O APOIO DAS NAÇÕES DESENVOLVIDAS.
    OTAN ENVIA TROPAS DE AJUDA HUMANITÁRIA.

    Pura ficção

    • desculpe ..Marcos Valério, a turma do Roberto e do Valdemar, a do banco Rural, fora das provas e rastros, do dinheiro meio que CARIMBADO, CONFESSARAM ..então vamos parar de posar de vítimas

      Aliás, confessaram tb Delubio e Genuíno ..só faltava mesmo saber que mandou e arquitetou, quem teria sido o maior interessado e que mantinha contato livre e reservado com TODOS os citados ..aqui sim, por falta de delação, aqui sim a justiça, SÁBIA, intui ..e no que fez muito bem ao meu ver (meu e das meninas do STF tb)

      ps – e com um detalhe, detalhe que foi apresentado como defesa a feitura de outros delitos como caixa 2 e sonegação ..e vc queria o que? que o STF passasse recibo ? não dá ..isso pra não esquecer dos documentos esquentados, notas FRIAS, apresentados “inocentemente” como prova de que acretiva no foro privilegiado, a defesa dum tal deputado de Osasco

      ahh sim, e quanto ao GOLPE da CASSAÇÃO, foi mesmo

      quanto ao futuro, até parece que você não conhece o BRASIL

      http://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=098dt6-ZLYo&gl=BR

  • O pior é que não é só nos assuntos tratados aqui no blog que não vemos reações dos movimentos sociais e sindicatos. Assutos até de muito menor peso são ignorados por eles. Esse pessoal tá todo vendido. Aproveitando as benesses.

  • Acho que só a volta da Caravana da Cidadania, que Lula anunciou para 2013, pode criar esse fato político.
    Lula pode denunciar diretamente ao povo o que está acontecendo.

  • Prezado Eduardo,
    cansei do jeito Dilma de governar. A continuar assim, não terão meu apoio em 2014 também. Ou Dilma e o PT reagem, ou deixaremos de lutar por eles. Tomara que aproveite o ano de 2013 (13 = PT) para reagir.

  • Gurgel, Barbosa tudo gente indicada pelo LULA/DILMA. Não me conformo como não se pode antever essa situação, o partido já estava no governo a algum tempo e teria obrigação de ser mais cuidadoso. Especificamente quanto ao Barbosa, me recordo daqueles “negros” todos (artista globais, inclusive) a festejar sua chegada no STF e na presidência deste. Será que ser negro nos dar o direito da “idiotice”, da “vaidade” e do “egoísmo”. Eu vi e ouvi pessoas dos Movimentos Sociais (Negros, sobretudo) festejando esses acontecimentos, contudo, será que não se percebe que este cidadão, ainda que negro, está jogando contra as forças populares, ou seja, contra os pobres, e consequentemente contra os próprios negros. Se é assim, de que adiantar ter um negro na mais alta corte de justiça do país, seria melhor não tê-lo.

  • Sabe o que eu não entendo, e me deixa indignado, meu amigo Eduardo, é que o PT e o governo Dilma tinham tudo para fazer um governo forte, corajoso, com respaldo popular, respondendo a cada onda de denuncismo patrocinada pelo Partido da Imprensa Golpista(PIG), Rede Globo, Estadão, Folha, Veja e assemelhados, além de questionar o STF, e o PGR. Mas o que estamos vendo é um governo acuado, medroso, tomando pancada todo santo dia, sem esboçar a menor reação. E o PT, com alguns parlamentares que preferem bajular a mídia do que defender as causas populares pelos quais foram eleitos. Dá para desanimar. Fica parecendo que “todos”, Governo Dilma e PT parecem temer alguma coisa., ou então tem algum rabo preso. O que deve existir é que “eles” estão apenas defendendo interesses não sei de quem, e que não estão nem ligando para as nossas opiniões.

  • Edu, sou seu admirador e leitor assíduo. Sua capacidade de análise e prognóstica é incrível.

    Porém, não ajude a perpetuar esta tentativa de golpe. O ataque que a Democracia tem sofrido nestes últimos anos tem sido terríveis é verdade. Estamos acuados, mas a “cavalaria” ainda não apareceu e muito menos é certo que será derrotada.

    Esta cavalaria é o povo brasileiro ainda não mobilizado e não o será por iniciativa própria, como você sabe muito bem e nem mesmo convocado por segmentos menores da sociedade, no que pese seus valores.

    Lula repete a ameaça de mobilização feita durante o seu governo e promete novas jornadas pelo país. Não me parece próprio de alguém que tem se como quase prisioneiro, muito menos de quem é estadista como fartamente demonstrado.

    Tem muita gente aqui prometendo nunca mais “ajudar” o PT, quando sempre me pareceu que estávamos brigando pelo Brasil e o PT tem sido a melhor alternativa. Porém se existem sugestões melhores, sou todo ouvido.

    Os lances enxadrísticos até agora, são realmente aterrorizantes, mas os lances principais ainda não foram jogados.

    Um feliz Natal e votos de tenhamos muito a comemorar em 2013

  • Edu,

    Voce fala muito de “regulacao da midia”, mas esta’ pregando para os convertidos. Aqueles que ainda acreditam na midia sao levados a crer que “regulacao” significa “censura”.

    Que tal aproveitar o final de um ano com acontecimentos importantes na midia internacional e publicar um artigo explicando os termos da regulacao que voce propoe para o Brasil.

    Seria particularmente util fazer uma comparacao entre suas propostas e as propostas do relatorio Leveson, no Reino Unido, e da Ley dos Medios da Argentina.

  • É desanimador Eduardo, mas é isso que os opositores querem, ou seja, tomar conta de vez da situação. Os aliados do governo Dilma só são aliados para ocupar cargos públicos, pelo que se nota nas votações no Congresso. Eles(aliados) alegam que o Governo não tem diálogo, fica mais uma pergunta: Qual seria o tipo de diálogo que está faltando? Vai uma sugestão Eduardo(talvez outros já o tenha sugerido, confesso que não li todos os comentários). Assim como você tem levantado manifestos, aproveita este tópico e manda para a Presidenta, quem sabe alguém dela possa ler e relatar à mesma, alguns comentários que muitos aqui tem deixado, e, diga se de passagem, pessoas pensantes como você. Quem sabe o governo acorda com mais um “beliscão”. Eu, na minha simplicidade, achava que o Governo do PT, tinha suas equipes para cuidar dessa parte de acompanhamento do que sai na mídia, tanto a favor quanto os do contra, mas parece que estão mais pra assistir novela da globo, pois é como citou, não há reação do PT nem do governo.

  • BOM DIA EDU:
    FELIZ NATAL ´para vc e sua familia e todos brasileiros que vc tado ama…
    Vc me surprende, equivocar se entre uma gota dágua, com uma CACHOEIRA…
    Á gua mole em pedra dura, bate, bate aiii que durra!!
    Copo dágua gelada com 1/2 limão diario, não destroe rochas mas evita que acidos
    produzidos por bactérias combinados com minerais,+ C2 formem estalactites nas
    cavidades dos rins. (pedras).
    Para que possamos entender como vejo, não é o alcool ou a água que mata, é a quantidade
    e o tipo. uma gota pode salvar uma cachoeira mata…
    EI! EDU, e pessoal do lado de ka, vamos dar um voto de confiança á nos brasileiros porque, LULA,
    DILMA, PT, e muitos politicos ja fizeram muito, porque se alguem tem duvidas pergunte para si mesmo
    o que fiz por esse jornalista que da a cara pra bater por nos? nada,nada…
    Pensar que levamos 500 anos para termos um LULA, em 200 milhões de habitantes atuais e querer o melhor em 10 anos é muita prepotencia de um povo…
    EDU não queria estar na sua pele, mas lembre do beija flor com uma gota d água indo apagar o fogo na
    floresta…
    Conte isso para Vitoria pelo menos ela entendera que seu trabalho é muito mais grandiozo!!!
    Edu mande me seu e mail trocaremos informações sobre as pedras…

  • Dois senadores que votaram contra o relatório do Odair (ou seja, pela pizza) são suplentes de senadoras petistas:,Sérgio Souza (PMDB-PR), da ministra Gleise Hofman, e Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), da ministra Marta Suplicy. Esses dois votos foram decisivos. O PT deveria pensar em não levar para o ministério politicos/as com mandato. Eles/as deveriam cumpri-los para fortalecer a base parlamentar petista e evitar vexames como esse da CPMI do Cachoeira.
    PS – Parabéns Edu Guimarãs, pela sua disposição e pelo seu importantissimo trabalho comko bloguieiro. Mas, por favor, não abandone, apesar dos pesares, a canoa que está indo em frente e vencendo o subdsenvolvimento e a miséria.

  • Edu, eu faço coro contigo! Também me desgasto diariamente principalmente no facebook defendendo Lula e o PT. O PT tinha tudo para desmascarar a Veja, acabar com a carreira política do Marconi Perillo, enfim, ferir de morte os seus opositores, mas preferiu contemporizar!

    Todo o PIG e os opositores do PT em todo o Brasil, que não são poucos, estão rindo da cara do deputado Odair Cunha e do próprio PT pela gigantesca pizza que eles assaram no forno do congresso nacional!

    Tudo isso mostra que o PT infelizmente para os que como eu e você, ainda acredita neste partido, deve ter o rabo preso com cola Super Bonder para aceitar a pressão da midia e dos opositores e votarem contra o relatório do redigido por um deputado do seu próprio partido!

    Abraço e Feliz Natal!

    Geraldo Martins!

  • A passividade do PT em uma década de governo já cansou a militância. Nos últimos 10 anos a direita midiática fez de tudo para criminalizar o PT e derrubar Lula e Dilma. Agora, com o apoio do judiciário estão mandando dirigentes da sigla para a cadeia. E a direção do PT, seus deputados, senadores e ministros não fazem nada. Ficam de boca fechada. Isso irrita e desanima.

    Eu não sei até quando essa covardia vai durar, pq o golpe está mais próximo agora do que esteve em 2005, com o tal do Mensalão. Fiquei profundamente desanimnado com a fala do senador Walter Pinheiro (PT-BA), contra o convite feito pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP) para FHC ir ao Congresso falar sobre a Lista de Furnas.

    É por causa de gente covarde como Walter Pinheiro que a direita judiciária-midiática golpista deita e rola.

  • Caro Eduardo,

    Já lhe escrevi: Candidate-se!!!

    Daqui de fora, vc é mais um ”modus esperniantis”. Em sendo Deputado, poderá compor comissões, claro que dentro de ”nosso” interesse, QUE É UMA MÍDIA LIVRE!!!. Só assim nossa voz do MSM sairá desta limitação.

    Tenho certeza que se vc não encontrar espaço dentro do PT, migro para o partido que vc for.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – PT

  • Edu, também não estou entendendo naaaaaada dessa falta de ação de todos!! Na Câmara a gente ouve uns gemidinhos de protesto, no Senado só o Collor grita, e o Executivo parece que nem vê o que está sendo esfregado às nossas caras a cada dia com mais absurdos!! Será que somos nós os inocentes úteis???? Só vejo algum movimento da esquerda nas redes sociais, mas os “de lá”, os do golpe, não estão tomando decisões virtuais, amigo!!! Estamos sendo tomados por uma “nova” ditadura, a maioria das pessoas não está se dando conta, os dois outros “Poderes” da República estão de quatro e eu apavorada!! Infelizmente, acho que Dirceu e Genoíno passarão o Natal na cadeia, infelizmente por eles, suas famílias e todos os cidadãos brasileiros!! Só Deus salva agora!!

  • Desde a destruição da operação Satiagraha, do Dep Protogenes, escrevo que o governo do PT baixou-se muito e que um dia (ele chegou?) lhe seria cobrado o ato de covardia diante dos fatos denunciados. O Pt achou que calando-se seria tratado como adversário, jamais o inimigo a ser destruido. Esqueceu-se que do lado de lá estão pessoas que apoia(ra)m ditaduras, suas torturas, perseguições. Que participa(ra)m na caça a cidadãos.que não aceitavam torturas e subserviencia a outros paises. Eles forneceram carros e instalações para torturar e matar, seja internamente, seja em outros paises (Chile, Argentina, Uruguai….) Esqueceu-se que a “casa grande” sempre viveu sugando como um vampiro o sangue de seu povo, e seu fausto devia-se a pobreza da exploração. Que a escravidão no Brasil durou por sua ganancia e preconceito. A tentativa de destruição do PT e seus é continua, inicia-se na falsa denuncia da exigencia de aborto de sua filha (contra Collor, o caçador de marajas), na declaração em rede nacional do “eu tenho medo!!!”, na disputa contra FHC, no “atentado” da bolinha de papel, etc. O PT se afastou de seus verdadeiros apoiadores (sindicatos, confederações, funcionalismo público, das estatais) em busca de uma aceitação pela “elite”, envergonhado de suas origens, que sempre recorre quando há o temor (vide início da denuncia do mensalão, da reeleição de Lula, do segundo turno -ignorou completamente suas bases no primeiro turno- da eleição de Dilma). Transformou-se em um partido de pés de barro. A Sra Dilma tem a OBRIGAÇÃO de se expor politicamente, afinal, juntamente com Lula, ela é expoente na direção do partido, chefe de um dos poderes da República. Sua omissão chega a ser irritante, numa negligencia de suas funções republicanas. Acorda Dilma, acorda PT, acorda Lula, ou será tarde. Iguall perseguição fizeram a Getúlio, JK, Jango, Brizola, Ulisses Guimarães, Arraes, Valdir Pires, etc,e sabemos que se não houver uma posição forte e contudente acabará em golpe militar ou civil.

  • Se nós não formos para as ruas exigir o que o governo e o PT devem exigir, eles nunca farão, porque são reféns da imprensa golpista e das alianças que são obrigados a fazer, por termos um sistema político frágil. Eles sabem que a direita brasileira e essa elite podre são capazes de tudo: fabricar dossiês, pagar falsas vítimas para denunciar, inventar escândalos. E com um judiciário favorável às direitas, até provar que gato não é cachorro, as reputações já estarão destruídas e enterradas.Vocês viram o que faziam Cachoeira, Policarpo e Demóstenes? É isso aí. São capazes de tudo. Li hoje em PHA que um ex-procurador , muito ligado ao PSDB, andou procurando Amaury Júnior, com propostas mais que indecentes, na tentativa de atingir o PT, Lula e Dilma. Nós é que temos que gritar e exigir, com mobilização massiva, as tomadas de medidas. Caso contrário, o golpe se consuma, matam Dirceu, fecham o Congresso e será a volta triunfal do PSDB, à força, garganta abaixo. No Paraguai tiraram o Lugo e o processo de demolição, do pouco que ele fez, já começou e anda bem adiantado. Vocês querm isso para o Brasil? Se querem continuem sentados diante do computador, discutindo quem tem razão, e quem não tem, e criticando Dilma e o PT. É tudo que querem:uma forcinha a mais…

  • Edu, a resposta quem pode dar é Amaury Ribeiro Junior autor o livro A Privataria Tucana, que está escrevendo seu próximo livro e ele fala aqui sobre oque ele está investigando e escrevendo para poder denunciar e nos contar algumas verdades.

    Leia a entrevista aqui > Amaury promete revelar bastidores do complô para derrubar Lula e Dilma

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/amaury-ribeiro-jr-promete-revelar-em-novo-livro-bastidores-do-complo-para-derrubar-lula-e-dilma.html

  • Digo e repito: o caminho que resta chama-se MAD – em ingles, mutual assured destruction, ou destruicao mutua assegurada. Este foi o nome dado ao equilibrio de terror entre EUA e Uniao Sovietica e o principal motivo pelo qual a Guerra Fria jamais esquentou a valer: o ataque atomico iniciado por qualquer dos lados levaria `a destruicao de ambos, por causa da resposta tambem atomica que ocorreria.

    O MINIMO que o PT deveria fazer seria mostrar que, abaixo da linha da cintura, golpes nao seriam aceitos e o revide seria violento. Ou seja, acusacoes sem provas, grampos sem audios, declaracoes de ex-presidiarios, etc etc etc levariam ao ataque pesado. Infelizmente o PT nao faz isso, ou por ser muito bundao ou, como essa inacao me leva a comecar a acreditar, por ter setores completamente vendidos ou chantageados pelos desvios que praticaram.

  • Olá,

    Infelizmente eu já estou abandonando o barco, meus lideres agem como covardes e trairas, a dilma, nada mais é do que um fantoche nas maos do fernando pimentel, aquele que abandonou seus aliados em minas, e governando com e para o aecio neves , resultado, esquerda exterminada em minas, mas o pimentel recebeu um premio da megasena da fiemg, sem trabalhar, a gente fica muito triste por isto,

    e agora o pimentel, que parece tem toda a influencia sobre a presidenta traira e covarde, implanta o mesmo a nivel nacional, financiar e governar para a globo, veja e psdb, já desisti, mas quero ver a cara de pau da traira vir pedir apoio e que a gente trabalhe para ela em 2014, ela que vá pedir votos a globo..

    Nao se esquecam que o lula queria o vacarezza para relator, e ir para cima, ai o que aconteceu, o pimentel pos um de seus, odair cunha, para nao pegar o psdb, ja que pimente é aécio neves, e vai conseguir entregar o brasil para ele…

    mas como aceitar esta covardia e trairagem de nossos lideres? infelizmente se alienando…

    Narlem
    bh-mg

  • Eduardo,este estado de espírito tambem tem me acometido. Vejo a grande mídia pautar ,não apenas o discurso da minguada oposição (que ganha um pouco de fôlego para se manter de pé), as ações do Judiciário corrupto em todas as instãncias,mas tambem pautar o discurso do PT e até da presidenta Dilma.
    Fico indignado com a falta de respostas mais firmes diante dos ataques covardes desferidos contra o partido e suas lideranças.Respostas comedidas,feitas medrosamente ,como de alguem que não se atreva a contestar ou desagradar a imprensa .Será que esta popularidade dos líderes e do partido ,não servirá para nada? Não que este personagem seja meu ídolo,mas acho que está faltando nos políticos petistas ,alguem ,não com o caráter,mas com a coragem de Collor. Se esta passividade é uma tática do partido,estamos feitos…Continuo achando que é burrice mesmo.

  • Pois é:
    O brasil está à deriva, no que diz respeito às instituições.
    Quem manda no judiciário, chama-se João Roberto marinho, o mal fadado “filho de Roberto Marinho”.
    Não tenham nenhuma dúvida, a globo vai depor a presidenta Dima e vai mandar para a cadeia , todas as forças de esquerda.
    E o PT, vai junto,com todos os seus intelectuais de meia tijela e semi-burgueses.
    Ai que inveja da Argentima, Venezuela, Bolívia…

  • Solidário com a sua indignação.

    Sempre leio seus textos e cheguei a pensar que não tratava da maneira devida os pontos fracos do PT e do governo. Mas agora vejo que pensei errado.

    Parabéns pela coerência!

Deixe uma resposta