Golpe do STF: trunfo jurídico da direita midiática é precário

Análise

Quem pensa que o Brasil não está inovando em termos do modelo golpista à espreita, engana-se. Inovou, sim – e bastante. O país da jabuticaba – que só dá no Brasil – tinha que inovar, ainda que, em essência, o golpe em curso transite por modelo inaugurado em Honduras há alguns anos e posteriormente reproduzido, com “aperfeiçoamentos”, no Paraguai.

A inovação reside em que nosso golpismo é oportunista, pois depende de que uns poucos cargos-chave no Judiciário e no MPF estejam ocupados por oposicionistas, enquanto que os golpes hondurenho e paraguaio decorreram de correlação de forças institucionais muito mais desfavorável do que a do Brasil, do ponto de vista dos golpeados.

Tanto em Honduras quanto no Paraguai, os governantes depostos chegaram ao poder sem base parlamentar sólida; no Brasil, ainda que a base de Dilma não seja o que se possa chamar de estritamente confiável, seguramente sustenta seu governo em amplitude que inexistiu nos outros dois países citados quando neles sobreveio a decisão de golpear a democracia.

Assim, se naqueles países não havia por onde evitar derrubadas dos governos puras e simples, tomadas como se fossem uma troca de camisa – isso por força de que as instituições, ali, estavam tomadas por gangsters quando Manoel Zelaya e Fernando Lugo se elegeram –, no Brasil os golpistas terão que suar muito a camisa para chegar sequer perto do governo.

Não que não ousassem tentar, se houvesse tempo. Mas não haverá. E, antes de explicar por que, esclareçamos o seguinte: o STF que julgará os recursos contra a decisão que aquela Corte tomou no primeiro dia útil desta semana ao invadir a competência de outro Poder decretando cassação dos parlamentares condenados na Ação Penal 470, não será o mesmo.

Vai daí que, até aqui, ainda não aconteceu nada. Se irá acontecer, é outra história. Mas, como todos sabem, as perdas de mandato só se efetivariam daqui a vários meses, já tendo sido cogitado, até, que a decisão do STF sobre os recursos contra elas pode se postergar até o fim efetivo dos mandatos dos parlamentares recém-cassados naquela Corte.

O que se deve pensar, portanto, é no futuro. E o que se pode dizer de bom sobre ele é que existe possibilidade concreta de equilibrar o jogo bem onde os golpistas só obtiveram vantagem por ela ter sido entregue de bandeja a eles por seus adversários, sobretudo por Lula e Dilma, que nomearam ministros do STF e procuradores-gerais de olhos fechados.

Mas com as vagas que surgirão no STF no futuro próximo e com a troca de procurador-geral da República, que ocorrerá em agosto, a vantagem que a direita midiática ostenta hoje pode sumir, caso a presidente da República tenha se utilizado de critérios minimamente racionais ao nomear o ministro Teori Zavascki.

Claro que Dilma ter nomeado alguém como Luiz Fux, é de lascar. A célebre entrevista dele à Folha de São Paulo mostra a ingenuidade dela, precedida pela de Lula. Mas, convenhamos, a mulher que preside o Brasil não é uma maluca que daria a seus adversários – de novo – instrumentos para impedirem a si ou a Lula de disputarem a eleição de 2014.

Tudo isso, claro, só faz sentido se Zavascki for mesmo sério, pois se Dilma tiver feito sua nomeação sem se certificar de que o nomeado não irá ficar de quatro para a mídia, as nomeações que restam a ela não serão suficientes para equilibrar o jogo.

Mas se Dilma estiver consciente do que está ocorrendo no país a disputa volta para as urnas, onde as últimas pesquisas de opinião mostram que o PT continua nadando de braçada, com possibilidades de chegar a 2014 com uma dianteira irreversível sobre os possíveis candidatos a anti-Lula, anti-Dilma e anti-PT, entre os quais, claro, pode estar um Joaquim Barbosa.

Aliás, façamos uma pausa para refletir que o melhor dos mundos seria se Barbosa realmente decidisse se candidatar a presidente em 2014 – e convenhamos que seu nome não teria sido incluído na pesquisa Datafolha divulgada no domingo se o grupo empresarial midiático que a fez não soubesse de alguma coisa…

O fato, porém, é que a saída de Barbosa do STF a fim de se candidatar daria chance a Dilma de ferir de morte o grupelho partidarizado que se apoderou daquela instituição, pois a presidente teria mais um ministro para indicar durante seu mandato.

Em suma, se você está desanimado com o show de golpismo a que assistiu na segunda-feira na mais alta instância do Judiciário brasileiro, não fique assim. O trunfo da direita midiática se equilibra em alguns poucos homens que ocupam postos no Judiciário e no MPF por tempo limitado, o que torna a vantagem golpista muito mais precária do que parece.

270 comments

  • Eduardo, diante do que tenho visto de demonstração de poder da mídia sobre os políticos de todos os partidos, inclusive do PT, sobre o STF (que agora é stf), o MPF e os segmentos mais privilegiados da sociedade, não vejo como ter esse otimismo que voce demonstra. Os políticos do PSDB/DEM (PPS é ridículo) são o que são, fracos e oportunistas, e os da base aliada (quem tem aliados como esses não precisa de inimigos) são covardes. O PT, por estar diretamente envolvido e ser o alvo, é o mais covarde de todos. Sinceramente, a esperar por esses “homens” não temos chance.

  • Bela análise. Tomára que Teori Zavascki, não seja um novo Joaquim Barbosa, que em nome da fama e de espaço no JN patrocinou o maior golpe à Constituição Federal e por consequência à democracia nacional, dos últimos 24 anos.

    Dilma precisa nomear para o MPF um procurador isento e não um prevaricador que vive em conluio com o PIG, como esse Gurgel.

  • Não se pode subestimar o inimigo. Creio eu que os golpistas que estão em evidencia hoje representam somente a ponta do iceberg. Suspeito que nesse grande teatro que estamos vendo, STF e PIG são muito mais atores do que diretores. Sendo assim, onde estão e quem são os grandes diretores dessa peça tétrica?

    • Da mesma forma que em 1964 (e mesmo antes contra Getúlio Vargas) em algum órgão de inteligência norte-americana instalado aqui no Brasil, com agentes na imprensa, embaixada e outros locais. Essa cambada do psdb, do PIG não têm capacidade para isso. Tudo dominado e arranjado.

    • A pouca porém existente articulação do governo Lula não existe ou é exígua no Governo Dilma. A cada denúncia deles teria que arrumar várias outras contra elees, verificar e modificar a Polícia Federal que está por eles aparelhada. Ter melhores pensadores dentro do partido. Com essa tática do silência e medo constante, vai chegar a hora que conseguirão e realmente como já foi dito, basta a economia derrapar que muda tudo. Por isso criticam tanto. A passividade e covardia do PT e mesmo de Lula e Dilma tende a levar a oposição a ter chances. !Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” Eles têm “espiões” e agentes até na Lua.

      Apenas lembrar: O caso dos aloprados que levou a eleiçãod e 2006 para o 2o. turno: Se alguém chegasse a mim com o dossiê contra o inimigo e a eleição praticamente ganha, era só encaminha-los à polícia, chamasse a imprensa. O que as cabeças petistas fizeram? Favoreceram a armação.A continuar assim há s´´erio risco e Eduardo Campos já está acertado com Aécio neves.

      • Tenha a certeza, as Forças Armadas apoiariam, para regozijo de uma maioria absoluta que quer ver funcionando, todas as instituições democráticas do país.

        • Pois é, vcs acham isto porque de golpe militar vcs entendem. Eu não sabia que 4% significavam uma maioria absoluta. Só que desta vez pode ser diferente.

          Vcs são patéticos.

          • Prezado confrade Sávio, eles são humoristas como aquele que num antigo programa da tv tupi, uma ”aula”, propôs a seguinte questão que chamaram conta de somar:

            meia careca tem 500 fios de cabelo. Quantos fios de cabelo tem uma careca?

    • Os banqueiros, os empresários reacionários, todos que vêm perdendo privilégios com os governos Lula e Dilma. Estes são a parte do iceberg que está oculta.

  • Caro Edu,
    acho você “o cara” mas esta parte está dando um nó na minha cabeça:
    “… o STF que julgará os recursos contra a decisão que aquela Corte tomou no primeiro dia útil desta semana ao invadir a competência de outro Poder decretando cassação dos parlamentares …”.

    No meu entendimento aquela Corte tomou uma decisão inconstitucional, logo perdeu qualquer credibilidade e deve ser solenemente ignorada — simples assim. Apresentar um recurso da matéria em questão é dar-lhe a credibilidade que já não tem; é endossar que ela pode fazer tais julgamentos. Lembro que o stf NÃO é o dono da Constituição, pois esta pertence ao povo brasileiro, e nem ao menos é um zelador dela, é apenas uma instituição que a tem como base do seu trabalho, ou seja, deve trabalhar espelhado na nossa bendita Constituição (sem tirar nem por, que para isso não tem a competência dada por votos).

    O STF realmente se meteu em palpos de aranha porque a justiça (a Corte) só trabalha se for provocada; então eles precisam deseperadamente que alguém os provoque com um recurso para que tenham a chance de voltar atrás (supondo lhes existir uma réstia de seriedade). Mas, aqui o busílis, ao apresentar o recurso dá-se credibilidade a quem já provou não merecer — “e o médico pode novamente errar o diagnóstico”, desta vez com convicção de ser acreditado, de ser a derradeira palavra.

    Não sei de onde tiraram a ideia falaciosa de que o stf é o guardião da constituição! Todos os poderes são seus guardiães solidários ao povo, pois que todos ao serem diplomados para assumir os cargos fizeram juramento nesse sentido. Nesse ponto a palavra de um ministro do stf não é melhor do que a de um deputado, senador ou ministro de Estado.

    Se o STF precisa ser provocado a se manifestar, eles próprios que dêem um jeito de o fazer. No máximo, pela minha vontade, bastaria um ofíco do presidente da câmara informando que lhe é impossível cumprir a cassação decretada, pois não é permitido ao representante do povo submeter-se a um poder estranho ou a uma decisão inconstitucional (isto sim seria prevaricar) e solicitar que reavaliem a decisão.

    Só isto. De resto, parte pro pau; porque tem horas em que é preciso saber dizer “não”.

  • A análise do Eduardo Guimarães se baseia nos fatos. Ou seja, o Celso de Mello está para sair de cena em março do próximo ano, o que permitirá a Dilma nomear mais dois ministros, os substitutos do Mello e mais um para a vaga existente, a do Ayres Brito.

    Logo, o ato de Mello foi para a torcida do PIG e das oposições. Ela não tem efeito prático. E explico de novo, pois o Eduardo já desenhou: a “ordem” do Mello, com ameaça de processo por prevaricação contra o presidente da Câmara Federal, somente se dará, se for o caso, após o último dos embargos, infringentes e declaratórios, o que somente dará à ação penal 470 o título de “transitado em julgado”.

    Para tanto, o primeiro ato é a publicação do acórdão, que não deverá sair antes do final do primeiro semestre de 2013. Após a publicação entrarão em cena os embargos infringentes para todas as votações que obtiveram quatro votos, inclusive a decisão de cassar os mandatos dos deputados pelo Supremo. Tais embargos, exigem do ritual do próprio Supremo novo relator e novo revisor. Ora, o novo relator deverá fazer um novo exame dos embargos, que implicará em nova verificação das acusações e condenações que não se basearam em provas durante a fase do contraditório, além, é claro, de nova análise sobre a questão de quem cassa mandato de parlamentar, o Supremo ou o Poder Legislativo. E depois haverá o trabalho do revisor, para só então vir o novo julgamento desses embargos. Fazendo as contas novamente, se o acórdão for publicado no final do primeiro semestre de 2013, poderemos calcular mais um ano para novo julgamento – o dos embargos – o que levará a decisão final para meados de 2014.

    Logo, se Dilma nomear mais dois ministros que não se vendam aos interesses escusos da mídia canhestra e às oposições sem rumo, teremos os atuais quatro votos mais o de Teori Zavascki, mais os dois ministros novos, totalizando sete votos pelo reposicionamento do Supremo ao caráter da Constituição da República.

    Essa conta não é exata. Mas pode acontecer. E o trem voltará aos trilhos. Eu também mantenho essa esperança. E rogo à nossa presidenta da República que se prepare bem para as novas nomeações, para que não haja golpe no Brasil. É o que nos resta, a esperança que perdurá além da vida.

  • Eduardo, queria ter seu otimismo mas, sinto, devo atacar de Graúna (aquela personagem do Henfil da qual você deve se lembrar bem) para por a pulga atrás das orelhas de todos. Dilma não tem maioria, não temos maioria. Não uma maioria de verdade, sólida, comprometida em defender o programa de Lula que foi submetido ao voto popular em 2010, aprovado e respaldado para ser continuado e aprofundado. Que presidente mesmo indicou para ser ministro do STF o sr. Celso De Mello, pra quem nosso direito não é baseado no romano e, portanto, “in dubio pro reo” é uma fantasia?

    Pode ter certeza que o Celsinho forjou aquela gripe para correr ao sr. José Sarney. E conseguir do padrinho garantias de que o Senado não usaria sua atribuição constitucional de retirar os mandatos (os dos ministros do STF) que a própria Casa concede. Sarney e o PMDB em geral querem mais é que o governo do PT caia (não será pelo voto, eles sabem disso) para formar com o PSDB, talvez o DEM e quem sabe até com ovelhas desgarradas do PSB e do PDT outra maioria. Veja o comportamento desses aliados do PT na CPI do Cachoeira. Mais. Sarney prometeu recorrer do mandado de segurança concedido pelo STF para sustar a sessão conjunta do Congresso que apreciaria o veto da Dilma sobre os royalties. Nenhuma palavra sobre a cassação pelo mesmo STF de três deputados federais, todos da base governista, não é? Acorda Brasil.

  • Temos que bater no peito e reconhecer nossa “mea culpa”.

    Colocaram grade ao redor do STF mas não aparecemos para protestar.

    Enquanto ficarmos no conforto de nossas casas protestando apenas no twitter, esperando reação de parlamentares acuados, intimidados ou conformados, não conseguiremos nada e não seremos percebidos.

    Em que pese a ida do Eduardo Guimarães ao gabinete do Ministro Lewandowski.

    • problema é muito mais sério ..verdade é que a matéria congrega inúmeros interesses e TEMAS, oportunista de todo tipo, e desta divisão passou uma boiada ..verdade é que muitos diversionistas e oportunistas queriam pegar carona, e isso dividiu a pauta, assim como acho que dividirá..

      Problema por exemplo é que se fôssemos protestar contra este desmando, ESTE em ESPECÍFICO, até agora, a coisa NÃO tinha pq ter ocorrido, precisava mesmo deixar acontecer pra nos posicionarmos

      ps – eu particularmente não me coloco contrário ao que foi decidido e sentenciado por Carmem Lucia e Rosa Weber por exemplo

  • Joaquim Barbosa saindo candidato desmoralizaria de vez o julgamento do “mensalão”.

    Ele teria feito um julgamento político, eleitoreiro. Se o povo já desconfiava que esse julgamento foi mais midiático do que sério (vide credibilidade da imprensa antes e depois do fato) , com JB candidato a desconfiança fica completa.

    Outra coisa: JB seria um candidato fraco, fraquíssimo.

  • Esperamos do ministro Teori verdadeiras qualidades que se deve encontrar num juiz: comedimento, capacidade de avaliação técnica, sensatez e ponderação.

    • “. ……….qualidades que se deve encontrar num juiz: comedimento, capacidade de avaliação técnica, sensatez e ponderação.”

      Exatamente o que falta por aqui, inclusive e principalmente, no blogueiro.

        • Não adianta Eduardo;

          Esses cretinos voltam com outro nome e vc publica suas infaãmias.
          Melhor seria o “aborto”. Matar o bicho ainda no ninho.

          Parabens pelo post. Não canso de repetir: a cada postagem vc se supera.

      • Sua opinião é equivalente a uma latrina cheia. Tá vendo que análise perfeita, que sensatez e que comprometimento com a verdade ao analisar o que vc escreveu. Depois vc vem nos acusar de não analisarmos as coisas.

      • Eduardo, espero que desta vez, voce tenha eliminado este idiota do Decio pra sempre………..este cara além de ser um pateta, é um abusado.

  • Não vejo com otimismo, infelizmente, porque o congresso nacional demonstrou q é um poder fraco. Sinceramente se fosse deputado ou senador teria vergonha, em ver um ministro do STF que nunca recebeu um voto sequer do povo, falar grosso da quele jeito, e dizer que bate e arrebenta.

    Me sentir ontem numa ditadura com o voto de Celso de Melo, e um silêncio absurdo dos representantes do povo. O STF junto com a mídia hj é capaz de fazer o que bem entender, e não acontece nada.

    Fico alarmado o Joaquim Barbosa fazer tudo, passar por cima de todo mundo e ninguém diz nada do homem, todo mundo com medo absurdo dele.

  • Quem estiver planejando golpe contra o bem esta do povo também corre seus riscos.
    O risco que corre o pau, corre o machado.
    Aqui se faz, aqui se paga.

  • Janio tinha razão sobre “forças ocultas” definindo a política brasileira. Os eua financiaram a ditadura, Dilma era contra a ditadura logo os eua são contra Dilma. Já não podemos mais deixar de aceitar o óbvio; os eua dominando a política, dominam o Brasil e consequentemente tudo o que temos.

  • VOCÊ esta ABSURDAMENTE ERRADO ao comparar Honduras e Paraguai com o caso do BRASIL.

    Enquanto naqueles países suas Constituições davam PLENA condição LEGAL aos atos praticados pelo Judiciário e Legislativo contra o EXECUTIVO, aqui NÃO houve isso, aqui foi PIOR.

    Aqui houve uma decisão política, um GOLPE provocado por uma ANOMIA plantada e acalentada pelo CONLUIO de décadas promovido pelos TRÊS PODERES, com participação de TODOS AS CORRENTES.

    Direito a FORO especial, “FORO ESPECIAL”, direito a mentira, a prisão especial, a direitos e benefícios exclusivos, prescrição de pena ou decurso por tempo e/ou idade são exemplos CLÁSSICOS de que nossa sociedade não é séria, de que a nossa democracia é de fachada, um EMBUSTE.

    EVIDENTE que a turma do mensalão é em maior e/ou menor grau constituída por BANDIDOS, prevaricadores, corruptos ativos e/ou passivos, sonegadores, INDIGENTES MORAIS que não se envergonham e nem temem por terem enrolado o seu POVO manso e adestrado.

    DESGRAÇADAMENTE esta mais do que claro que a DEMOCRACIA não esta correspondente ao que dela se espera, que o país não tem LEIS penais e nem ritos processuais adequados (e nem quer ter) pra catar toda esta MAFIA ordinária que nos infesta e continuará a nos infestar por DÉCADAS, séculos talvez.

    Claro que esta nossa democracia TIRIRICA, inconsequente, feita de cima pra baixo, oligarca, opaca, desproporcional, corporativa, lenta, corrupta e sujeita a suborno, NÃO proporcionou, e da forma como esta desenhada, JAMAIS proporcionará o surgimento de uma sociedade mais justa e DIGNA, mais séria.

    Agora, mesmo com tudo isso somado, JAMAIS O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL representado por seus entes togados nomeados pra mandatos vitalícios, JAMAIS deveria ter estuprado estas poucas notas Constitucionais que se fazem claras a qualquer mortal.

    SEÇÃO V – dos DEPUTADOS E SENADORES

    Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

    IV – que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;

    VI – que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

    § 2º – Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa

    INFELIZMENTE eu reconheço que é um ABSURDO a existência do FORO ESPECIAL ..mais ainda, sue se peça pra um PODER que julgue os membros do outro e que ao FINAL este mesmo (no caso o STF) não possa apenar e/ou levar o julgamento até as ultimas consequências ..mas é assim que esta escrito, e é assim que DEVE SER CUMPRIDO até que se mudem as leis.

    Claro, claro que como todo homem de bem eu gostaria de ter visto este julgamento ter ocorrido de forma isonômica, a MUITO mais tempo antes, inclusive pra TODOS os outros demais iguais (tipo o tucanato e seus aliados) ..e digo mais..

    ..confesso que ao ver RÉUS CONFESSOS, abjetos de longa data, serem condenados pelo mesmo FORO que um dia os protegeram, confesso que comigo repeti “BEM FEITO ORDINÁRIOS”, quem mandou vocês tentarem ser espertos ao botarem preço em seus princípios e consciência, ao alugarem seus compromissos e a confiança de seus eleitores, quem mandou vocês comprarem e/ou venderem seus apoios, a se darem direitos abjetos, a atentarem contra o ético, contra a democracia e a ética, quem mandou vocês não terem previsto todas as brechas?

    Agora, uma coisa é o que é o CERTO, outra, os meus desejos ..outra é trabalharmos num contexto aonde até o que esta escrito é ignorado pela FORÇA com pompa ..isso é GOLPE !!!! e o que o STF fez (não importa se em maioria simples e incompleta), FOI UM GOLPE SIM ..e por isso deveriam PAGAR.

    ps – infelizmente, por esta maldita mania de alguns autores da esquerda FORÇAREM A BARRA e a lógica dos fatos, por exemplo ao “misturarem” alhos com bugalhos, ao por exemplo nos igualarem a processos alienígenas como os de Honduras e Paraguai, confesso, penso que isso MAIS DIMINUI e esvazia, do que somam apoio às suas causas.

    • e pra quem pensa que o GOLPE só vem do Judiciário e é coisa nova nessa nossa DEMOCRATURA, acho bom lembrar que quando da CASSAÇÃO de José Dirceu na CÂMARA por crimes que teriam sido cometidos quando o mesmo era MINISTRO da Casa Civil ..a própria Comissão de ÉTICA daquela casa, contrariando regulamento interno que dizia que ela – a comissão – SÓ APRECIAVA DELITOS cometidos por deputados em EXERCÍCIO DE MANDATO, deu parecer favorável a que o julgamento político (quer coisa mais abjeta que essa ?) tivesse sequência.

      E aqui eu pergunto pros indignados de ULTIMA HORA ..o que fez o SEU POLÍTICO e PARTIDO pra que de lá pra cá alguma coisa mudasse efetivamente, hein ? ..e contra esta colcha de direitos que só eles, os bacanas, tem acesso ?

      BRASIL, siceramente, nem daqui CEM ANOS ..ou só com os ETs

  • E o Barbosa. Eu não me conformo com a postura dele, sendo um cidadão negro. É inimaginável um negro na diáspora apoiar seus algozes, em qualquer país que viva.

  • Edu… se vc escutasse a radio itatiaia vc saberia do real poder encarnado pela midia bandida/mafiosa/juridica… tanto que em MG, mesmo eleitores de Lula/Dilma balançam pelo cambaleante senador. “Amor” às “coisas” de Minas, creio. “Um mineiro na Presidência”, alardeia o PIG local.

    Pode ser, que ainda 1 vez em 2014, se a economia não desandar, o PT (se ainda não tiver tido seu registro cassado pleo STF/STE) leve mais uma. Mas…

    O golpismo é descarado, feito às claras, me lembra muito o que vc descrevia naqueles posts sobre a midia bandida da Venezuela desrespeitando o Pres Chavez de anos atrás. Repulsivo…

  • Quer moralizar o STF? É só nomear o juiz Fausto de Sanctis. Fausto de Sanctis. Fausto de Sanctis.Fausto de Sanctis.Fausto de Sanctis.Fausto de Sanctis.
    É só nomear o juiz Fausto de Sanctis.
    É só nomear o juiz Fausto de Sanctis.
    É só nomear o juiz Fausto de Sanctis.

  • Eduardo, não sei se voce acredita em Deus ( eu acredito)…………DEUS te ouça……..não perco a fé……não desistiremos nunca de um Brasil melhor para nossos filhos.

  • Análise perfeita, é preciso observar, no Brasil há uma base social organizada, a sociedade brasileira caminha sempre ideológica, politicamente dividida,essa é a nossa principal característica,reflete no judiciário,policia federal,unir forças,mudar a correlação é uma tarefa democrática,leva tempo.O Ulisses Guimarães diria que o golpe que a direta está tentando é um “golpe trapalhão”!

  • Gostaria de concordar com você, mas acho que há muitas “forças ocultas” no jogo, as quais estão sendo desconsideradas em sua análise. Afinal, é ingênuo acreditar que Lula e Dilma foram dois inocentes que nomearam notórios reacionários para ocuparem o Tribunal que poderia depô-los. SERÁ QUE EM DÉCADAS DE MILITÂNCIA POLÍTICA, DILMA E LULA NÃO SABIAM QUEM ERAM JOAQUIM BARBOSA, LUIZ FUX, ROSA WEBER, CARMEN LÚCIA, CÉSAR PELUSO OU AYRES BRITO?!!!!!!!!! É verdade que esse último foi advogado do PT no passado, mas isso há mais de 30 anos atrás. Será que ninguém ficou sabendo das “mudanças de lado” de Brito, que evidentemente foram demonstradas em atos durante esses 30 anos? Será que os assessores dos dois Presidentes, que os assessoram com dados e informações, também são um bando de tolos e ingênuos? É evidente que não. Lula e Dilma sabiam o que estavam fazendo, sabiam do risco que corriam, contudo não fizeram diferente porque não podiam, porque a correlação de forças na Sociedade impôs esses nomes, como representantes dela, numa cessão daqueles que têm somente o poder formal para os que detêm o poder informal e real na Sociedade, ou seja, a classe dominante, que com isso garante para si o controle das armas de perpetuação do status quo, garantindo-se contra mudanças bruscas, institucionalizando ainda mais seu poder, apesar de já fazê-lo através da estrutura legal e midiática, mas conseguindo com isso que qualquer ameaça a esse domínio seja rechaçada, a começar por sedimentar o respaldo para a credibilidade midiática com as “decisões” de um Tribunal capaz de referendar todas as fantasias dos barões da comunicação, ainda que não houvesse nenhuma prova para sustentá-las. Graças a existência desse poder “invisível”, que é o que de fato manda na Sociedade(e como manda, tudo ocorre em função dele, se não o compreendermos não poderemos ver a motivação por trás de inúmeras posturas do governo); é que tenho enormes dúvidas sobre se Zavascki não é somente mais um Luiz Fux ou um Barbosa, dá no mesmo, como também sobre se Dilma não coninuará a nomear para o Judiciário e para a PGR, pessoas que correspondam à “ideologia” para lá de reacionária daquelas instituições, cujos nomes continuarão a ser os escolhidos pelos reacionários da classe dominante( e os da mídia, que são um extensão dos primeiros) para quem elas funcionam. Por isso, acho que; embora seja de fato uma Sociedade muito mais sofisticada do que Honduras ou o Paraguai, nossa institucionalização é anti-democrática; estamos falando de um país que a despeito do vigor econômico não sabe muito bem o que significa a palavra República(observemos a Argentina, com pessoas nass ruas para exigindo a democratização da mídia; torturadores da ditadura indo para a cadeia e com o ex-Presidente Kirchner mudanto todo o Supremo para retirar de lá defensores do neo-liberalismo. Isso é inimaginável no Brasil, é nessa postura que vemos o quanto os conceitos de Democracia e República estão entranhados na alma de nossso vizinhos e nem passam pelas nossas). Por não conhecê-los, continuamos com massas apáticas e com o futuro decidio por burocratas almofadinhas em gabiinetes(almofadinhas que odeiam o povo, a ideia de mudança e o PT). Para equilibrarmos ou alterarmos esse quadro temos que despertar essa massa paralisada. É difícil fazê-lo com 500 anos de escravidão e apatia pesando nas costas dos brasileiros, mas é possível moficar tal quadro,usando a liderança de Lula, seu carisma e a força das conquistas que ele obteve. Utilizar os ataques a Lula e ao PT como mote para despertarmos a população para o golpismo em curso, e quando ele desperta deixa os dominadores apavorados, é o único caminho para evitarmos um golpe que ao meu ver está mais próximo depois de ontem.

  • Realmente, houve uma ingenuidade muito grande de Lula e Dilma. Ingenuidade misturada com intenção de agradar gregos e troianos, o que é impossível.

    Não acho que Lula e Dilma devessem fazer como nos EUA. Lá o presidente indica, na cara dura, juízes simpatizantes de seu partido, sem medo de ser feliz. Mas também não precisava criar um ninho de cobras no poder judiciário. Isso tem sido ruim para o Brasil.

    O circo midiático do Joaquim Batman simplesmente pisoteou a Constituição. Tornou-se um judiciário que age contra a lei. Aliás, o Batman declarou que o stf “não é obrigado a seguir a Constituição”. Ôpa, então, por definição, trata-se de um golpe de estado em andamento. Se o stf não precisa seguir a lei maior do país, pode decretar, por exemplo, a cassação de Dilma e a posse do segundo colocado, Serra.

    Fiquemos atentos, então, à atuação de Zavascki.

    Quanto ao Batman, tomara que ele seja candidato. Não apenas para que se abra mais uma vaga no stf. Mas para que sua máscara de um juiz que está acima da política, acima do bem e do mal.

      • Perfeito Roberto. Só para completar este STF patético esta fazendo o Brasil voltar a ser um “republiqueta de bananas”. Agora, cá entre nós, nomear o FUX foi de uma inocencia, primarismo e até de uma imbecilidade total. Usando um termo do Mino Carta, até o mundo mineral sabia qual era a desse carreirista. Esta inocencia idiota do PT e do governo me irrita, agora estão tentando correr atrás do prejuízo, espera que ainda haja tempo.

  • Boechat, âncora do Jornal da band, fez comnetário amplamente favorável ao golpe desferido pelo judiciário contra o estado de direito depois da notícia do voto final. O Novo AI-5 está decretado.. Este jornalista alinha-se, assim, aos golpistas instalados na mídia.

  • A direita está jogando sujo mesmo. Partindo para cima com força. Bem, como ninguém é ingênuo, vamos ver o que o governo fará. Só quero ver se o legislativo irá deixar o judiciário de direita invadir sua competência. Eles estão fazendo o que querem com estes poucos aliados estratégicos que ocupam cargos altos no judiciário e no MPF.

  • Valeu, Edu, como sempre.
    Seu otimismo é uma pérola, já que você não é de se animar à toa. Caiu muito bem nesse fim de ano difícil e chato.
    Bora pra luta, pra cima deles!
    E de dedos cruzados, claro.

  • Há claramente uma maquinação por parte do setor jurídico em conluio com a oposição para indicar nomes ao presidente que estejam devidamente cooptados para um projeto de retorno ao poder. A irresponsável ingenuidade do Lula e da Dilma é que não sacaram esse minucioso e bem sucedido projeto. Cairam feito patinhos nas malhas dos interesses dos advogados, juizes, oposição e mídia velha. A Dilma, que declarou que iria escolher rapidamente o novo juiz para o STF, está fazendo o que? Porque não escolhe? E este senhor aí em cima, não estaria ele cooptado também? Somente uma rápida e profunda reforma do judiciário, como também da PGR, ministério da justiça e polícia federal é que poderia reequilibrar o jogo.

  • Que exemplo ruim dá ao povo esse stf, um poder minusculo que se deixa levar pelos holofotes de uma mídia desacreditada. É ruim porque o que sempre se disse que a justiça no Brasil só pega o pobre e desamparado se confirma: o stf atendeu aos interesses de uma elite branca, conservadora que luta para reaver o poder que sempre teve em suas patas desde 1889, quando,por causa do golpe de 15 de novembro,o Brasil se tornou República e “o povo assistiu tudo bestializado”…dá vergonha pela maneira como alguns juízes foram parar no stf. Um pediu a várias pessoas, inclusive ao Zé Dirceu, para darem uma mãozinha, o outro incapaz foi jogar conversa em cima do Frei Betto, o outro é como folha de bananeira, vai prá onde o vento der: uma hora vota com a Constituição,outra contra ela. esses juízes ensinam com sua conduta que para você chegar lá, não precisa competencia, conhecimento,notório saber: é preciso chegar na pessoa certa prá pedir uma intercessão, jogar, como se diz no popular, “um barrinho” e, dependendo do momento, pode-se ignorar a Constituição e que a lei, ora a lei, quem se importa?É a elite que manda.E parabéns Eduardo,pela análise que fez: sempre clara, precisa, que dá prá gente entende e aprender bem.É um privilégio lhe acompanhar no blog e no facebook.Um abraço,muita força e que o divino lhe ilumine cada vez mais. Abraço na Victória e na sua companheira maravilhosa.

  • Prezado Eduardo: Certa vez ví e ouví uma entrevista de um oficial da força aérea.Esse oficial pertence à aviação de caça e ele disse:” Quem está na aviação de caça sabe que em uma batalha ele só tem uma chance. Atirar e derrubar o inimigo, pois se errar o alvo, o atingido será ele e ele morrerá”. Lula e Dilma erraram ao nomear alguns ministros do STF tais como poeta e escritor de auto-ajuda para quem anda estressado. Tudo bem. Não adianta chorar sobre o leite derramado, ele não volta mais para a vasilha. O problema como bem você falou reside nas escolhas futuras.O PT, LULA e DILMAe a democracia foram atingidos e a turma agora avança sobre o Congresso. Qual foi até agora a reação dos congressistas, exceto a de meia dúzia de gatos pingados.? Porque os congressistas não apoiam o senador Collor de Mello na sua campanha para ver o que está acontecendo na Procuradoria Geral da República quanto aos vazamentos de informações dos processos ali em andamento.?
    Vamos supor que o futuro ministro Teori Zavascki dê o seu voto a favor da autonomia do Congresso de cassar seus integrantes conforme está no artigo 55 da CF, aí dar-se-á o empate.Pergunto: A quem cabe desempatar ? o olhe o ministro Barbosa aí de novo.

  • Edu,
    Você conseguiu me acalmar a alma.
    Eu já estava entregue, sem ânimo, só a espera do golpe final em Lula e Dilma.
    Essa tua análise realmente me deu ânimo novo.
    Muito obrigado.
    Agora é ir pra cima de novo.

  • O livro “Como Se Faz Um Bispo” de J.D. Vida – Editora Civilização Brasileira – nos mostra como a Igreja Católica Romana mantêm por mais de 2000 anos o supremo pensamento conservador da Santa Sé.
    O alinhamento total aos dogmas do Vaticano são fatores basilares e fundamentais para a escolha de um Bispo, de um Cardeal entre tantos outros cargos de direção na estrutura da organização.
    O alinhamento chega a ser mais importante que a capacidade intelectual do candidato. Os eventuais membros dissidentes não chegam a abalar as estruturas uma vez que, pela profunda pesquisa e investigação sobre o histórico daqueles membros que constam na lista tríplice, são minorias.
    Historicamente, a monarquia, a direita conservadora, os ditadores e também os governos progressistas, seguindo o exemplo da Santa Sé, usaram desses critérios para nomeações políticas.
    Depreende-se que a forma de preenchimento dos cargos públicos estratégicos foram, sim, não por acaso, copiados da Igreja Romana e por isso, poucas vezes na história política mundial, Governos, independente da ideologia, sofreram oposições dentro das próprias instituições. Os dois mandados de FHC servem como exemplos incontestes e próximos da nossa realidade.
    Aqui não pretendo discutir o quão ruim ou bom venha a ser este “modus operandi”.
    Pois bem, minha opinião, o maior erro do governo progressista de Lula, e a Presidenta Dilma não pode ter repetido com a nomeação de Teori Zavascki, foi não se preocupar com o alinhamento ideológico progressista dos nomeados para cargos chave na PF, na PRG, nas Agências Reguladoras e…. no STF.
    Os eventuais postulantes desses cargos, devem, necessariamente, estarem afinados com as políticas propostas e implementadas pelo Governo popular desde 2003. Não devem ser omissos com os mal feitos, entretanto, também não devem, nem podem, ser adversários políticos ideológicos do governo de momento.
    As liberdades de ação e independência dessas importantes Instituições Públicas, não podem ser questionadas ou mesmo diminuídas.
    Mas daí, o Governo democraticamente eleito e, de forma, esmagadora, aprovado pelo povo; sofrer, desses órgãos, através de seus dirigentes e membros nomeados, oposição, sabotagem e retaliação por puro partidarismo, preconceito, alinhado com uma mídia reacionária e golpista, é inaceitável.

  • Eu ja venho falando isso,que o descaramento da velha mídia ia ter um preço, tai a pesquisa da Folha mostrando mais uma queda acentuada na credibilidade desta, audiência em baixa.O plenário do STF não se mostrou de todo tão fiel,ou obediente,alguns não tiveram coragem de ver o fim do poço da instituição.Com a internet,e esta mostra agora que a velha mídia não é tão poderosa como era,o seu poder de influenciar agora diminui.Não há,pelo menos que saiba este simplório leitor do Blog nenhuma movimentação das forças armadas,estas continuam quietas nos quartéis.No meio político,a mesma velha mídia conta com os enfraquecidos PSDB,DEM,PPS e parte do PMDB sob influencia do Temer.A outra parte do PMDB,apesar de defender ainda grandes interesses,tem ressentimentos contra a oposição e velha mídia,vide Sarney e os ataques que ele e sua família sofreram.Quero chegar no ponto que, para se poder aplicar um golpe,o conjunto de forças teria que ser muito maior,mais qualitativo,que estivessem todos empenhados neste objetivo.Mas o ambiente é outro.Vão tentar continuando o golpismo,disto eu não tenho dúvidas,mas estão pagando um preço caro,muito caro,e com o passar do tempo este preço vai se tornar impagável.Talvez,alias tenho certeza,se o PT ja tivesse tido uma reação minimamente corajosa a todo este esgoto,poderia ter apressado o “aumento” deste custo para a direita,mas mesmo assim,partiram pro tudo ou nada. 2014 sera um marco,pois iremos ver ranger de dentes e medo na velha direita,e aí alguns abandonaram o barco,outros ficaram pelo caminho,e a maioria ficará estrebuchando,empunhando uma velha enferrujada espada.

  • Parabens Edu…..por mais este texto muito lucido.extirpar o grupelho politico insalado………..a luta nos blogs sujos…..entao o voto de ontem foi o canto do cisne do sr. mello**em março pega o pijama……..mandar prender o deputado marco maia…..coisa do ai5……..rssssssssss, pela oxigenação da corte e da pgr……força maia****

  • Eduardo, gostaria de ter o seu otimismo, mas no momento o que se apresenta é um PT acovardado, e uma base que não se pode confiar. Portanto minha dúvida, de que isso possa mudar num futuro proximo. Oxala voce esteja certo. Entendo que a mídia golpista atua em várias frentes: CPI do cachoeira (Policarpo não será convocado) Mensalão Tucano ( ja foi desmenbrado e não tem data pra começar o julgamento, e talvez nunca acoasnteça) Privataria Tucana ( nem siquer se fala nisso) Lista de Furnas ( FHC e Gurgel foram “convidados” e não convocados, e obviamente não comparecerão. A mídia golpista é mestre no assunto, tem experiência de sóbra, é mestre na artimanha do golpe que começou com Vargas, depois Jango na sequência, e agora o alvo do golpe é sem dúvida Lula e Dilma. Os tempos de hoje, me lembram os de ontem: o golpe sendo articulado e ja em andamento, e os partidos de esquerda pacificamente aceitando o que parece inevitável, dada a inércia ou falta de atitude pra combater os inimigos do povo. Quero estar errado meu caro Eduardo,e torço pra que suas premissas se tornem realidade, mas é preciso ATITUDE JÁ do PT, Lula e Dilma, a sanha golpista da midia, STF, e partidos politicos de direita, ja foi longe demais. Abraço.

  • Oxalá, tomara que vc esteja certo, Edu! Essa ditadura dos togados, que está emergindo no presente horizonte, é de entristecer a alma. Pelo que tenho lido sobre o Sr. Teori, parece-me ser confiável e que não é chegado a estrelismo como vimos em alguns ministros do STF.Engraçado é que não é a primeira vez que ele é indicado para ser ministro do STF. Quando o ex-ministro Eros Graus se aposentou o Sr. Teori foi indicado pela Associação dos Juízes Federais bem como o juiz Fausto de Sanctis e, no entanto, foram preteridos pelo infeliz Fux. Espero que na próxima nomeação deem vez ao Fausto de Sanctis. Certamente, com essa nomeação, um certo ministro do STF vai arrancar os últimos fios de cabelo que ainda lhe restam.

  • Edu, o foco no judiciário está equivocado . Eles são apenas instrumentos. Quem tem de fato o domínio, é o PIG. Pode mudar as moscas, não vai adiantar sem um ataque direto na fonte.

  • “Aliás, façamos uma pausa para refletir que o melhor dos mundos seria se Barbosa realmente decidisse se candidatar a presidente em 2014…” Sim, Edu, no entanto um homem como Barbosa, sem entender bulhufas de política, com o estigma de perseguidor do Lula, este que mais do que todos criou oportunidades e favoreceu os negros e mestiços como o próprio Barbosa ou, na hipótese menos radical, com o estigma de perseguidor do partido do maior ídolo de uma maioria, ganhar eleições com o voto popular?
    Até candidatos das elites invocam o nome do Lula para tentar engabelar o povão e angariar votos! E a elite cheirosa votaria quando em um cidadão como Barbosa, digo, a elite (ou sub?) branca, preconceituosa e arrogante que só pensa em perpetuar a Casa Grande ao tempo em que despreza o país e para quem o Brasil e a grande maioria do seu povo que se danem?

    Estão inflando o Barbosa para, depois, pura e simplesmente descartá-lo. E eles têm estes meios. O cidadão sai do STF para candidatar-se e a Privataria Tucana perde o seu presumível algoz. Seria isto? Ao que parece o cidadão corvo mostra-se deslumbrado com a falsa promessa da raposa PIGuenta, põe felpuda nisto.. Quando ele se der conta puxam-lhe o tapete. Este PIG tem astúcia para dar e vender…

  • Esse post está muito bom. Ontem a raiva e a indignação ficaram mesmo por conta dos noticiários ‘disponíveis’ do pig. A gente sabe , mas cai na mesma manipulação que denunciamos nos chamados Hommer Simpsons da vida. Pelo menos, não aguento nem 10 segundos assistindo isso. É uma eternidade. E mais, lendo os vários blogues que frequento, incluindo o da cidadania, acho que é muita sorte não ter um jornal de oposição, um seria muito pouco e não daria para equilibrar esse jogo. Sorte nós temos de ter comentaristas de peso a iluminar essa última tentativa de golpe em tom absolutamente farsesco. Ufa! Terminou mais uma novela da Globo, mais um enredo asqueroso da velha prostituta global. Agora o Brasil para até depois do carnaval. Sem baixar a guarda, vamos esperar a poeira acomodar e não nos precipitaremos, nem arrancaremos os fios de cabelos de nossas cabeças (os meus já caem sozinhos).

  • O que não entendo é o seguinte : Lula, raposa política, não desvendou o enigma de JB ? Ou somente se encantou pela trajetória sofrida, preocupando-se muito mais com o aspecto emblemático ? Ou, tinha que ser assim ?

    • Lula queria um negro no Supremo e o de maior saber jurídico entre as poucas opções existentes era Barbosa, que deu sorte de nascer negro e mostrou ao país o que qualquer pessoa sensata sabe, que cor da pele não melhora nem piora ninguém

  • Entao a idéia é depositar nossa fichas em um ou outro que vai assumir?
    Isso nao é garantia de nada.
    As ruas digitais já estão tomadas e, como em outros momentos da história, elas nao esperam por
    racionalidades.
    A temperatura está alta e as pessoas nao aguentam mais ficar olhando esse neofacismo .

  • Já manifestei em outros blogs minha disposição em ir para a rua, lutar contra essa imprensa golpoista. Não sou jurista nem tampouco acompanhei o processo do mensalão. Mas tem um ditado que diz “À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”

    É isto que a Dilma está fazendo, coisa que o Zé Dirceu não fez. Acho que a Dilma está no caminho certo. Na posição de presidente da República ela não pode sair abertamente brigando com a mídia. Mas existem outros caminhos a seguir. Esse programa para baratear a energia é um deles. Mostrar quem realmente está do lado do povo.

    E principalmente ficar de olho no galinheiro. Vão me desculpar, mas deram muita munição para a mídia. Tipos como essa Rosimary tem que ficar sob olhares constantes. Quantas mais podem haver?

  • Nossa, seria o sonho dos sonhos ver o Barbosa perder para a Dilma em 2014.

    – Primeiro que devemos fazer uma faxina no Supremo e o Barbosa com a desculpa da Coluna já disse que pode sair antes da hora. Mas pelo visto é dissimulação de traira mesmo. Ele sairia para candidato mesmo

    -Segundo que ele acha que pode derrotar Dilma. É vaidoso o bastante para isso. Como o Aébrio, o X9 do Serra, mais o picolé de Chuchu estão caindo nas tabelas o que resta no PSDB é o Bambi, que não ganha mais coisa nenhum,então sobrou o heroi da capa mesmo.

    Ele está PREPARADÍSSIMO para a peleja. Aqui mais um golpe de mestre.
    http://www.ebc.com.br/2012/12/stf-conclui-julgamento-do-mensalao-apos-mais-de-quatro-meses
    Ele disse na entrevista:
    .Vocês NUNCA MAIS, vão ouvir falar de um julgamento tão COMPLEXO quanto foi esse.

    Se para um bom entendedor meia palavra basta.
    -NUNCA, significa que é pré-candidatura.
    -NUNCA significa que ele não pegará nenhum tucano.
    -Nunca significa que ele está habilíssimo a ser o candidato da direita golpista.

    Só que ele tem mais um serviço a prestar antes de 2012 acabar, para assim mostrar e provar ser melhor que Gilmar para se candidatar.
    HUMILHAR o José Dirceu, prendendo-o antes da hora.
    Alguém duvida?
    Eu não duvido de mais nada.

  • Parece que “ter !utilizado de critérios minimamente racionais ao nomear ministro” foi feito na escolha de ministros como Ayres de Brito, que foi petista de carteirinha por quase 20 anos, Joaquim Barbosa que tem origem humilde e votou em Lula e Dilma e outros que não tinham ligação com governos anteriores. Isso não garantiu que estes ministros votassem como queríamos.
    Por outro lado ” se certificar de que o nomeado não irá ficar de quatro para a mídia” não é uma tarefa fácil, já que o que passa pela cabeça de cada ministro num momento de julgamento não pode ser controlado por quem o escolheu.
    Portanto, nada garante que ministros escolhidos votem desse ou daquele jeito,, mesmo que os mandatários façam escolhas políticas, como no caso da escolha de Tóffoli, que sempre teve ligações com o PT, mas condenou o Zé Jenoíno.

  • Não houve nenhum golpe.
    Todo o processo ocorreu dentro da legalidade. Todos foram punidos na forma da lei.
    Os petistas agora tentam através de seus militantes denegrir as instituições quando essas não atendem seus anseios.
    Querem que a justiça seja como a da Venezuela: ao invés de ser um poder independente (como exige a constituição) que seja um mero penduricalho do executivo. Com a mídia a mesma coisa.

    • Sebastião, o problema não é a instituição STF, e sim da maioria dos membros que condenaram sem provas, além dos demais vícios que o julgamento teve.

      Dois pesos, duas medidas, ser bonzinho com Dantas, com o PSDB, e com os aliados dos ministros piguentos. Ser rigoroso ao ponto de flexbilizar provas contra o PT.

      O PT tem que protestar, e protestar não é nada de antidemocrático, não aceitar a arbitrariedade do julgamento de exceção, que vcs ditadores, são acostumados a fazer.

  • A “Camarilha dos Cinco” tinha um projeto secreto para promover seus interesses e os da mídia mercenária e corrupta. Isto está claro como o dia. Em futuro próximo, JB se candidata – já sem sua capa de Batman -, e não deixa ninguém falar. A mídia vai lhe atribuindo codinomes de outros “heróis” americanos. Como ele não pode ser confundido com o “Paladino da Ética” – Demóstenes Torres -, talvez o chamem de Zorro, Mandrake, Capitão América. Enfim, ele perde a eleição para algum “poste” do PT. Enquanto isso, vamos rezar para ver se não nos tiram o direito ao voto. Para evitar isso, acho que a gente devia incentivar a candidatura do JB , e fingir que ele e a direita ganhariam uma eleição…

    • Você tem razão Moraes. Podem inclusive nos tirar o direito de voto. Já li carta de um engenheiro ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte, pregando a cassação do direito de voto aos beneficiários do Bolsa Família.

      É perigoso alguém propor a medida, e o STF optar pela constitucionalidade dela, e a medida passar.

  • Tanto Lula como Dilma foram honestos na escolha dos ministro do STF. Quem poderia esperar que Luiz Fux agisse como agiu.. A entrevista que deu foi afim de acalmar os rumores que corria no judiciário com relação a forma como conseguiu uma cadeira no Supremo.

    • Olha, Antonio, acho que eles foram excessivamente magnânimos.

      Como já comentei aqui, ninguém está dizendo que Lula e Dilma teriam que fazer como nos EUA, onde o presidente escolhe um juiz de seu partido e ponto final. Mas também, não precisava criar esse ninho de víboras.

      Por exemplo: como é que esse Fux está no stf e o juiz Fausto de Sanctis, que enfrentou o banqueiro, não está?

    • Discordo, ele foram negligentes e estúpidos.

      O poder exige seriedade e inteligencia, ingenuidade é um luxo perigoso, espero que tenham acordado e não façam mais besteiras.

  • Eita ferro… Nunca li tanta besteira junta!

    agora, condenar corrupto é golpe?

    alguma reclamação quanto ao caso “Rose” e seus “filhos” nas agencias reguladoras?

    José Dirceu nem ocupa carga eletivo!

    Volte a tomar seus remédios “tarja preta”, filho… eles estão te fazendo falta!

    • Condenar corrupto uma pinóia, condenar só petista e aliviar para corrupto demo e tucano. Grande justiça essa, que condena os inimigos e inocenta os amigos. Você não quer justiça, só quer vencer seus adversários no tapetão porque sabe que os políticos que apoia não têm votos.

      • aparentemente vc tb não quer justiça, quer apenas tirar os corruptos do PT e seus aliados da cadeia!

        e quais os políticos q eu apoio?

        vc joga tarô?

        é cartomante?

        é vidente?

        vc gosta muito de uma conversa fiada, rapaz… e enquanto seus comentaristas ficam te bajulando, vc vai bem, mas se aparece alguem com uma critica, vc se enrola todo e começa a gaguejar!

        • É preciso alguém com estatura moral para fazer qualquer um gaguejar com seus argumentos, e esse alguém não é você. Manda os outros tomarem “tarja preta” e reclama de reação. Acha que todo mundo é trouxa. Sabe por que publico isso? Porque é sempre bom expor vocês quando perdem o controle, pois mostram quem são. Mas agora que o objetivo foi atingido, você não existe mais.

          • “enquanto seus comentaristas ficam te bajulando”:

            Eduardo, me conte nessa fila ai! So tem seis anos que estou nela!

            Na fila de “bajular”, note se… na fila de “beija bunda” eu nao entro nao! Mas se seu trabalho nao merece ser bajulado abertamente por little old me, qual trabalho merece?

        • Vc é um coitado…mas parece ter coragem, pq entrar num espaço de discussão de pessoas bem informadas e bem posicionadas politicamente, tem que ser corajoso. Tem que ter coragem pra assumir as merdas que expele pela boca. Defender uma oposição sem propostas-sem votos e o golpe judiciário-midiático achando que está agindo certo pois quer ver corruptos na cadeia, já é motivo suficiente pra se declarar um idiota útil dos verdadeiros bandidos da nação. O fato de Zé Dirceu ter sido condenado sem provas e por “ouvi dizer”, “alguém falou”, “só pode ser” ele é o mentor do tal mensalão, já dá provas que o STF está comprometido com o golpe num governo democraticamente eleito, reeleito e re(re-eleito). Se Zé Dirceu é o mentor do mensalão, não me consta que ele esteve no governo FHC em 98, qdo surgiu o mensalão do PSDB, que por ser obra de demotucanos, está esquecido em alguma gaveta de algum procurador prevaricador, ou na gaveta do corvo JB. Agora, ver os demotucanos votar contra o relatório da CPI do Cachoeira é normal né??? Toma tento rapaz e vá estudar um pouco. Vai te fazer bem.

          • Você se considera bem informada? Estranho, analisando a situação vejo que o na sua cabeça nada aconteceu e os condenados eram santinhos.
            Ver golpe em decisão judicial é piada, seria o mesmo que Fernandinho beira mar ou Marcola mobilizar seus simpatizantes, contra o judiciário pregando suas respectivas inocências, ademais juízes tem livre convencimento e pelos comentários vejo que o juiz ideal ( na visão petista) aquele que serve ao partido e não a justiça.
            Parabéns ! continuem assim muitos de vocês ainda serão presos.

          • Seo Leal, você está sendo desleal com a verdade, você é mais um leitor e eleitor do PIG e que não quer que a verdade seja reproduzida por aí. Você faz o jogo traiçoeiro, golpista e desleal do PIG.

            A Câmara dos Deputados, a Casa do Povo, tem que fazer uma lei e expurgar do STF os ministros desleais (tal qual o seo Leal), que se venderam ao PIG ou se acovardaram diante do PIG.

        • Sergio, pare de arrotar esperma. Gente como você todos nós conhecemos. Extremistas sem voto que querem a qualquer custo o retorno do governo das minorias. Pra você, corrupção no Brasil começou em 2003. Se tivesse alguma inteligência, veria que nada foi provado contra Dirceu, Genoíno e João Paulo. Você não percebe que estamos vivendo um momento golpista dos sem-voto porque você faz parte deles.
          Se está insatisfeito com esse blog, vá para o do tio Rei. Lá, você ganhará medalhas de honra ao mérito e será oferecido até cafezinho virtual pra você.
          E aqui, Sergio, não tem bajuladores não. O que tem são pessoas com um mínimo de decência e dignos que pensam o Brasil numa visão coletiva e desenvolvimentista. E quanto a tarja preta, vocês é que estão precisando de muito Gardenal para se acalmarem, pois Dilma terá mais 6 anos pela frente. Saudações civilizadas, se é que você entende o que quer dizer isso.

        • Não sei quem é você. Também não tenho bola de cristal. Mas pela forma arrogante com que se expressa , pelas ideias que professa e pelos argumentos de que se utiliza , não me surpreenderia se não fosse mais um membro dessa anacrônica agência de reacionários serviçais do conservadorismo , garotos de programa da burguesia, chamada “maçonaria” , o principal colégio eleitoral de nossos juízes nas instâncias superiores de nosso decrépito Poder Judiciário.

        • Êta que homezinho mais alienado é esse??? Só postou besteiras atrás de besteiras, isso que dá ficar lendo foião, óia, estadão para bobão, grobo para tolo, aí fica assim totalmente alienado, sem um mínimo de opinião própria, sem um mínimo de raciocínio para ver o que está escancarado, que até meu netinho percebeu. ACORDA! Pois é o seu também que está na reta…

        • Senhor ga…ga…gague…gue…guejador Sergio Duarte Gomes,

          Aparentemente você não quer justiça, quer apenas esconder, ocultar os corruptos do PSDB-PFL-PPS e seus aliados do PIG da cadeia!

          E quais os políticos que o ga…ga…gague…guejador Sergio Duarte Gomes apóia? Pelo discurso do ga…ga…gague…guejador tá na cara que é qualquer udenista e golpista da coligação udenista e do PIG!!!!

          Você joga tarô? Não! Ele é mais um dos menos de 5% de leitores e eleitores do PIG e replica tudo o que o PIG quer.

          É cartomante? Pode ser, ele fez um dos cursos rápidos dado pelo PIG de como enrolar e ludibriar as pessoas.

          É vidente? Evidentemente não é vidente, pois não enxerga a verdade, somente o que o PIG quer mostrar e divulgar.

          Você gosta muito de uma conversa fiada, rapaz ga…ga…ga…gague…guejador e enquanto seus comentários cínicos, udenentos e pefelentos ficam replicando nos blogues sujos, você fica bajulando o Brindeiro Gurgel e outros do mesmo naipe de desonestos. Você vai bem, mas se aparece alguém (o ga…ga…gague…guejador, alguém tem acento, seu “anarfa” funcional) com uma critica, vc se enrola todo e começa a gaguejar!

          E PARE DE GAGUEJAR SEU ga…ga…gague…gue…guejador Sergio Duarte Gomes!

      • E eu acrescento: devemos nos prevenir contra essa turma de poucos voto, raivosa e venenosa, porque o desespero que deles toma conta é o fermento do golpe.

      • Estranho que você se esquece que Delúbio é réu confesso e silvinho Pereira ( o petista mais inteligente que já vi) quando viu que de fato a” casa tinha caido” fez um acordo, e Marcos Valério hoje inimigo do PT antes era mui amigo recebido com honras de chefe de estado, e o Roberto Jefferson segundo Lula é digno de se dar cheques em Branco ou seja, tá na cara que era uma quadrilha que em conjunção de vontades e adição de esforços estava agindo, mas como em toda a quadrilha sempre ha desavenças e de fato houve então ha de se crer que a palavra de Jefferson, Dirceu,Valério, Genoino e Lula tem o mesmo valor.

    • Eis aí, Eduardo, mais um nazifascista dissimulado, com roupagem demotucana(tem diferença?). O tal Sérgio Duarte Gomes é um dos ‘idiotas da objetividade’ da literatura ‘rodriguiana’. E ainda o agride, tratando-o por ‘filho’. Com certeza, um ‘tribufussauro’ remanescente do submundo golpista de 1964, a vagar sem rumo no universo da blogosfera, canhestro contraponto ao debate democrático que não conhecem.
      Obs. – Cheguei aos setenta execrando, faz tempo, essa cambada de contemporâneos esquecida de deitar no sarcófago, malgrado morta desde que nasceu.

    • Direitóide, vc adora ser roubado pelos seus amados do PIG/PSDB/DEM/PPS, e diga-se de passagem, ser roubado em bilhões. Adora um tribunal de exceção que condena seus desafetos sem a mínima prova. Pois é, o sangue ditatorial corre em suas veias. Vá lamber as botas de FHC e serra, seus eternos amados.

      • Vosmecê além de não ter senso de ridículo também deve ser tão “anarfa” quanto o leitor e eleitor do PIG (o tal de Segio D Gomes). Preste atenção nas palavras que você deveria acentuar e que não foi mudada com a Nova Ortografia Brasileira: “Aquela historia (HISTÓRIA TEM ACENTO) de que o PIG mandou ameacao (PARECE QUE VOCÊ NÃO SABE NEM SILABAR DIREITO FIO, VOCÊ TEM QUE ESCREVER AMEAÇAR O E COM CÊ CEDILHA!!!!) o tal do Fux na Alemanha mostra que o blogueiro nao tem o minimo (MÍNIMO) senso de ridiculo (RIDÍCULO).

        Vosmecê tem senso de ridículo? Acho que não, pois é mais um leitor e eleitor do PIG.

    • Ô neobabaca,

      Corrupto é aquele que usa surrupia dinheiro público. De onde os petistas condenados roubaram dinheiro público? Ah, da Visanet.

      O Banco do Brasil paga à multinacional Visa para usar a marca em seus cartões de crédito. Foi o bastante para os ministros golpistas rebaixarem a Visa à condição de mera subsidiária do Banco do Brasil. E ainda há um monte de trouxas como você, tudo manipulado pela imprensa inútil, pra engolir essa história absurda.

    • Temos que nos lembrar sempre do Fernando lugo ( Paraguai), onde a democracia Paraguaia foi esquartejada em 24 horas. O nosso STF tornou-se um ninho de víboras, espalhando o seu veneno para a sociedade. E ainda temos de ouvi-los falar em democracia!!!!

    • Vida farta, vida “feliz”, vida de viagens para Olrando, vida de jantares fantasticos entre muitas outras vidas elitizadas, que mundo perfeito esse.

      Assim era o Brasil que só a ” massa cheirosa” desfrutava, agora, isso não é mais assim, posso te endender meu caro.

      Esse tempo maravalhoso do qual alguns sentem falta, nunca mais voltará para o Brasil!

      Nada de melhoria, nada de desenvolvimento, nada, nada simplesmente nada de novo, isso não é lá muito bom não!

      Sucesso meu caro, afinal você deve estar precisando de algum.

    • vc se ajoelha em qual seita? na TFP? na Opus Dei? na maçonaria? ou é apenas mais um imbecil que não enxerga que o país saiu das mãos das aves de rapinas coloridas? vê se te enxerga e vai bajular os blogs cheirosos.

  • Caro Eduardo, se a Dilma não tirar este cretino do Zé cardoso do ministério , para mim não resta mais esperança. Depois de perder o controle sobre a PF ele agora acaba de trair o Maia com sua ultima declaração sobre o golpe do STF. A continuação deste sujeito no ministério para mim tira toda e qualquer esperança de que este partido e governo covardes vão tomar alguma atitude, para tristeza de nós brasileiros.

    PS: Isto sem contar a Helena “Globo” Chagas e o Paulo “Vendido para a midia” Bernardes. E ca entre nós o Lula ea Dilma foram muito inconsequentes nas nomeações para o STF. E o Pt se limita a divulgar notinhas e declarações burocraticas. O PT se transformou num partido que não almeja mais o poder legitimo como instrumento de mudanças da sociedade, ele almeja apenas conquistar governos para acomodar seus apaniguados.

    • Quer dizer que a PF deve ser controlada firmemente, acabdo com usa independência, para que nunca investigue denúncias relacionadas ao PT? Interesse esse conceito de justiça.

      • Pelo contrário, a PF foi liberada para agir contra qualquer um. E foi liberada pelo PT. Ela só tem que tratar a todos igual, assim como o STF, a PGR ou qualquer outro órgão de controle. De que adianta inventar uma coisa que não foi dita se em nenhum lugar consta essa proposta? Não admira que vocês estejam minguando eleitoralmente, a mídia perdendo confiança, como mostrou o Datafolha, ou Dilma e Lula batendo recordes de popularidade, como mostrou o mesmo – e insuspeito – Datafolha. Vocês acham que todo mundo é idiota e só vocês, demos e tucanos, são espertos.

        • Noto em seus comentários que seu mundo é resumido em Petistas,Demos e tucanos ou seja pensamento tipico de totalitaristas.
          Na URSS stalinista só existiam dois tipos de cidadãos os do Partido e os contra o partido, assim também era em todo o leste europeu.
          Pare por um minuto e pense, será que não ha espaço para existir pessoas que odeiam a política e para as quais a politica não serve para nada?

          • existem essas pessoas, mais conhecidas como ditadores, que, qundi chegam ao poder afastam os políticos, sem os quais não há democracia

          • Celso Leal , um “expert” em em URSS. Gostaria muito de assistir uma palestra apresentada por você para nos por a par dos fatos da História da ex-URSS e sobre os crimes do “stalinismo”. Porque referir-se à URSS e a Stalin quando do que se trata é estabelecer se o julgamento da Ação Penal 470 foi um julgamento pautado pela neutralidade, no princípio da presunção da inocência, no justo processo legal, com condenações fundadas em provas irrefutáveis, ou não, me parece coisa de provador de direita, Aliás, e à propósito, falar de crimes de Stalin, decorridos mas de 50 anos de sua morte, e ficar calado face aos crimes hediondos perpetrados pelos EUA durante todos esses anos após a morte de Stalin, é revelar-se , na melhor das hipóteses, um papagaio de pirata da propaganda ideológica dos tempos da Guerra Fria. É conhecer a História contada pelas agências de notícias tuteladas pela CIA e reproduzidas pelas páginas de “O Globo” , “O Estadão” ,etc. Sobre o significado da URSS, prefiro mil vezes a versão de Oscar Niemeyer. A propósito dos crimes de Stálin, sugiro que se leia um contraponto a esses mesmos crimes presente no texto de Doménico Losurdo, intitulado “O Estágio de Ho Chi Minh entre os Yankees” , no endereço abaixo:

            http://domenicolosurdoinfobrasil.blogspot.com.br/2011/06/o-estagio-de-ho-chi-minh-entre-os.html

          • Darcy Brasil,

            Falando em stálin é muito fácil saber de seus crimes e melhor quem os denunciou foi o Nikita Krusohov, ex Lugar tenente de Stálin na segunda guerra e sucessor do mesmo, a história do próprio Nikita mostra que era um bandido mas este mesmo sendo bandido se horrorizou dos crimes de stálin e os revelou para o mundo,mas deixemos Stálin e seguiremos para Pol Pot ( outro admirado dos esquerdistas), este conseguiu matar metade da população de seu pais nos campos de reeducação , inclusive todo o judiciário cambojano sob a égide de um novo pais livre dos “reacionários”, tamanho o morticinio que seu vizinho Vietnã agora livre de Ho chi Minh em 1975 ( aquele que você me sugeriu leitura e que apoiava a morte de qualquer um que tivesse estudo, ou tivesse terras ou melhor ainda fosse magistrado ou intelectual) invadiu o Cambodja, na mesma seara temos também o Enver Hoxha, que isolou a Albânia do resto do mundo e também na sua consolidação de poder matou todos os juízes do país sob a alegação que eles serviam a elite, sendo que em 1991 a Albânia se livrou do socialismo e descobriu que era o pais mais pobre do planeta assim como todas as nações que se livraram desta desgraça.
            Agora sugiro a missivista que procure algum cidadão dos supracitados países e pergunte se ele gostaria de regimes ou governos “populares” ou com viés socialista??
            O capitalismo triunfou Reagan triunfou, Tatcher triunfou! O socialismo fracassou e pior deixou um legado de morte e autoritarismo e pior hoje vemos centenas de pessoas como você que por desconhecimento da história ou pior, puro sofisma vem aqui pregar situações idênticas aquelas que transformou o leste europeu e o boa parte da Ásia na sucursal do inferno na terra, não obstante a isso, mas nesta senda o primeiro inimigo dos governos populistas é o judiciário sempre foi assim e sabe como terminou?
            terminou com milhões de mortes Cambodja 2,8 milhões, URSS, 100 milhões ( segundo a FSB sucessora da KGB), Romenia 900 mil, RDA mais de 1 milhão, Albánia 500 mil ,Vietnã 1,2 milhões , e para evitar tautologia demasiada não vou citar o restante dos países e as consequências que isso gerou para o mundo..
            (…) A história deve ser lembrada diariamente para que nunca esqueçamos e para que as gerações futuras não tentem o que no passado fracassou…

          • Você mostra muito bem o que você é, odeia a política e os políticos, mas repete como papagaio o discurso da coligação udenista PSDB-PFL-PPS e do PIG. Todos políticos não prestam. Só presta que faz parte do PSDB-PFL-PPS e PIG.

            Volta para o antro da revistinha marginal da famiglia Civita.

          • Esse “celso leal” tá lendo o livro intitulado “o livro negro do comunismo”. Ele acredita piamente nisto, mas não deve acreditar no “livro negro do capitalismo”.

            Ambos livros são contestados, acredito que apelativos.

            http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Comunismo
            http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Capitalismo

            Nenhuma das duas ideologias prega o assassinato. Mas na tentativa de instaurar ambos regimes, morte ocorreram.

            No caso do livro negro do comunismo:

            “Controvérsia

            Dois dos autores, Nicholas Werth e Jean-Louis Margolin, desencadearam um debate na França quando publicamente se dissociaram das declarações de Curtois na introdução acerca da escala de violências tachadas a regime “ditos” comunistas. Achavam que este estava “obcecado” com chegar a um total de 100 milhões de vítimas. Em vez disso estimavam que o comunismo fizera entre 65 e 93 milhões de mortos.[3] Rejeitaram igualmente a comparação da repressão soviética com o genocídio Nazi.
            Werth, um bem considerado especialista francês acerca da União Soviética, disse que apesar de tudo existia uma diferença qualitativa entre o nazismo e o comunismo. Disse ao Le Monde que “Não existiam campos de extermínio na União Soviética”,[4] e que “Quanto mais se compara o comunismo com o nazismo, mais as diferenças são óbvias.[5]”
            O número de 60 milhões de mortes na China (as estimativas variam muito) é criticada por incluir as mortes por fome (talvez cerca de metade do total) e da guerra civil, que parece incluir também as mortes causadas pela invasão japonesa.”

            “Críticas
            [editar]Debate sobre o número de vítimas
            Não há consenso entre os historiadores sobre o número de vítmas da repressão nos países do bloco socialista. Alguns põem o número de vítimas muito mais alto do que no Livro negro, mas outros dizem que o número é mais baixo. Por exemplo, as estimativas para o regime de Estaline na União Soviética vão entre os 20 e os 60 milhões,[7] e os de Mao Tsé Tung na China entre os 19,5 e os 75 milhões.[8] Os autores do Livro negro defendem as suas estimativas para a União Soviética (20 milhões) e para a Europa de Leste (1 milhão) dizendo que usaram fontes que não estavam disponíveis a investigadores anteriores (os arquivos mencionados anteriormente). Ao mesmo tempo, os autores reconhecem que as estimativas para a China e outros países ainda governadas por partidos comunistas são incertas, uma vez que os seus arquivos ainda estão fechados. Nos anos recentes alguns autores publicaram estimativas progressivamente maiores das mortes provocadas por regimes comunistas; assim, livros recentes como Mao: A história desconhecida e Um século de violência na Rússia Soviética defenderam números de mortos mais elevados para a China e a Rússia respectivamente.
            Outros pesquisadores criticam as estimativas excessivamente altas e desprovidas de fundamento empírico-documental, e estabeleceram números muito menores por meio de pesquisas em casos específicos. Para a ditadura stalinista, por exemplo, a análise estatística dos arquivos do aparelho repressivo soviético revelam 3 milhões de vítimas letais da repressão, tanto política quanto criminal: 800 mil execuções, 1,7 milhões de mortos dentro das prisões e campos de trabalho, e 350 mil mortos nos conflitos no campo durante a coletivização forçada da agricultura.[9][10] Vickery, citado por Chomsky, calcula em 700 mil o número de mortes “acima do normal” durante a ditadura de Pol Pot, estipulando que uma boa porcentagem destas mortes foram provocadas pela fome provocada pela destruição da agricultura por bombardeios norte-americanos.[11]
            Outro professor da Universidade da Califórnia, Mark Tauger, também discorda com a tese do autor de que a morte de um camponês da Ucrânia “vale a morte de uma criança no Gueto de Varsóvia”. Não interpreta o Holodomor como uma fome intencional e como genocídio.[12] Esta é uma polémica em curso entre os historiadores. Por exemplo, Robert Conquest também vê esta fome, o Holodomor, como intencional.
            [editar]O argumento de que os regimes políticos descritos não eram comunistas
            Críticos do Livro negro alegaram que este usa o termo comunista para se referir a uma vasta variedade de sistemas e que “arbitrariamente atira fenómenos históricos completamente diferentes como a querra civil de 1918-21, a colectivização forçada e o Grande Terror na União Soviética, o domínio de Mao na China e de Pol Pot no Camboja, o governo militar na Etiópia tal como diversos movimentos políticos da América Latina, desde a frente sandinista na Nicarágua ao Caminho Brihante no Perú.”[13] Não discutindo a natureza comunista ou não dos países referenciados, o jornal francês Le Monde diplomatique argumentou que a história local e as tradições desempenharam um papel ao menos tão importante quanto o do comunismo em cada caso.[14]
            O próprio Karl Marx afirmou: “Se algo é certo, é que eu próprio não sou um marxista”, depois de contactar com marxistas franceses no final da sua vida.[15]
            [editar]O argumento de que o livro é parcial
            Outra crítica ao livro é que discute apenas os estados comunistas, sem fazer comparações com os estados capitalistas. Alguns críticos argumentaram que, se fossem aplicados os padrões do Livro negro ao capitalismo, este poderia ser responsabilizado por tantas mortes como os países comunistas (ver: O Livro Negro do Capitalismo) Entre os alegados crimes do capitalismo estão as mortes resultantes do colonialismo e do imperialismo, repressão das classes trabalhadoras e de sindicatos nos séculos XIX e XX, dictaduras pró-ocidentais durante a guerra fria e o rápido regresso ao capitalismo em estados anteriormente comunistas após 1990.[16][17] O Le Monde Diplomatique nota que o Livro Negro incrimina o lado comunista em numerosas guerras e revoluções sem mencionar as mortes e outros crimes cometidos pelo lado anticomunista ao mesmo tempo.[14] Noam Chomsky, refere que os argumentos usados por capitalistas para justificar essas mortes são muito semelhantes aos argumentos usados para defender os países comunistas. Por exemplo, alega-se que o colonialismo e o imperialismo não representam o verdadeiro capitalismo, e que as mortes provocadas por ditadura pró-ocidentais durante a guerra fria eram necessárias para lutar contra o comunismo.
            Apoiantes do capitalismo defendem que a investigação empírica, tal como a que é feita acerca da liberdade económica, mostra que os países capitalistas tendem a ter menor pobreza.[18]

          • Não li nenhuma das obras, mas tenho parentes que moraram na RDA e contam os horrores que era o leste Europeu, na antiga RDA se morria até pela cor da roupa que se usava, o comunismo/socialismo é o único regime que tem por base escravizar o povo e impedir que o mesmo saia do país,isso é fato incontestável,vide cuba ou Coréia do norte …
            È fato também o que POL POT sob influencia Chinesa e soviética fez ao seu povo, os cranios estão lá para quem quiser contar e ver são mais de dois milhões de crânios no museu cambojano do genocidio.
            Na Romenia Nicolae Causescu matava seu povo ao bel prazer a sua policia secreta chamada SECURITATE , tinha cotas diárias de execuções.
            Fico Pensando, o capitalismo não é perfeito, mas nunca vi Reagan, Bush,M.Tatcher e outros lideres capitalistas , matando seu povo em genocidios coletivos, tampouco se vestindo de uniformes ou cultuando sua personalidade em cartazes e out doors também nunca vi ou ouvi falar através da história que algum deles ou seus comandados proibissem seu povo de sair do pais ou mesmo de comer como os supracitados regimes acima faziam…
            O problema do povo Brasileiro é este , admiram socialistas e desconhecem o que este regime fez no passado,esquecem se também que Dirceu, Genoino e Dilma nunca lutaram por democracia e sim para implantar um regime comunista no Brasil, isso nenhum deles nega inclusive todos eles afirmaram isso durante seus anos de militância.

          • “Não li nenhuma das obras, mas tenho parentes que moraram na RDA e contam os horrores que era o leste Europeu, na antiga RDA se morria até pela cor da roupa que se usava, o comunismo/socialismo é o único regime que tem por base escravizar o povo e impedir que o mesmo saia do país,isso é fato incontestável,vide cuba ou Coréia do norte …”

            Vc fala o que vc não sabe. Onde na ideologia socialista tem isto escrito que deve-se escravizar o povo e impedir que o mesmo saia do país. Em Cuba, pode-se sair de lá, porém como Cuba é boicotada e sofre constantes sabotagens, o governo toma todo cuidado com certos grupos mafiosos, como por exemplo a máfia de Miami que vive tentando sabotar o regime. Cuba possui seus erros, mas o erro do capitalismo já eliminou e aprisionou muita gente na miséria. Coréia do Norte é outro regime, desconhecido por se manter fechado. O socialismo em si não fala nada disto, apenas governos que tentam instalar o socialismo.

            “È fato também o que POL POT sob influencia Chinesa e soviética fez ao seu povo, os cranios estão lá para quem quiser contar e ver são mais de dois milhões de crânios no museu cambojano do genocidio.
            Na Romenia Nicolae Causescu matava seu povo ao bel prazer a sua policia secreta chamada SECURITATE , tinha cotas diárias de execuções.
            Fico Pensando, o capitalismo não é perfeito, mas nunca vi Reagan, Bush,M.Tatcher e outros lideres capitalistas , matando seu povo em genocidios coletivos, tampouco se vestindo de uniformes ou cultuando sua personalidade em cartazes e out doors também nunca vi ou ouvi falar através da história que algum deles ou seus comandados proibissem seu povo de sair do pais ou mesmo de comer como os supracitados regimes acima faziam…”

            Há muita controvérsia contra isto. Podemos então inferir as mortes do capitalismo ao jogo sujo da CIA, ao imperialismo e ao colonialismo, gerando guerra e mortes do exército capitalista em cima dos mais pobres, o genocídio Israelense em cima dos Palestinos, a morte por fome causada pela pobreza gerada pelo capitalismo, as mortes dos regimes nazi-fascistas que são capitalistas na essência, as mortes das ditaduras capitalistas, fora o que não foi computado. Enfim, se for por isto, prefiro acreditar no livro negro do capitalismo.

            “O problema do povo Brasileiro é este , admiram socialistas e desconhecem o que este regime fez no passado,esquecem se também que Dirceu, Genoino e Dilma nunca lutaram por democracia e sim para implantar um regime comunista no Brasil, isso nenhum deles nega inclusive todos eles afirmaram isso durante seus anos de militância.”

            Mas como vc é teleguiado dos milicos, ninguém admira socialismo, nem sabe ao certo o que é, nem mesmo vc. A luta foi contra a ditadura de direita que usou esta desculpa esfarrapada, não conseguiam vencer nos votos e inventaram isto. O que o PT faz, ou tenta fazer, é um estado segundo heynes, nada mais que isto. O capitalismo se mantém, apenas o estado atua para evitar crises e trazer a justiça social que os liberais em si jamais trarão.

  • Seria mais digno cobrar o julgamento do mensalão tucano, ao invés de defender os maus feitos da cúpula petista. Errou tem que pagar mesmo, chega de impunidade para político nesse país.

  • Tomara, Eduardo, pois como se dizia antigamente, depois dessa segunda-feira, fiquei mesmo “desacorçoada”!
    Que o Congresso faça o seu papel, é tudo que espero!
    Abraço

    • Filipe, sinceramente você acredita que o STF irá julgar o MENSALÃO TUCANO?? vc sabe muito mais do que nós que o STF e muito menos o PGR irão propor o julgamento dos MAIORES CORRUPTOS DA PÁTRIA, OS DEMOTUCANOS/PIG E CIA. Estes estão bem salvaguardados pelos togados e midiáticos da direita!

      • Marcos, tenha fé, você não leu o que o blogueiro escreveu?

        “Em suma, se você está desanimado com o show de golpismo a que assistiu na segunda-feira na mais alta instância do Judiciário brasileiro, não fique assim. O trunfo da direita midiática se equilibra em alguns poucos homens que ocupam postos no Judiciário e no MPF por tempo limitado, o que torna a vantagem golpista muito mais precária do que parece.”

        EM BREVE TUDO ESTARÁ DOMINADO… O paraíso vos espera….

        • Caro Marcelo, o que eu quis dizer é que baseado na realidade vigente, acho muito dificil que o chamado MENSALÃO TUCANO será apreciado pelo STF. enquanto estes ministros serem “chantageados” pela mídia oposicionista nada vai mudar. isso é o que eu penso.
          P.S: li o texto do Edu, com o qual concordo com quase tudo, unica exceção é esta parte de o STF julgar o mensalão tucano.
          abraços

          • Olha, não é por nada não, também não acredito que STF vai julgar o mensalão tucano, privataria tucana, listas de furnas, etc…, depois que assisti essa aberração que foi o julgamento do PT, cheguei à conclusão que JB e afins, estão ganhando $$$ para ajudar no golpe. Pronto. falei.

    • Felipe, o mensalão do PSDB não vai ser julgado com o mesmo rigor com que o foi o mensalão do PT. O ministro Joaquim Barbosa já deixou isto claro ontem na homensagem aos assessores.

  • Filipe, vê se entende, como é que um partido que está no Governo vai dar um golpe para derrubar a si mesmo? Ou você está pensando que os demotucanos estarão no Planalto? Se tiver e o STF fizer o que fez agora será golpe, o que é impossível diantes das provas cabais, e não “tênues” (Gurgel), que já foram publicadas. Deu prá entender?

  • Gostaria de ter esse seu otimismo. Espero sinceramente que vc esteja certo. Ando tão desanimada e pessimista que nem tenho coragem de abrir as páginas dos principais portais.

  • Gente contra e a favor. Mas aqueles que são favoráveis as cassações, bem como deram sua opinião que o STF esta correto no andamento de seus trabalhos o fazem mesmo sabendo que preceitos Constitucionais foram rasgados? Se tiverem esta noção então estão também cometendo uma injustiça tão sórdida como alguns juízes que julgaram politicamente os acusados. Isto abre precedentes para que juízes de outras estancias do judiciário também rasguem as leis e preceitos constitucionais e nos julguem de forma contraria a lei. Não se trata aqui de ser a favor ou contra, de defender ou acusar. Se trata de defendermos a Constituição e as leis. Não podemos aceitar que pessoas passem por cima dos preceitos constitucionais, pois ai estaria decretada a falência dos poderes da república, e por consequência a democracia que estamos constantemente a construir estaria também na vala comum das desgraças novamente de nosso país. Nossa história esta repleta de golpes e violências, não podemos permitir retrocessos, pois isto seria um caos e atraso do Brasil , além de uma traição ao povo brasileiro.

  • EU já comentei em outros lugares, que a DILMA deveria usar do mesmo veneno,e passar por cima da constituição ,e destituir esses juiz do STF por conspiração contra o ESTADO DE DIREITO,rasga essa merda de CONSTITUIÇÃO, que quem deveria ajudar a simplificar,faz uso político para sua própria vontade, e já aproveita e faz uma lei para a imprensa que tantos querem.

  • Por que o stf peita o Legislativo?
    Porque o Chávez fez a mídia do povo.
    Porque o Corrêa peitou a mírdia. (é com erre mesmo, revisor)
    Porque a Cristina papou o clarin.
    Os militares não querem (nunca) mais,
    e “eles” tão vendo que, no andar da carroça, mais dia, menos dia, perdem a “opinião publicada”.
    Com as próximas nomeações, Dilma pode, tranquilamente, desarmar o golpe.
    (e só então a Justiça irá dar uma examinada na privataria, nos tucanodutos e na Ley de Medios)
    Bingo, EduGuim!

  • A receita contra o golpe travestido de “impeachment” é fazer o que os tucanos fazem e sempre fizeram. Nunca nomeiem um Procurador ou Juiz que possa causar embaraços. O Governo de Sumpaulo não deixa mentir (nem pra Reitor da USP vai o mais votado). Vale mais um pássaro da gaiola tucana, do que o mais votado pela entidade. Isso é exemplo de democracia tucana. O PT deveria imitar nisso os tucanos. Da lista tríplice, ignoram o mais votado indicado pelo Ministério Público e selecionam o que mais atende o interesse do governante de plantão (e como voz política da entidade que representam). Assim surgiu a figura Aristides Junqueira que não procurava nada, só engavetava (nem diante da confissão de Deputados acerca da compra e venda de votos pra reeleição de FFHH). FFHH indicou Gilmar (nisso Lula se precaveu e indicou Tófolli, e Adams não vai agora por razões webberianas).
    Lula resolveu ser democrata e criou cobra. Por fim, Dilma deu asas a cobra. Há tempo de corrigir. O mandato delas é de dois anos.
    Realmente cabe um olhar diferenciado para o futuro do STF. Com a aposentadoria do Poeta do Supremo e com a possível saída do Decano, as escolhas devem ser mais céleres, como a de Teori Zavascki, pois menos sujeitas à indicações políticas.
    Fux foi o Presidente da Comissão de Juristas do Projeto do Novo Código de Processo Civil com amplo trânsito no Senado (leia-se Sarney) e demorou muito a ser nomeado. Mello – nomeado por Collor Primo de Mello -, Gilmar – nomeado e homem de confiança de FFHH- e Fux estariam em minoria. Barbosa condena qualquer um, basta o PGR – a quem cabe preparar a ação penal – levar o caso ao Supremo. Fux e Barbosa, ambos são da mesma casa, a UERJ. A indicação do Professor Luis Barroso (também da UERJ) não deva ser concretizada. Barbosa é o homem “tolerado” por Gilmar e Mello, mas muita pancadaria ainda ocorrerá entre eles doravante, passado o mensalão. Pra ficar interessante, Fausto de Sanctis seria um nome para verdadeiramente se contrapor a Gilmar. Pra descolorir o quadro partidário montado.
    Rosa Weber foi indicada por Dilma e seguiu em muito o voto do relator. O mesmo pode se dizer de Carmen Lúcia. O Poeta Aires Brito votou pela condenação, assim como Peluso (que condenou mas ainda sugeriu penas mais brandas).
    A verdade é que não há tanta previsibilidade quanto à futura atuação do STF, mas que o ar poderia estar menos respirável para o Gilmar com o nomeação de de Sanctis, ah isso poderia sim.
    Pelo visto o garantismo só não funciona para político integrante do Governo e da base do PT. Está na hora de expandir isso para as demais agremiações políticas, pra os banqueiros bandidos, e pra jornalista bandido também. O “Domínio do Fato” deve ser aplicado a eles. Mas pelo visto isso só deve ser aplicado pra político petista de nomeada. O dia em que a Teoria do Domínio do Fato for usada pra colocar atual Deputado mensaleiro tucano, empresário do ramo da “corretagem zoológica” araponga e chantagista, Governador tucano e Senador “Democrata” cooptados pelo “corretor zoológico” bandido, jornalista que usava fonte de “corretor zoológico”, filha e parentes de ex-futuro e eterno candidato da qualquer coisa (o Coiso) envolvida em Privataria Tucana para se loclupetarem, o “garantismo” ressurgirá nas páginas do PIG, de modo mervaliano.

  • Eduguim

    Acho que não deveria ser responsabilidade do executivo e sim do legislativo. Acredito que deveria ser aprovado um PEC esclarecendo melhor os artigos 15 e55, deixando bem claro que so cabe ao legislativo cassar mandatos políticos, e de quebra estabelecer crimes de responsabilidade a quem descumprir essa prerrogativa. No caso do supremo impedimento imediato do ministro que ousar rasgar novamente a constituição…

  • Existe alguma coisa nisso tudo que nós, militantes, não conseguimos alcançar. A verdade é que a elite, além de egoísta, é ingrata ao PT, pois, ou é o PT ou as massas diretamente. Ai sim, não haveria contemporização.

  • O personagem machadiano, “Dr. Simão Bacamarte”, que preside o Supremo Tribunal Federal, acha que somos todos loucos ou desonestos, que merecemos ser presos, e somente “sua excelência” tem o domínio da Constituição Federal, de todas as leis e ele, somente ele, tem a capacidade de livrar o Brasil de seus políticos “podres” com seus podres poderes. Só tem uma coisinha que ele esqueceu: não foi nem nunca será eleito pelo povo. O povo tem que reagir agora ou enfrentar uma ditadura judicialista!

  • Caro Edu, vejo vc extremamente raivoso com quem tem opiniao contraria. Sera possivel que nao exista uma pessoa que pense diferente de vc que mereca respeito? Sera que todo que discorde de vc é de demotucano e por isso nao mereca nenhuma respeito? Parece que vc acha que ta numa guerra do bem contra o mal , exerca um pouco mais a tolerancia.

    • Como exercer a tolerância com quem chega aqui insultando? Quem quer respeito tem que dar respeito. Há milhares – eu disse milhares – de leitores que já discordaram de mim e receberam respostas divergentes também, porém no mesmo nível das discordâncias que veicularam. Dizer-me “extremamente raivoso” me dá direito de dizer que você é extremamente cego

      • Entao me permita respeitosamente discordar de vc quantos aos eventos de segunda feira no STF. A Constituição Federal é claramente contraditoria no seu artigo 55. A leitura combinada do artigo 15 com o 55 implica necessariamente na imediata cassacao dos condenados. Mas confesso que ela é contraditoria e acho aceitavel do ponto de vista juridico as duas interpratações: a cassacao imediata e a cassacao mediante autorização da camera. Quem decide conflitos na constituição é o STF. Por isso nao entendo como a decisão do STF pode ser considerada absurda se o artigo 15 + o 55 implicam na cassação dos mandatos dos deputados sem necessidade de aprovação da camera. Se isso nao fosse suficiente, o artigo 92 do Codigo Penal tem a mesma previsão.

        • Ah! Mas a “camera” aprova, sim, a cassação!
          Principalmente a “camera” da Globo.
          Meu deus…
          E um sujeito desses vem aqui interpretar artigos da Constituição.

          • Parace que o Jonas não entendeu não. Um cínico, um leitor e eleitor do PIG como ele é (e não precisa da ajuda de tarôs, de cartomante e nem precisa ser vidente para chegar à esta conclusão) não entendeu que a “Câmera” da famiglia Marinho é a mesma Câmara onde tem um partido de aluguel chamado de PMDB e que sempre trai os interesses do povo em prol dos menos de 5% (geralmente formado por banqueiros, latifundiários assassinos, privateiros e outros corruptos que o STF não condena porque não quer).

          • Eu sou “escoria humana” por discordar de vc ou por nao saber a diferença de camera e camara? Meu conceito de “escoria humana” eh um pouco menos amplo q o seu, nem vc, caro debatedor, entra nele. Quanto ao meu argumento ninguem foi capaz de argumentar. Eu li sim o voto completo do Celso de Melo, o artigo 55 trata de Deputados e Senadores, o caso de 1995 é um vereador. Além disso é perfeitamente possivel o juiz mudar o entendimento sobre uma determinada matéria. Mas meu principal argumento é que a Constituição é claramente dúbia nesse ponto (até eu q sou um ignorante q nao conhece a diferença entre camera e camara percebe isso), entao cabe ao STF interpretar e dirimir o conflito. Eu sinceramente não entendo como nao se pode admitir que qualquer uma das interpratações são admissiveis sem o juiz ser um comprado, ou direitista, ou lullista ou qualque outra coisa, sendo possivel, inclusive,que se trate de juizes imparciais.

          • Caberia essa interpretação, feita por vc, perfeitamente, e certamente eu não acharia que o ministro que assim votasse fosse um petista por causa disso.

      • Infelizmente, Lenardo pk, quanto à questão do STF agir como interpretador e controlador da constituição, quanto à conflitos e até outras interpretações é algo legal. Lógico que muitas aberrações podem ser cometidas na hermenêutica adotada, que não estão livres ao arbítrio, à vontade de grupos políticos e do PIG. Lembro de um professor de direito tributário famoso que desce a madeira em muitas decisões do STF, que já satirizou dizendo que o STF toma certas decisões semelhantes a isto: “Não se deve maltratar os animais, com exceção da melancia”.

        • ps: Acho totalmente insana esta decisão do STF. Acredito que o legislativo teria como lutar por tratar de uma decisão que interfere em outro poder e talvez caiba conflito e não seja procedente, eu teria que ver se o Supremo pode realmente tudo, ou seja, se eles são os deuses do Olimpo.

          Acho também que não haverá conflito e o legislativo votará a favor do STF. Pois com esses representantes que temos, a coisa tá feia.

    • O problema, meu caro, é que essas pessoas não pensam. Limitam-se a sair repetindo as “verdades absolutas e inquestionáveis” que ouvem do PIG. São uma papagaiada só. Deu pra entender?

  • Poder judiciário, segundo a visão petistóide de mundo: quando condena inimigo, é poder democrático – quando condena amigo, é gollllpe. Haja paciência pra tanta cara de pau.

      • Eu acho que o Supremo condena sim, sempre. Condenou o Zé Dirceu, o Delúbio, a banqueira do Rural, o maleiro do TP Marcos Valério. Você chamou o comentarista de pulha perguntando-lhe quando foi que o Supremo condenou alguém. Quase todo dia a suprema corte condena alguém. Você chamou o cara de mentiroso perguntando a ele quando o Supremo condenou alguém. Você acha que não condenou ninguém? Nem os cumpanhêro do mensalão? Acha mesmo?

        • Quando digo alguém, quero dizer políticos. Mas você, tão ingênuo, não sabe que o STF, antes do PT, não condenava político algum. Bobinho, você… O fato é que vocês estão se desmoralizando por se fazerem de cretinos achando que todo mundo é cretino como vocês

          • Edu
            É o que sempre digo para classificar esta pessoas. Não há meio termo: são ignorantes ou mal-intencionados mesmo.

          • Tanto não condenou que o pulha so sabe citar como politicos condenados do STF Ze Dirceu e cia ltda do PT. O Judicario brasileiro todos sabemos tem predileção em punir os tres ps (hoje 4),condenado-os e encarcerando na prisão.
            O problema não é so uma sentença condenatória mas uma decisão que seja efetivammente cumprida com a pena de prisão pelo criminoso. Politico da direita (psdb,dem) e a elite financeira que os paga neste pais na maioria das vezes sequer sofre processo criminal, quanto mais uma sentença condenatoria contra si. Quando condenados, a maioria com a conivencia do Judiciario escapa das penas pela prescrição.
            Condenados que escaparam das penas pela prescrição: o ex-dono do Banco Econômico e ex-ministro da Indústria e Comércio Angelo Calmon de Sá; o ex-senador Luiz Estevão; o empresário Artur Falk, ex-dono do Papa-Tudo; o ex-presidente do Banco Central Chico Lopes e dirigentes do Banco Marka e FonteCindam, além da quadrilha do fiscal da Receita Federal Rodrigo Silveirinha;Sentenciado a 28 anos e 10 meses de prisão por fraudes de US$ 16 bilhões e prejuízo de US$ 9 bilhões aos cofres públicos, o ex-dono do Banco Nacional Marcos de Magalhães Pinto ficou três dias na carceragem da Polícia Federal no Rio pelosn crimes- fraude de balanço, formação de quadrilha, gestão fraudulenta e forjar informações ao Banco Central – já prescreveram e as penas foram extintas.
            Com pobre é dieferente:
            Um homem ficou preso, no paraná, mais de dois anos por furtar doze pés de alface e cinco cabeças de repolho. Outro, dezesseis vassouras. Outro, uma dúzia de telhas Eternit, e outro, acredite, um pacote de cigarro;Uma empregada doméstica NEGRA, ficou 06 MESES PRESA por furtar UM POTE DE MARGARINA!Daniel Dantas desviou BILHÕES DE REAIS da economia brasileira;ofereceu UM MILHÃO DE REAIS DE SUBORNO a um DELEGADO DA PF e…FOI SOLTO PELO MINISTRO GILMAR MENDES!

        • Thomaz, o STF não condenou ninguém do teu partido, o PSDB e nem precisava da Teoria do Dominío de Fato para isto, mesmo com todas as provas o STF não condenou os teus correligionários.

          Não se faça de cínico rapaz, o STF só condenou (e sem provas) as pessoas do mensalão (ainda não provado) do PT e mais nada!

    • Haroldo você é o maior mentiroso na face da Terra. QUANDO O STF CONDENOU TUCANOS????????????????? E o HC de Daniel Dantas???????o mensalão tucano vai até prescrever de tão antigo, tá lá, guardadinho, STF miudinhos, lambendos as botas…vá se catar.

    • Ao pulha do Haroldo. O Deputado Natan Donadon, do PMDB é condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. O STF o condenou em outubro de 2010, mas o político continua livre, leve e solto. Sabe porque? Não é do PT.

  • Eduardo, eu creio que seja por ai mesmo. Ainda bem que nossos problemas não veem das urnas como ocorre com a oposição. Se bem que vamos bem de votos porém não sabemos bem e isto até certo ponto é compreensível, lidar com as instituições outras do Estado. Demoramos algum tempo para poder entender bem o funcionamento do Congresso e já melhoramos muito. Agora estamos havia algum tempo com problemas sérios na PF. Existe uma disputa que precisa ser enfrentada com muita competência que reside no papel institucional dela. No próprio corpo da instituições essa diferença de visões se expressa. Para que ela funcione a contento, não existe essa ideia de que ela seja autônoma. Isso existe em que país do mundo? Se hoje já temos delegados que articulam imprensa para intervir em processo eleitoral como ocorreu na reeleição de Lula a favor de Serra, imagine não respondendo a ninguém? Polícia não é pra ver lado, por isso no meu entendimento, não se justifica o tal de delegado estar trabalhando ainda na entidade. Quem pode explicar isso? Em sentido contrário, porque ocorreu a perseguição a Protógenes? Porque foi demitido Paulo Lacerda? Eu sei, porque iria arrumar a PF e a inteligência do Planalto, simples!
    Outro problema que você tocou reside no MP. De onde surgiu essa ideia de que temos que indicar de uma lista de indicados por uma corporação? Isso não está em lei alguma! Digo mais, matéria recente do Estadão apresenta a posição de um representante daquele órgão dizendo que caso algum procurador(a) assuma que não esteja na lista será considerado um traidor! Eu pensei que o indicado fosse servir ao país, não pensei que você aos…Tem que bater de frente com essa gente. Afinal de contas, não me consta que a MP tenha em sua história grande apreço pela democracia.
    No que tange ao judiciário, acho que é o que você colocou mesmo. As duas novas indicações têm que vir pra valer. Acho que provavelmente teremos um pronunciamento da Corte Internacional a respeito que estimulará um novo julgamento em outros parâmetros. Apesar disso demorar pra acontecer, creio que esta decisão da 470 será totalmente inócua. Tudo terá que voltar pra trás e encaminhado para os juízes de primeira e mais, teremos que acabar com o fôro único até porque é incompatível com o tratado de Costa Rica, do qual somos signatários.
    Quem sabe aproveitamos e revemos a vergonhoso posição em relação aos crimes contra a humanidade!!!

    • E o que dizer do Walter Pinheiro desautorizando o deputado Gilmar Tatto no convite ao FHC pra depor?
      Definitivamente, o PT acabou.
      Em 2014 teremos que votar nessa massa asquerosa de deputados e senadores eunucos para nos representar nas duas casas?
      Votar em quem, se não encontro um nome que preste?
      Acho que devo votar na sigla, um tipo de sorteio, por que aí não vou ficar tão puto quando escrever pra um ou outro que elegi nominalmente cobrando uma atitude e nem sequer receber resposta.
      O PT pasteurizou-se tanto e em nível tão baixo que não faz mais diferença: ratos e homens estão no mesmo balaio. Se é que homens ainda existem lá.
      E o Zé Cardozo segue sendo Ministro…

      • Pode votar em petistas que não sejam da ala tucana do PT (é desta ala que tem figuras como o Cardozo, amigo do Dantas), pode votar no PCdoB, pode votar no PSB (verificando antes se o sujeito também não é da ala tucana do partido, como é o caso de muitos do PSB de São Paulo), no PSOL (neste caso tem que ver se o sujeito não é da ala da famiglia Marinho).

  • Não sei, mas até onde a vista alcança, existem poucas possibilidades de a oposição voltar ao poder. Não tem mídia que dê jeito, mesmo em parceria com Supremo Tribunal Federa-STFl e o Ministério Público, no momento ocupado por uma maioria de vestais da direita. É perfeitamente possível manter as atividades econômicas em níveis que continuem o baixo desemprego e a aumentos salariais, perseguindo melhorias na rede de proteção social como vem acontecendo. Não tem nada de utopia, de apenas desejo. Não interessam comparações internacionais, do tipo a grama do vizinho é mais verde, que não colam junto ao povo que vem experimentando nesses últimos dez ano melhorias em suas vidas. Em 2005, o golpe iniciou a se materializar com o Governo Lula fragilizado e início da Ação Penal nº 470, mas a ousadia não foi em frente, porque inviável política e economicamente. Os apoios internos ainda são minguados e não foram angariados apoios externos, principalmente pela mídia, Instituto Millenium e os partidos de oposição, todos, à direita e à esquerda. Mas, naquela ocasião, chegou a se formar um embrião do golpe. Derrotados mais uma vez, porque Lula foi reeleito em 2006, a mídia e a oposição continuaram sua faina, tendo o STF como possível suporte para legitimar a ação golpista, mas não tiveram forças para impedir que Lula indicasse e elegesse Dilma em 2010. A política governamental consolidou-se ainda mais e começou a dar frutos, que tornam quase impossível a volta da oposição ao poder pelo voto, embora para esta não faça a mínima importância esse detalhe de votos, já que se interessa tão somente pelo poder, seja na democracia ou numa ditadura. Diante da realidade que está à mostra, Já que Dilma vem operando outras ações também de alcance popular, como a baixa dos juros, das tarifas de energia elétrica, tendo já anunciado que partirá para diminuir também o preço do gás, sem falar nos investimentos em infraestrutura já planejados e o início do pré-sa., Aí é que a oposição e a mídia se apegam mais ainda às suas ações golpistas, aumentando o ímpeto nesse sentido, agora tendo o STF e o Ministério Público, não somente como instrumentos para legitimar o feito, mas também através de participação efetiva e direta, dando base legal para afastar os impedimentos, atacando óbices existentes nas Leis e na Constituição. É o que agora acontece e aponta. Mas, mais uma vez, apesar de todos os esforços e recursos utilizados, o tiro está saindo pela culatra, na mais verdadeira acepção dessa afirmativa, com a oposição mostrando-se mais fragilizada ainda, pesquisas eleitorais da do DataFolha mostram a oposiçaõ em termos práticos quase à beira da extinção. Táticas e estratégias políticas envolvidas, que não são fáceis de serem percebidas, avaliando-as só pelos resultados, as do Governo, PT e aliados embora possamos criticar, porque arriscadas, são melhores, os mantém no poder com perspectivas de continuarem por mais alguns anos. Quanto aos golpistas continuarão criando problemas, inclusive institucionais como agora fazem, mas que sua análise nos mostra que podem ter as pernas encurtadas, o caminho estreitado.

  • Eduardo.
    Parabéns por manter os comentários de pessoas que não pensam como vc …isso é democracia..
    Realmente o STF parecia um circo ..alguns palhaços e domadores de leões.. Vamos esperar o final

  • Não estou desanimada, Eduardo, ao contrário, essa palhaçada da mídia com julgamento no STF serviu pra abrir os olhos de muitos brasileiros que acreditavam cegamente na mídia golpista.

  • Acredito que Joaquim Barbosa está sendo estimulado a ser candidato. Com ele no páreo, a direita tentará repetir o feito de Marina Silva em 2010: levar a eleição pro 2º turno. E só.

  • Mais investimentos e empregos para os Cearenses.Ruim para bicudos e DEMonios.

    Casas Bahia inaugura em Fortaleza a maior loja do Nordeste

    18 de dezembro de 2012 – 16:23 | 0 comentário(s)fonte: Corrigir |Imprimir |

    A Casas Bahia, maior rede varejista de móveis e eletrodomésticos, inaugura nesta quarta-feira, 19, sua maior unidade da rede no Nordeste. O estabelecimento está situado na General Sampaio, e é mais uma opção de compra para os cearenses. O público poderá conferir a novidade a partir das 10h desta quarta.

    Esta é a segunda unidade das três previstas para o centro. Segundo a empresa, a loja possui 4,2 mil m2 de área construída e emprega 57 colaboradores.

  • Tanto Lula como Dilma foram no mínimo ingênuos na escolha dos ministros do STF.
    Criaram cobras para os picarem.
    Ingenuos em manter Gurgel como chefe do MPF.
    Edu, Deus queira que ainda haja tempo para parar o golpe. A minha sensação é que o STF é casa de golpista. O are que ali se respira é o mesmo dos quarteis militares em 1964.E quem chega é impregnado pela atmosfera golpista.

  • Eduardo, por favor, não publique mais comentários de gente nítidamente ligada à minoria conservadora e reacionária no nosso blog. Aqui é um espaço que deveria permitir apenas os que apoiam Lula e Dilma, pois a minoria já tem o PiG todo à sua disposição!

  • Caro Eduardo Guimarães,

    Não costumo me deter na leitura de comentários de leitores nos blogs, já de alguns anos para cá, porque acho que, alem dos psicopatas de direita, há alguns elementos que parecem remunerados para emporcalhar o ambiente, acabando com qualquer possibilidade de debate, em qualquer blog ou site de notícias. Não há exagero nenhum em pensar que alguns são pagos para isto, afinal, como todos sabem, as grandes empresas pagam um monte de gente para atacar os produtos dos concorrentes e elogiar os seus, por que a direita não faria isto se dinheiro não lhe falta? Mas comecei a ler os comentários acima e me atrevo a tomar a liberdade de te sugerir que faça uma mediação nos comentários, para que só opiniões honestas, que venham a enriquecer o debate, sejam contra ou a favor, mereçam publicação. E que os idiotas, canalhas, trolls e psicopatas se mandem para o blog do Reinaldo e outros do gênero, que é o ambiente deles. Aliás, nenhum blog de direita publica comentários contrários à opinião do dono, por mais respeitosos que sejam. Tente comentar a Privataria Tucana na Veja ou no Blog do Reinaldo… não publicam mesmo. Todos nós que acessamos o seu blog em busca de informação e opinião de qualidade só temos a ganhar com isto.

  • O mensalão do PT já é página virada.Vamos nos concentrar agora para o STF julgar o mensalão o do PSDB,bem como a instalação da CPI da Privataria Tucana.Temos bala na agulha para agitar 2013.Bola pra frente

  • “O fato, porém, é que a saída de Barbosa do STF a fim de se candidatar daria chance a Dilma de ferir de morte o grupelho partidarizado que se apoderou daquela instituição, pois a presidente teria mais um ministro para indicar durante seu mandato.”

    E além disso, mostraria que o Joaquim Barbosa se utilizou das sessões do plenário do julgamento do mensalão como palanque para fazer política das mais rasteiras, pois quando se sentiu contrariado pela argumentação do revisor em seu voto pôs-se a acusar o ministro Lewandovisk de estar advogando em favor dos réus. Isso foi uma atitude totalmente deselegante. Depois nos bastidores do STF, fora das cameras da TV, foi pedir desculpas para o Lewandovisk, coisa típica de político rasteiro. Isso me fez lembrar do episódio do Paulo Lacerda quando foi convocado a esclarecer, no congresso, o episódio do “grampo sem áudio”, aquele grampo armado pelo Gilmar e o Demóstenes. Num momento dos questionamentos a Paulo Lacerdo, o Arthur Virgilio achicalhou-o, isso tudo em frente das cameras da tv mas, nos bastidores, foi pedir desculpa para o delegado, dizendo:”O senhor entende… eu sou da oposição, temos que ser duros…” Tá aí, a política suja e rasteira, o que o Joaquim Barbosa fez, e foram várias vezes nas sessões do julgamento, é a política suja e rasteira de alguém que está planejando alçar voos políticos. Lamentável a cobiça que encarna em pessoas que ocupam cargos de grande importancia no Brasil.

  • Lendo os fascistóides daqui, lembrei-me de ter lido muitos comentários furiosos como esses nas notícias sobre a redução da conta de luz. Impressionante como o PIG consegue fazer uma lavagem e enxaguagem cerebral a ponto de as pessoas ficarem revoltadas porque sua conta de luz será reduzida.

    • Eu fico feliz e satisfeito porque a tarifa de minha conta de luz será reduzida.

      Mas tem gente que “pensa diferente”: esta INDIGNADA com a redução.

      Vá entender esses “pensantes diferenciados”.

      • impressionante é a paciência do Eduardo, deixando a proliferação de ratazanas de esgoto aqui no blog.
        as amantes do tio rei estão assanhadas……….

      • CELSO, O PROBLEMA É QUE STF ABSOLVE BANDIDOS E CONDENA INOCENTES. PENA VOCÊ SER ASSIM TÃO MALÉFICO EM DESEJAR MAL ÀS PESSOAS DE BEM, ENQUANTO SE SATISFAZ EM VER BANDIDOS SOLTOS COMO OS TUCANOS POR EXEMPLO. CUIDADO HEIM??? VOCÊ IRÁ PAGAR MUITO CARO POR ISSO, OU VOCÊ ACHA QUE A VIDA TERMINA AQUI NA TERRA? NÃO ACREDITA EM JUSTIÇA DIVINA? ENTÃO VOCÊ FAZ PARTE DAS ENTIDADES INFERIORES QUE ESTÃO EM SINTONIA COM PESSOAS DE MÁ ÍNDOLE PARA QUE A EVOLUÇÃO NA TERRA NÃO ACONTEÇA. VOCÊ FAZ PARTE DO MAL.

  • STF cacar direitos politicos e o fim da democracia:
    Hoje satisfaz alguns e depois?

    Primeiro Artigo da Constituicao

    “todo poder emana do povo, que o exerce através de seus representantes eleitos.”

    De agora em diante, quando um governo ou um partido tiver a maioria na Camara e no Senado e a oportunidade de nomear procuradores da Justica e 8 ou mais ministros para o STF como foi o caso do PT, eles vao comecar a nomear pessoas cada vez mais nova (assim tem um dos seus mais tempo no STF), comprometidas com seu grupo politico e nao juizes. Vao transformar o STF em uma reparticao publica e num cabide de emprego para amigos proteger os seus e cacar os opositores.

  • Edu, existem pessoas que naqueles momentos onde tudo parece perdido, dizem “Esperem um momento, a coisa não é bem assim como parece”. Dão aquelas paradas para arrumar a casa – na blogosfera seria organizar as idéias.Não se deixam levar pelo calor do momento. Você é uma delas que frequentemente fazem isso, de forma equilibrada, coerente, embasada. Outro é o Luis Nassif e fez a mesma coisa hoje (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-supremo-abriu-a-caixa-de-pandora). A nossa natureza muitas vezes não nos deixa que enxerguemos além das aparências, fazendo que nossas paixões se sobreponham a nossa Razão (com maiúscula mesma). É com isso que os golpistas travestidos de “democratas”, “republicanos”, “defensores da liberdade de expressão (deles é claro)”, etc, etc, contam, que nossa indignação nos cegue e desorganize nosso raciocínio. Concordo contigo: não conseguirão, o tempo é escasso e as peças (candidatos) possuem telhado de vidro, e o mais importante, o nosso querido povo não é nada bobo (ou Haddad não seria eleito na nossa querida e maltrada Sampa). Como dizem, o tempo é o senhor da razão. Grande abraço.

  • Tem horas que eu me desespero com a passividade do PT e do governo, mas ao mesmo tempo vejo que, muito embora seja uma estratégia arriscada, observo que não vale a pena entrar nessa promiscuidade da grande mídia. Imagino que a grande sacada do PT e da Dilma será ajudar e fortalecer ao máximo a gestão do Haddad em São Paulo, pois é aqui a maior vitrine do país e onde se concentra o maior número de eleitores e com a ajuda de Dilma, Lula mais alguns ministérios, a gente mata a pau o que sobrar de oposição, STF, PGR e sobre do PIG. Esperem e verão o que o Haddad vai fazer em São Paulo.

    O Lula está criando mais uma opção forte PT, tanto para concorrer futuramente ao estado de São Paulo, como a presidência da república, pois o Haddad já mostrou que tem habilidade falta-lhe apenas mais experiência administrativa.

    Grande abraço, Eduardo

  • Por enquanto temos que continuar a campanha de desqualificação da decisão do STF…

    Discutindo teoricamente seus absurdos:
    – negativa do princípio universal do direito ao duplo grau de jurisdição;
    – Corrupção sem ato de ofício (todo servidor que ganhar um panetone ou uma agenda no final de ano é corrupto pro STF… rs..);
    – teoria do domínio de fato aplicada na Alemanha para a condenação dos comandantes nazistas e dos guardas do muro de Berlim (cujo principal teórico afirma não ser possível aplicá-la da forma irresponsável que foi feita);
    – violação da prerrogativa constitucional do congresso cassar os mandatos dos deputados;
    – um corrupto pedir prá sua mulher receber no seu lugar a propina caracteriza lavagem de dinheiro;
    – etc… etc… etc…

    Aguardemos os recursos de embargos de divergência e de declaração que podem trazer um pouco de luz às trevas que as togas de sedas querem jogar o País…

    Se essas becas negras insistirem em rasgar a Constituição Federal, temos que nos unir ao Congresso Nacional e trazer o Executivo para uma mobilização nacional na luta pela garantia das liberdades democráticas, por ocasião da tentativa de executar esse “frankestein jurídico” que Torquemada Barbosa e seus demais asseclas criaram…

  • Locatelli, tem razão, nunca tinha visto alguém enfurecido pelo fato de pagar menos, pela conta da energia elétrica. kkkk

    Se esses idiotas parassem um pouco para pensar no vem sendo feito por estes dois últimos governos, nas várias melhorias que tem acontecido nesse país, veriam que o PIG é uma desgraça, lavam, enxaguam, secam e passam e os idiotas não fazem o menor esforço para pensar por eles mesmos… Deixam que os que querem ser donos do país pensem por eles.

  • A Presidente Dilma, ler, ouve, ver, conversa se informa diariamente, ela sabe o que está rolando, mas ela age muito com a razão e com bastante equilíbrio, ela é paciente e na medida certa ela vai dando o troco.

    Esperem e verão, as medidas estão sendo tomadas, a economia vai melhorar mais ainda, aí que ver o que vão argumentar, pois o mensalão já foi.

    Em 2013 teremos inaugurações a rodo, desde de estádios à obras de infraestrutura em portos e aeroportos, estradas, ferrovias, enfim se 2013 será difícil para nós mil vezes será péssimo para eles.

    Abraço a todos

  • GALERA! Saiu a lista dos nomes e partidos dos que votaram a favor e contra a CPI Cachoeira. Segue abaixo:
    ABAIXO A LISTA COM OS NOMES DOS APOIADORES DE QUADRILHEIROS…
    —-
    Como votaram os parlamentares quanto ao relatório de Odair Cunha
    .
    Como votaram os senadores:

    A favor:

    Jorge Viana (PT-AC)
    Lídice da Mata (PSB-BA)
    Pedro Taques (PDT-MT)
    Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
    Aníbal Diniz (PT-AC)
    João Costa (PPL-TO)
    Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

    Contra:

    Sérgio Petecão (PSD-AC)
    Sérgio Souza (PMDB-PR)
    Ciro Nogueira (PP-PI)
    Ivo Cassol (PP-RO)
    Jayme Campos (DEM-MT)
    Alvaro Dias (PSDB-PR)
    Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
    Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP)
    Marco Antonio Costa (PSD-TO)

    Como votaram os deputados:

    A favor:

    Cândido Vacarezza (PT-SP)
    Odair Cunha (PT-MG)
    Paulo Teixeira (PT-MG)
    Íris de Araújo (PMDB-GO)
    Ônix Lorenzini (DEM-RS)
    Glauber Braga (PSB-RJ)
    Miro Teixeira (PDT-RJ)
    Rubens Bueno (PPS-PR)
    Jô Moraes (PCdoB-MG)
    .
    Contra:

    Luiz Pitiman (PMDB-DF)
    Carlos Sampaio (PSDB-SP)
    Domingos Sávio (PSDB-MG)
    Gladson Cameli (PP-AC)
    Maurício Quintela Lessa (PR-AL)
    Sílvio Costa (PTB-PE)
    Filipe Pereira (PSC-RJ)
    Armando Vergílio (PSD-GO)
    César Halum (PSD-TO)

    Agência Senado
    (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
    .
    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/12/18/como-votaram-os-parlamentares-quanto-ao-relatorio-de-oda

  • Presidenta Dilma e Lula, o que estão esperando para colocar as coisas no devido lugar, sera que todo esse trabalho pra tirar o pais das mãos dessa corja nojenta foi em vão???, sera que teremos de assistir a derrocada de tudo que a sociedade sempre almejou, sem reação alguma??? . A máfia instalada no STF vai entregar o país nas mãos dos VAMPIROS e nós assistiremos passivamente???

  • Muitos comentaristas por aqui estão a fazer referência ao ‘MENSALÃO TUCANNO”. O que todo mundo parece não perceber, é que essa Ação Penal é um processo desmembrado. Pelo STF somente será julgado ( se o for) o deputado federal Eduardo Azeredo . A duração de um processo como esse ,com um único réu, não excederá os 10 dias. A data provavelmente fora do período eleitoral , associada à má vontade da imprensa para cobrir um julgamento de um político mixuruca como o Azeredo, fará com que sua repercussão na mídia não seja sentida por ninguém. No final das contas, quem capitalizará serão os ministros do STF que poderão exibir orgulhosamente o troféu da “neutralidade” que, de fato, não possuem . Apenas uma CPI da Privataria Tucana poderia nos compensar politicamente. Como estou cada vez mais decepcionado com esses petistas trepados em seus cargos e funções institucionais e que se inspiram em “sólidas teorias”, ( teorias essas que não passam do velho pragmatismo oportunista de direita, que tantos males e prejuízos rendeu ao movimento de libertação social dos trabalhadores), então, restará apenas sermos massa de manobra desses oportunistas nas eleições ( já que estaremos sempre chantageados pela necessidade de VOTAR NO MENOS PIOR) e a esperança que, no futuro, novas alternativas mais combativas, comprometidas com a edificação de um projeto socialista , se fortaleçam em meio do povo; ou , então, o processo de metamorfose do PT em um partido social-liberal terá sido concluído e nós ficaremos vibrando com medidas que na verdade correspondem ao programa do antigo Partido Democrata Cristão , como aquele que se fundou na Itália. A única vantagem é que , a partir de então, o PT poderá ser mais honesto, pedindo-nos para que esqueçamos o que ele um dia disse: ou seja, que lutava pelo socialismo, reconhecendo honestamente de que luta apenas pelos fundamentos do social-liberalismo.

  • Falar contra ou a favor de Stalin é um assunto muito sério!!!!! A favor já falaram aqueles que contaram a história da maneira mais conveniente aos seus interesses; contra, poucos poderão falar pois a literatura que toca no assunto é muito escassa, e a que existe não se encontra na Saraiva ou na Sicilianos, muito menos nas bancas de jornais, quem se aventurar nos sebos talvez tenha sucesso. Aqueles que realmente foram os vencedores da 2ª guerra estão e continuarão a espalhar o seu veneno em forma de guerras, crises econômicas, violação de todos os direitos conquistados, combatendo um terrorismo criados por eles mesmos, muitos dizem que isso é teoria da conspiração, mas que eu saiba , uma teoria não tem o poder de fazer a sociedade sangrar… e como…. mas um fato, este sim , tem esse poder!!!!

    • Falar sobre stálin é fácil, basta pegar o discurso que seu sucessor fez aonde qualificou o mesmo de assassino, melhor pergunte a um polonês ou a um Ukraniano.
      Stálin e sua URSS foram a maior máquina de matar seres humanos que existiu, sendo que a Russia sua sucessora é ré confessa destes crimes.

      • Cara, somar todas as mortes causadas pelos EUA desde a sua independência dá muito mais que os 100 milhões de Stalin: põe ai os índios dizimados, as vítimas da Guerra Civil e de todas as guerras, golpes e ditaduras insufladas pelos EUA, os que foram mortos pelos estadunidenses na 1ª e 2ª Guerras Mundiais, na guerra da Coreia, Vietnan, Iraque, Afeganistão, Líbia, Kosovo, os que morreram de fome por contas de políticas americanas etc… Os que são assassinados todos as anos pelos drones, tentando atravessar o muro do México…

        • A diferença dos USA para o resto, é que este resto cito URSS,Cambodja,Vietnâ,Romenia,Iuguslavia,Albania,Cuba e outros, matavam seus cidadão pelo simples prazer de matar,criavam policias secretas destinadas ao exterminio de seu povo , e pior qualquer um que se levantasse contra , era imediatamente fuzilado, portanto não compare “alhos com bugalhos”,por pior que os americanos possam ser, estes fazem tudo em prol de seu povo, já os socialistas comunistas faziam tudo em prol do bolso e do conforto dos mandatários, prova disso que estes regimes sucumbiram pois tudo era artificial, falso de mentirinha e o mundo descobriu isso .
          Ademais, peço que faça um breve aparado na coreia do norte e em cuba e me diga como vive o povo por lá, e como vive os governantes….
          Talvez o PT esteja usando a receita antiga no Brasil e como já disse, a tática de desmoralizar a justiça, a tática de dar um pouquinho de comida pro povo, enquanto os membros do partido se deliciam metendo a mão no estado, caso da Rose e dos outros tantos petistas que já foram flagrados cometendo ilícitos……
          É isso mesmo PT, você só engana os que precisam do estado pois quem não precisa, geralmente estudou e sabe a história, melhor conhece o modus operandi de vocês…

  • Realmente, o julgamento de 17/12/2012 irá macular profundamente na alma de cada um dos juízes presentes que definiram pela penalização sem as provas cabais, ainda mais os que tanto preconizaram nas lições de Vida perante a todos os brasileiros e nos tempos das aulas de Direito para com todos os seus professores que balizaram à sua formação cívica e profissional.

    No entanto, há mais de 25 anos, nunca esqueci de uma verdadeira injustiça cometida contra um cidadão, morador de uma cidade litorânea de Santa Catarina, ao ser penalizado demasiadamente por um juiz, do TJ do mesmo estado, que se sentiu “insultado” por não aceitar às críticas daquele mesmo cidadão ao tomar conhecimento de uma pena mui branda ao atropelador que matou o filho.

    Ainda acompanhei um pouco mais tentando compreender as razões do tal juiz. Infelizmente, percebi de que o juiz ainda não entendeu a verdadeira valoração da Vida Humana, preferindo subjugar-se à sua vaidade de ter para si o abonamento de conhecimentos maiores do que àquele cidadão ao não aceitar às críticas.

    Deste dia em diante, não acredito mui na Justiça com os estúpidos que se engazupam dentro dela, sem antes de observar mui bem o seu caráter, a sua hombridade perante a Vida e da Consciência do Dever para com todos os Brasileiros, sem nenhuma distinção de classe social, de raça e das opiniões políticas-partidárias.

    É isso.

  • Eduardo,

    Onde está sua coerência com os textos anteriores? O projeto do golpe encontra-se em execução e a fala do despachante melo é parte da execução deste projeto. Este jogo dos dirigentes do PT, de esperar pra ver como fica, é parte do cenário concebido pelo projeto do golpe. Não podemos ser ingênuos e esperar. É urgente a mobilização popular pelo Brasil afora. Se o PT teve milhões de votos, potencialmente tem condições de colocar gente nas ruas.

  • Eduardo

    Com relação ao novo Ministro nomeado pela Presidenta Dilma tenho minhas dúvidas se não foi mais uma furada, se o mesmo não está ou ficou desde já com medo da mídia. No Senado, se não me falha a memória, segundo as notícias, o mesmo informou duas coiasas: não participaria das votações da ação 470 referente as penas, vez que não participou dos debates e votação da mesma; votaria toda matéria que discutisse constitucionalidade; e que cabe ao congresso cassar seus componentes.
    Aí veio a oportunidade dele colocar em prática seus convencimentos como Juiz no tocante a constitucionalidade do stf cassar ou não políticos e op homem simplesmente sumiu, desapareceu, não foi visto no plenário do stf. Tenho minhas dúvidas. Para o bem do nosso Brasil e oxigienização do sf espero queimar minha lingua. Mas que está estranho esse comportamento, dta venia, está.

  • Texto excelente, Eduardo, e, como devemos sempre ser ( e ainda mais em horas complicadas), um texto otimista!

    E estou de pleno acordo com suas palavras, repetindo aquele bom e antigo ditado, “nada como um dia após o outro”…

    É isso aí, calma, já, já, o jogo vai se equilibrar, e mesmo virar a nosso favor, tenho ( e realmente tenho) plena confiança nisso!

  • Dilma é inteligentíssima,competentíssima e muito profissional,exigente e Lula é tudo isso,mas, tem um coraçãozão.Qdo ele indicou o Ministro Joaquim Barbosa foi mais uma inclusão social.Por que o FHC não escolheu Joaquim Barbosa?Só Lula faria ia isso.Ele fez certo.Quem julga sem provas nos autos por motivos pessoais ou seja lá por que for,está ERRADO.Não interessa que seja um mendigo ou membro STF,Jesus Cristo disse que somos todos iguais.Eu creio nessa igualdade.Dilma, vai escolher uma pessoa que tenha caráter,e tenha conhecimento jurídico,mas, principalmente seja Justa.Não vai botar gente conservadora cega,insensível.

  • Lula escolheu também uma mulher,outra inclusão social,minorias. No futuro, presidentes vão indicar pessoas com visível deficiência FÍSICA:SURDO-MUDO,DEFICIENTE VISUAL,etc. Isso é que deve ser feito.Somos todos iguais querendo ou não. Então o STF vai ser verdadeiramente uma SUPREMA CORTE. Portanto, o Lula foi o único Presidente que pregou e praticou a inclusão social até no STF.O mundo necessita,está carente de Lulas:LUIS INÁCIO LULA DA SILVA.

  • .Lula escolheu também uma mulher,outra inclusão social,minorias. No futuro, presidentes vão indicar pessoas com visível deficiência FÍSICA:SURDO-MUDO,DEFICIENTE VISUAL,etc. Isso é que deve ser feito.Somos todos iguais querendo ou não. Então o STF vai ser verdadeiramente uma SUPREMA CORTE. Portanto, o Lula foi o único Presidente que pregou e praticou a inclusão social até no STF.O mundo necessita,está carente de Lulas:LUIS INÁCIO LULA DA SILVA

  • Sempre critiquei as escolhas de “anódinos” para o STF. Eles não têm a consciência do papel da mídia no capitalismo, sendo suscetíveis às suas artimanhas. Lula chegou ao absurdo de nomear fundamentalistas religiosos para a PGR (Cláudio Fonteles) e STF (Menezes Direito) e passar vergonha com a atuação destes senhores contra os direitos das mulheres, a evolução científica (células-tronco) e os direitos dos gays. Todas bandeiras do PT. Lula e Dilma erraram redondamente ao nomear pusilânimes diante de uma mídia corrupta, e nada indica que Dilma vai mudar. Enquanto nomeia nulidades sujeitas a serem fantoches da mídia com a temerosa Weber e o inacreditável Fux, juristas que fariam uma limpeza neste país como De Sanctis e Kenarik ficam de fora. ACORDA DILMA!

    • Verdade isso. Lula e Dilma estão sempre se “enganando” com a realidade que lhes entra pelos olhos da cara. Cadê o tão cantado em prosa e verso faro político do Lula quando faz essas nomeações? E no mais, nós estamos sempre nessa, do se, se a direita fizer isso, se ele fizer aquilo, nós ainda temos chance. E a direita sempre nos sufocando. Estamos no governo mas ainda não conseguimos chegar no poder.

      • Eugênio, quando o PT chegou à presidência passou a ter o direito de nomear o ministério. Observe que a máquina governamental, que já estava lá,é toda da direita e não pode ser substituída. Junta-se a isso as nomeações equivocadas para alguns cargos importantes, planos de carreira empurrados com a barriga a muito tempo e algumas greves no serviço público que deixaram farpas na administração e você terá o caldo necessário para radicalizações, perseguições e etc.. Não podemos esquecer que, correndo por fora está o PIG, a elite, a oposição e empresários, todos partidários do quanto pior, melhor.

  • Gente alguem duvida que, a corja é capaz de TUDO e um pouco mais?
    Cuidado com os BLECAUTES, provocados pelas companhias de energia eletrica de Minas, SP, Paraná, Goiás de governos da direita insatisfeitas com a redução das contas de energia imposta pelo governo, nos jogos da copa da confederações e copa do mundo em plenos jogos apenas para desmoralizar o governo perante o mundo. Tudo visando as eleições de 2014. Vão em cima da Dilma na area de sua especialidade para derrubar o mito de competencia.
    D Dilma e alguns proceres do PT estão a brincar con fogo. Depois não reclamem.

    • Mas isso vai ser bem feito pro lula, se acontecer. Quem mandou ele trazer essa copa estúpida para o brasil? Só ele que não sabia que estava colocando mais um trunfo na mão dessa direta infame.

  • Dilma está mexendo com grupos podero$i$$imo$,q nem Lula mexeu; 1-Militares-comissao da verdade. 2 – Banqueiros – continuou diminuindo ainda mais os juros e pressionou os bancos para baixar spreds. 3- Empresarios – Baixar preço de energia eletrica e apertar preços de obras,quer acabar com financiamento privado das campanhas. 4 – Midia – Regulação dos meios de comunicação.etc e etc. Tem q se prevenir,pois a direita reage,e reage pesado,pois mexe com o q eles tem de mais sagrado: o $$$$$$$$$$$$$$$.

  • Parabéns a Lula, Dilma e a parte do PT pela escolha de parte dos Ministros do Supremo, pela condução ao posto de PGR o mais votado pelos integrantes MPF. Fizeram um grande serviço ao Brasil;poderiam ter avançado mais, tornado lei a escolha do mais votado pelo MPF e aumentando, também através de lei, a presença no Supremo de juízes togados e procuradores concursados; poderiam ter avançado mais, diminuindo os cargos em comissão, despolitizando estimulando, de forma perene, a profissionalização da administração pública. Esperávamos bem mais de um partido que sempre se disse defensor da ética e da democracia.Os cidadãos honestos e democratas agradecem. É claro que os puxa-sacos de plantão,os desonestos, os mal intencionados não estão contentes, querem que Dilma adote modalidades de escolha semelhante áquelas adotadas por Collor ( novo herói de gente sem caráter), Sarney e FHC.Aproveintam-se da internet para fazer aquilo que já em 1970, Nelson Rodrigues descrevia com sendo a socialização do idiota, mas eles são poucos, são inexpressivos, tem poucos seguidores e de blogs na internet fazem seu ponto de encontro para consolarem-se uns aos outros!

  • AVISO AO PIG.

    “O partido que desejar o poder, no Brasil destes tempos, tem que bater o PT no campo social. Tem que mostrar aos brasileiros que possui políticas melhores para combater o mal maior do país – a colossal, abjeta desigualdade social”. (Paulo Nogueira,Jornalista)

      • Não é tão simples assim., pois o povo precisa identificar o PT como o responsável por isso, o que não é a realidade. A mídia desqualifica a política e coloca todos os partidos no mesmo saco da corrupção e o povo repete acriticamente esse discurso. A “esquerda” vacila no uso do pouco poder que tem e confia demais no fator povo ou joga tudo sobre suas costas. O povo é um ente completamente imponderável, ainda mais num país em que a mídia faz o que bem entende.

  • …Zavascki…

    Sei nao… Se a midia ainda nao econtrou em sua excia algo a “marretar” posso imaginar que seja ele mais um “amiguinho” da casa grande. Porque nao o DeSantis? Sei nao…

  • Eduardo.

    Gostaria de saber, sendo o senado responsável pela sabatina e aprovação de um ministro do STF, se o mesmo senado tem a prerrogativa de cassar o mandato desses mesmos ministros.
    Afinal, como que na Argentina, eles conseguiram retirar ministros colocados por Menem?
    Caso haja essa prerrogativa, não seria de bom grado utilizá-lo?

    Abraços.

  • Caro, Eduardo. Os golpes em andamento do STF podem ser brecados a qualquer momento bastando uma proposta de lei com milhares de assinaturas para dar anistia o Zé Dirceu, Cunha e Genuíno. Ou pode qualquer membro do Congresso fazer tal lei. O Executivo também tem a prerrogativa de dar um indulto a estes 3 heróis brasileiros. Assim de forma legal e CONSTITUCIONAL o STF seria reduzido a sua condição de garantidor da constituição.

    • Aí seria a consagração da impunidade e da corrupção. A única possibilidade seria indulto presidencial. Duvido que a presidente Dilma teria coragem para tal, para ir contra a decisão do STF que foi aplaudida por milhões de brasileiros. A presidente Dilma (não votei nela), mas acho que ela é suficientemente inteligente para jamais tomar uma medida desta.

  • A Operação Porto Seguro não tem tanto significado em si mesma. Na realidade, trata-se do envolvimento em corrupção de alguns nomeados do PT e funcionários públicos, nada que não possa ter acontecido em outros governos. Por que então, acontecimentos desta natureza quase desapercebidos nos governos anteriores, alcançaram tanta repercussão na mídia? É que nos governos anteriores a corrupção não era tão leviana! Claro que havia corrupção, mas era uma exclusividade dos grandes figurões e não envolvia tantos funcionários públicos! Não se trata de justificativa, apenas de uma comparação. Além do que, as amantes (nada contra), cumpriam com seus afazeres fora do poder! Acontece que o PT, um “governo que se auto intitula popular”, transformou a corrupção em algo “popular”, também! Isto é, a corrupção alastrou-se desde os grande figurões (vide o mensalão) até suas secretárias/amantes e envolveu até os aloprados de Aluísio Mercadante, transformou-se num verdadeiro festival de desatinos onde todo mundo pode roubar! Em resumo, o PT “democratizou” a corrupção! Sem falar de seus grandes coadjuvantes, os funcionários públicos, uma categoria desmoralizada por se envolver em todos atos de corrupção na gestão da coisa pública! Pois tem sido isto que a grande mídia vem explorando! Outra argumentação bisonha dos petistas, é a de que fizeram o que é comum em quaisquer partidos! Enfim, os petistas querem mostrar à nação que a corrupção é uma prática normal que deveria ser aceita por todos os cidadãos e ainda assim com ares daqueles que são os donos da verdade! Jamais alguém, em sã consciência, poderá ambicionar o fim da corrupção! Mas tornar estas práticas “populares e comuns” será extrapolar todos os limites do bom senso! Piores serão as conseqüências! E neste sentido, i.é, sob o ângulo administrativo, o Brasil também caminha para momentos de grandes crises. Além do desempenho pífio do nosso PIB (menos de 1%), da performance medíocre da Petrobrás que já começa se desfazer de bens no exterior, que terá que aumentar o preço dos combustíveis o que redundará num brutal aumento da inflação, surgiram outros fatos altamente sintomáticos que aprofundarão o círculo vicioso no qual o Brasil está inserido. São eles: caímos da 6ª para 7ª posição entre as
    maiores economias mundiais, queda que será maior em 2013. Vide as previsões do Banco Central de que 2013 terá o maior déficit nas transações com o exterior desde 2001 e sensível queda de entrada de dólares! Outro fato altamente danoso para a nossa economia é o déficit da previdência no setor público: R$ 62 bilhões! Esta soma fabulosa é o valor que consomem apenas 953 mil privilegiadíssimos funcionários públicos aposentados marajás, em detrimento de 193 milhões de brasileiros pagadores dos mais altos impostos mundiais! Ou seja, o maior peculato oficial de que se tem notícia praticado por 953 mil senhores feudais que saqueiam os cofres públicos! Somem-se a tudo isto, outros fatores como a já tão decantada falta de infra-estrutura em todos os ângulos que possa ser citada como rodovias, ferrovias, hidroelétricas (registre-se que em 2012 aconteceram 6 grandes apagões por falta de investimentos e manutenção. Note-se, que o PT fez do apagão um cavalo de batalha, caiu do cavalo), portos, aeroportos (com respeito aos aeroportos, o PT pretende privatizar Galeão e Confins, i.é, fazer o que tanto criticou) etc, etc; o descalabro na saúde pública e a total insegurança nacional devido a entrada de drogas por nossas fronteiras! Agravando este quadro pode-se perguntar: quantas Rosemarys e suas corriolas ainda restam em nosso país? Quantos esquemas de corrupção estão em andamento? Com quais funcionários públicos poderemos contar? É claro que devemos exaltar as exceções, em especial o STF, a Procuradoria Federal e a Polícia Federal; alguns poucos funcionários políticos que procuram cumprir com seus deveres e tantos outros cidadãos, profissionais, jornalistas, professores, enfim, pessoas que ainda prezam valores como a ética e a dignidade!
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]
    Em tempo I: finalmente terminou o julgamento do mensalão e os bandidos foram condenados! Em breve, serão encarcerados e estaremos livres destes canalhas que envergonham a nação!
    Em tempo II: o STF se impôs e os deputados corruptos perderam seus mandatos! Aos congressistas só restarão duas opções: a de aceitarem a decisão do STF ou a de deflagrarem uma revolução! Caso o presidente da Câmara Federal, um deputado do PT, decidir fazer uma revolução poderá conclamar o povo brasileiro ensaiando o seguinte grito de guerra: “quem for corrupto que me siga!” Aliás, este grito de guerra servirá para José Dirceu, Rui Falcão e outros fundamentalistas do PT que pretendem motivar a população. Vai ser uma ótima experiência para se saber o número de corruptos que ainda restam nesta nação!
    Em tempo III: é claro, mas é claro, é evidente que quaisquer cidadãos poderão discordar da minha opinião. Mas por favor, mantenham-se calmos e educados a despeito de não disporem de argumentos! Eu sei que é difícil pra vocês mas é bom irem se acostumando, parece que agora a casa cai! Obrigado.

    • “Por que então, acontecimentos desta natureza quase desapercebidos nos governos anteriores, alcançaram tanta repercussão na mídia? É que nos governos anteriores a corrupção não era tão leviana! Claro que havia corrupção, mas era uma exclusividade dos grandes figurões e não envolvia tantos funcionários públicos! Não se trata de justificativa, apenas de uma comparação.”

      É porque nos governos anteriores tinha-se o envagetador geral da república, uma mídia amiga que age em corrupção com parcerias, todos com as benesses que FHC dava para o PIG, um STF com ministros amigos. Pois o governo anterior nos roubou bilhões e está totalmente impune. Enquanto que, sem provas e sem mensalão ocorrido, o PT teve membros inocentes condenados. A ditadura existe e está mais forte do que nunca. O judiciário e o legislativo ainda está em 64.

    • Gente, o vovô fascista aí está de novo.

      NÃO LEIAM o que ele escreve e nem procurem respondê-lo.
      Ele não lê.
      É perda de tempo responder.

      Não li nem uma linha do que ele escreveu.

      • Não tem nada de facista no comentário dele, Um comentário inteligente e verdadeiro que merece o maior crédito. Disse verdades que os petistas detestam ouvir,

        • Só faltou falar dos amigos dele que nos roubaram bilhões e ele sequer menciona.
          E o comentário dele não é inteligente e nem verdadeiro, pois há uma grande diferença entre ser inteligente e ser espertalhão e oportunista. Quanto a vc, joão, és só um otário mesmo, pra cair nessa conversa pseudo ética de “democratização da corrupção” engendrada por esse cretino., que não passa de repetição da cantilena da mídia.
          Vc é só mais um daqueles manés que vai as raias da histeria por causa de dólares nas cuecas mas é estranhamente indiferente ao roubo de bilhões do patrimônio público na era FHC.
          Como parece que vc não consegue dimensionar o que sejam bilhões e como também parece que a medida da sua moralidade para o trato com a coisa pública é uma cueca, faça o seguinte: calcule quantas cuecas vc tem que encher com dólares para dar o montante que nos foi roubado no desgoverno dos gangsters amiguinhos desse calhorda que postou esse comentário “inteligente”. Isso se vc souber calcular, é claro…

    • EUGÊNIO. VOCÊ é o MAIOR CORRUPTO DO PLANETA. VOU PROCESSÁ-LO E QUERO TE VER NA CADEIA PARA O RESTO DE SUA VIDA, ASSIM FICAREMOS LIVRES DE BANDIDOS COMO VOCÊ. Gostou? Quer que eu prove??? Não precisa, STF CONDENA MESMO SEM PROVAS.

  • Miguel do Rosário: miséria e grandeza nossa de cada dia
    Enviado por luisnassif, qua, 19/12/2012 – 08:08

    Por Marco Antonio L.

    Do O Cafezinho

    Miséria e grandeza nossa de cada dia

    Miguel do Rosário

    A última patacoada do STF, produzindo uma crise entre os poderes, me fez pensar o seguinte: a observação diária da política brasileira é uma atividade psicologicamente desgastante. Não seria melhor deixarmos pra lá? Não seria melhor deixarmos que os debates políticos seguissem sem a interferência nossa, nós, os liliputianos das redes sociais? Afinal, o que ganhamos com isso a não ser insultos públicos lançados pela grande mídia? Merval Pereira, por exemplo, volta meia tenta mexer com nossos brios, ao descrever o movimento antihegemônico da blogosfera como fruto de mais um mensalão petista. Um ministro do Supremo, Gilmar Mendes, abriu processo contra um dos nossos, o querido ator José de Abreu. E os homens mais ricos e poderosos do país perseguem nossas modestas lideranças, que são os blogueiros que mais acessamos e gostamos, tentando lhes destruir a golpes de chicanas jurídicas.

    De vez em quando, passaríamos a vista, furtivamente, na capa dos jornais; mas não arriscaríamos nossa paz de espírito numa briga de gigantes que parece se dar tão longe do cidadão comum.

    A sensação é de total desamparo. Temos um Congresso acovardado, um STF reacionário, uma mídia extremamente agressiva e conservadora, um Executivo ausente e silencioso.

    Culminando esse processo, ainda temos que lidar com uma nova modinha nas redes. Figuras posudas, uns por ingenuidade, outros por arrogância, todos por vaidade, tentam chamar a atenção elegendo a blogosfera “progressista” como inimiga, sondando-lhe os mínimos tropeços para lhe causar danos. Estes formam uma espécie de quinta-coluna: travestem-se de esquerda – de preferência ultra-esquerda – para melhor servir ao status quo. Compreende-se, embora não se perdoa. Sua postura lhes franqueia espaços na mídia, ou lhes granjeiam migalhas de popularidade na web.

    Não faríamos nada disso, naturalmente, não fossem as compensações de ordem espiritual; ou para usar um termo mais republicano, compensações de ordem moral e cívica. É um tanto inexplicável, isso. Por outro lado, é algo perfeitamente lógico. Afinal, não haveria nenhuma demanda por democracia não possuíssemos, no interior de nós mesmos, este anseio por interferir e controlar nosso próprio destino, não apenas individualmente mas também socialmente.

    Ah, a blogosfera. Já nasceu decadente, esfarrapada, irritadiça, cansada! E no entanto, incrivelmente, tornou-se a última aldeia gaulesa à resistir ao império romano! Com blogs mal diagramados, gerenciados na maioria por indivíduos com escassos conhecimentos tecnológicos, com designs cafonas, poluídos por cores berrantes, propagandas inúteis (que não dão um centavo) e quase sempre anunciando, com ingenuidade inacreditável, suas preferências partidárias – eis a “rede de blogs” onde desembocam as derradeiras esperanças do espírito democrático!

    Não há como negar o heroísmo da empreitada!

    Agora, por exemplo, lidamos com aquele que, talvez, seja nosso maior desafio: entender os últimos movimentos do xadrez político. A oposição conservadora-midiática, depois de perder muitas peças com a derrota eleitoral no ano passado, sobretudo em São Paulo, conseguiu mobilizar um poderoso ataque ao instrumentalizar o julgamento do mensalão e seduzir a maioria dos ministros do STF.

    O editorial da Folha, criticando o STF nessa última decisão, de cassar o mandato de parlamentares, não passa de jogo de cena. O texto é confuso justamente por isso. Uma crítica superficial, motivada antes pelo receio de que, algum dia, o STF se insurja contra aliados, do que por uma preocupação genuína com a quebra de um princípio basilar da nossa democracia: a soberania do povo, que se corporifica na inviolabilidade do mandato de um parlamentar.

    Alguns lançam ataques vulgares. “O Congresso estará desmoralizado se houver ali um representante condenado pela justiça! Como explicar para o homem comum que um preso possa ao mesmo tempo ser deputado federal!”

    Ora, agora mesmo Elio Gaspari – que joga em todos os times – nos contou que, recentemente (em 1998), a justiça americana autorizou o condenado a prisão domiciliar Jay Kim, que era deputado federal nos EUA, a apenas sair de casa para ir ao Congresso, portando uma tornozeleira eletrônica! Na eleição seguinte, foi cassado, como deve ser, pelos eleitores. A informação de Gaspari, para início de conversa, desmente a grosseira observação de Joaquim Barbosa, quando rebateu Lewandowski, dizendo que isso jamais aconteceria nos EUA, porque, em virtude do poder dos “meios de comunicação”, o parlamentar condenado renunciaria antes.

    O medo dos ministros do STF e da mídia é que algum parlamentar condenado use a tribuna para atacar a lisura e imparcialidade do julgamento do mensalão. Entretanto, esta tribuna foi concedida aos representantes do povo justamente para isso: para que falem, para que expressem ideias que, erradas ou não, são o que de melhor possuímos para avaliar a opinião soberana da população brasileira.

    A impressão que temos é que eles ganharam essa batalha. Talvez tenham ganho mesmo. A paranóia em torno da criação de uma frente golpista formada por mídia e judiciário, as únicas duas grandes instâncias de poder que não são mediadas pelo sufrágio universal, apenas se agravou.

    Permitam-me, todavia, repetir um clichê: é pouco antes do amanhecer que a noite parece mais escura. A vitória deles foi pírrica, porque se desgastaram enormemente, enquanto nós, os liliputianos, ganhamos força. E a nossa miséria, por sua vez, ganhou uma nova injeção de nobreza, porque cresceu a nossa consciência sobre ela. Como dizia Pascal: “O homem sabe que é miserável. Ele é, pois, miserável, de vez que o é; mas é bem grande, de vez que o sabe.”

    A gente agora tem uma consciência agudamente dolorosa sobre nossa miséria, porque é realmente uma miséria que o voto de mais de 140 milhões de eleitores de repente não valha mais que a opinião arbitrária, truculenta e anticonstitucional de meia dúzia de ministros do Supremo Tribunal Federal. Deparamos com uma terrível falha democrática, e teremos desde hoje que lidar com mais esse perigo, com mais esse adversário da vontade soberana do povo. Porque um STF autocrático é como um rei absolutista. Se tivermos a sorte de haver juízes bons e comprometidos com a democracia, bem estar social, harmonia entre poderes e estabilidade política, nada melhor do que um STF ultrapoderoso. Se calhar termos juízes corruptos, incompetentes ou manipuláveis por uma mídia antitrabalhista, veremos o desenvolvimento do mais refinado e canalha golpe de Estado da modernidade. Os exemplos de Honduras e Paraguai nos mostram que esse tipo de golpe consegue, facilmente, afirmar-se moral e politicamente, em vista dos apoios que recebe dos poderosos conglomerados midiáticos latinos e do ultrabilionário conservadorismo norte-americano.

    Por isso, não adianta tentarmos nos consolar com a esperança que Dilma indicará um juiz melhor que os anteriores. O problema não é sobre o caráter em si dos juízes e sim amarrar o destino de uma democracia aos altos e baixos de indivíduos que não passaram pelo crivo salutar do sufrágio. Temos que ampliar e oxigenar o STF. Adaptá-lo a uma democracia que é hoje quatro ou cinco vezes maior do que há quarenta anos. É preciso discutir como aperfeiçoar o STF, como deixá-lo mais democrático, fazer com que se torne o que deve ser: uma instância em prol da democracia, e não um órgão frágil, facilmente instrumentalizado por chantagens, ameaças e demais armas de persuasão de grupos de mídia.

    Nada mais divertido (embora trágico), portanto, que esse golpe, gestado conscientemente por um lado, mas sobretudo sem que os próprios protagonistas tenham noção exata do que fazem (visto que se trata de um movimento natural dessa força escura, brutal e totalitária que movimenta o capitalismo), nada mais curioso que um punhado de blogueiros, com seus exércitos de talentosos comentaristas, intervenha e atrapalhe seu desenvolvimento. A explicação é que a força da blogosfera não reside em seus frágeis atores, mas na justiça histórica que torna sua existência necessária. Quanto mais o golpismo midiático se fortalece, mais se fortalecerá a sua sombra: o antigolpismo democrático. É uma lei acima inclusive das leis, porque fundamentada na fome de independência e liberdade do espírito humano, e não numa sempre precária constituição escrita. Eles podem aplicar os golpes que quiserem. Haverá sempre resistência. O destino dos reis é perderem suas cabeças.

  • ESSE ESPAÇO É PARA QUEM QUISER DAR OPINIÕES.MUITOS USAM PARA OFENDER OUTROS COMENTARISTAS.’ FAZ O QUE TU QUERES, E SERÁ TUDO DA LEI, DA LEI”. NINGUÉM PRECISA SER INTELECTUAL OU PSEUDO INTELECTUAL PARA EXPOR SUA OPINIÃO.CADA QUAL QUER SER MAIS “SABIO”,TORNANDO-SE,EVIDENTEMENTE,PEDANTE,BOÇAL. UM DESSES INDIVÍDUOS CHAMOU OUTRO DE “TROLL/PAGO”.PELO TEXTO DEU PARA PERCEBER QUE ELE VIU A PALAVRA ,ACHOU LEGAL E USOU INADEQUADAMENTE.EU ACHO QUE ELE CONFUNDIU O SIGNIFICADO COM BONECO DA TROLL,SOLDADINHO DOS ANOS 60/70.DEUS,TENDE PIEDADE!LEMBREI-ME DOS INÍCIO DOS ANOS 80,EU NA UFC TENDO QUE OUVIR TANTAS CONVERSAS E ESCOLHER QUAL ERA O MAIS PSEUDO INTELECTUAL.”MAS,AGORA EU SEI O QUE ACONTECEU: QUEM SABE MENOS DAS COISAS,SABE MUITO MAIS QUE EU”. ISSO VALE PARA MIM TAMBÉM.PARABÉNS,PARA OS QUE EXPÕEM SUA OPINIÃO NUA E CRUA, SEM MÁSCARAS, PARABÉNS AO EDUARDO QUE ABRE ESPAÇOS.

  • E o Procurador Gurgel quer mesmo impedir a vida politica de Lula e a manifestação do povo nas urnas:

    ““Agora, sim, eu vou analisar o depoimento, e serão tomadas as providências, enfim, que são cabíveis para a completa investigação de tudo que demande apuração. Temos de examinar o depoimento em profundidade. “

  • Legal, até onde os ministros indicados pela Presidenta Dilma, seriam confiáveiS?.
    Até onde os ministros indicados pela Presidenta Dilma, estariam do lado do governo?
    O show midiatico da ação do mensalão e do STF, deixaram claro que juizes do STF, adoram
    uma camera de TV.

  • Gurgel, Barbosa tudo gente indicada pelo LULA/DILMA. Não me conformo como não se pode antever essa situação, o partido já estava no governo a algum tempo e teria obrigação de ser mais cuidadoso. Especificamente quanto ao Barbosa, me recordo daqueles “negros” todos (artista globais, inclusive) a festejar sua chegada no STF e na presidência deste. Será que ser negro nos dar o direito da “idiotice”, da “vaidade” e do “egoísmo”. Eu vi e ouvi pessoas dos Movimentos Sociais (Negros, sobretudo) festejando esses acontecimentos, contudo, será que não se percebe que este cidadão, ainda que negro, está jogando contra as forças populares, ou seja, contra os pobres, e consequentemente contra os próprios negros. Se é assim, de que adiantar ter um negro na mais alta corte de justiça do país, seria melhor não tê-lo.

  • Deus te ouça……torço e luto pelo Lula/Dilma e o PT, mas confesso que a midia golpista esta levando uma pequena vantagem neste momento. As vezes fico matutando como o Lula poderia virar a mesa de vez e afundar esse caso do mensalão….pegar essa midia ordinaria pelo colarinho e coloca-la no devido lugar dela.

  • Sou negra e sinto-me envergonhada desse ministro. Até agora não disse a que veio, aliás disse sim, estou para o PiG com todas as forças. Eu acredito que as escolhas feitas por LULA e DILMA, não foram felizes, mas ainda temos esperança, nós povo podemos colher as assinaturas para editar uma lei que mude esse stf dieitista e injusto.

  • Em outras palavras o que o autor do artigo quer dizer é que Zavascki precisa inocentar todos os mensaleiros para que seja considerado um bom Ministro do STF. Ou seja, ele precisa estar do lado do PT, do Zé Dirceu, etc, senão vai ser considerado rato, tal como os ministros que não seguiram as perspectivas esperadas pelos “companeros”.

  • Comecei ler e….já li uma besteira repetida por tanta gente. Jabuticaba não é exclusividade brasileira. Informe-se melhor antes de dizer qualquer coisa.

  • MINISTRO DO SUPREMO: Se lemos a história, os grandes contos, o Novo Testamento vamos perceber logo que a TRAIÇÃO é algo ABOMINAVEL!. Não é por outra que Judas Iscairotes se tornou o maior mal exemplo de pessoa humana em toda BIBLIA. Este cidadão do Supremo comeu uma coisa ABOMINAVEL, então se tornou uma PESSOA ABOMINAVEL. Não se trata do levar vantagem é outra coisa inqualificavel. FUX

Deixe uma resposta