Aloizio Mercadante bajula Folha e esbofeteia vítimas da ditadura

Opinião do blog

 

Na semana que finda, o ex-delegado da Polícia Civil Cláudio Guerra delatou o comparsa de atrocidades durante a ditadura militar, o fundador do jornal Folha de São Paulo, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007). Revelou que ele visitava “frequentemente” o Dops (Departamento de Ordem Política e Social), que, como se sabe, era um centro de torturas.

A denúncia foi feita ao vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo. Além dessa denúncia, também revelou que a Folha emprestou carros e ajudou a financiar os órgãos da repressão na época – denúncia que não é nova e que figura no livro Cães de Guarda, da doutora em História Social Beatriz Kushnir.

Palavras do denunciante: “O Frias visitava o Dops constantemente. Isso está registrado.”

Sim, está registrado. Recentemente, a Comissão da Verdade de São Paulo recebeu o livro de visitas do DOPS, onde empresários como Frias parece que davam expediente, sendo “inexplicável” a razão para comparecerem a um centro de torturas e morte seguidas vezes.

Segundo a própria Folha de São Paulo, em matéria publicada na quinta-feira, “Guerra disse também que o publisher da Folha era ‘amigo pessoal’ do delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais ativos agentes da repressão”.

O depoimento do congênere de Frias durante a ditadura foi apresentado em vídeo na terça-feira em audiência da Comissão da Verdade na Câmara Municipal de São Paulo.

Verdade seja dita, a Folha publicou as denúncias contra si em sua edição de quinta-feira. A coragem do jornal, porém, contrasta com a covardia do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que enviou carta ao Painel do Leitor da publicação a fim de bajulá-la. Fazendo isso, Mercadante envergonhou o PT e esbofeteou as vítimas da ditadura.

Leia, abaixo, o texto patético de alguém que é fundador do PT e ministro da educação do governo Dilma e que foi publicado na edição da Folha desta sexta-feira.

—–

A Folha publicou notícia de que o empresário Octavio Frias de Oliveira visitou frequentemente o Dops e era amigo pessoal do delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais ativos agentes da repressão.

A denúncia partiu do ex-agente da repressão, Cláudio Guerra. Recebi a informação perplexo e incrédulo. Especialmente porque militei contra a ditadura militar na dura década de 70 e tive a oportunidade de testemunhar o papel desempenhado pelo jornal, sob o comando de “seu Frias”, na luta pelas liberdades democráticas.

A coluna de Perseu Abramo sempre foi referência da luta estudantil nos dias difíceis de repressão. A página de “Opinião” abriu espaço para o debate democrático e pluralista. A Folha contribuiu decisivamente para a campanha das Diretas Já.

Ao longo desses 40 anos de militância política, mesmo com opiniões muitas vezes opostas às da Folha, testemunho que o jornal sempre garantiu o debate e a pluralidade de ideias, que ajudaram a construir o Brasil democrático de hoje.

E “seu Frias” merece, por isso, meu reconhecimento. Acredito que falo por muitos da minha geração.

Aloizio Mercadante, ministro de Estado da Educação (Brasília, DF)

—–

Quem escreveu esse texto vergonhoso não foi um general de pijama nem um dos barões da mídia, foi um dos fundadores do PT em 1980, vice-presidente do partido entre 1991 e 1999, senador pelo estado de São Paulo entre 2003 e 2010, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil de 2011 a 2012 e que se tornou ministro da Educação no ano passado.

Apesar de Mercadante ser filho de general do Exército, não parece que seja essa a sua motivação para se fazer de desinformado e, assim, dar à Folha o que ela precisava, um depoimento em defesa de Frias pai por parte de alguém que, por ser petista, seria insuspeito de estar mentindo a favor dele – a Folha parece reconhecer que está publicando o depoimento de um adversário político.

Mercadante apenas bajula a Folha como tantos outros petistas que acham que podem ser menos pisoteados pelo jornal se rastejarem diante dele e se ajoelharem em seu altar de mentiras. Mas caso o ministro da educação seja apenas um idiota que chegou aonde chegou sem conhecer a história de seu país, aí vão alguns esclarecimentos a ele.

O homem fardado e a declaração na foto que encima este texto correspondem a Otávio Frias de Oliveira, o falecido fundador do jornal Folha de São Paulo. Imagem e palavras pertencem a momentos distintos de sua vida. Todavia, unidas, explicam quem foi ele.

Frias de Oliveira lutou na Revolução Constitucionalista de 1932, que tentou dar um golpe de Estado contra Getúlio Vargas. Coerente com seu apreço pelo militarismo e pela derrubada de governos dos quais não gostava, apoiou o golpe militar de 1964.

Nesse período, a Folha de São Paulo serviu de voz e pernas para os ditadores que se sucederiam no poder ao exaltá-los e ao transportar para eles seus presos políticos até os centros de tortura do regime.

No dia 21 de setembro de 1971, a Ação Libertadora Nacional (ALN) incendiou camionetes da Folha que eram utilizadas para entregar jornais. Os responsáveis acusavam o dono do jornal de emprestar os veículos para transporte de presos políticos. Frias de Oliveira respondeu ao atentado publicando um editorial na primeira página no dia seguinte, sob o título “Banditismo”.

Eis um trecho do texto:

—–

Os ataques do terrorismo não alterarão a nossa linha de conduta. Como o pior cego é o que não quer ver, o pior do terrorismo é não compreender que no Brasil não há lugar para ele. Nunca houve. E de maneira especial não há hoje, quando um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social-realidade que nenhum brasileiro lúcido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama. […] Um país, enfim, de onde a subversão -que se alimenta do ódio e cultiva a violência – está sendo definitivamente erradicada, com o decidido apoio do povo e da imprensa, que reflete os sentimentos deste. Essa mesma imprensa que os remanescentes do terror querem golpear.”

(Editorial: Banditismo – publicado em 22 de setembro de 1971; Octavio Frias de Oliveira).

—–

O presidente da República de então era Emílio Garrastazu Médici. Nomeado presidente pelos militares, comandou o período mais duro da ditadura militar. Foi a época do auge das prisões, torturas e assassinatos de militantes políticos de esquerda pelo regime.

Apesar dos elogios de Frias de Oliveira à ditadura, segundo a Fundação Getúlio Vargas foi no governo Médici que a miséria e a concentração de renda ganharam impulso. O Brasil teve o 9º Produto Nacional Bruto do mundo no período, mas em desnutrição perdia apenas para Índia, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas.

O que Aloizio Mercadante fez, não tem nome. Nem covardia e oportunismo definem seu ato. O petista, porém, engana-se sobre a Folha. Se for candidato a governador, ano que vem, terá oposição feroz do jornal. Sua bajulação foi inútil.

Concluo este texto, portanto, com uma promessa: enquanto eu viver, esse político nunca mais receberá um voto meu. Além disso, exorto quem me lê e concorda com o que aqui foi dito a fazer o mesmo, pois quem age como o ministro Aloizio Mercandante agiu não só não merece confiança, mas merece muita desconfiança.

302 comments

  • Não voto em São Paulo Edu, mas tem minha solidariedade. Prometi a uma política do RJ nunca mais ter minha atenção nem meu voto. Pode ser candidata majoritária, mas não receberá meu voto porque não assinou o pedido de CPI do Cachoeira. É isso. Identifica-lo e negar-se a lhe dar qualquer atenção.

  • O Mercadante acha que sendo o mais tucano entre os petistas ele conquista o eleitorado de São Paulo. Ai fica um cara sem forma, que não agrade nem a militância nem o eleitorado conservador do Estado. Péssimo trabalhar a imagem dele numa campanha. O PT erra muito em cogitar ir de Mercadante mais uma vez para a campanha ao governo do Estado.

    • Deixe ele ir, e tomara que tenha o Zé Caridozo ou o Tony Malocci como vice…E o Hibernardo seja o coordenadoe da campanha destes tucanos irrustidos…meu Deus…e lembrar de quantos inimigos consquistei por trabalhar por Dilma em 2010.

  • não me admira…
    quem frequenta os salões da casa grande acaba com a cabeça feita pelas visões da casa grande.
    podem prestar atenção
    a cada eleição ABUNDAM PROFECIAS TIPO: o candidato do pt vai perder e o próprio partido vai sumir do mapa
    lembro quando a dilma começou a subir nas pesquisas
    da parte dos pobres quando eu perguntava como votaria o eleitor me pedia o nome do candidato do lula
    ouvindo que era a dilma imediatamente resolviam
    pois eu vou votar nessa mulher
    numa roda de bacana$ alguém comentava não acreditar as pesquisas por não conhecer NINGUÉM que fosse votar na mulher
    ao que eu maliciosamente perguntava CONHECE ALGUM POBRE?

  • Mercadantes, lambe-botas, louvaminheiro, sabujo! É característica que se encontra nos homens de caráter duvidoso. Deve ser por isso que o Lula nunca deu muito espaço pra este aí.

  • É, a cada dia que passa vejo que os políticos do PT que eu pensava ser diferente,descubro que são uns covardões que se genunflexam frente a orgãos do PIG,PIG esse que tem as benesses da SECOM com verbas milionárias.

  • Sou fundador do Partido dos Trabalhadores e seu militante pelos longos anos de minha vida e gostaria de declara que apoio integralmente o texto do Edu e assumo a sua promessa:” enquanto eu viver, esse político nunca mais receberá um voto meu.”

  • É muita esquizofrenia pra minha cabeça. À despeito da carta patética ao jornal, a pergunta que não quer calar: Mercadante, alguém te perguntou alguma coisa? Não se trata sequer de resposta a alguma pergunta da imprensa, mas de manifestação de livre e espontânea vontade. Um queima-filme sem volta atrás…

  • Tanto voce quanto muitos de nós, prezado Eduardo, estamos constatando que o PT está se tornando um engodo. As atitudes de seus filiados e ocupantes de altos cargos no executivo federal, não somente com relação a esse episódio, mas em tantos outros, vão dando mostras de que o partido sucumbiu e deseja os fagos da mídia partidarizada quanto mais se aproximam as eleições de 2014.
    Estamos falando do que é visível mas não estamos nos dando conta do que estão engendrando contra a sociedade brasileira. O Congresso Nacional está materializando todos os atos necessários e casuísticos para que não haja a possibilidade de dissidências que possam causar-lhes maiores problemas.
    O PT investe sorrateiramente na aprovação das PEC 33 e 37, sendo que esta última é a reedição da Lei da Mordaça contra o Ministério Público tentando afastá-lo do poder investigatório e coloca as polícias estaduais e federal com poderes exclusivos de investigação e sabe-se o nível de corrupção que impera nas polícias, mormente nas estaduais. As polícias estão sendo, descaradamente cooptadas pelos executivos estaduais e federal para que sejam incomodados com investigações sensíveis que possam lhes atingir. Estão perpetrando um verdadeiro golpe contra a democracia e a realização da justiça. Fiquem atentos com a movimentação dos parlamentares da base aliada para calar de vez o MP/MPF e controlar as polícias, essas sim, a um custo muito menor e risco próximo do zero.
    Quando um governo quer exercer total controle sobre as polícias, é porque vivemos, ou numa ditadura, ou em um país em que a corrupção corre solta e sob o beneplácito dos chefes de governo, estaduais e federal. Observem os movimentos do PT/Aliados no sentido da manutenção do status quo e o aparelhamento e cooptação, descarado, dos órgãos de fiscalização e controle.
    Vamos juntar as partes e constataremos que o todo, quando concluído, formará um quadro estarrecedor de controle total do aparelho estatal e totalmente comprometido com os governantes de ocasião e não com o Estado. Se isso não é ditadura, não sei dizer o que será reconhecido como tal.
    Não se prenda apenas num ministro que ser governador de São Paulo, mas veja o conjunto da obra. Junte as peças. O quadro é estarrecedor!!!!

  • Não é surpreendente a atitude do Mercadante, mas é lastimável. É lastimável
    também a covardia demonstrada por membros importantes (?) do PT.É desanimadora.

  • “E “seu Frias” merece, por isso, meu reconhecimento. Acredito que falo por muitos da minha geração.”

    fale por você mesmo Mercadante !! a que ponto chega algumas figuras do PT a se sujeitarem a ser bajulados pelo PIG !!!

  • Surpreende o que o poder está fazendo com os próceres do partido.Excluindo,à vezes o próprio Lula,quase todo o resto é u’a bajulação constante para com essa mídia venal e vendida aos amplos interesses antinacionais.Não se apercebem que ao menor desequilíbrio na economia ou um pequeno tropeço na popularidade da Presidente,serão enxotados e achincalhados sem piedade pelos historicamente aliados da Casa Grande.Cria cuervos……..Esse ministro perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado ao desconhecer ou tentar re-escrever a história.

  • “O que Aloizio Mercadante fez, não tem nome. Nem covardia e oportunismo definem seu ato.”

    Ah… tem nome sim, simplesmente “Petista”.
    Muito se fala dos democratas do EUA que são fracos e covardes… mas em comparação com o PT de hoje? Ridículo, patético.

  • Quem estar visando governa São Paulo, faz pacto até com o capeta. Essa turma de petista como Mercadante, Eduardo Suplicy, Paulo Bernardo são que ajudam os partidos de oposição a travarem o Brasil.

  • Edu,

    O Mercadante não se engana coisíssima nenhuma. Não é a primeira vez que ele faz dessas. No início do caso do “Mentirão”, ele já foi se isentando e, antecipadamente, condenou companheiros; jogou, sem titubear, para a matilha! Sabe socorrer os Frias, mas não os companheiros.
    Um dia, gostaria de saber a verdadeira razão desses rapapés tão frequentes de petistas à Folha, sempre a Folha. Aí, tem… “não dá pra não ter”.

    Abraço.

  • Esse senhor já mostrou o seu lado playboy-elitista e agora mostra o lado lambe-botas, será que esqueceu qual o ideal do PT na sua fundação? Atualmente parece ser usual, por algumas figuras do PT, bajular a grande e inescrupulosa mídia e por vezes até mesmo se alinhar à ela para não perder espaço. Atenção senhores que adulam essa víbora, essa é a serpente que destruirá sua história de lutas sem pestanejar e sem lembrar de seus afagos. Infelizmente sinto que a Presidente Dilma também parece estar sob essa ilusão, imagina que está com a mídia nas mãos, mas todo cuidado é pouco, pois pode estar alimentando quem vai lhe picar mortalmente. O Presidente Lula precisa voltar ao cenário político com urgência e colocar o PT nos trilhos novamente, ou ficaremos reféns da corja tucana-mídia-stf.

  • Edu, já comentei, a saudade que tenho dos radicais do PT. Felizmente, caro, o sr. Mercadante, segundo li, se não engano no Nassif, não se candidatará, a pedido de Dilma, como ele, tem muitos não podem ver holofotes ou páginas de cor, sai balançado a cauda. É uma pena!. Amigo abraços, saúde para sua filhota.

  • Caro Edu,

    Que decepção!
    Como vc sinto uma profunda indignação com este comportamento do Mercadante.
    Para mim trata-se de deslavado oportunismo na tentativa de prpeparar um ambiente favorável para sua possível candidatura ao governo de São Paulo. Mas, como vc disse, é um gigantesco e ledo engano.
    Não sou de São Paulo, mas se fosse não votaria nesse cara. Como dito, a atitude denuncia o desviio de caráter, a ambição pessoal, a desfaçatez que costumam acompanhar os pusilamines e não se compatibilizam com os verdadeiros líderes do povo.
    Parabéns pelo seu corajoso artigo. Homens como vc dignificam o jornalismo brasileiro.

    Crescêncio Antunes da Silveira Neto

  • É….2013!!! todas as mascaras cairaõ.

    É, o ano das revelações.Isso é bom

    Pois, facilitará as nossas escolhas,

    Essa é uma que não devemos fazer.

    Mas, que é triste é,ver alguém que vc.

    acreditou se revelar um covarde,bajulador.

    TRISTE,MUITO TRISTE.

    VIVA!!!! LULA!!!!

  • Mercadante me lembra o “homem” de Leonel Brizola, seu braço direito, seu sucessor, o homem que toda esquerda queria, esse homem se chama-se: CESAR MAIA, que hoje faz parte de um partido de extrema direita. Cesares Maias são uns Mercadantes da vida.

    • Heide, já fiz esse comentário hoje e vou repetir: Não é interessante generalizar. Por favor, não ofenda os filhos de militares. Filho de militar não é militar e, nem todos, militares e/ou seus filhos, são “idiotizados”.

  • Prezado Eduardo,

    O que me “causa espécie” – em sua indignação com Aloizio Mercadante, é que bajular a Folha, Globo, Veja e Estadão, é prática recorrente das lideranças petistas.

    Sem ir muito longe, pesquisar arquivos, quem Zé Dirceu em 10/04 – escoheu para dar sua entrevista “bombástica” – acusando FUX, de assédio moral? – Folha de SP, através da Mônica Bérgamo. Uma outra matéria, foi quando acabou o julgamento do mensalão, e ficou “acertato” que os réus seriam presos, logo em seguida. José Dirceu, convocou ao seu apartamento, a mesma Mônica Bérgamo, da Folha de SP, que passou a noite e madrugada com ele, aguardando a chegada da Polícia Federal (fato que não aconteceu), mas caso houvesse ocorrido, o FURO DE RESPORTAGEM, estava nas mãos de quem? Da Folha!!!!

    Os blogueiros progressistas, só servem de contra-peso. Tipo assim: Quando NINGUÉM, quer dar espaço, então vamos dar entrevista aos “blogs sujos” – mas se a Veja abrir espaço, preferem a revista da “quadrilha”, a Globo, etc….

    Edú, acho que já está na hora, da gente “ir brincar de outra coisa” – sou petista, mas agora, só defendo o PT, até a página 2, daí pra frente, não dá mais, pois é desse jeito. A filosofia é: Agora estamos no poder, temos que bajular a grande imprensa, e não só isso, TEMOS QUE SUSTENTÁ-LA.

    Fui, já deu.

  • Impressionante …
    Difícil saber o que é acomodação e o que é rendição aos “holofotes da mídia”.
    Mistérios da política que nunca saberemos.
    Está comprovado que o texto é mesmo do Mercadante?

    E esta história do poder da grande imprensa está muito mal contada. Venho repetindo que com verbas publicitárias e audiência/leitores em processo de redução, e nenhum influencia no resultado das últimas eleições, resta saber de onde vem todo este poder intimidatório.

    Embora seja uma hipótese que não pode ser descartada, acho pouco provável que a vaidade seja o móvel de certas atitudes de alguns governistas

    http://www.blogdacidadania.com.br/2013/04/por-tras-da-valentia-midiatica-contra-dilma-os-eua/

  • Mercadante, seu mequetrefe desgraçado, beijar a folha da puta é o beijo da morte. É da Folha a gangue golpista de dona Judith Brito, seu paspalhão.

  • Este aloprado não tem meu voto há muito tempo! Está para o PT como o Serra para o PSDB…acredita-se ungido para ocupar a presidência, mas não deve chegar lá nunca!

  • Já votei em Mercadante e achava ele muito bom, mas isso já se perdeu no tempo, pois ele me desencantou completamente há muito tempo. Ficou molenga, bobão, pucha saco de tucano, lambe botas. Como petista desde a sua fundação, não quero ele como candidato ao governo de São Paulo. Se ele for candidato eu não voto nele. E tem outra coisa, esses simpatizantes da causa tucana infiltrados no PT, deveriam cair fora. Tenho certeza que não representa a maioria dos militantes do PT.

    • Caraca, gente, parem de achar que tudo é farinha do mesmo saco. Ser militar ou filho de militar não é sinônimo de ser um perfeito idiota.

  • A gestão no ministério da educação dele é desastrosa: indicação da Claudia Costin, assessoria daquele “pedagogo” do mercado financeiro apoiado pela Veja, vídeo-aulas, tablets…

    E agora essa. Se tiver que votar nele (de novo) para governo do Estado, será a contragosto (de novo).

    Picareta.

  • Meu repúdio a esse texto do Mercadante!

    Mercadante é aquele, (entre outros vexames) que:
    Aderiu pelo twitter à campanha midiática para tirar Sarney da presidência do Senado, lembram?
    “Agradeço à Globo “por essa entrevista”.
    Bajula a rádio de extrema-direita Jovem Pan.
    Etc;
    Sem contar aquela hstorinha dos “Aloprados”…

    Mercadante, por mim o sr. não fala!

    Já não bastavam:

    Paulo Bernardo “enrolando” a ley de medios.
    Marco Maia “engavetando” o requerimento da CPI de A Privataria Tucana.
    Dep. Odair Cunha PT/MG amarelando e “sepultando” a CPI Civita/Cachoeira. Não intimou nem indiciou a Turma da Veja e Gurgel.
    Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso “permitiu” que o Braço Tucano-Midiático da Polícia Federal “arrebentasse” bem debaixo do nariz dele, o Escritório da Presidência da República na Capital Paulista.

    Ao Governo Dilma, Lula, e ao PT, já não bastam os adversários?

  • Como eu já estou na campanha do VOTO EM BRANCO faz tempo, isso por uma democracia mais PARTICIPATIVA, leal e fiel, menos dada a representação via prepostos que JAMAIS falam o que pensam e/ou querem pra minha vida

    “intoncis ..tantufas”

  • O Mercadante foi só mais um neste ninho de Ptistas covardes, a começar por Dilma e Lula – o grande mentor de Mercadante.
    Creio que o Mercadante tem alguma razão no que diz, se separamos a Folha em épocas, e esta época que eu entendi que ele se refere (anos 70), a diretiva do jornal era, de fato, contra a ditadura. Diretiva “esquerdista”, crítica, que só se modificou quando o Frias pai cedeu poder ao tal do Otavinho, que, este sim, trouxe toda a sua turma de faculdade e de ideologia (o que há de mais reacionário e preconceituoso – os neoliberais bajuladores de FHC) para as sucursais. Faço o testemunho de meu pai, Haroldo Cerqueira Lima – o Leleco -, que foi diretor da sucursal de Brasília nos anos 80, até que fosse “enxotado”, para que o Gilberto Dimenstein se tornasse diretor de sucursal (Dimenstein era apenas um garoto. Meu pai, um veterano jornalista ganhador do prêmio Esso, quando em 78 entrevistou Figueiredo). Meu pai foi apenas um dos afastados. Havia outros que não interessavam a nova linha editorial da nova Folha sob o comando do tal do Otavinho.
    Enfim, há que se ter muito cuidado com a nota do Mercadante. Ela tem lá a sua verdade. No entanto, absolutamente extemporânea, desnecessária, que nos leva a crer que Mercadante acha que pode, como Lula achou durante 8 anos, contemporizar com a direita reacionária do Brasil. Dilma, idem – como bem diz PHA, inveja dos argentinos!
    P.s. não nos esqueçamos do evento do Lula, em almoço na Folha. Frias pai desautorizou a atitude do filho Otavinho.

  • Nem precisava a Dilma ter pedido ao Mercadante não sair candidato ao governo de SP, ao fazer reverência ao QG da tortura, revelou o que até o reino mineral já sabia, é mais um tucano que saiu do armário da forma mais vil, horripilante e escarnecedora. Me sinto ultrajado, dilacerado, pois meu pai foi preso pelos golpistas e faleceu de um tumor cerebral dois anos depois. Voto em Minas mas tenho parentes e amigos em SP, a campanha contra este mercenário Mercadante vai ser implacável, e contra todos aqueles que fugirem ao enfrentamento desta mídia podre.

  • Rapaz……depois dessa fica explicado porque o PT vive apanhando do PIG.
    Esse mercadante é um infiltrado. O zé cardozo é outro. E o casal suplicy idem. Na verdade, esses malas deveriam fazer como fizeram o pessoal do PSOL. Cair fora. O dem e o psdb os receberiam de braços abertos. Nojento!!! Estou com vontade de vomitar, depois dessa.

  • Para não esquecer jamais: Aloisio Mercadante Oliva é de uma imensa família de milicos, repito, família de milicos. Basta pesquisar. É um ordinário, sabujo bajulador. Ao inferno!

  • Nunca, jamais, alguém vai necessitar de pesquisar, escrever tese, ou fazer qualquer estudo, para saber o porquê do PT nunca ter eleito um governador em São Paulo…
    Sei lá, mas arrisco uns palpites:
    “Leituras” de Folha, Estadão, Veja, O Globo, etc, fazem mal à cabeça de muita gente do PT de São Paulo.
    Pelo fato de serem leitores, pode ser que no subconsciente o efeito colateral os trasnformem em “admiradores”.
    Talvez…., Freud conseguisse explicar…

  • nâo sou de São Paulo, mas, pelo que leio, ouço e vejo, seria muito difícil escolher alguém do PT, fora Lula, claro, para votar, aí. Graças a Deus, voto em outro estado.

  • Apesar de também não votar em SP, sugiro ao PT paulista que exclua sumariamente o nome do mercadejador da lista de possíveis candidatos a governador de SP ano que vem. E mais, acho que deveria ser excluído da lista de candidatos ao Senado também, pois ele não é confiável ideologicamente. Já andou pisando na bola em épocas pregressas.

  • Existe um ditado que diz “quanto mais a pessoa se abaixa mais a bunda aparece”.
    Para ser do PT é necessário ser frouxo não ter vértebras ser igual a uma minhoca?
    Os militantes que defendem este governo só tem que engolir sapos?
    Dos senadores do PT tem algum com uma bola?
    Sempre defendi este governo mas tudo tem um limite.

    Que inveja tenho da Argentina: Reforma dos Meyos, Reforma Judicial.

  • Antes eu pensava que o PT vivia uma letargia momentânea.
    Hoje, vejo que esse partido não merece estar aonde está.
    O problema é que não temos algo melhor, ou menos pior.
    PSB “endireitado”, PMDB fisiológico e corrupto, PC do B sem estrutura política, PDT vendido em suas lideranças, PSDB, DEM, PPS, PV, PSOL, PSD nem pensar ou especular.
    Estamos assistindo ao fim melancólico de um projeto que poderia durar muitos anos. A covardia, o medo, a incompetência organizacional do PT é algo que ultrapassa o limite do bom senso.
    Um partido que não sabe se defender ou ao menos lutar para se defender. E o que é pior.
    Será que o PT não sabe que se sair do poder ano que vem, nunca mais voltará ao poder?
    Será que o PT não sabe que se perder ano que vem, a elite, a mídia, o Supremo e a oposição enterrarão o PT nos umbrais mais profundos da Terra? Ou será que ainda tem algum petista que acha que caso a oposição vença, farão um governo horrível e o povo trará de volta Lula, Dilma ou outro qualquer com o povo em seu colo?
    O poder não serve aos inocentes, muito menos aos incompetentes.

  • Não entendi por que ele falou (escreveu) isso. Se é covarde tudo bem, mas podia muito bem ter ficado quieto. É esquisito, além de decepcionante.

  • O PT de SP é o Câncer atual do PT. E isso inclui o Jose Dirceu, Mercadante, Suplicy e outros. A diferença entre os 3 citados é que o Dirceu disfarça em público. Mas na salinha fechada ele mostra quem é. Qualquer dúvida, pergunta pro Requião.

  • Prezado Edu,

    A Midia eo PIG, querendo só F….er a Dilma , o Lula e o PT, e agora o Mercadante com essa idéia. Infelizmente perdeu meu voto tambem e espero que ele e outros do PT, reflitam as C…..as , que estão fazendo e o espaço e eleitores que perdem com estas atitudes .

  • Lamentável comentário bajulador do Mercadante justamente na Folha, ou melhor em qualquer outro veiculo de comunicação que massacra diariamente um governo que mudou a economia e esperançou sua população. Pena, porém confesso que não deixarei de dar meu voto ao PT se for candidato ao governo de SP.

  • Todo apoio a sua posição Edu, pra mim esses ‘frangotes’ do PT, esquerdistas de araque, deviam era serem expulsos de um partido que desde sua fundação vive sendo espoliado por essa mídia golpista. Deixa vim um ‘ditabranda’ por aí pra gente ver se eles irão receber afagos ou porradas no lombo!

  • Que vergonha! Melhor era ter ficado quieto. Uma omissão, neste caso, poderia ser compreendida, mas jamais essa nota bajulatória, lambe-botas, ao dono do jornal.

  • Só não chamo esse político de SAFADO porque ele ainda está no PT.

    Voto no PT desde 82 – Lula pra governador.

    No entanto, se esse sujeito sair candidato,

    infelizmente, pela primeira vez,

    não voto no PT.

  • mercadante é fraco. O ministro da justiça é outro pamonha. A pasta das comunicações é comandada por um pusilanime. A bancada petista no Senado é uma penca de bananas.
    Enfim, a reeleição da Dilma é ameaça por gente do seu próprio partido.

  • nunca votei e jamais votaria no Mercadante pelo simples fato de seu pai ser militar,algumas vz tentei elogiar o Mercadante e meu marido que conhece a sua história deu um nó na minha cabeça,agora tenho que engolir essa,ele leu seu post e veio correndo gozar com a minha cara,e mandou eu aguardar o próximo:suplicy,realmente dá tristeza.

  • Desse jeito qualquer candidato do ENEM deixa pra traz o Ministro da Educação.

    Se o Mercadante se der ao trabalho de pesquisar no Google vai encontrar fotos dos veículos da Folha que eram emprestados aos milicos.

  • A democracia burguesa, ao menos no momento, é a “que temos”. Nela, caro Edu, como você sabe perfeitamente, eleitos, ainda mais se dirigentes do Poder Executivo, não podem (ou não devem) se indispor com esse terrível Quarto Poder, compreendendo isso até exageros como esse do Ministro Mercadante. Ele preocupa-se, pelo visto, com eleições futuras. É do jogo, portanto. Sinto-me enojado, por um lado. O lado mais forte. Mas isso sou eu, é você, somos nós, eleitores, e não administradores. Nessa floresta de interesses e inconsistências chamada política (necessária, imprescindível), não é incomum que coisas como essas aconteçam. É da natureza do sistema. Uma vez mais, digo-lhe: nós podemos e devemos nos indignar. Eles não podem se dar a esse “luxo”. Particularmente, sinto-me mal em votar na pessoa Aloísio Mercadante. Não é a primeira vez que coisas do gênero acontecem. Quem viu, não esquece: Plano Collor, no dia 16 ou 17 de março de 1990. O então deputado não se acanhou de fazer referência elogiosa ao referido pacote. Mas o fato é que já votei, pela razão básica que me leva a exercer o direito / dever: votar em outros teria sido, na minha ótica, pior ainda. Maquiavel desde sempre fala da separação imprescindível entre moral e política. Não me candidato a coisa alguma, não percebo na democracia burguesa grande capacidade de empreender mudanças de vulto, que julgo necessariamente hostis às classes dominantes. Mas tem ainda utilidade. Ao cinismo do sistema, ao menos por ora, contraponho o cinismo (algo masoquista, mas cinismo, contudo) de fingir que acredito que ao votar estou modificando sensivelmente as coisas. O tempo não é – aparentemente – de revoluções. Nem por isso tenho-as por impossíveis “ad eternum”. Dilma foi visitar a Folha, Mercadante isenta liminarmente o mesmo órgão (poderia ser outro, também) de responsabilidades na repressão. Sabemos que é mentira. Talvez, infelizmente, sejam mentiras necessárias. Ou não. A questão, como de resto quase sempre outras, é complexa. Muito complexa.

  • Não é só lamentável, é inacreditável. Porque o sujeito tinha que se manifestar? É burrice, mais até do que covardia.
    O que ele acha que vai conseguir em troca dessa lambeção de saco? Eu digo o que ele vai receber em troca. Ano que vem eles se candidata a alguma coisa, e a Folha para lhe prejudicar vai boicotar a prova do Enem mais um vêz, através da sua gráfica. Alias fato em si esdrúxulo.

  • Nipócrita,mau carater,vendido,Não vai ter apoio nem de um lado nem de outro,Se lambuzou no esgoto,agora ninguem chega perto,exala a falta de carater,respeito,

    • Tinha uma maior simpatia pelo PT, quando na oposição.

      Agora, no poder, só desilusões e tristeza em ver personagens que eu admirava falando em “ditabranda e sendo alvo de processos sobre malversação do erário. Que pena!

  • O Mercadante perdeu uma oportunidade de ao menos ficar calado. Mais uma vez o PT atira nos próprios pés. Pelo andor da carruagem, chegarão a uma eleição em 2014 como um gupo de gatinhos cheirando o próprio cocô que produziram e depois abanando o rabinho, olhando para o dono, como se tivessem orgulho de ser cagões.

  • Que lambança essa do Mercadante, ele trocou os pés pelas mãos ao misturar o periodo da ditadura militar, quando há provas de que a Folha cedia seus carros para torturadores, com o período da redemocratização. Sim, ninguém nega que a Folha abandonou o barco dos ditadores quando a ditadura dava seus últimos suspiros, o que não a exime de crimes anteriores. Enfim, uma bondade depois do ato praticado não apaga passado sangrento de ninguém.

  • Edu, votei no Mercadante para Governador,Prefeito. Lamentável a posição tomada pelo Ministro da Educação.
    o Jornal dos Frias é o mesmo que acusou o Presidente Lula, de cometer estrupo quando estava preso, o mesmo jornal que mostrou a ficha falsa da Presidente Dilma, o mesmo jornal que nada publicou sobre a corrupção das privatizações do governo FHC. Ou o Ministro faz uma retração plausivel, ou nunca mais terá
    meu voto.

  • Queremos ver dos Patriotas verdadeiros, e dos Lutadores Parlamentares ou que tenham cargos que lhes permitam lutar para ajudar o Brasil continuar avançando, que combatam o Golpe Paraguaio que já se revelou com a Mídia e o Judiciário no Julgamento Mentirão que condenou sem provas, e não deu direito de defesa.
    Quem não sabe das coisas visitem o Site Megacidadania ou o Site Jogo de Xadrez ou mesmo a rede Social do Facebook. Os Condenadores Cometeram muitos Erros como por exemplo o dinheiro ser Privado e JB afirmar ser público . O autor da Teoria do Domínio dos Fatos advertiu JB que tem de ter PROVAS.
    Convido e CONVOCO todos para enfrentarem o Julgamento Menrtirão. A Luta esta em todos os Lugares e estamos precidando de toda gente de disposição e comprometida com um Brasil mais igualitário e mais Distribuição de Renda. Querem condenar o Lula e não temos de aveitar por nada. Tidos estão CONVOCADOS para defender Lula e os Patriotas. Valeu LULA valeu DILMA e Valeu Zumbi. Deus seja Louvado.

  • Já não bastava eduardo suplicy com seus devaneios. Agora vem mercadante. Minha lista de gente que escrevo com letra minúscula está aumentando, e o pior, com gente do PT.

  • Tristeza e vergonha deste complexo de vira latas de grande parte dos políticos do PT.
    Mercadante resolveu de vez por o rabo entre as pernas.

  • Eduardo, Mercadante sempre foi um ‘político profissional’ no sentido estrito do termo; ou seja, aquele que só atende aos próprios interesses, tem inúmeras máscaras que usa conforme a conveniência imediata e é mestre em dizer o que cada um quer ouvir, independentemente de uma feição ideológica própria mais sólida. Em outras palavras, Mercadante é o tipo de larápio enrolador absolutamente comum e corriqueiro no meio político brasileiro. Como está no PT, também poderia estar no DEMo, no PSDB ou qualquer outra agremiação, sem nenhum constrangimento. Definitivamente, não é de gente assim que São Paulo precisa no governo; seria mais do mesmo, apesar da tinta diferente… Na minha modesta opinião, o PT tem quase que o dever de lançar Lula ao governo do estado de São Paulo. Se é possível que Lula, como candidato, talvez não tivesse energia suficiente para uma longa e extenuante campanha política; também me parece que tal lacuna , sem grandes complicações, poderia ser preenchida por um esforço de militância e empenho por parte do PT. Espero que o próprio Lula perceba isso e tenha, como acredito, audácia suficiente para lançar-se candidato.

  • Mercadante, José Eduardo Cardozo, Paulo Bernardo.

    O ovo da serpente está sendo incubado dentro do próprio governo.

    Seria muito bom que o ex-Presidente Lula articulasse a candidatura do Ministro Alexandre Padilha, ou até mesmo do Prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, ao cargo de Governador de São Paulo.

    No Mercadante eu não voto e não votarei nunca mais, bajulador de torturador.

  • Vou fazer crescer essa lista de safados e parasitas do PT: Martins Cardozo, Paulo Bernado, Marta Suplicy, Chinaglia, Vaccarezza, Berzoini, Vicentinho, Paulo Teixeira, Jilmar Tatto, Zarattini, José Mentor (esse é o maior traidor do povo, pois, como relatos, compôs com o PSDB e enterrou no MPF – de Serra -o maior assalto contra o Brasil: o caso Banestado), Devanir Ribeiro. Isso em âmbito federal. No estadual, não escapa um único parlamentar, pois compôs com os tucanos e elegeram um ladrão presidente da Alesp (hoje é ex). Depois fizeram fumaça e muita espuma na venda de emendas parlamentares pelos colegas Alesp. E para coroar a canalhice, em âmbito municipal (SP), apoiaram emenda tucanalha para homenagear a Rota pelos “bons” serviços prestados durante a ditadura. O voto em Dilma é certo, mas para o parlamento serão outros de esquerda e não traidores. Cabe esclarecer que desse PT paulista de hoje não escapa ninguém. Quem poderia(?) fazer frente a esse patifes foi calado (Dirceu, Genoino e Cunha) pela (in)Justiça do Brasil e na cara desses tucanos camuflados do PT. Inferno para essa cambada é pouco

  • Mercadante não dá para entender, estás com febre ou é outra coisa? Não confunda as pessoas por favor, reconsidere tudo isso, se na sua família não houve perseguição, medo e morte, saiba que foi exceção. A ditadura plantou horror e quem colaborou que se vire com sua própria história. Saia dessa.

  • É lamentável que Mercadante tenha dado tal deslize, no pior sentido da palavra…mas nao vou execrá-lo. É lamentável e triste para uma mae que se solidariza com outras que perderam seus filhos naquela negra época.
    Espero que ele possa refletir no que pode ser um tropeço para o próprio PT e eleitores. Contra a verdade, nada vale senao a própria verdade. E ele faltou com ela.

  • Num fala assim não. Nunca diga “dessa água não beberei”.
    No ano que vem no governo do estado pode ter segundo turno entre ele e o Alkcmin.
    E você, como petista da gema, vai deixar do votar no Bigode pra votar no Chuchu?

    xiii Marquinho. É ruin hein?

  • O problema, Edu, é que no PT, além do Mercadante, existem os “Paulos Bernardo” da vida!
    Está ficando difícil continuar acreditando nesse pessoal!

  • Sou petista convicto. Não é a primeira e não será a última vez que o Mercadante demonstra o seu complexo de vira-lata. Pra mim não passa de um oportunista.

  • Que decepção é este PT (e que ninguém se sinta exceção, porque eu duvido que alguém vai protestar contra esta atitude indigna do Mercadante)! Sossega Eduardo, o Mercadante não vai se candidatar a governador porque a Dilma o quer junto dela como articulador politico! Lula está fazendo de tudo para apoiar um candidato do PMDB em São Paulo e no Rio em troca de apoio deste partido balcão de negócios para a candidatura da Dilma. De qualquer forma, por mim não voto mais no PT.

  • Edu, disse tudo. A Atitude de Mercadante, uma pessoa que tinha admiração, só fortalece seus inimigos. Eu pensei até a me filiar ao PT ano passado, mas depois da covardia do mensalão, em que a bancada da câmara e senado deixaram praticamente seus companheiros de longas datas sendo achincalhado por Joaquim Barbosa e a Rede Globo, diariamente, mudei de ideia. O PT é bom de voto, mas péssimo estrategista. Lula infelizmente pisou na boa feio ao terceirizar as indicações de ministros do STF, a Marcio Tomas Bastos. O partido está acuado pela imprensa. Fico imaginando se os militares invocasse de tomar o poder, será que o PT iria enviar de baixo da cama… é o que está parecendo.

  • MAS QUE GENTE ESQUISITA:

    1) Presidente Dilma no aniversário da Folha de São Paulo e homenagem a Octavio Frias de Oliveira:

    “Este evento é também uma homenagem à obra e ao legado de um grande empresário. Um homem que é referência para toda a imprensa brasileira. Octavio Frias de Oliveira foi um exemplo de jornalismo dinâmico e inovador. Trabalhador desde os 14 anos de idade, Octavio Frias transformou a Folha de S.Paulo em um dos jornais mais importantes do nosso país. E foi responsável por revolucionar a forma de se fazer jornalismo no nosso Brasil.”

    2) Marta Suplicy é colunista da Folha de São Paulo.

    3) Aloizio Mercadante:

    “Ao longo desses 40 anos de militância política, mesmo com opiniões muitas vezes opostas às da Folha, testemunho que o jornal sempre garantiu o debate e a pluralidade de ideias, que ajudaram a construir o Brasil democrático de hoje.

    E “seu Frias” merece, por isso, meu reconhecimento. Acredito que falo por muitos da minha geração.”

  • As bancadas do PT no Congresso e nas assembléias estaduais são uma lástima. O PT de SPaulo, então, nem se fala. Medrosos e omissos. Alguém viu o Suplicy por aí? Deve estar escondido debaixo da própria cama, tremendo de medo…

  • Grande canalha. Com essa, ele puxa a corda e se enforca em sua histórica política. Se colocar dessa forma, para um veículo de comunicação que quer a extinção desse movimento, que nasce a duras penas na América Latina é inominável.

    Meu voto ele já teve e nunca mais terá.
    Nunca mais voto nesse sujeito.

    Mercadante, decadente.

  • Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann, José Eduardo Cardozo, Aloizio Mercadante, Eduardo Suplicy… Esse timeco de amarelões é simplesmente broxante! E uma presidenta que prefere o ruído da imprensa e o controle remoto a uma Lei de [email protected]#%*&§… Putz! Por que o Mercadante, esse bundão, não saiu em defesa do Azenha como o fez o senador Requião? Sinceramente, assim fica difícil defender esse governo dos ataques do PIG. Pra tudo tem limite.

  • a leitora maria olimpia tem razão parece um pesadelo,é o suplicy com a blogueira cubana enbaixo do braço,é desolador,causa uma angústia terrivel,o PHA está cobrando da presidenta se ele fala em nome do governo,o mercadante tem que ser cobrado tb.

  • O quinta-coluna finalmente se revela, em toda sua pequenez. Pode se juntar so Suplicy. A coisa vai mal no PT – nem precisa mais do pig pra se afundar…

  • Prezado Edu,

    Só há uma chance: Mercadante se retratar de forma integral (auto-crítica, como dizíamos).

    Caso contrário essa carta dele ao jornal vai ficar pendurada o tempo todo no mural de sua vida, incluída a campanha para governador ano que vem.

  • Lamentável sobre todos os aspectos a declaração de Aloísio Mercadante. Fornecendo munição aos opositores do Governo Dilma Rousseff e inimigos do povo brasileiro. O que ele está fazendo no governo? Já não basta a postura ambígua do senador Eduardo Suplicy? Dilma tem que tomar pulso de sua turma.

    • Eduardo, quando você quizer agredir alguem com suas habituais tiradas bestialógicas,

      poupe a Revolução Constitucionalista de 1932.

      Muitos paulistas perderam a vida em nome do ideal que a todos unia naquela oportunidade.

      O fanatismo de alguns ( veja os dois jovens de Boston ) leva a consequencias imprevisíveis.

    • Eduardo, quando você quizer agredir alguem com suas habituais tiradas bestialógicas,

      poupe a Revolução Constitucionalista de 1932.

      Muitos paulistas perderam a vida em nome do ideal que a todos unia naquela oportunidade.

      O fanatismo de alguns ( veja os dois jovens de Boston ) leva a consequencias imprevisíveis.

      • A “revolução” de 32 foi uma revolta da elite paulista contra um governo trabalhista.

        Quanto aos radicais de Boston, começam a surgir indícios de que foi “inside job”, isto é, a CIA e o FBI produzindo factoides para justificar leis que tiram a liberdade dos cidadãos estadunidenses. E ninguém pode dizer que “eles não fariam isso”. Fariam, sim.

        • “Governo trabalhista”…quantos anos durou mesmo? Uns 14/15, né? E havia plena democracia no período, não é mesmo? O partido comunista não foi cassado na época?

      • “Ideal”?, “todos”?? Não tem ideia da manipulação imensa feita em nome desse pseudo-ideal constitucionalista? Qual Constituição, a de 1891?? Não tem ideia de que jovens morreram em nome de uma enganação, um projeto ilegítimo de poder reservado a uma elite decrépita? Mais respeito com Getúlio Vargas, prezado, ele sozinho vale mais que mil daqueles latifundiários que você defende, talvez inocentemente… O que fica de Vargas não é a atitude autoritária, mas a condução de um país rumo a um esboço de justiça social. Ah esses quatrocentões jamais engolirão o trabalhismo de Vargas…

  • Caro Eduardo,
    não voto em São Paulo. Mas quero que saiba que, como professor de uma universidade federal, a partir de hoje não perderei uma única oportunidade de desmascarar este patife para os meus alunos e colegas.

    abs

      • Como o Sr. sou aluno e acho um absrudo a falta de comprometimento social de professores que escondem suas posições políticas contribuindo para a alienção de seus alunos.
        Vc por acaso foi um daqueles professores de OSPB?

        • Desde que os professores nao digam p/ os alunos que os integrantes de grupos como VPR, ALN, PCBR, entre outros, lutavam para restaurar a democracia no Brasil, tudo bem, pois isso eh uma tremenda e descarada mentira historica.

          • A comissão da verdade vai fazer gente como você correr para apagar por aí todas as asneiras que escreveu. Você não tem nem ideia de quanta sujeira dos milicos que você idolatra virão à tona. Aguarde, você ainda sentirá muita vergonha de si mesmo

          • Ainda bem que eu não sou parente desse amante da Ditadura Militar chamado MarcRJ. Se fosse, eu teria muita vergonha de dizer que essa coisa é meu parente.

          • É preciso sim lembrar que todos esses movimentos que lutaram contra o regime militar não lutava por um Brasil livre e democrático e sim objetivavam implantar o regime comunista que muitos eram financiados por Rússia e Cuba.

          • É preciso sim lembrar que todos esses movimentos que lutaram contra o regime militar não lutavam por um Brasil livre e democrático e sim objetivavam implantar o regime comunista que muitos eram financiados por Rússia e Cuba.

        • Não moço, não sou “um daqueles professores de OSPB”.
          Mas não me custa nada esclarecer algumas coisas para você.
          O professor de OSPB que tive na minha faculdade era uma pessoa preocupada com a conjuntura política da época e expressava, nas entrelinhas, sua inconformidade com rumores de que haviam prisões ilegais, suspeitas de torturas e agentes infiltrados nas salas de aulas.
          Destile um pouco do seu veneno e entenda que muitos profissionais de hoje tiveram de engolir, no seu tempo de acadêmicos, um decreto conhecido por 477.

          • Quem apertou o dente no copo aqui foi vc com essa estória de proselitismo em sala de aula.Professor tem que ter liberdade de falar o que quer, a qualquer tempo.Não mude agora o tom de sua colocação tentando segurar o pescoço da cobra…o dente é seu, e o copo infelizmente….somos nós!!!!!

          • Partir para o ataque pessoal eh coisa tipica de quem nao tem argumentos.
            Podem instalar 1000 “Comissoes da Verdade” para tentar modificar um periodo da Historia, nao do Brasil, mas do mundo, onde um fenomeno politico-ideologico conhecido por “Guerra Fria” praticamente dividiu o mundo em duas zonas de influencia, cada uma capitaneada por uma das potencias da epoca, EUA e URSS, podendo tambem incluir a China como participante com menor influencia nesse cenario.
            Um bom numero daqueles grupos que se envolveram na luta armada jah existiam antes do golpe militar de 64 e, de fato, muito da acao repressiva desencadeada pelo agentes da repressao se deu como resposta a acoes violentas que foram desencadeadas por tais grupos, que na sequencia das acoes, acabaram por se fundir, dividir, mudarem sua estrategia de acoes, etc.
            Deixo aqui o convite para aqueles apaixonados por ouvirem a propria voz, mas que se descuidam em pesquisar os fatos, que leiam algumas das fontes de autoria dos proprios participantes dos eventos da epoca, para que tomem conhecimento de quais eram os ideais motivadores que os levaram a agir como agiram:
            “Imagens da Revolucao” de autoria de Daniel Aarao Filho e Jair Ferreira de Sa (ambos ex-guerrilheiros). Nessa obra quem tiver a curiosidade de consulta-la, irah encontrar os estatutos de mais de uma dezena de organizacoes de esquerda que atuaram no Brasil nas decadas de 50, 60 e 70 e poderah comprovar que o objetivo a ser alcancado era a instalacao da chamada “ditadura do proletariado” no Brasil.
            “Combate nas Trevas” de autoria de Jacob Gorender, ex-pracinha da FEB na campanha da II Guerra Mundial e um dos dundadores do PCBR.
            Existem muitas outras fontes de pesquisa, mas creio que essas duas sao bastante esclarecedoras.

            Se depois disso ainda continuar com essa cantilena de “luta pela restauracao da democracia” ai jah nao serah mais o caso de ignorancia, mas de mah feh.

  • O Mercadande foi o cara que no dia em que o collor confiscou a poupança, que foi o maior golpe de estelionato do mundo, disse que aquela tinha sido uma medida “corajosa”. Não é de hoje que ele é “coerente”.

    • Concordo,

      E penso também que ele, de repente, esteja acendendo vela pra dois santos: se a Dilma se reelege em 2014, ele posa de governista respeitador da voz da oposição; se o PSDB volta ao poder, a Folha pode voltar àquela sua falsa postura de apartidária e pluralista, dando voz à parte “confiável” da esquerda. O nome estampado nas páginas do jornal famoso é, para muitos petistas, como a lâmpada para certos insetos, hipnotiza…

  • Já há muito tempo que o oprortunismo do Mercadante é evidente. Acho uma tragédia ele ocupar a pasta da Educação que o Haddad ocupou com tanta competência e brilhantismo durante oito anos. Foi uma péssima escolha da Dilma. Espero que ele não seja o candidato do PT a governador de São Paulo em 2014. Mas, caso o destino o coloque frente a frente ao Alckimin em um segundo turno, o que o eleitor de SP deverá fazer? Anular o voto?

    • sim, anular o voto seria o melhor a fazer. Sou do rio e aqui, muitas vezes, tenho anukado meu voto face cetas aliancas.

      O eduardo tem razao. Qualquer pessoa que repudia a ditadura deve negar o voto ao mercadante. Mesmo em segundo turno pois assim nao compactuamos com atitudes escabrosas. Chega de excolher o menis pior que depois vai nos apunhalar.

  • Alguns PTistas deveriam ser doados ao PSDB sem ônus. Mercadante e Suplicy seriam duas boas doações, já que estão sempre alinhados ás ideias e discursos da oposição.
    O Mercadante deveria ter ido segurar, junto com o Bolsonaro, aquela faixa parabenizando a “Revolução de 1964″ em frene ao Ministério da Defesa no dia primeiro de abril. Seriam duas mentiras juntas, a faixa do Bolsonaro e as defesas do Mercadante.

    • Tive também esta ideia Marcio Porto. Ceder o passe destes cabeças-de-bagres para um time pequeno (PPS, PMN, PV, PSOL) seria benéfico ao PT. Vão fazer falta num destes partidos enquanto deixam de cometer faltas jogando pelo PT.

  • Eita turma sem vergonha essa do pt. Covardes. Dá vontade de cantar o refrão das torcidas quando o time vai mau. “VERGONHA, VERGONHA, TIME SEM VERGONHA”. Nunca gostei do Merd…ops , Mercadante.

  • Quer dizer q devemos levar a sério a “denuncia” do delegado q atesta q Octávio Frias (já falecido e sem meios de se defender) era colaborador, patrocinador e incentivador da ditadura e de casos de tortura?

    q bom!

    Então, espero q esse blog dê todo o apoio e crédito à denuncia q Marcos Valério fez, envolvendo o ex-presidente Lula (ainda vivo e com meios de se defender) no esquema do Mensalão!

    coerência é uma das características do caráter!

  • Nem precisei chegar ao final ler sua exortação, Eduardo.

    Mercadante nunca mais terá o meu voto!

    Com isso, A minha lista negra de petistas que não mais merecem a minha confiança vai ficando maior. A saber:
    Antonio Palocci;
    Paulo Bernardo;
    Aloizio Mercadante (inconfidente hipócrita);
    José Eduardo Cardozo;

    Dil…- bom, a esta última ainda me resta alguma dúvida, mas…

    Te cuida, Eduardo Suplicy.

    Arremedos de homens e de esquerdistas querem, mesmo, são os carinhos do PiG, nada valemos pra eles. Então, na traição, que se deitem em coito imundo com os assassinos dos própios irmãos e se dissolvam no inferno de suas volúpias. Traidores.

  • concordo com quase tudo.
    menos nessa parte:
    ” Sua bajulação foi inútil.”
    para mim, pelo menos, foi utilíssima:
    risquei o nome mercadante do meu caderno.

  • Caro Edu,

    Jamais esquecerei que durante o velorio do dono da Globo Mercadante disse: ” Roberto Marinho foi um grande defensor da democracia…”

    Desde este dia Mercadante nao tem meu voto nem pra sindico do meu predio…

    Aliás, que grande feito tem este senhor durante seus mais de 30 anos de vida publica????????

    Que grande idéia defendeu pra este paìs? que grande projeto de lei???

    Só sei do carteiraço que deu para um médico na cidade de Joanópolis!!!!

  • Dilma vai à festa dos noventa anos da Folha,logo no inicio de seu mandato.Verbas publicitarias milionarias são destinadas à Globo e demais integrantes da midia golpista.Dilma rejeita qualquer discussão com referencia ao marco regulatorio das comunicações.Agora Aloisio Mercadante faz elogios a um dos principais lambe botas do regime militar.Alguma coisa está errada.Esse não é o governo em que votei.Ou se trata de uma adesão discreta,mas nem tanto,ao discurso da midia ou é rabo preso.Por enquanto,prefiro não acreditar em nenhuma das duas hipoteses,prefiro aguardar os desdobramentos desse episodio.Mas fiquemos atentos.

    • Dimas, o problema é que o governo sabe que não temos escolha, que vamos votar novamente nele e que o nosso apoio não faltará.
      Afinal, o que tem do outro lado? A Marina? o Eduardo Campos? O SSerra e/ou Aécio? Todos com os EUA a tiracolo?
      O governo sabe que nos tem cativos, que não temos pra onde correr.
      Por isso os desmandos, as falas grotescas de certos “ministros”, o silêncio de certos “senadores”, o esvaziamento das discussões sobre marcos regulatórios pelo bordão irresponsável do controle remoto da dona Dilma…
      Voto no PT desde 1980 porque sempre foi o melhor Partido, mas hoje, se ainda voto no PT, é por ele ser apenas o menos pior, caminhando rapidamente para tornar-se mais uma das excrescências pasteurizadas.
      []’s

  • .FUNCIONA MESMO,PODE FAZER,NÃO ACREDITEI QUANDO ELE ME LIGOU É SÉRIO MUITO RESPEITO. ORAÇÃO FORTE E PODEROSA DE SÃO CIPRIANO. INFALIVEL! A PESSOA QUE PUBLICOU ESSA ORAÇÃO DISSE ISSO E EU (IPP)FAÇO TAMBÉM PARA SER ATENDIDo…

    Pelos poderes de São Cipriano (PAPR) Virá agora atrás de mim(CSSM) Ligará agora pedindo desculpas Vai vir de rastos, apaixonado, Cheio de amor e tesão por mim(CSSM)o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder, que Ele(PAPR) me ame COMO NUNCA AMOU NINGUEM EM TODA A SUA VIDA. São Cipriano (PAPR) vai e AGORA, desejar estar ao meu lado, que Tenha a certeza que eu sou perfeita para ele(PAPR), que não possa mais viver sem mim(CSSM).Que Sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos. AGORA COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELe IRÁ PARAR, porque o pensamento está em mim(CSSM). E ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim(CSSM)e me deseje, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver,sentir meu cheiro, me tocar e me ter com amor.DESEJO TAMBEM QUE Queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas vinte e quatro horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me Ame a cada dia mais e que sinta prazer só de ver a minha imagem(CSSM). São Cipriano faça ele(PAPR) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e NUNCA SENTIRÁ . Que tenha prazer apenas comigo(CSSM), que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se estiver comigo.Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome, São Cipriano, em troca de amansar e amarrar nos meus pés e trazê-lo de volta pra mim APAIXONADo,CARINHOSo, DEVOTADo, LOUCo DE AMOR, FIEL E CHEIa DE DESEJO aos meus braços, falando sempre a verdade e para que assuma o nosso amor e volte pra mim o mais rápido possível e que sinta uma dor muito forte em seu coração de saudades de mim e que tenha sonhos comigo de que esta fazendo amor comigo e com muito desejo e fogo da paixão. Que a minha vontade seja a Dele também, e que sinta uma imensa felicidade sempre que estiver comigo ou ouvir a minha voz . Peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO. Amém! Publicarei essa mensagem tres vezes e rapidamente terás uma surpresa

    • Bom, talvez funcione…caso São Cipriano entenda essa porcaria toda que você “escreveu”.
      Coitado do santo: não basta que lhe peçam milagres; é necessário que saiba também o garatujês de dona Giulia.
      Dona Giulia, fazendo o pedido com este linguajar, não se assuste se a senhora amanhã receber galanteios de um bode ou coisa pior.

  • Edu,

    Graças a Deus a Presidenta Dilma pediu que Mercadante não fosse candidato ao governo de São Paulo,
    se tudo correr bem, o candidato do PT será Alexandre Padilha – ministro da saúde e candidato de Lula.
    Estou contigo.

    Ele teve meu voto pro Senado, mas paro por ai.

    Um abraço.

  • Edu: 1- também me considero agredido pela atitude do Mercadante. pisou na bola e em sua biografia.
    2- não é verossímil que desconheça o nefasto papel da FSP e de outros da mídia que apoiaram e se locupletaram com a ditadura militar. triste figura.
    3- é reincidente na péssima avaliação política de seus atos. lembremo-nos de sua investida contra José Sarney quando ameaçou deixar a liderança do PT no Senado. naquela oportunidade não percebeu que fazia o jogo da oposição e que o senado passaria a ser presidido pelo Perillo e que este utilizaria o cargo para combate permanente ao governo Lula.
    4- com esta o Mercadante se tipifica como ingênuo e idiota político e se alia ao Suplicy como “cavalos de tróia oposicionistas” nos quadros do PT. tristes figuras.

  • Mais um que saiu do armário. Tá fora da corrida em 2014.
    Ótimo, assim foi dada mais uma forcinha para valorizar as ações da bem sucedida fábrica de postes do NuncaDantes.

  • Concordo inteiramente com você. Que coisa mais vergonhosa! Onde nós estamos?! Por que essa pressa em “defender” o indefensável. Algo que está mais do que documentado. E logo ele que, ontem mesmo, estava dando uma coletiva para esclarecer um monte de mentiras publicadas pelo jornal sobre o programa “Ciência sem Fronteiras”, que ele próprio dirige. Vai entender uma coisa dessas! É muita falta de vergonha na cara!

  • Olá, Eduardo

    Essa do Mercadante é extremamente imperdoável!
    Num momento em que o GOVERNO DO PT faz das tripas coração para passarmos o Brasil a limpo, com a Comissão da Verdade, eis que, de repente, não mais que de repente, O Ministro da Educação diz, INOCENTEMENTE, eu não sei de nada!!!
    Que lástima!! Diria a minha mãe, que nunca foi à escola!!

    Um abraço.

  • Olá, Eduardo

    Essa do Mercadante é extremamente imperdoável!
    Num momento em que o GOVERNO DO PT faz das tripas coração para passarmos o Brasil a limpo, com a Comissão da Verdade, eis que, de repente, não mais que de repente, O Ministro da Educação diz, INOCENTEMENTE, eu não sei de nada!!!
    Que lástima!! Diria a minha mãe, que nunca foi à escola!!

    Um abraço.

  • Olá, Eduardo

    Essa do Mercadante é extremamente imperdoável!
    Num momento em que o GOVERNO DO PT faz das tripas coração para passarmos o Brasil a limpo, com a Comissão da Verdade, eis que, de repente, não mais que de repente, O Ministro da Educação diz, INOCENTEMENTE, eu não sei de nada!!!
    Que lástima!! Diria a minha mãe, que nunca foi à escola!!

    Um abraço.

  • Infelizmente Mercadante é mais um daqueles do PT que adorariam aparecer nas amarelas do folhetim veja e na telinha da globo em programas dominicais. Junto com ele tem Andre Vargas que deu nome de um latifundiário para uma rodovia no Paraná mais outro ministro da Dilma que adora afagar o PIG, o Paulo Bernardes. Se a Dilma não tomar cuidado esse povo vai acabar fazendo campanha pro Aécio!

    • Infelizmente Mercadante é mais um daqueles do PT que adorariam aparecer nas amarelas do folhetim veja e na telinha da globo em programas dominicais. Junto com ele tem Andre Vargas que deu nome de um latifundiário para uma rodovia no Paraná mais outro ministro da Dilma que adora afagar o PIG, o Paulo Bernardo. Se a Dilma não tomar cuidado esse povo vai acabar fazendo campanha pro Aécio!

  • Por aí se vê que os governantes brasileiros tomam certas atitudes que os governos de centro-esquerda da América Latina JAMAIS tomariam.

    Se um ministro argentino fizer coisa parecida a essa vergonha que o Mercadante fez, perde o cargo na hora.

    Em 2014, novamente não teremos opção melhor que o PT para a eleição presidencial. No entanto, para deputados e senadores temos que escolher os candidatos (de todos os partidos) que mais sintonizam com a luta do povo brasileiro por uma sociedade mais igualitária e democrática.

    • “Se um ministro argentino fizer coisa parecida a essa vergonha que o Mercadante fez, perde o cargo na hora.” Ou seja, ministro argentino não pode falar o que pensa…belo exemplo de democracia

  • Mercadante, o aloprado (aliás, isso não incomoda o autor), é um inútil, sempre foi uma nulidade.

    Agora, não dá pra colocar PT e vergonha na mesma frase, não no contexto do texto.

  • Parece que muitos dentro do PT estão se tornando patifes.

    Este Mercadante também não terá mais o meu voto.

    Se o PT pensar em lançar esse patife para o governo de São Paulo, estará dando a vitória para os tucano-pefelês ficarem mais quatro anos dilapidando o patrimônio público dos paulistas.

  • É foda, né?
    A gente briga, se expõe a sérios riscos, encara milicos, toma porrada, corre, chora, bate, apanha, luta a vida inteira, enfrenta covardias, sacanegens, enfim, a gente passa por mil situações adversas por um país mais, justo, mais humano, mais igual, mais inclusivo… aí vem um vendido desse e dá uma declaração desse tipo.

    Pessoal, sinceramente, não sei o que fazer e o que dizer de um cara como esse Mercadante.

    Mercadante, vai pra puta que pariu. Bajulador.

    Peço desculpa a todos leitores pelos termos chulos, mas estou muito revoltado.

  • caro amigo Edu, esse mercadante ta sendo a minha maior decepção , só não vou xingar dos maiores palavrão , porque o senhor não pode publicar, mas o arrependimento é grande, de saber isso ,e ter votado nesse individuo, voto meu nunca mais.

  • Muito bem, Eduardo !
    Se fundador ou não , pouco importa. Esse lambe botas é mais um “direitista” enrustido, assim como o Serra foi de esquerda.
    Fora Mercadante !
    Diga-se de passagem, que se a Presidenta tivesse um mínimo de coerência, deveria imediatamente demití-lo, porém o “controle remoto” dela não costuma funcionar.

  • Dizia meu finado avô, sempre: “Quem muita se abaixa a bunda aparece”. Pois é. O bigodudo senador Mercadante mostrou acaba de mostrar suas brancas(suponho) nádegas.
    É por isso que até hoje venero a figura de Leonel Brizola: o único político que teve a ousadia de peitar essa mídia compromissada, principalmente as Organizações Globo.
    Tadinho: deve ainda estar se revirando no seu túmulo lá pelas terras gaúchas por essa demonstração da mais alta sabujice por parte de quem nunca se declara um combatente da ditadura.

  • Em quem votaremos então: PSTU? PC do B? PDT? Tá ruim o negócio!!!!!!!!!!!!!

    Agora como esperar que um governo dito de centro ou sei que diabos é isso,que tem um Ministro (tido como um dos maiores quadros do partido majoritário) faça uma lei dos meios de comunicação, quando ele próprio bajula o maior opositor desse próprio governo.

  • Estou morrendo de vergonha do Mercadante, sempre o achei um mauricinho paulistano incurável, mas não podia imaginar que chegaria a tanto. Vergonha é a palavra! Indignação é meu sentimento!!
    Por outro lado, não é justo essas generalização com o PT por causa desse idiota do Mercadante.
    Pera lá!! Com absoluta certeza a imensa maioria petista está repudiando essa atitude oportunista e filha da puta do Mercadante. Não tenho a menor dúvida disso!! Acho inclusive que Mercadante por causa desse episódio vai perder muito espaço dentro do partido. Pode apostar… isso não vai sair barato não.
    Não mesmo!!!

  • Algo de estranho no PT na gestão Dilma, recentemente Paulo Bernardo deu um entrevista no Estadão enterrando qualquer possibilidade de mudança na caduca e anti-democratica regulamentação midiática, Suplici sai em defesa de uma falsária made in USA, Vacarrezza é contra a CPI da privataria, Mercadante babando ovo da folha, sem falar do “Zé” Cardoso… infelizmente o PT está cheio de oportunistas e covardes

  • Assino em baixo…
    Odair Cunha, Suplicy, Mercadante… Esse ‘PT’ tá envergonhando tudo aquilo que os governos Lulistas, Chavistas (…) conquistaram através dos anos de muita luta, suor, sangue e vidas.
    Ah! Que inveja da Cristina, dos ministros da Cristina, dos senadores da Cristina… Ah! Que inveja do STF argentino…
    Tem um ditado que diz: “Os liderados ecoam apenas as vozes de sua liderança” …Dilma, tenha coragem!!!

  • Tá na rede: Mercadante deve ter fumado um cigarro de maconha estragado para dar uma declaração desta natureza. Meu voto? Não adianta nem tentar, pode me esquecer.

  • Vexatório:

    Tinha que ser alguém do seio do PT para sair em defesa da Folha de São Paulo para o vexame ser insuperável.

    Patético:

    Ministro da Educação sendo deixado para traz por qualquer candidato do ENEM.

    Quando a oposição atacava o Sarney com o objetivo de atingir o Lula, foi preciso o Lula puxar a orelha do Mercadante porque lá estava ele falando pelos cotovelos. É um idiota.

    Mercadante é a versão adolescente do Eduardo Suplicy.

  • Será que esses babacas (Dilma, Mercadante, Suplicy, Bernardo, Zé) estão pensando em se descolar de Lula, e do próprio PT? Pensam que poderão se livrar do ‘cheiro’ que o PT rescende, e que causa asco às classes dominantes deste mísero país? Será que esses babacas pensam em ganhar a simpatia dessa gente, que só falta apontar para trabalhadores e desfavorecidos economicamente como pertencentes a alguma raça inferior?

    Se for assim, OS REPUDIO.

    Se for assim, gritarei, a plenos pulmões: VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA, VOLTA LULA!!!!

  • Então lutem para não ter o Mercadante como candidato.

    Caso contrário, eu e provavelmente todos vocês acabaremos votando nele. E quantas vezes for necessário.

    Se eu dei meu voto para o sujeito que abraçou o Maluf, certamente voto no Mercadante.

    E não venha me dizer que o Haddad é melhor político, que se trata de aliança política.

    A situação é a mesma.

    • Godinho, não tem comparação. O Haddad é de outra cepa. O Mercadante, além de mercadear, é um zero à squerda. Creio que sempre esperei uma atitude dessas do Mercadante. Ele é falso como cobra. Não voto em SP, mas jamais votaria nele, mesmo antes dessa carta. Não gosto dele e não acredito que faça qlq coisa boa. É um farsante.

    • Entre o Haddad e o Mercadante há milhões de metros. A aliança PP e PT na eleição de prefeito de SP foi um ato de tática eleitoral e correta. Agora o Haddad está acusando o Maluf com a caça e devolução de dinheiro roubado.

    • Godinho, enquanto Mercadante rasteja para a folha da ditabranda, Haddad faz convênio com o MST para fornecer alimentos sem agrotóxicos para os alunos das escolas municipais de S.Paulo. Como disse o Tagore, são de cepas completamente diferentes.

    • Não sei se é por aí, Mauricio… Conheci filhos de militares que repudiavam a ditadura. Aliás, é bom lembrar que houve militares – inclusive generais – que repudiaram a ditadura.

      Na Venezuela, as forças armadas estão, majoritariamente, a favor da Revolução Bolivariana.

      • É totalmente diferente. Absurdamente diferente. A relação das Forças Armadas na Venezuela com a sociedade é historicamente de cumplicidade. Os dois grande heróis nacionais da Venezuela eram militares, já nós sequer temos heróis nacionais. No golpe de 2002 os militares tiveram papel especial para que Chavez regressasse nos braços do povo, no Brasil os militares perpetraram o golpe junto com com o empresariado.
        A Venezuela de hoje tem inúmeros problemas, felizmente os militares não estão entre eles.

  • Vergonha, vergonha, deveria deixar de ser falso, hipócrita, ser homem ou mulher com personalidade, ficar jogando de bonzinho com a mídia, pousar de ex-combatente a ditadura cívico militar.

  • O ConversAfiada censurou minha indignação.
    Quem sabe aqui tenha mais sorte.
    O texto é o seguinte:
    Eleito Lula em 2002, antes de sua posse já se apresentavam como candidatos à sucessão: Marta Suplicy, Eduardo Idem, Cristóvão Buarque (petista então), Plínio de Arruda (idem), os Zés… e o Mercadante.
    O “peão” já cumprira sua obstinada missão e abrira o caminho.
    Reeleição para ele??? Nem pensar!
    Desencantados, alguns procuraram a candidatura à Presidência, dentro e fora do PT. Para constatar sua real dimensão política/humana.
    Os mauricinhos&patricinhas do PT têm histórico de alopramento.
    Quem lembra do Greenhalgh vice da Erudina.
    Do ponto de vista da consistência ideológica, os citados pertencem a uma massa congregada no PPS/PSDB, oriundos uns do pecezão outros da AP. Se curtem e fazem mise-en-scènes ao gosto do Jornal Nacional e do Departamento de Estado.
    Desmoralizar a esquerda é sempre prioridade.
    O PT deixou de ser das erundinas: é das martas.
    E o mauricinho Collor morre de rir.
    Fui educado para não cuspir. Nem no chão!
    Mas curto Augusto dos Anjos:
    “…………………………………………………….
    Escarrar de um abismo noutro abismo,

    Mandando ao Céu o fumo de um cigarro,
    Há mais filosofia neste escarro
    Do que em toda a moral do cristianismo!
    Porque, se no orbe oval que os meus pés tocam

    Eu não deixasse o meu cuspo carrasco,
    Jamais exprimiria o acérrimo asco
    Que os canalhas do mundo me provocam!”

  • Eduardo
    Quando você fala de “sujeiras dos milicos” está se referindo, também, a propina em concorrências públicas no período luminoso da Ditadura?
    Eu nunca soube de nada parecido, seu moço. Isso não acontecia! Como vendedor por 27 anos isso não acontecia… Todos eram honrados nacionalistas. Especialmente nas Intendências!!!!
    Quanta maldade!!!!!!!!!!!!!!!

  • Será ele mais um alienado amestrado desta mídia golpista?

    Será que o mercadante também acredita que é DITABRANDA “colocar barata viva na vagina de mulher para torturá-la?

    Será que ele é um bajulador “enrustido” da DITABRANDA?

    Bom, sou um simples cidadão brasileiro, mas a partir de agora eu coloquei um asterístico em seu nome e, vários amigos meus farão o mesmo.

    Ele conseguiu ser aquele analfabeto que não tem nada o que dizer mas, mas,…..,mostra, tardiamente, prá que veio!

  • Deixei de votar há muito tempo nesse e outros petistas dissimulados, que na luta pela Ditadura foram simplesmente platéia. Concordo com vc, só que o Aloizio Mercadante não me convence já faz mais de uma década.
    E falo mais, o que ele disse não se trata de articulação política partidária, se trata de negação da história do Brasil.

  • Sua exortação: “Concluo este texto, portanto, com uma promessa: enquanto eu viver, esse político nunca mais receberá um voto meu. Além disso, exorto quem me lê e concorda com o que aqui foi dito a fazer o mesmo…”

    Tá feito, ou melhor, sempre esteve, porque jamais votei neste enganador, cuja máscara acaba de despencar de um rosto sonso, bem típico da abominável Casa Grande brasileira. Dona Marta, também, porque deu o nome do Santo Roberto Marinho (além do cidadão Kane) a uma das mais importantes avenidas de Sampa e pior do que ela somente o Aloisio Nunes 300 mil, do PSDBesta. Jamais votei e jamais votarei nestes sacripantas oportunistas, aproveitadores. O dito Mercadejante jamais se elegeria não fora o poder de arraste do extraordinário líder, o Nunca Dantes. Como o indigitado Aloisio Mercadante, há uma quantidade de bajuladores do maior inimigo institucionalizado da nação, qual seja, o PIG (composto pelos Marinhos-Globo, Frias-UOL-Folha, Mesquitas – Estadão, Civitasionistas-Veja) os que rastejam ante este PIG safado, o qual é uma instituição comprovadamente traidora da pátria. Os sonsos são aproveitadores de ocasião, como o HiBernardo e outros mais, acovardados como o Odarelo. Certa vez a Eliane Tucanhede disse que se os que por aqui se matam em escaramuças verbais soubessem como estes encasacados do PT confraternizam com os casacudos da massa cheirosa, seja do PIG, seja do PSDB-DEM, seja os do Instituto Millenium subsidiado pela inocente, pura e vestal CIA, ninguém brigaria mais por esta cambada e o poder seria entregue de uma vez por todas e definitivamente a quem de direito, segundo ela (como ela é democrática!!!!), à massa cheirosa, aquela que desfruta da mais inútil e lesa pátria entre as Casas Grandes do planeta.
    O PIG, entreguista e seus donos rentistas nadam de braçada com os que mercadantejam com o mandato popular. Faltam ao Brasil verdadeiros quadros políticos que pensem a nação como um todo, sejam tais quadros de situação ou de oposição. O Lula precisará fabricar ainda muitos postes e renovar a iluminação nesta estrada escura por onde o Brasil foi posto a caminhar, especialmente pelas mãos privatas, entreguistas e impunes do futuro escritor (plagiário?) “Imortal”, FHC..

  • Edu as pessoas que convivem comigo, sempre ouviram de mim que es Mercadante é um canalha traíra. Perdeu a eleição mas ganha para o Governo, ele sempre esteve alinhado com PSDB, lembro que em todas oportunidades ele sempre elogiou FHC. O governo Dilma ta bem servido de patifes do naipe deste Mercadante, Paulo Bernardo e Cia…

  • O pior da cretinice é ter assinado como uma autoridade federal. Para o mauricinho teve uma “ditabranda” no Brasil. Que gente traíra!!!!!!!!!!!!!!

    • Concordo plenamente com você! Que se exponha, que se exceda, mas, ASSINE EM NOME PRÓPRIO, NUNCA COMO MINISTRO!
      Deu um tapa na cara em tudo e em todos!

  • Quando li o texto no jornal, hoje pela manhã, não acreditei. Precisei olhar de novo quem era o missivista. Achei que estava errado. Não estava. Que ridículo!

  • Esse Mercadante é risível e ridículo. Já imaginaram quando a Comissão da Verdade chamar a depor o representante atual da Folha para esclarecer a colaboração da Folha a favor da repressão? Com certeza a Folha indicará como testemunha de defesa o “ministro” Aloisio Mercadante. Entendeu Zé Dirceu? Entendeu Genoíno? Entendeu Rubem Paiva? Entendeu Hildegard Angel?

  • Sou da mesma geração do Mercadante e aqui quero afirmar que ele não fala por mim, não lhe dei procuração para tal. Se ele é filho de milico e tem algum rabo preso com a Folha isso é problema dele. Além de tudo ele comete a ignomínia de assinar como Ministro da Educação do governo Dilma, que é bom que se diga foi difamada vergonhosamente pela Folha quando esse jornal publicou uma ficha falsa dela, qualificando-a como uma criminosa, terrorista. Por fim o Aloísio Mercadante deveria tomar vergonha na cara e não ter a ousadia de falar pelo governo numa questão tão aberta, tão escancarada que foi a participação do “seu” Frias na repressão. Quer ficar bem na fita, mesmo sujando os seus próprios companheiros de governo e partido. Eu não votaria num sujeito desses de maneira nenhuma. Já basta de tantos traíras e de sangue de barata.

  • Pois é! Essa do Mercadante foi lamentável. O problema é que quando voto em alguém foi porque o(a) escolhi; voto com gosto, com orgulho da escolha — lembro que votei no Genoíno. Depois dessa patada do mercadante fico triste pela possibilidade de, no futuro, ter de escolher o menos pior e esse ser justamente ele.

    Obrigado, Eduardo. Se não fosse por você, que se dispõe a ler a fsp, eu não saberia dessa declaração publicada. Só para exemplo, ainda esta semana recebi por e-mail proposta da Folha para 20 dias grátis de assinatura do jornal; minha resposta:
    “Prezados,
    Submeter um cérebro humano à desinformação e lavagem cerebral que vocês fazem através do seu diário é insalubre e, portanto, não pode ser feito “de graça” como vocês almejam. Entenderam? Seu jornal, mesmo de graça sai caro! A pergunta seria: quanto vocês PAGAM para que eu leia esse jornalzinho? Porém adianto-lhes que por nenhum valor estou disposto a tal sacrifício.

    Fico no aguardo de notícias sobre o velório desse jornaleco, que a terra lhes seja leve — assim como uma “ditabranda”. Passar bem.”
    Infelizmente no dia seguinte recebi informação de que o endereço usado para a campanha não aceita receber mensagens.

  • Bravo! Edu

    De maneira infalível, e com muita coragem e hombridade, você acabou de colocar o guizo no gato.

    Infelizmente, a priori, meu voto é nulo para governador…Mais guizos surgirão…

  • Lamentável. Como petista e como cidadão brasileiro me sinto envergonhado. O que Mercadante fez é imperdoável, pois jogou no lixo toda a história de luta de muitos dos seus companheiros.

    A Folha de SP é um câncer assim como a Rede Globo e a Veja. Essa bajulação da Dilma, da Helena Chagas, do Bernardo e agora do Mercadante à Velha Mídia, me embrulha o estomago. Que saudades do Lula na presidência.

  • Caro Edu:

    O jeitinho meigo e “espontâneo” do Mercadante defender a FOLHA, assim, de graça, não dá margem para outra interpretação: está sendo chantageado por aquele jornal, que como se sabe, foi um dos primeiros a ser informado pela PF, quando prenderam os assessores dele com aquele milhão e meio para comprar o dossie contra o Serra. Os famosos “aloprados” era capangas desse senhor ministro, lembra?

    É muito provável que a FOLHA tenha algo muito forte quanto à origem daquele dinheiro, envolvendo o Mercadante. E esteja usando isso agora, chantageando esse bobo alegre e sem caráter.

    E ele é um bobão mesmo. Lembra quando a direita queria a cabeça do Sarney para dar o Golpe de Estado com o Marconi Perilo, seu vice no Congresso e o Gilmar Mendes no STF ( O famoso golpe tipo Honduras?). Pois é, lembra Edu, como esse Mercadante disse que ia votar pela deposição do Sarney “porque seus eleitores pelo tuíter, estavam exigindo isso”? Lembra como ele depois disse que não sabia que existem programas de computador que enviam centenas de tuítes por minuto para quem quer que seja? Lembra quando os blogs caíram em cima dele por essa bobagem e ele voltou atrás e obedeceu ao partido? É uma cavalgadura, é um bobão, um deslumbrado e um medroso. Deve ter feito muita doação por fora e a FOLHA pegou algo e fica chantageando essa cavalgadura, como deve fazer com muitos desses petistas de araque, tipo Paulo bernardo, que andam por aí fazendo favores à mídia. São todos chantageados, gente que se deixou envolver e agora é prisioneira da mídia…Devíamos inciar uma campanha pública com abaixo assinado pela demissão desse senhor, a bem do serviço público. Ele, devia ser mais homem, confessar o que fez e acusar seus chantageadores, se tiver coragem e hombridade para isso!

    • Essa hipotese de ser chantageado pelo PIG é extremamente válida. Voce lembrou esta coleção de posturas que desagradaram muitos petistas

  • Peço aos companheiros que se indignaram com isso, montarem um daqueles abaixo assinados pela internet, pois não sei fazer essas coisas, mas ajudarei a divulgar e obteremos milhões de assinaturas, tenho certeza. O PT precisa se livrar, deixar para trás, esse tipo de oportunista e de deslumbrado com o poder pessoall que alcançaram.

  • ALOÍZIO MERCADANTE É UM CANALHA! UM VERME BAJULADOR DO QUE EXISTE DE PIOR NESTE PAÍS, DO CRIADOR DE UM JORNALZINHO DE MERDA, FASCISTAS, QUE APOIOU OSTENSIVAMENTE A DITADURA MILITAR MONSTRUOSA QUE ESTRAGOU NÃO SOMENTE A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO E INDEPENDÊNCIA QUE O BRASIL CONSTRUÍA NAQUELA ÉPOCA, MAS TAMBÉM AS VIDAS DE MILARES DE PESSOAS QUE TENTARAM RESISTIR A ESSE REGIME ASSASSINO E AS DOS FAMILIARES DESSAS VÍTIMAS DO TERRORISMO DE ESTADO. PARA COMPLETAR SEU PAPEL REPUGNANTE, MERCADANTE PUXA O SACO DO ASSASSINO DONO DESSE JORNAL(QUEM VISITOU CENTRO DE TORTURAS E FORNECEU SEUS VEÍCULOS PARA SEREM UTILIZADOS NO SEQUESTRO DE JOVENS, QUE FORAM EM SEGUIDAS TORTURADOS E ASSASSNADO, É NO MÍNIMO CÚMPLICE DE ASSASSINATOS, SE NÃO PARTICIPOU EFETIVAMENTE DELES, FOI CÚMPLICE E TALVEZ TENHA DIRETAMENTE ORDENADO A REALIZAÇÃO DESSAS ATROCIDADES, ALGO QUE SE TIVERMOS UMA COMISSÃO DA VERDADE SÉRIA, PODERÁ SER ESCLARECIDO); CUSPINDO NA CARA DAS MILHARES DE FAMÍLIAS QUE TIVERAM SEUS ENTES QUERIDOS MORTOS, TORTURADOS E DESAPARECIDOS POR UMA DITADURA MONSTRUOSA, QUE ATÉ HOJE TÊM QUE AGUENTAR MUITAS VEZES A NÃO LOCALIZAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DE SEUS PARENTE E AINDA A VIGÊNCIA DE UMA ANISTIA QUE DEIXA IMPUNES, E CIRCULANDO POR AÍ COM CINISMO, OS MONSTROS QUE PRATICARAM SEUS CRIMES, COMO TAMBÉM SEUS COMANDANTES(CIVIS E MILITARES)E FINANCIADORES, COMO OCTAVIO FRIAS. Sem contar o quanto esse mau caráter, Aloizio Mercadante, esbofeteia seu próprio partido, vítima mais recente das infindáveis mentiras, distorções e ataques da Folha, destinados não somente a desmoralizar o partido e suas principais lideranças, mas a colar neles pechas hipócritas e esteriotipadas que pretendem rotulá-los como “ladrões” e “corruptos”, enquanto o jornalzinho canalha fecha os olhos para os milhões de escândalso de corrupção do desgoverno FHC, a começar pelo pior deles, a entrega do patrimônio público brasileiro a preços risíveis, realizada pelas criminosas privatizações do desgoverno do PSDB e do PFL. E ainda por cima, para fechar com “chave de ouro”, a traição desse pilantra, não nos esqueçamos que foi a Folha que publicou uma ficha falsa de Presidenta Dilma Rousself, na época candidata a Presidente, na qual Dilma era acusada de participar de uma tentativa de sequestro ao ex-Ministro da ditadura, Delfim Neto. Sendo que, mesmo após desmoralizada em suas mentiras, a Folha teve a desfaçatez de não admitir a calúnia que praticou, publicando em um veículo sustentado por dinheiro público uma “resposta”, na verdade é um grande deboche na cara da principal vítima de sua calúnia, Dilma Rousself(que depois de eleita ainda teve a coragem de participar de “festinha de aniversário” do jornalzinho)e de todos os que a apoiavam e lutaram contra a ditadura. Nessa resposta, o cinismo do sucessor do Frias capacho de torturador, o Otavinho Friasinho afirmava que a “a autenticidade da ficha não pode ser provada, mas também não pode ser negada”, numa inversão canalha do ônus da prova que mostra o caráter ditatorial desse jornal(o mesmo que recentemente chamou uma ditadura assassina e bárba ra como a nossa de “branda”, causando reação indignada da Sociedade Civil), O QUAL AO CONTRÁRIO DO QUE O SAFADO DO MERCADANTE DISSE, NÃO DÁ ESPAÇO NENHUM À PLURALIDADE OPINATIVA, CARACTERÍSTICA DA FOLHA E DE TODOS OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL QUE, CONTROLADOS POR TREZE FAMÍLAIS, EXPÕEM SOMENTE UMA VERSÃO DOS FATOS COMO SENDO A VERDADE UNIVERSAL E CENSURAM O CONTRADITÓRIO. QUANTAS VEZES MERCADANTE VIU A VERSÃO DAS FORÇAS PROGRESSITAS, DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, DOS PENSADORES KEYNESIANOS, DOS SINDICATOS, DOS ATIVISTAS DE DIREITOS HUMANOS SEREM PUBLICADAS NA FOLHA!!!!!!!!???????? NENHUMA. COMO FICOU EXPLICITADO EM INÚMEROS EPISÓDIOS, ENTRE ELES O DA FICHA FALSA, ONDE O JORNAL TEVE A DESFAÇATEZ DE INVERTER O PRINCÍPIO ELEMENTAR DO DIREITO MODERNO EM QUALQUER CIVILIZAÇÃO, O DE QUE O ÔNUS DA PROVA CABE A QUEM ACUSA, SOMENTE PARA NÃO RECONHECER UMA MENTIRA MAIS DO QUE PROVADA. Não sou de seus estado(felizmente), mas conclamo a todos daí a nunca mais votarem em Mercadante e, da minha parte, manterei esse apelo não apenas hoje, mas ao longo do tempo na web, para que assim um verme dessa qualidade seja alijado da política política.

      • Certamente o caráter esta acima do talento para escrever, embora este segundo seja espetacular. E usar a “pena” para esclarecer, informar e conscientizar os leitores é uma virtude própria dos que tem coragem de enfrentar os poderosos e defender as grandes causas. É isso ai, Edu, estamos com você. Precisamos cobrar uma postura mais firme dos integrantes desse Governo. Chega de alimentar o inimigo, como foi essa atitude do Mercadante. E como é também a concentração de publicidade feita pelo Governo no PIG. Isso tem que mudar!

  • LEMBRO QUANDO O MERCADANTE DIZIA QUE NÃO AGUAENTAVA MAIS IR A ENTERROS DE AMIGOS VITIMAS DA DITADURA, ACHO QUE ELE TRAIU A SUA CONSCIÊNCIA E A MEMÓRIA DOS SEUS AMIGOS! NÃO DIRIA AINDA QUE NÃO VOTO NO MERCADANTE, A LUTA PELO PODER POLÍTICO É TORTUOSA,TEMOS QUE DAR A MÃO A PAMATÓRIA,O MERCADANTE PARTICIPOU DA LUTA PELA LIBERDADE CONTRA A DITADURA, AJUDOU E ESTÁ AJUDANDO A CONSTRUIR A DEMOCRACIA EM NOSSO PAIS! ELE FOI FUNDADOR DO PT,COMPANHEIRO INSEPARÁVEL DO LULA,POR VAIDADE,PRÓPRIO DE UM “ALOPRADO”, A QUESTÃO DO PODER PARA ELE É PESSOAL,SE ACHA NO DIREITO,ELE SÓ ESQUECEU DE COMBINAR COM OS RUSSOS,ELE PRECISA ACERTAR TAMBÉM COM A VEJA,GLOBO E ESTADÃO,ATÉ PORQUE ELE FOI PEGO COM A BOCA NA BOTIJA NOS GRAMPOS DA OPERAÇÃO FRATELLI DA DEMOP,CONSIDERADA PELO MPF A MAIOR QUADRILHA JÁ VISTA NO BRASIL, O ESTADÃO PUBLICOU PARTE DOS GRAMPOS,PARECE SÉRIO,A HISTÓRIA VAI ABSOLVE-LO? VAI, O DIRCEU E O GENUINO PORQUE SÃO COERENTES, O “BEM INTENCIONADO ALOPRADO MERCADATE” VAI ARDER NA FOGUEIRA DO INFERNO, LÁ ELE NÃO VAI FICAR SÓ!

  • gostaria de deixar claro que nunca fui chamada para fazer parte deste poder nem na camara municipal ou estadual e nem em outros poderes,porque creio que é oportunismo .Quando eram candidatos sempre votei mediante o que acreditei,pt,psd,pcdob,aqueles que achava que correspondia no primeiro momento correspondia uma abertura Porém sabia que não iriam responder a revolução ou democracia que estaria longe para isso ,mas seria uma abertura ,aqueles oportunistas que grudaram se no poder e continuam até hoje ,não estou decepcionada com que já sabia, quem acreditava nos conceitos revolucionarios não fariam parte desta podridão um poder dos poderosos e mentem,subornam,brigam ,traem para eleger se e enganam o povo. portanto não sei porque, mas não me supreendem com tantas noticias ruins, como amigos passando pelo lado oposto dos trabalhadores, ,corrompendo traindo ,se vendendo .para mim todos, são farinha do mesmo saco,como serra que fugiu nos anos 60 e deixou a une só todos foram presos menosele ,gilberto natalini que se passou para outro lado e jogou no lixo tudo que acreditava e falava,era muito amigo meu,gostava mesmo dele e o admirava ,respeitava muito ,mas qual a diferença dele para o mercadante,nenhuma.
    virou um saco de acusações,nunca me chamaram para trabalhar em nada onde estavam e nem se quer me chamaram para trabalhar de copeira ou faxineira ou qualquer coisa,mas sobrevivi sempre com meu salario,espero que continue assim,acreditando no ser humano melhor,chega de demagogia,até a aprovação da reparação do estado não aprovaram esta parado lá,parado por falta de conciencia e pensar nas pessoas. hoje sou professora vivo com meu salario e graças a deus não preciso disso e posso dormir tranquila sem macula ou mancha,sou anistiando e não dependi do pc dob e nem psdb ou qualquer partido burgues chega de mentiras e demagogia vcs são iguais.

  • Fui militante, na década de 70, contra a ditadura. Pertencia ao MR8, era estudante de Engenharia na EESC-USP e fui dirigente do CAASO. Reconstruímos o DCE-USP, UEE-SP e UNE, UMESC em São Carlos, etc.. Fui Secretário-Geral do MDB de São Carlos, fundador do PMDB Nacional e fundador e primeiro Presidente do PMDB de São Carlos. Diferentemente do que diz o Ministro Aloísio em sua triste e patética nota e ficamos por ai, nos adjetivos, a maioria dos militantes dessa época, sabe do conluio da Folha e particularmente de Frias com a Ditadura e sua estreita relação com os órgão de repressão, responsáveis pelo assassinato de inúmeros patriotas. A própria Presidenta Dilma foi vítima nas mãos desses facínoras. O problema é que talvez, o Ministro esteja se referindo aos vacilões da época, que dependendo da hora do dia, mudavam de posição a todo instante, e como hoje, campeiam, inclusive e principalmente no Governo, vítimas de uma deformação/desinformação política incurável, além de neoliberais enrustidos, alguns já pondo a cabeça de fora, dai acharem que a folha e os Frias, ou o “seu” frias como intimamente o chama o Sr. Mercadante, são pluralistas e democráticos. Pelo contrario, são corruptos, apátridas, quadrilheiros e antidemocráticos. Cuidado Ministro, se chegar a ser candidato a Governador, a folha será a primeira a reproduzir com todas as tintas aquilo que ela e os golpistas, corruptos e apátridas de sempre, denominaram de aloprados. Merval, em sua última matéria, já utilizou-se do tema. Abaixar a cabeça, junto a terra, acaba oferecendo outras partes, sensíveis de nosso corpo – pois a alma já esta entregue ao diabo – desnuda ao inimigo!

  • O que dói mais é saber que ele continuará “ministro” e nenhuma palha será movida para ejetá-lo do cargo, pois, afinal, ele esteja apenas representando o alter ego de Dilma Rousseff.
    Nada a esperar dos medalhões do PT: Mercadante, Suplicy (ambos), Delcídio, Dutra e dezenas de outros deviam pelo menos ter a coragem de se afastar como fizeram Bicudo, Plínio, etc.
    Hoje a única estrela do PT que faz lembrar aquele Partido no qual sempre votei é Fernando Haddad, que ouve os movimentos sociais, que não foge do contato com o povo, que se explica, que levanta de sua cadeira e, utilizando o próprio caminhão dos manifestantes, dá conta de seus atos.
    Para que a Estrela continue brilhando, precisamos de mais Fernandos e menos Eduardos, Aloízios e canalhas oportunistas do mesmo jaez.

  • O Mercadante é apenas mais um das centenas de frouxos, covardes, meio homens que usam meias calças do PT. Outros adjetivos para esses deputados e senadores do PT: caguinhas covardes fracos medrosos pusilânimes adinâmicos entanguídos exangues valetudinários

  • Melhor seria se ele fosse o único a namorar os amigos da ditadura e do atraso, parece que está se tornando normal o ato de traição no seio do pt (minusculo mesmo pois está diminuindo a cada dia).
    Dilma e companhia estão nos deixando na mão ao se curvar aos barões de 5ª categoria da mídia brasileira (globo, folha, abril).
    Uma pena, pois tínhamos esperanças.

    Sds,

    Paulo Quadros

  • Eduardo, o melhor comentário que vi aqui foi o que diz que “precisamos de mais Fernandos e menos Eduardos, Aloízios”. O PT precisa realmente apostar em novas lideranças, renovar seus candidatos em todo o país e buscar novas agendas e compromissos para o futuro. Algumas lideranças antigas (com certeza Mercadante incluído) já perderam a noção e o respeito…

  • Chego a uma triste conclusão: ESTÁ FALTANDO MACHO NESTE CONGRESSO!
    Além do Mercadante temos de engolir também o deslise do presidente da Câmara.
    E o que é pior é que aqui no Rio de Janeiro não vejo nenhum canditado que mostre o contrário que estes covardes estão fazendo.
    Tem até um, o Miro Teixeira, que sempre se ajoelha para esta imprensa fedida.
    Até quando teremos de aguentar isso?

  • Prezado Eduardo,

    me explique como que pode uma duzia de pessoas protestando contra o PT na Paulista ser capa de todos os sites enquanto que os professores fechando as seis pistas da mesma Pulista não ser noticia nos telejornais e em nenhum site. UM ABSURDO

  • Pra broxar de vez…

    Acaba de sair no Brasil 247: “O PROJETO DO FRANKLIN ESTÁ ENTERRADO”.

    O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou de uma reunião na Fundação Perseu Abramo, na semana passada, sobre controle da imprensa. Ele foi incisivo: nenhuma proposta que ameace a liberdade de expressão será apoiada pelo governo Dilma Rousseff. “O projeto de Franklin Martins está enterrado”, afirmou, em relação à iniciativa do ex-ministro de Lula que buscava cercear os meios de comunicação. Dirigentes petistas que estavam no encontro, como Valter Pomar, atacaram o ministro e o acusaram de ter mais afinidade com as grandes redes de TV do que com o partido. Bernardo respondeu que apenas cumpre as orientações da presidente.

  • O PT atual é covarde e teme a Rede Globo, é triste ler o comentário que Mercadante fez para Folha de São Paulo. O PT atual está longe da ideologia que deu origem ao partido, há falsos Petistas infiltrados que adoram estar nas paginas amarelas da Revista Veja e dar entrevista a veiculos de comunicação de direita (Globo e Bandeirantes) é triste, muito triste.

  • Eduardo, o PT está apanhando de todo mundo, são tempos bicudos, não só para o Brasil, mas para a América Latina. Corremos o risco de entrar numa nova Idade Média (se é que já não estamos nela). O Mercadante errou, mas não é hora de fogo amigo, mas sim de desconstruir uma víbora como a Marina, para quem Gilmar Mendes é virtuoso. Se a mídia ataca tanto o PT, é porque ele vale alguma coisa. Rumo à reeleição de Dilma!

  • A impressão que tenho, é que o PIG está jogando petista contra petista, visando a desestabilização do partido para enfim,concretizar o golpe!

    • Em se tratando de uma midia que se transformou,ja não digo em partido de oposição,mas em instrumento do crime organizado,tem muito sentido isso a que vc se refere,Celia.Lembrando apenas que em 2014 ou é PT ou o crime organizado.Não existe mais direita no Brasil,no sentido ideologico,mas sim o crime organizado estruturado em partidos tais como o PSDB,O Mobilização Democratica(do Roberto Freire),Rede de Sustentabilidade(de Marina Silva).E,por sinal,existem fortes suspeitas de que tanto o partido de Freire,quanto o de Marina Silva trenham sido criados com a ajuda de dinheiro vindo de fora,provavelmente de esquemas mafiosos,como forma de lavagem de dinheiro.No caso de Marina Silva,para dar um exemplo bastante eloquente,o dinheiro estrangeiro teria sido,em principio, depositado em contas dos principais acionistas do Banco Itau,sendo posteriormente transferido para uma conta aberta para o partido.

  • SE ALOIZIO MERCADANTE TIVESSE MORRIDO DIAS ATRÁS, QUANDO SOFREU UM MAL SÚBITO, TERIA FEITO UM BEM INESTIMÁVEL À SOCIEDADE BRASILEIRA, porque não teria se submetido a interesses inconfessáveis e que todos que lutamos por um Brasil melhor, abominamos.
    Paulo Nogueira tem razão: MERCADANTE, PEDE PRA SAIR.
    Vamos fazer um esforço para esquecer sua estupidez mais recente.

  • Isso tá mais parecendo é futebol. Enquanto os torcedores brigam entre si, os jogadores, técnicos e dirigentes se confraternizam com os melhores vinhos patrocinados pela Mídia.

    Vale a pena ser eleitor apaixonado?

    • sou petista e me envergonho de Mercadante realmente sería oportuno se retirase do partido ao cual envergonha sou exilado politico uruguaio achei um absurdo e desnecesario essa bajulação

  • Acho que o mercadante, depois dessa, não deveria permanecer no Ministério da Educação e o PT deve se posicionar oficialmente a respeito. O PT paulista deveria impedi-lo de tornar a ser candidato a qualquer cargo, pela sua baixa confiabilidade ideológica. O mais patético é ver a explicação dada por ele ao ConversaAfiada: a manifestação foi de cunho pessoal. PHA acha que ficou pior e eu também acho.

    Quanto àquela outra questão sobre o governo dos EUA estar de novo se mobilizando para promover golpes na América Latina, eis que já foi apurado sobre a violência patrocinada por Capriles depois de sua derrota:

    VENEZUELA PRENDE NORTE-AMERICANO ACUSADO DE INCITAR VIOLÊNCIA PÓS-ELEITORAL

    Timothy Hallet teria recebido financiamento de ONGs para que estudantes e jovens promovessem ações desestabilizadoras

    Atualizada às 17h30.

    Um norte-americano de 35 anos, identificado como Timothy Hallet Tracy, foi detido na Venezuela por suposto envolvimento em “planos desestabilizadores” do país. Segundo o ministro de Relações Interiores e da Venezuela, Miguel Rodríguez, o suspeito teria recebido financiamento de ONGs para que estudantes e jovens promovessem ações violentas no país.[…]

    Texto completo da notícia no Opera Mundi

  • Ótimo texto, Edu. Acho uma pena que você só levante a voz contra esse inútil do Mercadante agora, devido à bajulação à Folha, mas nem uma única palavra tenha sido emitida sobre a negação (silenciosa) dele em negociar diretamente com os Professores das Federais à época da última greve, mandando técnicos pra fazer o trabalho sujo e embaçar as negociações, mesmo com todos os pedidos enviados a ele pelo ANDES e outros sindicatos. Sindicatos, não a Arena sindical do governo (vulgarmente conhecida como ProIFES).

    Provocando: se ficar o Mercadante e um PSDBista no segundo turno pro governo do Estado, #comofaz ? Não dá pra fazer como o gato com o pão com manteiga amarrado às costas da anedota, e flutuar.

  • Matou a pau, Edu
    Agora é bom o Merca fazer um trabalho muitíssimo bom no ME, pq esse vai ser o maior cargo que ele vai ocupar. E Senado sinto muito, a direita folhista NÃO vai votar nele, e agora a esquerda também não vai. Voto nesse tonto nunca mais.
    E o pior é que ja ja a Falha vai aprontar (de novo) também em cima do Merca. Não aprende. E parece que emburreceu.

  • Qualquer que tenha sido a motivação (no governo Dilma tudo é possível) do ilustríssimo ministro mercadante, quem votou um dia nele, como eu, sente-se envergonhado com o texto rola-bosta dele.
    Vai se arrepender de ter um dia aprendido a ler. Politicamente morreu…para mim e para o mundo!!!

  • Essa carta bajulatória, gratuita e ignorante de fatos comprovados sobre a atuação dessa empresa na ditadura, se torna mais patético sabendo-se que o autor, senador petista representante dos paulistas, por ocasião do lançamento do mensalão ficou estaqueado em obsequioso silêncio, não enviando nem mesmo uma cartinha pessoal ao menos a Gushikem, sabidamente sem vínculos com a denúncia. Não satisfeito, em permanente paúra em relação a mídia de oposição, permaneceu nesse mesmo silêncio absoluto por ocasião do espetáculo do julgamento do mensalão, hoje mais que escancarado mentirão, sem enviar nem mesmo uma cartinha pessoal ao menos a Genoíno e João Paulo, condenados sem provas, já que Dirceu lhe causa pavor.
    Patético e cagão, mais seria, como minha Vó ensinava, pura perda de tempo com defunto que não presta.

  • Esta carta do Min. Mercadante é uma vergonha a todos os brasileiros que lutaram contra a ditadura militar e principalmente aqueles que foram torturados e mortos pelo regime.
    A defesa do apoiamento da folha a ditadura militar por Mercadante, merece de todos os petistas e brasileiros o nosso repúdio.

    Adilson

  • o mercadanta explicitou a covardia do pt em relaçao a midia;
    esse o maior erro do pt , e com isso o pais esta perdendo uma grande oportunidade de avançar numa area crucial e fundamental pra consolidar os avanços sociais.

  • Não é só o Mercadante que ama o Frias. O Lula também:
    “Ele (Lula) citou ainda uma conversa que teve com o então publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007). “O velho Frias, que era a melhor pessoa que eu conheci na Folha, ele me dizia assim: ‘Lula, os do andar de cima nunca vão deixar você chegar lá. Eles vão sempre trabalhar para você ficar no andar de baixo’. Eu dizia, Frias, nós vamos chegar no andar de cima”, contou.
    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/02/27/lula-por-que-a-gente-nao-organiza-a-nossa-midia/

    • Não tem nada a ver. Tem muita gente confundindo as coisas. Embora ache desnecessária, a fala do Lula difere em tempo, lugar e conteúdo. Tem muitos bajuladores da grande mídia na esquerda em geral (aliás este não é o caso do Lula), mas o Mercadante ultrapassou todos os limites, pelo voluntarismo, falta de necessidade e tamanhas inverdades (pluralismo, democrático, etc). E por isso nunca mais terá meu voto.

    • Pois é. Só é estranho que não tenha nada que fale mal, nem que seja um pouquinho, das iniciativas governamentais (são todos perfeitas?). Não é isso que nós queremos? Tem que ter também. Se não tiver não há como mudar quando a maioria queira. É. Qualquer tipo de controle é ruim. Como resolver ?? … eis a questão. Como está lá com certeza ainda não é a solução. Só passa o que for elogio … assim também não serve mesmo!!

  • Caro Edu
    Ainda ruminando minha indignação com a manifestação bajulatória do ministro Mercadante começou vir à mente outras manifestaçoes de líderes do PT com relação à mídia golpista. Lembrei das palavras de Lula por ocasião da morte de Roberto Marinho e da presidenta, durante a festa dos 90 anmos da Folha.
    Conclui que o PT sofre da “servidão voluntária” relembrada por Paulo Nogueira e que nós, de um “esquerdismo ilusório” esperando algo que o PT e seus líderes pelo jeito não darão.
    Abraço

  • Para quem conhece um pouco o autor, não há surpresas. Ele pode ser tudo, menos patista, assim como não são o cardoso, o bernardo e mais alguns travestidos.

    • Falta ai o Suplicy que por baixo da camisa é tucanodemorolabosta. Mas, tem mais em Sampa. Agora, esta do Mercadante foi surpreendente. Um autêntico Tucano emplumado. Tem gente que até pode ter gostado, mas meu voto ele nunca mais terá. Tenho nojo de traidor.

  • Vergonha na cara! Isso é o que falta ao Mercadante e uma penca de outros “petistas” que renegam suas memórias para fazer bonitinho para a oligarquia.
    Não importa se fazem isso para abrir caminhos. A presidenta já fez isso e o resultado todo mundo que quer conhecer já conhece.
    Faço como o Eduardo Guimarães faz: esse sujeito não entra mais na minha lista de candidatos, mas entra na de políticos oportunistas e não confiáveis.

  • Se era isso que queria, Mercadante conseguiu, notoriedade… Não como um PETISTA histórico,de coragem, mas, como um covarde que não avalia sequer o estrago que causa uma estupidez desse tamanho… O PT NÃO É COVARDE, portanto meu caro MERCADEJANTE desista de pleitear a candidatura a GOVERNADOR, pois, espero que nosso partido não se permita mais uma estupidez…

  • O Mercadante jogou seu passado na lata de lixo da história. Que pena ! Era um cara que eu repeitava,depois
    dessa perdeu o meu respeito e os votos.

  • Mercadante e André Vargas, para mim, não existem mais!

    Estamos perdidos, Eduardo. Dilma e o PT estão com medo do PIG e não temos outras opções de votos.

    Prefiro rasgar meu título à votar no PSDB/DEM/PPS/PSD/REDE/SERRA/ETC. Mas temos outras opções?

    Já decidi, enquanto o PT e a Dilma não mudar, meu voto não terá!

    É revoltante…

  • Nunca acreditei nesse sabujo, covarde: como dizia meu avô, “poltrão”!
    Vamos exigir do PT que não ceda mais a legenda para esse cretino se eleger. Se ele quiser, que se bandei para a tucanalha, demo, qualquer partido de aliança com o pig.
    Xô, canalha, covarde!

  • Foi o proprietário (ou publisher) do conglomerado Folha da Manhã, empresa que edita o diário Folha de S. Paulo, o jornal Agora, o maior portal de internet do país, Universo Online (UOL), Instituto Datafolha, a editora Publifolha, a gráfica Plural e o diário econômico Valor, em conjunto com as Organizações Globo. Descendente de uma tradicional família, ao chegar à adolescência, sua família encontrava-se em dificuldades financeiras. Em conseqüência, logo teve de trabalhar. Seu primeiro grande negócio foi o Banco Nacional Imobiliário (BNI), banco especializado em imóveis que, entre outros empreendimentos, financiou o Edifício Copan. Em 1960 construiu a Rodoviária da Luz. Os jornais Folha da Manha, Folha da Tarde e Folha da Noite se transformaram em Folha de S.Paulo e, em 1962, comprou a Folha de S.Paulo de Caio de Alcântara Machado, em sociedade com Carlos Caldeira Filho. Criaram o Grupo Frical (Frias e Caldeira). Em 1965, os dois assumiram o comando da TV Excelsior.

  • Parabéns Edu, assim como você, eu e muitos petistas ficamos indignados com a carta do Mercadante. Ao contrário do que diz o Ministro, ele representa poucos da geração dele quando bajula a Folha. Infelizmente alguns quadros do PT e do PC do B, até mesmo do PSOL, adoram um holofote, um gravador ou algum repórter com um bloco de anotações. Todos acham que os editores são amigos, muitos ainda acham que dá pra compor com a grande imprensa. Não dá, eles não fazem questão de esconder que são oposição ao nosso governo, como se o papel da imprensa fosse esse. Lembro-me que a globo chegou a fazer um globo repórter especial retratando o Zé Dirceu como herói quando ele virou ministro do governo Lula, a mesma globo via Globonews tempos depois transmitiu ao vivo o julgamento da farsa do mentirão. Eles conseguiram transformar um picaretas em heróis como fizeram com Collor, Demostenes, Gurgel e Gilmar Mendes e transformaram heróis em picaretas como fizeram com o próprio Zé e o Genoíno. Infelizmente o Ministro Mercadante pisou na bola. Mas nós continuamos aqui, lutando por democratização e regulamentação dos meios de comunicação. Abraços.
    Aparecido Luiz
    Sec. de Comunicação do PT_SP

  • Em toda minha vida votei em candidatos do PT e mesmo assim não me considero petista, pois sou avesso a “istas” e “ismos”. Mas admito que certamente haverá o momento em que, provavelmente, votarei nulo, e será quando o MERCADANTE candidatar-se a cargo proporcional ou majoritário. Nunca votarei nele e nem o ajudarei a eleger-se e, por isso, em eleição proporcional não votarei em candidato do PT. Como não dá pra votar na direita e nessa infantil extrema esquerda que serve de inocente útil para a direita, a saída será o voto nulo. Abomino bajuladores masoquistas e sem vergonha na cara. E para não sê-lo, meu voto o Mercadante não terá. Talvez, só assim o PT expurgue esse indigno. Não dá pra engolir tudo do PT em nome dos avanços sociais e com medo do retrocesso de possível vitória da direita.
    MERCADANTE, NUNCA MAIS!

  • Francamente, Eduardo. Parece q é gastar vela com defunto ruim… (Jamais pensei q um dia escreveria isso sobre Dilma/PT. PIOR! SEM OS AMADORES DO PT, QUEM OCUPARÁ O EXECUTIVO? GOLPISTA, ORA!!!)

    Tanto quanto vc, tb estou preocupado. Compreendo sua movimentação e ansiedade. Mas, iria sentir-me um tolo ‘gritando’ por um grupo de amadores, apáticos e ingênuos políticos (se alguns forem apenas isso!)… Gritar em defesa de Bernardo, de Helena Chagas e de Cardozo??? Bernardo, q disse o disse sobre militância, e para a escatológica Veja????

    Não consigo compreender Dilma… O problema dela é soberba ou estupidez mesmo? Ela ainda nutre a ilusão de q pode manter relações cordiais com os pulhas do PIG? E, se o copo ainda não havia transbordado, com Mercadante choramingado a morte do velhaco do Frias, o beija-mão de Dilma, do mais novo ‘(natimorto) imortal’, foi a gota d’água… A mulher tá de sacanagem com a nossa cara??? Só pode ser!!!

    E o tanto q vc mesmo escreveu, e as inúmeras manifestações de pessoas q, através de seu blog, manifestaram preocupação da política titubeante de Dilma e do PT pós- Lula… E quantos blogs de esquerda explicitaram a mesma preocupação? E o q aconteceu? Tudo ficou na mais retumbante mesmice…

    Desculpe-me, Eduardo, mas, neste momento, SEM A SINALIZAÇÃO DO PRÓPRIO GOVERNO FEDERAL P Q CORREMOS ATRÁS DO ‘PREJÚ’, PERMANECEREI EM ‘STAND BY’…

Deixe uma resposta