Zé Dirceu, ao lado de amigos e familiares, manda um recado

Reportagem

 

Quando ouviu Joaquim Barbosa dizer que é um “privilégio” dos réus da Ação Penal 470 serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal, José Dirceu sorriu discretamente. Foi uma das poucas vezes em que perdeu a concentração enquanto assistia pela TV à derradeira e decisiva sessão do julgamento do mensalão nesta semana.

Terça-feira, 5 de setembro de 2013, por volta de 14 horas, bairro de Vila Mariana, zona Sul de São Paulo. A convite do ex-ministro, cheguei ao prédio em que reside para, ao lado de outros de seus amigos e de todos os seus familiares acompanharmos a sessão do julgamento do mensalão em que acreditávamos que seu destino seria selado.

Os convidados esperaram por Dirceu no jardim ou no salão de festas de seu prédio durante quase uma hora. Ele estava em seu apartamento reunido em almoço com toda a sua família. Chegou abraçando os amigos e sorrindo com amabilidade, mas sem exageros. Era possível notar que estava tenso.

Os amigos de Dirceu se dividiam entre amuados, tensos e revoltados. O último grupo, sobretudo devido à imprensa de tocaia à porta do prédio, câmeras, gravadores e blocos de anotação em punho.

Eu mesmo, perguntei a um repórter de O Globo e a uma repórter do Estadão por que estavam ali e ouvi que foi porque souberam que as ex-mulheres de Dirceu estavam reunidas com ele. Respondi que a família inteira estava lá e quis saber por que uma reunião familiar e com amigos seria notícia. A resposta da menina do Estadão: “É que somos do PIG”.

Os repórteres insistiram em saber sobre o estado de espírito de Dirceu. Respondi o que ele me disse e o que constatei, que está “firme como uma rocha”. Os repórteres pareceram algo decepcionados…  Enfim, as matérias dos veículos para os quais dei rápida entrevista você pode ler aqui e aqui.

Sobre os convidados, estiveram no encontro com Dirceu personalidades como o escritor Fernando Morais, o cineasta Luiz Carlos Barreto (o Barretão), o presidente da CUT, Wagner Freitas, além de ex-companheiros de luta durante a ditadura militar como os jornalistas Artur Scavone, Rose Nogueira e muitos outros.

A melhor forma que encontrei para reproduzir para os leitores do Blog o sentimento de revolta de amigos e familiares de Dirceu por conta de sua provável – mas não certa – condenação em um julgamento cercado de tantas contradições e suspeitas, foi colher depoimentos em que tal sentimento ficou patente.

Ao fim, expliquei a Dirceu que meus leitores vêm pedindo informações sobre seu estado de espírito e, assim, gentilmente ele fez questão de gravar uma mensagem exclusiva para o Blog da Cidadania: “Estou firme e sereno”. Confira, abaixo, a cobertura que fiz do encontro dos amigos e familiares de José Dirceu.

 *

207 comments

    • Minha solidaridade a Dirceu, Genuino, Joao Paulo e Pizolato. Espero que esse mentirao seja desmoralizado para todo país, assim como foi para muita gente que conheco.
      Quanto mais a Midiona bate nessa tecla, mais uma luz se acende na cabeca dos brasileiros. Tenho uma amiga de mais de 70 anos, muito conservadora, que disse-me outro día que anda desconfiada de tanta repeticao da mesma historia na Globo.

  • Belo trabalho, Edu.
    O país precisa reagir às provocações de seus bolsões mais conservadores e reacionários enquanto é tempo.
    Como entender um julgamento de exceção dentro de um regime democrático? É certo que esse cenário se repete na história da humanidade, mas no Brasil de hoje as mudanças dos últimos dez, doze anos têm que ser respeitadas, pois elas passam pelo voto e pelo consenso popular. Querer mudar o entendimento das leis para incriminar pessoas sem provas denigre o judiciário e a democracia brasileira. Saudações.

  • Zé Dirceu é uma liderança viva que espelha muita gente neste país, apesar da campanha encetada pela mídia ao longo dos anos, não conseguem desestimular as pessoas conscientes, sérias e comprometidas com um projeto de nação soberana. Sou solidário ao Zé Dirceu nesse momento triste do nosso judiciário que condena sem prova para satisfazer os interesses da mídia e dos grupos econômicos, com o intuito de derrotar o projeto começado com Lula, estrategicamente construído por Zé Dirceu.

  • Um forte abraço a Zé Dirceu. Acredito nele e torço muito por sua absolvição. Estou do lado dele e de Genoíno. Esses homens são guerreiros de verdade.

    A injustiça parece ter tomado conta das mentes dos que carregam o malhete numa mão e o PiG n’outra.

    Muita sorte aos companheiros.

  • Edu e colegas

    não é loucura, e sim um exercício, um teste de hipótese, um cenário!

    Se confirmada a aberração e condenados Dirceu, Genoíno, Cunha, Pizzolato e outros casos suspeitos e se hipoteticamente eu fosse o Lula, que por suas justas razões esteve calado até agora, eu convocaria uma coletiva, declarava a parcialidade da mídia e da justiça neste caso e a paralisia quando trata do assunto do mensalão mineiro do PSDB e me colocaria em prisão domiciliar durante o prazo da pena dos companheiros.

    Garanto que Lula sairia muito maior do episódio, despertaria o interesse e cuidado necessário ao caso e desmontaria e exporia o circo que foi criado para linchar os envolvidos além de fulminar a rede globo e outros meios de comunicação abjetos.

    Abs Giovani.

  • Edu e colegas

    não é loucura, e sim um exercício, um teste de hipótese, um cenário!

    Se confirmada a aberração e condenados Dirceu, Genoíno, Cunha, Pizzolato e outros casos suspeitos e se hipoteticamente eu fosse o Lula, que por suas justas razões esteve calado até agora, eu convocaria uma coletiva, declarava a parcialidade da mídia e da justiça neste caso e a paralisia quando trata do assunto do mensalão mineiro do PSDB e me colocaria como forma de protesto em prisão domiciliar durante o prazo da pena dos companheiros.

    Garanto que Lula sairia muito maior do episódio, despertaria o interesse e cuidado necessário ao caso e desmontaria e exporia o circo que foi criado para linchar os envolvidos além de fulminar a rede globo e outros meios de comunicação abjetos.

    Abs Giovani.

  • Parabéns, Edu.

    O clima de justa revolta contra todo o processo, bem caracterizado como de exceção, transpareceu na reportagem.

    As perguntas, bem formuladas. E bem respondidas, de forma pausada e serena por todos, confirmam a avaliação que tenho (eu e tantos outros) da AP 470 e de seu provável desfecho, como aberração inaceitável.

    A direita precisa atingir os símbolos. E José Dirceu é um deles.

  • Ainda tenho fé que José Dirceu e José Genoíno e os outros petistas ainda serão inocentados. Esse julgamento de exceção será revisto e o STF será o tribunal mais desmoralizado do mundo. Depois disso tudo, os ministros que votaram pela condenação deverão ser demitidos. Que história é essa? Só servidor público barnabé é que é demitido quando pisa feio na bola?

  • Tenho fé que José Dirceu, José Genoíno e os outros petistas ainda serão inocentados, esse julgamento de exceção cancelado, os ministros que votaram pela condenação desmoralizados e quem sabe demitidos, após ficar provado o julgamento político em benefício de grandes corporações.

  • Eu também acredito no José Dirceu, no Pizzolato, no Genoíno, no João Paulo….
    Cada vez fico mais revoltada com esse Joaquim Barbosa. Fiquei sabendo outro dia que a sugestão para sua indicação para o stf partiu do Frei Beto. Frei Beto, onde estavas com a cabeça quando fez essa sugestão ao Lula? .
    E volto a citar a proposta do Senador Requião que estabelece um prazo de 8 anos de mandato para os ministros do stf. Trata-se da PEC 58/2012. Vamos apoiar essa PEC. Acho que o Brasil ainda é um dos poucos países que estabelece cargo vitalício para os ministros da Suprema Corte. Enquanto esses ministros se acharem intocáveis, vão se achar no direito de fazer o que bem entendem no stf, sem dar a mínima se estão justos ou não. E estou vendo que somente o Sr. Lewandowski está sendo justo nesse julgamento e não se deixando intimidar por pressões da grande mídia. Parabéns, Ministro Lewandowski!

  • Eduardo, transmita meu grande abraço e minha imensa solidariedade ao companheiro Ze Dirceu. Estaremos sempre juntos em defesa de um Brasil justo e soberano como o Ze sempre defendeu e lutou.

  • Tem muita gente – da direita, é óbvio – que quer ver Dirceu trancafiado de todo jeito. Não importa para estes se há provas ou não, mas sim, sua condenação e, consequentemente, sua prisão. Já está mais do que claro que este julgamento foi de exceção.

    Dirceu, se tu fores preso, continue a lutar, já fostes preso uma vez na época da ditadura. Recorra a instâncias internacionais, mostre a farsa e a palhaçada que é a nossa justiça. Sinto-me bastante envergonhado por um grupo de famílias midiáticas poder conduzir a suprema corte do país. Demonstra-se que, neste país, estes grupos é que mandam.

    • É isso mesmo Sávio! Dirceu tem que recorrer aos tribunais internacionais. Dizem que pode demorar para que esses tribunais acatem seu pedido mas só o fato de aceitarem já representa uma desmoralização para os nossos “digníssimos” ministros do stf. Aí o mundo inteiro saberá a grande farsa que foi esse julgamento. É só lembrar o que disse o jurista alemão, Claus Roxin, de que a Teoria do Domínio do Fato estava sendo mal interpretada pelo stf. Um julgamento sem provas, sem conceder o amplo direito de defesa, “ressuscitando” mortos para aumentar a pena dos réus, livrou diretores tucanos do BB do mesmo julgamento e condenou Pizzolato sem que este tenha assinado documentos comprometedores, ignorou o Laudo 2828 da PF, enfim um monte de erros e contradições que caracterizam mesmo um Tribunal de Exceção. Também, o que esperar de um stf que tem um presidente que é diretor de uma offshore, um ministro que dá HC para um médico condenado a mais de 200 anos de prisão por ter estuprado centenas de mulheres e ainda atua como “advogado de defesa” do Daniel Dantas pois deu 2 HCs em menos de 48 horas. Sem esquecer do ministro guitarrista que atua nos casos de um poderoso advogado carioca, que inclusive ia lhe dar uma big festa de aniversário em agradecimento aos seus desinteressados préstimos. E ainda tem aquela ministra que reconheceu que não existia nenhuma prova cabal contra Dirceu mas que iria condená-lo pois a literatura jurídica lhe permite. São esses os “digníssimos” ministros do nosso grande stf, que se acham no direito de condenar pessoas como Dirceu, Genoíno, Pizzolato, Delúbio e João Cunha. Só rindo pra não chorar.

  • Edu
    Valeu pela cobertura na veia, revelando com suas limitações técnicas, sem a pasteurização que causa desconfiança a opinião de poucos companheiros mas leais.
    Onde estão os medalhões que Dirceu alçou ao destaque no cenário político nacional? Escondidos dos eleitores?
    Então não merecem seus mandatos!
    O bom que a peça ficou tão pessoal específica e verdadeira que a imprensa não pode “chupar” daqui porque ficaria fora de contexto,

  • Sempre acreditei no Zé Dirceu e Genoino! A história provará as respectivas inocências!
    José Aparecido dos Santos-Assis-SP

  • O STF perdeu toda a legitimidade e não atende mais aos propósitos de justiça democrática e republicana pelos quais foi criado. Está na hora de atirá-lo no lixo da história.

    Toda sessão é um constrangimento infinito para o país e nos causa vergonha e asco, pois quem deveria ser guardião da Constituição a estupra à luz do dia em praça pública.

    • Houve uma condenação política. Uma revanche. Apenas isso. A história está repleta de vendettas iguais. Dirceu, Genoino e tantos outros não roubaram. Mesmo se o mensalão tivesse existido, não seria um crime como o dos tucanos de São Paulo, que enriqueceram às custas do sofrimento do povo que usa metrô e trens. E estão soltinhos da Silva.

      • Besteirol tem limites!!
        Nada com ser “util amigo” para chamar a mais alta corte do Brasil de revanchista.
        Roubaram sim!!! Esta nos autos.

        Obviamente roubo nao é igual a roubo na mente de um pequeno e útil “amigo”

        • Ignorante ou cínico. Ignorante papagaio de rolabosta, se desconhece que nos autos não existem provas, tanto que foi necessário importar da Alemanha o exótico domínio do fato, se não desconhece, membro cínico e hipócrita da vanguarda do atraso, que sobrevive da nojenta desigualdade brasileira.

        • Não teve dinheiro público envolvido, não teve desvio de dinheiro, o empréstimo foi pago integralmente, não teve nada. A única irregularidade foi não prestar contas ao TSE, o que é crime eleuitoral não passível de pena.

          E nem disso se pode acusar o Zé Dirceu, pois ele não teve NADA a ver nem com o empréstimo, nem com as transferências de fundos de campanha pára partidos aliados, sendo condenado em cima de uma teoria esdrúxula de domínio do fato, cuja aplicação nesse caso froi desautorizada até pelo autor da teoria e que os juízes já confessaram que não vão aplicar em nenhum outro caso, o que em sí já prova que foi um julgamento de exceção.

          A direita raivosa que forma a oposição tucanomidiática quer provar a culpa do Zé Dirceu pelo fato de ser condenado quando na verdade a condenação foi feita sem provar um milímetro de culpa. É uma grande mentira que a direita raivosa quer impor pela repetição. Daí os muxoxos e interjeições que o trollzão safado aí em cima coloca, porque argumentos não tem para colocar.

          Zé Dirceu e Genoíno são heróis da democracia brasileira e a História lhes fará justiça muito em breve, execrando essa escabrosa perseguição política de que são vítimas.

  • As pessoas ,principalmente da classe media ,reproduzem o q a GLOBO( aquela empresa q não paga impostos) diz.

    O STF ,q se tornou um tribunal de exceção( digno da ditadura militar) já condenar o Dirceu ,o Genoino, etc.

    A Globo, q apoiu a Ditadura, já determinou a condenação. Ela manda no Brasil. O Dirceu e os outros são presos políticos, nada mais. Como eram em 68…

    A culpa é do PT q tem medo da Globo. Engavetou o projeto da LEI DE MEIOS …q inveja da Argentina q enfrentou o CLARIN…O PT não politizou a sociedade, a tal “classe media” emergente…. ….

    É um luta ideologica….Existe um projeto de financiamento publico das campanhas. Dorme na Camara. Os políticos da “base” não querem votar. Querem continuar recebendo dinheiro das empresas pra fazer campanha.

    Cade CPI da privatização? A compra de votos ´pra reeleição do FHC? A licitação dos trens de SP?

    Agora ,no 7 de Setembro , a direita vai fazer sua manifestação contra a corrupção…rsss….o PT inventou a corrupção. Ele compra votos dos parlamentares. Só ele……rsss

    abs

  • O que estava fazendo Joaquim Barbosa quando Dirceu lutava contra assassinos que tomaram de assalto o Brasil e implantaram uma ditadura?

    Todos aqui conhecem e sabem quem é Zé Dirceu, um homem íntegro que pode ser considerado herói por nunca fugir às lutas.

    Em sua Biografia, não a escrita por aquele jornalista canalha, mas a que for escrita por uma pessoa honrada, certamente será lida e servirá de inspiração para gerações futuras, quanto a de Joaquim Barbosa, talvez seja escrita por Merdal, servirá certamente de escárnio para uns e para outros, os imbecis, um exemplo a ser seguido.

    Viva, Dirceu, Genoino, Pizzolato, Delúbio e todas as pessoas inocentes da AÇÃO POLÍTICA 470 !!!

  • MACARTISMO.

    É o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950.

    Foi uma época em que o medo do Comunismo e da sua influência em instituições americanas tornou-se exacerbado, juntamente AO MEDO DE AÇÕES DE ESPIONAGEM PROMOVIDAS PELA OTAN.

    Durante o Macartismo, muitos milhares de americanos foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas.

    A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público (como Alger Hiss), à indústria do espetáculo ( ex.Barbara Bel Geddes), cientistas (David Bohm), educadores e sindicalistas e até militares de alta patente.

    As suspeitas eram freqüentemente dadas como certas mesmo com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis, além da magnificação do nível de ameaça que representavam os investigados.

    Muitos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e alguns foram até mesmo presos e levados ao suicídio.

  • O STF tem atuado como o instrumento da vingança da direita brasileira e seus sócios globais. O Zé Dirceu é o quadro político, que com sua firmeza ideológica, determinação militante tem a simbologia do comandante destemido. A história o espera como um dos heróis do povo brasileiro.

  • Arnhem (Holanda) -Envio meu abraço solidário ao amigo José Dirceu, prefaciador de meu livro “A Bolívia de Evo Morales”. Já ao convidá-lo para participar daquele projeto, queria manifestar minha integral solidariedade, num momento em que ele sofria um verdadeiro linchamento da mídia cartelizada. Nada mudou desde então, a não ser a minha convicção crescente de que o STF, em conluio com o que há de pior na imprensa brasileira (golpista, pelo menos, desde 1954) montou e protagoniza uma farsa histórica. Seja qual for o resultado desta trama anti-nacional, os brasileiros saberão em breve quem está e sempre esteve ao seu lado, e quem são os inimigos da Democracia e do povo. Força, companheiro Zé Dirceu!

  • ERROU, tem que pagar ..é o que defendiam, e é ainda o que defendo a todos, inclusive pra mim e pros meus.

    ..e se esta pagando caro e de forma desproporcional, EM PARTE, é pq os diversos grupos que estiveram por seu COMANDO no poder não souberam viabilizar e/ou transformar o país e suas Instituições (inclusive leis) numa NAÇÃO mais justa e íntegra conforme prometeram.

    Agora, daí a negar-lhe a biografia, a história ? Daí a não lhe reconhecer da inteligência, visão, mérito e/ou talento ?

    Francamente ? O BRASIL perde muito com seu “exílio” forçado ..mas tem que ser ..e pena que tudo indica que irá parar por aí, pois hoje os que o condenam, em parte, também fazem parte de velhos ESQUEMAS.

    Talvez, de tantos equívocos (sim, todos nós os cometemos) foi ele ter optado por um corta caminho tortuoso, velhaco, pra se viabilizar projetos e acordos políticos, isso, ao invés de chamar seus companheiros (à época os eleitores, inclusive) para um embate derradeiro ..Um embate que deveria ser feito contra as forças fisiológicas, corruptas, oportunistas, contra os que sempre defendem interesses pequenos, privados, corporativistas, sectários, rasteiros e mesquinhos ..independente de ideologias.

    ..e claro, talvez o principal, teria sido o de NÃO buscar informar, cooperar e esclarecer de forma célere, foi ele ter tentado protelar, teimar em disfarçar e negar duma CULPA que a todos fica evidente, inclusive diante da engenhosidade do enredo que só um José Dirceu saberia fazer acontecer ..pior, tudo com o objetivo de nos perpetuar um modelo de se fazer política, no mínimo, indecente, e que ainda persiste.

    Força José Dirceu, sinceramente espero que destes infelizes episódios o país possa tirar proveito e crescer moralmente ..o que convenhamos, ainda esta MUITO, mas muito difícil de acontecer.

    ..e que disso tudo você se saia menos herói, e mais próximos de nós, reles humanos.

  • Ai Ai ai. São políticos corruptos. Tomara que tenham o que merecem.
    Todos eles. Os privatas, os mensaleiros, os propinoduteiros.
    Brasil, rumo ao fracasso eterno e inexorável.
    É nossa vocação.

      • Ele não quer ser “miricano”

        O que ele e a maioria quer é só ser um “amigo útil” do poder da vez, para auferir dinheiro alheio.

        Mas poucos conseguem a façanha de ir de um anti lula feroz a um ferrenho defensor a favor de lula, depois de um belo banner da Petrobras colocado no site.

        Sim, ninguém tem provas contra Dirceu, ele não é idiota para deixar papelada assinada.

        Pq sair da atividade guerrilheira com treinamento em Cuba para o posto de um dos mais hábeis e ricos lobistas, isto sim é para poucos.

        Viva o Zé Dirceu

        O cara aufere milhões de dinheiro público e ainda tem um bando de foquinhas amestradas batendo palmas…..

        o cara é bom mesmo!!!

  • Toda a solidariedade do mundo a José Dirceu! Saiba que estamos com ele nesse momento difícil, em que ainda se vê cercado pelos vermes do PIG, canalhas, pilantras da laia dessa sujeitinha do Estadão que, com seu cinismo repugnante, que expressou nessa resposta tosca que deu a você, não vê que também faz parte de um grupo discriminado por nossa mídia reacionária, as mulheres, e amanhã poderá também ser vítima da crueldade dos coroneis eletrônicos, aliás, já o é, tanto pelo que a mídia faz com as mulheres, que a atinge como mulher, como pelas condições que enfrenta no trabalho, onde, tenho certeza de que não recebe o mesmo tratamento dado a um homem). Contudo, esquecendo esses vermes, um grande abraço a José Dirceu! Torço por sua absolvição, já que seu julgamento ainda não terminou.

  • Acho que pode ser a idade sessentona, mas no momento vivo quase os mesmos sentimentos dos finais de 60. Se de um lado o medo não está tão perto, de outro, alguns acontecimentos trazem de volta a sensação de que ainda não purgamos toda a dor e toda a desolação daqueles tristes tempos.
    Zé Dirceu pra mim é e continuará sendo um símbolo e ao mesmo tempo sujeito fundamental da práxis política. Tenho esperanças ainda porque aconteça o que acontecer ele será sempre ouvido, aclamado e estará agindo e defendendo nossa causa por diferentes caminhos .
    Lembro agora de um autor russo que escreveu algo mais ou menos assim: A verdade sempre prevalece porque se o sineiro é morto o vento se encarrega de tocar o sino!
    Abraços solidários a todos os que como eu sentem a estranheza desses nossos tempos.
    Maria José Dozza Subtil
    Ponta Grossa PR

  • Edu, obrigada por este presente. Ficamos aqui acompanhando este julgamento político. Eu certamente estaria no grupo dos revoltados. Acho que podemos suportar muitas coisas na vida, menos a injustiça. Espero que este “mentirão” seja levado as cortes internacionais. Muita força a todos os companheiros do PT e que Zé Dirceu continue firme e sereno.

  • Belo trabalho Eduardo,
    Quando você veio a Brasilia dar reforço ao Ricardo Lewandowski foi sim um divisor de água. O Ricardo assim como os réus estava sendo trucidado e aquele afago ao bom ministro foi previdente.
    Hoje vemos o ministro tão firme como antes, ele sabe que a guerra só é perdida se trincheiras não forem defendidas. Esse ministro é demais da conta

    Todo mundo fazendo um pouquinho essa INJUSTIÇA não vai durar.
    Que TODOS os réus desse julgamento se sintam afagados. Do Dirceu ao Genoino, do Delúbio ao Marcos Valério, são todos vitimas e temos que reparar a dor dos vitimados a qualquer preço.
    A guerra não acabou, só acaba quando desistimos dela.

    Abraços

    • Ana, li o seu comentário feito no tijolaço sobre possíveis reformas no judiciário. Talvez pudesse repetir aqui,e nós, que não nos conformamos com atos injustos nem com o circo romano montado hoje pela mídia e stf, poderíamos participar. Só me lembro da peça Antígona quando assisto a essa marmota. Ou no kafkiano O Processo, ou em Brasil, o filme do Monty Pyton. Em falar nele, será que o roteirista era vidente? Voltando à reforma, só assim atingiremos a maioridade democrática.

  • Inimaginável é observar os acusadores. JB, desprovido de ética e moral. A quem esse juiz pretende enganar? Incoerente e inconsequente. Arrota um preconceito político enerme. Mas julga todos culpados, querendo algemá-los rápido. O dono da palavra certa está longe de ser pureza, já baldeou a água. Limpidez em suas ações jamais. Esse senhor não merece consideração, tende em vista a maioria dos erros cometidos por ele.

  • O Brasil depois de tantos anos voltará a ter presos políticos, e o mais triste é saber que a maioria dos covardes do STF foram nomeados pelo Lula/Dilma.

    Em tempo: O tal domínio do fato não se aplicou ao FHC que foi diretamente beneficiado com a compra dos votos e muito menos à turma do PSDB de SP. Aliás se tem alguém que não tem moral para dar um pio sobre o mentirão são os que a gostam da turma de “bico grande”

  • Ratificando cada palavra que disse e publiquei ao longo destes tantos meses de luta contra as aberrações jurídicas – e políticas – da AP 470, quero hoje apenas parabenizar muito fraternalmente o Blog da Cidadania, que figura entre os bravíssimos companheiros resistentes ao golpe institucional que se pretende contra os interesses mais sentidos e legítimos do povo brasileiro.

  • Desde o início, acreditei que o alvo primeiro era Zé Dirceu e o segundo alvo era o PT. Não é um caso de justiça, repito também, não é nem nunca foi um caso de justiça.Também não é caso de ‘ficha limpa’. Ninguém nunca analisou essa criação “lobo com pele de ovelha” que beneficiou mais velhos e conhecidos políticos em detrimento da busca de corruptos, corruptores e de ética na vida pública, isso inclui os três poderes. Se fosse, a cadeia estaria mais cheia dos que os cárceres de presos comuns. Então para passar o tempo, vamos ler nesse fim de semana O Príncipe da Privataria. Assim a gente vai memorizando essa etapa da história brasileira.

  • Eduardo, caso o façam, nao se deveria deixa-los sem um publica bofetada.
    Entao veja por seu lado se
    Se prenderem a genoino, q um deles diga de publico a imprensa que vai pedir ate aos seus apoiadores contribuiçao para pagar a brutal multa de 470 mil.
    e QUE espera conseguir apoio, nesse sentido.
    E ACRESCENTE ainda que nao seja INSUFICIENTE PARA COMPRAR UM APTO offshore sequer pequeno na Brickell avenue, em Miami, ele agradece assim mesmo.

  • Este site presta apoio a um condenado em ultima instacia pela Corte Suprema da Nacao. O blogueiro corre o risco de ser preso por apologia ao crime.

    bjs,

    Maria

    • Seu comentário mostra sua imensa ignorância sobre tudo, mas especialmente sobre democracia. De onde você tirou que é proibido apoiar alguém que foi condenado? Você tirou da ditadura militar, à qual gente como você serviu, idolatrou. Uma ditadura que chegou a estuprar mulheres, assassinar e mutilar crianças e roubar o país. Naquele tempo, realmente alguém poderia ser preso por sua opinião. Mas tenho uma péssima notícia pra você: em 1985, a ditadura terminou. De lá para cá, cada um pode dizer o que pensa sobre política. Pode dizer que um condenado é inocente. É um princípio universal, esse. Talvez, se um dia resolver voltar a estudar, conheça o caso Dreyfus. Aí entenderá do que estou falando.

    • Maria Almeida, como assim o dinheiro da Visanet é em parte público? então vamos para um exemplo prático, eu abro uma conta corrente no BB e ponho meu ganho lá, você ta querendo dizer que meu dinheiro é público? você ta querendo dizer que se você quiser poder ir lá na boca do caixa e sacar meu dinheiro só porque você considera o meu ganho pessoal público? veja o dinheiro eu depositei num banco público mas isso não quer dizer que este mesmo dinheiro seja público, o dinheiro é PRIVADO, É MEU e e eu disponho dele da forma como eu achar melhor, portanto no caso específico da VISANET o dinheiro é PRIVADO QUE PERTENCE A VISANET QUE DEPOSITOU O DINHEIRO DELA NUM BANCO PÚBLICO, ASSIM COMO ELA PODERIA TER ESCOLHIDO UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA PRIVADA, PORTANTO NÃO CONFUNDA.. O BANCO PODE SER PÚBLICO MAS NEM SEMPRE O DINHEIRO É PÚBLICO. ENTENDEU?? ou quer q eu desenhe??

  • Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2013
    PROJETO: MÉDICO DA COMUNIDADE
    Caros amigos (as) todo mundo sabe que o atendimento médico no Brasil, só vai melhorar com o esforço de todos, não adianta falar, que todos os problemas serão resolvidos com a implementação do projeto Mais Médicos. Por isso, gostaria de sugerir um projeto, para as associação de moradores de comunidades carentes de todo o Brasil: O MÉDICO DA COMUNIDADE onde através de uma parceria de patrocinadores, que tem interesse de anunciarem na associação de moradores, por um valor de cotas, essa associação teria um médico especial para atender os moradores, tendo a consulta um valor simbólico, para melhorar o atendimento para os moradores. Em muitas comunidades já tem banco, grandes redes de varejo, TV a cabo, supermercados, etc. Tenho certeza, que muitos bons médicos brasileiros, se receberem apoio da iniciativa privada (patrocínio) vão colaborar com esse projeto, que visa salvar vidas. O MÉDICO DA COMUNIDADE pode ajudar muita gente, que hoje em dia, sofre com os problemas da saúde pública, pois só com a união e o esforço de todos, é que a saúde brasileira vai sair da UTI. O Morador dessas comunidades carentes, vão também saber reconhecer, quem é o seu companheiro de jornada (parceiro) na hora de participar e colaborar com esse projeto, que visa melhorar a vida deles, dando preferência na hora de procurar algum serviço ou produto.
    Atenciosamente:
    Cláudio José, Um amigo do Povo.

    • Senhor Claudio José
      Quem foi que lhe disse que todos os problemas serão resolvidos com a implementação do programa Mais Médicos?
      É cada uma…

  • Minha solidariedade e apoio ao Zé Dirceu, Genoíno, João Paulo e todos os outros que estão sendo condenados injustamente por esse tribunal de exceção que age segundo os ditames do PIG. Espero que se forem mesmo condenados e não não restar mais recursos, os tribunais internacionais possam trazer de volta a verdadeira justiça ao país e desmoralizar esses justiceiros de araque que estão empenhados em desmoralizar a política em nosso país.

  • O julgamento foi INJUSTO.
    Dirceu , Genuíno e Pizolato tiveram seu direito de defesa cerceados.
    São presos políticos.
    A mídia de direita (PIG), deram a sentença.
    Os juizeis só homologaram o que a Globo e a Veja determinaram.

  • Ontem eu assisti ao 51 debate do mensalao, no site da VEJA, eu assisti a todos; volta e meia eles trazem um especialista juridico, ontem foi o ex ministro do STF Rezek

    Por que PHA, Azenha e Nassif nao fizeram tambem 51 debates, justamente para derrubar o que o PIG diz ? Estrutura midiatica nao falta;

    Seria bom, ao inves de ficar pregando no vazio;

    bjs,

    Maria

  • O mentirão. Essa farsa tá na história, e só serve para
    reforçar, a importância desses companheiros e do PT
    que sempre lutaram pela avanço de toda a humanidade.

    É só ver a história, dessa gente do PIG,PGR,STF sempre, aliados com os interesses
    da casa branca. E, comparar, com esses grandes homens que entregaram sua vidas em favor da humanidade.

    Grande Eduardo!!!! Mais uma vez BELÍSSIMA matéria.
    Parabéns.

    Feliz sempre e muito axé!!!

    Vc.honra o gênero humano.!!!

  • Estou realmente revoltado com esta condenação sem provas, baseada em uma teoria jurídica estranha ao nosso direito: o chamado domínio do fato.
    Fica clara a motivação política. Há a tentativa clara que aniquilar um partido e desqualificar pessoas importantes como o José Dirceu e Genoíno que tiveram e tem uma atuação reconhecida na luta por uma Brasil mais justo. Mas tenho fé de que em algum momento a justiça será feita. Depende também de nós.

    • O “Dominio do Fato” e uma excelente teoria e pode ser aplicada tambem contra Alckmin no caso Siemens, desde que fique provado com ele como ficou com ZD;

      Bjs,

      Maria

      • Caso fique comprovado o que Maria? Vc é advogada? Gostaria muito de ler suas explicações sobre este post, já que vc alega que há provas contra Dirceu. Mostre, por favor. Basta a vergonha nacional de um julgamento político e um tribunal corrompido, não precisamos de mais fabricantes de provas.
        STF, relevando o honrado Lewandowski, é um antro de canalhas.

  • É, ta chegando o fim da linha. O nobre mensaleiro vai ser preso ou fará como o colega acima sugeriu: vai pedir asilo político pra Bolivia (poderia ser também a Venezuela ou Cuba).
    De inocente ele não tem nada, é óbvio.
    O Problema é que o PT quando chegou ao poder foi com muita sede ao pote. Quiseram fazer as coisas muito na cara dura e se deram mal.

    • Quem não questiona por que o STF jamais mandou pra prisão políticos importantes antes do julgamento do mensalão, é burro ou mal-intencionado. Enquanto isso, ministros do STF compram apartamentos milionários em Miami sob nome falso, montam negócios com advogados com causas no STF…

      • Outros Presidentes escolhiam Ministros “amiguinhos”, pra livrar a cara deles.

        Lula foi o primeiro Presidente a escolher juizes pela competencia, entao agora pela primeira vez o STF esta mandando para a cadeia bandidos poderosos.

        bjs,

        Maria

        • E porque não manda os tucanos com FARTAS PROVAS DOCUMENTAS para CADEIA, o BANDIDÃO joaquim barbosa, deveria ser o primeiro a ser PRESO, por PROTEGER SEUS COMPARSAS E CONDENAR INOCENTES. NÃO SEJA HIPÓCRITA MARIA. ISSO É O PIOR DEFEITO DO SER HUMANO.

        • Quer dizer que já estão na cadeia o Daniel Dantas, o Gilmar Dantas, o finado FHC, o Nosferatu Cerra, o Cachoeira, o Demóstenes e outros criminosos que dilapidaram o patrimônio nacional?

    • Ninguém acredita nessa conversa mole. Isso só serve para tucano ter o que falar quando lhe são apontados os inúmeros casos de corrupção, incompetência e descaso social que eles protagonizaram no governo federal na era das trevas de FHC e nos estados que sofrem sob seu desonesto e incompetente [des]governo.

      • Esquece FHC, ele que ‘descanse em paz”.

        Vamos olhar pros problemas do momento, o PIB parece galinha tentando levantar voo, Brasil na penultima colocacao no PISA, inflacao longe da meta, etc, etc;

        vamos ver se amanha o povo vai pras ruas pedir o que precisa,

        bjs,

        Maria

        • Isso sem falar que os governos tucanos de São Paulo roubaram R$ 500 milhões ao receberem propinas da Siemens, mas isso não lhe interessa, porque corrupção, pra você, só deve ser combatida se for a dos seus inimigos, mas a dos amigos você finge que não vê

          • Para você, esse assunto jamais estará em debate porque você quer mais é que os tucanos roubem impunemente, por isso só escreve contra o PT. Respeite a inteligência alheia.

          • É, pode até ser que os governos tucanos levaram R$ 500 mi do cartel que a Siemens faz parte. Que se investigue, oras.
            Agora me fale, por exemplo, dos US$ 1 Bi do escândalo da compra da de refinaria de Pasadena.
            Estou no aguardo. Ou será que no blog cidadania as denúncias de roubo são seletivas?

        • Ridícula a tentativa do troll sob alcunha de “Maria Almeida” de desviar o assunto da corrupção dos tucanos.

          É uma tática recorrente. Eles acusam os adversários de corrupção e quando lembramos que eles estão atolados até o bico na mais pesada corrupção eles desconversam e saem pela tangente.

          Geralmente mudando a alcunha para fazer parecer que é outra pessoa escrevendo.

          Uma palhaçada que repetem constantemente, porque não tem como sustentar uma argumentação válida.

        • Pare de ler, ouvir, ver, pig, que você cairá na real e verá que o Brasil NUNCA esteve tão bem. Maria, você é uma pessoa desonesta, isso para mim não tem valor nenhum, apenas, atrapalha o crescimento do país e prejudica todo povo brasileiro. Um dia você irá se arrepender muito, espero que esse dia chegue logo, antes que seja tarde para você. Para o seu próprio bem.

      • Posso lhe garantir, Ruy, que tem milhões de pessoas que acreditam nessa conversa que não é mole, inclusive a Procuradoria Geral da República e a Maioria dos Ministros do STF.

        E se houve eventuais roubos de tucanos que se apure e se puna. A tua conversinha é sempre essa, como se o roubo dos tucanos servisse para perdoar os petistas. Chega a ser patético ver vocês tentando tapar o sol com a peneira.

        • COMO ASSIM “SE HOUVE”?????? O sr. roberto, vá catar lata, e tentar enganar outros, basta pegar o livro Pirataria Tucana, que está repleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeto de provas documentadas. Não nos subestime, que chega a ser agressivo. Vá contar essas estórinhas para tolos, aqui não. Nós, navegantes, conhecemos BEM a verdade, e sabemos muito bem, quem está por trás de vocês, Maria, Roberto, Lucas. Não adianta vocês quererem desqualificar nossos comentários, que não pega, é melhor mudar de táticas, pois, essas estão dando flor. Já deu, entendeu?

      • Isso é argumento, cara pálida? Xingar e rotular alguém por causa do nome? Como sempre, a mesma ladainha do blog. Coisa comum no mundo do petismo de uma nota só. Todos tem que concordar com as mesmas ideias e posições da patrulha ideológica se não já recebe toda sorte de xingamentos e rotulações como “tucano”, “golpista”, etc. Tenho é pena de você.

        • E o que faz aqui então? Vá com Deus. Pode ter certeza que ninguém aqui irá sentir falta, seria melhor mesmo que fosse embora do país, já que não gosta do Brasil, e nos deixar viver em paz, porque pra nós está bom demais.

        • Esse aí seria aquele sujeito que os pernambucanos expulsaram politicamente de Pernambuco por ser um traira, entreguista e privatista?

          Seria aquele mesmo sujeito escroto que foi abraçado pelo PIG, eleito por ter locado o seu partido de aluguel ao PSDB?

          Ou é mais um troll tucano-pefelê querendo limpar a sujeira do PSDB dizendo que o PT foi muito, muito mais corrupto que o PSDB?

    • Onde está a obviedade? Onde estão as provas? Cite todas, por favor. A canalhice do STF se estende na língua fácil do povinho. Quero provas, com embasamento jurídico, por favor. Do contrário, cale-se, ou vá difamar em outro lugar. Não há espaço pra “achismos” no Direito.

    • Caro “Roberto Freire”, não há mísera prova contra José Dirceu. A questão não é “ele roubou”, é “provar que ele roubou”. Quem acusa prova e o senhor Joaquim Barbosa ficou anos pesquisando, para não conseguir encontrar nada! O Supremo condena José Dirceu sem uma mísera prova! Na base do “ele não tinha como não saber”. Isso não é prova.

      O ministro Lewandowsky disse, em dado momento do julgamento, algo assim: se algum dos meus colegas me mostrarem uma provinha sobre esse caso que seja, mudo meu voto. Fez o silêncio na Corte. É evidente que esse julgamento é político, é praticamente um linchamento.

      Este julgamento é uma farsa, um teatro para queimar o PT, um partido covarde, por que a essa altura, já deveria estar atacando ferozmente os desmandos apontados em revistas e na internet de tucanos de alta plumagem, principalmente de São Paulo (caso do metrô, por exemplo), o que não exclui outros estados.

      Leiam “Privataria Tucana” (livro patrocinado por simpatizantes de Aécio Neves) e “O Príncipe da Privataria” (livro recente, demonstrando como a reeleição de Fernando Henrique Cardoso foi lindamente comprada, além de outros horrores). É de estarrecer.

      Entendo que José Dirceu, com o apoio das pessoas que estão vendo o que está acontecendo, precisa ficar firme e, preso ou não, ir até a Organização dos Estados Americanos (OEA), para demonstrar essa farsa.

      Finalizando, será o que o ministro Barbosa irá atrás daqueles que teriam irrigado o dito “valerioduto”, como pergunta Paulo Henrique Amorim?

  • Revoltante! Degradante para a justiça este julgamento da AP 470! Por que só o PT? Não dá para entender, não dá para engolir toda esta execração pública sobre um partido, sendo que outros, anteriormente, agiram da mesma forma! Estes outros, nunca foram julgados e jamais serão condenados! Nossa justiça está do avesso!

    • Maria Olimpia, é fácil entender, está muito óbvio, está muito na cara. Destruindo a imagem do PT, os BANDIDOS que sempre mamaram nas tetas do país deixando o povo na miséria, voltam ao poder, pois, no voto eles não conseguem voltar, somente fazendo jogo sujo, e como eles são bandidos, jogam sujo mesmo, são gente da pior espécie, estão em todo lugar, na mídia, no judiciário, MP, TCU, etc (com apoio dos EUA). Desde que Lula foi presidente, que eles vem boicotando, tramando, conspirando. Aliás, esse sempre foi o jogo, destruir imagem. Somente nós conscientes percebemos, mas, infelizmente, existem pessoas que tem baixo caráter aí se alinham com esse jogo. Realmente, estamos passando por um momento crítico, não somente no Brasil, mas, em outros países, EUA e Europa estão atacando com toda fúria.

  • No STF quem decide é a globo,isso é fato, mas até quando os srs. ministros ,com raras exceções continuarão com essa atitude desmoralizante para uma instituição que deveria trabalhar em prol da justiça?. Quando os srs. ministros irão julgar o mensalão tucano? Será que terão coragem? E o propinoduto? A compra de votos pelo sr. FHC? A roubalheira orquestrada pelo Serra nas privatizações? Tudo vai ficar na impunidade apesar do vasto material comprovando essas e outras irregularidades dos governos tucanos.O STF só tem coragem e determinação para condenar sem provas o Zé Dirceu, O genoíno…

  • Não há dúvida de que Dirceu está sendo vítima de injustiças, com motivações políticas. Não há qualquer prova da formação de quadrilha ou do desvio de dinheiro público. Mas resta, intocado, o crime do caixa 2. Dirceu deveria ter aproveitado a oportunidade e admitido que errou ao usar o recurso do caixa 2, nivelando o PT a todos os partidinhos de esquerda e de direita que não tem qualquer escrúpulo em lançar mão dessa maracutaia. O culpado pelo que lhe está acontecendo é do próprio Dirceu. Tivesse ele repudiado essas práticas que todos nós, militantes e simpatizantes , condenávamos e condenamos, e mantido o respeito às bandeiras da ética e da honestidade que empunhávamos com orgulho, nada disso estaria ocorrendo. Me desculpem os amigos e simpatizantes de Dirceu, em quem reconheço grandes qualidades, mas não consigo perdoá-lo por ter jogado o PT na vala comum onde se abrigam todos os demais partidos, o que não me impede de, sinceramente, torcer para que sejam afastadas as injustiças que estão sendo praticadas contra ele.

  • O Augusto Nunes ta dizendo que vai dar 6 x 5 contra os infringentes, o que voces acham ?

    Eu conto a favor dos infringentes obviamente a duplinha petista, mais o Barroso, o Decano e o Marco Aurelio;

    Acho que os outros vao querer mandar a turminha pro xilindro…..o que vcs acham ? Minhas contas batem com a do Augusto, mas nao sei se consideramos os mesmos juizes.

    bjs,

    Maria

  • quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    José Dirceu.
    José Dirceu será o nosso preso politico?
    E o que uma Ditadura não conseguiu
    Fazer com o José Dirceu, a Democracia
    Fará? e a sede para desmoralizá-lo é
    Grande, e o que mais causa indignação,
    É que a instituição que o condena, sem
    Provas, a violentar seus direitos e defesa,
    É o STF, Supremo Tribunal Federal;
    Um tribunal que tem entre seus pares,
    Alguns dos seres mais abjetos da nação
    Brasileira, e darei nomes aos burros:
    Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa,
    Luiz Fux, Marco Aurélio, entre outros;
    Quem quer pegar o José Dirceu, para
    Reverter o prestígio perdido junto ao
    Povo, é o mesmo supremo que beneficiou
    Salvatore Cacciola, Daniel Dantas, Roger
    Abdelmasif; é horripilante ver um réu
    Preparar uma minuciosa defesa, baseada
    Em fatos, em provas, em artigos e
    Parágrafos do Código Penal, e da
    Constituição, e essa defesa nem ser
    Apreciada, nem sequer lida, analisada; o
    Interesse é o de condenar, prender, e assim
    Dar a volta por cima aos olhos da opinião
    Pública; o fato é mostrar a vítima algemada,
    Humilhada, derrotada, coisas que os
    Militares não conseguiram fazer; mas o
    José Dirceu é o guerreiro do povo
    Brasileiro, é o exemplo para toda uma
    Geração; é a História viva do Brasil, onde
    Já escreveu o próprio nome com luta em
    Nome da Liberdade, e da Democracia,
    Com a qual tentam apunhalá-lo, mas o outro
    Nome de José Dirceu é justamente Liberdade.

  • Quando os petistas instalados no governo perceberem que serão derrotados nas próximas eleições; que seu principal líder, o canalha José Dirceu irá para a prisão; que a presidente poste não se recuperará nas pesquisas; que o Congresso se amotinará contra o PT; que começarem os processos contra o Lula e seu filhinho; que velhas figuras como o Mercadante ou a Marta já não oferecerem senão o mesmo ranço; que as deserções e traições se multiplicarão, então haverá uma verdadeira corrida à corrupção! Todos os canalhas que foram nomeados para cargos que disponham de verbas públicas vão procurar se locupletar o máximo possível! Vai ser um “agarre o que puder” descontrolado com a costumeira cumplicidade dos funcionários públicos que participarão da roubalheira! Enfim, o meu País será depenado, esbulhado por essa corja de petralhas e bandidos do PT cujo esbulho será tanto a ponto de congestionar a Polícia Federal quando muitos escaparão! Em vista da iminência destes fatos que serão corroborados com o aumento da gasolina, da inflação, dos juros, do dólar e do desemprego, é provável que esse processo predatório já esteja começando cujos primeiros resultados começarão aparecer nos noticiários. Então será um festival de escândalos, os intestinos pútridos do PT serão expostas e seus grandes crimes, como o assassinato de Celso Daniel, serão finalmente esclarecidos.
    Eugênio José Alati

  • O PT tem feito mudanças lentas e graduais no Brasil. Distribuição de renda, criação de empregos e justiça social são as prioridades do partido. Nossa elite burra rejeita essas propostas e quer voltar ao tempo de FHC.

    Se não fosse tão burra, a elite apoiaria o PT. Pois a alternativa é o levante popular. E não duvidemos que, se houver retrocesso social no Brasil – como resultado de um golpe de estado, por exemplo – estarão dadas as condições para que essa revolta popular ocorra.

    Zé Dirceu foi o principal artífice dessa mudança “pacífica” que se iniciou com a vitória de Lula. A trupe midiática do Joaquim Batman, ao condená-lo, se faz porta voz dessa burguesia escravagista.

  • Sinto admiracao por Jose Dirceu e Jose Genoino .

    Lamento a injustica do nosso Pais que os persegue . Percebo que, se nao abrirmos os olhos, e enxergarmos de verdade o que estah a ocorrer por tras de tudo isso, fatos piores virao.

    Querem calar as vozes da Democracia.
    Jose Dirceu e Jose Dirceu representam uma geracao de luta em pro da Democracia,

    Eu ainda tenho esperanca que o Dirceu e o Genoino nao serao presos. Se forem presos pela injustica, a historia os absolverah, embora tarde, pois nada compensarah os anos que eles sofreram e sofrem com as mentiras inventadas por uma oposicao tao infame e maldita quanto por uma parte da populacao que se inebria ( por que quer ou por falta de informacao), e repete o que escuta como se verdade fosse.

    P.S. desculpem a ausencia de acentuacao. Problemas no teclado.

  • É muito cansativa a lengalenga das pessoas que se (des) informam através da VEJA e similares, isto é, do PIG. São pessoas de muita fé e pouco conhecimento. Fé é incompatível com razão e muitíssimas vezes também com conhecimento. Acreditam e ponto! UFA!!!

    Os colonizados têm comportamento de seguir o rebanho e nem sempre têm consciência de sua posição no mundo e na vida. Acham-se “especiais” por não pertencerem às “classes mais baixas” e nem sabem que são os verdadeiros membros da massa de manobra do sistema. Não desenvolveram a capacidade de crítica e por isso mesmo são chatos, superficiais e burros. E haja saco para suportar suas opiniões sobre assuntos que desconhecem aqui neste e em outros blogs progressistas!

    Como não conheço ex direitista, duvido que pessoas assim queiram se desprender de suas crenças irracionais. Ficam então impossibilitadas de aprender até sobre si mesmas. E atrapalham quem quer aprender e se informar.

    Parabéns pelo trabalho, Eduardo Guimarães!

  • Perseguido cruelmente por um dos poderes da república (justamente aquele que não foi escolhido pelo voto popular), acho que motivos de sobra para J.Dirceu pedir asilo político com base na Declaração Interamericana de Direitos Humanos.

  • O plenário do STF sentenciar que o que valeu para Donadon não vale para Dirceu apenas reitera que o “julgamento” foi político. Um tribunal de exceção em plena democracia! Enquanto isso, Helena “é uma Chaga” e Paulo HIBernardo continuam bajulando a Globo.

  • Enquanto isso, essa mesma justiça vai empurrando com a barriga o julgamento do mensalão do PSDB. Agora dizem que será em 2015. Ou seja, estão empurrando com a barriga para quando julgar (se julgar) os crimes já estarão todos prescritos. Essa justiça brasileira seletiva num ranking das piores do mundo é disparada a primeira.

  • Este “julgamento” não deveria estar acontecendo. É um atentado a legalidade, ao Direito, a civilidade. O julgamento em si, é um crime, já que embasado em nada, em fabricação de provas, em teorias que só encontram ressonância em cabeças corruptas como a de Joaquim Barbosa, aquele que envergonha o País e o Judiciário como um todo, porque sim, é corrupto, insano e espertalhão. Não há o que comentar, o povo deveria ir ás ruas, já e imediatamente, sob pena de abrir precedentes impensáveis.

  • Torço muito para que os ministros do STF ajam com honestidade e ética, sem medo e covardia.

    Mas o STF tem um presidente desonesto, sem ética e tirano. Tem um ministro que usa o STF para promover as suas falcatruas, este se chama Gilmar Dantas, um ministro comprovadamente desonesto e ligado aos tucanos. Tem um ministro “essssssperto” que mata no peito e engana na cara dura, concluo que não tem ética e nem vergonha na cara. Tem duas ministras medrosas (ou covardes) que sofrem a pressão do presidente desonesto e tirano e votam com os rabinhos presos de acordo com o que o tirano presidente determina aos gritos. Aí são cinco votos certos para manter as arbitrariedades e contradições que pretendem condenar os réus.

    Os demais seis ministros podem fazer a diferença e desfazer o Mentirão promovido pelo PIG e aceito de imediato pelo ministro presidente desonesto, sem ética e tirano: Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Dias Tóffoli, Teori Zavascki e Roberto Barroso.

    Espero que o Celso Mello e o Marco Aurélio Mello não queiram jogar no lixo toda a biografia deles.

  • Este julgamento de excessão está demonstrando ao povo brasileiro a grandeza de espírito do Zé Dirceu e a pequenez de alguns membros do STF. Esta demonstração de tranquilidade e de inocência é o que mais incomoda este bando de bestas-feras. Todos sabem que o Zé passará para a história como mártir que defendeu a melhora de vida de um povo que sempre foi escravizado pelas elites dominantes. Aos algozes restará o desprezo dos 99%.

  • O Mensalão do PT é igual às armas de destruição de massa do Iraque.

    A mídia norte americana fez uma lavagem cerebral no povo americano ( analfabeto digital ) da mesma forma que a mídia brasileira fez com os nossos analfas digitais.

    Aqui em BH está programada uma manifestação para amanhã e a primeira pauta é a prisão imediata dos mensaleiros.

    Manifestação organizada por estudantes.

    Na minha época os estudantes eram mais bem informados.

    Tenho vergonha alheia dos de hoje, pois apesar de haver uma profusão enorme de informações e de contraditório eles não passam de um rebanho de inocentes úteis.

    • C.Paoliello.

      O q vc publica é grave e temeroso.
      Acredito que mais alguem, inclusive o Brito, já tenha passado essas informações para quem
      de direito. E se foi publicado em jornal. A esfera mais alta já tomou conhecimento.

      Eduardo.
      Lamento dizer que vc está deixando certos trolis nos entediar. Jogue no lixo essas porcarias.
      Que vão para os blogs do cheirosos ou para os quintos dos infernos. A tática de usar mascaras femininas
      não cola.; Tambem os “beijins-beijins” é coisa de artista fracassado(a).
      Essa historia de ser contra o Dirceu, expelindo ódio vem da globo que teve seus interesse – de goela larga-
      preteridos na Casa Civil pelo Dirceu. O céu desaba no Dirceu por vingança e toda a midia se concentra na globo e
      seus apaniguados e fãs panacas.

  • Eu vi ali como li, que José Dirceu rodeado de amigos indignados, e o PT? Abandonou o Genoíno e o Dirceu? E a militância? Já se passaram 1 ano dês de quando começou o julgamento, até agora não vi o partido se pronunciando junto à militância. O que José Dirceu fez pelo PT foi apagado? Será que o partido vai deixar joga-lo da cadeia ou deixar que seja exilado? Será que o PT se acovardou mesmo? Eu ainda não acredito.

  • Esse julgamento de exceção tem que ser denunciado. Em pleno século 21, em plena a democracia não podemos aceitar que tenhamos presos políticos em nosso país.

    Esse STF, sob o comando do capitão do mato está sujando mais uma vez a história do Brasil. É intolerável ver um guerreiro com a biografia do Zé Dirceu ser condenado e podendo parar na cadeia por crimes q ele não cometou.

    O que a Mídia criminosa e o STF composto de grande maioria de covardes, que adoram holofotes fizeram com o José Genoino e com a maioria q foi condenada sem provas é um absurdo q não podemos esquecer.

    Temos q denunciar e apoiar esses companheiros que foram condenados pq optaram por lutar pelo povo pobre.

  • Dia chegará em que um meliante de nome Joca Besouro ( o mesmo que Jolabosta em paquistanês ) sentará no banco dos réus, acusado de prevaricação, agressão à esposa e ocultação de provas. E será julgado por um grupo ( ou bando ) chefiado por meliante do mesmo grupo (ou bando ), sem direito a defesa. Dia chegará.

  • Caro Edu, parabéns por nos oferecer a oportunidade de ver verdadeiros amigos ao lado do incansável Zé Dirceu e de colher algumas palavras dele.

    Parabéns pelo relato, pela sinceridade e solidariedade a ele, às quais me associo, e a todos e todas que veem nesse tribunal de exceção, protagonizado por juízes da nossa mais alta corte de justiça, um momento de insegurança para todos que precisam dela. O que acontece com José Dirceu, e que poderia e pode ser para qualquer brasileiro, cria uma espécie de jurisprudência de um STF onipotente (que tudo pode), com ministros fracos e limitados (e também ilimitados).

    A estátua da Deusa Têmis, em frente ao STF, tem hoje seus olhos vendados de vergonha pelo horror que é cometido no interior daquela casa, não pelo simbolismo da imparcialidade da justiça.

    O julgamento da AP 470 parece ter iniciado com a sentença “transitado em julgado”. Tudo o mais, desde o início, parece cumprir apenas formalidades processuais e verniz de garantias constitucionais.

    Faça-se justiça ao digno e bravo ministro Ricardo Lewandoswki, que enfrenta a ferocidade midiática e do seu presidente e relator, Joaquim Barbosa, com altivez e coragem. É seguido por poucos, insuficiente para colocar o julgamento em sintonia com as garantias individuais e coletivas dos réus, mas o bastante para provar que há discrepâncias e um desejo biliar de vingança, não se sabe o porquê, ainda.

    Lamento muito o que passa o cidadão brasileiro José Dirceu. Gostaria muito de estar ao lado dele, de poder dizer-lhe o quanto ele foi e é importante para os brasileiros que viram suas vidas mudar, para melhor. De ver um País com uma fisionomia mais justa, mais “PARA TODOS”. Talvez isso tenha valido sua sentença, na cabeça de quem deseja um Brasil “PARA POUCOS”.

    Transmita, caro Edu, um fraterno abraço a José Dirceu e um sentimento de orgulho por tudo que ele fez pelo Brasil e pela coragem com que enfrenta a pior das ditaduras: aquela que cerceia, que desrespeita, direitos que tripudia, que não sabe o sabe o que significa misericórdia .

    Torço, desejo que em algum momento, o mais rápido, José Dirceu tenha de volta seus direitos e sua vida. Seu calvário, é um aviso dos poderosos aos sonhadores, mas uma cartilha para quem quer continuar construindo um Brasil justo e DE TODOS.

    Força, Zé Dirceu! Forte abraço!

  • Acabo de comprar na rodoviária Tietê (São Paulo), uma passagem de ônibus São Paulo-Taubaté. Quem compra uma passagem ganha uma folha de São Paulo. O brinde é um exemplar da falha de São Paulo, não é brincadeira??? Será que é o governo de São Paulo quem banca???/

    Dias atras no Pão de Açucar de minha cidade, interior de São Paulo, estavam panfletando, distribuindo gratuitamente, várias revistas da abril. Tenho recebido, vários amigos tambem, insistentemente, promoções para receber esses lixos, gratuitamente, por 30 dias. Para distribuir esses lixos, gratuitamente, é por que o ENCALHE DEVE SER MUITO grande. Ou alguem banca, será o Picolé de Xuxu???????

    • Com certeza quem banca isto é o erário público. Quem se beneficia com isto são as famosas “ações entre amigos” do PSDB.

      Os tucanos colocam dinheiro público nos bolsos das famiglias Civita, Frias, Mesquita. Em contrapartida estas famiglias não denunciam as falcatruas e os propinodutos tucanos. (Ou quando o fazem, fazem-no em letras microscópicas nas páginas centrais dos classificados e com uma palavreado enigmático).

  • O Zé Dirceu é um herói da luta pela democracia em nosso país, seu nome e seus feitos já estão gravados para sempre em nossos corações e na história brasileira. O STF mais uma vez atuou em conformidade com as mentes do retrocesso, do terror da ditadura e outras coisas nefastas, seu presidente entra para o ralo da história.

  • #Solidariedade cadê Lula e Dilma ?

    O companheiro Luiz Gushiken – ex – ministro, um dos fundadores do PT enfrenta um câncer há mais de uma década e encontra- se no 3º andar do Hospital Sírio–Libanês, recebeu na ultima quinta feira (05/09) a visita do Zé Dirceu.
    Sinto que falta algo, uma palavra. Se possível, um manifesto. Ao menos uma declaração de solidariedade a José Dirceu, mais até do que a Luiz Gushiken, José Genoíno e a Delúbio Soares.
    Da parte de quem? Do Lula e da Dilma, sabendo ou não sabendo, e se houve realmente mensalão só o tempo dirá, hoje sabemos que não ha provas e o julgamento no momento é tido como de exceção e pelo domínio do fato, onde o réu tem de provar sua inocência.
    Enfim trata-se do seu ex-chefe da Casa Civil, seu braço direito, comandante da primeira campanha e capitão do time. Sem precisar avançar críticas ao Supremo Tribunal Federal, até pelas indicações que fez, o ex-presidente está devendo um gesto de apoio a José Dirceu. A alternativa do silêncio demonstrará o lado obscuro das relações humanas, tão comum entre nós desde que o mundo é mundo.
    O que Importa menos, no caso, é se José Dirceu é culpado e mereceu a condenação. Não pode ser lançado pelo dono do barco como carga ao mar em meio à tempestade. Tem direito à solidariedade do
    Primeiro-companheiro.

  • Estou há oito anos, portanto desde 2005, lutando contra as perversas e injustas ações da direita e sua mídia visando desconstituir o PT, bem como enlamear a honra e a imagem de figuras políticas importantes para a democracia e para o país, a exemplo de Zé Dirceu e Zé Genoíno. A eles, a todos eles, a minha irrestrita solidariedade.

  • Os blogs que realmente se indignaram com a AP 470 deveriam ter estampado todos os dias, durante a semana passada, o voto da ministra rosa weber ( tudo minusculo, como seu voto), é nojento mas lá vai: NÃO TENHO PROVA CABAL CONTRA DIRCEU, MAS VOU CONDENA-LO PORQUE A LITERATURA ME PERMITE FAZE-LO. Isto deveria indignar não só os blogs, mas os juizes a OAB o ministério público e principalmente o povo brasileiro.

  • Na ânsia e desespero de linchamento do Zé Dirceu, esse povinho medíocre e preconceituoso esquece, ou finge não saber, que Dirceu não foi condenado , nem nesse Mentirão, por ter” roubado dinheiro público”.

    A duras penas, esses ministrinhos de araque, comandados pelos Mervais da vida, usando de uma teoria que, neste caso, foi questionada pelo próprio autor do “Domínio do Fato” , foi condenado por CORRUPÇÃO ATIVA.

    Ou seja, ele teria pago para que os verdadeiros corruptos e safados desse Congresso, a começar pelo denunciante Roberto Jeferson, votassem leis de interesse do País (reforma tributária e reforma da previdência). Nada que favorecesse o PT ou a falsa (mais uma) história de perpetuação no poder. São duas leis que iam contra seus eleitores principais.

    Errou muito o PT. Errou muito o Dirceu . Deveriam ter condicionado o pagamento das despesas de campanha dos partidos da base aliada, para que abrissem uma grande CPI e investigassem a privataria tucana.

    A história desse país seria outra. Mas Lula e Dirceu acreditavam na Pátria. Sabiam que o Brasil não aguentaria isso. Que tinham que trabalhar duro para salvar o País do desastre que a herança maldita do FHC havia deixado, em dîvidas, desemprego e baixa auto-estima. Investiram todo seu entusiasmo em tornar o Brasil um Paîs de Todos, reduzindo as diferenças sociais, reduzindo a pobreza e levando nosso País a ocupar seu merecido lugar entre as maiores economias do mundo.

    É por essa escolha que Dirceu está pagando tão caro. Não roubou nada. Não é corrupto, nem na condenação fajuta do Mentirão. Errou ao tornar o governo petista maior do que a direita. Isso “ofendeu os brios da elite” .
    Dirceu foi e será sempre um herói do povo brasileiro. E é assim que os netos desses preconceituosos de hoje estudarão a História do Brasil e terão vergonha do qie fizeram, falaram e escreberam seus antepassados.

    Mas os filhos, netos e muitas gerações depois, terão orgulho de ser decendentes de JOSÉ DIRCEU.

  • A cut disse que ia por todos na rua pra defender Dirceu. Nao fez.
    Um monte disse que faria isso e nao aconteceu.

    Na hora todos se compadessem, mas ninguem ta nem ai, nem esses que se dizem amigos.

    Eu quero mais que a justica seja feita, e esse criminoso seja finalmente enjaulado.

  • Meu querido Eduardo, com todo respeito, e com a convicção de que o espírito democrático deve sempre pautar a nossa conduta, confesso que nesse post especificamente , em um momento tão delicado , quando assistimos as mazelas da nossa Corte Maior, podendo definir o destino do nosso caríssimo Zé Dirceu, os comentários maldosos e desrespeitosos poderiam ser dispensados. Para esse comovente vídeo, apenas atos de solidariedade. Abraço.

Deixe uma resposta