Folha mantém fraude jornalística sobre o Minha Casa, Minha vida

Opinião do blog

 

Meio que na surdina durante uma semana de baixa temperatura política, uma das mais impressionantes fraudes jornalísticas dos últimos anos foi praticada e, mesmo após ter sido desmascarada, vem sendo mantida por quem praticou.

Na última quarta-feira, a Folha de São Paulo publica em destaque, no alto de sua primeira página, em tom de denúncia, a informação de que a presidente Dilma aumentou o ritmo de viagens pelo país para entregar até “casas sem água e luz”.

Sob o título “Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz”, a “denúncia” ainda relata que a presidente participou, neste ano, de 11 eventos para entregar retroescavadeiras e outras máquinas a prefeitos.

Vale informar que essa “entrega de retroescavadeiras” decorre de programa federal bilionário anunciado recentemente por Dilma no programa do “Ratinho” e que está DANDO um “kit” não só com retroescavadeira, mas com motoniveladoras e caminhões-caçamba a centenas de prefeituras de pequenos municípios.

Recentemente, foram entregues 179 kits. O programa, lançado sob a rubrica PAC 2, tem orçamento de cerca de um bilhão de reais e deve movimentar o setor de máquinas e equipamentos, além de gerar empregos.

Já na matéria da Folha sobre o Minha Casa, Minha vida, foi colocada foto (abaixo) de moradora que estaria “vivendo à luz de vela” em uma das “casas sem água e luz”, e reproduzidos relatos sobre “a situação” em que estariam as famílias por falta de infraestrutura dos imóveis.

As “casas sem água e luz” em questão são unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha vida que foram entregues pela presidente Dilma na última terça-feira, 15, em Vitória da Conquista (BA). A matéria da Folha induz o leitor a pensar que as casas não têm redes de luz, água e esgoto.

A foto abaixo é do conjunto habitacional inaugurado pela presidente e já começa a desmontar a farsa da Folha. O que se vê são casas bem construídas, em ruas com calçadas, pavimentadas, com postes e relógios de luz e, abaixo deles, relógios para medição do consumo de água.

Por que, então, o jornal coloca no alto de sua primeira página, em destaque, essa “denúncia”? Faz sentido a foto de uma casa à luz de velas? As pessoas terão que viver desse jeito? Que inauguração é essa que leva famílias para viverem em condições tão precárias quanto a da foto?

A intenção de causar impacto ao leitor com uma distorção dos fatos fica absolutamente comprovada no “outro lado” publicado pelo jornal. Apesar de não ter recebido destaque, a nota do Ministério das Cidades explica que não é nada disso.

O texto deixa claro que as casas possuem ligações de água e luz, sim, mas que, como em qualquer imóvel até de um “bairro nobre”, quem passa a ocupá-lo tem que se dirigir às empresas distribuidoras para que as ligações sejam ligadas, por assim dizer.

Ou seja: as pessoas que estão vivendo sem água e luz nas unidades habitacionais inauguradas por Dilma simplesmente não quiseram esperar o prazo de cinco dias úteis para ocuparem os novos imóveis e, desse modo, passaram a ocupá-los de qualquer jeito.

O ânimo ou a necessidade de mudar logo provavelmente explica por que essas pessoas fizeram isso.

Por não haver qualquer irregularidade na entrega das unidades habitacionais ou nas ligações de água e luz, no dia seguinte à publicação da “denúncia” da Folha a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enviou carta à coluna de leitores do jornal explicando que não havia falta alguma de luz no local.

Abaixo, reprodução da carta da Coelba publicada pela Folha na quinta-feira, 17 de outubro.

—–

Minha Casa, Minha Vida

Em relação à reportagem “Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz” (“Poder”, ontem), a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) esclarece que vem realizando as ligações das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida no prazo da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), de cinco dias úteis.

Os pedidos só podem ser feitos por responsáveis pelos imóveis, e estes receberam as chaves em 9/10. A Coelba registrou 1.070 solicitações de ligação deste empreendimento em Vitória da Conquista (BA). Destas, 562 unidades foram ligadas e as demais o serão até sábado (19). Uma agência móvel está no local para facilitar o atendimento e realizar cadastros na tarifa social de energia.

AMINE DARZÉ, gerente de comunicação da Coelba (Salvador, BA)

—–

Apesar do esclarecimento, a coluna “Erramos”, do mesmo jornal, não divulgou o “erro” de publicar na primeira página uma manchete que informa que as casas entregues por Dilma “não têm água e luz”.

Na sexta-feira, dia 18, mais uma carta no Painel do Leitor da Folha sobre a “denúncia” em tela. Desta vez, quem escreve é o próprio Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que conclui o texto acusando a Folha de ter servido a “interesses eleitorais” ao publicar a falsa denúncia.

Abaixo, reprodução da carta do ministro publicada pela Folha na sexta-feira, 18 de outubro.

—–

Minha Casa, Minha Vida

As reportagens “Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz” (“Poder”, 16/10) e “Para oposição, Dilma viaja mais porque já está em campanha” (“Poder”, ontem) induzem o leitor a conclusões equivocadas.

Todas as moradias do programa Minha Casa, Minha Vida são entregues com infraestrutura de água, esgoto e energia. Cabe aos beneficiários solicitar às companhias a ativação dos serviços.

Ao omitir que os casos de Vitória da Conquista (BA) estão dentro do prazo de instalação e minimizar, por duas edições, explicações do governo federal, os repórteres ignoraram princípios do “Manual da Redação” da Folha: apuração exaustiva, apartidarismo e imparcialidade. Podem se orgulhar de terem servido a interesses eleitorais, mas não aos dos leitores.

AGUINALDO RIBEIRO, ministro das Cidades (Brasília, DF)

—–

Na coluna “Erramos” da Folha, no mesmo dia, nem um pio sobre o “erro” de acusar a presidente da República do que seria uma farsa caso tivesse ocorrido como o jornal induziu seus leitores a crer.

A fraude, porém, cumpriu seu objetivo. No mesmo dia, na “blogosfera” instalada nos grandes portais, a “denúncia” foi repercutida exatamente sob o viés que a Folha pretendeu dar – acusando a presidente de “inaugurar obra inacabada”.

O colunista e blogueiro da Folha, Josias de Souza, afirmou que Dilma, “Com o prestígio rebaixado pelas ruas de junho, bate o ponto em formaturas de alunos do ensino técnico e distribui casas (…) à luz de velas e com torneiras secas”. Já o colunista e blogueiro da Veja Reinaldo Azevedo, não faz por menos. O título de sua matéria é “A ‘velha política’ de Dilma – Era uma casa muito engraçada, não tinha água, não tinha nada…”.

A pergunta que se deve fazer, objetivamente, é a seguinte: de fato Dilma entregou imóveis sem água e luz? Os beneficiários do Minha Casa, Minha vida vão viver dessa forma?

Vamos lá: eu mesmo, no início da vida de casado, mudei-me para um pequeno apartamento de quarto e sala muito próximo à avenida Paulista e fiquei sem luz por dois dias. Pessoas com as vidas ainda se estruturando podem ter que mudar rapidamente – ou podem querer, porque as casas entregues por Dilma, ao menos na foto, parecem muito boas e seus novos ocupantes devem ter ficado muito felizes, já que deviam estar vivendo em condições precárias.

É por essa e por outras que na quinta-feira o ex-presidente Lula exortou a militância petista e os simpatizantes do projeto político-administrativo em curso no país a “ocuparem a internet” até as eleições do ano que vem.

O tamanho da fraude exposta neste texto revela o nível em que transcorrerá a campanha eleitoral de 2014. Essas “denúncias” falsas se tornarão rotina. E, desta vez, provavelmente de uma forma nunca antes vista na história deste país.

  • Gil

    A Folha é que vive na escuridão.

    • Roberto Locatelli

      Ha ha ha, essa foi genial!

    • Luciano Bastiani

      Mas bota escuro nisso aí, tchê!!!!!!

      • Gil

        Companheiros, não sei seria uma imagem apropriada, mas nós aqui neste blog, e toda blogosfera seriamos cada um de nós uma vela, e muitas delas juntas fazem a diferença, milhões lutando contra o obscurantismo.

        Não sei se um dia o Sol há de nascer, mas até lá, nós, e depois outros em nosso lugar continuarão essa luta que acima de tudo, é justa.

    • anac

      Pobre ondbuswoman.Trabalha feito uma conenada.
      A jornalista Suzana Singer condena duramente a reportagem que acusava o governo federal de entregar residências do Minha Casa, Minha Vida sem água e sem luz na Bahia; só não havia eletricidade porque os novos moradores ainda não haviam pedido a ligação junto à Coelba, empresa de energia do estado; “Bastava ler o “outro lado” para concluir que a acusação não fazia sentido (…) cabia ao beneficiário do programa pedir a ligação dos serviços (…) acontece o mesmo com quem compra um imóvel sem ajuda federal: é a pessoa que, depois de receber as chaves, aciona o fornecimento de água, luz, gás, telefone”, disse ela; sobre esse erro, Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, também publicou uma análise demolidora sobre o que chamou de “fraude” cometida pelo jornal de Otávio Frias Filho

    • abrantes

      E eu que pensava que só existissem buracos negros fora do sistema solar.
      Agora eu descobri que existe um em São Paulo, bem ali na Barão de Limeira.

  • GABRIEL

    A folha pensa que o povo é idiota, todos sabem que quando se compara uma casa nova tem que ir na companhia hidrelétrica e de saneamento básico pedir para ligar a luz e a àgua, isto em todo canto do Brasil, o povo tem que agir tem que tocar fogo na Folha e na Globo, já que o governo está paralisado e não age.

    • Gil

      A Folha não é feita para o povo, povão, mas para os coxinhas, que acreditam porque querem acreditar.

      Da mesma forma como acreditariam se dissessem que o Minha Casa Minha Vida exige a filiação ao PT, por exemplo.

    • Gil

      Por: Miguel do Rosário

      A ideologia dos brasileiros, segundo a Folha

      19 de outubro de 2013 | 14:58
      “No Brasil, há uma quantidade bem maior de eleitores identificados com valores de direita do que de esquerda. O primeiro grupo reúne 49% da população, enquanto os esquerdistas são 30%.”

      Assim tem início reportagem da Folha publicada há alguns dias, comentado o resultado de uma pesquisa do Datafolha (íntegra aqui) sobre o perfil ideológico dos brasileiros. Puro wishful thinking, o que em bom português significa: auto-enganação, ou tomar seus próprios desejos por realidade.

      http://tijolaco.com.br/index.php/a-ideologia-dos-brasileiros-segundo-a-folha/

  • Marcellus

    Farsantes criminosos! Precisamos votar urgente a lei do Direito de Resposta elaborada por Requião.

    • Marianne

      A lei já foi aprovada pelo Senado e depende de aprovação na Câmara dos Deputados. Podíamos fazer uma campanha de e-mails para ver se aceleram, caso contrário o ano que vem vai ser um inferno na Terra.

      • Laurita

        Marianne, uma boa ideia! Aprovo!

  • Tonelias

    Isso tudo é má fé mesmo, coisa armada por essa corja da mídia golpista e canalha. Por isso, Dilma neles em 2014!!!

  • Marcellus

    Estranho também a própria foto. Que luz fria é essa na sala que parece a de uma televisão? E na calçada da rua, iluminada? Não tem energia ou não tem lâmpadas, no caso? Enfim…

  • paulo

    Aqui na minha região entregaram casa deste programa até sem instalação elétrica, dizem ser culpa das construtoras, mas o governo não fiscaliza?

    • eduguim

      Por favor informe a fonte dessa informação. Sem provas, não passa de boato

      • jose marcos

        Como é Paulo? Já são quase 13 horas do dia 20 e você ainda não deu as informações que o Eduardo pediu. Se demorar eu espero.

        • Marcos

          entregam casas também que estão literalmente caindo.

    • Douglas

      Qual a sua região. Podemos visitar??

    • Gilson Raslan

      Deixe de ser mentiroso, Paulo. Qualquer pessoa que tenha mais de dois neurônios sabe que em um projeto de construção de imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial, para ser aprovado pela prefeitura e pelo corpo
      de bombeiros, têm que estar inseridas as instalações elétricas e de água, com a parte de distribuição interna embutida nas paredes.
      Você quer que acreditemos que o beneficiário entra na casa e, para ter água e energia, quebra paredes para fazer as instalações.
      Só um retardado mental acredita numa asneira dessa.

      • Marcos

        vindo do governo e do “estado” tudo é possivel, lembrem-se que o estado é um cancer para o povo;

    • Raí

      Caro Paulo, antes de sair escrevendo bobagens sem fundamentos, procure outro blog. Este aqui é um fórum sério, e seu lugar, não é aqui.

  • Juliano Santos

    Para quem publica ficha falsa, grotescamente produzida, é mole. Afinal, as casas efetivamente estão sem luz. Então prque não insinuar que a Dilma está entregando cafôfos insalubres para recuperar o prestígio com a gentalha, abalado pelo movimento cívico de junho?
    Só que o povão que receberá as casas e agora com o limite do Minha Casa Melhor ampliado vai ver que é mentira desse jornal de granfino.
    Os leitores do pig não se mexerão para informar-se melhor, claro, e repercutirão essas gracinhas do Titio Rei no Faceburro.
    Está certo o Lula e voce, Edu. O mínimo que o governo e quem o apoia deve fazer é ir na internet e combater a desinformação. Espero que a Dilma esteja convencida disso.
    Mas acredito que mesmo assim nessa eleição a velha luta de classes virá mais forte do que nunca

  • Maurício Santos

    OFF tópic………………………….

    Com relação ao episódio da Royal Canin, já são aproximadamente 35 milhões de pessoas envolvidas em comunidades cuidadoras de animais que estão declarando exclusão do votos no PT caso este partido não preste esclarecimentos sobre a aprovação da LEI Nº 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 promulgada pelo então Presidente Lula.O episódio se politizou em virtude da ação de ativistas terem invadido as instalações a empresa para resgatar os animais.Fernando Capez do PSDB já encampou a defesa da causa e provavelmente teremos na Veja mais uma tentativa de bala de prata aproveitando o mote distorcido que o público leigo está fazendo a luz da má interpretação de referida Lei.Eduardo, se vc tiver condições dê vazão a esse assunto pois aqui mesmo em casa a patroa já declara que vota até no capeta, menos no PT….imagina a repercusão que isso vai dar!!!!!!

    Forte Abraço.

    • Carlos J. Ribeiro

      Esse senhor Capez não é o mesmo promotor que, aproveitando da situação, disse que ia acabar com as torcidas organizadas-criminosas e que, depois de eleito, esqueceu do assunto? É um refinado oportunista.

    • Wilsoleaks Alves

      Vixe mãinha!
      Os médicos já garantiram que vão arregimentar 40 milhões de votos contra Dilma, agora, ativistas pró-animais estão prometendo exclusão sumária de mais 35 milhões de votos no PT.
      Danou-se!
      Só nos restaram 25 milhões de votos, mas o Aécio já disse que desses, 10 milhões são dele.
      Marina e Campos também querem uns 10 milhões dessa sobra.
      Talvez ainda nos reste 5 milhões de votos… Se o Joaquim Barbosa não resolver se aventurar, claro.
      Oh dor, oh vida…

  • emerson57

    sr. Eduardo,
    esse jornalzinho de m. (mentiras) e os outros semelhantes suprem a necessidade de ódio da minoria.
    é uma mídia que tem efeito aqui em são paulo e em alguns outros grandes centros apenas sobre uma pequena parcela da população.
    nada mais do que estudos para saber por onde pode trilhar o golpe e a manipulação.
    o verdadeiro atentado vai, como sempre, ser cometido pela nefasta rede globobo de televisão.
    ai reside o perigo.

  • Romanelli

    UAI, do que sei, ela parece que gosta de apanhar, não ?

    Lembra da ficha falsa ?

    E da FOTO com ela tendo ao lado um fuzil ?

    E dos boatos sobre seu namoro com uma Maria das Dores ?

    e mesmo depois disso o que ela, COM AUTORIDADE e DESMERECENDO o respeito ao próprio cargo/instituição, o que ela fez ?

    em tempo e no tema ..que CASINHAS VAGABUNDAS não ? ..sem área de lazer, sem quintal nem divisa e/ou privacidade ..ocupando mal o espaço público, desperdiçando o PLANETA e zombando do meio ambiente

    melhor seria se construíssem prédios de MELHOR qualidade, com área verde e pra práticas de esportes, de baixa manutenção ?

    enfim, esse é mesmo um governo muito tímido…

    http://www.youtube.com/watch?v=258pRCVCtzg

    • Raí

      Este é o velho e conhecido Romanelli, que é gente fina, e meu amigo, porem é reacionário demais, quando se trata de dar “espetadas” na administração Dilma.
      Em tempo: Na ânsia de sair das sub-moradias em que viviam e ocupar rapidamente suas novas casas, muitas famílias que recebem as chaves deste programa, sequer esperam o tempo hábil, para que as instalações elétricas e hidráulicas, sejam feitas, e aí…

      • Gil

        Correção: as instalações elétricas e hidráulicas já estavam feitas, com as tubulações e fiações instaladas, o que faltou foram as ligações aos medidores de consumo, e o próprio consumidor é que deve fazer a solicitação, fornecendo RG e CPF, por exemplo, para eventual cobrança por parte das concessionárias, trata-se de um contrato.

  • Paulo Pavaneli

    Estou acendendo velas para Reinaldo Azevedo… já morreu e não sabe.

    • Raí

      Prezado, não gaste suas velas, com defunto ruim ! Economize-as e se puder, ofereça-as aos moradores apressados, que ocupam suas novas residencias, antes da entrega das mesmas, em perfeita ordem.

  • Marco

    Aqui a desmoralização completa da Folha:

    Denunciante” de reportagem da Folha vai processar o jornal

    Personagem de matéria do jornal acusa a repórter de má fé e reclama de ter tido sua imagem exposta sem seu consentimento

    Revista Fórum

    Nesta semana, a Folha de S.Paulo publicou uma matéria com o título “Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz”, na qual apresentava uma moradora de Vitória da Conquista para mostrar que casas do programa Minha Casa Minha Vida estavam sendo entregues sem luz elétrica. A personagem é Fabiana Oliveira Lita, que alega ter sido vítima de má fé e afirma que vai processar o jornal pedindo indenização por danos morais. “Quando eu recebi a chave da casa no dia 9, eu em seguida dei entrada no pedido da luz e da água, eles me disseram que eu tinha o prazo de cinco dias úteis pra efetivar a ligação. Quando o entrevistador apareceu na minha casa, a luz não estava ligada, mas ainda estava no prazo, e ele ( o entrevistador) usou isso de má fé nessa informação”, disse ao Blog do Paulo Nunes.

    Confira abaixo a matéria completa a respeito publicada pelo Blog do Paulo Nunes (via Viomundo)

    Folha desinforma e presta desserviço à população para macular imagem do “Minha Casa Minha Vida”

    Foi vinculado nesta semana no jornal Folha de São Paulo e reproduzido no Blog conquistense da Resenha Geral uma reportagem com o título “Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz”. Na matéria, a funcionária pública Fabiana Oliveira Lira é citada na abordagem da ausência da ligação de energia elétrica nas unidades habitacionais entregues pela presidente Dilma na última terça-feira, 15, em Vitória da Conquista-BA. Segundo conta Fabiana, em entrevista ao programa “Conquista Meio Dia”, da rádio Brasil FM, ela sequer sabia que se tratava de uma reportagem e o repórter usou de má fé e expôs sua imagem sem o seu consentimento na referida matéria.

    Unidade do Minha Casa Minha Vida em Vitória da Conquista (Foto Blog do Planalto)

    “Quando eu recebi a chave da casa no dia 9, eu em seguida dei entrada no pedido da luz e da água, eles me disseram que eu tinha o prazo de cinco dias úteis pra efetivar a ligação. Quando o entrevistador apareceu na minha casa, a luz não estava ligada, mas ainda estava no prazo, e ele ( o entrevistador) usou isso de má fé nessa informação”, disse.

    De acordo com informações da Coelba, concessionária do serviço de energia elétrica na Bahia, a solicitação deve ser feita pelo próprio morador da unidade residencial. A Coelba já registrou 1.070 solicitações de ligação deste empreendimento em Vitória da Conquista (BA). Destas, 562 unidades foram ligadas e as demais o serão até sábado (19). Uma agência móvel está no local para facilitar o atendimento e realizar cadastros na tarifa social de energia.

    Fabiana, nova moradora do empreendimento Jequitibá, disse que pretende acionar o jornal Folha de São Paulo por danos morais devido ao uso de sua imagem. “Eu não sabia que era um repórter, que era uma reportagem, fiquei sabendo quando fui à Coelba ontem, pois agora todos me conhecem como ” a denunciante”, (…) pretendo acionar a Folha por danos morais sim, porque isso está me gerando grandes transtornos, eu morava de aluguel, era para ser um momento de alegria, porque pela casa eu só tenho a comemorar, agora por essas palavras erradas deles ( Folha de São Paulo) , fui prejudica dessa forma”, declarou.

    A moradora diz ainda que também vai pedir direito de resposta e que não autorizou a exposição de sua imagem. “Eu disse que na minha casa tinha água, e eu disse a ele que a luz ainda estava no prazo de ligar, eu cheguei a falar bem da casa , mas os elogios não foram publicados, então eu me sinto lesada, me sinto prejudicada, eu não sabia que era uma reportagem, que era um repórter, não sabia de nada, então eu quero sim o direito de resposta, porque o que esta escrito ali não foi nada do que eu falei”, e conclui. “Eu sou pessoa anônima, não sou pessoa pública pra minha imagem tá sendo usada dessa forma”, finaliza.

    Bem, todos sabem que é de responsabilidade do próprio usuário de pedir a ligação da luz e da água para a concessionária do serviço quando muda para uma casa nova. Menos a Folha, é claro. Ela está mais preocupada em macular a imagem do maior programa de habitação popular que o Brasil já viu.

  • Marcos Rizzatti

    Olhando a foto da casa com aquela vela acesa e as crianças olhando uma luz no canto da sala.. certamente deve ser uma luz do tucanos não? rsss..
    gente esta matéria da Falha, ops Folha, foi forjada, plantada, tudo armado.. sabe o que fizeram.? apenas num dia qualquer destes contrataram algumas pessoas com crianças.. conseguiram “abrir” a casa. apagaram as as lampadas (atenção a matéria foi feita a noite) e acenderam uma vela (acho que aproveitaram para orar pelo moribundo P$DB rssss), após voltaram para redação. editaram a foto (aliás muito mal editada) esqueceram dos postes de luz na rua em frente a casa kkkk e ainda tem bobos que acreditam das mentiras da extremíssima fascita direita adoradores de Hitler e CIA.

    • Wilsoleaks Alves

      Marcos…
      Isto que você está dizendo procede, e, embora tenha lhe suscitado risos na verdade é caso de polícia.
      Penso que deveria haver uma investigação mais detalhada desse ocorrido. Não creio que seja assim tão difícil localizar essa senhora que está fazendo o jantar à luz de velas.
      Se ficar comprovada fraude, então, os responsáveis devem ser punidos, até porque, usaram crianças para perpetrar a tramoia no claro intuito de enganar a população.

      • Wilsoleaks Alves

        Escrevi esse comentário antes de ler o comentário do companheiro Marco, logo acima.
        Portanto… Fica o dito pelo não dito, exceto na parte em que digo ser esse um caso de polícia.

        • Marcos Rizzatti

          Wilsoleaks eu também escrevi meu comentário anterior ao meu xará, mas mesmo assim creio que esta mulher que diz se sentiu enganada poder ser uma “cortina de fumaça” tipo para confundir e terminar como a estória do boato da bolsa família ou seja não teria sido forjada a matéria mas foi pura “geração espontânea” rssss
          por outro lado quanto ao que você diz que isto merece punição, sim num estado de direito normal e se existisse uma lei firme quanto a este tipo de fraude jornalistica no minimo deveria estar estampada na primeira página do jornal uma matéria esclarecendo aos leitores daquele jornal que foi uma reportagem com intuito eleitoral (para prejudicar o governo e favorecer os opositores do governo) e PEDINDO DESCULPAS a população pela matéria tendenciosa e de má fé e se o caso exigir (particularmente acho que exigi mesmo) ressarcir as pessoas e ou o estado pelo danos que possam ter causado, isto tudo se houvesse uma lei que realmente punisse os erros e má fé desta grande mídia partidarizada, acho o caso ate mesmo que o direito de resposta por si só não resolveria o problema criado.

  • Fabio Amaral Di Fini

    “Folha de São Paulo”??? Não serve nem para forrar “banheiro” de cachorro; é muito mais fétida que os próprios dejetos, caninos ou não…

  • Jose Aparecido dos Santos-Assis-SP

    Comprovadamente já se sabe que esta “FOIA” é papagaio da Midia Golpista! A Folha de São Paulo é LADRA! Necessário se faz processá-la por distorção, difamação, roubo etc!
    José Aparecido dos Santos-Assis-SP.

  • Wilsoleaks Alves

    Eu acho que a Folha está certa.
    Ela procura agradar aos seus leitores que na maioria são pessoas estúpidas assim como o Paulo, aqui do Blog, ou maquiavélicas assim como o Romanelli.
    Para determinadas pessoas a verdade é um mero detalhe, na mais das vezes, incômodo detalhe. A Folha de São Paulo sabe disso e publica apenas para atingir seu público alvo.
    Essa tática da Folha é suicida porque como nada é estático e a humanidade evolui, pessoas como Romanelli, Paulo, Lucas Daniel, e outros reacionários tendem a convergir para o bem e com isto seus leitores gradativamente diminuirão, aliás, como já vem acontecendo.

    • Roberto Locatelli

      Verdade, Wilsonleaks, é um círculo vicioso: a Folha mente cada vez mais, tentando agradar seu público-alvo. Esse público encolhe e, para tentar se manter, o jornaleco vai ainda mais para a direita, perdendo mais leitores.

      • Wilsoleaks Alves

        Pois é Roberto e não demora os leitores da Folha serão conhecidos como pessoas tolas, como ocorre com os leitores da Veja.
        Há muitos anos trabalho com um engenheiro civil que assina a Veja. Ele tinha o costume de ler e assinalar com um marca texto as matérias que julgava importantes para seus filhos também lerem, mas ultimamente as revistas ficam empilhadas num cantinho abandonado de seu escritório e muitas ainda sem serem sequer terem sido folheadas.

        • Wilsoleaks Alves

          Errei Locatelli:
          Onde você leu: “e muitas ainda sem serem sequer terem sido folheadas.”
          Leia: e muitas, ainda, sem sequer terem sido folheadas.

          • Ana

            e o teu amigo ainda assina a veja e dá dinheiro para eles?

          • Wilsoleaks Alves

            Oi Ana
            Eu não tenho certeza, mas parece que o Eng Ariosto ainda assina a Veja.

            Mas uma boa dica do porque as revistas estão abandonadas é que esse meu amigo era muito critico ao Lula, mas agora é admirador da Presidenta.
            Bom domingo, Ana.

        • Roberto Locatelli

          Tem que tirar um sarro dele, dizendo algo como:
          – Tudo bem, você assina a Veja. Mas você não acredita nela, acredita? Afinal, você tem curso superior…

          Outra coisa é sempre lembrar que, segundo mostraram as escutas da Polícia Federal, Cachoeira chegou a decidir quais matérias seriam publicadas na Veja e até a seção em que elas sairiam. Podemos dizer que a Veja é um órgão extraoficial do “grupo” de Cachoeira.

          • Wilsoleaks Alves

            Boa dica, Locatelli.
            Amanhã mesmo vou perguntar se ele ainda assina a Veja, se disser que sim vou fazer a pergunta que você sugeriu, mas não sem antes dar uma risadinha sarcástica.
            Vai ser pá de cal.

    • anac

      A folha representa os intere$$e$ dos 1%, ou seja, juros estratosfericos, exterminio da saude, educação e transportes publicos, que passariam para a iniciativa privada. Só teriam direito quem pudesse pagar. caro pelo serviço Lembrem entretanto os classe medias que poucos podem pagar por saude de qualidade. E assim como a classe pobre não pense os da classe media que estão a salvo de uma negativa de cobertura na hora que precisarem. Não esperem na hora do aperto quando precisarem de um stent importado ou tratamento de qualidade, os planos de saude que vcs pagam carissimo vão socorrê-los cumprindo os contratos. Não vão. Vão ser deixados literalmente na mão sob a alegativa de que o plano não cobre tal tratamento ou que existem no mercado stents mais em conta. E rezem para não morrer antes que a liminar seja deferida judicialmente, correndo o risco de o plano negar cumprimento, não obstante a decisão favoravel ao seu pleito da justiça. Ai será muito tarde, pois nem um hosptal publico existirá para salvá-lo da sua sina.

    • Luciano Bastiani

      Ô W A, trollagem evoluir é muito esperançoso da sua parte, hein?
      Inda mais rommamala e lucas profeta….
      O máximo que acontecerá é que convergirão para o DEM…

      kkkkkkk

      brincadeirinha…..

    • Romanelli

      Wilson, xara do Fitipaldi e do Churchil ..uma palavrinha

      Não !!!! Eu não sou reacionário não colega, ao contrário, sou aberto e propenso a aceitar toda e qualquer BOA e VERDADEIRA mudança ,,lembra da Cota Social, uma que nos colocaria 200 ANOS à frente do tema RACIAL ?

      Agora, convenhamos, o que não faço é ZOMBAR das carências e dos SONHOS dos necessitados..

      ..convenhamos, dar casa VAGABUNDA como estas, sem verde nem laser, em verdade meio que BARRACOS de gesso, um projeto arquitetônico sem sal nem açúcar, quiça cimento – CASAS que os ingleses sequer davam pra seus Operários do séc.XIX, numa época que NEM direito trabalhista tinha…

      ..mandar o pobre se endividar sem saber fazer conta, ADMITIR que empresários sovinas e inconsequentes, como as Casas Bahia/Marabrás ofereçam a PORCARIA de móveis e utensílios que oferecem (que duram meses ou até a próxima enchente, se tanto)..

      ..ou que uma Magazine Luíza esfole os coitados com PREÇOS e juros estratosféricos, fora ainda de FORÇAR a venda de carro MIL CARROÇA que nem vem com trava elétrica, tudo pra depois dificultar a circulação deles e mandar o coitado e família ir de ônibus, convenhamos…

      Assim como não é a minha Praia compactuar com regras de mercado que facilitam e turbinam a INDIGNIDADE, o artificialismo, a escravidão política ou o ESCAMBO do coitado que, já acostumado a não ter salário se vê preso a um CIPOAL DE FAVORES que o deixa cada vez mais dependente de humores e REMENDOS de CP (tipo vale refeição, saúde, transporte, gás, cesta básica, MEIA entrada disso e daquilo, isenção praquilo outro, até pra IPTU, muleta pros filhos etc etc etc ..ou seja, tudo para fazermos destes uns eternos COITADOS pedintes falsamente saciados, uns relés SUB cidadãos, essa é a verdade)

      E sobre se ser Maquiavélico, confesso, chego a ter náuseas só de ler o Manual da Política que este cara nos reservou ..sinceramente, por ele chego mesmo a ter vergonha de compartilhar a nossas existência como se sendo um ser humano (tanto cinismo, falta de solidariedade e animalismo nem vemos com Primatas “menos avançados”)

      ..desculpe, mas política pra mim não é aquilo, não deveria e JAMAIS poderia ser pensada como se sendo aquele amontoado de conselhos que preservam a vida de uns enquanto protelam, enrolam e tripudiam com a vida/tempo do próximo.

      Por fim, agradeço a vc por achar que pessoas como eu sempre encontram a LUZ e vão em direção ao lado bom (mas eu ainda estou parado e girando em círculos, será que isso é algum sinal ?) ..aqui, tal qual como Diógenes de Sinópe eu ainda carrego comigo a minha lanterna, e confesso, pelo andar do tempo, já estou ficando sem combustível, não sabe ? ..perigas mesmo eu ir dessa pra outra e ainda não encontrar a saída pra este enrosco chamado BRASIL

      beijos do gordo …hhhuuuummmááááAAAA

      aumenta o som..

      http://www.youtube.com/watch?v=gfs9DC4GNr0

      • Romanelli

        não perca o foco da notícia

        – em SP os vereadores acabam de trocar a frota e colocarem findo blindado pra se protegerem das ruas

        -MILHARES de políticos eleitos foram pegos ganhando o BOLSA ..e NÃO perderam o mandato ..incrível

        -Aprovado no Senado regras que permitem a criação de MAIS Municípios

        -Funcionários de TODOS os Poderes e Instancias ainda BRINCAM de receber IMPUNEMENTE mais que o teto constitucional (R$ 28 mil), inclusive aqueles que são pagos pra fiscalizar ..aqui, provavelmente, a solução será aumentarem-SE o TETO

        -A transposição, Transnordestina e Norte SUL, continuam atrasadas, devagar quase parando, ou paradas mesmo (dependendo do trecho) ..assim como os projetos nucleares, de submarino, navios, plataformas e espacial

        Agora, na segunda, ENORME reserva de Petróleo vai a leilão e a população AINDA não sabe, se o governo, ou se os opositores sindicalizados tem razão

        ..AMBAS as facções insistem em esconder os números e forçar na visão ..dados sobre as reservas, investimentos necessários, custo de exploração e LUCRO, fora do TEMPO e DESTINO pra toda esta produção, ainda são escondidos a 7 chaves do povo que, se alguma coisa der errado, será convidado a dar seu sangue, ou o do filho, pra defender..

        eu hein.

        • Raí

          Companheiro Romanelli, foi por ser tão “maquiavélico” assim, que foste expurgado, do mais aberto fórum de debates da internet brasileira, o Blog do Luis Nassif, aonde você tinha críticos do que admiradores(eu era um destes) e daqui a pouco o Edú vai te expulsar tambem. Abra o ôlho !

          • Romanelli

            Não Raí ..vc esta enganado …fui expulso de lá, dum ambiente CENSURADO e pautado, típico de pau mandato de quem trabalhou no Estadão e comandou a ROLHA na fase mais tucana) por estar estragando o patrocínio do turco da mão peluda, compreende ?

            a propósito, o que disseste sobre ocorrer o mesmo aqui ..foi um conselho pro Eduardo, um recado do patrão da Rua Paulo Bregaro ..ou ameaça pra mim mesmo ?

            abraços

      • Wilsoleaks Alves

        Grato pelas lembranças comparativas ao meu nome, Romanelli, mas minha melhor atuação é como companheiro de Tom Hanks no Filme “Náufrago”.
        Parto do pressuposto de que você é maquiavélico porque não me parece que alguém que distorça tanto uma situação possa ser mentecapto.
        Veja as cotas: vai dizer que você não sabe que seu ajuste social é em longo prazo?
        Na questão das casas: vai me fazer crer que para massificar atendendo o maior numero possível de pessoas com um orçamento limitado você não sabe que seria necessário ao Governo Federal apelar para construções mais rústicas e menores? Por exemplo, os muros ficam para os beneficiários fazerem, afinal, ninguém reside em muros.
        Quem nunca teve uma casa está por demais feliz e agradece todos os dias por ter saído do famigerado aluguel.
        Para ilustrar melhor esta questão da moradia vou dizer como eu morava antes de ser um mutuário da Caixa Econômica Federal que não é o mesmo que um beneficiário do “Minha Casa Minha Vida”, mas pelo ao menos no meu caso não difere muito.
        Eu, esposa e mais quatro crianças, há quatro anos alugava uma casa com dois dormitórios e pagava trezentos reais por mês, hoje moro na minha casa com garagem para quando eu tiver meu carro e quintal para os cachorros já que as crianças/adolescentes só querem jogar no vídeo game comprado na Casas Bahia ou acessar o Facebook pelo PC que adquiri na Marabráz (brincadeira; foi numa loja de computadores) e pago trezentos e dezesseis reais. Detalhe: a casa onde eu morava está alugada por um salário minimo.
        É isso Romanelli.
        Grande abraço e fique tranquilo que lacro a tampa da lata de lixo antes do Salvador fazer xixi em sua cabeça.

        • Luciano Bastiani

          kkkkkkkkkkkkk

    • jose marcos

      Concordo em parte, caro amigo Wiilsoleaks, porém o que me preocupa não são os leitores assíduos destes lixos, o problema é que a FSP , o Estadão e o Globo funcionam como verdadeiros “panfletos” com suas manchetes expostas em todas as bancas, barbearias, salas de espera, etc deste país. E a maioria dos jornais locais de cidades menores reproduzem suas manchetes e colunas. Portanto não podemos analisar a influência na opinião política da população apenas pelo numero de seus leitores habituais. Não devemos menosprezar o poder destes esgotos, pois o cheiro tem grande alcance. Para finalizar espero que a DIlma tenha aprendido a lição: não podemos esperar atitudes republicanas de canalhas.

  • Julio De Bem

    Nem adianta se debater Edu. Sei que você eh um otimista, mas garanto a você que uma vez reeleita, a Dilma vai correndo la na folha parabenizar o pig por mais um aniversario. Depois um omeletezinho com a ana maria brega.

    • Roberto Locatelli

      Não sei, não, Julio. Ando ouvindo uns barulhinhos de fichas caindo pelos lados do PT.

      • Julio De Bem

        Ainda acho que quanto mais o governo tomasse porrada, mais deveria ir pra cima do pig

        • Roberto Locatelli

          Sim, Julio, o governo tem que responder, concordo.

          No caso das emissoras de rádio e tv, que são CONCESSÕES PÚBLICAS, é muito grave, pois uma concessão pública não pode servir de panfleto da oposição.

          A Globo deve meio BILHÃO à Receita. É sonegadora. Então, sua concessão teria que ser suspensa até que pagasse o que deve. Isso está na lei, mas o Governo tem medo de aplicar a lei no caso da Globo.

          A solução, no caso da Globo, é uma Lei Geral das Comunicações, que proíba a propriedade cruzada dos meios de comunicação. Assim, a população teria mais acesso a outras opiniões, outras vozes além da Globo.

          Quanto aos veículos em papel, esses têm a liberdade de ser partidários, pois são empresas particulares. No entanto, não podem praticar fraude, não podem fazer terrorismo midiático (falsa epidemia de febre amarela, falso alarme de apagão elétrico, etc), e não podem praticar injúria, calúnia ou difamação. Por isso é importante que o Congresso aprove a lei do direito de resposta, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

  • Flavius Augustus

    O próprio gerente da Coelba confirma que as casas foram entregues sem luz. Detalhe: A Coelba é uma empresa da Bahia, governada pelo petista “onesto” Jaques Wagner. Vamos reproduzir o texto? “[…] esclarece que vem realizando as ligações das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida no prazo da Aneel […]”. Ou seja, as casas foram, sim, entregues sem luz. A matéria da Folha, portanto, é perfeita e não há fraude alguma. Não vou nem cometar a fala do ministro…

    • Wilsoleaks Alves

      Flávius Augustus…
      Será que a unica finalidade de sua cabeça é separar suas longas orelhas?
      Pense um pouco. Não seria o prazo da Aneel os cinco dias para a ligação?
      Dãããã…

    • Luciano Bastiani

      Ô cú de burro (chamar esta múmia assim é redundante, mas…) olha com um pinguinho mais de atenção pra foto do local e vê se vc não encontra um postezinho , mais ou menos 10 metros de altura, com um transformadorzinho (deve ser de +/- uns 50KVA) pendurado nele, no que parece ser a rua detrás da que está sendo fotografada, à direita, em cima.
      Depois, olha pra esquerda, na mesma foto, em cima e verá o que parece uma linha diagonal: é o que se chama cabo multiplexado (quatro fios torcidos, sendo um neutro e três fases), e pela posição em que está faz parte da rede de distribuição de energia da rua em questão.
      Estes dois detalhezinhos desmontam completamente a ‘teoria’ da ‘casa engraçada, sem luz e sem nada’ que um abjeto intolerável como vc e seus comparsas ficam a propagar.
      Por quê digo isso? Simples: a estrutura de rede de energia num loteamento é uma das primeiras coisas a surgir, visto que sem ela não se constrói coisa alguma. E mesmo que fosse a última, ainda sim esta foto desmentiria essa abobrinha pseudo jornalística da foia…
      Entonces, antes de trollar, vê se encontra alguma coisa consistente pra escrever, ok?

    • anac

      Flavio Augustus pela bandeira diz bem a quem serve. Como a folha e suas comparsas do PiG. É bom que eles sejam transparentes. o rob deve gostar de lavar latrina nos USA. Tem gosto para tudo. Mas ele mostraria melhor seu enorme patriotismo estadunidense se se alistasse para servir no Iraque e Afeganistão. Pelo menos nos livariamos de um traira.

    • Marianne

      Estão faltando as orelhas do Mickey.

  • Mundo Paralelo

    Em vez de ficarmos como simples leitores passivos devemos agir, sair da zona de conforto e partir para as redes sociais e desmascarar as manipulações e mentiras do PIG. Todo mundo tem o dever como cidadão de bem de usar as redes sociais para defender a verdade. A oposição está usando as redes sociais para difundir mentiras, então vamos usar essas mesmas redes sociais para desmascarar essas mentiras e denunciar a oposição e o PIG. O jogo é duro, mas só ganha quem vai para a batalha. Façamos isso para o bem do Brasil.

  • Apolônio

    Temos que urgentemente pressionar a Câmara para aprovar o direito de resposta. Isto é de fundamental importância para o estado democrático de direito em nosso país.

  • anac

    O desepero é grande. Um pprojeto de seculos foi colocado em xeque pelo governo petista. Um dos países mais rico do mundo detentor de imensuraveis recursos minerais e hidrico se mantinha numa condição de paria. Motivo de chacota. Para os exploradores, os maiores beneficiarios, era conveniente manter essa condição intacta. Precisavam, entretanto, tambem manter o povo subserviente. Mais do que fisico, moralmente subserviente. O PiG era a solução. Diuturnamente numa verdadeira lavagem cerebral trabalharam para isso, O mantra era: o problema do Brasil era a sub raça que habitava o país. Sem condições de gerir o país a solução seria delegar para os mais preparados: a raça superior, os brancos de olhos azuis. Que por seculos roubaram as riquezas do gigante cujo povo dormia nas favelas e os 1% por 30 moedas em berço esplendido. Vamos permitir que os trairas retornem e joguem o Brasil no terceiro mundo novamente?

  • valdir freire

    Como comentei com vc no lançamento do “Principe da privataria” : uma imagem vale mais que mil palavras!

    Precdisamos de mais imagens como esta segunda foto do post. Só assim vamos fazer o que Lula nos pede nessa mensagem sobre ocupar as midias existentes.

  • Marcelo Cardoso Barbosa

    Em setembro último recebi chaves de um imóvel em São Bernardo. Não veio com relógio de luz. Este só foi ligado após a visita da Eletropaulo. Que demorou mais de cinco dias para efetuar a ligação. E é um imóvel no valor do teto financiáveis pelo SFH.

  • Milton Quadros

    Não tem a menor importância o que a Folha “diz”, pois diz sempre aos mesmos, aos que acreditam nela,ou seja, cada vez menos brasileiros.

  • Luciano Bastiani

    Moras numa delas?

    • Wilsoleaks Alves

      Caro Luciano
      Vou responder pelo tal de Romeu.
      Eu não moro num imóvel do Programa Minha Casa Minha Vida, mas minha cunhada mora e nunca a vi reclamando do imóvel, pelo contrário a danadinha tá trocando toda a mobília aproveitando o novo programa Minha Casa Melhor.
      Tá difícil, viu?
      Tá muuuuito complicado porque agora minha mulher também quer trocar a mobília lá de casa, mas o problema é que eu não tô inserido em nenhum programa do governo.

      • Luciano Bastiani

        Pô, W A, ainda não tens um cartão Minha casa melhor?
        Ufa! Ainda tem alguém honesto neste país…. kkkkk

  • Luciano Mendonça

    Você têm razão. Mas se essas são as construtoras e empresários que temos. Vejo a caso dessas casas entregues pelo Governo de Sumpaulo do P.S.D.B. já com problemas. Não deu pra esperar nem 2 anos.
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/04/17/defeitos-atingem-unidades-da-cdhu-em-todo-o-estado-de-sao-paulo.htm
    Não foi nenhuma unidade sem luz e água. Deve ter um “trensalão” da construção por aí.

    • Roberto Locatelli

      Bem lembrado, Luciano. Já sabemos que o propinoduto funcionou também na área de energia em SP. Provavelmente, TODAS as áreas do governo paulista utilizam esse mesmo “esquema” para roubar. E fazem isso há 20 ANOS.

  • anac

    Comparar é preciso. Peguem as casas entregues na era fhc, o principe da privataria, proprietario de um apto no Quartie Latin em Paris, e comparem com as casas entregues por Dilma em quantidade e qualidade. Mesmo que seja verdade e tenha tido problema pontual de energia eletrica luz que com certeza em pouco tempo será resolvido pois nada é perfeito a distancia é abismal entre viver em um casebre de taipa sem esgosto e agua e uma casa de alvenaria. A diferença é abismal entre uma gestão e outra. Sera mais uma vez GOLEADA do governo petista. É desespero da direita. E a folha aposta na incapacidade do coxinha de ver a realidade e mais do que isso no preconceito de classe e de raça que acompanha essa corja.

  • Salvador Ferreira

    Sérgio Romeu.
    Vc já visitou alguma? Tem provas?
    Tem fotos?
    Vc está me parecendo um “ligado” ao jornal da “ditabranda”, salvo engano, pois não?.
    Ô Eduardo… aquela lixeira ainda está aberta?

    • Wilsoleaks Alves

      Salvador…
      Eu tô dependendo só do Eduardo e de você pra lacrar a lata de lixo.

      • Salvador Ferreira

        Wilsoleaks
        Mas antes, como pedi anteriormente, que vc não permita seja
        lacrada antes da “mijadinha”, tá?

        • Wilsoleaks Alves

          Pois é Salvador… É por isso mesmo que dependo também de você.

  • Valéria PE

    Edu, veja o que diz a moradora (retirado do blog conversa afiada) . Quem vai se oferecer para ajudar essa senhora a acionar a folha na justiça? Alô advogados !

    Segundo conta Fabiana em entrevista ao programa “Conquista Meio Dia”, da rádio Brasil Fm, ela sequer sabia que se tratava de uma reportagem e o repórter usou de má fé e expôs sua imagem sem o seu consentimento na referida matéria.

    “Quando eu recebi a chave da casa no dia 09, eu em seguida dei entrada no pedido da luz e da água, eles me disseram que eu tinha o prazo de cinco dias úteis pra efetivar a ligação. Quando o entrevistador apareceu na minha casa, a luz não estava ligada, mas ainda estava no prazo, e ele (o entrevistador) usou isso de má fé nessa informação”, disse

    Fabiana, nova moradora do empreendimento Jequitibá, disse que pretende acionar ao jornal Folha de São Paulo por danos morais devido ao uso de sua imagem.

    A moradora diz ainda que também vai pedir direito de resposta e que não autorizou a exposição de sua imagem.

  • MANREL

    Esta é uma das manchetes encomendadas par a próxima eleição.

  • Claudio Freire

    Cabe ao proprietário solicitar a ligação por um motivo mais simples que o exposto: se a ligação fosse feita antes, ela geraria faturamentos de conta de água e esgoto (mesmo sem consumo, haveria a cobrança da taxa fixa de ligação).
    Aguardar o proprietário chegar para solicitar a ligação é uma forma de garantir que as cobranças de conta serão feitas somente depois da chegada do proprietário.
    Simples assim.

  • Fabio Martins

    Por decisão, para aprimorar formação de excelente qualidade em nossas escolas públicas, nos 30,40 , nos inícios da década de 50, fui estudar no velho continente. De um lado com trabalho, em parte com bolsa, pude conviver, de modo singular ,por motivação do clima europeu de receptividade, fruto dos sofrimentos da segunda guerra mundial, pude, como dizia, conviver com uma universidade, que deveria ser sempre assim, voltada à melhor estruturação do ser humano, longe de paixões, discricionarismo e aderências ao dirigismo de poderosos. Procurei preparar-me para, no retorno ao Brasil, dedicar-me de corpo e alma à formação e educação, com preferências a todas áreas populares.Alguma semente vingou. Deu de encaminhar um punhado de pessoas de verdade para sentirem, pensarem, agirem colocando a nacionalidade brasileira como valor-embrião e fim primordial de sua, de nossa existência. Digo isto, para ressaltar melancólico pressentimento no raiar dos anos 60, época de meu regresso. Foi um toque de impressão e dúvida quanto ao ser e não-ser da nossa imprensa em geral. E em particular de um certo jornal paulistano. Infelizmente não estava, como não estou, nem estamos tantos brasileiros, equivocados. Referido jornal é exatamente esse, do qual, sem prazer, nem preconceito, somos impelidos a discordar. E não dever, nem poder dar-lhe credibilidade, como é óbvio, quando se re-arvora em arauto da melhor, da única, da messiânica salvação politica para a nossa Nação.

  • Carlos J. Ribeiro

    Olhando a foto, a vela acessa, lembrei da época de racionamento, quase um ano, do FHC, o Príncipe da Privataria, segundo Palmério Dória. Aliás, livro que já comprei e li. IMPERDÍVEL!!!!!!!

    • Salvador Ferreira

      Carlos J. Ribeiro
      Verifique também: Há aparelhos elétricos sobre a pia.
      A ponta da chama da vela está próxima e na direção de um abajour.
      Sobre a mesa, junto ao castiçal ou seja lá o que sustenta a vela, há
      uma lampada tipo “luz fria” (rosquinha).
      O fotógrafo não mostra o teto. portanto não dá para ver se já tem, uma
      lampada a espera de energia.
      É uma “reporcagem” mal feita.

      • Raí

        Belas observações. Eu tambem observei o que relataste.

  • A folha !!!! A choupa que não tem rumo !!!!!!Quer atingir mas não sabe diferenciar “o bem do mal””””””

    • Wilsoleaks Alves

      Sei não Sirlei, mas eu acho que a Folha distingue sim o bem do mal, e tanto, que sempre evita o bem.

  • Edu,o que a Falha publica,não se da crédito,pelo menos acredito que a maioria do povo brasileiro não sabe nem que a Falha existe.Já fui eleitor,digo,leitor dela mas ,hoje só sei que ela existe porque você ,infelizmente por dever de oficio tem que lê-la e combatê-la,para a felicidade geral da maioria do povâo BRASILEIRO.Abs. A luta continua, e a vitória será NOSSA.

  • Marcellus

    ”Eu disse que na minha casa tinha água, e eu disse a ele que a luz ainda estava no prazo de ligar, eu cheguei a falar bem da casa, mas os elogios não foram publicados, então eu me sinto lesada, me sinto prejudicada, eu não sabia que era uma reportagem, que era um repórter, não sabia de nada, então eu quero sim o direito de resposta, porque o que esta escrito ali não foi nada do que eu falei”.

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/denunciante-da-folha-diz-que-vai-acionar-jornal-por-danos-morais.html

  • Abel

    Os espíritos sem luz circulam pelas redações do PIG… chamem o Carlos Vereza!

    • Wilsoleaks Alves

      Mas logo o Carlos Vereza?! Aí é que escurece de vez mesmo.

  • Salvador Ferreira

    Eita tempo bom…
    Com a nossa rede bombando e com essa turma porreta,
    vai ficar cada vez mais difícil para essa cambada falar as besteiras que sempre
    falaram. Hoje o “iunternetês” é o contra ponto.
    Dona Fabiana Oliveira Lira, não deixe por menos, cobre caro desses “riquinhos” safados.

    • Salvador Ferreira

      Desculpem. “…besteiras que sempre falou… ”
      (A culpá foi do BOBRAL)

  • Rodrigo

    Desculpe a franqueza, Eduardo, mas porque perder seu tempo analisando um jornal reacionário? O que esperar de um jornal reacionário? Você parece ter um caso mal resolvido com a Folha. A Folha faz jornalismo meio Wando, é meio Fátima Bernardes, mas nunca vai olhar o governo com a isenção que você sonha. Como é um jornal brasileiro, tem aquela tendência ao falseamento das coisas, por exemplo, jamais dizer que é reaça, negar que é partidário, negar que persegue o governo e ainda posar de moderno e isento.

    Mas esse jornal não precisaria ser honesto e dizer que “sim, somos reaças” para que todos soubessem que é. E, por um jornal conservador, não adianta chorar. Não haverá pedido de desculpa, não haverá um relato isento, e toda mentira vai virar verdade na mão deles.

  • Outro Zé

    Se olhares a foto, verás que na casa ao fundo existe luz………….kkkkkkkkkkk

    • Wilsoleaks Alves

      Ih, é mesmo Zé. Essa foi pra matar a pau.

  • Miguel Oliveira

    Só falta dizerem que Dilma está entregando tratores,caminhões e retroescavadeiras sem óleo Diesel nos tanques.

    • Wilsoleaks Alves

      Boa Miguel!
      Essa foi um direto de direita. Não, de direita não. De esquerda bem no olho direito do oponente.
      PS. Eu era fãzaço do boxeador meio médio, Miguel de Oliveira.

  • Eduardo, como vc já previu a campanha de 2014 será sangrenta. A reportagem mentirosa da Folha é só uma amostra de como ela chegará a atingir os mais altos níveis de irresponsabilidade jornalística. Aliás, depois da ficha falsa da presidente Dilma posso deduzir que a Folha já chegou a esse limite e só está permanecendo nele em tons mais graves.

  • Romanelli

    O BRASIL e a proteção aos animais

    Claro, claro, quem não fica com dó ao ver cachorrinhos indefesos e de olhos esbugalhados vivendo enclausurados e servindo a experimentos científicos ?

    Agora, ao contrário disso é vermos baderneiros e IGNORANTES passarem a roubar, pilhar e dilapidar, ou mesmo destruir todo o patrimônio alheio, certo ?

    Verdade é que a questão dos BEAGLES aqui de SP tem que ser analisada com uma visão do passado, presente e futuro pra questão, antes mesmo do que se sair por aí dando urros, apupos ou murros.

    Aqueles cachorrinhos vinham sendo monitorados de meses, anos ..HAVIA e HÁ muito CONHECIMENTO a ser extraído de seus “sofrimentos”

    ..fora que ninguém pode negar o SALTO de qualidade que a humanidade já deu quando trata do tema (inclusive EXIGINDO protocolo até pra sacrifício de rã e camundongo em laboratório) ..ou mesmo ninguém pode desprezas as próprias leis recentes que o país se fez valer

    Sendo assim eu digo, CALMA LÁ !!!!

    Hoje, olhando pra traz, chego a lembrar do PROTECIONISMO e do sindicalismo mundano que fez com que o BRASIL expulsasse muita industria de BASE e de PONTA daqui ..ou dos SEMPRE do contra que colaboraram pra nos excluirmos das pesquisas com TRANSGÊNICOS, isto que nos FORÇA hoje a pagarmos royalties, patentes, e a importarmos insumos e sementes como poucos, além de trazermos de fora elaborados e continuarmos a exportar só do básico..

    ..ou mesmo do dogma e ACHISMO que nos empurrou pra fora da industria/pesquisa genética, esta que esta acabando por reservar importantes descobertas pra que fiquem restritas aos povos mais ricos do planeta, isso enquanto aos pobres, dentre eles nós, só sobram as piores pragas pra eles medicarem sem jamais curarem (vide malária).

    Enfim, ter sensibilidade e espírito HUMANITÁRIO é uma coisa ..agora, tratar o assunto somente com sentimentalismo imaturo e obtuso, aqui já são outros quinhentos, não ? ..ou será que alguém duvida que se MUITAS destas pesquisas deixarem de ser feitas aqui, que o país estará NOVAMENTE a importar e DEPENDER de seus frutos brevemente ?

    Pois é ..e por incrível que pareça, este tema, além da mesmice de falarmos só do PT, de LULA e DILMA, tb é caso pra CIDADANIA ..quem sabe um dia ??!!

    http://www.youtube.com/watch?v=_2DFHuyEjPU

    • Raí

      Oba ! Este é o “velho” e sábio Romanelli, que quando resolve analisar as coisas, sem viéz anarquista, é imbatível.

  • Alberto Cesar

    Essa senhora jornalista é de um caráter deplorável. Não sabe ela que nenhum imóvel construído nesse país é entregue ao comprador ou dono com as instalações elétricas e hidráulicas devidamente ligadas, e que cabe a esse mesmo proprietário solicitar as concessionários desses serviços realizar essa tarefa. Vai ser caluniadora assim no Hades !

  • Tufi

    A meu ver, parece outra bolinha de papel que nocauteou um candidato na eleição passada;

  • Tufi

    Esse é um dos motivo pelo qual não me informo pela folha, sempre que me oferecem assinaturas respondo que nem me pagando aceito. Vai dar trabalho de botar no lixo, porque lugar de lixo é no lixo.

  • Roberto Locatelli

    Olha lá: a ombudsman da folha admite “erro” no caso da reportagem. Mas a palavra correta é FRAUDE.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/118309/Ombudsman-confirma-erro-da-Folha-contra-Dilma.htm

  • Gilson Raslan

    Eduardo, a ombudsman (ou será ombudswoman?) da FSP censurou a irresponsabilidade do jornal.

    • eduguim

      Censurou, sim. Hoje criticou a reportagem

  • Raí

    Esta”reporcagem” é a maior demonstração da falta de qualidade e de respeito aos cidadãos brasileiros, advinda de quem tem o dever de informar os dois lados dos fatos, permitindo o direito de resposta, aos envolvidos, e admitindo que erraram, quando a verdade verdadeira, vem à tona.

  • Heidi Maria

    Edu,

    A Folha é uma fraude, finge fazer jornalismo e faz política pigueana

  • Avelino

    Caro Eduardo e demais
    Contra o PT. e demais governos progressistas, a Folha e demais mídia, sempre erram, mentem, deturpam; mesmo mostrando provas, das irregularidades, safadezas do PSDB, DEM, PSD, etc e demais governos reacionários, a Folha e demais mídia, escondem, fraudam, escondem.
    Faz parte da ideologia da direita, pois se eles falarem a verdade, eles não se elegem para nada.
    Hoje, os blogues, ditos sujos, conseguem desmentir de imediato.
    Saudações

  • Antonio

    No dia em que a Folha publicou esta notícia, era o mesmo dia em que veio a luz que um tucano de alta plumagem havia recebido pouco mais de US$ 800 mil do cartel das empresas ferroviárias.
    Ora, sabendo dos interesses dos donos da Folha, esta segunda, verdadeira e importante, notícia para a população jamais seria publicada na primeira página.
    Inventaram alguma coisa para omitir o que deveria ser a manchete e colocaram no canto em corpo menor ao invés de ser a manchete.
    Está na hora de divulgar com mais intensidade as patifarias do Srs Frias, pai e filho.
    Que tal começarmos pela forma como obteve o controle da Folha dos Caldeira.
    Poderíamos dos transtornos à cidade de São Paulo quando a Folha operava a antiga rodoviária e das ações que moveu para impedira a mudança para o Terminal Tietê.
    E o empréstimo de veículos para a repressão, mais um tema.
    Li seu artigo sobre a Sra. Singer.
    Há limites para a ética profissional e ela os ultrapassa na medida em que sabe bem que seu cargo é inútil. Um cargo que apenas tenta impigir um viés de modernidade ao jornal, tão inútil quanto os SAC’s da maioria das empresas indústriais ou comerciais no Brasil.
    Quanto a este último assunto, algo me tranquiliza: A Sra. Singer, quando terminar seu mandato encontrará colocação como contorcionista em qualquer circo da periferia.

  • Guerrit

    E
    já admirei o autor desse Blog.
    Hoje enxergo que ele fez pacto com emissários de Mifistófeles

    Para Requião, leilão do Campo de Libra é um crime contra o Brasil
    do site do senador Roberto Requião
    “O que está acontecendo no Brasil? O Governo quer leiloar o campo petrolífero de Libra, que pode ter 15 bilhões de barris de petróleo, e não tem justificativa nenhuma para isso”, afirmou o senador Roberto Requião (PMDB/PR). “Estão entregando o petróleo brasileiro, mesmo depois do escândalo da espionagem da Petrobrás, do Ministério dos Transportes e até do telefone particular da presidente Dilma (Rousseff)”, completou.
    Para Requião, o leilão do Campo de Libra, marcado para o próximo dia 21, “é um crime contra o Brasil. Um absurdo”. Ele comunicou que, junto com os senadores Pedro Simon (PMDB/RS) e Randolfe Rodrigues (Psol/AP), há mais de um mês entrou com um projeto de decreto legislativo para anular a licitação. No entanto, o projeto não tramitou no Senado.
    “Se negaram a debater a questão. Sonegaram do Congresso o contraditório. Não é um parlamento mais. É um grande espaço de silêncio em troca de emendas e de favores. Eu estou profundamente indignado com isso tudo”, criticou. O senador ainda cita outro fato grave: o uso do Exército para fazer a segurança do local leilão.
    “Isto está causando a indignação dos movimentos populares, dos setores mais esclarecidos do país. Mas a imprensa toda está a favor do entreguismo. Porque na verdade, hoje, PSDB e PSB estão todos nesta visão entreguista. Eles querem só derrubar o PT para fazer o mesmo, mas sem os programas sociais”, afirmou.
    “Eu pergunto a você, que como eu votou e lutou pela Dilma: era isso que a gente esperava? E eu pergunto ao PT: foi isso que nós propusemos na campanha? E eu pergunto ao PMDB: foi por isso que nós apoiamos a presidente Dilma? Não. Não foi”.
    Reservas – O Campo de Libra está localizado na camada de pré-sal na Bacia de Santos, em São Paulo, e deve produzir pelo menos um milhão de barris por dia, o equivalente à metade do que o país extrai atualmente. No projeto, espera-se instalar de 12 a 18 plataformas de grande porte.
    Tratar-se de um campo já perfurado e testado. A Petrobras pagou à União pelo Campo. Pela cessão, deveria extrair 5 bilhões de barris, mas, depois das perfurações, encontrou reservas equivalentes a 24 bilhões de barris. Pela lei, a União deveria negociar um contrato de partilha com a empresa pelos 19 bilhões excedentes, mas, em vez disso, resolveu leiloar o campo.

  • Carlos Henrique

    Não só devemos ocupar a INTERNET, mas também PRECISAMOS OCUPAR A JUSTIÇA COM AÇÕES JUDICIAIS QUE NÃO SOMENTE SOLICITEM PUNIÇÕES PARA CRIMINOSOS COMO A CANALHA FOLHA DE SÃO PAULO, MAS TAMBÉM EXIJAM LIMINARMENTE UMA RETRATAÇÃO, PUBLICADA COM O MESMO DESTAQUE DO TEXTO DIFAMATÓRIO. A guerra já começou e o crescimento de Dilma nas pesquisas, aliado ao fracasso do “golpe” MarinaXEduardo Campos, levará a extrema direita a ações desesperadas em pouco tempo, as quais farão essa “matéria” da Folha nos deixar com saudades. Para não apenas reprimir golpes como esse, mas inibir outros ainda piores, é mais do que urgente que a Sociedade Civil organizada(via sindicatos, ONG’s, entidades estudantis, movimentos sociais, organizações comunitárias)inicie imediatamente uma guerra jurídica contra a mídia. Temos agora, na Procuradoria Geral da República e no Ministério Público Eleitoral, pessoas sérias que substituíram verdadeiros militantes da extrema-direita que outrora ocupavam tais cargos, portanto aumentamos nosso poder de ação, não por motivos políticos, mas porque os novos comandantes dessas instituições analisarão com imparcialidade, restringindo-se à legalidade, quaisquer pedidos de Representação contra os barões da mídia. E nem é necessário lembrar que não faltam movitos legais para que Folha, globo e quadrilheiros associados sejam colocados na cadeia pelos golpes que dia sim e outro também praticam para tentar manipular a vontade eleitoral dos brasileiros. Sobre esse caso específico, sugiro que a Altercon e o Instituto de Estudos da Mídia Barão de Itararé encampem imediatamente um pedido de Representação a PGR e ao MPE, uma vez que qualquer demente sabe que as solicitações de ligação elétrica em uma residência têm que ser feitas pelo moradores, o que não significa falta de eletricidade, que está sim disponível nos postesda rua, mas precisa ser individualmente solicitada pelos proprietrários de cada residência. Como também sabemos da ansiedade de qualquer pessoa em receber a casa própria, desejando rapidamente ocupá-la, e mais ainda se tais ocupantes forem os beneficiados pelo Minha casa, Minha Vida, pessoas de baixa renda , que normalmente residem em condições precárias, ou de favor, e pela primeira vez irão habitar um imóvel próprio, que além de seu, possui um nível de estrutura muito superior ao que poderiam imaginar diante de suas limitações financeiras. PORTANTO, A MÁTERIA DA FOLHA ALÉM DE DESONESTA, É MALDOSA, PRECONCEITUOSA, CÍNICA, CANALHA E SÓRDIDA, UMA VEZ QUE DESCONSIDERA , EM SEU ÓDIO CONTRA O PT E CONTRA OS POBRES, AS CONDIÇOES DE PENÚRIA, OPRESSÃO E ABANDONO QUE OS BENEFICIADOS PELO MINHA CASA, MINHA VIDA ENFRENTARAM NO PASSADO(PRINCIPALMENTE DURANTE O GOVERNO FHC, TÃO ENALTECIDO PELOS VERMES DESSE JORNALZINHO FASCISTA), CONDIÇÕES QUE COMEÇARAM A SER MODIFICADAS PELA AÇÃO EXTRAORDINÁRIA E INCLUDENTE DOS GOVERNOS LULA E DILMA, SABOTADOS HÁ DOZE ANOS POR MENTIROSOS DESPREZÍVEIS COMO OS LACAIOS DESSE JORNALZINHO ASQUEROSO.