Protesto contra Copa revolta população em São Paulo

Reportagem, Sem categoria

25 de janeiro de 2014. Cheguei por volta das 17 horas à avenida Paulista para cobrir o protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil que partiria do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e se espraiaria pelo centro velho da capital, onde, para variar, terminaria mal.

Naquele momento, encontro a pista sentido Consolação interditada pela Polícia Militar, que, organizada em forte aparato, inclusive com cobertura de dois helicópteros, acompanhava a concentração em frente ao museu.

Quando cheguei, havia cerca de 300 manifestantes. Em algum tempo mais somavam uns 700, na melhor das hipóteses.

Para compensar o pequeno número, deixaram deserto o vão livre sob o Masp e ocuparam a pista dos veículos de forma a atrapalhar o trânsito e produzir sensação de maior número, até porque se misturavam com os transeuntes.

Na quase totalidade, eram estudantes universitários de classe média e alta. E alguns poucos homens e mulheres maduros e do mesmo estrato social. E muita polícia. Provavelmente, metade do número de manifestantes.

Conversei com vários integrantes do movimento, mas nenhum quis gravar entrevista. Contudo, consegui a informação de que, em grande parte, eram militantes do PSOL, do PSTU e da Rede (de Marina Silva).

Cartazes contra políticos, só vi contra Lula e Dilma.

Vários manifestantes estavam mascarados. Alguns começaram a vestir máscaras. Pouco antes das 18 horas, começaram a caminhar no sentido Paraíso, pela pista sentido Consolação.

Naquele momento, reparo que os transeuntes da avenida estavam todos do lado oposto dos manifestantes, na calçada da pista sentido Paraíso. Quase em frente ao Masp, um bar reunia dezenas de pessoas. Ouviam pagode, tomavam chope e comiam carne que o bar assava na churrasqueira que pôs na calçada.

Aproximei-me do bar e comecei a conversar com as pessoas. Quase nenhuma me permitiu gravar. Tive que pedir a mais de dez pessoas até encontrar quem aceitasse. Porém, recusaram-se a dar nomes.

Absolutamente todas as pessoas com quem conversei disseram que querem a Copa no país. E disseram que nem dão bola para essas manifestações que acontecem toda hora e que são “esquisitas” e “violentas”.

Entrevistei uma moça e um casal. A mulher do casal deu-me um depoimento interessante. Disse que quando Lula conseguiu que o Brasil sediasse a Copa, todo mundo aplaudiu. Ninguém falou nada. Agora já não haveria sentido em protestar.

Disse mais: que repudia os black blocs. E manifestou desconfiança de quem esconde o rosto.

Quando a manifestação chegou ao cruzamento da avenida Brigadeiro Luiz Antônio com a avenida Paulista, desceu a transversal rumo ao centro velho da cidade. No caminho, foi se dispersando.

Infelizmente, acabou a bateria do celular e não pude mais gravar imagens. Foi uma pena, porque os manifestantes passaram a promover arruaças.

Na avenida da Consolação, por exemplo, incendiaram lixeiras, quebraram vitrines e acuaram um homem em um fusca e lhe incendiaram o veículo. Desesperado, ainda tentou salvar o veículo. As pessoas gritavam para que saísse de perto, pois poderia explodir.

O sujeito sentou na calçada e pôs a cabeça entre as mãos. Estava chorando.

Os transeuntes, assustados e revoltados, pediam providências das autoridades. O clima de revolta no comércio e entre os que passavam podia ser sentido ao toque da mão.

Claro que não passa de uma percepção, mas acredito que essa tática do grupo “Não Vai Ter Copa” está sendo muito mal recebida pela sociedade. O efeito eleitoral que os grupos políticos por trás desse movimento pretendem pode se mostrar inverso ao que buscam.

*

Assista, abaixo, a compilação dos vídeos que consegui gravar com meu celular

ATENÇÃO: abertura do vídeo está com data errada (25-01-2013). Editei o vídeo e coloquei mensagem informando data correta (25-01-2014), mas essa etiqueta não aparece em celulares e tablets

 

  • adenilde petrina

    Muito bom o texto….figuei feliz ao ler.Obrigada, Eduardo!!!!Valeu!

  • Mariana

    Esse pessoal é muito baderneiro mesmo. Não sou contra o exercício do direito à liberdade de expressão e manifestação, mas esse pessoal é muito tosco, playboy mesmo. Cadê o Movimento Passe Livre pra protestar quando o TJ vetou o projeto do Haddad de construir mais corredores de ônibus? Cadê o pessoal protestando contra a violência cometida pela Polícia Civil a pessoas em condição de miséria, exclusão social e dependência química na cracolândia? A polícia só não pode ser violenta com estudante, é isso?
    Esses blackbloc me dão nojo!

    • Luiz Andrade Junior

      Resumiu tudo….. Onde está o PSDB que não colocou a polícia para evitar a baderna de tão pouca gente?

      • os tucanoides presentes com máscaras disfarçados pra que policia…o povo não é bobo não…

      • medina gomes

        Não colocou a Polícia porque eles fazem parte da Baderna.

    • Ronaldo Curitiba

      Não vejo a hora dessas coxinhas dondocas inúteis enfrentarem as torcidas organizadas defendendo a Copa.

    • anac

      Quem se esconde atras de máscaras no minimo é COVARDE.
      Gandhi, Mandela, Martin Luther King, Rosa Parker, Che Guevara, todos eles responsáveis por revoluções que mudaram o curso da historia de seus países e da humanidade não se esconderam atrás de mascaras.

      São COVARDES os manifestantes contra a COPA DO MUNDO.
      Como pretendem agir fora da lei, praticando vandalismo, roubando e quebrando bens públicos e privados, as mascaras dificultarão a identificação para a cobrança pelos seus atos criminosos quando responderão penal e civilmente.

      O PiG não só defende as mascaras mas incentiva os protestos contra a COPA DO MUNDO.

      O PiG que é contra a copa do mundo deveria aderir de fato e de direito a causa RENUNCIANDO A DIVULGAÇÃO DE QUALQUER NOTICIA RELACIONADA A COPA DO MUNDO

      E A GLOBO DEVERIA RENUNCIAR AOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO REPASSANDO A RECORD.

      • Nádia

        Sabe do que lembrei agora, no ano passado nas ondas das manifestações de junho, conversando com um deles(black bloc) o rapaz me disse que a intenção deles é chegar a uma guerra civil. Espero que não dê certo, e as pessoas fiquem atentas e não cair na armadilha, estão sendo financiado para causar o caos no país, como na Ucrânia. Fiquemos atentos. OJO!

    • Apoiada 100%.

      Fiquei horrorizado com a história do fusquinha que eles incendiaram.

      É evidente que não há nenhum fundo de preocupação social.

      Estão usando uma desculpa muito furada de gastos com a Copa (a mentira já cai por terra quando se constata que a Copa trará lucro para o País) para tentar usar os manifestantes como massa de manobra.

      • Nádia

        Agora quero saber, eles irão pagar outro carro que queimaram? Pela situação, um fusca, o homem chorou, é sinal é ele é humilde e não pode comprar outro. Cadê a justiça??????? Cadê o Ministério Público????? A justiça paulista proibiu a entrega de jovens de periferia em shopping devido ao rolezinho, e eles não fizeram nada, apenas se divertiam, agora, queimar carro de uma pessoa simples ISSO POOOOOOOOOODE. Não é de se revoltar? O que está acontecendo? Declararam guerra contra nós? Cadeia para esses vândalos, baderneiros, vagabundos, coxinhas, estão cometendo crime lesa pátria, crime contra o povo, crime contra os mais humildes, na maior cara de pau com proteção da mídia e justiça.

        • Nádia

          corrigindo, onde escrevi entrega é entrada.

  • Mariana

    Ah, Edu, parabéns pelo seu trabalho de cobertura às manifestações sociais que ocorrem em Sampa. Só dou a dica pra comprar um equipamento de filmagem com bateria mais duradoura. Agora com a onda (ou como diria o Lula, marolinha) #nãovaitercopa, vai ser preciso mais bateria para registrar tudo. Ou uma bateria extra pro teu celular. ; )

  • Carlos Lenin Dias

    …nota-se q,os meninos,n téem intimidade ném c/ batuques…

  • Liz Almeida

    Não acredito que esses babacas incendiaram um fusca de um sr. que nada tinha a ver com essa palhaçada…

    Alguém tem alguma dúvida que isso retornará contra eles mesmos?

    Essa tal de ‘Rede’ acabou antes de começar.

    • anac

      Duvido que tenham o desplante de queimar uma Ferrari, um posher.

  • Teresinha Carpes

    Parabéns Eduardo,belo trabalho,ainda bem que você existe Eduardo,Deus te de muita saúde meu amigo!
    E para todos da tua família!Tu mereces tudo de bom!Abs

  • Elvys

    Eduardo, meu velho, fique tranquilo. Esses picaretas já eram. O grande momento deles foi em junho passado. Depois disso, perderam o rumo. Esse pessoal da extrema esquerda brasileira sempre foi meio sem noção, descolados da realidade, parecem tucanos! E quanto ao povão, esse é mais sábio que possamos imaginar.

  • rodrigo

    a Band News conseguiu filmar o momento de terror que a familia do Fusca passou, o veiculo inclusive percorreu vários metros em chamas

  • Vinicius

    Edu,

    Eu não sou esquerdista e nem direitista… me simpatizo mais com os ideiais liberalistas (por mais chocante que isso possa parecer)

    Sou dono de 2 restaurantes… um no rio e um em sao paulo…

    Eu entendo pq eu sou a favor da copa… pq meus restaurantes vão vender 10 vezes mais refeições no mínimo… eu entendo pq um dono de hotel quer a copa… e eu entendo pq a GLOBO quer a copa… pq ela vai faturar BILHÕES com a transmissão… Agora minha dúvida é a seguinte… pq voces são a favor da copa?

    Pq vai gerar empregos? Os empregos todos serão temporarios… a população carente vai ganhar uma graninha e 2 meses depois vão ser lançados ao abismo social novamente…

    Pq vai trazer dinheiro pro país? Vai mesmo… pro bolso de todos os empresários desse país… quem vai ganhar mais com a copa … serão empresários que no fundo já tinham dinheiro….

    E como nós, empresários, vamos ganhar dinheiro??? Com os investimentos trazidos com o dinheiro público… (empréstimo do BNDS para estados, municipios, e empresários ainda sim conta como dinheiro público gasto… pq sequer sabemos se a totalidade do valor devido voltará aos cofres públicos)

    E as pessoas sendo expulsas das favelas onde moram, sem sequer ter um aviso… surgem marcações nos muros… e em seguida demolem as casas… eu… liberalista q sou… ligo pouco para isso… mas a esquerda não deveria se preocupar com isso?

    Como já disse… eu entendo pq EU sou a favor da copa… mas eu gostaria de entender pq um esquerdista como vc é a favor da copa? (não estou sendo ironico… eu quero realmente entender)

    • Vinicius

      Entendo também que muito dinheiro já foi investido… e que não ter a copa seria um desperdicio maior de dinheiro público…

      isso é uma razão muito plausivel… no entanto sinto em voces um sentimento maior que esse… tenho a sensação q voce realmente acredita que a copa trará mudanças reais e duradouras ao país (quando já vimos que na áfrica do sul… nada mudou.. exceto os estádios apodrecendo… )

      • LUIZ

        Vinícius,

        Se a copa vai ser boa para restaurantes, supermercados, hotéis, companhias aéreas , etc, etc, etc como não pode ser bom para a população? se haverá aumento de produção para atender a demanda?

        O que percebo, e isto é uma característica de quase todos os empresários Brasileiros, é não conhecer e subestimar o potencial da indústria do turismo.

        Imagine o seguinte: Será retirado a torre Eiffel e o museu de Louvre em Paris e avalie o que isto impactará no na economia da França?

        Seu restaurante está indo bem por mérito seu, mas somente porque a população está podendo gastar, do contrário seu negócio poderia estar capengando. administrar na bonança é mole.

        Segue abaixo um estudo da WTTC:

        O WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo, apresenta anualmente seus dados para o crescimento da economia do turismo no mundo e em diversos países.

        Fui dar uma olhada nas quatro variáveis estratégicas avaliadas, o que está projetado para o Brasil e para o mundo, confira:

        PIB DIRETO DO TURISMO

        O turismo brasileiro contribuiu com R$ 150,6 bilhões para o PIB do país em 2012, 3,4% do total.

        Para 2013 a previsão de crescimento para o Brasil é de 5%, e para o mundo 3,1%

        EMPREGOS DIRETOS

        O turismo brasileiro empregou diretamente 2.950.000 pessoas em 2012, isso representa 3% do total de empregos no País.

        Para 2013 a previsão de crescimento é de 3,4% dos empregos diretos no Brasil e 1,2% no mundo.

        GASTOS DOS ESTRANGEIROS

        O total de gastos dos estrangeiros no Brasil em 2012 foi de R$ 14,6 bilhões, o que representa 2,7% do total das exportações.

        Para 2013 a projeção de crescimento para nosso país é de 7,6% e para o mundo de 3,1%.

        INVESTIMENTOS

        No ano passado foram investidos pelo setor público e privado R$ 43,5 bilhões em turismo, o que significou 5,4% dos investimentos realizados no Brasil.

        Para 2013 a projeção é de que os investimentos em turismo cresçam 8,4% no Brasil e 4,2% no mundo.

        FONTE: WTTC

        • Marcilio Serrano

          Vinicius,

          Vai trazer não é o correto, é correto o já está trazendo. Também sou do RJ e digo que é visível a transformação que o Estado vem sofrendo com inúmeras obras que invariavelmente precisam de trabalhadores.

          Ontem mesmo voltava do cinema na Zona Sul e pude constatar as modificações da Via Binário e a interdição para derrubada da Perimetral (não estou aqui discutindo a necessidade apesar que acho interessante o novo projeto sem a Perimetral os contras como sempre são os Freixos e Alencares da vida).

          (Ainda temos a Transcarioca)

          Outro problema este sim deveria ser mais discutido e a mídia simplesmente esconde é o colapso de mão-de-obra, trabalho com terceirização e simplesmente tenho dificuldades de contratação e reposição de vagas.

          Acredito que você como dono de restaurante deva estar passando por este problema, tenho conversado com todos os amigos que trabalham em cozinha industrial e a reclamação é geral.

          Engraçado é que ninguém (por má fé ou desconhecimento) alia isto ao período de governo Lula e Dilma.

          Acima só falei da Cidade do Rio de Janeiro, mas posso citar as intervenções na antiga Rio Santos, Macaé e Construção do Arco Metropolitano (uma grande obra e simplesmente escondem).

          Finalizo dizendo que simplesmente precisamos da reeleição da Dilma já no primeiro turno, não podemos dar a mínima chance de perdermos tudo que foi conquistado a duras penas até o momento e continuar como eles gostam de falar em inglês(ou quem sabe em Francês porque agora é chique) o Welfare State.

          Em tempo passei na Presidente Vargas às 7:00 horas e 12:00 da noite, sando da Tijuca fiz questão de seguir pelo Centro não vi nenhuma manifestação e apenas o povão se divertindo nos ensaios técnicos da Marquês da Sapucaí (no momento era a Porto da Pedra).

          Nada de manifestação ou quebra-quebra.

      • anac

        O senhor que tem restaurantes nos Rio alám da reforma no maracanã esta vendo algumas outras reformas e obras estruturais sendo realizadas que beneficiarão a cidade e o Estado e que estão a ocorrer apenas por causa da Copa do Mundo e Olimpíadas? O porto no centro do rio é objeto de algum tipo de intervenção?
        Pois é.

        Barcelona por exemplo teve uma área se não me engano do porto totalmente revitalizada depois das olimpíadas se tornando depois um centro turístico dos mais procurados no mundo. Trazendo dinheiro para RESTAURANTES e etc.

        É mais ou menos assim, Olimpíadas é um passaporte para o primeiro mundo. É chegar a maioridade. É ser reconhecido como igual. É poder fazer parte do clube dos que lideram o mundo. A China já fadada a isso recebeu o certificado com as olimpíadas realizadas.

        Não realizar é atestado de incompetência principalmente se se tratar de um país de terceiro mundo fadado ao fracasso como sempre foi o Brasil.

        • anac

          Nenhum país ao mesmo tempo, com a distancia de dois anos, realizou Copa do Mundo e Olimpíadas. Apenas o Brasil esta tendo essa oportunidade. E que esta sendo estragada por quem sempre quis que o Brasil permanecesse terceiro mundo e devedor do FMI motivo de chacota no mundo, onde seus cidadão eram tratados como sub-raça presos nos departamentos de imigrações dos aeroportos do primeiro mundo como criminosos. Até os filhos da classe media alta que iam lá com muito dinheiro e para estudar em colégios e faculdades como Harvard corriam o risco de serem assim tratados por serem brasileiros.

      • Eu sou a favor da Copa por causa do espetáculo e pela divulgação que ela fará do esporte.

        Durante anos eu ouví os mentecaptos de classe média, aqueles que só repetem os bordões passados pelas TVs e pelo rádio, dizerem que o esporte era muito importante e que só o esporte pode tirar a juventude das drogas.

        Pois bem a grande chance de motivação está aí. Os jovens podem até aprender esportes nas escolinhas de base, mas vão se motivar pela competição, pelo espetáculo e pelos ídolos do esporte.

        Pois bem, depois de tantos anos repetindo a mesma cantilela clamando por mais investimentos no esporte, agora eles mudam diametralmente de discurso porque os bordões espalhados pela mídia mudaram e de forma absolutamente incoerente e acrítica passam a condenar o campeonato e os estádios, como se o esporte não fosse importante.

        É impressionante observar como são obtusos aqueles que clamavam por investimentos em estádios para fortalecer o futebol e como pediam a realização de uma Copa no Brasil, até que Lula conseguisse trazê-la para cá e a mídia invertesse seus bordões por pura questão partidária.

        Respondendo a sua pergunta sobre por que eu quero a Copa eu respondo simplesmente com uma frase: PORQUE EU GOSTO.

        Muita coisa é feita só porque as pessoas gostam e por que não a Copa?

        Ou vão também acabar com o Carnaval (que tem patrocínio público), com o Natal (que tem gastos públicos com a decoração de rua), a páscoa, as festas de São João, os festivais como o tal de Rock in Rio e outros tantos que acontecem com patrocínio oficial? Vão acabar com todos os eventos e festas populares até termos educação e saúde de primeiro mundo?

        Claro que não. Essa conversinha é uma manipulação de massas. A mídia está usando as pessoas como massa de manobra, fazendo elas agirem contra seus próprios interesses na base da mentira, insídia e má-fé, para tentar obter algum resultado eleitoral.

        EU QUERO A COPA, quem não quer deveria ter se manifestado antes, quando todo o Brasil era a favor da Copa, inclusive os mesmos coxinhas que praticaram os atos de vandalismo ontem. Agora que os investimentos estão feitos eles querem boicotar a Copa, trazendo prejuízo para o País, apenas para obedecer, fazendo-se de fantoches da mídia, os bordões plantados nos meios de comunicação de massa.

    • Pedro Soto

      Por que você não reclamou quando o Brasil foi escolhido? Naquela época todo o mundo achou legal, não foi?

      • Vinicius

        Eu reclamando???

        pq eu estaria reclamando? pra mim a copa vai ser ótima… não estou reclamando… voce leu meu post?

        • Maria Aparecida Jube

          O pior ser humano que existe é esse tipo que pensa, tá bom para mim o resto que se dane, você acha mesmo que se desestabilizarem o Brasil como esses políticos que financiam essa imbecilidade do “não vai ter copa”, querem, seus negócios vão continuar tão bem assim como você diz?

    • Geraldo Galvão

      De onde apareceu esse coxinha metido a esperto? Tenho minhas dúvidas, que alguém que conseguiu ter dois restaurantes, não saiba avaliar o retorno que esse tipo de evento traz para o país. Vinicius, fala pra gente quais são os seus dois restaurantes para que possamos manter distancia, pois a sua desonestidade intelectual, pode muito bem está contaminando o seu negocio.

      • Vinicius

        Geraldo,

        Ao inves de assumir essa atitude agressiva… pq não me dá exemplos de como o evento terá retornos duradouros para o brasil….

        Eu sei pq… pq é mais fácil agredir aquele q vc não concorda do que dialogar com eles né?

        O que te torna diferente dos black bocs.. dos nazistas?? dos facistas???

        • Vinicius

          Edu…

          Voce tem os dados certos dos valores gastos por parte do governo (nisso incluo esferas federais, estaduais e municipais) … incluindo os empréstimos do BNDS … para a realização da copa?
          estou tentando encontrar aqui no portal da transparencia mas não consigo…

          Na internet tinha encontrado o valor de 35 bilhões… mas não sei se pode ser confiavel…

          Acho que é válido discutirmos o peso dos gastos com as possibilidades de retorno… sem fanatismos quase religiosos por partidos…

          • Geraldo Galvão

            Continue pesquisando. Se não for muito burro, vai encontrar as respostas. Não conte comigo pra facilitar o seu trabalho: Se vire… O governo tem – com frequência – disponibilizado essas informações para a imprensa. Além do Portal da Transparência, sugiro o Google.

          • jd

            Concordo. É por aí mesmo que a pegadinha dos malandros do contra cairá. Ficará evidente que os gastos serão bem inferiores que o retorno. Fica a sugestão para um post.

        • Geraldo Galvão

          Reconsiderei, e vou te dar uma “colher de chá”. Como sugestão:

          http://www.copa2014.gov.br/pt-br/brasilecopa/mobilidadeurbana

        • Vinicius

          Geraldo… não to falando com vc não grosseirão…

          VIu q comecei o post com “EDU”?

          E em algum lugar do meu post eu te xinguei? Da onde surge toda essa sua raiva? Já tentou fazer terapia?

          • Wilsoleaks Alves

            Errado, Vinicius!

            Aqui no Blog da Cidadania os posts são livres e todos podem comentar. O Eduardo que é dono do Blog não censura, então, quem é você para dizer o quê e quem deve lhe responder?

            Quem fala o que quer tem que estar preparado para ouvir o que não quer.

          • Leonardo

            Vinícius,não perca seu tempo com gente assim.Tem gente q vem p/internet com td a frustação possível.São os valentes do teclado,não passa disso.

            Abçs

          • Wilsoleaks Alves

            Certo, Leonardo!

            Nós somos valentões de teclado, claro que não saímos por aí agredindo fisicamente pessoas mesmo que sejam filhos duma puta, assim como você e esse Vinícius.

            Mas já que você é assim tão brabo pra encarar deixa aí seu nome e endereço porque no seu caso eu posso até abrir uma exceção e esquecer, por alguns momentos, as regras da boa convivência.

    • Claudio

      O brasileiro quer a Copa e morrer nas filas de hospitais ou por bala perdida. Voces com certeza preferem estádios a hospitais, não é mesmo? É isso ai, petitas!!!

      • PAULO EDUARDO PADULA

        COMO VOCÊ É IGNORANTE CARA .
        NÃO DA PRA TE CHAMAR DE BURRO
        SERIA OFENDER O ANIMAL !

      • Marianne

        Vá lá na porta das empresas que patrocinam a Copa e exija deles que patrocinem hospitais e escolas gratuitos para o povo brasileiro, será expulso rapidinho e aprenderá como fugir dos seguranças, nem vão se dar ao trabalho de chamar a polícia.

        • ramiza

          Vá la na porta do BNDS e exija que o dinheiro empregado nos estádios seja revertido em hospitais, saúde e escolas. Que não seja investido portos em Cuba, enquanto os portos brasileiros estão defasados. E PENSE antes de elucubrar palavras geridas pelo fígado.

      • Nádia

        Se instrua primeiro, assim não fica repetindo os bordões da mídia, que defende o mercado estrangeiro, seu bobão. Por falar nisso, cobrou o Alckmin pela falta de investimento na saúde????????? pela educação???????? ééééééééé´ com os tucanos vocês ficam mansinhos não é? fingem que nada acontece, que o governo estadual não tem nada a ver com saúde, educação e segurança não é?

    • PAULO EDUARDO PADULA

      Vinicius , divulgue o nome de seus restaurantes , pra que nem passemos perto deles , afinal comida pra burro é capim .
      Você como um comerciante e pela forma que diz é capitalista, não tem um minimo de noção do que diz . se só em seu restaurante você afirma que vai vender dez vezes mais refeições , me explique uma coisa , como não vai haver geração de empregos? ou você não esta vendendo nada ou vai usar trabalho escravo certo..
      E se você vai contratar funcionários , eles vão ter seus salários e vão consumir em vários seguimentos do comércio e industria,transporte etc gerando assim uma cadeia de novos empregos, que também vão gerar outros . isto falando só de seu restaurante, mas e todos estes empregos que estão sendo gerados na construção civil, transporte , tecnologia etc… pra não ficar me alongando muito .
      Temos hoje o menor nível de desemprego da história , a diminuição da pobreza é visível .
      Ou sera isso que te incomoda , ver pessoas frequentando seu ¨RESTAURANTE¨ Que a dez anos atrás mal podiam comer um churrasco grego na praça da Sé ? Ou ver funcionários do Restaurante concorrente indo trabalhar de carro Zero ,casa própria tendo os filhos frequentando faculdade
      Se liga cara aprende um pouco a ser humilde . e se for possível inteligente .
      Nosso pais nunca esteve tão bem .
      não esta contente pega um avião e vai pra Europa ou Estados Unidos .
      Quem sabe lá seu ¨RESTAURANTE¨de algum lucro ou você encontre mão de obra barata quase escrava como você devia estar acostumado !!!!
      PT SAUDAÇÕES . AH TAMBÉM SOU EMPRESÁRIO !!!!!

    • Vinícius,
      Fica aqui mensagem de uma outra liberal, humanista apartidária.
      Os benefícios financeiros mais profundos da Copa não são curto-prazo,
      nisso voce está enganado.
      A platéia maior da Copa não é o Brasil, mas o Mundo, de bilhões de habitantes
      que vão, talvez pela primeira vez, conhecer um pouco sôbre o nosso País.
      O potencial de investimento estrangeiro é astronômico, disso não podemos duvidar.
      A área de Turismo no Brasil é muito pouco desenvolvida e com muitas possibilidades
      para o futuro – não meu ou seu, mas o futuro de próximas gerações.
      A Copa e as Olimpíadas não voltarão ao Brasil em décadas e mais décadas,
      e perante o País esta uma oportunidade que não pode ser desperdiçada e perdida
      no meio da palhaçaca política, mesquinha e a midia vendida.
      É esse meu sentimento, querendo ver o Brasil não perder o bonde que não
      passará novamente.
      Não tenho interesse próprio, político ou pessoal para querer ver o bem ao Brasil,
      essa é uma simples expressão de amor sincero que sinto pelo nosso País e
      pelos brasileiros.
      Quero Copa e que seja ela bem bonita, prá todo mundo ver!
      To realmente cançada de só ler coisas negativas sôbre o Brasil, que é, afinal, o nosso Pai.
      às vêzes nos irritam, cheio de defeitos, mas sem ele, não estaríamos aqui.
      Boa noite Brasil.

    • Avelino

      Caro Vinicius
      Você é de direita, na sua defesa, fica essa preocupação social, que até os grande jornais dizem defender. Mas os jornais, são direitas ferozes, você assume uma posição de esquerda por um momento, se o Brasil avançar em reformas sociais, você assume o lado da trincheira dos grandes empresários.
      Quando a Marta fez os CEOS, a mídia e seus representantes, a criticaram de forma cruel, afinal era uma estrutura padrão FIFA, isso não pode para a periferia e nem para os pobres, os mesmos que a atacaram, são os mesmos que se colocam contra a Copa, para desgastar antes a Marta, agora a Dilma e o PT.
      Não assisto futebol, quando começar a Copa, você seguramente irá contratar mais pessoas, assim como muitos outros, ira propor e fazer mudanças em seus restaurantes. Saberá aproveitar o momento de pico.
      Você não irá gastar, você investirá, e terá o retorno, assim como muitos outros. Mas sabe que será esse momento e depois retornará ao normal.
      A Copa não é de efeito duradouro, mas é um momento, os valores do investimento, se alteram, de R$ 22 a R$ 30 bi, o valor de retorno, calculam, em R$ 142 bi.
      Esse dinheiro, claro beneficiará empresários, como é o seu caso. Mas também aumentará os investimentos no social.
      Acredito que nada do que estou escrevendo, assim como outros, fará mudar sua sensibilidade social, você já a tem fechada.
      PT saudações

    • Luiza

      Vinicius, é estranho e mesmo surpreendente você ter esse tipo de dúvida sobre os benefícios da Copa, sendo comerciante e tendo contato com o povo, mas vamos lá:

      1) Os brasileiros (aliás, outros povos também) gostam de futebol. É um elemento forte da nossa cultura. É idiotice grupelhos de mascarados (e eu parto do princípio que quem esconde o rosto em manifestações que aprontar algo errado) acharem que o povo não quer Copa. Esse tipo de manifestação cai no vazio, por que o povo gosta de futebol e quer Copa. Os brasileiros querem Copa e esses mascarados não falam em nosso nome.

      2) A Copa é uma oportunidade de colocar o Brasil visível para bilhões de pessoas. É uma oportunidade de as pessoas verem que o Brasil é um país bonito, com gente bonita. Vários colegas meus de trabalho, classe média, após a Copa da África do Sul, foram lá conhecer e amaram, apesar dos problemas.

      3) A Copa é uma oportunidade incrível de as pessoas perceberem que, sem deixar de reconhecer que existem problemas, existe o lado bacana do Rio de Janeiro do Brasil, e de verem que o Brasil inclusive é maior do que o Rio. Sobre o Rio:

      – O Rio é 10 vezes melhor do que Londres, uma cidade escura e com péssimo clima, com um turismo insuportável de tão abarrotado de gente (hordas de turistas) e onde a polícia matou um mineiro pensando que era terrorista, de forma vergonhosa.

      – O Rio também bate Paris em beleza. Paris é bonita, mas o trânsito é péssimo e a falta de educação dos franceses com os turistas é revoltante.

      – O Rio também ganha de New York, cidade que está pobre, basta você dar uma volta em Times Square e verificar a expressão de cansaço do povão (e em plena Time Square).

      3) A Copa cria oportunidade de melhorar parte da infraestrutura (arenas e seu redor). As arenas estão espetaculares.

      4) A Copa cria oportunidade de melhorar a qualidade do turismo. Nesta semana que passou, minha família foi para um hotel, em função de breve reforma na casa. O hotel, que já conhecíamos, melhorou demais o atendimento e a alimentação. Por que? Preparação para a Copa.

      5) Mesmo que boa parte dos empregos seja provisória, são oportunidades. Oportunidade é oportunidade. Vários comerciantes como você vão ganhar dinheiro.

      Portanto, por que a Copa traz futebol, traz benefícios e tudo mais, por que serei contra? Se for nessa base, terei que ser contra Rock in Rio e outros eventos que beneficiam o Brasil. Seria dar um tiro no pé, ou seja, burrice.

    • francisco niteroi

      eduardo e vinicius

      Nao vou responder ao comentario propriamente do vinicius, mas a uma desinformacao que ele passa.

      Ouseja, libertarios.

      Ao longo do tempo, sempre se verifica que a direita tenta camuflar-se, afinal de contas como defender, por ex, politicas anti-sociais.

      Ao longo do tempo, tb, os moviemntos esquerda e direita vao mudando pois nada é estatico.

      A escravatura hoje ja nao é defndida por direitistas, como a URSS nao é defendida pela maioria dos esquerdistas.

      O nazismo hoje é rejeitado pelos direitistas, mas seus lideres e moviemntos politicos o apoiavam.

      Ou seja, tudo vai sendo modificado em termos de esquerda e direita.

      Nos EUA, com forte componente moral na politica (cinturao da biblia (estados reacionarios), Tea Party, etc), a direita tinha/ tem um grande componente moral, ou seja, anti gays, etc.

      Mas ai surgiu um problema. Como, por exemplo, conciliar o discurso anti gay com o dick cheney, por ex, cuja filha é casada com outra mulher? Como conciliar esta mesma senhora que, a despeito de ser gay, comungava os valores do tea party e do GOP?

      Foi facil conciliar pois estavam perdendo votos. Surge assim o moviemnto libertario, ou seja, conservador em direitos sociais e liberal em direitos morais. E por que foi facil? Porque pra direita o que importa em ultimo caso é o ESTADO MINIMO E MENOS IMPOSTOS PROS RICOS.

      Tendo em vista que este moviemnto esta tentando se spalhar no Brasil pois muitos jovens de direita nao querem se espelhar nos cliches “antigays,antidivorcio, etc”, pois isto seria um contrasenso, eles dizem ser libertarios, o que é um direito deles, mas tentando dizer nao haver direita e esquerda. Camuflam que libertario E UM RAMO DA DIREITA.

      Sugiro atodos, por importante e pra melhorar o debate pois este assunto esta sendo dirigido pra confundir, ler sobre o assunto, dando enfase a estudos americanos onde o assunto esta mais discutido.

      Na SKY (HBO) passa o programa do BIL MAHER ( que é excelente), onde este comediante explica muito bem o que é libertarianismo. Onde ele diz que é a NOVA DIREITA EGOISTA PASSANDO POR MODERNA.

      Resumo: libertarianismo É DIREITA, direita envergonhada mas direita.

      Eles pensam que “ser a favor dos gays” os torna modernos, muito pelo contrario, pois o reconhecimento do direito dos gays esta sendo conquistado a duras penas. E sabem por que? Porque a direita barra, direita essa que se fortalece, por ex, em doacoes de campanha pois defende principios sociais que os libertarios apoiam. Ou seja, lebertarios fortalecem a direita pois sao parte dela.

    • Vicente

      Eu sou a favor da copa por ser brasileiro e morar em um país sem desemprego e sem crise aliás com um pouco de crise que está sendo fabricada por indivíduos do seu tipo para denegrir a imagem do BRASIL no exterior, isso em razão de querer tirar pontos do inabalável LULA DO BRASIL que conseguiu fazer o que nenhum outro presidente fez pelo BRASIL, acabar com a fome, o desemprego e a miséria e dar condições para o pobre viver tendo seu carrinho e seus direitos como qualquer cidadão tem, agora você amigo deveria montar um restaurante na EUROPA (falida) ou nos EUA nesses lugares talvez você se daria até melhor do que aqui…

      • Os coxinhas não estão nem um pouco preocupados com educação pública e muito menos com saude pública.Falam de gastos com a copa,mas se esquecem de que FHC torrou quase todas as nossas reservas cambiais para manter a paridade entre o real e o dolar o que levou o pais à bancarrota por tres vezes.Mas isso já faz parte da historia e se os coxinhas não sabem é porque são ignorantes e boçais mesmo.Os coxinhas não são contra a copa,mas são contra os dividendos eleitorais,economicos e sociais advindos da realização da copa e que serão creditados ao PT,obviamente.À oposição só resta o caos,para tentar ter alguma remota chance eleitoral ou mesmo o golpe de estado via STF.

  • rodrigo

    não conhecia esse tal de PCR, esse partido é recente?

  • Ana Lucia

    Boa noite Edu,

    Acabei de ver no GNT um documentário sobre os “ensinamentos” de Gene Sharp, que insuflamaram revoltas mundo afora. Estarrecedor !!!! Neste doc, apareceu o tal Canvas !!! Temos que estar atentos e denunciar o que está por trás destes protestos!!!

    Abraço fraterno,

    Ana

    • Scan

      Ana, você está coberta de razão: o Canvas (ex-Otpor!) é perigosíssimo.
      Riquíssimo, atrelado à Freedom House e ao Open Society, dinheiro para desestabilização de governos não lhe falta.
      Devem estar atuando aqui na América Latina (na Venezuela, com certeza) sem nenhum impedimento, provavelmente instalados nas embaixadas americanas, inglesas e mesmo dentro da Fundação Konrad Adenauer (uma de suas fontes de financiamento) no Rio.
      É preciso monitorar essa organização fascista, desmantelar sua rede, se descoberta, e dar fim a esses canalhas.
      Que voltem para a Sérvia e sejam fuzilados por lá por alguma organização de esquerda.
      []’s

  • Rodrigo Lima

    Pelo visto é mais um tiro de bazuca no pé de direitistas extremados. Como é bom ver a máscara cair!

  • Gregório de Matos

    .
    E numa dessas coincidências incríveis, o canal gnt passa o documentário sobre Gene Sharp, o teórico das neo revoluções. Engraçado, que a teoria dele não se aplica aos palestinos, porém cai como uma luva no Brasil. Deus nos ajude.

  • waldyr vaz.

    Grande Eduardo!!!!

    Belíssimo trabalho. És um grande brasileiro,pois sair
    do conforto dos seus, pra registrar as caras desses
    coxinhas filhos dessa mídia golpista não tem preço.
    Parabéns.

    GOLPISTAS!!!!não passaram!!!!MP,STF,MILLENIO,CIA,
    PSTU,PSOL,PPS,REDE,MÍDIA,BANQUEIROS.PSL.

    VAITERCOPASIM!!!!

    • Vinicius

      Mídia Golpista?

      Amigo… voce notou que a Globo QUER A COPA???

      Quem foi q trouxe o pele pra tentar convencer a população q a copa era boa? Quem trouxe o ronaldo fenomeno pra falar a favor da copa? E a xuxa???

      A globo está DESESPERADA pra copa dar certo… logo… os “ditos coxinhas manipulados” não estão sendo manipulados pela mídia… pq esteja certo q a globo e o governo federal concordam nisso…

      • Marcus

        Que sofisma barato. A Globo é só um tentáculo do PIG…

      • Marianne

        Claro que a Globo quer a Copa! Mas quer também a confusão e o caos. Ganha com os dois.

      • Tania

        Vc se engana.
        O que a Globo queria da Copa ela já embolsou, que são as cotas de patrocínio e aquele monte de dinheiro que sua empresa de eventos ganhou para organizar as solenidades de sorteio de grupos etc. A Copa em si não tem importância nenhma pra Globo, pois apartir de agora (depois do dinheiro que ela já embolsou) tudo o que ela precisa é de audiência: a dos jogos em si é lìquida e certa, mas se a ela se somar a de muitos protestos nas ruas, quebra-quebras e vandalismos, tanto melhor. E levando-se em conta que a bandalheira ainda contribui bastante com seu projeto político de tentar devolver o poder ao PSDB… o que a Globo quer, depois de já tera Copa, é que a Copa seja um fiasco, porque notícia ruim vende muito mais jornal e dá muito mais audiência.

        • Scan

          Clap! Clap! Clap!

      • Marcilio Serrano

        Vinicius,

        Desta maneira fica difícil a discussão tal o seu desconhecimento, falar que a Globo quer a Copa no Brasil só pode estar de sacanagem. Você não assiste ao Globo Esporte??? Todos os noticiários em relação a Copa são negativos (e olha que quase não assisto a Globo) em tempo para a Globo tanto faz que a Copa seja no Brasil ou no exterior pois os direitos já foram adquiridos e com certeza o pagamento foi através de alguma Off Shore.

        Ao menos você conhece a dívida da Globo com o fisco???

        Sabe que o Projac e a Gráfica do Jornal(em Duque de Caxias) foram praticamente doados pelo FHC a Globo mesmo com parecer contrário de técnicos do BNDES (interessante que isto a Ramiza nem comenta, né mesmo??). Será que isto foi como pagamento para esconder certo filho bastardo????

        • Quero saber o que os coxinhas dizem a respeito dos trinta e poucos bilhões torrados por FHC,de nossas reservas cambiais e que não trouxeram beneficio algum para o grosso da população brasileira,apenas para manter a paridade entre o dolar e o real?

  • Luis Fernando

    Tudo bando de classe média e alta. Hoje vestem máscaras e protestam contra a copa.
    Nos dias de jogos, a maioria estará nos estádios.
    Hipócritas.

    • Márcia Nogueira

      Exatamente o que penso!

  • Pedro Soto

    Daqui a pouco colocam duas ou três faixas com o “Fora Dilma” e, pronto, da mesma forma que em junho do ano passado vão dizer que o povo está contra o governo.

  • Adams_2

    O texto foi escrito ontem

  • Valeu pelo belo trabalho companheiro Edu!

    Grande abraço e vc e família!

  • H. Pires

    Em um dos alvos eles acertaram na mosca. Queimaram o maior simbolo capitalista de todos os tempos, e deixaram o maior magnata das américas, junto com sua ricaça família, a pé. Ou seja, destruiram o FUSCA 70 e pouco, tocando fogo nele, quase com o magnata dentro. Como são politizados referidos filhos de uma pu.. boa senhora não?
    Como já foi amplamente discutido aqui, a LEI é a LEI(É PROIBIDO O ANONIMATO e TEM QUE COMUNICAR ANTES, ÀS AUTORIDADES, A MANIFESTAÇÃO A SER FEITA) e tem que ser cumprida. Esses marginais tem que responder pelo ato que praticaram.
    O repúdio, a execração a eles é pouco, muito pouco.
    Que tristeza!

  • ELG

    Onde estavam as polícias sob o comando de Alckmin?

  • Marco tirelli

    A maioria do povo quer a Copa, sim! O brasileiro adora futebol, samba e festa. Está em nosso DNA. Esses pseudo manifestantes são um bando de idiotas rebeldes sem causa. Excelente trabalho jornalística, caro Eduardo.

  • John Coltrane III

    OTPOR e CANVAS__A mão de fora nas manifestações pelo mundo e agora no Brasil.
    ____O escritor William Engdahl(Princenton University)
    :. Os atôres chaves na OTPOR, que criaram a CANVAS,que operam em
    50 países seguem apenas uma agenda determinada por Washington para
    alterações dos regimes(desestabilização e derrubada dos regimes).
    Eles são bem financiados pelos serviços secretos estadunidenses e os
    alvos que escolhem, como o Egito,Ucrania,Venezuela,Brasil,Sérvia,Argentina etc..
    são precisamente os países que estão na agenda do Pentágono, para desestabilizar
    e derrubar os regimes _____

    assistir o video “O Negocio da Revolução”__
    http://www.youtube.com/watch?v=fVq82tW6LdU&list=FL1_QsKYWoKTv6YyYkmvbWuQ&index=18

    • Ok, não quero jogar lenha na fogueira ou complicar mas.. vamos que vamos!
      Ano passado, em Junho, fiquei estarrecida com aqueles #naovaitercopa videos no Youtube.
      Me encafifei, porque algo alí não colava – resolví pesquisar – (neta de jornalista, a 1a do Brasil –
      é f.. – desculpa a digressão..).
      Um nome levou ao outro, e o que encontrei?
      Um anonymous fake, que era na verdadeum cara de 1 partido mixuruba pró-militar com aquela FB pg que pedia a Greve Geral do Brasil, lembram?
      A Pg tinha mais de 1 milhão de assinados.
      Denunciei – (não só eu, vários alí na FB tmb sacaram e ajudaram à denúncia) – afinal, ou é anonimous anarquista ou é pró-militarista, certo? Os dois juntos não combina.
      A pg saiu do ar – mas continuei na pesquisa, que acabou me levando à uma agência de PR com escritórios
      no Brasil e Miami, que me levaram de volta àqueles videozinhos (dont come to Brazil blabla) do Youtube . Ha! Tudo conectado.
      Todos os nomes, o cara da FB PG, e outras anon FB pgs, ligadas àquela agencia.
      Continuei na pesquisa e entrei em várias PGs de protesto – uma ou outra genuína, mas a maioria, me levavam de volta aos mesmos caminhos traçados pela outra pesquisa.
      Várias pgs no FB, pgs que pareciam inocente, tipo ”Quem se lembra do clubinho da Mônica’ – entrei, curtí, coloquei foto etc, ganhei confiança do Grupo, e aí vinha a mensagem de verdade: protesto contra a Dilma, o PT são porcos etc. Isso aconteceu em dezenas de PGs e Grupos que entrei – denunciava e acabava sendo banida.
      O mesmo no Twitter, vários correspondentes estrangeiros, tudo inocente, fotos do Brasil, tudo legal e aí plantam a bomba: País que não se pode confioar, só tem ladrão, Governo pôdre etc
      Tem vários alí, que trabalhando p/ jornais americanos respeitados.
      Minha conclusão: tenho certeza absoluta que alguém ou grupo, ou grupos financiam a Campanha Online e que tem vínculos com aquela tal agencia de PR que operam nos USA – e é campanha bem organisada – sem evolução orgânica, mas bem planejada.
      A falha do PT é ter uma presença fraca nos Social Networks, estão atrasados e talvez não sacaram que é essa a principal guerra à frente deles, tanto qto as eleições, à Copa e as Olimpíadas.
      Tudo o que aconteceu e está acontecendo no Brasil está vindo de sources online, com manipulação engenhada. Essa, acredito, é a môsca que pousou na sopa do País. Tá na hora de pegar um daqueles mata-môsca e mandar tapão!
      ps – desculpem postagem tão longa, mas foi bom desabafar.

      • Roseli Carvalho

        Concordo com você, Gringa. Bonito trabalho o seu. O PT precisa acordar urgentemente.
        Tenho certeza que há interesses estadunidenses por trás disso tudo. Tenho pena dessa juventude que se deixa manipular.

  • Simas Mayer, Hebert

    Esse Vinícius, ai, não entende pq, no geral, as pessoas são a favor da realização da Copa, se suas vidas não estão ligadas, diretamente, à atividades q possam render grana… Mto esperto o Vinicius, q é empresário e tem dois restaurantes; um em Sampa e outro no Rio.
    Eu não entendo o Vinícius; pq dois restaurantes, em duas cidades distintas? Ele seria paulista ou paulistano? Como não montar as duas casas em Sampa… ou uma em Osasco, por exemplo. Pq escolher, justo, essas duas capitais? Será q ele resume o Brasil em Rio e Sampa? Ou, talvez, quem sabe, acha a maior badalação ter restaurantes… Ora, ora!…
    Eduardo, existem empreendedores, italianos, lá em Milano, q fabricam botas masculinas e femininas, os mais diversos modelos; e anunciam q irão abrir seus negócios no Brasil, o país da vez – uma filial no Rio e outra em Sampa. E nem sabem q no Rio, não se usa botas… Ainda se fosse sandálias… Oram na verdade, imaginam ser a maior demonstração de pujança, empresarial, montar sucursais nessas duas cidades, manjadíssimas. Sentimento desse tipo, só cabem e grassam, na mente dos Vinícius, da vida.
    O Vinícius, ainda, repete q não é uma coisa, nem outra; mto pelo contrário… Parece q não saiu do armário. Qdo sair, ele irá se definir… se masculino ou feminino. Engraçado; pq essa demora em se definir, em última análise, como patrão ou empregado. A resposta deve estar na dificuldade em ter de tomar a decisão, por exemplo, do controle… Se em Sampa, não acompanha o q se passa no Rio; e vice-versa. Ainda poderá afirmar para os q lhe rodeiam, ter duas casas, nas duas capitais…. importantes. Q bom, heim? O Vinícius é esperto; porém, falto de caráter, por não assumir posições altamente comprometedoras e de responsabilidade.
    Eu, tbm, não sei se deveria acreditar q o Vinícius tenha dois restaurantes, em cidades diversas e distantes. Eu tenho um amigo proprietário de 4 (quatro) restaurantes, por aqui, na cidade. E vai abrir mais um… risos É um negócio de família; onde trabalham esposa, filho, sobrinhos e tio… A esposa controla a cozinha da maior casa… E, sua posição política já está definida, desde sempre. Por exemplo: já percebeu q a Copa, mais as Olimpíadas, vão incrementar os negócios, durante e depois desses eventos. E já estão melhorando, agora, antes; pq estão, no mínimo, criando empregos e oportunidades negociais…
    Eduardo: o Vinícius é um baita mentiroso. Ele quer é desacreditar, a vc, perante seus leitores. É um elemento, desrespeitoso, já q não sabe de sua determinação em fazer bem feito, tudo; inclusive, aturar o bobão do próprio Vinícius.
    Abraço, fraterno

    • eduguim

      Abraço a todos. E não esquenta com essas coisas. Não estou nem aí.

    • Vinicius

      Nem uma coisa nem outra?

      Simas…. eu me defini no meu post… eu afirmei COM TODAS AS PALAVRAS q me interesso pelo liberalismo…

      vc sabe o q é isso? O mundo não é dividido entre ESQUERDA E DIREITA… vou te explicar

      Libertário

      Esquerda Direita

      Estatista

      O esquerdista acredita em liberalismo civil e controle economico… A direita acredita em liberalismo economico e controle da sociedade civil… O liberal acredita em liberalismo economico e liberalismo civil…

      Então PORQUE eu deveria “sair do armario” como vc diz e me dizer DIreitista… quando eu não sou?

      Eu acho um absurdo o governo se intrometer na economia da mesma forma como eu acho um absurdo o governo se intrometer em questões civis como o casamento gay…

      Agora…. na sua cabeça… onde so existem DEUS e o DIABO… onde so existe O BEM E O MAL… onde so existe O BRANCO E O PRETO… é claro que só existirá esquerda e direita… pq aparentemente vc é incapaz de se livrar dessa dicotomia…

      Porque eu tenho um restaurante aqui e outro lá? Porque isso importa?

      Agora… voce foi capaz de escrever uma resposta com quase 40 linhas com o simples intuito de me ofender ou desmoralizar… bom… sei lá qual é a sua intenção…

      mas vou te explicar uma coisa… em uma sociedade democrática… todos tem o direito de ter uma opinião… sem que essa pessoa tenha que enfrentar esse “bullying” virtual que voce está fazendo…

      Se voce não está acostumado com opiniões diferentes da sua… então vai morar no IRÃ… lá voce pode colocar fogo em quem se opõe as suas idéias…

      • Haroldo Mourão Cunha

        Meu caro, um governo é eleito PARA SE METER EM TUDO O QUE LHE FOR destinado pelo povo! Deixar ao bel prazer do capital a economia, logo estaremos de volta ao feudalismo!

  • Vinicius

    pois é Edu,os coxinhas e os black blocs estão cada dia mais sendo mal -vistos…

    é como eu disse,se tivessem sido detonadas agora e não ano passado,teriam derrubado Dilma e cancelado a Copa,agora não vão mais lograr êxito.

    e hoje 128 foram em cana depois de mais uma seção de arruaça.

    o povo não é idiota,meus caros,sabemos muito bem os propósitos nada nobres destes coxinhas ai.

    e prefiro a turma do rolezinho do que os black blocs,a turma do role não esconde a cara e nem sai quebrando tudo.

  • Fernando

    fusca é carro de classe média baixa, esse ato mostra que essa gente só que o mal para o povo e a volta da turminha deles ao poder para governar somente para eles…marina e rede mostrando de que lado estão ou melhor a serviço de quem!!!

    • saul athayde

      Nao se trata de ser o automovel, da classe media, alta ou o raio que o parta. Se trata de um bando de “calhordas”, acéfalos, incapazes de argumentar em favor de suas ideias. Que direito tenho eu, de espalhar a insegurança, o medo e a desordem. Se tratam de atos terroristas, promovidos por covardes, que se escondem ou tentam se esconder no anonimato,(porque as mascaras).
      Manisfestaçoes legítimas, nao sao escudadas pelo anonimato, selvageria e ignorancia.
      Manifestaçoes legitimas, sao feitas com o uso da razao e a argumentaçao. Sou contra “alguma coisa”, entao quebro tudo e promovo o terror, me escondo atras do muro???? Nao!!! Se sou contra “alguma coisa”, argumento, exponho minha opiniao, vou para a linha de frente de cara limpa, respeitando o direito do meu semelhante e respeitando a diversidade de pensamento.

  • Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP

    ♫ Em cima da hora, heim, Edu? Parabéns! Já me acostumei a entrar no seu site, antes de qualquer outro pela manhã, para saber o que está rolando. Melhor que o rádio, que é tão ágil.
    Ridículos os dois palermas com a mascarinha do Guy Fawkes. Todos esses bocós vão “protestar”, depredar e se atracar (como disse alguém), largando as mulheres em casa. Enquanto isso, o Bernardão atraca as mulheres deles! É uma glória!
    Depois tem as mocréias, que vão para ver se descolam uma tora qualquer. Bem sabem elas que viram verdadeiras ninfas, depois que os caras tomaram umas três ou quatro cervejas. Que façam bom proveito!
    Já não tenho mais idade (nem saco) para sair nessas estrepolias; então conto com gente como você e me divirto do mesmo jeito. Mas tenha cuidado, heim!
    E para finalizar, faça um carinho na Victoria por mim. Se eu fosse religioso, rezaria por ela. Pensando bem, rezo ao meu modo…

  • Fernando José

    Antes de mais nada devo acrescentar que parte destas manifestações é nossa culpa. Se puséssemos a cabeça de fora, eles pensariam duas vezes antes de afrontar a população e a maioria do povo Brasileiro. Pensariam que não tem livre conduto para quebrar o que querem e espalhar terror. Não me intimido. Aqui no Rio de Janeiro, vesti camisa da seleção brasileira e fui com meus dois filhos e quatro amigos para a frente da manifestação. Dali só saímos quando eles perceberam que não iriam levar vantagem em nada. Foram vaiados. E assim serão. Ainda mais sendo militantes de partidos que deveriam entrar para o lixo da história.

    • eduguim

      Assino embaixo

    • Marcus

      Eduardo, o Fernando lançou uma excelente ideia. Vestir a camisa da Seleção e ir para as ruas, sem necessariamente ser uma manifestação; pode ser ali no botequim da cerevejinha, no calçadão e vaiar, sem piedade, esses 30, 40 imbecis manipulados que não querem a Copa.

      Quanto ao Vinicius, sem ofendê-lo, como empresário cabe a ele traçar seu planejamento para faturar com a Copa. Os estudos do WTC estão citados acima. Abandone a ideologia, neste caso, e pense só com a cabeça de empresário.

      O País não está um caos, como quer fazer crer parte da mídia de direita e a própria direita. O País está em obras! Podem atrasar? Podem! Mas estão sendo feitas, coisa inimaginável quando o “deus-mercado” mandou aqui.

      Um exemplo? Salvador, Bahia. Um caos de engarrafamentos de domingo a domingo. Porque o povo da classe C agora tem carro. O menino que distribui o café no prédio onde trabalho, casado com uma moça que trabalha num banco privado – juntos devem ganhar seus R$ 2 mil e tanto -, comprou um Fiat Palio zero. Para meu espanto e minha alegria. Saí em férias e emprestei a minha garagem do trabalho – pela qual pago R$ 300,00 mensais no bairro do Comércio – a ele, com enorme prazer.

      Além disso, a cidade inteira está em obras de mobilidade urbana e vai ter mais daqui a poucos dias.

      E não é só para a Copa. É pra sempre!

      • eduguim

        Também gostei

  • jose carlos lima

    Como se trata de um evento mitiático o Datena deu destaque, trata-se de um movimento partidarizado e oposicionista embora neguem isso

  • Julio Cesar Montenegro

    edu
    além de não morar em sp, não tenho mais saco pra assistir a combinação de presunção+medo+estreiteza (finura?) mental+autoritarismo dessa gente acostumada a nao so comer como ate beber agua por mãos alheias subordinadas desde as babas pelos pais empregadas.
    MUITO OBRIGADO POR SUA PACIENCIA E PERSPICACIA!!!!!!!!!!!

    • eduguim

      Abs

  • Hildermes José Medeiros

    Claro que esses movimentos, que nada têm a ver com manifestação popular, onde a maioria dos gatos pingados, que se têm apresentado para a custosa e danosa ridicularia, são na realidade militantes de grupos de direita, industriados e financiados por entidades de oposição. O objetivo é claro: influir no eleitorado para atingir governos a que se opõem, influindo na votação que se avizinha. Quem já se viu manifestação para deixar de fazer um evento de repercussões internacionais, que custo bilhões de dólares, praticamente pronto, que só malucos não vêem que beneficiará o país através do principal esporte popular, o futebol, às vésperas de se realizar? Seria muita burrice fosse esse o objetivo. Anseiam para que haja alguma repercussão no eleitorado, e aguardam ansiosos os resultados nas pesquisas, que o IBOPE e DataFolha já não fazem há um bom tempo. Até parece que os números ainda não estão adequados para tentar mais uma vez induzir o eleitorado, como em vão sempre tentam, no sentido de votar na oposição. Cadê as pesquisas mesmo fajutas? Parece que a marreta necessária para maquiar os números seria tão grande, que poderia desmoralizar qualquer instituto de pesquisa. É. Tudo indica que a quarta queda está a caminho, no mínimo mais quatro anos para continuarem com o discurso de que são o padrão da honestidade e da competência, aplicada no país e em governos anti povo, cujo discurso e ações tem direcionado toda oposição para o ostracismo e extinção.

  • H. Pires

    O LEGITIMO DIREITO DA REAÇÃO VIOLENTA EM SUA AUTO DEFESA (provavelmente a policia não estava nas imediações ou não deu tempo de chama-los), POR PARTE DA SOCIEDADE CIVIL DECENTE E HONESTA, CONTRA ESSES SALAFRÁRIOS/ BANDIDOS FINANCIADOS/ACOBERTADOS PELA DIREITA NACIONAL/INTERNACIONAL.

    ESTADÃO, sobre o quebra-quebra em são paulo:

    ” Garrafas e outros objetos foram novamente arremessados contra o palco(pelos black-bostas – nosso). Pelo menos duas pessoas se cortaram nos pés e tiveram de ser socorridas pelos Bombeiros. No meio da confusão, um jovem – mais tarde identificado pela polícia como um black bloc – foi encurralado contra a grade e agredido violentamente com socos e pontapés por um grupo de homens. A cena toda foi presenciada pela reportagem do Estado. Um dos agressores chegou a bater no jovem várias vezes com uma muleta, com tanta força, que ela se quebrou sobre ele.

    Esse e um outro jovem só conseguiram escapar da multidão graças ao trabalho dos seguranças do evento, que os puxaram para dentro da área restrita e usaram jatos de água de um extintor para afastar os agressores. “Tiramos esses dois de lá, senão eles iam morrer”, disse um dos seguranças.

    Ambos foram levados para um canto atrás do palco e mantidos lá até a chegada da polícia, que apareceu 15 minutos depois. “Só corri como todo mundo correu no meio da confusão. Os caras me encurralaram e comecei a apanhar”, disse ao Estado um dos jovens detidos. Na sua mochila, os policiais encontraram um estilingue e quatro saco de bolinhas de gude, além de um par de luvas, um capacete preto e máscaras.

    “Eles confirmaram que fazem parte dos black blocs”, disse o capitão Luis Humberto Caparroz, da Polícia Militar, que participava do policiamento na região. Segundo ele, a PM evitou que um terceiro integrante do grupo fosse linchado no meio da multidão. Todos foram levados para o pronto-socorro da Santa Casa para depois serem encaminhados a uma delegacia…”.

  • Ulisses

    Queimaram um fusca? Fusca, exceto de colecionador, o que eu duvido que estivesse no centro de SP, é de classe baixa mesmo. Quer dizer, botaram fogo num carro de pessoa humilde que provavelmente, 99,99% de certeza nem tinha seguro. E agora, estes FDP classe média alta vão ficar impunes? Ninguém vai indenizar este homem? Imaginemos num rolezinho, a classe baixa invada o ricaço Higienópolis e bote fogo numa Mercedes, que logicamente tem seguro? Qual seria a opinião da mídia PORCA?

  • Maria Aparecida Jube

    Marina Silva,. você está a serviço de quem? Quem está usando você para desestabilizar o Brasil? Quem enfiou na sua cabeça que se você não conseguisse viabilizar seu partido você lucraria muito com isso, se passando por vítima do PT? Seu joguinho sujo já está muito manjado, você pode até ser vítima, mas de sua própria ambição, do seu ódio contra o LULA e a DILMA, da sua falta de caráter. Como seu falso partido se junta à extrema esquerda para trabalhar em prol da extrema direita? Como vocês tiveram coragem de queimar um fusquinha de um a família pobre, pondo em risco a vida dessa família? Por que vocês não queimam os carrões importados dos ricos? Vocês acreditam que dando prejuízo para os pobres, eles ficarão contra a DILMA, ledo engano. Se você quiser um dia ser presidente desse país, por favor aja com decência, não é tentando desestabilizar o país que você vai conseguir dirigi-lo sua traidora do LULA, do PT e do BRASIL.

  • Castro

    Eu disse anteriormente que estes “protestos seletivos” seriam um fracasso e eles partiriam para atos de terrorismo…
    Agora este ato de queimar um fusca é emblemático, caiu a mascara do PSOL, PSTU et caterva, podemos ver o quanto eles estão do lado do povo… O sinhozinho mandou lá estão eles de prontidão…

  • Antifa

    E que venham mais manifestações! Vamos assustar os donos do poder!

    • eduguim

      Vamos assustar nossos inimigos políticos, os petistas, você quer dizer…Enquanto isso, vocês acobertam os outros políticos

  • Maíza

    Tenho quase certeza que a Marina Silva se encontrava na manifestação com uma máscara no rosto. Ela deveria pagar o pelo fusca do Senhor que teve o seu carro incinerado. VAI, MARINA SILVA, TIRA ESSA MÁSCARA DE TRAÍRA!

  • Oráculo

    Antonio Lassance

    Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

    http://www.cartamaior.com.br/?%2FColuna%2FVai-ter-Copa-argumentos-para-enfrentar-quem-torce-contra-o-Brasil%2F30090&fb_action_ids=568788393213244&fb_action_types=og.recommends

    Como a desinformação alimenta o festival de besteiras ditas contra a Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

    Profetas do pânico: os gupos que patrocinam a campanha anticopa

    Existe uma campanha orquestrada contra a Copa do Mundo no Brasil. A torcida para que as coisas deem errado é pequena, mas é barulhenta e até agora tem sido muito bem sucedida em queimar o filme do evento.

    Tiveram, para isso, uma mãozinha de alguns governos, como o do estado do Paraná e da prefeitura de Curitiba, que deram o pior de todos exemplos ao abandonarem seus compromissos com as obras da Arena da Baixada, praticamente comprometida como sede.

    A arrogância e o elitismo dos cartolas da Fifa também ajudaram. Aliás, a velha palavra “cartola” permanece a mais perfeita designação da arrogância e do elitismo de muitos dirigentes de futebol do mundo inteiro.

    Mas a campanha anticopa não seria nada sem o bombardeio de informação podre patrocinado pelos profetas do pânico.

    O objetivo desses falsos profetas não é prever nada, mas incendiar a opinião pública contra tudo e contra todos, inclusive contra o bom senso.

    Afinal, nada melhor do que o pânico para se assassinar o bom senso.

    Como conseguiram azedar o clima da Copa do Mundo no Brasil

    O grande problema é quando os profetas do pânico levam consigo muita gente que não é nem virulenta, nem violenta, mas que acaba entrando no clima de replicar desinformações, disseminar raiva e ódio e incutir, em si mesmas, a descrença sobre a capacidade do Brasil de dar conta do recado.

    Isso azedou o clima. Pela primeira vez em todas as copas, a principal preocupação do brasileiro não é se a nossa seleção irá ganhar ou perder a competição.

    A campanha anticopa foi tão forte e, reconheçamos, tão eficiente que provocou algo estranho. Um clima esquisito se alastrou e, justo quando a Copa é no Brasil, até agora não apareceu aquela sensação que, por aqui, sempre foi equivalente à do Carnaval.

    Se depender desses Panicopas (os profetas do pânico na Copa), essa será a mais triste de todas as copas.

    “Hello!”: já fizemos uma copa antes

    Até hoje, os países que recebem uma Copa tornam-se, por um ano, os maiores entusiastas do evento. Foi assim, inclusive, no Brasil, em 1950. Sediamos o mundial com muito menos condições do que temos agora.

    Aquela Copa nos deixou três grandes legados. O primeiro foi o Maracanã, o maior estádio do mundo – que só ficou pronto faltando poucos dias para o início dos jogos.

    O segundo, graças à derrota para o Uruguai (“El Maracanazo”), foi o eterno medo que muitos brasileiros têm de que as coisas saiam errado no final e de o Brasil dar vexame diante do mundo – o que Nélson Rodrigues apelidou de “complexo de vira-latas”, a ideia de que o brasileiro nasceu para perder, para errar, para sofrer.

    O terceiro legado, inestimável, foi a associação cada vez mais profunda entre o futebol e a imagem do país. O futebol continua sendo o principal cartão de visitas do Brasil – imbatível nesse aspecto.

    O cartunista Henfil, quando foi à China, em 1977, foi recebido com sorrisos no rosto e com a única palavra que os chineses sabiam do Português: “Pelé” (está no livro “Henfil na China”, de 1978).

    O valor dessa imagem para o Brasil, se for calculada em campanhas publicitárias para se gerar o mesmo efeito, vale uma centena de Maracanãs.

    Desinformação #1: o dinheiro da Copa vai ser gasto em estádios e em jogos de futebol, e isso não é importante

    O pior sobre a Copa é a desinformação. É da desinformação que se alimenta o festival de besteiras que são ditas contra a Copa.

    Não conheço uma única pessoa que fale dos gastos da Copa e saiba dizer quanto isso custará para o Brasil. Ou, pelo menos, quanto custarão só os estádios. Ou que tenha visto uma planilha de gastos da copa.

    A “Copa” vai consumir quase 26 bilhões de reais.

    A construção de estádios (8 bi) é cerca de 30% desse valor.

    Cerca de 70% dos gastos da Copa não são em estádios, mas em infraestrutura, serviços e formação de mão de obra.

    Os gastos com mobilidade urbana praticamente empatam com o dos estádios.

    O gastos em aeroportos (6,7 bi), somados ao que será investido pela iniciativa privada (2,8 bi até 2014) é maior que o gasto com estádios.

    O ministério que teve o maior crescimento do volume de recursos, de 2012 para 2013, não foi o dos Esportes (que cuida da Copa), mas sim a Secretaria da Aviação Civil (que cuida de aeroportos).

    Quase 2 bi serão gastos em segurança pública, formação de mão de obra e outros serviços.

    Ou seja, o maior gasto da Copa não é em estádios. Quem acha o contrário está desinformado e, provavelmente, desinformando outras pessoas.

    Desinformação #2: se deu mais atenção à Copa do que a questões mais importantes

    Os atrasos nas obras pelo menos serviram para mostrar que a organização do evento não está isenta de problemas que afetam também outras áreas. De todo modo, não dá para se dizer que a organização da Copa teve mais colher de chá que outras áreas.

    Certamente, os recursos a serem gastos em estádios seriam úteis a outras áreas. Mas se os problemas do Brasil pudessem ser resolvidos com 8 bi, já teriam sido.

    Em 2013, os recursos destinados à educação e à saúde cresceram. Em 2014, vão crescer de novo.

    Portanto, o Brasil não irá gastar menos com saúde e educação por causa da Copa. Ao contrário, vai gastar mais. Não por causa da Copa, mas independentemente dela.

    No que se refere à segurança pública, também haverá mais recursos para a área. Aqui, uma das razões é, sim, a Copa.

    Dados como esses estão disponíveis na proposta orçamentária enviada pelo Executivo e aprovada pelo Congresso (nas referências ao final está indicado onde encontrar mais detalhes).

    Se alguém quiser ajudar de verdade a melhorar a saúde e a educação do país, ao invés de protestar contra a Copa, o alvo certo é lutar pela aprovação do Plano Nacional de Educação, pelo cumprimento do piso salarial nacional dos professores, pela fixação de percentuais mais elevados e progressivos de financiamento público para a saúde e pela regulação mais firme sobre os planos de saúde.

    Se quiserem lutar contra a corrupção, sugiro protestos em frente às instâncias do Poder Judiciário, que andam deixando prescrever crimes sem o devido julgamento, e rolezinhos diante das sedes do Ministério Público em alguns estados, que andam com as gavetas cheias de processos, sem dar a eles qualquer andamento.

    Marchar em frente aos estádios, quebrar orelhões públicos e pichar veículos em concessionárias não tem nada a ver com lutar pela saúde e pela educação.

    Os estádios, que foram malhados como Judas e tratados como ícones do desperdício, geraram, até a Copa das Confederações, 24,5 mil empregos diretos. Alto lá quando alguém falar que isso não é importante.

    Será que o raciocínio contra os estádios vale para a também para a Praça da Apoteose e para todos os monumentos de Niemeyer? Vale para a estátua do Cristo Redentor? Vale para as igrejas de Ouro Preto e Mariana?

    Havia coisas mais importantes a serem feitas no Brasil, antes desses monumentos extraordinários. Mas o que não foi feito de importante deixou de ser feito porque construíram o bondinho do Pão-de-Açúcar?

    Até mesmo para o futebol, o jogo e o estádio são, para dizer a verdade, um detalhe menos importante. No fundo, estádios e jogos são apenas formas para se juntar as pessoas. Isso sim é muito importante. Mais do que alguns imaginam.

    Desinformação #3: O Brasil não está preparado para sediar o mundial e vai passar vexame

    Se o Brasil deu conta da Copa do Mundo em 1950, por que não daria conta agora?

    Se realizou a Copa das Confederações no ano passado, por que não daria conta da Copa do Mundo?

    Se recebeu muito mais gente na Jornada Mundial da Juventude, em uma só cidade, porque teria dificuldades para receber um evento com menos turistas, e espalhados em mais de uma cidade?

    O Brasil não vai dar vexame, quando o assunto for segurança, nem diante da Alemanha, que se viu rendida quando dos atentados terroristas em Munique, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972; nem diante dos Estados Unidos, que sofreu atentados na Maratona Internacional de Boston, no ano passado.

    O Brasil não vai dar vexame diante da Itália, quando o assunto for a maneira como tratamos estrangeiros, sejam eles europeus, americanos ou africanos.

    O Brasil não vai dar vexame diante da Inglaterra e da França, quando o assunto for racismo no futebol. Ninguém vai jogar bananas para nenhum jogador, a não ser que haja um Panicopa no meio da torcida.

    O Brasil não vai dar vexame diante da Rússia, quando o assunto for respeito à diversidade e combate à homofobia.

    O Brasil não vai dar vexame diante de ninguém quando o assunto for manifestações populares, desde que os governadores de cada estado convençam seus comandantes da PM a usarem a inteligência antes do spray de pimenta e a evitar a farra das balas de borracha.

    Podem ocorrer problemas? Podem. Certamente ocorrerão. Eles ocorrem todos os dias. Por que na Copa seria diferente? A grande questão não é se haverá problemas. É de que forma nós, brasileiros, iremos lidar com tais problemas.

    Desinformação #4: os turistas estrangeiros estão com medo de vir ao Brasil

    De tanto medo do Brasil, o turismo para o Brasil cresceu 5,6% em 2013, acima da média mundial. Foi um recorde histórico (a última maior marca havia sido em 2005).

    Recebemos mais de 6 milhões de estrangeiros. Em 2014, só a Copa deve trazer meio milhão de pessoas.

    De quebra, o Brasil ainda foi colocado em primeiro lugar entre os melhores países para se visitar em 2014, conforme o prestigiado guia turístico Lonely Planet (“Best in Travel 2014”, citado nas referências ao final).

    Adivinhe qual uma das principais razões para a sugestão? Pois é, a Copa.

    Desinformação #5: a Copa é uma forma de enganar o povo e desviá-lo de seus reais problemas

    O Brasil tem de problemas que não foram causados e nem serão resolvidos pela Copa.

    O Brasil tem futebol sem precisar, para isso, fazer uma copa do mundo. E a maioria assiste aos jogos da seleção sem ir a estádios.

    Quem quiser torcer contra o Brasil que torça. Há quem não goste de futebol, é um direito a ser respeitado. Mas daí querer dar ares de “visão crítica” é piada.

    Desinformação #6: muitas coisas não ficarão prontas antes da Copa, o que é um grave problema

    É verdade, muitas coisas não ficarão prontas antes da Copa, mas isso não é um grave problema. Tem até um nome: chama-se “legado”.

    Mas, além do legado em infraestrutura para o país, a Copa provocou um outro, imaterial, mas que pode fazer uma boa diferença.

    Trata-se da medida provisória enviada por Dilma e aprovada pelo Congresso (entrará em vigor em abril deste ano), que limita o tempo de mandato de dirigentes esportivos.

    A lei ainda obrigará as entidades (não apenas de futebol) a fazer o que nunca fizeram: prestar contas, em meios eletrônicos, sobre dados econômicos e financeiros, contratos, patrocínios, direitos de imagem e outros aspectos de gestão. Os atletas também terão direito a voto e participação na direção. Seria bom se o aclamado Barcelona, de Neymar, fizesse o mesmo.

    Estresse de 2013 virou o jogo contra a Copa

    Foi o estresse de 2013 que virou o jogo contra a Copa. Principalmente quando aos protestos se misturaram os críticos mascarados e os descarados.

    Os mascarados acompanharam os protestos de perto e neles pegaram carona, quebrando e botando fogo. Os descarados ficaram bem de longe, noticiando o que não viam e nem ouviam; dando cartaz ao que não tinha cartaz; fingindo dublar a “voz das ruas”, enquanto as ruas hostilizavam as emissoras, os jornalões, as revistinhas e até as coitadas das bancas.

    O fato é que um sentimento estranho tomou conta dos brasileiros. Diferentemente de outras copas, o que mais as pessoas querem hoje saber não é a data dos jogos, nem os grupos, nem a escalação dos times de cada seleção.

    A maioria quer saber se o país irá funcionar bem e se terá paz durante a competição. Estranho.

    É quase um termômetro, ou um teste do grau de envenenamento a que uma pessoa está acometida. Pergunte a alguém sobre a Copa e ouça se ela fala dos jogos ou de algo que tenha a ver com medo. Assim se descobre se ela está empolgada ou se sentou em uma flecha envenenada deixada por um profeta do apocalipse.

    Todo mundo em pânico: esse filme de comédia a gente já viu

    Funciona assim: os profetas do pânico rogam uma praga e marcam a data para a tragédia acontecer. E esperam para ver o que acontece. Se algo “previsto” não acontece, não tem problema. A intenção era só disseminar o pânico e o baixo astral mesmo.

    O que diziam os profetas do pânico sobre o Brasil em 2013? Entre outras coisas:

    Que estávamos à beira de um sério apagão elétrico.

    Que o Brasil não conseguiria cumprir sua meta de inflação e nem de superávit primário.

    Que o preço dos alimentos estava fora de controle.

    Que não se conseguiria aprontar todos os estádios para a Copa das Confederações.

    O apagão não veio e as termelétricas foram desligadas antes do previsto. A inflação ficou dentro da meta. A inflação de alimentos retrocedeu. Todos os estádios previstos para a Copa das Confederações foram entregues.

    Essas foram as profecias de 2013. Todas furadas.

    Cada ano tem suas previsões malditas mais badaladas. Em 2007 e 2008, a mesma turma do pânico dizia que o Brasil estava tendo uma grande epidemia de febre amarela. Acabou morrendo mais gente de overdose de vacina do que de febre amarela, graças aos profetas do pânico.

    Em 2009 e 2010, os agourentos diziam que o Brasil não estava preparado para enfrentar a gripe aviária e nem a gripe “suína”, o H1N1. Segundo esses especialistas em catástrofes, os brasileiros não tinham competência nem estrutura para lidar com um problema daquele tamanho. Soa parecido com o discurso anticopa, não?

    O cataclismo do H1N1 seria gravíssimo. Os videntes falavam aos quatro cantos que não se poderia pegar ônibus, metrô ou trem, tal o contágio. Não se poderia ir à escola, ao trabalho, ao supermercado. Resultado? Não houve epidemia de coisa alguma.

    Mas os profetas do pânico não se dão por vencidos. Eles são insistentes (e chatos também). Quando uma de suas profecias furadas não acontece, eles simplesmente adiam a data do juízo final, ou trocam de praga.

    Agora, atenção todos, o próximo fim do mundo é a Copa. “Imagina na Copa” é o slogan. E há muita gente boa que não só reproduz tal slogan como perde seu tempo e sua paciência acreditando nisso, pela enésima vez.

    Para enfrentar o pessoal que é ruim da cabeça ou doente do pé

    O pânico é a bomba criada pelos covardes e pulhas para abater os incautos, os ingênuos e os desinformados.

    Só existe um antídoto para se enfrentar os profetas do pânico. É combater a desinformação com dados, argumentos e, sobretudo, bom senso, a principal vítima da campanha contra a Copa.

    Informação é para ser usada. É para se fazer o enfrentamento do debate. Na escola, no trabalho, na família, na mesa de bar.

    É preciso que cada um seja mais veemente, mais incisivo e mais altivo que os profetas do pânico. Eles gostam de falar grosso? Vamos ver como se comportam se forem jogados contra a parede, desmascarados por uma informação que desmonta sua desinformação.

    As pessoas precisam tomar consciência de que deixar uma informação errada e uma opinião maldosa se disseminar é como jogar lixo na rua.

    Deixar envenenar o ambiente não é um bom caminho para melhorar o país.

    A essa altura do campeonato, faltando poucos meses para a abertura do evento, já não se trata mais de Fifa. É do Brasil que estamos falando.

    É claro que as informações deste texto só fazem sentido para aqueles para quem as palavras “Brasil” e “brasileiros” significam alguma coisa.

    Há quem por aqui nasceu, mas não nutre qualquer sentimento nacional, qualquer brasilidade; sequer acreditam que isso existe. Paciência. São os que pensam diferente que têm que mostrar que isso existe sim.

    Ter orgulho do país e torcer para que as coisas deem certo não deve ser confundido com compactuar com as mazelas que persistem e precisam ser superadas. É simplesmente tentar colocar cada coisa em seu lugar.

    Uma das maneiras de se colocar as coisas no lugar é desmascarar oportunistas que querem usar da pregação anticopa para atingir objetivos que nunca foram o de melhorar o país.

    O pior dessa campanha fúnebre não é a tentativa de se desmoralizar governos, mas a tentativa de desmoralizar o Brasil.

    É preciso enfrentar, confrontar e vencer esse debate. É preciso mostrar que esse pessoal que é profeta do pânico é ruim da cabeça ou doente do pé.

    (*) Antonio Lassance é doutor em Ciência Política e torcedor da Seleção Brasileira de Futebol desde sempre.

    Mais sobre o assunto:

    A Controladoria Geral da União atualiza a planilha com todos os gastos previstos para a Copa, os já realizados e os por realizar, em seu portal:

    Os dados do orçamento da União estão disponíveis na proposta orçamentária enviada pelo Executivo e aprovada pelo Congresso.

    O “Best in Travel 2014”, da Lonely Planet, pode ser conferido aqui.

    ——————————————————————————–

    0

    +deste colunista por data

    Selecione a Data 25/01/2014 18/01/2014 11/01/2014 04/01/2014 28/12/2013 21/12/2013 14/12/2013 07/12/2013 30/11/2013 23/11/2013 16/11/2013 12/11/2013 02/11/2013 30/10/2013 20/10/2013 10/10/2013 08/10/2013 28/09/2013 28/09/2013 29/08/2013 22/08/2013 20/07/2013 18/06/2013 10/06/2013 14/02/2013 09/01/2013 25/11/2012 05/11/2012 03/10/2012 30/08/2012 02/08/2012 16/07/2012 15/06/2012 01/05/2012 22/04/2012 25/03/2012 12/02/2012 21/01/2012 14/01/2012 30/12/2011 20/12/2011 10/11/2011 08/11/2011 16/10/2011 15/09/2011 06/08/2011 05/06/2011 02/05/2011 27/03/2011 13/03/2011 19/02/2011 11/01/2011 11/01/2011 22/11/2010 20/10/2010 15/09/2010 04/08/2010 04/07/2010 07/06/2010 24/05/2010 05/05/2010 03/05/2010 13/02/2010 10/02/2010 31/01/2010 18/01/2010 21/11/2008

    por título

    Selecione o Titulo Vai ter Copa: arg… PSB vai lançar ca… A reviravolta nas… Jogos ocultos de … Hora de mandar o … Voto é como vacin… A Copa pode ser a… Homens ao mar! Ch… Arroubo tucano é … O que falta para … Proclamação supre… Duas Repúblicas… Direita e Esquerd… Direita e Esquer… De olho na agenda… Lula está pronto … O mal-estar de Ma… Jornadas de junho… Jornadas de junho… A candidatura do … A geração bit se … PIG ganha reforç… Sejamos realistas… E se Joaquim Barb… Falem mal, mas fa… Última chance par… O modo supremo de… Esqueçam o que es… Neoconservadorism… Evitem a Espanha … Um julgamento de … O que pode vir de… A Rio+20 é o de m… Dilma e Brizola N… Brasília é o Bras… A maior batalha d… Sem medo do marte… Capitalismo de Es… Tribunais viraram… A verdadeira farr… Brasil 2012… Papademos e a tra… Prévias, caciques… A globalização da… O inferno astral … O pior acordo do … A Educação e a pr… O espetáculo da m… “Los hermanos”, 2… A política da fom… Crônica de uma vi… Três cenários par… Três cenários par… O profeta do apoc… O candidato do Ar… Domadores de leõe… O sorriso de Bion… A velha mídia est… Impostos, impostu… Como inimigos se … Fanatismo, trabal… O Distrito Federa… Duelo ao Sol 2: F… Duelo ao sol: um … O plebiscito de 2… O legado dos amal… A transição de Ob…

    ——————————————————————————–

    0 Comentários Insira o seu Comentário !

  • Roberto Locatelli

    Ahá, bem lembrado pela Mariana a hipocrisia do tal movimento passe livre: a “justiça” impediu Haddad de melhorar o deslocamento de quem usa ônibus (mais de 60% dos paulistanos) e o mpl nem deu as caras.

  • Marcelo Pinheiro

    Perfeito, Eduardo!

    Aquela senhora disse tudo e um pouco mais. Quer dizer então que a ‘tchurma’ que usa máscara esperou tudo estar sacramentado para protestar? Por que os meninos preocupados com a nação não gritaram contra candidaturas brasileiras desde a lançada durante o governo FHC? Que, diga-se de passagem, também foi incompetente no lançamento da candidatura brasileira (link abaixo).

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk11089901.htm

    Acredito que sua preocupação para que não exista reações contrárias a esses baderneiros de aluguel, vinda de grupos a favor da copa e do governo Dilma, sela procedente e oportuna. Talvez, reações contrárias e vigorosas possam estimular os coxinhas…

    Pena q não apareceram bandeirinhas do PSOL, PSTU e da Rede…

  • saul athayde

    Bom dia Eduardo.
    Sou a favor de melhoras no SUS, na educaçao, no sistema prisional, no hurbanismo, transportes, etc.
    Por pensar desta maneira, acredito que este dinheiro gasto com a copa do mundo, vai fazer falta para outros investimentos; a meu ver prioritários. Creio piamente, que os empregos gerados pela copa, vao ser temporarios e a grande ganancia que pode ser gerada, vai migrar para a conta de poucos empresarios. Depois, tem o custo de manutençao destes enormes complexos construidos, que nao vai ser gerado com promoçoes ou eventos. Para dar conservaçao, os cartolas e outros exemplares raros, vao querer dinheiro publico. Todo o protesto, tem que ser embasado em argumentos solidos. Nao vale e nao é correto, sair pela rua praticando atos vandalicos, com o rosto coberto, prejudicando pessoas. Protestar é legitimo, mas “dando a cara”. Protesto com a cara coberta, queima de coisas publicas, destruiçao de bens moveis ou imoveis…isso nao é protesto, isso é terrorismo.

    • eduguim

      Exatamente. Protestar é direito de todos. Mas protestar direito

  • Osvaldo

    Por que as autoridades permitem que os manifestantes atrapalhem o trânsito?

    Manifestar-se é um direito, mas atrapalhar o trânsito não.

    Por que as autoridades permitem que os manifestantes quebrem vitrines, causem incêndios e destruam patrimônios de outros?

    As autoridades têm a obrigação de preservar a ordem, mas não estão fazendo isso a contento.

    Mesmo que tenha havido a prisão de alguns vândalos, no todo a ação das autoridades deixa a desejar e é nessas brechas que os neo babacas fazem a festa.

    Outra coisa: a extrema esquerda tem demonstrando que é igual à extrema direita: fascista. Os extremos são fascistas.

    Espero que o povo esteja percebendo a verdade.

    Ontem à noite o Estadão fez o maior alarido sobre as manifestações, conforme li na internet, botou o máximo de gasolina na matéria sobre essas manifestações. Botou a maior pilha. Fez o maior terrorismo. Isso é inaceitável. O governo tem que abrir o olho com essa mídia sórdida. Estamos em janeiro ainda. O terrorismo político desse ano vai entrar para a história, o governo e todos os que lutam pela democracia devem estar em alerta total.

  • Leonardo Lani de Abreu

    Caro Edu: O art. 5°, inciso IV da Constituição Federal diz que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato. Eu acho os protestos contra a copa uma babaquice, mas vivemos num país livre, todo mundo tem direito de protestar contra o que quiser. Desde que respeite, é claro, os direitos alheios, e é justamente o que não está acontecendo nessas manifestações. Até quando a população vai ficar refém destes mascarados? As máscaras do Guy Fawkes podem esconder qualquer coisa, inclusive mercenários a soldo de estados estrangeiros e políticos oportunistas. Não é teoria da conspiração, vide o caso Snowden.

  • Luis Fernando

    O PIG e os reaças incentivaram a população com a chamada “Primavera árabe”.
    Tentarão fazer o mesmo agora com o “Inverno de Kiev”.

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2014

    PROJETO: ROLEZINHO DO BEM

    Caros amigos (as) os nossos jovens precisam de mais espaço e apoio por parte dos nossos políticos. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto, para que esse movimento não prejudique os lojistas (comerciantes) e não puna os nossos jovens, seria o ROLEZINHO DO BEM, onde o governo liberaria e prepararia o Sambódromo, para esses eventos, lá teria uma biblioteca volante, um posto para doação de sangue, telões para passar bons filmes, segurança, praça de alimentação, música, etc. Tudo feito na maior paz e amor, para que o jovem, tenha um espaço especial voltado para esses encontros. Os jovens e os seus pais, agradeceriam esse iniciativa do bem.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Ana Bednasrki

    Excelente matéria Eduardo, parabéns!!

    Acho que como sugestão pela falta de bateria seria que outros blogueiros, voluntários se juntassem a esta experiência e também filmassem/fotografassem em outros pontos e momentos da “manifestação”.

    • eduguim

      Valeu!

  • Octavio Pontieri Filho

    Engraçada é a contradição de tudo isso. A Globo e as demais mídias reacionárias não tem interesse financeiro para que a copa não se realize. Perderiam muito dinheiro caso a copa não se realize. Então, pela primeira vez, o tucanato parece estar sozinho nesses atos.

  • Bom Dia a todos. Com a devida licença de Eduardo, sugiro a quem quiser ser bem informado sobre a Copa e ter mais argumentos contra os sem noção, esse artigo a respeito do assunto: http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Vai-ter-Copa-argumentos-para-enfrentar-quem-torce-contra-o-Brasil/30090

    • Esse artigo já foi transcrito ai em cima, por Oráculo. Eu é que não notei.

  • roberto 43

    Esta manifestação é uma Palhaçada de quem tem “cabeça oca” e é manipulável por qualquer oportunista da direitona ou de os partidos nanicos sem votos que são da “seita contra tudo”, que aderiram de forma oportunista a esta idiotice.
    Os argumentos dessa gente contra copa é risível.

  • Celso

    Edu, bom dia..reproduzo aqui um comentário que fiz no Blog do Nassif sobre esse processo de desconstrução em marcha..
    Abraços

    Na Bahia o ferry boat para no mei da Baía de Todos os Santos sem motivo aparente, Vice Governador Otto Alencar diz que foi sabotagem..no Rio trem descarrilha e a cada semana há um transtorno nos transportes ferroviários de lá, Arena Curitiba não fica pronta o Presindente do Atlético Paranense é um empreiteiro de direita e reacionário e o Governo é tucano que está sob fogo diário do MP por desvio de dinheiro, manifestações contra Copa e contra tudo…esse filme é velho só não sei se terá “audiência ” suficiente para deter o Brasil..estamos vivendo momentos decisivos para a Democracia brasileira, a direita e afins está desesperada..vamos á luta!! Não Passarão!!!

  • Adilson

    Cineasta comunista ofende símbolo da justiça – vide vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=k8iy3eehwa8

  • Dias

    Uai! Essa turma de coxinhas de shopping não tem como máxima desde priscas eras, que o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil? Pois é além de onze entre dez países desenvolvidos do mundo quererem sediar uma copa e/ou olimpíadas, os Estados Unidos estão enchendo o pacová da FIFA querendo organizar a segunda copa. Só mesmo manés para tentar atrapalhar a realização da copa no Brasil pensando que assim vão ganhar as eleições. Podem tirar o cavalinho e os black blocs das ruas que antes de 2026 vocês ficarão apenas assistindo o Brasil diminuir essa abjeta desigualdade, construída por gerações de vocês da Casa Grande, a níveis civilizados que caracterizam um país moderno, justo e de fato e direito democrático.

    • alirio

      Uai, amigo,
      Nada a reclamar. Então inventa qualquer coisa, sô!
      Põe defeito nos carroção: falta graxa na rebimboca. Então: é culpa da ANAC. Você que voa todo dia, sabe que esses avião é tudo iguar a carroça, só arranca na base da chicotada… mas gostei de ver sua burunzunga, ou como diz outro cumpadre, o tarrabufado esperto.

    • Ninguém

      O PSTU e o PSOL são a esquerda coxinha, sempre de braços dados com a direita.

      • foo

        Odeio essa expressão.

        “Coxinha” tornou-se a versão governista do “mensaleiro” e “petralha”. Um rótulo que impede qualquer tipo de discussão.

        Todo mundo que não concorda com você é “coxinha”.

        • Fabrizio Alves

          Parece que o maior “argumento” de muitos que são contra os protestos é chamar seus
          participantes e apoiadores de “coxinhas”…. Isso não é argumento, é a própria definição de
          falta de argumento!

          Agora o PSOL, PSTU, viraram partido de direita??!! Não faz sentido.

        • Mario Siqueira

          Concordo com você, Foo

        • Wilsoleaks Alves

          Que tal, então, passarmos a chamar os bocós de “empadinha”?

          Você acha que fica melhor, Foo?

          Também aceitamos sugestões para designar quem se diz de esquerda mas se pauta pela direita.

          Abraço.

          • H. Pires

            Concordo, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

            Abraço ao Sr. Wilsoleaks Alves.

          • Wilsoleaks Alves

            Abração, Pires!

      • Wilsoleaks Alves

        Ninguém está certo.

        • Luciano Bastiani

          Pela primeira vez no blog do Eduguim, Ninguém está certo.

          • Luciano Bastiani

            Parabéns, Ninguém!

    • Ninguém

      O PSTU e o PSOL são a esquerda coxinha: sempre de braços dados com a direita.

      • Fabrizio Alves

        Exatamente…. É por isso que o PSOL e o PSTU estão aliados com Collor, Famiglia Sarney, Kátia Abreu,
        Kassab, Marcello Crivela, Maluf, Sérgio Cabral…. Eita, peraí….

    • Rita

      Uau… adorei seu comentário!

  • Fabio

    Enquanto o PT ficar no esquema de paz e amor e não olhar os tucanos como seu mais feroz inimigo o PT estará sempre correndo sérios riscos de dormir no poder e acordar na sarjeta.

    • Roberto Locatelli

      Assino embaixo.

      Detalhe importante: tem que partir para o ataque de maneira inteligente. Por exemplo: distribuir folhetos nos bairros pobres da cidade de São Paulo explicando que Haddad queria REDUZIR IPTU para eles mas a “justiça” tucana impediu.

      • Laurita

        É uma boa ideia, pois muitos que não pagariam, influenciados pela mídia, eram televisionados reclamando do IPTU.

        • Roberto Locatelli

          Exatamente, Laurita! A maioria da população da cidade teria REDUÇÃO. Mas ficou valendo a versão da mídia, pois Haddad não tem voz própria. Essa voz própria poderia ser um folheto distribuído nos bairros.

          Aliás, nem precisaria ser feito pelo partido. A prefeitura deveria entregar um folheto em cada casa, dizendo: informamos que seu IPTU terá uma redução de x%.

          Adendo: Haddad iniciou devassa na corrupção deixada por Serra/Kassab. Resultado: caiu um assessor… DE HADDAD!! E tudo porque um dos bandidos o acusou, e a mídia deu força.

    • luiz mattos

      Exatamente não são adversários são inimigos.

      • Pedro Mello

        Calma Luiz, não precisa ser tão radical.

      • Scan

        Perfeito, Luíz!
        E o inimigo estará sempre ou no nosso pescoço, ou sob nossos pés.
        Cabe-nos escolher.
        []’s

  • Angelo Cestaro

    O movimento desses covardes é tão inexpressivo que o número total de manifestantes devem ser os que assinaram para a criação do partido da patética Marina, a rede de boçais. porque esses estúpidos não protestam contra a falta de vontade do ministério público de SP de se investigar o trensalão, ou pressionam o congresso para realizar a reforma política, sera que esses otários acham que o país vai melhorar se não fizer a copa.

  • Yacov

    Cadê as manifestações contra a MEGA SONEAÇÂO DA GLOBBO que transmite as COPAS, e do ITAÚ, que as patrocina ?!? São R$ 18 BI !!!! É óbvio que esse movimento coxinha é manipulado pelas mesmas elites que NUNCA FIZERAM nada pelo povo, a não ser abandoná-lo e coibir os seus rolezinhos, e agora, para bater no PT, insuflam a população a cobrar do partido que resolvesse em 12 anos de governo todas as mazelas que eles cultivaram por séculos.

    São uns manipuladores baratos, caras de pau e sem noção.

    Tiraram a CPMF da saúde (40 BI) e exigem melhoras na saúdem nas não querem médicos estrangeiros, no Brasil !! A educação foi transformada em lixo, e até hoje temos um grand ecentro de formação de analfabetos funcionais em São Paulo, com sua famigerada PROGRESSÂO CONTINUADA, mas na CHUÍÇA os ricos estudam em escolas particulares que não adotam essa excrescência, que é só para os jovens da PERIFERIA e esses PULHAS querem exigir do GOVERNO FEDERAL do PT uma educação padrão FIFA?!? Isso a meu ver, é uma tremenda covardia e dissimulação.

    A coxinhada burguesa sem noção metidos a ‘mais-preparados & cheirosos’ e seus partidinhos/QUADRILHA conservaores sem votos NÃO VALEM NADA, e estão desesperados com os governos HISTÓRICOS e inclusivos do PT, pois tem nojinho dos pobres em ascensão com os quais estão sendo obrigados a dividir o espaço social que eles querem só pra a sua curriola metida a sêbo.

    #NÂOVAI TER COPA os COLETES !! Vai ter COPA sim !! E será a melhor COPA de todos os tempos. E quem não quiser participar que vão para MIAMI ou para a PQP, e não encha o saco dos BRASILEIROS, que tem mais o que fazer. Como votar na DILMA, por exemplo. FORA COXINHAS PÔDRES !!

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    • Fabrizio Alves

      Ué, mas a questão do imposto devido pela Globo é um problema da atual Receita Federal – comandada pelo
      PT – que não move uma palha para punir a Globo. Aliás, todos os ministros da Comunicação do PT foram
      pessoas próximas à Globo.

      Os bloconegristas já fizeram sim protestos contra a Globo. Todos são conscientes do mal que essa
      empresa faz para o Brasil.

  • Nelson menezes

    vDepoís que a Presidenta Dilma deu indicios que o novo ministro da casa civil será o Aluisio Mercadante,mesmo depoís que ele fez rasgados elogios ao PIG ,a coisa melhor a fazer agora em vez de eleições e marcar uma data para uma transição do governo do PT para o PSDB,fazer uma grande festa convidar toda a direita, nada de povo,melhor ainda e antecipar e não esperar até outubro para evitar traumas desnescessarios com protestos,a copa será um sucesso aí todos nos militantes da esquerda ficarão quietinhos ,claro se não houver caças as bruchas,aí o PSDB poderá roubar,digo governar tranquilo;Sendo assim o ultimo que sair que apaguem as luzes e tambem vamos mudar o slogan “a esperança venceu o medo”para o medo venceu a esperança, é o que a maioria da militancia sente, e que o governo tem é MEDO,MEDO,MEDO.

  • anac

    A classe media ela ao mesmo tempo que adora um golpe adora a ordem e preza a segurança dela. Ou seja odeia a desordem. Como conciliar esses protestos que para terem efeito desejado pelo PiG tem que descambar para a violência e a desordem com a necessidade de ordem e segurança da classe media coxinha?
    É um enigma que a direita vai ter que desvendar e logo pois corre o risco de se voltar contra seus propósitos.

    Acho que não é por acaso que os vândalos estão se declarando do PSOL, REDE etc.

    Se não der certo o culpado será como sempre o mordomo, ou seja, a blablarina.

  • Roberto Locatelli

    Lamentável a destruição do fusca. Esses vândalos são de classe média alta e não sabem como é difícil para uma pessoa pobre ter um carro. Provavelmente, o fusquinha não tinha seguro, pois nossas companhias de seguro não aceitam fazer seguro para carros “velhos”. Então, esse senhor provavelmente levará anos até conseguir comprar outro carro. Se é que conseguirá.

    Belos “cidadãos” esses mascarados mauricinhos…

    • Jason

      Disse tudo. Anos atrás tive um fusca roubado na porta de casa. Além da dor de perder de repente o que custou anos de trabalho e economia, levei um tempão para conseguir adquirir outro carro. Certamente esses idiotas causaram, além de outros males, um prejuízo enorme a um cidadão que deve ter lutado muito para conquistar o bem destruído. Que outro objetivo tem esses infelizes senão o de servir de força auxiliar à direita reacionária que pretende retomar o poder a qualquer custo?

    • Salvador Ferreira

      Locatelli.
      Bem observado.
      Esses moleques que escondem suas caras, no meu conceito são bandidos das
      casses médias e alta. Acho válida a ação repressiva da polícia.
      Está de cara coberta, é bandido baderneiro. Pau neles!

      • saul athayde

        Prezado, boa tarde.
        Concordo quando você qualifica a estes vândalos, de bandidos. Eu particularmente, qualifico de bandidos terroristas. Mas generalizar como “bandidos da classe média”… nao posso concordar. Existem bandidos em todas as classes, alta, média, média baixa. Também existem pessoas de bem, em todas as classes; alta, média, média baixa. Estes acéfalos covardes, que se escondem atras de uma máscara, independentemente da classe social; sao na verdade sem vergonhas, bandidos, terroristas miseráveis, que devem arcar com seus atos. Sao merecedores de todos os rigores da Lei, independentemente de cor, credo ou posiçao social.

      • Cibele

        Amigos, fiquei muito revoltada e triste com essa história, pois pensei em meu pai, em nossa família. Nunca tivemos outro carro além do fuscão… Não tem nenhuma possibilidade desses &%$#@ pagarem pelo que fizeram? Ou melhor, os papais de alguns deles? Pqp, vai ficar por isso mesmo?

        • Cibele

          Que legal, Edu, você já tá se mexendo pra ajudar o cara do fusca! Vi agora no twitter, que massa, grande Edu! Só o trauma da criança é que não vai ser tão fácil consertar… Que nojo, gente vendida pros demônios da Agência Central… Como faço para contribuir? Não me manda pro feisse, tá?

          • eduguim

            Ainda vamos ter que ver, Cibele. Bjs

    • Miron

      Vi as imagens agora no Domingo Espetacular. Os coxinhas cheira pó classe merdia alta de SP jogaram um colchão incendiado em baixo do fusca e o fato mais grave é que dentro do fusca não havia só o motorista: Tinha também uma senhora e uma criança no carro mas felizmente conseguiram sair. Desta vez, eles não mataram ninguém mas com certeza vão fazer de tudo para que nos futuros protestos alguém “morra”, preferencialmente pobre e negro. Mas sei que não vai dar certo e arrisco um palpite: É mais um tiro no pé desta galera sem voto que quer apear o PT do poder através do caos e da violência, financiados por Tio Sam e pelo PIG. Bando de psicopatas, bando de dementes, doentes mentais, eleitores de Joaquim Barbosa.

      • LUIZ FELIPE

        APENAS PARA LEMBRAR QUE ESTES BLACK BOSTAS RECEBERAM 600 MIL DE UMA ONG ALEMÃ. DEVE SER POR ISSO QUE O CHEFE DELES MORREU.

  • Apolônio

    Parabéns Edu ! Continue. Todos nós sabemos que qualquer país do mundo, disputa à porretada a vinda de copa e olimpíadas para seus países. Já está mais que provado os benefícios desses eventos, não só no presente como no futuro para uma nação. Não vamos desanimar sempre haverá o pessoal do contra. Todo mundo sabe que nesse movimento tem um viés político, onde a direita e a estrema direita acaba achando um ponto comum entre eles. muitas vezes na vida os estremos se encontram. A história brasileira é farta desses exemplos. O suicídio de Vargas tem uma causa, tem uma gênese, a gênese primeira é a grande mídia, que não suporta um governo trabalhista, como essa grande mídia tem interesses, e, esses interesses, não são os interesses da maioria da nação, eles acabam aliando ao campo da estrema esquerda no campo da cobertura, pelo mesmo momentaneamente. A estrema esquerda passa a exigir mais direitos cada vez mais difíceis de se contemplar à curto prazo, pois, embora, eles estão sendo implementados numa velocidade regular, mas está velocidade não convence a estrema esquerda, pois ela quer que coisa ande mais rápido, passando muitas vezes em cima de direitos de outras pessoas. O mundo dessa estrema esquerda, não cabe numa visão de mundo moderna, a não ser, que virássemos uma ditadura num pais sem legislativo plural, num judiciário independente e forças armadas fortes e cumpridoras do seu dever constitucional. O Brasil é hoje um pais complexo de muitas facetas, vem se modernizando cada vez mais. Enquanto isso, a direita e a estrema esquerda se unem para combater o inimigo comum, hoje o governo. No golpe de 64 vimos isso também Jango ficou acuado entre a grande mídia, a direita e a estrema esquerda, essa, cada vez pedindo mais, sob o lema, reforma agrária na lei, ou na marra. Sabemos que isso, também assustou a classe média, aí, sabemos no que deu. O PT vem fazendo uma grande revolução dentro do jogo democrático, vem conseguindo, aí, o ódio. O PT de ontem era esses mesmos partidos mais à esquerda de hoje, que pregam as coisas mais absurdas, incompatíveis com uma visão mais moderna de estado. O PT amadureceu e se tornou muito bom em comparação aos demais, daí muitas vezes o ódio. Diga-se de passagem, não sou PT, sou apenas um brasileiro, que enxerga que o país está mudando, e, mudando para melhor. Não podemos retroceder, é para frente é que se anda !

  • zé eduardo

    Prá variar, um texto simples e claro. Parabéns, mas só o vídeo já seria suficiente prá revelar o estrato social desses branquelos: não há máscara que esconda sua origem e intenção. Essa pseudo esquerda (?) tem uma politização (?) tão rasa que prefere ‘matar o mensageiro’ em vez de repensar suas escolhas e estratégias fracassadas. Aliam-se ao que há de pior na arena política: quebram a cidade e suas vitrines como se estivessem quebrando os ‘monstros’ que a devoram (enquanto os ‘monstros’ gargalham satisfeitos). Depois da sujeira feita vão (‘revolucionariamente’) prá casa assistir suas performances pela televisão (ou quem sabe um futebolzinho ao vivo ou em videoteipe, torcendo pelo seu ‘time do coração’?), numa rede ‘plim-plim’ qualquer, enquanto as classes subalternas vão recolher o lixo produzido. Dá uma enorme pena ver a quem ‘alimentam’ uns eventuais bem-intencionados presentes… Por outro lado, dá um imenso alívio ver o número insignificante desse conjunto desastrado que pensa falar pelos ‘sem voz’, mas que fala apenas a partir do seu ambíguo e equivocado umbigo.

    • eduguim

      abraço

  • Oscar Müller

    Mais claro impossível.

    Enquanto parcos coxinhas e bláquibloquis atendem o pig e aterrorizam a população, com a polícia do Alkimin a garantir sua impunidade, bastou aos garotos do rolêzinho marcar um encontro para o Iguatemi fechar, nem precisaram comparecer e deixaram um salgado prejú, beliscando justinho onde dói, e sem necessidade de enfrentar o aparato.

    Placar do campeonato: coxinhas + bb 0, rolê meio milhão.

  • Milton Quadros

    “Há tempo para tudo” Esse é um ensinamento antigo de que cada coisa tem seu tempo. Quando foi feita a indicação do Brasil para sede, era o tempo para o protesto, da argumentação contra, para dentro dos princípios da democracia ser radicalmente contra. Por que não se protestou naquela época? O grupo que hoje protesta tem visão míope e não enxergou antes o que hoje protesta? Ou será porquê, em sendo movido por interesses e não por princípios, esse grupo descobriu agora que a copa contraria seus interesses? Pela violência dos protestos, típica de quem defende interesses e não princípios em um estado democrático de direito, acredito piamente que esse grupo tem interesses que não são os que dizem defender e entende-se ai o repúdio da maioria das pessoas por esse ato.

  • Fausto Ishiai

    EDU, PARABÉNS! SHOW DE BOLA, GOLAÇO!

    “VAI TER COPA, SIM”!

    0 + 0 = Coxinha

    Blog da Cidadania fazendo História. Parada obrigatória para quem busca a verdade, luta por justiça e tem amor à Pátria. Essas manifestações babacas atingiram seu ponto de saturação, ninguém aguenta mais tanta violência gratuita. É a soma dos zeros, nulidade total!

  • Maria Rita

    Fiquei horrorizada com o incêndio criminoso do fusca. Não pegaram um carrão porque sabem que o seguro cobre e a seguradora com seus investigadores tipo black blocs vão até o inferno para pegar o culpado ou os culpados. Covardes! Se fosse o dono do carro questionava o Alckmin, amigo da mídia que vem insuflando esse tipo de coisa. Processava o Estadão, baseado no texto ‘patriótico contra o país’, processava a FSP, O PSol, o PSTU, o escambau! Abaixo essa mídia nojenta, mentirosa, que nada perde, mesmo buscando arrebanhar um bando de idiotas que querem aparecer, ganhar no tapetão ou o que for. Argumentação e Razão? ZERO!

  • cornelio alencar

    Eduardo queria mostrar uma opiniao de uma brasileira do nordeste,que mandou pra min no faccebok
    Maria Alencar;
    Oh povo besta deviam eram se portar com outras coisas mais de importançia do que uma copa do mundo. O Brasil é diferente dos outros países que não pode ter uma copa do mundo. Não vejo diferençia. Todo País tem seus problemas. E tudo dá certo. Nunca ví ninguém morrer ou passar fome por uma copa do mundo. Ao contrario em meu ponto de vista O Brasil terrotou outros Paises bem mais potente do que o Brasil. Nós Brasileiros deveriamos era agradecer a Lula e aDilma Por o Brasil ser vencedor por essa copa do mundo.No dia todos ficaram alegres e agora estãos com esse fricote.. Pois Eu estou muito orgulhosa do Meu BRASIL. Isso é Brasil É Dilma É Lula.E viva A DEMOCRACIA. Viva o Brasil. Um PAÍS de tudo e de todos. OBrigada Meu DEUS. Por ser Brasileirinha.
    há 4 minutos · Curtir

  • Valcir Barsanulfo de Aguiar

    Interessante é que o PSOL e o rede(existe rede?) de Marina Silva cai como uma luva nas mãos da
    Direita fascista.
    Essa turma devia se aliar ao trinômio:Veja/Cachoeira/Demóstenes.

  • Carlos J. Ribeiro

    Sugiro a alguns aqui que acessem

    http://homemquecalculava.blogspot.com.br/

    Rolem a tela até o post do dia 22.6.2013 sobre “Gastos da Copa”.

  • jd

    Um post interessante no Tijolaço: http://tijolaco.com.br/blog/?p=13092.

  • nigro

    Classe isso classe aquilo.
    Nao importa.
    Baderneiro e vândalo ê tudo igual.
    Cadeia e bala de borracha neles ( desde que certeiras).
    Ah é mas não devemos prendê-kos pois nossa popuka11p1ção carcerária nao para de crescer! Ciitadis são vítimas da sociedade, da alienação golpista…..

  • Luciano Bastiani

    Ao ótimo texto do Eduguim acrescento o que percebi:

    uma branquelaiada aparentemente nada mal de vida reclamando não sei de quê;

    povinho ruim de batuque…. parece samba de japonês (com todo o respeito);

    quem esconde a cara é porque deve na praça;

    só tinha o fusquinha do sinhozinho pra queimar? não apareceu nenhum ‘automóvel de pessoas de benz’?

    Manifestação, protesto….humpffff

    • Adolpho

      Caros,
      o termo “branquelo” não está na mesma categoria que o termo “negrada”?

      E não foi aqui que houve um monte de gente se manifestando contra o racismo inerente ao termo, apesar de ter havido diversas explicações a cerca de o fato de “negrada” ser cotidianamente utilizado em algumas partes deste país, sem que haja qualquer conotação racista?

      Desculpe, eu só queria entender essa dupla moral…

      • Wilsoleaks Alves

        Adolph… Heil!!

        E quanto ao filme “As Branquelas”? Que devemos fazer com “la película’?

        Devemos processar seu autor e os atores ou só quem assiste?

        Ou será que devemos apenas censurar o filme?

      • Luciano Bastiani

        Olhe bem pra meu avatar….
        Quer que eu tire os óculos pra ver meus belos olhos verdes e minha ‘maravilhosa’ tez branquelinha?
        Tão branquelinha que ás vezes dá nojo de assim ser. Por quê?
        Porque desde que se entende por humanidade, a parcela da dita humanidade que mais praticou crimes contra ela mesma (não estou falando de latrocínios, sequestros, etc) foi a que tem a pele mais branca.
        A escravidão é apenas um destes crimes.
        Mas, pra te deixar contente, refaço minha frase:

        “um pessoal de pele desprovida de melanina*, aparentemente nada mal de vida reclamando não sei de quê”

        Tá bom assim ou vc só me criticou pra lançar a tua tese de “dupla moral”?

        E sobre o samba de japonês, nada?

        *http://www.infoescola.com/bioquimica/melanina/

  • Nádia

    Edu, ontem vindo do trabalho mais ou menos às 20:00h, havia um coxinha sentado ao meu lado no ônibus no corredor na Rebouças, ele estava no celular, dizendo “pô! como assim acabou”…”não foi muita gente”…. Fui o que pude ouvir, depois ele se levantou e desceu no ponto Consolação/Paulista. Hoje de manhã indo ao trabalho, na rua 7 de Abril, o Banco Santander, Bando do Brasil e a Caixa Econômica estavam todo quebrado, achei um ABSURDO, havia mais gente na rua(acredito que estavam indo trabalhar também) criticando o ato, aproveitei nesse momento e critiquei também e disse que eram os black bloc e aproveitei e disse que eles eram filhos da classe média, ficaram espantados, não sabiam. PS. Trabalhei sim, ontem e hoje, é mole?

    • Nádia

      corrigindo. Foi o que pude ouvir.

  • Julio Celso

    Comentário de um turista alemão sobre a manifestação:
    – Se não tiver Copa então todos vão tomar no Cuzinha….

    • Wilsoleaks Alves

      WahauhaHaAhauAhahaAuhaaHaUahaHahauaha!

      Desculpa aí turma, mas essa do “chucrute”, foi mesmo de matar.

      Abração Julio.

  • Elisa

    Um bando de ridículos! Como foi questionado no texto, por que que não se manifestaram quando foi falado que a Copa seria aqui?
    Será que esses mesmos ao elegerem seus políticos, exercem sua cidadania, cobrando deles melhor Educação, Saúde, Justiça Social etc?

  • Salvador Ferreira

    Mais um bom texto Eduardo.
    Pena que sua narrativa foi muito abafada pelo barulho dos presentes.
    Pouco ouvi da sua fala.

  • José Carlos

    Boa Noite..
    Amigos. Quem deseja que não haja copa no Brasil? Quem está por traz disso? Vocês já perceberam que prendem manifestantes, mas nunca sabemos quem são essas pessoas? Por quê? Vejo as pessoas exigindo hospitais e segurança padrão FIFA. O povo está certo em pedir. Mas porque só agora? Quem tem olho crítico percebem claramente que a grande mídia transforma as noticias boas em mais ou menos e as ruins em catástrofes. Na minha humilde opinião estamos décadas a frentes das administrações anteriores a 2003, mas vão dizer que essa é uma visão de “peteba”. Mas não é. Essa é uma visão de quem já esta com 62 anos e viveu a fase da escuridão nesse país. Hoje eu posso ver meus filhos e netos fazendo uma faculdade. Hoje eu vejo esperanças para esses jovens. Será que estou mentindo. Não quero dizer aqui que o Brasil é uma maravilha. Mas se formos comparar com a década anterior não tenho nenhuma dúvida. Estamos a mil anos luz melhor. Agora os que estão por traz desses movimentos propõe o que ao Brasil? Transformar o Brasil em um quintal de Tio Sam, dando todas nossas riquezas? Vide Vale CSN, Teles etc. Conceder as rodovias com os pedágios a níveis absurdos? Vocês conhecem as propostas para o Brasil de quem está por traz de tudo isso? O que os conservadores têm a oferecer ao povo brasileiro? Cortar bolsa família, Enem, Pro uni, Minha casa minha vida, Acabar com concursos públicos, reduzir a estado mínimo, Parar de criar universidades nos rincões brasileiro? Qual é a proposta real dessa turma? Vocês conhecem? Eu sou a favor do ditado.” Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.”
    Curtir ·

  • Marcos

    Bom, sou um desses revoltados com esses protestos. Já ficou óbvio para todos que é algum grupo político tentando tirar vantagem. Acho que deve ter mais siglas além de psol, pstu e rede.

    Já passou da hora da polícia prender e MANTER esses bandidos black-qualquer-coisa na cadeia. Mascarado não é manifestante, nem democrático, é bandido apenas.

    Deveriam fixar o valor da fiança pela somatória de prejuízos materiais. Os caras só saem por fiança da cadeia se pagarem os danos que causaram.

    PS: Edu você alguns meses atrás indicou o filme “A Onda” para entender como a manipulação leva a essa histeria coletiva. Assisti naquela época e gostaria de reforçar a indicação para quem ainda não viu.

    O filme é bom como filme, mas também para entender o fenômeno.

    • eduguim

      Vou reeditar. Abs

  • Fausto Ishiai

    ASSISTINDO AO VÍDEO CONSTATA-SE QUE OS “BLACK BLOCS” SÃO NA VERDADE, “WHITE BLOCS”. BRANQUELÓIDES COXINHAS DA CLASSE “MERDA” ALTA! RARAMENTE SE VÊ UM NEGRO.

  • valéria PE

    Esses vagabundos manipulados ou a serviço de partidos políticos e da mídia já deveriam está presos . Até quando a OAB , a justiça vão se fingir de mortas ? Pessoas comuns estão sendo prejudicadas ,tendo seu patrimônio depredado . Quem deveria punir e manter a ordem está fazendo política partidária. Quem vai devolver o fusca que foi incendiado ? O PSOL , O PSTU ,A REDE ,A FOLHA , A GLOBO , O STF , O MP.?.. A população está indignada com essa barbárie.

  • Marat

    Edu, toda manifestação é válida, porém, essa turma é composta realmente pela turma que você mencionou: Burgueses e pequeno-burgueses, que jamais protestam contra o governo de SP. É óbvio que são da extrema direita que segue os mantras do PIG quase que fanaticamente. Tem que tomar borrachada, sim, e tem que ser preso!!!

  • Fabrizio Alves

    Só acho uma coisa: o pior de tudo é a passividade. É pensar que “deixa estar para ver como é que fica”.

    Prefiro muito mais os jovens e os movimentos sociais irem às ruas protestarem contra esse absurdo que
    é a (des) organização da Copa, os altos gastos, os desmandos da FIFA (uma entidade privada) do que
    ficar em casa defendo o governo federal, como se esse fosse inatacável….

    é preciso ir para a rua mesmo para ser ouvido…. Tenho certeza que o “Não vai ter Copa” chegou aos
    ouvidos da presidente de centro-direita….

  • Carlos Henrique

    A primeira tentativa de golpe da extrema direita de fralda foi um retumbante fracasso!!!!!! E não apenas em São Paulo, mas nas outras pouquíssimas cidades onde as arruaças fascistas tentaram acontecer, mas acabaram praticamente “não acontecendo”, pois, se ocorreram de fato, tiveram uma quantidade tão ridícula de participantes que pode-se dizer que verdadeiramente não aconteceram. ESSES MARGINAIS, FILHINHOS DE PAPAI REACIONÁRIOS RECEBERAM A PRIMEIRA DAS MUITAS LIÇÕES QUE RECEBERÃO COM OS FRACASSOS QUE VÃO ACUMULAR EM SEUS GOLPES NAZISTAS, LIÇÕES QUE DEVERIAM TER RECEBIDO DOS PAIS EM CASA, QUE NÃO LHES DERAM EDUCAÇÃO, DECÊNCIA E LIMITES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DE CIDADÃOS, DE HUMANISTAS E NÃO DE ANIMAIS VIOLENTOS, AUTORITÁRIOS, BURROS, ARROGANTES E REACIONÁRIOS QUE TENTAM SABOTAR O BRASIL E O SEU POVO, POVO ALIÁS AO QUAL NÃO PERTENCEM, COMO TAMBÉM NÃO FAZEM PARTE DO PAÍS, O QUE FICA EVIDENCIADO PELO ÓDIO QUE MANIFESTAM AO BRASIL E AO GRUPO POLÍTICO QUE MELHOROU A VIDA DE MILHÕES DE CIDADÃOS, MELHORA INEQUÍVOCA QUE PODE SER COMPROVADA ATRAVÉS DE UMA COMPARAÇÃO SIMPLES DO DADOS ECONÔMICO-SOCIAIS DE AGORA COM OS DO DESGOVERNO FHC, AQUELE QUE GOVERNAVA PARA OS PAPAIS DESSES VERMES. Aliás, à sua pergunta se esses merdas já tiveram patrão, respondo : NÃO! ATÉ PORQUE ELES SÃO OS PATRÕES, OU MELHOR, OS HERDEIROS DOS PATRÕES QUE RECEBERÃO DE MÃO BEIJADA OPS NEGÓCIOS DOS PAPAIS E EM BREVE ESTARÃO FINANCIANDO OS “TRENSALÕES” E AS FOLHAS DA VIDA PARA TENTAREM APROPRIAR-SE DOS RECURSOS DO POVO, PREJUDICAR O PAÍS E/OU SABOTAREM OS GOVERNOS QUE LUTAM PARA MELHORAR A VIDA DESSE POVO. Sobre o fracasso dessa gente, cabe dizer que, conforme matéria do “insuspeito”(quando se trata de dar uma notícia negativa sobre a direita)Jornal do Commercio, as “manifestações” reuniram pouquíssimas pessoas na também reduzida quantidade de cidades onde ocorreram, mil em São Paulo, 300 no Rio, 100 em Goiana, 100 em Brasília e 100 em Recife. Ora, se a “manifestação” em São Paulo, acompanhada in loco por você, teve o número de participantes estimado em 700, no máximo, é evidente que o Jornal do Commercio, como o restante da mídia de direita, superestimou a quantidade de “black bostas” e mauricinhos nazistas associados que participaram dessa palhaçada, inflando números em todo o Brasil, os quais ainda que falsamente aumentados pelo JC continuaram bastante modestos. Portanto, dos 1000 em São Paulo, que na verdade não passaram na “melhor” das estimativas de 700, podemos também redimensionar o restante dos palhaços dos outros estados para metade do informado na “matéria” do conservadoríssimo Jornal. Ou seja, qualquer “pagode” de buteco pelo Brasil afora juntou mais gente, e o que é melhor A POPULAÇÃO COMEÇOU A ACORDAR E PASSOU A ENXERGAR A NATUREZA SABOTADORA, MARGINAL, REACIONÁRIA, PATÉTICA, ATÁVICA E ANTI-NACIONAL DESSES MONTES DE MERDA, COISA QUE SEMPRE APONTEI DESDE QUE COMEÇARAM AS “MANIFESTAÇÕES” CONSERVADORAS DE JUNHO, QUE SEMPRE, MAS SEMPRE, DISSE QUE SE TRATAVAM TÃO SOMENTE DE UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO, MODIERNA NA APARÊNCIA , MAS COM AS MESMAS INTENÇÕES CONSERVADORAS DE 64, LEVADA A CABO PELAS CLASSES MÉDIA E ALTA, DEVIDAMENTE COMANDADAS POR PODEROSOS INTERESSES ECONÔMICOS NACIONAIS E ESTRANGEIROS, INCLUINDO-SE AÍ OS DONOS DO PODER NO BRASIL, EMPRESÁRIOS E BARÕES DA MÍDIA, E O GOVERNO DOS EUA. DEVO TER SIDO UM DOS PRIMEIROS QUE NUNCA DEIXOU-SE ILUDIR POR ESSAS “MANIFESTAÇÕES”, QUE FAZEM PARTE DE UMA TÁTICA GOLPISTA QUE OS IANQUES PATROCINAM EM TODO O MUNDO(QUASE TODAS AS “MANIFESTAÇÕES” DA PRIMAVERA ÁRABE, OU AS LEVADA A CABO PELAS CLASSES MÉDIA E ALTA NO IRÃ, FORAM ISSO, O QUE SE PODE COMPROVAR PELO QUE RESULTOU DA PRIMAVERA ÁRABE, GOVERNOS CONSERVADORES EM LUGARES DOMINADOS POR FORÇAS PROGRESSISTAS QUE SE OPUNHAM AOS EUA, COMO NA LÍBIA, OU GOVERNOS AINDA MAIS CONSERVADORES ONDE EXISTIAM DITADURA PRÓ-IANQUES, COMO NO EGITO QUE VIU O GOVERNO DE MOSSI, ELEITO COM APOIO DOS POBRES, SER DERRUBADO E SUBSTITUÍDO POR UMA DITADURA EXATAMENTE IGUAL, E PRÓ-EUA, QUE A ANTERIOR DE MUBARACK. ONDE AS MANIFESTAÇÕES TENTARAM TER CARÁTER PROGRESSISTA, COMO NO BAHREIN, PARA DERRUBAR UMA MONARQUIA SERVIL AOS EUA, FORAM ESMAGADAS COM O SILÊNCIO CONIVENTE DA MÍDIA INTERNACIONAL E BRASILEIRA, GLOBO À FRENTE). Portanto, as “manifestações” daqui nada têm de espontâneas, correspondem a uma tática golpista que o decadente poder imperial dos EUA usa para tentar manter sua hegemonia no planeta, cada vez mais enfraquecida. Pelo andar da carruagem a CIA vai precisar rever sua tática golpista, já que essa não deu. Os cidadãos começam a acordar, ainda que de forma não racionalmente elaborada, mas já com alguma consciência, sobre o caráter golpista desse circo de horrores, até o número de direitistas dispostos a aderir caiu escandalosamente(se pensarmos só no exemplo de São Paulo, 700 é menos de 1% do total que participou dos “protestos” conservadores de junho, isso mesmo com toda a propaganda em favor desse golpe, não somente nas redes sociais, mas também na mídia conservadora que praticamente implora para que eles ocorra). Contudo, precisamos manter a vigilância, o desaprovação popular é mais um excelente motivo para que o Governo investigue esses merdas e os coloque na cadeia. Do mesmo modo que você, espero que os serviços de inteligência da PF tenham feito imagens desse circo decadente em todo o Brasil, as quais sirvam como provas para colocar esses baderneiros na cadeia, principalmente aquelas em que depredam o patrimônio público e privado. Além disso, as forças populares devem continuar organizando-se para criar milícias populares destinadas a defender o povo e a Copa do mundo desses bandidos. Seria muita engraçado ver esses mauricinhos levando dos brasileiros a surra que deveriam ter recebido dos pais em casa, para que assim tivessem se transformado em gente. Fiquemos atentos, há muitos interesses em jogo para tentar impedir que Dilma se reeleja e o Brasil se torne uma potência(a Copa será um marco decisivo nesse caminho para nos tornarmos uma potência planetária), é necessária toda a atenção contra esses merdas e seus papais, cujas sabotagens não necessariamente irão limitar-se a “manifestações” de rua, fantasiados de palhaços. O cuidado do governo, através de um Ministro da Justiça que mande na PF, deve também focar-se em atos terroristas, uma “especialidade” da CIA que, como o foi a tortura em 64, pode muito bem ser “ensinada” para esses bandidos de fralda. Fiquemos atentos, pois já começamos a vencer essa guerra contra o atraso.

  • psdb NUNCA MAIS!

    As organizações de extrema-direita que contrataram a “manifestação espontânea e apartidária” estão no direito de cobrarem o dinheiro de volta pois os manifestantes não escondiam o desânimo com o fracasso da “manifestação”.

  • Gloria

    O dono do fusca 75 destruido pelos facistas, é um serralheiro de 55 anos que usava o carro pra transportar os portões que fabrica…(segundo o Brasil 247 ) Como devem estar orgulhosos desse feito os Black Blocs!!!
    Com esse saldo deve aumentar muitíssimo o apoio popular a esses covardes!!!!

    • Luís CPPrudente

      Esse pessoal do Black Block deve ter uma raiva de pobre, pois foram queimar justamente um fusquinha de um trabalhador.

      Esses blacks blocks tem uma raiva contra as classes sociais que mais ganharam com os governos trabalhistas. Esse lumpenzinato elitista tem saudades da época do finado FHC.

  • Gloria

    PS
    Edu ; você tem ido a todas estas manifestações e trazido sérias denúncias que repercutem muito alem deste espaço. Você precisa s cuidar; essa rapaziada não está pra brincadeira… Desculpe ; é só um hábito incorrigível de mãe.;rs, rs,rs…

    • eduguim

      Eu me cuido, Gloria. Beijão

  • Marat

    Os bréqui-bróqui são torcedores dos Estragos Unidos… Acreditam que tudo se resolve com guerras!

  • Marat

    Esse é o rolezinho da tigrada de SP…

  • Maria Rita

    A disputa para sediar a Copa foi em 2007. Não me lembro de nenhum protesto realizado naquela época. Em 2010 Serra perdeu a disputa presidencial para Dilma. Lembro que surgiu na época ou logo depois um vídeo horroroso que profetizava a queda de Dilma pelo povo e que Serra, asilado nos EUA voltava e era recebido por uma multidão. Era e continua sendo uma ficção. Serra perdeu depois a prefeitura para Haddad. Em 2012, durante as Olimpíadas de Londres uma Marina Silva triunfante é destaque na cerimônia de abertura. Em junho acontece a primeira manifestação do Passe Livre que já era um tema próximo das questões que preocupavam o país durante a Copa – a mobilidade urbana. Com um tom diferente porque afetava a maioria das pessoas que não ganham suficiente para chegar ao trabalho, a um hospital, a uma escola. No início foi criticado violentamente pelos meios de comunicação. De repente a adesão da oposição se fez sentir de todas as formas. E partiram para a violência. Acredito que existem mercenários remunerados para as provocações mais violentas. Marina não conseguiu (porque nem se esforçou de fato) o registro de seu partido, A REDE, e foi para o PSB. Num outro blogue independente, um comentarista dá o exemplo da decisão da Suécia de não participar da escolha da sede das Olimpíadas. Sociedade e políticos chegaram a um consenso de forma democrática. Havia prioridades para o país. Todos sabemos que não foi isso que aconteceu por aqui. Sejamos honestos. Não sou uma torcedora comum, só torço nos últimos jogos da copa para não me frustrar.Temos grandes jogadores, pessoalmente acho que já tivemos jogadores melhores e mais criativos. O fato é que a oposição a começar pela mídia corporativa, não aceita que os quadro políticos que oferece não convence a maioria do eleitorado. Aí parte para o golpe baixo. E que é que o futebol, nessa altura do campeonato, tem a ver com isso? E o povo brasileiro? Tá aí a conta da violência: uma família tem que fugir de dentro do seu carro em chamas. É isso que os jornalões – um serviço que deveria ser de utilidades públicas, querem para o país? É essa a mobilidade urbana que as corporações midiáticas vão apoiar?

  • Luís CPPrudente

    Muitas das pessoas que estavam no tal protesto contra a Copa foram lá por diversos motivos, isto deu para perceber quando a câmara do Eduguim passeou entre os manifestantes, que faziam de tudo (conversavam animadamente sobre o encontro, definiam como seria o seu fim de semana, pegava o número de celular de alguém, reviam um amigo, etc), menos protestar contra a Copa. Estes “manifestantes” usram este motivo (não vai ter copa) para irem a um point e de lá para outros lugares.

    Vai haver Copa sim, pois a maioria do povo quer a Copa.

  • Paulo

    A REAÇÃO DA VIOLENCIA GRATUITA DOS BLACS BLOCS QUASE RESULTOU NO LINCHAMENTO DE UM BLACK BLOC-

    Como pode um cara ir para um show artístico armado de estilingue e balas de gude, a população começa a se revoltar contra os blacks blocs, lamento mas deu no que era esperado acontecer

    http://estadao.br.msn.com/video/default2.aspx?videoid=0103aba2-dac7-13f3-2237-a06dc59f081b

  • Scan

    Enquanto isso, os petits cuisses franceses…

    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/128241/Protesto-contra-Hollande-termina-com-150-detidos.htm

    Sarközy e madame Le Pen agradecem o apoio.
    Não há diálogo possível com a extrema direita. Ela só conhece uma linguagem: violência.
    Mas é sempre bom lembrá-la que a violência legítima é monopólio do Estado.
    E se não estiverem satisfeitos, que reclamem com o Max Weber.

  • Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP

    ♫ Um tanto ou quanto encafifado com a notícia da Falha de São Paulo, fui pesquisar a composição da diretoria da UNE (União Nacional dos Estudantes). O nome da suposta vice-presidente, Katerine Oliveira, detida durante os atos de vandalismo no sábado, não consta da relação de diretores. Como se vê, a imprensa marrom continua mentindo descaradamente; vai ver, a vigarista já fez parte da diretoria e foi expulsa por associação aos Black Blocks…

    • Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP

      ♫ A UOL deve ter percebido a batatada, porque tirou rapidinho a notícia do ar…

  • Romanelli

    quem ta mais errado ?

    Primeiro, eu fui a favor da copa do MUNDO no BRASIL fundamentado nas palavras de LULA que dizia que o país daria um SALTO na infra, e que todos os investimentos feitos nos estádios, seriam feitos pelos clubes e/ou pela FIFA, jamais com recursos públicos.

    Como isso não aconteceu, aliás, muito pelo contrário ..evidente que hoje não tenho nenhuma simpatia, ainda mais se passar a relembrar de todos os atrasos, desvios e aditivos havidos.

    Ademais, fossemos um país sério, além de NUNCA mais serem eleitos, TODOS OS líderes (inclusive DILMA e LULA), ministros, prefeitos e governadores que nos mentiram, deveriam ser PROCESSADOS, condenados a reporem os prejuízos, e até irem pra CADEIA por terem se atrevido a dar recursos bilionários da sociedade pra esta brincadeira futebolística.

    Outrossim sim NUNCA será demais lembrar que a COPA NÃO vai, NÃO VAI, dar o retorno que muitos falam

    ..pelo contrário, do fanatismo e da paralisação malemolente forçada do brasileiro, perigas vermos em diversos setores uma quebra ímpar da produtividade que JAMAIS será compensada por alguns parcos setores que poderão se dar bem ..ainda mais se levarmos em conta que grande parte dos materiais esportivos que tratam do evento já estarem sendo feitos na CHINA, na CHINA, e não no Bom Retiro.

    Dito tudo isso, pelo quebra quebra, violência e depredações ..por NÃO concordar com este “PODEMOS TUDO” que moleques inaptos estão tentando nos impor como se isso fosse democracia, aqui eu digo, BATERAM POUCO.

    ..pra mim, ou aprendemos a fazer manifestações de cara limpa e de foma ordeira e HONESTA, ou é isso mesmo, quem quiser impor as suas vontades na base da porrada, que saiba que do lado da ordem e da lei a força sempre estará presente ..e tome bomba de gás, algema e jato d´água.

  • Fernando

    Há algum tempo atrás postei um comentário que dizia que estes coxinhas estão ganhando a antipatia da sociedade pela forma covarde e violenta de se manifestarem. Dito e feito. No sabado deram mais uma lição de despreparo, arrogância e violência gratuita.
    O resultado será o inverso do desejado por eles. Vai haver copa e a Dilma vai ser reeleita.
    Em tempo, cadê o coxinha MILITANTE DO PSTU que diz não vai ter copa?
    Acho que deve estar cuidando das suas queimaduras decorrentes do grande e revolucionário ataque ao simbolo maior do capitalismo, o FUSCA do serralheiro.
    PSTU, PSOL e REDE são acessórios da direita, serviçais da burguesia, divisionista da esquerda. Capachos dos governos do PSDB que deita e rola em cima deles, mas metidos a valentes contra governos de esquerda.
    Onde estavam estes boçais quando FHC acabou com a previdência social, quando piratizou o patrimônio nacional, quando comprou a própria re eleição.
    Estavam com o rabinho no meio das pernas, submissos e sub julgados, renegados ao nada que são.
    Mas quando o governo é de esquerda estes divisionistas com o auxilio do PIG, se aliam à extrema direita para favorece-la em detrimento ao povo.

  • saul athayde

    Bom dia Eduardo.
    Vivi muitos anos em Euskal Herria, (Pais Vasco), onde todos os dias, existem as mais diversas manifestações.
    A diferença das manifestações que tenho visto no Brasil, lá as pessoas, se expressam de cara limpa. O manifestante exerce o seu direito,(livre manifestação), mas também assume a sua responsabilidade, de não se esconder covardemente, no anonimato. Em 2007, já pensava que os gastos com a copa do mundo, poderiam ter outro destino, continuo pensando igual, porém de maneira civilizada e com respeito ao próximo. Não destruí a coisa pública, não maltratei a semelhantes, não aterrorizei a população. Simplesmente emito minha opinião, ouço as opiniões divergentes; me disponho a debater. Porquê estes covardes terroristas, se escudam no anonimato? Porquê saem queimando, quebrando, destruindo; patrimônio que é seu, meu, de todos nós? Patrimônio pago com nosso dinheiro!!! Sim, dinheiro de todo o trabalhador brasileiro. Tivéssemos Leis mais acordes, não estaríamos sofrendo esta selvageria, estes atos de terrorismo, exercidos por sem vergonhas, acéfalos e covardes.

  • Luciano Mendonça

    Mais uma vez a “poliça” de Sumpaulo cumpre o papel à risca. Depois do DENARC na Cracolândia, agora o “Xoque” na Paulista. Atrito, só em Sumpaulo. No Rio de Janeiro, o desfile em Copacabana, parece que acabou em chopp.
    Segundo a “impressa” de Sumpaulo um dos manifestante/”black bloc” na Av. Paulista foi ferido à bala. Dois tiros. Na Praça da República quase lincham um dos “black bloc” no show do Paulinho da Viola.
    Um cadáver.
    Isso bastaria para os “contra a Copa” – a meia-dúzia que escamoteia e na verdade são de “contra o PT” – virarem um “a favor das manifestações e contra tudo e contra todos” – que podem ser milhares.
    Nada com Alckmin – e o PSDB no governo – deve ser encarado como “mero acaso”.
    Dilma, abre teus olhos. O Zelito – ABIN – e o Cardozo – Justiça – ainda merecem tua confiança? Sei não. Pra mim, são vacilões de primeira.

  • jose carlos lima

    Embora escondam o rosto, invisíveis não são pq estão participando de um evento midiático a serviço do Poder Regressista Escravocrata do Burro Rei Midas
    Saiba mais
    http://www.jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/esse-povo-visivel

  • jose carlos lima

    No caso o Rei Midas é Joaquim Barbosa

  • Wendell

    Olá Edu, gostaria de divulgar esse esclarecedor texto:
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/01/26/vai-ter-copa-do-mundo-sim/
    Valeu.

  • lucio dias

    Eduardo, li seu texto ontem, e hoje uma reportagem da Folha. Gostaria de saber se, de fato, eram pessoas de classe média e universitários como você frisou ou pessoas da periferia como diz a Folha? Aqui de Recife ficamos na expectativa desse esclarecimento.

    • eduguim

      Conversa da Folha. A maioria era de gente branquinha, estudantes universitários

  • Heidi Maria

    Edu,

    Essas manifestações fascistas, tão enaltecidas pela mídia e fomentadas pela direita tentam confundir o cidadão de bem. O povo já está na rua há muito tempo, movimentos sociais estão mobilizados e apanhando da polícia. Essa violência que espanta todo mundo é coisa de grupos de direita que sabem que pelas urnas jamais chegarão ao poder.

  • Notívago

    ONDE SE ESCONDE A BLACK BLOC MARINA SILVA?

    Sem programa, sem partido, sem inteligência, Marina Silva abdicou da cabeça de chapa numa chapa que deveria ter ela na cabeça. Afinal, ela tinha ( passado) 20% da preferência do eleitorado.

    O resultado é que os marineiros (ou o que sobrou deles) vão ter que votar, na marra, em Eduardo Campos.

    A Marina anda mais tonta do que uma barata tonta sob o efeito de detefon, e diante de mais uma derrota iminente, na qualidade de VICE, andou falando em comandar as manifestações de 2014 contra o governo Dilma. E taí o resultado da primeira manifestação: muita pancadaria, muito quebra-quebra e um fusquinha incinerado.

    Se eu fosse o dono do fusquinha eu processaria Marina Silva. Ela tem a obrigação de ressarcir os prejuízos, já que ela não tem juízo.

    A Marina Silva está possuída pelo espírito maligno da destruição. Precisa com urgência de um EXORCISTA.

  • Silva

    Amigos fiquei sabendo de uma campanha ”vai ter fusca” coloquem a ideia em prática , vai servir pra mostrar que tem gente de fato contra esse tipo de manifestações..eu colaboro , talvez em vez de fusca quem sabe uma pick up , para atender melhor o serviço de serralheria do senhor itamar Santos.

    • Carlos Morelli

      Também quero saber como se colbora com o Sr.Itamar.

    • Sergio

      Sim. Vamos todos colaborar. Mas acho que, além disso, o Sr. Itamar deveria acionar o Estado (governo de SP) por não ter lhe garantido segurança (ele não foi vítima de um acidente mas de um ato que estava sendo “controlado” pela PM) e acionar tb os black-blocs (deve haver uma pessoa física ou jurídica que possa ser associada a essa gang criminosa, não é possível que eles sejam tão anônimos assim). Mas como esses processos são naturalmente demorados (e dependendo dos envolvidos mais ainda) e o Sr. Itamar precisar voltar a trabalhar já, é uma boa ideia a campanha de arrecadação.

  • psdb NUNCA MAIS!

    Se havia algum segmento importante da sociedade (o que não é o caso) que gostaria de questionar a candidatura do Brasil como país-sede da Copa do Mundo (o que não houve), deveria ter se manifestado à época e não agora às vésperas de uma competição apoiada pela maciça maioria da população e que trará incontáveis benefícios para o país.
    A conclusão, indiscutível, é que interesses estranhos ao país movem os “manifestantes”.

    • Romanelli

      tremenda BOBAGEM

      Aqui, nem com a privataria da VALE “segmentos da sociedade” foram ouvidos ..aliás, NUNCA aqui ninguém é ouvido pra nada, pois quem chega lá sempre tem carta BRANCA pra mandar à vontade (e o interessante é que mesmo assim pouco ou nada muda) .

      Hoje o que interessa é o seguinte :

      O processo esta sendo transparente ?

      O que fazer com os desvios, atrasos e aditivos ? Haverá punição aos culpados ou tudo será esquecido (pra variar) ?

      O que fazer com a GRANA do ESTADO que foi dada (roubada, em termos práticos) pra obra de estádio, pra clubes particulares ?

      Houve ilícitos, ilegalidades, incompetência ou apenas “imoralidades” passíveis de censura política ?

      Quanto ao país ganhar ? outro equivoco ..esta é a copa mais cara da história ..nem pras 2 últimas que saíram pela metade, e que usaram menos muito menos estádio, houve retorno ..isso é mentira, tudo só faz parte do velho e bom “pão e circo”, nada mais

      Aqui a coisa ainda é pior se pusermos na conta a queda da produtividade e os feriados forçados que teremos ..quem viver verá

      Ganharam mesmo, aqui, muitos políticos, a máfia futebolística, e os chineses que parece, estão atendendo a maioria das encomendas, indo de material esportivo a lembrancinhas tb.

      • Wilsoleaks Alves

        Hoje acordei decidido a ler um post do Romanélli.

        Pensei: não é possível que esse cara só escreva bobagem. Alguma coisa boa o Romanélli tem que produzir.

        Coloquei um café no copo, sentei-me, liguei meu PC, como sempre, fui à barra de favoritos e cliquei em “Blog da Cidadania”, abri a página “Protesto contra Copa revolta população em São Paulo” e logo no quarto comentário lá estava o dito cujo, o Romanélli.

        Pensei: é hoje é agora que ou aprendo algo que preste ou leio só bobagem.

        Comecei a ler, mas logo no primeiro paragrafo, a sentença: “Tremenda bobagem”. Fiquei por ali.

        Fui.

      • michel

        ai tu comparas a venda da vale com a escolha da sede da copa.
        belo começo de comentário.

        alguns dados sobre essa “robalheira” e “desvio de verbas” fariam seu discurso muito mais convincente.
        não que não acredito em você, mas parece sabe o que? um baita MIMIMI

      • Luciano Bastiani

        Olha o velhaco se entregando: queda de produtividade e feriados forçados…..
        Palhaço, feriado forçado só agora que tu tá aposentado?
        Quando era empregado não era forçado não, né, romané?
        Cretino!

  • José Honório

    Eduardo, pode até ser que tenha a mania de “teoria da conspiração”, mas certas coisas não batem corretamente. Para entender o meu lado, veja o post que coloquei no Amorim –
    “Ando desconfiado que o movimento black bloc é a TFP sob nova embalagem. Senão vejamos, os indivíduos são presos e logo liberados. Nenhum nome na imprensa, nem dos caras nem de suas famílias.
    Ora, a polícia do Alkmim não é de fazer gracinha, então porque o tratamento diferenciado com estes vândalos. Em contrapartida, um mequetrefe que não estava encapuzado, portanto, não era do grup, levou dois tiros e está em risco de vida.
    Cosa ne pensa!”

    • Luiz figueiredo

      Eu também acho estranho.

    • José Honório

      Por outro lado, se os caras presos fossem da esquerda, seus nomes, CPF, restaurante preferido, família já estariam em letras garrafais em todos os jornais.
      A MP de São Paulo então, estaria ativa com seus autos de indiciamento.

  • Adelina

    Parabéns pelo ativismo Eduardo! O video e os textos ficaram ótimos. Realmente temos que gritar bem alto que esse pessoal não representa a maioria do povo brasileiro; que seus métodos são autoritários. Felizmente, na blogosfera esta discordância com a extrema esquerda e extrema direita está ficando cada vez mais clara e poderosa. O que sinto junto aos meus colegas de trabalho é o total repúdio a estas manifestações sem sentido e violentas. Em tempo: eu vou pra Copa!!!!! Partiu Brasília!!!

  • Flávio Sereno

    “acuaram um homem em um fusca e lhe incendiaram o veículo”.

    Essa afirmação está incorreta. Veja o depoimento do dono do Fusca.

    http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=a156f3d0-9199-c2fa-2fc4-98be7457d4d5&from=sharepermalink&src=v5:share:sharepermalink:uuids

    E aqui a sequência de fotos:

    https://www.facebook.com/jornaland/posts/594832833944390

  • Jair

    Comungo com a idéia de que se faça uma vaquinha para comprar um fusta para esse cidadão. No mais Essa cacalhada de maquetrefes recebe tratamento diferenciado da polícia paulista? Que diabos está por trás dessa sacanagem?

  • Paulo Floripa

    Fora de pauta:
    Está circulando na Internet que o Brasil pediu 572 milhões de dólares para o FMI para pagar o Bolsa Família e que doou 6 bilhões de dólares para Cuba e Angola?
    Alguém pode confirmar isto?
    E qual a fonte?
    A Secom nunca informa nada. Parece que ninguém vê a Internet.
    Abraços

    • eduguim

      Coisa de maluco. O Brasil tem 400 bilhões de dólares de reserva e o orçamento do Bolsa Família ultrapassa 20 bilhões de reais

  • Jair Fonseca

    Manifestantes violentos e – não se esqueçam dela – a polícia não vão sossegar mesmo quando produzirem o primeiro cadáver. Aí é que vai haver pretexto para mais e maiores manifestações. Claro que a oposição direitista e esquerdista ao governo federal e ao PT vai se aproveitar disso, embora não possa assumir que deseja o quanto pior melhor. Agora, dizer que só há filhinho de papai e estudante de classe média entre os manifestantes e os “brocopreto” não é verdade: tem de tudo, inclusive garotada pobre, negra, mestiça, das favelas e periferias também. Aliás, o garoto de 22 anos, baleado covardemente pela PM de SP, em estado grave no hospital, é um jovem trabalhador: estoquista nos Armarinhos Fernando.

  • CEZAR

    TEM A DIREITA MISTURADA COM CERTEZA

  • Marina

    Eu quero contribuir para devolver ao Sr. Itamar o Fusca que os contracopa incendiaram. Essa turma não é contra a Copa é contra o Brasil.

  • jose marcos

    Para estes black bostas de merda, covardes, canalhas um fusquinha é símbolo de exploração capitalista???? Estou de saco cheio destes bandos de merdas e também de uma pequena parcela de inocentes e burros da própria esquerda que ficam cheio de análises sociológicas para explicar as atitudes destes bandidos que tem que entrar na porrada, não adianta gastar dinheiro público com cadeia para esta turma que, depois de quebrar grandes símbolos da exploração capitalista, como latas de lixo, pontos de ônibus, fusquinhas, etc vão fazer um lanche no mac donald de algum shoping e postar fotos nos seus brinquedinhos eletrônicos. Sinto muito, mais não dá mais para ficar passando a mão nestes estrumes, não tem dialogo, para estes covardes é cacete mesmo. Podem me criticar mais é a unica linguagem que estes degenerados entendem.

  • Silva/Recife/PE

    Edu, quero coloborar para o Srº Itamar adquirir outro fusca. Divulgue a conta corrente ou a poupança para depósito.

  • Diego Vilela

    Edu, mais uma vez você relata muito bem o que acompanhou ao vivo.

    Deflagrar o puro e simples caos é o objetivo deste bando nascido de uma mistura para lá de lamentável, analfabetos políticos nutridos com ração de ódio a anos pela mídia anti-PT + militantes da esquerda idiotificada nacional.

    Esta máquina de ódio vai simplesmente passar por cima de qualquer coisa, assim como quase matou os ocupantes do Fusca, vai fazer de tudo para provocar algo semelhante ao que esta ocorrendo na Ukrania.

  • MARCIO WILK

    O Governado Alkminn está claramente sabotando o PT federal e municipal, mas o PT é covarde mesmo e não vai reclamar.

  • Alberto da Silva Trobarto

    E agora ???
    Como ficamos?

    “Um senhor amedrontado, que dirigia um fusca onde estava sua família, tentou atravessar o fogo de uma barricada mas um colchão ficou preso embaixo de seu carro, sem notar o ocorrido e visivelmente atordoado, ele não desceu do carro para ver o que acontecia, ao perceber que o motorista não respondia aos alertas de que deveria sair do carro, fotógrafos e manifestantes retiram sua família salvando todos do fogo, na proximade da Praça Roosevelt, em São Paulo.

    A sequência de fotos é explicativa. As manchetes dos grandes jornais e TVs anunciam, desde ontem, que o carro em chamas foi fruto de um “ataque” e “incendiado por manifestantes”, o que é uma farsa, já que ninguém ateou fogo no veículo.

  • PSTU e PSOL linhas auxiliares da extrema direita,não surpreende,ate mesmo porque Marina Silva representa o que ha de mais atrasado no pais e o seu partido se é que aquilo que ela diz ter criado é um partido,Rede de sei lá o que,tambem fazer parte das linhas auxiliares da extrema direita não surpreende.É essa a famosa turma do quanto melhor pior.E isso corrobora a minha tese de que o movimento ¨Não vai ter Copa¨não é e nem nunca foi contra a copa,o movimento é em primeiro lugar contra o Brasil,contra o povo brasileiro,contra os avanços dos ultimos onze anos e por conseguinte contra o PT.Todo mundo já está careca de saber que é um movimento golpista,porque a direita sabe,juntamente com as forças que a apoiam,que Dilma Rousseff é imbativel nas urnas,portanto,dificilmente será derrotada é por tanto a tese do vale tudo,desde que o PT e portanto Dilma sejam derrotados.

  • Américo

    Black Bloc é ESPANCADO por multidão na Praça da República
    Grupo de homens se revoltou contra manifestantes, iniciando um tumulto no intervalo entre os shows de Paulinho da Viola e Os Opalas na Praça da República – – – – – http://www.youtube.com/watch?v=InVfaw_vz4A

  • carlos costa

    como é pra dar uma força pro itamar?

    • eduguim

      Veja o próximo post

  • wanildo alves

    Caro Edu, com uma oposição sem proposta, sem voto, sem rumo, o unico meio de conseguirem voltar ao poder é desestabilizando as forças progressistas, usando na minha opinião, táticas de terrorismo através dos Black Blocs para causar pânico junto a população e a idéia de que o País está um caos. Um aviso de um cidadão de bem para os Black Blocs, o feitiço pode virar contra o feiticeiro, fazendo com que o cidadão se revolte e passe a se confrontar com esses bandidos mascarados.

  • Santos Silva

    Alguém sabe se aquele coxinha baleado morreu?

    • eduguim

      Não morreu, mas é um absurdo o que a Polícia fez. Também condeno isso.

  • Nelson menezes

    Se o governo federal perderem as eleições por falta de empenho na área das comunições,ainda sabendo nós, que são jorrados bilhões de dinheiro nos cofres do PIG,vai ser um desrespeito total com os que morreram e os que não morreram lutando contra a ditadura e contra também a todos os militantes de esquerda que a anos a fiu vem tramando uma luta incansável para que tudo que foi conquistado até aqui desde 2003 não seja em vão;E se o governo não tomar nenhuma providencia e perdemos as eleições por falta de uma ação mais dura contra o PIG,aí eu desisto,porque,uma coisa e você morrer lutando e perder,outra e morrer sem tentar nada,jogar tudo o que foi conquistado até agora no lixo,o governo esta pensando que o PIG ,vai se arrepender,vai ficar bonsinho,que vão se desgastar ate outubro,não vai mesmo,isto faz parte da natureza deles.

  • Pedro

    Defender o roubo do governo para construir estádios é patifaria

  • Martins

    … E que o Guitarrista da banda EXCOMUNGADOS não tome tento pois fica batendo no peito orgulhoso por ter queimado o carro da TV RECORD e subido status no BLACK BLOC. E que o VOCALISTA dessa banda PEKINEZ GARCIA tome tento e pare de organizar quebra quebra… queremos a prisão de incendiários…(obs: esses são os mesmos que estavam presentes na morte do punk JOHNI RAONI GALANCIAK/vide google)

  • Stephanie

    Nada mais do que a verdade. Também arrumamos um jeito de protestar! http://www.youtube.com/watch?v=f1Bnohz4aVc #governapramim