Exigimos uma satisfação, ministro Gilmar Mendes

Manifesto

 

Excelentíssimo senhor doutor Gilmar Ferreira Mendes,

Quem lhe escreve são centenas de cidadãos (até aqui, 411) signatários de interpelação judicial de Vossa Excelência que será interposta no Supremo Tribunal Federal em decorrência de declarações suas referentes à cotização que levamos a cabo em solidariedade a membros do Partido dos Trabalhadores condenados no julgamento da Ação Penal 470, vulgo mensalão.

No momento em que esta missiva está sendo escrita, estamos nos mobilizando para reunir documentos e para novamente nos cotizarmos a fim de fazer frente ao pagamento do escritório de advocacia que conduzirá a interpelação que lhe faremos judicialmente.

Esta missiva pretende demonstrar o sentimento que nos move, ou seja, de constrangimento e de indignação.

Constrangimento porque, discordantes da decisão do Supremo no que tange a AP 470, exercemos nosso direito constitucional de doar recursos próprios a quem bem entendermos em conformidade com os nossos direitos civis e com a Constituição Federal e, assim, às centenas divulgamos publicamente que fizemos tais doações.

Ora, diante das acusações de Vossa Excelência aos que doamos esses recursos – uma acusação no sentido de que podemos ter participado de um esquema de “lavagem de dinheiro” –, como ficamos diante de amigos, familiares e até de pessoas que não nos conhecem? Ficaremos tachados de “lavadores de dinheiro”?

Além de constrangidos, também ficamos indignados. Sob que provas Vossa Excelência fez essa acusação? Sob que indícios nos colocou sob suspeita diante de toda a Nação, valendo-se, para tanto, das facilidades que tem para se fazer ecoar pelos maiores e mais poderosos meios de comunicação do país?

E, não bastando, além de sermos acusados por Vossa Excelência esses meios de comunicação não nos deram voz para contestarmos a acusação. Fomos literalmente censurados.

Que democracia é essa? Iremos interpelá-lo, Excelência, para descobrir…

E para coroar tudo o que Vossa Excelência disse, ainda tratou de debochar de nossa impotência sugerindo-nos que fôssemos cumprir pena no lugar daqueles que ajudou a condenar no âmbito de um processo que vêm sofrendo questionamentos de tantos e tão eminentes juristas de todo o país.

Além disso, sempre na linha do deboche dos amordaçados, Vossa Excelência ainda nos sugeriu que nos cotizássemos para pagar a soma que o Supremo diz ter sido desviada pelos condenados da AP 470.

Ou seja: Vossa Excelência prega que sejamos apenados com uma dívida que não foi cobrada nem daqueles que ajudou a condenar.

Vossa Excelência talvez ainda não saiba, mas grande parte dos que doaram recursos ao condenados não têm nem filiação partidária, sindical, nada. São apenas simpatizantes do Partido dos Trabalhadores e/ou dos filiados a esse partido que foram condenados no julgamento em questão.

Além de ser óbvio que mesmo os que são filiados a algum partido ou organização apenas exerceram seus direitos, é inadmissível que cidadãos que não foram condenados a nada sejam tratados assim. Aliás, nem condenados merecem chacota de autoridade que os condenou.

Excelentíssimo doutor Gilmar Ferreira Mendes, a condição de ser uma das onze autoridades máximas do Poder Judiciário ainda agrava sobremaneira as declarações que deu sem, até aqui, amparo de provas ou de meros indícios. Ao menos publicamente.

Estimulados pelas declarações de Vossa Excelência, hordas de jornalistas e até de internautas vêm distorcendo fatos, inventando “provas”, doações “suspeitas” como se verdadeiras fossem.

O jornalista de O Globo Merval Pereira, por exemplo, disse na rádio CBN que a campanha de arrecadação de José Genoino teve uma única doação no valor de R$ 600 mil. Se quiser, Vossa Excelência pode ouvir esse comentário clicando aqui.

Com efeito, quem conta um conto aumenta um ponto…

O comentário do jornalista Merval Pereira, pois, é uma sandice. O valor total da multa de José Genoino foi de cerca de 600 mil reais. Então uma única doação foi responsável por ter pago sua multa? Isso é uma legítima sandice!

Afirmamos peremptoriamente, pois, que jamais existiu essa doação e desafiamos qualquer um a provar que tenha existido. Aliás, exigimos que provem uma única irregularidade.

É uma indignidade o que estamos sofrendo por Vossa Excelência ter nos criminalizado aos milhares. Sim, milhares. Isso porque os cerca de 400 cidadãos que firmarão a interpelação supracitada não representam nem um décimo de todos os que doaram, muitos dos quais infelizmente ainda não sabem desta iniciativa ou, pior, temem aderir a ela.

Em qualquer democracia sadia, arguir uma autoridade por declarações insultantes que deu como cidadão não poderia despertar temor em ninguém. Não iremos interpelar nem o STF nem um seu ministro, mas o cidadão Gilmar Mendes. Um cidadão que não tem nem mais nem menos direitos do que o mais humilde brasileiro.

Diante da enormidade que vai acima, não nos resta outra alternativa. Amordaçados pela mídia, ignorados por quem nos acusou, só nos resta bater às portas da Justiça. E, antes de tudo, consideramos que fazê-lo é uma homenagem a esse Poder, pois nossa iniciativa revela que ainda acreditamos nele e na democracia brasileira.

Que não descubramos, pois, que vivemos uma ditadura no Brasil. Exigimos uma satisfação, ministro Gilmar Ferreira Mendes. Temos direito a ela, lutaremos por ela. Somos tão cidadãos brasileiros quanto Vossa Excelência. Entre os poderes que seu cargo lhe confere não está o de assacar suposições caluniosas contra cidadãos inocentes.

E temos dito.

*

PS: estas palavras não se dirigem a Gilmar Mendes, mas aos cidadãos que estão se preparando para firmar a interpelação dele na Justiça. Informo que os e-mails com as instruções para formalizar a adesão à ação judicial em questão começaram a ser enviados neste sábado, 22 de fevereiro de 2014. Rogamos que tão pronto receba o e-mail, tente cumprir os requisitos o mais rapidamente possível.

155 comments

    • Fiz minha doação, tenho o comprovante do depósito e pode investigar minha vida, não tenho nada a temer e que esse tal de Gilmar Mendes pare de falar asneiras, se não reconhece a importância do PT ou a vontade da maioria da população, que fique calado.

    • É de arrepiar esta iniciativa do Blog da Cidadania.

      Já que o partido que consideramos o menos pior se acovarda resta ao povo tomar uma atitude.

      E é bom que seja assim. Na verdade não temos quem nos represente. Então vamos nos apresentar.

      Esta interpelação, feita com ponderação, planejamento e sobriedade, é um tapa na cara dos vândalos alucinados e mal intencionados que apostam na violência para obter algum resultado, qualquer que seja.

      Que esta interpelação seja um exemplo, o início de um estilo de protesto, que doravante espero seja copiado e imitado, e que tenha algum resultado positivo. Digo isto porque não espero muito dos canalhas, hipócritas, alienados e acomodados que deverão nos dar uma resposta.

      A propósito, prezado Edu, como ficou a denúncia protocolada na Polícia Federal pelo Movimento dos Sem Mídia? Já se passou um ano e meio. Algum resultado prático?

      Eu sempre digo: De onde menos se espera é de onde não vem nada mesmo.

      Mas não vamos perder a esperança, que afinal é a última que morre. Quem sabe um dia seremos ouvidos, e teremos algum retorno para nossos protestos

      Parabéns ao blog e a todos aqueles que aderiram à interpelação. O sucesso de vocês será o de todos nós.

      Bom domingo a todos . . .

      • Caro Ronaldo…

        Permita-me discordar de você.

        O Partido dos Trabalhadores não se acovardou coisa nenhuma, pelo contrário, entrou com um processo de interpelação no STF cobrando a atitude do Ministro Gilmar Mendes, mas outro Ministro, Luis Fux a indeferiu alegando que a instituição PT não poderia entrar com o processo porque quem havia sido ofendido foram os depositários das contribuições, ou seja, nós mesmos.

        Até por isso é que o Eduardo Guimarães tomou a dianteira e está elaborando esta interpelação judicial.

        Grande Abraço.

        • Prezado Alves,

          Neste caso específico eu concordo com você. O PT teve sua iniciativa podada pelo STF.

          Porém, no geral, e é também opinião corrente entre blogueiros e seus comentaristas, o PT tem deixado a desejar.

          O aspecto mais emblemático desta visão é a questão da mídia. A direção da SECOM foi mudada talvez como resultado da pressão opinativa. Aguardo resultados práticos.

          Na sequência a reação ao processo do “mensalão”. Tardia, pontual e inócua.

          Mas, para mim, o pior dos erros do partido e do governo petista é a complacência com os agrotóxicos e os transgênicos, que representam uma ameaça real e terrível à saúde do povo brasileiro.

          No momento vamos manter o foco nesta questão da interpelação. Depois veremos.

          Saudações.

  • Também quero participar desta ação, pois doei para o José Genoíno e para José Dirceu, e sou uma cidadã trabalhadora, e jamais fiz lavagem de dinheiro, pois nem tenho dinheiro para isto.

  • Edu,
    Fiz a doação para os três – Genoíno, Delúbio, e Zé Dirceu. Tenho os comprovantes da doação para Genoino e Zé Dirceu. Já o comprovante da doação para Delúbio, infelizmente o perdi .
    Aguardo o email para formalizar a minha adesão.

  • Como cidadão brasileiro me sinto representado por você Eduardo. Esse pessoa Gilmar Mendes não tem o menor respeito pelas leis, pela justiça e pelo Brasil. Em vez de acusar a nós cidadãos honestos de lavagem de dinheiro, por que ele não explica o contrato suspeito com o TJ da Bahia? Estou indignado.

    • Companheiro, os emails estão sendo enviados um a um. Se já deixou comentário aqui no blog anteriormenteb deve receber seu email no máximo até terça. Caso não receba até lá por favor nos avise aqui no blog

  • Flavius Augustus, você é o verdadeiro coxinha pimpolhão abestado, uma cria do PIG quando emites opiniões, ou, posta um comentário de uma mercadoria de uma revista francêsa sobre a realização da copa aqui no Brasil, deve ser adepto deste movimento de bobalhões o tal #nãovaitercopa vocês não tem capacidade de raciocinar que o movimento #naovaitercopa pede mais gastos em educação e saúde, mas o cancelamento da Copa provocaria um prejuízo enorme ao Estado, e portanto, forçaria cortes em educação e saúde.
    Essa é a grande esquizofrenia coxinha, que se mistura ao marxismo enfumaçado de jovens universitários, que tem planos de saúde e estudam em universidades públicas.
    Dinheiro para Saúde e Educação não cai do céu. É fruto dos impostos. A arrecadação fiscal per capita no Brasil ainda muito inferior a dos países desenvolvidos. Somos um país rico, mas um povo pobre. A única maneira de aumentar a arrecadação é aumentar a atividade econômica. E aí entra a importância da Copa. Se ela atrai turistas, se gera novos negócios, gerará também mais atividade econômica, que por sua vez gerará impostos, que poderão ser usados em Saúde e Educação.
    A Copa é importante, portanto, para gerar mais gastos em Educação e Saúde.

  • Parabéns pela iniciativa, Edu! O país precisa de mais pessoas como vc. Pessoas que fazem e não apenas falam. Infelizmente temos partidos políticos que não nos representam, que são fracos e medrosos. Força!

  • Prezado Eduardo,
    não posso ser autor da ação porque minha doação se fez juntamente com um amigo, que fez o depósito em nome dele. Mas quero colaborar com o pagamento dos honorários advocatícios. Avise-me por favor. O depósito para o José Dirceu fiz pessoalmente.

  • Rio de Janeiro 22 de fevereiro de 2014

    PROJETO: MEMÓRIA CERTA

    Caros amigos (as) estou lendo o livro 1889, que conta a história da Proclamação da República, mas fico pensando, como a nossa história vai ser contada no futuro? Hoje nós temos dois lados, o dos grandes meios de comunicação e os alternativos. Os grandes meios de comunicação guardam tudo nos seus arquivos, para pesquisas e o alternativo? Não está na hora dos alternativos se mobilizarem, para proteger a sua memória? Fundar com o apoio de todos, um órgão, para fazer isso? O Movimento dos Sem Mídia, não poderia lançar um campanha, para tentar proteger essa memória, antes, que muitas coisas se percam. Edu e amigos (as) o que acham da ideia?

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz!

  • Apoio totalmente!!
    Acrescento que é muito importante começar a refletir e debater, para afinal se chegar a um conjunto de propostas democráticas que reformulem o sistema atual de escolha e mandato na mais alta corte. Do modo que está, é impossível garantir os tais “checks and balances”, isto é, a fiscalização e equilíbrio mútuos entre os poderes da República. Hoje em dia, o juíz é escolhido pelo presidente com aprovação do senado e, depois de empossado, lá se mantém até os 70 anos se quiser, investido de um enorme poder, maior que o de qualquer parlamentar, ou presidente da República. Um tempo de mandato fixo, nunca maior que 8 anos, já resolveria boa parte dos problemas. Se assim fosse, já teríamos nos livrado dessa escandalosa e vergonhosa aberração.

  • Como doador a Genoíno e Zé Dirceu, convicto de que foram injustiçados, senti-me caluniado pelo Gilmar Mendes. Este senhor age mais como politiqueiro do que como juíz. Por isso participarei da interpelação judicial.

  • Mais uma vez, parabéns Edu!!!

    Em um país como o nosso – dito democrático -, infelizmente, nós cidadãos comuns, não podemos aceitar que, ministro nenhum, use da prerrogativa do cargo de Ministro do Supremo, para manifestar opinião e pior, levantar dúvidas sobre a origem e honestidade dos milhares de cidadãos que, através das doações aos “mensaleiros”, não concordam e jamais concordarão com a MAIOR FARSA JURÍDICA DA HISTÓRIA DO SUPREMO…

    1º _ Ministro que é ministro, se manifesta nos autos, e só… (Aos justiceiros, lhes resta, alimentar a mídia venal, com suas opiniões partidárias e difamatórias contra tudo e todos que não fazem parte do seleto grupo.)

    2º _ Porque Ministro nenhum – por mais idôneo que venha a ser para o cargo – ocupa uma cadeira no Supremo, pela escolha soberana e democrática, o voto na urnas!!!

  • Tem o meu total apoio toda iniciativa que combata a arrogância da elite brasileira, nesse caso representada pelo Ministro do STF Gilmar Mendes. Chegará um dia que todos estes representantes de tais elites terão muita vergonha de pertencer a essa classe que impediu, como disse o grande Darcy Ribeiro, de o Brasil tornar-se uma potência tropical, conseguindo a proeza de quase entrar no século XX com um abjeto regime de escravidão.

  • Não fiz qq doação pq não tenho condições de grana para isso. Mas apoio toda a açao que possa diminuir os sinistros efeitos da ap 470 porque a entendo injusta, midiática e politizada, no mal sentido da palavra.
    Eduardo e todos os sem-midia me representam.

  • Apoio a carta, mas discordo do uso de Doutor, a menos que este senhor tenha obtido, legalmente, este titulo. Somente utilizo a palavra doutor quando a pessoa tem doutorado. Não sei se este é o caso.

      • Até pode ser o caso, mas é mandatório?

        Não creio razoável dispensar qualquer tratamento respeitoso para uma figura que achincalha o judiciário, faz pouco da nossa constituição, e ainda me ofende pessoalmente.

        Fosse um cidadão comum, sem qualquer formação, mesmo que analfabeto, atentando contra a constituição já mereceria processo e condenação. Ser quem é, e estar na posição que está, são agravantes, pois no mínimo também prevarica, dando indícios de má fé e uso abusivo de poder, o que por si só já é crime mais que suficiente, logo, não se deve tratá-lo como um meliante qualquer, e sim com o mais alto rigor legal, não é esta a lógica do STF?

        O crime que este dr meliante cometeu, caluniando e ofendendo quem paga seu salário, como fez conosco, nos tratando por criminosos que ganham a vida ilicitamente, e precisam “lavar dinheiro”, é acusar sem provas, exatamente como foi feito com os réus da AP470.

        Ao mover esta ação, nós estamos acusando o sujeito de ter cometido este crime, com prova cabal e irrefutável, e tratar um criminoso com qualquer deferência, não importa quantos doutorados tenha, me parece um contra-senso.

        Se o artigo quinto da constituição vale, e somos todos iguais, ou abrem espaço para todos nós, doadores, na Papuda, ou tiram de lá os apenados da 470, e colocam o gilmar.

        • Oscar, entendo sua indignação, mas trata-se de uma autoridade e, por mais que o julguemos mal, ele não foi condenado a nada. Não se pode tratar como criminoso. Aliás, os atos mais efetivos são aqueles que se pautam por alta civilidade. Temos que nos diferenciar dele, que tratou cidadãos que não foram condenados a nada de forma desrespeitosa, como se tivessem condenação como o réu do mensalão. Temos que ser civilizados como esse senhor não foi.

          • Edu, de fato, é a indignação falando…

            Verdade que o sujeito é uma autoridade (no sentido de que foi colocado em posição de), se não o fosse, não teria os holofotes da mídia à disposição para nos caluniar. Não o fosse, sua fala seria desimportante, ele poderia me difamar, e eu nem me sentiria ofendido, só teria pena do infeliz, por ser tão tonto e imbecil. Ao fim e ao cabo, a “autoridade” lhe foi conferida, entre outras coisas, para que garantisse meus direitos constitucionais, e não para atentar contra eles, logo esta posição, antes de valer ao cabra alguma deferência, é justo o que agrava o crime cometido, ainda que não transitado e julgado. Mas consiga o autor escapar impune ou não, penso que não resta dúvida se isso é coisa de moleque, ou de doutor.

            Mas suas palavras me fizeram lembrar da minha finada mãe, que me bronqueava quando, garoto, eu chegava em casa estropiado porque a turma da rua de cima tinha me pego de jeito. Queria forra, ansiava pela oportunidade de encontrar um por um e dar o troco, me segurava só o discurso materno do “você não pode se rebaixar fazendo igual!”…

            Decerto você, assim como ela, faz a escolha correta brindando o agressor com muito mais deferência do ele pode um dia vir a merecer. Os dois tem minha admiração por levar a vida aplicando valores morais tão elevados, eu é que não sou tão nobre. Só ganhei respeito e pude andar pela vizinhança em paz, depois que contrariei minha mãe, e fiz uns três ou quatro garotos da rua de cima entenderem que o mundo gira, e que depois de um dia sempre vem outro.

            A vida também me ensinou que a paz conquistada não se garante com inércia, é preciso atenção, vigilância, e à falta de alternativa, luta! Como nesta ação que estamos promovendo, e que tenho orgulho de poder participar, graças à sua iniciativa.

            Obrigado, Edu!

  • Edu, é tão importante este gesto. Como é bom ver o povo brasileiro indignado e partindo para a ação!
    Estou acompanhando o recebimento da procuração.
    Abs
    Helena Leal

  • Caro Edu,

    Eu fiz uma pequena doação para o Dirceu. Mais pelo gesto político de mostrar todo o meu desacordo com esse julgamento político e com o linchamento que a mídia faz há anos em cima de pessoas com trajetórias tão importante para o país.
    Assim, apoio integralmente esta ação do MSM de interpelação das acusações do Ministro Gilmar Dantas!

  • Edu, vamos incluir o Merval nesta ação. Vamos exigir que ele prove a denúncia que fez e, se não conseguir (NÃO VAI CONSEGUIR), que use o mesmo espaço na rádio que troca a notícia para se retratar.
    Aguardo as instruções para participar da ação.Abraços

  • Edu, concordo totalmente com essa iniciativa. No entanto, para darmos um basta em tudo isso, por que não comecemos de imediato uma campanha popular, a partir de blogs como o seu, por uma convocação de uma ASSEMBLEIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA, com o objetivo único de realizar uma reforma política séria e profundo do sistema político-eleitoral desse nosso país? Claro, não permitindo aos políticos de carreira se candidatarem a essa assembleia.
    Um dos itens fundamentais para essa reforma, seria a eliminação completa de todas as mordomias em todos os níveis: executivo, legislativo e judiciário. Por exemplo, residências para morar, passagens, motoristas e carros, gasolina, funcionários, cargos comissionados, assessores de mentirinha, etc… etc… tudo pago pelo povo. Todos que quisessem assumir qualquer função pública, tivessem bons salários, como já têm, e se virassem com eles como qualquer cidadão brasileiro.
    Poderíamos começar com uma grande campanha: FIM DAS MORDOMIAS EM TODOS OS NÍVEIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NÃO REELEIÇÃO TAMBÉM EM TODOS OS NÍVEIS. ALÉM DISSO MANDATOS DE 4 A 4 ANOS PARA MINISTROS EM TODAS AS INSTÂNCIAS. Acredito que se conseguíssemos isso, muitos políticos fugiriam da raia, pois não interessava.

      • Uma iniciativa como a venezuela nao rola???

        Eles fizeram tb a do judiciario.

        Pelo menos no STF da Venezuela vc nao encontra nenhum traíra.

        Precisamos ter mais força para estas modificações do estado brasileiro.

        Creio que todos os estados progressistas como Chavez/Maduro, Kirschner e Evo tem mostrado como podemos evoluir politicamente distanciando- se da midia e dos americanos.

        A lei das midias nestes paises funciona muito bem..

        Pq nao podemos acabar com a midia aqui.

        Pq nao podemos fazer uma reforma politica

        Pq nao podemos refazer o STF com membros absolutamente comprometidos com os progressistas.

        Para falar verdade nem sei para que ainda temos oposição.

        Estou indiginado,…

  • Que esta ação contra o ministro em questão sirva de exemplo para que nenhum arrogante respaldado por uma imprensa canalha volte a caluniar pessoas de bem e comprometidas com a democracia!

  • Se a ação visa o cidadão Gilmar Mendes, não há porque trata-lo de Vossa Excelência, basta a fórmula de cortesia, indevida neste caso, de Sr. A propósito, conheço bem as universidades alemãs e as exigências e dificuldades de se obter um título de doutor. Segundo as próprias declarações de Gilmar Mendes, quando se jactou de suas auto excelências, dificilmente ele teria em alguns poucos meses passados na Alemanha e feito lá o seu doutoramento (ele poderia ser professor num instituto de nível superior? Aquele de sua propriedade?). Deve ser um caso de fraude como o do José Serra que não é, definitivamente, nem engenheiro e tampouco economista (embora tenha cometido o crime de falsidade ideológica ao preencher a ficha de admissão no congresso nacional. Ele poderia ser professor de economia na Unicamp?). Mostrem o diploma, Gilmar e Serra! Sendo assim, nem mesmo trata-lo por doutor é adequado (salvo ironias, é claro).

  • Tenho que o melhor adjetivo para qualificar este cidadão é Black Bloc
    Incendiário que não mede consequências, com o agravante de ser servidor público.
    Apesar da certeza de que é um peixe pequeno, manipulado por interesses obscuros, este juiz merece a consideracao de um criminoso: seu crime é a injúria e a calúnia e deve responder por seu ego inflado.
    Não merece meu respeito este sujeito.

  • Edu,
    Por não concordar que ministros do STF falem fora dos autos.
    Por entender que a acusação sem provas feita por Gilmar Mendes é uma tentativa de desqualificar e achacar a honra de milhares de cidadãos brasileiros.
    E por acreditar que uma luta política se resolve com apoio popular, com voto e com ações democráticas, eu lhe congratulo por mais essa iniciativa.
    Parabéns e conte com o meu apoio!

  • Realmente, indignada é pouco para descrever o que sinto ao ver uma pessoa da estirpe do Gilmar Mendes difamando a todos aqueles que contribuiram para o pagamento das multas dos petistas. Exigimos sim uma satisfação por parte dessa pessoa cuja trajetória de vida pessoal não condiz com cargo que ocupa. Vamos até o fim com esse processo, pois já está mais do que na hora do Gilmar Mendes levar uma reprimenda e aprender a pensar mais antes de ficar falando suas costumeiras babaquices.

  • Eduardo, aceito patrocinar essa ação que interpelará judicialmente esse ministro boquirroto, que nós brasileiros temos o desprazer de sustentá-lo para achincalhar um dos pilares da república, do estado democrático de direito.
    As nossas instituições precisam mudar para, efetivamente,dar um salto de qualidade na nossa democracia, e afastar de uma vez por todos essas perfis anacrônicos escolhido a dedo pelos donos do capital e do poder. Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa representaram o lado perverso que existe no STF, as portas sombrias da nossa justiça escancararam definitivamente para todo o Brasil, a vivo e em cores.

    • O supremo e o terço
      Gilmar Mendes, ministro do STF. Esse é o cara! Que solta representante da verdadeira escória brasileira. Ou deixa solta. Melhor pra nós, dizem “eles”. Uma touceira com robustas provas. Roger Abdelmassih, um “santo”, no Líbano, pitando narquilé e comendo esfiha. No Habib’s. A casa agradece, venham sempre que puderem e o STF permitir. Visão esquálida, tenebrosa, inexplicável de um representante da Corte. Pena de 278 anos de prisão. 37 mulheres dilaceradas, humilhadas, estupradas barbaramente. Infinitamente não basta… Solta pela promissora “Indústria” do habeas corpus, assassino perverso, Reginaldo Pereira Galvão. Matador sanguinário da missionária Dorothy. Banqueiros, Dantas…, a eles nem uma ranhura nos corpos. Sem necessidade de Junta Médica de compadres. Pena aplicada: habeas corpus. Orate pro nobis. É para isso que se têm os amigos. Fora ou no submundo da marginalidade. E não são pretos, pobres, prostitutas e petistas. Têm bala na agulha. Como diz o amigo Cururu. Haveremos de indagar, eles… Pagam as contas? Não se sabe ainda. Perdemos as contas. Em um país civilizado, pra sobreviver, devido às irregularidades jurídicas praticadas, no mínimo responsabilizadas criminalmente pela conduta. Na forma da lei. Que desrespeitam até dormindo. Teriam que vender pastel no beco. Barbosa chega de férias. Um rolezinho na Europa. Com direito a diárias graciosas. A festa vai começar. Aos zumbis, escolham os pares, amolem os dentes. Cá no Piauí, preparem o HEMOPI, vai ser doação forçada e respingo de sangue pra todos os lados. O dono da milícia anticonstitucional vem para o último ato. Consolidar o processo de degeneração e enterro do Supremo, combalido e esfacelado. Fatiado. Prenúncio da facção política, do comitê eleitoral. Lá instalado para concorrer nas eleições. (I) responsabilidade em parte, do pedaço da Corte, que se transformou em templo da Idade Média, e de terço na mão, reza na cartilha. Gilmar agora sai da toca escura, o dono deu o comando. Agride GRATUITAMENTE, não mais apenas os condenados, sob o regime de tortura psicológica. Perdeu a míngua aparência de magistrado e cai na vala comum dos golpistas de plantão, a serviço das camadas dominantes. Não tem mais máscara, é tudo ou nada. Insinua que todos os militantes e simpatizantes que se solidarizaram e contribuíram para o pagamento das multas imorais. Draconianas, advindas do processo espúrio que foi a AP 470, o maior julgamento de mentiras da história brasileira, são também corruptos. Barbosa vai explodir, a cada dia que passa a toga de Rei vai caindo. Mais que provado, pela postura autoritária que envergonha o país, (que a mídia esconde), tem antecedentes. Esquivou-se da decisão do Supremo em favor dos torturadores, no julgamento da ADPF 153/DF, em 2010. Mantendo o Supremo a Lei da Anistia 6.683/79, extensiva aos torturadores do aparelho policial-militar, torturaram ,assassinaram e esconderam os corpos de vários que lutaram contra a ditadura militar. Amarelou. Adoeceu. Eros Grau, Ayres Britto, Celso de Mello e Gilmar Mendes, tiveram a coragem de premiar os torturadores. Ou a indecência de assim proceder. Pela ausência de provas na AP 470, as esconderam, as que provariam a inocência de vários condenados, no íntimo gostaria de usar: A Cadeira Inquisitória, Esmaga Polegar, A Roda Alta, Viola das Comadres, Açoite, Cavalete, Berlinda, Balcão de Estiramento, alguns instrumentos de tortura da Idade Média. Nós temos afirmado em vários artigos sobre a paciência e o silêncio do PT, que nos afeta os tímpanos de vergonha. A militância de base grita, as direções acomodadas nos gabinetes e salas refrigeradas e assépticas no Brasil inteiro, precisam ouvir. Ou o toque das cornetas. Rancoroso, raivoso, Barbosa e Gilmar, vão aprofundar a crise institucional, com a conivência do Supremo. Em qualquer país civilizado já estariam afastado das funções e respondendo na forma da Lei. Aos fora da Lei, ela própria. A OAB, os juízes e juristas sérios do Brasil perceberam o perigo que as instituições estão correndo. O ato final se aproxima. E você Mané, bate palmas. Ora pro nobis.
      Por Renato Uchôa (Educador)

  • Os petistas são inocentes. E roberto jefferson cometeu crime pq embolsou a grana que era para o PTB o seu partido eleger os candidatos da base de apoio a Lula, ou seja, o caixa 2 eleitoral, nada a ver compra de deputados eleitos como ele afirmou e batizou de “mensalão”. Grande fdp, não houve o mensalão. Agora quanto ao Azeredo, este usou recursos publicos no seu caixa 2 eleitoral e por isso cometeu crime, o que não é o caso dos petistas, estes são inocentes, o Visanet é fundo Privado, o tCU comprovou a legalidade da operação…Comissão da VErdade STf já

  • Acabo de receber o email as 17.09 de domingo. Digitei os dados da procuração e o meu nome abaixo da linha onde vou assinar. 2a. feira vou reconhecer firma e depositar os 70,00. Feito isso tratarei de escanear os documentos. No caso dos tickects dos depositos só encontrei o do Genoino pois o do Dirceu não achei.

    Eduardo e aqueles que querem participar mas não se cotizaram em favor de um deles; vão receber o email?

  • ESTAMOS BOQUIABERTOS COM O TIPO DE JULGAMENTO QUE O STJ TEM FEITO. DECISÕES POLÍTICAS E NÃO JURÍDICAS. HOJE EM QUALQUER CRIME EM VEZ DE PROVA QUE É O QUE A LEI EXIGE, A PESSOA PODE SER CONDENADA COM BASE NO – DEVERIA SABER – ENTÃO MESMO SEM PROVAS SERÁ CONDENADO. ISSO É MUITO PERIGOSO PARA TODOS NÓS.

  • Espero estar na lista desses 411…senão, favor me incluir, enviando o e-mail com as instruções para participar.

    Grato. Um abraço fraterno.

  • Eduardo ouvi a gravação indicada no link no email!: ” Na CBN, na semana passada, foi veiculado um comentário do jornalista Merval Pereira fazendo acusações graves aos que doaram aos condenados do mensalão – foi na mesma linha de Gilmar Mendes. Se quiser ouvir, clique aqui” …

    Ele diz que a filha do Genuíno não apresentou os nomes dos doadores. Mas ao mesmo tempo, afirma que um único doador depositou 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais).

    Ou ele está mentindo, ou tem um informante dentro da Caixa Econômica Federal. Ou tem um Judas entre os amigos do Genuíno?

    Desculpe, sei que meu português é fraco. Mas é duro ter que conviver com uma Mídia mentirosa e covarde como a que temos no Brasil. E o que é pior. O meliante é membro da Academia brasileira de Letras?!

  • O que penso disso tudo? Há, da parte de alguns magistrados, um desrespeito muito grande pela Justiça. Isso é deseducativo e de certa forma explica por que somos um pais tão injusto, tão desigual. É vergonhoso ver que aqueles que são alçados ao ápice do Poder Judiciário têm um espírito tão tacanho. Pensam no Poder em termos pessoais. A ação levada adiante pelo Eduardo é muito importante, mostra a verdadeira indignação!

  • Caro Edu, lendo a declaração de nossa indignação acima, vi nas entrelinhas o mecanismo da criminalização: um comentário “superior”, divulgado por todos os meios em cadeia nacional, sobre o que supõe ser um crime cometido por um grupo de que suspeita.

    A crítica pode, acidentalmente, é claro, provocar a perda do orgulho e o consequente desestímulo em divulgar o que até então era visto como uma boa ação. Os seja, parece que também era desejo do ministro calar a nossa boca mais pela vergonha que pela intimidação, o que dá no mesmo vindo dele.

    Estou certo que Gilmar Mendes não merece nossa atenção. Ele age como um representante do poder que vem das nuvens. Há uma segurança mítica no ar, uns sinais que mais parecem pequenos vazamentos. O conjunto de indícios leva a pensar: os outros ministros do STF pulando miudinho… O presidente do poder falando em sair… Aécio Neves bancando o menino de recados feliz da vida… José Serra (o presidente já escolhido) trabalhando em silêncio e falando macio sobre a economia do país…
    FHC aparecendo (e falando bobagens que é melhor esquecer) para despistar… O enfrentamento com as Câmaras… A Veja fazendo chacota com o “alarmismo” da esquerda… A Folha de S.Paulo fazendo concursos de redação para reforçar a desinformação e preparar terreno…

    Ainda estou desconsiderando a possibilidade de a direita tentar repetir o golpe pelas vias de fato, mas acho que tem desespero nessa história e, apesar de parecer que as relações diplomáticas com nosso exército são muito boas, pouco se pode divulgar sobre a instituição por motivos óbvios e, tratando-se de quem se trata, qualquer dúvida alimenta a inquietação.

    Um abraço.

  • Caro Eduardo,

    Acredito que o caminho é esse. O ministro Gilmar Mendes precisa ter compostura e não pode falar o que bem entender. Aliás ele deveria ser mais reservado e falar unicamente baseado nos AUTOS DO PROCESSO.

    Parabéns por mais essa sua iniciativa.

  • A mídia, que está a serviço do que existe de mais atrasado nos tempos atuais, constrói aos pouco uma espécie de paradigma neofascista ao levar a desinformação, a mentira e a alienação a muita gente. Espero que as forças políticas de esquerda mais saudáveis a humanidade impeça este desastre.

  • Olá companheiro Edu,

    Eu apoio com louvor tal iniciativa.

    Abraços, William Mendes

    PS: eu não estou na ação porque eu não consegui fazer minha contribuição desta vez ao companheiro Genoino. Estamos juntos.
    PS.2: meu tempo para navegar no site e ver emails nas últimas semanas tem sido bem escasso.

  • Edu, apoiado. É preciso mostrarmos para GM que ele não pode usar o poder para ficar lançando dúvidas sobre ações de pessoas honestas, trabalhadoras e fazem valer todo seu direito constitucional de se organizar no sentido de amenizar as duras e injustas penas impingidas sobre as costas de companheiros que tanto fizeram pela nossa democracia.

    Conte com meu apoio!!!

  • Reitero Edu. Quero processar o Merdal! O cara afirmou que houve uma só doação de 600 mil e que a Miruina não tem os nomes dos doadores (ou seja, nós).

  • O STF deve explicações à sociedade.

    Através de nossos impostos é que estes ministros são pagos.

    Não cabe a um ministro de um tribunal brasileiro fazer afirmações desta natureza.

    JUSTIÇA!

  • Eduardo, tenho os recibos, estou indignada como todos que doaram. Estou no entanto, desde a metade do ano de 2013, tendo uma batalha que envolve advogado. Não saberia se poderia ir até o fim nessa batalha contra Gilmar. O que não impede de dar o apoio que foi solicitado aos demais (R$ 50,00, é isso mesmo?) e mesmo contribuir nas demais etapas. Minhas contribuições para os réus foram modestas, sou professora aposentada. Vivo do que ganho. Mas sou mais do que tudo, solidária aos empreendimentos coletivos promovidos pelo blog da cidadania. Que a Justiça seja igual para todos. Minha contribuição será feita na próxima semana, sem falta.

  • Se os próprios Ministros não recriminam o comportamento de um colega como o Min. Gilmar Mendes, como ocorreria em outras épocas, em que a compostura do elevado cargo sempre se impõe. indispensável que por algum meio o povo se manifeste contra o insidioso comportamento de S.Exa. que não merece usar toga que veste, olvidando o quanto de respeitável ela representa.

  • Apoio tudo que for possível para impor moderação de comportamento ao Min. Gilmar Mendes, que esquece que o cargo em que investido exige comportamento adequado à sua respeitabilidade.

    • Apoio tudo que for possível para impor moderação de comportamento ao Min. Gilmar Mendes, que esquece que o cargo em que investido exige comportamento adequado à sua respeitabilidade.

      Repeti porque entendi que o primitivo apoio estivesse sendo impugnado por ter dito verdades em demais.

  • Fiz tudo direitinho. Sobre o escaneamento em PDF foi dificil achar quem o fez. Não há mais lan houses aqui perto. Fiz junto a copiadoras perto da Faculdade Metodista no Rudge Ramos.
    Será que por fotos tambem serviria?

  • Também não aceite que se insinue lavagem de dinheiro na minha contribuição para o pagamento da multa de cada um dos companheiros. Desejo participar da ação.

  • Eduardo,

    amanhã (terça feira) terá uma passeata das ETECs e FATECS no vão do masp contra o governador geraldo alckmin contra o sucateamento das etecs e pela aprovacao pelos planos de carreira. So para te informar. Abcs

  • Apoio integralmente a ação. Também doei para a quitação da multa do Dirceu (estive hospitalizado por um

    infarto, para o qual, certamente contribuiram as vergonhosas condenações e a angúsrtia de ver alguém da

    estirpe do Genoino ser condenado por figuras como as que infestam e infectam o STF) e tenho recibo.

    Apoio totalmente a ação e devolvo ao ministro o questionamento: se é possível insinuar que os valores

    utilizados por milhares de brasileiros são possível lavagem de dinheiro, posso também insinuar que os 2

    Habeas Corpus dados em 48 horas ao banqueiro Daniel Dantas o foram em troca de dinheiro. O valor eu

    não sei, mas que foi muito estranho, lá isso foi. E sustentaria isso em juizo!!!

  • Apoio integralmente a ação. Também doei para a quitação da multa do Dirceu e tenho recibo. Durante a

    campanha doGenoino estive hospitalizado para tratar um infarto, para o qual, certamente contribuiram as

    vergonhosas condenações e a angúsrtia de ver alguém da estirpe do Genoino ser condenado sem

    provas, por figuras como as que infestam e infectam o STF).

    Dou apoio total à ação e devolvo ao ministro o questionamento: se é possível insinuar que os valores

    utilizados por milhares de brasileiros são de possível lavagem de dinheiro, posso também insinuar que

    os 2 Habeas Corpus dados em 48 horas ao banqueiro Daniel Dantas o foram em troca de dinheiro.

    O valor pago eu não sei, mas que foi muito estranho, lá isso foi. E sustentaria isso em juizo!!!

    Responder

  • As palavras que deveriam destinar-se a esse agente da extrema-direita precisam ser bem mais duras e poderão ser expressas nos autos, quando a interpelação chegar ao plenário do STF. Além disso, torço para que o outro cínico, Merval pereira, TAMBÉM SEJA PROCESSADO PELA MENTIRA DESLAVADA QUE RELINCHOU, MENTIRA FACILMENTE DESMASCARADA POR DECLARAÇÕES ANTERIORES, DA PRÓPRIA CAMPANHA EM PROL DE JOSÉ GENOÍNO (E DE SUA FILHA, MIRUNA)QUE RELATARAM UM NÚMERO DE MAIS DE DOIS MIL DOADORES PARA O GRANDE HERÓI BRASILEIRO. POR SINAL, ENTRE ESSES DOADORES, ENCONTRAM-SE UM JURISTA, CELSO BANDEIRA DE MELO E O EX-MINISTRO NELSON JOBIM(SÓ ESSES DOIS DOADORES “FAMOSOS”, QUE DECLARARAM PUBLICAMENTE TEREM DEPOSITADO RECURSOS PARA JOSÉ GENOÍNO, JÁ DESMENTEM O VERME MERVAL PEREIRA). Desmentido que, diga-se de passagem, não precisaria ser feito, já que quem acusa(olha aí, Gilmar “Dantas” Mendes!)é que tem a obrigação de provar o que diz. Contudo, em relação às vítimas de uma farsa em que pessoas foram condenadas sem provas por crimes sequer tipificados; a farsa do “mensalão”; os canalhas que foram os carrascos dessas pessoas parecem ter adquirido a afoiteza de acusar sem provas(ou sempre a tiveram? Quem não se lembra do “grampo sem áudio”, outra pérola da canalhice de Gilmar Mendes ou as mentiras diárias de “Merdal” Pereira e dos outros lacaios midiáticos). É para começarmos a acabar com essa afoiteza dos vermes; que é somente a ponta de lança de seus desejos golpistas, que essa Ação deve ser divulgada para todos os cidadãos, como prova de que ao menos uma parcela da Sociedade já acordou para a guerra golpista que está em curso e para o festival de desmandos que a direita sempre promoveu(e agora mais do que nunca, ao menos de forma ainda mais explícita por causa do desespero diante da iminente derrota nas eleições de 2014)e precisa ser liquidado para que construamos uma Nação que reflita os desejos de todos e não as imposições tirânicas de uma minoria.

  • Edu, recebi o e-mail, amanhã farei a transferência e escanear as documentações, recebidos e procuração. À noite quando chegar do trabalho enviarei por e-mail. Só não enviarei antes, porque na empresa não temos acesso ao e-mail particular. E vamos nessa!

  • Meu total apoio.

    Pois ao que me consta, juízes devem se atentar ao que estão nos autos de um processo e se manifestarem apenas nisto. ”A esposa de César, não basta apenas ser séria, deve ao menos aparentar seriedade”, e amiúde, não é o exemplo do mm Sr. Gilmar Mendes.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • Oi Edu
    Quero deixar aqui a minha indignação com esse indivíduo irresponsável que é esse ministro gilmar mendes, do stf ( em minúsculas de propósito). Como pode um ministro do supremo dar tanta insegurança jurídica a um nação inteira. Acho que deveria ser um ponto de partida para pressionarmos os senadores para provocar um processo de impeachmant desse sujeito.

  • Todo meu apoio e colaboração nesta ação conjunta.

    Doei e continuarei doando o meu dinheiro. e o mínimo que poderia fazer diante deste julgamento de exceção.

    Espero ainda uma grande luta por uma reforma política, judiciária e tributária.

Deixe uma resposta