Gilmar Mendes se afogará em silêncio ou em palavras

Análise

Um mês e meio após o ministro Gilmar Mendes levantar suspeita de “lavagem de dinheiro” contra cidadãos que fizeram doações aos condenados petistas do julgamento do mensalão, finalmente os ofendidos, através deste que escreve, entregaram ao escritório de advocacia Alonso Freire Chryssocheris os documentos para que ingresse com interpelação do agressor.

A foto no alto deste texto mostra o momento em que foi entregue cheque administrativo para pagamento dos honorários dos advogados. O valor desse cheque foi arrecadado através de cotização entre os proponentes da interpelação e da provável ação judicial que sucederá essa medida preparatória.

Como essa medida judicial tem 215 proponentes, foram feitas centenas de depósitos de pequenos valores. Esses depósitos, vale explicar, reproduziram, ipsis litteris, o que ocorreu com as doações aos condenados pelo julgamento do mensalão.

Agora que, por assim dizer, foi “batido o martelo”, faz-se necessário fornecer mais detalhes da estratégia elaborada para que, acima de qualquer decisão da Justiça sobre esse caso, fique absolutamente claro que o autor da acusação supracitada não tem nem nunca teve qualquer motivo sólido, sério e responsável para fazer a acusação que fez.

Antes de prosseguir, porém, há que explicar alguns fatos sobre processo desencadeado na última quarta-feira em caráter irreversível.

Em primeiro lugar, há que explicar que o pagamento feito ao escritório de advocacia supracitado cobrirá não só a interpelação, mas, também, a mais do que provável ação por danos morais que se seguirá à reação do interpelado ao questionamento que lhe será feito.

Detalhe: para interpelação e interposição de futura ação judicial por danos morais o escritório de advocacia em questão orçou seus serviços em vinte mil reais.

Abaixo, o leitor confere reprodução do cheque entregue e o recibo do escritório de advocacia, no qual explica que o valor em tela cobrirá a medida judicial preparatória e os seus desdobramentos, com exceção de prováveis novos gastos que possam surgir e que serão explicados mais adiante.

 

Cheque administrativo do Banco do Brasil

 

Recibo do escritório de advocacia

Como se vê, ainda falta parte do valor dos honorários. Contudo, espera-se que, ao longo dos próximos dias, pessoas que não integrarão a ação por só terem sabido dela após o encerramento do prazo apara aderir, mas que já manifestaram intenção de colaborar, ajudem-nos com esse gasto residual. Qualquer valor a ser doado ajudará.

Vale também explicar que podem surgir novos gastos. O relator do STF do pedido de interpelação pode exigir pagamento de algum valor por cada proponente da medida judicial. Não é cabível, mas com o STF nunca se sabe…

De volta à estratégia da iniciativa, agora há que explicar a previsão do que deve acontecer daqui em diante.

O mais provável é que o ministro Gilmar Mendes se recuse a responder a interpelação. Permanecendo silente diante do questionamento sobre que provas tem de sua acusação, ensejará que a medida preparatória que será interposta nos próximos dias no STF dê lugar a uma ação por danos morais.

Claro que o ministro pode, também, responder à interpelação de forma lacônica ou mesmo reiterando a acusação que fez. Resta saber se conseguirá apresentar provas do que afirmou. Particularmente, os que tomamos essa medida duvidamos de que possa fazê-lo. E por uma única e simples razão: essas provas não existem.

Basta usar um mínimo de lógica para entender por quê.

Chega a ser ridículo cogitar que pessoas encarceradas usariam dinheiro oriundo de alguma ilegalidade e, assim, teriam a suprema ousadia – e a impensável imprudência – de tentar “branqueá-lo” através de simulação de uma campanha de arrecadação. Estando presas, essas pessoas correriam o risco de agravar de forma muito forte as próprias penas.

Eis aí, antes mesmo de qualquer decisão judicial, a configuração da enorme dificuldade que o senhor Gilmar Mendes terá para responder qualquer coisa. Se não apresentar provas e ficar silente, ficará claro que disse o que disse sem qualquer indício ou motivo sério e responsável. Se reiterar as acusações e não apresentar provas, cometerá um crime e será processado.

Só o que pode tirar o ministro Gilmar Mendes desse impasse será eventual proteção que vier a receber do relator designado pelo STF para apreciar o pedido de interpelação. Essa proteção se daria através de esse relator fazer o que fez o ministro Luiz Fux em relação a interpelação do mesmo jaez apresentada pelo presidente do PT, Rui Falcão, há mais de um mês.

Contudo, o requisito que não havia na medida judicial do PT agora está presente.

O ministro Fux recusou a medida petista com base na premissa de que o partido não teria legitimidade para interpelar o ofensor porque não doou nada aos condenados do mensalão e, assim, não pode ser considerado ofendido por uma insinuação feita exclusivamente sobre quem doou. Como a interpelação, agora, é dos doadores, o que resta para argumentar?

O leitor dirá que sempre se pode arrumar um jeitinho para tudo, em se tratando do STF. Se, por exemplo, contrariou a lei ao não desmembrar o julgamento da Ação Penal 470 em face dos réus sem foro privilegiado, pode tirar mais alguma surpresa do bolso do colete, a depender de quem for o ministro que decidirá sobre a aceitação da interpelação.

Contudo, esse será o pior caminho para o STF. Ficará claro que padece de “esprit de corps” incompatível com o que se espera de Corte desse calibre. Desse modo, a interpelação já terá valido para nos dizer mais sobre a Suprema Corte de Justiça do país. Até para que providências institucionais contra tal aberração possam ser tomadas futuramente por legisladores.

Se o ministro Gilmar Mendes for interpelado e não responder ou reiterar sua acusação, a ação contra ele já estará até paga e será interposta. Contudo, seja qual for a decisão da Justiça, um fato ficará muito claro à sociedade: Mendes nunca teve provas da acusação que fez e muito menos motivo sólido para acusar. Faça o que fizer, afogar-se-á em palavras ou em silêncio.

 

73 comments

      • Entendo. No entanto, devemos lembrar que este não é um caso isolado. Gilmar Mendes é reincidente na prática de acusar sem provas. O grampo sem áudio e da acusação de que Lula teria lhe feito pedidos com “insinuações indevidas” são exemplos recentes do comportamento do ministro. Quem sabe o Senado possa seguir o desejo do próprio Gilmar Mendes e comece a aprender “a ler sinais” para “ver que está muito esquisito” os constantes comentários do ministro. Torço muito para o sucesso do grupo nesta empreitada. Boa sorte a todos.

  • Causa-me um enorme incômodo a idéia de que você precisa pagar – e caro – para ter justiça. Se o sujeito é injustiçado e não têm dinheiro para pagar advogados, como que fica?

    (Sem contar a tarefa ingrata de se achar um advogado honesto, caso tenha-se o dinheiro. De todos os advogados com os quais tive contato direto até hoje, só um salvava-se e os outros deveriam ser enfileirados em um paredão de fuzilamento)

        • OAB? Essa instituição existe. Atual direção é totalmente desqualificada. Só sabe recolher as contribuições dos advogados. Infelizmente temos que aguarda nova eleição para tirar esses incompetentes e desinfetar as cadeiras.

        • OAB? Essa instituição não existe. Atual direção é totalmente desqualificada. Só sabe recolher as contribuições dos advogados. Infelizmente temos que aguarda nova eleição para tirar esses incompetentes e desinfetar as cadeiras.

  • pagar pra ver…
    DINHEIRO uma das ARMAS pra contrabalançar
    o AUTORITARISMO DESMEDIDO
    que a CASA GRANDE exercita desde que, remontada BRANCA
    em pardos trópicos, tenta purificá-los:
    afastando estranhos aos salões
    pra cemitérios, senzalas, favelas, periferias, prisões…

    • Não sei se desculpas, Flavio, mas creio que ele vá sim, se manifestar. Na verdade, tem milhões de saídas e boas razões para encerrar o assunto, logo de início. Gilmar Mendes é antes de tudo, um político e dos bons; sabe, portanto que ao levantar a suspeita acerca da lavagem de dinheiro, estava, apenas, politicando; levantando a bola para a mídia cortar. Num clima terrível daqueles, foi a pior opção. Como já postei aqui antes, teve várias oportunidades para desfazer o mal entendido mas rechaçou todas ( não sei como ficou a interpelação daquela servidora) mas, suas respostas ao PT e ao Senador Suplicy, não foram lá muito contemporizadoras. Com o julgamento da AP 470 e ainda, com essas perseguições que continuam promovendo contra os presos, a imagem do STF ficou muito ruim. Não vejo razão para que um ministro que vai continuar na Corte, insista em arrastar uma situação POLÍTICA que foi criada por ele mesmo e que gerou uma reação tb, POLÍTICA. A meu ver, a Interpelação já é a resposta política à provocação.

        • Coisa triste, né Marcus Vinicius?

          Um canalha velho. Se ao menos fosse jovem poderia ainda mudar, antes de morrer teria tempo para adquirir alguma dignidade, mas que esperar de um canalha que envelheceu?

          Será que há algo pior que isso?

          Claro! Esse velho mau caráter poderia ser que fosse um de nós. Aí sim, seria bem pior.

          Um grande abraço, companheiro Marcus Vinicius.

        • Caros Wilsoleaks Alves, Marcus Vinicius e Ruy Acquaviva , veja abaixo o comentário de quem conhece o canalha que envelheceu.

          “23/09/2013 • 17:21
          Uai, Alati…
          Você como pai e corrupto, deveria dar aulas sobre o tema e não vir aqui simular oportuna ignorância.
          Pergunte pra sua filha qual é o sentimento de ser ligada, biologicamente – ô destino! – , a alguém como você. Ela ainda fala com você? Ainda mora na casa dela?
          E afinal, vai ou não contar pra gente das falcatruas com o dinheiro público na prefeitura de Campinas quando era vice prefeito na chapa do Quércia.
          Do Quércia, Alati! Do Quércia!
          Que chapa, hein? “Quércia Prefeito e Alati Vice!” Lembra? Ainda guarda algum santinho daquela época?
          Depois das eleições o pessoal dizia que tinha vencido “O crime apoiado pelo vício”. Pelo “vício”, Alati! Sabe quem era o “vício”?
          Conta aí que ele te chutou e você foi, por vingança, até Pedregulho ver “in loco” se era verdade que ele furtava os trilhos da Fepasa e os levava pra fazenda. Conta porque ele te chutou, Alati.
          Que ano era mesmo? 1968? !969?
          Conta aí, Alati.
          Recordar é viver”.

          • e com um currículo desses, Maria Amélia, percebe como a hipocrisia fede nesse homem…

            e repito:

            ele não tem “culhões” para nos responder !!

          • Vixe Mãinha!

            A coisa é feia, hein Maria Amélia?

            Esse sujeito, esse tal de Alati, com uma vida tão obscura e tenebrosa, é mesmo o fim da picada.

          • o crime(Quercia)apoiado pelo vicio(Alati).Quem diria?E esse estrume vem aqui ainda por cima dando lição de moral como se fosse a pessoa mais imaculada do mundo.Fala,velho asqueroso,fala das tuas escapadinhas ao Jardim Itatinga,zona do meretricio em Campinas.Fala como é ser um corrupto,ja que vc não passa de um?Vc tem coragem de olhar para seus netos?Vc tem coragem de sair na rua de cabeça erguida?Vc me da nojo,velho asqueroso,escroto,verme imundo.

          • Maria,,Marcus e Wilsoleaks!!!!
            Grandes caras!!!Uma sugestão para o Alati : escutar mais a musica “Beijinho no Ombro” talvez assim ele acreditará que quanto mais ele latir , menos o escutaremos ,……..”Desejamos a todos inimigos vida longaprá que eles vejam cada dia mais nossa vitória!!!srsrsr abração a voces três é claro!!!!!

          • Sabe o que mais me anima?

            Saber que do lado de lá tem gente como o Alati e do lado de cá tem gente como vocês, meus amigos.

            Um grande abraço, Ruy, Maria Amélia, Marcus, Sirlei, Dimas e demais companheiros.

    • Eugênio José Alati, troll caluniador, mentiroso e tucanalha de extrema direita.

      Já preparou o seu capuz e sua braçadeira com a suástica para participar da marcha fascista no sábado?

  • Parabéns,Edu por esse ato de coragem e cidadania!
    Se torcida valer, vc e os bravos companheiros interpelantes (?)
    já ganharam.I Infelizmente ,no momento só posso torcer …

  • Olá, Eduardo e demais:

    Bom dia! Gostaria de colaborar com um pouco, para ajudar a completar o que falta para cobrir os honorários dos advogados.
    Por favor, pode me enviar os dados necessários? Aguardo.

  • Edu, desde quando cancelei meu minha assinatura do Terra, inclusive e-mail e adotei o e-mail da googl, perdi

    contato como blog. embora tenha permanecido com a minha pequena contribuição todos os dias 21.

    Atendendo ao apelo, estrou transferindo para a mesma conta a importância de R$200,00, independentemente da transferência programada para o dia 21.

    Abraço e um beijo na Victória.

  • Boas notícias, Eduardo. Pena q o mesmo não tenha sido feito quando o mesmo GM fez acusações de estar sendo grampeado e nada mostrou de prova. Depois veio aquela da conversa com Lula e Jobim, em que o primeiro teria tentado contra sua idoneidade (?). Nas duas ocasiões a mídia deitou e rolou e ficou por isso mesmo. Não, ficou pior, pois somou-se às inúmeras acusações e insinuações feitas ao governo do PT e a todos que manifestam alguma simpatia ou mesmo imparcialidade. Contra estes não é preciso provar nada. Contra estes o domínio do fato. Contra estes, caixa dois vira corrupção e o maior escândalo de todos os tempos. Contra estes o que são mazelas endêmicas são tratadas como epidémicas. Vale tudo! E o pior ainda, quem está no essência desse movimento anti PT é uma classe média alimentada por uma mídia, que por sua vez é nutrida , fartamente, pela elite deste pais e de outros.

  • Caro Eduardo.
    Bela exposição.

    Já que por incompetência no envio da documentação, assim como tambem
    falhei no envio dos 70, quero; desejo veementemente participar do que vier a
    ser cobrado futuramente, tambem farei pagamento em dobro da parcela
    que couber-me, punindo-me da falha anterior.
    Abs.

    • Caro Amigo Salvador…

      Você não precisa se preocupar, eu vou te representar na Ação de Interpelação ao Gilmar Mendes.

      Salvador Ferreira & Wilson Alves, o bombeiro e o gari se fazendo ouvir.

      É nóis!

      PS. Qualquer erro de concordância não será mera coincidência.

      • Carissimo companheiro Wilso.

        Serei bem representado.
        Talvez melhor se fora eu próprio.
        Na oportunidade, lembro ao companheiro
        de campanha faxinal (existe isso?) que devemos
        recorrer ao nosso Presidente, aumentar a capacidade
        coletora do lixo da nossa praça. A coisa tá braba.
        O pior é que sobre o lixo tem sempre urubus antiBrasil
        vomitando porcarias numa casa que sempre foi (e é) de respeito.
        Futuca o homi aí.
        Abraço e arroxo arretado.
        Salvador

  • Ótima medida interpelar o ministro falastrão do STF, afinal no curso de direito de ensina que o Juíz de Direito só deve falar dentro dos autos, do processo no qual oficia como autoridade judiciária.

    O povo brasileiro desde o inicio do julgamento do tal mensalão, que está mais para fraude processual, tem presenciado inúmeros preceitos constitucionais serem invertidos pela força da pressão midiática conservadora, como o princípio da inocência, na qual cabe ao acusador provar a culpa do réu e não este provar que não cometeu o crime, o que é uma prova negativa e às avessas.

    O julgamento de exceção e com tintas políticas no qual se converteu o mensalão continua vergonhosamente a ocorrer na execução das penas dos condenados, pois réus com direito ao regime semi-aberto como o ex-ministro José Dirceu e Delúbio Soares continuam cumprindo ilegalmente suas penas em regime fechado, em decorrência de matérias falsas plantadas pela mídia partidarizada para prejudicar o direito desses cidadãos e o judiciário faz cara de paisagem como se nada demais estivesse acontecendo.

    Como Advogado nunca imaginei presenciar nossa suprema corte ser transformada num mero joguete político/eleitoral nas mãos da oposição demo/tucana e da mídia partidarizada. Os ministros que estupraram as garantias constitucionais dos réus na ação penal 470 tem um encontro com a história e com suas consciências.

  • ” A interpelação já terá valido para nos dizer mais sobre a Suprema Corte de Justiça do país”.

    Mais um tijolo no edifício de desmoralização do STF, desmoralização essa causada pela própria Corte.

  • Gilmar Mendes já cometeu crime ao acusar pessoas e não apresentar provas. A Lei é clara sobre a obrigatoriedade de provas para acusar-se alguém. Mesmo que as possuísse e só viesse a apresentar agora, muito depois da acusação(o que não ocorrerá, pois Mendes nãos as tem), o despachante da extrema-direita no STF no mínimo seria leviano. Contudo, ELE NÃO POSSUI PROVA NENHUMA(QUEM SERIA TÃO IMBECIL DE DOAR DINHEIRO LAVADO, COMETENDO UM CRIME, E DEIXAR O CPF PARA SER IDENTIFICADO!!????? É COMO ASSALTAR-SE ALGUÉM E DEIXAR O ENDEREÇO PARA A POLÍCIA LOCALIZAR); FEZ TAL DECLARAÇÃO PARA TENTAR, EM CONLUIO COM OS BARÕES DA MÍDIA E SEUS “JORNALISTAS” AMESTRADOS, DESMORALIZAR O GIGANTESCO APOIO POPULAR QUE OS ACUSADOS NESSA FARSA CHAMADA DE “MENSALÃO” RECEBERAM DO POVO BRASILEIRO, O QUAL, AINDA QUE CERCADO POR UMA ENXURRADA DE MENTIRAS E MISTIFICAÇÕES LANÇADAS PELA DITADURA MIDIÁTICA(QUE CENSURA O CONTRADITÓRIO CAPAZ DE FACILMENTE DESMORALIZAR A FARSA QUE CONSTRUÍRAM, SEM QUALQUER LASTRO EM FATOS OU PROVAS)CONSEGUIU PERCEBER, E CONSEGUE CADA VEZ MAIS, O JULGAMENTO DE EXCEÇÃO, A FARSA QUE CARACTERIZOU ESSE CASO, ARQUITETADA SOB MEDIDA PELA EXTREMA-DIREITA; POLÍTICA, MIDIÁTICA E JURÍDICA; PARA TENTAR CRIMINALIZAR E DESTRUIR OS GOVERNOS DO PT, NÃO POR SEUS ERROS, MAS PELOS INÚMEROS ACERTOS QUE TIVERAM NESSES DOZE ANOS, OS QUAIS COMEÇARAM A TRANSFORMAR A SOCIEDADE EXCLUDENTE QUE OS DONOS DO PODER ERGUERAM NESTE PAÍS DESDE A COLONIZAÇÃO. É esse o único motivo da bravata insana de Gilmar Mendes, o despachante-mor do fascismo brasileiro, junto com Joaquim Barbosa, no STF. Evidentemente que considerando Mendes e Barbosa como os mais afoitos, uma vez que nossos Judiciário e MP sempre mostraram, não apenas por este caso, mas por todo o seu histórico, serem as fronteiras-mor de perpetuação do atraso e necessitarem de uma urgente reforma que os reconstrua, tornando-os mais democráticos e acabando com o caráter oligárquico que possuem. Que essa Ação renda muitos frutos, sendo que é necessário que ela seja divulgada para a população para que o STF não a transforme em pizza e vejamos Mendes começar a pagar pela centena de barbaridades que cometeu ao usar seu cargo desde sempre como um trampolim político para a defesa do atraso. E olha que ainda nem discutimos a ação de Mendes em defesa de Daniel Dantas!

  • Eu pessoalmente acho que vc errou no alvo. GM não agrega na luta de 2014.
    Mas vamos discutir as diretrizes em SJC, ficará mais claro para vc

  • Daria tudo para ver a cara do Gilmar Mendes.

    Acho que o Fux deve estar matutando uma forma de livrar seu compadre do vexame mas de qualquer maneira só em deixar esses caras nervosos já vele o esforço.

  • Edu…

    Acabei de depositar o residual (R$ 30,00) da Interpelação ao GM.

    Qualquer coisa, comunique-nos que estamos em ponto de bala.

    Um abração.

  • CAMPANHA PARA AJUDAR AS CRIANÇAS DESAPARECIDAS.

    A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República inaugurou um novo site, mas com um erro imperdoável, na sua página não tem o cadastro das crianças desaparecidas. Como um orgão que defende os direitos humanos e as crianças, comete um erro desse? O governo continua muito ruim, nesse quesito, de buscar formas de ajudar essas mães, que lutam para achar os seus filhos. Vou dar uma sugestão de graça, para uma campanha, que os correios lancem selos de crianças desaparecidas, e os telefones públicos sejam envelopados com as fotos de algumas crianças desaparecidas com o número do Disque 100, em destaque. Se acharmos uma só criança e devolvermos para a sua família, essa campanha já terá sido válida. Faço de graça, o que muitos ganham para fazer, e que por incompetência, ou má vontade, não fazem nada. Acorda gente! Vamos trabalhar com mais amor e solidariedade. Tenho alguns projetos para ajudar o Brasil, e já tentei colaborar com o mesmo de alguma forma, mas como não sou filho de nenhum poderoso, os projetos ficam engavetados.

    Observação: O crime do desaparecimento de crianças. deveria ser qualificado como crime federal, que se abra concurso, para contratar mais gente, para ajudar essas famílias. Por que geralmente as vítimas desses crimes são pobres, e o governo não faz nada?

    • Senhor Claudio José…

      Desta vez estou inteiramente contigo. Realmente é necessário uma ação contundente dos poderes públicos e civis para dar proteção as nossas crianças.

      Pelo menos uma vez por semana dou uma busca em sites de sexo procurando imagens de pedofilia e quando as encontro, e infelizmente sempre encontro, faço a denuncia.

      O site da Polícia Federal para denuncia é esse: http://denuncia.pf.gov.br/

      Um Abraço, Claudio José.

  • Sou uma senhora de 55 anos aposentada do serviço público. Embora esse fato por si só não dê aval a ninguém, me coloca na posição de uma cidadã comum que procurou viver sua vida com simplicidade e honestidade. Por isso foi muito doloroso ouvir as palavras ofensivas do Ministro do Supremo Tribunal Federal. E eu digo doloroso porque realmente senti dor e tristeza profunda ao ser acusada de lavar dinheiro por doar R$ 30,00 ao deputado José Genoíno. Portanto, não posso acreditar que essa ofensa fique sem resposta e me incluí na ação coletiva para interpelar judicialmente o Sr Ministro, esperando que pelo menos ele nos honre com uma desculpa. Em tempo, não sou filiada a nenhum partido político.

  • E agora, Gilmar?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,

    e agora, Gilmar?
    e agora, Gilmar?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que odeia, protesta?

    e agora, Gilmar?

    Munhas desculpas a Carlos Drummond de Andrade Por mudar o José para Gilmar?

  • Vejam isso:
    Ibope mostra estabilidade e Dilma mantém expectativa de vitória no 1º turno
    Na primeira pesquisa feita pelo instituto em 2014, presidente obtém até 43% das intenções de voto; Aécio e Campos registram 15% e 7%
    Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo
    A primeira pesquisa Ibope deste ano revela um quadro de estabilidade: Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 43% das intenções de voto, o mesmo índice que foi registrado em novembro de 2013, data do levantamento anterior. O tucano Aécio Neves oscilou um ponto porcentual para cima, de 14% para 15%, e Eduardo Campos (PSB) se manteve com 7%.
    Em outro cenário analisado pelo Ibope, em que os nomes de cinco “nanicos” são incluídos na lista apresentada aos entrevistados, Dilma, Aécio e Campos aparecem, respectivamente, com 40%, 13% e 6%. Somados, os demais candidatos ficam com 4%. Ou seja, mesmo assim, a representante do PT tem mais eleitores que a soma dos adversários (40% a 23%) – condição necessária para vencer no primeiro turno.
    Em um eventual segundo turno, Dilma também seria vitoriosa. Contra Aécio, sua vantagem seria de 27 pontos porcentuais (47% a 20%). Em uma disputa direta com Campos, a distância chegaria a 31 pontos (47% a 16%).
    ***Acabou de sair no site do Estadão……Chorem tucanalhas!!!

  • Caro Eduardo, apesar de não ter entrado na Ação, estou disposto a contribuir para cobrir a diferença nos honorários dos advogados. Como proceder?

  • Então trata-se de uma Interpelação Judicial originada por pacatos cidadãos a um poderoso, e arrogante, ministro do Supremo Tribunal Federal? Isso é espetacular!! Se o ministro for uma pessoa normal ficará profundamente envergonhada diante dos seus pares do tribunal e dos brasileiros, de quem é servidor, por estar sendo “chamado às falas” por usar de incorreção, talvez crime, no seu comportamento como ministro da suprema corte.

  • DILMA lidera, e isso é bom ? ..sei lá

    Sei que o que LULA nos deu, DILMA tomou, essa é a verdade.

    ..agora, a grande questão : temos saída ?

    Com LULA o BRASIL experimentou, depois de décadas, a volta da auto estima. Com DILMA, sobreveio a melancolia.

    Com LULA a BOLSA, o valor das empresas e suas perspectivas foi reconhecido, com DILMA, tudo, TUDO tudo foi perdido.

    Com LULA, no 1o mandato, tivemos promessas, metas, sonhos alimentados. Com DILMA vieram as estatísticas: Recorde de assassinatos, de drogados, de gastos com a COPA, das refinarias mais caras do PLANETA, das viagens com diárias nababescas.

    Com LULA tinha-se a criatividade (o crédito interno, o BOLSA, o aumento real do SM) com Dilma, a letargia.

    Com LULA vieram os planos, a AUTO SUFICIÊNCIA, com DILMA, o descumprimento das promessas, a volta da dependência, as desculpas esfarrapadas por MAIS prazos, mais aditivos, mais cortes, mais descaminhos.

    Com DILMA o PAC das ferro e hidrovias, os portos e aeroportos, a transposição por exemplo, empacaram, o cambio descarrilou, a industria atrofiou, as Contas Externas derreteram, as TARIFAS e preços administrados ficaram represados, distorcidos, guardando em si uma BOMBA de efeito retroativo.

    Com LULA o povo foi às ruas, gritou, bradou, saudou seu líder. Com DILMA veio a revolta: aonde estavam a saúde, escola, a segurança, os transportes públicos e a infra prometidas ? ..verde, de TROCO, ganharam EMPRESTADO o mais médicos, mas ainda sem hospitais nem remédios.

    Com LULA o país voltou a crescer, com DILMA, se contentou em permanecer.

    NÃO, LULA não é santo, mas é LÍDER, e DILMA ? uma simples gerente INTERVENCIONISTA.

    Gerente que nem por suas 2 ou 3 promessas deu conta, como foi com o número de creches que ela prometia atender, a queda de juros e a manutenção da energia em níveis competitivos ..embora tenha se aninhado com MEIA CENTENA de ministérios, e pra que ?!

    LULA não é nem foi santo, aliás, LONGE mesmo de ser perfeito, mas ele sabia como manter a esperança acesa, e DILMA, Dilma soube muito bem como apagá-la, uma a uma.

    Claro, evidente que LULA tb deixou pra ela muita herança, e lambança, mas, mas assim como ele recebeu de THC 1 e 2 (*) Dilma não teve a competência, nem a sabedoria dum Luiz Inácio pra transformar os problemas em desafios, em esperança.

    E agora isso, sequer o país consegue identificar uma liderança que consiga se sobrepor a esta Dama que, nem começando um 2o mandato, já é dada como pato MANCO – um perigo -. Ela que logo de cara, tirados os que votarão em branco, dispõe de “incontáveis” 30% de apoio a lhe dar sustentação.

    ..difícil, vamos aguardar pra ver no que vai dar, mas..

    ..mas enquanto isso eu ainda repito o que venho dizendo há anos, se não foi com LULA, agora só com os ETs.

    (*) um país deprimido, o de THC, atolado em escândalos, desemprego, crises sem fim e passivos, com proteção social insignificante, mercado interno claudicante e contas externas descompensadas. Um país depreciado e desacreditado.

    ps 1 – as pesquisas indicam que apesar do apoio, 75% querem MUDANÇAS ..e será que DILMA, de personalidade tão flexível como um GRANITO, conseguirá fazê-las.

    http://www.youtube.com/watch?v=jSOVyhaymvg

    • Romamalla, juro que tentei ir até o fim, mas não deu. Só te digo o seguinte, a Dilma não tem culpa se seu anti-depressivo não funciona mais. Fale com seu psicanalista

  • Caso haja mais custos do processo, você poderia fazer uma vaquinha por aqui, para aqueles que não entraram na ação possam contribuir.

    Eu doaria.

  • Sou uma pessoa extremamente tímida, temerosa das consequências dos meus atos. Não sou de dirigir palavras pesadas a ninguém e muito menos de querer levar vantagem nas minhas interações sociais. Mas neste caso o ministro foi longe demais. Me acusou de lavagem de dinheiro, sem me conhecer e sem ter provas. Não sou laranja como muitos insinuam. Como muitos daqui, luto arduamente para ganhar o pão de cada dia, na minha labuta diária de ensinar, na educação básica, física, matemática e a pensar criticamente o mundo e a sociedade. Por isto, profundamente indignado, resolvi juntar me a este grupo de pessoas, também indignadas, para mostrarmos a este representante da oligarquia nacional, que não somos como ele, acostumado a tripudiar sobre a dignidade das pessoas. Contribuí com os companheiros, presos injusta e ilegalmente, e também com esta ação de interpelação judicial. Sou uma formiguinha, mas junto com as outras formiguinhas que contribuíram com esta ação, estou confiante de que seremos um pedra no sapato desta figura que desonra a justiça brasileira.

  • Ele vai apenas responder que as suas declarações não ofenderam ninguém, foram apenas cogitações.
    Quem receber a interpelação dirá que o ministro não ofendeu ninguém e mandará arquivar.
    Simples assim. Lamentavelmente.

  • quanto orgulho de vcs! Pena que morando no exterior, não pude participar, mas me sinto representada por vcs. pois tb. doei dinheiro para os companheiros. Abraços a todos!

  • Eduardo Guimarães
    Vcs poderiam transmitir ao vivo essa cena em que Gilmar “se explica”, e, obviamente, colocar no you tube .
    Usando todas as CIameras e redes posíveis: Midia Ninja, TVT e outros canais em Livesream.Ia ser Show de Bola!!

Deixe uma resposta