Noblat diz que FHC desafiará Lula para debate, mas em 98 tucano fugiu

Humor

 

Um fofoqueiro da Globo postou em seu blog que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “Pensa em desafiar Lula para um debate. Sobre o que Lula quiser. Onde Lula quiser”.

Na mesma postagem, o autor dessa estória atribuiu ironicamente a informação a “Mãe Dináh”, vidente brasileira que ganhou certa notoriedade no final do século passado por ser apontada como “vidente pessoal” do ex-presidente Fernando Collor de Melo.

Abaixo, o post do blogueiro Ricardo Noblat, no portal de O Globo

—–

Blog do Noblat

10 de março de 2014

FHC quer debater com Lula, por Ricardo Noblat

Por aí, Mãe Dináh é uma vidente conhecida pelo acerto de suas profecias. Em Brasília, Mãe Dináh é o apelido de um ex-senador nordestino que tem fama de enxergar longe. E de ser um bom analista político.

Merecida fama. Esquerda e direita o procuram.

Recentemente, a Mãe Dináh de Brasília recebeu um telefonema de Fernando Henrique. Dessa vez o ex-presidente nada lhe perguntou – disse. O quê?

Que pensa em desafiar Lula para um debate. Sobre o que Lula quiser. Onde Lula quiser.

Mãe Dináh limitou-se a prever que Lula recusará o convite.

—–

Estranha previsão de “Mãe Dináh”. Dela ou de algum blogueiro travestido de “vidente”. Aliás, a previsão denota falta de memória, capacidade que, se falta à vidente ou ao blogueiro global, sobra a este que escreve.

Por que FHC quereria debater com Lula após ter se recusado a fazê-lo durante a campanha eleitoral de 1998?  Há 16 anos o tucano não parecia tão seguro de si quanto “Mãe Dináh” quer fazer parecer que está hoje.

Matéria da Folha de São Paulo de 8 de agosto de 1998 comprova que, há 16 anos, esse que hoje aceita debater com Lula sob quaisquer termos esnobou o petista quando fazia todo sentido debaterem, pois ambos disputavam a Presidência da República.

Confira, abaixo, a eloquente matéria do jornal paulista.

—–

FOLHA DE SÃO PAULO

10 de março de 1998

Lula chama FHC para debate

BERNARDINO FURTADO

CARLOS EDUARDO ALVES

enviados especiais ao Vale do Paraíba

 

Luiz Inácio Lula da Silva desafiou ontem o presidente Fernando Henrique Cardoso, candidato à reeleição, para um debate em praça pública sobre o desemprego.

“Pode escolher um local neutro, pode ser na praça da Sé, no vale do Anhangabaú, eu vou até Brasília para debater sobre as propostas de combate ao desemprego, a dele e a nossa, para ver qual é a melhor.”

Lula disse que não queria chamar a proposta de desafio, porque, segundo ele, trata-se de uma palavra que sugere prepotência. Lula afirmou que estava fazendo um convite.

A proposta de Lula foi feita como fecho de um discurso do candidato em seminário sobre emprego promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Taubaté (134 km a nordeste de São Paulo).

Em resposta, o porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso não está pensando em participar de debates sobre temas eleitorais.

Lula disse que as medidas para geração de emprego anunciadas anteontem por FHC “apenas servirão para maquiar as estatísticas sobre desemprego”.

O candidato petista afirmou que algumas medidas anunciadas já constavam do pacote lançado por FHC durante a crise das Bolsas asiáticas em outubro passado. Ele citou o fundo para empréstimos para micro e pequenas empresas.

“O Fernando Henrique virou um candidato promessinha. Ele quer que as pessoas esqueçam o que ele prometeu e não cumpriu para que possa prometer de novo. Ele é o presidente do desemprego.”

No final da tarde, em São José dos Campos, o petista disse em palestra a pequenos empresários e militantes que é chegada a hora de o setor patronal parar de reclamar.

“Se vocês quiserem parar de chorar, têm que votar em mim”, afirmou, dirigindo-se aos empresários reunidos na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos.

Lula insistiu na tese sobre uma suposta destruição do setor industrial nacional.

  • Colaborou a Sucursal de Brasília

—–

Seja como for, este Blog recomenda cuidado ao ex-presidente tucano… Vai que Lula aceita.