William Bonner promete “imparcialidade” logo após mentir para proteger PSDB

denúncia

Bonner capa

 

A edição do Jornal Nacional da última sexta-feira (23) começou tratando da crise hídrica em SP. Como sempre, tratou-se de uma reportagem absolutamente despolitizada que tentou dividir entre governo Federal e governo paulista a responsabilidade pela calamitosa situação do abastecimento de água no Estado mais rico do país.

Em seguida, outra reportagem tenta equiparar a situação paulista com a de Minas Gerais, que, apesar de estar sofrendo com falta de água em algumas cidades, não tem um desastre urbano em sua metrópole, Belo Horizonte, como tem a capital paulista, onde milhões ficam sem água quase todo dia.

A terceira reportagem sobre a seca no país tenta colocar também o Rio de Janeiro no mesmo barco paulista falando sobre redução no nível do maior reservatório fluminense. A reportagem sobre a seca no Rio, tal qual a da seca em SP, não explica ao expectador que não há termo de comparação com SP.

Mas é na quarta reportagem que a Globo vai mais longe. A matéria versa sobre notícia do jornal Valor econômico que diz que se o governo federal tivesse construído usinas previstas em 2006 não estaria havendo um problema de geração de energia elétrica que só se constata na mídia, já que o que vem sofrendo racionamento não é a energia, é a água.

A matéria do JN recorre a um dos famigerados “especialistas” da Globo para dizer “onde foi que o governo Dilma errou” e qual sua responsabilidade por uma situação energética que, ao menos até aqui, não causou nenhum transtorno à população, já que blecautes episódicos de poucos minutos ou horas acontecem em qualquer lugar do mundo por acidentes em linhas de transmissão.

Entram os comerciais. Eis que em um dos spots comemorativos aos 50 anos da Globo – fundada em 1965 com ajuda da ditadura militar para que esta tivesse uma grande tevê para ludibriar os brasileiros – mostra um William Bonner, com ares de satisfação, prometendo “imparcialidade” aos telespectadores.

Faltou a propaganda dizer quando a Globo começará a fornecer essa “imparcialidade” aos telespectadores.

Senão, vejamos: a mesma edição do JN que versou sobre suposta “responsabilidade” do governo federal em uma crise energética que, até aqui, simplesmente não existe, para ser imparcial não deveria versar, também, sobre as responsabilidades do governo Alckmin sobre o racionamento que já está sendo aplicado em São Paulo sem aviso oficial?

Como se sabe, em 2004 o governo paulista comprometeu-se com a Agência Nacional de Águas a construir um novo aquífero, já que os então existentes – incluso o Cantareira – já eram considerados insuficientes pelos técnicos. Por que o “imparcial” JN não deu essa informação ao seu público?

A resposta é simples: a tão alardeada “imparcialidade” da Globo – alardeada pela própria Globo, é claro – é idêntica ao volume de água do Cantareira: a cada dia fica menor. Para fazer um trocadilho infame, poder-se-ia dizer que a emissora já está usando o “volume morto” de sua imaginária “imparcialidade”.

111 comments

  • E a globo atinge o objetivo de tirar das costas de alckmin e dos tucanos paulistas a culpa pela tragédia… Foi o que concluí ao conversar com um amigo que acredita no que o JN diz. Lamentável.

  • Olá, Edu

    O que mais me intriga é que essa PARCIALIDADE DA GLOBO é do conhecimento de todas as autoridades deste país: executivo, legislativo e judiciário. Também é do conhecimento de todo POVO BRASILEIRO que a GLOBO é o principal câncer que impede o Brasil e o Povo Brasileiro de se desenvolver e de ser LIVRE e SOBERANO como devemos ser.

    A pergunta que não quer calar é: Até quando vamos continuar vivendo em depressão (psicológica e financeiramente) sem tomarmos uma atitude quanto a essa concessão pública usada contra o Brasil e contra o Povo Brasileiro?

        • Caro, Wilson,

          Você está gostando do que o Joaquim Levy está fazendo com o trabalhador? Ou talvez não esteja informado…

          O Joaquim Levy é indefensável. É o lobo para cuidar do galinheiro.

          Aumentar para um ano e meio o direito ao seguro-desemprego só atinge trabalhadores desqualificados, com os salários mais baixos, ou que trabalham em serviços de muita rotatividade, como no telemarketing, por exemplo.

          • Eu estava respondendo ao amigo que falou sobre o governo apanhar sempre calado. Para tentar parar de apanhar, a Dilma chamou o Levy, que é ligado ao PSDB e é neoliberal devoto. Mas a intenção do sujeito é cruel. E as porradas não pararam, como a Dilma queria.

  • “Poder-se-ia dizer que a emissora já está usando o “volume morto” de sua imaginária “imparcialidade”. Após essa dessa definição magistral, desnecessário comentar, basta divulga-la.

  • Boa tarde Edu, A Mídia empresarial deita e rola, fazem do País gato e sapato e como no primeiro mandato Dilma faz de conta que não é com ela, percebeu que ela sumiu? cadê a estratégia de comunicação?A Direita cresce de forma assustadora simplesmente porque a Pilota sumiu, por que mesmo Dilma Roussef fez questão da reeleição se não nasceu para e não sabe e também parece não querer governar? Vão bater 24 h por dia em todos até o Zé Dirceu entrou na roda de novo. Será que Dilma acredita que jogando o outros na fogueira ela vai se salvar? o que se passa na cabeça desta mulher?

    • Você tem razão e a prova disso foi mesmo com desemprego em baixa o tom agressivo das criticas feitas pela oposição e imprensa fez ela perder – descontada a capa da veja – uns 5 milhões de votos.

  • nota inicial – desde 2004 o manancial tinha se recuperado, alcançando seu ápice em 2010-2011

    Penso que a soma duma SECA, aliado a calor excessivo que provocou consumo elevado (de água e energia entre 2013/14/15) e a EVAPORAÇÃO acentuada, agravou o quadro pros dois lados.

    tudo isso mais o excesso de confiança nas chuvas de verão por parte dos governos e da população

    No caso do Cantareira já mostrei aqui um LINK em que podemos ver o reservatório se recompondo entre 2003 e meados de 2013 ..e só depois desde período a coisa desandando, o que NO MÍNIMO desmente a tese de que “vazamentos e falta de investimentos” estariam por de trás do enrosco atual ..contribuir talvez, mas serem decisivos, pra mim não.

    reveja a situação do sistema Cantareira (tenha paciência, às vezes o link demora)

    http://mananciais.tk/

    sobre a imparcialidade ou não em relação ao governo federal

    O JN mentiu ?

    A verdade é que investimentos atrasaram mesmo, qual seja, deram motivos ..isso forçou o uso dos reservatórios atuais, que já são antigos (inclusive com o uso das termelétricas de forma intensiva que acabou dando-nos o CAOS nas tarifas) ..forçosamente, com um maior uso anterior hoje temos menos água nos mananciais remanescentes (os antigos).

    Agora, em que pese isso, deveria SIM se registrar que hoje o sistema é mais robusto, pois opera com MENOS água, mais consumo e mais linhas de transmissão tb.

    De qq forma, penso que a SECA que assola a região é a principal responsável ..e enquanto se ficar nessa de empurrar culpa a uma só facção, verdade é que poderá ser difícil se chegar a uma melhor solução

    e olha, penso que MG e RJ tem menos possibilidades de se saírem na boa do que SP, primeiro que foram avisados só agora, com NÍVEL ZERO nos reservatórios (enquanto SP vem alardeando desde fev/14), fora ainda que SP pode contar com outros sistemas emergenciais (guarapiranga, billings, ribeira do Iguape, juquiá ..fontes que não sei se estes outros estados tem)

    de qq forma, pro país, melhor que estes “apagões” não aconteçam ..embora temos que muitos dos estrago nas expectativas já foram feitos

      • Esse “Recado da Vovó” está me cheirando a “Bananelli” rebatizado: mesma cantilena, cuja fonte já conhecemos muito bem. Não vale a pena passar da segunda linha.

        • Pensei a mesma coisa, Paulo.

          O Bananélli já percebeu que sua retórica manjada está sendo descartada e aí apelou pra outro nome. Se o nome fosse “Posts do Vovô” daria muito na cara, daí, então, recados da Vovó.

          Vou sugerir ao Bananélli outro nick nome: “Receitas de Bananas da Vovó”.

    • VOVÓ vai fazer bolinhos de chuva para os seus netinhos .Ah, entendi não dá para fazer bolinhos porque não tem água para lavar os utensílios .Então vai catar coquinho que não precisa de água.

    • Recalcados leigos que se acham especialistas são um saco.

      Especialistas advertiram o governo estadual há mais de 10 anos que isso aconteceria. Mas o recalcado lê alguém dizer que “o manancial se recuperou” e assume que não havia necessidade de ampliação da oferta de água e, portanto, é tudo culpa da seca e do aumento de consumo (que, aliás, era a razão pros VERDADEIROS especialistas afirmarem que a água acabaria, diga-se de passagem, mas isso é “detalhe insignificante”, que o Recalcado defenestra por não ser conveniente no momento.

      A necessidade de defender os comparsas tucanos, somada a uma arrogância patológica e uma ignorância exemplar são os ingredientes pra fazer um grande Recalcado da Vovó, que nada mais é do que um pastel de vento.

      No final das contas, o que o Rocamboli quer dizer é que o governo estadual não tem culpa alguma, que é toda do governo federal, dos funcionários públicos, do ITCMD, da Petrobrás, da dívida bruta – pq a líquida não interessa, uma vez que diminuiu -, etc…

      Um grande pastel de vento.

      • eu quis dizer o que disse !! embora seja sua pratica corriqueira distorcer e enrolar .. NÃO coloque palavras na minha boca jovem.

        ..daqui pra frente esta dada a senha

        TODO VEZ que vc falar BESTEIRA, se me permitirem, irei contestar

        VC, desde o 1o instante que se apresentou, se mostrou ser um RADICAL mal educado, um proto psicopata

        ..seu problema é lidar com contrários ..vc não se contém, surta, vc agride pessoas que pensam diferente

        ..vc sempre os esculacha desmerece, tenta “desenhar” de forma suprema ..vide o recente artigo dos colegas que defendiam a pena de morte e que vc só agredia ..é assim em qq assunto que desafia a sua sucia, a sua corporação, a sua visão ou o seu partido

        reitero aqui o que venho dizendo a vc

        Acho sim que advogar não é dos serviços mais difíceis ..a coisa demora não pelo trabalho, mas pelo emaranhado, pelo cipoal de regras que vocês mesmos inventaram pra travar a JUSTIÇA ..as causas não demandam anos de serviço, mas décadas de gaveta

        ..muitas vezes a MÁ FÉ, a desídia, a exploração ao máximo dos prazos, a litigância de má fé fala mais alto, o interesse MONETÁRIO (você sabe, ou deveria já ter aprendido isso no seu curso feito por correspondência)

        Aliás, a ineficiência da Justiça, dos profissionais que a compõe (tribunais, ministério público, procuradorias, tribunais dvs) e das leis, respondem muito aos que vc sempre tenta defender cegamente ..inclusive a estatística que aponta 60 mil mortes anuais por aqui, cuja maioria fica IMPUNE

        SOU economista, e NÃO me atrevo a defender mentiras quando ditas por companheiros que rezam em causa própria (tipo que a SELIC seria remédio bom pra tudo, é mentira, mito) ..agora, me surpreende mesmo eu entender mais de alguns tópicos da profissão que vc pensa que domina, o direito ..pra vc ver como esta o nível ?!

        Enfim é isso, assim como foi com o calculo do PIB, que vc insistia no ERRO de assunto que vc esta LONGE de entender..

        ..assim como vc errou quando afirmou aos colegas que no BRASIL o cidadão não pode tocar um processo sem um advogado ao lado (se esquecendo do JEF e JEC), e chegou até a me chamar de mentiroso ma pauta..

        ..assim como errou ao ignorar as regras do ITCMD que “tributaria” só imóveis, 2o disse, se esquecendo que ele pega tb doação em dinheiro e demais bens..

        ..ou quando vc disfarçou, chegando a negar a existência e a pratica dos cartéis de advogados, via tabela de HONORÁRIOS da OAB (um verdadeiro crime contra a ordem econômica do pais que chega a defender % de até 20% pra determinadas causas), tabela que eu mesmo tive que trazer a este blog

        ..assim como vc insistiu no fato de que se em CARTÓRIO não haveria que se recorrer a este grupo de exploradores quando dum inventário (ignorando até a lei que EU tive que te mostrar)

        ..ou quando ainda, dentro do tema, falou de assistência jurídica gratuita como se ela estivesse disponibilizada pra todos (e depois sofismando, retificou)

        Enfim, toda vez que vc inventar, aumentar, ignorar, enganar, trapacear ao propagar idéias e conceitos distorcidos ou equivocados pros colegas

        ..toda vez que vc ofender algum outro contrário, eu tentarei estar aqui pra contestá-lo, mesmo que com NICK trocado

        e por enquanto é assim, o placar esta 6 x 0 pra mim pra vovó

        o resto ? o resto é achismo ..eu acho isso, vc acha aquilo e, por minha visão, AMBOS temos direito de acharmos muito sobre muita coisa, desde que nos respeitemos e nos fiemos pela ética e a verdade.

          • Eduardo, estou tentando enviar esta correspondência pra vc

            se passar, legal

            Fato é que há dias que tento enviar posts aos colegas, e quanto uso “romanelli”, breca, some

            por isso usei Romanov, Romavsk e Vovó

            Pensei que estava sendo jogado no “spam automático”, mas por sua colocação ..acho que não é esse o caso

          • Desculpe, Eduardo, mas não resisti.

            Receitas da Vovó…

            Será que um dia ainda entenderemos o que se passa na cabeça desse banana?

            Muito, muito engraçado.

        • Que meda do trollzinho! Ele vai me “contestar”! KKKKKKK É sério mesmo que vc acha que alguém está preocupado com a sua “contestação”?

          Patético. Novamente, a tua arrogância não tem limites!

          E ainda se faz de vítima, “perseguido” por um “proto-psicopata”! Haja saco pra aturar!

          A diferença entre nós, Rocamboli recalcado, é imensa. Primeiro, eu não me acho perfeito. Eu erro. Eu SEI que sou agressivo com gente burra e desonesta, como vc. E aceito isso. Eu não acho, como vc, que Deus fez o universo errado apenas pq ele não existe pra me servir e Deus não me consultou antes!

          Outra diferença é a honestidade. eu NÃO coloco palavras na boca dos outros, eu não minto. Posso interpretar de forma equivocada vez ou outra, mas JAMAIS faço o que VOCÊ faz – e fez de monte nesse lixo que vc escreveu – e minto sobre o que os outros escreveram.

          E vou te contar a “razão secretíssima” disso: é inútil, pois basta rolar a página pra ver o que foi efetivamente dito. Por exemplo, vc escreveu: “…o que NO MÍNIMO desmente a tese de que “vazamentos e falta de investimentos” estariam por de trás do enrosco atual .”, e isso PROVA que não coloquei palavras na sua boca ao afirmar que vc acha que o governo estadual não tem nenhuma culpa no que está acontecendo.

          Quanto a vc culpar o governo federal, é só voltar alguns dias pra ver como vc exime o Alckmin, dizendo LITERALMENTE que “não o culpa integralmente” pois poderia ter sido “induzido ao erro” pra, em seguida, colocar toda a culpa nos pés do governo federal.

          Ou seja, as palavras que coloquei na sua boca são SUAS.

          Mas sigamos. Vc diz que “advogar não é dos serviços mais difíceis”, o que prova que a) vc não tem a MENOR ideia do que é advogar e b) tua estupidez – que nada mais é do que a ignorância aliada à arrogância – o leva a se achar um expert em tudo.

          Advogar é uma atividade tão complexa quanto a realidade. Mesmo uma ação de alimentos pode se tornar espinhosa. E não por culpa das leis – que, pra sua informação, não é criada pelos advogados! Haja estupidez pra achar que é, Rocamboli! E antes que vc reclame de estar tendo palavras colocadas na sua boca: “pelo cipoal de regras que vocês mesmos inventaram pra travar a JUSTIÇA”.

          Um fato que passa desapercebido aos estúpidos, evidentemente.

          A demora é causada pela IMENSA quantidade de processos nos tribunais, que cresce muito mais rápido do que o número de julgadores. Ora, vc mesmo tem 5, ou 4, ou 7 (vai saber, cada hora é um número!) ações!

          O cipoal de leis é MUITO maior do que vc imagina. É simplesmente impossível conhecer todas as leis vigentes. Inclusive pq há discussões acerca da validade de uma o outra.

          E por aí vai. Não vou perder mais meu tempo com um pateta que olha todo um universo de fora por uns minutos e não apenas acha que o compreendeu, mas se crê uma autoridade.

          Sigamos com suas mentiras…

          “me surpreende mesmo eu entender mais de alguns tópicos da profissão que vc pensa que domina, o direito”

          Primeiro, Recalcado, eu jamais disse que “domino” o Direito. Pouquíssima gente é capaz de dizer que o domina, na verdade. E os que dizem, mentem.

          Segundo, sua estupidez, como sempre, o faz crer, equivocadamente, que “entende mais” de Direito que alguém que é pós graduado. Tenho um misto de pena e de repulsa por leigos com o rei na barriga, que se acham autoridades, como vc.

          “…o calculo do PIB, que vc insistia no ERRO de assunto que vc esta LONGE de entender..”

          No final das contas, eu estava correto. Vc cometeu uma falácia, como provei antes de vc fugir da discussão.

          “..assim como vc errou quando afirmou aos colegas que no BRASIL o cidadão não pode tocar um processo sem um advogado ao lado”

          Jamais afirmei isso. A questão era outra: a sua suposta habilidade com o Direito, que seria “provada” pelo fato de vc ter promovido ações sem advogados e com o “elogio” dos juízes. Os poucos casos nos quais é possível litigar sem representação são EXTREMAMENTE simples – virtualmente medidas administrativas que os juízes mal lêem e que são processadas por elas mesmas- que, portanto, não atestam a habilidade de ninguém. O ponto, Rocamboli recalcado, é que eu não esperava que vc fosse patético o suficiente pra se achar por ter acionado alguém no JEC.

          Pensei que ao menos disso vc tinha noção. O superestimei, enfim.

          Algo que não se repetirá, evidentemente.

          “..assim como errou ao ignorar as regras do ITCMD que “tributaria” só imóveis, 2o disse, se esquecendo que ele pega tb doação em dinheiro e demais bens..”

          Jamais escrevi isso. Vc deve estar tomando muita água do volume morto e já está alucinando.

          “..ou quando vc disfarçou, chegando a negar a existência e a pratica dos cartéis de advogados,”

          Não” disfarcei” nada. Não se trata de um cartel, mas de uma medida absolutamente necessária pra manter um mínimo de dignidade para os advogados. Não li ainda se vc escreveu alguma coisa lá, mas duvido muito que vc tenha conseguido contestar algo tão evidente. Provavelmente apenas opôs, como sempre, a sua ignorância como “razão” e saiu correndo.

          “..assim como vc insistiu no fato de que se em CARTÓRIO não haveria que se recorrer a este grupo de exploradores quando dum inventário (ignorando até a lei que EU tive que te mostrar)”

          Tenho que explicar novamente que basta usar a assistência judiciária? Não ficou claro da primeira nem da segunda vez?

          Ô dificuldade. É engraçado como vc censura os outros pela sua teimosa ignorância…

          “..ou quando ainda, dentro do tema, falou de assistência jurídica gratuita como se ela estivesse disponibilizada pra todos (e depois sofismando, retificou)”

          Ela ESTÁ disponível para todos. Basta que não possar arcar com os gastos de uma ação. Cara, o fato de eu não esmiuçar tudo em um comentário ANTES de vc escrever besteira, mas depois pra esclarecer a razão pela qual vc escreveu bobagem não é “retificar sofismando”.

          Se eu fosse cercar todas as bobagens que boiam em seu cérebro fertilizante em cada comentário, cada um deles seria uma enciclopédia.

          Quanto ao “placar”. novamente vc está muito equivocado. Afinal, a quantidade de vezes que vc fugiu das discussões demonstra a goleada que vc está levando.

          E não sei se vc notou – ou se importa já que, afinal, vc se julga superior a todos – mas ninguém aqui defende as bobagens que vc escreve. Aliás, sequer LÊEM o que vc escreve por saberem que é bobagem. Logo, se vc sente a necessidade de ter um placar, o fato do teu lado do estádio estar completamente vazio já dá uma bela ideia da ensacada que vc está levando.

          Mas a chave de ouro é vc falar em “achismo”. É de uma hipocrisia absurda! Vc se acha uma autoridade em todos os assuntos. Escreve como se estivesse acima de tudo e de todos. Vc até mesmo acha que advogar “não é tão difícil”! Vc despreza opiniões contrárias, foge de todos os argumentos que demonstram o contrário, pra depois repetir as mesmas asneiras com uma certeza olímpica…

          E depois vc vem falar que é “achismo”? Vc quer que Os OUTROS se comportem como se estivessem baseados em achismos, enquanto vc se comporta como autoridade máxima nos assuntos, isso sim!

          No final das contas, Rocamboli recalcado, vc só está aqui pra acusar e condenar um dos lados, enquanto continua a blindar o outro em tudo que seja significativo. Vc acha que chamar FHC de THC é “prova” de sua suposta “imparcialidade”, mas FHC é carta fora do baralho. Diante da incompetência do picolé de chuchu, por exemplo, vc o reveste da desculpa de ter “sido levado ao erro”, enquanto desanca o governo federal por não ter feito o trabalho DELE.

          O que te define, assim como define a direita mais reaça, é o egoísmo e o egocentrismo.

          E muita, mas MUITA estupidez.

          • “não vou perder meu tempo com você” , provavelmente seu dia deve ter 29 horas, ou teu trabalho não te ocupa tanto ..ou vc acha que esta ganhando.

            Eu acho, tu achas, ele acha, nós achamos ..nem por isso se deve ser IMATURO e dar PITÍ diante de quem acha o contrário, penso.

            “eu sei que sou agressivo”, disse

            ..é tetéia !? e faz o que pra se controlar e se portar civilizadamente ? Acha que o mundo deve te servir de escarradeira ou saco de pancada ? que todos devem te “obedecer e seguir” ? Faltou-lhe o que ? berço ? palmada ? és o que te disse, um PSICOPATA ? ou foste criança mimada e quer ganhar no grito e és um FASCISTA ?

            Achando, pois ..ELE acha, relembremos:

            “advogar é uma atividade tão complexa” ..”não por culpa das leis, não é criada por advogados” ..”a demora é causada pela IMENSA quantidade de processos que cresce muito mais do que o número de julgadores”

            Se ele pode ACHAR, EU respeitosamente também posso, certo ? (art 5o. inc. XIX constituição 88) ..quem nasceu primeiro, o ovo, ou a galinha ?

            e EU acho que a demora é pela FALTA de administração, de informatização, competência, boa vontade, preparo e treinamento dos colaboradores ..devido às leis e regras que não são claras, muitas FALHAS, inoportunas e/ou são frouxas ..devido aos ritos processuais que se alongam ..acho que sobram prazos, alçadas, recursos e abrandamentos, “data venias” e tolerância com a litigância, a CORRUPÇÃO e o mela mão..

            ..ACHO que muito se deve ao direito que é dado à mentira pelo réu e ADVOGADO, à falta de punição pelo crime de perjúrio, a prova se só pela FORMA e não pelo mérito (parece que a LAVA JATO pode rever este conceito), aos foros especialíssimos que nos fazem diferentes, a tolerância e a IMPUNIDADE que impera e sinaliza mal a sociedade..

            ..ACHO enfim que o BRASIL tem MEDO de punir, e que advogado assessorando o legislativo tem muito a ver com tudo isso.

            aí ELE continua SE achando (e sobre os 6 x 0, eles que se devem a casos recentes, de 3 meses):

            1 – SOBRE se litigar sem representação

            “..advogar é uma atividade tão complexa ..Mesmo uma ação de alimentos pode se tornar espinhosa..”, diz

            Mas aí, pra desmerecer-me do verbo “advogar”, em processos que chegaram a tomar DEZ ANOS de minha vida, no JEC (DEZ anos por FURO nas leis e execução) e outros 2 no JEF (enfrentando procuradores e escritórios de advocacia pra lá de aéticos e poderosos)..

            ..aí ele desdenha e se contradiz afirmando que “Os poucos casos nos quais é possível litigar sem representação são EXTREMAMENTE simples – virtualmente medidas administrativas que os juízes mal leem e que são processadas por elas mesmas-..” ..claro, no dos outros tudo são águas, né ?

            nota – e claro, à época, reitero, fui chamado de mentiroso ao afirmar que eu mesmo “me representava”, fato que ele duvidou e AFIRMOU que no Brasil isso não podia.

            2 – sobre PIB

            – não, vc continua errado, ainda mais ao imaginar que ainda estava certo em dizer que o cálculo e apuração seriam feitos em dólar ?! ..mas xá pra lá, foi em 2014.

            3 – Sobre Cartel da OAB

            “..Não se trata de um cartel, mas de uma medida absolutamente necessária pra manter um mínimo de dignidade para os advogados…”

            éh isso que falo, isso é fruto da mesma empáfia fleumática, CINISMO, que é usada pra se justificar, por ex, auxilio educação e moradia pra juízes federais, ou juízes Supremos recebendo o equivalente a 45 salários mínimos/mês MAIS, mais penduricalhos, 45 SM/mês mais penduricalhos

            Ai, EU advogo que pra industria, o uso de uma tabela com preços mínimos é CARTEL, crime, abuso do Poder Econômico, já pros médicos e advogados, corretores, MAIS ou MENOS, mais ou menos segundo estes sanguessugas, inclusive juízes que delas se LAMBUZARAM, e ainda diz que estou errado.

            veja a coerência:

            http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1042406

            http://www.oabsp.org.br/servicos/tabelas/tabela-de-honorarios/juizo-de-familias-e-sucessoes

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel

            nota : claro que o aprendiz de feiticeiro vai dizer que as “tabelas” não são impositivas, só referenciais, sei.

            4- Sobre a assistência jurídica gratuita, antes ELE disse, melhor, EXCLAMOU:

            “..Aliás, se vc acha que os honorários do advogado são altos, procure a assistência judiciária, oras. É de graça ! ..” (14:44, pauta EM 2003..)

            e agora, hoje, pra mitigar:

            “..que a assistência jurídica gratuita ..Ela esta disponível pra todos..” ..EBA, eba pessoal, vamos então todos na defensoria e peçamos assistência gratuita porque o dotô Pierri falou, tá ?!

            Não, éspera, hoje completou com uma informaçãozinha “desinportante”:

            “..Basta que não possa arcar com os gastos de uma ação..”

            ah, tá ..então voltamos pra tabela ? pois eu ganho 3,5 SM, e a assistência em geral vai até 3,5, é isso ?

            5- SOBRE FAZER Inventário sem advogado

            relembre o que EU postei em resposta ao que vc dizia na outra pauta (Em 2003, SP, às 16:10) :

            Art. 982. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial; se todos forem capazes e concordes, poderá fazer-se o inventário e a partilha por escritura pública, a qual constituirá título hábil para o registro imobiliário. (Redação dada pela Lei nº 11.441, de 2007).

            Parágrafo único. O tabelião somente lavrará a escritura pública se todas as partes interessadas estiverem assistidas por ADVOGADO COMUM ou ADVOGADOS de cada uma delas, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial. (Incluído pela Lei nº 11.441, de 2007). .”

            lembrou ? Mas na pauta vc escrevia às 14:44, antes portanto

            “..Ou vá direto no Cartório e faça a partilha, se não tiver incapazes envolvidos. Não precisa de advogado…”

            6 – finalmente sobre ITCMD

            ” ..E advogados ficam com “6%”, como se houvesse uma lei determinando isso! E corretores como se todas as heranças fossem compostas de imóveis!..”

            Tai, ERREI, sua afirmação me forçou a ir pesquisar, e reconheço que interpretei açodadamente esta tua escrita..

            Portanto, daqui, o Placar ficar revisado pra 5 x 0

            Bem, meu caro, o resto que vc escreve acima, reitero, continua sendo ACHISMO ..respeita valores seus, nada de fatos nem de ciência, opiniões suas ..sobre o que eu defenderia, pensaria, com o que eu simpatizaria ..aqui eu não acho, eu tenho CERTEZA que vc esta errado ..mas não tenho pretensões de provar nada.

            No mais é isso, tudo que escrevi foi só pra PROVAR que vc pode até tentar falar rebuscado e bonito, ofender com floreamento, dar a impressão de consistência, mas que a maioria das suas afirmações, e agressões que me dirige, são levianas e NÃO correspondem a verdade do que esta escrito, só isso.

            No mais ? No mais chega ? Agora os colegas que concluam por eles mesmos

            em tempo;

            Se o SOL fosse um globo branco, a via LACTA teria o tamanho dos EUA.

            A nossa Galaxia, Via Láctea, tem 100 bilhões de estrelas (mas pode chegar a 400, 400 bi)

            A via Láctea tem 100.000 anos luz diâmetro

            No Universo visível já se contam 175 bilhões de galaxias

            sei não Pierri, mas acho que vc esta se dá muita importância, não achas?

          • Haja saco, mais uma bíblia…

            “e faz o que pra se controlar e se portar civilizadamente”

            Só sou agressivo com gente canalha e desonesta como vc. E eu prefiro ser agressivo com quem merece, do que desonesto com todo mundo. Não considero que apontar a psicopatia de quem quer ver os outros mortos e se alegram com execuções seja “agressividade”. É apenas um FATO.

            E, mesmo sendo agressivo, AINDA ASSIM eu SEMPRE exponho as minhas razões de forma racional. Logo, não espero que ninguém “me siga” ou “obedeça”, mas apenas que PENSE no que escrevi e siga a própria consciência e a própria razão.

            Eu argumento agressivamente com quem merece. Vc apenas mente com uma falsa e hipócrita fachada de educação (enquanto chama todo mundo de bandido, claro). Acho que sou bem mais civilizado que vc. Certamente, mais inteligente, pois pelo menos não acho que uma atitude tão transparente quanto a sua enganaria alguém…

            Qto à profissão do advogado, o que escrevi não é achismo. É realidade. Uma realidade que vc NÃO CONHECE, mas julga levianamente…

            Essa é a diferença, Rocamboli. Vc fala de “leis falhas”, de “incompetência” e um monte de outras bobagens sem jamais ter experimentado a realidade na pele. Sem conhecer o monstro por dentro. E quer saber mais do que quem convive com o monstro.

            Ou seja, vc não passa de um palpiteiro. E dos fracos.

            Perda de tempo argumentar com palpiteiros. Por isso, vou simplesmente ignorar tuas bobagens tipo “o réu ser condenado por perjúrio”, “a prova ser pela forma e não pelo mérito” e outras asneiras colossais, típicas de quem sequer conhece o beabá.

            Isso sem falar que já expliquei a maioria dessas coisas e vc simplesmente ignorou e fugiu da conversa, pra agora repetir as mesmas sandices.

            Pelo menos, de “os advogados criaram as leis”, agora vc passou pra “os advogados assessoram os criadores das leis”. Ainda está totalmente fora da realidade, mas já é um passo na direção certa. Quem sabe um dia vc se dê conta do que lobbys são e de como funciona de verdade a atividade legislativa?

            Ou, quem sabe, um dia vc resolva PESQUISAR AS COISAS antes de abrir a boca pra falar tanta bobagem?

            Qto ao JEC, cara, vou baixar o nível da explicação pra ver se vc entende o óbvio: atuar no JEC NÃO CONTA como “advocacia”. Um analfabeto pode ir ao cartório com um celular quebrado, mover e GANHAR uma ação.

            Ponto. Agir no JEC NÃO significa ser capaz de advogar.

            É um saco ter que ficar desenhando o óbvio! Vc parece querer ser apontado pelo OAB pro quinto constitucional por ter levado 10 anos pra conseguir alguma coisa no JEC, caraca!

            Se liga!

            Mas como vc insiste em mentir sobre o assunto, vou PROVAR definitivamente a sua desonestidade. Eis o que VOCÊ escreveu em 17/12/14:

            “Não sou formado em direito, embora sozinho – por necessidade – já tenha feito e GANHADO meia duzia de processos com muitos elogios de magistrados”

            E eu respondi:

            “Vc não poderia ter movido ações sem auxílio de advogado, pois é ilegal, exceto em uns poucos casos”

            Agora, vc diz que eu “afirmei que no Brasil não podia”, apesar de eu ter escrito, EXPLICITAMENTE, que há alguns poucos casos nos quais isso é permitido.

            O mentiroso, portanto, é VOCÊ. Inclusive por falar em “meia dúzia” de ações e depois mudar o discurso.

            Qto ao PIB, vc mente mais uma vez. Jamais afirmei que o cálculo e apuração era feito em dólar, mas sim que a comparação do PIB de um ano e de um país com o PIB de outro país em outro ano só faz sentido se todos esses valores forem convertidos em um índice fixo, por exemplo, no valor do dólar no ano 2000.

            Quanto a tabela de honorários da OAB…

            É a mesma coisa que o piso salarial de qualquer outra profissão. e não tem absolutamente nada de remotamente similar ao auxílio-moradia e suas outras alucinações. Advogado não é juiz. E a imensa maioria dos advogados sequer sonha em ganhar tanto quanto um juiz, e de forma habitual. A imensa maioria dos advogados sobrevive ganhando, em média, uns poucos milhares de reais por mês, quando muito. E isso sem saber quanto vai entrar no próximo mês.

            Em início de carreira, a coisa é ainda pior. Meses sem entrar nem um tostão. Sem a tabela, sem o PISO SALARIAL, seria simplesmente impossível ser advogado.

            Agora, diga-nos como vc é contra o piso salarial, o salário mínimo, etc…

            Qto a assistência judiciária, vc não se cansa de mentir, não? E de forma tão óbvia?

            Eis o que eu EFETIVAMENTE disse, no segundo comentário sobre o assunto, em 25/01/15:

            “A assistência judiciária é pra quem não tem como suportar as despesas de um processo sem comprometer a própria subsistência, e não pra quem “não tem renda”.”

            Portanto, não acrescentei essa “informação desinportante” (sic) “hoje”.

            Mais uma mentira sua provada.

            E que RAIO de “tabela” é essa que fala em 3,5 SM, e de onde vc tirou essa bobagem sobre a assistência judiciária “ir até 3,5 SM”?

            É que eu não falo leigoarrogantês… então traduz aí pra galera…

            Quanto a eu ter escrito “não precisa de advogado”, foi a pressa e o cansaço. Eu quis escrever “não precisa CONTRATAR advogado”, seguindo, logicamente, o parágrafo anterior, quando falei em ir à assistência judiciária pra entrar com a ação.

            No comentário seguinte desenho pra vc, passo a passo, o que eu quis dizer. Sequer percebi que tinha comido aquela palavra até agora! Mas vc insiste que a ausência daquela palavra é “prova” de que vc “entende mais” de Direito do que eu!

            O que é, em si mesmo, completamente patético!

            Bom, com a prova cabal das suas mentiras, o seu querido placar infantil deve estar bem diferente agora, né?

            O que eu escrevo sobre a situação da advocacia ou sobre Direito, nada tem de “achismo”. O que VOCÊ escreve sobre esses assuntos, sim. No meu caso, são fatos, no seu caso, são DESEJOS. Uma tentativa patética de forçar a realidade a se conformar à sua visão de mundo. Vc QUER que a tabela seja “cartel”, vc quer que funcionários públicos sejam incompetentes e sejam a causa da lentidão do judiciário, vc quer que o ITCMD por aqui seja altíssimo e por aí vai, distorcendo a realidade pra fundamentar essas ilusões.

            E quem faz isso não é digno de respeito. Não vou respeitar suas asneiras como se fossem opiniões válidas. Vc parte da ignorância completa e da arrogância de achar que sequer precisa conhecer antes de tecer críticas minimamente razoáveis. Não tem como respeitar quem fica babando seus ódios e arrogância no teclado.

            Em suma, o que vc escreve não são nem críticas, nem opinião. É só ar quente.

            Eu não “dou impressão de consistência”. Eu SOU consistente. É um subproduto do meu esforço de ver o mundo a partir dos fatos e não dos meus desejos. Eu não fico procurando pelo em ovo pra justificar uma posição. Eu tomo uma posição DEPOIS de avaliar a realidade. E se eu errei na minha avaliação da realidade – o que acontece bastante -, eu simplesmente mudo minha posição. Não tem como não ser consistente pq a REALIDADE é consistente.

            Vc deveria aprender a fazer isso. NOS pouparia de ler muitas bobagens.

            Por exemplo, em vez de afirmar que o que escrevo sobre vc “não corresponder” ao que foi escrito, que tal vc partir do que escrevi de verdade (realidade) pra depois concluir alguma coisa e, finalmente, PROVAR sua conclusão, como eu fiz?

            Acusar, especialmente na internet, é a coisa mais fácil do mundo. Provar é que são elas…

            Agora o pior de tudo foi o final do seu comentário. *EU* me dou “muita importância?!?!?!?!?

            Sério mesmo que VOCÊ – um arrogante patológico, com o ego do tamanho da lua e que acha que o universo existe pra servi-lo – teve a cara de pau de escrever uma coisa desas? E que RAIO tem a ver o tamanho da galáxia com isso?

            Cara, vc enlouqueceu de vez…

            Chega a ser hilário!

    • Ó nona (tem propriedade desvalorizada às margens da represa?), você não tem mais idade para ser mentirosa. Todos os anos eu passo mais de uma vez pela via D. Pedro ida e volta, interior/litoral e observo e comento com meus companheiros de viajem, que têm a mesma impressão, que aquelas represas estão a cada ano mais vazias. Há mais de 10 anos que elas vêm esvaziando, basta olhar. Será que não tem ninguém que tem propriedade às margens da represa para reafirmar isso? Ou têm medo de ver desvalorizar ainda mais seu imóvel!

      • José

        Eu mão inventei os dados, mostrei os gráficos, conteste-os ou me ofereça outra interpretação

        ..verdade é que desde 2004 o volume vinha se recuperado até alcançar o ápice do período citado entre 2010-2012 ..o mesmo fenômeno que vc fala, das faixas de seca indicando que o reservatório não esta a plena, eu presencio na TAMOIOS no sistema que abastece o RJ

        Tudo o que foi feito, pelo governo estadual e FEDERAL, foi o melhor, o máximo ?

        Não, acho que meu texto deixou claro isso, penso que não ..acho que eles confiaram demais com as chuvas de 2013/14/15, e desprezaram a seca acompanhada de temperatura e aumento de consumo + evaporação no anto inteiro (aparir do 2o sem.2013)

        Mas e você, vc teria coragem, diante da possibilidade de S.Pedro, de propor racionamento e refrear o PIB antecipadamente ? decisão difícil né ?!

        Agora, criticar como vinham fazendo, que o quadro responde por vazamento (só em 2013/14 ?) ou falta de investimento ?

        Olha, se houve – e ainda h-a – falha grotesca em DÉCADAS, na minha visão, foi para com a DESPOLUIÇÃO do Tiete, Pinheiros e Billings ..o destrato em não termos já implantado sistema de reuso, dessalinização ..mas isso tb pega praticamente todos os grandes rios urbanos nacionais

        ..e no plano federal, já apontei ..quando vc artificializa cambio, combustíveis e tarifas, vc incorre em todo tipo de pecado, inclusive em se INVIABILIZAR outros modelos de energia alternativa que no caso, tb compõe parte da solução e do problema, e aqui a culpa foi sim de DILMA, todinha ..fora ainda o descaso demonstrado por seu governo para com os investimentos diretos no próprio sistema (com seus atrasos, aditivos, cancelamentos apontados nas matérias etc).

  • Livrei-me deste hábito nocivo (ver a globo) há muito tempo. Me solidarizo com você que por dever de ofício e honestidade intelectual é obrigado a ver esta usina de analfabetos políticos.

  • Essa molecagem, amamentada pelo PT vai jogar o povão na merda outra vez.
    E depois?
    Aparecerá Lula, para tirar o País do buraco?
    Existira condição econômica no planeta para tirar o País do buraco?
    Acho que não….
    Enquanto isto, os 220 bilhões de reais expatriados ilegalmente via Banestado pelo velho Alberto Youssef e os 700 bilhões de reais expatriados ilegalmente via BankBoston, repousam tranquilos, lá fora, nas contas daquela que tentam banalizar o País.
    Uma legião de estúpidos impressionante aplaude delirantemente a globo e o juiz moro…
    Ou os blogueiros sujos de melhor qualidade e audiência, como você Edu, aumentam o volume ou também pagarão uma parte desta fatura.
    Já não dá mais prá ser correto.

  • Olá, Edu

    Lembro-me que quando da posse do Ilmo. Sr. Presidente do STF Ricardo Lewandovsky , citei umas palavras de um autor que na época não me lembrava o nome, que diziam: “Dizem que meu Povo é pacífico e ordeiro. Digo que meu Povo é uma grande força insultada!”

    Não sei se ele chegou a ler a mensagem que lhe enviei.

    Será que as autoridades desse país comungam dessa PARCIALIDADE?

  • Já está ficando cansativo e sem sentido clamar contra o golpismo do PIG, seus falsos dramas e suas mentiras e assistir a vergonhosa cooptação do governo e do PT por essa mesma mídia e pelos interesses da oposição, expostos como programa de governo nas eleições. Não dá mais para aguentar o silêncio do planalto, o derrame de dinheiro público (nossos impostos, canalhas) para sustentar essa mídia cafajeste. Não dá para fazer de conta que existem razões ocultas para a traição da Dilma às suas promessas de palanque como se isso fosse algo assim genial, que depois vai se reverter em estabilidade e benefícios para a população. Não dá mais para fingir que ninguém percebe que a Dilma age como se tivesse perdido as eleições, totalmente sucumbida aos projetos da oposição que, ora bolas, foram eles os derrotados. Vai mal, muito mal. Não dá mais para assistir a esse partido de merda que é o PT, covarde, inerme e traidor dos mais legítimos princípios dos trabalhadores que levaram essa gente ao poder. O golpe da direita está sendo desfechado claramente (mas será que ainda tem gente que duvida?) e o lulopetismo preparando alegremente seu congresso no meio do ano onde, após milhares de horas de discussão imbecil e inútil, não vai sair nada de arrojado, nenhuma solução a não ser belas intenções e palavras. Chega. Este governo e este partido não merecem a confiança daqueles que nele votaram. A mim não me representa!

      • Nelson, com certeza não virá do governo ou do PT. Já são mais de 12 anos de enrolação. Se a direita fosse minimamente competente, já estaria de volta ao poder há muito tempo. Para mim, uma vaga possibilidade, daquelas que eu mesmo não confio muito, é os esquerdistas autênticos deste país (quem são com certeza, não me pergunte) formarem uma frente de esquerda ou um novo partido político, claramente definido como de esquerda e com propostas claras e reconhecíveis (e não essas lorotas que o PT vem pregando na gente desde sempre) e disputar com a direita, com o PIG, não apenas o governo, ganhar as eleições (isso o PT já faz, por enquanto), mas sim o verdadeiro poder, que é impor a vontade da maioria democraticamente sem se deixar envolver de forma infantil pela síndrome da governabilidade e do republicanismo.

        • Cara, a síndrome é da realidade brasileira. Não há como termos um governo de esquerda hoje em dia, ponto.

          Vc pode dar soco em ponta de faca o quanto vc quiser, mas a realidade não vai mudar: quem manda no Brasil é uma oligarquia cujo poder remonta às capitanias hereditárias. Qualquer coisa que seja feita NECESSARIAMENTE passará por eles. E se não houver uma troca, NADA chegará ao povo.

          Os caras colocaram os militares no poder assim que houve uma ligeira ameaça à sua base de poder – a propriedade agrária, a concentração de riqueza, a legislação eleitoral.

  • a globo não tem credibilidade, paras as pessoas que a conhece, ela é golpista, e tem lado, não passam de uma corja de enganadores, que tentam golpe para trazer de volta o PSDB, e continuar com a roubalheira novamente, lei de meios e já

  • A famiglia Marinho é parcial nos seus atos, é mentirosa e concubina dos interesses dos EUA.

    Esse moleque de alcunha Bonner é outro concubino dos EUA, é mentiroso, tendencioso e nada imparcial.

    O sicário Bonner tem que afirmar e reafirmar algo que nem ele e nem a famiglia Marinho tem: credibilidade e imparcialidade.

    Parabéns Eduguim, por ter estômago e coragem de assistir (por nós) os noticiários tendenciosos e parciais da organização mafiosa chamada famiglia Marinho.

    A famiglia Marinho usa uma tática mentirosa, cínica e autoritária de tirar algo produzido por ela da internet, dizendo que é a dona dos direitos autorais das imagens e proibindo a internet de reproduzir algo produzido por ela (e que acaba sendo usado pela internet para mostrar as contradições e mentiras da própria famiglia Marinho). Copiar (e “produzir”) as imagens da famiglia Marinho, como você fez acima é uma forma de escapar da tática cínica, mentirosa e autoritária de tirar algum conteúdo produzido por ela da internet. Parabéns novamente.

  • Eduguim, não sei quando você iniciou esse seu canal no youtube, mas ele é um outro instrumento de luta pela democratização dos meios de comunicação e uma forma de demonstrar (e mostrar) as mentiras produzidas pelo PIG usando as próprias imagens do PIG.

    Toda vez que a famiglia Marinho tem o seu conteúdo de reporcagens usado contra ela própria, a concubina dos EUA, a famiglia Marinho, pede para o youtube impedir o uso dos mesmos conteúdos pela internet, alegando que estes conteúdos (produzidos por uma emissora que usa concessão pública) são direitos autorais dela.

    Copiando as imagens (e “produzindo” através do seu canal do youtube) da famiglia Marinho e colocando no canal do youtube a famiglia Marinho não terá como alegar que as imagens são propriedades dela, pois elas foram copiadas e “produzidas” por outras pessoas e não são de direitos autorais da famiglia Marinho. Parabéns por essa iniciativa.

  • Edu, enquanto o PIG (Globo e CIA) tiver RABO PRESO com o P$DB e o P$DB também estar com RABO PRESO com o PIG, a coisa vai ser assim por muito tempo, teria que algum “FIGURÃO” de um dos lados CHUTAR O BALDE e ENTREGAR TUUUUUDOOOOO QUE SABE DO OUTRO, tipo uma “delação premiada” ás avessas e POR VONTADE PRÓPRIA.
    Enquanto isso o Brasil vai sendo “surrado” pelos bandidos e os mocinhos acuados de medo (PT, blogosfera “suja” e uma boa parte de população (maioria de nós) ), sim temos medo, afinal todos nós percebemos que algo estranho acontece desde 2003, estamos vendo a “parceria” entre PIG e P$DB e nenhum de nós temos a coragem de dizer em alto e bom som “PIG E P$DB usufrui da privataria, lavajato, BANESTADO, FURNAS, ETC.. e NÓS fazemos de conta que a parceria é APENAS POR IDEOLOGIA.. hahaha (eles dão risada de nós, enchendo o bolso) e nós querendo saber por que PIG E P$DB SE AMAM TANTO???

    • A direita jamais teve ideologia. Ela apenas escolhe ideias que sejam úteis pra aumentar a concentração de riqueza e as impõem como uma ideologia (no sentido marxista) à sociedade, pronta pra jogar fora qualquer ideia, coisa ou mesmo pessoa, assim que deixa de ser útil para o fim de encher-lhes os bolsos.

      • Exatamente Ricardo Pierri, a mídia jamais fez questão de ser ideológica, até porque ser ideológico, dá certo trabalho, ou seja, existe a necessidade de pensar, analisar, ser neutro, ser imparcial, para em seguida chegar a algum conclusão que seja benéfica para TODOS e NÃO PARA ALGUNS apenas. como você explicou, a mídia apenas USA (um trocadilho, será? rss) alguns para o benefício próprio deles (os patrões e alguns asseclas), entretanto a maioria de nós pensamos que a mídia e o partido tucano seriam iguais por ideologia, alías se analisarmos bem, nem mesmo o P$DB possui ideologia, a ideologia deles é não ter ideologia, não ter principios, assim fica mais fácil entregar a riqueza do pais, nas mãos de outros, que assim que esgotar toda riqueza, parte para outro lugar fazer a mesma rapinagem que fizeram por onde passaram.

        • Não é só a mídia de direita, não. É a própria direita – aquele que convence os zangões que vemos por aqui a defendê-la com unhas e dentes, que nunca teve outra ideologia que não o próprio bolso e o próprio umbigo. Toda essa turma que hoje defende a direita, amanhã será devidamente descartada quando não mais forem úteis.

  • Eduardo. O que me surpreende não é a mídia. Estou cansado de ver isto todo santo dia. O que me surpreende é a subserviência da Dilma e do PT. Cadê a Dilma? Sumiu! Não aparece, não pede um espaço para contradizer toda a canalhice que a mídia faz todo dia. Por que não acaba com este financiamento vergonhoso da mídia que só faz bater nela própria?

  • É evidente que vão livrar o Geraldo Alckmin, porque São Paulo só tem prefeito e Presidente da República (os dois são do PT). O Estado mais rico do Brasil que sabe do problema há mais de dez anos não fez nada, e uma região que há décadas, o Nordeste, não via água melhorou absurdamente nesses 12 anos do PT no governo federal. Agora eu me pergunto: que seca é essa em que chove todos os dias? No Nordeste simplesmente não chovia. O governo de São Paulo é tão incompetente que se cair água a 2cm do Cantareira ele simplesmente não tem nenhum (zero) sistema de captação de água de outras formas; enquanto as pessoas comuns estão buscando soluções criativas para usar a água da chuva (inclusive lavando carro na chuva) o incompetente do Alckmin continua fugindo de toda responsabilidade. Cadê os separatistas agora, que diziam que São Paulo se bastava?Agora a culpa é do governo federal?

  • Pesquisas existem sim. Já respondi há várias. Ontem respondi a uma por telefone na hora do almoço. Começou perguntando minha idade e já passou para perguntas eleitorais. Se eu votaria na Dilma, se votei na Dilma e o que achava do início do governo dela. Depois perguntou se eu votaria no Aécio (de jeito nenhum!). Se conhecia o Alckmin (é claro, infelizmente ele é o governador do meu estado), se votaria nele (novamente de jeito nenhum!). Outras perguntas importantes quanto tempo gasto com internet (3 horas) e o que acesso (sites de notícias). Quanto tempo de tv (máximo 1 hora só para esporte). Depois as demais perguntas sobre perfil: renda, profissão, etc. Não acredito que esta pesquisa tenha sido encomendada pelo governo federal ou PT. Devem estar tentando saber quem ficará pior na fita até 2018 (Aécio ou Alckmin), quem sabe tentar com Serra (Deus me livre!) de novo? Gostariam de saber também como confundir a cabeça do brasileiro em relação ao caos da água e luz em SP (tudo culpa do governo estadual com Sabesp e AES (Applied Energy Service) Eletropaulo. Devem estar avaliando onde vão fazer os maiores ataques (de mentira pura) tv ou internet.

  • Não haverá meios de safar a cara do PSDB se a água faltar mesmo na torneira, de modo ainda mais intenso do que o averiguado hoje, pois faltar, de acordo com relatos dos moradores, ela efetivamente já falta. É inútil o governador dizer que não há racionamento, bem como a Globo ajudá-lo a dividir sua responsabilidade com o governo federal. Na melhor das hipóteses, a ele será apresentada a sua parte no rateio da fatura geral. E a Globo vai, um pouquinho mais, vendo definhar sua credibilidade – vide o emagrecimento da audiência do Jornal Nacional.

    A desmoralização será, de um modo ou outro, compartilhada entre todos os políticos com cargos no executivo, sendo despiciendo apontar o dedo para responsabilizar partido A ou B. O fato é que o campo político, nas próximas eleições, estará aberto para figuras excêntricas – Celso Russomano está lá em SP sempre pronto para isso mesmo…

    A democracia passará por maus bocados nesses próximos anos. E cada gestor do executivo tem seu quinhão de responsabilidade por isso.

  • Caro Eduardo Guimarães, a credibilidade da Rede Globo e seus afiliados, está crescendo igual rabo de cavalo, ou seja, para baixo. Vou copiar uma frase que vi na blogosfera e adaptá-la para momento atual que vive o nosso jornalismo: “SE SAIU NO JORNAL NACIONAL, DESCONFIE!, SE ACREDITAR, RELINCHE!, principalmente se essa matéria se referir ao Governo Progressista do Partido dos Trabalhadores. Essa mesma frase serve para VEJA/ÉPOCA/FOLHA/ESTADÃO/ETC…

  • Edu,

    Tá um saco ler os comentários ,pois está cheio de trolls idiotas infestando o blog. Eu atualmente só leio os seus artigos e passo batido,pois,eu prefiro não passar nervoso com comentários idiotas e saber que não adianta nada argumentar com esses idiotas porque eles vão continuar com a mesma ladainha.

  • Só bobo assiste e dá audiência para esse lixo, ainda mais tendo a frente um Piti-bull do jornalismo da emissora, PSDB sem disfarce, o chato do Bonner.

  • Infelizmente Dilma não tem conseguido sanar umas de suas maiores falhas e também do seu governo,a comunicação, e pelo jeito vai se repetir neste 2º mandato que já entrou muda. Fica dependendo exclusivamente dos blogues progressistas,já que continua insistindo nesse republicanismo ingênuo. Dilma acorde e seja mais corajosa !

  • Eles e todos da mesma quadrilha de falsários ( furtam as informações verdadeiras ), já á muito adotaram a grande frase e orientação do homem do muro, o Tancredo Neves ” CONTRA FATOS INCONTESTÁVEIS DIGA QUE SÃO MENTIRAS ” Nada mais a acrescentar, salvo quando o DOTOR e Acadêmico Roberto Marinho, já morto, já dizia de pés juntos, com a ostia na mão e pela vida dos seus filhos que jamais haviam apoiado a Ditadura, em outra do Acadêmico ele diz ” A boa noticia é a que não sai no O Globo ” mas o que não falta é babaca a comprar e assinar essa gazeta.
    O crime que o ALKIMIN comete contra a POPULAÇÃO de São Paulo, que eles insistem em rotula-los de os ” MAIS ESTUDADOS “, chego a char que é de sacanagem, daria para ele pegar uns 15 anos de cadeia. Mas a Justiça é da turma dos tucanalhas do 45.

  • A parcialidade do Jornal Nacional me deixa com raiva, por isso não o assisto mais. Outro dia estava no bar tomando uma gelada, justa necessidade já que o Rio de Janeiro virou um forno, televisão ligada ouvi uma “reportagem” do bonner cujo único objetivo era defender e justificar a inacreditável incompetência do governo Alckmin no caso da nordestinização da falta dágua em São Paulo. Pra quem tem o mínimo de discernimento fica muito evidente a total parcialidade dos jornais da Globo, por isso o melhor é desligar a televisão pra não dar audiência a esses hipócritas.

  • Infelizmente, a Globo ainda tem MILHÕES de espectadores. Eles são a verdadeira oposição militante. PSDB, Dem e outros partidos são apenas estafetas da rede Globo.

    Obama — que de esquerda não tem nada — trata a rede Fox como “partido adversário”, na definição de seus assessores. E aqui Dilma e Lula acharam, em algum momento, que poderiam dialogar com essa gente. Acho que agora a ficha caiu e temos grandes chances de aprovar a Lei Geral das Comunicações.

    Essa lei NÃO TRATA DE CONTEÚDO. A Globo poderá continuar sendo um partido de oposição. Mas não poderá ser dona de:
    – tv aberta
    – tv paga
    – emissoras de rádio
    – jornais
    – sites de internet
    – distribuidora de filmes
    -produtora de filmes
    – antenas retransmissoras (*)
    Ou seja, não poderá ser um oligopólio que cala as outras vozes.

    Na Argentina, uma simples medida quebrou boa parte do monopólio de mídia: o Governo Federal de lá comprou os direitos de transmissão do Campeonato Argentino. E LIBEROU AS IMAGENS DOS JOGOS gratuitamente para todas as emissoras. Cada canal colocaria seus locutores, suas análises, etc, mas a imagem dos jogos passou a ser PÚBLICA.

    (*) Em diversas cidades, a Globo é dona das antenas retransmissoras do sinal de TV. Resultado: por algum misterioso motivo, o sinal de outras emissoras ficha “chuviscado”, estimulando o telespectador a ficar na Globo, que tem a imagem mais nítida.

  • Prezado Eduardo Guimarães, A PROTESTE Associação de Consumidores promoverá manifestação em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, no Morumbi, amanhã(26)segunda-feira, 10 horas. Será cobrado do governador Geraldo Alckmin um decreto oficial de racionamento antes de instituir a sobretaxa na conta de água para o consumidor que gastar mais do que sua média de consumo.
    É hora de todos os movimentos sociais de esquerda se juntar nesse ato em São Paulo para ajudar a esclarecer a população sobre o verdadeiro culpado pela falta de planejamento e obras, o que vem gerando a falta de água nas residências, igrejas e comércios de São Paulo, alem de denunciar a grande manipulação da mídia que faz campanha pelo PSDB e ataca o governo federal que tanto melhorou a vida do povo brasileiro. Os blogs progressistas tem de fazer essa cobertura jornalistica. Os partidos de esquerda: PT, PC do B, PSOL e PSTU também deveriam marcar presença. Se não fosse tão longe eu iria e ainda mobilizava muita gente. Não esperem a convocação pela rede globo, ela nunca vai acontecer. Me parece que os protestos em São Paulo contra a falta de água vai aumentar.

  • Se o PT fosse o suspeito da falta d’água em SP, e houvesse uma Lava-Jato para investigá-lo, os delatados seriam colocados na Cantareira e só sairiam se confessassem.

  • Desculpe, Edu, mas imparcialidade só na Operação Lava Jato

    Delação premiada: eu tenho duas para vender

    Entrego qualquer petista. Cobro 200 mil por cada nome do terceiro escalão, 500 mil se for do segundo, um milhão se for do primeiro. O preço é também de um milhão para qualquer deputado/senador da coalizão aliada . Entrego a Dilma por 10 milhões. Todos esses valores em REAIS. Baratinho, não? Tenho uma relação imensa de petistas para oferecer à justiça.

    Além do dinheiro, eu quero isenção de imposto de renda e passaporte para viajar ao exterior. Nada da Interpol no meu calo, nada de encontros com agentes da CIA em apartamentos na Argentina.

    Vazamentos sem intermediações: darei o número do meu celular para cada jornalista do sistema Globo de Rádio e televisão. E também para os da rede Bandeirantes, claro. E assim os vazamentos repercutirão nos quatro cantos do planeta ao final de cada telejornal.

    Outra coisa: quero um adicional para fazer uma cirurgia plástica no final do processo. Com uma cara diferente eu serei outro homem, certo?

    Sorry, periferia, mas todo delator merece uma boa “aposentadoria”.

    PS: diante de tanta sacanagem só me resta a ironia.

  • Edu, as notícias divulgadas por essa emissora só vem ao meu conhecimento através de blogs como o seu, há muitos anos não vejo nada nela, tudo que passa nela é passível de investigação em relação a veracidade. Quando não mentem, montam farsas onde muitos incautos ainda acreditam, ainda bem que ainda existem pessoas como você que faz isso por mim e por muitos outros leitores. Obrigado e continuemos na luta pela Regulação da Mídia.

  • Será que nesse belo domingo Vovó ainda nos agraciará com mais alguma “receita”?

    Hihihihi… E eu que pensei já ter visto tudo…

    Engraçado que nos primeiros comentários, Bananélli tentou dar uma disfarçada, mas depois que foi tão facilmente desmascarado, desmunhecou de vez.

    Tô rindo muito.

    Brigadão Bananélli pelo presentão. Hoje tô fazendo 56 anos e pensei que nem seria divertido.

  • Chico Alencar postou em sua página no Facebook sua felicidade por ter aparecido alguns segundos no JN. Será que essa felicidade do Chico já não se caracteriza como imparcialidade do JN? Globo e JN ainda faz a felicidade de muita gente , mesmo não sendo imparcial.

  • Usinas hidrelétricas previstas em 2006 (Plano de Expansão da EPE)não foram constrídas? Apenas duas estão em obras?

    Desde 2006, muitas usinas foram construídas e ampliadas: Itaipu, Tucuruí, Estreito, Dardanelos, Serra do Facão, Corumbá IV, etc.

    No momento, temos pelo menos as seguintes obras em andamento:

    UHE Santo Antônio: final obras civis e montagem de unidades geradoras; já gera mais da metade da capacidade;

    UHE Jirau: idem

    UHE Teles Pires: iniciando geração

    UHE Colider: vai formar o reservatório para iniciar a geração

    UHE Sinop: início obras

    UHE São Manoel: início obras

    UHE Belo Monte: enchimento do reservatório em setembro e início geração

    UHE Ferreira Gomes: gerando

    UHE Cachoeira Caldeirão: obras

    UHE Santo Antônio do Jari: gerando

    Além disso, novos sitemas de transmissão foram e estão sendo implantados.

    Bruno L. Payolla

  • Como anunciei em meu comentário no posto anterior, o novo golpe midiático está bem claro e trata-se da junção de duas mentiras, as quais, baseiam-se na confusão e no embaralhamento de informações para delas extrair um realidade falsa, contrária aos fatos. E quais são essas mentiras? A primeira é a repetição de uma mentira recorrente, que é a de querer FORÇAR UM RACIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL, O QUAL NÃO HOUVE E NÃO HAVERÁ NOS GOVERNOS DO PT(LULA E DILMA), SIMPLESMENTE PORQUE FORAM OS GOVERNOS DO PT QUE VOLTARAM A INVESTIR NA CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS E TERMOELÉTRICAS(SEM CONTAR O RECENTE INVESTIMENTO EM ENERGIA EÓLICA)E TAMBÉM AMPLIARAM A REDE DE TRANSMISSÃO, INTERLIGANDO O BRASIL INTEIRO COM LINHAS DE TRANSMISSÃO(O QUE NÃO EXISTIA NO DESGOVERNO DO PSDB, FHC), POSSIBILITANDO ASSIM QUE A ENERGIA PRODUZIDA EM UMA REGIÃO SEJA CONSUMIDA EM OUTRA, DISTANTE MILHARES DE QUILÔMETROS. ALÉM DISSO, LULA CRIOU A EPE(EMPRESA DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO)UMA EMPRESA PÚBLICA, DESTINADA A PLANEJAR A EXPANSÃO DA REDE, PARA QUE SEJAM PREVENTIVAMENTE CONSTRUÍDAS NOVA USINAS DESTINADAS A ACOMPANHAR O AUMENTO DO CONSUMO. QUEM LEVOU O BRASIL A UM RACIONAMENTO DE ENERGIA(QUE É A FALTA DE ENERGIA SUFICIENTE PARA ATENDER A DEMANDA E NÃO FALTAS PONTUAIS NA TRANSMISSÃO DE ENERGIA, COMO TENTA CONFUNDIR A MÍDIA), FOI O GOVERNO FHC. E ISSO OCORREU PORQUE A IDEOLOGIA NEOLIBERAL E ENTREGUISTA DO PSDB LEVOU FHC A DESTRUIR AS USINA ELÉTRICAS EXISTENTES(PARA ASSIM JUSTIFICAR SUA PRIVATIZAÇÃO)E NÃO INVESTIR UM CENTAVO EM CONSTRUÇÃO DE NOVAS USINAS, NEM MUITO MENOS ERGUER UM CENTÍMETRO NOVO EM LINHAS DE TRANSMISSÃO. ESSA É A REALIDADE QUE DESTRÓI A PRIMEIRA MENTIRA DA GLOBO, A QUAL BASEIA-SE EXATAMENTE NA CONFUSÃO ENTRE DOIS CONCEITOS(FALHA PONTUAL NA TRANSMISSÃO DE ENERGIA COM A INCAPACIDADE DE PRODUZIR ENERGIA SUFICIENTE PARA ATENDER O CONSUMO, ALGO QUE SÓ OCORREU NO DESGOVERNO FHC)E NA OCULTAÇÃO DOS FATOS CONCRETOS JÁ CITADOS, PARA TENTAR CRIAR UMA FALSA IMPRESSÃO NA POPULAÇÃO DE QUE FALHAS PONTUAIS NA TRANSMISSÃO DE ENERGIA SERIAM A MESMA COISA QUE NÃO HAVER PRODUÇÃO SUFICIENTE DE ENERGIA PARA ATENDER O CONSUMO. A outra grande mentira midiática, que como a primeira destina-se a proteger o PSDB(a primeira, o desgoverno tucano de FHC e essa o desgoverno do PSDB em São Paulo, com o fascista Geraldo Alckmin)diz respeito a outro embaralhamento mental proposital, somado a também mais uma ocultação de fatos. O embaralhamento mental é a confusão que a mídia faz entre a diminuição do nível da água nos reservatórios do Rio e de Minas Gerais com o CAOS MONSTRUOSO que existe em São Paulo, misturando tudo numa tal “crise hídrica do Sudeste”. É O MESMO QUE COMPARAR UM SUJEITO QUE QUEBROU O BRAÇO COM OUTRO QUE ESTÁ EM COMA. A situação dos reservatórios do Rio(que por sinal está tão “carente” de água, que foi capaz de doar parte do volume dos reservatórios que abastecem o estado para socorrer São Paulo)e Minas é muito melhor do que em São Paulo, não há comparação possível. Nos dois outros estados, os reservatórios estão com níveis baixos de água, mas têm água suficiente para demorarem muito tempo antes de entrarem em qualquer situação próxima da calamidade. JÁ SÃO PAULO NÃO TEM MAIS ÁGUA, HÁ MESES EXPLORA O TAL “VOLUME MORTO”, QUE É AGUA MISTURADA COM LAMA, SITUADA JÁ ABAIXO DO LIMITE DOS CANOS DE CAPTAÇÃO DO SABESP(A COMPANHIA DE ÁGUAS DO ESTADO), ALGO QUE MUITOS PAÍSES DO MUNDO SEQUER PERMITEM, POR SER PERIGOSO PARA A SAÚDE. ISSO NO SEU RESERVATÓRIO MAIS IMPORTANTE, O CANTAREIRA, EMBORA OS OUTROS ESTEJAM EM SITUAÇÃO PRATICAMENTE IDÊNTICA E NENHUM DELES POSSUI, NEM O QUE ESTÁ EM ESTADO MENOS GRAVE, I ÁGUA EM QUANTIDADE SEQUER PRÓXIMA A QUE EXISTE NO MAIS SECO RESERVATÓRIO DO RIO OU DE MINAS. No entanto, Globo e sua turma misturam tudo em um mesmo saco de gatos; como também censuram fatos concretos, como o de que a situação EM SÃO PAULO É O RESULTADO DO MODELO NEOLIBERAL E PRIVATISTA DO PSDB(O MESMO QUE LEVOU O BRASIL AO RACIONAMENTO)QUE AO INVÉS DE INVESTIR NA EXPANSÃO DA REDE DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO(COISA QUE O ESTADO FOI ALERTADO A FAZER HÁ NO MÍNIMO DEZ ANOS)PREFERIU ACUMULAR OS LUCROS DA SABESP PARA REMUNERAR OS ACIONISTAS DA COMPANHIA, CUJAS AÇÕES FORAM LANÇADAS NA BOLSA DA NOVA IORQUE, SEGUINDO A LINHA PRIVATISTA DO PSDB, E COM ISSO POSSIBILITAR UM ENRIQUECIMENTO AINDA MAIOR PARA OS MILIONÁRIOS QUE COMPRARAM AS AÇÕES DA SABESP(A MAIORIA GRINGOS QUE SEQUER SABEM APONTAR SÃO PAULO NUM MAPA)ENQUANTO OS BABACAS DOS PAULISTAS MORREM DE SEDE E CONTINUAM VOTANDO NO PSDB. Essas são as mentiras da mídia que continuará a mentir sobre tudo e de qualquer forma, desde que posa prejudicar o PT e defender o PSDB, ENQUANTO O GOVERNO DILMA, COMO FEZ LULA, APANHA CALADO E NÃO PARTE PARA DEMOCRATIZAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PERMITINDO ASSIM QUE GLOBO E SUA TURMA TRANSFORMEM ESTE PAÍS VIRE UM ALEMANHA NAZISTA ATÉ 2018 E OS TUCANOS TENHAM UM PÚBLICO DE LUNÁTICOS CAPAZES DE ELEGÊ-LOS. É por isso que todos nas forças progressistas precisam entender uma coisa, não existe outra reforma mais importante no Brasil do que a democratização dos meios de comunicação. TUDO, E DIGO TUDO MESMO, SÓ VIRÁ DEPOIS DELA, JÁ QUE SEM ELA QUALQUER OUTRA MUDANÇA SERÁ SABOTADA, POIS SERÁ “EXPLICADA”(OU MELHOR, DETURPADA)PARA A POPULAÇÃO PELA OLIGOPÓLIO CONSERVADOR QUE CONTROLA A OPINIÃO E A INFORMAÇÃO(NA VERDADE, PRATICAMENTE UM MONOPÓLIO DE UMA ÚNICA EMISSORA DE LINHA POLÍTICA FASCISTA, A GLOBO)E EXPÕE A SUA REALIDADE A UMA PLATEIA DE ZUMBIS, PRINCIPALMENTE NA CLASSE MÉDIA, OU SEJA A “REALIDADE” CONFORME OS DONOS DA MÍDIA QUEREM QUE SEJA PERCEBIDA, ISTO É EM CONFORMIDADE COM OS INTERESSES DELES E DO PROJETO CONSERVADOR QUE OS REPRESENTA, (O QUAL QUER UM BRASIL SUBALTERNO AOS EUA E EXCLUDENTE), E JUNTAMENTE COM ESSA EXPOSIÇÃO DA “REALIDADE” DELES, CENSURAM A EXPOSIÇÃO DE QUAISQUER OUTRAS VISÕES QUE CONTRADIGAM O POSICIONAMENTO CONSERVADOR. Vou fazer mais um anúncio prévio., Sabem qual é a terceira sabotagem midiática, a mais “vanguardista, que surgiu há poucos dias, mas já está bombando? Trata-se de dizer que, após 20 dias de Governo, as medidas tomadas por Dilma mostram que ela estava “errada”na apresentação das propostas que a elegeram, já que está tomando medidas opostas as que apresentou ao público. OU SEJA, UM DISCURSO, NEM UM POUCO IMPLÍCITO, DESTINADO A DIZER QUE AÉCIO NEVES ESTAVA CORRETO. Novamente baseia-se na confusão de informações(compara as medidas de Dilma, que embora conservadoras e sobre as quais discordo), não podem ser comparadas ao arrocho neoliberal que o tucano promoveria; e também aposta na ocultação de fatos decisivos para a compreensão do que significam essas “medidas”, que a mídia chama de “certas” e indispensáveis, como o de que foram elas que destruíram a Europa e agora são renegadas até pelo neoliberal Banco central Europeu, ou mesmo por Barack Obama, que acabam de tomar decisões, destinadas a salvar suas Economias dessas medidas “certas da mídia, que caberiam perfeitamente no programa do PT, como a taxação dos grandes fortunas e a destinação de recursos para estimular a produção. Claro que Dilma tem culpa nisso, além de não democratizar a mídia, não deveria ter cedido, ainda que parcialmente, às medidas falidas de um conservadorismo fracassado em escala mundial, que jamais a aceitará, atitude que só a levará a perder o apoio de quem a elegeu e apoia seu projeto, no qual deveria mergulhar sem receios para mudar o país, já que se não o fizer cairá, pois perderá o apoio progressista e jamais deixará ser sabotada pelos conservadores, É isso que precisa ser dito ao governo , antes que seja tarde demais para a sua sobrevivência. Vamos às ruas tentar avisar a Dilma do perigo que a ronda, mas sem fazer o jogo da direita, pedindo a adoção de um programas de esquerda, que comece pela democratização da mídia. mostrando que ao povo que Globo e sua turma sabotam o Brasil. Antes que o projeto progressista seja completamente engolido

  • PARA UM MUNDO MELHOR QUE PODEMOS FAZER.
    Lamentavelmente a quase totalidade das pessoas leem apenas as manchetes, não têm tempo, ou interesse, em aprofundar a leitura para, muitas vezes e, com espanto, perceber que o corpo da manchete (seu texto), contradiz totalmente o que a manchete busca fazer acreditar.
    Não percebem quando o interesse é provocar sensação de mal estar contra alguns, mesmo que estes estejam fazendo algo bom, mas, contraria os interesses desta corporação e/ou de seus anunciantes.
    Não observam quando tentam proteger outros, mesmo quando suas atitudes provocaram ou provocarão algo de dimensões catastróficas. Para isso buscam outros fatores para justificar os problemas encontrados, tentando desviar o foco do fator que provocou tal problema.
    Se um partido é, ideologicamente, alinhado aos interesses da empresa,
    protege-se. A má administração dos recursos públicos, corrupção, incompetência, ou qualquer outro problema que se lhe apresente, alega-se que foi provocado pela crise na Conchinchina, ou outro lugar qualquer, pelo clima que gerou prejuízos, seja seca ou enchente, mesmo que este fator não seja o principal, e, sob qualquer hipótese, teria contribuído” com mais de dez por cento com o tamanho do problema.
    No caso do TRENSALÂO de SP, onde sucessivos governos do ESTADO DE SÃO PAULO, administrados pelo PSDB, partido da grande mídia brasileira, tem feito fraude na contratação de empresas para o metrô da capital, cobrando propina alta a estas empresas, o que temos a dizer?.
    Se o interesse de uma empresa de comunicação qualquer, é proteger os bandidos corruptos deste partido, basta ignorar a notícia e não divulgá-la, e, quando não tiver jeito, e tiver que registrar o fato, fazê-lo invertendo a lógica da coisa e noticiar com menor destaque (menos tempo de exposição do fato).
    Por exemplo, ao invés de informar o que aconteceu de forma direta, ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO PSDB NO METRÔ DE SÃO PAULO, podemos dizer, propinas no cartel do metrô de SP, talvez nem precise dizer que isto aconteceu em sucessivos governos do PSDB, e, talvez, nem seja preciso citar o partido querido.
    Quando se quer tirar um grupo político, ou partido, que não nos interessa que esteja à frente nem de um condomínio, e busca-se destruí-lo, mostra-se o quanto imparciais são: MENSALÃO DO PT (é do PT, claro) MENSALÃO DE MINAS (do PSDB, claro, mas a gente pode fazer entender que seja do povo de Minas ou do Estado, dá no mesmo, já desviamos o foco).
    Procurar saber quais os interesses que movem uma corporação de mídia qualquer, é algo obrigatório, se queremos ser cidadãos bem informados, e não queremos ser manipulados, e induzidos, por estes interesses, pois eles, na esmagadora maioria das vezes, irão nos fazer trilhar um caminho contrário ao que queremos para o nosso país, para a nossa religião, para o nosso planeta, ou para a humanidade.
    Diversificar as fontes onde buscamos as informações, observando os diversos matizes em que elas são apresentadas e buscando nossa própria opinião acerca do assunto, é uma exigência para todos nós.
    Somente quando analisamos a notícia com a criticidade que ela merece, e que precisamos exigir de nós mesmos, somente quando busquemos entender o que realmente está acontecendo à nossa volta, para além daquilo que nos é dito, é que estaremos protegidos daqueles interesses que não são exatamente os nossos, mas que pretendem que tenhamos
    atitudes para proteger os interesses deles próprios e nos posicionemos contra aquilo pelo qual deveríamos lutar.
    Precisamos, antes de tudo, decidir se seremos aquela pessoa que irá repetir, divulgar, aleatoriamente, as manchetes que vemos por aí, ou iremos respeitar nossa inteligência, nossa cidadania e Nosso Pai, nos aprofundando nas “notícias e reportagens” buscando superar este clima de BA-VI, de FLA-FLU, GRE-NAL, e nos posicionar ao lado dos
    oprimidos e das pessoas que necessitam de nós, ou iremos defender o opressor, como dizia, aliás, MALCOLM X: “Se você não for cuidadoso a imprensa fará você odiar os oprimidos e amar os opressores”.
    Na vida, queiramos ou não, é preciso nos posicionar. Antes de escolher uma notícia, ou texto, em que acreditar, antes de escolher UMA PESSOA em quem confiar, precisamos escolher um lado.
    Se, do contrário, não o fizermos, podemos deixar de ser apenas uma pessoa equivocada, para nos transformarmos em pessoas de má fé, acostumadas a cometer equívocos e dar de ombros, como se nada que afete aos outros nos dissesse respeito.
    Joseph Pulitzer, um dos maiores jornalistas já conhecidos, e que dá nome ao maior prêmio de jornalismo que se conhece hoje, dizia: Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta, formará um público tão vil como ela mesma.
    Fábio Murilo Gil Brito.
    Itarantim-BA, 25/01/2015

  • Edu, por favor corrija o texto, pois não se pode construir aquíferos, que são formações geológicas naturais, que armazenam água e permitem que a mesma seja bombeada por meio de poços.
    Você deve estar se referindo a reservatórios artificiais de superfície, comumente chamados de barragens, represas ou açudes.
    Dito isto, adoro seus textos, são sempre excelentes.

    Átila

  • Edu bom dia, o pior é que o sr bonner e a goebelss, estão com a razão, sobre tudo. e Dilma sim é a maior culpada disso tudo. Explico: se ela der uma canetada e cancelar a concessão desse cancer da sociedade brasileira, isto tudo acaba, e as outras emissoras componentes do pig, entrarão na linha, mas Dilma parece não ser destemida o quanto pensei, a revista veja depois das eleições não está sendo processada, e o que ela disse sobre “não vai ficar pedra sobre pedra”, nada até agora…..ela faz o jogo da direita com seus ministros e mesmo assim continua apanhando e levando a culpa por tudo o que acontece, as vezes olho para tras e penso da lute que tive e a campanha que fiz para que ela se elegesse, será que valeu a pena? O pior que a militância se cansa tambem, de ver uma pessoa que apanha e nunca se defende, e quando a militância se cansar, acabou, dilma, Lula e PT.

    • Interessante mesmo: Eduardo, como funciona se um presidente quer cancelar a concessão de uma TV, por exemplo? Com um “canetaço” se resolve isso ou envolve deputados, senadores, etc.? Sabes de algo nesse assunto? Se só depende do presidente, não sei mesmo a relutância de Dilma (e antes Lula)…

  • A bem da verdade não existe “mídia imparcial”: QUALQUER órgão de comunicação, jornalista, etc. vai apresentar a notícia mas vai pauta-la de sempre no final (e sobretudo comentaristas, “âncoras” e demais pessoas que podem expressar suas opiniões) vai pautar de acordo com suas convicções pessoais (que podem estar as vezes corretas ou as vezes erradas)… isso é inerente do ser humano. Cabe a nós nos informarmos com o maior número de fontes possíveis e daí tirarmos nossas próprias opiniões… 😉

    • Quando vier a regulação da mídia, teremos mais democracia e pluralidade, mais matizes ideológicos nos meios de comunicação e isso trará ainda mais à luz o encarceramento a que ficamos submetidos tanto tempo em termos de informação; a regulação é uma questão essencial e sistêmica para o Brasil, diz respeito a direitos humanos, educação e democracia. Que venha logo, não vejo a hora.

  • Prezado Eduardo.

    Algum ecologista, especialista, urubologista, metereologista, ou qualquer outro “ista” poderia me explicar…

    Porque a estiagem só “atinge” os reservatórios de água potável, represas de usinas (segundo o PiG), mas não

    afeta os vários rios que transportam m$%¨& em São Paulo.

    Olho para esses rios e eles sempre estão com água e m$#%¨$, mas não secam !

    Pelo que observo a Sabesp tem que cobrar duas vezes pelo esgoto e zero pela água.

    • Caro Rogério,

      não sou especialista algum em urbanismo, mas tenho formação universitária em Física. Acredito que a resposta para a sua pergunta é muito simples. Os rios que transportam esgoto não secam, diferente das mananciais de abastecimento de água, porque tem uma fonte a mais de água que elas não tem: o esgoto!

      Enquanto as mananciais tem sua água drenada e enviada para cidades e fazendas, os rios de esgoto recebem um fluxo de água (suja) dessas cidades, e por isso tem um volume maior de água. No fundo, a água a mais que os rios de esgoto tem é a água que foi retirada das mananciais, isto é, a água “sai” das mananciais e vai parar nos rios de esgoto.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,
      JS

      • Isso João!

        E Rogério, não se esqueça que a água presente na bacia hidrográfica, não deixa de existir depois que desce pelo ralo, depois que o asfalto e o concreto cobrem a nascente, depois que a precipitação permeia e a enchente cede, ou depois que vaza pelas tubulações sem manutenção da SABESP.

        Este mundaréu de água serve para empurrar o esgoto que a SABESP nos cobra para recolher e tratar, se o fizesse, os rios que você vê carregando esgoto, teriam água límpinha, limpinha…

    • Eu posso te explicar.
      para vender as empresas elétricas do pais, primeiro veio os apagões, depois a falta de recursos para investir. Se o governo não tem recurso para investir, faz o que? vende para empresas privadas. igual fizeram com as rodovias, para controlar seu direito de ir e vir, o presidente da nestle, afirma que a água tem que ser privatizada e que ela não é um bem publico. Agora querem vender nossa água e a Petrobras. Alegam que ela esta falida, devendo. agora fica uma pergunta. por que onde a coca e a antártica tira água boa, esta cheio? por que tirar água do lado morto da represa, diminuiu o consumo de combustível do pais?aumentou o preço e não tem lucro, nos países que vendem a gasolina mais barata que a nossa tem lucro.
      Esta porra de pais precisa de uma guerra civil, más como se tiraram nosso direito de ter armas com a alegação de irem parar nas mãos dos criminosos, más o crime não diminuiu, nem as armas nas mãos deles. logico as emissoras de televisão que são pagas para manipular informações colocaram na cabeça das pessoas que armas em casa não presta. os lideres religiosos milionários que estão juntos nesta jogada suja ficam falando de gay na tv quando estamos sendo lesados pelo governo PSDB, PT, PMDB e outros partidos. você vê um líder religioso como marcos Feliciano, ou magno malta brigando em relação a isto? silas mala cheia? igreja não paga imposto mesmo foda-se. Conclusão os donos do mundo que o que é nosso. e o dono do mundo, não é deus. ele mesmo disse que o mundo é do maligno.

  • Há anos que não vejo o JN . Imparcialidade não combina com a globo . Se outras emissoras ao invés de copiar a globo praticassem o bom jornalismo,as mentiras e manipulações ficariam mais claras . Lei de Médios já .

    • Concordo plenamente com vc. Não assisto os telejornais,-(que eu chamo de doses de alienação e pessimismo)- da famigerada globo, faz anos.Por diversas vezes enviei e-mails para a Rede Record falando que não sejam como papagaios reverberando as mentiras propaladas pela globo,veja e folha. Que sejam a diferença.Que ouçam as explicações do Governo Federal, quando “acusados” por essa corja.Que também ouçam as pessoas ligadas ao Governo quando forem “acusadas” por esses salafrários. Mas parece que também na Rede Record o tal “jornalismo verdade” não seja tão verdadeiro assim.

      • PORQUE A MÍDIA NÃO PODE DAR SUA OPINIÃO!

        Imparcialidade, neutralidade, isenção…NORMAS para os profissionais da notícia… Comentaristas não.

        Jornalistas são obrigados a se limitar apenas à notícia e serem imparciais sem tendenciosidade nenhuma, nem mesmo para o bem. Caso contrário vira debate. E a outra parte deverá estar presente para se defender. Ou acusar também. Mesmo que não tenha razão alguma.

        Não sei como os jornalistas conseguem. É o regulamento ético de sua profissão. Acho que devem ter alguma punição se tomar algum partido do que é correto e criticar o que é errado.

        Não podem e ponto. Nós podemos dar nossa opinião, criticar julgar os fatos de terceiros. E não podem se envolver emocionalmente com a notícia.

        a- Não podem criticar o arrocho fiscal sobre o povo para pagar o projeto de eternização no poder que custou mais de 50/Bi aos cofres públicos.
        b- Não pode criticar a corrupção no Petrolão que quebrou o país levando-o para o buraco em pouco tempo, de onde se levou anos para sair, e trouxe de quebra a volta da inflação..
        c- Não pode criticar o ” comunista” Lula agente do capitalismo e dos capitalistas nas suas empreitadas da corrupção, a levar o BNDES a financiar obras na África e países de 5a. quebrados da América do Sul.
        d- Sob ameaça de CPI pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, para contrariedade e desgosto da Dilma. Porque seria Sra. Dilma.
        e- Pedaladas Fiscais. Sob pena de impeachment- Faca no peito da Dilma para explicar pedaladas fiscais ( pagamento de encargos públicos com verbas de bancos públicos), para camuflar Defits e situação econômica precária.

        Nada disso um jornalista poderá comentar…como profissional…

        Já como eleitor e cidadão ( no estado democrático de direito), este tem o direito de exercer sua cidadania e direito de expressão e de opinião.

        Eu me limito a comentar notícias que leio e ouço da mídia todos os dias, desde revistas do pós guerra ( O Cruzeiro ), ditadura de Getúlio, morte de Getúlio ( Café Filho), Juscelino, Jânio, Jango, militares…Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma…..

    • Concordo Valéria. Inclusive a suposta concorrente, a rede record, que poderia fazer a diferença de um jornalismo investigativo e isento, copia a mesma forma da globo. Lastimável. Ganharia minha admiração e talvez eu pudesse voltar a assistir jornais da rede aberta. Pena.

  • A crise não é de enegia, e sim de água. No Rio de Janeiro apesar da seca, não está faltando água.
    Outra coisa que não explicaram foi o porque de as construções estarem paradas. Ela mesma disse que foi por problemas ambientais, isto é foi embargada pela oposição transvestidos de ambientalistas.

  • Imparcial não existe. Existe ou insensível, omisso, alienado? Ou se acende uma vela a Deus ou ao diabo. Não dá para acender para os dois ao mesmo tempo.

    Cada um defende o time que joga e critica o do outro. Há quem critica quem rouba ou defende os ladrões. Os próprios corruptos criticam quem os combate. Vejam, criticam Sergio Moro, mas não critica o juiz que colocou os mensaleiros condenados por Joaquim Barbosa nas ruas.

    Não há ética, moral ou lei relativa como quer o PT. Uma lei que os proteja e outra para o resto. Uma lei ” dois pesos e duas medidas”.

    Não dá para ficar imparcial, em cima do muro como sempre ficou a oposição desde que Lula ganhou. Em cima do muro somente a oposição ( FHC, Aécio, Aliem, Serra…)

  • Imparcialidade, neutralidade, isenção…somente para os profissionais da notícia…

    Jornalistas são obrigados a se limitar apenas à notícia e serem imparciais sem tendenciosidade nenhuma, nem mesmo para o bem. Caso contrário vira debate. E a outra parte deverá estar presente para se defender. Ou acusar também. Mesmo que não tenha razão alguma.

    Não sei como os jornalistas conseguem. É o regulamento ético de sua profissão. Acho que devem ter alguma punição se tomar algum partido do que é correto e criticar o que é errado.

    Não podem e ponto. Nós podemos dar nossa opinião, criticar julgar os fatos de terceiros. E não podem se envolver emocionalmente com a notícia.

Deixe uma resposta