Tudo igual a 1964; só faltam os EUA. Ou não faltam?

Documentário

golpe

 

Vejamos se esqueci alguma coisa.

1 – O que mais se fala hoje, no Brasil, é em depor uma presidente da República reeleita há pouco mais de quatro meses.

2 – As ruas são tomadas por grupos que, aos milhares, pedem que essa deposição do governo seja feita via golpe militar.

3 – A grande imprensa divulga diariamente, e em destaque, textos opinativos pregando a deposição da presidente, ainda que por manobra no Congresso e apesar de não haver acusação formal alguma contra ela.

4 – A imprensa divulga em grande destaque a manifestação que tem, entre os seus, milhares de pessoas que pregam golpe militar

5 – Nas ruas, militantes de dois grupos antagônicos envolvem-se em choques violentos, ainda que restritos a pequenos grupos.

6 – Campanhas milionárias pela deposição do governo são vistas e ninguém sabe exatamente como foram financiadas.

7 – Nas ruas, pessoas que usem roupas identificadas com um determinado grupo político sofrem insultos e agressões físicas.

8 – Como em tantas vezes na história brasileira, a desculpa para depor o governo é a “corrupção” – contudo, investigações só foram possíveis porque o governo que supostamente roubou, nomeou pessoas com autoridade para investigá-lo que não hesitaram em fazê-lo.

9 – A campanha contra uma presidente acusada (sem provas) de corrupção debocha dela até em sua compleição física e a insulta cotidianamente valendo-se de nomes impublicáveis, lembrando os ataques debochados contra Jango Goulart e até contra sua família.

10 – O preenchimento deste espaço é de livre provimento pelo leitor.

O décimo tópico da lista acima é o que falta para que a situação política hoje no Brasil seja praticamente idêntica à que vigia em 1964, quando o Brasil foi sequestrado e assim permaneceu por 21 anos.

De acordo com vídeo que anda circulando na internet, porém, nem isso falta.

O vídeo que você assistirá a seguir reproduz com imagens artigo atribuído a Frederick William Engdahl, economista, escritor e jornalista americano que discute temas de geopolítica econômica e de energia há mais de três décadas. Engdahl contribui regularmente para várias publicações, incluindo Nikon Keizai Shimbun, a revista Foresight, Investor.com de Grant, Banker Europeu e Negócios Banker International e da revista italiana Eurasia estudos geopolíticos. Ele já participou de muitas conferências internacionais sobre a geopolítica, economia e energia.

Esse vídeo faz um resumo do que aconteceu na política brasileira ao longo dos últimos dois anos e insere na equação o décimo tópico da lista acima. Teoria conspiratória ou fato? Em 13 minutos de atenção, você terá elementos para decidir.

EUA JÁ AGEM PARA DERRUBAR DILMA ROUSSEFF

(Por F. William Engdahl na Revista americana NEO)

Vídeo e narração: Cibele Laura

Texto: publicado no “NEO – New Eastern Outlook”. Escrito por F. William Engdahl, norte-americano, engenheiro e jurisprudente (Princeton, EUA-1966), pós-graduado em economia comparativa (Estocolmo, Suécia-1969). Artigo transcrito no “Patria Latina” com tradução de Renato Guimarães.

Adaptação para o vídeo: Cibele Laura

  • Luiz Caniza

    Há algumas semelhanças, mas nem tantas assim. O momento econômico no Brasil é muito melhor do que em 1964, embora não seja isso que mostre a grande mídia, potencializando em proporções muitas vezes maior, o que vem acontecendo.
    Hoje temos uma rede de comunicação virtual democrática, e aberta a todos, bem diferente de 1964, quando a grande mídia era predominante.
    Precisamos ter inteligência, agir com paciência e Dilma precisa começar a responder aos ataques, indo em direção ao povo.

    • Eliseu Leão

      Será que mudou mesmo?
      Volto a lembrar que a petição contra o governo Dilma é on line no site oficial da Casa Branca.

      ”2ª-feira, a Casa Branca deu mais um passo rumo ao teatro do absurdo, ao declarar “emergência nacional com respeito à inusual e extraordinária ameaça à segurança nacional e à política exterior dos EUA que se manifesta na situação na Venezuela” – como o presidente Obama escreveu em carta que enviou ao presidente do Congresso, John Boehner.



      Falta ver se alguém, do valente corpo de jornalistas que cobre a Casa Branca, terá coragem de perguntar o quê, afinal, diabos, o chefe do executivo da nação mais poderosa do universo pensou que estivesse dizendo na tal carta. O quê?! Estará a Venezuela financiando iminente ataque de terroristas contra o território dos EUA? Planeja invadir território norte-americano? Está construindo bomba atômica? 



      A quem essa gente pensa que engana? Alguns alegaram que o linguajar tinha de ser esse, porque é o que a lei dos EUA exige, para impor a mais recente rodada de sanções contra a Venezuela. Mas não melhora coisa alguma alegar, como se fosse defesa, que a lei norte-americana é negócio em cujo processo de manipular e fraudar o presidente pode dizer mentiras à vontade, para contornar o que não queira confessar.

      

Foi precisamente o que fez o presidente Ronald Reagan em 1985, quando fez declaração semelhante para impor sanções – inclusive um embargo econômico – contra a Nicarágua. 

Como Obama em 2015, Reagan também tentava derrubar governo eleito que não agradava a Washington. Conseguiu usar violência paramilitar e terrorista, além de um embargo, no esforço bem-sucedido para destruir a economia da Nicarágua e, afinal, derrubar o governo do país. (Em 2007, os sandinistas voltaram ao poder e são hoje o partido governante.) O mundo andou adiante. Washington, não.”

      11/3/2015, Mark Weisbrot, Counterpunch
http:
      //www.counterpunch.org/2015/03/11/obama-channels-his-inner-reagan-on-venezuela/

  • Cláudio

    :

    Ouvindo As Vozes do Brasil e postando:

    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus, pig & Cia:
    .
    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! !
    .
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    .
    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
    .
    ************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
    .
    **** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
    É melhor /
    ser um, mesmo que zero, à esquerda /
    do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
    .
    **** Poema “Bistância” /
    Tele Visão /
    Tele Vazão /
    Tele Vazio
    .
    .
    **** Poema “Cem Rimas” /
    (para o PT e o PSTU) /
    .
    A vida passa de graça /
    E fica ainda mais rica /
    Nos olhos de esperança /
    Que às mãos multiplicam
    .
    .
    **** Poema “Clic” /
    .
    A luz /
    Assombra /
    As sombras
    .
    .
    **** “Poema Z” /
    .
    Penso /
    Logo(S) /
    Rexisto
    .
    ****

  • E. Mendes Onça

    Edu, lembro me perfeitamente daquele fatidico 1 de abril, e como dali a alguns dias seria meu aniversario, a data ficou marcada.
    Nossa perplexidade com aquelas pessoas que não imaginavamos “torcer” para o golpe, e estar no inicio satisfeitas com ele, nos deixou frustrados. Eramos eu, um irmao pouco mais velho e minha mãe, recen saida de uma cirurgia de troca de valvulas, uma das primeiras, com Dr. Zerbini.
    Meu pai, ferroviario da Sorocabana, faleceu em 1953, e minha mãe tentava, doente, criar duas crianças, sozinha, com um emprego de costureira.
    Meu pai, ferroviario que era, ja pertencia ao PCB e nos deixou uma vasta literatura socialista.
    Essa literatura toda, numa visita da oban em nossa casa, nos colocou no dops.
    Minha māe, com aquela imensa cicatriz no peito, passando por debaixo do seio direito e indo até o meio das costas, possivelmente fez com que algum daqueles policiais se condoesse e ela foi liberada em dois dias.
    Eu e meu irmāo fomos interrogados à exaustāo, em todos os sentidos, mas nāo eramos ativistas, apesar de socialistas, e nāo estavamos ligados a nada da esquerda, exceto nossa vasta literatura. Ambos trabalhavamos, e eles foram colher informaçoes nas empresas que informamos eramos empregados.
    Pau de arara e choques nos testiculos para contar o que nāo tinhamos feito, até nos libertarem. Eu em 11 dias e meu irmāo em 26 dias.
    Estou tremendamente chocado, agora mais do que em 64, pois essa gente nāo sabe o que estará perdendo e o futuro negro que teremos caso realmente aconteça esse golpe. Troquei meu nome por puro medo.

    • eduguim

      Que comentário! Vale um post. Sinto muito por sua dor

    • POIS É, A SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA O NOSSO PAÍS HOJE, NOS DEIXA PERPLEXOS POR CAUSA DA SITUAÇÃO DE VIDA DOS BRASILEIROS TER MELHORADO NESTES ÚLTIMOS 12 ANOS. NÃO ENTENDO POR QUE, OS BENEFICIÁRIOS DESTA QUALIDADE DE VIDA SE LEVAM PELA MÍDIA MENTIROSA QUE SE CONTRAPÕE COM A VERDADE. SOU TESTEMUNHA O QUANTO OS EMPOBRECIDOS, GENTE DA CLASSE MÉDIA MELHORARAM SUAS VIDAS. A ELITE BURGUESA, CLARO QUE ESTÁ ENFURECIDA POR ISSO, O PT PRECISA APROVEITAR A INTELIGENCIA E CRIAR MEIOS DE DIVULGAR TUDO QUE TEM FEITO E MOSTRAR RESULTADOS COM OS NÚMEROS, TESTEMUNHOS, FATOS, ETC.
      AONDE ESTÃO OS MOVIMENTOS SOCIAIS, QUE TEM INSTRUMENTOS ÚTEIS, PARA COMBATEREM ESTE MAU, QUE RONDA TODOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO DE SUA ATUAÇÃO? VAMOS DEFENDER O PROJETO, QUE VEM SENDO IMPLEMENTADO POR ESTE GOVERNO DO PT, E FORÇAS ALIADAS QUE NÃO OLHAM PARA O UMBIGO, MAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS DE TODOS.

  • marcelo

    O apagão na comunicação do governo e do pt contribui para o golpe, consequência da “política” do controle remote, a conta desse descaso chegou.

    • Luís CPPrudente

      A conta é essa mesma. O Governo Federal está sob ataque cerrado e violento das famílias bandidas do PIG, as famiglias do PIG. E vem contemporizando, o certo é que qualquer ação que o Governo Dilma tome, vai ser incriminado pelos bandidos dos partidos udenistas e pelas famiglias do PIG. Não resta outra solução ao Governo Dilma do que cortar a Bolsa PIG, deixar as famiglias do PIG sem o dinheiro das publicidades estatais, investigar todas as sonegações de impostos por parte do PIG, criar um PAC das comunicações sociais (com objetivo da fortalecer os blogs de esquerda, os portais de internet que não sejam ligados ao PIG, os jornais regionais, as rádios e tevês comunitárias de todo o país).

      O Governo Dilma tem que promover entrevistas coletivas, melhorar a comunicação dos ministérios com a sociedade.

      A Ley de Medios é necessária, o Governo Federal deveria enviar através de projeto de lei (ou coisa parecida) o Marco Social da Comunicação que trate do fim da propriedade cruzada de meios de comunicação, além de exigir por lei que qualquer pessoa que seja eleita para cargo público no Congresso Nacional seja obrigado a renunciar ao comando societário de toda emissora de rádio ou televisão.

  • Tião Macalé

    Eduardo,

    O simbolismo de algumas ações têm um poder transformador inimaginável. Já que o governo não se comunica de forma eficiente, teremos nós, o povo, mais uma vez, salvar o nosso futuro e de quebra, o futuro do governo Dilma também…

    A direita fascista fez os seus ataques selvagens e barulhentos, como vaias e palavrões nos estádios, como o tal panelaço gourmet, e as manifestações com carro de som e palavras de ordem.

    Pois bem, como nós representamos e-x-a-t-a-m-e-n-t-e o pensamento político oposto ao deles, sugiro que nossa ações também sejam diametralmente opostas.

    Como ?

    Sugiro que, a partir 16/03, as pessoas que apoiam o governo Dilma façam um minuto de silêncio TODOS os dias.
    Este minuto de silêncio seriam um minuto de tristeza pela da morte da Democracia no Brasil.

    Como funcionaria ?!?

    Simples: TODOS os dias, ao meio-dia, onde quer que estejam, as pessoas simplesmente ficariam de pé, paradas e em silêncio, com a cabeça inclinada para baixo em sinal de constrição, por um minuto.

    Se estiver conversando com alguém, pare por um minuto.
    Se estiver almoçando, pare por um minuto.
    Se estiver trabalhando, pare por um minuto.
    Se estiver ao telefone, pare por um minuto.

    Explique ao seu interlocutor que você está triste pelo fim da Democracia no Brasil e que o seu protesto não é no grito ou na porrada e sim, refletindo no que fazer para trazer de volta a Democracia e a paz social.

    Nesse momento no Brasil é preciso chamar a atenção das pessoas não pela força.
    É preciso ser simples, mas verdadeiro, para dissuadir as massas.

    Com este gesto as pessoas sinalizariam para o próximo que elas também são a favor do governo atual e querem um Brasil, melhor e mais democrático, guiado pela presidente Dilma, até o final de seu mandato.

    Este gesto repetido nas ruas, nos restaurantes, nas empresas, fariam com que pessoas, até então desconhecidas umas das outras, trocassem ideias e compartilhassem pensamentos sobre o momento atual.

    Muitas das mentiras que escorrem da imprensa, hoje em dia, se mantêm vivas por simples falta de combate da sociedade de bem, não alienada.

    O combate nas redes sociais se perde nas ofensas, porém, na vida real as pessoas agem diferente. Os trolls não se comportam em público (na maioria das vezes) como se comportam no mundo virtual.

    Pode parecer um gesto simples e bobo, mas é um gesto que se bem disseminado terá uma força muito grande para trabalhar a alteração da percepção coletiva da sociedade.

    Marcar manifestações com a do dia 13/03 tem o seu valor, mas o que mudará de fato a situação do Brasil será a mudança que cada indivíduo pode fazer no sentimento coletivo e este, só será alterado se, diariamente, a sociedade for percebendo que existem outras formas de pensar e ver o Brasil, que não a forma obtusa e cretina da velha mídia.

    Vou tomar a liberdade de chamar este movimento de: Um minuto pela a democracia, um caminho para o Brasil.

    Fique a vontade para abraçar esta ideia como se sua fosse ela “copyleft”.

    • eduguim

      Poético

    • Gostei da ideia, mas, seria bom anteciparmos, por que não convocar a partir de amanhã? Sugiro que as pessoas que têm fé na oração, possa rezar o salmo 90 e 91 e pedir a força divina para afastar dos corações malvados, a maldade, a mentira, a ganância e a violência. Para nossa Presidenta, pedir muita força, tranquilidade, saúde e um espirito guerreiro e valente para tocar o projeto popular para continuar avançando. Para todos nós, esperança e coragem de LLLLLLLLUUUUUUUUUUUUUUTTTTTTTTTTTTAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.

      • Nádia

        Que tal colocar um pano preto na janela no dia 15/03? para dizer que estamos de luto contra essa manifestação de golpismo.

        • Nádia

          Já venho orando com muito ardor nesses dias, estou pedindo ao nosso divino mestre Jesus para que nos conceda a graça de enviar legiões de espíritos superiores, para iluminar todo povo brasileiro e proteger nossa presidenta, para dar continuidade aos projetos que não é só terrena, pois, há projetos em esferas superiores.

  • Ana Ramos Terra

    Ou nós aprendemos a defender as nossas conquistas, conquistadas nos governos Lula/Dilma, ou não saberemos o quanto temos a perder com as pretensões golpistas de um PSDB de FHC, José Serra, Aécio Neves, Aloysio Nunes, Beto Richa, Álvaro Dias, Agripino Maia – SÃO ESSES ‘SUJOS’ QUE QUEREM DEGOLAR A PRESIDENTA, que vem apurando os casos de corrupção no Brasil. Ninguém é besta não. Eles querem que as investigações parem e a corrupção seja varrida, digo, engavetada como nos tempos deles no governo
    Também não podemos esquecer a asquerosa, sonegadora e golpista Globo, a revista Veja, Folha de São Paulo, Estadão e Cia. Ou nós aprendemos a defender as nossas conquistas, conquistadas nos governos Lula/Dilma ou só sobrarão lágrimas e lamentações.
    É hora de irmos às ruas defender esse governo, antes que a ELITE o tome para o deleite deles. Na realidade aqueles que querem entregar e destruir o Brasil estão tentando lesar também a consciência dos brasileiros. São corruptos que tentam desviar o foco dos seus nomes, crucificando a presidenta Dilma e contam com o apoio sujo do PIG que passa a produzir e veicular notícias negativas para desgastar o governo. O POVO NA RUA MUDARÁ ESSE QUADRO, JÁ!

  • Cleo
  • Fabrício Alves

    1. DILMA DISSE, ANTES DA POSSE.

    Nosso partido cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais
    para alcançar nossos ideais
    Mostraremos que é grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social será o alvo de nossa ação.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
    os recursos econômicos do país se esgotem.
    Exerceremos o poder até que
    Compreendam que
    Somos a nova política.

    2. DEPOIS DA POSSE:

    Basta ler o texto, DE BAIXO PARA CIMA, FRASE A FRASE.

    • Sávio Valença

      Demoníaco este texto. O mal também é criativo.

      • renato

        Parece o disco da XUXA de trás prá diante.
        Jesus que atalhe, esta inspiração maligna.

      • Jaide

        Pois é, Sávio. Até os yoguis advertem: “não duvidem da astúcia dos irmãos das sombras.”

    • Rogero

      Texto assim é produto de mal caráter, esforço incomun para criar ambiente do caos.

    • Nádia

      Deus que nos livre de você Fabricio.

    • POSTÁTA PAULUS

      Estupefato contigo, menino. Que deiazinhas esquisitas tem esse raparigo. Deve ter-lhe ocorrido algum trauma na moringa que comprometeu á área do cérebro responsável por racicocínios simples.

    • O texto de baixo pra cima é o discurso do Aébrio, isso sim.

      Letra a letra.

  • Roberto Pereira

    Os tontos vão bater bumbo no domingo pra ajudar o 1% de ultrabilionários a saquear o pré-sal
    Como é fácil manipular idiotas.

    Veja isso, Edu.

    “Quem está por trás do protesto no dia 15”

    http://outraspalavras.net/brasil/quem-esta-por-tras-do-protesto-no-dia-15/

  • Rafael Oliveira

    http://lemosideias.com/quem-financia-campanha-do-impeachment-e-protesto-de-caminhoneiros/

    Outro esclarecedor texto revelando quem esta por trás das manobras golpistas.

  • Cláudio

    : ****

    Ouvindo As Vozes do Brasil e postando:

    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus, pig(,) sabujo($) & Cia:
    .
    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! !
    .
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    .
    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
    .
    ************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
    .
    **** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
    É melhor /
    ser um, mesmo que zero, à esquerda /
    do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
    .
    **** Poema “Bistância” /
    Tele Visão /
    Tele Vazão /
    Tele Vazio
    .
    .
    **** Poema “Cem Rimas” /
    (para o PT e o PSTU) /
    .
    A vida passa de graça /
    E fica ainda mais rica /
    Nos olhos de esperança /
    Que às mãos multiplicam
    .
    .
    **** Poema “Clic” /
    .
    A luz /
    Assombra /
    As sombras
    .
    .
    **** “Poema Z” /
    .
    Penso /
    Logo(S) /
    Rexisto
    .
    ****

  • Veríssimo

    O que me chamou a atenção foi a data escolhida para o ato: 15 de março. Exatamente o dia em que Julio César foi assassinado por outros senadores por causa de suas reformas. Embora neguem, implicitamente vários participantes nas redes sociais admitem o simbolismo da data, pois será o dia em que matarão a “tirana”…

  • Liduina

    Nada novo pra nós, Edu.
    A gente sabe porque ele fala grosso com a Venezuela.
    E tem muita gente aqui no Brasil que entrega nossa Petrobrás e nem precisa esperar que ele fale grosso.
    É certo que eles estão por trás.

  • Ricardo Lima

    A maior semelhança, me parece, é termos uma figura política imbuída de boa vontade e honestidade, mas incapaz de praticar uma política valente frente à direita golpista e nefasta. Hoje vemos o grande erro que Lula cometeu ao indicar Dilma para substitui-lo. Dilma tem uma semelhança assustadora com Jango. Pretende ser mais real do que o Rei, e corre o risco de entregar o país aos golpistas, sem esboçar uma mínima reação. Que vergonha, Dilma! Para Jango, temos que considerar que as informações eram escassas, que a realidade social e política do país era distinta. Hoje, há um mundo de informações e história recente a sua disposição. Dilma prefere se enclausurar no Palácio. Para piorar, em um país hipocritamente preconceituoso, é mulher.

  • Rodolfo

    E por que os EUA iriam derrubar um governo subserviente, de direita e neoliberal como o da Dilma? Não faz o menor sentido.

    • eduguim

      Assista ao vídeo. É isso que o post propõe. Como pode comentar o que não conhece?

      • Ulafe Demetrio

        Eu assisti o video.

        Você não respeita seus leitores. João Santana não quis assinar e colocou Frederick William.

        Já sabemos que vocês vão colocar esquerditas disfarçados pedindo golpe militar.

        Já sabemos que vândalos estão contratados para provocar violência para estragar nossa festa.

        Dia 15 é só o começo.

        .

        • eduguim

          Prove o que disse

          • Prova é coisa de comunistas, hereges, infiéis. Os membros da raça escolhida e superior não precisam de “provas”. Eles nasceram sabendo. E a palavra de um deles vale mais do que todas as provas do mundo.

            Pq são revelações divinas que os escolhidos para serem seus serviçais, como o comentarista acima, repetem com a certeza absoluta de ser verdade absoluta.

        • El Cid

          O vídeo mexeu com sua sanha golpista? Mostre as evidências do envolvimento do João Santana…

        • Nádia

          Ulafe, que nome é esse??????????? Você é um dos espírito podre que está aqui na Terra. Vá se curar!

  • Euler

    O vídeo sugerido pelo ótimo Blog da Cidadania nos dá uma leve ideia acerca dos interesses que estão por trás da campanha contra a presidenta Dilma. A mídia golpista faz agora o que fez no passado contra Getúlio e Jango. Os barões da mídia, serviçais das elites e do imperialismo norte-americano, despejam coisas negativas contra o Brasil e contra o governo diariamente. O teólogo Leonardo Boff, uma das cabeças pensantes do Brasil, disse hoje que a crise “é forjada, mentirosa e induzida pela mídia”. E a direita, incluindo os tucanos, até hoje não aceitou a derrota eleitoral, e quer derrubar a nossa presidenta no tapetão. No dia 08 de março, quando a presidenta falou em rede de rádio e TV – aliás, Dilma usa pouco este mecanismo legal para se comunicar com o Brasil – parcelas das elites, em bairros de classes médias e da burguesia, bateram as panelas que no caso delas não estão vazias. Agora esses setores marcaram manifestações contra o governo para o dia 15 de março. Desconfiemos dessas manifestações bancadas sabe-se lá por quem. A história do Brasil e da América Latina nos autoriza a imaginar que há muitos milhões de dólares por trás dessa movimentação aparentemente espontânea. Espontânea? Sei! Ou melhor: CIA! A mídia faz coro a este chamado em favor do impeachment da presidenta Dilma. O que soa ridículo, já que a nossa presidenta foi reeleita de forma legítima há poucos meses. Impeachment, sem que haja qualquer indício de envolvimento da presidenta com as denúncias de corrupção é golpe de estado. Essa gente é saudosista da ditadura de 1964, quando as lideranças populares eram presas, torturadas e executadas covardemente. Hoje, contudo, a realidade é outra. As Forças Armadas brasileiras não demonstram disposição para participar de aventuras golpistas, porque sabem que isso resultará na destruição da nação brasileira. É nisso que o império dos EUA e dos países ricos da Europa aposta. Tal como aconteceu com o Oriente Médio e Norte da África, onde os países que tinham relativa autonomia e se desenvolviam em várias áreas, foram simplesmente destruídos. Com a desculpa de levarem a democracia, os paladinos do Ocidente levaram a morte, a destruição, a guerra civil aos povos daquelas regiões. É isso que querem para o Brasil, para a Venezuela, para a Argentina, entre outros, cujos governos desenvolvem políticas internas voltadas para o combate à miséria e à fome, e políticas externas não alinhadas ao império do Norte. Estejamos atentos para não fazermos o jogo sujo dessa elite babaca, de mentalidade colonialista, que acaba arrastando setores populares para os interesses dessa minoria privilegiada, que sempre excluiu, desprezou e maltratou a grande maioria da população brasileira. A nossa manifestação, para quem deseja participar de alguma, é a do dia 13, em defesa da Petrobras, da democracia, dos direitos dos trabalhadores e contra o golpe. A manifestação do dia 15 é da turma de Aécio Neves, da Globo, da Itatiaia, de FHC, e da direita paulistana, que odeia os pobres, os negros, os índios, as mulheres, enfim, odeia gente.

  • Carlos

    É de fonte totalmente confiável? Isto é uma bomba atômica. Tem que ser convocado horário na TV e apresentado.

  • Raquel ciX

    Edu, se houver golpe, não será militar, mas sim jurídicos parlamentar, tal como ocorreu em Honduras e no Paraguai.
    Estou muito preocupada com essas manifestações marcadas nesse clima de insanidade, tanto a do dia 13/quanto a do dia 15. Meu medo é que a situação saia do controle mas ruas e por alguma razão a Força Nacional ou a PF – ambas subordinadas ao governo Federal, e, em última instância a presidenta – tenham que intervir, e em meio a isso ocorram mortes de civis. Essas mortes certamente serão colocadas na conta da Dilma e aí, pimba,/finalmente os golpistas terão um fato concreto e um crime de responsabilidade para atribuir à Dilma. Tal como aconteceu com Lugo no Paraguai. Durante manifestações, houve confronto e 17 pessoas morreram (11 civis e 7 policiais), e a principal acusação contra Lugo no processo relâmpago do impítiman foi mau governo por causa da morte dessas pessoas. (Detalhe: Liliana Ayalde, atual embaixadora norte-americana no Brasil foi embaixadora no Paraguai até alguns meses antes do golpe).

    Aliás, Edu, lembra da tentativa de golpe em 2002 na Venezuela, contra o Chávez? O “estopim” do golpe foram aquelas montagens da TV que insinuavam que manifestantes chavistas atiraram em anti-chavistas e uma pessoa morreu.

    Tenho receio que nessas manifestações tenha algum quebra-quebra que resulte em morte e manipulem/culpem a Dilma-PT.

    Dilma tem que nomear logo um ministro do STF sóbrio, avesso a flashes, legalista e nacionalista.

  • Cláudio

    .:.

    Esse vídeo é muito interessante ! ! ! !
    Muito do que já sabíamos, mais ainda do que suspeitamos e que merece ser visto por quem tenha boa vontade por esse País (Brasil) e seu povo. Impressionante sobretudo pela origem, isenta de partidarismo local. Muito bom. Vou divulgar o ‘link’ para meus familiares, amigos e conhecidos. Mais uma vez, parabéns ao Blog da Cidadania pela qualidade de seus conteúdos.

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    .
    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

  • Elias

    À pergunta do título, caríssimo Eduardo, “…faltam os EUA. Ou não faltam?!” A intuição me obriga a responder: Se houver golpe contra Dilma, terá as mãos do Tio Sam. Se não houver golpe contra Dilma, terá as mãos do Tio Sam. Infelizmente o imperialismo segue firme e forte em todos os continentes, como bem nos mostra o vídeo acima. Torcemos pela segunda hipótese. Abraço forte do seu leitor, Elias.

    • eduguim

      Grande Elias

  • destruidor

    Não podemos esquecer que os E.U.A reativaram a 4 frota. Por que será?

    • eduguim

      Por que será?

  • Ricardo

    Muitas semelhanças, tenho esperança que os fatos subsequentes sejam diferentes:

    1 Que o golpe não obtenha êxito
    2-Se obtiver ,que não dure 21 anos
    3- Que a esquerda qdo chegar ao poder não cometa os mesmos erros, assim que chegar ao poder que mande pro inferno todos esses conspiradores, que assim como os anarquistas espanhois em 36 que mandaram os padres, bispos, etc , mande esses jornalistas canalhas que conspiram pelo golpe para o inferno
    4- Na Russia a esquerda foi sufocada no início do seculo xx,uns 10 snos depois aproximadamente a revolução aconteceu
    5-Durruti já havia dito o capitalismo não se discute,o capitalismo se combate
    6- Batalha perdida é a que não se luta

    • eduguim

      Perfeito

  • José Gonçalves

    Pronto! Agora já podem derrubar a Dilma pq existe uma justificativa forte. São os gringos. Afinal, brasileiros não têm competência pra tanto. Vamos dar um jeito de declarar guerra aos EUA. Elegendo um inimigo externo, a nação se reúne sob o governo. É um jeito de tentar segurar a Dilma. Se o Brasil perder, não tem problema. Eles aplicam um Plano Marshal aqui e nós vamos virar desenvolvidos, assim como Japão, Alemanha, Coreia e outros que lutaram contra os ianques e perderam. Vamos pedir ajuda armada a Putin e aos chinas. Vamos pra cima. Ocupar o salão oval da Casa Branca. Rssss

    Desculpa, não contive a ironia. Acho que tem muita viagem e pouco senso prático. Pra aplacar a crise política, Dilma tem que seguir o conselho do Lula e ir logo pro abraço com o PMDB. Enquanto ainda dá tempo. Pra resolver a crise econômica, bem, ela tem que entender que não entende nada do assunto e também seguir na cartilha do Lula. Essa m…começou em 2008, pra enfrentar a ” marolinha”. Vá lá que Lula tenha segurado a peteca pra manter a popularidade nas alturas e eleger a sucessora, como de fato ocorreu.

    O ponto é que Dilma não fez a correção quando devia ter feito, a tempo de recuperar o prestígio para a reeleição. Acelerou na banguela, quase descarrilou, gerou enorme desconfiança sobre sua competência e real capacidade de gestão, passou na ultima eleição raspando o pelo no arame farpado e desde então só fez bobagem. Dizem que Lula se cercava de gente mais “sabida” do que ele pq era sabido. Dilma só se cerca de ineptos. Deve ser pra pontificar de maioral. Mas fica distante de tudo, não demonstra nem sangue na veia.

    A batata assou. Hoje Dilma caminha no brete pro cadafalso. Só Lula salva. Se é que consiga nesse grau que chegou a fervura. Se é que ele quer e topa fazer isso pra salvar o projeto do PT. De novo, Lula é muito maior que o partido. Muito maior que Dilma e o governo. Mas não sei se é bom ele ser fiador da Dilma. No meu exército, general não vai pra frente de batalha. Se toma um tiro acaba a guerra por falta de comando. Mas o PT vai ter que sacrificar seu general se quiser salvar Dilma. Com o risco de perder os dois. Ou deixa Dilma na ladeira e reaglutina pra 2018. Ta difícil…

  • João de Azevedo

    Edu,

    Não sei se você concorda comigo: eu acho que todas essas manifestações programadas e também induzidas pela Mídia, na verdade tem como pano de fundo a renúncia da presidenta Dilma. Temer assumindo, as coisas podem se ajeitar melhor para o Pig – mais dinheiro.

  • Francisco Dias

    Pelo amor de meus filhinhos, ao invés de ficar olhando para trás e ficar lamentando vamos nos organizar e agir com inteligência, começando por organizar correntes no mundo virtual para pressionar, de baixo para cima, acordar e por em movimento, a presidenta, Lula, PT e aquele bando de parlamentares e dirigentes orgânicos, inanimados desde 2005 e que sonham em boas relações com essa gente inimiga e que joga sujo, sempre. Vamos divulgar os contatos dessa gente inanimada e entupi-los de exigências para que saíam à luta, exponham-se e liderem quem lhes deu o voto da vitória para barrar os golpistas. Depois é botar o bloco 24 horas por dia para falar com o Brasil, centrando em um único assunto que facilita a luta, a Petrobrás, (basta de obedecer a pauta deles e ficarmos fazendo propaganda de impeachment, do golpe, protestos, passeatas, etc.). Vamos centrar no assunto Petrobrás e vamos confrontar a overdose deles de desconstrução do governo via Petrobrás, descontruindo primeiramente o castelo de desinformação que construíram sobre a empresa, “vestindo verde amarelo”, mostrando que os traíras com o papo de corrupção, no qual sempre nadaram de braçadas, querem engabelar o povo para desmontar a Petrobrás, para vende-la na bacia das almas ao patrão estrangeiro e conservar o Brasil como eterna colônia de interesses outros que não correspondem e não atendem os desejos do sofrido povo brasileiro. E dá-lhe Petrobrás, quanto cresceu, quanto produz, por que acusam seletivamente para imobilizar o governo e o PT e escondem a corrupção do mensalão tucano, da sonegação do HSBC na Suíça, o Trensalão, etc., pois os entreguistas de sempre, os cavalos de troia que querem manter o país no atraso e com desemprego , na realidade são os maiores corruptos de toda a história da nação. Guerra é guerra e guerra de informação se vence, sendo esperto, capaz, mais ousado e desde que na alma pulse a razão que fortalece a luta e a vontade de vencer, ao invés de ficar lamentando e enchendo-se de medo. A hora não é de reflexão é de luta, agilidade e inteligência política.

    • Será que vai começar tudo de novo? Nós tento que nos esconder, sermos perseguido …. Não basta os 21 anos de ditadura, quando uma parte da juventude foi esquartejada? Não, por favor, não!!!!

  • zé lima

    Eduardo,

    Nem só de más notícias vive o Brasil!

    Leiam essa:

    O Brasil que produz: Nordeste supera Sudeste na produção de grãos
    Fernando Brito escreveu um excelente artigo sobre a previsão de safra que foi divulgada pelo IBGE. O Nordeste supera o Sudeste na produção de grãos. Brito pergunta: Mas não eram uns indolentes? Seria bom ver as caras dos que, como o estúpido Diogo Mainardi e uma reca de sudestinos tão pernósticos e preconceituosos quanto ignorantes que disseram ser o Nordeste uma região que depende exclusivamente do Bolsa-Família. Vejamos: Na previsão de safra anunciada ontem pelo IBGE, pela primeira vez na história, o Nordeste brasileiro vai ficar à frente da região Sudeste na produção de grãos. A Bahia, que tem na região Oeste (vizinha ao Piauí e ao Maranhão, onde também há forte cultivo) e na cidade de Barreiras a sua “capital da Soja” deixa para trás o Estado de São Paulo. A seca influiu? Sim, mas também influi, e todo ano, nas lavouras nordestinas. Mas o que houve mesmo foi um crescimento sensacional da produção nordestina. Comparando à safra passada, enquanto o IBGE registrava aumento de 0,4% na região Norte, de 5,1% na região Sudeste e de 7,0% na região Sul, no Nordeste este crescimento alcançou 20,4% ! Foram 18,9 milhões de toneladas, contra 7,3 milhões de toneladas na safra 2001/2002, um crescimento muito maior que a média nacional, na qual já foi imenso, com a dobra da safra. “O Nordeste tem aquela visão otimista, ele não sabe ainda se vai colher, mas ele está plantando”, diz o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi, à Agência Estado. E é só o início, porque com programas de irrigação, isso pode ser muito maior. Para os que chamam os nordestinos de indolentes, atrasados, “bovinos” está aí uma boa razão para ruminarem as besteiras que dizem.

    http://crispinianoneto.blogspot.com.br/2015/03/o-brasil-que-produz-nordeste-supera.html

    • Renata

      Legal, bom saber, também é bom divulgar boas notícias, né?

  • Almir

    Na 2ª Segunda Guerra, os nazistas invadiram a França e, em tempo recorde tomaram Paris, quase sem nenhuma resistência, um autêntico “passeio”. Por que aconteceu isso? Ora, toda as elites francesas eram simpáticas ao nazismo, com a honrosa exceção do general Charles De Gaulle, que fugiu pra Inglaterra. Na frente russa, os alemães por pouco não sufocaram a resistência soviética. Também na Rússia os alemães contavam com um número razoável de colaboracionistas.
    E aqui, se os americanos quiserem dar um golpe, há colaboracionistas? Ih… se há…

  • Apolônio

    Temos que estar na manifestação do dia 13. Temos que engrossar as fileiras, com cartazes de apoio a Petrobrás, o estado democrático de direito e a normalidade democrática. Temos também, aproveitar o ensejo para ir convencendo os amigos e amigas sobre a realidade do que está acontecendo.

  • Pisquila

    Edu, já que os gênios da Secom não ajudam Dilma, vão aí algumas sugestões para textículos de tuítes e WhatsApp. Podem replicar à vontade:

    1-Os ricos estão incentivando, divulgando e custeando na surdina as manifestações do dia 15. Será ótimo para eles voltarem ao poder. Você é rico?

    2-A Globo apoia as manifestações do dia 15. Desde quando a Globo faz alguma coisa que presta para o Brasil?

    3-O dono da Bhrama está dando dinheiro para divulgação das manifestações do dia 15. Desde quando a bebida é boa conselheira?

    4-Obama joga a pedra e esconde a mão. A embaixadora americana no Brasil é a mesma que estava no Paraguai quando um golpe derrubou o presidente. Onde há embaixada americana, há golpe! Pense nisto!

    5-Quando foi a última vez que seu patrão ou sua patroa lhe convidaram para alguma coisa? Não se lembra? Pois é… Então porque será que eles lhe convidaram com tanto entusiasmo para as manifestações do dia 15? Isso será bom para eles ou para você? Pense!

    6-Tiraram o Aécio da Lava Jato ao 48 minutos do segundo tempo. A Dilma nem foi neste jogo. Então por que será que querem expulsá-la de campo? Pense!

    7-Com a desculpa de corrupção, brasileiros traíras querem acabar com a Petrobras. Você já pensou quanto a Esso, Shell, Mobil e Texaco (Chevron), devem estar pagando pra esses caras?

    8-Você acredita em geração espontânea? Então tudo bem. As manifestações do dia 15 são “espontâneas” também.

    9-Quem disse que o governo FHC não serviu pra nada que presta? Serviu de mal exemplo!

    10-O Brasil é mesmo engraçado. Ninguém quer saber de quem é meia tonelada de cocaína num helicóptero, mas acreditam piamente quando a Globo diz que Dilma é uma droga.

    11-Se o PT é o pior partido do Brasil, por que será que o PSDB não ganha mais uma eleição pra presidente?

    12- FHC tomou pra si um plano real que não é seu, um filho que não é seu e prometeu pros americanos um pré-sal que não é seu. Ele quer derrubar a Dilma para cumprir o prometido.

    13-Os canalhas envelhecem. FHC é a prova disso.

    • Pisquila

      Obs.: divulguem três itens por dia até o dia 15. Até lá vocês terão publicado 12 tuites. O item 13 não precisa de divulgação: já é público e notório.

    • Nádia

      Repliquei no facebook.

  • Luiza

    Edú e A TODOS – Após assistir ao vídeo que o Edú disponibilizou aqui no Cidadania, acessem o link abaixo para ler na íntegra o artigo [é muito importante para entender as acoes dos EUA para destroçar a América Latina]. Dilma é um alvo vulnerável. Coloquei somente alguns trechos do artigo.

    ((( Nenhum governo reformista será tolerado por Washington na América Central e do Sul )))

    WASHINGTON TRABALHA PARA DERRUBAR O GOVERNO ARGENTINO. REDOBRAM OS ESFORÇOS CONTRA AS REFORMAS NA AMÉRICA LATINA

    Paul C Roberts – Foi publicada pela Strategic Culture Foundation uma reportagem de Mahdi Darius Nazemroaya sobre o esforço em curso levado a efeito por Washington e pela inteligência argentina para derrubar a presidente reformista da Argentina. http://oempastelador.blogspot.com.br/2015/02/washington-trabalha-para-derrubar-o.html

    “Nenhum governo reformista será tolerado por Washington na América Central e do Sul. Por exemplo: a interferência de Washington até conseguir derrubar o governo reformista em Honduras foi legendária. Um dos primeiros atos de governo de Obama foi a derrubada do presidente de Honduras, Manuel Zelaya. Aliado do presidente reformista da Venezuela, Hugo Chávez, Zelaya, como Chávez, foi retratado como ditador e como ameaça.
    Washington luta contra as reformas até esmagá-las no intento de proteger a capacidade de saque de seus interesses comerciais. Sobre seu tempo de serviço na América Central o general dos fuzileiros dos Estados Unidos, Smedley Butler, disse: “Servi em todas as patentes, de Segundo Tenente a General. Durante todo este período, gastei a maior parte do meu tempo fazendo as vezes de ‘Leão de Chácara’ para as grandes empresas, para Wall Street e banqueiros. Resumindo, eu não passava de um chantagista do capitalismo.

    Com a já longamente documentada história da interferência dos Estados Unidos nos acontecimentos internos de seus vizinhos do Sul, a charada é saber por que esses países facilitam a derrubada de seus governos acolhendo embaixadas dos EUA e permitindo que empresas norte-americanas operem em seu território?

    Sempre que um processo político coloca no poder em qualquer destes países um líder que pensa em colocar o interesse de seu povo em confronto com os interesses dos Estados Unidos, este líder ou é derrubado através de um golpe ou assassinado. Para os Estados Unidos, a América do Sul existe apenas para servir aos seus interesses, e cuidam a cada instante para que isso continue exatamente assim. Com a aliança eventualmente desenvolvida pelos EUA com a elite e o exército de determinado país, as reformas sofrem um processo de sabotagem contínua.

    Países que se abrem para a entrada de embaixadas dos Estados Unidos, de seus interesses comerciais e de ONGs fundadas nos Estados Unidos não perdem por esperar: mais cedo ou mais tarde sua independência ou sua soberania será subvertida [ SOBRE ESSE ASSUNTO LER NA ÍNTEGRA O ARTIGO AO FINAL OU ACESSE O LINK – http://oempastelador.blogspot.com.br/2015/03/americanos-recrutam-brasileiros_4.html%5D. Uma real reforma na América Latina só acontecerá com a expulsão dos agentes do interesse norte-americano e com a desapropriação dos oligarcas

    A quinta coluna está presente na Argentina. Note-se que muitos dos indivíduos […] são elementos que restaram do período de ditadura militar na Argentina, a qual colaborava intimamente com os Estados Unidos. Isso pode explicar por que se acredita que Stusio [ diretor geral de operações para interceptação dos adversários políticos da presidente [da Argentina] demitido quando a presidente Cristina descobriu que ele estava trabalhando em conluio com Nisman na construção de um caso contra ela] tenha voado para os Estados Unidos. Além disso, este é o motivo que levou o governo argentino a iniciar uma investigação sobre as atividades de vários agentes da polícia federal que estavam monitorando Nisman e por que decidiu substituir a Secretaria de Inteligência (SI – anteriormente Secretaria de Inteligência do Estado ou SIDE) por uma nova agência federal de inteligência. (10) “Todas essas coisas me levaram a tomar a decisão de remover agentes que atuam desde antes da implantação da democracia”, afirmou a própria Kirchner”

    China, Rússia, Cuba, BRASIL[destaque meu], Venezuela, Equador, Bolívia e uma série de outros países independentes também são alvos do que é na realidade uma guerra que se trava entre os EUA e os países soberanos que resistem à influência dos Estados Unidos.

    Além da guerra por recursos que incluem as reservas de energia, a guerra de múltiplo espectro lançada pelos Estados Unidos contra seus rivais vai cada vez mais em direção a um assalto à agricultura, do qual resultará a desestabilização dos preços dos alimentos e eventualmente a fome. Além de uma ainda não explorada [ NO BRASIL, O PRE-SAL É UMA REALIDADE – destaque meu] reserva de petróleo e gás natura, a Argentina é potência agrícola. Controlar Buenos Aires seria útil para os Estados Unidos.

    ——————————————————————————————————————————————

    “Países que se abrem para a entrada de embaixadas dos Estados Unidos, de seus interesses comerciais e de ONGs fundadas nos Estados Unidos não perdem por esperar: mais cedo ou mais tarde sua independência ou sua soberania será subvertida ” [trecho do artigo do link –

    Artigo – AMERICANOS RECRUTAM BRASILEIROS
    http://oempastelador.blogspot.com.br/2015/03/americanos-recrutam-brasileiros_4.html [ por acaso, Marina Silva, FHC e tantos outros brasileiros não se corromperam assim ?? ]

    O advogado e blogueiro Pettersen Filho reproduz, em seu blog, anúncio da embaixada dos EUA, recrutando jovens “líderes” brasileiros, como “bolsistas”, com a seguinte mensagem:
    “O Departamento de Estado dos EUA, por meio do Atlas Corps – uma rede internacional de líderes sem fins lucrativos, tem o prazer de anunciar oportunidades para líderes emergentes da sociedade civil para obter bolsas de estudos de 6 a 18 meses nos Estados Unidos. Interessados em se candidatar devem ter de 2 a 10 anos de experiência trabalhando em alguma ONG, nível universitário, até 35 anos de idade e fluência na língua inglesa…
    Os bolsistas selecionados serão inseridos em uma organização renomada na área social nos Estados Unidos. Despesas com passagem aérea, visto de entrada nos EUA, seguro saúde, alimentação, transporte local e acomodação partilhada serão totalmente custeadas. Informações sobre o programa e como se candidatar estão disponíveis no site: http://apply.atlascorps.org.” [em http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/…/atlascorps.html%5D
    Não bastando trazer ONGs de fora, ou criar, aqui mesmo, organizações que se infiltram nos mais diferentes segmentos da sociedade brasileira – e, como lembra Pettersen – estão especialmente ativas na Região Amazônica, os EUA seguem firmes em sua permanente estratégia de cooptação de jovens “líderes” locais de todo o mundo, por meio de organizações de fachada, ou “associadas”.
    A esperança é a de que eles, em seu retorno, espalhem o que “aprenderam” e atuem na defesa dos interesses norte-americanos.
    Melhor, ainda, se, no futuro, alguns chegarem a posições proeminentes em seus respectivos países, para, como reza o slogan do AtlasCorps, “mudar sua perspectiva e mudar o mundo” – como aconteceu, com certeza, ao menos quanto à primeira metade da frase, com um jovem sociólogo brasileiro, financiado, nos anos 1960 – como lembrou em artigo o jornalista Sebastião Nery – pela Fundação Ford, com expressiva quantia para fundar uma organização chamada CEBRAP, muitos anos antes de chegar à Presidência da República.
    Se fossem os russos e os chineses – parceiros do Brasil no BRICS – ou os cubanos – conhecidos por seu envolvimento em causas humanitárias, como o combate ao Ebola – que publicassem por aqui anúncio semelhante, dá para imaginar como seria o alarido fantasioso e anacrônico, “anticomunista” e “anti-bolivariano”, dos hitlernautas brasileiros, nos portais e redes sociais.
    Mas como se trata dos EUA – prestes a estrear, nos cinemas nacionais, nova campanha de lavagem cerebral, com o filme “American Sniper” – nação “libertadora” do Iraque, da Líbia e da Síria, países em que suas guerras e “primaveras” deixaram milhões de mortos e refugiados e que estão entregues agora a terroristas originalmente armados pelos próprios EUA para combater quem estava no poder anteriormente – o assunto, com exceção de alguns sites da “blogosfera”, quase passa em brancas nuvens por aqui.

  • Roberto L.

    Edu, só faltam os EUA? Os Estados Unidos participam, indireta ou diretamente de qualquer mudança de governo/regime no mundo, exceto em casos de revolução.

    Eu sempre disse (e continuo afirmando, e passo na cara frequentemente da turma que diz apoiar Dilma mas ficam atônitos no FB sem entender o que passa pois são despolitizados posando de “politizados”, pois dar apoio à presidente em forma de torcida, e não pela via da razão, pela conscientização do povo, é capitulação) que o PT e boa parte da esquerda no Brasil é profundamente despolitizada sobre esse tipo de questão ou leva esse tipo de coisa na brincadeira.

    Não se trata de deixar todo mundo paranoico vendo o “monstro” do Tio Sam na esquina, e sim de entender como a tirania dos EUA (mascarada de democracia) funciona/age.

    A tirania dos EUA opera nas constradições e crises de governos populares (Lula e Dilma, Vargas, Goulart) ou títeres (caso do de FHC) pra, ou pôr esses governos de joelhos (caso tucano em que o país quebrou três vezes engordando a fortuna dos financistas via juros da dívida) ou tentar derrubar, via voto ou não, que é o caso atual do ataque tucano à Dilma. O PSDB é literalmente uma ONG a serviço dos EUA no Brasil junto com a Globo, o PSDB é o tentáculo político disso (ou virou, pois não começou assim com Covas mas virou isso com FHC e a corja dele).

    Sabendo disso, fica uma pergunta: dá pra entender como o PT nunca tratou essa questão a sério em 12 anos ou em toda sua existência? O PT achava mesmo que se chegasse um dia ao poder e fosse bem sucedido que o Tio Sam iria deixar o Brasil e o PT em paz? Se o PT pensou isso, agora paga pela ingenuidade ou estupidez histórica, e a gente junto, mas não foi por falta de alerta. Desde que acompanho política eu sempre bato nessas teclas, se o povo leva esse tipo de questão na brincadeira, já passou da hora de parar de levar e ver o que está acontecendo na Rússia e Ucrânia, o banho de sangue lá é real, ou mesmo aqui nos vizinhos (Venezuela e Argentina).

    O importante é que, sabendo disso, temos que fazer uma frente nacional pra confrontar esses grupos golpistas e conscientizar o povo a tomar partido contra os entreguistas e contra o país que vive de incitar golpes de estado no mundo desde que se alçou ao posto de potência e superpotência (os EUA) e seus sócios (Alemanha e parte da UE, lembrando que o grupo Prisa, dono do El País, opera no Brasil atacando o governo brasileiro todo dia, a DW, alemã, faz o mesmo).

    Só que sobre o pânico que pode se instalar com o pessoal de São Paulo, eu volto a reafirmar minha visão do que se passa pois é a visão de quem vê o Brasil de Norte a Sul e não está sofrendo dessa pressão que sei que o pessoal de esquerda aí em SP sofre (a gente já sofreu isso em PE com o PFL e era barra pesada, até a queda do PFL/DEM em 2000 com a vitória de João Paulo, do PT, pra prefeitura do Recife, vitória histórica que liquidou o DEM em Pernambuco, uma das sedes nacionais dele junto com Salvador).

    A sensação pra quem está em SP é de cerco, quem está fora não está sentindo isso, é algo que lembra muito a situação política do conflito de 1932 em que SP se isolou e o resto do país fez um cerco à SP.

    O posicionamento do povo nos demais estados vai de encontro ao dessa elite em SP. Se essa direita paulista tentar ir pro tudo ou nada agora, vão acabar tomando uma rasteira (mas não com balas como foi em 1932 e derramamento de sangue) e ficando isolada nacionalmente.

    O fato mais grave de tudo que está se passando é que aparentemente o PSDB rachou (ninguém tem falado nisso). Há uma ala que já se postou contra golpismo (é a dos governadores, Perillo de Goiás e até o Alckmin) e a gangue do golpe que é puxada por FHC, encabeçada politicamente por Aécio, mais o Serra e o Aloyzio Nunes, tirando o Aécio o resto atua em SP, mas Aécio foi mais bem votado em SP do que em Minas ano passado graças a esse tucanato local.

    Se rolar fiasco domingo (e eu acho que rola), a ala dos governadores irá tomar posição e começará a isolar o Aécio que está atolado na Lava Jato pois seu braço direita, Anastasia, está sendo investigado, e investigar Anastasia é como chegar em Aécio Neves. Ele deveria estar mais preocupado com isso do que cantar de galo sem ter como, mas como é um cretino, não passa à cabeça dele que ele pode ser enquadrado (de forma inédita) pela justiça, até pra dizerem que são “imparciais”.

    Em suma, a situação é de sinal de alerta sim, mas precisamos formar uma frente ampla de conscientização popular pra debelar qualquer ataque à democracia, e isso está muito além do discurso vitimista do PT que eu sinceramente não aguento mais. Você não vê um intelectual do PT falar duro ou reagir, parece que todos capitularam e não podemos ir no caminho deles, tem coisa muito grossa sendo jogada e cabe aos cidadãos conscientes do país (você é um deles, pela iniciativa política feita com o blog, mas estamos no apoio e também conscientizando o povo nas ruas e internet) tomar as rédeas já que o PT jogou a toalha e tá mais preocupado com o mimimi interno dele do que brigar em defesa do país. Eu estou fazendo uma crítica ao PT mas sei que nem todo petista compartilha dessa visão de capitulação que tomou parte do PT, mas cabe a esses tomar iniciativas sem esperar que o PT faça algo, pois já vi que ele só fará via pressão popular pela esquerda (por isso que não se deve criticar a pressão vinda dessa vez de setores da esquerda organizada e não daqueles quinta-colunas do MPL e cia).

    Travemos a luta, dessa vez o Tio Sam vai tentar (ele doutrinou o povo desde 2002 com a Veja, pesadamente, Instituo Milenium, Globo e cia) mas não estamos em 1964. O Tio Sam vai tentar não, ele sempre irá tentar desestabilizar países com potencial e fortes, até a Alemanha, que é aliada dele, se ele pudesse puxar o tapete ele puxaria, é da natureza de ave de rapina dos ianques (governo deles) fazer isso. Os EUA não tem aliados, só tem interesses, por isso que países como a Rússia, China, Índia dão tanta ênfase à questão militar, pra dissuadir ataques ao país, só o Brasil tem sido negligente nisso muito em virtude dos 8 anos de desgoverno tucano, mas os governos do PT também vacilam em não acelerar a reestruturação das forças armadas e modificação da doutrina das mesmas, pra torná-las forças de defesa.

    Digo isso em tom de desabafo pois estou mesmo de saco cheio de ver petistas no perfil postando memês idiotas (de campanha eleitoral), que ignoram o que a gente escreve, se achando estrelas, e agindo como se estivessem em guetos com medo da direita. Não é assim que se combate o inimigo. Ainda bem que temos esse espaço e o dos outros blogs pra nos expressar, senão estaríamos isolados naquela outra rede pois a articulação e consciência de muita gente da militância do PT na rede é deprimente (desculpando o desabafo mas é que não dá mais pra passar a mão na cabeça desse pessoal, eles precisam acordar pra ontem pra disputa política e parar de agirem como crianças mimadas). O desabafo não é com ninguém que comenta neste blog, o pessoal aqui tem a cabeça mais aberta e é mais antenado com o que vem ocorrendo de fato no país, por isso que fiz aquele comentário uma vez criticando pessoas no FB que vinham criticar teu blog enquanto eles não participam de luta política alguma ao mesmo tempo que malham quem participa, pois esta é uma briga nacional e não uma briga de “um sozinho” e sim de milhões. Os cidadãos conscientes puxam o resto pra se posicionarem, é esse o papel político nosso.

    • Marcos Rizzatti

      Gostei muito de seu comentário, enquanto lia fiquei pensando na parte que você fala sobre os Países do BRICS, tirando Brasil, estes países já possui armas atômicas, possui uma defesa que o ianques pensarão muitas vezes antes de pensar em atacar militarmente (é por isso hoje em dia que os norte americanos apenas tentam invadir econômicamente os paises em desenvolvimento ou via de ser desenvolvido) porque sabem que numa guerra desse tipo não existe vencedor, mas eles tem AINDA o domínio econômico, embora a china já esteja no calcanhar deles, porém ela é uma potência atômica, então sanção econômica não dá pra fazer contra os chineses.
      Lembro a alguns anos atrás, assisti o então candidato a presidente, o Enéas (a maioria lembra né) numa entrevista ao programa do Jô Soares, ele defendendo que o Brasil tivesse armas atômicas, como defesa a sua soberania e assim evitasse que outros países (no caso o sempre USA) invadisse ou fizesse pressão para derrubar governos do Brasil, até aquela entrevista, eu particularmente era contrário ao Brasil ter esse tipo de arsenal, mas ai lembrando do caso do Iraque onde o USA MENTIU que havia armas químicas e atômicas, como desculpa para invadir aquele país, o que aconteceu? como o Iraque não tinha e nunca teve, os USA nunca tiveram medo de atacá-lo, porém a Coréia do Norte, todos sabemos ser uma ditadura cruel, possui arsenal atômico, o USA só fica na ameaça, por que? ora simples, guerras atômicas não existe vencedor, simples assim!

      • Roberto L.

        “Gostei muito de seu comentário, enquanto lia fiquei pensando na parte que você fala sobre os Países do BRICS, tirando Brasil, estes países já possui armas atômicas, possui uma defesa que o ianques pensarão muitas vezes antes de pensar em atacar militarmente (é por isso hoje em dia que os norte americanos apenas tentam invadir econômicamente os paises em desenvolvimento ou via de ser desenvolvido) porque sabem que numa guerra desse tipo não existe vencedor, mas eles tem AINDA o domínio econômico, embora a china já esteja no calcanhar deles, porém ela é uma potência atômica, então sanção econômica não dá pra fazer contra os chineses.

        Marcos, exatamente. Os alvos dos EUA pós-2aGM sempre são países sem armamento nuclear, pode reparar isso. Eles passam longe de países com ogivas nucleares, embora tumultuem bastante o Paquistão que tem uma elite corrupta de doer e inconsequente (é tão turva quanto a do Brasil ou mais). Só que o conflito com a Índia faz com que essa elite, pelo menos na parte militar, não se descuide totalmente da segurança, senão a Índia parte pra cima com tudo.

        E adivinha quem foi o lesa-pátria que assinou o acordo de não proliferação nuclear tirando do Brasil uma chance militar de defesa real (ninguém é a favor que se faça uso disso, mas se mutilar de ter aparato nuclear é uma atitude que só um lesa-pátria pode fazer): Fernando Henrique Cardoso.
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_N%C3%A3o_Prolifera%C3%A7%C3%A3o_de_Armas_Nucleares#Acordo

        Esse cidadão deveria estar na cadeia e não solto pregando golpe. Nem os milicos da ditadura foram tão longe em deixar o país vulnerável quanto esse tucano sem vergonha.

        “Lembro a alguns anos atrás, assisti o então candidato a presidente, o Enéas (a maioria lembra né) numa entrevista ao programa do Jô Soares, ele defendendo que o Brasil tivesse armas atômicas, como defesa a sua soberania e assim evitasse que outros países (no caso o sempre USA) invadisse ou fizesse pressão para derrubar governos do Brasil, até aquela entrevista, eu particularmente era contrário ao Brasil ter esse tipo de arsenal, mas ai lembrando do caso do Iraque onde o USA MENTIU que havia armas químicas e atômicas, como desculpa para invadir aquele país, o que aconteceu? como o Iraque não tinha e nunca teve, os USA nunca tiveram medo de atacá-lo, porém a Coréia do Norte, todos sabemos ser uma ditadura cruel, possui arsenal atômico, o USA só fica na ameaça, por que? ora simples, guerras atômicas não existe vencedor, simples assim!

        Essa é uma questão que deverá ser discutida cedo ou tarde, no caso, retomada a discussão já que o Brasil já teve programa nuclear que visava a conseguir a tecnologia da bomba (na realidade o Brasil detém o processo de enriquecimento de urânio, o problema são os mísseis balísticos que por exemplo o Irã detém tecnologia). Imagina as sansões que o país receberia se falasse em construção de mísseis desse tipo. Tem ideia do porquê do ataque à Alcântara e o lançamento de satélites pelo país? Porque o lançamento de satélites desenvolve a tecnologia desses artefatos também.

        Mas você vê a mídia no país falar disso? Quando falam é pra anarquizar e debochar pra silenciarem o assunto que é sim sério e importante. Um país com a dimensão do Brasil não pode abrir mão desse tipo de defesa já que não iremos usar isso pra intimidar os outros e sim por proteção. Nem o Reino Unido, que é tido como poodle dos EUA, abriu mão de ter sua bombinha porque nunca confiou nos norte-americanos. É bizarro como a mídia amestrada do país trata essa questão, mas o fazem propositalmente pois sabem que o povo é muito mal informado sobre isso e apelam pros temores de que quem defendem isso quer provocar guerras e afins quando é justamente o contrário, é um mecanismo de dissuasão importante que um país como o Brasil não pode abrir mão disso. Chega a ser absurdo que o Brasil não tenha esse tipo de armamento, como vc bem reparou, é o único país dos BRICS que não possui armamento nuclear pra proteção, exceção da África do Sul que montou e “entregou” suas armas (mas sabe o processo de como montar:
        http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul_e_as_armas_de_destrui%C3%A7%C3%A3o_em_massa

  • Simas Mayer, Hebert

    Eduardo,
    Finalmente, o foco do assunto está sendo dirigido para a direção correta… Eu acho, até, q já fiz comentário, aqui, mesmo, sobre esse erro estratégico; pq sempre desejei discutir o problema, partindo de uma situação q ocorria lá, nos EEUU. Primeiro, q desde a guerra do Vietnã, a juventude americana foge de servir à nação, como o diabo da cruz. Eu mesmo, certa vez, ouvi de um jovem americano, aqui no Brasil, a afirmação de q não queria voltar pra seu país, dado q seria obrigado a servir ao exército e ser jogado em uma guerra, qq, q não tinha nada a ver com ele… jovem, americano. Essa ocorrência aconteceu em 1965; e eu era jovem e estava trabalhando num interior, desses, ai, onde encontrei e fiz amizade com esse rapaz. Uma segunda argumentação, Eduardo, seria q, já agora, os EEUU acrescentaram em seu currículo, uma dívida milionária, bilionária; junto com uma dificuldade em administrar essa dívida… O motivo não nos interessa. Mas, uma dívida, enorme, junto com as dificuldades de induzir a população, jovem, a servir ao exército… A saída, parece, foi “contratar” pessoas, mtos até marginais, pra servir ao exército; além, de se passar a usar, tbm, a terceirização do serviço militar. Parece q, atualmente, é proibida essa prática; mas, ela foi bastante usada, ao tempo daquela primeira campanha no Iraque. Dai, pq estourou a série de reportagens sobre as barbaridades praticadas por soldados americanos, contra prisioneiros iraquianos. Lembra? As barbaridades eram praticadas, filmadas e colecionadas pelos próprios militares, simplesmente, devido as suas condições de elementos terceirizados, verdadeiros marginais, servindo às empresas especializadas em oferecer essa nova perspectiva de serviço… Passado esses momentos, o Pentágono começou a pensar e a usar a guerra, moderna, de informação, via internet. Então, os EEUU q mantinham soldados em todos os cantos do mundo, passaram a utilizar essa prática, parece-me q no Leste-Europeu, com a procura de subverter a ordem, onde necessário… Seguiu-se, agora, no Egito, na Líbia, no próprio Iraque, por exemplo, com a alegação de levar a Democracia, à nações dominadas por governos, tidos como nacionalistas e com tendências nada favoráveis.
    Acontece, Eduardo, q me parece, q os EEUU estavam mto preocupados em fazer a guerra financeira e econômica, pra melhor impor ao Império, suas políticas neoliberais… Faliu meio mundo e saiu, por ai, impondo, junto com uns, poucos, controladores das finanças mundiais, o neoliberalismo. Não são os controladores do FMI, do Banco Mundial, etc… etc? Nesses últimos anos, os EEUU têm vivido a situação da Crise Financeira, mundial, os problemas sempre atuais do Oriente Médio. A América Latina estava deixada de lado, desde q “determinou” aos militares passarem o governo, aos civis… A gente vive afirmando q o povo arquitetou a democratização na América Latina… Mas, acho q não foi bem, assim. Os americanos é q deram uma decisão nos governos militares, Sul Americanos… Ora, ao tempo, a OEA e um bando de “patriotas”, tipo prof cardoso (FFHH), trabalhavam em Washington, às expensas do Congresso dos EEUU, e criaram o tal do Consenso de Washington. O prof cardoso foi o coordenador das reuniões; e o foi, com denotado brilho e ardor… (antes, no Chile, o pinochet já se utilizava do neoliberalismo, tomado ao pé da letra do “dama de ferro”… Lembra? ) Aqui no Brasil, era a época do Collor… q colocou em prática a cartilha neoliberal, com todo o ardor… ( na época, pensei q iria perder o emprego e ter de mudar de vida, novamente… Qtas vezes eu comecei, a vida, novamente, cara… O Gov Collor conseguiu ser pior, pra mim, q os militares. O homem arrasou, em apenas dois anos. Dai, tbm, ter sido defenestrado do poder. Desagradou a mtos interesses )
    Eduardo, o q gostaria de passar, é q desde os tempos em q os EEUU decidiram q deveriam fazer uma guerra contra Hitler e substituí-lo, em suas intenções de dominar outras nações, ficou patente a sua determinação de se tornar um “império”… Só q quem ganhou a II Grde Guerra foi a Rússia… Ninguém leu esta notícia num Correio da Manhã, num Diário de Notícias, ou num Estado de SP. Qto as organizações, mafiosas, só passaram a existir, com a “redentora”… Heim?
    O fato é q o Império estava agitado com o Oriente Médio, com a União Européia… com o Japão, e nem deu atenção à América Latina, trabalhando, em silêncio. Depois q entraram em cena os Gov’s Progressistas, as coisas começaram a complicar. Hugo Chaves e o Maduro, aquele casal na Argentina, o Pres Lula… e, agora, a Pres Dilma: não dá, mais… Vamos agir com mais rigor! Qtos governos Latinos Americanos já não foram derrubados? Qtos?… E estamos, aqui, agora, a pensar em 1964… Mas, existe uma diferença… O Brasil é um outro País, q pelo andar da carruagem, ao final de 2018, deverá ser a quinta potência mundial, atrás dos EEUU, China, Japão e Alemanha. Eu acho q o desespero, todo, é justo, isto; não dá pra este governo, entre nós, continuar seu “trabalhinho”. Pq, em 2018, não tem mais jeito. A listagem vai estar completa e, talvez, a multipolaridade praticamente consolidada.
    Abraço, fraterno

    • Roberto L.

      Simas, sim, o modus operandi dos EUA se dá dessa forma, ou mais precisamente em etapas.

      Primeiro vem a execração pública, eles usam a mídia pra demonizar o país “da vez” ou o “regime da vez” pra tentar fomentar instabilidade política ou usam alguma crise interna (o termo que usei das “contradições internas”) pra promover o caos no país com os lacaios internos (agentes internos, a elite golpista junto com outros setores oportunistas).

      Caso isso não funcione eles partem pras sansões, caso da Rússia atualmente, Venezuela, Irã etc.

      Se as sansões não resolverem aí vem a parte radical da coisa: a guerra. É o último passo na escalada de derrubada de regime por parte dos EUA.

      Só que tentar entrar em guerra com a Rússia é literalmente suicídio, tanto que o Bobama (como chamo aquele palhaço) é criticado pesadamente por vários setores isolacionistas do Partido Republicano que dizem que ele foi longe demais com a Rússia. Os neocons são a parte agressiva do Partido Republicano que ascenderam com W. Bush e o pai, até então eles não apitavam no Partido Republicano.

      Em parte a postura da Dilma não falar abertamente em EUA é acertada, pois a direita está provocando a Dilma pra que ela dê um passo maior e toque no nome do Tio Sam pra a caricaturarem como o Maduro e afins e passarem a dizer que há uma “ditadura” no Brasil.

      Quem deve fazer esse esforço pra esclarecer o povo é a gente e os partidos, mas aí que reside minha crítica ao PT: só vejo quadro do PT, até no FB, falar pro rebanho, só falam entre si e nunca pras pessoas. Eles fogem do povo como o diabo foge da cruz, por isso que o PT vive a crise atual ideológica. À parte a crítica ao PT, façamos nossa parte, não esperemos que partidos se mobilizem pra defender o país, se vierem defender juntos, bom, ninguém rejeitará o apoio, mas não fiquemos imobilizados por isso.

  • Maria Antônia Ferreira Monteiro

    Caros Eduardo e colegas,
    Se uma imagem vale mais do que mil palavras, este vídeo vale mais do que as bibliotecas do mundo inteiro! Os Estados Unidos sempre estiveram e sempre estarão presentes em toda e qualquer forma de instabilidade de todos os países sobre os quais queira manter o domínio nas decisões políticas que de alguma forma lhes favoreçam economicamente e que contribuam para a manutenção de seus interesses capitalistas! Para mim a única diferença em relação a 64 é que naquela época os brasileiros eram em sua maioria apolíticos — de verdade — não à moda e maneira das manifestações de 2013! Me refiro aos brasileiros que em grande parte nem tinham conhecimento da existência da ditadura! E a única forma de se informar era o canal de televisão dos Marinhos! Hoje tem a internet. Está cheia de lixo?! Sim, mas para quem quer ler outras opiniões que não apenas as dos sensos comuns chamadas Rede Globo e suas afiliadas e congêneres, impressos ou televisivos, tem material de sobra para formar sua própria opinião.
    As cabeças colonizadas dos delegados do Império Norte Americano, aqui no Brasil representados na política pelo PSDB, nas comunicações pelos ratos rentistas subalternos, nas pessoas, tanto jurídicas quantos físicas dos Marinhos, Mesquitas, Civitas e suas trupes de jornalistas amestrados, juntamente com os intelectuais de direita, cumprem fielmente o papel de verdugos hipócritas , cínicos, cretinos, calhordas da moral e da ética na política e na vida social através da fala e da escrita nutrindo e destruindo diuturnamente as esperanças e os sonhos daqueles que desejam e aspiraram a uma vida digna para si e para os seus. E do modo mais abjeto possível, uma vez que, uma boa parcela deles nem percebe que está sendo enganado e eliminado em sua capacidade de inteligir! Essa choldra se considera o suprassumo da genialidade tanto na política quanto no direito de se portar como bem entender, inclusive como portadores de dignidade e de direitos que foram feitos apenas para eles e somente eles podem neles se locupletarem, no entanto, não passam de um bando de jacus bairristas e adversários de tudo aquilo que possa tornar o Brasil independente, visto que têm uma natureza depredadora e para todos eles, os brasileiros que não comungam de seus modos de pensar só servem para serem ludibriados, enganados e levados a crer que devem se contentar em ter subempregos apenas para não morrem de fome! Desprezam, depredam e depreciam o Brasil porque não desejam vê-lo desenvolvido, menos desigual e menos injusto, mas querem apenas ser representantes e sócios do Império Norte Americano.
    Essa súcia pode babar de raiva, cortar os pulsos, se jogar de seus belos apartamentos, mas não vão conseguir destruir nosso País que a duras penas e há custas de muitas vidas conseguimos construir com um pouco de democracia! Não somos os brasileiros de 1964! Eles sim, continuam os mesmos, mas nós de esquerda melhoramos não apenas como indivíduos, mas como nação! Não teria tido medo em 64 e não tenho agora! No dia 13 de março estarei na Praça do Campo Grande às 15 horas, mesmo que seja apenas para fazer número! Sapos engolem moscas, mas milhões de moscas juntas devoram sapos!
    Abraços
    Maria Antônia

  • Simas Mayer, Hebert

    Sabe, Eduardo, eu preciso voltar, pra continuar e discordar de certas coisas. Não de vc, no todo; talvez, em alguma parte… Mas, de gente, ai, q não avalia q estamos, nós povo, diante de um quase dilema: se derrubam o Gov Dilma; talvez, nunca mais voltaremos a ter a ilusão de termos um País, com dignidade. Simples, assim…
    Eu não tenho nenhuma dúvida q o Partido dos Trabalhadores é e foi o melhor partido q tivemos, até aqui. Olha, não tem pra ninguém… Juscelino? Ouvi mtas histórias, qdo criança… Tantas e tão obscuras, q fico a pensar como uma pessoa pode enganar a tantos, durante… Ai, faço uma outra leitura e percebo q não foi ele, o enganador; foram os circundantes… associados. O Pres Vargas? Talvez, pq ele não andou namorando o nazismo? Por acaso, não tinha um polícia, especial? Não entregou a Dona Olga ao governo nazista? Tudo bem; existia uma diferença de tempo e espaço… pq ele foi, tbm, o criador de nossa Petrobrás… Vamos parar, por aqui, e continuar no q interessa: o PT é aquele partido político q desafiou a tudo e a todos e provou q podemos, sim, nos Desenvolver e Repartir, melhor, a Renda… Isto, sem aquele horror de termos a inflação de volta. Coisa de terrorista e quinta coluna, à serviço, externo. O Gov do PT fez o Brasil crescer, se desenvolver, repartindo a renda, sem aquela história dos sábios do passado, q afirmavam q o bolo teria de crescer, pra, depois, ser repartido para o “resto” do País… Nós nos Desenvolvemos, Repartindo a Renda, sem perder o controle da moeda, de seu valor. As Políticas de Desenvolvimento do PT amenizaram as diferenças regionais, de desenvolvimento e levaram ao descrédito, aquela máxima de q o Norte e o Nordeste estariam fadados à pobreza, miséria e subdesenvolvimento… Agora, hj, o Nordeste produz mais grãos q o Sudeste… Incrível. Agora, o povo brasileiro tem orgulho de ser brasileiro… Até, os eleitores da oposição estão orgulhosos do Brasil, atual, e ostentam, felizes, os símbolos nacionais… O número do desemprego, entre nós, é o menor, desde sempre. Nunca o brasileiro teve tanta oportunidade de trabalho, como durante esses 12 anos de petismo. Na área da saúde, atualmente, o Programa Mais Médicos alcança à brasileiros, q nunca tinham entrado em consultório médico; são coisa de 50 mi de atendimentos… O SUS está oferecendo atendimento, como nunca; até atendimento laboratorial, me parece, no momento. Até agora, foram mais de 2 milhões de moradias, oferecidas às pessoas de pouca renda, através do Programa Minha Casa, Milha Vida… E tem a promessa de mais 3 milhões, até 2018. Nunca, tantos estudantes, oriundos da Rede Pública, alcançaram o ensino universitário. Os programas de financiamento ao ensino universitário, um sucesso; ofertas de matrículas em cursos superiores, no exterior, se multiplicaram. São tantas as melhorias na área de saúde e ensino, q fico a imaginar, qdo a Petrobrás estiver distribuindo aquela graninha, invejável. E tem as obras de infra-estrutura, sendo atacadas, como nunca. São tantos os benefícios trazidos pelos Governos Petistas, q fico a pensar q não haverá alternativa em 2018, pra ninguém, q não seja petista… Mesmo q os militares continuarem a pensar em acabar com o “lulapetismo”… Como acabar com o petismo, se, até nos EEUU já existe um partidinho… semelhante, e no poder, em New York: o Partido da Família Trabalhadora, q tem um programa semelhante ao do PT, em seus objetivos principais.
    Eu não entendo, Eduardo, como pode existir, pessoas, gente q consegue segurar um copo, com a mão, q se comunica através da palavra, q pensa dentro de uma certa normalidade, pessoas q acham conveniente acabar com o “lulapetismo” no mapa… Nem aquelas pessoas das classes mais favorecidas têm o q reclamar do PT, simplesmente, pq nunca tiveram tanto lucro, em seus negócios. O mercado financeiro, os Bancos tiveram lucros, magníficos; como trocar de governo, com quem vai acionar o arrocho, na extensão?
    Eduardo, como rifar um Gov Federal q propiciou um aumento no PIB de mais de 400%, em, apenas, 12 anos? Como desagradar de governos q levaram a dívida líquida, nossa, pra 32% do PIB? Qdo o PT assumiu o governo, a dívida pública andava lá pela ordem de 60%. E as reservas, internacionais? Estão fazendo de nosso País, o quarto credor, intl, dos EEUU… Q esses loucos, ai, querem fazer, pra entregar o nosso País, pra uma oposição q faliu com o Estado do Paraná; está impondo um sofrimento, uma tortura ao povo paulista, com a falta d’água; com um partido q acabou de perder as eleições pra governador em Minas… onde governou e desgovernou, durante 3 reeleições? Ora, Eduardo, não é bem isso. São os EEUU q querem impor essa oposição marca “corrupção”, q já prometeu a nossa galinha de ovos de ouro, pra eles, próprios… Ou eles, os americanos não têm feitos guerras e mais guerras, por motivações, mentirosas, diversas, contra tantos?
    Abraço, fraterno

  • Adilson

    De fato existem inúmeras semelhanças. Todavia hoje o grande diferencial é o enfraquecimento do PIG no sentido de formar opinião, pois como tenho dito o PIG não consegue formar opinião, haja vista que quem houve o PIG são os coxinhas. Em suma, como foi demonstrado no vídeo acima os entregues tas estão trabalhando não para combater a corrupção (poderiam ter combatido à época do desgoverno do FHC), estão trabalhando em detrimento da Nação Brasileira e em prol dos EUA.

  • Adilson

    Aonde se lê:entregues tas; leia-se: entreguistas estão…

  • antonio walter

    Mesmo com isso tudo acontecendo, a história poderá ser diferente ,devemos contribuir para que o povo, o PT e as forças da esquerdas e todos os homens de bem não permitam o retrocesso pretendido pelos que foram derrotados nas urnas

  • Carlos Henrique

    Os EUA estão na linha de frente de tudo isso, financiado esses animais das classes médias altas(que são os fantoches da classe dominante), e, tal como em 54 e 64, fornecendo recursos para derrubar o Governo Dilma, conforme o vídeo que você postou, o qual assisti ainda ontem. Aliás, sugiro que o envie ao Comitê de todos os partidos da burra extrema esquerda, que dizem que o PT é igual ao PSDB, para vê se compreendem a diferença e finalmente começam a agir para defender o Governo Dilma, começando por convencer-se, junto com os movimentos sociais e sindicatos, que o ato do dia 13 tem que ser uma manifestação claramente em defesa do Governo Dilma, legalista e por apoiar os avanços desses doze anos, posicionando-se contra o golpe de estado, cuja elaboração precisa ser carimbada na mídia(especialmente na Rede Globo), nas classes dominantes e nos EUA. Isso tem que ser dito nas passeatas e constar de cartazes. Embora preocupante, a situação é diferente de 64, além de termos uma ampla camada da população que apoia Dilma, Goularth tinha isso, mas não de forma organizada como atualmente; ainda temos a comunicação virtual, que não pode ser cortada de um momento para o outro, pois traria prejuízo e o caos para a própria direita; e serve como contra ponto. Seguindo a sugestão de um seu leitor, afirmo que o Governo deve imediatamente cortar todos os anúncios na mídia reacionária, levando-a à bancarrota(parece que vem fazendo isso na Globo), incluindo nesse corte também as empresas públicas; como também reforçar sua comunicação virtual, o que deve ser seguido pelo PT(são comunicações diferentes, a do Governo e a do partido), mas ambas precisam estar em sintonia, inclusive para denunciar as ameaças de golpe, que podem ser desmascaradas se o Governo seguir as pistas da blogosfera, sem contar as que deve ter, e descobrir os financiadores. Dilma tem grande apoio popular que, mesmo com irritações, se revela nos momentos em que seus apoiadores, os pobres, sentem-se ameaçados pela chance do PSDB voltar ao poder, como ocorreu nas eleições. Imaginem se essa maioria vir o Governo denunciando nacionalmente um golpe, com prisão de seus realizadores e até denúncia de vínculos deles com empresários e a mídia? A mobilização da Sociedade Civil, que será grande no dia 13, tornar-se-á imensa. Discordo que não devemos nos mobilizar no dia 13 por medo de provocações,s e ficarmos acuados daremos à direita mais força ainda para usar sua truculência. Devemos agir com força e de forma organizada, de modo a revidar aos fascistas e evitar que haja grandes consequências. Não é fácil, mas é possível, desde que saibamos agir e mobilizemos grandes massas. A popularidade desse golpismo, mesmo entre as classes altas, só é intensa em São Paulo, Rio e no Sul. Em outros estados, as classes médias altas, apesar de igualmente fascistas, não têm poder de mobilização tão organizado(as “manifestações” de junho provaram isso, só foram mais intensas no Rio e São Paulo); talvez porque saibam que nos nos outros estados os pobres apoiam muito mais Dilma do que no Sudeste. Portanto há uma grande rede de apoio que só precisa ser mobilizada e nada melhor para fazê-lo do que a Presidenta partir para a luta Política, ou seja, falar mais em defesa de seu Governo e contra as sabotagens fascistas, ao mesmo tempo em que lança alguma medida em favor dos mais carentes. Temos condições de virar esse jogo e esmagar os fascistas, basta chamar o povo para a luta, dizendo o que está ocorrendo, como também denunciando-o ao mundo. Para isso é necessário que Dilma nomeie os inimigos de forma clara, acusando a Globo de sabotar o Brasil e chamando a população para defender suas conquistas. Se partirmos para a ofensiva imediatamente, trocando o Ministro da Justiça para termos alguém que ajude na luta, venceremos rapidamente. Há uma grande massa pronta para defender Dilma e ela é muito forte, só precisa ser acionada por ela e por Lula. Não devemos mais esperar para a ação, está na hora de uma reação que signifique avanços progressistas destinados a acuar a direita e fortalecer nossas conquistas.

  • Heitor

    Não acredito em golpe militar e não aceito a tese de renúncia de Dilma, logo ela que apanhou calada e não entregou amigos à ditadura.
    Assim, se for para acontecer algo só vislumbro a alternativa do impeachment, carimbando na testa do PMDB e dos tucanos a pecha de golpistas.

  • Djijo

    As corporações financeiras para para o PIG dar a pauta para as pessoas discutirem, tal qual a sessão das novelas e fofocas dos astros midiáticos.
    Pagamentos do governo de juros da dívida: 1 trilhão por ano
    Sonegação: 1/2 trilhão por ano
    Corrupção: 1/0,002 trilhão por ano.

    Qual seriam as pautas interessantes para se discutir?
    Enquanto um Jabor da vida diz que a corrupção está entranhada nas estruturas (só do governo petista, lógico), a ferida superficial do sistema que se olha nada diz do câncer que afetou órgãos importantes e que consomem a metade da energia que as pessoas dispõem com seu trabalho e suor para o governo tocar as obras e infraestruturas. Está faltando lucidez da maioria das pessoas, do mundo todo.
    Assistam a série “os truques da mente” e se assustarão, como eu, das possibilidades que marqueteiros, que mais parecem magos negros, têm em conhecimentos para enganar nossas percepções e colocarem suas pautas no nosso cotidiano.

    http://www.dailymotion.com/video/x15qz0p_truques-da-mente-ep-1-ver-para-crer-natgeo_school

    • Djijo

      onde tem “para para” é pagam para o PIG”

  • Sebastiã.o

    Isso tudo é a velha paranoia de sempre dos esquerdistas que enxergam generais golpistas por toda parte, até embaixo da cama. E não só generais mas civis da burguesia, da tal ‘zelite” branca mídia. É claro que nos dias de hoje não há mais espaço para golpes militares e implantação de uma ditadura de direita. E nem o contrário como pregam alguns extremistas de direita.
    Embora hoje haja alguns atritos entre a Rússia e EUA/UE por conta da Ucrânia, a guerra fria ja acabou há mais de 20 anos. A velha URSS implodiu, o Leste Europeu foi libertado, o Muro de Berlim ruiu e a China virou capitalista.
    Como vemos em alguns países, especialmente a Venezuela, políticas radicais de esquerda podem ser implantadas mas acabam não resistindo ao tempo, à realidade e à prática. Isto porque são simplesmente utópicas.

    • El Cid

      Já ouviu falar de Edward Snowden? Nem sabe fingir que é desinformado…

    • Almir

      Cara, não inventamos nada. Quem está nos dizendo é um AMERICANO. Você faz parte dos colaboracionistas, isto sim.

  • José Carlos Vieira Filho

    No VIOMUNDO:
    Irmãos Koch, magnatas do petróleo e financiadores da extrema-direita nos EUA, ajudam a bancar os “meninos do golpe” no Brasil

  • Dias Melhores

    O EEUU nunca saíram do Brasil.
    Eles precisam derrubar a Dilma, pois o Lula será dificílimo.

  • Dias Melhores

    Eles já sabem que mesmo que derrubem a Sra. Muda, virá o Lula e o desenvolvimento do país irá continuar. Desse modo, é urgente e necessário ligar o Lula a algum desvio ou ilicitude.
    Vamos acompanhar.

  • Vaberlene Soares

    Se derrubarem Dilma, espero que nós não deixemos isso acontecer, com certeza, o Brasil vai entrar num período de muito retrocesso, de volta do desemprego, da miséria e da fome, para muitos que passaram a comer melhor. Vou ter pena daqueles que nada fizeram para merecer isso. Mas eu confesso que não terei pena dos coxinhas, desses ignorantes políticos, atrasados mentalmente, que, sem o mínimo discernimento e peso na consciência, vomitam ofensas e falta de respeito aos petistas, ao PT, a Lula e à presidenta Dilma pelas redes sociais, pelas ruas e pelos nossos locais de trabalho.

    • Nádia

      Se acontecer a Dilma cair(toc,toc,toc) esses mesmos coxinhas que hoje berram como retardados, irão cair de classe, voltarão à classe “C” como eram antes, será que eles tem consciência disso?

  • Heidi Maria

    Edu,

    Os historiadores não gostam mas a história se repete. Em 64 Kennedy gastou 1 millhão de dólares e agora Obama deve até gastar menos, os mortos de fome estão mais famintos.

    “The US in the 64 coup
    American documents show that the CIA supported the Marches with God for Freedom and was in tune with scammers
    RUDOLFO LAKE”
    Os 10 contos(?????) que os tucanos distribuem para a panfletagem vem de onde?

  • Paulo Silveira

    Edu, várias vezes eu falei em seu blog sobre o livro que se esgotou na época nas duas maiores livrarias do Rio o livro da escritora inglesa e a pesquisadora francesa Stonor Saunders “Quem pagou a conta? que falava que o FHC era espião da CIA. Avalie o que foi o (des)governo do FHC, que a Privataria Tucana e o Príncipe da Privataria demonstram com muita clareza. O que ocorre hoje e este vídeo exemplifica muito bem só relata o que essa elíte do PSDB, DEM, e seus cupixas desejam para o povo brasileiro. A Globo só é o tentáculo midiático dos EUA no Brasil. O que mais me preocupa é o nº de zumbis (verdadeiros idiotas que exemplificam bem o ditado de “que o pior cego é aquele que não quer ver”, se tornando facistas, talvez Freud poderia explicar). Existe dois vídeos de André Luiz Ruiz (são dois seminários) que também mostram o que está ocorrendo na visão Kardecista com o Brasil e o mundo, vale muito apenas vê-los. E outra Edu, infelizmente não é a “teoria da conspiração” não e estes são MAQUIAVÉLICOS sim.
    Excelente o seu post de ontem(hoje).
    Saúde e Paz para vc e todos nós!

  • Joel Miranda

    Edu, não irei baixar novamente as calças, não tenho mais idade pra isso!

  • José Carlos Vieira Filho
  • Nádia
  • O JUIZ

    Caro Eduardo,
    Não faltam os EUA.
    Eles já estão presentes há muito.
    Travestidos de tucanos.
    Tucanos que tiram as máscaras quando o assunto é Petrobrás, Pré-Sal.
    Os gringos nunca saíram daqui, é só dar uma olhada nas ONGs da Amazônia.
    Mas, o assunto agora é golpe.
    E sobre golpe, os Americanos são mestres.
    Já estão aqui sim, e estarão presentes nas passeatas, pelo menos Aloysio confirmou.
    Já a covardia do mais famoso, não lhe permite ir para as ruas.
    Só incita a baderna mas não se expõe.
    Vai ver, estará em uma praia de Santa Catarina, enquanto seus “militantes paneleiros” irão para as ruas.
    É um Imperador Romano.
    Coloca os gladiadores na arena para lurarem até a morte, e fica sentado em seu trono agitando o polegar.
    Para cima ou para baixo, dependendo de quem for a vítima.

    • Severino de Oliveira, Bonobo

      O FHC descobriu o caminho de sucesso para um sociólogo medíocre iniciando, como tantos outros, sua carreira de AGENTE em 1969.

      Foi numa noite plúmbea de inverno em 1969 que FHC descobriu o caminho para o sucesso na sua carreira de “agente”, em uma conversa com Peter Bell, representante da Fundação Ford no Brasil.

      Via Tribuna da Imprensa

      Sebastião Nery

      http://gilsonsampaio.blogspot.com.br/2014/10/fhc-facinho-fundacao-ford-cia.html

    • enganado

      Avisa para quem não sabe, que os EUA tem 450 antenas instaladas no BRASIL. Por que? Por que as forças armadas não questionam se depois vem a Romênia ou Bulgária com 2 antenas. Qual o número do Pessoal Diplomático? Por que o exército não questiona? Por que se permite isto no BRASIL? Vão destruir nossa Pátria, porque os Nacionalistas não deixar barato nossa entrega, feita pelo PSDB/DEM/GAFE/… , aos EUA. Vai haver destruição. Aguardem!

      • fabi bsb

        Vc deveria se informar melhor e parar de ficar repetindo o que esse partido de merda repete.

  • jose carlos lima
  • Ramon

    É típico da esquerda festiva essa paranoia de inimigo externo. Nem a Dilma citou essa farsa. Alguém fez um comentário anterior não respondido: por que diabos os EUA derrubariam um governo com um neoliberal conduzindo a economia?

    • JoaoMineirim

      Típico da direita empunhar bandeira para combater o risco comunista.
      Se aproveitam de tolos, como você, que tenta compreender e explicar a realidade sem analisar a trajetória histórica do mundo.

    • Almir

      Não estamos inventando nada. Apenas estamos comentando uma denúncia feita por um jornalista AMERICANO. Agora, se você faz parte dos colaboracionistas, isso é outra história.

    • Guimarães Roberto

      Ramon, porque até aqui, mesmo com um neoliberal na condução da economia, eles não conseguiram ter acesso ao pré-sal. É o petróleo que interessa. O resto é o resto.

    • Marcelo

      Outra coisa. Apenas esqueceram de avisar os militares.
      Nesse país em que as autoridades nunca sabem de nada, nem os militares sabem do tal golpe “militar”.
      Piada.

    • Rodrigo SB

      Não sei se esse colega comentarista acima é reaça ou não, mas também não acredito na tese de pressão do governo Obama para a derrubada da Dilma. Se fosse assim, eles teriam derrubado o Chavez há muito, muito tempo.

      A América Latina hoje é uma latrina para os EUA. Eles não querem mais nem saber…

      O que pode estar acontecendo é que os tucanos, ligados a grandes grupos financeiros norte-americanos que têm interesse na privatização da Petrobrás, estejam fazendo seus contatos. Mas isso ainda é muito secundário e vai servir para auxiliar o PSDB na logística da venda da empresa se o golpe vingar. De qualquer forma, têm EUA na parada, mas não governo.

      O objetivo do PSDB e da imprensa quanto ao golpe é, antes de tudo, psicológico e político. Psicológico porque não sabem perder na prorrogação ou nos pênaltis, como foi o suado segundo turno das eleições. Político por causa do poder que deixam de ter depois de quatro derrotas. Então eles estão loucos e com fome e isso é um perigo para quem está no caminho deles.

      E se você tem a imprensa inteirinha ao seu lado, pode conquistar corações e mentes dos incautos para curar o ego mimado e ferido de derrotado…

      • Cara, vc está bastante errado.

        Os EUA tentaram derrubar o Cháves várias vezes. Assim como tentaram assassinar Fidel dezenas de vezes.

        Eles não são onipotentes – apesar de tentarem convencer o mundo e a eles mesmos de que são. E não conseguiram nem uma coisa, nem outra.

        Mas isso jamais os impediu de tentar. E de conseguir muitas outras “vitórias”, como a operação Condor aqui na América do Sul.

        As nossas reservas são imensas. E não apenas de petróleo. Basta ver o Nióbio, por exemplo (sob controle exatamente da família do Aébrio!), crucial pra construção de computadores.

        A biodiversidade da Amazônia, que empresas ESTADUNIDENSES biopiratas vivem nos roubando, é tão ou mais importante do que o pré-sal. A maior reserva de água potável do planeta. O nosso potencial energético…

        O governo dos EUA, independentemente de partido e presidente, considera todas essas reservas como de extremo interesse estratégico.

        Esses recursos significam poder. Sua exploração pode transformar um país em uma potência rapidamente. E se tem algo que é absolutamente inaceitável pros EUA é a existência de uma potência no mesmo continente.

        Pergunte-se pq os EUA agem com tanta força contra o desenvolvimento de foguetes por outros países – inclusive o Brasil. Eles dizem que é pq essa tecnologia pode ser usada pra transportar armas nucleares, mas existem outras formas de fazê-lo, que eles não se interessam em combater.

        Não é uma questão de agirem pra garantir a exploração desses recursos por eles, mas sim pra controlá-la, impedindo que grupos não alinhados aos interesses dos EUA se tornem poderosos o suficiente pra alterar a distribuição de poder no continente.

        Não há a MENOR possibilidade de nos verem como uma “latrina” e terem “perdido o interesse”. Muito pelo contrário. Há poucos meses, um secretário da casa branca comentou que “depois da Russia, será a vez dos “upstart” da América latina”, o que mostra o interesse deles.

        A questão é que os EUA investiram muito tempo e recursos pra tomar o Oriente Médio, e perderam PARTE do controle que detinham. E isso permitiu que criássemos os BRICs e seu banco e ameaçássemos os EUA com a utilização de outras moedas de troca internacional que não o dólar – a MAIOR, disparada, ameaça ao império, diga-se de passagem.

        Não foi o interesse deles em nós que se renovou, mas sim a capacidade de interferir conosco que se regenerou, depois de trocarem os pés pelas mãos no Oriente Médio.

        • Renata

          Ricardo, tenho a maior curiosidade sobre o nióbio, andei lendo sobre isso quando o assunto circulou pelo facebook. Se somos os maiores produtores e fornecedores – 90% – e detemos quase todas as reservas conhecidas do mundo – 98% – e se o nióbio tem aplicação em quase tudo, não entendo porque não temos a NIOBRAS (pra dar mais uma oportunidade do Serra colocar um xizinho, rs). E não entendo porque é vendido tão barato se temos o monopólio e podemos melhorar o preço de algo imprescindível para o mundo. Bom, se somos praticamente os donos do nióbio do mundo, além da NIOBRAS, podíamos ter o NIB como moeda!

          Por falar em moeda: dona Dilma e seus colegas do BRICS estão planejando fazer uma moeda. Meu amigo do Equador já tentou me explicar trocentas vezes as criptografadas, os bitcoins e etc., mas não adianta, não tenho sinapses para esse assunto. Mas uma coisa (acho) que entendi: há moedas que podem trafegar sem passar pelo sistema financeiro tradicional, vulgo bancos. Será que é verdade? Muito bolivariano, isso, rs. Como ficariam os nossos caros ($) amigos banqueiros?

          • Tbm não sei como é que deixamos o nióbio na mão dos Neves. Provavelmente, pelo fato deles serem donos de Minas…

            Qto a moeda, o que sei é que há um acordo entre os BRICS pra utilizar as moedas nacionais de cada país em trocas comerciais entre os países membros, em vez de usar o dólar.

            Naturalmente, os EUA veem isso como um ataque econômico. E com razão, pois é a utilização do dólar como moeda de troca internacional que sustenta a economia estadunidense. Essa utilização aumenta a demanda pela moeda, o que aumenta seu valor, e permite aos EUA manipular esse valor (e sua inflação) através da emissão da moeda, coisa que nenhum outro país do mundo consegue fazer.

            A emissão da moeda naturalmente reduz seu valor. Mas se há uma demanda alta, que aumenta o valor, a emissão de moeda age como estabilizador, e não como enfraquecedor. Quer dizer, quanto mais países do mundo usarem o dólar em suas transações, mais moeda os EUA podem emitir sem nenhum prejuízo a sua economia, mantendo o valor da moeda estável e efetivamente produzindo riqueza em suas impressoras.

            Isso significa que uma porção de cada dólar usado em uma troca comercial entre dois países é efetivamente TRANSFERIDO para os EUA sem absolutamente nenhum custo pra eles. É riqueza “chupada” dos demais países, que engordam o PIB estadunidense. Dinheiro gratuito, coisa que os “economistas” dizem “não existir”, pois fingem não ver…

        • Rodrigo SB

          Ricardo, superestimar os EUA no caso do golpe de 2015 é dar menos importância para o imenso poder que o PSDB, partido brazuca e tabajara, tem hoje no país. Com ou sem EUA, o PSDB e a imprensa tem armas suficientes para arrancar a Dilma do Planalto.

          Em tudo o que você falou eu acredito. Mas se você for ver, o PODER se desconectou do governo e impõe sua própria governança naquele país. Em tudo o que você listou, parece falar mais desse poder do que da agenda do governo Obama. Eu não acho que o Obama em pessoa senta para discutir isso hoje em dia, como o Reagan e os Bush (pai e filho) e até o Clinton faziam. Mas posso estar errado…

          • Cara, não é questão de estimar o poder. Os EUA distribuem dinheiro OFICIALMENTE para os grupos estrangeiros que são pró-EUA. Eles falam disso abertamente e não tem o menor pudor de interferir nos demais países.

            Não é segredo. Parte desse dinheiro sempre foi destinado ao Brasil.

            E basta dar uma olhada no wikileaks pra ver o quanto os EUA estão interessados, caso as razões que enumerei não sejam suficientes e vc precise de uma prova concreta e incontestável.

            Eles JAMAIS abrirão mão do controle da América do Sul. O perderam momentaneamente por um erro estratégico grosseiro de Bush, amplamente apontado, à época, pelos conservadores estadunidenses. Em jornais, e de forma explícita, e não em conversas de pé de ouvido. Como eu disse, eles não tem nenhum escrúpulo em aceitar a interferência com naturalidade, É a “defesa dos interesses estadunidenses”, que o próprio povo discute e aceita como se fosse algo legítimo e um “direito” deles.

            Vai por mim, eles estão envolvidos até a raiz dos cabelos. A “moda” do Obama é a interferência indireta, através das “revoluções coloridas”. Assim como a “Escola das Américas”, isso só ficará claro e daqui a décadas. E aí, como foi antes, será tarde demais pra dar ouvidos a quem está vendo o evidente.

        • clara martim

          o que está sendo abordado é a realidade, mas como se defender de potencias e entreguistas que dão o golpe e a mídia internacionalizada usam a física quântica para distorcer iludir e enganar o povo brasileiro , mal informado.

    • Renata

      Ramon, eu também achava tudo muito ‘conspiracionista’ até o dia em que comecei a ler, do notável Chomsky, o livro “Para entender o poder”.

      Porque eu disse “comecei a ler?”. Porque logo no 1º capítulo o negócio é extremamente esclarecedor e vai ficando aterrador. Mesmo sendo americano, ou justamente por isso, ele esclarece e denuncia a atuação da política americana no mundo, os aviões que mandou derrubar, os presidentes que mandou assassinar, os governos que usurpou sem sangue, as riquezas que roubou. Tudo provado. E o papel da mídia em tudo isso. Tudo o que falamos aqui a respeito da mídia, Chomsky falava hace mucho.

      Hoje, quando alguém desconfia que a queda do avião do Eduardo Campos não foi acidente, ou que o Chávez foi assassinado, eu já não julgo essa pessoa louca, com delírio de perseguição. Chomsky conta coisas que mesmo a gente sendo bem fantasioso seria difícil imaginar.

      Agora, veja o teor da sua pergunta: você acha que os EUA só derrubam governos que fogem ao ‘padrão’? Você diz que somos neoliberais; se fossemos comunistas estaria justificada uma intervenção americana?

      Justifica-se a ameaça que o Obama está fazendo agora à Venezuela? Com o congresso americano aprovando a possibilidade de invasão? Que raios ele quer com a Venezuela? Porque não deixa a Venezuela em paz, procurando o seu rumo?

      Porque um governo como os EUA, que suspendeu direitos civis desde 11 de setembro, que pode prender qualquer cidadão a qualquer momento e a qualquer pretexto, que mantém tortura em Guantánamo, que tem empresas corruptoras aos montes, é um escândalo atrás do outro, acho que até somos fichinhas, que destruiu o berço da nossa civilização, o Iraque, na junção do Tigre com o Eufrates como conta a Bíblia, acha que pode usar o discurso do salvador?

      O que o governo americano queria, monitorando os e-mails e os telefonemas da presidenta Dilma, da Petrobrás e de tanta gente aqui no Brasil?

      Para entender o que acontece geopoliticamente hoje no mundo e as ingerências de tudo com o capital financeiro e as grandes corporações, só sendo um expert.

      O que sei é que Unasur e Brics não estavam nos planos deles.

      Nem que a Petrobras se transformasse nesse gigante, jorrando 800 mil barris/dia em apenas oito anos. O que foi previsto para ajudar na educação e na saúde, pode significar a nossa triste sina.

      Abç

      • Marcos Rizzatti

        Perfeito seu comentário Renata, assino embaixo.
        A pouco tentei achar o livro para baixar, o máximo que encontrei foi um pdf com apenas 06 páginas e um site da livraria cultura com o livro já esgotado. Comprar nem penso, livros no Brasil são caros, se todos os livros que gosto, pretendesse comprar teria que ser muito amigo do FHC, Serra e sua tchurma para conseguir uma propina só para comprar livros rssss

      • joseilson m. lima

        Me arrepiei com suas palavras, sua lucidez e informação. Propague-as onde puder. Grande abç.

      • Mateus

        Legal seu texto. Porem eu acho. só acho que se alguém é tão poderoso assim, jamais permitiria que alguém ficasse sabendo por meios “oficiais”. A publicação de um livro é facilmente embargada. Qualquer um pode barrar a publicação de um livro, basta ir na justiça. E se os EUA quisessem, ninguém jamais ficaria sabendo desse livro, muito menos do autor. Afinal para quem manda matar presidentes, matar um mero autor de livro é ficha não é mesmo?

        Esse livro pra mim cheira mais aquelas mentiras fantasiosas que chamam a atenção do povo e o autor sabe que irá vender.

        É necessário apenas ter um senso critico muito pequeno para perceber que esse livro é furada. Não estou defendendo os EUA, também acho que eles são autoritários demais, porém acreditar que eles conseguem barrar chefes de estados mas não barram um livro? Aí não né…

        E tem uma coisa que EU vejo, ninguém me conta, EU vejo. Simbolo do PT, Simbolo dos aliados do PT, Cor da bandeira do PT. Amor incondicional do PT por Fidel Castro, Chaves, Maduro e todo chefe de estado com ideais ditatórios. Isso é comunismo puro. O PT jamais foi a favor de democracia. Não se engane. Um Pais como o Brasil, gigante, historicamente capitalista, com PIB alto, 7ª economia do mundo. Demora para virar comunismo, mas eles estão conseguindo. A Cada ano que passa estão acabando com a classe média, estão diminuindo cada vez mais o PIB do País, até chegar o dia em que poderão dar o golpe comunista de vez. Ou é assim ou e na base da guerra e na guerra eles já perderam muitas vezes, por isso jogam esse jogo de paciência. Enganando o povo com esmolas e discurso populista, enquanto os Senhores enchem os bolsos e riem do povo alienado.

    • Severino de Oliveira, Bonobo

      Ele não está conduzindo. Ele está lá como um símbolo de boas intenções mas o Tio Sam sabe que não são confiáveis essas intenções. A búlgara bolchevique já deu mostras com o Regime de Partilha, com a Emenda dos Portos, o Conteúdo Nacional e, por último, mas, não menos importante, com a criação do Fundo Soberano dos BRICS que é um primeiro passo antes de organizar um deslocamento do controle da ONU, que serão inevitáveis se o Brasil conseguir controlar os recursos do Pré-Sal. Ou seja, “Eh o petróleo! Estúpido!!!”

  • Caro Eduardo, recentemente, fiz um comentário sobre o fato de Dilma não tomar uma posição de defesa da petrobrás, do Brasil e do governo dela e também de descumprir compromissos de campanha, pois com o ajuste pune os trabalhadores e não implanta o imposto sobre grandes fortunas. com o ajuste pretende-se economizar quase 20 bilhões, se nada disso fosse feito e a receita fizesse um pente fino talvez recuperasse os 502 bilhões sonegados só em 2014. Disse também que o governo teria de ir para o ataque, nenhum governo que queira governar pode aceitar viver sob ataque principalmente da mídia golpista. Você me classificou como antipetista ou ex-petista raivoso. Parece que agora a sua ficha está caindo. O texto que escreveu está corretíssimo. Desde a descoberta do pre-sal que os EUA intensificaram as medidas para desestabilização dos governos do PT financiando a mídia e prometendo recompensas para os entreguistas da pátria (Aético Never, FHC, Serra entre outros). E o que fez o governo neste período, não escutou quase ninguém. Manteve o Mercadante, o Zé Cardoso, o Levy, a Kátia Abreu e o que eles fizeram para contribuir com o governo. embora não seja nem um pouco fã do Kassab, talvez ele seja o único da direita que está sendo fiel ao governo. O Mercadante se sente uma estrela, até maior que Lula, porém tem estrelas que brilham e refletem o brilho dos outros e tem aquelas que querem brilhar sozinhas, o caso Mercadante, este tipo de estrela não serve para coordenar grupos, pois, não aceita o brilho nos outros.
    O governo errou muito na secretaria de comunicação, porque não colocou o Franklin Martins? e vários outros erros.
    Sabemos destes erros, precisamos de alguém para enquadrar Dilma, pois, não é possível um governo errar tanto.
    Contudo, não vamos deixar que os abutres da direita, da mídia golpista (globo, estadão, veja, folha de são paulo, entre outros e os EUA venham interferir na nossa democracia. se os abutres querem o poder que o tome pelo voto, não pelo golpe.
    Não aceitaremos outro 64 e nem um golpe tipo paraguai. A Dilma precisa aceitar que o governo é dela, mas escutar mais e falar mais também.

  • Gilson Raslan

    Estou assustado e indignado.
    Todavia, o que me tranquiliza é que, diferentemente de 1964, hoje temos os destemidos SEM TERRA, a CUT, a CNBB, a OAB, a UNE e uma gama de intelectuais, que não vão assistir ao golpe inertes, sem reação.

  • Fabio

    Aqui no Brasil os americanos tem nome e identidade, são os tucanos, essa maldita raça de entreguistas.

    • Americanos e a QUADRILHA TUCANA, são os mentores do Golpe,ainda acredito que não vingará.

    • Fernando

      Ate que enfim encontrei um postador, que não utiliza a palavra coxinha, para se dirigir aos tucanos. Vamos parar de chamar coxinha, o nome correto é: ENTREGUISTA.
      Vamos ser autênticos contra gente e denominá-los de forma real: ENTREGUISTAS.

  • Donizeti – SP

    Já tenho mais de 50 anos de idade, nasci numa cidade do interior paulista, consegui estudar sempre em escolas públicas até a universidade, sou Advogado na cidade de São Paulo.

    Conheço a história deste país muito bem, vivi o período da ditadura militar e senti muito e me lembro até hoje do clima de terror que se respirava na época, qualquer cidadão de bem tinha medo da polícia e do exército, pois por qualquer motivo você podia ser considerado um inimigo da ditadura militar e acabar nos porões do regime, sendo preso, torturado ou morto.

    Ví o Brasil sob o jugo de 21 anos da ditadura militar e depois sob os governos civis de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e agora Dilma.

    Somente uma pessoa mal intencionada ou cega pelo ódio ideológico não reconhece os inegáveis avanços que nosso país teve nos últimos 12 anos de governos do PT, e também nunca se viu uma campanha tão debochada para criminalização de um partido político como a mídia e a oposição fazem contra o PT e seus membros. Erros foram cometidos, há de se reconhecer, mas os méritos do atual governo federal estão há anos-luz de seus equívocos, os pontos positivos superam de muito os negativos nesta jornada.

    Nunca poderia imaginar que os sociais democratas do PSDB hoje, aliados ao que existe de pior na extrema direita, e com apoio de uma mídia empresarial completamente irresponsável, estariam desfilando pelas ruas do país pregando um golpe para destituir uma Presidenta legitimamente recém-eleita.

    Mas hoje temos a internet e maneiras de como saber o que realmente está ocorrendo, iremos para as ruas defender este governo, no começo em paz e em defesa do Estado Democrático de Direito, mas se necessário for, usaremos de todos os meios para defender os interesses do nosso país, pois a agenda da mídia partidarizada e da oposição tucana são claramente entreguistas e contra os legítimos interesses do nosso país.

    A jornada começa amanhã, quem puder deve ir no ato da Avenida Paulista e nas outras capitais brasileiras em defesa do nosso país, da Petrobrás e das conquistas sociais deste governo.

    Que se punam os corruptos e culpados, mas se preserve nossa maior empresa, a Petrobrás e a cadeia produtiva e os milhões de empregos que ela gera.

    • Assino embaixo.

      • Oscar Müller

        Também estou nesta, e tenho certeza de que muita gente nos acompanha. Não dei meu lombo à borracha, para agora entregar de bandeja.

        E digo mais, o tempo cuidou de me calejar, e me ensinar algumas coisas. Entre elas, que terrorismo não se combate com palavras.

        No mole, não levam.

    • Mateus

      Entre comunismo e capitalismo, prefiro mil vezes a segunda opção. Não gosto muito do consumismo compulsório que o capitalismo oferece, mas entre ser um eterno miserável e ter a chance de melhorar de vida… O comunismo não funciona porque o mundo é capitalista, não adianta. Que bom seria se todos tivessem acesso a tudo, todos com o mesmo potencial, mas o comunismo não consegue oferecer isso. E dizer que PT não é comunista é no mínimo burrice. Um partido que usa simbolos comunistas, cor da bandeira comunista, discursos comunistas. Você que defende tando que a ditadura militar foi ruim, me diga porque defende um partido que ama Fidel Castro? Um comunista cruel que não dá nenhuma liberdade a seu povo. Os cubanos não podem nem sair de seu Pais a não ser fugidos. E o que dizer então do amor a outro ditador Chaves e agora Maduro?

      Faça-me o favor amigo, entre uma ditadura de direita e uma de esquerda, mil vezes uma de direita… Eu não vivi o período do regime militar, porém todas as pessoas que conheço que não são adeptas do comunismo falam que foi o melhor período que o Brasil já passou. Quem não deve não teme meu caro, se você sofreu com o militarismo, com certeza é porque tentou algo. Quando o comunismo se instalar de vez no Brasil a coisa será muito pior.

  • Leonardo

    Edu, só não entendi, lá no final, quando a fala disse que antes da visita do vice presidente estadunidense, Dilma tinha uma popularidade de 10%. Não entendi, acho que ela falou errado, devia ser de impopularidade de 10%, pois como ter 10% de popularidade se depois caiu para menos de 30%?

    Você tem condições de me explicar?

    Em tempo: o vídeo é ótimo, só faltou dizer sobre a morte de Eduardo Campos.

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:

    Antes de dar a minha opinião no item 10 que você deixou em aberto, farei uma introdução para que os leitores compreendam melhor o que realmente está em jogo .

    Inicialmente vamos entender o que é ideologia:

    1. “O conjunto das relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, e sobre essa base se eleva uma superestrutura jurídica e política e que correspondem certas formas de consciência social determinada” Marx, em A ideologia alemã, citada por Agassiz Almeida, em A República das elites, Ed.Bertrand Brasil.

    2. “ Ideologia representa a consciência deformada da realidade imposta pelas elites”. Definição de Agassiz Almeida, na obra acima citada.

    Diz ainda Agassiz Almeida que” a ação política induzida estrategicamente pelas elites mantém a maioria da sociedade alienada, evitando assim que ela reflita sobre o sistema dominador”. Não é à toa que as elites detem os meios de comunicação e diariamente faz uma verdadeira lavagem cerebral na população e diuturnamente fala mal do governo exatamente para que o povo não reflita que são realmente os seus dominadores.

    Vejamos agora qual é a estratégia ideológica americana, segundo Samuel Pinheiro Guimarães, em Quinhentos anos de Periferia, Ed. Contraponto.

    a) Garantir o livre acesso dos sistemas de divulgação do American Way of life a todas as sociedades.

    b) Promover a divulgação dos ideais americanos através de sistemas de treinamento profissional para prováveis integrantes das futuras elites de terceiros países.

    c) Garantir o controle dos Secretariados de organismos internacionais multilaterais com a capacidade de formulação ideológica “ internacionalista”.

    d) Apresentar o modelo socialista de organização política, econômica e social como intrinsicamente mau, destruidor dos valores ocidentais.
    e) Apresentar os Estados Unidos como paladinos da independência dos povos coloniais, da liberdade individual, da democracia, da iniciativa privada e dos valores espirituais do homem, da igualdade e da não discriminação ética, social, religiosa e econômica.

    Vejamos agora qual é a estratégia econômica americana.

    a) implantar um sistema econômico internacional cujas normas garantam a mais livre circulação de bens, serviços e capital( mas não de trabalho)

    b) manter a capacidade de proteção de setores da economia americana ameaçados pela competição estrangeira.

    c) Induzir terceiros países a adotar instituições, normas de atividade e políticas econômicas semelhantes às americanas.

    d) Garantir o acesso americano direto às fontes de matéria-prima essenciais à economia americana, em especial à energia

    e) Garantir a mais ampla liberdade de ação às empresas americanas que atuam em terceiros países.
    f) Impedir a transferência de tecnologia que permita o surgimento de competidores nos mercados de ponta mais lucrativos.

    E qual é a estratégia americana para o Brasil ? ainda segundo Samuel Pinheiro Guimarães no livro acima citado.

    a) Aumentar sua influência sobre a elite brasileira, convencê-la da inevitabilidade, irrestibilidade e da “ beneficiência “ da influência hegemônica e da liderança norte americana no hemisfério.

    b) Cooperar para que o Brasil se mantenha como ponto e foco de equilíbrio ao sul, mas que ao mesmo tempo não se desenvolva, econômica e militarmente, a níveis de possam torná-lo competitivo com os Estados Unidos, em termos de influência econômica e política, na região do Hemisfério Sul.

    Quem quer responder:

    Na parte ideológica:

    a) Quantos jornalistas do PIG foram passar um ano como convidados do programa – jornalistas para a democracia, lá na terra do tio SAM.

    b) Quantos senadores e ex-presidentes que estão atuando na política atual do Brasil e em partidos de oposição estiveram como bolsistas na twerra do tio SAM ?

    Na parte econômica:
    a) Por que a pressão sobre LULA e sobre o PT com relação à ALCA ?

    b) Por que toda essa pressão sobre a Petrobras? Não esqueçamos que petróleo e gás são energia.
    Toda essa pressão política sobre o governo Dilma é para desestabilizar o Brasil e caso essa desestabilização venha a dar certo,os demais países do hemisfério sentir-se-ão intimidados a buscar a sua libertação do jugo político, econômico e ideológico hoje sob a influência norte americana. Os BRICS estão aí, o cnal da Nicarágua está aí, o reaparelhamento das forças armadas da Venezuela com tecnologia russa está aí. O acidente da base de Lançamentos de foguetes brasileiros em Alcântara(Ma) está ai.

    “10 – O preenchimento deste espaço é de livre provimento pelo leitor.”

    Digo eu:

    Nos anos de 1960 tivemos os marinheiros do cabo Anselmo. Hoje temos o General Sergio do Clube Militar. Que pena . Parece que o nosso general não conhece a história ou esqueceu o que leu.

  • Maria Rita

    Obama era para ter sido um presidente histórico, mas foi mais do mesmo. Talvez passe para a história como o incompetente que deu uma bela ajuda à queda do império americano. E esse traste ganhou um prêmio Nobel da Paz. Que paz? Porque mais dia menos dia, os EUUA não evitará sua decadência. Não há ninguém nem nada que evitará a ladeira da política neoliberal. A não ser que eles acabem com o mundo todo, sobrando só a escória da humanidade. Porque é isso que eles são na realidade, os que viveram, enriqueceram e sobrevivem da riqueza dos outros. Não é o Brasil que vai cair, é o mundo inteiro. Como disse o Papa Francisco, o dinheiro é o estrume do diabo.

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:

    Antes de dar a minha opinião no item 10 que você deixou em aberto, farei uma introdução para que os leitores compreendam melhor o que realmente está em jogo .

    Inicialmente vamos entender o que é ideologia:

    1. “O conjunto das relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, e sobre essa base se eleva uma superestrutura jurídica e política e que correspondem certas formas de consciência social determinada” Marx, em A ideologia alemã, citada por Agassiz Almeida, em A República das elites, Ed.Bertrand Brasil.

    2. “ Ideologia representa a consciência deformada da realidade imposta pelas elites”. Definição de Agassiz Almeida, na obra acima citada.

    Diz ainda Agassiz Almeida que” a ação política induzida estrategicamente pelas elites mantém a maioria da sociedade alienada, evitando assim que ela reflita sobre o sistema dominador”. Não é à toa que as elites detem os meios de comunicação e diariamente faz uma verdadeira lavagem cerebral na população e diuturnamente fala mal do governo exatamente para que o povo não reflita que são realmente os seus dominadores.

    Vejamos agora qual é a estratégia ideológica americana, segundo Samuel Pinheiro Guimarães, em Quinhentos anos de Periferia, Ed. Contraponto.

    a) Garantir o livre acesso dos sistemas de divulgação do American Way of life a todas as sociedades.

    b) Promover a divulgação dos ideais americanos através de sistemas de treinamento profissional para prováveis integrantes das futuras elites de terceiros países.

    c) Garantir o controle dos Secretariados de organismos internacionais multilaterais com a capacidade de formulação ideológica “ internacionalista”.

    d) Apresentar o modelo socialista de organização política, econômica e social como intrinsicamente mau, destruidor dos valores ocidentais.
    e) Apresentar os Estados Unidos como paladinos da independência dos povos coloniais, da liberdade individual, da democracia, da iniciativa privada e dos valores espirituais do homem, da igualdade e da não discriminação ética, social, religiosa e econômica.

    Vejamos agora qual é a estratégia econômica americana.

    a) implantar um sistema econômico internacional cujas normas garantam a mais livre circulação de bens, serviços e capital( mas não de trabalho)

    b) manter a capacidade de proteção de setores da economia americana ameaçados pela competição estrangeira.

    c) Induzir terceiros países a adotar instituições, normas de atividade e políticas econômicas semelhantes às americanas.

    d) Garantir o acesso americano direto às fontes de matéria-prima essenciais à economia americana, em especial à energia.
    e) Garantir a mais ampla liberdade de ação às empresas americanas que atuam em terceiros países.

    f) Impedir a transferência de tecnologia que permita o surgimento de competidores nos mercados de ponta mais lucrativos.

    E qual é a estratégia americana para o Brasil ? ainda segundo Samuel Pinheiro Guimarães no livro acima citado.

    a) Aumentar sua influência sobre a elite brasileira, convencê-la da inevitabilidade, irrestibilidade e da “ beneficiência “ da influência hegemônica e da liderança norte americana no hemisfério.

    b) Cooperar para que o Brasil se mantenha como ponto e foco de equilíbrio ao sul, mas que ao mesmo tempo não se desenvolva, econômica e militarmente, a níveis de possam torná-lo competitivo com os Estados Unidos, em termos de influência econômica e política, na região do Hemisfério Sul.

    Quem quer responder:

    Na parte ideológica:

    a) Quantos jornalistas do PIG foram passar um ano como convidados do programa – jornalistas para a democracia, lá na terra do tio SAM.

    b) Quantos senadores e ex-presidentes que estão atuando na política atual do Brasil e em partidos de oposição estiveram como bolsistas na twerra do tio SAM ?

    Na parte econômica:

    a) Por que a pressão sobre LULA e sobre o PT com relação à ALCA ?

    b) Por que toda essa pressão sobre a Petrobras? Não esqueçamos que petróleo e gás são energia.
    Toda essa pressão política sobre o governo Dilma é para desestabilizar o Brasil e caso essa desestabilização venha a dar certo,os demais países do hemisfério sentir-se-ão intimidados a buscar a sua libertação do jugo político, econômico e ideológico hoje sob a influência norte americana. Os BRICS estão aí, o cnal da Nicarágua está aí, o reaparelhamento das forças armadas da Venezuela com tecnologia russa está aí. O acidente da base de Lançamentos de foguetes brasileiros em Alcântara(Ma) está ai.

    “10 – O preenchimento deste espaço é de livre provimento pelo leitor.”

    Digo eu:

    Nos anos de 1960 tivemos os marinheiros do cabo Anselmo. Hoje temos o General Sergio do Clube Militar. Que pena . Parece que o nosso general não conhece a história ou esqueceu o que leu.

    • Maria Rita

      Bom, muito bom,Valdir. Faltou apenas uma parte: a parte jurídica, juízes e promotores (ligações talvez com a Harvard) sem esquecer o treinamento da PF

  • José Medeiros

    Não, Eduardo. Eles, os EUA estão em todas. O nosso petróleo? É deles. O mundo é deles. Os ditos coxinhas são deles. Serra, FHC e sequazes neoliberais, sempre foram deles. Os donos da Globo contam com as armas deles mediante o seu servilismo, para garantir a sua insignificante e mísera fortuna de US $ 21 bi, bem ou mal adquiridos. Ando viajando por toda a parte do sudeste e sul. Todo restaurante, hotel, loja, estação rodoviária da capital ao interior de cada estado só tem uma voz, a da Globo, a fomentar o golpe. E o povão, pasme, boquiaberto, embevecido com o canto da sereia, digo, dos Marinhos. Se desta vez a Petrobras não tiver o “s” substituído pelo “x”, será por milagre. E olhe que há dois anos a oposição estava reduzida a pó. A Globo mostra as suas garras contra o Brasil e faz como quer a cabeca da sua formidável, gigantesca Senzala. Mercadante, Bernardo, Zé da justiça, por que vocês não pediram o boné antes de estreparem o país com tanta incompetência?

    • edmundo

      Faça como eu: não assista a rede globo. Dela, só vejo os esportes, assim mesmo quando Galvão não está presente. Idiota é um povo que se deixa levar pelo que diz a TV. E de idiotas o país está lotado!

  • Antonio

    Publicado em 12/03/2015
    1789: Barbosa seria
    um fâmulo dos plutocratas
    Será Barbosa o Berlusconi brasileiro ? – perguntou o Lazenha.

    O Conversa Afiada reproduz artigo de Paulo Nogueira, extraído do Diário do Centro do Mundo:

    A IGNORÂNCIA HISTÓRICA DE JOAQUIM BARBOSA

    Deu a louca no mundo.

    Ou, pelo menos, deu a louca em Joaquim Barbosa.

    No Twitter, ele conseguiu comparar o atual momento brasileiro às vésperas de duas revoluções, a Francesa e a Russa.

    Nesta visão turvada e obtusa, é como se na França de 1789 a insatisfação revolucionária houvesse partido da aristocracia. E na Rússia de 1917 da corte czarista.

    Que JB era insuficiente em direito já sabíamos. Que era incapaz de articular frases que fizessem sentido, também.

    Mas que era analfabeto em história é uma novidade.

    O Brasil de 2015 se aproximaria da França de 1789 e da Rússia de 1917 se os privilegiados estivessem na iminência de ser varridos.

    Mas não.

    Os privilegiados brasileiros – cujo porta-voz é a mídia – se batem ferozmente para derrubar um governo popular.

    Na verdade, o Brasil de 2015 lembra, sinistramente, o Brasil de 1954 e o Brasil de 1964. A plutocracia, mais uma vez, se insurge contra a democracia.

    Repetem-se muitas coisas.

    O demagógico e seletivo discurso anticorrupção, por exemplo. Aécio chegou a empregar uma expressão de Lacerda, o Corvo, contra Getúlio: mar de lama.

    Não pude notar se ele não ficou vermelho ao falar em mal de lama. Mas deveria. Aécio construiu um aeroporto privado com dinheiro público. Colocou, pelas mãos da irmã, dinheiro público nas rádios da família quando governador de Minas. Viu ser exposta a monumental roubalheira de seus eminentes colegas de PSDB no metrô de São Paulo.

    Agora mesmo, escapou por um triz de entrar na lista de Janot, da qual não escapou sua cria, Anastasia.

    Mesmo assim, ele posa de Catão. Ou de Catão 2, dado que o Catão 1 é FHC, o homem que comprou a emenda de reeleição. Essa compra está toda documentada, nos detalhes mais patéticos, graças ao depoimento milimétrico de um comprado.

    O repórter que tratou solitariamente do assunto na era FHC disse, recentemente, que seu trabalho recolheu não evidências – mas “provas”.

    Alguns personagens de 54 e 64 estão presentes em 2015, uma demonstração de quão pouco as coisas mudam no Brasil.

    A Globo, por exemplo. Sabotou Getúlio, sabotou Jango, sabotou Lula e agora sabota Dilma.

    Neste longo percurso de sabotagem, os donos da Globo acumularam a maior fortuna do Brasil.

    Se o Brasil vivesse uma situação parecida com a França e a Rússia pré-revolucionárias, como escreveu Barbosa, os Marinhos estariam de malas prontas para recomeçar a vida em outro país.

    Eles e todo o grupo que tanto tem feito, ao longo da história, para dar ao Brasil as feições classicamente definidas por Rousseau como as perfeitas para uma insurreirão popular: aquelas marcadas pelos “extremos de opulência e de miséria”.

    Com diferentes nomes, figuras como Joaquim Barbosa participaram das tramas de 1954 e de 1964.

    Eram os mistificadores.

    Eles fingiam defender os interesses da voz rouca das ruas, mas na verdade estavam do lado dos poderosos, dos exploradores, dos predadores sociais.

    Em 1789, para voltar ao início, Barbosa não derrubaria a Bastilha.

    Estaria do outro lado, como um fâmulo dos plutocratas.

  • reinaldo

    Na manifestação dos professores em greve em um estado governado por tucano – que acabou com as finanças do estado – com invasão da assembléia legislativa, quase nada foi mostrado sobre greve no Paraná.

    Em uma manifestação com 50 mil participantes, a ordem era para atirar nos professores. Até snipers estavam posicionados sobre o palácio iguaçu.

    Nada foi comentado, então que imprensa é essa? E para quem verdadeiramente trabalha?

  • POSTÁTA PAULUS

    Os americanos em geral me decepcionam. Mas não generalizem. Chamar eles de TUCANOS é um crime contra a humanidade. Nem todos alemães são nazistas e nem todos americanos são psicopatas. Mas no caso dos tucanos…..o índice beira a totalidade…..se não, não é tucano.

    • edmundo

      Parece que os animais tomaram conta da política nacional. São moluscos brigando com tucanos. Acho que são todos burros. A questão verdadeira é: quem rouba mais? de acordo com o que foi apurado até agora, os moluscos estão ganhando medalha de ouro! Estão roubando o país, com uma dívida pública impagável, cabides de emprego para incompetentes desonestos em todas as instituições públicas, e a discussão quer trazer à tona a ingerência dos EUA no Brasil. Se eles se metem no nosso país e são aceitos é porque nós somos incapazes de evitar isso. Falar mal deles não vai resolver nada. O governo (se é que existe) tem que tomar uma atitude e parar de roubar!

  • ANA TERRA RAMOS

    CEGOS DE CONSCIÊNCIA E MANIPULADOS

    Vocês não perceberam ainda a grande presidente que temos. Por que muitos políticos e empresários estão contra Dilma?… O interessante é que esses muitos políticos e empresários estão envolvidos até o grito em corrupção. … Então, por que estão contra Dilma? Por que estão com medo das investidas da polícia federal que vem apurando os casos de corrupção no País. Aí começam usam a tática do ‘pega, ladrão!’. Eles, de todos os partidos políticos, não querem que as investigações prossigam e vá a fundo. E a presidenta Dilma quer e deseja isso “doa a quem doer”, disse ela.
    O bom era que a população brasileira lhe desse apoio para que as investigações prossigam sem prejuízos aí, ao final, saberemos quem é quem. Mas eles não querem porque têm rabo de palhas. Então usam os meios de comunicação, o chamado PIG, que tudo indica que esteja envolvido em esquema de corrupção com lavagem de dinheiro, desvio para paraísos fiscais e sonegação de impostos. Sem contar que são mídias que já contribuíram e apoiaram golpes no País a exemplo da Globo, Folha de São Paulo e Estadão.
    Observem quem está encabeçando o movimento do dia 15 senão aqueles que estão envolvidos em corrupção tipo Aécio Neves (citado na Lava Jato, na lista de Furna, desvio de recursos da saúde em Minas e construção de aeroporto em terreno da família com recursos públicos); Fernando Henrique Cardoso (patrocinou o maior caso de corrupção no Brasil com a compra da reeleição e as privatizações do patrimônio dos brasileiros) Agripino Maia (acusado de pedir propina de R$ 1 mi no Detran de Natal)… e por aí surgem outros do mesmo viés. São esses e a Globo que os cegos de consciência estão seguindo, porque na verdade eles querem que você, cego, esqueça o mal que fizeram ao Brasil e a você mesmo que os seguem.
    Quando a boa parte da elite odienta, está tem ódio e raiva de Lula e Dilma porque possibilitou mobilidade social no Brasil nunca visto antes. Eles, a boa parte da elite, torce o nariz quando vê o pobre entrar numa loja no shopping, ou viajando de avião, ou entrando para estudar numa universidade ou escola técnica (que eles proibiram a sua construção); eles torcem o nariz por ver o povo tendo acesso a casa própria, ao carro popular… Quanto a corrupção, diferente do que acontecia nos governos deles que era engavetado, os casos agora estão sendo apurados e eles estão com medo porque os nomes deles começam a aparecer, ainda que com toda proteção da mídia corrupta, que esculhamba este país.
    Cegos de mente, tentem enxergar as coisas em torno de si e vamos contribuir para que o Brasil avance mais e mais! PENSEM! REFLITAM! NÃO SE DEIXEM MANIPULAR, POR NINGUÉM NO MUNDO!

    • Marcos Rizzatti

      Ana Terram Ramos, excelente seu comentário, é por aí mesmo. só para complementar: “os tucanos tem rabo preso com o PIG e o PIG tem rabo preso com os tucanos” – é frase minha que gosto de sintetizar o porquê a mídia corporativa defende tanto os tucanos e o tucanos por sua vez defende tanto a propalada “liberdade de imprensa”.

      • Marcos Rizzatti

        corrigindo: Ana Terra Ramos e não Terram.. desculpa hehehe

  • Yacov

    Só um TOLO, um completo ESTÚPIDO ou um grandecíssímo canalha, para acreditar que a nossa ‘mídiagorda’ e as nossas elites LEWINSKYANAS TUCANALHAS, os setores mais corruptos de nossa sociedade, e que já nos presentearam com o GOLPE DE 64, estão preocupados com os interesses do Brasil e seu Povo, e com a corrupção na política, que eles sempre praticaram, estimularam e pela qual são INIMPUTÀVEIS.

    E só um grande tolo, ou um completo anencéfalo ou um rematado BANDIDO para não reconhecer que essa ‘mídiagorda’ e as nossas elites LEWINSKYANAS TUCANALHAS são PAUS-MANDADOS de Washington, e que ambos estão de olho no PRÉ-SAL, que querem tirar dos Brasileiros em benefício de suas próprias corriolas.

    NO PASSARÁN !!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Partidos, mídia e empresários por trás das manifestações “apolíticas” e “apartidárias” do dia 15
    Nó próximo domingo dia 15 está marcada “manifestações apolíticas e apartidárias” organizadas pelos grupos “Revoltados On Line”, ” Estudantes pela Liberdade”, “Vem Pra Rua” e os “Movimento Brasil Livre”, porém se conferirmos quais os atores que dão sustentação política e financeira a essa manifestação, veremos os reais motivos dessa marcha existir, vamos a eles:
    – Os partidos de direita PSDB, DEM, PPS e SD já declararam apoio ao movimento (1)
    – O movimento Vem Pra Rua tem como um de seus patrocinadores, João Paulo Lehmann, investidor e controlador da AMBEV, além de ser sócio da filha do senador José Serra(PSDB-SP), Verônica Serra, numa sorveteria, depois de financiar os estudos da moça na Universidade de Havard. Seria confuso esse investimento em um negócio de uma iniciante, porém para quem não sabe, Lehmann entrou para o clube dos megainvestidores globais depois que o CADE autorizou a fusão entre as cervejarias Brahma e Antártica no governo FHC, tornando a AMBEV controladora de 70% do mercado de bebidas no Brasil, e o chefe do CADE a época era apadrinhado político de José Serra. Detalhe: foi a última vez que o CADE aprovou uma fusão nos moldes da AMBEV. (2)
    – O Movimento Brasil Livre e Estudantes pela Liberdade são patrocinados pelos irmãos Koch, donos da Koch Industries que têm suas principais atividades ligadas à exploração de óleo e gás, oleodutos, refinação e produção de produtos químicos derivados e fertilizantes, o que coloca em conflito empresarial com a Petrobrás (3)
    – O Movimento Brasil Livre e Estudantes pela Liberdade são doutrinados pelo Instituto Mises Brasil, também um afiliado do Mises Institute dos EUA, que fornece o material e treinamento a centenas de jovens que difundem as páginas do site nas redes sociais e esse instituto é comandado pelo herdeiro do grupo Ultra, Hélio Beltrão Filho, grupo esse Grupo Ultra que apoiou financeira e logisticamente, com os caminhões da Ultra-Gas, o golpe de 64 e mais tarde a Operação Bandeirante. (4)
    – Os principais veículos de comunicação do Brasil (Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril) vem dando total divulgação ao movimento do dia 15, sendo que na Folha já teve várias notas e a Globo vai mobilizar jornalistas durante todo domingo para cobrir o evento. (5)
    Logo os grupos de mídia, Lehmann, Hélio Beltrão Filho e os irmãos Koch tem interesses econômicos na volta da direita ao poder, volta essa que como mostra a história recente do nosso país colocaria o Estado novamente a serviço dos grandes grupos econômicos e de mídia dentro de um projeto de subserviência aos ditames do capital nacional e internacional, projeto esse contrário ao que vem sendo implementado ao longo dos últimos 12 anos pelos governos Lula e Dilma.
    O que está em jogo é muito mais do que supõe a vã filosofia dos cooptados diariamente pela mídia entreguista nacional.

  • Fernando

    Eduardo, não entendi bem o ítem 6 – Campanhas milionárias pela deposição do governo são vistas e ninguém sabe exatamente como foram financiadas.

    Amigo, no 247 há informação da campanha vemprarua, é patrocinada pela Fundação Estudar do bilionário Paulo leman (dono da Ambev. Seu diretor na Fundação Estudar, é o autor dessa campanha, foi desmascarado e o amigo do Serra Leman (sócio da filha do Serra) veio a público dizendo que não se mete em política.
    Você acredita?
    Leman, Globo, Folha, Estadão e inVeja são os patrocinadores de tudo isso, cada um ao seu modo.
    Abraço.

  • Nádia

    Edu e companheiros, achei esse vídeo muito bom, vale a pena ver. Segue o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=4JxukHvGVzE

    • Nádia

      O tema do documentário é “Data Limite Segundo Chico Xavier.

  • Carlos

    Está CPI tem o objetivo único de inocentar o grupinho de aliados pessoais, não importando os partidos, desde que não seja o PT. Confesso que estou estarrecido. Nunca vi nada igual. São todos contra o PT.

  • Osvaldo

    A 4ª Frota já desembarcou.

  • Quem se beneficia com os protestos?

    As manifestações previstas para 15 de março foram promovidas sistematicamente pela grande imprensa. Grupos obscuros da direita antidemocrática receberam dos veículos uma visibilidade que movimentos sociais representativos jamais desfrutaram.

    Grandes empresários financiam a propaganda dos atos nas redes sociais e até em panfletagens de rua. Suas corporações estão envolvidas com parlamentares, governantes, instituições bancárias e especuladores financeiros.

    O PSDB e agregados mobilizam recursos humanos, técnicos e econômicos na realização dos protestos. A tese golpista do impeachment sempre teve apoio do tucanato, para desestabilizar o país visando benefícios eleitoreiros.

    Eis os interesses que patrocinam as manifestações. Elas não são gestos espontâneos da sociedade, mas eventos realizados por entidades poderosas que instrumentalizam o ressentimento antipetista e a desinformação de setores do público.

    Se visassem a corrupção, os protestos também exigiriam as renúncias de Geraldo Alckmin e José Serra, por conta das máfias metroviárias paulistas.

    Se respondessem à incompetência administrativa, culpariam Alckmin pelos inúmeros problemas de São Paulo e Beto Richa pelo caos no Paraná.

    Se defendessem a moralidade, atacariam FHC, que teve a reeleição comprada e nomeou Renan Calheiros ministro da Justiça; Aécio Neves, que construiu um aeroporto nas terras de sua família; e Eduardo Azeredo, envolvido com o mensalão mineiro.

    As passeatas organizam-se de maneira nebulosa e reivindicam pautas manipuladas. Os vícios talvez não anulem sua legitimidade, mas revelam a natureza partidária e maliciosa de uma iniciativa que se apresenta como idônea e republicana.

    Quem participa desse teatro imaginando promover melhorias para o país é apenas inocente útil a serviço de cínicos. Incapaz de perder uma eleição com dignidade, a direita brasileira continua precisando de marchas familiares para ganhar relevância.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  • Maurício

    Edu, Viomundo, Brasil 247 e Tijolaço fora do ar!!!!!!!!

    • eduguim

      Estou vendo

    • Marcos Rizzatti

      aqui para mim só o Brasi247 está fora do ar, pelo menos neste momento.

  • valéria PE

    É óbvio que os EUA estão por trás de tudo com aliança dos corruptos do PSDB .

  • Luiz Pereira

    Não se consegue acesso aos seguintes blogs: Nassif, Carta Capital, Cafezinho (Miguel do Rosário), Tijolaço (Fernando Brito). Muito estranho!!

    • eduguim

      Agora estou conseguindo

    • Roberto L.

      Luiz Pereira, rolou (não lembro o blog, acho que foi no do Azenha) comentário que estavam atrás de hackers (por 150 reais) entre os dias 12 e 15. Ou seja, pode rolar sabotagem dessa canalha de direita esses dias pra que os blogs não cubram a marcha, principalmente a de amanhã.

  • Luiz Pereira

    Acrescentando: não se consegue acesso ao Viomundo (Azenha) também!!

  • Cláudio

    .:.
    :
    Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

    ************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.
    .
    ************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
    .
    **** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
    É melhor /
    ser um, mesmo que zero, à esquerda /
    do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
    .
    **** Poema “Bistância” /
    Tele Visão /
    Tele Vazão /
    Tele Vazio
    .
    .
    **** Poema “Cem Rimas” /
    (para o PT e o PSTU) /
    .
    A vida passa de graça /
    E fica ainda mais rica /
    Nos olhos de esperança /
    Que às mãos multiplicam
    .
    .
    **** Poema “Clic” /
    .
    A luz /
    Assombra /
    As sombras
    .
    .
    **** “Poema Z” /
    .
    Penso /
    Logo(S) /
    Rexisto
    .
    ****

  • Marcos Rizzatti

    Off topic (nem tanto):

    https://twitter.com/BRMareVermelha/status/576098315537924096/photo/1

    Globo mudará programação no domingo 15/03 para transmitir a marcha pelo impeachment

    Edu, lembra que comentei sobre isso em um post seu a poucos dias atrás?
    Acho que ultimamente ando acertando alguma coisa, será virei Mãe Dinah? rsss

    P.S: Lembra também que falei ano passado depois daquela situação em que bolsonaro ameaçou de estupro a Maria do Rosário? então eu falei que nada ia acontecer com ele, só errei (até o momento) que ele seria lider da oposição no congresso.

  • castro

    Eu nunca tive duvida de que o EUA é um ESTADO BANDIDO, ele continuara SENDO através dos tempos tentando abrir os cofres das outras nações em seu beneficio.

    No passado derrubou no BRASIL o Presidente JOÃO GOULART, um nacionalista que se RECUSOU a CURVASSE aos interesses do ESTADO BANDIDO, corrompeu as nossas IMPRESSAS escritas, faladas e televisionadas, o alto ESCALÃO das FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS e os PARLAMENTARES BRASILEIROS na sua MAIORIA como o pai do AÉCIO NEVES o deputado federal na época EDUARDO CUNHA com MUITOS DÓLARES, através da sua embaixada no BRASIL.

    Hoje o ESTADO BANDIDO não tem mais condições de propor uma derrubada pela força, pois ficou RIDICULARIZADO com o FRACASSO do GOVERNO que impôs ao BRASIL e ao seu POVO durante 21 anos, o plano agora é CORROMPER os filhos e netos dos parlamentares vende-pátria de 1962 de oposição como o AÉCIO NEVES e seus CORRELIGIONÁRIOS e ALIADOS, a IMPRESSA NOVAMENTE e a novidade do momento o JUDICIÁRIO, como fizeram recentemente no PARAGUAI, COLÔMBIA, UCRÂNIA e vem tentando no BRASIL, VENEZUELA, ARGENTINA e URUGUAI etc..

    Não TENHAM DUVIDA DISSO.

  • renato

    Edu, conforme li em suas reportagens.
    Para aquela moça, que você acompanhava.
    Segue..

    MEC informa que as renovações de contratos do Fies serão asseguradas
    O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta quinta-feira (12) uma nota para tranquilizar os estudantes que ainda não conseguiram renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a pasta, todos que firmaram os contratos até 2014 têm assegurado o aditamento. Ao todo, foram renovados mais de 830 mil contratos de um total de 1,9 milhão.

    Abraço..

  • André

    Edu, reparou como a imprensa esconde as pessoas que pedem golpe militar? As redes sociais estão cheias deles mas os portais ignoram e a Tv não mostra mais. Até mesmo os golpistas reconhecem que pedir golpe militar é coisa de lunáticos.

  • GILMAR

    Eduardo,
    Tentei enviar o video para amigos e ele acaba de ser retirado.
    Tem golpe em andamento mesmo.
    Gilmar.

  • Luiz Fernando

    Uma dúvida: os outros BRICs (principalmente a China) ficariam sem se mover, assistindo aos seus interesses serem prejudicados sem fazer absolutamente nada?

  • Márcio Gaspar

    Tiraram o video do ar.

    • eduguim

      viu essa?

  • Wladimir Damasceno

    Eduardo, o vídeo já não está mais disponível. Consta que quem disponibilizou o vídeo fechou sua conta no youtube. A pessoa que colocou o vídeo tinha diversos outros, mas nenhum com tanto acesso quanto este. Foram mais de 30 mil visualizações em apenas dois dias. Você tem alguma notícia sobre a retirada? Sabe se o vídeo está disponível em outro site?

    • eduguim

      Não tenho.

  • Landim Vilela

    Oi Guimarães!
    Homem tem duas coisas que eu acredito que devem ser usadas como motivação para o ato de hoje, mas que não vi quase ninguém falando ainda. Trata-se da incrível coincidência histórica que faz com que o ato de hoje se dê exatamente no aniversário de 51 anos do discurso de Jango na Central do Brasil. Homem, te digo que ler o discurso e olhar as imagens dos links é inspirador e motivará muitas pessoas a comparecerem que agora me convenci que é histórico! Dá uma olhada nos links e no meu texto motivacional e se gostar coloca aí no seu Blog pra dar visibilidade ao fato. Os links e o texto vão logo a seguir. Abraços e parabéns pelo Blog!
    http://blogdotarso.com/2015/03/12/13-de-marco-de-1964/
    http://www.institutojoaogoulart.org.br/conteudo.php?id=31
    Acabei de me dar conta de uma coisa muito bacana! Amanhã será o aniversário de 51 anos do histórico discurso do presidente João Goulart em 13 de março de 1964, o último discurso 19 dias antes dele ser deposto pelo golpe da ditadura militar. E o tema à época era o mesmo de hoje. A tentativa de depor um governo legítimo por uma suposta corrupção não provada e por uma ditadura que garantiam que ele iria instalar.
    E esse épico e belo momento é até hoje recordado com uma mistura
    Acabei de me dar conta de uma coisa muito bacana! Amanhã será o aniversário de 51 anos do histórico discurso do presidente João Goulart em 13 de março de 1964, o último discurso 19 dias antes dele ser deposto pelo golpe da ditadura militar. E o tema à época era o mesmo de hoje. A tentativa de depor um governo legítimo por uma suposta corrupção não provada e por uma ditadura que garantiam que ele iria instalar.
    E esse épico e belo momento é até hoje recordado com uma mistura ….
    O Jorge Carvalho deu uma dica extra excelente sobre a coincidência histórica de que falei no post anterior. As imagens daquele momento que ocorreu há exatos 51 anos atrás, apenas 19 dias antes do golpe militar. Transcrevo parte do meu post anterior pra contextualizar e em seguida compartilho um link com as imagens.
    Acabei de me dar conta de uma coisa muito bacana! Amanhã será o aniversário de 51 anos do histórico discurso do presidente João Goulart em 13 de março de 1964, o último discurso 19 dias antes dele ser deposto pelo golpe da ditadura militar. E o tema à época era o mesmo de hoje. A tentativa de depor um governo legítimo por uma suposta corrupção não provada e por uma ditadura que garantiam que ele iria instalar.
    E esse épico e belo momento é até hoje recordado com uma mistura de romantismo, lamentação e saudade nos livros de história! Dêem uma lida no discurso do nosso nosso eterno presidente Jango! Mas do que qualquer coisa que eu possa dizer, ele servirá de inspiração para comparecermos amanhã aos atos anti-golpe. E talvez daqui há uns 20, 40 ou 51 anos posssamos dizer com muito orgulho: “Meu querido netinho, sabe essa história que você está estudando? Pois é. Eu estava lá!”
    Leiam, escrevam um texto contextualizando o discurso ou então copiem esse meu texto, e compartilhem! http://www.institutojoaogoulart.org.br/conteudo.php?id=31
    Segue também outro link do blog do Tarso com imagens desse dia histórico!
    http://blogdotarso.com/2015/03/12/13-de-marco-de-1964/

  • Antonio

    ASSISTAM ESSE VÍDEO :

    GOVERNO SOB ATAQUE: EUA JÁ AGEM PARA DERRUBAR DILMA ROUSSEFF!

    https://www.youtube.com/watch?v=tkYATwjAwJk&t=33

  • Roberto E.

    Estarrecedor, Eduardo, estarrecedor! Não podemos permitir! Esses canalhas não passarão!

  • Eduardo,
    Rica discussão. Obrigado por compartilhar.

  • Otto

    Falta aquele padreco irlandes fazendo comício em ingles gritando que o diabo tá solto no Governo…rsrsrs

  • Carlus

    My God! Aqui se encontram os últimos retardados que sofreram lavagem cerebral comunista.Mas é o final, suas ideias morreram faz tempo.

  • Isso jamais irá acontecer pois o senador Romero Jucar disse em gravação que já havia comprado os militares para barrarem o MST nas manifestações contra o impeachment da presidente Dilma. Isso prova que tudo no país está a venda até os militares, que estão pouco se lixando pelo Brasão onde está escrito : ORDEM E PROGRESSO, no linguajar deles é DESORDEM E REGRESSO isso sim, uma vergonha para o povo brasileiro.