O PT nunca morrerá porque ideias são imortais

Opinião do blog

igualdade

 

Não há dia em que a morte “iminente” do PT não seja anunciada. Defecções que o partido vem sofrendo são apresentadas como “provas” do fim da agremiação, ameaçada até de ser posta na ilegalidade – o que, em um país com a história que tem o Brasil, não seria surpresa.

Na semana que finda, oficializou-se a saída a saída do PT do deputado fluminense Alessandro Molon. No mesmo dia, especulou-se sobre a saída dos senadores petistas Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA). Nos Estados e municípios, sabe-se que as defecções vêm ocorrendo.

Não sei se as notícias da morte do PT não estão sendo precipitadas, como sói acontecer com as mortes anunciadas, mas, por certo, fica difícil não especular sobre a possibilidade ante a guerra de aniquilação de que o partido é alvo.

Coloquei-me, então, a pensar na possibilidade de o PT deixar de existir. Suponhamos que todos saíssem do partido. Que não sobrasse mais ninguém. A culpa seria jogada na sigla e os que fizeram parte dela, agora reabilitados, alçariam novos voos.

O que colocaríamos no lugar do PT? Sim, porque não existe nenhuma corrente política com ideias semelhantes.

Quais são as ideias do PT? Acima de tudo, o PT não tem ideias; o PT É uma ideia.

Talvez, até, um estado de espírito ou uma forma de ver o mundo. E essa forma de ver o mundo se traduz nas políticas públicas adotadas pelos governos do partido que, a meu juízo, acima de tudo estão na base da ojeriza que as classes médias desenvolveram por ele.

As cotas “raciais”, por exemplo. Eis um exemplo de política pública exclusivamente petista e que enfurece até setores da esquerda. Todavia, poucas vezes o Brasil teve uma política pública mais de esquerda e que promovesse tanta justiça social em um setor tão vital quanto o ensino superior.

Sempre digo que uma das políticas do PT que mais o indispuseram com a elite foi fazer justiça no acesso ao ensino superior. Ao tirar vagas da elite e dá-las àqueles que com os filhos dela competiram em condições injustas, o PT conseguiu inimizades mortais.

Outra ideia legitimamente petista é o programa Mais Médicos. Assim como as cotas, é uma política legitimamente popular, progressista e vital cujos resultados têm se mostrado incontestavelmente benignos.

Não há um só relato sério de mau atendimento pelo Mais Médicos. A abrangência do programa é amplamente reconhecida. Dezenas de milhões de brasileiros que não dispunham de acesso à medicina, hoje estão sendo atendidos.

Os recursos alocados no Bolsa Família são outro fator que torna o PT indigesto ao impensável para setores da sociedade que nunca haviam visto tantos bilhões serem entregues aos pobres e miseráveis sem que eles nada tivessem que dar em troca. Nem mesmo votos!

Ainda assim, há defecções no PT. Marta Suplicy, por exemplo, saiu do PT acusando-o de problemas éticos e foi parar aonde? Justamente na maior reserva moral do país [modo ironia ligado], o PMDB.

Um deputado petista e um senador do PSOL caíram nos braços de Marina Silva. O partido dela, a Rede, é o mesmo que, encrustado no PSB, ano passado, colocou independência do Banco Central no programa da então candidata a presidente.

Ninguém ousará atribuir qualquer risco de “esquerdismo” ao partido de Marina, recém abençoado pela Justiça Eleitoral.

O PSB, aliado ao PSDB de São Paulo e que abrigou o projeto de Marina, ano passado, tampouco oferece à elite o risco de manter cotas, Mais Médicos ou de continuar fazendo o Bolsa Família crescer.

Quanto ao PDT, nem vale a pena comentar.

Restaria o PSOL, mas, além de esse partido fazer pouco das políticas públicas acima elencadas, não tem chance alguma de chegar ao poder porque nem a maioria esmagadora da esquerda dá muita bola a propostas suas como, por exemplo, a de estatizar o sistema financeiro…

Enquanto isso, o PSOL diz que as políticas redistributivas que fizeram a desigualdade cair tanto seriam “migalhas”.

No futuro, quando a análise fria da história abordar o período Lula e Dilma, a forte distribuição de renda que marcou esse período será eloquente sobre as razões que levaram o PT a ser massacrado por aqueles que perderam um pouco para os mais pobres ganharem.

A ideia que o PT representa é distribuição de renda e de oportunidades em um país marcado pela desigualdade. Nunca um partido fez tanto para tornar o país mais justo e, com PT ou sem PT, esse mérito ninguém jamais irá tirar da agremiação que fez do Brasil um país mais justo.

Um eventual e absolutamente hipotético fim do PT não exterminaria uma corrente de pensamento que entende que a única saída deste país é distribuir renda, pois, do contrário, verá ocorrer uma convulsão social de proporções épicas.

Essas pessoas, essa ideia que o PT simboliza, jamais será extinta. Poderá se refundar sob qualquer sigla, mas continuará existindo.

Seus adeptos continuarão acreditando que é possível conjugar o inevitável capitalismo vigente com um processo de distribuição de renda que o partido aplicou e que produziu resultados incontestáveis, queiram a oposição de direita e de esquerda ou não.

O que atrapalhou o PT foi a necessidade de governar em um sistema político em que um presidente não governa sem apoio do Congresso, o que obrigou os governos do partido a apelarem ao que havia de disponível para garantir governabilidade.

A ideia que o PT representa, a visão de mundo e de rumo para o país que o partido simboliza, portanto, é imortal. Destruir o nome sob o qual essa ideia se aglutina não a eliminaria, apenas obrigaria seus adeptos a mudarem de nome.

Dezenas de milhões de brasileiros entendem que a distribuição de renda e de oportunidades é o único caminho para este país avançar. Com ou sem PT, essa corrente de pensamento continuará pensando a mesma coisa.

Ainda se matassem todos os que comungam com a ideia que o PT representa, essa ideia permaneceria escrita em algum lugar. E contaminaria outros idealistas, que se tornariam os novos “petistas”, fosse qual fosse o nome que dessem a si mesmos.

Ao fim, quero repetir no Blog o que postei nas redes sociais. Se o PT tiver sorte, será abandonado por todos os oportunistas caras-de-pau que permaneceram gostosamente na sigla enquanto era confortável.

211 comments

  • Fico imaginando qual partido brasileiro resistiria à pressão que o PT sofre desde que nasceu…
    eu diria que nenhum além do PT.
    E quem o abandona é porque nunca soube entendê-lo.
    Basta ver quantos nomes já tiveram o atual DEM…
    basta ver o quanto esconderam FHC por tanto tempo…
    basta ver o quanto Roberto Freire e seu PPS dependem tanto do PSDB para sobreviver…

  • O PT é um partido extraordinário. Que esteja de pé até hoje, frente ao massacre diuturno que sofre há anos, tendo conseguido, em meio a tanta canalhice e covardia, fazer o que fez pelo país, é algo realmente épico e grandioso.

  • Caro Edu,
    como petista desde sua fundação, emocionado, agradeço suas palavras que, como sempre, assino embaixo.
    Seu último parágrafo é o meu grande anseio, também!
    Grande abraço, amigo!!!

  • O PT VAI RESISTIR. Estou surpresa com o Molon, votei nele por por seu trabalho na Lei do Marco Civil da Internet mas, tanto quanto aos demais, são pessoas que apenas visam seus interesses pessoais, SÃO OPORTUNISTAS. Pode ser uma limpeza no PT. Há alguns, que estão participando diretamente, que logo irão debandar.
    Concordo plenamente com você: Se o PT tiver sorte, será abandonado por todos os oportunistas caras-de-pau que permaneceram gostosamente na sigla enquanto era confortável.
    Existe uma outra situação que considero esperada: Muitos dos que melhoraram de situação, agora estão cuspindo no prato que comeram. VIVA O PT, VIVA O LULA, VIVA A DILMA!

  • O PT não vai acabar e nem vai perder eleições. o caso do senhor Molon é típico de oportunistas.. Apenas aumentou uma lista já grande de pessoas que pensam o partido como oportunidade de fazer carreira política.. Temos sorte de eles irem embora logo. Assim em pouco tempo teremos só pessoas fortes, valentes e confiáveis. Quer melhor coisa que isso?

  • Muito bom seu texto, Eduardo. Ser petista é um estado de espírito. O petismo não é para qualquer um. É para aqueles que, verdadeiramente, acreditam que é possível mudar um país com políticas sociais que tenham como objetivo precípuo a diminuição das desigualdades. O PT pode “desaparecer”, mas o petismo, nunca desaparecerá. E para aqueles que estão abandonando o PT, há aquela frase já batida: os ratos são os primeiros a abandonar o navio.
    Em tempo: obviamente, iremos ler mensagens no seu blog – geralmente de indivíduos classe média bem de vida que se sentem extremamente ofendidos pelas políticas sociais implantadas no país – sobre a mesma lenga-lenga de que o PT é o partido mais corrupto do mundo: seu ódio ao PT é tanto que eles se recusam, peremptoriamente, a olhar para o não tão longínquo passado pré-PT quando se trata de corrupção. Ou, vai saber!, não conseguem olhar para o próprio umbigo, se é que conseguem olhar-se no espelho sem sentir vergonha (nunca se sabe, né?: pequeno sonegador, grande sonegador: dinheiro no exterior não declarado ou profissional da saúde com dois preços da consulta com ou sem recibo, pequeno corruptor: uma graninha pro guarda de trânsito quebrar o galho, grande corruptor, pequeno ou grande empresário com caixa dois, etc, etc e etc).

  • Concordo, em grande parte, com as críticas da extrema esquerda, mormente com a “docilidade” quase cúmplice do partido ao oligopólio, ao sistema financeiro e a excessiva reverência ao “mercado”. Ponto!

    Contudo não há agremiação qualquer com dimensão suficiente para poder enfrentar as forças conservadoras e garantir proteção básica, fundamental à parcela mais vulnerável da população.

    Fome não espera. Doença não espera. Miséria, tão dolorosamente desumana, também não espera. Daí a impositiva convivência com o nauseante PMDB e outros.

    Que essa esquerda abandone o juvenil discurso de centro acadêmico e aproveite o fim do financiamento privado nas campanhas para tomar as ruas, as fábricas e os campos com suas ideias. E, assim, conquistar a confiança de corações e mentes.

    Dessa forma, terão em mim um companheiro de trincheira.

  • ♫ Concordo com tudo que você disse, Edu, mas não gostei da foto escolhida para ilustrar a matéria. Ela me remeteu a uma das minhas muitas broncas: os esportistas profissionais – mormente futebolistas – que arrumam uma loira natural ou de farmácia assim que se pegam milionários – outra bronca minha.
    Esportistas e cantores “emergentes” e vigaristas loiras sempre existirão, sendo a natureza humana o que é. Agora, veja bem: não vai aqui nenhuma expressão de racismo. Conheci algumas mulheres que sempre gostaram de homens de pele escura, não pela cor da pele mas sim por determinado detalhe anatômico, e não tenho absolutamente nada contra uniões inter-raciais.
    O que choca, no caso de esportistas, cantores etc. é a vigarice evidente das “loiras” supostamente amantes do tal detalhe anatômico. Como argumento, peço a quem me contestar que lembre quantos casos de mulheres negras x homens de pele branca conhecem. Salvo alguns europeus de etnia germânica e o guarda-costas personificado pelo paspalhão do Kevin Kostner, naquele filme-choradeira que uma namorada me obrigou a assistir, não recordo nenhum.
    Vá lá: sempre me restou um restinho de racismo, admito. Não posso negar o que sou ou a época e o local onde vivi e continuo vivendo; não sou perfeito e nem pretendo sê-lo. Mas creio que a foto vai despertar outros “bronqueados”…

  • Esse sonho de igualdade sem o correspondente merecimento só leva a falência. Já foi tentado antes e nunca deu certo.
    Uns trabalham, o PT toma e “distribui”, gerando um círculo vicioso. As pessoas cansaram disso.
    Não querem mais sustentar UNE, CUT, MST e afins, que deverim vivem com a contribuição de seus membros e não pendurados no estado, só para dar exemplo.

    Ps pelo modo do texto, você também está louco para ir para oposição e ter algum discurso.

    • Para mim, pessoalmente, tanto faz oposição ou governo – nunca me beneficiei de “ser governo”. Em termos institucionais, claro que prefiro o poder, para melhorar a vida do povo como o PR fez. Mas confesso que estou louco para ver seu partido governando. Só precisamos de 6 meses

    • Imagino que você seja uma pessoa que nasceu num barraco no meio do sertão, sem um puto no bolso e se fez sozinho. Os direitões meritocráticos deveriam ter Lula como um deus, afinal o homem saiu pobre de tudo do nordeste e se tornou o maior Presidente que este país já teve. A perseguição que os cretinos movem contra Lula e o PT apenas revelam que não passam de hipócritas doutrinados pela mídia fascista.

  • Marina Silva aceitaria a CPI dos Bancos ou auditoria da divida?

    E se fizéssemos diferente e todos nós, povo brasileiro, nos uníssemos em torno de três questões básicas:

    1- A divida pública que nos escraviza há décadas
    2- A democratização da mídia
    3- A reforma o Judiciário, o poder mais corrupto dentre os corruptos

    Juntando poder financeiro da banca, mídia e aparato midiático-judicial, é o que temos constituído nisso que chamamos de poder dominante ou verdadeiro poder corrupto: é disso que se trata, é este o nosso inimigo comum a ser enfrentado e submetido

    Continue lendo

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

  • Já ando meio derrubada. Para mim, que não sou filiada, ainda assim sigo a estrela no que ela tem de melhor. Tenho a impressão que Dilma é mais brizolista do que petista, embora ainda siga a estrela do Lula. Admiro a coragem e a persistência da presidenta sob fogo cruzado e até o chamado fogo amigo (e que amigo, muy amigo!). Se o golpe vier, sairá com dignidade, virtude em falta no lado de quem a ataca. Hoje, especialmente, estou bastante triste e me emociono com seu texto, em que a idéia é imortal. Passei nos blogs que costumo frequentar em busca de um dia de folga dessa zoeira diária de conspirações. Penso que resisto em caso de mais uma tragédia política no país, mas por algum tempo irei me isolar, literalmente, sem telefone, internet, TV a cabo e o escambau. Consumo muito menos nos dias de hoje, então posso me preparar para os ajustes cruéis que nos prometem os que vendem e traem a nós, eleitores. Como disse um cientista político, não sairemos desse episódio impunes e não seremos mais o que algum dia fomos. Com o tempo, pode ser até que sejamos melhores, eu espero, mas será difícil mais ainda para alguns de nós, que já avançamos na idade e nos problemas de saúde. São quase 4 horas da manhã e não prego o olho. Tentarei ser otimista e lembrar que amanhã é mais um novo dia, sem derrapar muito na visão de Polyana. E para não perder o humor, dizem que somos, como no anúncio da vodka famosa, o amanhã da Argentina no futebol e na política. A presidente argentina passou seu último mandato sob fogo cruzado e complôs de todo gênero, incluindo o dedo dos americanos querendo quebrar o país vizinho. E ela está aí, com possibilidade de eleger seu sucessor. Então, espero ser a Argentina de hoje, depois da dura travessia.

  • Nada disso seria possível sem Lula,Eduguin.Ele é o esteio de tudo.Como humano,cometeu equívocos graves.O enfrentamento daquilo que chamo conglomerado mafimidiatico foi o maior deles,creio eu.Esse foi o verdadeiro calcanhar de Aquiles de Lula e Dilma.Mais de Dilma,quando da criação da CPI do Cachoeira e do Caneta,quando ficou mais que evidenciado e provado a ligação da mídia com o crime organizado,inclusive ditava sua pauta,Odarelou-se.Foi chantageada pelo filhos de Roberto Marinho,diz-se não possuir nomes próprios,e capitulou.Ali o Governo começou a morrer,não tenha dúvida disso.Fato doloroso para todos nós,a escolha de Dilma não foi uma escolhida acertada.A Presidência da República é cargo de natureza eminente política.Dilma não tem o menor cacoete para as coisas da política.Como teria,se nem Vereadora foi?Mais.Cercou-se de uma tal República Gaúcha,ainda que sérios,uma nulidade política.Achou pouco,encastelou Aloísio Mercadante,a boçalidade em estado puro,detestado por 11 em cada 10 políticos,na poderosa Casa Civil,e Zé Eduardo Cardoso,se não estou enganado,o pior Ministro da Justiça da chamada Nova República.Desse grupo,detentores de votos que não cabem numa Kombi,saiu a brilhante e luminosa ideia de fazer Mercadante sucessor de Dilma.A crise política começou ai,intercalou-se com a crise econômica,e a coisa tomou ares de tragédia.O resto da história você sabe bem melhor que eu.Como vai terminar,duvido que alguém arrisque um mísero palpite.

  • Sinceramente, fiquei decepcionado com a saída do Molon, a quem sempre considerei um dos melhores quadros do PT aqui do Rio. Essa saída do PT para a Rede é apenas para poder disputar a prefeitura do Rio no ano que vem, tal qual fez a Marta ao ir pro PMDB. Ou seja, igualou-se a ela ao pular fora do partido no momento mais delicado de sua história apenas para alcançar suas ambições pessoais. Perdeu um eleitor, meu voto ele não terá novamente.

    • Mauricio, isto está ocorrendo no país todo. Como filiado do Pt, tentei convencer um colega a não sair do partido pois ele é vereador e que sair candidato a prefeito numa cidade daqui da região, Se filiou ao PHS pois acha que tem mais chance,pela grande rejeição ao PT no interior de SP. Acho que é um erro mas infelizmente não há atitudes e líderes no momento que empolguem o partido.Só ficou o Lula como um visionário mas parece que uma parte do próprio partido conspira contra ele. Por exemplo, o Estadão publica hoje uma entrevista reveladora com o tal Cardozo, sempre ele (figura emblemática do atual momento do partido) e no final diz que a figura é desafeto do Lula desde 1990 .Para virar o jogo, precisamos de novas bandeira entre a classe média e a juventude, principalmente. Mas como fazer isso se não mudar o time?

  • Edu ,este grupo de gente que sai do partido e que pregam seu fim,acham que não houve mudança no processo eleitoral,e uma mudança pesada.Fico me perguntando quantos partidos vão sobrviver sem o dinheiro de empresas.Pois agora,alem de conquistar o voto este tera que conquistar a carteira do eleitor.Partidos que não sejam otganicos,sem base,sem militancia ou ligado,comprometido com setores da sociedade,serão manicos ou desaparecem.Na primeira eleição ja se vai sentir os efeitos,e com a grande midia despencando de todos os modos os pleitos serão trabalhos de hercules para a oposição.Acho que o PT com sua militancia,que cresce,vai crescer mais ainda.Analises feitas sem levar em conta o fator financiamento estão equivocadas ou tentam onduzir o eleitor incauto.

  • humm …menAs

    O que atrapalhou o PT foi não ter poderes supremos (graças a deus)

    Pois é, as cotas RACISTAS, que NÃO foram inventadas pelo PT, mas trazidas por THC de modelos ALIENÍGENAS à nossa realidade e necessidade (EUA, Austrália e A.do Sul), foram o PRINCIPAL motivo de eu ter me desencantado com esta agremiação (eu que sempre defendi a inclusão do POBRE via cota social universal)

    ..através da sua defesa, feita por membros do partido, é que eu consegui ver claramente a ignorância, a deformação de conceitos, valores, princípios e sentimentos de ódio e rancor que carregavam muitos daqueles que se diziam solidários e companheiros.

    Sobre o BOLSA FAMÍLIA, infelizmente NÃO promoveu a revolução que inicialmente se imaginava ..não é de todo mal, mas não sei o quanto é bom nesta dimensão ..hoje congrega 14 mm de famílias (cerca de 60 milhões de pessoas, 25% dos brasileiros e 50% da população do N e NE) ..o programa ainda carrega a incerteza de ENXUGAR GELO, do se perpetuar assistência e clientelismo, PIOR, a boca pequena, de perpetuar a sensação no povo sobre a existência de favorecidos, de DESVIOS e desperdícios dados com a destinação destes recursos a cidadãos que dela não precisa.

    MAIS Médicos ,,plano emergencial interessante, pena que acionado com 9 anos de governo ..se por um lado atesta a preocupação com o tema ..por outro nos afiança que durante muito tempo NÃO foram tomadas medidas adequadas pra se formar profissionais em número e qualidade suficiente.

    obs – aqui, de mais uma promessa NÃO cumprida fica a RE criação dum projeto tipo Rondon, aonde todo brasileiro ou prestaria serviço militar, ou iria se incorporar a PROJETOS sociais ..e claro, a OBRIGATORIEDADE para que médicos recém formados em escolas públicas fossem recrutados para prestarem serviço por um tempo (digamos 2 anos) nestes lugares hoje dados a estrangeiros (e recebendo, claro)

    Mas sabe, pra mim, fora os predicados, faltou falar dos PECADOS ..pra mim o maior pecado do PT foi ter sido arrogante, foi ter comido e se lambuzado todo, foi não ter aprendido com a história ..foi ter nadado de costas e ter-nos EXPOSTO o Estado brasileiro a mazelas e fraquezas que poderiam ter sido superadas neste momento recente da história da humanidade (com a popularidade recorde de LULA, com o ciclo das commodities e ascensão dos BRICs)

    ..pior que hoje, pra nosso desespero – e NÃO por falta de avisos – por pura imprevidência e irresponsabilidade, hoje somos obrigados a ver novamente a industria e o Estado de joelhos, este fragilizado, endividado, sendo emparedado por CAFAJESTES e chantagistas de todo tipo ..isso enquanto doutro lado o próprio sequer da conta de nos suprir daquilo que constitucionalmente se esperava que o fizesse ,,infelizmente é verdade sim, o ESTADO com o PT foi mais do funcionalismo ..e o povo, óhh ??!

    Sobre a morte do PT não seria uma qq, seria sim pq muitos dos seus líderes ou foram envolvidos em corrupção, ou morreram, ou foram presos, TRAÍRAM e ainda encontram da agremiação, não a censura ou a expulsão, mas sim um ABRIGO (e até vaquinha pra cumprir com suas multas) ..dando prova provada de que o que lá se tinha era MENOS ideia e mais interesse rasteiro.

    Infelizmente, pela dicotomia criada entre PSDB e PT que só favoreceram a cizania, o radicalismo e voluntarismo dos oportunistas como o PMDB e fisiológicos, eu fico pensando que se os DOIS naufragarem, que eles irão tarde. (embora eu ache que pelos escândalos COMPROVADOS, o PT vai 1o)

  • Edu
    Análise certeira, eu também penso assim, os benefícios desta era com o PT superam em muito qualquer custo de ter de operar nesta máquina política viciada que é o Brasil.
    O tempo e a natureza vai se encarregar de mostrar que quem atira a pedra tem telhado de vidro.
    Esse brinquedo de delação, já já vai pegar estes que roubam e gritam pega ladrão, começaram uma coisa que não sabem como vai terminar pro lado deles…
    Acho que o STF será o poder que vai balizar melhor o caos, é só ver o desespero do Gilmar e do próprio PSDB/DEM, me parece um sintoma de “vamos resolver isso agora” porque lá na frente alguma coisa vai ser escancarada, e acho que vai!

  • A grande problemática do PT não seria as suas ideias Keinesianas ou até “Piketianas”, modernamente falando, mas sim a tal governabilidade que o fez tornar-se “mulher de bandido, para sustentar seus amados filhos”. Se Lula fizesse uma fração da “investigação” ao “passado” e na pujança econômica investisse mais ainda em informação e educação aos ascendentes sociais, nosso país entraria num ciclo desenvolvimentista que aniquilaria qualquer partido lesa-pátria como estes que defendem o colonialismo e entreguismo afim de tornarem-se “capitães do mato”. PT errou e paga junto com todo brasileiro consciente a sua ingenuidade.

  • Critico o fato de termos um Levy e decisões por consequência de termos um Levy, mas continuo firme nos ideais do PT e também admiro as posturas do PCdoB. Tenho assistido algumas sessões do senado e às vezes da câmara. O PT tem valorosos parlamentares, são indispensáveis no congresso e são respeitados. Ficarei com pena se ocorrer o inverso – se estes deixarem a sigla e ficarem os demais. Não tenho dúvida de que o período Lula-Dilma passará para a História tal como você descreve, Edu. A questão da desigualdade ainda é central no nosso desenvolvimento. As políticas públicas – bárbaras e inteligentes – escancararam a força ainda existente na nossa oligarquia, mídia corporativa e em parte da nossa classe média branca besta. É nesse ponto que começamos a distinguir o PT e o Governo que, pressionado violentamente, está indo em outra direção.

  • Eduardo, acordar com o barulho da chuva neste tempo de muito calor é uma alegria imensa, abrir o computador para se interar das noticias do dia, entrar em sua página e ser contemplado com esta dicertação do que é o PT não tem dinheiro que pague. Obrigado

  • Excelente seu post, Edu. Irretocável. É verdade o que vc diz: “Se o PT tiver sorte, será abandonado por todos os oportunistas caras-de-pau que permaneceram gostosamente na sigla enquanto era confortável”. Mas há casos em que políticos abandonam o PT mas depois retornam. Aqui na região do ABC paulista temos o caso do ex-deputado federal Wagner Rubinelli de Mauá, que exerceu o mandato de 2003 a 2005. Ele saiu do PT no ano de 2005 após o escândalo do mensalão, assim como outros que deixaram o partido nessa época, e foi para o PPS. E, pelo PPS, tentou voltar à Câmara nas eleições de 2006 mas não foi eleito e colecionou outras derrotas eleitorais pelo PPS até retornar ao partido em 2010. Hoje ele é vereador pelo PT em Mauá. Quanto ao partido Rede, eu jamais votaria em alguém desse partido pois não confio em Marina da Silva. Para mim, ela só quer “vender” o Brasil, assim como o PSDB. Acho muito estranho essa relação “comovente” dela com a família real da Inglaterra. É só lembrar que Marina da Silva estava lá na abertura das Olimpíadas de Londres em 2012 carregando a bandeira juntamente com o secretário da ONU, Sr. Ban-Ki-Moon, o maestro argentino Daniel Barenboim e prêmios Nobel. O convite à Marina da Silva para participar da abertura das Olímpiadas partiu do COI, sem conhecimento do governo brasileiro, e foi mantido em sigilo, conforme reportagem do dia 28.07.12 na revista Exame sob o título “Marina Silva causa mal-estar entre ministros (brasileiros) em Londres”. Será que essa relação tão amigável de Marina Silva com a família real teria a ver com a ONG Survival International, cujo patrono é o Principe Phillipe da Inglaterra? Marina e suas relações com as ONGs internacionais que atuam no Brasil nunca me enganaram. Tem muita coisa debaixo desse angu.

  • Olha achar ou querer fazer entender ou supor que o PT é o criador da ideia de justiça social é chamar qualquer idealista ou socialista ou simpatizante de esquerda de ignorante.
    segundo que é sim marca do PT e fato consumado que ninguém ate hoje na Presidência da Republica fez tanto pelos pobres e deu tanta oportunidade para aqueles que nunca tiveram alguma chance nesta nação que sempre privilegiou quem menos precisava, até porque o PT se elegeu em nome dos trabalhadores e é o minimo que poderia fazer pois virar as costas para quem o elegeu seria fazer o que ate hoje todos fizeram.

    Mas não justifica amar o PT incondicionalmente e nunca admitir que existe sim criticas muito bem fundamentadas ao governo do PT e que compromete sua imagem e princípios desde sua fundação

    O partido dito representante dos trabalhadores gasta quase 50% do orçamento para doar aos rentistas via pagamento da divida e não prioriza como devia e nem você critica isso , que é a vergonha de dizer este governo que não tem dinheiro para a saúde do povo trabalhador , para a educação publica estatal do povo trabalhador ou para a segurança publica do povo trabalhador, mas tem quase 1 trilhão do orçamento para encher os cofres de banqueiros e milionários que nunca precisaram de um governo do PT e mesmo ganhando essa fortuna vão cravar a faca nas costa desse mesmo PT que os ajuda, fazendo o partido de otário e seus apoiadores.

    E finalizando a esquerda critica o PT sim e com todo direito pois o PT não é mais esquerda com Levy, Katia abreu e vários outros desde quando o Lula se juntou com o toninho malvadeza da Bahia o PT não merece o respeito de nenhum socialista que lute por seus ideais, ou vai querer dizer que o Ze Dirceu não cometeu nenhuma irregularidade ou o vargas que era PT de carteirinha é santo. OOOOO eduardo tua defesa intransigente as vezes é cega ou patética.

    E se o Senador Paim sair do PT vai calar a tua boca pois quero ver você falar que ele é mais um oportunista, a historia do Paim no PT e suas lutas e princípios calam qualquer um que tenha a imbecilidade de criticar seus atos como homem publico que é.

    PS: vai comentar o texto do Dr Paulo Klias sobre as burrices que o PT vem fazendo na economia e se um dia o teu partido desaparecer é por causa de vocês mesmos que não querem reconhecer seus erros e traições tirando fortuna do seguro desemprego e seguro defeso pra fazer a idiotice do ajuste fiscal em cima dos trabalhadores pobres que sempre demos o voto para vocês agora CHEGAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

      • ooooo edu tua presidenta e teu partido acabam de decretar uma pá de cal para o SUS que você tanto defendeu a dias atras , colocaram o ministério que cuida do maior patrimônio dos brasileiros ( A VIDA ) na mão do maior simbolo de honestidade do pais o já falado por você mesmo grande PMDB; e olha só o medico que vai assumir, o maior representante do setor privado da saúde,que concorre diretamente com o SUS e sonha com o fim do sistema publico.

        OLHA QUANDO AGENTE PENSA QUE JÁ VIU TODA DESGRAÇA QUE O PT PODE CAUSAR AINDA PODE AGUARDAR MAIS FACADA NAS COSTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE A ELEGERAM!!!

        ETA DILMA O COMBATENTES HEROICOS DA SAÚDE PUBLICA SABERÃO DAR O TROCO NO TEU PARTIDO NOS AGUARDEM !!!!

  • Prezado Eduardo:
    1. Aqueles que deixaram e estão deixando o PT são realmente identificados com o programa do partido ou eram e são oportunistas ?
    2.Onde está a consistência ideológica que deve caracterizar e identificar cada elemento que faz parte de uma agremiação de política
    3. Quanto a essa turma sair considero como uma benção pois assim haverá renovação de idéias para que o partido seja arejado e quem vem deve estar com mais garra para ajudar na transformação social do pais.
    4. Covardes são os que deixam o partido em um momento em que ele passa por dificuldade, deixando todo o problema nas costas de LULA/FALCÂO/DILMA e mais uns poucos combatentes partidários.
    5.O velho Mao-Tsé-Tung dizia que ” a guerra é uma política com sangue e a política é uma guerra sem sangue”.Aqueles que estão abandonando o PT quando veem uma guerra sem piedade da imprensa golpista aliada à elite entreguista contra o partido e contra os avanços econômicos e sociais que tivemos mas que no momento tal avanço amaniou em função da crise política provocada pelo senhor Aécio Neves e PSDB, Eduardo Cunha e a grande imprensa, estes que estão abandonando o partido nada mais são do que covardes e oportunistas, pensando que tal crisa não será superada.
    Vale lembrar para toda essa turma o canto de combate dos judeus poloneses.
    “NÃO DIGA JAMAIS QUE ESTE É O ÚNICO CAMINHO. A ESTE CÉU DE NUVENS PESADAS VIRÁ UM OUTRO SERENO E CLARO E NESTE DIA ESPERADO MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO O MUNDO OUVIRÁ O RUIDO DOS NOSSOS PASSOS.”

  • O PT é um partido autêntico, nascido de baixo para cima e representa milhões de brasileiros. A Rede é um embuste, mais um partido nascido de cima para baixo contando com o apoio de uma enorme indústria nacional e apenas e também o apoio da herdeira de um dos maiores bancos nacionais. Vão enganar as pessoas por algum tempo, assim como fez o psdb, mas no final este partido vai revelar que não passa de mais um truque da direita para iludir as pessoas. Quanto aos que deixam seus partidos para embarcarem no barco da fadinha verde, deveriam ser coerentes, ter vergonha nas caras e devolverem seus mandatos porque nunca teriam sido eleitos sem contar com o apoio do partido, de sua militância e simpatizantes. E concordo 100% com você: que os oportunistas caras-depau abandonem o partido será benéfico, assim esta cambada mesmo nos ajudará a separar o joio do trigo.

  • Caro Eduardo concordo com voce em praticamente todo o artigo, mas como ha sempre um mas, eu acredito que o PT como, qualquer outro partido no afã de crescer recebeu em suas hostes oportunistas que dilapidaram sua imagem. Muitos ainda estão la, onde os chamamos de petistas-tucanos, que na primeira crise pulam do barco ou lá permanecem enquanto tem bons cargos. Outros, embora poucos (menos do que a midia mostra), entraram para aproveitar-se do fato de que o partido esta no poder para tirar “uma casca” no patrimonio. Muitos infelizmente, viram isto tudo e se conformaram. Creio por fim que o PT é maior que tudo isto e mais devera urgentemente fazer uma nova depuração, como aquela que ocorreu no mensalão.

  • Edu, Parabéns! Foi no ápice da questão. Os verdadeiros petistas, aqueles que defendem/continuarão a defender/ e sempre defenderão suas ideias, seus programas de inclusão social, esses, jamais deixarão o Partido. O Paulo Paim de hoje e o Walter Pinheiro, são infinitamente diferentes de danos atrás. Parece que não entendem que a mídia (o PIG), desde 2003, aumentaram seu ódio contra o PT, por todos os benefícios que ele realizou para os mais pobres, miseráveis,menos favorecidos. O PT jamais morrerá. Um abraço.

  • “O PT nunca morrerá porque ideias são imortais”
    Edu, lindo!!!
    Ideias não morrem!
    O PT é um partido socialista, partido que olha o homem, vivendo no capitalismo, essa tormenta econômica, nada democrática, nada socialista!
    Viver no capitalismo, pensando PT, é que é a grande utopia!
    A grande conquista do PT já foi permanecer no governo por 12 anos, por 16 já será milagre!
    O capitalismo não admite distribuição, ele é monopolista, como se diz, mata até a mãe pra ser dono de tudo!
    A permanência do PT até agora, só se deu por aceitar algumas regras capitalistas, mas não é possível pensar santo, vivendo em puteiro!
    Ou você dá ou você desce, talvez aí tenha sido o milagre de poder chegar a 16 anos!
    As nossas conquistas sociais não têm valor no capitalismo, mesmo porque o povo não tem a dimensão exata desses valores, porque o que vale mesmo é o consumo e quando este reduz, o povo sente!
    O PT deveria ter investido mais em ideias e menos em consumo, embora considere que havia uma demanda reprimida.
    O caminho agora é investir em ideias, pois só assim o capitalismo selvagem será derrotado!

  • O que colocaríamos no lugar do PT? Sim, porque não existe nenhuma corrente política com ideias semelhantes. Nada

    Quais são as ideias do PT? Acima de tudo, o PT não tem ideias; o PT É uma ideia.

    Se ser desonesto é uma ideia ( no sentido estrito pode ser) ….

    Ademais, os economistas do PT a cada dia se perdem mais , economistas do PT? É modo de dizer pois o PT NUNCA em seus quadros teve economistas, por isso foi buscar no mercado, mas em 2015 a coisa ficou tão feia que o mercado deu o estafeta, LEVY, que era o terceiro na hierarquia financeira do Bradesco, então Levy se juntou ao PT, juntos segundo se tem notícia , em uma reunião quando um empresário citou a Levy sobre a curva de laffer o mesmo perguntou – ” é aquela que o Airton Senna se acidentou?”, daí da pra ver o nível intelectual do Economista que Dilma encontrou.

    • O PT continua sendo tão importante que um coxinha anti-petista vem comentar a “não importância” do PT.
      Mas o coxinha Guilherme 1 (este deve ser monarquista e se achar um rei) nada fala sobre as ideias ridículas que ele defende, pois elas não devem ser diferentes das ideias reacionárias e fascistas defendidas pelo PSDB e pelo velho e sempre PFL (que hoje se esconde na sigla DEM, mas que já foi Arena e UDN).

  • Quais ideais? O poder a qualquer custo? A rendição ao pragmatismo? Aqueles que o PT jogou no lixo ao chegar ao poder? Seja honesto consigo mesmo: idealismo não tem lugar na política. E nada é para sempre.

  • Grande Eduardo !!!

    Aplaudindo o seu texto de PÉ !!!!!

    Bertolt Brechet dizia :

    Há homens que lutam um dia e são bons,

    há outros que lutam um ano e são melhores,

    há os que lutam muitos anos e são muitos bons.

    Mas há os que lutam toda a vida e estes são IMPRESCINDÍVEIS !!!!!!

    O PT é um sonho e os sonhos não morrem !!!!

    Viva o PT !!!! Viva LULA !!!! Viva Dilma !!!! Viva todos e todas que entregaram suas vidas sonhando e lutando por um mundo de justiça e solidário !!!!!

  • A resposta à crise não pode ser a arrogância. Ninguém tem o monopólio da virtude e da ética. Esse discurso já não engana mais ninguém. O PT já morreu há muito tempo – só “idealistas” como você não conseguem – ou não querem – enxergar.

  • Parabéns Eduardo; você captou exatamente a alma e o sentimento do verdadeiro petista. Ser petista é uma filosofia um modo de viver. Para quem é cristão é viver como Jesus Cristo viveu na terra. “Repartindo o pão em 13 partes exatamente iguais.”

  • Estou aguardando impacientemente o numero de minha carteira de entrada como filiado ao PT.
    Logo então estarei participando dos cursos para completar a filiação..e quero saber quanto e como devo doar recursos ao Partido dos trabalhadores, que muita alegria me deu…
    Viva LULA ….e quem ele indicar..
    Fiz até alguns calculos..1,7 milhoes X 360 reais é igual ao ultimo dinheiro gasto na ultima campanha..
    Mole…Vou doar 1000,00 reais…então..

    Nas eleições para presidente proximo, os jovens terão 16 anos, jovens nascidos no governo do PT e aliados da boa causa…
    Não seria por isto o fato qde quererem criminalizar o jovem…
    Em São Paulo, os jovens são os que menos sabem e utilizam o ENEM..é obvio que tem coisa ai..
    Eduardo pesquise estas coisas…fazendo o favor…
    Grato..um abraço e boa luta..
    O BRASIL te agradece..

  • Ainda que eu o ache alguma coisa tipo Tiranosauro Rex,o jornalista e geógrafo Demetrio Magnolli,detonou os tucanos em seu artigo na Folha.Moleques foi a qualificação mais branda.Talvez nenhum petista mais destemido,na grande maioria afrouxam os cintos diante da mídia bandida,não teria coragem de escrever.Não foi à toa que Osmarina Silva,recém chegada de viagem aos céus,onde manteve um interloquio com Deus,e foi agraciada com a criação de sua Rede,ditou para a posteridade:”O PSDB tem cheiro de derrota,nasceram para perder”.O azar de Osmarina,ainda que tenha o supremo previlegio de falar com o Altíssimo,é que perde dela mesma.

  • Edu parabéns pelo excelente texto o qual eu assino embaixo. Gostaria de dizer que a democracia preve a alternacia de poder, sempre pelo voto popular. Portanto se em 2018, o eleitor entender que o ciclo do PT se encerrou, ótimo. A vida e a luta continuará normalmente . Aos oportunistas que estão debandando, que sejam felizes!!! A historia registrará quem está com a razão!!

  • Um partido de esquerda precisa saber fazer alianças abrangendo todo o espectro político: é impossível para qualquer partido, por melhor que seja, governar sozinho um país complexo como o Brasil. No inicio de sua existência, o PT relutava em construir essas alianças. Padecia de um certo exclusivismo – que volta e meia ainda ressurge por parte de alguns de seus quadros mais tradicionais. Para chegar ao poder, Lula teve de construir alianças com os setores empresariais progressistas. E sempre contou, desde 1989, com o apoio decidido do PCdoB que, embora numericamente pequeno, aportou a essa aliança uma boa dose de estratégia política, algo que o PT, por si só, sempre teve dificuldades em formular.
    Mesmo em 2003, já no governo, Lula relutava em construir uma aliança com o PMDB, mas graças ao trabalho de articulação de José Dirceu, isso foi realizado e tornou possível ao governo atravessar os dois mandatos de Lula e o primeiro de Dilma, mesmo sob o fogo cruzado da mídia nos casos do mensalão e da operação Lava-Jato. Alias, não resta duvida que Dirceu pagou caro por essa aliança, pois jamais foi (e jamais será) perdoado pelas elites reacionárias e golpistas do Brasil, que desde o inicio apostaram na incapacidade do PT em governar, mas viram seus sonhos naufragarem diante de um governo popular alicerçado em uma aliança concreta e na liderança de Lula.
    O PT cometeu erros desgastantes durante o processo. Acovardou-se no episódio do mensalão e relutou em defender os companheiros perseguidos. Não teve capacidade ou coragem de enfrentar o poder midiático, quando ainda tinha popularidade para isso. Alguns poucos de seus membros infelizmente acabaram se envolvendo na política corrupta do toma lá da cá, que sempre caracterizou a nossa história. Isso deu margem para que as elites tradicionais partissem para o ataque e imputassem ao partido toda a sorte de mazelas que, definitivamente, não foram inventadas por ele.
    Mas o PT ainda detém um saldo político bastante favorável e tem condições de superar esses problemas. Primeiro, por que tem e continuará tendo uma importante presença nos sindicatos e movimentos sociais do Brasil. Além disso, possui quadros de destaque que nunca se envolveram com mal feitos e que tem condições morais e políticas de resgatar a confiança popular no partido. O PT comandou uma aliança que foi capaz de implementar políticas sociais progressistas reconhecidas mundialmente e que mudaram a face do mundo do trabalho no Brasil – algo imperdoável pelas elites reacionárias. E ainda, tem a figura do Lula, que simboliza todo esse período de progresso que tende a se prolongar, pois o povo tem memória e instinto de preservação e não vai admitir retrocessos em suas conquistas sociais. E mesmo Dilma, com todas as dificuldades econômicas e políticas por que passa o seu governo, pode ainda se recuperar e continuar contribuindo com a boa imagem do partido perante as massas trabalhadoras. O que o PT e seu governo precisam é refazer sua base de sustentação com o PMDB e outros partidos (é impossível hoje governar sem o apoio deles), reforçar e valorizar suas alianças pela esquerda (principalmente com o PCdoB), superar disputas internas e tendências isolacionistas e exclusivistas e se aproximar cada vez mais dos movimentos sociais e populares. E não recriminar seus companheiros de viagem que hoje buscam outros partidos. Nem todos são necessariamente oportunistas e, quem sabe, podem vir a se tornar aliados no futuro.

    • Você fez um bom panorama. A gente esquece que o PT resistia às alianças até entender que só assim chegaria a cargos para interferir nos rumos do país. Foi difícil o caminho para o PT. Vale lembrar que muitas políticas públicas surgiram de um feito extraordinário, as Caravanas da Cidadania. Grande Lula, pessoa que conhece bem o Brasil.

  • Texto confortador Edu. Tomara que suas palavras sejam proféticas e que o PT passe por uma assepsia. QUE SE VAN! Os oportunistas, os picaretas, os ingratos, os equivocados, os incautos, os ingênuos e os indignados de ocasião. Eu por mim, só saio na vassoura, como papel de confeito.
    Tomara que fosse nessa leva o Mercadante, o Eduardo Cardoso e outros “petistas” paulistas….

  • Eduardo, PT sempre PT. Tive duas decepções com petistas Chico Alencar e Alessandro Molon. Ajudei a elegê-los, fiz campanha mas me traíram. Vou continua PT, porque com todos defeitos que por ventura tenha é o partido da defesa social.

  • A operação lava jato vai acabar se a presidente cair e tudo volta como era antes. A justificativa são os tais grampos que para mim foram colocados de propósito para este fim, mas só se a presidenta cair, claro.

  • Prezado Eduguim. Há uma musica antiga que diz; Faz me Rir. Heloísa Helena, Babá, Osmarina,Bicudo ………………..; Saíram . Muitos outros se filiaram, milhões? a fila anda. Projetos pessoais e filosóficos são projetos. Eu sou eu, Jacaré é um bicho e quem duvidar é “duvidoso”!

  • Parabéns pelo seu texto, Eduardo!
    Fico emocionada por saber que não estamos sós… Como nós, há muita gente que acredita que um mundo melhor é possível e isso só acontecerá quando TODOS reconhecerem que a distribuição de renda tornará esse país mais justo. Assim como os deveres, os direitos também deverão chegar a todos e não a só uma classe privilegiada.
    A luta será sempre entre opressores e oprimidos, o nome do partido não será importante. Continuaremos aqui, sempre na luta. E mais uma coisa, onde o Lula for, tô junto! Se ele ficar, tô junto!

  • A sinfonia de uma nova era sendo executada por um tempo dependente da correlação de forças expressa no espírito do tempo.

    Cada dia são gotas a engrossar o oceano de uma America Latina, berço de uma nova civilização. Civilização é sinônimo de uma igualdade de renda cidadã. A desigualdade extremada no Brasil, como demonstra o índice de Gini é infame e desonra o bom senso até mesmo do Mercado.

    Estamos do lado do que pugna o Papa Francisco expresso ontem na ONU.

    Na pratica apoiar os blogs acessando-os, comentando e se possível contribuir financeiramente

    • Você viu o que o Requião disse ontem, num evento?

      “Eu, que como todo mundo sabe nunca fui muito religioso, tenho que saudar o Papa Francisco que está tomando uma posição única no mundo, é o único líder mundial de esquerda hoje. A crítica dele nos Estados Unidos ao predomínio do capital financeiro foi mortal. Com coragem e com firmeza ele está dizendo que as pessoas não podem se sacrificar ao capital”.

      “E o capital está dominando esse processo todo. Dizem – ‘não há outra saída, os técnicos têm que resolver isso’. E os técnicos dos Bancos Centrais não têm nada a ver com a sua vida (o Requião aponta para a plateia), com a sua esperança, com a educação dos nossos filhos, com o desejo nacional de uma vida feliz no nosso território. É só o capital, o lucro, e as pessoas não passam de mercadorias”.

      A análise que o Requião faz do momento, eu achei ótima, está a partir do minuto 46 do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=elvnLHyd1lE

  • Não sendo eu um petista, sempre afirmei apoiar o PCdoB, digo que o PT foi o partido que aglutinou as mudanças sociais, ele que conseguiu transformar em leis alguns dos anseios dos movimentos sociais. O PT não conseguiu isto sozinho, precisou da ajuda do PCdoB, do PSB (que infelizmente abandonou o campo de esquerda), do vacilante PDT (que espero que, com a chegada de Ciro Gomes, retome o mesmo caminho combativo dos tempos de Brizola e venha a ser tornar novamente um partido de centro esquerda), do PSOL e dos nacionalistas, trabalhistas e humanistas que estão em outros partidos (caso dos setores que não são podres do PMDB, por exemplo).

    Mas se não fosse os 12 anos de governos petistas no Governo Federal, não teríamos nada a comemorar. O PT não é tudo, tem lá seus erros (entre eles o republicanismo burro e imbecil e o medo inexplicável de atacar a famiglia Marinho), mas foi graças ao PT que o Brasil progrediu bastante. O meu PCdoB entende a importância do PT e neste momento crucia,l onde a onda anti-petista é um ataque não só ao PT, mas às conquistas sociais e à democracia, é mais que necessário defender o PT, pois ele é a maior referência para a luta dos movimentos sociais, populares, nacionalistas e de esquerda.

    • Tenho acompanhado o trabalho da senadora Vanessa e da deputada Jandira, elas não estão para brincadeira e defendem a democracia com unhas e dentes. Sou fã delas. E sempre procuro me inteirar do trabalho do Flávio Dino no Maranhão, aquele que destituiu a dinastia (rs). Outro dia vi as escolas de barro que a dinastia deixou no estado, vergonha total. Quero ver a evolução do IDH com o Flávio Dino. Parabéns pelo seu partido.

    • Nada mais verdadeiro. Além do que – e na mais humilde das hipóteses – o PT, Partido dos Trabalhadores, partido que no próprio nome reconhece a importância fundamental daqueles que produzem a riqueza nacional, é a mais bem constituída ferramenta de superação definitiva do sádico e injustificável regime de subdesenvolvimentismo capitalista que ainda insiste em atormentar a vida desta potencialmente riquíssima Nação.

  • Um artigo digno do blog, concordo plenamente o PT jamais morrerá, viverá para sempre no ideal daqueles que sonham que a utopia é possível. Os que estão abandonando o partido já deveriam ter ido a muito tempo como Paulo Paim, Valter Pinheiro, Marta Suplicy, tantos outros que sempre viveram a sombra usando o partido, essa frondosa arvore que deu tantos frutos e mudou o país, mesmo contra uma elite perversa.

  • Que o PT está em crise por seus erros e também por um ataque midiático que não para nunca é inegável. Mas tem um fato, Edu, a militância por incrível que pareça vem crescendo. Para surpresa e desgosto do pig.

      • Alguem aos 71 anos que se filia á partido político????? Depois dos 50 geralmente a única filiação aceita é no azilo, igreja ou na praça, pois nessa idade, o software já esta defasado, e o Hardware não serve pra mais nada, como não há ainda upgrade a solução é o descarte, existem bons azilos aqui em S.Paulo.

        • Guilherme,
          O belo post do Eduardo fala de ideais que nunca morrem! O Juraci tem o direito de ter ideais, sejam sobre o que for, esteja ele na idade que estiver. Assim como, tem você o direito de ser imbecilizado, tenha você a idade que tiver! Não sei onde o Juraci mora, mas se não for em São Paulo, duvido muito que, sendo ele um homem de esquerda, queira ir morar em um asilo, caso precisasse de um, que esteja sediado na Capitania de São Vicente. Uma das coisas mai estranhas e bizarras que penso existir, é o fato de São Paulo ser, uma das cidades mais multiculturais do Brasil e do mundo, existir tanta gente reacionária e fascistas. O que o complexo de coronel e sinhozinho é capaz de deixar para toda uma geração, incluindo os imigrantes!
          Maria Antônia

        • azilo…. (e ainda por cima escreveu errado)
          hardware…
          software…
          Analogias feitas por uma múmia que deve ter uns 25 anos ou menos, não tem respeito por quem quer que seja (provavelmente é sustentado por uma pessoa a qual deve tratar como um trapo e assim que possível a enterrará num ‘azilo’ destes ‘bons’ que tem aí em SP.
          Mas, melhor ler uma bosta escrita por este energúmeno do que ser cego.
          Daqui a 15 minutos nem lembrarei mais destes absurdos.
          Porém, daqui a 30 ou 40 anos (se eu estiver vivo) ainda me lembrarei de Lula, Dilma, Flavio Dino, Jandira, Vanessa, Brizola, Jango e tantos outros que fizeram ou tentaram fazer algo por alguém que necessitasse.
          Deste guilherme aí, humpf, nem guardando numa cápsula do tempo…

          • É verdade, seu Joraci é jovem porque sabe que a vida é para fazer coisas que nunca fizemos antes. Já esse troll já nasceu velho, e o pior tipo de velho, o velho imaturo

        • O PT continua sendo tão importante que um coxinha anti-petista vem comentar a “não importância” do PT.
          Mas o coxinha Guilherme 1 (este deve ser monarquista e se achar um rei) nada fala sobre as ideias ridículas que ele defende, pois elas não devem ser diferentes das ideias reacionárias e fascistas defendidas pelo PSDB e pelo velho e sempre PFL (que hoje se esconde na sigla DEM, mas que já foi Arena e UDN).

          Como o Luciano comentou acima, este tal de Guilherme 1 deve ser um velho e bem velho nas suas ideias, muito superado, mesmo não tendo mais de 25 anos de idade.

  • Matéria EXCELENTE!
    Vou colocar como EU vejo a coisa: o próprio SATANÁS (se tal tolice medieval existisse…), se candidato pela ESQUERDA (e o PT é o melhor partido NO MOMENTO), teria meu voto…
    Por dois principais motivos:
    – sempre fui TRABALHADOR (TRABALHO); nunca fui EMPRESÁRIO (CAPITAL) nem LATIFUNDIÁRIO (TERRA); não faria nenhum sentido LÓGICO eu, TRABALHADOR, acreditar, quase que candidamente, que o CAPITAL/TERRA, alçados ao Poder, se preocupariam e governariam por mim, TRABALHADOR;
    – se SATANÁS está no PT, onde estão o DIABO, SATÃ, BELZEBU, MEFISTÓFELES, INIMIGO, TINHOSO, ADVERSÁRIO, etc, etc??? Estão nos DEMAIS PARTIDOS; logo, trocar o PT por eles (na hipótese absurda de que SATANÁS está no PT), seria de uma BURRICE CAVALAR!
    Ignorar a SAGA DE LULA, a ascensão de um OPERÁRIO ao Poder num país dominados por ELITES de toda ordem é de uma miopia sem precedentes…
    Não sou tão TOLO…
    Mas se o sujeito é CAPITAL e/ou TERRA, faz todo sentido votar na DIREITA…
    O que é ilógico, e característico de gente sem noção, é, sendo TRABALHADOR, nela votar…
    Não sou REBANHO, e não tolero COLEIRA…

    • Disse tudo. Sem superstições, sem ódio e sem coleiras ideológicas por um Brasil de Todos os Brasileiros. Por um Brasil do século XXI, justo e fraterno, que concluamos a tão sonhada e imprescindível transição democrática.

  • Edu, comovente seu texto, mas meio ingênuo e pueril demais. O que mata o partido é a falta de autocrítica. Desse jeito, sem se reinventar, vai perder mais e mais gente.
    O que mata o partido também são os xiitas, que na sua arrogância e cegueira, achan que o partido sempre está certo, e quem saiu sempre foi traíra, nunca prestou.
    Acho que se a pessoa não concorda mais com as idéias e a condução interna do partido, tem mais é que sair e ir para um partido onde ouçam suas idéias.
    Os petistas xiitas levam tudo pro lado pessoal, não conseguem respeitar aqueles que têm
    Idéias contrárias… Isso mata qualquer partido. Pra ser sincera, acho que nem o Lula é tão xiita assim. Ele deve ter ficado triste que Molon e Marta saíram.
    E não acho que o partido está passando por uma depuração e se livrando de oportunistas. Está acontecendo justamente o contrário. Os que ficam são os oportunistas. Basta ver o Andrés Sanchez, o Delcídio.
    Os quadros estão minguando e ficando cafa vez menos combativos, a ponto do Orlando Silva, do PCdoB, defender mais a presidenta do que a bancada inteira do PT. Eu acho que a Martar o Molon abriram a porteira pro resto sair.
    E não adianta querer passar photoshop na dura realidade. Os bons do PT estão saindo.

      • Ao menos os corruptos PMDSbistas são mais honestos que os corruptos petistas. O pessoal do PMDB nunca se disse mais honesto que ninguém, ao contrário dos políticos petistas que, antes das roubalheiras serem descobertas, sempre posavam como arautos moralidade, ética e honestidade !

        • A qual roubalheira você se refere, a seletiva e criminosamente espetacularizada pelo oligopólio midiático, cujo expoente máximo é um jornal eletrônico que se auto-intitula nacional? Ou a das condenações sem provas, mediante o uso espúrio e indefensável de umaa tal teoria do domínio do fato? Qual?

          Outro dia vi um pronunciamento do deputado Sibá Machado na Câmara [http://jornalggn.com.br/noticia/o-imperdivel-discurso-do-deputado-siba-machado-na-camara], trata-se de manifestação política excepcional, legítima tradutora das terríveis contradições ainda existentes no seio da sociedade brasileira e que possivelmente seja a mais fiel descrição da ideia imortal à qual se refere o Eduardo Guimarães.
          _________________________________

          A matéria da qual é feito o mundo vai muito além do oportunismo, da submissão, da cooptação, do moralismo aético e da segregação neoliberal.

          Aguardemos o desenrolar da 70ª Assembléia Geral da ONU; uma nova correlação de forças em nível mundial pode estar vindo por aí; os dados ainda estão a rolar.

        • Marcos,
          Você está certíssimo! Segundo a Polícia Federal, o Ministério Publico, o STF, a mídia comercial e patronal, todos “os políticos corruptos do PT são desonestos”, mas todos os políticos corruptos do PSDB são honestos. Se as instituições que deveriam ser honestas e lícitas — porque a elas cabem a interpretação e aplicação das leis — agem como você pensa, pôr que cargas d’agua, você, um zé ninguém, deveria fazer interpretação diferente?!
          Maria Antônia

      • Concordo com você Eduardo, com relação à perpetuação dos ideais. Eles não morrerão nunca, são praticamente imortais. O que me parece ocorrer no Brasil é uma luta de classes que foi acelerada e acirrada pelo PIG, um inimigo mortal que foi subestimado. Todos nós passaremos mas os ideais não morrerão, o país sempre foi o último a promover a libertação da grande maioria do seu povo e, até hoje, a Revolução Francesa não passou por aqui. Mas, ela chegará dura e sangrenta por conta da teimosia e mediocridade da dita elite. Lula agiu para que a Revolução fosse incruenta, até sem traumas. A nossa elite caminha na contra mão da evolução, vive de um auto engano e perderá ao final. Questão de tempo.
        Com relação a Martha, aquela que deu nome de Roberto Marinho a uma grande avenida paulistana, esta não me ilude. A afirmação dela (de tanto trair, acaba por trair a si mesma) foi um deslize, de que entrava no partido que “vai reunificar a nação “. Frase que segue na mesma linha do anterior deslize do Temer, um traidor em gestação. Como, cara pálida? O PMDB jamais, em tempo algum, reunificou esta nação. Ah, já sei, com os três picaretas, Temer, Renan e Cunha. Ou seja, o PMDB e a oportunista dona Martha não desistiram do golpe. Ato falho daqueles que se elegeram (Temer, Martha e tantos outros trairas) pela força do extraordinário capital político do Lula. A mais vergonhosa das traições voltar-se-á contra os traidores.

    • Cara, posso até concordar que existem alguns ruins no PT, como o superintendente do Corinthians Andrés Sanches, por exemplo, sem falar no Delcídio que você citou e no Vicente Cândido, sócio de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF que nem viaja mais ao exterior, com medo de prisão e extradição para os EUA. E há vários outros.

      Mas dizer que os bons estão saindo do PT é forte e inaquedado. Desde quando Marta Suplicy, Marina Silva, Cristóvão Buarque são flores? São todos pessoas que pensam, em primeiro lugar, neles mesmos, nos seus próprios projetos de poder. Marta, uma mulher muito má educada e que saiu atirando no governo que serviu como uma louca, agora entra no PMDB e já vem com papinho de impeachment, bajulando Temer, político em quem não se confia e que tem mostrado DNA de traidor. Marina Silva saiu apoiada no Banco Itaú e com um programa francamente de direita. Buarque não agrega nada, só rancor. Aliás, todos são raconcoros.

      Pessoalmente, não sou petista, nem me identifico com o PT, mas me desapontei com o PSDB, que prometia uma social democracia e caiu de braços no colo da direita. Muito se desapontam com o PT, mas meu grande desapontamento é com o PSDB, em quem votei duas vezes para presidente. Eu realmente acreditei na ideia do PSDB. Mas certa estava uma vendedora de pipoca que conheci em frente a uma escolha que frequentei. Eles não estavam nem aí. O PSDB perdeu a grande oportunidade de fazer um governo que diminuisse injustiças. E perdeu a vez. A esquerda não produziu nada melhor do que o PT, que não é perfeito. Não voto no PT por que acho-o um partido excepcional, mas por falta de opção. Basta olhar os demais.

  • Tudo o que aconteceu com o PT foi devido a conveniência de suas lideranças contra o alerta da militância, Lembro bem da campanha quando o Genuíno era presidente do PT para se chegar a 1 milhão de filiados abrindo as portas para oportunistas, deu no que deu, espero que retorne a humildade e pé no chão das lideranças do PT e uma profunda renovação de nomes e práticas políticas que nunca obtiveram apoio da militância.

    • O problema do PT, prezado jbmartins, não são os erros do PT, mas o contrário, o problema do PT são os acertos do PT. E os BRICS, só pra citar um exemplo, constituem prova inconteste disso.

      • Mario sempre vejo os seus comentários….e gosto.Mas o pt errou muito ,sim.E acertou muito tbém.Erros do pt…foi permitir o inchaço,não preparar lideranças para gestão pública ou congresso,evitar embates ideológicos necessários,não fazer reformas profundas,não ouvir a população e nem os militantes,achar que poderiam fazer descer goela abaixo qq mudança que desejassem…são erros grosseiros.Os acertos todos nós sabemos…Pátria Educadora,Obras do PAC,etc…Mas o pt não vai acabar…o pt é mais que uma sigla ,é causa.E tivemos gente muito boa….e com gente boa ,nós discutimos,debatemos e mantemos.O pt perdeu quando deixou de ouvir…quando a arrogância foi maior.Uma reciclagem é necessária.Afinal…onde a esquerda pode viver?Só no pt…mudar o nome,não vai alterar nada.Sobrevivemos ao mensalão…sobrevivemos a queda do Genoino,Zé,Cunha…é só arrumar a casa…só esperar um alívio nas tensões…e o pt voltará pra rua,pra movimentos sociais,pra posição de poder.O pt representa todas as classes sociais..representa empresários de visão,sindicatos,classe média,alta…jovens,idosos,crianças.O pt é um partido que passou e vai passar o país a limpo!

  • Limpeza, realmente Eduardo concordo com sua escrita o PT é uma idéia que faz e fará parte de mim. As bases do PT são suas idéias e como idéia será eterno. Parabéns Eduardo!

  • Boa tarde Edu!
    Comecei a ler o seu texto hoje cedo, por volta de 08:00 Hs., e só terminei agora.
    Você fez uma abordagem excelente e eu só incluiria alguns pontos para que seu texto fique exatamente o que penso da política atual na minha visão.
    1º PSDB, DEM, PMDB são os partidos mais corruptos segundo o ranking. O DEM, disparado, não tem nenhum representante do povo, todos são reacionários e só visam seus interesses; o PSDB, pior ainda, mostrou ser o partido elitista com seus caciques incompetentes, a maioria são de vendilhões da pátria e anti povo (é a massa cheirosa), FHC o invejoso) e Aécio, os principais incompetentes e anti democráticos e a representatividade que possuem é, os que são contra os trabalhista desenvolvimentistas e a maior raiva que tem foi o governo do Lula, disparado o melhor PRESIDENTE deste país. Quanto ao PMDB são os famosos fisiologistas e para mim só escapa o Requião (que deveria sair do partido);
    2º O PDT, depois do Brizola ficou uma vergonha. Espero que a entrada do Ciro Gomes e seu irmão as coisas melhorem e torço para que fosse o novo Presidente com o Requião de vice;
    3º O Partido da Marina (outra igual o FHC), para mim um novo partido de direita, pois, quem tem apoio de banqueiro…. vai ser mais um enrolador e lamento a ida do Randolf para este engôdo;
    Com certeza Edu, todo mal vem para um bem maior e os verdadeiros TRABALHISTAS nunca vão deixar as IDÉIAS morrer.
    Abç.!

    • Apoiar Ciro Gomes pelo PDT nas eleições de 2018 não será uma má idéia, visto que o PT estará com o filme muito queimado até lá! Uma mudança de ares infelizmente terá de ser feita!

      • Pedro, acredito que na vida tudo tem seu tempo, como o Lula e seu belo governo. O PT e seus ideais , como o Edu mostrou em seu texto, já teve seu grande papel que para mim foi o de mostrar que o Brasil é de todos e não só desta elite reacionária, egoísta e entreguista, onde este estão totalmente representados pelo o que de pior existe que é o PSDB e o DEM. Digo isso devido a provação do Lula e não adianta a mídia golpista e os de extrema direita espernear, pois não voltam a governar. Hoje, a Globo só detém pouco mais de 20% de audiência e o jovem está ficando mais informado devido a internet e estes formadores de opinião, essa mídia golpista, só faz lavagem cerebral nos que ainda tem um ego muito inflado. O Ciro já tem uma bagagem que transmite confiança e que não vai fazer o jogo destes que só arrebentaram com o Brasil.

  • Sou trabalhador e portanto voto no PT. E vamos achar com este lero lero de acabar com o partido. A maioria estão apenas cuspindo no prato que comeu. Não os vejo como traídas mais, com oportunistas. Como falou o aercim do pó ; suguem tudo e depois vem pro meu lado.

  • Votei no Molon e lamentei sua saída do PT. Posso até entender que um militante tenha insatisfações com seu partido, mas trocar o PT pelo Sustentabilidade não é um bom prenúncio. Molon, como todos nós, sabe o papel da Rede nas últimas eleições, sabe que seu único propósito era acabar com o programa de governo do PT. Marta não saiu do PT por condenar a corrupção, mas porque seu projeto é excluisivamente pessoal: cargos de poder. Neste caso, o PMDB lhe serve de ninho. Mesmo que no PMDB a luta pela indicação aos cargos seja mais pesada do que no PT ela é e será, sempre, apenas isto, uma luta por cargos. O PT, como bem analisa você, está enfrentando momentos extremamente difíceis porque está tentando, dentro da legalidade, reduzir a desigualdade social. Seus programas (Minha Casa, Pronatec, Bolsa Família, Mais Médicos, Ciência sem Fronteiras, etc., ) são, neste sentido, um sucesso tão estrondoso que é preciso recorrer a todas as canalhices e mentiras para tentar derrotar o PT. Evidentemente é difícil travar esta batalha. Só o PSOL é que acha fácil taxar as grandes fortunas. Difícil é saber quem vai colocar o sino no gato. Parabéns pelo artigo.

  • Reconheço a fundamental importância do PT nessa transformação enorme ocorrida na sociedade brasileira. Deixamos de ser um país de quinta categoria, devendo as calças ao FMI, para ser um dos principais países do mundo.

    FHC — sempre é bom lembrar — iniciou seu primeiro mandato com o Brasil posicionado como 8a. economia do mundo. No final de seu segundo mandato, o país havia despencado para 14o. lugar. E hoje somos a 7a. economia do mundo, graças a Lula e Dilma. Só isso já bastaria para reconhecermos o valor do que foi realizado.

    O que é fundamental para o PT agora é voltar às suas raízes populares. Sinto falta dos núcleos de base, que eram fundamentais. O PT abdicou de suas raízes. Hoje, nos bairros populares — e nos bairros “nobres” (*) também! — só há duas forças: as igrejas evangélicas e o tráfico de drogas. O PT sumiu do mapa, está só nos gabinetes.

    Fico imaginando, por exemplo, como facilitaria a vida do prefeito Haddad se o PT da capital tivesse um jornalzinho em papel distribuído massivamente nas bairros populares. Logo no início do seu mandato, ele tentou mudar o IPTU, aumentando o valor nos bairros “nobres” e, com isso, permitindo reduzir ou até zerar o valor nos bairros populares. A carcomídia (Globo, Folha etc) convenceu a população — inclusive os trabalhadores — de que se tratava de um aumento geral do IPTU. E Haddad foi derrotado. Imagine-se se o PT estivesse em cada bairro, em cada vila, se reunindo com os moradores e fazendo uma comunicação direta…

    É hora, repito, de o PT fazer ressurgir a única força capaz de nos fazer sair da defensiva: o movimento popular.

    _________________
    * Bairros chamados “nobres” são aqueles onde moram banqueiros, rentistas e grandes traficantes de drogas.

    • Lembro quando o Diretório Central era aberto, um entra-e-sai danado da militância; a gente passava pelo Gushiken, Genoíno… Bem, era outro momento. Após se tornar governo devia ter ficado atento para não perder a proximidade, a energia. Ainda é o que mais tem base popular e entidades organizadas mas a militância envelheceu. É um desafio para todos os partidos se aproximar da linguagem e visão de mundo do jovem, sendo que para esse segmento o PT é a “posição”, o status quo. Quem tem 25 anos tinha só 12 quando terminou o governo FHC. São outros parâmetros. Eu creio que ainda veremos uma liderança política forte surgir da juventude do MST, formada nas escolas do MST.

    • Caro Locatelli, o projeto do Haddad acabou sendo manietado pelo STF e depois aceito, está funcionando. O PT nunca deixou a militância de base, foi exatamente o contrário. Com o bombardeio midiático, muita gente “bem intencionada” encontrou o “motivo” pra sair mundo afora cuspindo no prato que comeu – por horrível que seja é algo comum na espécie humana: ingratidão. Com o surgimento das novas mídias e de outras formas d emilitância muita gente ficou sem espaço,muitas correntes tiveram de baixar a bola porque suas teses não encontravam respaldo na realidade. Muita gente se impacientou com decisões estratégicas que o PT teve de tomar e encontrou aí o motivo pra sair resmungando e maldizendo o partido.. E, por último, muita gente perdeu o protagonismo político, foram ultrapassados por correntes de pensamentos mais atuais e mais sedutores (no bom sentido)

      No mais concordo com você e sou seu admirador aqui no blog.

      Grande abraço

  • Estudando a história do país verifico que não há nem nunca houve um partido político mais favorável ao trabalhador e as classes baixas do que o partido dos trabalhadores.

    O massacre midiático diário ao PT não é por seus defeitos mas por suas virtudes: defender o povo humilde e historicamente humilhado.

    De certa forma, como eleitor e simpatizante da agremiação, tenho orgulho de incomodar tanto as oligarquias medievais brasileiras votando no PT, a minha preocupação é o dia em que a globo/folha/estadão/veja e cia ltda. passarem a elogiar o partido como fazem com os tucanos.

    • “…a minha preocupação é o dia em que a globo/folha/estadão/veja e cia ltda. passarem a elogiar o partido como fazem com os tucanos.”
      __________________________
      Aí, meu caro, nesse dia, a gente quebra e joga no lixo essa ferramenta.

  • Como dizia aquele escritor americano que que andava no Oeste da América armado com uma 45 no coldre: As notícias sobre a minha morte, foram um tanto quanto exageradas.

    • Jeanette, acompanhe o site do PT (www.pt.org.br) para saber das manifestações promovidas pelo partido e também o site http://www.vermelho.org.br. Ontem eu não fui mas sei que no dia 3 de outubro vai ter outra manifestação porque nessa data a Petrobrás completará 62 anos, conforme noticiou o site vermelho.

  • Parece até discurso do partido comunista soviético: “Os homens morrem, o partido é imortal”. Olha só o que restou do PCUS hoje…E o seu partido autor e cúmplice do maior escândalo de corrupção da história e você vem falar em “idealismo”? Quanto chauvinismo!

    • Oi Paulo Andrade.

      Eu nao gosto de ladrao e nao roubo. Mas se se trata de valores ou numeros dê uma olhada nos valores sonegados de impostos e só porque nao sao politicos estao perdoados e salvos? Olhe tambem os valores da lista do HSBC. Em ambos os casos ha politicos sim. E os valores sao muitas vezes os valores da Petrobras.Umas 50 vezes. E isso foi roubado dos cofres durante uns 70 anos pois a sonegaçao é bem antiga. Ler é bom.

  • O sucesso das políticas públicas implantadas pelo Partido dos Trabalhadores, beneficiando principalmente os mais pobres, se reflete no pensamento do seu maior líder, o Lula: “O ESTADO NADA MAIS É QUE UMA MÃE, E A MÃE SEMPRE DAR MAIS ATENÇÃO AO FILHO MAIS FRAQUINHO”.

  • Uma coisa é partido como instituição
    Outra coisa é porta voz temporário
    Outra coisa é lider atual
    Outra coisa é ….militantes.

    Que complexo, nao? Assim uma parte relevante é a militancia da qual podem até surgir novos lideres. Mas no momento o lider mais importante é Lula.A militancia nao mudará de partido enquanto este existir. Está ate aumentando.

  • Edu, acompanho a viagem de Dilma à ONU, vejo o desempenho do Brasil no cenário mundial, numa posição de destaque, vencendo os desafios e metas, participando dos problemas, brigando por uma posição mais no topo!
    Aqui, com esta mídia cafajeste, pouco se fala, não informa, e se o faz, é pra criticar.
    Eu tenho fé na história quando se analisarem os fatos, creio que os governos petistas serão bem avaliados, tanto Lula como Dilma!

  • Edu,

    A direita fascista fez a mesma coisa com o PTB de Getulio e Goulart e surgiu o PT. As ideias renascerao em novo partido que continuará defendendo o povo brasileiro. A sigla é o de menos…

  • Bom, minha história é longa – óbvio -, mas vale como um certificado pessoal das palavras acima. Fui da APML – Ação Popular Marxista-Leninista, dissidência da AP cristã, que teve entre seus membros, por exemplo, Jarbas Passrinho (!!!). Isso nos anos 1970. Fizemos trabalhos de base no Rio de Janeiro, ajudamos a eleger políticos progressistas, e a fundar o PT em 1980, colhendo assinaturas loucamente em bairros e favelas. Minha assinatura, Armando Flavio Rodrigues, e a da minha mulher, Lucia Hertz, estão nessas listas fundadoras – não sei se existem ainda, Pois acabamos de nos refiliar ao Diretório Municipal do Rio, com orgulho ainda maior do que em 1980, pelos doze anos de governo popular para cuja mera existência contribuímos e continuamos a contribuir. E cujas realizações extrapolaram em muito o que a velha e falecida APML apresentava como ‘programa’: simplesmente Liberdades Democráticas. Minhas filhas e meus netos merecem este, exatamente este, Brasil que está aí, e que será sempre maior que todas as artimanhas e falcatruas que as aves de rapina, sejam Corvos, Cunhas, Aécios tentam ocultar, no abraço dos afogados. Os ‘bonitinhos’ classe média – Chico Alencar, Molon – saíram do PT, mas eu acho o Lula muito mais bonito. E seguramente é. Principalmente por dentro.

  • E num País onde as “zelites” caem em depressão pelo fato de um pobre comer 3 vezes ao dia, a ideia PT sempre será atacada e marginalizada. E danem-se os pobres !

  • Estamos vivendo tempos de traidores, de fascistas, da mentira derrubando a verdade. Os porcos tiveram abetos seus chiqueiros pelas piores máfias desse país: justiciaria e mídia. Os traidores dessa nação vão para a história apenas como traidores, a história não os perdoa. Os anos que esse país foi governado pelo PT, foram os únicos anos que tivemos respeito do mundo, encontramos a dignidade que nunca houve anteriormente. O BRASIL ousou crescer com dignidade durante o governo petista, por isso os vira-latas, os analfas políticos, os pau de galinheiros, os que sempre preferiram servir de tapete para os ladrões internos e externos, não perdoam esse partido. A marteca oportunista, como as marinas e heloisas helenas, que, literalmente, sentaram no colo da direita sempre corrupta. e ninguem que vota na esquersa sentirá qualquer falta dessas senhoras deprimentes e sem caráter político..A marta deixou o PT que tem muito menos corruptos que o eterno corrupto e prostituto pmdb, então nos mostra que lea não está nem ai para corrupção, o negócio dela é ela. Não tem vergonha na cara. Demostrou ser apenas uma mulherzinha da classe média alta, a preconceituosa, a excludente, a imbecilizada que é frustrada por não se miameira. Aliás, o USA detesta traidores, por isso usa esses vagabundos brasileiros para atingir seus interesses, depois os coloca no esgoto, pois americano simplesmente se enoja de traidores.

  • Bom Edu!

    Infelizmente o PT estará muito queimado até 2018, mas não vai ser a morte da esquerda de forma alguma, pode ter certeza que os que gritam “Fora PT!” vão começar a falar em menos de 2 anos: “Eu era feliz com o PT e não sabia!!!!”

    O fato é que a elite e classe média brasileira não gostam de ver a população pobre melhorar de vida e ao mesmo tempo dizem querer ver um país melhor ! Ai eu me pergunto: como vão querer ter um país melhor se não gostam de pobre? Esquecem que no Brasil, mais de 55% da população é negra e parda?

  • Caro Edu, o PT não está em crise, construiram uma crise e jogaram no colo do PT. O PT, absorveu a “moralização” da politica , imposta pela ofensiva da direita. Tática usada pela direita desde sempre. Reproduzo o anti semitismo, o anti comunismo e agora o anti petismo. O poder sempre escolhe e nomeia o adversário de ocasiâo à ser abatido. Joga na divisão da esquerda, usa as contradições internas, impostas pelo capitalismo, hoje na hegemonia financeira. Faz uso da ofensiva internacional, hoje descontente com a consolidação “preocupante” da união sul americana, latino americana, os BRICS. A narrativa do ódio, da repulsa , lança as bases cínicas e hipócritas do golpe. Exige, pela chantagem do cáos, que o governo ponha em prática a agenda derrotada. Decreta o fim de um partido, forçando os oportunistas que lutam por um projeto pessoal à abandonarem o partido. Reproduz a tragédia histórica à que sempre foi e será submetido um partido de esquerda. Mas esquecem que o PT, é diferente, nasceu diferente, que tem um sonho que sonha junto e que sabe ser dificil atingir a utopia da justiça social, da igualdade, mas tem clareza que o importante é continuar caminhando. O PT, continuará firme , pois sabe que este processo é só o começo e o que vale é o continuar caminhando.

  • Concordo plenamente. Mesmo reconhecendo os erros, e é compreensível que os tenha, não vejo nada melhor em termos de partido de esquerda “viável” para o país. Com a visão crítica de quem militou bastante e até como candidato num passado não tão distante, ainda vejo que o cerne das suas idéias mantém-se fiel. Evidentemente “governar” um país continental, complexo, desigual e tremendamente diverso em termos de educação e classes sociais, faz com que haja desgaste frente à sociedade e até à sua base, mas pesando tudo, ainda tenho muito orgulho do que ensinei aos meus filhos sobre o PT e sua visão de mundo. E concordo também que os oportunistas saiam logo, e olha que têm muitos ainda. Quem viveu as disputas internas e a desgastante rotina orgânica da vida partidária sabe disso, porém, não há nenhuma congregação de anjos por aí, pelo menos que eu saiba.

  • Não sou filiado ao PT, mais enquanto viver, sempre votarei no PT, desde que tem o PT no governo temos um Brasil diferente, não preciso descrever principalmente no social e no combate a corrupção, poderiam ter feito mais? sim, mais a parte de cima do Brasil não o permitiu e jogaram duro, tanto que pau que bate no PT não bate no PSDB, Dem, PMDB etc…

  • Acho que já comentei isso antes, em outra oportunidade mas, sempre alertei meus alunos quanto a incongruência da promulgação da CF de 1988.
    Na ocasião, a maioria dos constituintes eram a favor do parlamentarismo. Pois bem, a referida constituição foi promulgada e só no ano seguinte foi realizado o plebiscito para referendar entre monarquia, presidencialismo e parlamentarismo.
    Está aí o grande desajuste estrutural da política brasileira!
    Afinal, sob a égide de um presidencialsmo, qual o poder, efetivo, de um presidente da república?
    Mais um legado do PMDB para nossa história política!

      • Hora de escolher com seriedade as
        Camaras, Assembleias e Congresso. Mas pesquisas mostram todos os dias que o povo comum nem se lembra em quem votou. Eu votei em caras bons pra Federal e Senador.Perderam. E elegi um estadual bom.Fala sozinho no meio de bando mas é bom.Isso me basta.É só saber votar que nao se arrepende.

  • Entendo que o post mistura ideais com o partido. Esses ideais que levaram a fundação do PT não são exclusividade do PT e sim de qualquer pessoa digna que tenha uma visão humanista e amor ao próximo e a tudo que o rodeia. Eu diria com uma visão como a do Papa Francisco.
    É certo que pessoas imbuídas destes ideais se aglutinaram e fundaram o que viria ser o PT que como qualquer partido político queria chegar ao poder para aplicar as ideias que propunham, ideias que guiavam o partido e atraíram os que tinham os mesmos ideais. Também é evidente que no universo daqueles que aderiram ao partido existiam aqueles que não fizeram pelos ideais, mas pela perspectiva de poder, para se servir do partido e das benesses que poderiam obter. Exemplos não faltam, a começar pela Marta passando por Mentor, Palloci, Tattos e outros que nem precisam ser citados.
    Considerando todos como militantes, independentemente da posição que viriam ocupar na direção, entre eles havia aqueles que fizeram valer a máxima: – “Quer conhecer alguém verdadeiramente, não lhe dê dinheiro dê a ele poder”.
    Chegamos ao que estamos vivendo já há um ano. Vemos, ouvimos, lemos com tristeza muitos das conquistas, a partir dos ideais que levaram o partido ao poder, estarem no limiar de serem perdidas. Não para voltar ao estágio anterior, mas a uma condição muito pior, inclusive com perda de alguns direitos anteriores à criação do PT, como por exemplo a CLT e a maioridade penal.
    É inegável que um dos homens responsável pelo crescimento e chegada ao poder é também um dos responsáveis, senão o maior, pela derrocada do partido.
    Se voltamos ao governo Lula, a quem não elegi, mas que pela política de governo passei a apoiar e ajudei eleger sua sucessora lembramos que as maiores dificuldades vinham do próprio PT.
    Eduardo Campos que foi um excelente Ministro de Ciência e Tecnologia acabou afastado do governo por ciúmes, cupidez, inveja e sei lá o que mais vindas do próprio partido do presidente.
    Outros agiram e pressionaram o quanto puderam para que reformas, principalmente a reforma política não fosse adiante porque poderiam perder seu “status” de dirigentes.
    Outros mais, como a atual direção, encastelada há muito tempo com o único objetivo de ter poder ou aparentar ter poder e com ele algumas benesses, admitiam e continuam admitindo qualquer coisas dos seus aliados próximos. Como exemplo cito Marta Suplicy que cansou de fazer e desfazer em função do seu projeto pessoal. Eduardo Suplicy em minha opinião é outro que deixei de respeitar desde que se candidatou a vereador por São Paulo com a bandeira de que o eleito deveria cumprir seu mandato até o final. Tomou posse como vereador pela cidade de São Paulo e dois anos depois candidatou-se e foi eleito senador renovando seu mandato legitimamente, não nego, pelas urnas e que em mais de vinte anos no senado pouco fez além da pregação da renda cidadã e outras palhaçadas como visitar sequestradores em presídios e prestar solidariedade a uma oposicionista cubana, uma blogueira assalariada pelo jornal espanhol El País, sabidamente uma voz do franquismo e do que há de mais atrasado naquele país.
    Palloci pregava a mesma coisa ao ser eleito prefeito de Ribeirão Preto, embora nunca tivesse terminado nenhum dos mandatos para os quais tinha sido eleito. Pior como prefeito “inventou” uma concorrência para compra de alimentos para a merenda escolar das escolas do município onde constava “Molho de Tomates com Ervilhas”, lógico, uma única fábrica ligada à sua esposa era capaz de entregar o produto.
    Além disso, tornou-se sócio de algumas empreiteiras, uma delas inclusive é a responsável pela concessão de uma importante rodovia do estado de São Paulo. Uma maracutaia bem urdida pelo Mário Covas, implementada pelo vice-governador à época, o dissimulado Geraldo Alckmin que quer ser presidente usando a aura de honestidade que o envolve.
    Não discuto e aceito as práticas do que chamam mensalão porque sei como funcionam nossas casas legislativas e sem aqueles pagamentos quase nada daquilo que foi feito no governo Lula poderia ter sido feito. Concordo integralmente com o teor do voto do Ministro Lewandowski quanto ao envolvimento de José Dirceu no que chamam “mensalão”.
    Quanto a esse episódio, nunca concordei com as colocações que muitos membros do partido fizeram: – Fizemos as mesmas coisas que todos fazem na política brasileira. Um crime não justifica outro!
    Ali era o momento de ter sido feita uma reforma política profunda capitaneada pelo presidente Lula que gozava de uma enorme popularidade. Acredito a ponto de poder baixar um decreto e fazer cumprir que a partir da zero hora daquele dia choveria debaixo para cima. A hora passou e acredito passou por pressão dos “aliados” entre eles o PT e talvez as maiores pressões tenham vindo do próprio PT e da sua direção mancomunada com os Mentor, Tattos, Martas e outros “bem votados”.
    O poder fez com que a verdadeira face de todos aparecesse: PODER!
    Não posso concordar e não concordo com o que veio à tona na Operação Lava Jato.
    É certo que essa operação não visa combater ou coibir a corrupção no país, mas a corrupção ocorrida em um governo, o governo do PT. Uma operação claramente dirigida para fustigar e se possível acabar com o Partido dos Trabalhadores. Já que não ganham nas urnas tentam ganhar e talvez consigam ganhar no “tapetão”.
    Será possível que a direção do PT e seus membros em cargos importantes não sabiam ou desconheciam que estariam e estavam na mira das forças mais retrógradas do pais em razão dos ideais que pregavam e que levou-os ao poder?
    Foram ingênuos (não acredito) ou se preocuparam em melhorar de vida?
    Aplico essa frase ao José Dirceu, responsável tanto pelo crescimento e chegada ao poder quanto pela derrocada e no momento que a presidente está sitiada está calado em função do que fez.
    Não lhe nego o direito de ter feito corretagens e outros trabalhos para sobreviver como qualquer um de nós, mas jamais poderia ter prestado as tais consultorias para construtoras que não resistem a um exame de contas que seja feito por um simples contínuo.
    Imperdoável, ele nunca poderia ter feito o que fez!
    E fez a ponto de montar um feudo para si e sua família no interior do Paraná, como Palloci montou outro em RP e região e outros mais. Cito estes porque são os mais visíveis.
    A pseudo oposição que o PT faz ao governador na AL de São Paulo é mais um sintoma e tudo com apoio e acobertado pela direção do partido.
    Tomará que eu esteja errado a ponto de voltar a esse blog e me desculpar publicamente, mas acredito que vivemos uma situação semelhante a que ocorreu em dois países, Honduras e Venezuela.
    Aécio e Marina capitanearam ações que fizeram aflorar na sociedade um estado de ânimo entre as diversas camadas da sociedade, semelhante ao que vive a Venezuela e a derrocada incompreensível do governo Dilma está nos levando a uma situação semelhante a que o povo hondurenho tem vivido desde a deposição, via golpe judiciário, do presidente eleito que ousou em algumas medidas e tentava fugir um pouco do jugo americano.
    A população hondurenha é hoje uma massa amorfa desiludida e sem forças para mudar a situação que o país vive. Apenas os jovens redigem poemas e compões músicas que exaltam o país e ideais de fraternidade e humanismo. Nada mais!
    Temo que estejamos caminhando para o que as forças econômicas, que se uniram apesar dos vários interesses, querem: Um país para 10% ou 15% da população inseridas na sociedade e no consumo.
    O resto da população compondo um imenso Haiti que se vire. A guarda pretoriana, na forma das PM’s estaduais já existe para proteger a parcela privilegiada.
    E se isso vier ocorrer, a culpa será da presidente que em momento algum buscou ou busca apoio dos 54 milhões de eleitores que, como eu, nela acreditaram e do PT que posterga uma autocrítica com bem colocou Frei Leonardo Boff em artigo publicado no Jornal do Brasil, versão on line.
    A ironia suprema será: – A CLT enterrada no governo do Partido dos Trabalhadores.
    Espero sinceramente estar completamente enganado!

    • Trabalhador nenhum deve esperar de governos, mesmo dos progressistas, a defesa de seus interesses. Quem tem que defender a CLT com unhas e dentes somos nós. Por que você acha que lutaram tanto para enfraquecer o governo? Porque sabem qual o lado dele.

      • Discordo que seja o governo responsável por mudanças que enterrariam a CLT.
        Deputados e Senadores são os responsáveis.
        Eduardo Cunha recebeu vultuosa verba para sua campanha e com essa verba ajudou eleger outros deputados da “sua bancada”.
        De onde veio o dinheiro?
        Ao que se sabe, Paulo Skaf, o pilantra falido que preside a FIESP reuniu uma nata de grandes empresários em um jantar, antes das eleições passadas, e passou o chapéu. Recolheu uma fortuna com a promessa de Eduardo Cunha torpedear a CLT.
        O dinheiro veio dos mesmos empresários que financiaram a campanha de Skaf ao governo paulista.

  • Caro Edu, o seu artigo tem um grave erro. Não fui eu quem o escreveu, rs,rs,rs… Ainda assim, permita-me a liberdade de assinar em baixo. Confesso que já está cansando esse necrológio do PT que jamais foi perdoado por ter chegado ao poder sem cumprir as “formalidades clássicas” de um partido marxista/leninista. Daí, por exemplo, a antipatia dos velhos comunistas como o hoje “social democrata” Roberto Freire, grande exemplo de consistência ideológica e firmeza moral. E outros que se perderam pelo caminho, como Alberto Goldman. Homens que hoje pregam a saída da presidente Dilma por meios anti constitucionais. Por outro lado, o surgimento de uma nova geração de intelectuais, cuja prática política se inicia ainda nos momentos derradeiros da ditadura nascida em 64, que deixou a universidade brasileira em frangalhos. Muitos deles aprenderam a política nos livros e na leitura diária, sobretudo nos últimos dez ou doze anos, das análises dos “especialistas” da Rede Globo de Televisão e dos jornais Folha, Estadão, Globo a excepcional revista Veja. Convenhamos, a formação deixa um pouco a desejar, sem querer generalizar. A “nova esquerda”? Bom: o que ela pensa, na verdade?Qual a sua efetiva contribuição para o aprimoramento da vida democrática brasileira? Onde estão expostas as suas teses? Qual a penetração do seu discurso junto aos milhões de brasileiros que saíram da pobreza extrema? Muitos, inclusive, deixaram o PT para formarem seus novos partidos, convictos de que a sua pureza ideológica seria uma espécie de tábua de salvação para sua possível prática política, quando, na verdade se tornaram um pouco mais do mesmo. As crises são boas por isso. Acabam por fazer vir à tona as virtudes e os pecados de cada um de nós. E quando deles tomamos alguma consciência, as surpresas são inevitáveis. Queiram ou não os críticos e inimigos do PT, ideias e conquistas sociais não se matam da noite para o dia. Quem viver, verá. Parabéns pelo artigo.

  • Os que estão saindo são os apressadinhos oportunistas que aproveitam de um ataque dos capitalistas a sigla para pedir o boné, não aceitam a disputa interna, o que é uma prática no PT, um partido sem donos e estrelas – estrela só o símbolo do partido. O resultado é comprovado! As políticas públicas no Brasil, há um divisor de águas antes e depois do PT, indiscutivelmente.

  • Prezado Eduardo Guimarães,

    Assino em baixo tudo o que escreveu. Análise perfeita. A conclusão do seu artigo, então, é épico. Vai acertar na mosca assim lá no……………….Brasil. Eu penso a mesma coisa. É fácil ficar num partido onde tudo está às mil maravilhas. Eu quero ver é a contribuição que cada filiado poder dar quando as coisas parecem estar desnorteadas. Tal como numa família, quando um membro está em desarmonia, a solução é abandonar esse membro? É muito comodismo, não acha? Parabéns pelo texto. De todos os que saíram do partido, o único membro coerente foi a Heloisa Helena, que mudou de partido, mas não mudou de rumo, de posição, não mudou de lado.Aliás, foi o maior erro político do PT ao expulsar de seus quadros a Heloisa Helena. Quanto ao erro político de se juntar ao PMDB, aquele que na surdina está a golpear o governo da Dilma (não é o PSDB que se adiantou ao GOLPE, pois esse coomparece no cenário político como o grande OPORTUNISTA que ele é). O verdadeiro inimigo do POVO é o PMDB, o chamado partido-ônibus (entra e sai quando quer, a hora que quer), mas que, infelizmente, nenhum governo consegue a chamada governabilidade sem esse agrupamento de pessoas denominado PMDB (diferentemente do antigo MDB). Tal como a Dilma, acho que o PT enverga, mas não cai.

  • Eduardo, belo artigo. Parabéns. As pessoas precisam entender que ruim com o PT, muito pior sem ele, considerando o que se apresenta aos eleitores. Quem as pessoas “da classe média para baixo” (excluindo a classe alta e a classe média alta) pensam que as defenderão? A direita? Kkkkkkk. A esquerda “à esquerda do PT”? PSOL? Rede? PDT? Kkkkkkk novamente.

    Temos que reconhecer que a virtude do PT, sua capacidade de ser esquerda e de compor com partidos diferentes, é o seu principal defeito também. O PT fez muito, mas perdeu a mão e alguns de seus dirigentes foram consideravelmente ingênuos de supor que poderiam operar esquemas de financiamento de campanha suspeitos e até ilegais da forma que a direita sempre operou e nunca foi incomodada. Não, o PT não consegue ser perdoado por muitos pela busca de mais igualdade social. Muitas famílias estão chateadas por que os aeroportos estão lotados. Muitas famílias não gostam de negros nas faculdades e de pessoas de origem humilde ganhando oportunidade para estudar aqui e no exterior. Muitas patroas não perdoam a falta de empregadas.

    Acredito que com todos os seus erros e mesmo sendo bastante medroso e até covarde em fazer mais debate político, procurando convencer pessoas a serem mais generosas com o próximo (sem virar igreja, mas na linha da cidadania), o PT evitou uma hecatombe social no Brasil. Morrem anualmente por conta da violência cerca de 55 mil pessoas. Se não fossem os programas sociais do PT e a sua forma de ver o mundo, morreriam o dobro ou mais e não poderíamos nem sair de nossas casas nesse cenário sombrio, para não dizer tétrico. Por isso, tenho votado no PT. Por interesse próprio. Por que temo a violência e a falta de oportunidades. Por que o modelo mental dos partidos à direita do PT é horroroso, essa turma está tão centrada em seus interesses próprios que está se lixando para a possibilidade da hecatombe social. E os partidos à esquerda do PT são de lascar.

    Não voto no PT por amor à causa; aliás, nem me identifico com o PT. Apenas temo que, ruim com ele, muito pior sem ele. Penso na segurança da minha família. Com sinceridade: eu, uma pessoa de classe média, me identificava com a proposta original do PSDB, de uma social democracia, mas esse partido, o PSDB, é um arremedo, se perdeu de si mesmo e para sempre. Este, sim, não tem mais credibilidade. Hoje, ele é uma das coisas mais lamentáveis que temos no Brasil, inclusive votando em pautas-bomba que seriam contrárias à sua ideologia, apenar para ferrar com o PT, mesmo à custa de ferrar com o País. Como podem ser tão irresponsáveis? Como podem ser tão desumanos, com exceção de alguns poucos tucanos honrados?

    Ao mesmo tempo, acho que é tempo de pararmos de nos queixar dos partidos, pois o sistema político é que é, no fundo, o principal problema. Eles são, no fundo, o produto desse sistema ainda muito ruim. Quem sabe com a queda do financiamento de campanha na Suprema Corte as coisas não começam a tomar outro rumo no Brasil? Não perdi as esperanças. As pessoas de bem do Brasil não podem perder as esperanças, caindo no jogo dos irresponsáveis.

  • :

    : * * * * 04:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    .:.

  • O PT só vai morrer quando as pessoas forem indiferentes à sua existência. Enquanto o partido for odiado, é quase automático que também vai continuar a ser amado. O Partido dos Trabalhadores é único partido no Brasil que envolve paixão, os outros são meras formalidades burocráticas.

    O partido enfrenta um momento delicado, isso é inegável, mas tem quase 2 milhões de filiados, é o que tem mais jovens, outros milhares querem e aguardam para filiarem-se.

    O único partido que tem ligações orgânicas com movimentos sociais e sindicatos, o único que é respeitado por estes.

    Alguém conhece alguém que ama o PSDB? Não, porque não há paixão, é um partido água com açúcar. Muitos só votam nele porque odeiam o PT, ou seja, sem existência do Partido dos Trabalhadores o primeiro a sofrer seria justamente o PSDB. (Talvez por isso o FHC andou falando esses dias que o PT é necessário.)

    Mesmo com toda a perseguição, todas as injustiças, o PT ainda é tem a preferência dos brasileiros.

    No Brasil só existem dois partidos de verdade, o PT e os que são contra ele. Toda a retórica, organização política, acontece em torno da ideia de combate ou de simpatia ao partido do Lula.

    Se ocorresse a tragédia do partido não mais existir, teríamos um grande vazio. Quase toda a direita ficaria sem discurso. Não só políticos, mas oportunistas de toda ordem, precisariam encontrar outra atividade, pois a única coisa que aprenderam nos últimos anos foi caluniar e difamar o PT.

    O partido terá momentos de dificuldades nas próximas eleições, mas o seu legado, a paixão que o envolve, é mais forte que o tempo, muito mais forte que os seus inimigos podem supor.

  • PT, único partido que nasceu na horizontalidade e ainda tem certa organizaçao horizontal. Formou diretorios e comitês espontaneamente. Todos os da direita foram criados por uma elite de poucas pessoas. O PSDB ja estava com candidatos na praça e estes eram os unicos dirigentes e filiados.Eram Magalhaes Teixeira, FHC e Covas. Depois aparece Bresser e Montoro na midia. Depois segunda fase com Kapaz. Depois os oportunistas. So nestas fases vieram as filiaçoes. O partido ja estava velho.

  • Bom dia!

    Para mim o PT nao ficarah somente com as ideias. Ele ficarah mais forte. Novas pessoas irao aparecer com ideias semelhantes. O que ocorrerah estah no seu ultimo paragrafo

    “Ao fim, quero repetir no Blog o que postei nas redes sociais. Se o PT tiver sorte, será abandonado por todos os oportunistas caras-de-pau que permaneceram gostosamente na sigla enquanto era confortável.”

    Para eles sim, chegarah, de alguma forma o fim da linha.

    Abraco e parabens pela luta.

    Sei que estah dificil, mas sei tambem que nao vai demorah para quem fala hoje mal do PT voltar atras, inclusive os muitos que foram e sao beneficiados e tambem mal agradecidos. Eles perceberao.

    A luta continua e nos vamos conseguir vencer, apesar dos urubus.

  • Não morreu e nem vai morrer. A boca é muito boa pra esse papo de morrer. Melhor se aliar e continuar mamando, o povo que se exploda. E viva o novo ministro da saúde.

  • Gozado, toda essa situação que vc descreveu me lembra muito o tempo do governo FHC …. mas agora não vejo isso acontecer não… não nas proporções que vi acontecer no governo FHC.

    • Ué, esse meu comentário é em resposta ao sr. Lucas Den, que fez um longo comentário de que a Regina Duarte tinha razão ao dizer que tinha medo do governo Lula. Porque veio parar aqui?

    • Por favor, Edu, apague esse meu comentário pois ficou desfocado já que foi resposta ao Lucas Den. Parece que o comentário dele foi cancelado pois não o encontro entre os comentários do post.

    • Por favor, Edu, apague esse me comentário “Gozado, toda essa situação que vc descreveu, me lembra muito o tempo do FHC….mas agora não vejo isso acontecer não…não nas proporções que vi acontecer no governo FHC”. Esse meu comentário foi feito em resposta ao Lucas Den, cujo comentário sumiu do teu post, que falava sobre a Regina Duarte que dizia que tinha medo do governo Lula e explicando o porquê de seu medo. Não sei porque sumiu o comentário do Lucas Den e o meu ficou dando a entender que estou opinando sobre o seu post, quando na verdade não é.

  • Onde quer que se vá só dá PT. Só se fala do PT. Dos Jardins às favelas.

    Quer queiram ou não os seus detratores o PT já está inserido na alma do povo brasileiro pelo bem que a ele fez e que ainda faz. Ademais, para este povo o PT é a única esperança palpável de um futuro ainda melhor do que o presente.

    A direita se esforça por manter seu discurso dissuasório de que o Partido acabou por estar infestado de corruptos e incompetentes. Mas ela sabe sobre o seu caráter e que não se dispõe a propostas de inserção social mais ampla que as implementadas pelo PT. Esgotados os seus meios próprios dentro do conglomerado PSDB-DEM-PMDB busca reforçar espaços de discurso anti-petista através das novas (e aparentemente programadas para o momento) dissensões de parlamentares do Partido, aos quais se somarão “filiados” e “universitários”, ditos especialistas. Estilo “Delação Premiada”. Aliás, este estilo não foi inventado por Moro. Moro apenas dele se apropriou e o adaptou ao seu afazeres jurídicos,aperfeiçoando as primeiras delações premiadas pela direita (com a repercussão em sua mídia) oriundas das dissensões de petistas, como HH, Plínio, Cristovam e mais recentemente Marta, Molon e etc. Provavelmente outros virão e todos eles, por conta de sua sobrevivência (ou para serem aceitos) terão que acertar o discurso do ódio e da condenação ao PT. Ou seja, ainda vamos escutar muitos “causos” sobre os bastidores do PT trazidos à mídia por ex-petistas por um bom tempo, para o refastelo da direita.

    A direita e seus “novos adeptos” perseguirão nessa cantilena incansavelmente. Entretanto, jamais, no imaginário popular será apagado que as conquistas obtidas para sua melhoria de vida estiveram intrinsecamente relacionadas com o governo (e governos locais) do PT. Neste particular, observo que a “revolta” popular com relação ao PT traduz-se em um desatino para com o futuro no qual ele, o povo, intuitivamente percebe a ameaça de que pode não ser bem representado em um cenário sem a presença do PT, partido que conheceu e que efetivamente melhorou sua vida. Ou seja, o povo castiga o PT, aderindo momentaneamente ao discurso da direita, justamente por medo de que o partido venha abandoná-lo. Enquanto isto houver, ele estará afirmando que, à altura de seus anseios, ainda não há partido que poderá substituí-lo.

    Assim, enganam-se aqueles que vislumbram o PT como acabado. Ele apenas prossegue em sua História, ora vencendo e ora perdendo batalhas.

    Como bem disse o Eduardo o petismo é um estado de espírito, é uma ideia e um jeito de ver o mundo. E Ideias não se apagam.

  • POIS É ESSA POLEMICA É INTERESSANTE,É PRECISO ALGUMAS OBSERVAÇÕES,O PT É UM PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA,O ÚNICO CRIME DO PT FOI TENTAR CONSTRUIR UMA NOVA HEGEMONIA, SUAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS PRESAS OU MASSACRADAS,(O LULA É EXCEÇÃO)! O PT, SEM DÚVIDA,CONTRIBUIU E VAI CONTRIBUIR MUITO PARA O AVANÇO SOCIAL DO NOSSO PAÍS,OS QUADROS QUE ESTÃO “DEIXANDO O PT”,NÃO VAMOS DESQUALIFICAR,É POR INTERESSES ELEITORAIS! EM PARTE O PT CUMPRIU A SUA ETAPA,MUITA COISA MUDOU NA POLÍTICA,A SOCIEDADE AMADURECEU,A DEMOCRACIA ESTÁ SE CONSOLIDANDO!O BRASIL MUDOU DE ROTA, “IMPORTOU” A SOCIAL DEMOCRACIA DA EUROPA,NÃO DEVIA,O CAMINHO MAIS CURTO SERIA,O TRABALHISMO DE GETÚLIO,JANGO,UM PRESIDENCIALISMO FORTE COMO QUERIA O BRIZOLA,BEM QUE ELE TENTOU (ACABOU ENGOLINDO “O SAPO BARBUDO”! UMA COISA NÃO ANULA A OUTRA,O PT FICA DE FORA 20 ANOS DEPOIS VOLTA.É PRECISO MANTER A GOVERNABILIDADE ATÉ AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES,MESMO FAZENDO CONCESSÕES, PRINCIPALMENTE, AO PMDB, COM MINISTÉRIOS, INDEPENDENTE DA NOSSA VONTADE,É INVOLUNTÁRIO,ESTAMOS CAMINHANDO PARA UMA “NOVA ETAPA,”TRABALHISTA, É PRECISO OBSERVAR QUE A MAIOR “REFORMA” DO SECULO, SE DEU ATRAVÉS DO STF (PROIBIÇÃO DINHEIRO DE EMPRESAS EM CAMPANHAS) ,NÃO PODE SER REGERA! O BRASIL PRECISA DE REFORMAS TRABALHISTAS RADICAIS E,SEM MOBILIZAÇÃO É IMPOSSÍVEL! UMA “DICA”, O CIRO GOMES E TROPA DE CHOQUE FORAM PARA O PDT(DO BRIZOLA),FORAM CONTEMPLADOS COM O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES! O CHACRINHA DIZIA: “QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA”! EM TEMPO:ESPERO TER AJUDADO!

  • Dilema 1. Li a discussao toda e um Felipe de tal na Carta Maior e fui ao site Demodê. Fiquei tao cansada do escrito academico….
    Dilema 2. Liguei asteris 144 e esta la uma gravaçao ” de vc nao recebeu sua conta por causa da greve dos Correios…para isso nao te atrapalhar…”
    Assim! Milhares ou milhoes de vezes por dia a maquina vai associar Correios Greve a Atrapalhar. Todos que ligarem por problemas diversos sao obrigados a ouvir. Sem nenhuma necessidade. Bastaria dizer Pegue sua conta online.A operadora tem esse serviço desde antes da greve. Entendem?

  • Capturado depois de tres meses de buscas e condenado à fogueira no dia 2 de fevereiro de 1512, como relata Bartolomé De Las Casas, o índio Hatuey que combatera e fugira de Hispaniola para Cuba, deparou-se com um frade decidido em batizá-lo. ”Assim voce irá ao Paraíso”. ” E os espanhóis também vão pro Paraíso?” perguntou. ”E’ claro” respondeu o frade. ”Então prefiro ir pro inferno”.

    A descoberta da América não foi nada além de uma invasão com o escopo de colonizar, de explorar e portanto de destruir identidades. A força que dera ímpeto aqueles nativos é a mesma que deu vida ao PT que o Eduguim muito corretamente reconhece como imperitura —”Destruir o nome sob o qual essa ideia se aglutina não a eliminaria, apenas obrigaria seus adeptos a mudarem de nome.” De 1512 a 2003 (exatamente no dia 1 de janeiro) é o intervalo de tempo que uma geração de brasileiros pobres teve que aguardar para alimentar-se com regularidade e decência porque a burguesia brasileira focada nos seus interesses e ao serviço do capital transnacional, deu por assente que o seu povo não é seu. E nunca perdeu tempo em transformar essa abstração em realidade.

    Enquanto o brasileiro Eduguim expõe seu ponto de vista abordando a questão da sacrossanta distribuição de renda, das oportunidades e reconhece os erros do PT em ter apelado para a governabilidade, um tal de Luiz Felipe Miguel, professor universitário, expõe CINICAMENTE um ponto de vista ”dolente”: ”é possível dizer que é injusta [sic] a maneira pela qual o PT se tornou o emblema dos vícios, enquanto seus concorrentes são preservados pela mídia e a maioria politicamente desmobilizada, com menor acesso a outros canais de informação, tem poucos recursos para resistir ao bombardeio.” — ”O PT não inventou nada disso; pelo contrário, tornou-se participante de uma festa para a qual nem fora convidado” — ”Nem por isso, o desgaste do PT no eleitorado deixa de ser sentido. Para a classe média, que se sentiu ameaçada pelo pequeno (pequeno) avanço dos mais pobres nos três mandatos petistas, o discurso da indignação moral (moral?) permite extravasar sua insatisfação, de maneira mais legítima (legítima?) do que se ficasse apenas no registro do simples egoísmo” — e conclue, o PT é um experimento fracassado!!

    Moral da estoria: o Eduardo Guimarães, o Miguel do Rosário, o Altamiro Borges, o Fernando Brito, a Maria Frȏ só para citar alguns, fazem cultura política e educação cidadã ao contrário de um ”zé migué” na universidade e nos livros que publica. Ver aqui: http://jornalggn.com.br/noticia/a-esquerda-depois-do-pt-por-luis-felipe-miguel#content

    A questão de fundo, pra mim, é a seguinte: uma árvore que afunda suas raízes num terreno envenenado não pode produzir bons frutos. Os generais, brigadeiros e almirantes de hoje estão muito atentos com o marketing e a imagem das FFAA junto a opinião pública. E’ bacana ver atletas batendo continência em sinal de respeito e admiração à bandeira. Esses atletas não viveram a ditadura, não a viram funcionar. Não sabem do que a direita brasileira foi e é capaz. Ouviram falar, leram, estudaram, mas não viram. Os comandantes de hoje são aqueles que carregam a bandeira da infâmia deixada pelos que degradaram as FFAA ao nivel de organizações terroristas que brutalizaram o Brasil inteiro e com ele milhares de outros jovens culpados por lutarem por um Brasil soberano, distribuidor de renda e de oportunidades. Aliás, milhares de jovens não cresceram, mesmo doentes, e muitos nem nasceram porque suas mães, fracas, passavam fome. Eles também teriam vencido medalhas e bateriam continência à bandeira brasileira. Mas uma casta de milicanalhas, párias, não se reconhecera no povo. O Supremo Tribunal Federal (STF) precisa rever a Lei de Anistia, para que os covardes agentes do Estado sejam responsabilizados pelos crimes e violações de direitos humanos cometidos durante a ditadura militar.

    Poema do Padre Daniel que outro pernambucano, o escritor Urariano Mota, publicou na sua coluna:

    “Nada será jogado no vazio.
    Nem mesmo o vazio da vida,
    porque é vida.

    Nem mesmo o gesto inútil,
    pois-que é gesto.

    Nem mesmo o que não chegou a realizar-se,
    pois-que é possível.

    Nem mesmo ainda o que jamais se realizará,
    porque é promessa.

    E o próprio impossível
    é vontade absurda de existir.
    E nisso existe”

  • Penso que o momento de tristeza e os sentimentos de injustiças nos levam a apreciações melancólicas e passionais da realidade. Acho até que a internet catalisa tudo isso numa proporção desmedida para nossa capacidade humana.
    O PT não acabará; vai diminuir, voltará a crescer, porque assim é na vida real, principalmente no Brasil, país no qual as pessoas costumam desejar aos outros tudo aquilo que não querem para elas. Tudo voltará ao normal, inclusive o sistema judicial, no dia em que o PT deixar o governo. Enquanto isso não acontecer, aí sim, reside o perigo para o país, para a parte do país que mais se incomoda com esse governo.
    Moro em Recife e penso que o que aconteceu aqui é uma miniatura do que acontece ao PT no país. O PT foi prefeitura durante 12 anos. Fez um excelente governo do ponto de vista da população pobre; sob o governo do PT não morreu um recifense em decorrência de chuvas e deslizamento de morros. Já a classe média, essa não suportou esse tipo de governo e, de fato, não foi muito bem tratada pelo mesmo. Os últimos quatro anos foram de críticas e espezinhamento pela mídia empresarial e pela direita. Para agravar, o partido contribuiu com suas disputas internas e levou uma grande surra nas eleições municipais de 2012. Que eu saiba, não houve nenhum escândalo de corrupção, apesar de muitas insinuações. Pois bem, para piorar, nas eleições nacionais, o PT de Pernambuco não fez um deputado federal sequer em muitos anos. O bloco do PSB passeou e a esquerda só conseguiu salvar a eleição de Dilma.
    Hoje, a mídia empresarial não publica uma linha sequer contra os governos PSB, embora o atual prefeito seja tào ruim quanto o último prefeito petista. O mais engraçado é que ele faz que nem Dilma: não fala com ninguém e não dá satisfação nenhuma à cidade. O governador já é mais desastrado; anda até processando professor de universidade.
    No entanto, já se comenta que o prefeito não se reelege. Isso não significa que o PT volte; pode até voltar uma direita que se pensava enterrada, mas que Eduardo Campos fez o favor de ressuscitar. O PT diminuiu muito aqui em Pernambuco, mas não desapareceu; é provável que cresça novamente um pouco nas próximas eleições. É assim que as coisas acontecem quando as análises ficam menos passionais.
    Mas tem coisas que as pessoas entendem, mesmo quando a Globo diz o contrário. Por exemplo, os deputados petistas estão fazendo falta no Congresso e não é para apoiar Dilma, mas para impedir a terceirização, a redução da maioridade penal, etc.
    Segundo a mídia, o PT iria acabar após o julgamento da AP470; não aconteceu. Segundo a mídia, ia ter apagão, não teve. Segundo a mídia, ia ter caos aéreo; não teve. Segundo a mídia, não ia ter Copa; mas teve, e das boas. A mídia não conseguiu prever foi a redução da mortalidade infantil, a saída do mapa da fome, a subida para 7a. economia, a criação dos BRICS.
    Está muito claro de onde vem a sensação do medo, que atinge mesmo a nós que não seguimos a mídia empresarial. Querem vencer pelo medo novamente; isso é o que nunca vai mudar. Tática nazista, de angariar apoio da sociedade pela difusão do medo. Tática adotada em toda a América Latina, diga-se de passagem.
    O momento é tenso e difícil; a gente pensa que tudo vai acabar, mas não vai. Essa semana eu li em algum lugar que não dá para voltar a pasta de dentes para dentro do tubo depois que ela sai. Isso vale tanto para os pobres que chegaram às universidades, como para as domésticas que saíram da semiescravidão. Vale para a luta contra a corrupção, e vale para as famílias que já não passam fome.
    O PT nos legou a abertura de um novo mundo, a construção de um novo país. Eu tenho 48 anos e sei muito bem do que estou falando. Não foi pela conscientização, que é um processo lento, mas foi pela matéria mesmo. Foi o ganho material que trouxe oportunidades para muita gente. Hoje em dia, pelo menos aqui em Recife, não há uma filha de empregada doméstica que admita esse destino para si mesma. É disso que estou falando. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer. Mas o investimento no medo é para que não aconteça nada.
    Sigamos na luta, sem medo de ser feliz.

  • Eduardo
    Desejo ardentemente acompanhar os traíras do PT nos novos partidos que escolheram.diga-se de passagem, nenhum saiu do PT para contribuir com o Brasil, com suas ideias e experiências , como parlamentares que eram,mas sim alçarem vôos a Prefeituras, Governos Estaduais e até a Presidência. Em nome apenas, de seus projetos pessoais e vaidade.Concordo que usaram o Partido, sem o menor sentimento de humildade e gratidão, mas o povo tem sabido dar resposta, nas urnas, a esses espertos. Na hora que o Partido precisa do conhecimento, expereriênia,maturiidade, consciência, coragem, sabedoria deles para enfrentar a união dos oportunistas opositores que querem o caos para facilitaremdes desígnios, os oportunistas do PT mostram a sua cara e fogem à responsabidade com o povo. Afinal , o povo acreditou neles e lutou por eles,mas ele se serviram do povo e do Partido que mais fez pelo povo. No futuro veremos com mais clareza. O meu compromisso é com meu país e com meu povo, por isso sou PT. Que saiam os aventureiros para outras praias!

  • :

    : * * * * .:. 17:13 : Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
    … .
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    … .
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade
    .:.

    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do Brasil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.

    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

    Para que ou para quem serve
    ficar o povo parado,
    esperando que alguém
    faça alguma coisa por ele?
    É preciso dedicar
    um pouco,
    uma parte de nossas vidas
    para os outros, para as outras pessoas
    e buscar algo de melhor
    para si no melhor para [email protected]
    Não existe garantia de felicidade individual
    sem a felicidade coletiva, de [email protected],
    e é preciso garantir ao menos isto:
    que se continue lutando,
    para que a vida mereça ser plenamente vivida,
    lutando pelo bem comum, de [email protected]
    e não apenas de alguns.

    Poema Acróstico para Eduardo Guimarães:

    E ste é gente boa, pode ter certeza
    D e tudo faz para que a melhor consciência
    U na a todos os bons brasileiros na firmeza
    A ltruísta de buscar sempre a convivência
    R eunificadora de bons valores, chama acesa
    D oando luz para a fraterna emergência
    O bservadora do bem e de sua justeza

    G ente boa, boníssima, no Blog da Cidadania
    U ma voz pelos sem mídia, batalhador incansável
    I ntimorato arauto da liberdade na poesia
    M ais séria, épica, de valor inestimável
    A propagar do povo brasileiro a harmonia
    R imando rumo ao bem sempre desejável
    Ã nte à realidade em que se luta e porfia
    E xtensamente para que seja mais agradável
    S ua fruição em felicidade e alegria.

    Teresina(PI), 23set2015 * 13h52min

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Eduardo.
    Você já publicou excelentes textos mas esse supera muitos outros.
    Essa frase “o PT não é um partido e sim uma ideia” é de uma veracidade incontestável. Também a afirmação de que o PT não morrerá jamais, não tem o que negar. Alguém disse ter-se filiado aos 70, perdeu para mim. Filiei-me aos 80 (sem medo de ser feliz). Que saiam todos os pesos mortos, o PT não morrerá nunca porque, como você afirma, o PT é uma ideia. A mim me consola a ideia de que, como a Fênix se levantará das cinzas, se a elas chegar. Nenhum partido, como o PT, tem e nem terá sua trajetória histórica contada no livro da historia, aqui no Brasil e por certo, em todo o mundo. Qual partido teve, através do seu governo, o reconhecimento de valores como o PT?
    O que “mata de inveja” os maus brasileiros, principalmente os encrustados na elite governante de trite passado, é o fato de um torneiro mecânico ter sido seu Presidente e ter-se tornado seu maior instrumento de trabalho de reconhecimento mundial. Qual o presidente alem de Lula, conquistou tantos títulos honorários, reconhecimentos incontestes dos seus valores na sua trajetória de governança do Pais, dentro do Partido dos Trabalhadores?
    Jamis chegarão a tanto. VIVAS ao PT!
    E parabéns pela bela página, que merece ser guardada nos arquivos dos Blogues.
    Grande abraço.

  • :

    : * * * * .:. 18:13 :: * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! ! * 1 * 2 * 13 * 4

    * * * * * * * * * * * * *
    .:.

    Os poemas apresentados a seguir são o reconhecimento da importância do valoroso trabalho de alguns dos muitos bons ativistas da blogosfera brasileira. Espero que os homenageados gostem.

    Uns poemas (acrósticos) de minha autoria, Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista), para alguns dos blogueiros progressistas de minha admiração e estima e cujas páginas na internete costumo acessar :

    Poema (Acróstico) para o prezado jornalista Paulo Henrique Amorim:

    P rogressista dos melhores é o Paulo Henrique Amorim
    A certeza do bom combate na blogosfera
    U m batalhador pela democracia, por você, por mim
    L utando sempre contra o pig, que é a besta-fera,
    O império do mal, a ditadura midiática que quer do Brasil o fim.

    H onrado e ansioso blogueiro, jornalista de primeira
    E stimado por todos os que o veem em ação
    N a internete é uma referência brasileira
    R ealizando também excelente trabalho na televisão
    I ndiscutivelmente seu nome é uma bandeira
    Q uerida de amor pelo Brasil, seu povo e nação
    U m guerreiro pela pátria justa e verdadeira
    E sse nosso prezado mestre e irmão.

    A limentando sempre uma boa Conversa Afiada
    M antem-se como um digno baluarte da civilidade
    O perfeito crítico, irônico, inteligente e camarada,
    R evelando as mazelas da política e sociedade
    I nstrumentalizadas pelo poder da informação monopolizada
    M uito além do cidadão Kane, sua cruzada é pela liberdade.

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Poema (Acróstico) para o genial Bessinha:

    B oas e saudáveis gargalhadas nos faz ter
    E sse humilde gênio do humor na internete
    S ua criatividade é de fonte inesgotável, a valer,
    S empre trazendo nova perspectiva, pintando o sete
    I nventando e reinventando o riso cotidiano
    N a sua melhor tradução, sempre prega uma peça
    H ors-concours do humor, (con)sagrado e profano
    A mostrar todo o seu gênio criativo, divino à beça

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Poema (Acróstico) para o valoroso jornalista progressista Luiz Carlos Azenha:

    L uz de farol orientando em meio às trevas da excessiva informação
    U m jornalista que dignifica o jornalismo
    I nvestigativo do poder e a liberdade de expressão
    Z ênite do mais humano altruísmo.

    C omunicação com amor à verdade
    A o nobre propósito de servir bem
    R umo a uma nova sociedade
    L ivre para se ir mais além
    O bservando criticamente a realidade
    S omando experiência e compartilhando-a(s) também

    A dmirável ativista do bem humano
    Z elando sempre pela justiça social
    E ntusiasta da liberdade, igualdade e fraternidade, no plano
    N atural de quem é assim tal
    H omem: civilizado, honesto, bom e lhano
    A h, se todo ser fosse a você igual!

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Poema (Acróstico) para o jornalista progressista Luís Nassif:

    L uminoso baluarte do melhor humano
    U m exemplo digno de pessoa e profissional
    Í ntimo amigo do que é bom, justo e lhano
    S uperando as limitações do usual.

    N obre ser de grande dignidade
    A mpliando o fraterno bem
    S obre a própria humanidade
    S omando e multiplicando, indo além
    I nfinitamente transcendendo a realidade
    F rugal: igual a você, ninguém!

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Poema (Acróstico) para o blogueiro progressista Brizola Neto:

    B om de luta como o avô honrado
    R aiz de tudo o que é melhor
    I lustre democrata já provado
    Z elando pelo bem maior
    O povo ao seu lado
    L utando livre mas não só:
    A realidade nos tem irmanado.

    N obre guerreiro do melhor debate
    E ste poema é um agradecimento
    T e louvando pelo bom combate
    O rientado por humano pensamento.

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Poema (acróstico) para o blogueiro progressista Fernando Brito:

    F eliz quem pode te ler
    E spectador do melhor pensamento
    R esgatando o próprio prazer
    N atural de também pensar o momento
    A mpliando a visão sobre a realidade
    N as críticas e reflexões
    D e um país em busca da verdade
    O u da própria humanidade, sem ilusões.

    B rasileiro com muito orgulho e amor
    R egistro vivo de pia humanidade
    I gual, livre e fraterna, multicor
    T entando sempre de tudo a verdade
    O nde (h)aja a comum-união de vida e labor.

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Poema (acróstico) para o prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães:

    E duardo Guimarães, prezado blogueiro progressista
    D igno cidadão, responsável e muito humano
    U ma pessoa boa, sempre e sempre altruísta
    A expressão verdadeira do ser lhano
    R evelando no gesto nobre humana conquista
    D o que de melhor há no fraterno plano:
    O bem de todos na prática humanista.

    G ostar de gente, bem humana, é opção
    U m jeito de encarar a própria vida
    I ncentivando cada ser a ser mais irmão
    M uito mais fraterno e justo, na lida
    A morosa de sempre buscar dar atenção
    R eal a cada um, na igual medida
    Ã nte a crítica observação
    E special da experiência vivida
    S emeando o bem no bem sentir a razão.

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Outro poema (acróstico) para o prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães:

    E duardo Guimarães, prezado blogueiro progressista
    D igno cidadão, responsável e muito humano
    U ma pessoa boa, sempre e sempre altruísta
    A expressão verdadeira do ser lhano
    R evelando no gesto nobre humana conquista
    D o que de melhor há no fraterno plano:
    O bem de todos na prática humanista.

    G ente bem gente, muito humana, de coração
    U m ser nobre e humilde que nos convida
    I ncessantemente a sermos mais irmãos
    M uito mais fraternos e justos, na lida
    A morosa de se ter bons senso e opinião
    R enovando no próprio ser democrática medida
    Ã nte a brasileira e humana realidade em construção
    E m que a crítica da comunitária experiência vivida
    S emeia o bem da justiça(,) do amor e da razão.

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Mais um poema acróstico para Eduardo Guimarães:

    E ste é gente boa, pode ter certeza
    D e tudo faz para que a melhor consciência
    U na a todos os bons brasileiros na firmeza
    A ltruísta de buscar sempre a convivência
    R eunificadora de bons valores, chama acesa
    D oando luz para a fraterna emergência
    O bservadora do bem e de sua justeza

    G ente boa, boníssima, no Blog da Cidadania
    U ma voz pelos sem mídia, batalhador incansável
    I ntimorato arauto da liberdade na poesia
    M ais séria, épica, de valor inestimável
    A propagar do povo brasileiro a harmonia
    R imando rumo ao bem sempre desejável
    Ã nte à realidade em que se luta e porfia
    E xtensamente para que seja mais agradável
    S ua fruição em felicidade e alegria.

    Teresina(PI), 23set2015 * 13h52min

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Oi Arthemisia.

    Muito inteligente e correto o seu post.
    A esquerda jamais deveria falar mal de si. A direita só fala bem de si.
    E a esquerda tem só qualidades: humanismo, solidariedade, força para resistir ao sofrimento, etc etc.
    A direita tal como no Brasil só sabe aproveitar a vida e o suor dos pobres e sonegar. Olhe o que a direita apronta com as universidades só para dar um exemplo.

  • A saída do deputado carioca e agora da Marta pode ser o começo de uma depuração necessária que reavive o partido.
    Com a saída da Marta, Rui Falcão deve estar inconsolável, ele e outros.
    Todos que permitiram e deram liberdade para Marta fazer e dizer o que quisesse.
    Marta já foi tarde!
    A direção paulista do partido poderia ir junto.
    Não fariam falta!

  • Sou petista de carteirinha, portanto, filiado. No entanto, estou meio que desenganado ou desiludido com alguns acontecimentos, tipo este ajuste que, para mim, é nada mais nada menos que arrocho no lombo dos trabalhadores. No entanto, outro dia estava refletindo e cheguei a conclusão que posso até sair do PT, mas, acho que jamais o PT sairá de mim, algo assim como você acaba de expor em seu artigo. Um abraço.

  • O PT não é apenas um partido. É um resposta à toda injustiça social. O partido se tornou um conjunto de políticos que tem projetos pessoais. Esqueceram a ideologia.

    Mas acredito que este partido resurgirá, com indivíduos novos, com a proposta que criou ele.

    ps. sou muito otimista. E ACREDITO EM MEU PAÍS

  • Como militante do Partido dos Trabalhadores quero te agradecer Edu por esse belo artigo. Obrigado por compartilhar conosco sua visão do nosso partido e da nossa luta.

    Edu, assim como vc tenho certeza que nosso PT jamais morrerá pq o PT é uma ferramenta dos trabalhadores, na luta por dignidade e justiça social.

  • Belo texto.

    Não sou petista, mas sou simpatizante. E se existisse um único partido que me filiaria seria o PT sem sobra de duvida. Vim de baixo e aqui estou,graças a essas políticas publicas. O próprio Lula certa vez falou: “no poder temos três tipos de amigos; os amigos do poder, os de conveniências e os verdadeiros, mas esses últimos são os mais raros”.

    Na minha modesta opinião, o erro do governo Dilma que causou esta imensa consequências de ataques à seu governo e ao PT, foi também por ter apostado num projeto de condução de economia neoliberal e falido com o instaurado pelo Levy. O Levy, todos sabem, é um aluno de carteirinha dos tucanos. Isto, deu aval aos tucanos para criticar cada vez mais o PT e a Dilma. Pior, deu moral à eles. Foi um erro crasso, pois deu a entender que o PT “não sabe como governar e nem o que fazer no poder” entendeu?… Esta é minha visão. Se o governo tivesse investido em tudo o que Lula fez antes, nas políticas sociais,no acerto de suas bases, nesta política justa que se tornou carro chefe do partido e um sucesso mundial, os tucanos, e a imprensa retrógrada aliada deles, teriam que “engolir a seco’ essa política, esse método petista de governar. De qualquer jeito.

    No Brasil truculento de hoje da extrema direita, ainda há filhos da ditadura que insiste em querer desestabilizar um governo e o único partido que fez tudo pelos pobres, irritados justamente pela entrada de um pouco mais de “igualdade social”, resultado de sucesso dessas políticas petistas. Investir numa política neoliberal na economia foi o maior erro cometido pela Dilma, não pelo fato do transe da economia em si, mas por ser esta uma política nativa dos tucanos (arrocho). Se pensou em agradar, acalmar e apaziguar a direita com isso, ela se enganou. E acabou por ferrar o partido, uma vez que isto está indo contra suas bases. Dá moral a um partido falido de ideias como o PSDB foi a pior coisa feita por Dilma no poder. Por isto, o resultado de tantos ataques mortais à ela como se vê pela oposição e pelos farsantes da imprensa. Porem, sempre se pode corrigir o rumo.

    Só para lembrar: também acredito que o PT nunca morrerá. Vai viver para sempre, pois já escreveu seu nome na história do Brasil. E eu repudio com muita dureza e indignação todos esses que um dia vestiram a camisa do PT e agora a trocam por outra cuspindo no prato que comeu. Políticos que vivem de conveniências são os piores políticos em qualquer que seja o partido, essa gente merece o fogo do inferno na terra. Quem é de fato petista, irá morre pelo partido e com o partido, principalmente, porque a ideia é o seu principio e o legado, e ela o que verdadeiramente vale na luta, pelo coração e na alma.

    Abraços, Edu!

  • Eu já disse isso a petistas (filiados) que sofrem de narcisismo crônico por não entender que “PT” (entre aspas), hoje, representa muito mais do que o partido que eles se filiaram, PT é um sentimento de mudança profundo que surgiu na população através do clima que deu origem ao Partido dos Trabalhadores nos anos 80. Esse sentimento transcende o próprio PT e filiados (alguns se acham mais relevantes que o povo que elegeu a Dilma, o Eduardo por não ser filiado é visto por esse pessoal como um cidadão de segunda, algo bizarro mas que explica muito da crise que a representação partidária do PT vive, representação partidária pois como eu disse, o PT vai além de uma representação partidária, há muito tempo, está além dessa meia dúzia de tolos que se acham “donos” do partido por não terem formação política boa).

    Foi bom o ato do Molón e espero que outros sigam o caminho dele, é a hora da depuração do partido, limpeza, que deveria ter sido promovida inclusive pela cúpula do PT, mas a cúpula tb (a meu ver) é alvo dessa depuração, precisa ser mudada, incluindo o Sr. Rui Falcão “coveiro do PT”.

    O partido sofrerá pancadas fortes em 2016, diminuirá de tamanho, mas é bom que isso ocorra, voltará mais ideologizado e forte pra batalha de fato que é 2018. Esse era um processo que deveria ter sido começado pela própria cúpula do PT, mas de qualquer forma, à parte a inércia dessa cúpula débil do partido, os oportunistas começaram a sair. Que saiam todos e até nunca mais.

    Um indivíduo que sai de um partido com projeto de nação/nacionalista pro país e vai pruma Rede que não passa de Partido do Itaú, partido neoliberal, de esquerdista só tinha a casca (a aparência). Os projetos do Molón, e do Randolfe não passam de projetos que a própria direita, se não fosse o atraso que demonstra, defenderia em países com democracia forte como a Alemanha, Suécia etc. Foi bom esses “moderados” oportunistas darem o fora do partido, a gente só lamenta que não tenham perdido o mandato pois é uma completa zona um sujeito usar a militância e a máquina de um partido pra se eleger e ficar com o mandato que pertence a esse partido.

    A lei nesse sentido precisa mudar, quem for eleito por tal partido prum cargo eletivo etc, só deveria poder mudar de partido quando o mandato acabasse, se quisesse sair antes disso deveria perder o cargo.

  • Acabei de ler no DCM a notícia de que Haddad foi a Paris ver o dia sem carro e voltou de classe econômica. Ouvi aqui no blog outro dia, a entrevista dele dada na Jovem Pan. Haddad pode ter um futuro brilhante na política e ele pode “salvar” o PT a nível Brasil na próxima eleição, desmascarando claramente a campanha que a mídia fez contra seu governo e que faz contra o PT, Lula e Dilma. Os coxinhas adoram tudo que é estrangeiro, e Haddad deve mostrar em sua campanha que enquanto lá fora, no primeiro mundo ele é exaltado por grandes jornais, aqui ele é massacrado diariamente pela imprensa partidária. Haddad pode ser mais despojado na sua campanha a prefeito e levar ao debate temas polêmicos inclusive de democratização da mídia, fazer uma grande campanha. Acho que o Edu até deveria escrever um post sobre o papel de Haddad no futuro do PT.

  • Edu, no meio da chuva de pedras que tem alvejado o PT tua análise é original. No limite, a flor pode até morrer mas seu perfume fica no ar. Parabéns !

  • O PT continua sendo o partido mais popular do país, perdeu apoio, mas ainda ganha disparado de todos os outros. Assim, além de sua popularidade, o partido tem uma base ideológica sólida, em virtude das ideias que defende, a qual jamais será extinta por campanhas difamatórias cínicas e pelo ódio doentio da classe média e das burocracias retardadas ocupadas por idiotas oriundos dessa mesma classe média. Essa é sem dúvida a verdadeira razão do ódio e da perseguição que o partido vem sofrendo, camuflados por um judicialismo hipócrita, que sustenta-se em processos espúrios, sem sustentação probatória material e eivados de parcialidade a ponto de fingirem não ver quaisquer indícios que atinjam os adversários do partido e superestimar a mais leve indicação de envolvimento de membros do PT, ou mesmo inventarem possibilidades absurdas de envolvimento, tudo em prol do ETERNO OBJETIVO DA LUTA DE CLASSES BRASILEIRA, DESTRUIR TUDO O QUE REPRESENTE AS LUTAS E OS ANSEIOS POPULARES, TUDO O QUE POSSIBILITE AINDA QUE TIMIDAMENTE A LIBERTAÇÃO DAQUELES QUE OS DONOS DO PODER CONSIDERAM CONDENADOS À CONDIÇÃO DE ESCRAVOS E FORAM, AINDA QUE DE FORMA BRANDA E INCOMPLETA(MAS NEM POR ISSO, INÉDITA, IMPACTANTE E REVOLUCIONÁRIA), RETIRADOS DESSA CONDIÇÃO PELOS GOVERNOS PETISTAS. ESSE É O VERDADEIRO MOTIVO DO “MENSALÃO”, DA LAVA JATO, DO MORALISMO HIPÓCRITA DA MÍDIA, DAS “DECISÕES” JUDICIAIS GERALMENTE DESFAVORÁVEIS AO PARTIDO, DOS PARECERES “TÉCNICOS” DAS BUROCRACIAS ESTATAIS INCRUSTADAS EM ÓRGÃOS COMO TCU E IBAMA; DESTRUIR O PT OU AO MENOS IMPEDIR QUE O PROGRAMA DO PARTIDO SEJA IMPLANTADO E TENHA ÊXITO. LEMBREMOS QUE ESTÃO NESSES ÓRGÃOS AS TAIS BUROCRACIAS ESTATAIS, ORIUNDAS DA CLASSE MÉDIA FASCISTA, QUE COMPORTA-SE E ENXERGA O MUNDO COM A VISÃO DA CLASSE DOMINANTE QUE ELA NÃO É, EMBORA SONHE SÊ-LO E DEFENDA COM ARDOR OS INTERESSES DOS DOMINADORES, OU SEJA A PERPETUAÇÃO DE NOSSO MODELO SOCIAL EXCLUDENTE, CENTRADO NUM PAÍS EM QUE OS FRUTOS DO DESENVOLVIMENTO SEJAM ENTREGUES À UMA MINORIA E AOS EXPLORADORES IANQUES. O RESTO É BALELA, PERDA DE TEMPO. ESSA É A ÓTICA QUE NOS EXPLICA O “MORALISMO” DE MORO, O MESMO MORO QUE HÁ ANOS SENTA EM CIMA DO TRÂMITE DE UM PROCESSO CONTRA O OLIGARCA CÁSSIO CUNHA LIMA, DO PSDB, OU FINGE QUE NÃO VÊ(NÃO VEM AO CASO), AS DENÚNCIAS E PROVAS MATERIAIS QUE ENVOLVEM AÉCIO NEVES NOS CASOS DE CORRUPÇÃO EM FURNAS. ESSA É A POSTURA DOS “PROCURADORES” DA LAVA JATO, AQUELES COM O NÍVEL CULTURAL DOS CONCURSOS PÚBLICOS E A PROFUNDIDADE DAS FRASES FEITAS DAS REDES SOCIAIS E DAS TOLICES LANÇADAS NOS PÚLPITOS RELIGIOSOS DOS FANÁTICOS. OS MESMOS QUE “ESQUECEM” DE DENUNCIAR OS MEMBROS DO PSDB(COMO O JÁ CITADO CASO DE AÉCIO OU NOS CRIMES DO TRENSALÃO)E DÃO CABIMENTO A ILAÇÕES SEM PROVAS LANÇADAS NA LAVA JATO E EM OUTROS CASOS SOMENTE PARA ATINGIR O PT, COMO POR EXEMPLO O RESPALDO A UM DELEGADO FASCISTA DA PF(ADIVINHEM A QUE CLASSE SOCIAL ELE PERTENCE!?)QUE QUER LEVAR LULA A DEPOIMENTO SEM POSSUIR QUALQUER PROVA, OU SEQUER UM MÍNIMO INDÍCIO, DE ENVOLVIMENTO DO MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS NA LAVA JATO. É ESSA GENTE QUE QUER SEMPRE ATINGIR O PT, SEMPRE CRIMINALIZANDO O PARTIDO SEM PREOCUPAR-SE COM PROVAS OU ATÉ MESMO COM A MÍNIMA LÓGICA, COMO SEMPRE FORAM CRIMINALIZADOS NESTE PAÍS, E NO MUNDO INTEIRO(GUARDANDO-SE SOMENTE MÍNIMAS DIFERENÇAS DE INTENSIDADE E SUTILEZA CONFORME OS OPRIMIDOS SEJAM MAIS OU MENOS ORGANIZADOS); OS POBRES E AQUELES QUE OUSARAM DEFENDÊ-LOS, DESDE OS TEMPOS DA COLÔNIA; TUDO EM NOME DE UM ÚNICO OBJETIVO, PRESERVAÇÃO DO ATRASO. EM QUE DIFERE-SE A PERSEGUIÇÃO AO PT DAQUELA QUE ATINGIU O PARTIDO COMUNISTA NO PASSADO!!!!!!!!!?????? QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS ATAQUES A LULA E DILMA E OS FEITOS A JANGO, VARGAS OU JUSCELINO!!!!!!!!!!????? E A PERSEGUIÇÃO A BRIZOLA!!!!!!!?????? E AS TENTATIVAS DE DESTRUIR O PTB DOS TEMPOS GETULISTAS!!!!!!!!!!!??????? OU A TENTATIVA DE DESTRUIR FÍSICA E IMAGETICAMENTE OS LÍDERES POPULARES, DESDE ZUMBI,, PASSANDO POR PRESTE E CHEGANDO A LULA!!!!!!!!!!???????? ESSE É A LUTA DE SEMPRE, A LUTA DE CLASSES, A ÚNICA REALMENTE EXISTENTE NA SOCIEDADE, A QUE EXPLICA A AÇÃO DE TODO ESSE JURIDIQUÊS BABACA E TAMBÉM A MESMA QUE NOS LEVA A TER A CERTEZA DE QUE O PT JAMAIS MORRERÁ, PORQUE O QUE ELE REPRESENTA CONTINUARÁ SEMPRE EXISTINDO, O DESEJO DE JUSTIÇA E SOBERANIA, E PRINCIPALMENTE NOS DÁ A CERTEZA DE QUE, ALÉM DE ESTAR SE LIVRANDO APENAS DOS COVARDES E/OU DAQUELES SEM CAPACIDADE DE COMPREENSÃO HISTÓRICA, A PRÓPRIA SIGLA PERMANECERÁ JUNTO COM AS IDEIAS QUE DEFENDE, POIS EMBORA A IMORTALIDADE PERTENÇA ÀS IDEIAS, QUE SUBSISTEM POR MAIS QUE OS OPRESSORES AS ATAQUEM, A SIGLA POR DEMAIS ASSOCIOU-SE A ELAS, JÁ QUE AS COLOCOU NO PLANO PRÁTICO DE FORMA INÉDITA EM NOSSA HISTÓRIA, ESTABELECENDO UMA IDENTIFICAÇÃO REAL QUE ATINGE PRINCIPALMENTE OS CORAÇÕES E MENTES DE PARCELA DOS OPRIMIDOS(PRINCIPALMENTE AQUELES QUE NÃO SE ABURGUESARAM OU ORGANIZAM-SE EM MOVIMENTOS CAPAZES DE COMPREENDER A BATALHA HISTÓRICA), E QUE A LEVA O PT A UMA SIMBIOSE COM O QUE REPRESENTA CAPAZ DE GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DA SIGLA POR MUITO TEMPO. PARA DESESPERO DE MORO E DOS IDIOTAS DE SUA LAIA, QUE VERÃO O PT MANTER-SE FIRME EM NOSSA HISTÓRIA , ENQUANTO ELES CAIRÃO NO ESQUECIMENTO DESTINADO AOS MEDÍOCRES, ÀQUELES QUE NADA DE FATO REPRESENTAM. ESSA É A VERDADE QUE APAVORA-OS NO FUNDO DE SUAS MENTE, ASSOMBRA-OS, POIS ATÉ MESMO OS MEDÍOCRES TÊM MOMENTOS MÍNIMOS DE LUCIDEZ EM CAMADAS LONGÍNQUAS DE SUAS MENTES, ONDE CONSEGUEM EM CURTOS LAMPEJOS ENXERGAR O NADA QUE SÃO E O QUE DE FATO É GRANDE E PERMANECERÁ..

  • Tenho essa mesma convicção que no futuro esse nosso tempo será lembrado como uma época em que a vontade do povo formou um governo progressista que investiu contra as diferenças sociais e a corrupçao seculares do Brasil, e pagou o preço por isso. Alguns “pensadores” da elite retrograda ficam horrorizados com isso, a ponto de sugerir a ideia absurda do “escola sem partido”, na tentativa de banir do ensino médio o pensamento contestador. Estamos entrando numa era sombria, sem dúvida…

  • Preciso agradecer o texto, bastante lúcido. Acho que o Brasil tem uma democracia muito evoluida, que permite vários pensamentos diferentes, na vida real é bobagem tentar resumir tudo ao maniqueismo do bem e mal, esquerda e direita, democrata e republicano. Essa dualidade pra mim é a construção de uma democracia de fachada que facilita o trabalho dos marketeiros.
    Quero dizer também que todo partido deveria nascer de um ideal, infelizmente alguns partidos nascem com visão empresarial, e como seus apoiadores tem esse entendimento, que um partido serve para enriquecer, acreditam que um partido pode “falir”, caso não tenha investidores. Vão perceber que sempre terão os mesmos adversários, pois não são concorrentes, mas divergentes.

  • E o Roda Morta com o velho Bicudo dizendo que Lula ficou rico com a corrupção, acusou sem prova nenhuma, como se a Receita, s todo o aparelhamento tucno do judiciario já não reviraram a vidade dele de cima pra baixo pra tentar achar algo? O LULA e o PT tem que processar esse velho pistoleiro de aluguel safado!
    E o PSDB quantos ficaram ricos com todo tipo de coisa , de consultoriais à corrupção?
    Coloque ai a riqueza do FHC, do André Haras Resende, e muitos outros, o tal genro do FHC, o Aécio, o Serra , a família dele. Coloquem ai a fazendola do FHC é so puxar, tá na hora de denunciar em todo lugar a ladroagem desses FDP !

  • eduardo, sobre o Mais Medicos assino tudo o que voce escreveu.
    E vamos acrescentar um item conexo… e que NAO tenho visto ninguem mencionar ainda, e voce pode abordar mais á frente. É o grande efeito lei.da.inercia que as centenas de prefeitos Brasil afora, dos mais variados partidos, terão que enfrentar e resolver em futuro proximo.
    No capitulo “Saude” de seus orçamentos e politicas não serão obrigados a manter, melhorar ou no mínimo não deixar cair a peteca do atendimento MÉDICO aos cidadãos criado pela mera presença do + Medicos de havana e de outros lugares? Parece óbvio porem eu não gostaria de ficar na especulação por positiva que seja.

  • As cotas não são invenção do PT. Foram inventadas pela patria do “capitalismo” os Estados Unidos. Eles lá não consideram um successo. Funciona apenas enquanto dura. Ninguem fica mais inteligente ou capaz porque é beneficiado por cotas. Se um dia acabam, voltam à estaca zero.

Deixe uma resposta