Golpistas ainda vão ter que suar muito a camisa…

Análise

golpistas

 

Vai chegando ao fim uma semana tensa na política por conta de decisões do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal de Contas da União desfavoráveis a Dilma Rousseff. Além disso, após alguns sucessos, a nova base aliada, oriunda da recente reforma ministerial, não conseguiu pôr em votação as pautas-bomba que criam despesas para o governo.

Seria ridículo dizer que as coisas melhoraram para o governo, mas entendo que não aconteceu nada que já não estivesse previsto.

Em primeiro lugar, só se surpreendeu com as decisões desfavoráveis a Dilma no TCU e no TSE, quem quis.

No caso do TCU, era mais do que previsível que a Corte não levaria em consideração a destituição do relator Augusto Nardes devido ao corporativismo. Seria como pedir a destituição de Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão.

Aceitar afastar Nardes seria um reconhecimento dos outros ministros de que algo vai muito mal no TCU – e os Tribunais de Contas deste país não andam tão bem, em termos de imagem, para passarem um recibo desses.

Apesar de parecer, portanto, um tiro no pé do governo ele ter pedido para o TCU afastar Nardes, o ministro Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) afirmou nesta quinta-feira (7) que o Planalto não errou a estratégia, mesmo tendo comprado desgaste com o tribunal ao propor a troca do relator das contas.

“Não, nós não erramos. Tínhamos a convicção de que havia um vício e ainda temos essa convicção. Evidentemente o tribunal não acolheu, é normal. Agora, eu tenho sempre a possibilidade de retomar a discussão no judiciário, isso é normal. A decisão, o posicionamento do TCU não é decisão definitiva da matéria. O assunto irá para as instâncias apropriadas se for necessário”, afirmou Adams.

Além disso, segundo o advogado-geral da União “ainda não há necessidade” de recorrer ao STF contra a decisão do TCU. Adams também afirmou que “o assunto irá para as instâncias apropriadas se for necessário”, mas que, no momento, “O governo ainda aguarda o julgamento do mérito pelo plenário do STF do pedido de suspeição do relator, o que poderia anular a rejeição do balanço”, ou seja, do parecer desfavorável ao governo.

Além disso tudo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, declarou, também nesta quinta-feira, que a tramitação da votação sobre o relatório do TCU deve ocorrer só em 2016, na retomada dos trabalhos Legislativos, a partir de fevereiro.

No TSE, corre a mesma coisa. A Corte tomou uma posição que está sendo fortemente combatida por uma miríade de juristas, ainda que haja alguns a favor. De qualquer modo, não houve nenhuma decisão de condenação da campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer. As ações do PSDB naquela Corte estão sendo discutidas.

O que foi aprovado foi o prosseguimento da discussão, sem entrar no mérito.

Nesse aspecto, em conversa com o jurista Dalmo Dallari na última quarta-feira, o Blog obteve a informação de que um processo desses no TSE irá durar alguns anos. É bem possível que não termine antes do mandato de Dilma.

Por que? Porque não basta afirmar que houve dinheiro de corrupção na campanha de Dilma. Não basta um delator afirmar isso. É preciso provar, e provar que o ato foi cometido com a anuência da presidente da República e/ou de seu vice.

“Ah, mas tem o domínio do fato”, dirão alguns. Não tem, não. Segundo o jurista, a tese é muito mais incabível em um processo como esse do que no processo do mensalão. Para fazer valer algo assim demoraria anos e a possibilidade de sucesso dessa tentativa não é nem expressiva, por mais que nunca se possa desconsiderar nada quando há política envolvida.

Por fim, a reengenharia na base aliada do governo não ter conseguido colocar em plenário um número suficiente de deputados para votar as pautas-bomba não significa que não tinha força para rejeitá-las. Pelo contrário: Eduardo Cunha vem postergando a apreciação dessas matérias porque tem medo de ser derrotado.

Trocando em miúdos, como gosta de fazer este Blog, o fato é que as notícias sobre a morte do governo Dilma continuam exageradas. Eu diria que continua tudo como Dantes no Quartel de Abrantes. Os enxadristas à direita fizeram que todos sabiam que fariam. Porém, os próximos movimentos é que são elas.

Poupe seu estômago, seu fígado e seu cérebro, se for simpático ao governo. E poupe-se de comemorações precipitadas, se for antipático. A ambos, porém, a recomendação é a de que se preocupem com a vida pessoal. Podem até não conseguir derrubar Dilma durante seu mandato, mas estão prejudicando MUITO o país. Inclusive você.

89 comments

  • Eduardo, agradeço de novo por suas palavras esclarecedoras e no caso tranquilizantes na medida do possível. Graças a elas não preciso recorrer a mais bromazepan.

    • Os golpistas estão perdendo tempo, Iohann. Gastam com golpismo tempo que deveriam estar usando para formular um programa de governo crível para 2018

      • Agora o Aécio cheirador de pó está querendo o golpe via TSE, juntando o parecer do TCU, uma vez que a votação das contas só acontecerá em fevereiro! Mas é o fim da picada este choro de perdedor dele vocês não acham?

  • O que me deu tranquilidade incrivelmente coi o mercado.Com as 2 ações da oposição , no TCU eTSE aparentarem uma aparente vitoria da oposição,a bolsa subia e o dolar baixava o que demontrava que o sensivel mercado ja dava mostras que não acreditam neste circo.O que auero saber é a durabilidade do Cunha,ele cai ou fica até o final da presidencia da camara ?

    • Amigo Douglas, perfeito seu raciocínio, ontem fiz o mesmo fui olhar as reações do mercado financeiro às ação dos golpistas e tive uma grata surpresa.

      Ficou claro que o mercado está cansado de perder dinheiro com a novela do golpe paraguaio e tocou a vida adiante, o dólar caiu e a bolsa subiu num claro descolamento da crise artificial criada para atrapalhar o país a pretexto de atrapalhar o governo Dilma.

      Convenhamos a aventura golpista tocada por um bando de vigaristas investigados ou com processos já em curso na justiça é mais ou menos como o Fernandinho Beira Mar atuando na condição de magistrado-mor da república.

  • Na minha opinião eles, os canalhas golpistas, não querem derrubar o governo Dilma. Querem é isso mesmo que assistimos enojados esses 10 meses. Querem atrapalhar, essa é a ideia. Acreditam que em 2018 não mais existira um PT para se votar.

  • EduGuim

    Suas duas últimas frases resumem o que acontece no País desde o 2º turno/2014 !

    Aprecio muito seus textos pois são deveras ponderados e justos e refletem, com muita sabedoria e precisão, os acontecimentos políticos no País.

    Parabéns à sua filha VITÓRIA pela goleada e parabéns ã sua família pela garra, dedicação, carinho e amor demonstrados nesse tempo.

    Um abraço.

  • Uma vez que os golpistas todos têm contra si suspeitas muito fortes de prática de alguma coisa errada a ser investigada e uma vez que aumenta a reação, a pressão e o clamor para que sejam investigados e quiçá desmoralizados certos tipos de cunhas ou das neves, ou outros tipos agripinos, nardeanos, aloysianos, serranos ou até mesmo um alckminiano que dá toda bandeira ao decretar repentinamente, como que do nada, ultra secretas as maracutaias do metrô tucano, ao estender a sua blindagem por intermináveis 25 ANOS, uma eternidade politica, os golpistas deste naipe apressam-se junto com o abominável PIG – Partido da Imprensa Golpista a assestarem o golpe no governo que admitiu que se investigasse tudo, como nunca dantes neste país. Ou seja, a tábua de salvação destes suspeitíssimos arautos e paladinos da moral (falsa) é “Golpe ou Morte!” Só que o golpe na minha opinião não vingará. Se vingar será abortado. Se sobreviver ao aborto será soterrado junto com os seus autores e o país já que o principal problema deles é o de NÃO SABEREM COMO GOVERNAR O BRASIL SEM ENTREGÁ-LO EM TROCA DE QUASE NADA AOS DITAMES DOS SUCESSIVOS SECRETÁRIOS DO DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO.

    • Impressiona ver sujeitos como esse Nardes, Gilmar Mendes, Cunha, Aécio, fhc, e tantos outros, movimentando-se para lá e para cá, “causando” a tudo e a todos. Essa situação toda de descalabro que assistimos, em que bandidos, atolados até o pescoço, sob suspeições, as mais diversas e, em alguns casos, respondendo a processos judiciais há décadas (como Eduardo Cunha), desfilam por aí livremente com grande desenvoltura exercendo nefasta influencia na vida política, econômica e na credibilidade do país, causando perplexidade aos olhos estarrecidos da maioria dos cidadãos contribuintes e honestos, é o sintoma mais evidente da corrupção generalizada de agentes do judiciário, MP, PF e tantas outras instituições que deveriam ser avalistas da legalidade e segurança jurídica. Essas instituições são, em qualquer democracia, o termômetro e o sustentáculo da estabilidade institucional. Uma vez corrompidas, de forma disseminada, como estão, quebra-se o termômetro e ninguém mais consegue entender e enxergar onde está e de que tamanho é a febre. A função de definir o que é ético, moral e legal, ou ilegal e criminoso foi subestabelecida para o Ali Kamel. Daí para a frente, salve-se quem puder. Ninguém mais está seguro e nem consegue entender nada nesse país, graças à fragilidade moral das nossas inúteis e custosas autoridades da Alta Burocracia do Estado, corrompidas até a medula.

  • :

    : * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    * * * * * * * * * * * * *

    * * * *
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *

    * * * * * * * * * * * * *

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Você só vai deixar de acreditar em Leis e nas infantilidades de Dalmo Dallari quando Dilma cair. Quer falar em respeitar “prazos”!? Lembre-se do “respeito” a prazo do “mensalão”(julgado em tempo recorde) ou nos 19 minutos que o TCU levou para julgar as contas de Dilma, quando só o recurso do Governo era composto por duas mil páginas. Deu tempo para todos se verem no Jornal Nacional, em TV Aberta(sem precisar recorrer a programações gravadas na INTERNET), caracterizando bem este país, que continua informando-se pela TV Aberta, pela Globo, como se a INTERNET não existisse. SUA INGENUIDADE É PATENTE!!!! VOCÊ SABIA QUE SÓ A EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO, LANÇADA CONTRA NARDES, DEVERIA TER SIDO AUTUADA DENTRO DO PROCESSO PRINCIPAL, PARALISANDO-O, AO MENOS ATÉ HAVER UMA RESOLUÇÃO PARA ELA, QUE PRECISARIA SER EM PRIMEIRO LUGAR SENTENCIADA PELO PRÓPRIO MINISTRO CUJA SUSPEIÇÃO FOI ARGUIDA, NARDES, PARA QUE SÓ DEPOIS DA RESOLUÇÃO DA SUSPEIÇÃO, O PROCESSO DAS CONTAS VOLTASSE A TRAMITAR. É O QUE DIZ A “LEI”. NADA DISSO FOI FEITO, A EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO MAL FOI CITADA, NÃO PARECIA NEM MESMO UMA MERA ARGUIÇÃO ORAL FEITA EM SESSÃO, QUEM VISSE O CASO SEM CONHECER SEU HISTÓRICO, ACHARIA QUE TRATAVA-SE DEM MERO COMENTÁRIO TEÓRICO. PERGUNTA A DALMO DALLARI SOBRE ISSO, O RITO DE TRAMITAÇÃO DA SUSPEIÇÃO, E VÊ SE NÃO FOI O PRIMEIRO “DOMÍNIO DO FATO”. Quer outro? A turma de Cunha, com ele fingindo que discorda, já fala em “efeitos” das “pedaladas” de 2014 neste mandato posterior, iniciado agora, o que seria a senha para fabricarem uma forma de utilizar a rejeição das contas referentes ao primeiro mandato para obter o impeachment de Dilma no segundo, algo que é proibido pela “Lei”. A Lei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK . A Lei será do jeito que eles quiserem, enquanto você, Dalmo Dallari, Bandeira de Mello e outros ingênuos da esquerda e do PT teorizam. VOCÊ ACHA MESMO QUE GILMAR MENDES E SEU NOVO FIEL ESCUDEIRO, DIAS TOFFOLLI, SUARAM A CAMISA PARA REABRIR ESSE PROCESSO NO TSE, NUM ABSURDO JURÍDICO ESCANDALOSO(VÃO “JULGAR” CONTAS JÁ JULGADAS E APROVADAS POR UNANIMIDADE)PARA FICAREM ANOS NESSA LENGA-LENGA, ENQUANTO DILMA SURFA NO MANDATO!!!!!!!!!!!!!??????????????? VAI VÊ QUE PARA CONSEGUIR CASSÁ-LA FALTANDO SEIS MESES PARA O FIM DE SEU GOVERNO!!!!!!!!!!!!!???????? EM QUE MAIS VOCÊ ACREDITA, NO COELHINHO DA PÁSCOA OU NO “REPUBLICANISMO” DE JANOT!!!!!!!!!!?????? É o seguinte, querem reverter o golpe? Então ruaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Ou seja, vamos para a rua como no dia 20 de agosto, dessa vez não somente citando Cunha, mas todos os líderes golpistas, e principalmente DENUNCIANDO A GLOBO COMO A COMANDANTE GOLPISTA, SUBORDINADA AOS EUA. Manifestações em todo o país serão o que fará recuar o golpismo e aí talvez as “tramitações” sonháticas de Dallari até ocorram, não porque a direita intrinsecamente respeita a Lei, mas porque a porrada os obrigou a isso. Você conhece o Hino de Duran, de Chico Buarque, lembra da parte em que a letra diz que…” a Lei fecha o livro”…? É nessa fase que estamos, eles fecharam o livro, como fizeram no “mensalão”, na Lava jato e em todas as vezes em vislumbraram no horizonte a chance de destruir o PT, a esquerda e qualquer expectativa de mudança nessa merda de país em que a gente vive. Só voltaram ao livro quando a gente rangeu os dentes e eles se mijaram. Se ficarmos tentando achar o livro, que está na mãos deles (de lá não sairá) e fechado há muito tempo; eles nos destroem, enquanto a gente se acaba falando em livro. TENHA DÓ!!!!!!!!!!!!!!! Sei das limitações deste blog e considero seu trabalho heroico, faz muito mais pelo Brasil do que eu e muitas outras pessoas, embora também demos um pouco de contribuição. Mas não perca tempo com tolices, consultar leis e “juristas” é tão idiota quanto fazer o mapa astral de Dilma para saber se ela cairá ou não. Se pode fazer algo, organize junto com outros uma manifestação de rua em São Paulo, e convoque-nos para ajudá-lo, convocando mais atos em nossas cidades. Se não, pode esperar que, com a gente sentado, Dilma cai e a Globo convence os idiotas que formam 90% da população deste país a apoiar a destruição de suas vidas.

  • Essas tentativas de golpe estão sendo implementadas pela direita em todos os países da América Latina que têm governos de centro-esquerda e também na Rússia. Além, é claro, dos países do Oriente Médio, onde tomam a forma de guerra civil.

    Os EUA não se conformam de terem perdido a hegemonia político-militar-econômica mundial. Do outro lado, as forças emergentes não estão quietas, ao contrário, tornam-se cada vez mais protagonistas.

    Estamos vivendo tempos decisivos para os destinos do planeta.

  • Parabens Edu!pelo seu brilhante comentario! vivemos no Estado de Direito e de Fato!Juristtas renomados fazem exclarecimentos e tomarao atitudes juridicas se necessarias na defesa do Mandato Constitucional da Presidenta Dilma:Prof. Dr, Dalmo de Abreu Dallari,Prof Dr. Fabio KOnder Comparato,inclusive Claudio Lembo e outros. Agora o Nardes é uma píada pronta!o mandato dos membros dos tribunais de Conta deveria ser de 8 anosImpedida a Reconduçao!Vamo0s abrir a operacao zelotes…..

  • “…a recomendação é a de que se preocupem com a vida pessoal….”

    Bem, eu tô me preocupando com a minha vida pessoal muito mais agora do que antes.
    Afinal a conta de luz dobrou (e vai aumentar mais), os gastos no supermercado aumentaram assustadoramente, o plano de saúde subiu e o faturamento aqui da firma caiu bastante de forma que não sei se daqui algum tempo o meu emprego vai estar garantido…

    Enquanto isso esse pessoal lá em cima (seja do PT, PSDB, PMDB, PP, PR, etc) só está preocupado em se manter no poder (ou conquistá-lo) a qualquer custo com o máximo de “boquinhas” possíveis para seus apadrinhados e com o máximo de diretorias possíveis de estatais para poder “faturar um extra” nos “por fora”. Enquanto isso o povo e o país que se lixem.

    Abriram as torneiras da gastança pra se reelegerem a qualquer custo quando as contas do país se deterioravam, e agora chegou a hora de pagar a conta.

    • “conta de luz dobrou ”

      Só se for aí no seu estado. Pois aqui, na Bahia, houve dois reajustes, um de 5,4% e outro de 10,43%, daí parou. Lembrando que a conta já havia baixado em 2013. Se não me engano, foi em torno de 18%. Ou seja, ainda estamos no lucro.

      Quanto ao resto de inflação que vcs falam, está bem acima do real. É aquela mania de dizer que alguma coisa que tenha aumentando uns 10%, o espírito de porco já diz que aumentou uns 1000%.

  • Edú,
    Tenho manifestado minhas opiniões, de que tudo que está acontecendo agora, além de estarem previstas, como você diz, em nada de concreto estará mudando o governo, num curto espaço de tempo.
    Acredito que a grande batalha, que deveríamos estar travando, é a escolha e divulgação dos candidatos progressistas, á vereadores, que irão disputar as eleições do próximo ano, e igualmente dos deputados e senadores, que teremos que escolher em 2018.
    Isso será muito mais importante que a disputa para prefeitos, governadores e a própria presidência, pois como estamos cansados de ver que, quem realmente domina o poder, não são os cargos majoritários.
    Tenho convicção de que a Dilma, conseguirá terminar seu mandato, e com uma avaliação bem superior do que a atual.
    Forte abraço amigo
    Ricardo Grillo

  • Até os cegos enxergam que a oposição é hipócrita e jamais fez algo de bom para o país, sempre agiu somente em interesse próprio.

    A democracia vai impor uma derrota histórica nos golpistas.

    Quem viver verá.

  • Sou leitor assíduo deste blog e hj foi um dia que fiquei ansioso para a postagem e mais uma vez vc nos brinda com uma pérola esclarecedora e voltada para todo o Brasil, inclusive os golpistas. Obrigado Eduguim por encarar sua missão com zelo e responsabilidade. Ah, e parabéns a Victória! Abraços!

  • Eu continuo achando que a rede globo está por traz de tudo, se tivesse interesse que isso não desse certo bastava tirar o microfone dos golpistas .

  • O TCU e o TSE já eram sabidos (no TSE já estava 4 a 1 qdo a Ministra Luciana Lóssio pediu vistas e atrasou o processo), acho que por isso o mercado não reagiu mal as derrotas do governo.

    O fato mais importante da semana foi o governo não conseguir votar os vetos, isso mostra que ao contrário do que vc publicou anteriormente o governo não “puxou o tapete” da oposição.

    Dilma empossou o pior ministério da história (vide o Ministro Pansera) e não conseguiu o apoio esperado.

    Nessa semana o Eduardo Cunha deve arquivar o pedido de impedimento de Helio Bicudo e Reali Jr., e a oposição deve pedir apreciação pelo Plenário.

    Teria o governo maioria simples na Camara para evitar a abertura do processo?

    Hoje a oposição não tem maioria absoluta necessária para o impeachment, mas se aberto o processo e depois da convenção do PMDB…

    Em tempo:

    Independente da pirotecnia governista o julgamento no TCU foi técnico e justo.
    No TSE, frente a tudo o que está aí, abertura de processo e investigação é o mínimo que se espera.

  • Edu, duas perguntas: 1) quanto ao fato de ter sido 9 a 0 pela reprovação das contas, isso não pode dificultar demais que as contas sejam aprovadas pelo parlamento, a ponto de que seja quase certo de que se houver votação, as contas serão reprovadas? 2) O que acontece se o parlamento reprovar as contas do governo Dilma de 2014? Sei que tem sites pra pesquisar isso, mas tudo que vi é de sites bastante conservadores e por isso acho que o que dizem pode ter pouca relação com a realidade. Assim, queria perguntar pra você. Abç.

    • Não sei se está disponível na TV Senado ou no youtube o pronunciamento de ontem no começo da noite do Requião explicando didaticamente que não é possível requerer o impeachment com base nisto – e que “tecnicamente” nem se poderia, de fato, desaprovar as contas.

  • Caro Edu,
    Apesar das críticas e reservas que tenho ao governo de Dilma Rousseff, continuo simpático a ela e, principalmente, simpático à nossa democracia reconquistada a duras penas. Sei que os golpistas atentam muito mais contra a nossa democracia do que contra Dilma Rousseff. Então, seguirei seu conselho e pouparei meu estômago, meu fígado e meu cérebro, pois sei que isso é, realmente, necessário…

  • Como só prevejo o passado não sei o que virá. Mas para aqueles que defendem o afastamento da Presidenta e acreditam que o golpe vingará, pergunto:
    -Aponte 1 (só um) político favorável ao golpe que não esteja envolvido em algum escândalo;
    -Aponte 1 (só um) oposicionista que apresente algo consistente contra Dilma;
    -Aponte 1 (só um) jornal que defenda o golpe por motivo nobre, e justifique;
    -Aponte 1 (só um) cidadão comum (como eu), mas que seja favorável ao afastamento e não use como argumentos os mesmos dos golpistas;
    -Aponte 1 (só uma) empresa da Lava Jato que não tenha contribuido com valores semelhantes ao PT e PSDB; e aproveite para encontrar um (só 1) dos defensores do impeachment que não diga que para o PT foi corrupção e para o PSDB foi patriotismo; procure também encontrar um (só 1) empresário ligado a Andrade Gutierres que tenha votado na Dilma;
    -Aponte 1 (só um) dos que sonham com um país menos injusto e menos desigual, que vendo a Presidenta ser afastada por esses barões da midia, políticos abaixo de qualquer suspeita, analfabetos políticos, nazistas preconceituosos, etc., etc., se acovardará e não reagirá. Não passarão. Ou só passarão sobre nossos cadáveres.

  • A “vaza a jato” já causou um rombo de 120 bilhões na economia e desempegou um milhão de trabalhadores. Para os golpistas vale tudo, até destruir o País para tomarem conta da chave do cofre e “roubarem tranquilos”. Estão cagando para a Constituição ou garantias individuais, mas, não passarão.

  • Boa noite Edu!
    Hoje passei a tarde vendo a TV Senado e vi vários senadores falando do julgamento de ontem no TCÚ (que ganhou este acento depois de ontem no meu entendimento) e o mais claro foi o do Senador Requião que explicou o que a Dilma ou os seus subordinados tiveram que fazer, foi tão explícito que tornou o atos destes (do TCÚ) ridículos e mais ainda idiotizados estes golpistas liderados pelo Aócio que vai apanhar de nôvo de uma mulher e diga-se de passagem isso é um senador. O tempo vai colocar estes golpistas no seu lugar que
    é o do lugar nenhum e só serão lembrados como traidores, vendilhões, oportunistas e incompetentes.

  • Ninguém atrapalha mais o país do q Dilma!

    Um governo politicamente fraco e tecnicamente incompetente…

    O q estamos vivendo hj, foi anunciado pela oposição em 2014 e o marketeiro da Dilma disse q era o “pessimildo”!

    Na verdade, era apenas Dilma q mentia…

  • Li a manchete da Falha e surtei. E até foi a gota dagua. Todos os dias tenho que tomar uma dose de benzodiazepinico para ler as manchetes. Liguei enfurecida para o serviço de assinantes e pedi o cancelamento. Como sou assinante desde 1997 pediram um tempo para que eu reconsiderasse a decisão , facultando me 3 meses sem custos e me deram o e-mail da Ombudsman para que eu como formadora de opinião externasse minhas ideias. Vou ver até quando minha raiva aguenta!

    • Prezada Maria Tereza Ribeiro Lopes e Navarro

      Já faz bastante tempo que eu não leio essa mídia podre. O Estadão me manda emails toda semana querendo que eu assine. Não os abro. Mando logo para a lixeira. Uma vez telefonaram de um banco anunciando um pacote com assinatura da VEJA. O pacote era até bom, mas recusei, porque não queria e nem quero receber a VEJA em minha casa.

      Se lhe faz mal, simplesmente não leia. A senhora pode até argumentar que está muito estressada e prefere ficar uns tempos sem ler nada, por amor à sua saúde. E cancele de vez. A sua saúde é mais importante. Veja, eu ainda sou uma ”baleia”,. quase 150 quilos. Cheguei a pesar 152. Entreguei a minha Presidenta nas mãos de Deus, que tem todo o Poder. E não me estresso mais. Com isso, pouco a pouco eu estou ganhando em autoestima. Claro que estou fazendo alguma coisa para redução do meu peso. Se eu estivesse ainda lendo essa mídia corrupta e apodrecida, acho que já estaria com uns 200 quilos.

      Costuma acontecer de a gente cair numa arapuca. No início do ano passado eu cai numa chamada “Leituras da História”, da Editora Escala, e que combate ferozmente o governo Dilma. Eles chegaram ao ponto de atribuir ao PT todas as corrupções, inclusive chamaram ACM de líder do PT! Eles telefonaram para eu renovar. Não aceitei. Continuaram me mandando as revistas por ”cortesia”. Os pacotes ainda estão fechados. E telefonei para eles dispensando a ”cortesia”.

      Saudações, João Paulo Ferreira de Assis, Professor.

  • Seu texto atenua os ânimos do momento e nos dá um respiro. O jogo da direita é terrível, será essa toada de desgaste até o fim do governo, mas se assim é, como os movimentos sociais devem atuar para dar um mínimo de sustentação ao governo e impedir que seja tão boicotado nas medidas que precisa aprovar e colocar em campo? Creio que a questão agora é essa, não? Da sustentação popular possível ao governo.

    (“””em tempo, Edu e colegas, o Requião nesse começo de noite fez um discurso no senado provando por A+B porque a “engenharia” das contas não podem ser reprovadas pelo TCU nem ser razão de impeachment – e como elas foram feitas para proteger as políticas públicas da pressão do capital financeiro internacional e nacional. Vale a pena ver, para entender do que se trata).

  • O que vemos em nosso país hoje nada mais é do que uns cínicos querendo ganhar no tapetão aproveitando a oportunidade da baixa popularidade da presidenta. O candidato fanático por aeroporto com o nosso dinheiro, nós mineiros, age como um moleque mimado que não admite perder e por qualquer coisa coloca a bola debaixo do braço e vai embora. Esse indivíduo do Leblon Senador Minas/Rio, que me nego a nominá-lo age como se não existisse amanhã, quer porque quer agora ser presidente mesmo atropelando a democracia, rasgando a CF/88, não importa se o país exploda, o povo pobre perca!!!

  • Programa “GloboNews Mirian Leitão”…

    Recomendo aos defensores do governo, q acusam o TCU de golpe, assistirem para entender as irregularidades cometidas por Dilma!

    • Eu recomendo o contrário, assistir o pronunciamento do Requião no senado no começo da noite de ontem, explicando porque não se pode desaprovar as contas e porque essa questão não é base para impeachment.

  • Eduardo, com essa sua postagem vou dormir menos preocupado. Você como sempre, colocando os pingos nos is. Obrigado e um abraço.

  • Não vai ser muito fácil derrubar a Dilma. Tem muita água para rolar. Temos é que fazer nossa parte, ir esclarecendo as pessoas o que de fato está acontecendo em nosso país. Não é muito difícil, quando tenho oportunidade tenho conversado com as pessoas, quando esclarecidos, o pessoal começa a entender. Acho que os sindicatos e as organizações sociais, deveriam partir para um panfletaço nas ruas afim de esclarecer o povão. Não adianta essas entidades ficarem em recintos fechados e em encontros, deitando falação. Tem que ir onde o povo está.

  • Excelente notícia, já não estava aguentando mais os coxinhas do meu serviço cantando a vitória. Só ficava calado no meu canto ou saia para a minha sala, nunca manifestei sobre assunto diante deles, mas creio que sabem que apoio o Governo Dilma, e voto no Lula, ou em outro de esquerda que apresentar em 2018. Pode ser até o Ciro se caso Lula desistir, mas Lula volta com força de novo.

  • Só de olhar a foto desses 3 vermes imundos e golpistas, fico com ânsia de vômito e ao mesmo tempo sinto uma revolta enorme em ver que tipos de escroques estão tramando um golpe contra a democracia. Tomara que paguem com juros todo o mal que estão causando ao país.

  • Edu, análise perfeita, ponderada e, sobretudo, enfocou com propriedade as verdadeiras intenções dessa oposição. Esta sem programa, com o único objetivo de provocar o caos na economia para desacreditar o governo interna e externamente.
    As correntes conservadoras, com apoio de uma direita fascista até há pouco tempo escondida, mascarada, disfarçada, movem os cordões golpistas com a aparência de salvadores ao apresentar pautas garantidoras das oligarquias econômica-financeiras. A meta desses grupos, na verdade, é, e afirmo com toda segurança, extirpar os programas sociais exitosos vindo desde o governo Lula. Esta é a razão primeira e fundamental de toda situação política vivida e tensionada pela oposição, sem a qual sua aposta em voltar a governar o país é praticamente nula. E aqui lamenta-se as atitudes tíbias do governo em enfrentar com mais firmeza, determinação, essas tentativas insanas e irresponsáveis da oposição com ajuda da mídia corporativista, sem o menor pejo em prejudicar o Brasil.

  • A turma da Direita terá que em 2018, pelo menos naqueles dois meses de campanha declarada, dizerem a que vieram. Terão que explicar a população o motivo de sabotarem o governo e a economia, o motivo de se aliarem a corruptos do calibre do Eduardo Cunha e Agripino Maia. Só a Globo hoje não elege mais ninguém, e com esta oposição de hoje então, que não ajuda em nada, nem a Globo dos anos 70/80, com 100% de audiência, dariam conta.
    O momento atual me faz lembrar da CPI dos Correios e a da história do Mensalão. Ali montou-se o circo com intuito de jogar o nome de todos os possíveis sucessores do Lula na lama. E realmente a Globo conseguiu destruir o José Dirceu, o José Genuíno, o Delubio Soares, o Palocci, o Gushiken, isto é, de toda a direção do Partido dos Trabalhadores.
    Mas por incrível que pareça pouparam o nome do Lula. Quem não se lembra do Roberto Jefferson em 2005, na CPI dos Correios, dizendo: Lula, cuidado com o José Dirceu, ele te traiu; Sai dai Zé; Ele desperta os meus instintos mais primitivos. Em 2006 teriam eleições, então porque a Globo poupou o Lula?
    A Globo precisou de cinco anos para jogar o nome dos Petistas na lama, o interregno de 2005/2009. O Lula aparece com a Dilma praticamente em 2010, já o ano da eleição.
    E a Globo gastar cartuchos com a Dilma agora, sabendo que ela não será candidata em 2018, apostando todas as fichas num eventual impeachment? São sintomas de delírios megalomaníacos. Esqueceram de avisar o Willian Bonner que as novelas hoje dão no máximo vinte pontos de audiência, com as novas aferições podem até empatar com o Chaves.
    Nestes delírios de poder já foi-se um ano, a Dilma continua presidenta, a oposição cava sua cova, e a caravana passa. Em breve a Globo terá que decidir se continua com os ataques ao governo Dilma, ou tenta queimar seus possíveis sucessores. E isso com audiência em queda!
    Estou super tranquilo para 2018, a oposição, lê-se Globo, é deveras imediatista, talvez resquício do poder de outrora. Quando o Bonner perceber, o Governo terá se recuperado, e não haverá tempo de demonizar o sucessor da Dilma, e, muito menos, de criarem um salvador da pátria.
    Ou seja, game over para a GLOBO/PSDB.

  • “A Procuradoria-Geral da Espanha pediu a prisão de Lionel Messi por conta de fraude fiscal junto ao pai, Jorge Horacio, segundo noticiaram jornais espanhóis nesta quinta-feira.

    Os procuradores pedem que o atacante do Barcelona fique preso por 22 meses e meio por sonegação de impostos entre os anos de 2007 e 2009. O prejuízo foi avaliado em cerca de R$ 18 milhões.

    Segundo o jornal “El País”, o jogador recebe os rendimentos dos direitos de imagem em paraísos fiscais. O pai do craque teria montado um esquema para que o dinheiro fosse direto para estes locais, evitando pagar impostos à Fazenda espanhola”.

    Quanto inveja faz uma justiça como essa? É óbvio que não estou feliz com a situação vivida por Lionel, não é uma questão personalística, é uma questão de tratamento igualitário. Enquanto a justiça espanhola pode prender o maior craque de todos os tempos de um dos times mais ricos e poderosos do mundo, por ter sonegado R$ 18 milhões, a justiça brasileira é cega, muda e surda, pois dizem que tem uns perebas por aqui, inclusive no TCU que recebeu quase R$ 2 milhões em corrupção conforme investigação da PF; segundo o Ministério Público da Suíça, o Presidente da Câmara  – que não sabe quantos lados tem uma bola, tem lá fora cerca de R$ 5 milhões.

    Enquanto as justiças da Espanha, da Suíça e de outros países fazem gol em prol da sociedade, o Judiciário brasileiro fica brincando que nada sabe, que nada vê e que nada escuta, exceção dos “malfeitos” do PT, o Judiciário brasileiro enquanto não tratar todos de maneira equânine, vai continuar a  fazer gol contra o Estado Democrático de Direito.

     

     

  • Eduardo,
    Peço licença para dissentir em relação ao Cunha, explico: a justiça da Espanha, o MP de lá vai pedir a prisāo do Lionel Messi por sonegação fiscal. Portanto é inconcebível que a justiça brasileira nada faça em relação ao Presidente da Câmara. Vamos combinar se aquele cidadão “é carne morte” não pode ficar mais nem um segundo no cargo.

  • A rebelião das corporações públicas

    sex, 09/10/2015 – 06:59

    Luis Nassif

    Está em curso uma rebelião nítida das corporações públicas contra a classe política, mas especificamente contra o governo Dilma.

    As manifestações explodem em todas as frentes.

    No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relatórios técnicos colocaram na classificação de falta grave a contabilização de trituradores de papel na categoria de bem de consumo não-durável por parte da campanha de Dilma Rousseff. Outras “faltas graves” da mesma natureza foram anotadas pelos técnicos a serviço do Ministro Gilmar Mendes.

    Na Polícia Federal, qualquer delegado se haja com autoridade para convocar até ex-presidentes da República para depor. No Ministério Público Federal, qualquer notícia serve de base para representações contra quem quer que seja.

    No TCU avultam análises técnicas definindo como faltas graves operações usuais.

    ***

    Trata-se de um fenômeno generalizado de perda de controle sobre a máquina, em função dos escândalos dos últimos anos e do trabalho pertinaz da mídia apoiando qualquer iniciativa, desde que seja a favor do impeachment.

    ***

    É o caso do enquadramento dos gastos com Bolsa Família na categoria de “pedaladas fiscais”.

    Repito aqui análise feita meses atrás.

    ***

    O MDS tem um contrato de prestação de serviço com a Caixa Econômica Federal (CEF), do mesmíssimo molde de políticas anteriores de transferência de renda, como a Bolsa Escola.

    Os pagamentos estão disponíveis a partir do 10o dia antes do final do mês. Nem todos sacam no primeiro dia. A média é de 70%. O MDS, então, deposita 70% do valor total, ou R$ 2,2 bilhões, e o restante nos dias seguintes.

    Como é um fluxo irregular, há dias em que a conta fica com o saldo positivo, e dias em que fica com saldo negativo. Nos dias de saldo positivo, a CEF remunera o saldo pagando ao Tesouro. Nos dias de saldo negativo, cobra juros, que são quitados em seguida.

    No ano passado, a remuneração dos valores depositados rendeu R$ 20 milhões para a União. Entre 2012 e 2014, R$ 75,8 milhões.

    Em 2013 e 2014 o número de dias em que a conta ficou negativa foi muito inferior aos dias em que ficou positiva – portanto recebendo juros que revertiam para o Tesouro.

    Em 2014 foram 185 dias com saldo positivo contra 56 com saldo negativo; em 2013, 232 a 11.

    Em 2014, a União recebeu R$ 32,6 milhões de juros da CEF e pagou R$ 12,5 milhões. Ou seja, teve um saldo positivo de R$ 20 milhões. Nos últimos três anos, foram R$ 89,5 milhões recebidos contra R$ 13,6 milhões pagos.

    ***

    Esse tipo de contrato vigora desde 2001, firmado com órgãos dos mais variados, da Casa Civil, ao Ministério da Educação, da Saúde ao Desenvolvimento Agrário, Previdência. E baseia-se em um contrato inicial firmado em 2001 entre a CEF e a Secretaria de Estado e Assistência Social, vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social.

    Em outros anos, o TCU auditou todas as cláusulas do contrato e aprovou. O que mudou então? Mudou o entendimento, a jurisprudência? Esse veto resultou em alguma orientação nova, alguma sugestão de aprimoramento?

    Faz parte desse solapamento de toda a autoridade política sobre as corporações.

    Nesse quadro de desmoralização diuturna do poder político, esquece-se que, dentre todos os poderes, é o único que emana diretamente do povo.

  • Quando o Adams abriu a boca pra defender o governo pensei : ôh coitado (tinha que ser mesmo o adEvogado de Dilma, a gaga)

    ..gaguejava, tava nervoso, inseguro, um HORROR ..sequer deu provas de que sabia o que tava falando quando citou a diferença entre o conceito ARCAICO de caixa, usado pelo governo, e o de competência adotado pelos bancos e empresas.

    Verdade é que se este país fosse só meu, DILMA estaria, pelo conjunto da obra, demitida faz tempo (como ministra e presidanta)

    Claro que ela abusou do poder político e econômico (mas aqui, a oposição tb)

    ..CLAAAARO que ela foi incompetente, INAPTA, AÉTICA, mentirosa, irresponsável, imprevidente, imperita, negligente, quiça omissa e/ou conivente com os desmandos na Petroleira, com o setor energético, com as desonerações e autorizações de gastos muito acima das possibilidades, nas idas e vindas da SELIC, com suas promessas etc

    Mas dizem que eram outros tempos ..dizem que era outro mandato, mesmo que colado, sequenciado ..assim como Eduardo Cunha diz hoje nos jornais que não a impeach para o seu caso

    esse é o Brasil ..paciência ..sigamos, pois tão já esta barafunda não dá sinais de melhorar

    em tempo – e nem me pergunte quem eu colocaria no lugar da coisa hein ?! ..aliás, eis aqui o lado “bom da estoria” ..pra mim o POVO ainda não foi à rua, em massa e de cara pintada, pq NÃO sabe quem, o O QUE, por no lugar da presidanta ..verdade mesmo é que a escolha esta entre termos uma tangerina, uma mexerica, ou uma bergamota AZEDA de sobremesa ..”tantúfaz”

    enquanto isso, com vocês, o vento (poesia extraída das entranhas de Vana)

    https://www.youtube.com/watch?v=Y-Cw0A3jtuU

    • Enquanto isso, em bobolândia

      Fora salário e benefícios tradicionais ..fora o uso da máquina pública e de mordomias mil ..de diversas PARADAS pra gozarem de recessos rejuvenescedores ..fora ainda o foro e prisão especialíssimas, o auxilio funeral, saúde/médicos, ajuda mensal p/compra de livros, alimentação, vestimenta, moradia – R$ 4,3 mil – , EDUCAÇÃO para os filhos – R$ 2,8 mil – etc..

      ..fora ainda deste poder ser o mais atrasado, NÃO ter metas e NUNCA prestar contas e/ou cumprir prazos sensatos para com o país, e jamis ser cobrado por NADA (também com estes políticos sujos e de rabo preso que temos, cê queria o que ?)..

      ..agora o STF se permitiu mais uma (provavelmente extensivo a todas as demais cortes do país): o pagamento de até R$ 5,4 mil a serem pagos a titulo de diárias a seus juízes auxiliares (sem apoio do ministro Marco Aurélio)

      ohh dó ..enquanto isso o SM mal chega em 800 contos

      ainda mais em tempos de CRISE e de apelo pra que toda a sociedade PAGUE mais tributos e que os governos economizem, este é um belo exemplo, não ??!!

      cambada…

      a propósito ..só agora o país conseguiu repatriar o que conseguiu localizar do juiz Rocha Matos na SUÍÇA, cerca de R$ 74 mm ..ainda tem mais, em outros paraísos ..pixuleco, troco de pinga frente ao que esta turma ORDINÁRIA e insensível drena desta população tão sofrida, não é verdade ?

      https://www.youtube.com/watch?v=iTgCLi-3QQU

    • a lista dos atraidores ..daqueles “homens públicos” que se dizem responsáveis, confiáveis, da base, e que faltaram às sessões do Congresso pra analisar os vetos

      ..e a lista dos hipócritas ..anexo tb se poderá perceber o “comprometimento” que os piciformes HIPÓCRITAS (os tucanos) tem pra com o país quando dizem pra imprensa que “apoiarão os vetos”, mas que na pratica sequer comparecem pra cumprirem com a palavra empenhada

      http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/374-dos-deputados-da-base-aliada-faltaram-duas-sessoes-de-vetos.html

      ahhh, se este país fosse meu, né minha santa BENEDITA ??!!

  • Essa direita brasileira é tão sórdida, que nem se preocupa em esconder isso. Escancara aos quatro ventos! E essa mídia ordinária, continua mais ordinária do que nunca! Quem dera um dia o povo descobrisse que ler, ouvir e assistir a imprensa daqui é a maior das perdas de tempo, pois, além de não acrescentar nada na vida das pessoas, ainda desagrega! Invistamos cada vez mais em educação, mas em educação de qualidade, pois a educação recebida pelos coxinhas nas escolas particulares de quinta categorias da vida, está deixando-os mais insensatos e ignorantes do que se não estudassem nada!

  • Falou tudo Edu!

    Os golpistas querem destruir a imagem do governo para que não lance sucessor nenhum para 2018.

    Quanto a questão das pedaladas fiscais, isso não é motivo convincente para justificar impeachment! Se for aberta uma exceção, quase todos os governadores de estado e prefeitos pelo Brasil estarão ameaçados e também isso será também considerado golpe!

    Digo e repito, o dia em que descobrirem que Dilma possui contas no exterior e tiver dinheiro desviado nelas como o Eduardo Cunha, aí sim um impeachment será justificável e apoiável!

  • É inconcebível o Brasil chegar a esse ponto de total desrespeito democrático. O importante de tudo isso é perceber aqueles que sempre agiram no submundo político estão sem nenhum receio de mostrarem o que são.
    Estamos vendo aí, todo o movimento golpista, com os seus tentáculos institucionais, agindo à luz do dia com apoio midiático e judicial. Já passou da hora da Frente Popular defender com mais coesão a democracia. Está em jogo um país que com muitas dificuldades conseguiu mover a base da pirâmide social.

    • Olha… li a reportagem da BBC até onde consegui. Li em inglês mesmo, pois não tenho dificuldade com o idioma.

      A credibiidade daquilo é a mesma de uma reportagem da Veja denunciando que Romário tem 2.5 milhões na Suiça.

      A legenda da foto “Russia’s conflict with Ukraine has led to economic sanctions against the country” é de revirar o estômago. Os EUA apoiaram a derrubada do governo legitimamente eleito de forma democrática na Ucrânia. A Rússia interviu de maneira muito bem sucedida impedindo que houvesse matança na Criméia. As sanções já estavam planejadas de antemão. E a BBC passa a imagem invertida, assim como a Veja. Coloca a culpa em quem foi e está sendo agredido (no caso, a Rússia). Deprimente.

  • Me parece que o grande objetivo é estabelecer um ambiente de tensão constante e incerteza para minar a capacidade do governo se recuperar economica e politcamente, uma coisa levando a outra. No limite se houver viabilidade, tirar a Dilma.
    Mas a questão é que apesar dos criminosos irresponsáveis Gilmar, Cunha, Aécio e trupe estarem dispostos a tudo, boa parte da sociedade tem bom senso para não aceitar esse cenário de caos e impasse. Isso porque mesmo os que preferem o PSDB no lugar do PT, sabem que não é assim, tipo tiram a Dilma hoje, amanhã convocam eleição, depois de amanhã o Aécio se elege, no dia seguinte toma posse e tudo mundo acha que é isso mesmo.
    Uma nova eleição agora não seria um pleito normal, mas sim uma guerra, literalmente, com muita violência e quem sabe mortes. Os caras, os sensatos, de esquerda, centro ou direita, sabem disso

  • O objetivo maior de todas essas ações da direita é desgastar e manter a Dilma na defensiva.
    E ela fica demais na defensiva.
    Ela deveria ir semanalmente na TV e usar uma linguagem simples para conversar com a população.
    Explicar para a população que a crise não está tudo isso que é difundido pela mídia.
    Nas minhas “andanças”, tenho ouvido isso de muita gente simples pelas ruas.
    Mas, sinceramente, a Dilma não tem esse “traquejo”.
    Nessa comunicação com a população o Lula é imbatível. Pra desespero da oposição.

  • Não se iludam quando a direita começa a pedir a cabeça do Eduardo Cunha, que está mais sujo do que pau de galinheiro, e porque já tem outra pessoa para ocupar o seu lugar e ele se chama Jarbas Vasconcelos. Com esse traíra na presidência da Câmara a coisa fica mais fácil para os golpistas, já que Jarbas Vasconcelos passa a imagem de político sério e sem acusações de corrupção e aí o bicho pode pegar para a Dilma, já que ele e antipetista ferrenho. Todo cuidado e pouco com essa gente que vem demonstrando claramente que não vai descansar enquanto não derrubar Dilma.

  • Estamos aqui na retaguarda esperando para ver se esses politicos corruptos vão ter coragem de encostar na Dilma aí daqui do sertao do Ceará reagiremos.

  • Olá Eduardo. Você e seus textos são um alento para nós, que torcemos pelo governo de Dilma e pelo país. Que sejas abençoado, você e seus familiares. Obrigado pela dedicação em nos esclarecer. Sou sinceramente grata.
    Andei muito tensa com as últimas notícias, preocupada com a possibilidade do impeachment..
    Um grande abraço.
    Dilma Coelho

  • Vou seguir seu conselho Eduardo. Assistir a Globo e acompanhar a grande imprensa está me fazendo mal.O que você disse ao final do seu artigo: “Poupe seu estômago, seu fígado e seu cérebro, se for simpático ao governo. E poupe-se de comemorações precipitadas, se for antipático. A ambos, porém, a recomendação é a de que se preocupem com a vida pessoal. Podem até não conseguir derrubar Dilma durante seu mandato, mas estão prejudicando MUITO o país. Inclusive você.”

    Vou me preocupar mais com minha vida pessoal. Em janeiro vou prá Natal e usufruir do litoral Potiguar.

  • Conforme já disse o Ciro Gomes, por quem não nutro, digamos, assim, tanta simpatia: “os golpistas são uns frouxos”!
    Eu acrescento: os golpistas são uns frouxos e, também, um amontoado de bandidos e corruptos!

  • Edu, sabemos que contra o PT não previsa provar nada, basta indícios, denúncias de adversários ou acusações vazias da mídia. O “mentirão” mostrou muito claro isso, assim como as ações do juiz Moro, que mandou prender a cunhada do Vacari por achar que ela era a pessoa que parecia nas gravações, mas não prendeu a esposa do Eduardo Cunha, que tem comprovadas contas na Suíça,
    Também sabemos que contra o PT todo o processo é muito mais rápido. Os tucanos se livram pela prescrição.

  • Estou seguindo à risca sua recomendação há algum tempo, estou cuidando mais de mim.

    ‘Poupe seu estômago, seu fígado e seu cérebro, se for simpático ao governo. E poupe-se de comemorações precipitadas, se for antipático. A ambos, porém, a recomendação é a de que se preocupem com a vida pessoal. Podem até não conseguir derrubar Dilma durante seu mandato, mas estão prejudicando MUITO o país. Inclusive você’.

    grande abraço e beijos na vitoriosa Victória.

  • Esse time da oposição golpista que deseja derrubar a presidenta legítima Dilma Rousseff, é da pesada, vejamos:

    a) Aécio Neves, menino velho do Rio, de Cláudio e de Furnas; b) Eduardo Cunha, o homem de 5 milhões de dólares, que continua solto e presidindo a principal Casa do parlamento brasileiro; c) Nardes, o homem da operação Zelotes, ex-Arena, indicado de Severino, atual presidente do TCU; d) Gilmar Mendes, também conhecido como Gilmar Dantas, o habeas corpus para banqueiro mais rápido do Oeste – dois em 48 horas, de madrugada; e) Agripino Maia, denunciado pelo MPF por propinas no RN; f) Caiado, homem da UDR, jagunço e porta-voz do latifúndio mais atrasado do país; g) Paulinho da Força, pelego, traíra e serviçal das elites no meio sindical, igualmente denunciado por envolvimento em empréstimos do BNDES. E claro, para completar o time, os barões da mídia golpista, meia dúzia de famílias que se deram muito bem durante a ditadura militar e que dominam o monopólio das comunicações no país e usam este super poder para detonar o governo federal, o PT, Lula, Dilma, a Petrobras, desestabilizar a economia e blindar os tucanos e afins.

    É esta a reserva moral que pretende derrubar a nossa presidenta, eleita por 54 milhões de brasileiros, e contra a qual não há um indício sequer de envolvimento em falcatruas, ao contrário dos que desejam derrubá-la.

  • O desespero aumentou com a proibição das doações da empresas. Aquele xilique do Gilmar Mendes não foi de graça e a oposição sabe que quanto mais próximo das eleições mais difícil será manter a maioria contra o governo. Se a Dilma aprovar o CPMF e conseguir equilibrar as contas o xilique de Gilmar Mendes vai contagiar toda a oposição e alguns aliados do governo. É bom lembrar que sem as doações, de empresas, os políticos com bases em sindicatos e assemelhados terão mais chances de se elegerem. Os que não, tentaram usar as maquinas governamentais e é aí que a oposição enxerga o perigo de deixar chegar até as eleições. A oposição ficou mais agressiva por que sabe que a derrota das próximas eleições pode chegar antes do previsto.

  • Olha, que não cometam essa burrada, porque vamos as armas. Esses canalhas, não sairão mais as ruas. A principal ação, será a de abrirmos as portas dos presídios, e mandar a turma detonar. Esse 64, vai custar muito caro, ah se vai.

  • Edu,
    Uma pergunta: com as comprovações crescentes da improbidade (fui delicada, heim!) do Eduardo Cunha, se ele for afastado quem assume a presidência da Câmara? Aliás, a qual autoridade compete afastá-lo? Em que prazo poderia se dar este processo? Cabe aí algum rito sumário dada a contundência das provas com a assinatura de próprio punho?

  • Existem 4 acusacoes contra a Sra Roussef:

    1) pedaladas fiscais – o mandato em que ocorreram ja foi extinto e portanto nao pode ser cassado; porem dizem (VEJA e demais “golpistas”) que ela esta’ pagando as contas das tais pedaladas justamente no mandato atual; ai’ sim ela a coisa complica muito pro lado dela.

    2) Decretos sem aprovacao do legislativo – o mandato em que ocorreram ja foi extinto e portanto nao pode ser cassado

    3) Caso PTBras – ela vai passar o tempo todo dizendo que “nunca soube de nada”, juridicamente ela so’ pode ser condenada por atos e nao por omissao, e’ impossivel juridicamente acusa-la por prevaricacao. Em portugues claro: ela tem o direito de dizer que e’ burra, idiota, incapaz, nao sabe o que se passa ao seu redor.

    4) Propina no caixa 1 – juridicamente e’ o fato mais forte, mas….o TSE vai ter coragem ? Se tiver, o STF vai reconhecer ? A aceitacao do fato juridico por enquanto esta’ restrita a um tribunal de 1a instancia

  • Eu to de saco-cheio dessa crise, ta me perturbando o sôno. Nesse sentido foi certeiro ao pregar um pensamento que cuidemos de nossas vidas. Mas o País parece está engolido na tensão, no que vem amanhã. A intensidade das coisas e quem gera essa intensidade propõem as regras do combate. Aqui no Brasil o governo não propõem intensidade, ele administra a intensidade alheia. Eu estudo a Bolívia em meu mestrado. Lá é o governo quem escolhe quais conflitos a sociedade vai discutir, o governo impõem a tensão que vai prevalecer. É claro que isso já foi estigmatizado aqui, chamam de chavismo. Eu não sei, do fundo do coração, se o chavismo é a solução para o Brasil. Ficar denunciando golpe o tempo inteiro é angustiante, porém é necessário. Chavez queria de certa maneira a política feita com radicalismo, pois a luta é assim, o PT quer ir aos poucos mudando. São estratégias diferentes. Eu tenho uma vertente petista em achar que o melhor é por panos quentes para governar tranquilo, pra mim pessoalmente ia ser melhor, minha vida anda melhor com a esquerda governando sem perigo de cair. Eu quero isso logo. O governo talvez perdeu a oportunidade de ter sido mais chavista no final do governo Lula, ou pode ser que essa possibilidade ainda não apareceu. Tenho esperanças que o fim do financiamento privado possa construir essa possibilidade. Como diz Sun-Tsu “só entre numa guerra no qual saiba que possa vencer”, Só sejamos Chavista quando a vitória é realidade provável. A América Espanhola sempre avançou mais que a gente, estavam fazendo república enquanto criamos império, Mas chegamos na República um dia, chegaremos lá. Agora é ter um governo, mesmo que com mais PMDB nele. Eu prefiro assim, quero sossego!

  • Caro Edu,

    Sempre acesso as informações disponíveis em seu blog, gosto do modo de como você analisa e explica, em detalhes, a situação política, econômica e até fatos históricos, recentes ou antigos.

    O objetivo maior deste comentário é para alertar, através deste blog que tem grande audiência, que o governo de São Paulo, começou a investir para se criar o clima de junho de 2013, agora, o que agravaria muito a situação do país.

    Como vimos ontem, a truculência da polícia paulista, enfrentando com spray de pimenta, cassetetes e prisões sem necessidade, jovens estudantes que protestavam, contra a decisão, absurda do governador Alckmin, de fechar escolas.

    Essa reação da polícia é comparável com a que teve em junho de 2013 contra o movimento Passe Livre e que gerou a solidariedade de todos os setores da sociedade e que depois foi sequestrado (o movimento) pela mídia comprometida com a direita, sem moral e sem escrúpulos.

    Sugiro que você investigue e divulgue isso, alertando, inclusive, o governo federal sobre essa situação.

    Grato

  • Eduardo

    O problema disso tudo é que o nosso País continua paralisado por conta das notícias negativas dadas pela imprensa golpista e repercutida pelos golpistas do TCU, Gilmar Mendes do STF e a oposição que não tem nenhuma responsabilidade com o povo brasileiro.

  • Edu,

    Os tribunais de contas não JULGAM, no sentido jurídico do termo (até porque são meros tribunais administrativos, órgãos auxiliares dos respectivos poderes legislativos, não pertencem ao Poder Judiciário), as contas do nenhum chefe do Poder Executivo; apenas EMITEM UM PARECER PRÉVIO SOBRE AS CONTAS, que poderá ser derrubado ou não pelo Poder Legislativo a depender do quórum qualificado.

    É preciso aclarar as coisas, para que não reine mais confusão ainda a esse respeito.

    E vamos lutar pela nossa democracia, com todas as forças, de quem não aceita retrocesso institucional nem golpismo.

    Stella

Deixe uma resposta