Folha usa página inteira para difamar Mantega e notinha para se retratar

denúncia

mantega capa

 

— Tem mais algum petista, aí, pra incluir?

— Tem aquele que andou apanhando num restaurante… Como é mesmo o nome? Ah, lembrei, o tal de Manteiga…

— É Mantega, sua besta!

— Esse aí…

— Foi citado na investigação do tal do Mouro?

— Quem é besta, aqui? Você me xinga por errar o nome do petista e erra o nome do delegado que é contra petistas. É Moro, seu burro…kkkkk

— Só que ele não é delegado, seu animal, o cara é juiz…kkkkk

— Foda-se, cara. Não precisava de mais petista? Pelo menos eu lembrei de mais um. Põe ele aí.

O diálogo acima é uma ficção, mas, dado o nível de falta de profissionalismo e de responsabilidade da Folha de São Paulo, é perfeitamente crível que matérias como a publicada na página A5 do jornal na última quarta-feira possam ter partido de uma “análise” como essa dos “fatos” que a “fundamentaram”.

No post anterior, o Blog divulgou que a matéria “Quem é quem na Lava Jato” (13/01, página A5) misturou pessoas presas e até condenadas pela investigação do juiz Sergio Moro com pessoas que nem mesmo são investigadas por essa operação, como o ex-presidente Lula e o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner.

Na edição da quinta-feira do mesmo jornal, porém, notinha minúscula de um leitor muito especial daquele veículo, publicada no espaço que esse veículo destina às manifestações de seu público (o “painel do leitor”), revela toda a má-fé, toda a irresponsabilidade, todo o partidarismo dessa empresa pseudo jornalística.

O leitor “especial” em questão é o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, citado na matéria mencionada acima como sendo o quarto homem no organograma da “quadrilha” que a Folha inventou e que tem Lula como “number one”, Dirceu como segundo em comando, Jaques Wagner como terceiro e Mantega como quarto homem da hierarquia “criminosa” dessa quadrilha ficcional.

Antes de reproduzir o teor da carta do ex-ministro, porém, vale rever a matéria caluniosa da Folha.

folha 1

A reprodução da matéria serve para que o leitor confira o imenso espaço dado a ela. Quase uma página inteira de jornal. Porém, a Folha cometeu um erro (sem querer ou querendo) dramático. Guido Mantega jamais foi citado na Lava Jato, razão pela qual escreveu, na edição seguinte, uma nota indignada.

mantega 2

Por que se espanta, ministro? Ainda não sabe o que é a Folha?

O critério do jornal para fazer essa matéria caluniosa é o que mais espanta devido à irresponsabilidade do jornal. Se bastava alguém “lembrar” vagamente que Mantega faria parte de alguma coisa para incluí-lo em uma matéria que denuncia uma “quadrilha” encabeçada por um ex-presidente da República, por que ninguém lembrou que Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso também foram citados na Lava Jato?

Algum dos dois está na matéria?

Os tucanos citados na Lava Jato não estão na matéria, mas um ex-ministro petista que não foi citado na investigação, está. Não está pelo teor da citação (mais ou menos grave), pois nunca houve tal citação. Está porque é petista e os tucanos não estão porque são tucanos.

É simples assim.

A Folha se retratou do erro na edição desta quinta-feira, no espaço abaixo do dado ao ministro para se queixar da difamação de que foi alvo. Confira, abaixo, leitor, o espaço dado para a difamação e o dado à retratação.

mantega 1

O “erramos” da Folha, porém, erra de novo. Leia a “retratação” minúscula do jornal e, em seguida, a explicação do por que a Folha erra até quando se retrata.

mantega 3

O jornal errou de novo. Mantega não foi citado na Zelotes coisa nenhuma. A Folha não lê a Folha. Abaixo, reprodução de trechos de matéria desse jornal, publicada em novembro último, intitulada “Juiz autoriza quebra de sigilos de ex-ministro Guido Mantega

“O juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela condução dos inquéritos da Operação Zelotes, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de cerca de 30 empresas e pessoas, entre as quais o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O magistrado acolheu pedidos do Ministério Público Federal no Distrito Federal.

A Folha apurou que a ação é uma tentativa de descobrir se as nomeações de conselheiros do Carf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, feitas pelo então ministro sofreram interferência ilegal, que poderia ser detectada a partir do mapeamento de transações financeiras de Mantega (…)

Outra linha de apuração é definir a extensão do relacionamento do ex-ministro com o empresário Victor Sandri, cuja empresa, o Grupo Comercial de Cimento Penha, conseguiu reverter no Carf multa de R$ 106 milhões.

Há cerca de duas décadas, Mantega vendeu terrenos para uma firma de Sandri. Antes da Zelotes, o empresário foi condenado também pela suspeita de interferir em decisões no Carf, conforme a Folha revelou em abril (…)”

Como se vê, Mantega não foi “citado” por delatores da Zelotes, como sugere a nota da Folha. O que ocorreu é que um juiz, por alguma razão (que todos sabemos qual é), resolveu que valeria a pena investigar Mantega por uma transação que fez VINTE ANOS ATRÁS com um envolvido na investigação”.

Se as pessoas soubessem como são feitas as linguiças e o jornalismo desses impérios de média, não consumiriam nenhum dos dois.

88 comments

  • O diálogo é esse mesmo, Edu. Ainda digo mais, não respeitam o bom português nem a física. Agora a Folha disse que o Lula contratou o crimanlista Nilo Batista como medo depois da delação do Cerveró. Só que o advogado foi contratado quando foi chamado a depor por conta da Zelotes. Muito antes, portanto. Não respeitam nem a cronologia dos fatos.
    PS: O Mantega não pode se satisfazer com esse erramos, nem com um possível erramos do erramos. O direito de resposta lhe permite entra na justiça imediatamente.

    • Juliano,
      Creio que o jurista Nilo Batista nem foi contratado de fato, mas atuará apenas por amizade, sempre foi próximo ao Lula. Só prova que é um homem de grande valor, porque se fora ressentido nem teria aceitado a reaproximação com o ex-presidente. Quando o ex-presidente foi ao poder poderia tê-lo indicado como Ministro do Supremo, e ele o senhor Batista esperava por isso, visto que era capacitado para o cargo e o Lula o conhecia muito bem, sabia de sua competência e seriedade. No entanto, o ex-presidente em seu afã de mostrar à oposição sórdida e cínica, que nunca se preocupou em ser outra coisa, que era republicano, preferiu indicar o jurista Ayres Brito, que não era nada e depois ficou conhecido como pau-mandado da mídia patronal e amigo íntimo de seus jornalista, como o tal Merval Pereira. O Lula, penso, deve ter se retratado e pedido desculpas! A “justiça” de nosso país sempre foi uma justiça para as classes abastadas, que aqui como em qualquer parte do mundo, em sua maioria, são de direita, mas os governos petistas têm uma enorme dívida com o povo brasileiro em não ter tido a sensibilidade necessária para torná-la mais humana e social. A recondução do sórdido Gilmar Mendes ao cargo é obra republicana de Lula! Dias Toffóli, agora, amigo íntimo de Gilmar Mendes é obra republicana de Dilma! A Polícia Federal é obra republicana de Eduardo Cardoso com aval de Dilma! A midia de negócios engorda suas já abastadas contas com o aval da presidenta republicana! Que só ainda continua no cargo por conta dos blogues “sujos” e os esquerdistas. Mas na hora de confraternizar, escolhe a mídia comercial para passar recado. Resta saber para quem!!! Estou sinceramente cansada de tanta estupidez por parte do governo e de petistas e enfastiada de tanta sordidez e cinismo por parte da direita oposicionista!
      Abraços
      Maria Antônia

      • MARIA ANTÔNIA FERREIRA MONTEIRO

        Por que tanta raiva? Sórdido, fascista, ignorante, cinismo, mentiroso, etc etc etc Você, Maria, escreve muito bem, claro que seus argumentos são pífios (Não escrevi sórdido). Imagino o que você escreveria para o Jacques Wagner que disse que O PT SE LAMBUZOU NO PODER! Independente de corrupção, esqueçamos este assunto, não é possível que você não veja, estampado na sua frente, a situação em que o Brasil se encontra, e vai piorar. Se a culpa é da crise internacional por que, mesmo o Lula dizendo que era uma “marolinha” e que nós “fomos o último a entrar e o primeiro a sair da crise, e tendo legado à Dilma um governo “espetacular”, como podemos ter chegado a esta situação? Eu pergunto e eu mesmo respondo: corrupção, populismo, incompetência, quadros (Mantega?)

        • Ó asno tucano, como tu és idiota… Blá-blá-blá de coxinha… Voces não suportam a idéia de Lula/Dima/PT serem honestos e passam a criminalizar, assim como a imprensa que voces leem, qualquer ato deles e são extremamente HIPÓCRITAS e CANALHAS ao fingir que voces nunca roubaram….
          E não me venha com a estória do tal mensalão… Caixa dois se utilizado, foi por TODOS. Então prendam-se TODOS e não só petistas.

        • Maurício, como eu lhe prometi:

          “Em seu artigo “Os 11 crimes da era FHC”, de 19.08.2015, Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, lembra que em menos de vinte dias de governo, FHC assinou um decreto extinguindo a Comissão Especial de Investigação, formada por representantes da sociedade civil. O objetivo do órgão era combater o desvio dos recursos públicos.

          Apenas seis anos depois seria criada a Controladoria-Geral da União, conhecida por abafar denúncias contra os tucanos. O então Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, não decepcionou. Apelidado “engavetador-geral da República”, conseguiu a façanha de manter parados mais de 4 mil processos, até 2001. Um marco consagrador na ‘sociologia da honestidade’ do príncipe da matéria.”

          Fonte: http://www.conversaafiada.com.br/politica/sociologia-da-roubalheira-sob-fhc

          E vc, que achou que FHC não era capaz de tal coisa. Vc até pediu para esquecermos FHC, jamais esquecerei e sempre passarei FHC na cara de vcs sempre quando vcs falarem de Lula.

          Se não me engano, o que eu falei do decreto ainda não é este, tem outro relativo a abafar corrupções do governo FHC. Mas estou com preguiça de procurar, já fiz muito isto para desbancar vcs, mas isto cansa, já cansei de passar horas e horas discutindo com vcs, é uma total perda de tempo e não leva a lugar algum.

  • Edu, acabo de ver que a delação do Cerveró que vazou não tem nada a ver com o documento homolgado junto ao STF. Nesse não há citação de Lula nem Dilma. O que o delator diz é que a UTC deu 4 milhões a campanha de 2006, para que Delcídio “desse destinação”.
    A imprensa, ou alguém na PF, ou PGR transformou UTC em Odebretch e Delcídio no Lula. Muito grave. E foi o próprio pig que desmascarou o vazamento, saiu no Valor

  • Nós que estamos do lado da verdade, perdemos! Os que estão do lado, da mentira, do engodo venceram, afinal de contas elles têm dinheiro e poder, portanto tudo podem. CANSEI!!!!

  • Rio de Janeiro, 16 de junho de 2012

    O MEU JORNAL, O VERDADEIRO ( Cláudio José )

    O meu jornal não tem partido
    O meu jornal não comete injustiças
    O meu jornal não fabrica notícias
    O meu jornal é imparcial e atual
    O meu jornal não é tribunal
    O meu jornal não faz acordos
    O meu jornal tem um só dono, o leitor
    O meu jornal tem uma bandeira, a verdade
    O meu jornal tem parceiros, o jornaleiro e o povo brasileiro
    O meu jornal tem uma missão, informar buscando sempre, o bem do nosso povo e nação
    O meu jornal tem objetivos, conquistar e surpreender o leitor diariamente e positivamente
    O meu jornal é um sonho, de um cara do bem, de uma andorinha solidária, solitária
    Mas com muita esperança de dias melhores, para todos.

    Observação; esse poema também serve para quem trabalha, com o jornalismo em outros meios de comunicação.

  • A pessoa que hoje dá crédito ao jornaleco Folha de São Paulo está comprovando que é um ignorante político incurável! Não é possível que alguém, leitor de um jornal, não consiga perceber o quão este mesmo periódico é criminoso, mentiroso, tendencioso, parcial e imoral! Lula, outros petistas e ministros nos governos Lula e Dilma são vítimas de editores e leitores sem escrúpulos, sem respeito, sem ética, sem moral!

  • Depois ficam ligando em minha casa, oferecendo esse lixo de jornal, quase que implorando para que assine… Nem para forrar chão de pocilga esse lixo serve mais…

  • O PIG é nojento demais. Tô doido para que o direito de resposta entre em vigor.

    Edu, vc escreveu transação com “z” neste trecho: “tranzação que fez VINTE ANOS ATRÁS com um envolvido na investigação”. O “z” perto do “s” no teclado provoca isto.

  • UMA ZONA!!!

    Cerveró muda versão e não cita Lula nem Dilma
    Chora, Ataulpho, chora!

    publicado 14/01/2016 no Conversa Afiada
    tem que apurar

    Saiu no Valor:

    Cerveró muda versão de propina à campanha de Lula
    Documento obtido pelo Valor indica que Nestor Cerveró, ex-diretor de Internacional da Petrobras e delator do esquema de corrupção na estatal, modificou sua versão sobre um suposto pagamento de propina de US$ 4 milhões à campanha de reeleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, com recursos que teriam origem na obra de Renovação do Parque de Refino (Revamp) da refinaria de Pasadena, no Texas.

    Ao negociar o acordo de delação premiada, o investigado apresenta um resumo sobre o que tem a revelar. As informações entregues pela defesa de Cerveró aos investigadores da Operação Lava-Jato registram que “foi acertado que a Odebrecht faria o adiantamento de US$ 4 milhões para a campanha do presidente Lula, o que foi feito”.

    O suposto pagamento seria a contrapartida por contrato obtido por Odebrecht e UTC para o Revamp de Pasadena, disse Cerveró.

    No entanto, a menção ao suposto caixa dois pago pela Odebrecht à campanha de Lula desaparece do termo de depoimento em que Cerveró trata do assunto, de número 5 de sua delação premiada, homologada pelo ministro Teori Zavascki, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente Lula não é mencionado no termo de declarações sobre Pasadena. O ex-diretor da Petrobras também altera a fonte de pagamento do suposto suborno, que passou a ser a UTC, e não mais a Odebrecht.

    “Foi decidido que (…) a contrapartida da UTC pela participação nas obras do Revamp seria o pagamento de propina; que se acertou que a UTC adiantaria uma propina de R$ 4 milhões, que seriam para a campanha de 2006, cuja destinação seria definida pelo senador Delcídio do Amaral [PT-MS] “, informa o documento. Delcídio está em prisão preventiva desde novembro e já foi denunciado ao STF por obstruir a delação premiada de Cerveró.

    (…)

  • E a safadeza com o Lula, agora desmentida pela delação OFICIAL do bandido Cerveró? Vão dizer que erraram também? Cambada de safados, por isso não tenho pena quando o passaralho passa pela redação desses veículos…

    • Uhmm! Não é bem assim, o Cerveró só mudou o nome da empreiteira corruptora, para UTC, $4milhões para a campanha de 2006 (quem fez campanha em 2006???)

  • … por que ninguém lembrou que Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso também foram citados na Lava Jato?”

    Seria porque eles estão em outro organograma?

  • Que nada. Estamos no melhor momento possível. É só saber aproveitar . Não há mais máscaras. Nem trabalhador pobre e ocupado tem mais o direito de ignorar o jogo. A máfia unida tem que ser vencida. Vamos lutar.

  • E tudo isso com o apoio do governo que gasta milhões e milhões em propaganda nessas coisas! Eu teria cortado tudo.

    Outra coisa que não faria é escrever artigos como a Presidenta fez recentemente. Uma completa perda de tempo porque só tem analfabeto político e pior, dá prestígio para essa coisa. Triste!

  • A mafia dona do Brasil e que inclui rentistas, banqueiros, grandes comerciantes, jornais e TV fazem qualquer papel para defender suas tetas públicas. Xingar um ex-ministro é papel menor. Fazem coisas muito piores. Tudo por dinheiro.

    Mas estamos no melhor momento: não há máscara que os encubra. Já estão passando o tanque em cima. Tanque e salarios pagos por nós contribuintes. Vergonha para eles.
    Honra para nós.

  • Essas empresas fazem de propósito, na má-fé e na marra. Sabem que não lhes acontecerá nada. É só isso. Peitam quem elas querem e fica tudo por isso mesmo. Enquanto a sociedade organizada não fizer uma mega manifestação na frente dessas empresas com centenas de milhares de pessoas, exigindo o cumprimento da lei e acampando na frente, elas estão pouco se lixando. Essas empresas precisam sentir o peso de uma multidão indignada.

  • O fato causa tanta indignação que me leva a desejar um quebra-quebra dessa pocilga.
    Se esse fato se consumasse, o que não é do meu feitio desejar, aplaudiria. Não é da minha índole
    esse desejo mas bateria palmas de apoio, tão grande o asco.

  • Vejo isso acontecer desde que o mundo é mundo. Tratando-se de petista ou não, sendo a folha ou não. Eles primeiro “informam”, depois se estiver errado colocam uma notinha de 15cm com tinta meio apagadinha e tá tudo certo. A imprensa de modo geral é assim mesmo, infelizmente.

  • Erros devem ser retratado claro, mas convenhamos: o Eduardo (e colegas) conhece UM jornal no mundo onde a retratação teve o mesmo destaque que o erro? Se houve um caso assim, realmente gostaria de conhecer…

    • Fernando, o que a Folha de São Paulo cometeu não foi erro, mas sim crime.
      Empresas “jornalísticas” (na verdade, pseudojornalísticas), como Folha, Globo e O Estado de São Paulo, não passam atualmente de grupos mafiosos. Não valem um tostão furado. É inacreditável como há um exército de coxinhas que levam a sério essa mídia mafiosa! Verdadeiros analfabetos políticos!

  • Enquanto os caluniados se contentarem com um “erramos” ou uma notinha de rodapé a máfia mediática continuará se esbaldando e criando outras legiões de imbecis. Até quando?

  • Só o processo JÁ fará a Folha parar de difamar. Principalmente com pedido de indenização. Carta resulta no ERRAMOS, mas o jornal continuará a MENTIR. Processo neles!

  • Edu, volto à lenga-lenga, a midia do PIG, Folha no meio, é bandida, sabotadora, mentirosa e muito mais!
    Linguiça tem mais qualidade que os produtos do PIG!

  • Caro Edú,
    Em todos esses casos o que houve não foram erros, mas simplesmente crimes dessa imprensa venal.
    Tem que processar sim
    abraços
    Ricardo Grillo

  • Estadao, Veja, Epoca, Folha, O Globo…: midia arcaica que diante da competencia da midia alternativa (como os blogs progressistas e outros) perdeu ja ha algum tempo toda credibilidade. Viraram contadores de historias da carrocinha. Acho que nem crianca acredita neles… E so fofoca e sordidez; perderam o minimo de etica profissional e se transformarao em cinzas apos alguns poucos carnavais!

  • Pessoas xingam o Guido Mantega na cafeteria de um hospital, xingam o Padilha no restaurante, xingam o Chico Buarque saindo de um restaurante. Da próxima vez que algum petista for xingado, penso que deveria processar a Folha por incitação ao ódio.

  • A esses palhaços da nossa partidária e leviana grande mídia,que tanto babam os ovos de tudo que vem dos EUA, podia ser aplicada a didática justiça daquele país, que pune atos irresponsáveis de destruição da honra com multas de milhões de dólares. No Brasil esse tipo de dano compensa porque os juízes têm medo de desagradar a mídia e se verem perseguidos até por colocar um chiclete mascado debaixo de um banco de praça. Então, que se f… da a honra alheia para eles..

  • Isso se chama DESESPERO de CAUSA, a EXTREMA DIREITA BRASILEIRA esta ANGUSTIADA por esta FORA do PODER a tanto tempo com o ENDOSSO da MAIORIA dos BRASILEIROS, então tentam DESGASTAR com MENTIRAS a imagem de POSSÍVEIS CANDIDATOS à PRESIDÊNCIA da REPUBLICA da ESQUERDA, caminho ERRADO.

    Nós a MAIORIA do povo BRASILEIRO continuaremos a ELEGER os CANDIDATOS do PT ou outro APOIADO por ELE.

    Os FASCISTA GOLPISTA de EXTREMA DIREITA (os coxinhas que o povo detesta), vão CONTINUAR nas suas MESQUINHAS POSIÇÕES imposta pelos TRABALHISTAS por uma ETERNIDADE.

  • Eu não acredito que essa figura ímpar do pensamento econômico brasileiro, um grande ministro da Fazenda e servidor público exemplar deixará por menos esse ataque… vá prá cima ministro, não baixe a cabeça para esse jornalismo mau caráter praticado por esse veículo da mentira.

  • Volto arepetir que a única forma de de fato fazermos esses canalhas recuarem é indo para as ruas. Por que a canalha Foilha recuou da “ditabranda”(edital em que cometeu a atrocidade de chamar a monstruosa ditatdura civil-militar brasileira de “branda”)? Porque este blog coloca centenas de pessoas na frente da Folha para prostetarem contra esse aquele ato sórdido de Oatvinho Frias, cujo papai “emrpestou” seus veículos para os monstros da ditadura captrurem pessoas, que em seguida torturavam e matavam(sem contar os milhões que a Foilha e o restante d aoligarquia midiática recebeu dos milicos). É HORA DE FAZERMOS O MESMO CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE E DE DESTRUIÇÃO DE LULA E DO PT EMPREENDIDA POR ESSA CORJA, DEVIDAMENTE SINTONIZADOS COM AS ORDENS DA CLASSE DOMINANTE E DOS EUA. Enquanto isso, está na hora das vítimas diretas reagirem. LULA E MANTEGA PRECISAM ENTRAR(SE JÁ NÃO O FIZERAM)COM UM PEDIDO DE DIREITO D ERESPOSTA CONTRA A FOLHA E, SE DEFERIDO O PEDIDO, DEVEM RESPONDER COM UM TEXTO QUE SEJA O MAIS DURO POSSÍVEL E ACUSE CLARAMENTE A FOLHA DE APOIAR O PSDB(SEM USAR APENAS O TERMO “TUCANOS”, QUE VIRA EUFEMISMO, MAS UTILZIANDO AMBAS A SEXPRESSÕES, “TUCANOS” E A SIGLA PSDB, PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS. CLAREZA É FUNDAMENTAL NUM DISCURSO POL´PITICO). Se Lula e Mantega não fizerem isso com urgência, logo essa história estará em todas as emrpesas da m´diia conservadora, s ejá não estiver, uma vez que os barões midiáticso sentirão que não serão punidos pelo canalhice que calúnia. Além do direito de resposta, Lula, mantega e todos os outros citados devem oingressar com ações nas esfera cível e criminal contr a Folha, os “jornalistas” que escreveram esse lixo e o proprietário do jornal. Ao memso tempo, sugiro a este blog , e a q

  • Peço para que desconsidere o texto anterior, enviado sem as devidas correções. Volto a repetir que a única forma de verdadeiramente fazermos esses canalhas recuarem é indo para as ruas. Por que a canalha Folha recuou da “ditabranda”(edital em que cometeu a atrocidade de chamar a monstruosa ditadura civil-militar brasileira de “branda”)? Porque este blog colocou centenas de pessoas na frente da Folha para protetarem contra aquele ato sórdido de Otavinho Frias, cujo papai “emprestou” seus veículos para os monstros da ditadura capturarem pessoas, que em seguida torturavam e matavam(sem contar os milhões que a Folha e o restante da oligarquia midiática recebeu dos milicos). É HORA DE FAZERMOS O MESMO CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE E DE DESTRUIÇÃO DE LULA E DO PT EMPREENDIDA POR ESSA CORJA, DEVIDAMENTE SINTONIZADA COM AS ORDENS DA CLASSE DOMINANTE E DOS EUA. Enquanto isso, está na hora das vítimas diretas reagirem. LULA, MANTEGA E TODOS OS OUTROS CITADOS NESSE LIXO QUE A FOLHA PUBLICOU PRECISAM ENTRAR(SE JÁ NÃO O FIZERAM)COM UM PEDIDO DE DIREITO DE RESPOSTA CONTRA A FOLHA E, SE DEFERIDO O PEDIDO, DEVEM RESPONDER COM UM TEXTO QUE SEJA O MAIS DURO POSSÍVEL E ACUSE CLARAMENTE A FOLHA DE APOIAR O PSDB(SEM USAR APENAS O TERMO “TUCANOS”, QUE VIRA EUFEMISMO, MAS UTILIZANDO AMBAS AS EXPRESSÕES, “TUCANOS” E A SIGLA PSDB, PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS. CLAREZA É FUNDAMENTAL NUM DISCURSO POLÍTICO). Se Lula, Mantega e todos os citados na “matéria”(lembrando que esse organograma saiu da cabeça da Folha, não há nada sentenciado que assim o defina. Portanto é mentira mesmo quanto às pessoas investigadas na Lava Jato, coisa que Lula e Mantega não são. O segundo sequer foi citado na “operação”), se todos não fizerem isso com urgência, logo essa história estará nas outras empresas da mídia conservadora, se já não estiver, uma vez que os barões midiáticos sentirão que não serão punidos pela calúnia. Além do direito de resposta, Lula, Mantega e todos os outros citados devem ingressar com ações nas esferas cível e criminal contra a Folha, os “jornalistas” que escreveram esse lixo e o proprietário do jornal. Ao mesmo tempo, sugiro a este blog , e a quem mais da Sociedade Civil que queira acompanhá-lo, a realização de um grande ato de protesto em frente à sede da Folha, para que assim seja denunciado ao Brasil e ao mundo o horror praticado não somente pelo jornalzinho paulista, mas por todos os barões midiáticos contra um grupo político e um projeto de desenvolvimento no Brasil. Ou reagimos agora , ou seremos destruído por eles, com a devida vênia de Moro e dos fascistas associados

  • Um dia eles vão pagar por isso. É muita covardia atacar pessoas inocentes cujo crime maior tem sido defender os pobres. Ah!!! Mas eles vão pagar por isso. Jornalixo tupiniquim…

  • Infelizmente, quem criou estas cobras do PIG foi o próprio governo federal que nestes 13 anos, com o bolsa PIG, que repassou bilhões de reais para o Partido da Imprensa Golpista.

  • PERGUNTAS QUE O PAÍS QUE PRESTA NÃO CONSEGUE CALAR:

    1) O que faz com que homens como Marcelo Odebretch, Delcídio Amaral. Renato Duque e João Vaccari amarguem longas prisões e sujeitem-se a penas duríssimas, sacrificando a si mesmos e a suas famílias, quando poderiam recorrer à delação premiada que lhes garantiria a saída provisória do cárcere e um significativo abrandamento de suas penas?

    Que crimes eles escondem?

    A quem eles protegem com tanto zelo ou temor?

    Temem acaso, pelas suas vidas ou pela vida dos seus familiares, por ameaças ocultas?

    Supõem que as suas revelações farão cair a República e receiam pela gravidade das consequências?

    Que pacto sinistro de silencio é esse?

    A que espécie de “omertá” estamos assistindo?

    2) Por que Lula da Silva, contra o qual já surgiram graves acusações e evidências, ainda não foi sequer investigado, quando outros já foram até mesmo presos?

    Seria ele um homem “incomum”, acima da lei, tal como ele mesmo definiu o Sarney, e estaríamos, então diante de uma blindagem e de um viés de impunidade sem precedentes, nunca vistos antes na história deste país?

    Não incomoda a ninguém nem mesmo o fato gravíssimo de que ele possa ter sido reeleito, em 2006, numa campanha que recebeu dinheiro sujo do Petrolão?

    E as vantagens indevidas que ele teria recebido, como reformas de apartamento e sítio, que poderiam vir a se constituir em provas materiais de crimes, à possível semelhança do que ocorreu no caso da reforma da Casa da Dinda, do Collor, por que não foram rigorosamente investigadas desde as primeiras denúncias, com buscas e apreensões e tudo o mais? Não somos todos iguais perante a lei?

    3) O mesmo poderia ser dito em relação á presidente Dilma Roussef, citada em várias delações premiadas, por conta de sua possível participação na fraudulenta compra de Pasadena e de um suposto financiamento de suas campanhas com dinheiro do Petrolão, por que não foi colocada na condição de investigada pela PGR?

    Discute-se, hoje, o seu impeachment por crimes que, segundo o TCU, ela teria cometido contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. E se a sua campanha tiver recebido dinheiro sujo do Petrolão, como se tem denunciado, não seria mais grave ainda e isso não merece ser investigado para a segurança dela e de todos?

    É isso aí, gente, com todo respeito à Justiça. Talvez essas indagações reflitam apenas a ansiedade de alguém que observa as revelações que vão surgindo, junta os pontos e chega a conclusões inevitáveis, mas que desconhece os trâmites da Justiça. Esta pode estar simplesmente se armando de todos os elementos e provas para dar o bote final em quem se se poderia supor que esteja, por ação direta ou por responsabilidade administrativa, no topo da cadeia de comando da “Sofisticada Organização Criminosa” que está saqueando o país e atentando contra o Estado Democrático de Direito. E isso deve, naturalmente, ocorrer no seu devido tempo.

    Contudo, se não houver investigação formalmente estabelecida onde há claros indícios de possíveis crimes, hão de convir que estaremos correndo o risco de não dar, a importantes figuras públicas, a chance de se defender nos tribunais contra as gravíssimas suspeitas que pesam contra elas, o que seria devastador para a sua biografia; ou, ainda, o risco maior de criar cidadãos “incomuns”, acima da lei, condenados desde sempre à impunidade perpétua, o que seria devastador para o País.

    • Por que FHC e Aécio, contra os quais já surgiram graves acusações e evidências, ainda não foram sequer investigados, quando outros já foram até mesmo presos com e sem provas?

      • “PERGUNTAS QUE O PAÍS QUE PRESTA NÃO CONSEGUE CALAR:”

        País que PRESTA, só se for prestar para logar no lixo este “PAÍS QUE PRESTA” ao qual vc se refere. Toda corja direitista e todos os coxinhas é o que este famigerado chama de “PAÍS QUE PRESTA”.

  • Manter nem deveria ter perdido tempo de escrever para jornal. O ex ministro deveria processar esse jornaleco. Está.mais do que na cara de que não foi um erro. A inclusão do nome de Mantega foi proposital. Eles sabem que mesmo depois do erramos o estrago já foi feito, atingiram o objetivo de denegrir a imagem dele. E ainda tem gente que é contra a lei do direito de resposta.

      • Como assim? Ora, você sabe muito bem que todos partidos, seja de esquerda, direita ou centro tem seus adeptos mais a esquerda e os mais a direita no espectro político.
        Até o PT tem sua asas esquerda e direita. Ou não tem?
        Afinal o PT tem aqueles que aprovam e aqueles que reprovam que o partido faça alianças com gente como o Sarney, Renan Calheiros e Maluf. Assim como tem outros que aprovam e reprovavam alianças com o PCdoB. Ou não?
        Podemos dizer, por exemplo, que o Palocci faz parte da ala mais à direita do PT. Ou não?

  • O que tem de analfabeto, (principalmente políticos) de idiota e alienado no tal facebook e outras páginas ditas “sociais” é de estarrecer. Esses alienados são tão babacas que não percebem que estão expondo a sua imbecilidade ao mundo. Um deles, usou uma cena de um dos filmes do Harry Potter na qual o ator Alan Rickman falecido recentemente devido a um câncer, está em um laboratório onde estão na prateleira vários frascos, para dizer que o citado ator havia morrido de “cirrose” de tanto beber e que a “prova” estava na “foto em sua residência onde aparecem garrafas de bebidas alcoolicas atrás dele”. Esse tipo de idiota aceita como verdades, qualquer fato que lhe incutem em sua cabeça de vento, desde que lhe seja conveniente.

  • Essa perseguição da mídia contra o PT parece que não vai ter fim. Só terá fim quando conseguirem extinguir o PT? Espero que não. Espero que o povo consiga perceber toda essa jogada suja que a mídia promove contra o partido e lute e dê todo o seu apoio para que tenhamos a nossa Lei da Mídia, assim como os argentinos. Mauricio Macri bem que tentou derrubar a Ley dos Medios na Argentina mas a justiça bloqueou a sua tentativa. E por falar em Macri, lendo comentários no site http://www.caminhoalternativo.wordpress.com, encontrei duas notícias sobre a relação da família Macri com os tucanos. Essa relação é velha. O blogueiro achou no baú de notícias da Folha de SP essa reportagem que saiu no dia 12.07.2000 sobre como FHC deu dinheiro do BNDES para a família Macri adquirir o Frigorífico Chapecó de Santa Catarina.
    Link www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1207200009.htm

    E o blogueiro comentou também sobre a visita, não sei se oficial ou amigável, que Aécio Neves fará no próximo dia 02 de fevereiro à Mauricio Macri na Casa Rosada. É, gente, conforme diz o blogueiro (acho que é Guevara o nome dele) “o triunfo de Macri é visto pelo PSDB como o ponto mais importante de uma mudança política na região e como uma antecipação do que pode ocorrer no Brasil em 2018 ou inclusive antes, se Rousseff for deposta pelo Congresso”.
    Link http://www.ambito.com/noticia.asp?id=823262

    • E olha outra notícia que eu achei sobre essa história Família Macri-BNDES-Chapecó: Valor Econômico publicou post com o título “Pai de Macri ainda tem dívidas com o Brasil” no dia 26.11.15 e essa notícia foi replicada no site http://www.aveword.com.br. Vou citar alguns parágrafos desse artigo:
      “Controlador da Chapecó Alimentos na década de 2000, o empresário Franco Macri, pai de Mauricio Macri, recém eleito presidente da Argentina, ainda responde indiretamente a processos judiciais referente à quebra do frigorífico brasileiro, em abril de 2005. A Alimbrás, empresa por meio da qual o grupo Macri controlava a companhia catarinense, é alvo da massa falida da Chapecó e do BNDES, que era acionista do frigorífico. A Alimbrás deve mais de R$ 200 milhões para a massa falida e ao menos US$ 58 milhões para ao BNDES. Um dos processos que o BNDES move contra a Alimbrás remonta ao financiamento que o grupo Macri obteve junto ao banco para adquirir o frigorífico, em 1998. O empréstimo, de cerca de US$ 58 milhões, tinha ações da própria Chapecó como caução. Mas esse empréstimo não foi quitado, o que levou o BNDES a impetrar uma ação contra a Alimbrás para que o grupo Macri pague pela recompra das ações oferecidas como caução. Quando teve falência decretada pela justiça, a Chapecó tinha dívidas de R$ 768.488 milhões -montante, que em valores atuais, somaria R$ 1.395 bilhão, conforme cálculos do síndico da massa falida”. Pois é, falam tanto mal do PT em relação ao BNDES e abrem até uma CPI para investigar os empréstimos que foram feitos pelo governo petista, mas taí uma história que precisa ser melhor investigada do que o governo FHC fez com o dinheiro do BNDES na sua época. Já pensou se o PSDB retorna ao poder e “perdoa” essa dívida do pai do Macri, como cortesia a Mauricio Macri, agora que é presidente da Argentina? Vamos acompanhar essa história.

  • AINDA SOBRE DIFAMAÇÃO

    É sobre a esculhambação em que se transformou os vazamentos da Lava Jato. Serveró não assinou o que teria dito para a mídia. Ou melhor, o que foi “vazado” para a mídia por alguém da PF (???) que teria escutado a “denúncia” da boca de Serveró. Ou será que Serveró NÃO citou o nome de Dilma e Lula no último vazamento seletivo e tudo não passou de invenção do próprio vazador? Mas o estrago já está feito. O que ficou na cabeça do leitor do PIG é que a qualquer momento Serveró vai assinar o que teria “dito” para o vazador. Mesmo que tudo tenha sido invenção do próprio vazador.

    É assim que funciona o assassinato de reputações propiciado pela Lava Jato. Começa na PF e vai direto para a boca do Bonner, no JN. Os vazamentos seletivos chegam à velocidade da luz ao partido da imprensa golpista (PIG). Depois a notícia e uma carga muito grande de ódio a ela associada se dissemina pelos quatro cantos do país através da boca do povo. E ai de quem cair na “malha fina” do JN. Tá lascado! Depois, no momento do julgamento pelo STF, será a vez da mídia exercer pressão sobre os juízes, pelo menos sobre aqueles que exigem provas para condenar alguém. Mas, para que provas? O JN já denunciou, julgou e condenou o delatado. Resta ao juiz assinar a sentença: CULPADO!

    http://tijolaco.com.br/blog/a-delacao-de-cervero-nao-cita-dilma-e-lula-e-o-que-da-ouvir-bandido/

    Veja como funciona a delação premiada nos Estados Unidos e na Suiça, segundo Paulo Henrique Amorim, neste vídeo relativamente curto e, como sempre, bem humorado.

    https://www.youtube.com/watch?v=i-LyftQpDpE

    .

  • O jornalismo brasileiro é mesmo ruim.
    Mas também, é tanta gente que uma confusãozinha pode ocorrer né gentchi?

    Não gostou? concordo. Processe a folha Mantega.

    Esses chiliques….

    • O jornalismo praticado por jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, ou por revistas como Veja e Época não é somente ruim. É péssimo. Aliás, boa parte do que ali se pratica não é jornalismo, é partidarismo de direita explícito, onde são cometidos habitualmente assassinatos de reputação contra os inimigos políticos dos barões da mídia, crimes de calúnia, injúria, difamação, etc. São bandidos travestidos de jornalistas. Só não foram ainda punidos porque a nossa justiça de meia tigela sempre esteve a serviço da plutocracia, da Casa Grande.

  • Jornalista Jefersom Miola : No início de 2015 Pedro Barusco, outro corrupto que também foi nomeado para cargo diretivo na Petrobrás no governo FHC, delatou o esquema de propinas existente na empresa pelo menos desde 1997, na jovialidade do primeiro mandato de FHC. Organizando a estratégia de contenção da verdade, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, BAIXOU A SEGUINTE ORDEM INTERNA NA EMISSORA: “Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato. Atenção para a orientação Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique” [Jornal GGN, 08/02/2015].

    A manipulação político-ideológica do noticiário para atacar adversários convertidos em inimigos é um padrão de comportamento histórico da ultra-direita. Nos anos 1950 e 1960, a mídia com seus loquazes difamadores [Carlos Lacerda é o melhor exemplar desta espécime] empreendeu campanhas de desestabilização e radicalização política que culminaram no suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e na instalação da ditadura civil-militar em 1964.

  • MILAGRE!

    O Plano Real levou vinte anos para tirar algumas dezenas de milhões de brasileiros da pobreza. O lulopetismo conseguiu, só no período de janeiro e novembro de 2015, fazer com que cerca de 3,7 milhões de brasileiros saíssem da classe C (aquela com renda entre R$ 1.600 e R$ 6.500) para as classes D e E, devolvendo-os, pois, à pobreza..

    • O Plano Real não é o responsável por isto, mas sim as políticas públicas, que se intensificaram no governo Lula / Dilma. Não vale apelar.

    • Lucas Lalausconi Daniel, vai tentando, você ainda não conseguiu convencer que a melhoria social se deu com o finado FHC, pois isto não ocorreu mesmo.

      Os trabalhadores, os sem-terras, os assentados, a classe média, a classe alta, etc, todos tiveram melhorias de rendas com o advento dos governos trabalhistas de Luiz Inácio Lula da Silva.

      Conta outra que essa mentira sua não colou.

  • Só tem um jeito de Dilma-PT não combater a corrupção: Tirá-los.

    “É preciso manter a estabilidade, mas não se pode abrir mão, em nome da estabilidade, de combater a corrupção e outras irregularidades( doa a quem doer ) que possam ocorrer”.

  • Rio de Janeiro 15 de janeiro de 2016

    A CAIXA SOCIAL

    Caros amigos (as) a Caixa Econômica está investindo milhões em patrocínio de clubes de futebol, mas pergunto: onde fica o social? Por isso, gostaria de sugerir um projeto: A CAIXA SOCIAL, onde em campanhas especiais (datas) como o dia mundial do Câncer de Próstata, Mama, o dia internacional da Aids, o Teleton, etc. os clubes coloquem em suas camisas, esses temas, para que o povo fique atento e possa colaborar com a causa. Amigos (as) todo mundo ganha com essa iniciativa do bem! No site da Caixa não estou tendo acesso a sua ouvidoria, por isso, estou colocando esse projeto do bem, na rede, pois fazer o bem, faz bem. Amigos (as) o nosso dinheiro tem que ser aproveitado da melhor forma possível, e não ser dado quase de graça, para alguns setores, enquanto o povo sofre com essa crise.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho.

  • Nem me espanta esses absurdos ocorrerem!!

    Vai ser difícil o Mantega ganhar uma retratação digna… ele é um inerte! Aliás, o PT não reage.. infelizmente!

  • DO BLOG DO NASSIF
    Dilma, faça como Obama e comunique-se por email com seus eleitores, por Ivo Pugnaloni
    SEX, 15/01/2016 – 10:32

    Do blog Desenvolvimentistas

    Presidenta Dilma: faça como Obama. Comunique-se por email com seus eleitores

    Por Ivo Pugnaloni

    Presidenta Dilma:

    Veja no e-mail abaixo, que recebo quase todo dia, como o Presidente Obama trata de forma respeitosa mas camarada e amiga, seus eleitores e apoiadores desde 2008 até hoje.

    Aqui no Brasil, seus assessores recomendaram fechar e fecharam o blog Mais Brasil, um sucesso durante a campanha, tão logo a senhora assumiu seu segundo mandato em janeiro de 2015…

    Nos EUA , Obama desde 2008 envia e mails quase diariamente aos que se cadastraram em sua primeira eleição.

    Neles, chama atenção dos eleitores e apoiadores para tudo o que ele está fazendo no Congresso, para aprovar leis que tragam benefícios à população.

    E ele também “entrega” os deputados republicanos que atrapalham a aprovação dessas leis, mostrando de forma clara seus equívocos, os interesses que defendem com base nas contribuições que receberam.

    E diz coisas assim, chamando cada um pelo seu nome:

    “Infelizmente, caro Ivo, o deputado fulano, republicano de Nevada, tem outra visão e não quer que o projeto seja aprovado pois irá prejudicar o setor tal, o que não é verdade, ele apenas vai deixar de ganhar assim, para ganhar assado”

    Desculpe ser franco e direto, mas nossa companheira presidenta parece hoje totalmente proibida e bloqueada de ter contato com o público que votou em você.

    Parece que seus assessores de comunicação passaram-lhe um esparadrapo na boca.

    E só permitem que fale em inaugurações que ninguém assiste, transmitidas pela EBC que ninguém vê.

    Cujo noticiário é cópia mal feita dos jornais que encarnaram o espirito dos partidos da oposição.

    E dão na gente vontade de assistir a mesma coisa, no “original” e não na cópia.

    Eles colocaram no ar um site “fale com a Presidenta” que simplesmente não aceita a postagem de mensagens, aparentemente por “defeitos técnicos” (experimente de vez em quando, mandar uma mensagem por aqui)

    Aí fica difícil a senhora não ter que negociar tudo, todo projeto de lei, com uma “base aliada”, que quer sempre mais cargos, mais poder, mais chantagem explícita.

    Não tem mais ninguém para falar!

    Aí é difícil…

    Vai aí nosso apelo.

    Companheira Dilma, por favor, faça como o presidente Obama!

    Experimente usar também o velho e seguro e-mail para falar diretamente com seus eleitores!

    E não só o telegráfico twitter.

    Conte a eles o tanto que você tem feito, envie a eles dados, gráficos com a evolução dos indicadores econômicos e sociais como estes que eu tinha até 2012 mas que agora não se acha mais. Envie fotos e vídeos das obras grandiosas e geradoras de emprego!

    Conte aos eleitores, quais deputados e senadores tem ajudado você a governar bem o Brasil!

    E quais tem votado contra os bons projetos, quais se recusam a melhorá-los com você, quais sabotam as votações, quais fazem obstrução…quais não só torcem, mas trabalham pelo “quanto pior melhor”…

    Imite o Obama e comunique-se pela internet diretamente com seus eleitores!

    Chame-os pelo nome.

    Você tem todas as condições e necessidade de fazer isso.

    Não escute tanto e para toda e qualquer coisa, só as mesmas e habituais pessoas.

    Elas podem estar erradas, algumas vezes.

    Ou será que elas se dizem infalíveis, como até o Papa Francisco já declarou que não é?

    Estamos torcendo para que o Brasil saia por cima dessa crise.

    Mas a presidenta precisa se ajudar mais, falando direto com seus 54 milhões de eleitores e apoiadores.

    Senão a Dilma Bolada é que será a única forma do povão imaginar como você fala, como você pensa.

    E dá só uma olhada do numero de acessos dela!!!!

    Fique com Deus.

    Tags

    • Obervação: O Obama e meu amigo também de e-mail, podem falar o que quiser dele, mas é melhor ter ele ao seu lado, do que um Trump na sua cola.

  • Obervação: O Obama e meu amigo também de e-mail, podem falar o que quiser dele, mas é melhor ter ele ao seu lado, do que um Trump na sua cola.

  • Na verdade não foi um juiz que resolveu investigar. Quem investiga é a PF e o MPF. O juiz somente autoriza um pedido que quebra de sigilo fiscal, bancário, telemático, etc feito pelas autoridades investigatórias.

    O juiz deve ser um árbitro neutro que pesa os argumentos da acusação e contrapõe aos direitos e garantias individuais evitando os excesso na acusação.

    Isto é o que um juiz deveria ser, Nem todos são assim. Alguns são juízes-investigadores como Sérgio Moro.

  • Vai ficar por isso mesmo? Até quando esse partido de bunda moles vai aceitar essa mídia golpista defecando na boca deles? Estou cada dia abandonando o PT e decidido a me filiar no PCO.

  • “O jornal errou de novo. Mantega não foi citado na Zelotes coisa nenhuma” A Falha de SP não errou nada, isso é proposital, isso é canalhice. Você já viu a nova contratação do jornal para escrever na sua edição on line? O KintaCategoria, o golpista mirim do MBL, irá escrever na “quinta coluna” artigos de quinta categoria. Esse menino que costuma mentir e inventar contra a esquerda, caiu muito bem naquilo que a Falha anda fazendo do seu jornalismo. O que esperar? É daí para pior. Existe uma disputa entre Veja, Folha, Época para ver quem é mais sujo.

  • .

    VERDADES FICTÍCIAS
    .
    Os poucos órgãos de imprensa
    Se reúnem formando um cartel
    Para compartilhar o que pensam
    Nos jornais televisivos e de papel
    E assim quem procura se informar
    Não importa aonde vá buscar
    Encontrará as mesmas notícias
    Manipuladas por profissionais
    Que por interesses pessoais
    Criam verdades fictícias.
    .
    Pinçam declarações
    Tirando-as do contexto
    Para utilizá-las nas edições
    Dos bombásticos textos
    Que destroem reputações
    Transformando em vilões
    Pessoas que não devem nada
    E quando são desmascarados
    Assumem os erros praticados
    Através de pequenas erratas.
    .
    As difamações ganham as manchetes
    Mas as erratas não recebem destaque
    Os danos causados não se revertem
    E a mentira põe em dúvida a verdade
    E assim somos transformados
    Em seres teleguiados
    Pela Mídia fascista
    Que mantém de plantão
    Os criminosos que são
    Confundidos com jornalistas.
    .
    Eduardo de Paula Barreto

Deixe uma resposta