Lewandowski já concordou com Lula sobre o STF se “acovardar”

Sem categoria

folha

 

Na semana passada, a democracia brasileira deu mais um passo para baixo após declaração do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, que qualificou como “torpe e indigna” uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa privada, obtida e divulgada de forma ilegal pelo juiz Sergio Moro.

Antes de prosseguir, vale abordar informações divulgadas nesta segunda-feira (21) pela colunista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, que explicam por que os grampos encomendados por Moro contra Lula e a presidente Dilma Rousseff são ilegais e imorais.

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, segundo a colunista teria “feito críticas ao juiz Sergio Moro com outros colegas”. Segundo ela, “o comportamento do juiz em alguns episódios tem merecido ressalvas também de outros magistrados”.

Além de Marco Aurélio Mello, que condenou a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento, segundo Bergamo “a ministra Cármen Lúcia, de forma mais moderada, também já opinou que tal medida só seria cabível a investigados já intimados e que se negaram a comparecer. O que não era o caso do ex-presidente”.

Dois outros ministros também teriam dito que “o uso dos grampos autorizados por Moro em Lula aparentemente não seguiu rigidamente as regras”. Esses ministros também teriam dito que “a lei de interceptações telefônicas diz que todo e qualquer diálogo de um investigado que não contenha indício de crime deve ser destruído por determinação da decisão judicial”.

A tese desses ministros – que seria majoritária no Supremo – é a de que a lei para medida como interceptação telefonônica deve ser seguida à risca, já que a quebra do sigilo está prevista exclusivamente para a investigação de crimes e não para devassar a intimidade do investigado.

Ao levantar o sigilo de todas as gravações telefônicas, inclusive de conversas familiares, Moro divulgou até mesmo diálogo de Marisa Letícia com um de seus filhos, Fabio, xingando os panelaços.

Um dos ministros que opinaram sobre o grampo com a coluna de Monica Bergamo afirma que, ao interceptar conversa com Dilma Rousseff, que tem foro privilegiado, Moro deveria ter enviado o conteúdo ao STF (Supremo Tribunal Federal), sob sigilo, para que a corte então examinasse se houve tentativa de obstrução da Justiça.

“O magistrado se apossa do sigilo para investigar, e não para fazer divulgação ou qualquer ato político”, teria afirmado o ministro em questão.

Eventuais irregularidades na captação das conversas podem gerar, inclusive, nulidades, diz o outro ministro com quem a coluna conversou. Segundo ele, é preciso redobrar o cuidado em casos de quebra de sigilo de cidadãos investigados, para evitar abusos.

Essas ponderações vêm a calhar para analisarmos uma reação estarrecedora à declaração de Lula ao telefone, em conversa privada, no sentido de que o STF estaria “acovardado”. O ministro do STF Celso de Mello afirmou que essa opinião do ex-presidente seria uma “reação típica de mentes autocráticas e arrogantes”.

A atitude do ministro Celso de Mello de responder a Lula sobre o que o ex-presidente disse em privado – e que foi divulgado graças a uma ilegalidade -, portanto, vai se mostrando um absurdo. Em vez de Mello atacar as ilegalidades envolvidas na escuta, responde a uma declaração feita na intimidade, o que é perturbador porque sugere que indivíduos não podem nem mais externar opinião em conversa privada.

Coisa de Estado policial. Absurdo capaz de surpreender até George Orwell.

Seja como for, a opinião de Lula quanto ao comportamento do STF, sobre a corte estar acovardada diante da mídia e de seu apoio à Lava Jato, não é uma opinião isolada e tampouco inédita. Há uns bons anos o presidente daquela Corte disse mais ou menos a mesma coisa.

Em 30 de agosto de 2007, a Folha de São Paulo publicou matéria de primeira página contendo um relato virtualmente estarrecedor. A repórter do jornal Vera Magalhães ouviu telefonema de cerca de dez minutos feito pelo então ministro do STF Ricardo Lewandowski dois dias antes, em 28 de agosto daquele ano, por volta das 21h35.

Lewandowski jantava, acompanhado, no então recém-inaugurado restaurante Expand Wine Store by Piantella, na Asa Sul, em Brasília. Apesar de ocupar uma mesa na parte interna do restaurante, o ministro preferiu falar ao celular caminhando pelo jardim externo, que fica na parte de trás do estabelecimento, onde havia mesas – entre elas, uma estava ocupada pela repórter da Folha, a menos de cinco metros de Lewandowski.

Naquela oportunidade, Lewandowski reclamou de suposta interferência da imprensa no resultado do julgamento que decidiu pela abertura de ação penal contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão. “A imprensa acuou o Supremo”, avaliou Lewandowski para um interlocutor de nome “Marcelo”. “Todo mundo [no STF] votou com a faca no pescoço”.

Confira, abaixo, a matéria completa, divulgada em 30 de agosto de 2007. Após a reprodução do texto, confira a pergunta que não quer calar sobre esse episódio.

folha 2

Pode-se dizer, portanto, que aquele ministro do STF bisbilhotado pela Folha lá em 2007, e que hoje preside aquela Corte, afirmou a mesma coisa que Lula, que o Supremo tem o péssimo hábito de se “acovardar” diante da imprensa. Será que o ministro Celso de Mello diria sobre Lewandowski a mesma coisa que disse sobre Lula?

144 comments

  • As escutas não foram ilegais, porque foram autorizadas pelo judiciário e a sua divulgação foi autorizada também pelo judiciário com o aval do Procurador Geral da Republica.

    A coisa está ficando ruim para os corruptos, vão ter que criar novos ministérios para abrigar tantos, e o Bessias vai ter que correr muito para entregar papeis que só deverão ser usados em casos de necessidade…

    • O grande problema é que vocês da ultradireita comentam sem ler. Pouco lhe interessa o que estou dizendo. Vem aqui para fazer seu trabalhinho sujo. Se tivesse lido, veria que os ministros do STF consideram os grampos ilegais por envolverem Dilma e por divulgarem conversas privadas de Lula que não têm relação com o caso. Mas gente como você não pensa, apenas bufa e baba.

          • Eduardo,

            Estive na Paulista sexta-feira e não houve como não se emocionar.

            Não serão esses fascistóides quem derrubarão nossa Democracia que sequer saiu da infância.

            Os reacionários como esse imbecil acima não usam argumentos, eles apenas gritam, urram e cospem.

            Porque, de fato, são uns trogloditas.

            Outro dia, em um supermercado de Campinas, uma pessoa, dirigindo um carro cheio de adesivos contra Lula e Dilma, entrou pela contramão, em alta velocidade e ainda por cima estacionou em vaga de cadeirante.

            Quando fui confrontá-lo, ele e seu filho adolescente começaram a berrar comigo me xingando de petista ladrão.

            Com otários como essa gente não há o argumento dos fatos.

            Mas é bom confrontá-los, pois eles são pegos sempre de calça curta.

            Beócios, babacas, escrotos, o lixo populacional.

            Viva Lula, viva Dilma.

            NÃO VAI TER GOLPE!

          • Há males que vem para bem. Já repararam o número de pessoas contrárias ao PT (não vamos chamá-los no momento de coxinhas) que estão fazendo comentários ? Está crescendo. Isto significa que estão lendo mais os blogs sujos.

            Água mole em pedra dura, tanto bate ……

            É isso aí. Ninguém é tão burro que uma hora qualquer não enxergue a verdade. Eles podem continuar não votando no PT, mas fatalmente também não votarão mais na oposição. E isto é positivo. Mas dá um pouco de trabalho ter que ler as imbecilidades que eles escrevem. Mas faz parte.

            Eu faço um pedido ao Eduardo Guimarães. Que tal criar a sociedade sem fins lucrativo, que poderia ser denominada,

            COXINHAS ANÔNIMOS

            Seria uma instituição para a conscientização e politização dos coxinhas.

            Poderíamos inclusive fazer premiações para aqueles que fossem se desenvolvendo. Prêmios que eles possam usar permanentemente. Eu sugeriria logo de início presenteá-los com o dobro do número de neurônios que eles tem no cérebro. Então começaremos doando 2 neurônios. Para isto, faríamos uma campanha.

            DOE 2 NEURÔNIOS PARA A COXINHAS ANÔNIMOS

            É claro que alguns famosos não poderiam fazer doações. Afinal, teríamos que arrumar 2 Rodrigo Constantino para completar a doação de 2 neurônios. O lobão, eu acho que não tem mais, depois que os seus neurônios foram para Miami. Com o Bolsonaro, também, não conseguiríamos, pois ele não tem cérebro.

            .

      • Mas vcs da ultraesquerda não pensam, apenas escrevem, bufam e babam.
        Tem ministro do STF que diz que foram ilegais e tem ministro que diz que foram legais (a PGR tb).

        Só querem discutir a legalidade das escutas, que tal discutir o conteúdo das escutas?

        Se filmarem sua mulher na cama com outro, e a filmagem for ilegal significa que vc não é corno?

        – Líderes da esquerda incitam a violência;
        – Corruptos trabalham para obstruir a justiça;
        – Covardes se escondem em ministérios;
        – PTistas pautando a “Carta Capital” e Blogs sujos.

        • Agora que leu, já sabe que tem ministros que julgam ilegais. E são maioria. E o conteúdo já foi amplamente discutido neste blog. Mas como vc só comenta e não lê os posts, não sabe disso

          • A maioria que condenou Dirceu não servia, né?

            Engraçado como aposentam uns membros, assumem novos membros, mas o STF só mostra covardia quando julga contra o PT…

        • Vinicius, você é o próprio satanás falando, não tem outra explicação. Você, príncipe das trevas, sabe que toda autoridade foi dada por Deus, e Dilma só cai se Ele permitir. Deus não deu autoridade a Aécio, pois conhecia as suas obras, das quais foram reveladas, nem a Marina, porque esta nem O segue, é mentirosa e traidora como você.

          • Cesar,
            Você não acha um exagero abissal chamar esse verme fascista e propagandeiro de príncipe das trevas?!
            Ele pode no máximo ser o Cérbero, o guardião da porta dos infernos, segundo a mitologia grega. No entanto, eu, penso que nem para isso ele tem capacidade! É apena uma minhoquinha enfurecida e mal paga!
            Abraços
            Maria Antônia

        • “Na Folha, sinal de encrenca feia:

          O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi avisado e deu aval para a divulgação das conversas telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de pedirem o fim do sigilo sobre a investigação do petista, segundo a Folha apurou junto a investigadores da Lava Jato.

          Indagada, a Procuradoria-Geral da República negou que tivesse conhecimento da existência dos áudios antecipadamente, isto é, antes de eles virem a público na última quarta (16). Os áudios elevaram a temperatura política da crise e levantaram a suspeita de que Dilma e Jaques Wagner, então chefe da Casa Civil, podem ter agido para blindar o petista.

          Segundo a Folha apurou junto a investigadores de Curitiba, primeiro foram avisados integrantes do grupo da PGR sobre a existência e o conteúdo geral dos áudios envolvendo Lula. A informação teria sido imediatamente levada a Janot, que, da Europa, onde está em viagem oficial, teria dado o sinal verde para procuradores de Curitiba pedirem o fim do sigilo sobre o conteúdo dos grampos do ex-presidente.(…)

          O conhecimento de Janot não envolveria o grampo feito à Presidenta da República e a matéria dá informações contraditórias também sobre o “jogo de horários” que se tornou típico de algo que parece absolutamente combinado. Mas é encrenca grossa, porque:

          A colisão de versões entre a força-tarefa de Curitiba, que não agiu sem o conhecimento e a anuência de Janot, e o procurador-geral, que nega conhecimento prévio dos grampos, se dá em torno de áudios cuja legalidade está sendo questionada.”

          Fonte: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/janot-autorizou-o-grampo

        • Mesmo assim, Janot disse que pode ter sido legal, somente no que concerne o horário. Mas, entre Janot o a maioria dos ministros, diversos juristas de nome e a constituições, eu fico com outros, e não com Janot, o blindador de Aécio.

          • Mesmo que a conversa de Lula e Dilma pudesse ser anexada ao processo, ainda que tivesse sido captada depois do horário – em função do tal ‘delay’, o fato de envolver a Presidente impedia Moro de divulgá-la. Ele sabia que a decisão era ilegal e passou por cima do Supremo. Testou mais uma vez os limites da sua autoridade, uma vez que eles já haviam sido alargados antes. É o pretenso imperador do brasil de curitiba.

            Lula ainda não foi indiciado, não é réu. Os telefonemas ainda não constituem provas para julgamento. Portanto o Celso de Mello não poderia ter entrado no mérito do conteúdo. Pelo menos foi isso o que apreendi.

            Mudando de pato pra ganso, mas nem tanto.

            Estou ficando velha e não saber se no minuto seguinte Lula estará preso ou se ainda teremos alguma democracia para chamar de nossa, está me deixando angustiada. Na 6a feira, embora pudesse ver o Lula e ouvir o discurso, não captei o seu cansaço e a tristeza na voz. Havia um lamento, que só captei nesse resumo feito pela Jandira Feghali que me fez cair aos prantos.

            https://www.facebook.com/sigajandira2/videos/1155547654479895/

            Democracia, como diz o Lula, não é uma coisa fácil, a gente tem que lutar por ela. Sou fã da democracia e seus defeitos, é a única forma de convivência civilizada que conhecemos.

            Não quero e não vou viver outra vez sob uma ditadura, midiático-judicial ou de qualquer outro tipo. Não esperava ter que lutar de novo pela democracia, mas estou pronta para isso.

          • Renata, também fico triste e angustiado com tudo o que está ocorrendo. Vejo pessoas já condenando Lula, antes mesmo de ele ter sido sequer indiciado. Aceitar ser ministro, depois de muita relutância, pare eles é a prova do crime, onde se baseiam em grampos ilegais que nada dizem.

            De qualquer jeito, farei minha parte para lutar pela democracia.

        • Nauseante é ter que ler comentários dos ” Vinicius” da vida ..O infeliz se sente ” o cara” por estar fazendo papel de idiota e tirando as castanhas do fogo pra corja de vampiros que quer o poder a qqer custo . Eduardo, que tal se vc simplesmente o ignorar??

        • Se escutasse o áudio todo, e não o que a Glbobo, “manipuláticamente” divulgou, saberia que o conteúdo não tem nada de mais além de verdades.

    • “Moro simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado”, diz ministro do STF sobre vazamentos

      por Marco Weissheimer

      Nas últimas semanas, Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal, tem erguido a voz contra o que considera ser um perigoso movimento de atropelo da ordem jurídica no país. Em recentes manifestações, Marco Aurélio criticou a flexibilização do princípio da não culpabilidade, e a liberação para a Receita Federal do acesso direto aos dados bancários de qualquer cidadão brasileiro. Na semana passada, o ministro criticou a conduta do juiz Sérgio Moro, no episódio do vazamento do conteúdo das interceptações telefônicas, envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff.

      Em entrevista concedida por telefone ao Sul21, Marco Aurélio fala sobre esses episódios e critica a conduta de Sérgio Moro: “Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiro de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional”, adverte.

      Sul21: Considerando os acontecimentos dos últimos dias, como o senhor definiria a atual situação política do Brasil? Na sua avaliação, há uma ameaça de ruptura constitucional ou de ruptura social?
      Marco Aurélio Mello: A situação chegou a um patamar inimaginável. Eu penso que nós precisamos deixar as instituições funcionarem segundo o figurino legal, porque fora da lei não há salvação. Aí vigora o critério de plantão e teremos só insegurança jurídica. As instituições vêm funcionando, com alguns pecadilhos, mas vêm funcionando. Não vejo uma ameaça de ruptura. O que eu receio é o problema das manifestações de rua. Mas aí nós contamos com uma polícia repressiva, que é a polícia militar, no caso de conflitos entre os segmentos que defendem o impeachment e os segmentos que apoiam o governo. Só receio a eclosão de conflitos de rua.

      Sul21: Algumas decisões do juiz Sérgio Moro vêm sendo objeto de polêmica, como esta mais recente das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor avalia estas decisões?
      Marco Aurélio Mello: Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado e foi objeto, inclusive, de reportagem no exterior. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional. O avanço pressupõe a observância irrestrita do que está escrito na lei de regência da matéria. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta. O público também está submetido à legislação.

      Sul21: Na sua opinião, essas pressões midiáticas e de setores da chamada opinião pública vêm de certo modo contaminando algumas decisões judiciais?
      Marco Aurélio Mello: Os fatos foram se acumulando. Nós tivemos a divulgação, para mim imprópria, do objeto da delação do senador Delcídio Amaral e agora, por último, tivemos a divulgação também da interceptação telefônica, com vários diálogos da presidente, do ex-presidente Lula, do presidente do Partido dos Trabalhadores com o ministro Jacques Wagner. Isso é muito ruim pois implica colocar lenha na fogueira e não se avança assim, de cambulhada.

      Sul21: Os ministros do Supremo, para além do que é debatido durante as sessões no plenário, têm conversado entre si sobre a situação política do país?
      Marco Aurélio Mello: Não. Nós temos uma tradição de não comentar sobre processos, nem de processos que está sob a relatoria de um dos integrantes nem a situação política do país. Cada qual tem a sua concepção e aguarda o momento de seu pronunciar, se houver um conflito de posições. Já se disse que o Supremo é composto por onze ilhas. Acho bom que seja assim, que guardemos no nosso convívio uma certa cerimônia. O sistema americano é diferente. Lá, quando chega uma controvérsia, os juízes trocam memorandos entre si. Aqui nós atuamos em sessão pública, que inclusive é veiculada pela TV Justiça, de uma forma totalmente diferente.

      Sul21: A Constituição de 1988 incorporou um espírito garantista de direitos. Na sua avaliação, esse espírito estaria sob ameaça no Brasil?
      Marco Aurélio Mello: Toda vez que se atropela o que está previsto em uma norma, nós temos a colocação em plano secundário de liberdades constitucionais. Isso ocorreu, continuo dizendo, com a flexibilização do princípio da não culpabilidade e ocorreu também quando se admitiu, depois de decisão tomada há cerca de cinco anos, que a Receita Federal, que é parte na relação jurídica tributária, pode ter acesso direto aos dados bancários.

      Sul21: A expressão “ativismo jurídico” vem circulando muito na mídia brasileira e nos debates sobre a conjuntura atual. Qual sua opinião sobre essa expressão?
      Marco Aurélio Mello: A atuação do Judiciário brasileiro é vinculada ao direito positivo, que é o direito aprovado pela casa legislativa ou pelas casas legislativas. Não cabe atuar à margem da lei. À margem da lei não há salvação. Se for assim, vinga que critério? Não o critério normativo, da norma a qual estamos submetidos pelo princípio da legalidade. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Se o que vale é o critério subjetivo do julgador, isso gera uma insegurança muito grande.

      Sul21: Esse ativismo jurídico vem acontecendo em um nível preocupante, na sua opinião?
      Marco Aurélio Mello: Há um afã muito grande de se buscar correção de rumos. Mas a correção de rumos pressupõe a observância das regras jurídicas. Eu, por exemplo, nunca vi tanta delação premiada, essa postura de co-réu querendo colaborar com o Judiciário. Eu nunca vi tanta prisão preventiva como nós temos no Brasil em geral. A população carcerária provisória chegou praticamente ao mesmo patamar da definitiva, em que pese a existência do princípio da não culpabilidade. Tem alguma coisa errada. Não é por aí que nós avançaremos e chegaremos ao Brasil sonhado.

      Sul21: Como deve ser o encaminhamento da série de ações enviadas ao Supremo contestando a posse do ex-presidente Lula como ministro?
      Marco Aurélio Mello: Eu recebi uma ação cautelar e neguei seguimento, pois havia um defeito instrumental. Nem cheguei a entrar no mérito. Nós temos agora pendentes no Supremo seis mandados de segurança com o ministro Gilmar Mendes e duas ações de descumprimento de preceito fundamental com o ministro Teori Zavaski, além de outras ações que tem se veiculado que existem e que estariam aguardando distribuição. Como também temos cerca de 20 ações populares em andamento.

      No tocante aos mandados de segurança, a competência quanto à medida de urgência liminar é do relator. Não é julgamento definitivo. Quanto à arguição de descumprimento de preceito fundamental, muito embora a atribuição seja do pleno, este não estando reunido – só teremos sessão agora no dia 28 de março – o relator é quem atua ad referendum do plenário.

      Temos que esperar as próximas horas. A situação se agravou muito com os últimos episódios envolvendo a delação do senador Delcídio e a divulgação das interceptações telefônicas. Não podemos incendiar o país.

      Sul21: O STF deverá ter um papel fundamental para que isso não ocorra…
      Marco Aurélio Mello: Sim. É a última trincheira da cidadania. Quando o Supremo falha, você não tem a quem recorrer. Por isso é que precisamos ter uma compenetração maior, recebendo não só a legislação e as regras da Constituição Federal, que precisam ser um pouco mais amadas pelos brasileiros, como também os fatos envolvidos.

    • E desde quando UM juiz apenas representa o JUDICIÁRIO? Sejamos claros, quem autorizou (ou melhor vazou) a divulgação dos grampos ilegais foi UM juiz, deslumbrado com o poder que a mídia lhe confere e que está movido por motivos obscuros, fazendo com que junto com a Rede Globo faz um país inteito ficar de joelhos lhe impondo uma crise que há muito tempo não se via. Mas ainda há esperança, temos juízes serios neste país e a suprema corte há de intervir nas barbáries que esse juiz vem cometendo.

    • A interceptação é legal, desde que seja autorizada por autoridade competente do judiciário, e, principalmente, desde que não seja flagrantemente ILEGAL. Nenhum juíz pode colocar-se acima da LEI. Se vc procurar conhecer um pouco melhor as regras do Direito, em vez de seguir as interpretações do Merval Pereira, talvez um dia vc consiga entender o que é legal e o que é ilegal.

    • Vinicius, vc passa recibo de ser um ignorante em Direito ou cínico…..A Quebra do sigilo foi mais do que explicada por inúmeros juristas …toda interceptação que envolva pessoas não ligadas ao motivo pela qual foi solicitada deveria ser retirada e destruída…e aquelas que envolvam pessoas com Foro privilegiado deveriam receber autorização prévia do STF e a ele serem encaminhadas e não divulgadas na mídia…….vc acha que as pessoas são iguais a vc. …. INSIPIENTES

  • O que está mostrando até o presente momento,é uma covardia mesmo,como pode um sujeito presidir o congresso já provado que é um ladrão do dinheiro público,e eles são os culpados por isto,e ainda tramando para tirar a DILMA,a PRESIDENTA ELEITA,pela maioria de votos,eles do STF,são os culpados por esta situação,e o outro vem reclamar do LULA,o povo não tem nada de bobo,o camarada!Este já mostrou em outra ocasião,que é da direita.

  • Quero continuar acreditando em Lewandowski. Que agora, em situação crítica a que os golpistas estão levando nosso país, que não se acovardem. Que tragam a ordem e a paz ao país. Que não permitam que um corrupto, presida um impeachment de uma mulher digna que tem sido apedrejada por essa mídia há anos. Viva Dilma! Viva Lula! Dilma foi eleita legitimamente pela maioria do povo brasileiro. Que a Justiça faça a “Justiça”

      • Pois é, Edu. É um homem de bem. Pode até ser. Mas, então, por que se cala, quando deveria falar claramente, com todas as letras, que o que o camicia nera fez foi completamente ilegal e criminoso? Será que só o Marco Aurélio de Mello e o boquirroto falam o que pensam? Ou o camicia nera está acima das leis e da Constituição?

        Em tempo: O Boulos esteve na Paulista, no dia 18. Quem lhe passou a informação de que ele não ia comeu bola.

      • Lula está há 40 anos na política e nunca teve condenação alguma. Já foi investigado várias vezes e foi sempre inocentado. Deixou a Presidência, após 8 anos, com 80% de aprovação. Há poucos dias pesquisa Data folha mostrou que é o ex presidente mais bem avaliado da história. Você é um idiota

        • Edu, o problema desses ultradireitistas é que eles não entendem nada de História, apenas jogam palavras sem sentido ao vento! Eles só falam para não perder o hábito, mas tudo que dizem não tem a menor serventia! E o melhor a fazer é não dar corda pra eles, do contrário, estaríamos jogando pérolas aos porcos!

        • Sarney, Renam Calheiros, Edson Lobão, Romero Jucá, Paulo Maluf, entre outros, estão há décadas e décadas na política e também nunca tiveram uma condenação. Como se vê, Lula está muito bem acompanhado !

          • Lima,
            O Fernando Henrique Cardoso, o José Serra, o Geraldo Alckimin, o Beto Richa, o Aécio Neves, Carlos Sampaio, Álvaro Dias… todos são políticos corruptos e corruptores, com exceção do Cardoso que não se elege mais nem para síndico do prédio no qual mora, continuam a exercer seus cargos políticos, sem ser incomodados pelos moralista de todas as horas! Portanto, o ex-presidente Lula exercerá seu cargo em ótima companhia! Sem crime comprovado, assumirá cargo de Ministro ao lado de políticos comprovadamente criminosos!
            Maria Antônia

  • O povo brasileiro está vendo como o Poder Judiciário defende a justiça.

    A grande imprensa é um câncer e a metástase não poupou a Suprema Corte.

  • O autor do blogue poderia lembrar aos leitores que George Soros esteve no Brasil em abril do ano passado em uma reunião no Rio de Janeiro com a nata do socialismo fabiano, encabeçados por FHC e contando com a presença de grandes nomes do meio empresarial e político.

    Soros e sua gangue globalista promoveram na ocasião sua reunião da ONG globalista Open Society Foundation, controlada por Soros, tendo em um de seus principais temas discutidos a questão das drogas psicotrópicas, com Soros e FHC lamentando a “falta de vontade” do governo petista de Dilma para “liderar” um movimento pró-drogas no continente latino-americano.

    Poucos meses depois dessa reunião, foi anunciado que a Open Society Foundation instalaria em definitivo uma sede no Brasil para, daqui, coordenar suas ações na América latina (notadamente, América do Sul).

    Quando George Soros faz uma reunião de alto nível em um país e, pior ainda, declara esse país como um de seus foco de atenção para coordenar suas empreitadas globalistas em torno da região em que esse país está, pode ter certeza que o futuro de tal país é de caos.
    George Soros já tinha financiado a campanha de Aécio Neves, botando na campanha de Aécio o mesmo pessoal que trabalhou na campanha de Obama, fantoche de Soros. Mas isso não impediu Olavo de Carvalho, sempre tão mordaz em criticar as ações de Soros “contra os EUA” e “contra Israel”, de apoiar Aécio, assim como não impediu Olavo de apoiar as ações de Soros na Ucrânia – não duvido que Olavo, como bom neo-con, também apoie o patrocínio globalista, por meio dos EUA, França etc., dos terroristas islamistas wahabistas que mergulharam a Síria em guerra civil há 5 anos.

    O PT nunca valeu nada e ajudou a destruir o Brasil, espalhando sua versão petista do socialismo.
    Mas o povo está cego em sua ira “zelote” e não percebe que forças malignas estão usando o povo como joguete, ambicionando tomar ainda mais controle do Brasil e sujeitá-lo ainda mais à agenda globalista.

    O PT, com seu “socialismo atrasado”, não estava colaborando totalmente com os planos malignos de George Soros e companhia globalista ilimitada. É chegada a hora de se desvencilhar do PT e pôr em seu lugar os servidores fiéis do “socialismo moderno”, “progressista”: o pessoal socialista fabiano do PSDB, verdadeiros fantoches dos desígnios globalistas e que, ao contrário do PT, nem sequer buscam uma “versão localizada e regionalizada” do socialismo, preferindo seguir de cabo a rabo todos os “10 mandamentos” da elite globalista sem nenhuma objeção.

    O modus operandi estilo EuroMaidan (Ucrânia) está se delineando cada vez mais certo no horizonte e já me arrisco a dizer que é esse mesmo o destino selado ao Brasil.

    • Primeiramente, boa tarde!!!
      É, simplesmente, ridículo, nossa legislação tão elogiada por juristas do mundo todo, e na prática vale de nada para nós assegurar contra os mandos e desmandos daqueles que detém o poder, apenas porque conquistaram um cargo político, ainda que por vias duvidosas.
      O Procurador Geral da República disse numa entrevista que os Ministério Público tem o “couro grosso” e que assim têm de ser, aí complemento com uma pergunta, para tanto o povo precisa de nervos de aço, e aguentar as barbaridades que temos assistido nos últimos tempos?
      Ainda que o Brasil vire do avesso, pois falta pouco, toda a história de corrupção deve de vir à tona, dia a quem doer, federal, estadual ou municipal, em todas as esferas de poder, na iniciativa pública ou privada.
      É chegado a hora de lavar a roupa suja!!!
      Votamos em 2014, e quem foi eleito tem o direito de executar o que está previsto em Lei, e colocar em Plenário o que depender de aprovação do Congresso Nacional.
      O povo brasileiro merece ser tratado com respeito e dignidade, o que a mídia golpista contribui negativamente, no intuito de que o povo esclarecido das manobras passa a ser um perigo àqueles que sonham em voltar ao poder.
      Não podemos permitir que nos calem, nos amordacem!!!!!

      • A Dilma fez a parte que lhe cabia, verifique quantas leis aprovou nos últimos anos de combate à corrupção e de fortalecimento da PF.

        Depois disso veja o que o governo do desgovernador Alckmin acabou de fazer acerca da Máfia do ICMS e me diga qual a diferença.

        Uma coisa todos precisamos entender melhor. Enquanto Legislativo e Executivo são poderes centralizados, o Judiciário é descentralizado.

        Todo o combate à corrupção que iniciou pra valer no governo Lula – porque no governo FHC foi pífio (é só consultar o número de operações) – e funcionou na esfera federal, emperrou nos Estados.

        Assim como não se pode dizer que a culpa da má qualidade das escolas é da Dilma, porque elas estão sob a responsabilidade dos Estados e Municípios, e a culpa do problema de abastecimento da água não é do Haddad nem da Dilma, mas do Chuchu, não cabe somente ao governo federal o combate à corrupção.

  • Que me desculpem os otimistas,mas o STF já disse o que é e o que faz na AP470,PHA diz que “o STF é a ultima trincheira”,trincheirinha maia boca essa em PHA?

    O STF tratará deste caso e do Impiti da Pres. Dilma pela constituição da Globo,do Dr. Moro e do clamor dos facistas nas ruas.

    Acoelhado e aderindo a teses mais uma vez que ferem o direito da ampla defesa,será desmoralisado,mas afinal quem liga para biografias e o que a história irá dizer destes que fizeram o golpe? Estão escrevendo suas biografias com canetas de merda e não se importam.

    A justiça já foi estuprada,contar com ela nesta altura é sonho.

    • Ricardo, não posso discordar cem por cento, mas devo lembrar que o STF que aí está não é o mesmo da AP 470. O jurista Dalmo Dallari alertou para isso e acertou quando previu que a Corte não deixaria passar as tramoias do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que pretendia maioria simples para aprovar o impeachment. O STF pôs o pé na porta. Mas você concorda com o texto ao lembrar que o STF já se acovardou.

      • Eduardo,
        Não sou tão otimista quanto você a respeito do STF, diria até que não confio em ninguém, mesmo no presidente Lewandowski. Não falo do Presidente do Supremo como homem, indivíduo, mas como membro do STF, infelizmente para nós os cidadãos comuns, na “justiça brasileira”, se pesquisarmos, não encontraremos muitas ações dignas de serem exaltadas! Pelo contrário, a maioria das ações, nos causam vergonha e medo! Há quantos anos o bandido de toga Gilmar Mendes pratica política partidária dentro do STF?! O que nos resta como esperança é apenas a trama da própria história que independente da vontade dos homens, em alguns momentos se vira contra aqueles que tentam mudá-la praticando ações e reescrevendo seu enredo de acordo com seus interesses, como a ação do abjeto, sórdido e repulsivo ministro político psdbista, Mendes, que meteu goela a baixo a crítica hipócrita e cúmplice do outro ministro Celso de Mello, de que a opinião do ex-presidente Lula, ao dizer que o Supremo estava acovardado, era “torpe e indigna”! Se para ele, o ministro Celso, a opinião do Lula é torpe e indigna, como ele qualificaria a ação de seu colega de toga?! Eu, Maria Antônia Ferreira Monteiro, gostaria de saber! Eu tinha esse ministro, o Celso de Mello, como um dos membros do STF direitista e conservador, mas menos partidário e menos desequilibrado. Depois de sair em defesa do colega, mesmo sendo sabedor de que o ex-presidente, poderia não ter se expressado do modo como fizera, mas não estava inventando uma falacia — em face do histórico jurisdiquista e do partidarismo de seu companheiro de toga e, pelo visto de ideologia, como não achar que o Supremo seria conveniente e por isso acovardado?! Talvez o maior benefício que a história nos proporcione seja o desenrolar dos acontecimentos no tempo, sobre o qual não temos nenhum poder. Tomara que a história faça justiça neste tempo, neste contexto, com brevidade e com a participação de todos nós e aqueles que desejam continuar a viver numa democracia! Mesmo que seja uma democracia na qual estejam inseridos uma eleite escrota e mazombista e que dela faz parte e para ela trabalhe um judiciário político e partidário, mas todos com o mínimo de senso de humanismo.
        Abraços
        Maria Antônia

        • Não sei o que apresentarão de provas contra o Lula. Mas para alguém que é investigado há tanto tempo por tantos, o fato de até agora não ter sido indiciado indica que ainda não existem provas consistentes. Se não surgirem, a coisa se encaminhará para o uso de argumentos jurídicos como “domínio do fato” e “cegueira deliberada”, ambos já aventados na denúncia do MPSP e que permitem CONDENAR SEM PROVAS porque estão na literatura jurídica. Será inaceitável ver mais uma vez o STF assumir esse papel horroroso.

  • Então fica assim:

    Segundo “Levandowisky”, o STF se “acovardou” no Mensalão por causa da pressão da mídia… MENOS ELE, q agiu como aDEvogado (segundo Mercadante) de defesa dos mensaleiros!

    Q nobre!

    Sobre os grampos uma ressalva:

    Ninguém questiona a LEGALIDADE dos grampos… A não ser os petistas!

    O q está sendo questionada é a suspensão do sigilo de TODAS AS GRAVAÇÕES, o q, segundo alguns juristas e (a se considerar como verdadeiras as notícias) alguns Ministros do STF.

    Se Moro cometeu alguma irregularidade, q seja punido nas instâncias cabíveis…

    Mas isso não vai inviabilizar o uso das gravações de Lula tentando coagir Ministros do STF, a Receita Federal, o Ministro da Justiça (etc, etc, etc) e atrapalhar a Lava-Jato!

    Nem vai impedir q fique caracterizada a manobra de nomeá-lo Ministro para dar a ele o “foro privilegiado” e o benefício da morosidade do STF.

  • Depois das manifestações do dia 18/03/16 na Paulista e por todo o país, o Brasil amanheceu todo de vermelho, ou seja, devido o PT acordar ao NÃO VAI TER GOLPE, a oposição sem rumo e sem proposta amanheceu “VERMELHA” de raiva, pois o mundo inteiro e as pessoas de bem desse país acordaram para o não vai ter golpe. Parece até o Papa Francisco vai aderir (em proteção aos pobres e oprimidos) ao Não Vai Ter Golpe!. Viva o Trabalhador Brasileiro!

    • Essa manifestação dos vermelhos parece jogo da Libertadores fora do Brasil, a grande maioria dos presentes é torcida organizada, ganha ingresso, tem transporte e alimentação de graça, senão não vai ninguém.

      E mesmo assim parece que a manifestação dos vermelhos não chegou a um décimo da manifestação dos brasileiros.

      • Tolice. Eu participei. Muita gente engajada e motivada. É que vc fala sem ter estado dentro. É um caluniador barato e covar de. É tão descompromissado com a verdade que não assina sob o que escreve. Gente como você é considerada o lixo da Internet, o agressor covarde que acusa sem mostrar a cara. Porque mente

        • Boa noite, Edu
          concordo plenamente com as suas palavras. E digo mais, eles acham que fomos para a manifestação #naovaitergolpe porque fomos pagos e fomos levados, mas de acordo com uma Lei de Isaac Newton, a Lei ra Reflexão, enchergamos nos outros nosso proprio reflexo. Por isso é que eles acham que fomos la “comprados” porque para eles participarem de quarquer ato, só pagando bem, ja que, para eles, “pagando bem, que mal tem”.

      • Edu, este Vinicius é figurinha carimbada………….
        troll tucano, que vive enchendo o saco neste, e em outros blogs…….
        enxota este paspalho………..

      • Seu imbecil! Fui na multitudinária manifestação (que segundo as fotos foi tão grande como a hiper propagandeada dos bolsonaristas) e ninguém me pagou nada. Difamar é parte da sua alma corrupta.

      • Vinicius tolinho, tudo que você disse é o inverso, a manifestação dos jumentos…ops…coxinhas…ops…alienados…ops…manipulados…ops…ah! você sabe o que quero dizer, os jumentos que relincham fora Dilma são zumbis da mídia…simples assim.

      • Vinicius, Desde quando SP e DF são o Brasil ?? Por isso, vcs perderam 4 eleições seguidas e nem sabem porque…….tipos como, vc , certamente, nem conhecem o país ,suas desigualdades, seus avanços, seus desafios……… Sou da Região Nordeste e ela foi muito beneficiada nos últimos 13 anos . O Ceará ganhou 2 Universidades Federais, o RN ganhou 01, PE ganhou 01, a BAHIA ganhou 04 …Todas as cidades médias Nordestinas ganharam Campus universitários , Escolas Técnicas e /ou Cursos de MEDICINA….nem irei citar outros investimentos pra não ficar enfadonho……………Dúvidas ? Pergunte a um habitante de Sobral (CE) , Juazeiro do Norte (CE), Crateús (CE), Russas (CE) , Picos (PI), Parnaíba (PI), Imperatriz (MA) , Mossoró (RN), Caicó (RN), Pau dos Ferros (RN) , Angicos (RN), Caraúbas (RN), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Guanambi (BA), Paulo Afonso (BA), Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA), Porto seguro (BA), Itabuna (BA) , Barreiras (BA) , Cruz das Almas (BA)……………………..
        Certamente , vc é uma pessoa sem conhecimento da realidade e vem pra internet falar asneiras…não somos ignorantes iguais a vc…….procura se informar melhor ,Rapaz!

  • Lula não falou nenhuma besteira, sempre tem falado com o coração assim como falou quando o Câmara tinha uns trezentos picaretas e, imediatamente, aconteceu o escândalo dos anões do Orçamento. Agora, como o STF é a mesma coisa está acovardado sim, tomado de assalto por um indivíduo sem nenhum escrúpulo, Gilmar Mendes: do grampo no STF, sem aúdio; dos HCs a Roger Abdallamassih, o médico estuprador, quase que um passaporte para a fuga – e fugiu clandestinamente mesmo para o exterior ; o HC em 24 horas ao “banqueiro” Daniel Dantas, que foi algemado pela PF, e Gilma Moro editou a Súmula das algemas( p/ não algemar ricos, não é?).

  • Sou um diário leitor do Eduardo Guimarães, o admiro! Só não entendo que nos blogs sugeridos tenha deletado o amigos do presidente lula e mantenha Kotscho, este senhor que teve uma “leve” virada à direita!

      • Tenho acompanhado o Balaio, apesar de também achar que o Sr. Ricardo Kotscho virou uma espécie de centro direita, porem continuo mantendo meus respeitos ao mesmo, pois sou adepto do contraditório e aprendi ao longo dos meus 63 anos de experiencia, a respeitar outras opiniões (posso não concordar) contrárias ao meu posicionamento político. Defendo o modelo político de governo, voltado para as políticas sociais, principalmente se esse modelo criar uma rede de proteção aos mais pobres (menos favorecidos). Caríssimo Eduardo, realmente o blog AMIGOS DO PRESIDENTE LULA está fazendo falta (facilidade de acesso/eliminando consulta via rede), não só no seu blog, nos outros também, entendo que até por questões partidárias, o mesmo tenha sumido, porem o acesso a OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA de minha parte se faz quase que diariamente, principalmente em função das notas do INSTITUTO LULA. e de algumas reportagens advindas dos Blogs Independentes.

        • A destituição de um presidente é justo quando há crimes comprovados contra o mesmo.
          Nesse caso não há nada contra ela, há um grupo de salafrários do PMDB, PSDB e outros partidos querendo ROUBAR o que roubaram em quinhentos anos.
          O Brasil se transformou numa vergonha mundial.
          Terra de golpistas.

          • Collor foi absolvido, na justiça, de TODAS as acusações feitas contra ele no processo de impeachment.

            Então, não havia nenhum crime provado contra ele!

            O processo de impeachment de Collor tb foi golpe?

            O PT participou de um golpe contra Collor?

            Ahhh tááá!

          • Collor foi absolvido, na justiça, de TODAS as acusações feitas contra ele no processo de impeachment.

            Então, não havia nenhum crime provado contra ele!

            O processo de impeachment de Collor tb foi golpe?

            O PT participou de um golpe contra Collor?

            Ahhh tááá!!

  • Prezado Eduguim , esta será uma semana de festas no “pig”, aproveitarão para desinformar os incautos, pensando em favorecer a ruína do PT, LulaDilma. Procedimento inútil o jogo em andamento não vai prosperar, a favor do golpe, por ser anêmico moral e inconstitucional !
    ,

  • O STF está acovardado, novamente os criminosos e golpistas do PIG, em especial a famiglia Marinho (a cabeça dessa hidra fascista e golpista), querem colocar a faca no pescoço do STF. Mas somente o STF pode barrar essa pressão golpista e tomar atitudes contra os que atacam a Democracia, os que pretendem achacar os STF com intimidações e ameaças de denúncias.

    É necessário que o STF decida pelo fim da propaganda opressiva que o PIG está fazendo contra o Governo Federal e a própria justiça.

    O STF tem que dizer um NÃO solene e firme aos golpistas do PIG e por fim às pressões indevidas e às facas no pescoço do STF.

    Somente o STF pode tomar decisões contra o seu acovardamento. STF deixa de ser covarde e defenda a Constituição e a nossa Democracia.

  • Caro Eduardo,

    Talvez a melhor resposta à sua pergunta do último parágrafo deste post, esteja no livro “O Código da Vida”, do saudoso jurista paulistano Saulo Ramos, que em algumas páginas, faz diversas ponderações sobre o ministro Celso de Mello.

    • Hebert ..

      Parece-me que Saulo Ramos 08/06/1929 – 28/04/2013, não era paulistano, era paulista. Nascido na cidade de Brodowski – a mesma de Portinari – na região de Ribeirão Preto.

      Abraço

      • Marco Aurélio Bastos,

        Obrigado pela correção. É verdade. Ele nasceu no interior de São Paulo. Inicialmente, quando estava redigindo o comentário, eu coloquei “paulista”, mas depois mudei para “paulistano”, que na verdade é quem nasce na capital São Paulo. Mais uma vez, obrigado.

        Abraços,

        Herbert.

  • Celso de Mello indignado com o que disse Lula ? Ministro, Ministro…jura que ficou indignado ? Agora imagine se este tipo de conversa vazasse no Jornal Nacional…

    — Doutor Saulo, o senhor deve ter estranhado o meu voto no caso do Presidente.

    — Claro! O que deu em você?

    — É que a Folha de S. Paulo, na véspera da votação, noticiou a afirmação de que o Presidente Sarney tinha os votos certos dos ministros que enumerou e citou meu nome como um deles. Quando chegou minha vez de votar, o Presidente já estava vitorioso pelo número de votos a seu favor. Não precisava mais do meu. Votei contra para desmentir a Folha de S. Paulo. Mas fique tranqüilo. Se meu voto fosse decisivo, eu teria votado a favor do Presidente.

    Não acreditei no que estava ouvindo. Recusei-me a engolir e perguntei:

    — Espere um pouco. Deixe-me ver se compreendi bem. Você votou contra o Sarney porque a Folha de S. Paulo noticiou que você votaria a favor?

    — Sim.

    — E se o Sarney já não houvesse ganhado, quando chegou sua vez de votar, você, nesse caso, votaria a favor dele?

    — Exatamente. O senhor entendeu?

    — Entendi. Entendi que você é um juiz de merda! Bati o telefone e nunca mais falei com ele.”

    (Saulo Ramos, “Código da Vida”, Ed. Planeta, 8ª reimpressão, 2007)

    • Nádia,
      O bom da história é que ninguém é senhor do tempo, e às vezes inesperadamente coisas acontecem à nossa revelia. As pessoas que mais levam rasteiras do inesperado são aquelas que se acham o suprassumo da existência, e de tal modo, em sua maioria são tão estupidamente arrogantes e prepotentes que acabam por tropeçar nas próprias atitudes. Essa foi de doer!!! Esse imbecil e cretino personagem deveria, para fazer jus à sua alma infame, montar uma peça de teatro com as “obras” de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Lobão, Roger, Consntantino … a vida desses vermes é tão ricamente adornada com o esplendor da jenialidade que o tal Botelho poderia fazer uma peça, cujo enredo e encenação seria de uma palavra só — Petralha!!! Sem dúvida a jenialidade delirante que esteve nas manifestanças de 13 de março, iria assistir. E ao sair do teatro, certamente iriam se sentir como se tivessem bebido na fonte da sabedoria!!!
      Abraços
      Maria Antônia

  • Lula tem que ser protegido pelos seus advogados e pelos dirigentes do partido. Não pode ficar em sua casa, sentado, esperando ser algemado e levado preso. Se proceder assim, com certeza, isso sucederá. Acho um absurdo a ingenuidade dos advogados que lutaram contra o regime militar, principalmente o senhor Nilo Batista, um homem respeitado. Se Lula for preso, ele leva consigo Cristina, Evo, Maduro, Rafael e outros. Corre uma notícia, dizendo que o MP argentino já comentou que se prenderem Lula, fica mais fácil também prender Cristina. Tem lógica. É preciso apurar.

    • Dezenas de trabalhadores e manifestantes do PT estão fazendo vigília em frente ao apartamento de Lula desde domingo (20), ante à expectativa ventilada pela mídia de que Lula seria preso ontem, segunda-feira dia 21, conforme li no site http://www.abcdmaior.com.br. Acredito que a militância vá continuar com essa vigília para zelar pela segurança do nosso Lula.

  • Em verdade, em verdade vos digo, a suprema corte ou STF se acovarda perante a mídia. Ninguém tem dúvida disso, somente os coxinhas inocentes úteis não acredita nisso.

  • Caro Eduardo,

    Talvez seja uma temeridade ter o ministro Edson Fachin como relator do pedido da defesa do ex-presidente Lula para anular a decisão do ministro Gilmar Mendes. O ministro Fachin é novo no Supremo Tribunal Federal, por isso, mais suscetível a pressões, além disso, em um julgamento recente, ele votou contra a presidente Dilma, mas felizmente foi vencido pela maioria dos ministros da Corte Constitucional.

  • De novo. Lewandowsky!!
    Se Barbosa era duro demais, ele é… Frouxo demais.

    Ora. Você reclama de o STF estar acovardado? Visão estreita de um problema maior- não é uma corte isenta. E pior, muitas vezes aparenta, até para leigos, ser absolutamente inepta.

    Eduardo ignora os INÚMEROS momentos em que ficou demonstrado que Lewandetc. Bate papo com partes de processo. Até no exterior, com a lrópria Dilma, em conversa convenientemente fortuita.

    Ou quando Facchin foi citado na gravação do Delcídio?

    E quando Mercadante (rifado por Dilma), diz que pode falar com Lewandowsky pra dar um jeito???

    E o voto do Barroso sobre o impeachment? Uma manipulação barata, com grande chance de ser alterada??

    Gilmar é sim um péssimo juiz. Mas está bem acompanhado.

    Por outro lado, na impossibilidade de uma corte minimamente isenta, melhor manter mesmo a “faca no pescoço” como diz Lewandetc. para pressioná-los a minimamente realizarem seu trabalho.

  • Edu acabei de conversar com Carlos Soares ( Irmão de Delúbio Soares), aqui em Goiás estamos todos atordoados, sem rumo, infelizmente com o STF subordinado ao PIG, é um adeus aos nossos sonhos de um Brasil com mais igualdade social. estamos feridos de morte, é apenas questão de tempo para tombarmos em um último suspiro. estes golpistas com o apoio do Achacador MOR EDUARDO CUNHA triunfarão. Que desgraça de país é este????????

  • Pra começar não perco tempo com coxinha. Eles são covardes quando só é valentes quando em turma. A minha opinião sobre os juízes brasileiro e a sanguínte; em primeiro lugar eles se acham deuses, podem tudo inclusive ir de encontro à constituição. Só eles têm direitos , só eles são honestos e como um deus , está acima de tudo. O mais interessante destes deuses, e que quando pega um gatuno entre eles , simplesmente ela vai pra reserva ganhando um bom dinheiro. Qual o respeito que se pode ter por este poder? Nos mortais somos simples serviçais destes deuses. A coisa chagou a tal ponto que os deuses descaradamente acusam sem prova e fica por isto mesmo. Aqueles que deveriam zelar pela ordem e a lei realmente se acovardaram. Estamos nas mãos de uma turma da pesada. Onde só eles têm razão, estamos na ditadura do judiciário e o cidadão que se lixe.

  • Parabéns pela pela matéria Eduardo! Muito esclarecedora quanto aos rumos que o judiciário impõe na política e na economia brasileira. A pretensão de Moro e da sublevação dessa categoria é impor um estado de exceção e colocar o judiciário e a polícia acima de qualquer suspeita. Não saímos de um golpe militar para cair em um judiciário!

  • Celso de Melo também tá no golpe. Sempre esteve, ele é mais um desses burgueses raivosos com um rei na barriga e uma cabeça cheia de ódio de classe e preconceito. E mais: Nâo suporta o fato do retirante Lula ter se tornado o Mito Que é enquanto ele nâo passa de um juizinho de terceira a mando do patrao (globo).

  • Claro que não, porque o que ele disse contra Lula foi movido pelo ódio e pelo preconceito social dele!!!!!!!! Assim, deixemos de hipocrisia, de acreditar em “republicanismo”, e falemos claro : além das evidentes motivações financeiras do golpe, comandadas em última instância pelos interesses dos EUA e das multinacionais, há as motivações, digamos “psicológicas”. Falo do ódio e do preconceito social IMENSOS dessa horda de babacas da classe média contra os pobres e principalmente contra Lula que os representa. Falo da crença IMBECIL que prolifera neste país de que “curso superior” é sinal de instrução(é sinal de especialização técnica em uma atividade. Instrução, que significa cultura geral e conhecimento do mundo, poucos têm. E LULA É UM DELES). E falo do reacionarismo gigantesco do Judiciário que, qualquer um que já frequentou uma repartição desse poder, conhece bem. ALIÁS, O FUNCIONALISMO PÚBLICO É EM SUA MAIOR PARTE REACIONÁRIO, FASCISTA, POIS SEUS MEMBROS SÃO ORIUNDOS DA CLASSE MÉDIA IGNORANTE, ADESTRADA EM CURSINHOS DE CONCURSO PÚBLICO, E JURAM QUE ESSE ADESTRAMENTO DECOREBA É PROVA DE SUA “CULTURA” SUPERIOR (PAUSA PARA UMA CRISE DE RISO ENORME)!!!!!!!!!!!!!! Portanto, o que Melo externou foram seus preconceitos e seu ódio. Esse foi o motivo, aliás A CERTEZA QUE POSSIBILITOU-ME NÃO TER ILUSÕES SOBRE A LAVA JATO EM MOMENTO ALGUM, NEM POR UM REMOTO SEGUNDO. COMO TAMBÉM SOBRE A ATUAÇÃO DO MP. SEMPRE SOUBE QUE NÃO INVESTIGARIAM NADA CONTRA O PSDB E DESTINAVAM A “OPERAÇÃO” PARA DERRUBAR DILMA, DESTRUIR O PT E LULA. A única coisa que pode impedi-los é o medo da reação das forças populares. A certeza, nascida nas mentes dos que comandam essa operação golpista( e não estão no Judiciário e no MP, mas na classe dominante e nos EUA)de que herdarão uma guerra civil, capaz de gerar mais prejuízos ao país. Até acho Levandowsky um bom sujeito, parece uma exceção entre seus pares, (até certo ponto. Não o julgo um progressista completo, mas parece mais equilibrado). Contudo,a decisão que tomar, como plantonista da Corte,será muito mais um o resultado do cabo de guerra entre as pressões que o atingem do que uma construção de suas próprias convicções. É claro que elas interferirão, mas não serão decisivas. HÁ MUITOS INTERESSES EM JOGO; PRINCIPALMENTE DOS QUE PRETENDEM DAR O GOLPE E DESTRUIR UM GEOPOLÍTICO DE REAÇÃO AOS EUA, NASCIDO A PARTIR DA CRIAÇÃO DOS BRIC’S(ALÉM DE APOSSAR-SE DO PRÉ-SAL), PARA QUE ACREDITEMOS SOMENTE NAS CONVICÇÕES PESSOAIS DE UM HOMEM QUE, POR MAIS QUE PAREÇA “BOA GENTE”, ESTÁ MUITO BEM INSERIDO DENTRO DE UM SISTEMA BUROCRÁTICO E CONSERVADOR E NÃO ME PARECE, SEM PRETENDER SER LEVIANO, ALGUÉM QUE POSSUA UMA FORÇA POLÍTICA EXTRAORDINÁRIA E UMA VONTADE INQUEBRANTÁVEL. A própria demora na decisão de Lewandovsky é um retrato das pressões em jogo, principalmente em favor da prisão de Lula e do golpe, já que é mais do que óbvio o absurdo cometido pro Mendes e a teratologia de se pretender impedir a Presidenta de praticar um dos atos mais naturais de um governante, escolher seus colaboradores. Torçamos para que Lewandovsky perceba a guerra que criará se entregar Lula a Moro e principalmente que os comandantes do golpe também o percebam isso(tiveram uma amostra na sexta).

  • Peguei no blog do PHA e penso que seja verdadeiro… E que o LULA teve razão.
    O que faremos? Com quem contar?
    Eis a nossa justiça…
    Gilmar, sabe-se quem é esse impostor.
    Toffoli está nas mãos de Gilmar, porque este livrou seu irmão da ação já comprovada, do roubo de mais de 20 milhões de uma prefeitura do interior de São Paulo.
    Rosa Weber tem um filho funcionário da Globo e é prima da mulher do Aécio. Aquela que soltou a seguinte afirmação no julgamento do Dirceu: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Além de estuprar a lógica probatória fundamental do direito penal.
    Fux pressionou tribunal do RJ para nomear sua filha de cerca de 30 anos como desembargadora do tribunal.
    Carmem Lúcia foi acusada na imprensa de comprar mansão em Brasília de um traficante, abaixo do preço de mercado. Aí já são cinco.
    Temos o Edson Fachin, pífio, submisso, inseguro. Celso Mello, vaidoso, metido a intelectual, que já manifestou sua “indignação” em razão de ser chamado de covarde num grampo ilegal, em conversa íntima e fruto da revolta de um cidadão acusado mas sem prova nenhuma: sua manifestação é prova incontestável que não tem visão social e muito menos admite o contraditório, principalmente quando possa discordar de sua “absoluta” opinião.
    Sobraram então: Barroso, Teori, Marco Aurélio e Lewandowski (que só desempata).
    Há ainda o Janot: Aquele que o collor jogou sujeiras passadas sobre ele e ele ficou caladinho… E agora esta sendo acusado de ter autorizado o moro a entregar o grampo…
    E, o pior, NÃO EXISTE CONTROLE DA CIDADANIA sobre esses deuses.

  • Darcy Ribeiro disse: “O ruim aqui são os estudados, os brancos, os doutores, eles é que tem um problema”. rarrararrar Tenho a gravação do programa com o Alexandre Machado. Darcy era mais gênio brasileiro, como tantos que ninguém reverencia por que nossa elite é sociopata. E é ela que espalha essa doença para todos nós diariamente. São os Você S.A. Ideias e procedimentos dos negócios impregnaram as relações pessoais. Filhos viraram investimentos. Sim, Darcy, os estudados, os nobres, os bem pagos, os de boa vida é que são o nosso problema. Quem diria? Toda uma elite estragada, podre, traidora e servil a qualquer país estrangeiro.
    Supremo? Que Supremo, Eduardo? Eles trabalham pela volta dos empregados 0800, baratinho, baratinho. Querem que meus filhos abram portas de mansões e carrões desde que sejam as deles. Eu abri portas para os ricos, mas o Partido dos Trabalhadores possibilitou que nossos guris virassem técnicos, fossem graduados, mestres e doutores. E isso os ricos não aceitam.E se forem negros então… Estive aí no Churrascão ano passado e estaremos em Curitiba, se necessário. Friamente Eduardo, não tenho mais nada a perder. A vida não é tudo!” Não me curvo a traidor . Nem Moro nem a esses supremos ínfimos do Somos Todos Fariseus.

  • Edu,

    Eu moro perto da PUC e a polícia do Chuchu, desviador de merenda, está impedindo a manifestação dos estudantes a favor de DILma. Graças a Deus as vozes lúcidas estão se levantando. NÃO VAI TER GOLPE

  • Lewandowski é um ministro sério e honesto do STF, mas, apesar disto, o STF continua sendo acovardado pela propaganda opressiva da famiglia Marinho.

    Somente o STF tem condições de impedir a propaganda opressiva da famiglia Marinho e deixar de se acovardar, dizendo que o STF defende a Constituição e a Democracia e não se rende às chantagens da famiglia Marinho.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • : : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Reproduzo aqui o comentário de rdmaestri postado no blog do Nassif e complemento com o meu comentário.

    rdmaestri

    O antigolpe já está nas ruas e ninguém o enxerga!

    A discussão de como o STF vai reagir, se o Moro vai fazer isto ou vai fazer aquilo, se vão surgir factoides ou não são assuntos considerados relevantes simplesmente porque jornalistas vivem em torno de palácios e só escutam informações privilegiadas.

    Porém esta mesma imprensa e também os blogs não olham (ou olham muito pouco) para o que realmente acontece a população brasileira está dando uma resposta e ELA NÃO QUER O GOLPE.

    Se olharmos os apoios que vão pipocando diariamente, alguns importantes como tanto da Igreja Católica como dos Evangélicos Contra o Golpe, e outros que aparentemente parecem pouco importantes que pipocam dia a dia nos jornais em pequenas notinhas discretas ou mesmo com notícias mais destacadas começam a simplesmente dizer que a população não quer o golpe. É uma manifestação da sociedade brasileira de Psicologia, é a mensagem de atores famosos e consequentes aqui e no exterior, são advogados que fugindo da má eleição que fizeram na OAB se manifestam em grupos, engenheiros, estudantes e principalmente da voz quase muda da população que começa a entender o que virá depois do golpe. Um pequeno e importante detalhe, as forças armadas estão firmes na sua posição de não intervenção.

    Aécio, Alckmin, Serra, FHC, Cunha e dezenas de outros golpistas começam claramente a mostrar a sua impopularidade, quando perguntado a qualquer pessoa o que virá depois de uma provável queda de Dilma, as pessoas entram em pânico, sim PÂNICO, pois a resposta mais comum é: Se está ruim com Dilma com qualquer um desses ainda vai piorar!

    A própria imprensa estrangeira começa a dar sinais de discordância ao golpe, é algo que está num crescente e se a situação convocar a população contra o golpe terá uma surpresa que nem eles acreditam.

    Lula disse certo ao falar que os tribunais estão acovardados, porém ficarão mais acovardados ainda ao verem milhões de pessoas na ruas dispostas a evitar o golpe.

    Pode-se simplesmente ter uma noção da mudança com a mudança da definição que todos estão dando para o Impeachment, simplesmente todos já falam de GOLPE.

    O que temos que nos centralizar é na mobilização, e mostrar que a ideia é que o povo venha a ser protagonista mais uma vez, deixar as conversas palacianas e voltar a escutar o que se fala nas ruas.

    EM COMPLEMENTO AO COMENTÁRIO DE rdmaestri

    O povo não aceita o golpe. Todos os militares são ‘Marinheiros” ou existem muitos que que não simpatizam com a família Marinho?

    Rdmaestri, você tem toda a razão. As manifestações CONTRA o golpe estão se avolumando a cada dia, é só observar as reações nas conversas de rua e os apoios noticiados pela blogosfera e até pela velha mídia, mas a frente contra o golpe não está percebendo isto com muita clareza. E a principal indignação das pessoas diz respeito ao fato de um corrupto como Eduardo Cunha conduzir na Câmara o processo de cassação de uma governante proba. E a principal pergunta é: quem vai substituir a Dilma? E quando se discute o fato de que não só Eduardo Cunha, mas quase 40% dos deputados federais eleitos estão sendo investigados pela “justiça”, a resposta vira indignação. Isto para não falar nas falcatruas de um Aécio Neves e na traição de um verme chamado Temer.

    E o que é mais importante: as pessoas estão perdendo o medo de se manifestarem.

    Portanto, a tendência é a coisa degenerar em pancadaria caso o impeachment seja aprovado por esses picaretas ou o supremo (leia-se Gilmar Mendes) crie obstáculos intransponíveis à indicação do Lula para a Casa Civil. E o descontrole vai começar se o impeachment for aprovado ou se tentarem prender o Lula novamente.

    Você já pensou o que poderá acontecer a um Gilmar Mendes da vida se ele for capturado pelo povo ensandecido?

    Mas é aí que entra a possibilidade de intervenção das forças armadas.E a pergunta é: a família Marinho contará, em caso de convulsão social, com o apoio integral dos militares para defender a sua mansão em Paraty, para manter seus privilégios e a Vênus Platinada intactos? É assim que vai ocorrer? Todos os militares são “Marinheiros”?, Em outras palavras, todos os militares apoiam as trambicagens/sacanagens que os irmãos Marinho têm feito contra o Brasil?

    A tensão está no ar. Só não vê quem não quer.

  • Caro Eduardo,

    Comenta-se por aí que o ex-presidente Lula já cogita desistir de assumir a Casa Civil. Se essa notícia vier se confirmar, pode-se elencar dois fatores que poderiam levá-lo a tomar tal decisão. O primeiro deles, seria desgaste político que ele vem sofrendo nesses últimos dias, provocado principalmente pela mídia. O Segundo fator, seria o de que Lula possa ter percebido que o Supremo Tribunal Federal dificilmente derrubará a decisão do ministro Gilmar Mendes, ainda mais agora tendo como relatora a ministra Rosa Weber, que dizem teve como assessor no caso do mensalão o juiz Sérgio Moro. Já saiu uma decisão desfavorável ao ex-presidente, oriunda do ministro Luiz Fux. O STF de hoje é realmente um Tribunal acovardado e é subserviente à mídia. Caso se confirme a decisão do Supremo de negar a Lula o direito de assumir o ministério, serão vencedores o juiz Sérgio Moro , o ministro Gilmar Mendes e mídia, especialmente a rede globo, que vem fazendo uma campanha violenta contra o ex-presidente.

  • Penso que Fachin declinou por medo da reaçao da midia e dos pares do judiciário caso tivesse que decidir pela concessão do habeas corpus em favor de Lula. Afinal ele já havia amarelado antes no julgamento do rito do impeachment quando sofreu uma fragorosa derrota do seu voto no plenário.

  • Pelo visto, os políticos da oposição já estão dando como certo a vitória do impeachment. Digo isso porque li no site http://www.vermelho.org.br sobre uma entrevista que o sr. Arminio Braga concedeu à Folha de SP. O post no site Vermelho tem como título “Plataforma de Armínio para o pós-golpe atenta contra trabalhadores”. Agora, se eles pensam que vai ser tão fácil assim dar o golpe, estão muito enganados. Até os colegas do juiz moro da Universidade Federal do Paraná realizará hoje, dia 22, um Ato contra o golpe de juiz moro-Globo, conforme publicou o blog de Esmael Morais.

    http://www.vermelho.org.br/noticia/278121-2
    http:/www.esmaelmorais.com.br/2016/03/ufpr-sedia-ato-contra-golpe-de-globo-moro-blog-do-esmaeltv-15-transmite-ao-vivo-para-o-brasil-e-o-mundo/

  • Edu, o Sr. Dallari já esteve com voce por algumas vezes aqui no blog. Hoje estamos avançando para a parte final do golpe e a decisão a favor ou contra, não demorará. O STF será preponderante neste epílogo. Gostaria de ouvir de novo o jurista para ver se ele mantém a mesma certeza de meses atras.
    Abraço

  • Eduardo, o problema é que todo o nosso sistema jurídico é uma FARSA. Exatamente, uma total, completa e absoluta farsa. Uma farsa que só não foi percebida antes porquê só agora é que o sistema foi realmente posto à prova e tudo o que está acontecendo até agora mostrou que o sistema falhou miseravelmente. Entre muitos, eis os maiores motivos que eu vejo para essa falha:

    – Os juízes têm poder demais em suas mãos, sem NADA que os obrigue a usar tal poder com responsabilidade;

    – O sistema jurídico depende completamente da imparcialidade dos juízes, mas novamente não há NADA que os obrigue a serem imparciais;

    – O juíz é quem se declara inabilitado para decidir um caso (e fato grave, ao bel prazer dele) quando OUTROS é que deveriam declará-lo como inabilitado quando se torna fato que ele não conseguirá julgar o caso de forma imparcial;

    – Temos um juíz abertamente cometendo crimes na figura de Moro e ainda assim não acontece NADA contra ele. Que sistema de justiça funciona quando os criminosos é que julgam os outros?

    – E os poucos meios de controle de abusos (na forma de outros juízes) se ACORVARDARAM e se eximem de cumprir os seus papéis de coibirem os abusos e também NADA acontece contra eles por não cumprirem os seus papéis.

    Eduardo, a nossa justiça MORREU. Só uma revolução agora devolve este país para o caminho da democracia.

  • Sr. Eduardo, desculpe sei que o sr. tem admiração pelo “festejado” presidente do stf, mas a unica coisa que ele fez em sua administração de marcante foi chancelar a vergonhosa verba de moradia e aumentar e muito os salarios dos magistrados enquanto arrocha os dos servidores do judiciario, o resto é conversa mole; se depender do stf o golpe vem a cavalo e passa com as quatro patas por cima de quem estiver na frente.

  • Supremo está matando o Brasil e sai em recesso para comemorar a “ressurreição de Cristo”. Como se estivessem ‘lavando as mãos’ como fez Pôncio Pilatos. Mãos que jamais tirarão a sujeira da omissão e da covardia. Mais do que fariseus, os juízes do golpe são os romanos modernos de um império em ruínas. A decadência dos homens de toga é total.

  • Já que, ao que parece, você concorda com o que Lula disse sobre o poder judiciário, deve concordar tambem com os demais comentários do ex-presidente;
    – as mulheres do g….. duro.
    – Janot devia mostrar gratidão pelo cargo.
    – eles que enfiem o processo no ……….
    – a Dilma precisa chegar na Rosa Weber.

    Tem mais, mas meu temperamento é avesso a palavrões.

    • Se eu gravar o que qualquer ser humano diz na intimidade e tornar público, ninguém resiste. Sta link costumava fazer isso; gravava a intimidade das pessoas e divulgava. Ponha a mão nessa consciência suja seu hipócrita

      • Eu não cometo crimes na “intimidade”!

        Na “intimidade”, Lula quer q o Ministro da Fazenda interfira na investigação q a Receita Federal está fazendo no Instituto Lula… Crime!

        Na “intimidade”, Lula quer q a Presidente da República interfira junto à Ministra do STF, Rosa Weber… Crime!

        Na intimidade, Lula quer q o Ministro da Justiça controle a Polícia Federal… Crime!

        Na intimidade, Lula e Dilma combinam procedimento para atrapalhar a Lava-Jato, e dar “foro privilegiado” para Lula… Crime!

        Os palavrões e a falta de educação de Lula não me interessam…

        Apenas os seus crimes!

        • Você inferiu essas coisas. Sem base nenhuma, acusa Lula de crimes. Acontece que o que vazou não foram só frases que você interpreta dessa maneira. Vazaram coisas que ele disse na intimidade que nada têm que ver com a investigação. Isso é que mentes diminutas não entendem. Acho que nem desenhando vão entender.

          • Eu “inferi”!?

            Vc tá brincando, né!?

            Não é possível q vc prefira ser petista a ser honesto!

            Sua cegueira ideológica chega a ser ridícula…

            De qualquer maneira, não serei eu ou vc a “inferir” os crimes tipificados nessas gravações!

            Sobre a parte “íntima” das gravações, já disse q não me interessam.

          • Você já tomou a decisão pela Justiça. Neste momento o ministro Teori acaba de passar uma carrasca na em Moro e um troll vagabundo, anônimo (portanto, covarde) usurpa a competência do Judiciário. Vá lamber sabão, pilantra

  • Edu, fora do assunto.

    Tem uma coisa esquisita ocorrendo no seu blog. Quando eu fui responder um comentário, automaticamente já estava preenchido o nome e o e-mail de outra pessoa. Acho que foi assim que alguém se passou por mim de outra vez.

    Já vi isto acontecer outras vezes e esqueci de te avisar.

  • Interessante este texto de Paulo Moreira Leite:


    Destino de Lula é termômetro do país
    22 de Março de 2016

    Compartilhe no Google +
    Compartilhe no Twitter
    Compartilhe no Facebook

    :

    O destino de Luiz Inácio Lula da Silva, a ser resolvido pelo Supremo Tribunal Federal, num pedido de habeas corpus entregue a ministra Rosa Weber, será um bom termômetro para se medir o alcance do ataque às liberdades democráticas e direitos individuais em curso no país em fins de março de 2016.

    Em 1981, quando Lula foi preso pelo regime militar durante as greves no ABC, o ato serviu para definir os limites da democratização, que avança sob a ditadura militar. Em 2016, assistimos a um movimento no mesmo estágio, mas que avança na direção inversa.

    A dúvida é saber até onde o bloco jurídico-midiático que combate o governo irá avançar na redução de direitos e liberdades, dado que pode se tornar o ponto-chave do próximo período.

    Os fatos estão claros. Convidado a ocupar a Casa Civil, na condição de cidadão que não é réu nem enfrenta condenações que permitiriam que fosse enquadrado na lei Ficha Limpa, Lula está impedido de assumir o cargo por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes. O motivo? A suspeita de que a indicação para o ministério não passa de uma fraude para permitir que as acusações contra ele sejam investigadas pelo Supremo Tribunal Federal, em vez de conduzidas pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Sem receio de antecipar eventuais passos da Lava Jato, Gilmar afirmou:

    “O objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República”, afirmou Gilmar na decisão. Tratando do mesmo assunto, em 2002, na hora em que o debate era de seu interesse, Fernando Henrique Cardoso defendeu a instituição permanente do foro privilegiado como uma medida “adequada” para casos de “perseguição política” de ex-presidentes e outras autoridades, como você poderá ler alguns parágrafos adiante.

    A alegação de que Lula estaria usando o ministério como um atalho para escapar de investigações da Lava Jato, em função do foro privilegiado, carece de um ponto fundamental. Pode parecer uma verdade cristalina aos olhos de seus adversários mas não se sustenta em fatos, que devem ser a matéria prima da Justiça.

    Apesar de todo estardalhaço produzido a partir de um diálogo gravado entre Dilma e Lula sobre um “termo de posse”, até agora não se demonstrou com dados inquestionáveis que o convite para integrar o governo não passava de uma grosseira manobra para impedir que a Justiça continue investigando o ex-presidente.

    Vamos combinar: do ponto de vista político, seria ridículo alegar que Lula, ainda hoje o melhor presidente da história aos olhos da maioria dos brasileiros, é um personagem incapacitado para assumir o principal ministério da República, certo? Considerando as dificuldades profundas enfrentadas pelo governo de sua sucessora, é bastante razoável supor que ele tenha sido mobilizado para ajudar no esforço para quebrar o isolamento do governo.

    Do ponto de vista jurídico, aceitar a visão de que ele e Dilma se acertaram para abrir um atalho para a impunidade equivale aceitar a premissa de que o Supremo Tribunal Federal não passa de uma instituição complascente e tendenciosa. É uma afirmação grave e inaceitável sobre o órgão de cúpula do Judiciário, que tem a prerrogativa de interferir a qualquer tempo sobre o andamento de todos os processos em curso no país — inclusive na Operação Lava Jato.

    “A prerrogativa de foro não impede a investigação nem a paralisa,” afirma Claudio Lagroiva Pereira, professor de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo. “As acusações continuarão a ser sendo apuradas e investigadas. “Em 2012, no julgamento da AP 470, o STF mandou o chefe da Casa Civil, o presidente do Partido dos Trabalhadores e o presidente da Câmara de Deputados para a prisão. Dez anos antes, como recordam advogados de Lula no pedido de habeas-corpus, ocorreu um caso exemplar e didático.

    Em 2002, no julgamento da RCL 2138 e RCL 2186, o mesmo Gilmar Mendes que pré-julgou Lula concedeu prerrogativa de foro para três ministros de Fernando Henrique Cardoso, cujo mandato chegava ao final: Pedro Malan, Pedro Parente e José Serra. O curioso é que a prerrogativa de foro não se extinguiu em janeiro de 2003, quando o governo FHC terminou. Foi extendida pelos anos seguintes, quando Malan, Parente e Serra já não ocupavam postos no ministério. No total, prolongou-se por 14 anos, estabelecendo uma jurisprudência que, se fosse aplicada a Lula, lhe daria foro privilegiado até 2024.

    Nos últimos dias de seu governo, Fernando Henrique fez mais. Apoiou e sancionou a lei 10.628, aprovada pelo Congresso, que garantia foro privilegiado a ex-presidentes e ex-ministros acusados de crimes ocorridos no exercício de seus mandatos. Numa entrevista a Folha de S. Paulo, cinco dias antes da transmissão da faixa para o sucessor Lula, FHC disse:

    “Eu sanciono. Sou favorável. Não é privilegiado, é adequado. Não tem sentido nenhum que um ex-ministro, um ex-presidente ou o que seja, tenha que responder por perseguição política, processo que não tem nenhum fundamento mas que, em qualquer lugar, alguém pode fazer”, concluiu o ainda presidente, ouvido pelos repórteres em Buritis, localidade da fazenda que comprou em sociedade com o empresário Sérgio Motta, tesoureiro das principais campanhas tucanas do período. (A lei foi declarada inconstitucional pelo Supremo, em 2005.)”

    Fonte: http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/222155/Destino-de-Lula-%C3%A9-term%C3%B4metro-do-pa%C3%ADs.htm

  • Frente Povo Sem Medo convoca manifestação em defesa da democracia

    A Frente Povo Sem Medo, composta por entidades do movimento social e que tem como princípio a luta por mais direitos e democracia, está convocado a população a sair às ruas na próxima quinta-feira (24), em São Paulo, para reivindicar o Estado Democrático de Direito, se posicionando, dessa forma, contra o impeachment de Dilma Rousseff, eleita com mais de 54 milhões de votos nas últimas eleições e denunciando as manobras jurídicas e midiáticas para promover um golpe em curso no país.

    A manifestação ocorrerá às 17h no Largo da Batata, na capital paulista.
    Ocorrerão mobilizações também no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Uberlândia, dentre outras cidades brasileiras.

  • voces corintianos, enquanto tais, enquanto corintianos e nada mais,tomem posiçao porque o lobo faminto de curitiba quer tomar a vossa toca.
    Nordestinos, enquanto tais, notem que a grande onda sulista que se forma tem lugar certo para atingir a costa!

  • E por fim Lula estava coberto de razão,corte dos coelhos,Rosa Weber lava as mãos,assim como Fux também fez e Fachin.

    Se isso não é covardia e conluio com a unanimidade da midia hegemônica,o que mais poderá ser?

  • Danilo devemos dar os parabéns a Presidente Dilma, pois quando o então ministro Cid Gomes a alertou em plenário da câmara peitando todos os canalhas do pmdbosta cara a cara, eis o que aconteceu: lhe foi pedida a cabeça do Cid Gomes pelos PMDBOSTAS e o que ela fez??? entregou a cabeça do mesmo conforme pedido, parabéns quem cria serpentes e para que mais tarde possa ser picado pelas mesmas.

  • Weber acaba de dar mais uma traulitada no país. Não confio no Zawascki igualmente. Os dois são formados pela mesma universidade e no mesmo ano. Antigamente, até diria que era só coincidência. O que entrou recentemente também parece da mesma turma. O que sobrou de isenção no que chamam de STF? Nada.

  • Se esse ministro disse isso, melhor que peça sua aposentadoria para curtir o que lhe resta da vida, os netos ou sei lá o que.
    Como um homem na sua posição, admite uma coisa dessas e permanece onde está, como se nada tivesse acontecido?

  • Vamos pensar mais um pouco

    1 – As manifestações contra os aumentos das passagens que começaram a desestabilização política no Brasil, não eram por 20 centavos, mas podem ter sido financiadas com milhões?
    2 – Quem financiou o Não vai ter Copa?
    3 – Quem pagou para o Brasil tomar 7 da Alemanha? Ninguém achou estranho o placar?
    4 – Como não dá para largar bombas no Brasil (por enquanto, né) jogam-se milhões de dólares.
    5 – A condenação do Zé Dirceu foi feita por um cidadão que tem apartamento em Miami.
    6 – Em que país o juiz Moro esteve fazendo cursos?
    7 – Para quem o FH e o Serra queriam vender a Petrobras?
    8 – De onde sai o dinheiro que financia o Vem pra Rua e o Movimento Brasil Livre?
    9 – Será que temos outra Aliança para o Progresso dos gringos?
    10 – Quem financia o Golpe contra a Democracia?

    Hoje dá para fazer estas perguntas.

  • :
    : * * * * 18:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Não Vai Ter Golpe !

    .:. Poema Z //// Penso / Logo(S) / Rexisto /// Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)

    ::

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem

    .:.

    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.

    .:.

    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.

    .:.

    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

    .:.

    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.

    .:.

    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.

    .:.

    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

    … .

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • As conhecidas deficiências do STF aumentam a importância de divulgar amplamente as múltiplas evidências aptas a comprovar que a deplorável decisão liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes contra a nomeação de Lula para ministro da casa civil pode e deve ser revertida em sede de Agravo Regimental, em julgamento colegiado e célere, com base nas evidências de que a medida é insustentável por diversas razões, dentre as quais se destaca a evidente suspeição do relator sorteado.

    Acresce que, no mérito, a liminar em tela é absolutamente insustentável, tanto em razão da ausência de comprovação do pretenso desvio de finalidade na nomeação suspensa, quanto em função dos desvios de finalidade evidenciados na atuação do juiz de primeira instância que conduz as investigações das denúncias contra o ex-presidente.

    Urge intensificar a mobilização da consciência coletiva acerca da necessidade inadiável de ampliar e fortalecer a articulação das instituições em defesa da democracia. Para tanto, é imprescindível a difusão do entendimento de que a sociedade brasileira e o mundo civilizado anseiam pelo resgate e pela efetiva preservação do respeito às leis, com a expectativa de que a alta corte da Justiça esteja à altura de sua missão histórica.

    A notória falta de isenção do ministro Gilmar Mendes no trato de questões relativas ao governo Dilma Roussef, ao PT e ao ex-presidente Lula, tornam inegável a incidência da suspeição do julgador regida pelo artigo 135, incisos I e V, do CPC (NCPC 145, I e IV).

    Os referidos dispositivos legais determinam que há suspeição do julgador quando este é amigo ou inimigo de uma das partes, bem como quando o julgador seja interessado no julgamento em favor de uma das partes.

    Além dos posicionamentos políticos de Gilmar Mendes evidenciarem sua postura de inimigo declarado do PT e seu interesse desmedido no julgamento desfavorável ao referido partido, há ainda o fato de que a petição inicial de uma das ações objeto da liminar em tela foi subscrita por profissional que é funcionária de empresa de propriedade do relator, segundo divulgado por diversos veículos da mídia.

    Aqui, cabe lembrar que a atividade de empresário é incompatível com o exercício da magistratura, conforme incisos I e II do artigo 36 da Lei Complementar n. 35 / 1979.

    Ademais, as evidências da suspeição do relator são reforçadas vigorosamente pelas declarações de Gilmar Mendes a veículos de mídia, nas quais o julgador antecipa seu juízo de valor contrário à nomeação suspensa na liminar. (LC 35/1979, art. 36, III).

    Nesta medida, a suspeição do relator é evidente e indubitável, de modo que decretar sua substituição é um dever inescapável do Pretório Excelso, inclusive para preservação da confiança da sociedade no sistema de distribuição de processos na Suprema Corte.

    Todavia, em face dos fatos acima citados, mesmo que venha a prevalecer no colegiado do tribunal o entendimento de que a distribuição das ações objeto da liminar em apreço não viola preceito de prevenção, resulta insustentável a atuação do ministro Gilmar Mendes no julgamento, por força da suspeição evidenciada.

    Deste modo, caso não sejam remetidas para outra relatoria por prevenção, as ações objeto da liminar em tela deverão ser redistribuídas por sorteio, com a repetição do procedimento até que o sorteado não seja Gilmar Mendes.

    Indo adiante, superadas as questões relativas à distribuição dos feitos e à suspeição do relator sorteado, cumpre ressaltar que a liminar em apreço resulta insustentável em decorrência de flagrantes falhas relativas ao mérito da decisão, tanto no que tange à pretensão de suspender a nomeação de Lula para a Casa Civil quanto no que se refere à absurda atribuição de competência ao juiz S. Moro.

    De saída, faz-se mister frisar, com máxima ênfase, a inexistência de qualquer indício de ilegalidade na nomeação suspensa pela liminar em tela.

    Apesar de todas as ilações teleológicas expendidas na mídia e na liminar, nenhuma das informações divulgadas até o momento mostra indícios aptos a comprovar a ocorrência de iniciativas do Executivo federal voltadas para a obstrução da Justiça.

    Portanto, a verossimilhança das hipóteses aventadas por aqueles que alegam desvio de finalidade na nomeação suspensa não exime a obrigatoriedade da comprovação material de veracidade das suposições hipotéticas para fins de embasamento de decisão judicial.

    E cumpre destacar que a ocorrência de obstrução da Justiça estaria caracterizada apenas se houvesse comprovada tentativa de cooptação ou intimidação dos julgadores, através da oferta de vantagens ou da ameaça de retaliações vinculadas a determinadas decisões.

    Ou ainda se houvesse comprovada tentativa de alteração da competência jurisdicional por meios ilegais ou escusos. O que não se pode confundir com a nomeação feita pela Presidência da República, que constitui exercício de prerrogativa constitucional.

    Resulta evidente que a ausência de qualquer comprovação de tentativa de obstrução da Justiça demonstra a inexistência de desvio de finalidade na nomeação, e torna flagrante a inexistência de fundamento para sustentação da liminar neste ponto.

    Além disso, a ausência de comprovação das hipóteses que pressupõem o alegado desvio de finalidade na nomeação caracterizam insidiosas insinuações assacadas contra o poder Executivo e contra o próprio STF, visto que a prerrogativa legal de foro privilegiado para ministros de estado não impede a investigação das acusações imputadas a Lula.

    O foro privilegiado apenas garante que o prosseguimento das ações investigativas e do posterior processo judicial será conduzido diretamente pelo STF, de tal maneira que a alegação de pretenso maquiavelismo na nomeação de Lula para a Casa Civil implica em juízo de valor leviano e injustificado, que ofende o tribunal e a presidente.

    Neste ponto, é um dever mencionar as múltiplas evidências de manipulação midiática falaciosa, destinada a promover a desestabilização da sociedade brasileira com vistas ao favorecimento escuso de danosos interesses partidários e geopolíticos.

    Salta à vista, lamentavelmente, a falta de compostura de veículos como o NYT, que deu vexame ao divulgar em editorial vergonhosa leviandade que, por absurdo, chama de ridícula a explicação da Presidente Dilma para o envio do Termo de Posse para Lula.

    Sendo de conhecimento público a informação de que o novo ministro não confirmara a possibilidade de comparecimento à cerimônia de posse em Brasília, resulta plausível e razoável a afirmação de que o envio do Termo de Posse para assinatura prévia de Lula visou garantir a efetivação do ato de posse na hipótese de ausência do empossado, a fim de evitar a necessidade de agendamento de nova solenidade.

    Assim, a afirmação de que a iniciativa de nomear Lula para o ministério teria o objetivo de impedir a prisão do ex-presidente carece de comprovação efetiva, pois nenhum dos dados revelados nas investigações divulgadas contém qualquer prova de tal intenção.

    Deste modo, fica patente a manipulação midiática falaciosa, promovida pela direita golpista com o intuito vil e mal disfarçado de induzir a erro tanto a opinião pública quanto o poder judiciário, para desestabilizar e inviabilizar o governo Dilma.

    Por outro lado, a liminar em tela resulta insustentável também em razão da absurda atribuição de competência ao juiz S. Moro para continuar no comando das investigações da PF e do MPF relativas a denúncias contra o ex-presidente Lula, em decisão que invade a competência exclusiva de relator prevento sorteado para a Lava Jato.

    Além da questão processual, relativa à prevenção de relator sorteado acima referida, há o histórico do juiz Moro, de parcialidade, seletividade e reiterados vazamentos políticos; há também o uso abusivo de prisões preventivas e de delações premiadas, numa prática inquisitorial que muitos denominam de extorção de provas. Há ainda o uso ilegal e autocrático de conduções coercitivas de pessoas sequer intimadas para depor.

    Porém, o tropeço terminal do ativismo político perpetrado no âmbito da Lava Jato foi mesmo a divulgação ilegal do grampo com conversas telefônicas privadas de pessoas com direito a foro privilegiado, em ato discricionário e danoso, que violou inclusive a prerrogativa exclusiva do STF para a apreciação da matéria.

    Depois de determinar nos autos a divulgação dos grampos, o douto julgador de primeira instância não pode alegar que não tinha conhecimento do conteúdo das gravações, nem tampouco dos respectivos horários e interlocutores. Ou seja, o juiz sabia da ilegalidade da sua deliberação ao determinar a divulgação dos grampos, e sabia, portanto, que sua atitude viola o princípio do devido processo legal e as garantias constitucionais.

    Visto que algumas das gravações de chamadas telefônicas obtidas nas investigações incluem conversas de pessoas com direito a foro privilegiado, é dever do responsável pelas investigações remeter as provas colhidas e o inquérito para o STF.
    No mesmo sentido, posto que uma das conversas da presidente Dilma gravadas na investigação da Lava Jato ocorreu em horário posterior ao cancelamento da ordem judicial que autorizava o grampo, resulta ainda mais grave a divulgação determinada pelo julgador de primeira instância, em prejuízo tanto da privacidade da governante quanto dos requisitos institucionais de segurança do Estado Nacional.

    Fica patente então o desvio de finalidade cometido pelo julgador de primeira instância, que agiu ao arrepio da lei, em flagrante violação de direitos fundamentais regidos por cláusulas pétreas da Constituição Federal, com o evidente favorecimento de interesses extra processuais, de natureza político partidária, ligados ao capitalismo predatório.

    Diante de realidade social e política tão complexa e adversa, cumpre recordar que o pleno respeito à legislação em vigor é requisito indispensável para efetiva vigência das garantias constitucionais, bem como lembrar que a função social desempenhada pelo STF consiste exatamente na defesa da Constituição Federal.

    Por tais razões, o saneamento da insegurança jurídica promovida pelo ativismo judicial deve ser buscado junto à máxima instância da justiça brasileira, que tem agora a missão histórica de preservar a estabilidade institucional e a paz social.

    E nem tudo está perdido enquanto resta esperança. Felizmente a sociedade já mostra estar atenta para a urgente necessidade de conter o avanço das distorções acarretadas por dois fenômenos complementares e aparentemente contraditórios.

    Um é o que se pode chamar de judicialização da política, e se vale das interpretações tendenciosas de normas jurídicas para manietar e inviabilizar alternativas progressistas.

    Outro é o que se denomina politização da justiça, e consiste numa ampla gama de ações mais ou menos camufladas, voltadas para a cooptação, manipulação e promoção de grupos dispostos a distorcer as funções do poder público, com o danoso objetivo de violar o Estado Democrático de Direito, para favorecer de maneira escusa certos interesses privados, em detrimento dos direitos coletivos.

    Tais processos de degradação do tecido social podem ser observados em diversos exemplos históricos que confirmam a gravidade dos riscos hoje vivenciados no Brasil.

    Neste sentido, urge então valorizar as iniciativas coerentes e exemplares que buscam alertar a sociedade para a importância crucial e inexorável da defesa da democracia.

    E tal defesa requer a rigorosa exigência de pleno e efetivo respeito às disposições constitucionais, de modo a zelar pelos princípios fundamentais da isonomia, do devido processo legal, da ampla defesa e da presunção de inocência até o trânsito em julgado.

    Por fim, resta lembrar que o poder democrático emana do voto popular; que a História não absolverá os que forem omissos ou desleais; e que, se necessário, o saneamento da Justiça será construído pela sociedade através da recomposição do Senado Federal.

  • Vamos fazer uma campanha de boicote à Globo e aos produtos anunciados na Globo.Cortar o mal pela raiz!
    Tirar o dinheiro do Itaú (Dono do camarote do Maracanã que vaiou a Dilma) e colocar no BB ou na CAIXA

  • :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: Não Vai Ter Golpe !

    .:. Poema Z //// Penso / Logo(S) / Rexisto /// Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: Não Vai Ter Golpe !
    .:. Poema Z //// Penso / Logo(S) / Rexisto /// Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Não Vai Ter Golpe !
    .:. Poema Z //// Penso / Logo(S) / Rexisto /// Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • : : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: Não Vai Ter Golpe !

    .:. Poema Z //// Penso / Logo(S) / Rexisto /// Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)

    ::

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • .:.
    :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz( do Bra♥♥S♥♥il e postando: Não Vai Ter Golpe !
    .:. Poema Z //// Penso / Logo(S) / Rexisto /// Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Deixe uma resposta