Perícia do Senado sofre forte descrédito e pode ser investigada

Reportagem

tecnicos golpistas

 

O fato mais importante sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff é, sem dúvida, a polêmica que se produziu após perícia do Senado concluir que (1) a presidente não teve participação em atraso de repasse de recursos a bancos públicos que financiaram o plano Safra – ou seja, Dilma “não pedalou” –, mas (2) seria responsável por três decretos de crédito suplementar que teriam estourado a meta fiscal do país.

Adversários de Dilma dizem que esses três decretos bastam para autorizar o impeachment, os aliados dizem que não bastam porque a lei não exige que decretos como aqueles sejam autorizados pelo Congresso.

As interpretações sobre o resultado dessa perícia variam ao gosto do freguês. Como o processo no Senado não encerra tecnicidade alguma, sendo conduzido pelos inimigos políticos da presidente, chega a ser ingenuidade cobrar sinceridade deles no sentido de admitirem que uma perícia que derruba uma das duas acusações do processo de impeachment e coloca a outra sob dúvida deveria bastar para que a acusação de crime contra o Orçamento seja rejeitada, mesmo que uma acusação reformulada seja feita mais adiante.

Contudo, os esforços da direita para derrubar Dilma tentam, de todas as formas, ser contemplados com o rótulo de “processo legal”, de maneira que pode haver alguma ambição de que essa controvérsia gerada pela perícia senatorial seja dirimida, isto é, seja esclarecida.

Muitos dos que têm ambições quanto às próprias biografias estão tratando de deixar claro que não compactuam com a farsa que está se desenhando no Senado.

Um dos colunistas mais festejados da grande mídia e que nunca poderá ser acusado de ser “petista” acaba de reconhecer que o processo de impeachment contra Dilma é um “ardil” proveniente de uma “trama”. Para que se possa mensurar a condenação de Gaspari da farsa no Senado, ele compara a condução do processo de impeachment com julgamentos do Conselho de Segurança Nacional da ditadura militar.

Um dos autores do impeachment, o jurista Miguel Reale Jr., diz que a acusação de Dilma não pretende questionar a perícia do Senado após esta negar que a presidente teria “pedalado”. “Nada temos a questionar. A perícia fixou a materialidade. Diz que foi desrespeitada a meta fiscal. E que houve operações de crédito”, declarou o jurista.

Reale considera “tola e bisonha” a questão de haver ou não carta de Dilma autorizando isto ou aquilo. “Trata-se de uma decisão de política oficial dela com seus ministros e pronto. Além do mais, não é tarefa da perícia tratar desse tema”, opinou o jurista.

Por outro lado, deve ser total a exigibilidade de provas de crime de responsabilidade para cassar mandato de um presidente da República.

Essa importância do voto popular não é reconhecida pela direita brasileira, sobretudo pela imprensa corporativa. Abaixo do Equador, eleições nunca foram tão sagradas quanto nas democracias estáveis do Norte do planeta, razão pela qual o dito Terceiro Mundo é tão pródigo em golpes de Estado.

Porém, como cresce cada vez mais a tese de que há um golpe em curso no país, sem o esclarecimento pericial das acusações contra Dilma de ter cometido crime contra a ordem orçamentária, se ela cair o Brasil será governado por dois anos e meio por um governo suspeito de golpe.

Todos podem imaginar as consequências disso. Ninguém investe a sério em países que sofrem golpes de Estado. Mesmo que seja um golpe pró capitalismo, golpes costumam ser sucedidos por contragolpes e geram instabilidade política, ou seja, o governo que assume o poder por meio de um golpe pode cair de repente.

Golpe é sinônimo de instabilidade política, e quando a política de um país é instável as regras do jogo não valem nada, de modo que ninguém vai querer fazer investimentos de longo prazo. No máximo, o capital virá para cá para desfrutar de nossas altas taxas de juro enquanto permanecerem altas. Se a relação custo-benefício cair, o capital pula fora com o apertar de um botão…

O Brasil já viveu isso antes, quando PMDB e PSDB governaram.

Por essas e outras razões é que a perícia sobre se Dilma cometeu ou não algum crime contra a ordem orçamentária precisa ser indubitável para ao menos revestir o golpe de uma fina camada de seriedade, já que, mesmo que alguma perícia mostre que houve alguma irregularidade, como diz o colunista Elio Gaspari, “No caso dos três decretos assinados pela presidente, houve crime. Isso é o que basta para um impedimento, mas deve-se admitir que esse critério derrubaria todos os governantes, de Michel Temer a Tomé de Sousa”.

Ou seja: mesmo que Dilma tivesse “pedalado” e que fosse impositiva uma “autorização do Congresso” para ela emitir os tais “três decretos de créditos suplementares”, a presidente não teria feito nada mais do que todos os outros governantes fizeram.

Bem, está eliminada a tese da “pedalada”. O que sobra aos inimigos da presidente são os três decretos que ela teria assinado sem autorização do Congresso. Porém, fica cada vez mais claro que essa autorização seria desnecessária.

Nem o relator da comissão de impeachment, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), afirma que Dilma precisaria de autorização do Congresso para assinar os decretos de crédito suplementar.

Detalhe: Anastasia fez três questionamentos ao resultado da perícia, enquanto a presidente Dilma apresentou 12.

O principal questionamento de Anastasia é se os decretos de crédito suplementar que embasam a acusação contra Dilma poderiam ter tido outro tipo de tramitação, como projeto de lei, por exemplo, que garantisse um efeito neutro sobre a meta fiscal.

Isso ocorreu porque não está escrito em lugar nenhum que Dilma precisava dessa autorização do Congresso para emitir aqueles decretos, já que estavam embasados por medidas paralelas de contenção de gastos que autorizariam o governo a remanejar recursos.

Trocando em miúdos a alegação da defesa de Dilma: ela economizou de um lado (ajuste fiscal) para gastar de outro (créditos suplementares).

De acordo com o laudo pericial, os decretos de crédito suplementar tiveram impacto negativo no cumprimento da meta fiscal aprovada em janeiro de 2015 e que se encontrava vigente no momento da assinatura dos atos, em julho e agosto.

O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, porém, refuta essa tese e pede à junta pericial – composta pelos servidores João Henrique Pederiva, Diego Prandino Alves e Fernando Álvaro Leão Rincon, que gastam seu tempo livre fazendo ataques a Dilma no Facebook –  que esclareça os fundamentos legais que levaram à conclusão de que os decretos de crédito suplementar tiveram impacto negativo na meta fiscal.

Entre outras perguntas, Cardozo destacou trechos do laudo pericial informando que decretos de contingenciamento de gastos editados pelo governo garantiram o cumprimento da meta fiscal de 2015. Ele pediu que os peritos confirmem as alegações.

Temos, assim, a seguinte situação: a Comissão do Impeachment tentou impedir a perícia, mas foi obrigada pelo presidente do processo, o ministro Ricardo Lewandowski, a aceitar. Contudo, a defesa requeria perícia internacional, mas a Comissão nomeou três antipetistas notórios para periciar provas contra a petista Dilma Rousseff. Feita a perícia, as conclusões são contraditórias e nebulosas, pois negam existência de um dos “crimes” orçamentários dos quais ela é acusada e afirmam a existência de outro, mas há dúvida de que esse outro seja mesmo crime.

Uma perícia correta precisa provar ou negar cabalmente que Dilma precisaria de autorização do Congresso para ter emitido os tais três decretos de crédito suplementar. A presidente só precisaria dessa autorização se os decretos não tiverem sido amparados por medidas de contenção de gastos que compensariam os gastos autorizados.

A perícia do Senado é suspeita para dar essa resposta. Em primeiro lugar, porque o Senado tentou impedir que as provas contra Dilma fossem periciadas. Em segundo lugar, porque os servidores escolhidos para levar a perícia a cabo são desafetos assumidos da presidente da República e de seu partido.

O Brasil não pode tirar o mandato de Dilma Rousseff sem que exista um mínimo de seriedade no processo. Já corre o mundo a informação de que os peritos que emitiram as conclusões supracitadas atuam na internet como militantes contra a presidente afastada e seu grupo político. E que o que eles consideraram “crime”, na verdade não seria crime nenhum.

Quem pode evitar que o Brasil fique internacionalmente marcado por um golpe de Estado disfarçado é o presidente do processo de impeachment, o ministro Ricardo Lewandowski.

Lewandowski não substitui o presidente da comissão especial do Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB). O presidente do Supremo é responsável por decidir sobre recursos durante o período de instrução do processo, de maneira individual e sem precisar consultar outros ministros do STF.

Cabe a ele aceitar o pedido da defesa de Dilma para que as supostas “provas” de um seu crime orçamentário sejam submetidas a perícia internacional. O problema para os golpistas, porém, é que dificilmente tal perícia deixaria de mostrar que o golpe é golpe.

  • Jaime Passos

    Caro Edu,
    Na verdade, todo esse ”processo” vem se mostrando uma verdadeira farsa. O ideal seria que houvesse, de fato, a participação de organismos estrangeiros que pudessem garantir um mínimo de isenção. O problema é que essa isenção interessa a poucos, como temos visto…

  • Cleide Velani

    Não vejo Ricardo Lewandowski tomando atitude de tal decência. Desculpe, mas pelo vi e li até o presente momento me levam à certeza de que ele é mais um GOLPISTA!
    O Brasil vai mal…muito mal… e nós ainda vamos chorar muito mais do que já choramos até agora…

  • Carlos Soares

    Ué, não entendi!

    Vcs, petistas, não estavam dizendo q a perícia “provou” o golpe?

    E agora desconfiam dela?

    Vão querer uma perícia pra periciar a perícia feita?

    rsrs

    Vcs são realmente muito engraçados!

    • Cleide Velani

      Carlos Soares, realmente, vcs da direita não entendem NADA! E diga-se de passagem, os “engraçados” somos nós da ESQUERDA sim senhor! Aliás, graça, a DIREITA nunca teve! Pq vcs não começam a REZAR??? Quem sabe um dia vcs alcancem a GRAÇA!

    • josé Pereira

      onde está em alguma reportagem , que parecer técnico é investigado , parecer técnico pode ser questionado e não investigado , o golpe contras a pessoa Dilma já se tornou mundial , só os imbecis sem informação que fica teimando , para õh !

  • Julio Bessat

    Três peritos decretam que não houve pedaladas e o blogueiro coloca um post enorme dizendo que o impeachment foi esvaziado e que, portanto, devolva-se o cargo à Dilma.
    O Eduardo finge ignorar que Dilma tem menos de 10% de apoio popular, que seu governo foi uma soma de erros e a incompetência de sua equipe colocou o país num atoleiro difícil de sair.
    Sou um cidadão comum que trabalha e paga seus impostos. Não votei em Michel Temer e só espero que não seja outro incompetente que venha afundar ainda mais o meu país.

    • henrique de oliveira

      Temer e sua gangue já afundaram o BRASIL em 2 meses , apenas a mídia esta blindando o bandido , como fizeram na época de FHC , o povo sabe separar o joio do trigo por isso não ganham mais eleições mesmo com ataques diários e mentirosos , porque essa turma treme só de falar em plebiscito? O pior os ignorantes políticos trolls da rede globo é que votam nessa matilha e depois se acham no direito de apontar o dedo para o PT , nas eleições veremos.

    • Claudio Freire

      Julio, um presidente, seja ele quem for, só pode ser afastado se ficar comprovado que cometeu crime de responsabilidade. Isso está explicitamente descrito na Constituição. Essa é a regra do jogo do estado democrático de direito brasileiro, desde 1988.
      Qualquer outra situação que não seja essa (existência de crime de responsabilidade) não implica em base legal de impeachment.
      Portanto, ter 10% ou não de governabilidade não é motivo para se afastar um presidente.
      Tente entender que o valor supremo de uma democracia é o respeito às leis, e a Constituição é a lei suprema. Nada está acima disso num país de fato democrático. Sinceramente, não acho que seja tão difícil assim entender isto.

      • Junior

        Cláudio, você acha que Collor cometeu crime de responsabilidade?
        O STF disse que não, absolvendo-o.

        • Nilton

          O hoje Senador Collor de Mello renunciou no curso do processo. Não houve impedimento pelo Senado,

    • Lenita

      Cara, que comentário mais sem pé nem cabeça. A Dilma já deve ter passado os 50% de aceitação porque logo que o vampiro usurpou o poder ela já estava à 33%… Você só lê o PIG e aí acha que tem argumentos embasados ? E ainda tem a cara de pau de defender o sindicato de ladrões comandado por Cunha/Temer ? Oras, vai tomar uma coca-cola gelada.

  • Seba

    Ai pessoal, há uns tempos atrás teve aquela “vaquinha” pra pagar a multa dos nobres companheiros presos no mensalão.
    Agora tem a “vaquinha” pra ajudar a Dilma a viajar no jatinho:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1786848-dilma-estreia-vaquinha-para-pagar-viagens-com-doacao-de-r-10.shtml

    Afinal, viajar de avião “de carreira” é muito ruim! Em voo doméstico não tem primeira classe, ai tem que viajar com um pobre do lado num acento apertado!

    Abram os bolsos e contribuam.

    • Avelino

      Oi Seba
      Fique com dor de cotovelo, afinal fazer parte do @golpistas, tem desses lances.
      Quando @Cunha, @Aécio, @Temer, entre tantos outros @s, precisarem de vaquinha, fique a vontade.
      Eu já contribui, e com esse dinheiro total liberdade para o consumo necessário.
      E já foi arrecadado 55%, mais de R$270 mil, em apenas 23 horas.

  • Romanelli

    então ..claro que foi golpe
    .
    ..mas enquanto não se encontrar uma “saída honrada e palatável” para o enrosco que a ingovernabilidade de Dilma criou e representa, qq argumento que se levante por sua volta contra os GOLPISTAS empoleirados terá sido um simples exercício de preferências
    .
    tristes dias vivemos ..pior que solução até tínhamos, com o TSE por exemplo declarando todas, TODAS as coligações de 2014 ilegítimas por terem sido impregnadas dos MESMOS vícios ..mas agora parece que Inês é morta, pois tempo já não o temos

  • Roberto

    Eduardo, entendo todo o arrazoado jurídico, e concordo que não há crime, nem motivo para impeachment.
    Mas, como sabemos, nossos políticos votarão “pela minha mãe”, “pelos meus netinhos”, “pela honra da Ordem Quadrangular” etc.
    Somente a pressão popular, culminando numa greve geral nacional, poderá deter os golpistas.

  • Valdir-Ba

    Lembrete: TODO GOLPISTA É FASCISTA E TODO FASCISTA É CANALHA

    Prezado Eduardo:

    Você disse:

    1 “Um dos colunistas mais festejados da grande mídia e que nunca poderá ser acusado de ser “petista” acaba dereconhecer que o processo de impeachment contra Dilma é um “ardil” proveniente de uma “trama”. Para que se possa mensurar a condenação de Gaspari da farsa no Senado, ele compara a condução do processo de impeachment com julgamentos do Conselho de Segurança Nacional da ditadura militar.”

    O que nos diz a história:

    “Julia Drusila, ( 16/09/16 a 10/06/38 da era cristã ), irmã e amante de Calígula( 31 de agosto ano 12 da era cristã a 24 de janeiro de 41 )foi divinizada logo depois da morte.O senador Lívio Gemínio, “ curador “ da Via Ápia, por ingente quantia de dinheiro, atestou ter visto a mulher subir aos céus”.

    Muito dos nossos senadores aprenderam com Lívio Gemínio como fazer política( vendendo-se, traindo) e trazem como valores aqueles que aprenderam com Calígula com inclinação a ditadores. São os valores que alguns desses valorosos homens herdaram da civilizada Roma e implantaram na cultura política brasileira. E deu no que deu.

  • Vicente Chicoli

    Pessoal infelizmente se não tiver mobilização da classe trabalhadora e greve geral, não tenho dúvida nenhuma que existe um acordo entre o legislativo, judiciário,PF e a mídia golpista para consolidar o impeachment de Dilma. Ou nos mobilizamos, ou o golpe estará consumado.

    • Junior

      Não dá! Qual o motivo o povo teria para fazer greve contra Temer?
      Ele está distribuindo mais benesses que a própria Dilma.
      O governo Temer é esperto. Reajusta o funcionalismo, faz acordo da dívida com os estados, reajusta o Bolsa Família mais que a Dilma pretendia.
      Tudo isso para não melindrar os movimentos sociais, os sindicatos e os governadores (que têm muita influência no congresso) até a definitiva saída da Dilma.
      E a Dilma, como não raciocina direito, critica o Temer dizendo que ele está fazendo, adivinhem, … irresponsabilidade fiscal!!
      Ou seja, os funcionários públicos, políticos fisiológicos e o povão pobre do Bolsa Família pensa: Dilma não faria melhor, por que vamos brigar por sua volta?
      É, Temer tá sendo muito esperto.

      • Helena/S.André SP

        Pois é, mas depois que ele garantir o “peixe” (impeachment vingar) aí é que o povo vai cair na real ao receber o tão falado “pacote de maldades”, como perda de direitos trabalhistas, aumento da idade mínima para aposentadoria, que, segundo dizem, vai ser mais do que os 65 anos cogitado, extinção do SUS, privatização das estatais, inclusive da Petrobrás, privatização das Universidades Federais, etc. E, pergunto, esse aumento de 12,5% no Bolsa Família, quantos vão receber? Pelo que sei, não serão os 47 milhões que estavam recebendo normalmente o BF até o mês de Abril, pois muitos não estão recebendo mais desde o mês de maio. E engraçado está sendo ver os comentaristas Mirian Leitão, Sardenberg e a tal Eliane Cantanhêde reclamarem do “pacote de bondades” do Temer. Criticavam tanto Dilma dizendo que ela era uma perdulária, masssssssssss estão tendo que engolir a tal “bondade” de Temer.

        • Junior

          Eu acredito que realmente após a saída da Dilma, o governo Temer vai lançar o “saco de maldades” dele.
          Deve realmente propor um aumento na idade mínima para aposentados, mas não conseguirá os 70 anos que falam. Isso é só pra barganhar. Deve também tentar igualar a idade mínima de homens e mulheres. Por outro lado hoje o Brasil é um dos poucos que não tem idade mínima, e uns dos últimos onde mulher aposenta 5 anos antes que o homem, o que pode comprometer as aposentadorias do futuro, como na Grécia, que tem um partido de extrema esquerda no governo, mas os aposentados pagam 30% do que recebem para sanar o brutal déficit da sua previdência.
          Não acredito que Temer vá privatizar a Petrobrás. Ela é uma grande fonte de renda dos partidos, e ele sabe que uma medida dessa não passaria. Enquanto isso continuaremos pagando pelo mesmo preço da gasolina mesmo com o preço mundial do petróleo em queda brusca. E a Petrobrás continuará sendo roubada por políticos como sempre foi, desde antes dos governos PT.
          O SUS ele não deve acabar pois não faz sentido, é garantido pela constituição. Diga o que quiser o ministro da saúde.
          Já os direitos trabalhistas pode sim ser reduzidas, como já foram no governo Dilma. Mas isso não afetará todos os trabalhadores, pois apenas 50% deles têm carteira assinada. Quem sabe uma medida dessas não aumentaria a proporção de trabalhadores formais, enquanto reduziria distorções?
          Já o Bolsa Família é barato e deve ser reajustado pela inflação pelo menos todos os anos. Espero que Temer não faça como a Dilma que não reajustava o BF anualmente. Mas também que crie mecanismos de saída, pois um aumento dos beneficiados não é dado positivo como o PT fazia crer. O positivo é que cada vez mais, menos gente fique dependente do BF para viver.
          O negócio é esperar a já quase inexorável saída definitiva da Dilma, para ver como as coisas vão ser encaminhadas nesse país.
          Torcemos e oremos!!

  • Joseff

    MATÉRIA IMPERDÍVEL!!!

    Nota fúnebre: o PiG agoniza
    Sem falar que a Globo está à venda (Conversa Afiada)
    Publicado no Blog do Miro

    Se o amigo navegante ainda não assistiu à ultrajante desmoralização do Otavio Frias Filho em Londres, nem viu a explicação para a venda da Globo, acompanhe o velório do PiG, descrito com minúcias pelo Miro Borges, presidente vitalício do Instituto de Mídia Alternativa Barão de Itararé:

    Falência e cortes. Crise na mídia é grave

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/06/falencia-e-cortes-crise-na-midia-e-grave.html

  • Dilma Coelho

    “Vaquinha” para Dilma atuar contra o golpe atinge R$ 52 mil em menos de 4 horas
    Só temos uma “pequena” coisa: amor à democracia e ao voto popular.
    Não importa quanto. Faça o gesto, que vale mais que o dinheiro, que qualquer dinheiro.
    Ajude. Como disse antes, cada real é muito: é uma bofetada no golpe que não se envergonhou de pretender achar que uma mulher com uma vida de lutas ia se conformar a ficar quietinha, na gaiola de luxo do Palácio da Alvorada, esperando a História passar.
    O endereço do site é catarse.me/dilma.
    Apoio confirmado!
    Seu apoio para o projeto Jornada pela Democracia – Todos por Dilma foi confirmado com sucesso. Até o momento você e outras 1702 pessoas estão tornando esse projeto uma realidade.
    Esse e-mail serve como um recibo provisório da sua contribuição.
    Seguem todos os dados do pagamento:
    Nome do apoiador: Dilma Coelho
    Compartilhe esse projeto com seus amigos
    https://www.catarse.me/dilma

  • Virgilio

    Confesso Edu que não estou nem acreditando na isenção do Lewandowski que saudamos aqui em outras oportunidades por se diferenciar do então presidente Barbosa durante o episódio do mensalação. Hoje creio que STF, MP e Senado estão super articulados para dar ao golpe cara de legalidade. Lamentável. Revoltante!

  • Fábio Lima

    Sofre forte descrédito ? De quem ? Dos fanáticos seguidores da seita petista ? Mas até hoje esses idiotas acreditam que Zé Dirceu, Delúbio, Genoíno, Vaccari e André Vargas são inocentes !

    • Maria Libia

      FABIO LIMA. Entenda, em menos de 4 horas, a Dilma conseguiu 52mil para viajar pelo Brasil, lutando pela democracia. Entendeu ou quer que desenhe.

    • Sávio Valença

      Até hoje eu pergunto onde estão as provas contra Dirceu, Genoíno e Vaccari? Sem provas, é prisão política. Agora vcs é que são os verdadeiros idiotas, porque não acreditam em corrupção pesada no lado tucano. Os tucanos foram os que mais roubaram neste país, e só um foi condenado.

    • Lenita

      Você deve ter perdido alguns neurônios. É preciso acompanhar os fatos e a seletividade que se impôs no STF, PF e MP. Ainda não entendeu? Caso sério…

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • MARIETA

      quanta ironia: Janaina “cobra” 45 mil para destruir 54 milhões de votos. Deveria se envergonhar de trair, jogar o povo brasileiro nessa instabilidade golpista. Poderia ter cobrado 30 que foi o preço arrecadado por Judas ao vender o Cristo. Os 45 foi somente para homenagear o partido golpista do monstrinho temer( é com inicial minuscula mesmo, para combinar com o mau carater)?

  • João de Paiva

    Análise perfeita, Edu.

    É digno de nota que mesmo essa junta pericial, composta por anti-petistas militantes tenha chegado a conclusões contraditórias. Se até esses anti-petistas admitem que a acusação de cometimento de um dos crimes por parte da presidenta Dilma é improcedente, constata-se imperiosa a necessidade de que sejam contratados peritos independentes (de preferência internacionais) para avaliar os decretados assinados por Dilma e que foram usados como razões para o pedido de impedimento.

    Aos olhos do mundo, o golpe de Estado já é chamado pelo que realmente é: um golpe de Estado midiático-policial-judicial-parlamentar.

  • valéria PE

    Edu, por tudo o que já foi dito,não existem dúvidas sobre o golpe. O STF existe? Na verdade esse golpe já deveria ter sido anulado. Estamos vendo o desmonte do país e Lewandowski pensando em rito. São golpistas ,mas ainda tenho esperanças que os senhores senadores entendam que participando desse golpe sua imagem perante seus eleitores estará comprometida. Se esse processo chegar ao STF, seus ilustres ministros o que farão? O que querem Cunha , globo, Temer e sua quadrilha ? Ou vão decidir por ficar do lado decente da história?

  • Filisberto

    A entrevista de Dilma a Kennedy Alencar

    Todo mundo deveria ver. Em dois vídeos:

    http://www.tijolaco.com.br/blog/dilma-no-sbt-e-claro-que-temer-e-cunha-nao-falaram-sobre-futebol/

  • Eugênio José Alati

    Os petistas não defendem a Pátria, defendem um partido cheio de corruptos.

    Eugênio José Alati
    30/06/2016.

    NÃO CENSUREM, É NECESSÁRIO QUE OS PETISTAS SE CONSCIENTIZEM DO SÃO – CONIVENTES.

    • Jorge Juca

      O DSM IV estabelece os seguintes critérios para diagnóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):

      a) Presença de compulsões ou obsessões:

      Obsessões definidas conforme 1,2,3 e 4.

      1) Pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e recorrentes que são experimentados em algum momento durante o transtorno como intrusivos e impróprios e que causam acentuada ansiedade ou desconforto;
      2) Os pensamentos, impulsos ou imagens não simplesmente preocupações excessivas sobre problemas de vida reais;
      3) A pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-los com outros pensamentos ou ações;
      4) A pessoa reconhece, no entanto, que os pensamentos obsessivos impulsos ou imagens são produtos de sua mente e não como originados de fora.

      Compulsões definidas por: 1 e 2

      1) Comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, organizar, verificar), ou atos mentais (rezar, contar, repetir palavras em silêncio) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente.
      2) Os comportamentos ou atos mentais são destinados a prevenir ou reduzir o desconforto, prevenir algum evento ou situação temidos; entretanto não possuem uma conexão realística ou direta com o que pretendem neutralizar ou prevenir ou são claramente excessivos .
      b. Em algum momento durante o curso da doença a pessoa reconheceu que suas obsessões ou compulsões são excessivas e não razoáveis (isto não se aplica a crianças);
      c. As obsessões ou compulsões são excessivas, consomem muito tempo (mais de uma hora por dia), ou interferem significativamente nas rotinas normais da pessoa, no seu funcionamento ocupacional ( ou acadêmico) nas atividades sociais ou relacionamentos habituais;
      d. Se no eixo 1 houver um outro transtorno as obsessões ou compulsões não devem ser restritas a ele (Por exemplo preocupação com comida em Transtornos Alimentares; arrancar cabelos na Tricotilomania; preocupação com aparência no Transtorno do Corpo Dismórfico; preocupação com uma droga no Transtorno de Uso de Substâncias, ou em ter uma doença como na Hipocondria; com impulsos ou fantasias sexuais na presença de Parafilias ou ruminações de culpa na presença de Depressão Maior);
      e. O transtorno não pode ser devido ao efeito direto de uma substância (por exemplo uma droga de abuso, uma medicação) ou uma condição médica geral.

    • Avelino

      Oi Eugênio
      Tenho dó de você.
      Censurar você, faz bem para a democracia.
      Um fascista a menos.

    • Paulo rodrigues

      Cara, quanta m..da junta numa frase curta.

    • DENIS

      Ta loco, Alati. Espera o Rivotril passar e baba secar, depois vc escreve….

  • Angela

    Bom dia Edu
    Eu estou com alguns comentaristas, tem que haver uma mobilização gigantesca para frear esse golpe.
    Deixar só com a justiça acho meio temerário, sem querer fazer trocadilho.
    Minha gratidão pela sua aguerrida defesa da democracia!
    Angela

  • MARIETA

    quanta ironia: Janaina “cobra” 45 mil para destruir 54 milhões de votos. Deveria se envergonhar de trair, jogar o povo brasileiro nessa instabilidade golpista. Poderia ter cobrado 30 que foi o preço arrecadado por Judas ao vender o Cristo. Os 45 foi somente para homenagear o partido golpista do monstrinho temer( é com inicial minuscula mesmo, para combinar com o mau carater)?

  • Hermes Sanchez

    Um dos peritos que elaboraram o laudo do impeachment deu hoje entrevista à FSP e esclareceu que o objetivo do trabalho é verificar materialidade dos delitos, e não autoria. Concluiram que as pedaladas e as emendas orçamentárias inconstitucionais de fato existiram. E que o foro que julgará envolvimento da Dilma nos crimes será o Senado (o que é lógico, pois não fosse assim para que julgamento, bastaria a perícia).

    Em suma, ao contrário do que se alega reiteradamente nesse espaço, houve sim crimes, agora cabalmente constatados e, caso se julgue a mandatária como responsável por eles (é óbvio que é), o impeachment será lavrado, em conformidade total com os ditames constitucionais, e quem continuar a falar em golpe a partir de então demonstrará total insensatez.

  • Dilma Coelho

    A melhor coisa a fazer e esquecer esta pericia, deixa este assunto morrer

    • Dilma Coelho

      Olá Eduardo.
      Primeiramente: FORA TEMER GOLPISTA, ficha suja, traidor, aproveitador e quadrilha de ratos…
      — Deixarei de comentar neste espaço, devido a um ou uma pessoa idiotizada que resolveu colar em mim e fazer comentários em meu nome. Não imaginei que fosse tão importante assim para alguém, infelizmente tipo psicopata, se dar a esse trabalho. Tenho coisas bem interessantes para fazer e não perderei meu tempo.
      Essa situação política do momento tem um percentual de benefícios, muitas verdades estão vindo a tona, descobrimos um número grande de canalhas, muitas pessoas passaram a se interessar e reconhecer a importância de estender um pouco mais do assunto, descobrir como há pessoas desequilibradas e de mau caráter. Também é importante o número de bons elementos que participam dos debates.

      *** De hoje em diante a DILMA COELHO que aparecer aqui, não é a original, é um(a) idiota sem personalidade.

      * CUNHA JÁ ERA, TEMER AGONIZA, DILMA RENASCE.

      • Lenita

        Como pode isso ? Pede para o Edu controlar porque ele tem seu email original e deve então barrar o fake. Boa sorte Dilma. Abraços.

  • alex

    Trocando em miúdos, o que a direita quer é barrar a Lava Jato….um dos decretos suplementares era para Policia Federal levar avante as investigações da Petrobras.

    Precisa desenhar?????

    Bom os golpistas advogam a autorização previa do SENADO no lançamento dos decretos……. Sabem como votariam os envolvidos nas investigações?

    ÓVBIO que negariam esses recursos visto que ninguém vai aprovar um decreto que na sequência possa pô-los na cadeia.

    Daí a revolta dos golpistas contra a DILMA primeira presidente suficientemente “macho” para encarar a quadrilha do Senado e do STF.

  • Urbano

    E aí Edu…já doou seus “dez real” pra Dilma viajar? Não sabia que também tinham bloqueado o pagamento dela…daqui a pouco periga ela morrer de fome!

  • Eugênio José Alati

    PETISTAS ATENÇÃO: VOCÊS VÃO SER BANIDOS DA NAÇÃO!

  • Marco Antonio de Oliveira

    FORA DE PAUTA:
    Camarada Eduardo Guimarães.

    ATAQUES A SEDE NACIONAL DO PT EM SÃO PAULO.

    Com efeito da ação midática semana passada patrocinada pelo “senhor” juíz sergio moro (minúsculo mesmo Sr. corretor) pela PF e MPF, com soldados armados para guerra na Sede do PT, dentre outros espetáculos circences patrocinados pelos menos, não deu outra a Sede do PT foi atacada duas vezes em menos de 24 horas pela mesma pessoa.

    O pior disto tudo é que o sujeito foi detido pela “PM de São Paulo” e liberado mesmo ameaçando voltar a atacar a sede do partido, promessa essa cumprida no período da tarde, e nada de indgnação a ameaça à democracia, pelos colunistas de plantão.

    Resumindo:
    Ainda, enquanto o “sr. juíz sérgio moro” não ver um “corpo estendido no chão” ele e seus comparsas da PF e MPF em conlúio com esta imprensa odiosa, não vão parar.

    E por falar nisso, esses mesmos “sujeitos” citados a acima, nunca ouviram falar em PSDB, só os outros “P’s”, em especial PT?

  • Vicente Chicoli

    Nas eleições de Getulio Vargas, qual foi o lema da antiga UDN:
    Getulio não vai ganhar, e se ganhar não vai levar.
    A história de repete, a UDN travestida de PSDB,DEM,PMDB com a ajuda da Midia Golpista da PF do Judiciário inclusive o STF. Uma vergonha nacional, golpe, golpe, golpe.

  • Carlos Henrique

    Sabe quantas vezes ele vai aceitar!!!!!!!!!!!!!????????? NENHUMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!! E a razão é simples, qualquer um a conhece, é só olhar a realidade para além dos requerimentos : O STF E TODO O JUDICIÁRIO ESTÃO NO GOLPE!!! Se não, não teriam permitido a esculhambação jurídica que foi, e continua a ser, a Golpe a Jato, com seus absurdos jurídicos, como as prisões preventivas ad eternum, as” delações” que viram sentenças condenatórias e a jurisdição de Moro em todo o território nacional. Absurdos que começaram com a farsa do “mensalão”, com suas condenações sem provas por crimes sequer tipificados, e continuam agora. Você acha mesmo que eles fizeram tudo isso, desde as “manifestações” de junho de 2013(organizadas pela CIA), passando pelo treinamento de Moro e da PF nos EUA, para perder agora, por causa de “perícia” ou de uma suposta “consulta popular”, via plebiscito(lembrando que a direita odeia povo e voto), cedendo, através de seus empregados no Senado, a essa babaquice que você e parte da esquerda propõem!!!!!!!!!???????QUALQUER ESTUDANTE DE CONCURSO SABE QUE CRÉDITO SUPLEMENTAR É UMA QUESTÃO FINANCEIRA, NÃO TEM NADA A VER COM ORÇAMENTO(GESTÃO FISCAL), EXATAMENTE PORQUE SUA NATUREZA REFERE-SE ÀS SOBRAS DE RECURSOS DO ORÇAMENTO ANTERIOR, SEJA POR EXCESSO DE ARRECADAÇÃO OU ECONOMIA DE GASTOS. Qualquer adolescente concurseiro sabe isso de cor, portanto está-se sequer discutindo Isso, UMA OBVIEDADE, com esses três canalhas que fizeram a tal “perícia”(que deveria chamar-se patética), mostra que Dilma já está condenada e só se livraria se este país sofresse uma GUERRA CIVIL(cada vez mais entendo o porquê da luta armada contra a ditadura), mas nossa população covarde e alienada não fará nada, continuará perdendo tempo como bobagens, sem entender que estão comendo-a num golpe de estado que destruirá nosso futuro. . De qualquer jeito, a História precisa ser escrita para o futuro, talvez um dia este país seja liberto, e por isso seu texto deve ser enviado ao mundo, às organizações internacionais progressistas, para que todos saibam como o golpe se concretizou..

  • ellen

    Caro Edu,

    mas escancarado esse golpe é impossível!
    Seus protagonistas são descarados, debochados!
    Nem disfarçam mais!
    A razão, a meu ver, é uma só: Cunha tem nas mangas e nos coletes alguns ministros do STF. Diante disso, infelizmente, o golpe irá prosperar.
    A narrativa do golpe é complexa demais para a maioria da população, que vem se calando com o tempo.

  • Julio Bessat

    Na Folha desta quinta, há uma entrevista de Diego Prandino Alves, um dos peritos. Ele afirmou:

    “Tem que ficar claro que a perícia não isenta ninguém de responsabilidade. A perícia não encontrou indício ou evidência de que Dilma tenha participado ou contribuído para os atrasos, mas não tem como averiguar se houve algum tipo de omissão. A perícia não apura responsabilidade nem isenta”.

    Acho que não precisa desenhar.

    Em tempo; suspeitam de onde veio este texto ?

  • Trazibulo Meireles de Souza

    Vamos ver se Lewandowski vai resgatar a imagem da justiça e do STF tão arranhada ao ter a oportunidade de presidir o processo do golpe no Senado, jogando na lata do lixo história essa farsa arquitetada por um bandido, Eduardo Cunha, endossada pelos santinhos Anastasia e Renan Calheiros, este dispensa comentários (Machado diz tudo nos seus vídeos).

  • renato andretti

    GOLPE
    POLITICO MIDIATICO JUDICIARIO
    POLITICO – eles estão acabando com a ideia de Politica.
    MIDIATICO- alguem esta comandado o pais atraves deles
    JUDICIARIO- rasgarão todo e qualquer sentido de leis..
    já que o cidadão comum não entende leis.
    e o jovem que entra na advogacia, é manipulado pelos
    chefes antigos…todos com objetivos claros..há muito tramando.

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: ATENÇãO: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Filisberto

    Moro e Estadão inocentam Lula
    E a Lava Jato vaza mais uma vez…

    Publicado 30/06/2016 no Conversa Afiada

    O Conversa Afiada reproduz artigo do GGN:
    Lava Jato vaza delação que inocenta Lula

    Mais um vazamento seletivo da Lava Jato, com o objetivo de acertar a imagem do ex-presidente Lula (PT), entra para as estatísticas. Mas, dessa vez, a leitura é curiosa. Só quem chegou ao final da matéria publicada pelo Estadão na quarta (29) pode compreender que trechos de duas delações premiadas mais parecem servir de peça de defesa para Lula nas denúncias de tráfico de influência internacional e recebimento de propina via empresa de palestras, a LILS.

    Consta nos documentos divulgados pelo Estadão os “detalhes” da participação de Lula em negócio da Andrade Gutierrez na Venezuela.

    A edição do jornal, num primeiro momento, leva à interpretação de que Lula ajudou a burlar uma “concorrência internacional” em favor da empresa brasileira, mas as delações explicam o que aconteceu.

    Em meados de 2008, a Andrade Gutierrez disputava na Venezuela uma obra com uma empresa de origem italiana, a Danielle. Percebendo que não chegaria a ser escolhida pelo então presidente Hugo Chávez, dirigentes da Andrade buscaram o contato de Lula, que disse que só ajudaria se nenhuma outra empresa nacional estivesse disputando o mesmo projeto.

    Pela delação de Machado Filho, é possível compreender que na Venezuela não há lei de licitação como no Brasil. As empresas lá são contratadas por “indicação”. A italiana tinha o apoio do governo daquele país. Por isso, a Andrade Gutierrez decidiu recorrer ao presidente brasileiro.

    Tanto Mesquita quanto Azevedo afirmam que Lula não pediu nem recebeu nada em troca de apresentar a Andrade Gutierrez para Hugo Chávez numa reunião em Recife. Após o lobby de Lula, a Andrade Gutierrez ganhou o projeto, que foi executado com financiamento do BNDES.

    À força-tarefa da Lava Jato, Azevedo ainda negou que a Andrade Gutierrez tenha pago propina à Lula via contratação fictícia de palestras, pela empresa LILS. O executivo afirmou que as cinco palestras foram comprovadamente executadas por Lula.

    ONDE ESTÁ A DENÚNCIA?

    O destaque do Estadão foi para a denúncia de que pela obra conquistada na Venezuela, com financiamento do BNDES, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, procurou o executivo Flávio Machado para cobrar propina de 1% sobre o contrato fechado.

    Segundo Otávio Azevedo – que disse ter ouvido a história de Machado – a Andrade Gutierrez pagou a propina supostamente exigida por Vaccari via doação oficial, contabilizada e registrada na Justiça Eleitoral.

  • Pedro Accioli

    Bom dia Edu!

    Apesar de todo esforço de barrar o golpe, eu sou pessimista, ele vai passar infelizmente!

    Um abraço!

  • Lenita

    Alati, vc deve ser um robô geração arcaica. Pede para seus donos trocarem o disco interno que disparou a falar coisas sem sentido. Tem certeza que vc não é de Marte ? Nem da pra saber do que vc fala. Cara, robô detonado e drogado não combina com blog progressista. Boa sorte com teus companheiros aloprados dos Antas… algo assim..

  • ENEM

    Bom dia, leiam texto de André no GGN sobre o desmonte da Economia Produtiva no Plano Real.
    Os agiotas tomaram conta do Brasil enquanto ficamos analisando a briga menor, a da política.

    Fora Temer, e Dilma mude essa turma logo.

  • Seba

    Saiu a pesquisa CNI da popularidade do Temer, com comparativo com Dilma:

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/07/01/governo-temer-pesquisa-ibope.htm

  • Pedro Velho

    A mulher do Cunha disse que vai fazer felação premiada.
    Claro, ela confundiu felação com delação.