Cartilha de Temer explicando golpe aos EUA é derrota golpista

Análise

temer-brics

 

A embaixada do Brasil em Washington vai lançar nas próximas semanas uma cartilha sobre a transição política e econômica do Brasil. Segundo apurou a Folha de São Paulo, serão distribuídos 3.000 exemplares a políticos, empresários, think tanks, congressistas e jornalistas”.

O ministério pilotado por José Serra afirma que a iniciativa será para “explicar a formadores de opinião americanos o que o Brasil está fazendo para sair da crise econômica, e como se deu o impeachment da presidente Dilma Rousseff”.

O que o Brasil está (ou não) fazendo para sair da crise econômica é uma coisa, mas explicar “como se deu o impeachment” é coisa muito diferente, pois ações para alegadamente o governo Temer tirar o Brasil da crise são atos concretos que podem ser apenas relatados, mas o impeachment envolve questões puramente políticas, idiossincráticas.

Com efeito, qualquer diplomata que vier a ler a cartilha dos inimigos do governo derrubado certamente conhecerá apenas um lado da moeda. O que se prevê é que dinheiro público será usado em benefício político de tucanos e peemedebistas.

O Itamaraty diz que um dos objetivos da cartilha é “deixar os investidores estrangeiros mais tranquilos e aumentar seu interesse no programa brasileiro de concessões de infraestrutura”. Segundo Temer, o Brasil, agora, teria “estabilidade política”, qualidade atrativa ao investimento.

Como Temer pode falar em “estabilidade política” se, em breve, o Tribunal Superior Eleitoral poderá tirá-lo da Presidência? E as investigações contra ele na Lava Jato? Um presidente ameaçado de sofrer processo penal tem “estabilidade política”?

Além dos problemas do governo de plantão, ele tem que se preocupar em não ser derrubado em um país que já relativiza ao extremo o voto popular ao cassar o segundo presidente em pouco mais de vinte anos – nos EUA, em toda história, só Nixon renunciou para não ser cassado, nos anos 1970.

E Temer não terá do que reclamar se for golpeado, pois será consequência do próprio golpismo.

Ainda sobre a cartilha ilegal que o governo quer distribuir nos EUA, ao listar áreas onde o governo oferecerá concessões Temer vai dizer que o Brasil está disposto a ajustar o marco regulatório como quiserem os estrangeiros.

É a direita descalçando os sapatos para os gringos, bem próprio de um Itamaraty tucano, como o dos tempos de Celso Lafer.

Haverá também versão digital da cartilha. O custo, segundo o embaixador brasileiro, Sergio Amaral, não vai passar de US$ 5.000.

O problema não é o custo. O problema é o uso do Itamaraty para fazer política partidária e para defender um processo ilegal ao custo de mentiras.

“É importante reforçarmos a comunicação no exterior, as pessoas estão interessadas sobre o que vai acontecer no Brasil”, diz o embaixador Sergio Amaral, de um governo que em larga medida reedita o governo FHC, ao menos em nomes e ideologia.

Segundo a Folha, estarão listadas na cartilha tabelas com indicadores do país apresentadas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em suas palestras a investidores. Foram tomadas ainda outras medidas para reforçar a credibilidade do Brasil.

O que quer dizer isso? Ninguém sabe, mas esse é outro item que, à semelhança da “explicação do impeachment”, vai ter que ser analisada com lupa.

O jornalão antipetista diz também que “fontes do governo e do Congresso americano disseram à Folha que o impeachment não é mais uma preocupação, embora alguns setores do mundo acadêmico mantenham suas críticas ao processo. Mas a economia e as investigações de corrupção despertam muita inquietação”.

Uau! Então são só “alguns setores do mundo acadêmico” que mantêm “críticas ao processo”. A tradução disso é a de que os setores mais informados e preparados da maior potência mundial não têm dúvidas de que houve um golpe no Brasil.

Aliás, a necessidade de essa cartilha ser confeccionada é também reconhecimento tácito de que a comunidade internacional tem outra visão sobre o que ocorreu no país.

Um governo sempre teve e sempre terá todas as condições de dar grande publicidade aos seus pontos de vista, à sua versão dos fatos. Após seis meses ocupando ilegalmente um cargo que é de Dilma Rousseff até 1º de janeiro de 2019, Temer perdeu a guerra da comunicação no exterior.

Ganhou no Brasil, mas perdeu no exterior.

Na versão edulcorada da Folha, “a aprovação do teto de gastos foi recebida de forma positiva, mas integrantes do setor privado e governo se mantêm em compasso de espera, querem que o governo brasileiro consiga aprovar outras reformas que ajudem a pôr a dívida do país em trajetória sustentável”.

Toda essa conversa mole neoliberal procura restringir a situação do Brasil à sua capacidade de espancar seu povo com este conformado e votando nos espancadores. Até os postes de Wall Street sabem que não é assim que a banda toca.

A instabilidade política continua e os planos de tirar direitos dos brasileiros e piorar serviços públicos preocupam, sim, os países centrais porque sabem que após um novo arrocho da direita a população se voltará para a esquerda de uma forma ou de outra.

Como, no caso, o bem é feito em pequenas doses e o mal vai ser feito de uma só vez, não deve demorar muito para a população brasileira se dar conta de que foi vítima de um engodo – foi jogada contra o governo que lhe melhorava a vida para dar lugar a quem tira de pobre pra dar pra rico.

Enquanto isso, como por enquanto vai ser difícil furar o bloqueio da mídia no Brasil, há que continuar denunciando ao mundo o golpe e os atos consecutivos de arbítrio contra opositores do regime, como a perseguição a Lula. Só o que impedirá mais endurecimento do regime será denunciação internacional.

Nesse contexto, a correria de Temer pelo mundo para explicar o golpe, o alvoroço da direita com o acolhimento pela ONU da denúncia de Lula contra a Lava Jato, tudo isso constitui a única forma, no momento, de enfrentar ditadura que cassou o voto de 54 milhões e agora persegue opositores do regime.

39 comments

  • Como a Falha pode dizer que a PEC DO FIM DO MUNDO foi bem recebida pela população se a última enquete sobre essa iniciativa criminosa do desgoverno golpista demonstrou que 64% dos entrevistados é contra ela? E são só 64% porquê a maioria do povo nem faz ideia de que esta PEC é contra ele, ou seja, é contra a nação brasileira e a favor dos interesses dos golpistas do exterior que querem fazer a rapinagem total do patrimônio nacional a toque de caixa.

  • Prezado Eduardo:

    “Uau! Então são só “alguns setores do mundo acadêmico” que mantêm “críticas ao processo”. A tradução disso é a de que os setores mais informados e preparados da maior potência mundial não têm dúvidas de que houve um golpe no Brasil.”

    A turma da maior potência mundial já tentou dar um golpe de Estados lá nas terras do Tio SAM. Vamos ler o que diz Moniz Bandeira no seu livro A DESORDEM MUNDIAL, Ed.Civilização Brasileira

    “Durante a grande depressão, que se seguiu ao colapso da bolsa de Wall Stree, em outubro de 1929, a Black Friday, alguns grupos financeiros e industriais – cerca de 24 das mais ricas e poderosas famílias dos Estados Unidos, entre as quais Morgan Roberto Sterling Clark, Dupont,Rockefeller……( o autor cita mais algumas) conspiraram. Planejaram financiar e armar veteranos do Exército, sob o manto da American Legion, com a missão de marcharem sobre a Casa Branca, prender o presidente Franklin D. Roosevelt ( 1933-1945 ) e acabar com as políticas do New Deal- (O New Deal, que o presidente Roosevelt promoveu a fim de recuperar os Estados Unidos da Grande Depressão, causada pelo crash de 1929 , foi consubstanciado por uma política de reformas econômicas e sociais, com o fito de diminuir o desemprego e a pobreza e acabar com eles. Algumas das principais medidas foram o Social Security Act, o U.S. Housing Authority, o Farm Security Administraticon e o Fair Labor Standards Act, que fixou o máximo de horas de trabalho e o salário mínimo para a maior parte das categorias dos trabalhadores) – O objetivo consistia na implantação de uma ditadura fascista, inspirada no modelo da Itália e no que Hitler começava a construir na Alemanha”

    Lula e o PT fizeram algo parecidíssimo aqui no Brasil. O povo foi beneficiado mas a corja de fascistas torpedeou o projeto de nosso desenvolvimento e estão aniquilando a indústria nacional, perseguindo trabalhadores, movimentos sociais e estudantes.
    Além do mais a nova luta é por mercado, matérias prima, mão de obra barata. Se no passado o jargão era combater o comunismo, a nova cantilena é combater a corrupção, mas a turma que tem dinheiro lá fora, enviado de maneira ilícita está trazendo alguma coisa do que nos foi tirado, de modo límpido e cristalino protegido pela lei e sob os aplausos da grande mídia e de coxinhas.
    Vejamos o que está em jogo. Abra o link abaixo e leia.

    .https://br.sputniknews.com/infograficos/201611076741991-brics-detalhes/

  • E a foto do golpista junto com os BRICS (cada vez mais sem o B), hein? Faz lembrar aquela música do Billy Blanco: Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho…

  • Caro Edu,
    não está muito fácil para os golpistas manterem a farsa. Nem com a ajuda da mídia cúmplice.
    Não sabem se governam ou se dão explicações.
    Aliás, não governam: são governados.
    Também não dão explicações e pensam que lá foram é como aqui: cria-se o fato e, depois, se busca justificá-lo.
    Grande abraço.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ………………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Resumo, hoje vivemos um estado golpista, onde o ditador Temer faz como todo ditador faz, tenta passar uma falsa imagem de constitucionalismo.
    Temer é e será eternamente um velho golpista, ditador e que junto com o congresso e STF deram um golpe de estado na Republica Federativa do Brasil.
    Dilma Rousseff é a presidenta constitucional do Brasil até dezembro de 2018

  • Pra os que acreditam de alguma ingerência (sic) russa na eleiçao americana, hoje o site russo Sputniknews dá a um artigo título assim: ‘o que preferir, um inimigo previsivel ou um amigo imprevisivel?”. É realmente isso.
    Equivale a dizer que uma eleição majoritaria brasileira ser influenciada por ingerência argentina.

  • Bom dia Edu!

    Está dificil dos golpistas dizerem que o golpe foi legítmo! Acho que vem outro golpe em sequencia já no ano que vem, só não o fazem agora para não ter eleições diretas!

    Um abraço!!!

  • Edu,
    isto significa uma coisa: não vieram os investimentos externos que os golpistas tanto falavam que iam tirar o país do buraco após o impeachment.
    Quem vai investir em um país que perde boa parte dos consumidores?
    Apenas o capital especulativo e aqueles que vão comprar o patrimônio público a preço de banana, mas com o risco de ter suas compras anuladas mais adiante, pois as vendas estão sendo feitas a toque de caixa por um governo contestado em sua legitimidade, confuso, corrupto, repressor beirando a ditador, que atropela as regras porque é respaldado por um judiciário, mídia e congresso tão canalhas quanto.
    Cadê as maravilhas anunciadas com o fim do processo de impeachment?
    A inflação insiste apesar da queda vertiginosa da demanda, o desemprego está em alta, a recessão virou depressão, a arrecadação caiu tanto que mal dá para pagar salários dos servidores. Até a mídia amiga (da grana preta) já admite que a crise está sem perspectiva de passar. E isto porque mal começou a retirada dos gastos sociais, dos direitos, dos créditos, dos investimentos e da venda do restante do patrimônio público.
    Essa receita neoliberal que a direita usurpadora do poder está promovendo de bater nos trabalhadores para garantir os 1% de bilionários, o sistema financeiro internacional e os grandes conglomerados econômicos não deu certo em nenhum país que a adotou para sair da crise.

  • Nenhum país do mundo protestou contra o processo de impeachment do Brasil atribuindo “golpe”, exceto uma minoria de apenas 6 países pequenos sem grande expressão econômica e geopolítica, sendo 5 de governos tradicionais de extrema esquerda: Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Equador, Cuba e Costa Rica…

    E cá entre nós, Cuba, o país “líder” do protesto reclamar de alguém por “golpe contra a democracia” é uma piada pronta que faz qualquer um rolar de rir…

    • Deixa de ser mau caráter. A imprensa internacional, contando até mesmo com jornais conservadores, chamou o golpe de golpe. França e Portugal já tiveram declarações de seus congressistas dizendo que o golpe foi golpe. Há casos em que os governantes não quiseram ficar perto de Temer, e nem marcar reuniões com o golpista, como no G20, onde o traíra ficou afastado, como nesta imagem simbólica dos BRICS, como uma palestra de direito de Gilmar Mendes et caterva em Portugal que o primeiro ministro não foi, enfim.

      • Imprensa internacional? Cadê? Me mostre. Não vi nenhuma declaração de nenhum governo de nenhum país “significativo” falar em “golpe em nenhum jornal também “significativo”.
        Aonde está. Me mostre os links. Mas por favor da imprensa de verdade. Não Vale mostrar links de tabloides de esquerda…

  • Já era Eddie.

    Golpe ou não, está consumado.

    Agora pare de chorar e trate de acumular bens e capital na sua firma de comércio exterior. Apenas para você e sua família.

    Quanto ao “governo” do “País”- resta torcer pelo quase impossível: que preste.

  • Tu tá é morrendo de inveja porque em poucos meses o Temer já começou a recolocar o Brasil nos trilhos. Enquanto isso, Lula se desmoraliza cada vez e a Dilma…Quem é mesmo Dilma?

  • Meu caro Edu. Você se candidatou a vereador (meu voto em vc. foi virtual porque sou eleitor em Minas Gerais) e infelizmente não foi eleito. Pena. Mas eu tenho certeza de uma coisa: se vc. se candidatar a santo, vai ser eleito rapidinho. Haja paciência para aguentar ler e responder a tanto mala fascista, neofascista, nazista, tresloucado e psicopata que vem dar com os costados neste Blog.

  • Ora, Edu, o cara vem aqui e diz que você tá com inveja do Temer porque ele está botando o Brasil nos trilhos… Não dá nem pra rir dessa afirmação. Só for o trilho da Supervia no Rio, onde se fez um trem passar sobre o corpo de um ser humano (atropelado e provavelmente já morto, ainda não se afirmou isso, mas é quase certo) que jazia sobre os trilhos, para não causar atrasos no fluxo dos trens!!!!

  • Precisamos parar de falar em “ameaça ao Estado Democrático de Direito” ou “vivemos um regime de exceção”. O que os golpistas e seus principais protagonistas estão fazendo é uma transição gradual para uma ditadura fascista, como Hitler fez, conforme explica didaticamente Rui da Costa Pimenta, do PCO:

    https://youtu.be/8eWs7h0f4fY

  • Os fascistas estão fazendo sua parte para legalizar o golpe.
    Como no mundo todo a extrema direita está em franca acensão, poderão até acreditar nessa fraude chamada Temer.
    Acontece que nossa esquerda já fez o estrago lá fora, muito antes dessa reação do delatado Chanceler.
    Temer e sua trupe, acham que os Americanos tem a mesma ignorância política que esse pseudo-presidente.
    Ora ora, os americanos deixaram suas digitais em todas as fases do golpe aqui estabelecido.
    Então, se torna pura retórica querer falar mais sobre isso com eles.
    Creio até, que os americanos sabem mais sobre o golpe do que o próprio Cerra, que aliás, é de uma ignorância ímpar.
    O que precisamos na verdade, é um ressurgimento urgente da esquerda, muito bem organizada, e poderosa.
    Que deixem de lago o egocentrismo e ponham em prática o idealismo.
    Seja Lula, Citro ou quem tiver mais poder para agregar.
    Ou reagimos rapidamente, ou seremos exterminados pelo capital fascista.

  • Os entreguistas estão levando o relatório do golpe,aos dono do golpe,os americanos,já venderam o País uma vez.com o fhc,agora é esta quadrilha temer,judiciário,mídia e políticos canalhas,que pouco se importam com o Patriotismo,além dos bostas covardes dos militares,que a tudo assistem e nada fazem.

  • Na camiseta do Collor, amigo do peito do Lula, que também está para viajar para Curitiba estava escrito: ” O tempo é senhor da razão”. Tudo que vocês previram sobre o que aconteceria no caso de impeachment da Dilma não aconteceu. O caos, o país parado, os “trabalhadores nas ruas, greve etc não aconteceu. Agora vocês voltam a falar que o Temer vai destruir o Brasil, acabar com os movimentos sociais etc como se tudo isto e muito mais já não estava acontecendo quando da saída da Dilma. Vamos ver se agora vocês vão acertar. Torcer, e muito, para isto, há, vocês estão!

    • Não esqueça que “vocês” ficaram 13 anos longe do poder e em cada uma das quatro eleições que perderam previram que iriam ganhar e que o PT tinha acabado. Só pra lembrar, ok?

Deixe uma resposta