A ditadura quer me pegar, mas não vai ser fácil

Crônica

Para o bem ou para o mal, o fato é que muita gente me procura para fazer denúncias. Para o bem porque denunciar o que está errado me faz sentir útil à sociedade; para o mal porque fazer denúncias é a melhor forma de arrumar inimigos.

Tenho uma teoria sobre por que pessoas que não conheço me procuram pedindo divulgação de denúncias. A ela.

Desde que criei o Blog da Cidadania, em 2005, movi ações no Ministério Público, no STF, na Polícia Federal, na Procuradoria Geral Eleitoral, no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público.  Os alvos dessas ações foram todos os impérios de Mídia, Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, institutos de pesquisa, Sergio Moro, o governo Alckmin…

Enfim, acho que as pessoas que me procuram com informações importantes para fazer denúncias acreditam que farei o que outros não se atreveriam. Não sei se é isso, mas me parece uma boa teoria para explicar por que recebo certas informações…

Recentemente, por exemplo, divulguei uma denúncia sobre novos ataques a Lula e a Dilma que o denunciante procurou outros para divulgar, mas só eu levei em frente. Levei porque a fonte era – e continua sendo – confiável.

Eu incomodo, eu sei que incomodo, mas não é por interesse particular. Ninguém nunca vai achar UM MÍSERO CENTAVO OU UMA MÍSERA VANTAGEM PESSOAL que eu tenha obtido pela minha militância política.

Vai ter gente muito surpresa com isso. Gente que vai ficar perplexa, sem entender por que alguém se expõe como me exponho a troco de “nada”. É que não é “a troco de nada”, é em troca do Estado de Direito, da democracia, da verdade e da justiça.

Sim, acredito mesmo nessas coisas. Vejam só vocês… Coisa antiga, não?

Não tenho medo de perseguições, de investigações, das famigeradas “convicções” de fanáticos religiosos convertidos em autoridades porque tenho uma VIDA LIMPA e porque NUNCA OBTIVE VANTAGENS DE MINHA MILITÂNCIA POLÍTICA.

Na verdade, minha militância política tem me prejudicado financeiramente. Perdi negócios por pensar o que penso, por dizer o que digo – como todos sabem, sou representante comercial.

Claro que a gente fica se perguntando se dá pra ir em frente perdendo dinheiro, sofrendo ameaças etc. Em situação normal, o melhor seria parar com tudo isso e ir cuidar da minha vida. Porém, não comecei este Blog hoje. São 12 anos lutando pela democracia brasileira. Tomando posições, enfrentando toda sorte de inimigos, à direita e à esquerda.

Mas não tenho medo. Sabem por que? Consciência tranquila. Não devo nada. Podem me investigar até que lhes caiam olhos e dedos que nunca, jamais encontrarão um mísero motivo para fazer o que faço que não seja o interesse público.