Após 2 anos preso, Vaccari pode ser solto nos próximos dias

Últimas notícias

BRASÍLIA – Preso no Paraná desde abril de 2015, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto nunca esteve tão perto de conseguir sua liberdade. Depois de duas absolvições no TRF-4 (Tribunal Federal da 4ª Região), que reviu as condenações do juiz Sergio Moro, o petista aguarda o julgamento do caso com o único pedido de prisão que o mantém atrás das grades, marcado para 7 de novembro.

Nesta data, a corte vai julgar a apelação do petista na investigação que o condenou a 10 anos em regime fechado por corrupção no esquema de desvios da Petrobras que abasteceu campanhas eleitorais do PT. Se conseguir a vitória, a determinação da prisão é suspensa e Vaccari poderá responder as ações em liberdade.

Em junho, o petista conseguiu reverter no TRF-4 sua condenação de 15 anos e três meses por lavagem de dinheiro determinada pelo juiz de Curitiba e com ela o outro pedido de prisão que mantinha Vaccari na cadeia. Por dois votos a um, prevaleceu o entendimento do revisor da apelação, Leandro Paulsen, que contrariou o relator João Pedro Gebran Neto e entendeu que a sentença se baseou apenas nas declarações de delações premiadas.

Em setembro, Vaccari teve nova absolvição, desta vez na ação em que era acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter atuado no repasse de propinas derivadas de contratos da Petrobras. Ele havia sido condenado a nove anos de reclusão, mas não existia determinação de prisão expedida por Moro. Neste caso, o motivo alegado pelos desembargadores foi o mesmo do anterior, entenderam que não havia provas de corroboração das delações e que elas não contemplavam o episódio narrado na denúncia.

“Qualquer uma das prisões cautelares eram desnecessárias. Uma já foi derrubada e se conseguirmos fazer com que a segunda caia Vaccari responderá em liberdade, como é a regra do nosso sistema”, disse o advogado do petista Luis Flávio Borges D’Urso.

Vaccari tem 11 processos na Lava Jato e condenações somando quase cinquenta anos de prisão. Com a revisão de dois processos pelo TRF-4, a soma das penas foi reduzida em 24 anos. Também há ações envolvendo o petista que ainda esperam julgamento na primeira instância.

ROTINA

Na segunda-feira (30) Vaccari, que completará 59 anos, passará o terceiro aniversário na cadeia. Para atenuar a pena em caso de confirmação das sentenças proferidas por Moro, o ex-tesoureiro tem trabalhado em atividades como a limpeza de áreas comuns do CMP (Complexo-Médico Penal), presídio na região metropolitana de Curitiba, onde está detido.

Também fez as provas do Enem, além de leituras e redação de resenhas de clássicos. Para cada livro, ele consegue a remição de quatro dias de pena, porém há um número máximo de leituras que podem ser realizadas por mês. Vaccari também recebe quase que diariamente visitas de emissários do PT e de sua defesa.

  • Joao Arruda

    A verdade dos fatos

    Virene Roxo Matesco, doutora em economia, conversou com o Antagonista sobre a possibilidade de a esquerda, com Lula ou não, voltar ao poder no Brasil.

    Primeiro, ela é diz sem rodeios: “Esse Lula raivoso que estamos vendo por aí faria a nossa economia entrar num novo colapso bastante preocupante”.

    A economista, com anos de experiência em ensino e pesquisa na FGV, recorda que o ex-presidente petista tem falado com frequência, principalmente em suas caravanas, em “mexer em reservas internacionais, em atuar sobre os compulsórios do Banco Central, além da loucura de negar que exista um déficit na Previdência”.

    “O que temos hoje é o discurso dele e a análise desse discurso é extramente desesperadora para um país que precisa virar a página da recessão e retomar de vez o crescimento. O Lula não mostra compromisso nenhum com as instituições públicas, nem mesmo com os fundamentos básicos da economia, que garantem a solvência de um país.”

    Virene acrescentou:

    “Se ele (Lula), por acaso, viesse mais uma vez com esse tal foco de alavancar a economia a partir do consumo das famílias, teríamos um novo desastre. A sustentação da economia, sabemos, passa pelos investimentos. Mas Lula está com raiva de todos, de todos aqueles que investem, de todos aqueles que discordam dele. Não é exagero nenhum: nosso país corre um sério risco de um colapso econômico e, consequentemente, de um colapso social. Seria algo ainda mais grave do que tudo isso que nós já estamos vivendo.”

    • Aldo Honofre

      No instante que você cita “O Antagonista” já perde a credibilidade (aqui, ressalto!) para os demais… é mais ou menos a mesma coisa que entrar num site de direita e citar uma matéria da “Carta Capital”…

    • Atineli

      João Arruda. O texto é ridículo em todos os sentidos. Achar que alguém aqui vai ler uma abobrinha dessas e se preocupar é o cúmulo da burrice. A fulana é uma piada, coitada. Também, só podia escrever tanta merda assim no Antagonista, a caverna dos imbecis coxaloides desesperados e com medo do Lula voltar. Valeu pela piada do dia ! Volto para a macha do MTST que está bombando ! Tá bravo para o lado do maiarnado né ?