Datafolha diz que quase metade dos brasileiros quer Lula absolvido
O Grupo Folha de São Paulo finalmente aceitou divulgar a posição privilegiadíssima do ex-presidente Lula na disputa pela sucessão presidencial, na qual seria eleito em segundo turno com grande folga se as eleições fossem hoje, mas deu um jeito de forjar uma situação desfavorável para ele apesar de estar resistindo tão bem ao bombardeio midiático-judiciário.
Na edição da Folha de São Paulo de domingo (1/10), o instituto Datafolha deu conta de que o ex-presidente vence todos os adversários com facilidade em primeiro e segundo turnos e seria eleito presidente da República se as eleições fossem hoje. Além disso, a pesquisa revela que continua despencando a rejeição eleitoral a ele, apesar de afirmar que é a maior entre todos os candidatos.
Eis que, na segunda-feira, o jornal mostra que fez a pesquisa com a intenção de reverter o bom momento do ex-presidente através de uma pergunta que poderia ser interpretada como boa ou ruim a depender do enfoque. E deu a ela toda publicidade possível e imaginável.
A contradição entre um dado da pesquisa que diz que Lula seria eleito presidente se a eleição fosse hoje e outro que diz que a maioria quer que ele seja preso foi provocada para confundir mesmo. Afinal, Lula está em um ótimo momento ou em um péssimo momento?
Essa questão é como colocar água em um copo pela metade e perguntar às pessoas se ele está meio cheio ou meio vazio. A resposta dependerá do contexto em que a pergunta for feita.
Por exemplo: se lhe for servido um copo de água preenchido até a metade em uma situação de abundância de água, você dirá que lhe serviram um copo meio vazio; se em uma situação de escassez de água lhe servirem a água da mesma forma, dirá que o copo está meio cheio ou quase cheio.
O enfoque dado pela Folha de São Paulo ao resultado da pesquisa à pergunta sobre se Lula deve ser preso induz o leitor a achar que 54% dos brasileiros – e não do eleitorado, anote isso – quererem a prisão de Lula é muita coisa. Mas trata-se de uma pegadinha do jornal. O resumo da manchete de primeira página, logo abaixo dela, esconde uma informação muito importante. Vejamos o resumo.
O que a Folha escondeu? Ora, se o jornal deu na primeira página que “54% dos brasileiros” querem a prisão de Lula, por que não informou que 40% não querem que ele seja preso? Ora, porque o expressivo contingente que acha que a Justiça está agindo mal ao condenar Lula à prisão desmonta o enfoque que se pretendeu dar à notícia.
A manchete manipulada da Folha deu margem a manipulações ainda piores. Vários órgãos de imprensa deram a manchete maluca de que “O brasileiro quer Lula preso”, como se a prisão de Lula fosse unanimidade nacional.
“O brasileiro quer”?! Quer nada, cerca de metade dos brasileiros querem e quase metade dos brasileiros não querem. Mais correto seria dizer que o país está dividido sobre a prisão de Lula, o que é terrível para a Justiça brasileira porque isso significa que dezenas de milhões de cidadãos acham que ela está condenando o ex-presidente de forma injusta.
É a desmoralização total.
No gráfico abaixo, você vê as perguntas que o Datafolha fez.
Como se vê, situação ruim é a de Temer. Cerca de NOVENTA POR CENTO querem que o Congresso autorize o STF a processá-lo e isso na iminência de o Legislativo Federal ter que apreciar a matéria…
Se Temer tivesse 40% dos brasileiros a seu favor, estaria rindo sozinho. E, provavelmente, estaria salvo da degola.
O Datafolha deixa de informar que o apoio à prisão de Lula caiu na mesma medida em que caiu a rejeição ao seu nome como candidato à Presidência. Ou seja: é como dizer que a rejeição a Lula é a maior entre todos os candidatos sem dizer que essa rejeição vem caindo mês a mês e o rejeitado é o candidato mais forte à Presidência.
A notícia de que expressivos 40% acham que a Justiça brasileira está cometendo um crime ao condenar Lula sem provas é arrasadora, sim, mas para a Justiça brasileira. Quase metade do país acha que seu Judiciário encarcera pessoas sob razões falsas.
*
ASSISTA, ABAIXO, A REPORTAGEM DO BLOG SOBRE O TEMA
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/US-I68AE0Q0″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>