Datafolha diz que quase metade dos brasileiros quer Lula absolvido

Análise, Destaque, Todos os posts

O Grupo Folha de São Paulo finalmente aceitou divulgar a posição privilegiadíssima do ex-presidente Lula na disputa pela sucessão presidencial, na qual seria eleito em segundo turno com grande folga se as eleições fossem hoje, mas deu um jeito de forjar uma situação desfavorável para ele apesar de estar resistindo tão bem ao bombardeio midiático-judiciário.

Na edição da Folha de São Paulo de domingo (1/10), o instituto Datafolha deu conta de que o ex-presidente vence todos os adversários com facilidade em primeiro e segundo turnos e seria eleito presidente da República se as eleições fossem hoje. Além disso, a pesquisa revela que continua despencando a rejeição eleitoral a ele, apesar de afirmar que é a maior entre todos os candidatos.

Eis que, na segunda-feira, o jornal mostra que fez a pesquisa com a intenção de reverter o bom momento do ex-presidente através de uma pergunta que poderia ser interpretada como boa ou ruim a depender do enfoque. E deu a ela toda publicidade possível e imaginável.

A contradição entre um dado da pesquisa que diz que Lula seria eleito presidente se a eleição fosse hoje e outro que diz que a maioria quer que ele seja preso foi provocada para confundir mesmo. Afinal, Lula está em um ótimo momento ou em um péssimo momento?

Essa questão é como colocar água em um copo pela metade e perguntar às pessoas se ele está meio cheio ou meio vazio. A resposta dependerá do contexto em que a pergunta for feita.

Por exemplo: se lhe for servido um copo de água preenchido até a metade em uma situação de abundância de água, você dirá que lhe serviram um copo meio vazio; se em uma situação de escassez de água lhe servirem a água da mesma forma, dirá que o copo está meio cheio ou quase cheio.

O enfoque dado pela Folha de São Paulo ao resultado da pesquisa à pergunta sobre se Lula deve ser preso induz o leitor a achar que 54% dos brasileiros – e não do eleitorado, anote isso – quererem a prisão de Lula é muita coisa. Mas trata-se de uma pegadinha do jornal. O resumo da manchete de primeira página, logo abaixo dela, esconde uma informação muito importante. Vejamos o resumo.

O que a Folha escondeu? Ora, se o jornal deu na primeira página que “54% dos brasileiros” querem a prisão de Lula, por que não informou que 40% não querem que ele seja preso? Ora, porque o expressivo contingente que acha que a Justiça está agindo mal ao condenar Lula à prisão desmonta o enfoque que se pretendeu dar à notícia.

A manchete manipulada da Folha deu margem a manipulações ainda piores. Vários órgãos de imprensa deram a manchete maluca de que “O brasileiro quer Lula preso”, como se a prisão de Lula fosse unanimidade nacional.

“O brasileiro quer”?! Quer nada, cerca de metade dos brasileiros querem e quase metade dos brasileiros não querem. Mais correto seria dizer que o país está dividido sobre a prisão de Lula, o que é terrível para a Justiça brasileira porque isso significa que dezenas de milhões de cidadãos acham que ela está condenando o ex-presidente de forma injusta.

É a desmoralização total.

No gráfico abaixo, você vê as perguntas que o Datafolha fez.

Como se vê, situação ruim é a de Temer. Cerca de NOVENTA POR CENTO querem que o Congresso autorize o STF a processá-lo e isso na iminência de o Legislativo Federal ter que apreciar a matéria…

Se Temer tivesse 40% dos brasileiros a seu favor, estaria rindo sozinho. E, provavelmente, estaria salvo da degola.

O Datafolha deixa de informar que o apoio à prisão de Lula caiu na mesma medida em que caiu a rejeição ao seu nome como candidato à Presidência. Ou seja: é como dizer que a rejeição a Lula é a maior entre todos os candidatos sem dizer que essa rejeição vem caindo mês a mês e o rejeitado é o candidato mais forte à Presidência.

A notícia de que expressivos 40% acham que a Justiça brasileira está cometendo um crime ao condenar Lula sem provas é arrasadora, sim, mas para a Justiça brasileira. Quase metade do país acha que seu Judiciário encarcera pessoas sob razões falsas.

*

ASSISTA, ABAIXO, A REPORTAGEM DO BLOG SOBRE O TEMA

 

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/US-I68AE0Q0″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

 

30 comments

  • Essa imprensa nojenta não tem limites. O que tenho visto é um número cada vez maior de pessoas arrependidas por terem apoiado o golpe e alguns já pensam em votar em Lula .

  • A chave da questão está em seu próprio texto, quando afirma que 70% dos mais instruidos, ou seja, os mais bem informados, querem a prisão. Os que não leem, ou pior, os que leem mas não têm capacidade de abstração, respondem à pesquisa sem conhecimento de causa, e o mesmo se dá quanto à enquete sobre as eleições. O povo de outros estados, e muita gente de SP mesmo, não sabe quem é Alckmin, por exemplo. O nome do Lula é, por ora, o único que vem à memória dos que dizem preferir seu nome. O Russomano aqui em São Paulo tem sido uma boa amostra disso, assim como o Maluf em outras épocas.

  • Na pesquisa Datafalha diz que no segundo turno com Dória, Lula teria 48%.
    Se 54% querem Lula preso, então ou o Universo da Datafalha tem 102%, ou Dória é muito ruim que votariam contra ele até parte dos que querem Lula preso.
    Estranho né?

    • Uma coisa é numero de pessoas, as vezes nao eleitores, que querem o 9 preso….outra é a quantidade de eleitores que se dizem votantes em tal candidato…
      Uma pessoa de 14 anos pode querer lula preso, mas nao vota…

      • Ou de 10 anos ou 7.Nessa idade certamente já se tem uma noção precisa de conceitos como justiça, corrupção, parcialidade, né?
        Obrigado, agora a confiabilidade da pesquisa da Folha está provada.

    • Espera aí se no Brasil os mais instruídos são minoria, como que pode ser metade da população do país?
      Que pesquisa mentirosa desse jornalismo.
      A certeza é que são anti lula é anti pt e lógico que vão manipular a pesquisa para esconder o crescimento massivo de apoio da população ao Lula e ao PT.
      Lembrem-se que todos os jornalistas do país apoiaram e apoiam o golpe e ajudaram a dar esse golpe junto com o judiciário e o “mercado” e continuam apoiando esse golpe de corruptos que assaltam os direitos do povo brasileiro.

  • A pergunta, feita pelos técnicos ( formados na malandragem ) do DATAFOLHA, no caso da prisão do Presidente Lula, já tornaria explícita a resposta (desejada) na intenção direcionada pela introdução à referida pergunta ” Considerando-se o que foi revelado pela Operação Lava Jato…” Ora, a dita Lava Jato revela, ou melhor, demonstra, a todo momento, sempre com o auxilio luxuoso da grande mídia, a “convicção” de que o Presidente Lula é culpado e, assim, então, mais fácil ficaria – pra quem responde – concordar. Esta deve ser a razão provável do percentual detectado na pesquisa.
    De repente, a gente lembra da lição contida na história infantil, sempre universal e atemporal – “A Roupa Nova do Rei”, de Hans Christian Andersen – e acha, como a criança da história encontrou, o enunciado e a solução real do problema que o DATAFOLHA imaginou poder esconder. O grande risco, portanto, é o da desmoralização deste instituto de “pesquisas estatísticas” da FSP, assim como ocorreu com os alfaiates da linda história de Andersen.

  • Não sei porque eu consigo ver os email das pessoas que comentam no site, e também não sei se e normal nos sites.
    Mas verifica isso Eduardo.

  • ♫ É a fábula do cordeiro e do lobo que foram beber água no riacho. Só que em vez de Esopo o narrador chama-se Esgoto, efluente da Sentina que deságua na Grande Fossa dos Marinho… Haja merda!

  • Muito boa analise. A DataFALHA é um engodo completo ! Foi preciso fazer jornalismo critico e preocupado com a verdade para não deixar esse tipo de publicidade contaminar a rede. Embora uma grande maioria daqueles que vestem a camisa da esquerda sejam na verdade meros seguidores do PIG.

  • Edu, olhar de um lado do copo ou do outro é só mudar o foco da não-informação!
    O que salta aos olhos é o fascismo explícito da grande mídia.

  • O Brasil tem apenas dois problemas — ambos sem solução. A esquerda é corrupta, a direta é burra, truculenta e histriônica. E corrupta do mesmo jeito. Ou seja: estamos entre Asmodeu e Belzebu. É por isso que não temos líderes, que não admiramos ninguém, não confiamos em ninguém.E o pior é que construímos o que somos com as nossas próprias mãos. Nós somos coniventes para com a corrupção, a corrosão dos valores que ainda restavam e não temos coragem para ir além disso que estou fazendo agora — protestar pela internet. Assim, vamos afundando cada vez mais nos nosso vícios, enquanto nos deixamos consumir pela falta de perspectiva e de esperança.
    Só somos bons mesmo em coisas ruins. Temos a polícia mais violenta do mundo, os piores políticos do mundo, o maior número de assassinatos do Ocidente, as piores estatísticas de acidentes de trânsito… Somos bons em ser ruins ao extremo. Só nisso.
    Nós somos o lixo do planeta e o País que temos é o reflexo da nossa imagem.

  • Se fosse um instituto de pesquisa preocupado em saber o que pensa o eleitorado, O Datafalha teria feito uma outra pergunta logo após sobre se o entrevistado entende que Lula deveria ser preso com base no que levantou o processo. Seria: Se ficar provado que a operação Lava Jato esteja perseguindo Lula você entende que ele deveria ser preso mesmo assim?
    Se a alegação dos acusadores pode ter tomada como verdade, mesmo sem se esgotar os recursos da defesa, então as alegações da defesa também deveria ser testadas contra a opinião dos eleitores.

    • Quem vai julgar lula em segunda instancia nao é a lava jato…e sim o trf4.
      Lula sera preso por causa da condenaçao do trf4…se fosse pela lava jato ja estaria preso ou foragido.
      Quando sai pesquisa eleitoral com um condenado da justiça ela é valida…
      Agora pesquisa falando se o condenado deve ou nao ser preso é sacanagem…cada um que aparece…rs

  • DataFalha é uma organização da famiglia Frias. A famiglia Frias, como sabemos, é uma das organizações mafiosas que apoiou o golpe contra Dilma, que quer a destruição de Lula e de toda a esquerda, além de torcer pelos fins dos direitos sociais e trabalhistas. A organização criminosa da famiglia Frias sonha com a volta dos tempos da República Velha. É por isto que essa DataFalha divulga informações pela metade e de forma tendenciosa.

  • Essa turma quer a liberdade de imprensa não para informar a verdade mas para falsificá-la.Vamos lembrar mais uma vez o que disse o escritor e jornalista português Raul Proença, em 1928 . ” chama-se liberdade de imprensa , o direito exclusivo que têm certos potentados, ou certos malfeitores, graças à sua fortuna ou às suas chantagens de influir na opinião do país.”

  • A vocação da Folha sempre esteve baseada em dois pontos muito evidentes: mau jornalismo e canalhice. Mesmo as raras exceções que existem por lá, têm que ser vistas com alguma desconfiança.

  • E quem disse que opinião de seja la quem for importa? É um julgamento técnico. Se os mesmos dissessem que querem Abdelmassih solto teria validade? Por favor…

Deixe uma resposta