Justiça descontrolada: cadeirante idoso é preso por dívida de 2007

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Então você vibra quando a Justiça prende pessoas sem provas e decreta penas de prisão perpétua por crimes administrativos apenas porque são de um grupo político do qual você não gosta? Pois este relato talvez faça você pensar melhor…

Antes, porém, vou dar um exemplo de arbitrariedades judiciárias-policiais que envolve figuras eminentes e que estão na base dos abusos que o Judiciário está cometendo contra a sociedade como um todo.

A parte pensante da sociedade se espantou com a postura do Ministério Público de divulgar, na última sexta-feira, que os recibos de aluguel apresentados pelo ex-presidente Lula são “ideologicamente falsos”.

O que diabo quer dizer isso? Foram falsificados? A assinatura não é do dono do imóvel? Não é possível, pois a própria defesa de Lula vinha requerendo que os recibos fossem periciados, já que a mídia começou a levantar suspeitas.

O fato: o MPF e o juiz Sergio Moro achavam que Lula não encontraria os recibos e cobraram. Quando apareceram, o jeito foi arrumar uma desculpa para justificar uma condenação mesmo havendo prova de que o ex-presidente pagava aluguel pelo imóvel que dizem que recebeu como propina.

Pessoas que não gostam de Lula, do PT, da esquerda vibram com essas arbitrariedades achando que não serão atingidas por elas. Porém, a Justiça brasileira está descontrolada. Quando mais esses setores abastados da sociedade vibram com seus abusos achando que não serão atingidos por eles, mais a Justiça vai perdendo os freios que a impediam de cometer tais desatinos.

O relato que farei deste ponto em diante é assustador. Revela como o sistema de Justiça brasileiro – que engloba Ministério Público, polícias e o próprio Judiciário – é um hoje um perigo para a sociedade.

Divino Geraldo da Silva tem 69 anos. Ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há alguns anos e se tornou cadeirante por ter ficado com um lado do corpo paralisado. Usa fraldas geriátricas, toma medicação controlada para ataques epilépticos, enfim, é uma pessoa que deveria estar hospitalizada. Porém, ele está preso.

Que crime esse homem cometeu? Quem relata o caso é seu filho, que também se chama Divino.

Esse rapaz é filho do idoso preso. Filho do primeiro casamento. Seu pai deixou sua mãe e se casou com outra mulher, com a qual teve outros filhos. Depois, separou-se também dela e em algum momento de 2007 ficou devendo alguns meses de pensão alimentícia.

O tempo passou, os filhos dos dois casamentos cresceram, hoje são adultos, mas a ordem de prisão ficou rolando por aí. Na semana passada, o idoso foi com o filho ao Poupatempo em busca de uma segunda via de sua carteira de identidade e, lá, recebeu voz de prisão.

O idoso de 69 anos é cadeirante, usa fraldas geriátricas, nem bem entende o que está lhe acontecendo. Dentro da cela não há quem o ajude. Por usar fraldas geriátricas e não estar trocando, vai incomodar outros presos e ninguém sabe o que poderão fazer com ele.

O Blog da Cidadania pretende ajudar essas pessoas. Estamos tentando conseguir um advogado e pretendemos fazer uma campanha para arrecadar recursos para tirar esse homem da prisão.

Porém, é quase de enlouquecer o que está acontecendo. Para que prender esse homem em um sistema prisional superlotado? Que risco esse homem oferece à sociedade? Por que prendê-lo por uma infração cometida UMA DÉCADA atrás?

Gravamos uma entrevista com o filho do senhor Divino, que você vai assistir no vídeo abaixo. Voltaremos ao assunto.

 

34 comments

  • o descontrole da justiça (com minúscula mesmo!) já atingiu até mesmo setores da direita. O reitor Cancellier é um exemplo claro dessa distorção. Eleitor de Aécio Neves, favorável ao impeachment, admirador de Sérgio Moro e de Michel Temer, foi vítima da ditadura judicial. Seu descontrole ao atentar contra a própria vida pode ter decorrido da constatação de que ele próprio contribuiu para esse estado de coisas. Ele era inocente. Ele não desviou os fundos que dizem que desviou, mas foi preso assim mesmo, sem chance de se defender.

  • A justiça “está” descontrolada?
    Ela nada mais é que um braço do nefasto e ridículo estado Brasileiro, um gigante, obeso, perdulário e desonesto.
    See o judiciário é o lixo que é, também o são o executivo e o legislativo.
    Sempre foi assim.

    Mas vejamos o caso em questão- a ordem de prisão procede. Mas dada a circunstância atual precisaria ser revogada por qualquer juiz. Isso até algum deles resolver trabalhar.

    A lava jato é um dos poucos alentos. Ainda que nem de longe seja o ideal. Sofre da brasileirice, este mal incurável.

  • Mas o q o caso do idoso preso tem a ver com o caso de Lula?

    Eu poderia ficar aqui listando vários casos de “descontrole” da justiça, a começar pelos irmãos Naves, já ouviu falar?

    Agora, querer usar este ou aquele pra fazer uma paralelo com o caso de Lula é “ideologicamente falso”, pra usar o q o MPF disse dos recibos!

    O dono dos imóveis disse q assinou os recibos todos de uma vez, enquanto estava num hospital, a pedido de Roberto Teixeira, compadre de Lula, sem nunca ter recebido dinheiro pelo aluguel do apartamento!

    Se esse história se comprovar, então Lula (e seus advogados) mentiram, forjando “provas”!

    Não é relevante se a assinatura é legítima ou não…

    O relevante é saber se os recibos atestam a verdade ou se foram montados para encobrir alguma coisa!

    a propósito:

    Ninguém vai estranhar o fato de q TODOS os recibos se referem a pagamento em dinheiro, q não pode ser rastreado e nem comprovado?

    Alguém aí já fez, ou conhece quem tenha feito, um pagamento mensal de R$ 4 mil em dinheiro?

    POR ANOS!?!?!?!?!?

    Acho q mesmo um petista de bom senso vai achar essa história pra lá de mal contada!

    • Não têm nada a ver com Lula, seu retardado mental. É algo que deve ser denunciado mas a merda que você têm entre as orelhas não consegue interpretar isso e está travada no patético ódio ao Lula.

      • retardado é você que não faz de conta que não vê a verdadeira motivação do blog em fazer esta denúncia, tentando induzir que a justiça que condena lula está sempre errada.

    • Pedrinho, pensa um pouquinho.

      Mesmo com a transação declarada nos IRs do locador e do locatário (o que por si só já prescindiria de qualquer outro documento), os recibos seriam falsos (“ideológicamente”) para encobrir a propina que o Lula estaria recebendo, é isto que sua percepção considera relevante, certo?

      Então a versão que você prefere acreditar, é a de que o “loucador” do ap não recebeu o pagamento devido pela locação, pois este valor seria a propina que este corruptor usava para corromper o acusado.

      Agora vem aquele momento difícil! Dói um pouco no começo, mas depois você se acostuma. Respira fundo, pensa com força aí, e diz o que o corrompido fez para favorecer indevidamente o corruptor em troca da propina? Será que votou como ele queria na assembléia do condomínio?

      Depois, se a dor for suportável, ponha-se a reavaliar seus parâmetros acerca do que é relevante, e o que não vem ao caso, ou o que é uma tentativa de forjar provas…

    • Quem tem a mente turvada pelo ódio é porque perdeu a pouca racionalidade que tinha. Passa a aceitar incondicionalmente tudo o que lhe apresentam, sem nunca questionar, e torna-se um cínico, sem nenhum compromisso com a verdade.

  • Caro Eduardo,
    A justiça brasileira de hoje não julga mais; ela pune, condena. Esse é o cenário deplorável do Brasil atual. Praticamente todo o Poder Judiciário deste país segue e se submete à jurisprudência adotada pelo juiz Sérgio Moro. É um quadro sombrio que parece que vai perdurar por muito tempo.

    • o dono disse tambem outras coisas, meu caro careco, ja dia dizer cacareco.
      Que nao recebeu nada antes de 2015!
      Embora depois, disso assinou ter recebido… ME DIGA ai, quais contatos e em que datas o homem esteve com os lavajateiros? Era dificil pra eles transformar alguem em testemunha de defesa de Lula pra testemunha de acusaçao? (eu por ex., acho que era fácil.) Apos esses vai e vens do digno proprietario, o que vale mesmo ele dizer que foi em dinheiro?
      E depois, ele recebia onde, se não morava ali? seria facilimo os lavajateiros procurarem e acharem – caso exista – alguem que ia lá todo o fim de mês, ou testemunhava isso – falar com o proprietario e/ou sua secretária, por anos e pimba dinheiro vivo na mão, correto?
      E se a tempreiteira confessou nas mercadejadas e hoje ja DESMORALIZADAS delaçoes junto ao MP, confessou coisas muito mais contundentes contra Lula porque nao confessaria um simples pagamento de aluguel, que pra ela era troco? E se o fizesse não teria mil anos de perdão junto ao Savonarola de curitiba?

      • A transação dos aluguéis foram declaradas nos IRs do locador e do locatário (o que por si só já prescindiria de qualquer outro documento).

  • “O Blog da Cidadania pretende ajudar essas pessoas. Estamos tentando conseguir um advogado e pretendemos fazer uma campanha para arrecadar recursos para tirar esse homem da prisão.” Conte comigo Sr. Eduardo. Quanto a prisão deste senhor … me angustia, me revolta com a pequenez judiciária a que chegamos!

  • Tem esse caso ..o caso do artista que foi preso por porcaria ..a caso da dona de casa que por crime famélico saiu com o olho furado ..tem o do reitor reacionário que, agorinha, se matou ao provar do próprio veneno que endeusava ..teve o bar bodega ..o Ibsen Pinheiro ..a escola de base ..tem o caso do tesoureiro Vaccari ..tem a da meninda que sefviu de comida a dezenas de presidiários ..o do menino que ficou deixado dormindo com preso

    ..tem um dos meus casos que levou, no pequenas causas, DEZ anos pra ser finalizado ..teve outro na Justiça Estadual que levou mais SEIS ..tem outro na Federal que aguarda recurso a 4 anos, de sete que esta sendo apreciado

    TEM o principal deles ..a CRIMINALIZAÇÃO GOLPISTA do PODER JUDICIÁRIO e seus tentáculos feitas contra o Poder Executivo e Legislativo de forma generalizada ..criminalização premeditada, tramada e associada com tendências xenófilas e reacionárias

    Enfim ..pra mim, pelas condições dos nossos cárceres ..pela lentidão do Sistema Processual ..pelo DESCASAMENTO ultrajante dos ganhos dos membros deste Poder (envolvendo juízes, promotores, desembargadores e diversos níveis de funcionários) frente a realidade sócio econômica da Nação Brasileira ..sinceramente..

    ..penso que os membros do COMANDO deste Poder (entenda os 11 do STF) deveriam ser DENUNCIADOS a Órgãos Internacionais , como tendo sido FIADORES destes crimes de LESA HUMANIDADE

    ..JUSTIÇA que tarda, falha !!

    ps – cadê o blog do PHA na lista de recomendados ? e o que aconteceu com o endereço EduardoGuimarães.com.br

  • Prezado Eduardo, me desculpe, mas esse caso do senhor Divino me levanta uma pergunta: SE isso tivesse acontecido durante os governos de Lula ou durante o governo de Dilma você teria dado todo esse destaque? Arbitrariedades da justiça infelizmente EMPRE existiram, EXISTEM e EXISTIRÃO, independentemente de qual governo está no poder…

  • Tem gente fuçadora da internet. E volta e meia cai de costa com o que acha.
    Nao tem NADA a ver com este tema, Miguel. Mas se permitir vou copiar um texto achado na wikipedia, sobre coisas da famigerada CIA. Existe uma UNIVERSIDADE DA CIA, gente. Uma confissão candida e pura?
    pode passar tradutor)
    “CIA University (CIAU) is the primary education facility of the U.S. Central Intelligence Agency (CIA). Founded in 2002 and located in Chantilly, Virginia, the school holds courses on various intelligence-related subjects, ranging from chemical weapons manufacturing to foreign languages. Students include CIA new hires, experienced officers, support staff, and individuals from other U.S. intelligence agencies. CIAU does not issue degrees.”

  • nao somos advogados, mas tenho uma SUGESTÃO.
    Num caso de prisão por pensao, dever-se-ia mudar a Lei.
    No sentido de que, caso uma pessoa da familia, pai, mãe, filho maior de idade retirar a queixa e se responsabilidar, a prisão seja imediatamente relaxada e encerrada.
    Quem tiver detalhes a considerar a proposta que os coloque de imediato.
    Para que suas excelencias deixem de ser burros e autômatos. Ou autômatos burros.

  • é o HORROR! as mentes negras estão soltas para desopilar seu ódio, racismo, preconceito, elitismo, conservadorismo e o gelo dos seus corações frios e corruptos. para quê justiça? até quando os homens de boa vontade vão aceitar todo esse horror que viola tudo o que é mais sagrado do ser humano? LIBERDADE! que viola um país? que viola um povo? até quando vamos aceitar a eliminação da dignidade humana? até quando vamos aceitar o cinismo, a barbárie, a hipocrisia, a canalhice, a sordidez?

  • A justiça dos filhinhos de papais mostra-se monstruosa a cada dia. Um poder desgarrado que a sociedade civil não tem controles, dizer que o CNJ e CNMP corporativo são freios desses monstrengos é piada.

  • O que dá vontade de fazer quando vem uma patética e medíocre presidenta (com A mesmo) do STF, dona Carmen Lúcia e diz na maior cara dura que “as instituições estão funcionando”?
    Não vou dizer porque prezo a civilidade. Temos que recuperá-la a todo custo.

  • É exatamente para situações assim que o juíz têm a possibilidade de decidir se uma situação particular pede ou não a aplicação da lei (ou seja, a capacidade de interpretar a lei). O problema é que os merdinhas de hoje que se dizem juízes só sabem usar essa habilidade para atacar os inimigos deles, quando essa regra precisa ser aplicada aonde ela deveria ser aplicada os merdinhas fazem cara de paisagem.

  • E o Estatuto do Idoso como fica? Não o protege contra esse arbítrio da nossa justiça, que está aquém do que esperamos dela? Revoltante isso. É preciso que se faça algo nesses casos em que a injustiça é realmente gritante. Eu tive um caso parecido na minha família. Uma ex-cunhada que já não era mais casada com meu irmão há 33 anos resolveu botá-lo na cadeia por ele ter se negado a pagar pensão alimentícia para ela. Ela ficou com um big de um apartamento no centro de S.André, recebe aposentadoria como professora do ensino fundamental e com dois filhos já com mais de 40 anos, resolve cobrar pensão alimentícia de um cara que era canceroso e diabético e que tinha que trabalhar, apesar de ser aposentado, pois o que ganhava de aposentadoria não dava para pagar o aluguel da casa onde morava e suprir o seu sustento. Eram dois velhos brigando por causa de uma mísera pensão tendo 2 filhos quarentões que não se dignavam a ajudar os pais idosos. Meu irmão faleceu no mês passado por causa do câncer que não conseguiu vencer, após se submeter a 2 anos de quimioterapia em um hospital público de SP. Agora vou ver as 2 mulheres dele, uma ex que ficou casada com ele por no máximo 13 anos e outra que vivia em união estável com ele há 33 anos, brigarem por uma pensão no INSS. E vão brigar por migalhas pois a aposentadoria que o meu irmão recebia do INSS era irrisória.

  • Eduguim,

    Será que o caso do Sr. Divino, não seria a de consultar um advogado para saber o que poderia ser feito para retirá-lo da prisão? Não seria o caso da ex-esposa retirar a queixa?

    Acredito que o caso do Sr. Divino não chega a aberração de considerar recibos de depósitos ideologicamente falsos, porque simplesmente não querem aceitar nenhuma prova que conteste a acusação!

  • A prisão do Sr. Divino é um ato de crueldade só presente em mentes com comprovada insanidade. É tão agressiva que nos faz duvidar da racionalidade de nós, seres humanos.

  • Como engolir mais essa,com cadeira e tudo,com o suicídio reitor ainda entalado na garganta?Que tempos tristes e cruéis!Eles venceram e o sinal está fechado pra nós?

  • Esse caso é estranho… cadê a mulherada para reclamar de um homem que abandona duas mulheres, deixando-as sem sustento – a ponto de uma delas entrar com pedido de PA – e agora porque está velho e cadeirante, tornou-se um santo? Como a justiça, que é cega, a princípio, vai saber das condições atuais desse homem, qua abandonou a família à época, sem lhe prover o sustento? Na boa, que se utilizem os remédios legais para situação atual desse homem (e acreditem, eles existem), mas que não sejam bradadas palavras de ódio ou de raiva contra uma lei que, ao fim e ao cabo, tenta proteger o mais vulnerável, que é a criança nascida de um relacionamento e que é abandonada sem qualquer provisão.

Deixe uma resposta