Estudo sugere que esquerda vencerá eleição 2018

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisa recente divulgada pelo jornal Valor econômico, aliada a vários outros dados, mostra que é ENORME a chance de a esquerda voltar ao poder em 2018. E que, se não for com Lula, as chances de que ocorra através do nome que o ex-presidente indicar são igualmente fortes. E serão cada vez maiores conforme o tempo passar.

Vale, porém, analisar a fundamentação desta previsão que se expressa na pesquisa supracitada.

O Jornal Valor econômico publicou, na última sexta-feira (17/11), pesquisa recém-concluída pelo instituto Ideia Big Data sobre temas comportamentais e econômicos que sugere, conforme os formuladores do levantamento, que as posições dos brasileiros são bem menos conservadoras do que tem aparecido nas análises políticas, nos discursos de parlamentares e em manifestações em redes sociais.

O estudo mostrou, entre outras coisas, que há forte apoio dos brasileiros à atuação do Estado para garantir igualdade de oportunidades, proteção aos mais pobres, aposentadoria aos mais velhos e crescimento econômico do país.

São majoritários também o apoio a cotas raciais em universidades públicas e a defesa de direitos de homossexuais.

A formulação segundo a qual os direitos humanos “devem valer para todos, incluindo bandidos”, supera com folga o entendimento de que deveria ser algo seletivo.

E uma ampla maioria manifesta rejeição à ideia de punição criminal às mulheres que fazem aborto.

Já a bandeira da redução dos impostos, muito cara ao pensamento conservador e muito defendida por políticos de direita e entidades empresariais, não é vista como prioridade. O único tema testado em que teses normalmente associadas ao conservadorismo ganham mais destaque é o da segurança pública.

Por pequena margem, a ideia segundo a qual o país precisa de mais presídios tem mais concordância do que oposição. A defesa da pena de morte empata com a rejeição à adoção dessa medida radical.

Embora a maioria dos entrevistados manifeste preferência por um modelo de penas alternativas em detrimento do aprisionamento como única maneira de punição, 44,8% dos brasileiros concordam com a frase “bandido bom é bandido morto”. O grupo que compartilha esse entendimento vence com folga o dos que discordam da frase (31,4%). Outros 22,2% nem concordam nem discordam.

Para chegar a essas conclusões o Ideia Big data ouviu 3 mil pessoas em todo o país entre os dias 1º e 10 de novembro. A pesquisa foi feita face a face e tem margem de erro de 2,5 pontos para mais ou para menos.

Isso significa que o discurso de um candidato como Bolsonaro e dos MBLs da vida, como esta página já disse mil vezes, está restrito aos idiotas fundamentais que há no Brasil e que são minoria, apesar de ruidosos.

O brasileiro sabe o que significa tudo que está sendo feito contra si. Pesquisa Datafolha recente mostra que a maioria esmagadora dos brasileiros rejeita a reforma trabalhista

http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2017/05/1880398-maioria-rejeita-reforma-trabalhista.shtml

Para 58%, ela acarretará em menos direitos aos trabalhadores, para 21%, os trabalhadores permanecerão com os mesmos direitos de hoje e para 11%, ela trará mais direitos aos trabalhadores. Uma parcela de 10% não opinou. Entre os que tomaram conhecimento do assunto o pessimismo é maior (70%).

Ora, quem são os defensores de medidas neoliberais como a reforma trabalhista? Os tucanos, que votaram a favor no Congresso, e, mais recentemente, Bolsonaro, que fez profissão de fé nos cânones neoliberais.

Ou seja, o campo para uma candidatura de esquerda que defenda os valores que os brasileiros defendem em maioria esmagadora e silenciosa é imenso, gigantesco e será ocupado quando o povo, em meados do ano que vem, estiver colhendo os frutos amargos do extermínio da CLT, cada vez mais subempregado e ganhando salários miseráveis.

O “aumento do emprego” que os fascistas neoliberais anunciam será composto de subempregos com salários de fome. E para poucos, pois a maioria ficará subempregada. Será nesse momento que o povo se lembrará de tudo que lhe deram os governos do PT.

Claro que a direita controla o Judiciário e poderá impedir Lula. Contudo, além do risco de revolta da maioria antes silenciosa da sociedade, ainda haverá o fato de que, impedido de votar em Lula e querendo muito votar nele por achar que trará os bons tempos de volta, o povo seguiria a orientação dele sobre em quem votar.

A direita acha que, se o candidato da esquerda não for Lula, o povo, burro, votará nos candidatos direitistas, exterminadores de direitos, prepostos da elite branca e bilionária. A pesquisa Big Data e todos os outros dados apresentados mostram que não, que o otimismo progressista é plenamente justificado e é muito provável que frutifique.

Tenha paciência, a hora da verdade está chegando para o Brasil. E antes que venham dizer que a hora da verdade será a prisão do Lula, a resposta é a de que a prisão de Lula não mudaria nada, não impediria a vitória da esquerda, mas só serviria para fazer o país desconfiar ainda mais de que foi vítima de uma armação dos ricos.

A hora da verdade será quando a maioria que se manteve silenciosa nos últimos anos disser a que veio. Basta esperar.

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo.