Estudo sugere que esquerda vencerá eleição 2018

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisa recente divulgada pelo jornal Valor econômico, aliada a vários outros dados, mostra que é ENORME a chance de a esquerda voltar ao poder em 2018. E que, se não for com Lula, as chances de que ocorra através do nome que o ex-presidente indicar são igualmente fortes. E serão cada vez maiores conforme o tempo passar.

Vale, porém, analisar a fundamentação desta previsão que se expressa na pesquisa supracitada.

O Jornal Valor econômico publicou, na última sexta-feira (17/11), pesquisa recém-concluída pelo instituto Ideia Big Data sobre temas comportamentais e econômicos que sugere, conforme os formuladores do levantamento, que as posições dos brasileiros são bem menos conservadoras do que tem aparecido nas análises políticas, nos discursos de parlamentares e em manifestações em redes sociais.

O estudo mostrou, entre outras coisas, que há forte apoio dos brasileiros à atuação do Estado para garantir igualdade de oportunidades, proteção aos mais pobres, aposentadoria aos mais velhos e crescimento econômico do país.

São majoritários também o apoio a cotas raciais em universidades públicas e a defesa de direitos de homossexuais.

A formulação segundo a qual os direitos humanos “devem valer para todos, incluindo bandidos”, supera com folga o entendimento de que deveria ser algo seletivo.

E uma ampla maioria manifesta rejeição à ideia de punição criminal às mulheres que fazem aborto.

Já a bandeira da redução dos impostos, muito cara ao pensamento conservador e muito defendida por políticos de direita e entidades empresariais, não é vista como prioridade. O único tema testado em que teses normalmente associadas ao conservadorismo ganham mais destaque é o da segurança pública.

Por pequena margem, a ideia segundo a qual o país precisa de mais presídios tem mais concordância do que oposição. A defesa da pena de morte empata com a rejeição à adoção dessa medida radical.

Embora a maioria dos entrevistados manifeste preferência por um modelo de penas alternativas em detrimento do aprisionamento como única maneira de punição, 44,8% dos brasileiros concordam com a frase “bandido bom é bandido morto”. O grupo que compartilha esse entendimento vence com folga o dos que discordam da frase (31,4%). Outros 22,2% nem concordam nem discordam.

Para chegar a essas conclusões o Ideia Big data ouviu 3 mil pessoas em todo o país entre os dias 1º e 10 de novembro. A pesquisa foi feita face a face e tem margem de erro de 2,5 pontos para mais ou para menos.

Isso significa que o discurso de um candidato como Bolsonaro e dos MBLs da vida, como esta página já disse mil vezes, está restrito aos idiotas fundamentais que há no Brasil e que são minoria, apesar de ruidosos.

O brasileiro sabe o que significa tudo que está sendo feito contra si. Pesquisa Datafolha recente mostra que a maioria esmagadora dos brasileiros rejeita a reforma trabalhista

http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2017/05/1880398-maioria-rejeita-reforma-trabalhista.shtml

Para 58%, ela acarretará em menos direitos aos trabalhadores, para 21%, os trabalhadores permanecerão com os mesmos direitos de hoje e para 11%, ela trará mais direitos aos trabalhadores. Uma parcela de 10% não opinou. Entre os que tomaram conhecimento do assunto o pessimismo é maior (70%).

Ora, quem são os defensores de medidas neoliberais como a reforma trabalhista? Os tucanos, que votaram a favor no Congresso, e, mais recentemente, Bolsonaro, que fez profissão de fé nos cânones neoliberais.

Ou seja, o campo para uma candidatura de esquerda que defenda os valores que os brasileiros defendem em maioria esmagadora e silenciosa é imenso, gigantesco e será ocupado quando o povo, em meados do ano que vem, estiver colhendo os frutos amargos do extermínio da CLT, cada vez mais subempregado e ganhando salários miseráveis.

O “aumento do emprego” que os fascistas neoliberais anunciam será composto de subempregos com salários de fome. E para poucos, pois a maioria ficará subempregada. Será nesse momento que o povo se lembrará de tudo que lhe deram os governos do PT.

Claro que a direita controla o Judiciário e poderá impedir Lula. Contudo, além do risco de revolta da maioria antes silenciosa da sociedade, ainda haverá o fato de que, impedido de votar em Lula e querendo muito votar nele por achar que trará os bons tempos de volta, o povo seguiria a orientação dele sobre em quem votar.

A direita acha que, se o candidato da esquerda não for Lula, o povo, burro, votará nos candidatos direitistas, exterminadores de direitos, prepostos da elite branca e bilionária. A pesquisa Big Data e todos os outros dados apresentados mostram que não, que o otimismo progressista é plenamente justificado e é muito provável que frutifique.

Tenha paciência, a hora da verdade está chegando para o Brasil. E antes que venham dizer que a hora da verdade será a prisão do Lula, a resposta é a de que a prisão de Lula não mudaria nada, não impediria a vitória da esquerda, mas só serviria para fazer o país desconfiar ainda mais de que foi vítima de uma armação dos ricos.

A hora da verdade será quando a maioria que se manteve silenciosa nos últimos anos disser a que veio. Basta esperar.

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo.

 

  • Mauro D.

    Só eleger o Presidente não é o suficiente, precisamos olhar com mais carinho para o Congresso , sem ele o eleito não governa.

    • Ruy Acquaviva

      Muito bem colocado. Acho que esse é o ponto fundamental a ser abordado. A candidatura Lula é importantíssima, mas é importantíssimo focar na eleição para o Congresso e as assembléias legislativas. Sem uma base parlamentar forte nem Lula nem ninguém poderá governar decentemente.
      É importante Lula concorrer e com isso puxar votos para deputados e senadores progressistas. Se Lula for impedido de concorrer a eleição será ilegítima, mas mesmo assim todo esforço deve ser feito para melhorar a representação popular no Parlamento.

    • Jose Carlos lima
  • Leda M Lucas

    Bom pensar que o que está aí escrito possa realizar-se no ano de 2018 que está chegando…

    • eduguim

      São dados científicos.Acho que as coisas vão mudar

      • Oscar Müller

        Se houverem eleições sem fraudes, não dá outra!

  • Charles

    Não compartilho muito do seu otimismo, porque pra mim o maior problema vai ser no congresso. Não adianta botar Lula lá se o povo repetir o mesmo congresso que derrubou Dilma. Apesar de existirem bons nomes locais, muitos deles se centram muito na pessoa, e não no partido, o que pode concentrar votos demais em um só candidato. Um dos piores problemas é os evangélicos por exemplo. Vejo muitos que votariam no Lula presidente, mas votaria como deputado, um pastor filiado ao PSC de Feliciano.

    Essa forma de analfabetismo político que estraga a composição de um bom governo progressista. Se estivéssemos em um país racional, a esquerda brasileira seria capaz de compor governos pelo resto da vida. Nos EUA, na Inglaterra, bastiões do capitalismo, já estão se percebendo que todo o macarthismo contra o socialismo era uma bobeira, e agora estão começando a por candidatos mais progressistas e socialistas nos campos legislativos. No Brasil poucos entendem que um presidente é nada se ele não tiver um legislativo ao seu lado. É um erro que os bolsominions não percebem também, e acho que nem o fascista também percebe isso. Se o povo percebesse isso, até partidos de direita iriam correr atrás de serem mais progressistas.

    De um lado “positivo”, até outubro de 2018, os estragos do golpe vão doer ainda mais e a lembrança de como era bom nos governos do PT começará a pesar na memória. Mas ainda acho que a formação do legislativo vai ser uma incógnita. Seria algo pra ser pesquisado não é? A população deveria ser perguntada mais “Em que partido você tem preferência para votar para deputados e senadores” por exemplo.

    • eduguim

      Acho que o povo vai estar mais sensível a essa ponderação

  • Roberto

    Pesquisas têm que ser muito bem feitas para serem confiáveis.
    E precisam ser feitas sem malandragem.
    Por exemplo: o instituto X pergunta: “você é favorável a homem beijar outro homem em público”. E a maioria responde “não”. Aí o instituto conclui: a ampla maioria dos brasileiros é de direita.
    Esta pesquisa está ótima, pois foi ao cerne da questão e mostrou que, sim, os brasileiros querem estado forte. Só os ricos são contra, pois não usam serviços públicos.

    • eduguim

      Boa, Roberto

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de é$$e-é$$e neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
    . PARA A ENÉSIMA PATIFARIA DA DIREITA :
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus/suas inimigos/as nem parecem ser tão espertos/as assim.
    . AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA :
    . Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    . Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    . Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    . Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    . Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    , E MAIS :
    . Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção
    . O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo
    . O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria
    . Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!
    . A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres
    . O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2013, [consultado em 01-10-2016].)

    .:.
    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::.:.::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    .:.
    .:.
    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    …………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    : Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    …………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    . ………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
    .:.
    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    . ……..………………………………. ( Malcolm X )
    .:.
    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas

    Piedras
    Noches
    Poemas
    . ………………………….( Paulo Leminski )
    .:.
    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    . …………………………….( Salamah Mussa )
    .:.
    A existência precede a essência.
    . …………………………………….( Jean-Paul Sartre )
    .:.
    ::
    * 1 * 2 * 13 * 4
    ::
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina, ou seja: sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas 4 últimas eleições presidenciais no BraSil) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Romanelli

    Essa pesquisa não é garantia de nada ..vai da campanha e do candidato ..de como as bandeiras serão levantadas e defendidas

    Do que li, sinto-me um brasileiro mediano ..penso na maioria das vezes como a maioria

    De qq forma reitero meu mais profundo desprezo pelas cotas racistas e pelos argumentos dos que as defendem ..quer em escolas ou concursos ..penso que a ampla maioria não se deu conta do que esta falando ..ou de que as cotas sociais proporcionariam melhores resultados em curto espaço de tempo, pra muitos mais brasileiros, e sem causar efeitos colaterais danosos e nefastos quanto este critério racista nos trouxe a bem pouco tempo (assim como o sexismo e o dar de ouvidos a teses de ampla minoria em desacordo com a maioria suprema)

    Ainda, sobre pena de morte ou, bandido bom é bandido morto ..bobagem ..a maioria dos casos que a mereceriam (em tese) deixariam menos duvidas com prisão perpétua ..fora ainda se pensarmos nas limitações da nossa Justiça alienada e preconceituosa, de nababos corporativos que hoje a representam e que poderiam aplicar penas irretratáveis a inocentes, provavelmente formados em maior número de pretos, jovens e pobres, evidente.

  • Rousenilson

    Depois da divulgação dessas notícias temos que nos preparar para os ataques da mídia, começando pelos “Bolsobostas” que enxem o saco com ataques idiotas nas redes sociais .

  • robson muraro

    a torcida é grande, mas vai ser duríssimo. caso se confirme a tendência da pesquisa, teremos lula preso com certeza e, com as mãos na máquina do estado, a direita vai fazer a eleição mais roubada desde 1978. tempos sombrios, meu caro.

  • oneide teixeira

    Eu sou de direita e conservador, que me parece ser um crime para o Eduardo.
    Concordei com 90 % do que foi enquerido então pelo jeito sou progressista.
    Muito genérico.

    • eduguim

      O problema da direita é a recusa a enxergar. Suas posições políticas são completamente antagônicas às teses vencedoras na pesquisa. Tanto que a pesquisa foi está pelo grupo de Luciano Huck. Eles se espantaram porque essas teses são opostas às opiniões conservadoras. Defendem forte presença do Estado na economia, programas sociais, é tudo mais que os políticos que você exerça praticaram. Seu comentário é puro autoengano, birra. Você é outros como você agem como crianças. Fazem moldagens. Gastam um tempo extraordinário monitorando este blog só pra virem aqui defecar insultos e mentiras. Agem como adolescentes. Mas as coisas estão caminhando. O povo está acordando. Tudo que aconteceu fará o Brasil votar mais conscientemente no ano que vem

    • Ruy

      Voce, Oneide, e o Erasmo Carlos, precisam manter a sua fama de mau.

  • Romanelli

    Atentem pro passado que esta sendo reeditado quase que na totalidade ..vem ai o GOLPE do parlamentarismo ou do semi presidencialismo pra segurar a vontade popular

    A historia acontece uma vez como tragédia e se repete como farsa

    Após renuncia dum presidente que não conseguia apoio pra governar, depois de muita pressão, em 64, forças militares, estrangeiras e diversas elites, com medo da pressão popular e da pressa por mudanças, se uniram pra difamar o vice presidente que deveria assumir

    ..pra se livrar do enrosco em terem o vice no comando propuseram uma fórmula hipócrita que trazia no lombo um NEVES (o tancrééédo) e o parlamentarismo de troco

    O POVO percebeu e logo depois disse não ..voltou então o ex vice presidente com plenos poderes dados agora em eleição ..as forças GOLPISTAS não se conformaram e o depuseram pra todo sempre

    o golpe foi dado ..a tentativa por um Neves tb ..agora o parlamentarismo e o semi presidencialismo entram na pauta

    Será que este Congresso corrupto e de golpista vai tentar mais esta trapaça ? ..será que LULA se conformara em ser uma Maria Antonieta ? Será que se eleito, governa ?

    pior que desde aquele tempo já tínhamos uma GLOBolpe, Estragão, Rolha de SP e todos os seus “profissionais augados” envenenando toda a Nação ..jogando irmão contra irmão

  • Maria Aparecida

    Sim, há uma luz no fim do túnel, há grande probabilidade de afastar os plutocratas do poder, mas infelizmente o golpe continua em curso e nós vamos ter que enfrentar o fantasma do parlamentarismo.

    • eduguim

      O importante é lutar. Não desistir. Se a esquerda não tivesse se entregado nem teria havido golpe

      • Romanelli

        discordo ..eles sempre tiveram as ARMAS Eduardo, a parte ativista da ARMAS ..sem armas sem golpe ..sem armas, sem reação ..simples assim

        não se esqueça que aqui DILMA (a inapta) tb errou no “time” ..ao tentar tirar poderes dos caras e submetê-los a ela, lembra ? ..uma ex inimiga ..isso foi a maior das gotas pro cartas ..

    • Nigro

      Parlamentarismo com voto distrital puro! Como seriam eleitos ed cunha, j wyllis e tiririca?

  • Nigro

    Essa pesquisa poderia ser feita em qualquer tempo, qualquer momento da historia da banânia e onresultado seria o mesmo. O “povu” tende mesmo a essas idéias de fracassado. Idéias de salvador da pátria. Mesmo Eduardo acredita que “Lula isso” “lula aquilo”. Prefere terceirizar suas escolhas para um anão de jardim, bujão de gás e por aí vai.

    Mas na hora da eleição vai pesar mesmo quem enganar melhor. Politico fala o que querem ouvir. Sarney (ele mesmo!) dizia que ganha-se com a esquerda e governa-se com a direita.

  • Avelino

    Caro Eduardo
    Gostei das formulações das perguntas.
    Os donos do golpe não estão nem ai para elas, pois as conhecem bem e construíram mecanismo contra.
    Em 2018 haverá eleição para presidente, governadores, senadores (2/3) deputados federais e estaduais.
    Vai ser jogo pesado.
    Ainda não esgotaram o arsenal, contra o Lula, prender é complicado, mas deram um golpe na manha, matar é mais ainda. Muda-se as regras, vai para o parlamentarismo ou outro esquema a ser estudado.
    O povo não reage mesmo, o povo parece estar a anos luz dos movimentos sociais.
    Também quero um Estado forte, mas a partir do povo, dos trabalhadores.
    Lula e o PT deveriam governar com os movimentos sociais.
    Fora Temer, fora Aliança Liberal.
    Saudações

    • eduguim

      saudações, companheiro

  • josefino barbacena

    Estudos sugerem que Lula será condenado em 2a. instância.

    • Jimmy Cricket™

      ☺ Os estudos foram realizados pela Faculdade de Garranchos Ilegíveis da Universidade de Ciências Ocultas de Cudomundópolis, Santa Catarina.

  • Atineli

    Jogo duro pela frente Edu. Lula está ciente que se não houver votos conscientes de esquerda não será possível governar com o mesmo tipo de parlamentares golpistas e oportunistas que abundam. Creio que as bombas começarão a cair brevemente e que a casa grande está se preparando mesmo para a terceira fase do golpe. A implantação forçada do parlamentarismo só conseguirão aceitando vestir a camisa da ditadura. Hoje estão com as camisetas e o mundo esta olhando. Quem vai querer esse pais como investimento seguro ? Ninguém ! Lula está cada vez mais forte. Uma prisão de Lula hoje seria a própria capitulação da direita: cova cavada e pronta pra dormir. Não sei, mas muita coisa ainda vai explodir na nossa cara. Pena a esquerda ser essa pasmaceira fragmentada de egolatras que não conseguem avaliar o fascismo em seu próprio sofá. Tá difícil.

  • Juliano Santos

    O povo brasileiro é passivo. Ok, só que aqui no Rio houve um fato interessantíssimo. A famosa cadeia de supermercados Mundial resolveu já no embalo da reinstauração da lei áurea, não pagar mais hora extra para os funcionários que trabalharem domingo.
    Ao tomar conhecimento, os empregados foram se mobilizando espontaneamente e de repente todos abandonaram seus postos e fecharam o estabelecimento.
    Isso pode ser uma alerta do que vem por aí. É bom que eles não contém com a passividade do povo como algo imutável

  • cezar

    Um governo que pense diferente: nacionalista AO EXTREMO

  • E pensávamos que a Usp por exemplo, tendo sido criada pela nata dos cafeicultores de Sao Paulo em 1934, era focada em ‘cotas racistas’ pró brancos durante 70 anos. Os efeitos colaterais, como direi? vicejaram em centenas de deputados, governadores, Doicodis e presidentes em plena afinidade com ela.
    Começou a mudar timidamente 2004 visto que o presidente já era Lula.

  • Anônimo

    E pensávamos que a Usp por exemplo, tendo sido criada pela nata dos cafeicultores de Sao Paulo em 1934, era focada em ‘cotas racistas’ pró brancos durante 70 anos. Os efeitos colaterais, como direi? vicejaram em centenas de deputados, governadores, Doicodis e presidentes em plena afinidade com ela.
    Começou a mudar timidamente 2004 visto que o presidente já era Lula.

  • Luiz Henrique Xavier

    Receio, mesmo, que toda essa discussão seja infrutífera, na medida em que não construímos, nas ruas, um mecanismo de pressão sobre as elites a fim de que não enveredem por soluções como o semi-presidencialismo e outros bichos para inviabilizar um governo de esquerda. Acredito, como no post que fiz hoje no Face, que hoje é
    “Um bom dia pra dizer:
    o MOMENTO está mais pra ZUMBI DOS PALMARES que pra PRINCESA ISABEL.
    Um olho na “princesa”, outro na LUTA!”

  • Pedro Accioli

    Eu acho que a esquerda fatura sim as eleições! Mas depende de ter um congresso a favor!

    Um abraço!!!

    • eduguim

      outro

  • Rogério Bezerra

    Espero que sim, Eduardo!
    Acreditarei mais quando todos os partidos e blogs progressistas mostrarem “as caras e os caras” das empresas que financiam golpes e se beneficiam com eles. Aí a população será menos midiotizada.
    Chega de sermos, desde o ventre, sabotados por gerações e gerações de ricos desgraçados. CHEGA!

  • Anônimo

    Resta saber o seguinte: haverá mesmo eleição?
    A turma, até aqui, chegou longe demais para correr o risco de entregar de bandeja a taça da presidência para alguma pessoa que lembre, por longinquamente que seja, a esquerda.
    Não estou entre os que veem no ano que vem o exercício normal do direito ao voto. Penso, com sinceridade, que o parlamentarismo à la Michel Temer está chegando. Eles são doidos para escapar do crivo das urnas na eleição presidencial.
    (Na eleição dos congressistas a coisa se arruma. O povo não tem do que reclamar, a verdade é essa. Quem elegeu as bostas que chamamos de parlamentares fomos nós mesmos, de livre e espontânea vontade!)

    • Blog da Cidadania

      Nem fale