TRF4 julgará Lula em 6 meses contra 12 anos de Azeredo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A tramitação de processos criminais na segunda instância da Lava Jato em Porto Alegre, que julgará o ex-presidente Lula, ficou mais rápida. O mais interessante é que o tribunal alega que, “com o acúmulo de processos e uma base de decisões precedentes, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) intensificou a quantidade de julgamentos da operação”.

É meio ininteligível. Como há acúmulo de processos os julgamentos ficaram mais rápidos? Que conversa é essa?

De outubro para cá, porém, o período de trâmite no TRF4 diminuiu. Foram julgadas cinco ações da Lava Jato, consecutivamente, as quais levaram menos de dez meses entre a chegada ao tribunal e o fim da votação.

Isso fez cair a média de tempo que os processos correm: antes de outubro, a última vez que uma ação da Lava Jato havia durado menos de dez meses por lá foi em 2015, quando foi mantida a condenação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

De janeiro a outubro, a média de julgamento das ações foi de 14 meses e meio. Se considerarmos apenas novembro, foi de sete meses. No total, até agora são 23 ações de mérito já com decisão do TRF-4.

Foram 15 apelações julgadas esse ano, contra apenas cinco em 2016 e outras três em 2015.

O tribunal é responsável por revisar as ações julgadas por Sergio Moro em Curitiba. Todas as ações penais da Lava Jato vão para a oitava turma, composta por três juízes. Só em novembro deste ano, a turma condenou Eduardo Cunha (tramitação de cinco meses e meio), o marqueteiro João Santana e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto (de seis meses e meio) e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro (de nove meses), entre outros.

O processo da Lava Jato que mais demorou no tribunal é o do ex-deputado André Vargas, julgado em maio, que levou 18 meses. Outras nove ações que já estão na corte ainda não foram analisadas. Entre os casos restantes, há os de Antônio Palocci, Sérgio Cabral, José Carlos Bumlai e, ainda, o de Lula.

Este último foi protocolado no TRF-4 em agosto. Se a média de novembro se mantiver com o processo de Lula, considerando que há recesso do Judiciário em dezembro e janeiro, o ex-presidente pode ser julgado ainda no primeiro semestre, antes do período eleitoral.

Se condenado em segunda instância, ele pode ser impedido de concorrer em 2018. O presidente do tribunal, há algum tempo, “prometeu” aos adversários políticos do PT que vai “julgar” os ex-presidente a tempo de impedi-lo de disputar a eleição de 2018.

Porém, tudo depende da política. Com o apoio crescente que Lula está granjeando, tirá-lo da eleição presidencial de 2018 moldando o tribunal só para condená-lo rapidamente, para impedir que dispute a eleição, só fará com que o eleitorado que o apoia fique desconfiado e furioso, pois cada vez mais gente acredita que só Lula pode devolver uma vida digna aos brasileiros.

O Judiciário entrou em um perigoso jogo de politizar-se. Um Poder da República que atua a mando de grupos políticos e encarcera pessoas para esse fim, transforma-se de instrumento de uma ditadura. Sobretudo quando se exime de julgar pessoas conforme a filiação partidária.

Só para registro: já faz quase dois anos que o ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, foi condenado em primeira instância e até hoje a segunda instância não julga seu caso. Enquanto isso, quer julgar Lula em seis meses após a condenação em primeira instância.

Lula já conseguiu fazer muita coisa boa no Brasil. Agora, conseguiu fazer uma coisa que nunca ninguém jamais conseguiu fazer neste país: fez a Justiça ser mais rápida. Porém, não foi uma coisa boa porque essa rapidez não será para todos, será só para ele e outros filiados ou aliados e ex-aliados do PT.

*

Assista, abaixo, ao comentário em vídeo sobre esse tema e,  em seguida, assista um segundo vídeo que explica como você pode ser notificado quando o Blog publicar uma nova matéria. É um vídeo de 30 segundos que vai lhe dar mais conforto para acessar esta página.

  • edmilson carlos rodrigues garc

    Isso vem ao encontro daquilo que sempre suspeitávamos.A justiça brasileira nunca foi lenta.Ela é e sempre será, SELETIVA.

  • Gilvan Saldanha

    Para consumar o Golpe é necessário que Lula se torne inelegível.

  • HERBERT

    Caro Eduardo,

    Desculpe-me lhe dizer; esses juízes do TRF4 não estão nenhum pouco preocupados com a provável pressão que poderá vir: Seja ela do enorme eleitorado brasileiro que quer o ex-presidente Lula de volta ao cargo presidente; seja ela de organismos internacionais. Infelizmente eles já estão dando sinais claros de que vão condenar o Lula, e tudo indica, com uma pena muito mais severa do que aquela aplicada pelo juiz Sérgio Moro. Não precisa ser nenhum adivinho para se prever que esse fato vai mesmo se concretizar. O aumento da pena e a consequente condenação do ex-deputado João Vaccari Neto por aquele tribunal é um bom exemplo a ser observado. Outros exemplos, envolvem o próprio Lula, onde o órgão de Segunda Instância de Porto Alegre vem negando praticamente todos os atos
    jurídicos requeridos pelo ex-presidente, entre eles, a recente decisão que negou o pedido da defesa dele, em que ele solicita que seja declarada a absolvição sumária de Dona Marisa Letícia, em razão do seu falecimento.

  • Wagner Souza

    Isto apenas reforça o que todo mundo ja sabe, todos estão unidos neste golpe, os 3 poderes da republica estão unidos em uma única missão que e a de tirar Lula da disputa presidencial em 2018. Consequências viram pois não acho que o povo Brasileiro vai tolerar tanta coisa, pode sair ate uma nova queda da bastilha aqui no Brasil.

    • Pedro

      Também acho cara! Uma guerra civil será inevitável neste país com Lula impedido de se candidatar ou preso (a esquerda começará a se revoltar com esta medida antes das eleições)! Com Lula eleito (a direita fará a revolta logo depois da eleição) e com Boçalnaro vencendo Lula (neste caso a esquerda se revoltará lá para a metade do mandato dele)

  • Marcelo Beraldo

    boa noite, Eduardo . Um grande abraço para a Vitória e toda a família. Espero que entenda o que tenho a dizer. Hoje eu vejo a candidatura Lula como muito conveniente ao establishment e a junta golpista que governa o país. Sejamos realistas, num processo sofisticado de manipulação , a mídia , o judiciário, boa parte do legislativo e provavelmente forças internacionais tem hoje o controle completo do poder e do comportamento da sociedade brasileira. Lula é hoje um cidadão de segunda categoria totalmente a mercê destas forças que vão controlar o timing de sua candidatura de forma a dividir votos do campo progressista, manter intelectuais engajados num projeto fracassado, manter acesas falsas esperanças em parte significativa da população e finalmente no momento que lhes for mais conveniente , impugnar a candidatura. Não faz sentido manter expectativas numa situação em que não temos o menor protagonismo. A minha solução para resgatarmos um mínimo de protagonismo e alguma soberania nacional é a chapa Ciro Gomes presidente, Lula vice. Sei que a ideia não é bem vinda por muitos , mas é preciso entender que vivemos num estado de exceção e apenas medidas pragmáticas poderão oferecer alguma resistência a atual ditadura. Está muito claro que o povo não vai se mobilizar para defender uma candidatura Lula e um erro na insistência de sua candidatura levará ao agravamento do quadro atual. Os golpistas agem com profissionalismo calculado e não há mais espaço para ilusões e ingenuidade. Se alguém ainda acredita que permitirão um Lula protagonista candidato a presidente em 2018 penso que se encontra num estado de alienação. Eduardo, vamos pensar no melhor possível para o Brasil e agir com o pragmatismo necessário. forte abraço.

    • Blog da Cidadania

      Márcio, essa é a receita para manter a direita no poder. Abraco

      • Jimmy Cricket

        Olhe, Edu. A boa redação e a arenga quase coerente desse tal Marcelo (ou Márcio, sei lá) Pereba denunciam um redator profissional evidentemente a mando ou pago por golpistas. É fake. Ele pode enganar trouxas, mas a mim não engana.
        Eu jogaria os comentários desse cara no lixo.

        • João Ferreira Bastos

          Atenção Edu, o Blog do Nassif, no inicio tinha um monte de troll, com este mesmo padrão do Marcelo ou Marcio, depois começaram as baixarias

          Fica ligado. Saúde e abraços

          • Marcelo Beraldo

            Marcelo Beraldo Godinho de Castro. RG 14490887. tel 11 963967080. Dá uma ligada pro troll aqui, palhação . Só o fato de não admitirem argumentação divergente já demonstra a tibieza do vosso status.

          • Blog da Cidadania

            Calma, João e Marcelo, estamos todos do mesmo lado. A situação está complicada e as pessoas ficam irritadas. Posso atestar que são duas ótimas pessoas. Vêm aqui há anos e sempre respeitosas, João e Marcelo.

      • Marcelo Beraldo

        É Marcelo Beraldo, já estive com vc em várias campanhas . Entre elas contra o Gilmar Mendes entre outras. Eduardo, com todo respeito sua resposta lacônica não está a altura da minha argumentação que é fundamentada em fatos. Lamento que se utilize de tal estratégia para desqualificar meu texto que no meu entendimento merece uma séria reflexão. No meu entender este grupo está agindo com um fundamentalismo comparável a uma seita. É um dos raros casos em que espero que a fé e a crendice prevaleçam.

        • Blog da Cidadania

          Marcelo, todo respeito a você. Mas acho esse vai no um erro. Evidentemente que você tem todo direito a pensar assim é eu respeito

  • Jimmy Cricket

    ☺ Aébrio Never atende ao polido “convite” de S. Moro e aparece perante o juiz.
    S.Moro: “Boa tarde, senador. Como tem passado? Como vai sua digníssima irmã?”
    A.Never: “(sniff, sniff) Bem, obrigado. E Vossa Excelência (sniff, sniff), como vai? A Andréa
    está bem, obrigado, e mandou lembranças a Vossa Excelência (sniff, sniff) e a vossa simpática esposa.”
    S.Moro: “Perdoe-me havê-lo incomodado, mas há umas coisinhas que eu gostaria que fossem
    esclarecidas de uma vez por todas.”
    A.Never: “(sniff, sniff) Não foi incômodo nenhum, Excelência. Aliás (sniff,sniff), há muito que eu queria me encontrar pessoalmente com Vossa Excelência (sniff, sniff).”
    S.Moro: “Folgo em sabê-lo. Ainda mais porque o senhor parece estar resfriado. Agora, quanto àquelas alegações descabidas dos seus adversários…”
    E bate o bumbo…

  • Trazibulo Meireles de Souza

    Eduardo, esse TRF4 não é um tribunal é um puxadinho vergonhoso da Globo. O Brasil pós golpe haverá de fazer um acerto de contas com todos esses canalhas que usam toga travestidos de juízes. Na verdade são os Torquemadas do século XXI.

  • Fernando Dias

    Se entendi bem, o blog está reclamando porque o TRF 4 está mais rápido? Ou gostariam que ele tivesse sido tão rápido assim quando do mensalão?

    • Vinicius Porto da Silva

      fernando, voce está bem?, está passando mal? Ou só é o teco que está dormindo?

    • Adma Viegas

      A crítica é porque a justiça no Brasil age de forma SELETIVA. Não precisa grandes esforços de interpretação de texto para entender o que está escrito.

    • Maurícius Petrus

      Vcs de direita tem uma tremenda incapacidade de compreensão de texto.

    • Marcus Rodrigues

      Acho que ele esta’ bem, Vinicius, também acho que ele nao seja burro. Ele e’ mais um caso de ma’ fé e carater, mesmo.

      • Maria Libia

        ele é um dos que recebe para entrar nos blogs da esquerda para nos irritar. É claro que um verme assim tem mesmo falta de caráter.

  • Jimmy Cricket

    Olhe, Edu, os comentários de Marcelo Beraldo e HERBERT acima me fazem pensar se os golpistas não adotaram uma nova tática, passando a enviar textos até razoáveis tentando ser persuasivos, embora não passem de nhém-nhém-nhém. Cuidado, parceiro..

    • HERBERT

      Jimmy Cricket,
      Se bem entendi o seu comentário acima, eu quero lhe informar que eu continuo apoiando o ex-presidente Lula, e não tenho nenhum tipo de ligação com esse golpismo que vem assolando este País.

    • Viviane

      Jimmy, acho que você confundiu HERBERT com Hermes Sanchez, outro troll das trevas que rasteja por aqui.

      • HERBERT

        Viviane,
        Você observou bem. Talvez o Jimmy tenha feito uma confusão do meu nome com o nome do Hermes.
        Grato,

        Herbert.

  • irene

    Caramba Eduardo! Se a chapa Ciro/Lula (aqui proposta) é manter a direita no poder, então qual a chance de disputar eleição condenado, mas com liminares? Será que podemos usar a CF a nosso favor, quando ela diz que “condenação efetiva só é aplicável qdo transitado em julgado”. Ora, em primeira analise, a decisão do STF de prender qdo condenado em segunda instância a priori é inconstitucional.

    • Blog da Cidadania

      Colocar Ciro na cabeça da chapa seria uma loucura

      • irene

        Legal Maria e Eduardo. Esclareceu-me o caso Ciro. Já observei que o plano é recorrer ao TSE para garantir eleições (conforme Eduardo) . Mas tem alguma chance a mais se considerarmos a inconstitucionalidade da lei de prisao por condenação em segunda instância? Seria isso à ser usado no recurso ao TSE?

    • Maria Libia

      Não votaria no Ciro pois, considero ele falastrão. Sua família é dona do Ceará, tipo Sarney dono do Maranhão, e não ví, até hoje este estado sair do marasmo de anos.

  • Josė Carlos Lima

    Registrei um B.O do sumiço das malas.. depois me lembrei que as 9 e não apenas 7, estavam com o doutô

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/11/bo-da-malas-sumidas.html?m=1

  • Cleanto Beltrão de Farias

    Tribunal de elites, fica claro! E eles pensam que a sociedade não percebe. É toda uma cadeia de elitismo, de granfinismo, de pensamento de cúpula, que vai da Faculdade de Direito aos Tribunais. É a Justiça mercenária, a do Brasil. O Judiciário é um órgão sem controle.

  • Mauricio Bibiano

    Engraçado como essa matéria tem a nítida intenção de confundir as pessoas e colocar a justiça do Paraná como culpados nessa historia. Eduardo Azeredo, não está sendo julgado no Paraná, seria bom fazer uma comparação entre o TRF4 e TRF5.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1912187-revisor-empata-julgamento-de-azeredo-no-mensalao-tucano.shtml

    • Blog da Cidadania

      Quer dizer que a Justiça brasileira tem que ser dividida? Cara-de-pau

    • Maria Libia

      www1.folha.uol.com.br??????????? Nem merece resposta.

  • Jimmy Cricket

    ☺ Rapaz! Parece que o Claudio, o Chato das Três Galochas, mudou-se para o diário oficial do Prof. Hariovaldo Almeida Prado. Meu dedo e minha tecla PgDn estão salvos, ao menos aqui. O blog do profe eu visito pouco…

  • João Ferreira Bastos

    O presidente da Turquia demitiu 3 mil juizes golpistas ao assumir a presidencia.
    Aqui Lula ao assumir tem que demitir todos os juizes e o mpf

  • Avelino Oliveira

    Caro Eduardo
    Não tem sentido dar um golpe, mobilizar tantas pessoas, tanto de dinheiro, e na hora da divisão, passar o comando, contra quem o golpe foi dado.
    Lula, de alguma forma será impedido, se preso ou morto, a História dirá.
    A justiça sempre foi seletiva, agora isso está escancarado.
    A eleição não será só para presidente, mas para governadores, deputados, senadores, também.
    A esquerda, está sendo muito republicana.
    Saudações

    • Maria Libia

      tenho muita reserva dessa esquerda caviar. Na ditadura militar aconteceu a mesma coisa, muitos ditos esquerdista se tornaram defensores de primeira linha da ditadura. Se o povo, nós, soubéssemos a força que temos, nenhum exército do mundo nos derrotariam.

  • Jose Eduardo

    De fato, com o Lula essa Justiça de Exceção só encontrada nas piores ditaduras é bastante rápida. É um deboche!

  • Guilherme Mascarenhas Pereira

    mas é lógico… e o medo do Lula voltar eleito?

  • Robby Souza

    lula, ao ser eleito, tem que caçar esse vagabundos da justiça e manda-los pra cadeia https://uploads.disquscdn.com/images/6b48ecb7742b93031a6a91ff16281adac98791980a15b4a77637ea1ce4f1788f.jpg

    • Cláudio Ramos

      Caçar ? Não seria cassar, pequena criatura ignorante !

  • Nigro

    A manchete dá a entender que é o mesmo tribunal… parece “click bait” do Terra Uol e etc.
    Azeredo deu sorte de estar sendo julgado na justiça estadual. Toda justiça brasileira é -pleonasticamente- péssima. Agora, mesmo que considerassemos os casos mais longos do TRF, ele já teria sido julgado.
    Veja quantos condenados a lava jato de curitiba produziu! E os “ministros” togados? NADA!

    Sérgio Moro, ele sim é o “CARA”.

  • Julio Mallet

    Eu só queria saber qual é o plano do PT para garantir a candidatura do Lula ? Pois do Judiciário da Região Sul não pode se esperar a aplicação da Constituição e das Leis, os golpistas farão o possível para impedir a candidatura.

    • Blog da Cidadania

      O plano é recorrer ao TSE