G1 diz que Doria leva mais tempo que Haddad pra resolver problemas

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Sob a gestão de João Doria (PSDB), a Prefeitura de São Paulo leva, em média, 57 dias para resolver problemas de zeladoria como buracos na rua, trocas de lâmpadas, capinação de espaços públicos, varrição de ruas e outras demandas da população que acabam concentradas na central de serviços SP156.

Isso representa 19 dias a mais do que em 2016, quando a administração pública tomava cerca de 38 dias em um atendimento – um aumento de 50% no tempo.

O levantamento foi feito pela produção do SP1, em colaboração com o G1, com base nas informações disponíveis no site Dados Abertos da Prefeitura. Foram analisadas quase 480 mil solicitações abertas nos primeiros semestres de 2016 e 2017, e finalizadas até setembro dos respectivos anos. Com este recorte, são descartadas solicitações que passam de um ano a outro.

Além disso, por questões estatísticas, foram considerados os serviços com mais de cem solicitações em ambos os períodos. Das 81 categorias, Doria piorou o tempo de atendimento em 64.

Os 10 serviços do 156 mais procurados

Serviço Prazo dado pelos órgãos responsáveis Quantidade (2016) Quantidade (2017)
Tapa-buraco 45 dias 32.381 53.757
Abordagem social a pessoa em situação de rua até 3 horas 29.724 33.999
Capinação e roçada 30 dias 9.034 9.231
Reclamação de intervalo excessivo da linha 20 dias 5.508 5.906
Reclamação de poluição sonora – PSIU não informado 8.800 5.757
Denúncia de problemas no embarque/desembarque 20 dias 7.730 5.170
Denúncias de locais com acúmulo de água limpa e parada 30 dias 23.789 5.050
Limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita 5 dias 6.399 4.725
Reclamação de falta de varrição 4 dias 8.977 3.412
Fiscalização de descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública 4 dias 10.060 3.266

Entre as categorias com mais de cem solicitações finalizadas em ambos os anos, há maior demora em avisos de interferência no trânsito – ou seja, pedidos para remoção de veículos parados, árvores caídas e o que mais estiver atrapalhando o trânsito. Em 2016, tais solicitações feitas ao SP156 levavam, em média, menos de um dia para serem finalizadas. Agora, são quase 24,5 dias.

Reparos de lâmpadas também sofrem grandes atrasos, no comparativo com o ano anterior. Em 2016, a prefeitura precisava de dois dias para executar o conserto; hoje, são necessários 25 dias.

10 serviços do 156 que atrasaram mais em 2017

Serviço Prazo dado por órgãos responsáveis Tempo médio (2016) Tempo médio (2017) Variação
Aviso de interferências no trânsito 60 dias 0,6 dia 24,4 dias 3660,7%
Reparo de lâmpada 72 horas 2,1 dias 25,13 dias 1107,9%
Problemas no cadastro 20 dias 14,1 dias 125,0 dias 781,8%
Problemas nos postos de recarga 20 dias 9,2 dias 59,3 dias 543,8%
Falha na recarga do bilhete único 20 dias 11,2 dias 45,2 dias 304,3%
Reparo de problemas mecânicos 20 dias 8,9 dias 34,0 dias 281,0%
Manutenção do veículo em geral 20 dias 11,7 dias 41,3 dias 251,8%
Fiscalização de veículo estacionado/parado em local proibido 60 dias 3,3 dias 11,0 dias 232,0%
Fiscalização de infração de veículo em movimento 60 dias 6,0 dias 19,8 dias 227,6%
Remoção de animal morto em via pública não informado 17,0 dias 53,2 dias 211,8%

A Prefeitura, porém, é mais ágil em algumas categorias, como denúncia de caçamba de entulho, que caiu de 65 dias para 11; denúncia de colocação de lixo domiciliar fora do horário de coleta, cujo tempo médio de atendimento caiu de 62 dias para 16; e manutenção de semáforos, que teve o tempo médio reduzido quase que pela metade, de quase 54 dias em 2016 para pouco menos de 28 dias em 2017.

10 serviços do 156 que se tornaram mais ágeis em 2017

Solicitação de serviço Prazo dado pelos órgãos responsáveis Tempo médio em 2016 Tempo médio em 2017 Variação
Denúncia de colocação de lixo domiciliar fora do horário de coleta 30 dias 62,4 dias 16,3 dias -73,8%
Manutenção de semáforos 60 dias 53,8 dias 27,7 dias -48,5%
Erro na cobrança da integração ônibus-metrô-CPTM 20 dias 195,9 dias 101,1 dias -48,4%
Denúncia de má conduta dos funcionários (motoristas /coletores) 20 dias 8,9 dias 5,7 dias 35,8%
Vistoria de colmeia/vespeiro instalado 30 dias 65,7 dias 42,7 dias -34,9%
Denúncia de local com roedores/ratos 60 dias 45,8 dias 34,3 dias -25,2%
Denúncias de locais com acúmulo de água limpa e parada 30 dias 62,4 dias 48,9 dias -21,6%
Denúncia de local com pombos 60 dias 53,1 dias 42,1 dias -20,8%
Manutenção de placas de trânsito 60 dias 82,3 dias 65,5 dias -20,3%
Denúncia de local com escorpião 60 dias 46,7 dias 37,9 dias -18,6%

Gestão anterior

Por meio de nota (leia na íntegra no final da reportagem), a Prefeitura afirma ter dedicado esforços para solucionar “cerca de 600 mil solicitações não atendidas” da gestão anterior, de Fernando Haddad.

A reportagem apurou, no entanto, que o número de demandas que passaram de uma gestão a outra é menor: ao assumir como prefeito, João Doria encontrou 393.796 solicitações não atendidas referentes a 2016 e 2015, período disponível no Portal Dados Abertos. Dessas solicitações herdadas, a atual gestão finalizou 128.872.

A Prefeitura alegou que o número de 600 mil solicitações inclui dados anteriores a 2015 – dados que não estão disponíveis ao público. A reportagem pediu planilhas que comprovassem essa alegação, mas não foi atendida.

A falta de dados anteriores a 2015 também impede analisar, de maneira concreta, se, de janeiro a setembro, “a Prefeitura de São Paulo registra aumento de 11,5% de resposta às solicitações dos cidadãos” em comparação à gestão anterior, conforme diz a nota.

A partir dos dados de 2015 a 2017, é possível observar uma queda de 6,6% na finalização de solicitações. Até setembro de 2016, a gestão de Fernando Haddad finalizou 417.376 solicitações abertas desde janeiro de 2015. O governo de João Doria, até setembro de 2017, finalizou 389.890 pedidos abertos a partir de janeiro de 2015.

Demora por distrito

O secretário das Prefeituras Regionais, Claudio Carvalho, afirma ter zerado a fila de tapa-buracos, a solicitação mais comum no SP156. A reportagem, contudo, encontrou outra realidade: até setembro havia 11.836 solicitações abertas no primeiro semestre de 2017 que aguardavam atendimento. O prazo para as prefeituras regionais resolverem este tipo de problema é de 45 dias, segundo o portal do SP156.

O tempo médio varia de acordo com o distrito. No Bom Retiro, local com maior demora no serviço de tapa-buraco, uma solicitação leva, em média, 180 dias para ser resolvida. Já em São Rafael, na região sudeste da cidade, a Prefeitura toma em torno de 27 dias para tapar um buraco.