10 razões para ir apoiar Lula em Porto Alegre

Ativismo político, Destaque, Todos os posts

Convido a todos e a todas a dizerem por que vão estar em Porto Alegre, em 24 de janeiro próximo, para o ato público em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o processo farsesco que ele enfrentará nesse dia no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Não vou falar do processo em si. Todos temos lido ou proclamado por que esse processo, ou melhor, por que todos os processos que Lula enfrenta na Justiça não passam de tentativas torpes da burguesia brasileira de impedir que o ex-presidente volte ao poder.

Como bem disse o professor emérito de Direito da Universidade de Buenos Aires Eugenio Raúl Zaffaroni sobre a premissa da operação Lava Jato de que os julgamentos dos réus dessa operação não devem levar em conta certas garantias constitucionais em nome do “combate à corrupção”, o fato é que todo regime autoritário, a começar pelo nazismo, sempre invocou a “necessidade” de violar a lei para condenar “inimigos do Estado”.

Estar em Porto Alegre no dia 24 de janeiro será o grande ato de exercício de cidadania que qualquer um de nós poderá ter praticado em toda a vida. Assim sendo, quero elencar, abaixo, (apenas) dez (das muitas) razões que existem para irmos todos àquela cidade apoiar Lula.

 

1 – Lula é inocente. Não porque eu acho, mas porque, até aqui, não conseguiram provar a sua culpa.

2 – Lula não é uma pessoa, nesse julgamento. É uma instituição, um arcabouço vivo sobre Justiça Social

3 – A condenação sem provas de Lula não irá encarcerar um cidadão, irá encarcerar a esperança de todo um povo.

4 – A condenação de Lula se transformará em um aviso a todo homem público que governe qualquer coisa neste país, seja cidade, Estado ou o país: não governe para os mais humildes ou pagará um preço altíssimo.

5 – A condenação de Lula abrirá um precedente neste país para que o Judiciário viole garantias constitucionais de todo aquele que meios de comunicação e empresários quiserem.

6 – Lula cumpriu todas as promessas que fez antes de chegar ao poder. Transferiu renda dos ricos para os pobres, melhorou a economia, reduziu a pobreza e deu dignidade a este país.

7 – Lula rompeu com a prática histórica de todo presidente da República de se submeter aos Estados Unidos e à burguesia nacional, o que explica tudo que está sofrendo.

8 – Mesmo que consigam impedir Lula de participar das próximas eleições, fortalecê-lo politicamente para poder indicar um substituto é imperativo para impedir que tenhamos outro Michel Temer no poder em 2019

9 – Muitos brasileiros indo de todas as partes do país a Porto Alegre para apoiar Lula será um recado à burguesia de que não mediremos esforços em defesa da democracia.

10 – Porque a injustiça que se faz a um é ameaça que se faz a todos

 

Confira o comentário em vídeo de Eduardo Guimarães sobre o tema. Em seguida, leia mensagem que o Blog da Cidadania tem para você.

 

 

UM MINUTO DA SUA ATENÇÃO

Apoie o Blog da Cidadania. O site tem custos – equipe técnica, hospedagem, cobertura (telefonemas, deslocamentos). Assinar um dos primeiros blogs políticos do país, que já existe há 13 anos, é forma de militância política. Há várias formas de assinar. Confira, abaixo. E obrigado pelo apoio. 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE NO LINK https://www.mercadopago.com/mlb/debits/new?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bfAQUI 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE NO LINK https://www.vakinha.com.br/vaquinha/financie-o-jornalismo-do-blog-da-cidadania

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA [email protected]

*

VEJA, ABAIXO, COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST. ACIONE O SININHO 

 

  • Marcus Rodrigues

    Lula Presidente do Brasil 2018

  • João Ferreira Bastos

    dia 24 NÃO será o julgamento do LULA

    será o dia em que os desembargadores ou serão conhecidos na história como JUIZES ou como canalhas, criminosos e golpistas

  • Jimmy Cricket

    ☺ O DVD “Sacco e Vanzetti” que eu havia encomendado foi-me entregue ontem. Assisti mais uma vez o filme e,mesmo conhecendo-o muitíssimo bem, fiquei acabrunhado. Meu exemplar do livro
    está caindo aos pedaços de tanto ser relido.

    Sem dúvida um efeito colateral da expectativa quanto ao resultado do “julgamento” no dia 24. É
    desanimador ver como os juízes não mudaram tanto assim nestes quase cem anos. De Webster Thayer a Sergio Moro, continuam existindo juízes complexados e rancorosos. Thayer odiava o fato de ser nanico física além de moralmente, e Moro deve odiar aquela cara de retardado mental. Daí para o ódio se transformar em rancor a distância é pequena.

    Thayer passou à História como exemplo de infâmia; Moro terá o mesmo destino, independentemente do que os sacanas do TRF4 decidam no caso de Lula.

    Mas vamos esperar e torcer; a esperança é a última que morre. Guardadas as proporções, os diversos movimentos pró-Lula pelo mundo todo têm alguma coisa do ribombar mundial contra a “justiça” tacanha e jeca de Massachusetts na década de ’20 do século passado.

  • Nigro

    Lula o salvador da Banânia!

  • Robson

    Prender heróis de seus povos, isso já aconteceu antes na historia do seculo XX. https://uploads.disquscdn.com/images/f8677cf967d971902f71d6fd95ee9c0bbd9fac4d182cbcf9201db6febb315af8.jpg