Cármen Lúcia discutirá com a PF a segurança do julgamento de Lula

Últimas notícias

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, anunciou que vai discutir com a Polícia Federal a “segurança” em torno do julgamento do ex-presidente Lula,  dia 24, devido a denúncia do presidente daquele Tribunal de que teria recebido “ameaças”.

Nesta segunda (15), ela se encontra com o presidente Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Thompson Flores, para tratar do assunto.

A assessoria da ministra afirma que ela “tomou conhecimento” de ameaças a juízes.

Cármen Lucia e o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, iriam “trocar ideias” nesta semana sobre a “segurança do julgamento” e também sobre a “segurança dos juízes”.

Como a PF é subordinada ao Ministério da Justiça, a ministra vai conversar com as autoridades responsáveis sobre a segurança da sessão.

O STF mandou dizer que “rechaça qualquer insinuação de que o encontro, pedido pelo desembargador, tenha a ver com o conteúdo do julgamento”…

O tribunal ainda diz que Lula não tem foro privilegiado e qualquer recurso sobre ele será no Superior Tribunal de Justiça (STJ), apesar de que caberia recurso ao STF se o STJ negar o pedido do ex-presidente.

Cármen Lúcia também preside o Conselho Nacional de Justiça, que tem um departamento exclusivo para cuidar da segurança de juízes e desembargadores.

A assessoria da ministra afirmou que, embora a pauta não tenha sido adiantada, este deverá ser o principal assunto do encontro.

Nem a presidência do TRF4 nem a do STF esclareceram nada sobre as “ameaças” ao tribunal gaúcho que este afirma ter recebido. Não se sabe se foi aberto algum inquérito ou se há suspeitos.

Circula no Partido dos Trabalhadores  que não teria existido ameaça alguma, que tudo se trataria de jogada do TRF4 com finalidade política.

Com informações do G1