Lava Jato do Rio e do Paraná disputam atenção da mídia

Últimas notícias

A Lava Jato de Curitiba, sob a batuta do juiz-promotor Sergio Moro, vinha sendo o centro das atenções desde 2014. No ano passado, no entanto, não foi lá que a ação policial se concentrou.

Em número de operações, o Rio, onde juiz-celebridade concorrente de Moro é Marcelo Bretas, liderou os ações midiáticas em 2017. Foram 15 operações de busca e apreensão, condução coercitiva e prisão.

No Paraná, a Lava Jato já está em sua 47ª fase. Mas perdeu fôlego em 2017, ano em que a Justiça Federal em Curitiba autorizou um total de dez operações, seis a menos que as realizadas em 2016.

A partir das investigações iniciadas ali é que ocorreram os desdobramentos em curso no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, onde hoje são realizadas apurações correlacionadas ao esquema que envolve empresas, políticos e funcionários públicos – e que vão muito além da Petrobras, foco das fases iniciais.

Em São Paulo, porém, onde estão no poder os aliados do Partido do Judiciário, ocorreram, até o momento, duas míseras operações, uma em junho 2016 e outra no mês passado.

Não é por falta do que investigar. O cartel dos trens, que surrupiou mais de dez bilhões de reais do Estado de São Paulo durante 20 anos, nada é investigado.

Nenhum dos governadores responsáveis pela gestão do metrô e da CPTM, assaltadas por empreiteiras, foi sequer questionado. Nenhum político foi preso.  Ou sequer acusado.

MENSAGEM AOS LEITORES 

Os leitores financiaram o novo site. Está modernizado. Implantamos sistema de notificações de leitores, sistema de comentários à prova de fascistas e muito mais virá. Porém, precisamos de sua ajuda. O site tem agora uma pequena equipe para pagar e custos com seu jornalismo. Há várias formas de assinar o Blog da Cidadania.

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE AQUI

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE AQUI

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA edu.guim@uol.com.br

Com seu apoio, vamos continuar melhorando o site e nos prepararemos melhor para a guerra eleitoral de 2018

*

VEJA COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST ACIONE O SININHO