Condenação no TRF4 fez aumentar apoio a Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

 

Se formos nos pautar pelo noticiário, está tudo do jeito que o diabo gosta. Lula foi condenado por unanimidade pelos três desembargadores da 8a turma do TRF4 e, agora, uma pesquisa do Datafolha está sendo usada pela mídia antipetista para vender a tese de que “a maioria quer Lula preso”.

 

O que falta para prendê-lo, então, não é mesmo?

Não que a decisão de prender Lula dependa de pesquisas de opinião ou daquilo que quer a maioria, já que a decisão da Justiça deve ser tomada independentemente do que quer a torcida contra ou a favor, do contrário bastaria fazer uma votação popular ou uma pesquisa de opinião para decidir quem deve ou não deve ser preso independentemente de ter cometido ou não um crime.

Mas essa forma da mídia de apresentar a questão é falsa como uma nota de 3 reais. Dizer, simplesmente, que “maioria quer Lula preso” é jogar no lixo parte da pesquisa Datafolha que diz que praticamente metade do país não quer Lula preso. E mais, é esconder que essa maioria que a pesquisa diz que quer Lula preso vem diminuindo.

Em 2 de outubro do ano passado, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria dando conta de que 54% dos brasileiros quereria Lula preso, o que, então, há havia gerado uma dúvida devido ao fato de que, há muito, o ex-presidente é o candidato preferido dos brasileiros para governar o país a partir de 2019.

A pesquisa foi repetida logo após a condenação do ex-presidente pelo TRF4. A mesma pergunta. E o resultado é surpreendente. Segundo sondagem do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 1 de fevereiro, após a condenação de Lula menos gente quer que ele seja preso e mais gente quer que seja solto.

E essa não é a única surpresa. Na verdade, se a pergunta for sobre quem quer Lula preso e quem quer que ele dispute a eleição presidencial, aí há um empate entre as duas posições, como relata matéria de O Globo.

Ficou confuso, leitor? É simples: 53% querem que Lula seja preso e 44% não querem. Pela margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, seria possível até que 46% quisessem Lula livre e 51% o quisessem preso.

Agora, o que a manchete de o Globo mostra é que 53% querem Lula preso e 44% querem que ele fique livre e mais 3% querem que ele dispute a eleição independentemente de acharem-no inocente ou culpado, por isso há variação entre os que querem Lula livre e os que querem que ele dispute a eleição.

Seja como for, o fato é que é complicado quererem tratar a coisa dessa forma. Essa maioria que o Datafolha afirma que quer Lula preso não se traduz em posição eleitoral, já que a maioria do eleitorado elegeria Lula presidente se a eleição fosse hoje, segundo o mesmo Datafolha.

O que significa isso? Ora, que o país está dividido, porca miséria! Ou não?!

Essa decisão da mídia e da Justiça de desafiar a massa gigantesca de brasileiros que apoia Lula, tratando praticamente metade de nosso povo como “protetores de bandidos” é a receita para o caos. Se quiserem esmagar essa quantidade imensa de cidadãos que apoia Lula, vão acabar gerando um conflito social de proporções preocupantes.

Essas manchetes sobre “a maioria” querer “Lula preso” mostram uma visão deformada da grande imprensa brasileira sobre democracia. A manchete verdadeira é que o país está dividido sobre o destino de Lula.

Se houvesse uma maioria esmagadora querendo uma ou outra coisa, ainda assim seria inaceitável querer esmagar a minoria. Isso não é democrático. Os que hoje querem Lula preso foram minoria durante mais de uma década e sempre foram respeitados pelo outro lado.

Que antes de essa suposta maioria anti Lula pregar o esmagamento dessa suposta – e tênue – minoria que apoia o ex-presidente não esqueça que, em breve, pode voltar a ser minoria e, então, quem tentou esmagar terá “direito” de esmagá-la.