Indicado por Lula é favorito na eleição presidencial

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A situação dos golpistas não está nada boa. Os excessos judiciais e midiáticos contra Lula se explicam pela última pesquisa Datafolha, divulgada em 31 de janeiro, que teve excelente notícia para o ex-presidente escondida pela Folha de SP, dona do Datafolha. Informação que talvez seja a mais importante e que muita gente não percebeu porque o jornal tratou de ocultá-la no meio dos dados.

O diretor do instituto Vox Populi, o sociólogo Marcos Coimbra, publicou artigo na revista Carta Capital que chama atenção para um fato contido na recente pesquisa Datafolha do qual pouco se falou talvez por conta de a sociedade estar anestesiada pelo julgamento de exceção que o presidente sofreu no TRF4.

Coimbra diz no artigo que “O jornal Folha de S.Paulo não gosta do Datafolha [porque] manda-o fazer pesquisa, paga por ela, recebe os resultados e mete-se a bagunçá-los”.

Como foi que a Folha bagunçou os resultados do Datafolha? Obviamente que buscando aspectos negativos para Lula, como, por exemplo, de que teria subido de 48% para 53% o contingente dos que não votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente.

A Folha também destacou leve aumento da rejeição a Lula – o que é uma vitória, porque esperava-se forte aumento.

Sobre o potencial de transferência de votos de Lula, porém, Coimbra, com a habilidade de estatístico e dono de um instituto de pesquisa como o Datafolha, explicou que esse potencial é GIGANTESCO.

Para que se tenha uma ideia, em qualquer cenário sem Lula o primeiro candidato não é Bolsonaro, como dizia a manchete do jornal na edição que divulgou a pesquisa.

A manchete principal de primeira página parece querer sabotar o Datafolha, como diz Marcos Coimbra no artigo publicado pela Carta Capital. Isso porque o jornal esconde as duas principais conclusões da pesquisa:

1 – Lula conservou inabaladas as intenções de voto mesmo após a condenação no TRF4

2 – O primeiro colocado sem Lula na disputa não é Bolsonaro, como diz a Folha, mas o candidato que Lula indicar para disputar em seu lugar se for impedido de se candidatar

Esse trecho do artigo de Marcos Coimbra explica até onde a Folha foi para esconder que Lula ou o candidato indicado por ele lideram a disputa pela Presidência da república em 2018:

“O aspecto mais relevante da pesquisa, foi escondido pelo jornal no canto inferior direito da página A5. Muitos leitores nem sequer o perceberam”

Diz a pesquisa Datafolha que “no total do eleitorado, 27% dos entrevistados disseram que (…) escolheriam com certeza um candidato que tivesse o apoio do ex-presidente Lula caso ele não venha a concorrer e 17% afirmaram que talvez votassem nesse nome”.

UAU! Estamos falando de 44% do eleitorado disposto a votar em Lula no primeiro turno. Com essa votação o candidato indicado pelo ex-presidente seria eleito no primeiro turno (!!).

Mas há outra malandragem que o jornal fez. Nas simulações de segundo turno não colocou a opção “candidato indicado por Lula” e, sim, pessoas que ele talvez pudesse apoiar. Confira as simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha na pesquisa de 31 de janeiro último.

Na análise deste blogueiro, a situação tende a piorar para os golpistas. A cada dia, medidas do governo golpista como reforma trabalhista, terceirização e teto de gastos públicos irão empobrecer mais, irão piorar mais a vida dos brasileiros.

Quanto mais tempo passar, mais o povo vai querer a volta de Lula ou, na pior das hipóteses, um candidato que ele garanta que irá desfazer o que os golpistas fizeram.

Não haverá Bolsonaro, Alckmin nem o diabo que os carregue que poderá mudar isso.

O povo – não os coxinhas da avenida Paulista ou do Leblon, mas o povão mesmo – vai querer de volta tudo que ganhou durante mais de uma década em que o PT governou o Brasil. Ou através de um novo governo Lula ou através de quem ele indicar como seu candidato.

Quem duvida, espere e verá.

*

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo.